Become a Creator today!Start creating today - Share your story with the world!
Start for free
00:00:00
00:00:01
Força no Pedal 34 - Final de época 2023 image

Força no Pedal 34 - Final de época 2023

PDC Podcast
Avatar
95 Plays1 year ago

Bem-vindos a mais uma edição do PDC Podcast.

Hoje juntamo-nos para falar de ciclismo com o nosso programa - Força no Pedal onde fazemos o rescaldo de mais uma fantástica época de ciclismo!


Enjoy!


Este Podcast contem musica de TaigaSoundProd:


Rock Guitar Intro 03 by TaigaSoundProd

Link httpsfilmmusic.iosong6744-rock-guitar-intro-03

License httpsfilmmusic.iostandard-license

Recommended
Transcript

Aviso e Patrocínio

00:00:01
Speaker
Avisem-me! O programa que se segue pode conter linguagem ordinária e ou verbalmente agressiva, que pode ferir as suscetibilidades dos ouvidos mais paníscas. Obrigado. Este programa conta com o apoio de X-Muse. Powering your dreams.

Conversas Casuais e Crenças Pessoais

00:00:22
Speaker
Eu tive a fazer mais saínas, mas o problema é que consigo até para o último corte. Sim, meia hora.
00:00:30
Speaker
Dá, dá. Eu tenho que fazer uma breve pausa, tipo de um minuto. Às 7h50 é que é para ligar o furo. Ah, ok. Seus senhores, seus senhores. Seus senhores, pá. Então, cara, esporra-me. Estás com força no redal. Mais ou menos. Então. Não tenho tanto. no roubo. Pá, não tenho tanto.
00:00:50
Speaker
Mas não tem tido mau tempo agora não é? Teve muito bom tempo, mas ia-lhe muito quente e depois veio temporal e tal. E vocês tiveram incêndios e depois... Incêndios e a seguir a chuva e vinte. Chuva e vinte, mas quando a chuva e vinte vieram os incêndios tinham acabado caralho. Já, já.
00:01:14
Speaker
É fé, é dos deuses do lado sério. Eu agora convertei-me aos deuses gregos. não acredito no nosso deus normal, é os deuses gregos. Acho que eles são mais fichos.
00:01:26
Speaker
Que tem os nomes engraçados! Não brinquem! Ai caramba! Isso quer dizer então, no rolo e, epá, mas o

Ciclismo Virtual e Estratégias no Zwift

00:01:36
Speaker
quê? Zwift? É o mesmo... Não, ainda não ativei a conta do Zwift. Ah não! Tens agora que comprar um rolo a saírem. E entrar na equipe que estou agora.
00:01:48
Speaker
Ah, pois é. Estás agora num profissional de... um semi-profissional de ciclismo. Semiprofissional? Não, é bom porque eu agora, tipo, quando não... eles têm, por acaso, têm bastantes atividades. Eles têm ao fim de semana várias voltas. E à segunda-feira tem tipo uma prova dentro do clube.
00:02:11
Speaker
E depois tem, na liga mesmo do Zwift, eles têm bastantes equipas e têm uma prova à terça, e depois têm uma prova contra rolos por equipas, mas acho que não conta para a competição, à quinta-feira, que é sempre contra rolos por equipas. Parece que amanhã não posso gravar que eu tenho contra rolos. Ah, TTT. Ah, mas aquilo...
00:02:35
Speaker
Como é que é, Digo? É que ele é diferente. Tu tens bastante benefício no draft. Ah, não sei é que eles tinham isso em consideração. Tem, tem. E mesmo ter a bicicleta de contrarreloj e isso, isso tem influência.
00:02:53
Speaker
Mas tu não estás a sentir o vento, é difícil de perceber. Mas tu consegues ver mais ou menos a tua posição, se estás mais à frente, mais atrás e se sinfonizando. Sim, tu podes mudar a câmera e combinas com a equipe a ordem. Então isso é quem está à minha frente e eu vou sobre na roda dele. Depois quando chega a hora de puxar, eles dizem puxar num sei quantos voltos para rebantar com o pessoal todo.
00:03:16
Speaker
E ao puxar a Watch, é Watch porquê? Porque os meus botes são diferentes dos outros todos, porque eu sou o mais leve da equipe. Não, mas aquilo parece que é o pessoal todo mais velho. Ah, tá. Mas é fecho, é porra, o pessoal se apiaca. E também tem o lote competitivo, não é? E como isso, a parte da competição, um gajo chega ali àqueles intervalos, assim, acaba por exemplo, TTT, acaba de fazer intervalos,

Reflexão Sobre a Temporada de Ciclismo

00:03:42
Speaker
estás a ver? Quando chega à tua vez...
00:03:44
Speaker
Então, nos outros dias eu faço zona 2. É, basicamente eu tenho feito zona 2 e muito bom, são duas intervalos a meio mesmo para puxar um bocadinho. Ah, isso é bom, isso é bom de ter, que é para ativar o sistema ao poder sem. É, e duas intervalos de zona 4, um bocadinho só. Ah, mas nós vamos falar do final da época do ciclismo. Sim.
00:04:09
Speaker
Carlos, esta época foi melhor que a do ano passado? Estes últimos anos temos tido um ciclismo... de alto nível. Eu estou a gostar. Pessoalmente, este ano eu achei...
00:04:30
Speaker
O facto de o Rui Queosta e o João Zanho terem estado assim bem este ano,-me mais um pedacinho de... Eu não sei o que eu estou a ver, está bem? Sim. Mas este ano... O Rui Queosta. Sim. Isso era uma coisa que eu ia te perguntar, quem é que tu achaste que foi melhor este ano, o Rui Queosta ou o João Almada?
00:04:51
Speaker
Isso é complicado. O João Mendes fez pode-me agir. O João Mendes tem mais pontos a ser aí, é? Sim, sim. Muitos mais até. Deve estar no top 10, provavelmente. Nos de Jesus, acho que é sexto.
00:05:05
Speaker
Não, mas eu digo... Ah, ok, sei. Melhor que o Thomas. Sim, sim, melhor que o Thomas, porque até ele fez duas grandes voltas. Thomas também. Ah, pois fui. A segunda vez que... Estás a ver? Fiz uma volta à Espanha tão fantástica que ninguém se lembra. Ah, qual foram os teus momentos favoritos este ano?
00:05:32
Speaker
Em primeiro lugar, é a vitória do Ricardo Costa na volta à Espanha. Sobretudo pelo que passou até chegar aqui. Ele teve meio perdido na Emirates e já...
00:05:49
Speaker
Não é que eu desse um pouco perdido, mas ele era quase um tipo aquele chefe de filho, aquele que estava a trabalhar para os outros. estava olhando por aquele rote de acabado. E ele disse, não, amigos, eu estou aqui.
00:06:04
Speaker
aumentou o salário para o ano. que estamos a falar disso, é uma equipa perfeita para ele, para as capacidades dele. É uma equipa que liberdade.
00:06:20
Speaker
Eu penso que se os darem a ele a liberdade, que deram, por exemplo, ao Nilsson Paulas, que ele vai fazer muito mais com o Nilsson Paulas que fez esta ano. Sim, sim, sim. O Nilsson Paulas, ele e também tem o Magnus Kurt Nilsson, eles normalmente sempre têm a liberdade, os resultados não têm sido grande coisa. E tu achas que o Paulas vai então a volta à França, com o Carrara Paz e isso?
00:06:42
Speaker
Ele devia de ir a voltar ao giro para tentar ganhar uma etapa no giro. Para depois dizer que tem uma enqueda. Exatamente. Ele tentou uma ou duas vezes. Eu acho que ele fez um ano em que fez para 2 ou 3 top 3 numa... Eu acho que foi um ano em que o Dumoulin ganhou. É que após ter cedo-se. Foi naquela altura que ele estava mesmo... Que ele era o único que ganhava pontos na Emirates, com a certeza.

Qualidade de Áudio e Revisão da Temporada

00:07:31
Speaker
Um pouco depois...
00:07:39
Speaker
E cheguei. Olha Carlos, eu vou parar esta gravação porque eu vou mudar de microfone. Porque está me a gravar com o microfone de cima da webcam. Não pode. Eu tenho um microfone bom aqui e não é para estar da webcam aqui a me gravar. Vamos ver o que o som não está mal por acaso. Não? Não.
00:07:57
Speaker
É, mas não é isto que está a funcionar. Vai ficar melhor, vais ver. Ok. Agora, espera. Não está melhor agora.
00:08:26
Speaker
Tá. Como é o auriculor, também se caldo não consigo meter a grande diferença. É a capa dos tesouros auriculares, pá. É que é um auriculor, aquele da PlayStation. Ah, e o que estás a lembrar? Por que é que eu tenho isto? Porque eu tenho o microfone e o auriculor e preciso de um adaptadorzinho. Não é adaptador, consigo meter este... Porque ele fica todo apertado. É assim, onde que eu for. Ai, o caralho. Um enjoco.
00:08:54
Speaker
Está bom, mas estávamos a falar dos muito marcantes. E as fora da tua lista, não é? Sim. Eu comecei a fazer uma lista e lembrei-me, no início da época...
00:09:04
Speaker
o Ivan Barlow. Ah, pois é. A fazer, a ganhar a Omlop e o Pitcock na Strada Bianca. Depois do Pitcock não fez manéada o resto da época. Basicamente foi praticamente isso. E depois tivemos a ler a primeira batalha do Poggy contra o Jonas no Paris de Nice, que o Poggy parece esfregou o Jonas pelo chão.
00:09:28
Speaker
Pois, mas o Vingardia ainda estava a cacar o motor. Tava, pois era. E depois eram... Lembro daquelas batalhas entre o Raimco e o Hoglitz no Tireno e na Catalunha e com o Joãozinho assim também. Sim, sim. Ah pá, e depois das clássicas foram porreiras este ano. Tivemos o Valt van Aert, o Mathieu van der Poel e o Poggy a batalhar entre eles. Depois acabou por ser o van der Poel a ter aquela grande vitória na Milan-Sarému e...
00:09:57
Speaker
E no Cuso, no Paris-Roubaix, e o Master Class do Pogatier na Louronde-Val-Vlandre, na Mostrar Cafetel. No Aldo Quaramonte, ninguém segue o gajo.
00:10:09
Speaker
Ele fez uma das melhores prestações da volta ao Flandes, aquilo foi uma coisa... E depois, um momento marcante da época, para mim, se calhar, um momento que marcou mais a época, foi a caída dele no Liège-Bastogne-Liège, que afetou bastante a preparação para a volta à França.
00:10:32
Speaker
Sim, isso foi pra eu que o Moisés antes... Não, foi mais, mas... Sim, foi mais, foi mais. Foi mais, mas que teve uma influência bastante grande. Ah, pô, depois do que é que... Tivemos o giro, foi um espetáculo. Marcado pelo Reino, que o Dandar de cor-de-rosa parecia que ia ganhar toda a gente, e depois fui para casa com o Covid. E ainda ganhou o contra-rosco com o Covid. E ainda ganhou o contra-rosco por um segundo. Little bastard.
00:11:03
Speaker
Ah pá, e o Roguelich a ganhar contra o relógio contra o Thomas no último dia, tendo andado a rebalque da prova inteira e que o Joãozinho ia ganhar uma etapa, ia ficar em terceiro. Sim, e nesse contra-relógio foi um drama, porque parecia que o Roguelich ia ter mais um...
00:11:25
Speaker
Mais um acidente como aconteceu na volta à França uns anos atrás, que ele teve aquela corrente sair. Acontece desta vez. Da outra vez na volta à França, foi mesmo as pernas que saíram. Nunca chegaram até lá.
00:11:39
Speaker
Depois temos a teoria épica do Vanderpool nos campeonatos do Mando, com uma caída a partir o sapato e não sei o que, e depois a ganhar na mesma. Mais drama. Mais drama, o drama, o horror. E o Raimco a ganhar no contrarreloj, ele ganhou bastantes contrarrelojos este ano, viste? Sim, sim, sim. falta ganhar o contrarreloj das nações contra o Thorling. Pois, o Thorling manda hipóteses.
00:12:04
Speaker
Depois eu volto à Espanha com drama, tudo que é drama. Nós falámos no último episódio. Mas aquela subida, o Angliro vai ficar marcado até durante muitos anos. Vai acontecer. Mas pronto, a feteira do Sepp Kuss foi... Não se pode dizer que fui oferecido. A gente já... Não, não, não, nada disso.
00:12:30
Speaker
E depois teve aqui um pontinho o Arno Delay no Canadá, que finalmente ganhou uma prova assim do tupo. Sim, sim. Eu não sei se é nessa prova que... Foi antes ou foi depois? Foi antes ou foi depois? foi aqui na Bailes. Deve ter sido depois. Deve ter sido depois. Ganhou um sprint com o tal. Para lembrar daquela velocidade que dava, não sei se era danoso ou danoso, não sei qual era a empresa.
00:12:59
Speaker
que era como se estão ali a discutir, não sei o quê. Ah, até eu fazia com um pacotinho, não sei o quê. Imagine o pessoal dos Paralímpicos, a dizer-lhes, oh, f***, eu faço tortinhas. Não, mas o homem é um animal.
00:13:19
Speaker
E para acabar a época, foi o Poggi

Análise de Mudanças nas Equipes e Transferências

00:13:22
Speaker
que dizia o pessoal. O Poggi teve a raça que dois anos de ser o que o Cataneu era o mais nada, quase que lhe apanhava. Desta vez, ele lhe apanhou.
00:13:30
Speaker
Não dou hipóteses. Não dou hipóteses. Eu tive câmaras e acabou. O que é que achaste da Elombardia? Aquele foi, basicamente, de certa forma, o que a gente estava à espera, que foi Emirates a controlar e a pôr aquele ritmo alto para arrebentar com a concluência. Não achaste-te o pedaço ao contrário da Liège-Basson-Liège? Desta vez foi o Roemco que se espetou e um gajo não teve a batalha que estava à espera de ter. Mas eu acho que ele mesmo assim.
00:13:58
Speaker
Não ia ganhar o Pog, nem que ele dê. Não me parecia que ele, pah, ele depois de dar volta à Espanha, o Pogatixar estava ali, digamos, a crescer de forma, porque ele fez-me algumas provas antes, e o Renko acho que estava com, pah, não sei, talvez com o cansaço acumulado. E se calhar com aquela chatez da fusão. Sim, sim, isso também é verdade, pah, que ter influenciado.
00:14:21
Speaker
O que é que tu achaste? Acabou por não acontecer nada? Ficaste-se doido? Fiquei contento. Eu acho que é o melhor que pode acontecer ao ciclismo, porque aquilo ia... Ia destruir uma equipa histórica. Quer dizer, no fundo ia destruir duas equipas, mas... Aquilo acho que o objetivo era mesmo isso, era acabar com aquilo. Eu também fiquei com essa ideia. Porque o... Eles não precisam... Eles têm patrocínio. Porque uma cena que eu não percebo. Se eles criam o Remco,
00:14:51
Speaker
O Remco para ir para lá. E é por isso que o Remco, por um lado, nunca vai para a Ineos. Porque o Remco tem aquela ligação à Specialized. Para onde ele vai, tem que ir aquelas merdas todas da Specialized. Por isso, não estava a ver ele ir para outra equipa sem ser a Bora.
00:15:12
Speaker
Pois que é a única que tem, é verdade. Ou a Total Energies, mas a Total Energies... Não, eu digo a única que é assim daquele nível. Porque... Apá... E depois, se eles queriam o Remco...
00:15:27
Speaker
Eles tinham que, basicamente, porque... E eu agora, percebi isto depois, porque eles agora vão ser financiados pela Velo, como é que é? Velo, aí, aquele é um nome muito estranho. É uma empresa de artesia de bicicletas, não é? Ok, a dona dessa empresa, isso é uma empresa que está dentro de um conjunto de... Pois, eu tive a ver antes isso. Ok, sabes qual é a outra marca que está dentro desse grupo?
00:15:55
Speaker
Eu não me lembro. Eu vi que... Cervelo. Ah, é a Cervelo. Pronto, então está tudo expliquido. Portanto, está tudo expliquido. Os gajos... Porque se o Remco... Eles nem queriam... No Cubás o Remco ia para por causa do facto de...
00:16:10
Speaker
De eles serem o maior participador da empresa. Porque eles viram... Nós vamos ser o maior participador da empresa. A Specialized é diretamente a nossa concorrente. Nós não vamos deixar de usar a marca Ciclistas da Cervelo para muito a Specialized. Não faz sentido nenhum. Não, não. Eu acho que é mais por que não faz sentido nenhum. Eu acho que eles mais parecem que queriam fazer uma super equipa. Porque eles têm outros ciclistas bons sem ser o Remco. Claro, claro.
00:16:36
Speaker
Mas que o Raimco iam mandar o gajo passear, estás a perceber? Porque ele ia se entalar, porque ele não ia... eles sabiam que o Raul Glitch ia para a bora, de certeza, mais tempo. Sim, deviam ter essa informação. deviam ter essa informação. Eles queriam entalar o Raimco, porque o Raimco... O gajo até pode falar-me assim, a volta à França para o Arno...
00:16:57
Speaker
Por um lado foi bom o Roglet sair, porque o Roglet agora vai ter uma equipa assim, ele patrocinar e isso, mesma coisa. Mas o Raimco, se sei isso do Quickstep, e se ele não fosse, ou para o Ineos, ou para o Quickstep, ou para o UAE, ou para umas dessas coisas, ele não ia ter hipótese de competir para na volta à França.
00:17:20
Speaker
Nenhuma equipe? Talvez não. Porque a QuickSap, mesmo assim, tu consegues pegar na equipa atual da QuickSap e fazer uma equipa de saio para a volta à França. Sim, é um bom bloco para uma grande volta.
00:17:32
Speaker
Eles não têm levado sempre a melhor equipa possível junto do Remco, porque eles têm levado à volta à França o outro bloco com os sprinters. Mas se eles levarem o Yves Lampard, o Caspar Asgren, o Alaphilippe e mais os trepadores que o Remco costuma levar com ele, acho que fazem uma equipa, não digo mais forte que as outras, mas mais forte se calhar que a Ineos, vendo-se.
00:17:56
Speaker
Talvez, talvez sim, é capaz. A verdade é que normalmente quando vai o Renko também é preciso ver isso nas últimas grandes voltas. Apesar de não ir a melhor equipe, eles também nunca levam, acho que não levam sprinters. Não? De certa forma. Não vão levar para o ano, com a certeza. Pois, sim. Não vão levar para o ano. Até porque este ano, olha, quem levou com a Fava este ano na Quicksap foi o time Merlir, que foi uma grande volta. É verdade.
00:18:23
Speaker
E eles levaram o Jakobson, em vez de levá-lo para lá, e foi a pior coisa que fizeram. Eles tinham de ter levado os dois. Como levaram, como da outra vez, levaram o Cavendish, e quem foi que levaram mais? Deve ter sido o Jakobson.
00:18:38
Speaker
Fui o Cavendish, no ano do Cavendish estava o 3printer, além dele, não me lembro. Eu tenho ideia que sim. Mas houve alguém que se lesionou. Aquele que se chamava de Aquadora. Ah não, era o Bennett. É isso, exatamente foi isso. Foi o Bennett que se lesionou. Pois é, não sei se fui mal azar ou se foi, pronto que depois houve umas discussões para lá. Qual foi para ti a melhor prova este ano?
00:19:06
Speaker
Foi a melhor prova. Não consigo tirar da cabeça a prova do Campeonato do Mundo, não sei porquê, mas foi espetáculo. A Vandervoel também. Mas gostei, doutor. Também, também.
00:19:22
Speaker
É difícil escolher. Olha, sem o percurso hoje. Pois é, tem a ver assim por alto. Parece que vamos ter muita montanha. Gravelha. Gravelha, pois é. O colo do Galibi é logo do quarto dele. E a seguir também para o final, uma etapa que tem o... Eles vão até os 2.800 metros, é a estrada um ponto mais alto, um ponto mais alto pavimentado.
00:19:48
Speaker
Estavam a entrevistar o Jonas e ele estava a dizer, oh, por mãe, esse dia, essas etapas da segunda semana até podiam ser mais pesadas.
00:20:00
Speaker
Vamos ver, vamos ver. Ah pá, qual foi para ti a melhor equipa? Porque agora essa discussão, a YUMBO ganhou as três grandes voltas mas no ranking está a UAE em primeiro. Mas isso do ranking é porque não achávamos que a Emirates...
00:20:18
Speaker
Parece que se importa mais com o ranking do que de ter um ciclista, às vezes, uma grande volta, não sei. É importante ter muitas vitórias e ganhar poucos, mas... Mas verá que também em Yombo, está-se pouco marimbeado para o ranking, porque, por exemplo, agora no fim, e penso que foi relativamente decisivo, estas vitórias do Barca e Irshi. Sim, sim, sim. Tudo em provas em... Tudo em provas em... O Yeats também. É, o Yeats, mas muitas delas em provas em que em Yombo nem sequer participou.
00:20:46
Speaker
Sim, eles marcaram os alvos como as grandes voltas e até mesmo nas clássicas o Laporte acho que teve melhores resultados do que o Van Aert.
00:20:58
Speaker
E não sei, porque se tu contares que os monumentos são mais importantes, então o Van Aert em qualquer um deles esteve melhor. Sim, esteve melhor, mas não ganhei... E depois um VMA que o Van Aert ofereceu. Sim, é verdade. Portanto, o Laporta até ganhou algumas, mas pronto, é tal cena. Ah pá, então para ti ainda mesmo foi a IAMBO. Sim, isso não dúvida, a IAMBO foi a melhor equipa do mundo.
00:21:25
Speaker
Sim, porque eu devia se preocupar, devia se preocupar. Até parece que eu acho. Ah, eles têm que se preocupar em ganhar. Como se os nanks é esse. Claro. Eles estão a ganhar porque eles estão a cair. Eles têm que... Aquilo não é para os chicoistas, eu acho que o problema é a mesma organização de equipe. Eu acho que é isso mesmo. Ah pá, prioridades. Deixa o Joãozinho trabalhar, pá.
00:21:50
Speaker
Agora, falando a sério, para o ano, eu penso que o giro vai ser outra vez, como dois anos, vai ter muito de competição. Ainda não vi o percurso. E como vai estar tanta gente a apostar na VOLTA A FRANÇA, eu penso que vai acabar a abrir o Wendler e o Vlasov para o giro.
00:22:12
Speaker
E tipo, é melhor do que ir em Hogwarts, se estás a perceber. Sim, pode ser. O Thomas é capaz de ir, porque quem vai da INE aos poucos é o... Carlos Rodríguez. Carlos Rodríguez, que vai para... Se bem que não sei. O Thomas, se calhar, vai para tentar ganhar uma grande volta, porque de certeza, se calhar, vai ver quem vai participar na volta à França e pensar que não tem pés outros.

Eventos Futuros e Previsões

00:22:34
Speaker
Sim, e tendo em conta...
00:22:35
Speaker
as dificuldades contendo, mas pronto, a partir de atender Jonas e Paul Gatscherl, sabe que o próprio pódio vai ser difícil.
00:22:45
Speaker
Por isso é que aquela cena que um gajo estava a dizer uns tempos atrás, ah, porque o João Almeida tinha dito que ia ao 2024 para ir à volta à França, mas pronto, se calhar, vende bem, era melhor ele ir ao giro e depois à volta, porque a volta começa... Em Portugal. Pois, ele disse isso no momento... Eu ainda não vi o vídeo, vi a entrevista proscrito, mas ele disse que, pronto, não estava...
00:23:10
Speaker
a volta à Espanha, como sempre, porque eu não estava nos pães dele. Ah pois. Portanto, é até porque o giro, combinar o giro com o turo é mais difícil do que combinar o giro com a volta, porque o turo e o giro estão curtinhos um atrás do outro e ainda têm os Jogos Olímpicos a meio.
00:23:25
Speaker
É verdade, é sem ir fazer, agir de tour. E o Conster está a dizer que vai aos Jogos Olímpicos? Sim, porque tem dois atletas e dois ciclistas e vão ter de fazer, acho que esses dois têm de fazer as duas provas. Então é capaz de ser ele e o Nelson não verem. É que penso que sim. Ou ele, o Rui Costa, mas o Rui Costa achava que isso não ia mais à seleção, não sei. Pois, acho que houve alguns problemas.
00:23:47
Speaker
Não, eu acho que é mesmo de não querer, mas se ele tivesse em boa forma e pudesse... A prova de um dia é mais para o Rui Costa do que para o João Almas. Ah, sim. Provas de um dia, ele é o nosso especialista.
00:24:05
Speaker
É isso. Mas pronto. Vamos que não estás a ser muito tempo. Vunguás vai começar em mais... Três minutos, está. Sim, senhores. Ok, nós temos ainda de falar sobre a nível de equipas, as equipas que desludeiram.
00:24:23
Speaker
Equipas que desiludiram. De certa forma, não é uma desilusão, mas a Emirates estava um bocadinho à espera de melhor. É a melhor equipa do ranking, eu sei. O que é que tu queres mais? Não vai em grandes voltas, o que é que sou a fazer?
00:24:41
Speaker
Ai o caramba. E para mim é Movistar. E é EF. Sim, é EF. O que foi EF e o Ben Healy para mim? Foi o grande estoque da equipe.
00:24:56
Speaker
Até escrevi aqui Ben Healy como uma das surpresas este ano. Ben Healy e Derek Chi. Ah, pois é. Isso foi o que ainda voltava à França, não é? Voltava à Itália. Oiterno segundo. Pois foi, que consegui para quatro ou cinco.
00:25:11
Speaker
Onde é que é, rapaz? Onde é que é? Mas olha cá, a pala do Dorekti e do Arno Dulli, a Sudol, a Sudol não, que não é Sudol. A Lotto. E a Israel estão em cima. Estão praticamente sofas. E se for onde se mantém, estão sofas. Sim, e na Lotto até o próprio, acho que o Corona também conseguiu os meus resultados.
00:25:35
Speaker
o Kron, e depois tem o Maxim Van Gales, eles mandaram embora o Caleb Ewan. Pois fui, acho que ainda tinha mais algum contrato, mas... Eu até fazia-te uma sugestão, que no próximo episódio que um gajo gravar, quando tivermos tempo, a gente falar de nós, na nossa temporada, e falarmos das transferências, acho que fica melhor.
00:25:54
Speaker
Sim, até porque estamos em fase crítica de transferências. Pois é, ainda está aqui umas discussões. Mas... Desiluzam-os a nível de ciclistas. Quem foi os ciclistas que desiludiram-te mais este ano?
00:26:11
Speaker
O Van Arde, não sei porquê, mas é o primeiro nome que foi acabe. Eu sei que ele... Ele tem que fazer tudo. Eu não comprei. Ele tem que fazer tudo. Ele tem que cagar pequenos. Ele tem que... Eles tiveram a ponte de cometer um autocarro com uma maternidade dentro, para acompanhar...
00:26:33
Speaker
Não, mas é que ele tem muito... Não estou a dizer que ele fez uma época, mas para aquilo que eu esperava que ele fizesse. Depois teve alguns azares... Pronto. Ele estava azar. O que o pari roubei bastantes furos e isso. Sim, sim. Mas eu penso que ele próprio concordaria contigo. Sim. Para o ciclista que estamos a falar, eu acho que ele não pode estar contente com a época que fiz.
00:26:58
Speaker
Pois. E eu ponho desilusões este ano. O Jakobson e o Girmay. Pois é, eu estou falaste dias e de facto teve uma época terrível. É, porque a equipa está em baixo. A equipa está em baixo agora. Então é uma rasquinha. Eles eram das equipas mais bem posicionadas e este ano eles estão até encudiado, passam a dizer-lhes uma expressão e eles daqui a 12 anos vão ter que andar em wildcards e o caraço.
00:27:26
Speaker
Depois, ainda precisavam pôr-lhe dar o Rui Costa que deu bastantes pontos. Pois, apá! Mas eu penso... Eles tinham assinado por um ano e eu penso que eles próprios não estavam à espera. E isto foi mais bom, foi melhor para o Rui Costa. Porque, pronto, isto é... A estação do Rui Costa supostamente ia ser um bónus. Quem eles iam apostar para lhes dar mais exposição e mais pontos e isso era o Germay. O Germay é o chefe de fila da equipa. Era o principal ciclista, sim. Sim.
00:27:55
Speaker
Ah pá, é tal cena. Nós temos é que fazer a nossa super equipa, Carlos. Ah, pois é. O momento o mais importante da época despertive. O Momão Supremo. É os prémios, os prémios do PDC Podcast. Força no pedal. Não interessa o velo, como é que é o velo? Velodur, acho que é o prémio. Velodur. Teve a ver os, as coisas que estão nomeadas e que dei vergonha. A coisa que está lá.
00:28:22
Speaker
Tu ganhas a volta à França, ganhas o Vélodor. É mais ou menos isso. Para mim, dos femininos, o Vélodor era para a Lotte Kopecki. Sem dúvida. Sim. É que tem o macho nazistano. Ela ia... A Demi Wollering. A Demi Wollering, para geral, cópia clássica. Eles não podiam escolher a Demi Wollering para as clássicas, porque...
00:28:46
Speaker
Sem dúvida alguma, para as clássicas, foi a lota que eu peguei. Mas eu ainda vejo ciclos de mulheres, por isso não posso estar aqui a falar. Eu acompanho um bocadinho, mas os resultados. Tu acompanhas a Kiara com o Sony, não é ciclos de mulheres. Sou o Wink.
00:29:04
Speaker
É o único que mais ninguém gosta dela. Deve ser dele. Acho que ela é soltária. E o que ela deu para ver? Eu abri o Instagram e vi uma fotografia de um coisão e disse-lhe que ela casou-se. E eu disse-lhe que o Carlos vai ficar distraçado, isto não pode ser. Mas não, fui o irmão dela que casou-se. A Simónia e o Sónia. Também a Sprinter.
00:29:23
Speaker
Também é super interesting. Acho que ele é um dos anos mais velhos. Prémios. Melhor contrarrelojista. Carlos. Ringo. Também eu. Campeão do mundo. Portanto, não grande coisa a dizer. E ganhou quantos contrarrelojos? Quatro? Cinco? Mais? Eu acho que ele não ganhou... Este das nações? Sim. Porque quando não volta à Espanha... Volta à Espanha, ele ganhou... Não sei. Por acaso estou na dúvida. Se ele ganhou...
00:29:54
Speaker
Não foi o Ghana? O Ghana foi? Foi o Ghana, foi. Naquele contra-reloj, é verdade. Mas ou foi o segundo? Ficou, ficou. Ah, melhor Domestic. Domestic é o gajo que agarra garrafas e isso, não sei o quê, e puxa os colegas de equipa quando estão à rasca.
00:30:10
Speaker
Não é Gregório de Lúcia, é Gregório de Lúcia. Nelson Olvera. Nelson Olvera. O problema é que tens de ter um chefe de filha para puxar e o Nelson Olvera não tem. O Brasil escolheu Nathan van Oiden, mas não é porque ele se reformou, é porque ele efetivamente, na volta à França, fez um trabalho do caraças. Sim, sim. A Jumbo teve vários ciclistas até mesmo na volta à Espanha. É difícil de escolher. Foi assim que fiz também um trabalho na França. Hoje falaste nisso no último podcast, falaste com eu.
00:30:40
Speaker
São aquelas sequestras que nós provavelmente não damos por conta deles, mas sem eles a equipa ia ter muito mais dificuldades. Clássicas.
00:30:50
Speaker
Posso que é os Avanderpool. Fui o melhor este ano. Eu penso que não vai haver muita discussão nestes prémios. Vamos ver, vamos ver, o melhor sprinter, quem sabe. Ah, Jasper Disaster. Jasper e eu. É o Max Verstappen das bicicletas. É, mais ou menos isso. O melhor trepador?
00:31:15
Speaker
Pois, aqui... Eu tenho que pôr o Jonas Wingard. Também eu. Olha, eu acho que pôr o Pogatier como melhor GC.

Conclusão e Prêmios da Temporada

00:31:24
Speaker
Ah, ok. Então vamos ter discussão. Para mim, o Gregor de Lusch é o que... Também estar a g-mode de Gregor de Lusch quando ganho uma volta à Espanha pode ser meio estranho, mas eu fui o Gregor de Lusch nos últimos voltas. Mas o ator Lusch music até pode ganhar. Até pode ganhar. Então quem é que é o melhor GC? O Vingard. Quem ganha a volta à França
00:31:49
Speaker
Mas nós tínhamos posto uma regra que não podíamos escolher um mesmo para duas categorias. Ei, não lembro disso. bem, mas eu com coward, eu estava na dúvida se eu pus o Pogacar ali porque não podia pôr o Vingagar. Se for assim, isto é meio complicado. Não, é porque nas outras vezes o Vingagar ganhou na volta à França, porque nas outras foi o Pogacar. Sim, sim.
00:32:15
Speaker
E se nem fosse ele a cair, portanto, ele este ano, ele vai fazer a volta à França. Vamos ver. Este ano quer dizer no próximo. No próximo, sim. Este ano, isto é porque o ano começa agora, hoje começa cedo, Carlos. Falta a época de cyclocross, ainda não acabou. Sabe o que é que está a lhe a dar no cyclocross? Eu estive a ver o filho do... Ah sim? Ah sim, né?
00:32:40
Speaker
Exatamente, é o Tibonez, não é? Tibonez é filho do Svenness. Exatamente. Portanto, antes do Vanderpool e do Altmanart andarem a dominar o Ciclocross, era o Svenness que ganhava tudo. Pois, ele não é capaz de ter ainda o recorde de vitórias, não. E não sei se é ele que tem o Ciclocross a nível da Sassanese, não sei. Mas eu sei que ele tinha bastante, chapá.
00:33:07
Speaker
A única pessoa que fazia frente ao Van Der Poel e ao Van Aert era ele. Ele mesmo escorreu contra eles. Sim, sim, sim. Até houve provas da última época dele. Eu tenho umas provas épicas em que acho que uma que ganha os três ao sprint e quem ganha é o Sevan Ness. O Sevan Ness, não sei se reparaste, tem mais partes que eles têm areia.
00:33:29
Speaker
vi, vi. uma prova dessas em Austin, em que eles estão a passar numa parte de areia, areia solta, e o Cefanez ultrapassa-lhes os dois, eles os dois tipo a andar devagarinho, e o Cefanez passa com a bicicleta a derrapar todos os lados, mas com uma velocidade, rapaz. Ele me deveria ir na altura para casa e ver. E perdi um interesse a seguir porque era...
00:33:54
Speaker
Se não está o Valto Van Aert e o Mathieu van der Poel, não vale a pena ver aquilo, basicamente. Eu por acaso vi a última prova, apesar de não estarem... Em Beringen? Foi no fim de semana. Uma montanha, aquele é onde costumava ir andar de bicicleta. Mas não fui aí. Espera, fui. Qualquer coisa aí.
00:34:14
Speaker
Exatamente, foi isso, na Holanda. Não é na Holanda, é na Bélgica. É na Bélgica. O Varese é perto de Bruxelas, é onde tem muita vendema também. Ah, ok, ok. Eu vi que parecia ser no meio de um párculo. Até existe uma prova no início da época que é o... que é o Dravacurs de O Varese. Que no dia a seguir é o Brussels-Körn-Brussels, ou Körn-Brussels, uma coisa assim. É tipo dessa altura. É mesmo no início da época.
00:34:43
Speaker
vejo que é um gajo que consegui resumir tudo no instante. Quando pouco tempo a gente foca-se no que é importante. Pois é, porque no próximo podcast a gente fala com mais tempo sobre as outras cenas. Eu queria, para finalizar, porque eu tinha planeado para o Faye, mas a gente acaba a falar no início, que é quem tinha sido o melhor, o e o João Zem e não sei o quê, e também salientar que um gajo que estava ficando com um plantel de ciclistas portugueses era de valor,
00:35:10
Speaker
Alguma equipe, algum desses magnatos portugueses que andam por aí, que eles andam por aí, ou ao Benfica, ou ao Sporting, ao Porto. Arranjarem tipo, a vez de comprar, quer dizer, o Sporting, ainda bem que compraram o Swag, porque a gente precisava. Mas o Benfica, ao invés de andarem a gastar dinheiro no Di Maria, no Coq Show, façam uma equipe de ciclismo.
00:35:32
Speaker
Com o Joãozinho, o Ruizinho, o Prestolas, o comboio do Sr. Nelson, o James Olivera, o Puto Maravilha e o Yuri Leteão. Tem uma equipe do Quarassa. Pois é, e o Jauzo veio da diretor despertado. viste, we think alike, great bind. E se precisarem dar o guardeiro a gente...
00:35:52
Speaker
Olha, eu vou, se tivessem de enfermeiros, eu ofereço-me. Se fosse o Sporting, eu oferecia-me. Até pagava. Mas o Boefica, que estão cheios de dinheiro, apá, no final da época vão vender mais alguém por 240 mil milhões, portanto não problema. O Eduardo solve isto.
00:36:16
Speaker
Ai caramba! Ah pá! Isto foi... foi ultra rápido. Não, mas é para... O puto maravilha é o que usa. É o Morgode. O Morgode, sim, sim. O papai merece-se. Estou com muitas esperanças para o Morgode. E penso que ele... Principalmente no início da época, penso que se eles forem esportes, matem-lhe ali, nas algumas provas. Não sei como é que vão fazer. Sim, e penso que eles têm um plano, um traçado, para terem conto o talento que ele tem.
00:36:47
Speaker
Também penso que sim. Espero que sim. Espero que o gajo consiga fazer... Seja mais um. Seja mais um. Até porque ele é um ciclista que é diferente de todos os outros que a gente tem em Portugal. E, pus? Daquele nível, em Portugal não temos ninguém. É assim. Aquilo é o... Ah pá, como é que era o nome daquele? O Conde Barbosa. É tipo o Conde Barbosa. que... que ainda melhor.
00:37:15
Speaker
Ainda melhor. Não, eu não me mudei a correr. Eu sei que ele participou, provavelmente ganhou na VOLTA A PORTUAL. Não, acho que não sei se ganhou a VOLTA A PORTUAL. Isso é que acho que ele tem o recorde de teorias e etapas na VOLTA A PORTUAL. Ou é o Joaquim Angostinho. Não esquecei. E eu penso que se ele não tem o recorde, ele não está muito longe do recorde do Joaquim Angostinho. Sim, é provável.
00:37:38
Speaker
Porque ele tem mesmo bastantes etapas na Vota a Portugal. E pronto, pá. Olha, Carlos. Fizemos tanto. Próximo episódio é ódio. Nós vamos falar tanto de transferências e vamos falar do que interessa que é a equipa do PdC Podcast em busca da teoria no Grand Fund. Se houver. Se houver. Espero que sim. Espero que sim. Espero que sim. Vamos pressionar o Miguel para ele fazer o Grand Fund.
00:38:06
Speaker
bom, pá. Olha, Carlos, grande abraço. Com prometo sair em casa. E força no pedal, pá. Sempre. Força.