Become a Creator today!Start creating today - Share your story with the world!
Start for free
00:00:00
00:00:01
Futebol, Cerveja e Tremoços - Vol 34 -Janeiro 2024 image

Futebol, Cerveja e Tremoços - Vol 34 -Janeiro 2024

PDC Podcast
Avatar
47 Plays9 months ago

Bem-vindos a mais uma edição do PDC Podcast e da nossa série que aborda o futebol Português: Futebol, Cerveja e tremoços.

Nesta que é a primeira edição de 2024, os veteranos do PDC Podcast voltam a juntar-se para falar de futebol. Eu e o Eduardo voltamos a ter a companhia do Sílvio, nesta discussão sobre o que resta da época futebolística em Portugal.

Enjoy!

Este Podcast contém música de Italian Secret Service:
Smell like ten spirit
Not the Same ℗ 2008
Released on: 2008-04-11
Artist: Italian Secret Service

Recommended
Transcript

Aviso e Patrocínio

00:00:01
Speaker
Avisa-me, o programa que se segue pode conter linguagem ordinária e ou verão muito agressiva, que pode ferir as suscetibilidades dos ouvintes mais panígicas. Obrigado. Este programa conta com o apoio de X-Muse. Powering your dreams.

Compromissos Pessoais e Eventos

00:00:25
Speaker
Não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não,
00:00:54
Speaker
Não vou, amanhã, pá. Ah, então? Eu quando? Não posso. Estou fora, pá. não vou completar o grande SLAM de 18 provas em 18 possíveis se for falhar um. Ai caras, está bem. Não vou poder mesmo, não vou estar em casa. Também? É superente? Também não tua especialidade? A minha especialidade é nenhuma. Provas do quê? Provas do quê? Desculpem lá.
00:01:21
Speaker
Dos balhotes. Isso é o quê? Mas a... Não sei que hoje me endoro. É dos balhotes. É o que eu faço online, Eduardo.

Ciclismo Virtual e Plataforma Zwift

00:01:30
Speaker
Ah, é on-line? É provas on-line, é isso? É, tipo que tu tens aquelas roules. Que a bicicleta metes a bicicleta no rouleau e aqui liga numa casa a Apple TV, mas podes ligar um computador onde ela é móvel. E é como se fosse um jogo de computador contra outras pessoas. Tu pedalas, o gajo que pedala mais ganha.
00:01:46
Speaker
Ai, engraçado, engraçado. Olha, top, top, não sabia. Não sabia, não sabia, não sabia. Olha, uma boa coisa pra ti, caralho. Sabe quando te respondes para fazer exercício em casa? Quando começava que é mais magro. Olha, de brincade... Sabe como é que eu comecei a fazer Zwift? Fui com um sensor de velocidade e um motor de pulsações, assim, com um...
00:02:09
Speaker
um rolo fraquinho em casa e comecei assim, e depois comprei o... agora comprei o... mais pra frente então comprei um rolo inteligente, não é? Um somado. Mais... mais avançado. O Corvo também faz Zwift agora, está a pensar comprar o... Está, está. Nem sabia, nem sabia o que era. Nem conhecia o que era. Zwift, rapaz, é... não sei, rapaz. O Silvio é um veterano do Zwift, caralho. Ok, ok.
00:02:42
Speaker
E tem aqui a pequenina que está a dormir, se ela acordar eu vou ter que levantar, vou ter que levantar e não escrever aqui no chat. Eu levanto-me e vou para ela se fora com a vovó. Se está a cozinhar vai ser muito rápido.
00:02:57
Speaker
Eu também estou de prevenção aqui para uma reunião que está acontecendo em França. Espero que não me chamem. O Macron vai-se confundir. Ou eu estou a fazer-lhe partião. Mas acho que a partida está controlada, dei os imputos todos necessários, não é preciso ir lá. Sim, senhoras e senhores.
00:03:22
Speaker
Olá, bem-vindos ao meu

Interrupções Familiares e Discussão sobre Álcool

00:03:34
Speaker
trabalho maluco. Tirem-me para o prédio.
00:03:36
Speaker
Ah, bom dia. Olha, para nós vai ser três cervejinhas e um estremol, se chegou, para acompanhar. Obrigado. Oi, é da hora.
00:03:51
Speaker
Não se importa de entrar em estado da Natura Zero. Em ter futebol chega. Obrigado. Eu hoje em dia não aguento uma cerveja uma carada de tempo.
00:04:20
Speaker
mal, mal, mas... Ah pô, a gente não consegue depois de cerveja, nós fazemos a brinqueda. E depois de quê? Não consigo perceber como, eu não consigo sobreviver como, não estou a entender. Ah pô, água? Água? Não, não, não, tem falta sempre a parte da sofá, o tripa, não. Fala aqui, o alcoóctone de serviço.

Benfica na Liga dos Campeões Feminina

00:04:44
Speaker
Ah pá, pessoal, eu queria começar por falar da cena do momento que o Benfica chegou aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Exatamente, exatamente. Aos quartos de final, desculpa. Quartos de final, quartos de final. Primeira equipa a chegar à fase de grupo da Liga dos Campeões feminino. Primeira equipa portuguesa. E a primeira equipa portuguesa também a passar aos quartos de final da Liga dos Campeões. O que é...
00:05:11
Speaker
É interessante, é claro que a gente deve ver o futebol... É bom, o futebol é para os homens. Sim, claro. Acho muito bem. E agora o campeonato também está sendo um pouco mais equilibrado, o que também acaba por ajudar a competitividade a aumentar. E depois até a própria seleção, com jogadores de vários clubes, é também começar a subir um bocadinho o nível.
00:05:35
Speaker
Pá, agora que continuar a melhorar, não tem como. Agora a gente nota uma diferença brutal entre, por exemplo, um Einficium e um Barça da vida. É, a diferença é grande. É grande, parece Seniors contra Juvenis a jogar. Tem que ir ao Vila de Boas sem ganhar as eleições para termos equipa feminina e o nível evoluir em Portugal.
00:05:56
Speaker
também. Sim, então eu criei que está aí, eu até disse no último podcast, ou disse, não, não foi no podcast, foi no último pote de lume que nós tiramos a dor, ou no...
00:06:08
Speaker
Temos uma prova de dúvidas, quem estava-te a dizer... Olha, gostei da ideia dele de dizer que, no final, muito vai fazer uma equipa de futsal. Acho que isso é uma coisa normal com o Porto. Nós podemos falar um pouco, assim, disso aqui a pedaço, porque é uma das notícias de Porto, o Vila Juoz apresentou a candidatura dele. Vamos falar disso um pouco? estamos a deixar o alunhamento, Fox. Não, não estamos a deixar nada, porque a gente vai falar das grandes competições internacionais de seleções, a taça das Nações Africanas e a taça Asiática.

Futebol Internacional e Descendência Cabo-verdiana

00:06:35
Speaker
Apá, pessoal, vocês têm visto alguma coisa? O Eduardo, de certeza.
00:06:38
Speaker
Olha, eu tinha aqui abertos o jogo do Irak com a Jordânia. O Irak começou muito bem, começou a pegar no focinho da Jordânia, a Jordânia puxa a defesa, em 10 minutos fazem aqui uma remontada. E curioso, curioso, o gajo do Irak, do Irak que marcou a golpe, começou a festejar, tinha a amarela, então fica, vai para a rua, pegou o vermelho e foi para a rua. Ah, mas o bicho é uns anos atrás que... Mais ou menos isso, mais ou menos isso, mais ou menos isso. Tive uma paragem cerebral, mais ou menos isso.
00:07:04
Speaker
E vi ontem o final da segunda parte do jogo da... Qual era a equipe do Congo? O Congo? O Egipto. Perdão as contas. Quem ganhou o Congo perdeu? O Congo. Não, o Congo ganhou.
00:07:21
Speaker
Ah, então o Banz ainda vai ficar mais uns tempos lá, olha o Braga, pronto. Não é preciso de Deus, eu fui simbiora, eles começaram a ganhar, por isso. Mas é que tempos vi o Cabo Verde de Moçambique e gostei de ver aqui para de Cabo Verde o facto de eles terem... e não sei se vocês alguma vez postaram atenção, mas é que Cabo Verde tem muitos jogadores que vão à sessão de Cabo Verde, muitas vezes porque vão para a sessão de Portugal. Sim.
00:07:47
Speaker
Podiam ter tido, uns anos atrás, uma equipa do Quaraças, tipo Nani, Rolando, Rubens Semedo, Gélson Martins. Podiam ter uma equipa desse jeito. Às vezes eu fico tipo, esses caras estão tudo de pausação portuguesa. Mas estava a ver o...
00:08:02
Speaker
o jogo contra o Moçambique. Mas porque é o Moçambique que tem o Eugênio Katam, e o Guas, naquela seleção, parece um jogador completamente banal, completamente diferente do que o que ele é no Sporting. Quer dizer, no Sporting também não é nada assim...
00:08:16
Speaker
É para os jogadores. Mas é porque os outros jogadores sobressaiem ou porque o estilo de jogo não é... O nível de jogo é tão baixo, desde a seleção, que ele não consegue...

Taça Africana e Afinidades Asiáticas

00:08:37
Speaker
Às vezes você que ele quer dar um passe, não tem que passar a bola.
00:08:41
Speaker
E Cabo Verde é uma equipa bastante mais organizada. Aliás, o Bebê joga por Cabo Verde. O Bebê que era do Manchester United. E Cabo Verde tem uma equipa taticamente bastante mais organizada. E por isso acaba-se... Porque isto é o gajo mais perigoso e eles sabem como anular a equipa. Basicamente foi isso.
00:09:04
Speaker
e Cabo Verde tem humoritoria muito. Foi um jogo interessante. Teram daquela parte que eu tinha problemas aqui com a conexão da internet. Estavam sempre a cair, porque eu tenho a televisão pela internet. Estavam sempre a cair a ligação, mas do que vi, estava para acompanhar. Mas aqui na Bélgica, como tem muita gente, tem bastante morrocoindos, estão convencidos que Marrocos é que vai ser.
00:09:30
Speaker
E, apá, estamos aqui preparados que se Marrocos ganhem a Taça das Nações Africanas, vão sair para a rua, como foi no Mundial, vão partir bruxelas em Dereck e este... Dereck a partir da cidade toda. Pronto. É tão sério. Taça Asiática, apá... E gostava com o Japão. O Japão é aquela equipe afetista. Vocês têm alguma equipe assim que vocês gostem da cidade? Não, não, não. Acaba por não ter sobrinho aí, óbvio.
00:09:59
Speaker
Na CAF, por ser muito angola, por ser uma CAF vera, a pessoa acaba sempre ter um... Pelo menos eu. Acaba sempre com um pouco mais de atenção. Agora... Pá, asiático de todo, nem perdem de longe. Para mim hoje é pago por causa do Tsubasa. Ah, ok, ok, ok. Vins o Tsubasa quando eres puto, Sil.
00:10:19
Speaker
Se vasse a conquer? Se via? Claro que sim. Aqueles episódeis intermináveis a chegar de uma beleza ao outro, que até o campo tinha a curvatura da terra. A hora da Redes vinha ao posto contrário para ganhar propulsão, para atender a bola no canto oposto.
00:10:41
Speaker
Sim, sim, sim. E depois da palavra dele ter feito esmarado. E eu vi isso em japonês. Esse era o nome deles todos em japonês. E quando tinha o Pro Evolution Soccer, fiz a equipa do Tsubasa, a seleção do Japão, toda com os nomes em japonês. E você fez? Caraças. Eu era mesmo na paz. Olha que se via aquilo. Apá, mas pronto. Parece que eu gosto do Japão e da África.

Sporting CP e Estratégias de Jogadores

00:11:05
Speaker
Eu gostei da Angéria, porque eu tinha o Wokosha. Lembro-me do Wokosha.
00:11:09
Speaker
Sim, mas isso era 20 anos atrás. Sim, tinha. tal cena, sempre gostei da Nigeria por causa do Ocoz. E pronto, e as seleções que falam portuguesa, um gajo tem assim... Pai, Pugnes, tem o Carinthia, Alangola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bicel, prontos, todas as equipas com as coisas. Mas pronto, para terminar, um gajo eu esteve no final do ano à trovação dos prémios da BEST.
00:11:35
Speaker
que é como eu costumo dizer, os gajos que são da best, mas às vezes os prêmios que são entregues não é o da best, porque os gajos não sabem quem é o da best. Porque o melhor golo não era aquele pá, o melhor golo era o Pedro Gonçalves, nem sequer estava no meio do setor. Um golo para ti. Mas acho que isso nem foi o maior escândalo,-se a ela, não é? Então, se eu ouviu-se... A atribuição do prémio é assim, não é? Pois. Ah pá, achas como é assim, Marcelo?
00:12:02
Speaker
Pá, acho que não. Para ti, quem era? Acho que chega... Acho que chega... chega de Mécis e Ronaldo, de puta tanta gente. Primeiro porque se aquilo é... É numa... É numa... Porra, é num ano civil, não é? Ou não é num ano civil, mas é de X data a X data. É o que eu estou falando, e às vezes... Os grandes troféus que ele ganhou terminaram imediatamente antes do início da contagem dessa data para atribuição do prémio. Logo a partir daí...
00:12:34
Speaker
Eu acho que tinha a ver que a contagem com a época, não é propriamente quando se viu. Tenho a sensação. Eu porque li, imagina... A Bolo Dour... Não sei precisar das datas, mas é tipo do dia 30 de um mês qualquer, até ao dia não sei quantos, do outro mês e do outro ano. E ele ganhou outro ganho que foi imediatamente no dia anterior. A contagem. Eu tinha que ficar com a ideia que era para a Bolo Dour,
00:13:00
Speaker
ele contabilizava a data do Mundial. Para o Pau de B, não contabilizava. Eu sei que havia uma discrepância entre um e o outro, mas...

Polêmica do Melhor Guarda-Redes

00:13:08
Speaker
Implantemente disso, acho que não faz sentido. Eu achei piada outra coisa, que foi o gajo que eles escolheram para o guarda-redes do ano, foi o Ederson. E o gajo que eles escolheram para o guarda-redes do melhor um do ano foi o de Courtois.
00:13:29
Speaker
Tipo, não faz sentido nenhum. a parte. A Jordânia acabou de empatar na compensação agora aqui do jogo. Ah, caralho. É muito típico mesmo desse tipo de... Mas pronto, temos dois portugueses no mundo, claro.
00:13:53
Speaker
Tem cartão, evaluação de cartão, ok? Não, vamos ver se não é agora, se não pode estar fora do jogo, pode ser para a Pena ou tipo assim... Siga para Bingo, os gajos são muito bonitos.

Futebol Português e Estratégias de Jogo

00:14:03
Speaker
Ah pá, vamos falar da nossa Liga, carasas. Bora lá. Hoje, deste mês, elas estão mais contentes. Já, ok. estou com um animozinho. Já, já. O Porto está aqui a mais à bola, que ele fez ali umas alterações e vi um jogo do Porto com o Ferense,
00:14:23
Speaker
Eu gosto de ver aquele make-up que eu tenho agora. Acho muito melhor do que...
00:14:31
Speaker
do... Como é que é o nome do quadradiano? Ah, agora esquecemos. O Estáquio. O Estáquio. Acho melhor que o... está, foi o que falámos. O Estáquio, o pai é muito esforçado, mas tecnicamente deixa um bocado a desejar, não é? E o Nico é bom. E claro, o que o Nico precisava era de um terceiro elemento ali no meio-campo para lhe ajudar. Que é então o PP. Ele... uma coisa que aconteceu ao porto foi o Taremi ir para a campo.
00:15:01
Speaker
Obrigou-lhe a repensar o 11 e acho que a alteração tática e principalmente o posicionamento do Pepe em campo. Até quando a Paremi volta?
00:15:18
Speaker
não vai a julgar que ele tem a por de firmar com o Milan. Ah, tu achas que ele volta? Não, pode voltar. Mas penso que o Sergio Conceição não vai... não vai ser eu estar em mim mais 10. vai ter que comer a alva nos treinos para entrar no lance. Sim. E tendo em conta que ele não comeu até agora, duvido que comer. Eu também gosto do Francisco Conceição, acho que tem teado...
00:15:48
Speaker
Não é... Sim, queres promulgir. Queres promulgir.-te como...-lhes fortes. Apá, tu vejo que o Galeno... E eu acho que o próximo a encostar vai ser o Galeno, que vai entrar o Ivan Reimer, que vai jogar. Sim. Apá, não sei. Eu acho que depende... O Galeno continua a ser um destruidor de jogadas. Sim, mas... Apá, numa equipe... Por exemplo, um jogo na Liga dos Campeões e se calhar apostava mais no Galeno do que no Ivan Reimer. Cada jogo pede o seu jogador, mas numa...
00:16:19
Speaker
Numa... ou seja, num 11 mais fixo, penso que... Poderá não ser essa época, ou a ser será mais para o fim, mas vais ver que o Ivan Reimann vai jogar mais regularmente que o Guilherme. É a minha convicção. A ideia é que tenha que o Ivan Reimann, sim, é bom jogador. O Ivan Reimann está na posição, a meu ver, está exatamente no mesmo...
00:16:43
Speaker
no mesmo estádio, no clube que estava o PP quando chegou. Ou seja, um jogador extremamente otá tecnicamente, virtuoso, trata bem a bola, mas taticamente precisa da escolinha do Sérgio Conceição para se tornar naquilo que o PP se tornou. Ou seja, naquilo que ao jogo sem bola. Acho que o Ivan Rame ainda não consegue dar aquilo que o Sérgio Conceição precisa.
00:17:11
Speaker
Quando o Porto está a jogar sem bola. Mas está a mudar imenso. E penso que ele vai conseguir dar a verdadeira evolução quando jogar com a valoridade. E é mais o Galeno continuar a dar... Ou seja, não continuidade às jogadas que eles vão ter a verter aos pés, quanto a que tenha acontecido.
00:17:35
Speaker
Irritantemente, muitas vezes. O Sérgio Conceição é homemzinho para apostar num jogo, olha, vais-lhe nisso. Então, quando eu tomar essa opção, eu ponho o PP no flanco, no guardo do Galen, então o Evenheim a meio, ou o Evenheim no ex-dominado?
00:17:57
Speaker
Eu acho que o Ivan Reimann vai para a aula. Mas eu entendo a tua questão. Porque eu penso que o Ivan Reimann mais... Pela razão de achar que o PT taticamente é mais evoluído, ou seja, eu porto a jogar sem bola e acho que no meio campo faz mais a diferença na pressão. Na pressão e no bloqueio da jogada da batalha da equipe adversária.
00:18:24
Speaker
O Ivan Ryben pode estar limitado, mas se a concessão de dizer, olha, quando estivermos a defender, corre um maluco para ajudar do teu lateral. E pronto. Agora, quando não é o campo, ele pode se perder mais. Eu acho piada. Não me agrada muito a piada, mas é o que é. A bola quando entra, e fico com a coisa que aconteceu agora no pôr recente momento, a bola começou a entrar. O pôr tinha 5, 6 oportunidades de gol para o jogo e não marcava.
00:18:49
Speaker
Agora, em quatro jogos, cinco jogos, a bola decidiu entrar. E está tudo certo, porque é assim mesmo, as pessoas treinam bastante e são boas. Eu acho que o Portão está tão bem, tão melhor do que estava seis, sete jogos atrás. Acho que a grande diferença está em que a bola começou a entrar. um jogo...
00:19:06
Speaker
Eu acho que o pôr tem mais fluidez. A confiança ao crescer, com os jogadores aparecendo, a ganhar, é mais fácil. Como é que vou dizer? É mais fácil, se tens consciência, puxar e puxar as horas, puxar pelos jogadores que correm mais e para se aplicarem mais em alguma coisa que seja necessária, e mandar-los para a cabeça. Depois de terem ganho, perdão por 2 golos e por estarem jogando...
00:19:37
Speaker
do que depois de um empate qualquer ou de uma terrota qualquer, ou de uma terrota contra o Sporting. Eu acho que é muito mais fácil isso.
00:19:49
Speaker
do que ao contrário. Parece que o Porto está a jogar muito e se melhor não estava a jogar muito. Eu acho que o Porto está a jogar melhor, claramente, mas acho que é mais pela própria questão do aumento de confiança que as pessoas estão a dar do que propriamente com uma grande mudança no nível geral, uma grande revolução.

Confiança e Melhorias do Porto

00:20:05
Speaker
É exatamente o oposto que está a passar com o Benfica. O Porto está a jogar... Eu acho que o Porto está a jogar melhor com base na confiança e os resultados acabam por mostrar isso. Exatamente o Benfica está a jogar cada vez pior por causa da falta de confiança e os resultados não estão a dar.
00:20:22
Speaker
Acho que é um bocado tudo, tipo, mudou a tática, se calhar incutiu um bocado a coisa de, olha, vamos mudar, isto tem que resultar e o pessoal viu que os jogadores viram que resultaram, entusiasmaram-se com a mudança e se calhar comprometeram-se mais. Também eu percebi a forma dos jogadores, o Ivan Nelson está a subir de forma e está sem lesões, que é o melhor.
00:20:46
Speaker
E nota-se que está muito confiante. Acho que foi um pouco de tudo. Mas eu noto que o facto de ter o PP e não o Taremi atrás do avançado, e pessoas andando mais recuadas do que o Taremi, não se cria ali um fosso entre dois médios em que um deles antes era o obstáculo. E o Taremi, que é difícil de fazer. E agora recua mais, vem mais ficar a bola, é mais rápido.
00:21:16
Speaker
Tentem a mesma capacidade de passe e de inventar as jogadas que o Tarembe, se calhar, é até superior. E acho que o Portugal, por me ser adiço, é mais fluido atacar e em posse. Eu acho que o Tarembe consegue criar essas jogadas... Desculpa. Desculpa, Silvio.
00:21:35
Speaker
Eu ia dizer que eu acho que o Taremi consegue criar essas jogadas quando tem mais espaço. Enquanto que o PP, ali em espaço esquerdo, se calhar, drible a 1 ou 2, até pode, como tudo, desintalar-se a seguir. Mas a maior parte, muitas vezes, consegue, em curtos espaços, indevindualmente, fintear e desembaraçar-se. E na mesma jogada consegue estar à esquerda e à direita, enquanto que o Taremi não tem essa rapidez. Exato, não tem essa.
00:22:04
Speaker
É outro tipo de jogador. É outro tipo de jogador. Claro, claro. Estou por um gajo de avançar com o Porto. Pronto, David Karno está supostamente arrumado. Está tudo. Está David Karno, está o Algançar, o Gil. Sim. E o Porto, achas que ainda vai buscar alguém? Eu gostava que fosse buscar um central. Fala-se agora de um central de Fomalicão.
00:22:30
Speaker
Mas se calhar não era isso, tendo em conta que nós falámos num podcast, se calhar não era bem isso. Pois não, mas também não dinheiro. Aliás, esta solução do Famalicão nem é gastado dinheiro. Acho eu que ele está emprestado do Santos.
00:22:51
Speaker
É dizer, olha, afinal, fui emprestado para a Porto agora, para esta segunda parte da época. É uma situação sem custos esquisitos, então. É uma coisa, mas... Eu fui agora confirmar, e por acaso eu tinha essa ideia, mas fui agora mesmo confirmar, o Fran Navarro tem 5 jogos na Olimpíada que têm 3 golos. Eu tinha certeza que ele tinha marcado um dos jogos seguidos e agora tinha de mesmo confirmar, mas por acaso não, ele tinha mandado uma bola ao Barre no...
00:23:21
Speaker
O Jogo dos Olimpiados com o Panathinaikos, e depois tinha marcado logo a seguir para o campeonato. E engraçado, eu vejo sempre um bocadinho a questão mental como a pão de peso gigante no que os gilos fazem. Eu acho que o Ferran Navarro, depois do que ele estava a mostrar no Gil, claramente era para ser um jogador para entrar até muito mais tempo do jogo do que estive no Porto, na minha opinião.
00:23:42
Speaker
Ou seja, eu acho que a questão mental, ele acabou por fracrejar ali. O Tarem, eu acho que durante a época, final da época passada, início desta época, a gente achava que o Tarem ia dar um pulo para o Inter ou para o Tottenham, ou para quem é mesmo, para o Milan. E acho que a questão de não ter dado esse salto, não sei se é desmotivação ou não, mas eu acho que ele não está a render isto como estava a render nos outros anos.
00:24:11
Speaker
E a falta de gols dele, a falta de eficácia do matador a frente, fez com que o Porto acabasse por ter uma fase em que até conseguia criar perigo, até conseguia criar oportunidades, que a bola não entrava. E se a bola não entra a um jogo dos jogos de três jogos em que não sorte, entre aspas,
00:24:31
Speaker
a mascarar o mau jogo que a equipa faz ou um jogo que a equipa acaba por fazer e isso acaba por ter um peso completamente diferente e acredito que o que aconteceu no Porto agora é engraçado é que por exemplo o Avenença não marca agora em 4 ou 5 jogos seguidos quase o duplo dos golos com o Taramitem
00:24:48
Speaker
Dois ou três vezes mais de jogos com que tem a ver neles. Eu acho que isso acaba aparecendo tudo até um bloqueio aqui que é. A equipa começa a render mais, começam os jogadores a não ter tanta pressão, começam as coisas a aparecer muito mais. O Fran Navarre, que vinha um passo para jogar a titular, acaba por ir embora porque não tem espaço, não está a fluir.
00:25:08
Speaker
E do nada, ninguém se lembra que o Porto está a jogar com o central das camadas de homens, ninguém se lembra que a dupla de central não é nem o Marcan, nem o Pep, nem mais ninguém. E é tão engraçado isto que agora, hoje, se a gente for perguntar, a maioria dos jogadores do Porto, dos adepts do Porto, se acredita que o Porto não pode ser campeão? Eles vão dizer que sim, claro que sim. Se a gente num podcast anterior tivéssemos perguntado se ele diria,
00:25:35
Speaker
Certamente. O que é fazer apenas a pensar na cabeça dele. Ele diria sempre, não, não. O Porto teve, hoje nunca pode deixar dar o Porto como perdidos num campeonato, mesmo tendo a jogar mal. É um facto. E a questão é que hoje, como a jornada da segunda volta, ou entrar para a segunda volta do campeonato, o Porto está claramente na luta

Eleições e Política Interna dos Clubes

00:25:53
Speaker
e está tão bem ou melhor do que a equipa que está logo acima da luta, que é o caso do Benfica, a nível do próprio entre aspas.
00:26:01
Speaker
do espírito da equipa. E o que é engraçado é que a questão das eleições, o foco, agora quem fala quando fala do Porto, falam de vilas boas, não a apresentação do projeto do Pinta Costa, agora a equipa nova, dos dois outros gajos novos que aparecem para a lista do Pinta Costa, e ter um pouquinho o foco da equipa de futebol. E isso acaba até por não colocar tanta pressão para a equipa poder se desenvolver, fazer o próprio trabalho deles. Não sei se isso concorda um pouco com isso ou não.
00:26:31
Speaker
Ainda bem que foste a buscar esta santa, esta santa, Eduardo, porque agora eu ia perguntar ao Cédio, o que é que tu, dos desenvolvimentos acerca das eleições, o que é que tu, o que é que tu estás a achar? Eu estou a achar, estou a achar por via, basicamente o Vila de Boas apresentou uma candidatura muito forte e muito bem estruturada e vai ser uma, ou seja, todas as semanas vai apresentar novidades
00:26:59
Speaker
e vai dar a oportunidade às pessoas fazerem perguntas, vai pôr os intervenientes a falar, a apresentar a ideia deles. E sabia que aquilo que o Pinto da Costa
00:27:09
Speaker
dizia que era, ah, eu nunca na vida fiz eleições, não vai ser agora que vou fazer campanha. Entretanto, ver a entrada de Las Boas e a maneira como ele está a apresentar e posicionar a campanha de uma maneira muito sóbria, ao meu ver, e muito séria, e com uma abordagem completamente diferente.
00:27:34
Speaker
o estava a fazer a mexer, basicamente, marcou agora para o início de verão, de fevereiro, e ele foi na alfândega para o Coliseu. Aquela coisinha de vou fazer sempre mais, vou fazer sempre mais, ou seja, nota-se claramente que está a correr atrás do prejuízo. E esta coisa de apresentar membros de direção nunca na vida vi e isso está acontecendo por parte do Pintacosta.
00:28:05
Speaker
Ele era um onshoreman. Tipo, era ele que ganhava e depois ele logo decidia quem é que estava à frente das coisas. Nunca vi umas eleições do Porto em que tive necessidade, ou que ele teve necessidade de dizer quem é que ia estar por trás dos diversos portamentos. Pois. Ou seja, nota-se que ele está a acusar, está a perceber que dizer, sou candidato não vai chegar. Ok. E vamos ver se...
00:28:35
Speaker
Se o estudo que ele está a fazer para tentar apanhar a pedalada das boas, vai ser suficiente ou não? O problema é que existe muito fanatismo no Porto. E a maior parte dos fanáticos são sócios.
00:28:55
Speaker
E pronto, é isso tudo, é isso que vai decidir. É o fanatismo a razão. Continuamos à companhia. Exato, tens minhas dúvidas. Não te vou dar uma resposta. Ok. Se tu fostes perdor... Eu acho que das duas uma. Eu acho que isso vai ser a 8,80. Um deles vai perder strontosamente. Achas? Acho. Acho que não vai ser dinheiro.
00:29:23
Speaker
Quer dizer, eu acho que se o Vila Boas ganhar é sempre estrondoso. Agora, o que pode acontecer é o Vila Boas ganhar e é uma uma notícia bomba, não é? Nos últimos anos no futebol. Mas se o Pinto Acosta ganhar e... Poderá ser também tipo 15-0. Vamos ver. Ok. Vamos continuar. Eu pessoalmente não acho.
00:29:53
Speaker
Não sei. O que no norte é pessoal muito seguindo? No futebol?
00:29:59
Speaker
Não é tipo... Estás a ver aquele pessoal que é do sindicato, das fábricas? Eu percebo, eu percebo, mas nas últimas edições, como uma posição, ou alguém pariu umas ordens com ele, não tão forte quanto o Vilas Boas, ele teve 70% ou 60%, não foi uma questão de gente... Não havia opositor, e se calhar os da...
00:30:24
Speaker
Os da religião dele, os seguidores ceguinhos do Pintacosta nem sequer tiveram necessidade de ir a votos.
00:30:32
Speaker
Também é verdade. Também é verdade. Agora não sei, agora é aqui que todo o voto conta. Tu achas que pode haver então uma afluência bastante grande ao volta do suíque? Isso pode ter influência na... Afluência, afluência, agressões, espécie de pelo barulho, vais ver. Ok. Vai ser um circo. Vamos continuar a acompanhar. Vai ser um circo. Por hoje... não falta muito. Então, por hoje nós vamos deixar o porto assim e vamos passar o Edward andou ali. Mas é, se eu quero dar uma parte.
00:31:06
Speaker
Acho que se o Willas-Boas ganhar, acho que ele vai fazer uma coisa interessante e de louvar, que vai ser incluir o Pinto da Costa nas tomadas de decisão e inclui-lo como representá-se na estrutura do Porto, por toda a direção. Tipo o presidente morário.
00:31:30
Speaker
E vai continuar a chamá-lo presidente. Ok. E acha que o Pinta Costa... Agora, se o Pinta Costa pode aceitar ou não. Exatamente. Pode aceitar ou não, mas vai dar essa... Como uma forma de mostrar que ele quer um Porto Unido.
00:31:53
Speaker
E faz bem. E faz bem. E eu acho, sim, eu concordo, concordo. Espero que você viste dessa forma, mas pode dizer... E tu viste isso na, agora na segunda, eu fiz duas sessões da apresentação da candidatura dele, fez uma primeira inicial dizendo que é candidato e uma segunda apresentando os três braços direitos dele, os braços direitos são os três pelouros principais, e pularam-lhe a questão de confrontar-me com a entrevista da RTP que o Pinto Acosta deu, que ainda acho que são os certos,
00:32:22
Speaker
em que o Pinto Acosta, pronto, começou com o discurso dele, não é? De ataque pessoal. E ele teve uma resposta muito sóbria, que foi, isso não é discutir o Porto, isso é andar a sapatada verbal entre duas pessoas que são muito inferiores ao que nós estamos aqui a discutir, que é o Porto e o futuro do Porto. E penso que acho que com isso rematou as hipóteses do Pinto Acosta voltar às campanhas
00:32:52
Speaker
para terminar tudo portanto, vou dar a minha opinião. Eu acho que quem vai ganhar as eleições vai ser a equipa de futebol ou com a equipa de futebol fazer até as eleições. Se o Porto continuar a ganhar como está a ganhar agora, vai haver promessas, entre aspas, maior investimento na equipa.
00:33:09
Speaker
vai haver, às vezes, uma equipa mais refrescada, como está agora. Poderá ser interessante até isso. Mas se a equipa continuar a ganhar, muitos os adepts vão dar anotais para usar a cintura pela corzinha e para o final. Agora, se a equipa continuar a não ganhar, ou se por acaso não voltar a uma fase de, não, uns e meio, dois meses atrás, em que jogos maus, resultados, confusões dentro do balneário, eu acho que a equipa poderá jogar um bocadinho a favor dos velhos bons. Eu acredito é que, se isso acontecer,
00:33:37
Speaker
para o Benfica e para o Sporting isso vai ser melhor do que ser o Villas-Bos a ganhar porque eu acredito que com o Villas-Bos a ganhar o Porto vai ganhar uma alufada ar fresco vai ganhar um sentido crítico de construção de plantéis e de tudo à volta da equipa e acho que poderá durante
00:33:57
Speaker
Esta fase menos boa, tanto tempo, não sei de campeã, não faço-lhe ideia, mas não, numa fase menos boa, fazendo a troca de presidente e depois acabar por conseguir crescer muito mais como clube, porque eu acho que o Porto tem muito mais para crescer. É isso que eu... É só... Ah, então, mas isso no fundo, isso para mim é bom.

Transferências e Desempenho do Benfica

00:34:13
Speaker
Para todos. Até para o Sporting. Claro, claro, claro, claro, claro, claro, claro, claro, claro, claro, claro, claro, claro, claro, claro, claro, claro, claro, claro.
00:34:20
Speaker
Por exemplo, a gente falou na questão do futebol feminino. O Porto indo para o futebol feminino não tem como. Não tem como. Vai haver mais um derby, vai haver mais um clássico. Até a própria mídia vai ser interessante. em cima tem o Braga, que é forte o futebol feminino, e depois tem mais equipas na Zona Norte. Não conheço.
00:34:40
Speaker
Sim, mas a camisola verde e branca, azul e branca e a vermelha e branca, tem um peso brutal no desenvolvimento das modalidades. É uma das coisas que me chateia em Portugal é nenhum dos teus grandes ter neste momento uma equipa de ciclismo. Por exemplo, não me cabe na cabeça não haver uma equipa de ciclismo do Sporting, do Porto e do Benfica.
00:35:06
Speaker
Mas olha, por essa Europa fora, conheces algum clube que o principal seja o futebol e tenha uma equipe de ciclismo? Não! Aliás, Portugal foi o único país em que teve equipas de ciclismo associadas a clubes de futebol. Na agenda do Benfica, o ciclismo sempre esteve presente. Até no próprio símbolo tem uma roda de bicicleta, por exemplo.
00:35:34
Speaker
Sim, sim, eu sou a dizer que o... Não é regra, não é regra. O Paulo estava a dizer que não consegue conceber isso. É uma ideia muito portuguesa. Ok, mas tipo, eu, na minha opinião, desporto... Os três grandes corpos de Portugal são o motor do desporto português. E por isso eles têm, na minha opinião, responsabilidade de não centrar todos os recursos no futebol e distribuir mais pelas modalidades.
00:36:05
Speaker
E o ciclismo, se tu fores ver bem, o Benfica, tu vendias menos um jogador com 20 milhões ou comprovas menos um jogador. Mas tu estás a mostrar as coisas, não podes mostrar. O futebol do Benfica, do Porto, eles podem estar na Sade.
00:36:27
Speaker
o Benfica, o Porto e o Sporting Clube. Claro, Eduardo, compreende isso. As edições do Porto não é passada. Depois o clube, por ter maioria dançada, vai indicar a alguém para ser apresentado ou para lhes representar o clube dançado. E por norma sempre o presidente do clube. Agora, o ciclismo, o handball, o basketball,
00:36:46
Speaker
futsal, não tem nada a ver com o dinheiro que o futebol não entra, são desesperados. E compreendo essa parte, claro, que isto não é literalmente pegar no dinheiro que tu ias gastar num jogador e criar uma equipa de ciclismo. Mas, o que eu conheço do ciclismo, que a gente sabe aos momentos que custa fazer uma equipa de world tour de ciclismo, tu vais ver, é basicamente o que custou comprar o Jurassic.
00:37:15
Speaker
É ou não é? Ou o Silver? Sem sim. E para a realidade portuguesa, metade sim. Metade, metade da uma equipa de... Tipo a Arcaica. Uma equipa world tour de entrada vegana a 8 milhões de euros. E vai a todos os pontos do mundo. Claro. Mas pronto. Vamos avançar para o Benfica então. Eduardo, o Benfica foi o supermercado.
00:37:42
Speaker
O Bafiqui fez o meu mercado. Se juntas o de verão com o de agora, sim. Quero resolver algumas coisas, mas não fico... Vamo ver. O que é que está a fazer? O Marques Leonardo parece um bom jogador. E o que é que tu achas do resto das transferências? Haja dinheiro, tudo se faz ao goleiro. Tirar para lá... Não para dizer que não vem assim. Não para dizer que não vem assim. É um fact. Eu vou fechar franco. Eu não gosto.
00:38:11
Speaker
Eu acho que isto é tico de novo de riquismo. Não curto nada. O AFI em Trásfaro em 5 meses contrata 3 defesas-esquerdas.
00:38:22
Speaker
É isso que é. Contrário, eu tive as coisas que errei. Fui o Jarasek, fui o Bernardo e agora o Álvaro Carreiro. Não consigo perceber a contratação do Jarasek e a questão é que alguém tem que explicar isso. Não é agora no final do Fecha do Mercado o Rui Costa ver dizer que foi uma contratação, o jogador não se adaptou.
00:38:44
Speaker
Para uma razão o treinador achou que não estava proposto. Não é possível gastar 14 ou 15 ou 16 minutos para jogar 3 ou 4 jogos a titular, depois estar um defesa central adaptado a jogar um defesa esquerdo e o gajo está a 3 jogos no banco que não entra na minha equipa.
00:39:03
Speaker
Não tem que haver medo. Não tem que haver medo. Eu acho que poderá ser até outra coisa diferente do que a qualidade da jogadora. Vamos ver. Agora, eu acho que fiz uma boa contratação. Acho que o Marcos Leonardo é interessante. Não sei se o timing de vinda do gajo é o ideal. Porque ao fim de acabar, tu vais estar a mandar o Muzo ir embora. Vai sair agora. E depois, quem que vais pôr no banco? Vais pôr o Tank, sabe, no banco, no modo que ele estava a chegar melhor. Até começar a ter algum soltário. Vais pôr o...
00:39:31
Speaker
Quem? Quem? O Pequenas. Não o Pequenas, o Pequenas. O Pequenas, a foda-se. Vas por o Pequenas ou o Pequenas? O Pequenas. Começa a estar mais interessado com a equipa. É um pouquinho trocar um pneu em andamento. Mas tu não achas que o Mousa vai embora porque ele é mais fácil de vender, porque se calhar, na lógica, nós valia mandar o Arthur Cabral embora.
00:39:52
Speaker
Mas quando estás a resolver reuniões tu não estás a planear as coisas diretas. O Arthur, com todo o respeito, não é um jogador a picar naquela forma como o Arthur Benfica. Não é um jogador que saia na pressão, não é um jogador que saia a ganhar os passos, que fazer a compensação.
00:40:09
Speaker
Não é uma coisa que estamos a falar em relação ao Porto. É um jogador que vai à linha, criar a tabela para depois aparecer à frente. Não é esse tipo de jogador. É um jogador que fica em espaço muito curto, centradária, para resolver isso. Não é um jogador que leve uma progressão. Não consigo compreender. Não entendo a contratação dele.
00:40:29
Speaker
Pá, a única coisa que vejo é a contratação do filme mais formais de desespero. Pá, mas chega, mas agora está, está. Eu acho que quando eu fico, faz um mercado de inverno até interessante. Vai buscar o Rolleyzer um pouco para surpreender a acida do Rafa, do Di Maria e até do Gossalgetes. O Rafa, tu achas mesmo que vai sair? Sim, sim. Não, não, não fica. O que ele está a pedir por mês não tem como ficar em Portugal. É capaz de ir para onde? Para as Arábias? Sim, é o que falam, no Pocahontáreo. É o Di Maria de volta para casa, para onde?
00:40:58
Speaker
Sim, se não quiser renovar, se não chegar a acordo para renovar. Também tem que ganhar bastante... Sim, mas a contratação até do puto que foram buscar agora, o Rollizer, foram buscar os estudiantes, é um pouco nessa linha, até jogando no mesmo lugar que o próprio Di Maria. Eu conheço muito pouco, vi 2 ou 3 jogos do gajo, mesmo quando estava a trabalhar, não tenho grande noção como é que... Não consigo ver nada do jogador. Agora, do Marcos Leonardo, sim, tinha feito os jogos dele, e é interessante. Agora, vamos ver.
00:41:27
Speaker
Não para ser um puto de 20 anos a resolver um problema de planeamento da equipe. Ah, ele o primeiro que faz uma toca na bola marca um golo, depois no segundo jogo volta a entrar e volta a marcar. bem, ok. O custo foi bem alto e agora é o pior de tudo.
00:41:44
Speaker
O problema do Benfica estava-se mais no banco do que propriamente dentro de campo. O treinador tem agora uma situação que é, tinha-se um defesa esquerdo, fui contratado a pedir o treinador aprecedor e estava a jogar um defesa central adaptado, em que vias claramente que a equipa não havia desequilíbrio.
00:42:03
Speaker
do Grimaldi e o próprio João Mária fazia as compensações e fazia o equilíbrio e ficava ali uma via brutal para o Grimaldi atacar. Isto não é isso. O Ifica não consegue equilibrar pelo lado esquerdo. E depois do lado direito, talvez o Di Maria não compensa definitivamente a subida do Hostas. E talvez é de jogo para jogo, tu notas claramente o Ifica com menos opções ou com menos ideias para jogar. Jogadores brutais, eu acho que tens.
00:42:29
Speaker
Não tenho grandes dúvidas que a melhor planta é a de Portugal, que depois tu vejo é claramente no banco que a benção é mais fraca dos 3 grandes. E se tu queres usar o do Braga, eu acho que é claramente um problema. E tu viste isso, tu viste agora um jogo da Parque de Taça da Liga, o Benfica entrou com uma forma de jogar.
00:42:46
Speaker
E foi daquela forma de jogar. Até ao final do jogo, tu não ves sair do banco, um plano B, tu não ves sair do banco, vamos jogar com dois avançados bem dentro, vamos tentar combiar a bola pela interna. Tu não ves isso, tu não ves isso. Tu não ves. E isso, na minha opinião, é... Se, por um lado, mostra que o jogador tem uma ideia fixa de jogo e acredita no trabalho que faz durante a semana, por outro lado, tu ves que é desta forma, é rusco com feijão, é rusco com feijão, é rusco com feijão. De qualquer forma, o Benfica continua na luta.
00:43:14
Speaker
do campeonato. Claro, mas a questão é que nos jogos o Benfica, a jogar assim o Benfica está mais perto de ficar em terceiro lugar do que ficar em primeiro lugar. A vantagem para o terceiro é mesmo a diferença que tem para o primeiro.
00:43:29
Speaker
A questão é que eu não posso dizer que fiquei surpreendido com a derrota agora contra o Asturil. Fiquei surpreendido com a derrota, como é óbvio, mas não é uma coisa que a pessoa não tem que estar à espera. Se o Benfica não marca as oportunidades que tem, não tem equipa para conseguir segurar o jogo. Tu viste o jogo durante os últimos dois jogos do Benfica, tu vies um Boa Vista, é conseguir criar perigo ao Benfica. Tu vies um Rio Ave, é conseguir dar um baile de bola no estado da luz.
00:43:56
Speaker
O rei o arrumou bastante bem contra o Benci. Bastante bem, bastante bem, bastante bem. E o resultado é completamente enganador. A expulsão teve bastante influência no desenrolar do jogo.
00:44:08
Speaker
O pior é que o que acaba para acontecer? Passou-se mais uma semana, mais quinze dias, com duas teorias caídas dos seus trameleones, é que a equipa em vez de jogar, em vez de evoluir, está a regredir. Agora vamos ver se para a entrada do puto vai do defesa esquerda decente, vai haver alguma troca de rotinas e ter por equipa um pouco mais equilibrada.
00:44:27
Speaker
A questão é como o jogador. Mas o problema eu acho que é mais o Orson, porque toda vez uma fica a pressionar. Uma fica a pressionar a saída de bola da equipe adversária. Uma fica agora a recua e fica com uma equipe demasiado curta para depois conseguirem impressão.
00:44:46
Speaker
A tua expectativa agora a ver com o regresso do BAC, com a integração deste novo defesa esquerdo, se o Benfica consegue montar uma equipa que possa ter um futebol mais parecido com o que tinha na época passada, no início?
00:45:03
Speaker
Eu não acredito nisso. Mas o mais parecido do que tem tido até agora, esta época? Eu não acredito. Eu acho que a época do UEFA, infelizmente, vai ser mais do mesmo. Tu não vais ver o Bayern entrar para o lugar do Orsonist. O UEFA vai jogar, se o Espanhol entrar no próximo jornal, ou daqui a dois jornalos, vai jogar com o Carreras na esquerda, o Ottoman e o António Silva, e vai ver o Orsonist à direita. E depois faz uma coisa que é,
00:45:31
Speaker
Não se percebe. Mas você acha que ele não tem o João Mário para meter o Orsas no lugar? E vai pôr o à defesa direita? Ele não faz isso. A questão é que o tem melhores números de assistências, por exemplo, do que o Orsas tem melhores números do que o Bá. Sim, mas como tu estava a dizer ainda agora que o Benfica precisa do Orsas ali naquela... ele é apoiado no free camp.
00:45:57
Speaker
Mas na minha cabeça era hoje que era meter esses 2 atrás, quando estiverem prontos para jogar. E então o Orsas se meteu naquela posição.

Táticas do Sporting CP e Desafios

00:46:05
Speaker
E o Sacrificado com a certeza que não vai ser o Di Maria, nem vai ser o Rafa. Mas eu acho que o Benfica é preciso obrigatoriamente duas trocas ali naquele 11. Na minha opinião. Tem que entrar onde fizer direito, que eu não sei se o Bach vai entrar agora. Era na minha teoria que seria o Bach. Entrar o puto onde fizer esquerda, onde fizer esquerda de reis.
00:46:25
Speaker
Seja o Carreras, seja o Bernardo quando voltar. E depois tem que fazer uma coisa tão simples, que é o João Mário mesmo precisamente não está conseguido andar contra o Ricardo. E tem que ir, o Koxo tem que ir para o lado do João Mário e no lugar do Koxo tem que entrar o Orsnaz. E onde que forma que vai ficar? No meio campo, Orsnaz, João Neves e Koxo. Sim.
00:46:53
Speaker
Depois vais ter o Oshas conseguindo a pressão, se saem na pressão o próprio Joneves e o próprio Koxo acabam por compensar mais. Agora tu não ves o João Mário fazer a pressão, tu não ves o Di Mário fazer a pressão, tu não ves o Rafa fazer a pressão, tu não ves o Arthur o Pequenas fazer a pressão. E tu tens 4 gajos.
00:47:10
Speaker
make-up ofensivo que nenhum deles faz pressão. O ridículo é que tu vês o Boa Vista é trocar a bola, onde os jogadores de defesa, se tu estás no Boa Vista, são para o lado de derrubos, são maus. Aparte eu não vejo um que fica pressionado, não vejo nada. E então na tua lógica, o Benfica tem se mantido na luta pelo Campionato, basicamente pela qualidade ofensiva dos jogadores? Individualidades, sim. Individualidades. Sim, individualidades.
00:47:37
Speaker
E tu achas normal o treinador do Benfica considerar normal perder, como foi neste último jogo?
00:47:50
Speaker
Silvio, eu acho que tem a ver um pouco, não mudou a conhecer um pouco a própria equipa. Um treinador do Benfico, um treinador do Sporting, por mais que a outra equipa jogue bastante bem, ele nunca pode dizer de nós podermos não haver ganho nenhuma perda com o Astoril. Não. Em Portugal é vergonha o Benfico, o Sporting não ganhar o Astoril. E não sei o que eu estou a dizer a perder. É muito vergonha o Benfico, o Sporting não ganhar o Astoril.
00:48:15
Speaker
Eu acho que é uma vergonha. E a partir de um momento que tu tens um treinador que acha que aquela forma de jogar vai do início ao fim do jogo, porque sim, porque achava que sim, é mal. Se tu vas para o trio dos penaltis, tu tens o azar de ter um penalti falhado. E acho que nem fica não fiz tudo que estava ao seu alcance para sequer estar bem por cima do jogo que não teve. Eu acho que é mal. Eu acho que é mal.
00:48:42
Speaker
O ano passado houve uma pequena grande diferença em relação a esta época. O ano passado a UEFA entrou muito isso também no campeonato, porque precisava por causa da questão da Liga dos Campeões. Tinha um lance completamente solidificado, em que era uma forma de jogar completamente diferente. E este ano o que é que acaba para acontecer? Traz-te o Grimaldi, que é o melhor, para mim top 3 defesa esquerda atualmente a jogar na Europa, perto do Grimaldi.
00:49:04
Speaker
que vais por um gajo adaptado, com um tecido central adaptado a 8 jogos, a 9 jogos, a 10 jogos, um tecido central adaptado, que não sai, que ele não consegue criar perigo. Se tu antes tinhas um gajo que era o dinamo do lado esquerdo, que fazia a linha esquerda toda, é que criava desequilíbrios, marcava de bolas paradas, marcava de bolas correiras, tinha cruzamentos também, mas sem perigosos, acabou isso. Se for passado, em jogos maus, aparecia a indivisibilidade do Grimmauld para resolver as coisas,
00:49:30
Speaker
a fazer uma coisa que acaba a acontecer agora com o porto. É mais fácil trabalhar em cima de um... Estás a ganhar e ganhaste mais um jogo e ganhaste mais de um jogo em que no rasgo a equipa não se for muito difícil, mas num rasgo, como se estivesse a ganhar um jogo. Isto, então, está muito oposto. Uma fica que este ano sofre quando não tem bola. E tu, uma vez, uma fica que faz a pressão acima. E depois é o normal e isso acontecer. é normal. O próximo jogo que uma fica tem é contra o...
00:49:59
Speaker
Eu não me admiro de nada que o Benfica não conseguia criar grandes oportunidades de bola durante o jogo inteiro. Sim, mas também não te admires que o Benfica mesmo assim consiga ganhar o jogo.
00:50:11
Speaker
Por causa das indivisibilidades. Exatamente. E não acha que tu vais ver o Benfica jogar muito isso melhor agora, no próximo jogo, contra o Estrada Amadora. É aquilo que tinha que fazer contra o... E quando eras treinador do Betica tu não acreditas que o Benfica é muito... vacas sagradas. vacas sagradas, foda-se o que tu... O que é que a gente quer? O João Mário... Não estou a falar do João Mário da passada. A questão é que este ano, da forma que as redes que a equipa tem, o João Mário não a conseguir acrescentar nada à equipa.
00:50:41
Speaker
E ainda mais falta colocar um tinho a ficar ali à frente dos centrais e libertares um bocadinho mais o João Mário e o Coque Choupa. O João Mário e o Coque Choupa é... Ah parma, tu não vês isso. E depois o que tu vês é, não uma continuidade. Tu te veste o Arthur a estar a fazer os melhores jogos agora. Tem alguma lógica de pôr agora o Musa?
00:51:05
Speaker
Mas na altura que o Musa estava a jogar bem, é na altura que eu trouxe o Arturo. E isso próprio, para os jogadores que estão no banco, que vão entrar e que estão a titular, percebem que a questão uma rotação um pouquinho meio anárquica. Eu acho que grande parte da não boa época do Benfica, e calma aí, não estou a dizer uma época nível de resultados, estou a dizer uma época nível de futebol jogado, acho que dos quatro grandes é a equipa que está a jogar pior futebol atualmente, tem muito a ver com o treinador.
00:51:33
Speaker
Sim, sim. Temos de nós alguma coisa a dizer do Benfica ou podemos falar agora do melhor clube da história do universo? Mas vamos contar uma fala do Benfica? Porra, não para trocar. Não para trocar da sua já. Está bem. Vamos falar do Sporting. Braga, que é campeão de inverno.

SC Braga e Adaptação do Sporting CP

00:51:56
Speaker
A gente vai ver que está em quarto de lugar. E vou dizer uma coisa do Braga, que é o Braga
00:52:04
Speaker
Não sabe se calhar jogar bem contra... Acho que é a única equipa que soube constantemente desmantelar o Guiocres. É o anti-shit code.
00:52:16
Speaker
A pá, porque o gajo contra o Fonte e contra o Paulo Oliveira, não é bem assim, porque o Braga acabou por fazer contra o Sporting, o que não fez no jogo contra o Porto, que foi encostar a linha de make-up para a linha de trás,
00:52:36
Speaker
E então ali cerraram os espaços nas costas, porque o Sporting não tinha espaço para jogar contra o Braga. E depois... Eu achei piada, o Sporting manda aquelas bolas à barra e não sei o quê. Mas são tudo finalizações incrivelmente difíceis. Se fosse gol, eram grandes gols. Mas tipo... Achei que o Braga abordou o jogo com o Sporting, que foi muito inteligente. E parecia que o Sporting... Pronto, interlúcio, não foi? Interlúcio? Mas é a tal coisa. O Ruban Amorente disse e eu concordo.
00:53:06
Speaker
quase 90%. Tendo aquela primeira parte com a Atalanta, não vi o suporte em merecer, a jogar mesmo bastante mal esta época. O jogo com o Braga até fui, eu não sei se vocês viram o jogo, eu achei um grande jogo de futebol sobre o ponto de vista tático.
00:53:26
Speaker
Houve situações, o suporte tinha de tentar, depois na segunda parte, aquela coisa do desespero, o suporte tinha de estar a perder, e como é a coisa, tentar ali marcar um golo à força, acabou por não resultar.
00:53:39
Speaker
Mas não posso dizer que estou desapontado com o desempenho do Sporting. Estou desapontado com o facto de eles não terem conseguido marcar gols, mas a nível de jogo jogado, depois que tentaram todos os possíveis. O Braga, até que nem uma equipa qualquer. Quando no jogo construí-lo, o Braga... Para foi um jogo de merda. Eu achei um jogo da treta. Havia o jogo todo. E...
00:54:08
Speaker
Apá, os trouxe-se aquele gajo que está emprestado pelo Braga a jogar, e eu pensei que o Braga ia-se ver a rasca, principalmente porque o canal tem logo de início. Mas pronto, apá, este ano temos duas taças atribuídas a Portugal, e são as duas equipas, uma que não joga nada, segundo o principal adepto desta equipa,
00:54:28
Speaker
E a outra que está desarrudada do título principal é que eu vou ser campeão de inverno. E pronto. E a melhor equipe ainda não ganhou nada, não tem nada para mostrar da época. Como o Eduardo costuma dizer, o suporte em jogos joga e depois não foi, ganham os outros.
00:54:43
Speaker
Não é assim tudo isso? O sport não joga como nunca e perde como sempre. Exatamente, era isso que estava a procurar. O sport não tem alternativa contra a maneira de jogar. Sim, pois, é uma coisa que... E a minha pergunta é, será por causa de quê? Será que o treinador não tem capacidade para mais? E está completamente overrated.
00:55:08
Speaker
Ahn... Olha, pode ser que sim. Porque sempre desse... Eu até lembro que no ano que o Sporting ficou campeão, e o Itboard, se lembrar destes podcasts, na altura com o Kord, ele dizia, ah pá, o Sporting tinha bastantes problemas. O Sporting tinha um problema aqui, e ele joga o peito para o Sporting para fazer isto e aquilo. Ah pá, e o Sporting?
00:55:29
Speaker
com o sucesso que foi tendo, foi melhorando com a qualidade dos jogadores. A forma de jogar não mudou muito. E este ano, até nós falámos no último podcast, do Pedro Gonçalves ter andado ali a mudar de posição, pode ser, mas uma coisa que eu gostava que ele tentasse mais, quando põe o Paulinho e o Guiócaras ao mesmo tempo,
00:55:51
Speaker
Tu ves que o Pedro Gonçalo joga, junta-se mais ali ao meio-campo, ele faz o meio-campo com três e pode ter umas nuances. Mas ainda aquele vício, se calhar tem que ser mais treinado ou tem que ser feita outra alternativa.
00:56:06
Speaker
Tem que haver ali outra hipótese, no meio daquele sistema 3 centrais, que eu obviamente não quero abdicar daqui para nada, haver umas nuances. um central que se junta para a construção mais à frente, ou o Pedro Gonçalves que se junta ao Meicamp e faz ali mais uma ligação, porque às vezes tu notas, o que nós falámos no Porto,
00:56:27
Speaker
de não haver ali o PP no meio e o Ajuntuar, muitas vezes acontece com o Sporting também, principalmente quando as equipas, quando o Sporting encontra equipas a jogarem blocos bastante baixos. O que eu queria era a conclusão disso, que era o Sporting tem um modelo de jogo de equipa pequena, de equipa pequena no sentido de equipa não dominadora do jogo. Em transições, muito em transições.
00:56:54
Speaker
A partir do momento que o adversário joga em bloco baixo e junte a linhas, o Sporting pode acabar por ganhar, porque tem jogadores com qualidade individual que fazem a diferença.
00:57:07
Speaker
Mas fica muito menos fluido o

Profundidade de Equipa e Desenvolvimento de Jogadores

00:57:10
Speaker
jogo do Sporting. Por isso é que o Sporting ganha muitas vezes ao Porto, ao Braga, ao Benfica, porque são clubes que jogam com drops mais speed. O Sporting não ganha muito ao Porto ou nem ao Benfica, calma aí.
00:57:27
Speaker
Eu não ganhei. Isto eu não ganhei. Isto eu não ganhei. A capaçalha também não. Eu não sei a quantos jogos o Rubu não ganhou bem, fica por exemplo. E o Porto também é uma coisa. E estava a falar do Guião, que era zap daço, e é o que nós vemos, é quando se portem jogos contra as equipas de bloco baixo,
00:57:47
Speaker
Pronto, menos espaço, mas pronto, tem ali uma oportunidadezinha, e posso usar o caso do Guiócaras, tem uma oportunidadezinha, ele usa o físico dele e a capacidade técnica, cria um golo. Ou o Edwards faz ali uma daquelas ventas, que a maior parte delas perde a bola, uma cacerta, pronto, uma jogada perigosa, golo.
00:58:11
Speaker
Contra o Braga, que tem defesas e, se calhar, uma organização superior e são uma equipa, no geral, melhor ao, por exemplo, ao Morarense, ao Estradão do Amador, essas equipas assim. Essas hipóteses de aparecer, essas branchas, são muito mais baixas e daí complica o jogo. E pelo suporte, claro, tem oportunidades da mesma, mas são de finalização extremamente complicadas. E à medida que o campeonato é avançando, as equipas vão descendo no campo?
00:58:40
Speaker
Claro, é sempre. Sempre, sempre. E cada vez é mais difícil ganhar jogos. E eu provejo que o Support England é mais dificuldade em ganhar jogos. Se bem que... A vida com o campeonato vai avançando porque o modelo de jogo vai fazer-se muito em transição.
00:58:58
Speaker
em colocar a bola nas costas da defesa e o Jokers, pah. Se bem que nota-se de pressa, nota-se de pressa. O Jokers ou o Brinca na Areia. Desculpem-se, o que estávamos a dizer? O Jokers ou o Brinca na Areia, o baixinho, vai para baixo. O Edwards. O extremo do Edwards, sim. E estou contente com alguns jogadores que estão a contribuir mais para a equipa neste momento. Por exemplo, o Trincão, que melhorou agora nos últimos jogos.
00:59:28
Speaker
E também o Daniel Bragança, tal os poucos, se bem que... Também continuam a ser, às vezes, inconstantes, mas por vezes elas jogam a mais. E o Sporting precisa disso, precisam dos jogadores que tragam coisas diferentes. E depois que... Também quem tem ali bastante influência, e eu estou aqui a dizer, eu gosto do Japão, eu gosto do Japão,
00:59:52
Speaker
Mas pronto, o que se calhar o que eu estava mais a jeito ao suporte era o Japão ser iluminado para o Maurito haver mais rápido. Porque o Maurito ali no meio campo, ele e o Hewland fazem ali uma boa dupla. E pronto, claro, quando nós falámos no outro podcast sobre a excepção do Quaresma contra o Porto, que foi ali aquele jogo que se calhar que fez ele... Opa, perdemos. Micro?
01:00:19
Speaker
Tens que apertar no micro. Oi Paulo? 1-2? 1-2? 1-2? Antes era que ele ficasse offline. Fui, foi. Liga a net! Ele não está a ouvir. Paulo? 1-2? 1-2? Ele online está. Tá. Eu posso estar a falar no seu telefone.
01:00:51
Speaker
Eu acho que o Super Nintendo está numa fase agora que não...
01:00:56
Speaker
Eu acho que o Sporting vive muito do que o Gioca está a lhe a dar. É a minha opinião. Eu acho que vai ajudar um bom jogador, mas a questão é que... Ainda faltam dois dias para fechar o mercado, se estamos positivos. Sim, mas se fizesse alguém... Mas não acredito. Acho que não faria lógica nenhuma vez empurrar agora o gajo. Acho que até a própria proposta de o Chelsea aparecer, acho que é bem... Acho que é meio fake, ou é que não... Acho que não foi confirmar a pertenção do Sporting nem a pertenção do Chelsea.
01:01:24
Speaker
foi para sentir. Sim, sim, sim. Para sentir reações. Mas a questão, o que estávamos a falar é um facto, o Super Enquanto tem equipas que lhe trocam o jogo, que apresentam o jogo para eles ou que... Olha... Foi. Está a tentar entrar. Foi. Não, o Super Enquanto tem equipas que...
01:01:43
Speaker
faz trocação do jogo, ou seja, que ataca um lado e ataca o outro, os partem entre muito bem. E acho que os partem crescer com a minha equipe. Agora, quando é que é obrigatoriamente ter as despesas de ataque do jogo interno, acho que acaba por não ter tanta sorte quanto isso. Enquanto tem aquela coisa de jogo de paciência, para a esquerda, para a direita, criar espaço, trabalhar a jogada, não tem isso tão bem oleado, porque vivem de...
01:02:11
Speaker
Tradições. Tradições. Exatamente. Tradições. Exatamente. Exatamente. Exatamente. Exatamente. Exatamente. Exatamente. Exatamente. Exatamente.
01:02:29
Speaker
Agora o jogo contra o Braga, eu tive para ver o seu jogo meio de jogueira, eu achei que o Subparanko fez um jogo muito melhor, merecia muito mais ganhar do que o Braga. Sim, tanto o supporting como a bonfica tiveram usado o jogo.
01:02:45
Speaker
Acho que foi mal jogar. Mas criaram um jogo suficiente para ganhar o jogo. Foi como o jogo ontem do Porto. O Porto dominou o jogo, mas podia facilmente ter chegado ao intervalo a perder 2-0. Chegou a ganhar 2-0, mas podia ter perdido estar a perder 2-0. Fizeram um penalti e fizeram um excelente remate à vara. O Porto em 2 minutos marcou 2 golos.
01:03:15
Speaker
Por isso, foi aquilo tanto que podia ter acabado 2-0 para o Forense como 2-0 para o Porto. Isso acabava 2-0 para o Forense?
01:03:26
Speaker
o que nós estávamos a falar aqui da questão da confiança para ter saído a balada e ter... Claro, mas no entanto o Porto jogou bem e domina o jogo, que... Não sei, claro. O bem-figuinho até agora, no último podcast, fomos depois do último podcast, no jogo contra o Firenze, que acho que tem oportunidades para marcar 5 ou 6 ou 7 goles, e acaba por empatar o jogo um a um, ou estar a ser um jogo, me recordo bem. E no entanto, o que jogaram foi, na minha opinião, dos meus jogos a nível ofensivo que o bem-figuinho fez esta época. A bola não entrou, isso conta muito.
01:03:56
Speaker
e agora à medida que as jornadas avançem vão valer os gols. E eu acho que agora este mês de fevereiro e março com acumular de... com entrada das pontificações europeias, vamos ver, porque viste quando o Braga jogou contra o Benfica?
01:04:21
Speaker
e depois a seguir foi jogar contra o Porto. E eles estavam sem gás, completamente nenhum. O Porto ganhou o jogo fácil, porque eles estavam... fisicamente não estavam a top. E também vinham de maus resultados. E também vinham de maus resultados o Braga. Sim, então é verdade. Mas a questão física faz ali a diferença para o Porto ganhar o jogo. Isso agora vais montar muito. No final de fevereiro, vais ver, ou durante o mês de fevereiro, vais ver... Vai até ter que haver necessidade de levar a jogadores, porque não aguentam o ritmo.
01:04:50
Speaker
E se para que não tem um plantel assim tão forte quanto isso? Paulo, não ninguém está a ouvir. Pois não. Não tem um plantel forte, mas não tem um plantel tão profundo quanto isso. E até agora não teve lusões. E até agora não teve lusões a suporte. Na minha opinião acho que não. Porque me lembro, entrando o Santo Justo, que não teve mais ninguém que passasse... Tem um pouco lá, mas ali duas ou três semanas não está a ler, mas... Bem, mas não foi o Marcano. Paulo, vocês ouviram muito escuros fantásticos? Não, não, não. Estavas a falar porqueria e a internet bloqueou.
01:05:20
Speaker
Onde é que acabou? Vou-te censurar. Não, a minha internet caiu e tu agora com o 4G. Ah, fantástico.
01:05:31
Speaker
Onde é que parou? Estavas a falar da questão dos doces crescimentos do T-Sport, contra o Braga. Não estava a criar, as oportunidades que teve, as bolas dos ferros, não tinha sido nada para ir além, também tinham sido jogadas mais... E falei do plantuel a seguir? Não. Não. Estamos nós agora a falar de agora, de agora no esse vermelho, de entrarmos agora com as competições europeias e com o volume de jogos.
01:05:58
Speaker
que o Sporting tem que ter a necessidade de remeter os jogadores, de ajustar-se ali para o Antel, porque senão...
01:06:07
Speaker
o... independentemente de jogar bem, acho que a capacidade física vai fazer a diferença na vitória e na derrota, porque não pode ir sempre com os mesmos para dentro. Sim, mas o que eu estava a falar, quando estávamos aí... Estavas a dizer, com a entrada do Bragança, e com a vinda de Morita, e com o Quaresma, e com o Tricão, que ali a contribuição dos jogadores que vêm do Banco e que estão lá...
01:06:33
Speaker
a dar com coisas novas e a dar alguma qualidade também ao plantão. Exatamente, era isso que eu estava a dizer. É a esperança que eu tenho.
01:06:43
Speaker
para que as coisas vão a bom porte, porque não é a mesma, pode acontecer. O Sporting acaba por jogar bem e acontecer como o Eduardo diz, perdendo a mesma. Claro, isso mesmo. Eu não vejo outro caminho sem ser isto. O que eu queria dizer é que tendo em conta as circunstâncias e a mesma história dos outros três anos, eu não vejo outro caminho sem ser isto, do Sporting lutar com estas armas. Pronto, é basicamente aí.
01:07:12
Speaker
Mas tu dizes isso porquê? Porque eu espero não poder fazer contratações, é isso? É assim que te estás a dizer? Porque eu acho que o trabalho que está a ser feito na minha cabeça tem lógica, é por isso. Ah, ok, ok. Mas é sequência do trabalho. O dinheiro que gastaram no diócaras e que podiam ter para gastar mais no salto que tinha na vena do pelinho do Gerte, eles têm dinheiro para contratar.
01:07:37
Speaker
Sim, ok, mas... Vocês até fizeram um acordo com os bancos para não pagar, vocês pedirem dinheiro e no passado não pagam. Por exemplo, agora... Eles agora foram... Eles agora foram buscar aquele defesa central, o Rafael, é mesmo a pensar, e depois o Colatas também vai sair do Sporting Polano. E depois, ah pá, eles já... Mas vai sair? Porquê?
01:08:01
Speaker
O contrato acaba, não é? Não sei. Não sei, estou a perguntar. Mas sim, porque o contrato acaba e eu penso que é aquela coisa de, opa, mesmo tu notas que o Sporting Cooker Watson Camp joga diferente do que quando ele está...
01:08:19
Speaker
do que quando é outra tripla de centrais, quando é Diomand, Quaresma, o Gonçalo Inácio, então o suporte tem outra, os centrais têm outra liberdade para jogar mais alto, e isso, com o Colatas se nota. Até, por exemplo, com o Vizela, nota-se a pá,
01:08:41
Speaker
ali uma jogada de contra-ataco, o gol do Ascend, em que tu vês, pronto, o gajo é a duro de reigns, o Ascend faz uma finta de corpo, um incústio e o Coates, apesar de ser grande e forte... Mas tu achas que o gajo que foi um contra-ataco lechoso vai ser gajo para substituir o Coates? Isso não se está a dizer?
01:08:57
Speaker
Não no imediato, mas é um projeto para o futuro. Para daqui a dois anos, se calhar. Quer dizer, tu achas que... Este gajo que vocês foram contratar agora, que não me recordo agora o nome. Preste desculpa, não me recordo o nome. Rafael. Precisamente. Precisamente. Tu não acordaste o nome? Tu achas que este Rafael é mais um diamante do que um frasneira.
01:09:24
Speaker
Ele é central? Não, tu achas que vai ser um jogador, um tiro certeiro, como vocês fizeram com o... Ah não! Apá, Eduardo, isso é como tudo, ou te contratas um jogador, ou como dás dinheiro para o Juroseque e pensas que vai ser grande lateral e as tantas não...
01:09:39
Speaker
Não é aposta e acaba por nascer o que tu falaste para que é. Mas tu não estás a ser justo. Tu estás a ser... Estás a esgabar. Estás a falar do uracé que ainda faz a maneira que... Ah, eu estou a dar um exemplo. Estou a dar um exemplo. Estou a dar um exemplo. Estou a dar um exemplo. Estou a dar um exemplo. Estou a dar um exemplo. Estou a dar um exemplo. Estou a dar um exemplo. Estou a dar um exemplo. Estou a dar um exemplo. Estou a dar um exemplo. Estou a dar um exemplo. Estou a dar um exemplo. Estou a dar um exemplo. Estou a dar um exemplo. Estou a dar um exemplo. Estou a dar um exemplo. Estou a dar um exemplo. Estou a dar um exemplo. Estou a dar um exemplo. Estou a dar um exemplo. Estou a dar um exemplo. Estou a dar um exemplo. Estou a dar um exemplo.
01:10:04
Speaker
Tu vais buscar o jogador que pensas que é o jogador certo, mas circunstâncias, podem ser várias as circunstâncias, que levam a que pronto, que ele não cingre, que não aconteça o que estava... Mas a ideia que eu penso que eles têm é que é um jogador que vai evoluir e que vai tipo, vai ser um...
01:10:24
Speaker
um central, pá, o Fresneira também ainda não está acabado... Não, por acaso não era o Fresneira que eu queria te falar, era o do Telongo. Não, o Telongo, o Argentino, que agora foi emprestado... Pois, olha, isso é o outro. Isso que até custou um dinheirinho, estás a perceber? Não, isso é custo cero.
01:10:42
Speaker
Ah, pois fui! Fui ver lá, olha, sabes o facto de eu ter ido para o Sporting, da forma como que foi, que foi um pedaço maldrabiço, não teve influência na mentalidade dele. Ah, pode ser.
01:11:00
Speaker
É esse tipo de coisas que às vezes vamos buscar assim, para que gasta menos dinheiro. Mas pronto, então eu dou-lhe outra oportunidade agora. E não sei se ele está... Ele tem que estar agora no Rio Ave? Falaram-se que era para o Rio Ave. Mas falaram-se que era para o Rio Ave. E não sei se ele está e tem ideia que eu fui mesmo para agora. O Rio Ave, por exemplo, eu pessoalmente não escolhia o Rio Ave para ele. Porque o Rio Ave tem o Maycamp solidificado.
01:11:29
Speaker
Tem o Google Rodrigues e tem o Maycamp ali, que acho que é... Por isso é que o Rio Ave fez de ser coisa, caso a dificuldade não bem fique. Por exemplo, e isso eu acho que é... Por que é que ele vai para o Rio Ave? Porque eu acho que tem a ver com influência do gajo que vai ser presente no Rio Ave. Ele teve um prestado ao Copiniaga. Agora eu não sabia. Estava agora aqui a ver.
01:11:52
Speaker
E não ajudou no copo em água. O Sporting, pronto, tem acertado nas contratações, mas tem acertado em quase 100%. Tem acertado mais do que, por exemplo, na altura do... Na altura do Guilherme Lopes e desse pessoal assim, que iam buscar o gol. A parada aumentou, do que gastas para os jogadores.
01:12:21
Speaker
Exatamente. É isso que eu estava a dizer. Eu fui para

Gestão Financeira e Planeamento no Sporting

01:12:24
Speaker
e fui ver. Eles gastaram 18 milhões no Yuleman e 20 milhões no Giocchiere. Não para... Tudo bem que vocês peguem dinheiro ao banco para contratar os juros, pois não pagam ao banco. Isso não é que está a parte. Não posso estar sempre a dizer a mesma coisa. É juros negativos. Quanto mais tempo demoras a pagar, mais pagas. Eu sou francês. Esquece. És para apoiador. Diz-lhe que quero saber.
01:12:45
Speaker
Eduardo, mas é tal coisa, a conclusão é que eu chego e não posso então estar aqui.
01:12:54
Speaker
poucas coisas, se calhar, taticamente, erros de decisões nos jogos, erros individuais dos jogadores, e posso ser pronto, este teve influência no resultado, mas eu acho que a nível de organização e a nível de planeamento eu não posso dizer, apá, estes gajos estão a trabalhar mal. Por isso é que faz.

Futuro do Treinador Ruben Amorim

01:13:11
Speaker
O medo que tem um pedaço é que ele não rouba namorantes, é pronto, fiz tudo o que tinha a fazer no Sporting, agora vou com outras paradas. Eu acho que o problema é esse.
01:13:20
Speaker
O problema é que os fãs, ao final da época, sem ganhar nada, e ele disse agora, duas ou três dias atrás, se não ganhar nada sai pelo próprio pé. Eu acho que esse é o problema, é que o gajo vai ir embora, quer ganho quer não ganho. Eu não queria que ele fosse embora o mesmo que o Sporting não ganhasse nada esta época, a questão é essa, porque eu acho que o Sporting tem neste momento uma coisa que está tão bem oleada,
01:13:44
Speaker
Pronto, às vezes, é como eu digo, e é como eu penso na minha vida normal, como o Silvio sabe, eu estou aqui a treinar para tentar ganhar o grande fundo, e posso, se calhar, fazer tudo direitinho, tudo perfeito, ajudar-te tudo, nutrição, tudo direitinho, chegar à prova e haver um goágio, que foi, se calhar, metade do que eu fiz, mas, por simplesmente, é melhor que eu e ganha-me, e pronto. Ou do pouso.
01:14:11
Speaker
Diz? Ou tomou qualquer coisa que lhe deu... Oh, isso? Que lhe deu mais gás? Pronto, alguma coisa que fiz, mas pronto, isso invalida com o que eu fiz, fui o mais correto? Não, não posso... Pronto, é a conclusão a que chega essa. E não nada dos conhecimentos que eu tenho, do que eu vejo do Sporting, que eu possa dizer que o Sporting é, na minha opinião, neste momento,
01:14:35
Speaker
um clube mil vezes melhor do que era antes do Varandas. Ou antes do Cuba Namorém mais propriamente.

Crescimento e Estratégia do Sporting CP

01:14:45
Speaker
Eu acho que o Sporting é um projecto claramente identificado e que está a trabalhar sobre as posições das linhas coletoras. Para o bem e para o mal,
01:14:59
Speaker
A questão é que na prática a gente sabe o que pode contar com o suporte e com a forma que estão a trabalhar.
01:15:10
Speaker
Eu quero ver o Ruben Amorim ficar no Sporting e desenvolver esse plano B. Estás a perceber? Eu quero que ele se torne o melhor treinador, e que o Sporting torne-se o melhor clube, com ele lá, porque se ele sai, o Sporting tem que basicamente, o meu medo é que eles podem ter que começar do zero, compreendes? É isso? É, mas vai ser o mais certo. O mais certo é que o mais certo vai acontecer, vai ser... Mas olha, o Ruben Amorim, consigo ver nas entrelinhas do discurso dele,
01:15:38
Speaker
que ele está quer dizer, ou subimos aqui o nível, ou eu vou buscar o nível do outro lado. Porque é muito bonito andar a fazer o que ele faz e tem o seu valor, mas ele quer matéria-prima para dar o next step à equipa. Isso é em Portugal? Não, o next step no sentido de porque o Sporting parte sempre como
01:16:08
Speaker
ou seja, instintivamente, porque é que o Sportic está sempre um passo atrás para o Porto de Benfica? No início. Por que é que é esse estigma? É porque, pronto, as circunstâncias, é o estomial. Mas também porque olhas para a equipa e pensas aquilo que nós falamos até agora. Exato. No mundo perfeito, sem lesões e tudo aquilo que muito bem, dá. Agora, lesiona-se aquele um mês ou outro um mês,
01:16:38
Speaker
Começa logo tudo a dizer ui, calhar, bom, o que é que vai acontecer? E o Robonamorin não quer ir. O Robonamorin quer um plantel, quer lhe que diga, independentemente de todos os imponderáveis.
01:16:52
Speaker
imagina que o Sporting é campeão, ganha a taça e ganha a Liga Europa e que o Guiócaras marca na final da Liga Europa 3 ou 4 golos e leva o Guiócaras, estás a perceber? O shit code também vai embora, estás a perceber? E é que eu mesmo preciso, o clube
01:17:15
Speaker
de dar esse step-up que tu estás a dizer, porque tem que, se calhar, ir procurar, não diga ir procurar o jogador. devia ter ido buscar, não tenho dinheiro, devia ter ido buscar, é isso que eu roubo namorinho. Claro. Ou seja, eu entendo, eu vejo um pouco um disposto subliminário no que ele vai dizer. Porque, se calhar, o que ele diz é, eu estou sempre com o coração nas mãos.
01:17:44
Speaker
À qualquer momento fico sem equipe, entre aspas. Ele monta uma fórmula vencedora, com os jogadores que tem. E não consegue ter plano B, ou não consegue ter um plano B tão fluido como o A, porque se calhar não tem matéria prímica. Acho que ele está a dar esse discurso de... ou mudam condições para eu...
01:18:11
Speaker
ter plano A, B, C, ter aqui um jogador que pode não ser para entrar para já, porque o jogador A é intocável, mas que a partir do momento que o jogador A sai, lesiona e ele entra ali e rende tão bem, rende igual e consigo ter equipa sempre a jogar, ou pronto, diz ele, se não ganha nada vamos embora. Mas eu acho que ele precisa demonstrar este ano
01:18:40
Speaker
com o maior eficiente que eu souberia que ele teve, pelo menos a nível do jogador individual, claramente, com o Jokers e com o Hillman. A questão é que, se eu mostrar que eu consigo subir o nível também, e ganhar e apresentar tassas com isso, ou com títulos com isso, eu acho que o clube tem tudo que traz a responsabilidade, a justificação para colocar mais dinheiro nas mãos e colocar um platel mais bem empregado, principalmente nas condas linhas. Mas ele também tem que mostrar... Ah, mas isso é um trabalho de muitos anos.
01:19:09
Speaker
também, mas não muitos anos. Imagina que aquele campeão vai para a Liga dos Campeões e com o dinheiro que vai entrar na Liga dos Campeões ninguém sai abaixo da cláusula. E que se quiserem o Guiócaris, vão ter que pagar os 100 milhões pelo Guiócaris e pelo final.
01:19:25
Speaker
é campeão, como eu estava contando nos campeões, a direção diz-lhe, olha, ninguém sai, não sei pela clausula, mas ele sabe que se baterem a clausula não tem como controlar isso. Agora, imagina que não é campeão, que fica em segundo lugar e que uma caminhota qualquer... Tão, se pode não avançar, tu, o problema é esse... A questão não é minha, mas a questão é que às vezes se estão a ver de entrada para a Liga dos Campeões, vão dizer, oh não, mas temos que vender aqui dois gajos, três gajos, e que se baterem abaixo da clausula, vai abaixo da clausula, porque o Diocres
01:19:54
Speaker
Isso vai a 80 milhões e não conseguimos ir buscar um gajo de 20 milhões porque temos que abateir ou o que seja. estou aqui para nos... Sim, sim. Mas isso em partilho, compreendo 100%, para mim acho que é mesmo o problema. No Sporting não outra POTS do Clube Cristeiro.
01:20:13
Speaker
sem ser ganhando, ou sem ser tanto constantemente forte na Liga dos Campeões. E isso, com o passar dos anos, nos próximos anos vai ser para um clube português cada vez mais difícil. E por isso, na lógica, se podem querer crescer, como a Cuba o namorou.
01:20:31
Speaker
Quer, tem que ser ganhante. Não outro efeito. Vamos ver. Vamos ver. Eu espero bem que não. Isso eu espero. Eu espero bem que não. Eu espero bem que não. Eu espero bem que não. Eu espero bem que não. Eu espero bem que não. Eu espero bem que não. Eu espero bem que não. Eu espero bem que não. Eu espero bem que não. Eu espero bem que não. Eu espero bem que não. Eu espero bem que não. Eu espero bem que não. Eu espero bem que não. Eu espero bem que não. Eu espero bem que não. Eu espero bem que não. Eu espero bem que não. Eu espero bem que não. Eu espero bem que não. Eu espero bem que não. Eu espero bem que não. Eu espero bem que não. Eu espero bem que não. Eu espero bem que não.

Encerramento e Despedidas

01:20:57
Speaker
Não percam o próximo episódio. Obrigado, Silvio. Obrigado, Eduardo. Pessoal, até à próxima. Um grande abraço. Até para a semana. Até para o próximo episódio. Exatamente. Fique bem. Fique bem. Boa noite para vocês. está? Espera, tenho que desligar o crack.