Become a Creator today!Start creating today - Share your story with the world!
Start for free
00:00:00
00:00:01
Força no Pedal 6 image

Força no Pedal 6

PDC Podcast
Avatar
86 Plays4 years ago
Bem-vindos a mais uma edição do PDC Podcast. Hoje juntamo-nos para falar de ciclismo no nosso programa Força no Pedal. O Carlos e eu, Paulo, vamos abordar as ultimas noticias do ciclismo mundial, com destaque para os resultados das clássicas e monumentos, bem como damos a nossa opinião acerca do domínio avassalador da INEOS Grenadiers na Vuelta à Catalunha. Pelo meio fazemos várias reflexões sobre alguns temas, entre eles a influencia das novas regras da UCI nesta época desportiva, a pressão dos adeptos do nosso Joãozinho Almeida e as consequências da polivalência dos rivais Wout Van Aert e Mathieu van der Poel, nos seus resultados mais recentes. Enjoy! Este Podcast contem musica de TaigaSoundProd: Rock Guitar Intro 03 by TaigaSoundProd Link httpsfilmmusic.iosong6744-rock-guitar-intro-03 License httpsfilmmusic.iostandard-license
Recommended
Transcript

Aviso inicial e patrocínios

00:00:01
Speaker
Aviso-me, o programa que se segue pode conter linguagem ordinária e ou verbalmente agressiva, que pode ferir as suscetibilidades dos ouvidos mais paníscas. Obrigado. Este programa conta com o apoio de X-Muse. Powering your dreams.

Discussão sobre gravação e monumentos clássicos

00:00:19
Speaker
Eu vou parar... e gravar novamente. Ok. Vou estar gravando. Mas porquê que vais parar?
00:00:29
Speaker
É para saber que o produto está por ali. O que é que tu viste as provas todas? As clássicas... Deixe-me ver o que vi das clássicas. Claro, vi os dois monumentos, não é?
00:00:51
Speaker
E a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a...

Estratégias de corrida e saúde de Vanderpult

00:01:25
Speaker
Fogo, esse caso parasse grande rapaz, mas que teoria do caramba, e a duas se prestavam também, fogo.
00:01:46
Speaker
Quando eu vejo o Vanderpult espreitado, depois do treino, eu me mando à cabeça. Tu ouvieste o que é que ele disse no tipo três dias antes? Ou dois dias antes? O Vanderpult, ele disse que estava-se sentindo bastante mal e que ia decidir no dia se ia participar ou não. Depois ele disse qualquer coisa que ele não se sentia mesmo na máxima forma.
00:02:12
Speaker
que eles tinham tido uma prova uns dias antes, em que não conseguiram até o final. Foi aquela que o Dylan Van Baarle ganhou no Dwarsdor.

Análise de táticas e ataques inesperados

00:02:20
Speaker
Exatamente, foi essa mesmo. Acho que subiram para uma subida em Pavé.
00:02:35
Speaker
Ele foi deixado para trás como um monte de gelos. Ele foi deixado para trás como um monte de gelos. Ele foi deixado para trás como um monte de gelos. Ele foi deixado como um monte de gelos.
00:03:02
Speaker
O Bonnard também foi assim, na Ronde Vanzandre, mas também houve ali uma caminhada para ver que ele... Mas tipo, no Milan Saremo foi o... quem teve culpa daquela situação toda que aconteceu foi o Vanderpool. Sim.
00:03:23
Speaker
Porque o Vanderpult, quando aquele ataque do Alaphilippe, o Vanderpult está na parte de trás do grupo, distraído, que eu não sei o que é. Ele, tipo, na parte chã do percurso, não estava a deixar água para os travãos de disco. Quem era? não me lembro quem era. Então, ele pegou no bedendo, ele lisgou água. Acho que os discos estavam muito caindo, que quem era? Ah, ok. E não sei quem foi. E...
00:03:52
Speaker
E pronto, o que aconteceu que aconteceu a seguir? Quando o Alaphilippe atacou, ele que o Alaphilippe está a atacar, que o grupo está-se a desmembrar um pedaço, ele vem de trás para a frente e arrasta tipo 5, 6 gajos atrás dele, mas sempre de 6 gajos, não eram 5, 6 gajos qualquer, era tipo o Pitcock e esses gajos de 100, entendeu? Levem esses gajos todos atrás e depois claro tipo o Van Arte que estava mesmo ao do...
00:04:21
Speaker
do Alaphilippe Colusso. E depois aqui ficou um grupo até acima de uns gajos, tipo uns gajos, tudo de equipas diferentes, tudo em splat. E depois, quando eles chegam ao final do pódio, quando eles começam a descer o pódio, tipo a Alu e os atacos, ninguém acerta. Mas depois de uma parte mais inclinada, quando estão todos a olhar uns para os outros, a quem é que vai agora fazer alguma coisa,
00:04:50
Speaker
O gajo que ninguém estava a espera, o Yasper estava, faz um arranque e para um metro, não sei, um metro e uns 300 metros de diferença e ninguém o apanhou até o fim.

Vitórias inesperadas e desempenho dos ciclistas

00:05:02
Speaker
Na descida fui mesmo para ali abaixo que nem o... É, ele tipo, falta, foi mesmo no fim da descida, o gajo faz um ataque na parte mais inclinada. A senha que tipo, foi tipo um ataque surpresa, tipo...
00:05:19
Speaker
Naquela fração de segundo ele parece que que ninguém estava olhando para ele e atacou. Nem as televisões apanham o ataque dele, se tu reparares. Não para ver não, vejo fazer com aquela vantagem. vejo depois os gajas, ele me permite estar a ver e o comentador aqui da Belsos quer dizer, oh, Jasper Stammer, vai morrer!
00:05:43
Speaker
Estava na aval, eu não sei o que aconteceu. Depois vem aquele lá, aquele dinamarqueiro. É a partir daquele momento, tu vejo o gajo à frente. Qualquer um dos gajos que estás atrás, queira fechar aquele intervalo que tem entre ele e o grupo. Quem for à frente a puxar o grupo, é a pessoa que vai ficar em último
00:06:12
Speaker
E por isso estava tudo ali os olhos para os outros. E depois apareceu aquele dinamarquês, o Kraag Søren Andersen. É mais ou menos uma coisa dessas. Isso ainda foi a seragem no topo do bolo, e depois se passava. Então agora se quer fazer força, este gajo vai puxar.
00:06:36
Speaker
Porque esse gajo chegou à frente e pensou, agora vou puxar e este gajo vai ficar para trás. Então ele foi na roda dele para pular as pernas. E depois, a 18 metros dele foi até que... Caraca... Eu fiquei... Por acaso, boeda e inteligente o gajo. É que ele foi uma fração de segundo. Ele veio agora, agora que eu vou. E de certa forma aproveitou... Pronto, aquela luz de cair entre a bandera para o Livanart. Ficamos atentos a eles.
00:07:05
Speaker
Eles o veram. Tipo, até agora houve... pronto, dois monumentos e a Strade Bianca que é tipo quase monumento. Pronto, tendo a Strade Bianca que o Van der Poel ganhou... o resto... o Odd Van Arte que ganhou uma das clássicas, porque o resto foi tudo gajos...
00:07:29
Speaker
Te apiar, o Sam Bennett ganhou a Brujo de Pan, também é para os prêmios. E o resto foi o Caspar Asgren, ninguém estava a esperar que o gajo ganhasse. E o Dylan Van Borne, que ali... Tu estava a falar, foi o trabalho do 460 Nios a puxar o gajo para frente. Depois que fui. E depois ele lança um ataque de longe. Faz para 30 ou 40 km sozinho. E pronto, mais ninguém apanhou o gajo.
00:08:00
Speaker
Este do caso para o Azegreen ainda foi mais impressionante para mim. O gajo estava a puxar, a arrastar o Vandrepoel atrás dele. Mas o Vandrepoel a pensar, e agora vou dar cabo deste gajo. E ele ainda vem e ainda resgata a foteória. Não sei se tu reparaste na forma como ele atacou. Aquele ataque que ele lança, em que vão separar o grupo.
00:08:26
Speaker
Eu acho que foi ali quando eles estavam a abastecer. E ele lançou o ataque. Isso é uma daquelas... como a gente falou da outra vez, é uma daquelas coisas, daquelas regras, todas as regras tipo, ah, nessa altura, e por acaso...
00:08:46
Speaker
Quem é que estava a falar? Acho que era o Bradley... pode ter sido o Bradley Wiggins, porque ele diz... Quando... Primeira vez que fui para o Plutão com... Deves de ouvir este podcast, estava a falar do Mario Cipollini, quando o Mario Cipollini era campeão do F1, no podcast mesmo, da Aeroporto.

Táticas incomuns de Mario Cipollini e vestuário

00:09:03
Speaker
E aí, aí, aí, ele estava a falar desse, ele estava a dizer do Cipollini, que eu trocava de roupa ao meio da Zenzela, para ficar com a roupa limpinha ao sprint. E o Plutão esperava por ele pelo dia.
00:09:16
Speaker
Ai a foda-se! O que é isto? Era hoje em dia que ali as pinhas iam esperar para ele. Vê, uns anos atrás, quando fui a voltar ao Giro de Itália, o líder do Giro, o de Mulano, dele aquela caganária, ninguém esperou para ele, caralho. Mas foi, ainda atacaram. Fimos momentos da subida, fui a montanha acima, coitando. É, por isso ali que quando tem que ser, tem que ser, não gostem de cagar, não é?
00:09:43
Speaker
Mas ao meio de uma prova aí, com aquela roupa toda, fui... Cuidado. Eles deviam de fazer um fecho na parte de trás dos bibs. Olha, por acaso não era mal pensado. Isso é mais fácil de cagar. O gosme não é, mas não usa cuecas. Pois. Fala nisso, conteste alguma vez o erro de usar esses bibs ou as calça-luzinhas e ter cuecas para baixo? Não, não, não. Quando... Eu conteste. Quando eu estou a fazer alguma coisa eu vejo mil e um vídeos não esquecendo.
00:10:13
Speaker
Olha, ao menos ainda bem que tem esse tipo de... Ele chegou a acessar um vídeo, não sei se é visto daqui pouco tempo. Acho que é Five Tips for Beginners, eu não conheço indígenas. E talvez o... Onde ele está a usar o... Agora não sei o nome dele, é um bastante alto.

Estratégias de Van Arte e Van Der Poel

00:10:32
Speaker
Ele está a usar os bichos ao contrário. O Shofi campeão da Irlanda. Exatamente, mas ele estava a usar aquilo ao contrário, com a...
00:10:41
Speaker
Aquela parte almoçada para fora. Isso é um bocadinho mau, mas... Eu acho que... Quer dizer, isso é... Acho que... Ah, mas sabes uma coisa? No Aliexpress, quando tu vas comprar, quando tu vas ver as fotografias dos custos, tu tens modelos a usar esses custos ao contrário. Que deve ser para mostrar como é que se usa, para mostrar o material.
00:11:12
Speaker
Ah pá, foda-se. Não saio que a gente nunca sabe. Os caras dizem que é bem conhecido. Eu vejo os gajos apoiando cada nome. Aquele não tem nenhuma orientação de marketing daquele.
00:11:34
Speaker
O Van Arte e o Van Der Poel, aquela coisa que lembraste daquele artigo, foi tu que me mandaste, daquele ciclista, o Johan Museu? Mandaste sobre o quê? O artigo?
00:11:55
Speaker
O Ortega era sobre esta nova era. E o que ele estava a dizer acabou por se confirmar que eles atacavam, atacavam, atacavam muito, iam ganhar, ganhar, ganhar tudo. E acabam por não ganhar as provas mais importantes. É verdade?
00:12:14
Speaker
Está a ver. Porque quem está a beneficiar desta rebeldade, neste momento é o Jasper Stevan e o Kaspar Asgren. Sim, são aqueles... não diria outsider. Mas grandes ciclistas. O Jasper Stevan é um grande ciclista. Eu vi uma vez ele ganhar uma etapa, não sei se foi na volta à França, eles não ganharam uma etapa na volta à França. nem se que eu me lembro.
00:12:44
Speaker
confirmo, é capaz? Não, não ganhou, mas... Ganhou o ano passado o Omelope at Newsblood, 4 anos ganhou o Curse of Brutal Scrum, o Big Pound Tour, ganhou uma etapa na Vuelta, que ganhou em 2015, e agora eu penso que vamos ver esta etapa, porque...

Desempenho de Jasper Stuyven e dinâmicas de corrida

00:13:09
Speaker
E não sei porque estava algum português na foga também. Eu acho que era o André Cardoso. Era o José Gonçalves, era o André Cardoso. E ele ganhou esse sprint. E os resultados dele mostram que ele também anda muito bem nas clássicas, não é? Sim, sim. É um gajo mesmo, tipo que ciclista belga das clássicas.
00:13:37
Speaker
Power de fisicamente, rapaz é bom ciclista. E este Calfarás grande, rapaz é um monstro de força, infelizmente. Também. E está numa forma brutal. É, é. Ele é campeão de contrarreloj da... Da Dinamarca. Da Dinamarca, que é o que ainda mais se quiser. Mas olha que a Dinamarca tem um... Deu a ver se tem uma geração nova.
00:14:07
Speaker
Bem interessante. É tal coisa... os gajos... os gajos têm... algo da muito para cá... não era o Rasmussen... no time do Armstrong... isso era de Neymar Keyes, não era? Acho que sim, acho que sim. Na altura... e o Full Sang... acho que outros... Tem aquele...
00:14:33
Speaker
Sim, também. O retorno que tem a Anderson como instituto. Tem. Os gajos tem. Então tem a potência do ciclismo. Por acaso? Olha, para eu falar nas notícias, deve ter ouvido falar que o Pare-rubé foi adiado. Pois é. Adiado e não sei se pode ser cancelado, mas por enquanto é adiado.
00:14:57
Speaker
É a contar que muita gente vacinada, porque aqui na França o nível de Covid aqui não está grande que usa. Não, não está. E eu penso que eles preferem, eles vão fazer tudo para fazer a volta à França, mas tipo, eu vejo, tem provas a ser canceladas em tudo, em todos os lados. Tipo hoje, aquela prova aqui que acaba aqui em Scutum,
00:15:27
Speaker
que é o da prece. Que vai participar o Sam Bennett, não é? O Sam Bennett e... O Cavendish também, acho que vai. O Cavendish também vai e... eu acho... e não sei se eles vão começar. É plano, é tudo plano. Não tem montanha nenhuma. Eu tenho que ver por causa dos últimos vencedores e são quase todos homens rápidos. É tudo. É tudo para o sprint. Deixa-me ver...
00:15:57
Speaker
a start list... e queria pôr aqui o... tem o Degenkolb e o Cigais da Sem... eles... isto é tudo por... mas estão aqui os irmãos portugueses, não é a equipa da... Alguém e o Ivo. Sim, eles estão ali. Gregários, parece que não é para sprint. Não, são Gregários para o sprint. Mas agora que falaste do Rui Alver, eu fiz uns resultados interessantes
00:16:27
Speaker
nas clássicas. Sim, parece que é um Ciclista talhado para esse. Sim, é engraçado porque ele vem da pista e a pista e as clássicas não tem nada a ver com o outro. Mas o último grande Ciclista de clássicas inglês que era o Ian Stannard, ele também era da pista?

Regras de corrida e incidentes

00:16:53
Speaker
Acho que isto é curioso.
00:16:56
Speaker
Porque às vezes pensas que eles vêm da pista, podem andar para o sprint ou... Depois tu tens casos como o Froome e o... E o Marelo Higgins, não é? Que foram campeões de voltas, mas... Virem da pista, porque depois ganhar clássicas é... Interessante. Quem vai parte de perto também hoje vai ser o... Nosso Herbohani. Que... Se calhar devia ser feito um exemplo dele, não acha? Se calhar devia ser posto...
00:17:25
Speaker
Um ano por castigo também. Um ano eu acho um exagero, mas tanto quanto ao que ele fez, acho que devia haver um castigo. O que é que ele fez? Ele basicamente deu um valente encosto ou numa etapa em que estão a sprintar, ele encosta o adversário contra as barreiras. Não aconteceu nada, sabe-se tal como, porque as barreiras, por acaso, geram daquelas novas, não é?
00:17:53
Speaker
E parece-me que ele também trava ali um bocadinho e não consegue ter um impacto tão grande. E não percebo como é que, com as coisas que aconteceu o ano passado e com a maior reputação que os ciclistas ganham quando fazem essas coisas, como é que alguém ainda
00:18:13
Speaker
Porque não havia movimentos daqueles onde estão a empurrar. É verdade. Como é que alguém ainda se atreve a fazer daquelas coisas? Por que é que ele é mesmo? É por demais evidente que ele tentou alborroar o outro. É que ele joga completamente de lado. A cena que me faz impressão é que ele não está a ultrapassar ninguém. Parece que é mais um permaldade. Quero saber o mais ridículo da minha opinião.
00:18:42
Speaker
É que... Se calharmos falar um bocadinho da volta a Flandres, mas visto que a condição da volta a Flandres... Ah, pode-se falar agora deste. Pode-se falar agora deste. Deste. É que houve um ciclista, que se não tens novas regras, não é? Tu tens que deixar tudo que é lixo nas unhas específicas, ou então nas bocas. Ah, sim, sim! Houve um ciclista que deu-te um fora.
00:19:10
Speaker
Exato, fora e jogou exatamente para o público. Não foi a jogar para o lixo ou para ficar no meio da estrada. Não, ele tinha para o público e foi expulso na hora da corrida. Sim, sim, foi para ser feito isso em Portugal. Pois, mas depois você tem um sequestro que é uma garrafinha de taba para o público e é expulso da corrida e outro que faz este movimento no sprint e que continua todo igual.
00:19:31
Speaker
Oh, sim. Mas isso é o que nós conhecemos de eu sei, não é? Eu sei, é isso.
00:19:42
Speaker
Eu não queria falar de futebol, mas pronto. É como o futebol, aqueles jogadores que sem querer, pronto, acontece um acidente, partem uma perna ao adversário, é expulso para se dar de exemplo, cinco minutos depois um jogador que uma cabeçada e agrede o outro e tem uma coisa mesmo proposta e tem o mesmo castigo.
00:20:05
Speaker
É estúpido, tal coisa. E quando... Esses pessoal... É como... É por isso que eu achei um pedaço também ridículo. Estas novas regras agora. Ainda pressione a ver. que eles definem que a data em que as regras... Para já... As regras... As novas regras não... Não começam logo no início da época. começam depois... No dia 1 de abril. Que é bem para parecer que é mentira. Esta da garrafa até parece mesmo mentira toda.
00:20:35
Speaker
Tipo, ok, muitos ciclistas que tiram a garrafa e jogam para o chão. Isso eu vi, isso antes via-se muito. Mas por exemplo, essa foi mesmo... parece que andaram ali mesmo à procura do primeiro que fosse fazer para... para meter um castigo em cima. Para passar aquela mensagem de que...
00:21:07
Speaker
O Craig foi desconectado indesparadamente. Não te preocupes Craig, eu penso que o Jhark está gravando no mesmo. O Jhark está aqui recording, não problema.
00:21:34
Speaker
O teu backup. Sim.

Impacto do clima nas corridas de ciclismo

00:21:37
Speaker
Ah pô, este... Mas por olha, eu falo no Skelda Press, este é considerado o campeonato do mundo dos sprinters. Que acaba a ser possivelmente. Ah, foi este aquele calabião de ano passado, não é? É, foi. Está nevando aqui hoje. É sério? Novoa ontem o dia inteiro e está nevando, portanto...
00:22:01
Speaker
é uma chegada bastante traiçoeira... a chegada aqui à praça... e eu... não sei... e quando vejo neve e bicicletes... eu fico... no vento mas é aquela neve que chega no chão e fica um pouco depois de raio. Ok. De qualquer forma a neve vem em abrigo? É... ontem... tipo o senhor me disse que ia sair dessa neve de raio... mas ontem ficou neve no chão... com um bom pedaço...
00:22:30
Speaker
e depois de sol derretei tudo e o gajo pensava ok acabou depois de neve outra vez e depois de sol e depois de neve não gostei e hoje estava a dar essa neve que derrete o dia inteiro mas para andar por bicicleta a temperatura está baixa por isso também não é muito confortável para fazer uma prova está tipo... está tipo agora 5 graus, 4 graus
00:23:00
Speaker
O Pluton vai estar compacto do início ao fim, porque está muito frio, então eles têm de se acarcer uns aos outros. Na etapa da volta à Flanders, eles estavam no início, todos com máscara e o caraças do frio, por causa não sabia a temperatura, mas iam estar bem frios.
00:23:30
Speaker
Mascaras daquelas de... Mascaras, isto é, de... coisas que eles colocam assim no núcleo para aquecer. Ah, tipo aquelas espécies de chalhos que abraventam? Sim, sim, sim. Eles tinham algumas coisas assim.
00:23:46
Speaker
E ah, eu usei isso aqui quando você é de bicicleta. aqui dias, quando cai, e por acaso não ousa que estava nesse dia, estava a 25 graus. Sim, isto foi na semana passada. Na semana passada teve 25 graus aqui e agora estão três, quatro. Está tudo louco. Ah, isto está... o clima aqui está sempre... pois não sei. Eu na semana passada fui para o trabalho com uma bib short de Kurt.
00:24:15
Speaker
E camisola de mangas curtas, estou a saber. E ainda tinha... e estava calor, por isso é que... estava um clima assim meio esquisito. Mas pronto. Ah pá, é a tal coisa... é que se sabe como é que é. Mas eu acho que é curioso. Era uma coisa que desconhecia, como nunca acompanho muitas clássicas.
00:24:38
Speaker
Estão estão a ouvir mais.

Impacto cultural do ciclismo e engajamento público

00:24:40
Speaker
Achei engraçado eles, os ciclistas, mesmo durante a prova a acontecer, paravam para governamentar a família. Achei que era muito engraçado. Ah, é? Ei, e vou-te dizer outra. Eu estava... Eu dava aqui um programa de televisão que chama-se Iterende Brunto. Ou seja, a tradução para português é... toda a gente famosa, ou todos são famosos.
00:25:04
Speaker
E o que é que isso baseia-se? Parece que, pelo nome, tu chegas lá, tipo, a pegar em pessoas normais e dorses 15 minutos de fama num programazinho de televisão. Este ano não houve, claro, porque aqui não público. muito a pouca gente a ver as provas na estrada de televisão, por causa do Covid e isso. Mas tem aqui quem vive ao longo de onde passa o que se pode ver de casa.
00:25:34
Speaker
Estás a perceber? Estás em casa, na tua janela, ves os ciclos, quem vive num apartamento, às vezes-los a passarem, não sei o quê. E tem uns velhotes num lar, que passam numa das subidas, é um lar que está a meio da subida, que é o Quaramont, Alde Quaramont, é uma das subidas em Pave. E estava lá, eles entrevistaram os velhotes e perguntaram, então, quem é que vai ganhar hoje? Sim, oh, como hoje muito sempre, o Andy Merckx vai ganhar.
00:26:07
Speaker
para no tempo. É mais ou menos isso. Bairix, Bairix calvina. Harry Anders, hein? Eu acho que a luta disse mesmo assim, mas que perganta, claro que vai ser o Bairix. Então óbvio. Então óbvio. Aquela coisa da debência, sabe como é que é?
00:26:36
Speaker
Mas é engraçado ver como é que as pessoas vivem aqui o ciclismo. Tem muitos velhotes aqui. E tem 3 ou 4 pacientes que não têm uma medalha em casa. Por exemplo, tem um que tem 50 anos de Wheeler Tourist. O que é que isto é?
00:26:56
Speaker
No dia antes deste monumento das clássicas, das clássicas de Nintendo, mas da volta a Flandres, do Paris-Roubaix e isso, no dia antes, é um dia aberto para o público fazer o percurso. Ah, o percurso da totalidade? O percurso da totalidade, como se fosse a volta a Madeira. Sim. A volta a Madeira também tem esse componente, tem aqueles, lá, semi-profissionais, não sei se...
00:27:24
Speaker
Ou quem vai a Volta à Madeira tem profissionais? Pelo menos aqui na Madeira acho que não nenhuma equipa profissional. Às vezes vêm equipas de fora, mas não sei se são mesmo profissionais ou não. É a tal cena, estás a ver. Aqui, por exemplo, na Madeira muitos participantes da Volta à Madeira é pessoal individual. Sim, sim. Que está para chegar ao fim, estás a ver.
00:27:53
Speaker
Então, no dia antes do Paris Roubaix e disso assim, eles fazem assim para quem quiser participar e fazer... Como eles fazem aquelas provas como aquele... o realizador do Icarus participando daquelas no Outroot, ok? É, sim. É, por exemplo, qualquer pessoa pode entrar nisso. É, é engraçado. Sim. E fecham a estrada mesmo para as pessoas fazerem. Sim, eu penso... Aqui, por exemplo,
00:28:22
Speaker
Para onde passa a volta a Flandres? Tem muito poucas estradas que são muito utilizadas. Sim, depois aqueles caminhinhos. aqueles caminhinhos, sim, mas eles fecham para o fim de semana, prova no domingo, no fim de semana ou no sábado, eles fecham os caminhos o fim de semana inteiro e pronto. Mas o que eu estava a dizer é que tem pacientes,
00:28:50
Speaker
Que fazem isso, tipo, fizeram 50 vezes a volta a Flandres, estás a perceber? E pronto, pá, um lugar que anda aqui devagar, mas isto não faz mal, pá. Não, não, não. Olha, acho que falta, assim, falámos um pouco de tudo, não é? Da volta à Catalânia. Pois, que isso... O que é que nós tínhamos dito? Ah, o João Almeida vai dar alichéu e não sei o quê. E o que é que aconteceu?
00:29:16
Speaker
Aparecem os gajos que estragam a festa toda, que são os gajos da INEOS.

Dominância e estratégias da Team INEOS

00:29:21
Speaker
rebentaram com tudo, basicamente mostraram, tipo, nós somos o Real Madrid do ciclismo e vocês dizem merda que a gente vai papar isto todo. Não sei se foi isso a tua perspectiva. É um bocado assim.
00:29:42
Speaker
É que... também temos que ver que não participaram nem o Hogwarts, nem o Polgatxar. E não sei se é fazer-se tanta diferença. Pois... não sei, não sei. Gosto de pensar que sim. Porque se não é sinal... A equipa deles funcionou tão bem... que... ah pá... eles poderiam pegar naqueles ciclistas...
00:30:09
Speaker
todos da equipa, distribuir pelas outras equipas todas e ver quem ganhava, tinha mais piada. Era uma ideia interessante. É que eles ficaram com o primeiro segundo servidor. E não tinha mais ninguém no top 10? Acho que tinha mais eu no top 10. Não, não, não. Não é que seja por isso. Depois o mais próximo que deu cara à páscoa ficou uns 10 no primeiro. Sim, e a primeira prova dele.
00:30:38
Speaker
E o que eu estava a dizer, acho que era o Bradley Wiggins, estava a dizer que o Grant foi olhar para caçar os motores e agora vai fazer treino e tal de tudo para preparar a volta à França. Tipo, o gajo foi olhar e ficou em segundo lugar ou em terceiro. Eu fui em terceiro, eu fui.
00:31:03
Speaker
Richie Porte. Caraças, os gajos têm os dois melhores gregaris do planeta na equipe, man. Tem Richie Porte, tem Richie Porte e o Kuzio Kiatowski. E eles dizem que estão a pôr o Kiatowski a ir às clássicas, que eles costumam fazer. Para ver se ele gague algumas clássicas. Eu acho que estava previsto ele ir, que ele teve uma lesão. Ele teve uma lesão numa prova qualquer. E depois descobriram que ele tinha uma... Uma lesão um bocado grave, então...
00:31:33
Speaker
Não foi porque acho que o plano era mesmo ir às clássicas. Ah ok, então pronto. Eu normalmente estou até a costumir o plano dele, é vai às clássicas e a líder, não é? E depois trabalha. Durante a volta à França. Então eu adoro o destaque nas clássicas e depois eu tenho que trabalhar para os líderes.

Rivalidade entre Roglic e Pogacar

00:31:52
Speaker
Mas agora, esta volta ao país de Bosque tem o Pogacar e o Roglic. E o Adamian.
00:31:59
Speaker
E ontem houve o espetáculo. Não chegou-se o espetáculo, mas estão os dois ali. Os dois do costume. O Adam e a Edson não estão muito perto, mas eles acham que ele não tem a super equipa que tem no... Não, eu vou contra a Rose logo na primeira etapa, também para do algum tempo. Sim, ele chegou integrado no grupo. Sim. Mas pronto, falando na...
00:32:29
Speaker
Na volta a Catalanha, o que é que achaste da prestação do nosso chãozinho? Olha, eu acho que ele fez mais uma grande prestação, não é? Mais uma prova em que ele faz Top 10. Neste caso uma prova de uma semana de World Tour. E... Quer dizer, tu ves o Top 10, em base ao meu viz-viz de nomes que ficam atrás dele, como neste caso o Rio Karti que fez...
00:32:58
Speaker
uma grande volta ao terceiro, se não me engano, na volta à Espanha do ano passado, Simon Yates, Michael Woods, Quintana, McNaughton, quero dizer. Acho que olha os nomes disto. Ele fez um grande contra-reloj, fez boas etapas de montanha, acho que não se pode pedir muito mais.
00:33:23
Speaker
Tu não sei se concordes, eu tinha dito que no último podcast, o grande fraqueza de fraqueza, a coisa que ele tem que melhorar mais para esperar era a ser um ciclista para lutar por voltas e essas coisas todas. Sim. Que era, ele tinha que melhorar na montanha e parece que é mesmo esse tipo de coisa, é que ele tem que melhorar. Sim.
00:33:51
Speaker
Será que é preciso, parece que é preciso ele perder peso ou uma coisa assim? É para coisa, é preciso ver o que é que eu quero da carreira dele. É isso, é isso. Agora o futuro dele está em aberto, não é? Termina o contrato este ano com a Da Cunha. Ah pois! E... Fala-se muito do que ele pode dizer para várias equipas, ou para causa de uma entrevista ali no jogo, em que ele diz que...
00:34:20
Speaker
A Fiona não tem que ir a frase, mas sei qual é a coisa do género. Pronto, que ela acredita que se não ficar tem... tem... tem boas propostas e... penso que equipas interessadas não irão faltar. Mas... A par do... A par do Pogacar e... terão o Pogacar e o Evan Poole, se calhar, todos a seguir em termos de jovens com maior potencial.
00:34:48
Speaker
e o Evan, o Pogacar, ele tem potencial, porque ele não ganha nada, ele tem potencial para ganhar. Não, é que a chance que era uma promessa, o melhor do João Almeida não é uma promessa, é um valor de quinto. O João Almeida, se calhar, para uma equipa tipo a Jumbo, ou para a Ineos, ele podia ir para a Ineos. É, e esse é mais um do comboio.
00:35:17
Speaker
Não sei! Eu... ufa! Eu... tinha... eu... Eu quase que, até o ano passado, tinha feito mais com a carreira dele do que o Teo Gagan. Sim, mas vendo bem, o estilo dele enquadra-se um pouco da Ineos, que é aquele de irem para um ponto de ritmo e vão caindo. Vão caindo e ele continua sempre lá. E não tem que responder aos ataques. Era equipa ideal se fosse considerado líder, mas acho que nunca seria líder numa Ineos.
00:35:48
Speaker
Agora não, mais para frente. É um gordo para o desviar Carlos, sejas de mais prazeres caras. Então repara, o Guilherme Hardt ganhou ano passado e este ano... Não vai liderar o quê? Está a voltar à França? Não vai liderar nada, mas ele também é novo, é o que tem, 26. Sim, tem 27. Sim, é novo, obviamente. Agora o João vai ter 22. Sim, é isso, mais para chegar à altura dele.
00:36:15
Speaker
Não estamos a pedir muito porque ele ainda é bastante bom. Tu partilhaste como é que é que dias um artigo de um jornalista português, que por acaso não sequer sei quem é. Por acaso, olha, com todo o respeito, o artigo, na minha opinião, pedaço mal escrito. A escolha que era o artigo? Um artigo sobre...
00:36:38
Speaker
Sobre o efeito que tem as redes sociais e a opinião do Joao Almeida. Comparando um pedaço, eu acho que eles compararam, não sei se agora eu tenho que comparar um pouco como foi com o Rui Castro. Não tenho ideia. Ou foi eu que fiz uma imensa comparação. Eu acho que foi mais isso.
00:37:05
Speaker
O artigo tinha os argumentos que ele tinha, mas estava mal construído, o artigo na minha opinião, mal escrito.

Impacto das redes sociais no ciclismo

00:37:12
Speaker
Mas pronto, aquilo era um site de ciclismo que se calhar não é um jornalista. Sim, é um blog. E por acaso andei a dar uma vista de olhos no Instagram dele. Realmente os comentários que aparecem ali,
00:37:31
Speaker
É como aquele pessoal que futebol e não joga futebol. É, mas acho que cada vez mais... Este pessoal novo que agora ciclismo, que vem do futebol, não sei, por o tipo de documentários que fazem. pessoas que não percebem nada e... Mesmo no futebol, coisas que o pessoal diz, tipo, ah, eu até o marcava, ou eu até faceava. E, ah, para fazer, não é fácil.
00:38:00
Speaker
Então, o Luke Rowe partilhou no Instagram dele os dados da parte em que ele... Porque uma parte do Milan Saremmo em que a Inyo estava a controlar o Plutão e a Inyo estava a puxar-se para frente. E quem era a cabeça disso era o Gorgor e das clássicas deles, que é o Luke Rowe, que é o bush de força. É uma locomotiva. É uma espécie de capitão de equipe.
00:38:31
Speaker
mas o homem, ele partilhou a parte em que ele puxou o Plutão e aqui estava um ritmo infernal, estava um ritmo tão infernal que ninguém conseguia sair para atacar. Então não havia ninguém na fuga e ninguém conseguia sair para atacar. E aqui, quando ele ia-se para para a frente, eles estavam caindo ao lão, atrás do Plutão. E ele estava a dizer, ele teve na cabeça do Plutão 12 minutos
00:38:57
Speaker
Os 12 minutos com a pulsação dele acima de 190. Caraca! Eu? Possa! Eu acho que ele tinha um ataque cardíaco. Ah pá, mas é que é... Ah pá, é uma loucura, rapaz, aquele... Como é que tu podes dizer a alguém que anda ali... Quer dizer, às tantas vezes o pessoal não sabe o que é ter pulsação a 190. Também. Por causa de que eu não... Não tive, não tinha esses valores.
00:39:26
Speaker
Eu sou capaz de até ter chegado, mas desde que eu faço exercício com medidores de possessão cardíaca, é esse ponto. Mas eu lembro-me de fazer Insanity, não sei se sabes o que é. É tipo aqueles vídeos de fazer exercício em casa. Sim.
00:39:54
Speaker
Ah pá, havia alteiras que ficava a ver estrelas, eu imagino que a minha pulsação estava... Mas pronto. Ah pá, mas é a tal coisa, estar ali é um ambiente extremamente competitivo, senti tal gajo, quase dentes gajos à partir de uma prova, tal um é que ganha, o resto é tudo o escasseio de eternamente.
00:40:19
Speaker
Né, e se você não esqueceres destes, eu acho que o Gregorio... não é? Exatamente. Exato. E eu estar aqui a falar do género, ah, ele tem que sair desta equipe, ele tem que começar a ocorrer. Para já, uma equipa que fui para o escola, ele tinha feito uns resultados mais ou menos, mas eu não tinha feito nada por ir além.

Operação e gestão de talentos por equipes de ciclismo

00:40:42
Speaker
Eles viram que foi potencial. O João Maeda. João Maeda, eles viram que foi que ele tinha potencial. O Sábio e o Maquel é de cânica, eles descobrem potencial de quase mais ninguém ver às vezes. Não, sabes o que é? Eu vou dizer-me. Ele teve um ano, tipo, à experiência na de cânica, está-vos a perceber? dois anos atrás, ele teve um ano de fazer o estágio. Eles agarram em... Eu vim de falar de 30 tal gás que podem...
00:41:12
Speaker
que podem se juntar à equipa, ou que jovens com potencial. Eles agarram nesses 30, vão fazer um estágio e escolhem 1 ou 2 para vir para a equipa. É como aquele coisa. 1 ou 2 e se for. Se calhar as tantas não escolhem ninguém. Dizem, olha, pronto, não tem ninguém aqui que preste, para não mais.
00:41:30
Speaker
Sim, sim. Pessoal pensa que isto do ciclismo, ou mesmo em qualquer desporto, é preciso ser bom. Antes de tudo, estão ali, não é por acaso. Tu estás ali, quando te chegas à primeira divisão de futebol, ou quando te chegas ao Pro Tour, tu não és um gajo como os outros. É que nem uma pessoa fora do normal. Sim, são os melhores dos melhores.
00:42:00
Speaker
É os melhores dos melhores. E quando tu estás ali a dizer... Até eu fazia. Como é que tu fazias? Então o gajo... No último minuto do jogo tem ali uma bola, por exemplo... No último minuto do jogo tem uma bola à frente da linha de golo. E o gajo forma uma incrível falha. Quem é que diz? Tu jogavas os 90 minutos e que aguentavas ali? Ah, pois... Não, e quem é que diz que caias 50 ou 60 metros e depois chegavas com capacidade para...
00:42:30
Speaker
Passei bem, ou não é? O que é que diz essas... é como no... uf, eu imagino, se mudassem a bicicleta para ir participar no... imagina, de sério, oh Paulo, hoje vais participar no... hoje vais participar no Skelda Press,
00:42:50
Speaker
Chegas e escutas no de casa, pronto, ficas em casa, tomas uma bicicleta, vas-te participar. Os gajos arrancavam, mesmo que eu saísse antes deles, os gajos tinham passado todos e eu ia chegar aqui, era de noite e eles estavam todos em casa.
00:43:12
Speaker
E depois no ciclismo mais uma coisa, é que são muitas equipes de escala máxima, muito poucas, tanto as escala máxima do melhor que é. Exato, é complicado estar a dizer faz isto melhor, faz aquilo melhor, eu não quero dizer que pode falar se tiveres lá, se tiveres experimentado, não sei o que a gente pode dizer,
00:43:35
Speaker
pode dizer bem ou dizer mal ou dar a sua opinião mas pessoalmente eu... sem saber como é que as coisas funcionam é tipo a mudar de equipa não sei o que... como havia comentários de pessoas a dizer e ele tem que perder bastante peso que é para acertar nas montanhas e... não acho não...
00:44:04
Speaker
Às vezes é melhor nem ver os comentários. E eu espero que ele não veja os comentários. Pois. Mas é... Por acaso nesse artigo que tu falaste ele fala... Ele fala um bocado disso mesmo, porque... Talvez eles passam tanto tempo no autocarro e nisto acaba um problema ver obviamente as mensagens das pessoas, não é? Sim. E o que é que ele diz sobre isso? O que ele diz é... Pronto, para as pessoas terem... Tenho que ir um bocado assim. Para ter que ter algum cuidado, não é? Porque...
00:44:32
Speaker
não pensem que o que estamos a ver provavelmente chega aos próprios ciclistas, não é? Não, é que as redes sociais têm essa coisa de... A pá, eu mandei uma mensagem aqui ao mountain biker belga naquela de perguntar se ele sabia onde é que tinham bons lugares para andar de bicicleta aqui e assim, mas quando foi para cá?
00:45:02
Speaker
Eu respondi a M5, que foi o Martin Mays, eu respondi a M5 noutros depois, e eu falei assim, caras, estou a falar com o Martin Mays! Tive uma cena, caras, espetáculo! Sim, tem, permite-te votar. É isso, mas...
00:45:19
Speaker
Por todo esse contato mais direto com o teu atleta, com o teu edu, não quero dizer que a partir do dia, ok, ele agora vai ter que ouvir tudo que eu digo e não sei o que é. E eu acho que devias de ser dessa equipe, não sei

Influência do patrocínio nas estratégias das equipes

00:45:36
Speaker
quantos, devias de perder peso e cagar para contra relaos e não sei, qual as coisas. Sim, é preciso ter sempre, eles têm que criar um filter, não é?
00:45:50
Speaker
Exato, ele não pode deixar aquilo de afetar. Por exemplo, falando da equipe do Deceuninck, concretamente. Claro que aquela equipe não está feita para lhe ajudar nas montanhas. Não está feita para ganhar grantos. Os patrocinadores daquela equipe, se tu fores ver, são empresas belgas daqui da Bélgica.
00:46:15
Speaker
em que chama mais a atenção se eles ganharem, se eles ganharem metade das clássicas, que é o que eles fazem praticamente todos os anos, mais metade das clássicas eles ganham, e que tipo, de cânico, de cânico, de cânico o que é? É uma empresa de... É de Shell, não é? É de Shell. É tudo coisas de obras e essas empresas,
00:46:44
Speaker
Empresas que estão a fazer renovações de casas e não sei o quê. Isso é uma coisa que aqui estes alunos... Ok, decerem que eles patrocinam aquela equipa. Pronto, tu vas logo para estudar por esses nomes, mas não estou a perceber. O alvo deles é... eles não estão aqui para... se forem patrocinhar aqui para fazer uma equipa forte para o giro.
00:47:10
Speaker
Aqui na Belsk as pessoas não ligam tanto ao Giro. Então isso quer dizer que eles estão a fazer o investimento numa equipa para ganhar o Giro. Se eles chamam mais a atenção ao público se ganharem nas clássicas. Eles têm o Event Pool e parece que ele renovou o contrato até 2020.
00:47:38
Speaker
Portanto, é uma aposta clara. E é uma aposta para grandes voltas. Não vão ter capacidade de ter dois líderes em voltas diferentes. Não vão ter uma equipe para o Event Play e uma equipe para os Boa Almeida. Não sei o que fazer. Eu acho que podiam, mas não vejo eles a fazerem isso. Porque ao fazerem isso, depois também equipa para as clássicas e depois não orçamento para tudo.
00:48:02
Speaker
Exato. Portanto eu acho que a ideia inicialmente era fazer parte do comboio, digamos assim, para o evento. que o Joel Med ganhou o estatuto que os que eram não estavam à espera. É. Acho que é um bocado por aí, porque o suporto da Vralda tem
00:48:24
Speaker
Imagina que o líder é o Evan Poole e depois tu tens vários sequestrais ajudados, assim como o Almeida e o Nelson, eles tinham uma boa equipe. Sim, enfim, mas tu não gostava de falar da equipe e às vezes... tipo, aquilo que é... isso é uma boa equipe para as clássicas, é uma boa equipe para aqui. Pronto, ah, tu podes fazer... mas por exemplo, às vezes como a gente... pronto, eu e tu até, às vezes somos culpados de fazer isso, que é tipo...
00:48:53
Speaker
com o Rui Costa, ou com a Marta agora, com o João Almeida, alguém ali na equipe que é suposto de estar a ser o primeiro ajudante dele, e talvez pronto, este gajo não ajude ou faça as coisas. Às vezes, essas partes do princípio, que esse pessoal vai ser, que esse gajo vai ser bom de gregaria, mas às vezes as circunstâncias da corrida, ou mesmo as capacidades dele, não permitem que
00:49:19
Speaker
Aqueles dois dias tem o João Almeida ou o Rui Costa da forma como a gente está, acho para ele. Às vezes a mesma falta de capacidade. É que ele mais nada, aquilo que parece... O gajo não é bom, pronto. Pensavam que ele era bom, mas não é bom, por exemplo. Não tem mais nada. Ele não é bom, mas não é assim tão bom como...
00:49:40
Speaker
É outra coisa. Estar aqui à ponto de construir equipas não é muito fácil. Acho que a equipa com o maior orçamento não é a Movistar.
00:49:57
Speaker
Não sei agora, mas é capaz, se não é mau visitar, é um bom visito, mas ainda não muito perto uma gola.

Previsões e foco em Liège-Bastogne-Liège

00:50:03
Speaker
E depois de tu ver as duas nomes que eles têm naquela equipe e pensares, esta equipe vai dominar. Às vezes não quer dizer nada. Não quer dizer nada, é a tua dúvida. Mas pronto. O João Almeida agora não vai ter muitas participações. E a próxima prova em que ele agora base-se, que acho que vai fazer
00:50:25
Speaker
de alta para a zona da Andorra, acho que está por lá. Fiquei também ali nesse artigo do jogo, ele está mesmo a viver agora lá. Muita gente vive em Andorra, ou em Andorra ou então no Mônaco, parece que no Mônaco de ser. Havia várias circunstâncias no Mônaco. O Franco e o Philip Gilbert, tem muita gente. Acho que era um bocado a leve,
00:50:57
Speaker
Agora não estou a lembrar o que é. Ah, mas é tal coisa. Enquanto esse pessoal está a se preparar agora para o giro, eu penso que quem tem objetivos agora para voltar à França, se calhar está ali na volta à Catalunha, na volta para o Esboasco. Sim. E eu penso que... Podem dar duas provas antes, que o critério do FIA ia voltar à Suíça.
00:51:26
Speaker
Sim, sim. Se bem que eu volto à Suíça, normalmente quem está bem na volta à Suíça não faz nada na volta à França, porque é muito simples. Sim, o critério do Dauphiné é que é mesmo o... Se o Dauphiné... se houver Dauphiné... Pois, está. E quando é que está previsto? Para maio? O Dauphiné é para maio. Começa no dia 30 e acaba no dia 6 de junho. Dia 30 de maio a 6 de junho.
00:51:52
Speaker
Entretanto, antes disso, tem um outro monumento, que é a Liguez Bação Liguez, do dia 25 deste mês. E por causa da próxima prova do João Meda, ele vai participar também. Ah, ok. Interessante. Acho que ele queria ganhar um dos monumentos. A ideia é que ele ganhou um monumento em 2023.
00:52:19
Speaker
Eu não sei se tu ias. Porque esta prova acho que é mesmo adequada para ele. É, parece-me que sim. É que ele está numa resfruída, não é? Sim, sim. É ali na zona do Cristiano Vivi. É ali mesmo atrás, Santa Nicolá. É mesmo perto de onde eu venho. É uma das cobertas mais bem conhecidas.
00:52:43
Speaker
Antes disso, tem duas provas ainda de cláusulas importantes, que é a Fleshwallone e a Amsoil Gold Race. A Amsoil Gold Race, para quem não sabe, é que o intro do podcast é a Amsoil Gold Race, é o Vanderpula da arcada do pessoal. Eu tenho o ano passado que eu fui. dois anos, o ano passado não houve. Ah, ok. O ano passado não houve a Amsoil Gold Race, ou houve.
00:53:13
Speaker
Ah, é outra coisa. Aquelas provas. A Amstel Gold é interessante porque sempre um espetáculo. A Flesh Ballon, é outra coisa. Eu, por acaso, não gosto muito. Eu gosto mais da Liège Bastogne-Liège. Mas pronto, a Liège... A gente pode até falar do João Almeida, mas certez é que vai aparecer o pessoal tipo Valverde, as tantas, o Marc Irchi... Olhas também.
00:53:40
Speaker
Marc Iirsi vai ser um daqueles que vai tentar ganhar hoje. O vence dourinho de título de Elias Bação Inês, que é o Sr. Pogacar. Agora, não sei se ele vai participar este ano, mas tem tempo suficiente para recuperar a seguir para voltar a França.
00:54:03
Speaker
A mentalidade destes ciclistas agora, para ganhar grandes voltas, é um pouco diferente do que antes. É um pouco diferente. Eu penso que o pessoal da Ineos é mais conservador e não se põe a tentar ganhar tudo, querem ganhar as grandes voltas e pronto. Enquanto que o Roglic, o Pogacar, o Hirschi, vão tentar ganhar estas coisas.
00:54:30
Speaker
Sim, por acaso era eu que estava a ver agora e fui o João Almeida em 2018. O Elias Bassanlias em 2020. Por acaso não sei quem é que vai participar na próxima... Se calhar existe... existem alguns elementos para o Elias Bassanlias. Vamos ver. Tem aqui Cabeças de Cartaz, Primoz Roglic, Tadej Pogacar, Juliano Alaphilippe e João Almeida.
00:54:59
Speaker
Mas depois tem aqui outros interessantes como Richard Carapaz, Martin, Fuguesang, Valverde e Tim Valens. Não subestimar Tim Valens, que é um ciclista que é bastante bom. ganhou a volta à Polónia. E tem etapas na...
00:55:29
Speaker
Eu pensava que era a volta à Espanha, mas era outra coisa. Mas ganhou 8 etapas na volta à Itália e a volta à Espanha? Sim, eu penso que sim. na volta à França teve bastante... Eu lembro-me de ver uma etapa dele. Eu penso que foi 3 anos, na volta à França, em que ele ia numa subida sozinho e o pedalo dele, o clito dele partia.
00:55:55
Speaker
Então ele estava a pedalar com um preso no pedal e o outro solto.

Foco dos ciclistas em diferentes tipos de corridas

00:56:04
Speaker
E tu vejo ela começar a perder boa da tempo. Isto vai ser uma prova bastante interessante. É aquela classe que sempre a subir. E são sempre ciclistas mais...
00:56:22
Speaker
ou aqueles ciclos bem mais versados, tipo o Valverde e o Gilbert, ou então mesmo os tropadores que vencem isto. Sim, normalmente é quase sempre tropadores. Pois, é uma prova bastante interessante, é diferente das outras clássicas. Esta clássica, se calhar, vai ser, diria eu, a mais difícil tanto para o Van Aert, como o Van der Bloem. Eu penso que hoje não vão participar.
00:56:50
Speaker
Não, não, eu digo assim, pronto, com a gente, penso com a gente, tanto como outra, é ganhar os 5 momentos, não é? Ah, sim, sim, sim. Este cara é capaz de ser o mais difícil. Pois, eu... Sabes que penso que o Rui Costa Tasso também vai participar. Tenho ideia que o Rui Costa também vai participar. Pois, neste momento...
00:57:18
Speaker
E quando vejo tanto um como o outro e não prevejo que o Van Arte vai tentar andar assim e conquistar bastantes clássicas. Eu penso que ele vai querer o máximo para ser possível passar a ser um vencedor de grandes voltas. Porque ele consegue trepar e é bom no contrarrelógio. Ele é capaz de ser o mais completo deste momento.
00:57:47
Speaker
Sim, é bastante completo. Se calhar o poesia que é necessário para ser mais competitivo nas montanhas, que ele conseguiria ter as características para talvez ser uma grande volta. Enquanto vejo entrevistas e vejo mesmo
00:58:13
Speaker
o estilo e a forma de sair do Vanderpool. Parece que não tem interesse nenhum a ganhar uma grande volta. Não, eu quero ganhar clássicas. Quero ganhar clássicas e ganhar cyclocross.

Planos olímpicos de Vanderpool e eventos futuros

00:58:32
Speaker
E ainda vai a... A montanha. A montanha na Cross Country.
00:58:38
Speaker
Cross Country, vamos ver, se houver jogos olímpicos, que ainda não está... Porque o objetivo dele, e eu imagino que eles não vão adiar os jogos olímpicos, se este ano não houver, pronto, não vai haver por simplesmente os jogos olímpicos. Se não houver jogos olímpicos, eu penso que...
00:59:05
Speaker
que o Vanderpoel por simplesmente vai cagar para o ciclismo de montanha. Penso eu. Poxa. Porque eu penso que ele está... Isto é o objetivo dele, a ganhar os Jogos Alímpicos. Se tu agora não... Adança, eu não sei o que eu penso, pronto, então eu participo daqui a 4 anos. Ah não, 4 anos já, vai-se daqui a 3. Sim, está certo, 2020 CS. Não, 2024, em Paris.
00:59:36
Speaker
Pois é isso. A tal coisa, se houver isso... eu não sei, eu posso até pensar se ele vai continuar, mas isto é um ritmo infernal do que ele faz. Ir a fazer três modalidades, não é? Que é isso que eu reparto quando ando de descanso. Então, eu não sei quando é que vamos fazer o próximo ciclismo, mas de ser tipo... antes do gineo?
01:00:03
Speaker
Antes do giro ou depois da Liège? Quando é que é o giro? É o final de maio? O giro é no início de maio. No início de maio? Então pronto. É maio então. Estamos de volta. Vamos falar da Liège, Bastão e Liège e vamos falar do giro. Que é fazer a nossa provisão para o giro. Vamos fazer aquela provisão para o giro.
01:00:31
Speaker
E o top 10 acho que é para estar o Michael Woods e o Michael Woods a sequer participar. E que este ano não voto na outra que não vai mesmo, de certeza. Ah, disseram esse. Quer dizer, ele está a previstir a... A volta à França. É o líder, acho eu. Projetamente com o Froome. Projetamente com o Froome. É o Miguel dos Bosques. Michael Woods.
01:00:58
Speaker
E então, quando chegar a altura de vermos a fala sobre o giro, vamos ver e esperar ansiosamente ver o que é que o João Almeida faz na Liés Bação em Liés. Isto, praticamente, nos mais motivos de orgulho. Sim, então ele vai estar a descansar, a se preparar. Aquele mesmo antes do giro, para em uma semana. É o aquecimento, é o aquecimento.
01:01:28
Speaker
bom, Carlos. Obrigado pela tua participação. Obrigado. E até à próxima. Quer dizer, amanhã tenho de podcast. Na verdade. Amanhã é de Spauld. Vai juntar-se o Edward e nós. O Desembal do Bifiga. Quer dizer, o Spankle agora não tem muita coisa para Desembal do Bifiga. Não, não. Pois pronto. E se calhar tenho algumas coisas a Desembal, mas não é do Spauld.
01:01:53
Speaker
Da seleção. Da seleção e... Do warp do último jogo do Sporting. Caralho. Ah, ui. Falo Amix. Mas pronto. Um moraria-se lá, morcego. Agora ninguém pode falar da Estrelenha, que o Sporting... ninguém pode falar da Estrelenha. E o Porto. Esta jornada. É. Mas pronto. bom, pá. Olha. Carlos, até à próxima, pá. Até à próxima. E... Pá, eu forço-me no pedal.
01:02:24
Speaker
se andas mais de meio ou estás a ficar gordo. É, para se tem de mudar mais, tem. Vai-se cair nisto, meios. Está agora a chegar na primavera. E quem não põe-se que é que está a mudar.