Become a Creator today!Start creating today - Share your story with the world!
Start for free
00:00:00
00:00:01
Força no Pedal 40 - Um Giro em Itália...Andiamo! image

Força no Pedal 40 - Um Giro em Itália...Andiamo!

PDC Podcast
Avatar
28 Plays7 months ago

Bem-vindos a mais uma edição do PDC Podcast.

Hoje juntamo-nos para falar de ciclismo com o nosso programa - Força no Pedal no quinto episódio da época 2024!


Vamos falar das ultimas do ciclismo, fazer o rescaldo das ultimas provas e falar do Giro que aí vem!


Também temos novidades acerca do Le Tour de Pedal!


Enjoy!



Este Podcast contem musica de TaigaSoundProd:


Rock Guitar Intro 03 by TaigaSoundProd

Link httpsfilmmusic.iosong6744-rock-guitar-intro-03

License httpsfilmmusic.iostandard-license

Recommended
Transcript

Introdução e Aviso

00:00:01
Speaker
Aviso-me, o programa que se segue pode conter linguagem ordinária e ou verbalmente agressiva, que pode ferir as suscetibilidades dos ouvintes mais panígicas. Obrigado. Este programa conta com o apoio de X-Muse. Powering your dreams.
00:00:19
Speaker
Olá, e bem-vindos ao PDC Podcast. Exato. Olha, Carlos, então hoje vamos dar umas pinceladas no que aconteceu no final das clássicas e falar do que vem, que é o giro de Itália. E depois vamos fazer, se calhar, um anunciozinho, não é?
00:00:43
Speaker
Ah, sim, sim. É isso. Exatamente. Pronto.

Parabenizações no Ciclismo

00:00:47
Speaker
Opa. O rolojo não era...
00:01:11
Speaker
Então Carlos, olha, antes de começar eu quero dizer uma coisa. Eu ando sempre com umas curiosidades antes de cada episódio. Eu acho que vamos passar a fazer esta sessão antes de começar a falar de muitas coisas e-se uma curiosidade. E queria dar aqui os parabéns a três pessoas que participaram numa prova que tu me falaste por acaso, que era o maior 412.
00:01:34
Speaker
Ah, sim, sim. Exatamente. Portanto, temos duas pessoas que fizeram os 312km, que são o Pedro Seitele e o Silvio, o Silvio Gonçalves do podcast. O Silvio fez mais rápido que a Ana Migue van Vleuten.
00:01:50
Speaker
Ai! Por isso, o Silvio de parabéns, o Pedro, claro, também. Ah pá, 312 km em menos de 11 horas, ouve. Ainda bem. É força no pedal. É força no pedal, pá. Parabéns. E um dos participantes do Le Tour de Pedal, o João Sobrinho, fez a versão de 260 km, se não me engano. Ok, que de mini não tem nada.
00:02:17
Speaker
Fonix,

Interesse em Desafios Futuros

00:02:18
Speaker
é a versão mais pequena. Mas olha, Carlos, olha, eu por acaso fiquei tentado, se calhar nos próximos anos, tentar fazer este desafio, como o Pedro, o João e o Silvio fizeram. Sim, sim, eu apena ter visto aquilo, também as discussões acabam rapidamente, se é uma coisa impensada com antecedência.
00:02:41
Speaker
Exato. Eu também não tive conhecimento. Fui quando vi e mandei-te logo o link. Sim, e quando mostraste isso por acaso, o Silvio e o Pedro me tinham dito que estavam a se preparar para essa prova. Quando me falaste nisso eu reconhecia por acaso. Mas é uma daquelas coisas, daquelas desafios para o futuro.
00:03:03
Speaker
Não tem que ser tudo na ilha da Madara, temos que ir para outras ilhas. Não fica assim tão longe. Eu quero dizer, aquilo é para uma de maior cana, não é?
00:03:11
Speaker
Palma de Maiorca, para mim nem fica nada longe.

Logística de Eventos em Mallorca

00:03:15
Speaker
Haste em voos diretos da Antwerp e tudo, do aeroporto Antwerp. E pelo menos acho que quando fui a Maiorca de férias, vamos dizer diretos daqui, acho que não foi de Bruxelas. Mas pronto, para tanto parabéns, os dois PTZs, o Pedro e o Silvio. E o Silvio, claro, membro do PTZ Podcast.
00:03:35
Speaker
e o João Sobrinho, que eu conheci o Ikea Dias naquela coisa de convidar o pessoal para os nossos passeios e ele por acaso meti-me no Strava e por acaso vi, é pá, este gajo também andou em meia hora, que é uma versão mais pequena, é uma versão mais curta, mas pronto, também fez. Sim, sim. Sim, senhores. Vamos falar de como é que acabaram as clássicas, pá.
00:04:00
Speaker
com o último monumento desta primavera, a velha senhora, que foi o Iés Bastão e o Iés.

Resumo das Clássicas de Primavera

00:04:12
Speaker
Apá, Carlos, estávamos à espera de outro resultado. Era a prova mais fácil de adivinhar.
00:04:19
Speaker
Para não estar sempre a constatar o óbvio, pronto, ok, foi o que foi, mas eu fiquei surpreendido com o Mathieu van der Poel, a forma como ele chegou ao terceiro lugar, porque ele em vez de andar a atacar que nem um louco,
00:04:37
Speaker
Ele deixou os gajos tentar seguir o Pogacar, quer dizer o Carapaz praticamente, que tentou seguir o Pogacar. E depois fui aos poucos recuperando lugares até que chegou ao terceiro lugar. Eu gostei. Exatamente, ele ficou para trás, não teve capacidade de resposta, mas depois aos poucos... Ele é um especialista em provas de um dia. O sprint era de longe o mais forte.
00:05:03
Speaker
Claro, claro. E pronto, ele foi no grupo e conseguiu chegar ali. Mas também, eu penso que se um momento que o Matias van der Poel vai ter dificuldade em ganhar, vai ser Aliex Bação Aliex, porque não nada a favor dele.

Dinâmica e Estratégias de Equipe

00:05:27
Speaker
Não, e o pior ainda é a Lombardia.
00:05:31
Speaker
A Lombardia ainda tem mais montanha que a Liés de Bassão em Liés. A Lombardia normalmente quem ganha são sempre os homens ou trepadores, homens da Geralde. para fazer assim um somatório desta época de clássicas, tu ficaste...
00:05:49
Speaker
Satisfaz? Ou não? Teve pena que o Van Arte tivesse tido aquela caída logo na perna. Não sou, muitos. Teve pena que a Jumbo tivesse ficado tão desfalcada. Exato, sem ir à porta. Enfim, foi uma razia.
00:06:07
Speaker
Além das outras raseias que ainda não sabemos bem as consequências para as grandes voltas. Porque eu penso que naquela queda onde cai o Remco e o Primoz e o Jonas Vingard cai também alguém que fosse apontar ao giro.
00:06:30
Speaker
assim de uma hora de repente eu acho que não porque o Vine estava a peir ao giro não estava? estava estava estava apontado a peir foi substituído olha não sei quem é que o substitui sinceramente pronto mas está a tal coisa eu achei que
00:06:50
Speaker
Apá, começou com o Poggy a fazer aquele solo na... na coisa... na Strada Bianca. E ok, fixe, impressionante e tal, me-se aborrecido, mas depois aconteceu várias vezes, o Vanderpool fez isso mais umas quantas vezes e o Poggy voltou a fazer agora. Porque o Poggy ainda atacou mais cheio do que o Remco atacou o ano passado. Foi, foi.
00:07:20
Speaker
Olha, e eu vou conhecer de primeira mão aquelas coisas, porque eu, no domingo, eu e o vamos para treinar. Vamos para treinar, pá. Vamos fazer o Stoke, o col do Uana, col do Stoke, col do Stoke, e vamos fazer supostamente o que se diz nas estatísticas, que é a montanha mais acessível da Bales,
00:07:44
Speaker
que é o col do Cirque. L'Arredoute é mais... L'Arredoute não é tão difícil como se toque... O que a L'Arredoute tem que é uma parte bastante inclinada onde é bom para atacar. E é numa fase da corrida onde tu podes atacar, como o Remco fez. Sim, se for uma subida destas a 100km não tem a mesma importância.
00:08:07
Speaker
Não. O Cote du Stocco, por exemplo, é famoso porque no final, no topo da chegada, tem o monumento do Eddy Merckx. Ah, vi, vi. Essa é a paragem obrigatória lá. Eu e o vamos tirar uma fotografia aí. Tem que ser. Isso é obrigatório. Sim, senhor, pá. Ah pá, vamos falar do giro. Isto é o que é giro. Sabes, eu hoje não estou com muita pique para falar do giro. Sabes porquê?
00:08:37
Speaker
que passa para ver o Geres muito provisível, não é? Também, mas é porque nós estamos habituados, desde que começamos com o podcast, a terça por João Almeida a participar no Geres e o Geres a ser o grande objetivo. E desta vez, desta vez não tem. Vai-se em diferentes aspectos.
00:08:55
Speaker
Quem são os portugueses que estão lá? É o Rui Oliveira ou não? É o Único, é o Único. Opa, o Rui queria dizer, não, não, és o Único, mas és, és o Único, acho. Ah pá, não sei se é o Rui Oliveira ou não, mas a educação, se for assim, não vai de bom.
00:09:13
Speaker
O Ruban Kerr está na Education First agora. Não está na Movistar? Esqueço.

Rota e Desafios do Giro d'Italia

00:09:18
Speaker
Movistar. Ah, ok. Eu não sei o quê. Será que perdia-se a grande transferência? Eu agora estava aqui meio perdido. Ah pá, queres falar do percurso primeiro? Porque até que é a grande novidade deste ano para o giro. É o facto do percurso ser o mais levezinho dos últimos...
00:09:39
Speaker
é a lei a possuir se calhar em termos de não tem aquelas montanhas todas que é costume mas não deixa de ser um recurso bastante difícil com com muito contra relógio é preciso não esquecer isso que são 70 do contra relógio um dos contra relógios é é quantos quilômetros 40 40 não é 40 com a parte final insuída
00:10:01
Speaker
Faz lembrar aquelas contrarrelojas da altura do Armstrong, na Tour de France, que eram contrarrelojas de 50 km. Se bem que o ano passado, se não tu enganado, houve muito contrarreloja, que era para o Reino Coelho, e foi. Não entreu nenhum, mas foi o segundo ano em que houve muito contrarreloja. Mas no fundo tu tens aquelas
00:10:26
Speaker
Aqui se calhar a diferença é que no início, nas primeiras etapas, não olhando, por exemplo, para o perfil das duas primeiras etapas, não chegada ao seprento prevista, sobretudo na segunda, que termina em subida, uma subida puxadinha, acho que são
00:10:43
Speaker
é 11km a 6%, mas tem a parte final, eu acho que são 4km a 9%, acho que é isso. Sim. Portanto, isto aqui indica que muito provavelmente os homens emvergaram, o primeiro emvergaram a camisola rosa e
00:11:01
Speaker
vai ser um homem de escalador, um homem para geral, provavelmente. quem diga que o Pogantxar até pode ganhar a rosa logo na primeira etapa e depois... Opa! Se isso acontecer... É assim... vamos falar sobre isso, mas seria... Opa!
00:11:18
Speaker
Enfim, mas não obstante isso, existem muitas oportunidades para os sprinters, e se olhar por isso mesmo, porque a lógica é, então eles, eu não sei o que é que vem primeiro, se é o percurso, se é a perspetiva de
00:11:37
Speaker
pessoas a participar e adaptar o precursor. Eu acho que não é tanto isso, mas eu, se fosse construir uma equipa com base num Sprinter, apostava muito mais no giro do que na volta, nem vale a pena. Nem vale a pena. É sempre duas ou três etapas no Sprinter.
00:11:58
Speaker
Na volta à França ok, mas a maior parte das equipas tem dinheiro para ter um grande sprinter, tem também um grande, normalmente tem também um grande líder e por isso às vezes não é compatível estar ali as equipas a trabalhar para dois objetivos.
00:12:17
Speaker
No giro este ano, quando vejo os perfis de Itabas, vou mandar um eSprinter para aqui, que tem aqui grandes oportunidades. E isso reflete-se nos participantes este ano, temos bastante eSprinter, acho que falta o Philipson. E o gajo da Arkea, como é que é o nome dele?
00:12:38
Speaker
O que era da... Ah, caralho. Francês. Francês. Esqueço-me. E gosto bastante do gajo, que eu fui... Demar. Demar. Pronto. Acho faltam esses dois, porque de resto... Ah, e o Beinert, se calhar. São Beinert, sim, sim.
00:12:59
Speaker
Eu vejo isto e eu penso que foi inteligente, eles faziam um giro mais leve, por duas razões, para os sprinters poderem aguentar até o fim e termos sempre etapas intelectuais até o fim. Depois eles põem, ok, tem montanhas no início, mas eles metem as metapas mais ricas todas mais para o fim.
00:13:25
Speaker
E depois dos contrarrelógios, e eu acho que isso é importante para os tropadores que não são tão bons no contrarrelógio. Eu acho que é melhor ter as montanhas depois do contrarrelógio. Porque imagina, contrarrelógio Quintana ou faz o contrarrelógio da vida dele e vai estar ali na montanha a lutar para defender o lugar dele ou faz um contrarrelógio de merda
00:13:53
Speaker
Depois vai ter que ir andar atrás do prejuízo. Andar atrás do prejuízo? Ou então, se for mesmo muito merda, andar a se meter nas fulgas e a dar o espectáculo? Fiquerem em tapas. Isso pode acontecer com vários nomes aqui que mal desenhar. Logo a sequer ao contrarreloj o chip vai mudar da geral para fulgas. Exato. E às vezes o que acontece é, por exemplo, mudam o chip para as fulgas e depois uma fulga qualquer.
00:14:22
Speaker
não consegue controlar, ganha um imenso tempo, sobe e entra novamente na luta por geral, aconteceu. Ok, então pronto, vamos começar por falar de
00:14:33
Speaker
de luta pelas várias camiselas e pelo meio falaram muito assim das equipas. Ah pá, eu acho que vamos começar pela geral. Eu penso que o Luke não aposta no Pogo Acheado. Eu acho que a cena que nós, quem que vai fazer apostas nisto
00:14:53
Speaker
devia em vez de não era apostar quem vai ganhar é apostar porque quanto é que o Pogatier vai ganhar? Eu acho que a grande questão é mesmo essa. É não ser que ele tenha azores? Sim, sem problemas mecânicos ou quedas ou doença. Ele tem isto mais do que controlado.
00:15:18
Speaker
e até é bem provável que tendo em conta que vai a seguir fazer a volta à França, porque nós não podemos falar deste tiro sem falar da volta à França que vai a seguir, que vai fazer a dupla.
00:15:29
Speaker
vai tentar vencer o Giro Tur, o primeiro atleta a vencer depois do Pantani. O que eu vejo é que pode ser mais provável se quer ele entrar forte, ganhar tempo logo nas primeiras etapas que ele também é um, pronto, tem sempre um bom suprimento quanto a ganhar segundos de unificação. E depois fazer zona 12 até o fim.
00:15:54
Speaker
Eu vim para aqui para agir, fazer zona 2 e tal. Isso parece o Vandeiro Pelão uns anos atrás, quando ele ganha uma etapa, ele ataca sem mais nem menos e ganha. E depois do final de ser em tópico, ah, eu estava com free.
00:16:12
Speaker
A equipe dele até nem é aquela equipe mais potente. Não, aliás, eles têm uma equipe completamente diferente. É, leva o Molano e o lançador, que é o Rui. Agora, o Rui, o que é que ele vai estar a fazer? Vai estar a proteger o Pogacar nas etapas planas ou vai estar a lançar o... ou vai fazer os dois? Ele pode fazer um pouco tudo, ou seja, nas etapas do sprint, ele vai proteger e lançar o Molano.
00:16:40
Speaker
e nas outras etapas protege o Pogatxor, porque ele anda bem, é um ciclista também que tem a experiência da pista e consegue andar muito bem dentro do pelotão.
00:16:52
Speaker
Tu achas então que o Pogotxar é tão superior que mesmo que eles tenham uma equipa que não está assim tão virada para ser tudo a 100% do Pogotxar que ele mesmo assim vai conseguir dominar? Sim, eu acho que tendo encontrado os adversários e tendo encontrado o perfil destas etapas, ele não precisa de

Análise de Estratégias de Equipe

00:17:10
Speaker
grande. Ele precisa de ter um bom comandante, que é o Mike.
00:17:14
Speaker
O comandante vai, o braço direto. O comandante é o Mikael Bjerg e o Novak. O Novak surpreendeu-me imenso. Está toda a gente surpreendida com o Novak, até o Ben Ginnasson. Sempre que mostravam imagens da frente do botão, estava ele a puxar fogo.
00:17:37
Speaker
Eles não levam o Ulysses. Acho que é a primeira vez. É interessante. Eles não levam o Ulysses. É surpreendente. Eles levaram-se os italianos todos. Tem algum italiano? Não tem? Ah, não. No Jiro não. No Jiro não tem.
00:17:48
Speaker
Não, nem o Cove está aqui, nem o Luis. E tinha se livrado do outro, como é que era o nome dele? Que foi para visitar. Que é que o que a gente também não gostava? É o Soler Espanhol, o Soler Italiano. Fórmula. É o que se chama? É o Fórmula, exatamente.
00:18:14
Speaker
O que é que tu achas? Quem é que pode aqui lutar pelo pódio? Ok, o primeiro domo foi à cabeça de muita gente, eu garanto Thomas.
00:18:28
Speaker
Claro. Pelo currículo. Pelo currículo, até pelo que ele fez o ano passado, não é? Porque nós oramos para a época dele o ano passado e a época dele está... Não grandes diferenças. É uma época de merda até chegar a uma grande volta. Claro. Não, mas ele é um ciclista super experiente. É preciso ver que, ou seja, pode não ser já...
00:18:50
Speaker
um dos melhores escaladores neste giro, mas ele tem uma boa equipa, tem aqui 5 estes prinhos. Eu acho, a nível de escalar, se a montanha é longa, eu acho que ele é melhor que os outros. Ele até é aquele punch. Mas ele tem aqui uma grande vantagem em relação à concorrência para os homens de geral. É a equipa. É a equipa e o contra close, porque ele é muito nervosista.
00:19:15
Speaker
Claro, claro. Hoje eu ouvi o What's Occurring e ele estava bastante contente, mostrou-se bastante contente. Ele até disse que devia ser mais longa ainda. Não, mas isso acho que é uma grande vantagem quando olhamos para o post-crap e continuando com os possíveis adversários. O Ben O'Connor, por exemplo, que tem andado muito bem. Não tem uma equipe tão...
00:19:41
Speaker
Sei, e depois ele próprio, aquela equipe é uma equipe de homens escassas etapas e isso. Exato. E ele não é grande contra-religista. Não. Quando tu não és grande contra-religista e vás para fazer um giro com 70km contra-relógio, vás-te a atacar muito. Agora, eu vou te fazer uma pergunta. Achas que alguma hipótese da INEOS com uma estratégia adequada e com o Thomas em forma
00:20:09
Speaker
E eles sabem de usar bem o Thomas e o Arendsman junto. Achas que uma hipótese aqui da Ineos conseguir fazer frente à Emirates? Arranjar uma estratégia para fazer frente à Emirates? Porque no contrarreloj o Thomas pode muito bem bater o Pogacar, porque é realista.
00:20:30
Speaker
Sim, não acredito que acontecer, mas pode acontecer. Mas ao menos não perda-se muito tempo. Não, não acredito. E até o próprio Warners, mas também ainda bem no contra relógio. Claro, mas o que eu fazia, e isto não é ideia toda na minha cabeça, isto é porque eu tive a ouvir o Lantern Rouge, é porque a Ineos, a forma de garantir pelo menos o segundo lugar, eu acho que é tentar atacar o Poggy.
00:20:58
Speaker
em vez de ser conservadores como são sempre, a forma de rebentarem com os outros adversários todos é tentar chegar ao nível do Poggy e a forma de fazer isso é saber utilizar o Aransman, como o Aransman ficou conhecido e foi bater a Enius depois da volta em que ele fez aquele...
00:21:18
Speaker
Fiz aqueles ataques a subir, como é que era o nome daquela montanha? Aquela bastante comprida, mas não era muito inclinada. Fui aquele que ganhou uma etapa aí, onde o Remco perdeu um pedacinho de tempo para o Roglic. Se era a Nevada. Não foi essa etapa que ele venceu, quando o Remco ganhou a volta à Espanha?
00:21:42
Speaker
Sim, em 2022. Aliás, ele fez vários ataques e eu acho que isto é o Warrensman, eu podia fazer o que o Curse fez, essencialmente na volta ao ano passado.
00:21:58
Speaker
Não digo para ganhar, mas para ser uma ameaça forte o suficiente para que eles tenham uma hipótese de fazer o Pogacar, o que o Roglic e o Jonas fizeram dois anos atrás.
00:22:13
Speaker
Pode acontecer e, olhando bem, eles provavelmente, em New Zealand, que equipa com dois homens para geral, as outras praticamente têm um líder. Sim, eu vejo aqui outros para geral, quem é que me vem aqui, além do Ben O'Connor, que eu acho que está em forma? Tem o Daniel Martinez. Tem o Daniel Martinez. Tem a Jumbo. A Jumbo. Eu posso ter Jumbo. A Visma. A Visma.
00:22:38
Speaker
Está tudo a vereada para o Pocuzzo. O Atta Brooks está tipo a safa-te. Porque nós não temos, a nível de trepadores, quem que eles têm? Tem o Kuhn Bauman.
00:22:54
Speaker
Não é? Não, não vai, não vai. Então, quem é que vai? Tem o Attila Valtar. O Attila Valtar. Mas o Attila Valtar e o Racing. O Racing pode ser que lhe ajude. O que eu tenho mostrado nos últimos tempos é que eu não tenho estado assim tão bem, na minha opinião.
00:23:14
Speaker
E o que pode acontecer é o Racing estar ali a lhe puxar e ele não conseguir acompanhar a roda do Racing, é isso que eu tenho. E depois também outro aqui, o de Promenor, que é o contra-reloj dele. Estava à espera que com a mudança de equipa as coisas melhorassem mas... Mas eu ouvi uma entrevista dele, claro, em holandês, porque o pessoal não tem tanto acesso quando é... É informação privilegiada.
00:23:38
Speaker
E o que ele teve a explicar foi, eles não estão a trabalhar agora muito o contrarreloj, porque dos testes iniciais que fizeram com ele, perceberam que ele não tem ainda a flexibilidade e

Jovens Talentos e Surpresas

00:23:53
Speaker
a força necessária para manter a posição ideal para ele, e por isso mais válido, ele diz que é um processo de dois anos,
00:24:01
Speaker
em que eles vão trabalhar essa componente e nesta altura, nesta altura não vale a pena andar a alterar coisas da aerodinâmica e essas coisas assim, porque ele ainda não tem a flexibilidade para manter a posição ideal, então eles estão investindo em melhorar essa componente física e ao mesmo tempo melhorar o motor dele. Ou seja, ele é bastante jovem, ele tem o que? 20? Sim, 25 anos.
00:24:31
Speaker
para ver este gajo que agora apareceu agora na... porque eu nem sei, tu tavas a falar do Dani Martinez mas agora agora tem aquele alemão, o Lippo Vitt. Ah, surpreendeu também toda a gente, é verdade. Pois, esse gajo tem 23 anos, 2 anos atrás ninguém dava nada por ele, estás a dizer?
00:24:50
Speaker
Ele tava a fazer do atl? Aquele que é tipo... É, eu era atleta do atl. É, mas é aquele do atl de andar de ski. É pequena dúvida se era do atl de... Não, era mesmo aquele do atl de ski e depois andar a disparar com a pistola.
00:25:09
Speaker
Nunca vi isso, nunca vi. Eu vi, o leftie endurance. Eles dizem que esse é o desporto dos desportos em que o ciclismo e o duato, ou cortamato de ski quer... Ou é duato ou é biato, mas biato acho que quer correr e ciclismo, não é?
00:25:30
Speaker
Mas não são sinónimos. Duato e biato. São sinónimos, mas são... ou seja, são provas diferentes.

Predições de Sprinters e Classificações

00:25:36
Speaker
Desportos diferentes. É como não se diz bissexual, mas não se diz duossexual. Mas olha, agora tem a dúvida. Duato é corrida e bicicleta. E biato é essa prova de ski.
00:25:59
Speaker
Ok, pronto. É a biátil de inverno. Ok, sim senhores. Mas eu acho que, não digo, eu acho que o Dani Martinez, porque todos os podcasts, todos os programas que eu vi de provisão para o giro, eles não metem o Dani Martinez assim muito alto. E eu acho que este ano, ele está por raro, está melhor do que o normal, não acho. Eu fui chegando na volta ao Algarve, fui o ano que bateu o rinco nas Itapas de Montanha. Do Porto Apoio contra a Relógio, não foi?
00:26:29
Speaker
Eu não fiz um mal contra a relógio, o Rinko é que é o Rinko. Claro, obviamente. Uma equipa que se calhar precisa aqui de verar a ficha, porque estão em situação, é a Movistar. E quem é que a Movistar tem aqui? Trazem aqui um homem surpresa, não é? Que é o Quintana. E o Ainar Rubio, acho que vai caçar etapas, como ano passado andou a caçar etapas no Giro.
00:26:57
Speaker
Eu acho que vai para caçar Itapas. Eu acho que vai para caçar Itapas.
00:27:23
Speaker
Também. Ele tem estado em forma, mas em provas de um dia, por isso que se calhar até tem lógica. Ele em termos de geral, acho que nunca fez nada do outro mundo, por isso.
00:27:37
Speaker
E achas que também outra... para a gente fechar aqui os... da geral. Roman Bardet, é deste aquele volta ao pódio de uma grande volta? Pode ser. Está em forma, fiz uma grande... liés bastante liés. Aliás, a DSM está toda em forma, visto o tour da Turquia, eles limparam aquilo tudo, rapaz. Ah, limparam. Até o próprio... o Jakobson foi lançador do...
00:28:06
Speaker
Do outro, acho que agora nesse caminhão não tornou. O outro, sim, sim, sim, eles andaram a se lançar um ao outro. Ah pá, que foi de um menino total, caralho. A limpeza. Acho que quantas etapas eram? 7? Eles ganharam 5? Acho que sim, e a última foi cancelada. É o Tobias Lund Anderson.
00:28:26
Speaker
Ai ai ai, e eles ganharam uma com o Frank Vanderbrück. É, não é o Vandenbrück. O Vandenbrück é o outro. Esse deve estar a pedalar, mas é no céu, ou no inferno, dependendo do motivo. Caraz, essa faguita. Tenho que comparar o livro sobre ele. Não sei se leste oito falar do livro.
00:28:47
Speaker
Eu ouvi falar, mas eu vi foi o documentário dele. Aqui na televisão foi... O gajo teve uma história de vida. É loucura. É loucura. Olha, vamos então passar para o próximo camisola que é a Chiclamino.
00:29:09
Speaker
É verdade. O correspondente à camisola verde. Exato. Apá, este tem que ser de chiclamínio para ser de café. Sim, o nome certo. Apá, nós temos aqui... falta, como nós dissemos pedacinho, falta aqui o Philipson, o Damar e o Bennett. Temos aqui uma boa lista. Até o Caleb Ewan, o Molano, o Dainesa.
00:29:35
Speaker
o Girmay, pode ser que o Comet está aqui pelo meio, mas pronto, opa, que é para ti, porque a cena de ganhar mais etapas não quer dizer que ganhes a deschiclar menos, mas quem é que tu achas que vai ganhar mais etapas e quem é que tu achas que vai chegar ao fim, sobreviver às montanhas e levar a camisola dos pontos para casa? Para etapas, aqui dois nomes, três, três, um que não posso deixar de fora.
00:30:04
Speaker
o Merlier, ok, depois também o Jonathan Millan e o Kaden Groves. Estes personagens são os... Tu não estás a subvalorizar o Jakobson? Olha que eles foi na truqueia limpa.
00:30:22
Speaker
Mas o Tobias Lund Anderson também vai. Ah, ok. Por isso é que eu não sei como é que ele vai acolher. E o Donovan Popol? Não acreditas que ele consiga fazer alguma coisa? Ah, ele pode surpreender. A equipa não vai ajudar, mas nunca se sabe.
00:30:40
Speaker
Se um gajo aqui que me surpreende que eu fizesse alguma coisa é o Caleb Ewan. Eu acho que desde que começamos o podcast não houve um episódio em que não cagamos em cima do Caleb Ewan. Também sabemos dar razões para isso. Mas eu penso que o Milan a jogar em casa e que o comboio que ele tem. Ele mostrou o que mostrou o ano passado.
00:31:18
Speaker
Eu acho que é entre ele, o Merlir e o Koi.
00:31:26
Speaker
Na minha opinião. O Kaden Groves. O Kaden Groves anda assim por fora. Como é que a gente quer sair desse gajo? Eu coloco-o à frente do Groves. Sim. Pois, mas ainda sei a nível. Não está o Van Arde. Está o... Mas está a Porto. a Porto. Mas eu acho que não é a mesma coisa. Acho que não é a mesma coisa. Não é, não é, não é. O Van Arde é 80% da vitória. Pois. Ah pá.
00:31:54
Speaker
Vamos passar a tapar outras camiselas, porque o Sprint sabe que usa. Ah, o Sprint também tem o Gaviria que deve fazer, é normalmente o lançador dos adversários. O Gaviria, falta um quilómetro, vou lançar o meu Sprint. É o Sprint para ver uma história, incrível.
00:32:19
Speaker
O Gaviria é dos printers, eu que tenho o melhor poder de um minuto. É o One Minute Power, ele é o melhor. que o One Minute Power dele, ele não consegue fazer o último quilômetro em um minuto só, por isso que ele perde.
00:32:42
Speaker
Tu achas que alguém da geral vai conseguir vencer a camisola da montanha?
00:32:54
Speaker
Eu acho que ele é capaz de ganhar esse. Achas?

Especulações sobre Vencedores e Favoritos

00:32:59
Speaker
Não sei. É que na volta à Itália, calha mais facilmente para alguém que se mete muito nas fugas. Ou para um puro trepador, sim. Trepador, um homem que anda bem. É provável que seja. Tu achas que o que pode acontecer é algum daqueles gajos que ia para geral, perde um boa tempo e depois mete-se nas fugas e acaba... Pode acontecer, pode acontecer.
00:33:22
Speaker
Ok, e tu vai ver isso acontecer com o Quintana. Ah, Quintana. Com o Bardem, o Bardem não sai, eu com o feeling. com o feeling com o Bardem. Que vai bem. Que pode ser uma surpreenda.
00:33:41
Speaker
Pode ser, pode ser, pode ser. Ah pá, mas depois tem aqueles gajos italianos que tu tipo Lorenzo Fortunato, mas ele vai muito para geral, o Zana. É. E aquele gajo da da Jaco, o outro da Jaco, não é o Eddie Dunbar, o outro, o australiano, o Luke Plop, ele não vai. Vai, vai, vai.
00:34:10
Speaker
O Julien Alaphilippe, por causa que contei uma coisa. Por exemplo. Aliás, olha, uma pergunta curiosa. Achas que o Julien Alaphilippe é menino para apanhar a rosa no primeiro dia? Não me surpreendia. Ele tem estado um pouquinho mais de forma nos últimos tempos. Parece que está mais... parece ganhar uma vida diferente agora nos últimos...
00:34:39
Speaker
Eu gostava até por ele porque o de certeza que vai sair da Quickstep e ainda queria que ele desaparecesse para o esquecimento, para todo o sonho, tipo Sagan.
00:34:50
Speaker
que ele fizesse agora um bom giro e que alguma equipa tivesse disposto a lhe dar um papel relevante na próxima temporada. Ele não vai ter aqui a oportunidade para se mostrar. Exato. Por isso o Alaphilippe, que é o Muzela Azul.
00:35:08
Speaker
Ou então podia fazer como o Cusa, como o Pino, a camisola azul e reforma. Mas sabes quem é que eu acho também podia ser aqui um bom para camisola azuleira ou El Patrón, Juan Pedro López? Também, também pode ser.
00:35:25
Speaker
Se bem que eu acho que ele vai, ele deve estar a pensar que vai para a geral no início, mas... Ou o Miguel dos Bosques, o Miguel dos Bosques. Olha, esse também, estou aqui, no 88. Ou tipo o Winer Rubio e o Ben O'Connor e o Roman Bardec caso a contação do Coreia. Pode acontecer.
00:35:48
Speaker
viste que existe uma classificação diferente agora na volta à itália? Tipo um intergyro ou o quê? Não ouvieste falar? É uma classificação esquisita. É tipo pontos dentro das etapas que contam tipo pra fuga ou o quê?
00:36:05
Speaker
É esquisito como caraças, é uma classificação. Mas eles sempre aspiram o mais... Combativo? Mais combativo, uma forma que eles arranjaram mais correta. Com pontos. É, mas isso havia nos anos 90 ou que era, então eles arranjaram para um pouco outro sonho qualquer, se calhar, e inventaram uma classificação. É bom haver assim uma inovação de vez em quando.
00:36:31
Speaker
Uma inovação, vais explicar uma coisa que foi feita 30 anos atrás. As modas são assim, elas... O que é reto de trotar na moda. A única classificação que nós ainda não falámos é dos jovens, até porque é importante falar disto, porque o POG não conta para essa classificação. Pois não, não conta, é verdade.

Bate-papo e Equipamentos

00:36:57
Speaker
Quem é, quem são os candidatos? O Atabrooks. O Aransman, assim à cabeça. O Atabrooks. Também. Sim, sim. E aquele que falámos ainda agora, o Luke Platt, também pode ser, pode ser. Ele ainda é, ainda é jovem.
00:37:13
Speaker
Eu acho. Ele ainda é jovem. E o Tiberi? O Tiberi ainda não é jovem também. Também, também, é verdade. Se bem que eu não acredito muito no Tiberi. Tenho algumas dúvidas. Por que é que eles não levaram o Poules? Boca está. se tem o objetivo de levá-lo a voltar à França para... não sei.
00:37:36
Speaker
Olha, outra ausência é o Boochman Acho que tinham prometido ao Boochman Ah, pois, como um colider, não era? Eu fui-se queixar no Instagram ou no Twitter Esses jogadores são as que acalou-se Apá, a Phonix e o cara não... não me punha e me queixar, mas... Ah, pois, o Luke Plop tem ainda 23 anos, ainda é um jovem, ainda é que os jovens estão a lhes para dizer, epa, este gajo ainda é jovem Não, por causa tem cara de jovem, é a ideia da vizinha
00:38:03
Speaker
Não, mas pronto. Sim, senhores. Apá, Carlos, queres apostar no top 3? Poggi, Bardi e o Conor.
00:38:17
Speaker
Ah, tu achas que o Thomas vai... Deixar o Thomas para trás, não sei porquê. Ok. Nós este ano não estamos a fazer a nossa coisa, a nossa fata-bola. Ai, a verdade. Não tínhamos tempo para isso, pá. O gajo ainda está oculto. Quero dizer, podemos eventualmente, a meio da competição, decidir nos quais vão ser os prémios, ou mesmo podem não haver nada de prémios. Claro, não temos tempo para isso. Não é, posso fazer a tabela, é copiar o do ano anterior.
00:38:42
Speaker
o tamanho de trabalho, pensar quem é que pode ganhar, olhar para os perfis das Itapas e estar ali a pensar. É um bom exercício. A maioria das últimas vezes que andamos a fazer isso, eu andei ali mesmo a ver perfis e a... Pô, eu também, eu, a tentar ler o que é que vai dentro da cabeça dos diretores esportivos e isso, é um jogo engraçado.
00:39:05
Speaker
Mas pronto, eu acho, sem dúvida, Pog, grande candidato a ganhar. Mas eu acho que o Thomas... Vai fechar, pode. Vai fechar o cascando.
00:39:21
Speaker
Segundo, mas esse crato também que gostava que o O'Connor fizesse uma grande... Eu não sei porquê mas eu acho que o O'Connor toda a gente gostava

Eventos Futuros e Estratégias

00:39:28
Speaker
que o fizesse um bom resultado. É por causa das bicicletas, caras! Deve-me falar que estás van Rasmus. É... Ah, imagina! percebi até o teu jogo. Tu queres é falar bem de eles que é para depois arranjar-se um patrocínio e ver se te mandam uma bicicleta.
00:39:40
Speaker
Apá, eu falo de todos, eu falo deles, eu falo da Prozes, eu falo da Siruco. Olha, por falar nisso, pedi códigos aos gajos. Ah, sim? Tanto como a outros, vamos ver, ainda nem me responderam. Agora que falaste da Prozes eu mandei vir os tais G's para experimentar. Ah, a sério? Também eu? Também eu? Eu mandei vir uma castrecada. Também tens a opção de vídeos grátis a partir de 30 euros.
00:40:09
Speaker
E te vi grátis mas eu não vi... Não, eu reparei e depois o Jez e meti o Checkout e depois dizia se comprar mais na 56 tem direito de ter em vi grátis. E experimentei juntar mais com alguma coisa mas depois quando meti a morada da madeira mas também a 2 vires. Ah ok, 2 vires, vai. Eu mandei ver foi esse e umas pastilhas de eletrolite e mais com alguma coisa.
00:40:36
Speaker
Eu e o Iletroltis ainda vi o proeço, por acaso. Nem vi o que tinha. Era um encontro também. Mas e eu agora ando a experimentar os da Anduras? Ah, sim, sim. Que são... Fora endurance, não é? Da Fora endurance não, da Anduras.
00:40:53
Speaker
E esses não tem magnésio, porque andam a inserir uns estudos que o magnésio impede. Se tu mas eletrolytes com bastante magnésio, é lógico que é que o magnésio vai te ajudar a relaxar os músculos e a tirar cembras e não sei o quê. Mas aqui diga que o magnésio afeta os teus intestinos a nível da absorção de carboidratos.
00:41:18
Speaker
que satura os intestinos e por isso durante o exercício físico e depois tu não estudos também que dizem que tu não mandas magneis o suficiente fora durante o exercício para tens que compensar com os eletrólitos. Não necessidade de mandar tantos. Eu antes tomava um grama de sal por hora agora ando a tomar 300 miligramas.
00:41:47
Speaker
É até pontuíros. E estamos aqui a revelar os nossos segredos de nutrição, vamos dar uma vantagem para o grande fundo.
00:41:59
Speaker
Isso não pode ser assim. Porque, Carlos, tu sabes, o Granfon, tu sabes. Claro, obviamente que sabes. Tu vais participar no Latour de Pedalho de 2024. Diz-se certo. É isso, é isso. De 2024. Tem a história de que é 24. Se fosse 84, tinhas que dizer mais multiplicações por meio.
00:42:23
Speaker
Ok, não interessa. O autor de pedal 2024, Carlos, nós estamos aqui, está a aproximar-se e nós temos vários participantes, até agora 15.
00:42:40
Speaker
Temos o ilustre vencedor do ano passado que vai participar. Ele me confirmou, se bem que ele ainda não me deu o número de telefone dele para o grupo WhatsApp. Tiago, se estás a ouvir isto caras, toca dar um número caramba.
00:42:54
Speaker
Ah pô, aonde é que se... Eu tenho quinto medalho, para ver se ele tem medo de mim depois no dia do grand phone. E vem o ciclista de Instagram, até fica mal, que o gajo até parece mesmo bastante bom ciclista, que é o... Eu tenho a ver os resultados, eu também fiz top 10 antes de passar.
00:43:14
Speaker
É um gajo, é bom ciclista. É bom ciclista. Eu meti um post no Instagram, deve ser mesmo, eu meti meia de caraças. Vai dizer que fiz 350W durante 45 minutos. Se eu o faz este a subir às montanhas, acho que vou ter que amarrar uma corda a ele.
00:43:34
Speaker
Não, mas o anúncio é porque nós temos as etapas definidas. Carlos, queres explicar aqui as etapas? Sim, tenho o guia, está pronto. Mas muito resumidamente, a primeira etapa é Santana.
00:43:51
Speaker
Santana São Vicente. Santana São Vicente. E depois de voltar à Santana? Pela estrada regional e no regresso pela via express. um detalhe bastante importante porque o que o Vive é a seguir é na Bola de Berlém. Exatamente. A que horas é que faz a Bola de Berlém? Ah, até o fim do dia. E tem Bola de Berlém fresca até o fim do dia? Ah, isso não. Se calhar... Mas ela é na mesma boa o suficiente para se comer ao final do dia?
00:44:20
Speaker
é o que eu estou a pensar mudando a estratégia com pressantes quando chegarmos diz? com pressantes quando chegarmos e usamos para para mas isso tem muita tem muita gordura vai não vai afetar não não estou a dizer para comer antes estou a dizer para comer depois com pressantes mas assim ah para eles não acabarem exato é isso a gente podem cuidar a gente podem cuidar sim sim também podemos fazer isso
00:44:50
Speaker
Mas pronto, isso até que horas é que está aberto? Porque isso é bastante importante para nós sabermos em casa. Até acho, espero deixar confirmar, mas acho que até às 8. Oh, na boa! O nosso jantar vai ser bola de berleme. É, às 8. Ok, perfeito. Mas pronto, o primeiro dia, acho que vai ser tarde, que acho que é o mais conveniente para toda a gente.
00:45:13
Speaker
e vai ser então essa etapa que falaste agora de Santana. Santana São Vicente, vamos pela estrada regional e regressamos pela vias para S. Isso quantos quilómetros e quanto ganho de altitude? Em termos de quilómetros, vou deixar abrir aqui o perfil. Aqui está, aqui está.
00:45:40
Speaker
São sessenta e dois quilômetros e cerca de dois mil e duzentos eh metros de ganho da altitude. De acumulado, portanto. Assim tanto. É. Foguiste fazer um trono pesado. Se bem que este este é que ia eu penso que aqui uma um problema que é os tênis e os dados dos tênis variam um bocado as colheres dos meios tem subido quando não é subido. Ok mas na mesma. Mas deve ser não deve andar à volta dos dois mil. Sim. Ok segunda etapa no dia a seguir.
00:46:11
Speaker
E... Ok. Mas chique, Santa Seixas, yeah?
00:46:20
Speaker
para vir ao miradouro, voltamos para trás, terreno da luta, Poiso e Santa Serra. Ok, e depois no fim vamos à puxa. É isso, é isso mesmo. São 53km, 1500 de acumulado, mais suave. Ok, é mais suave. E depois à puxa. As horas disso ainda estão assim para decidir, não é? Sei, sem os supermenores nos vemos mais perto da data.
00:46:44
Speaker
E no sábado, se calhar é a mais levezinha ou é a mais pesada? A mais levezinha não é. Porque isto é na calheta, da calheta ao circuito, portanto vamos aqui ao contor, portanto vamos para vias praias e regressamos pela estrada regional, para o curso da Volta a Madeira. E depois descemos até ao Polo do Morro,
00:47:11
Speaker
e subimos por Feijão da Ovelha. E isso quantos quilômetros? do final depois de subir podemos ir até o que está previsto, depois na hora de virmos, mas ir até o final da via express e voltar pelo via express. São 53 quilômetros, 1300 de acumulado.

Logística e Planos Pós-Evento

00:47:26
Speaker
Também não é. Ok. Mas no Feito é um prego.
00:47:29
Speaker
É isso, prego especial. Prego especial. Ah pá, Carlos, tu mencionaste a Volta à Madeira que a razão pela qual nós estamos a escolher estas etapas é porque estes são baseadas nas etapas da Volta à Madeira deste ano e do ano passado. Sim, inicialmente era com base no percurso do ano passado. Mas por sorte calhou. Por sorte calhou e...
00:47:59
Speaker
Pois, apá, mas isso é porque nós, apá, decidiste também, não é? Vamos participar os dois na volta a Madeira. E no campeonato regional de rampa, porque vai haver que adquirir para o CPT. Pois é, é isso mesmo. Apá. Suposto também que com as novas camiselas, não é? Espero que sim. E com o patrocínio da Siroco. Apá, Siroco, foda-se, paguei-me. Mas pronto, apá.
00:48:26
Speaker
aqui uma questão que eu estou aqui a sentir, Carlos, ao que eu estou a sentir. Estou inventando que estou a sentir, que é para fazer aqui um tassinho de drama. Está aqui a acontecer uma exorpação do meu lugar de líder, como aconteceu o ano passado na volta com o Agumbo, porque o meu gregario de luxo está obtendo resultados melhores que o líder da equipe, aquele líder. Acho que o líder não pode ser.
00:48:55
Speaker
Carlos, conta-nos como foi a tua experiência na tua... Ah pá, participaste no dia 21 de abril, participaste pela primeira vez numa prova do campeonato da Taça Regional de Ciclismo em São Vicente, na Zona do Grande Fondo. Ah sim, nós não sequer dissemos, não sequer dissemos. No dia 26, à Grande Fondo na mesma, a Taça do Grande Fondo.
00:49:18
Speaker
É o prato principal. É o prato principal. Se tem quilómetros, três mil de ganho e no fim vai haver taças. Eu tenho ali as coisas prontas para criar três troféus para os três primeiros e eventualmente, se me segurar material, um prémio especial, tipo vassourinha ou uma coisa assim.
00:49:41
Speaker
Mas pronto, continuando onde nós estávamos. Ah pá, conta-nos como é que foi Carlos, tu participaste pela primeira vez na categoria do ciclismo para todos e, ah pá, chegaste e surpreendentemente deste cabo da concorrência. Foi tipo a dia sempre.
00:49:57
Speaker
Eu não estava à espera, até porque enquanto que o Gran Fundo era um objetivo a longo prazo, andava a treinar alguns meses, aquilo que foi decidido para eu caiu-me as duas, três semanas antes ou até... aliás, foste tu que decidiste por mim, mas pronto.
00:50:12
Speaker
Eu? Ah, sim! Tu mencionaste. E tu mencionaste e pensei que estava decidido. Ah pá, fui o mal-entendido e publiquei no Instagram. Ah pá, a partir do seu podcast vai-te estar presente, caras. E depois não tinha deixado a mão do professor, não é? Valeu a pena, valeu a pena porque tu foste e deste cabo da concorrência, caras. Mesmo que fosse e que não tivesse ganho ou que nem sequer tivesse feito o pódio era uma boa experiência mesmo. Obviamente que sim, claro.
00:50:42
Speaker
A prova foi em circuito e dei 3 voltas enquanto com o pelotão principal do 5 e depois subi do final.
00:50:50
Speaker
para a estrada das Ginges, que vai até o... Não é nada inclinada essa? É puxadinho. É puxadinho. Mas eu soube, eu acho que consegui gerir bem a energia e depois do final até nem fiz assim para puxar ao máximo. Apesar da fotografia também de darem ideia de que eu estava todo rebentado. Achas que conseguias dar mais duas voltas? Mais duas? Conseguia. Se calhar não ia ser à corrida.

Recapitulação e Motivação para Participação

00:51:20
Speaker
diminuir ligeiramente o reto. Mas a largada é ao mesmo tempo que o... É tudo em conjunto, depois cada um faz o percurso, o número de voltas corresponde ao escalar. E tavas a conseguir acompanhá-los da frente? Não, não, não, é ficar ao lado para já, como tem um erro crasso. Tinha tudo de parado, tudo pronto, estava tudo no quadro, estava a caminho, a meio do caminho eu lembrava-me que tinha depois de estar a água no frigorífico e esqueci-me de levar a água.
00:51:48
Speaker
Sim. Não era problema grave porque sabia que não faltava era café e até mesmo frutos. Então pronto fui, quando cheguei aquela parte logística um bocado chata, porque terá a possibilidade de o carro montar isto. Ainda foi quando é a primeira vez, tu não conheces bem o set. Especial por menor chato, que é que tu tens que prender o dorsal com aqueles alfinetes de tranca, pode haver. Sim, sim, sim.
00:52:16
Speaker
para além de que cada vez que tu enfias aquilo no equipamento, te uma dor no peito. É chato, nunca os vei algum tempo e depois fui ir a buscar a canceira, parei uns 10 minutinhos, trouxe a água, quando cheguei fui ao carro, fui ao carro vazio, fui pôr dentro das garrafas e de repente estavam todos na meta e fiquei na última filha.
00:52:46
Speaker
Mas ao ver quando começou eu perdi aquele espaço inicial e depois tive que fechar o espaço.
00:52:55
Speaker
Mas uma coisa foi boa, porque eu não fui ultrapassado para ninguém. Eu fui sempre ultrapassadinho. Até mesmo assim, na última volta estava ultrapassado alguns do Plutão principal. Então aqui dias nós estávamos a falar e estava a dizer, olha, um gajo na volta à madeira, um gajo tenta secular o Plutão da frente, não sei o quê, e tu com dúvidas que conseguias acompanhar, e o Quaraças, e tás a dizer que tavas a ultrapassar o pessoal dos elites. Estava a ultrapassar aqueles que estavam para ficar para trás.
00:53:20
Speaker
Aqueles claramente das duas Amazonas estavam bem fisicamente ou então fizeram mal os cálculos porque estavam a fazer correr de trás para frente, da frente para trás. Ou seja, aqueles elites que não são assim tão elites como pensam. Pode ter feito mal as contas. O desportar aberto para todos. Não, aquele precursor é chato, aprimou as pernas porque é subida, descida, subida, descida.
00:53:44
Speaker
A não ser que vais para a pista do aeroporto, não tem outro recurso a ser subida de cheio. Ou na pontinha, na iPod. Então a experiência foi fecha? Pronto, ganhaste a categoria de CPT. Eu estava na subida final, não havia ninguém, os caraços. Eu primeiro pensei que tinha me enganado o número de voltas.
00:54:06
Speaker
e depois eu penso, vi que a distância estava tudo certinho e depois cheguei lá, tipo, prontei à Matias, chegou, não sei quantos, que é de femininos, mas não chegou mais ninguém de homens, então sou o primeiro, está bem. Quem é que chegou à tua frente, dos femininos, foi-te batido por uma merda? Susana Fretas, uma máquina.
00:54:28
Speaker
Ah, tás que acompanhar a roda dela melhor, caras. Não, ela anda mesmo muito bem. Apá, Carlos, ela tava, ela tava mais à frente. Ela tava mais à frente no no arranque, de certeza. Eh, tava bem colocada, tava, tava, mas diz não, é diferença pra, não, não foi isso, não foi por isso que perdi aquele tempo tudo. Corte, gastei um bocadinho mais de energia no início pra tentar chegar ao fim, mas, mas não foi por isso. Ok. Apá, então, pronto, aqui.
00:54:58
Speaker
Pronto, o de Gregório é usurpador. Sim. Fora-lhes. Ah pá, e... Dei-te bem que ia para participar a mesa ou...? Sim, sim, sim. Houve a prova do de maio. Eu fui assistir, não fui para participar. Ah, tu foi depois de ver... Eu fui ver a primeira passagem na curva. Sim. Mas a próxima prova vai ser no Seixela, 2 de junho, depois do passeio do Gran Fun. E vou participar. Ok.
00:55:27
Speaker
O que nós podemos anunciar é cerca daquela altura do da volta ao madeira é que nós vamos fazer o campeonato de rampa e ah vai e vamos dar vamos dar aquela também vou fazer o campeonato regional
00:55:56
Speaker
dia 1 de junho? O final de junho, sim sim, 29 pra aí. Ah sim sim, 30 de junho ou 29, ah mas eu ainda não tô, tu vais participar? À partida sim, ainda vou começar o curso mesmo, mas eu começo, tenho que ver a segunda.
00:56:13
Speaker
Ok, eu vou ir ali e me ter medo do pessoal e dizer, vocês estão a ver e estou aqui a ganhar, imagine o meu líder, o líder da minha equipe. Ele vai vir à volta da madeira, vai rebentar com vocês todos, caras. É isso, vou para os outros a morrer. Ah pá, eu estou nervoso pelo gramfone, já, caras. Saber que vem ali aqueles poesos pesados. Sei, sei, sei. Não, mas vai ser, acho que vamos conseguir aqui um evento engraçado.
00:56:41
Speaker
Eu penso que sim. E eu gostava de fazer aqui, quem quiser, quem tiver na madeira, entre os dias 23 e 26, tem três passeios e o grafão. É que tem uma bicicleta? Agarrem uma bicicleta e venham. Nós ainda tivemos a considerar, e posso fazer-se um percurso mais curto, mas não é fácil para o grafão. Naquela zona, o que podemos dizer?
00:57:06
Speaker
E depois podemos colocar isso também, eventualmente, quando comunicarmos a pessoa para se juntar a mais gente que pode ir nesse dia, mesmo que nem que seja para dar uma voltinha na Marginal e depois ficar no convívio final. Acho que são todos vivos.
00:57:19
Speaker
Claro, o objetivo disto não é... Pronto, claro, temos aquele passeio planeado e quem está indefensado vai fazer tudo, mas... No fundo, o objetivo disto é dizer que a gente não é preciso da merda do governo para andar de bicicleta, caralho. Porque esses cabeços de caralho, porque umas eleições que o mundo tem que parar.
00:57:43
Speaker
Foda-se. Quero dar aqui uma palavrinha ao Miguel. Fiquei mesmo embaixo destas coisas terem acontecido. Não vou dizer, estou a fazer isto pelo Miguel, estou a fazer isto por mim. Tenho a viagem marcada. E gostava que as pessoas se juntassem mais na Madeira.
00:58:10
Speaker
Não estivessem à espera que houvesse uma coisa oficial. Organizem as vossas coisas, organizem os vossos passeios. Quem é que diz que é preciso? Não vou dizer que vou pagar as bolas de Berlés e os pregos. Não, não estes não à espera dessa merda. Cada um paga o seu. E levas taças e é bom. Quer dizer, posso pagar uma rodada a alguém, mas pronto, não faz mal.
00:58:33
Speaker
Ah pá, andar de bicicleta, porque é que se anda de bicicleta? Para termos a nossa própria liberdade. Não precisamos de gasolina, não precisamos de... O bicicleta é um instrumento de liberdade. É liberdade, adrenalina, tudo o que... Claro!
00:58:51
Speaker
E porque é que nós vamos deixar limitar para o governo dizer que nós não permitimos a organização de uma prova? Então vamos dar um passeio. No fim a gente umas taças a quem fica em primeiro, segundo e terceiro, mas é um passeio.
00:59:10
Speaker
Claro, é uma prova. Ah pá, eu acho que as pessoas não deviam, isso é que não atua-se julgativo, mas acho que um gajo não se devia deixar ir abaixo com estas coisas. Claro que quando se quer, estou aqui a falar e estou aqui a organizar uma coisa mais ou menos, acho que estamos aqui a organizar uma coisa mais ou menos às três pancadas, porque o Miguel estava organizando uma coisa como deve ser. Claro, claro, não se vai comparar e isto é o que estava previsto, mas é uma boa alternativa.
00:59:40
Speaker
O que é que eu posso também dizer acerca do Dia do Gran Fondo? É que vamos ter fotógrafo. O Roberto vai estar no grupo do WhatsApp e depois da prova vai meter, se calhar penso, uma versão das fotografias em menor qualidade ou com uma marca lá.
01:00:02
Speaker
E as pessoas, eu não sei o preço que eu compro até aqui, mas eu penso que não é caro. As pessoas podem dizer, eu quero tal e tal fotografia e ele trata de distribuir e os pagamentos e essas coisas. E também vamos ter o apoio, claro, deixe mesmo apoio emocional, e o apoio.
01:00:22
Speaker
do do carro de apoio vai estar agora eu vou falar com o por causa de não desistir mas em vez de estar a apoiar a nossa equipe estará apoiar toda a gente não é quer dizer? Sim, sim. Termos ali do carro se calhar alguma alguma coisa com. É o apoio da prova. Sim, o apoio no entre comer ah algum algum algum comer a água ah coisas. Podemos podemos ver esses promenores depois mas uma ideia por exemplo era ah
01:00:51
Speaker
ao ter um ponto ou duas específicas, como ia haver no fundo, no grande fundo. Sim, isso... E depois, por exemplo, cada pessoa levava, no início da prova, o farneio a levar da meia da prova ou... Sim, sim, os jazz e... Depois, por exemplo, ou dentro de uma caixa, ou dentro de um saco, um saco que é até mais fácil, e depois era entregue na meia da prova. Nós vamos ter que arranjar, forçar dois sonheiros a se voluntariar, a estarem nesses dois pontos.
01:01:19
Speaker
Voluntários. E estou a falar do pessoal do Nerdland, vão-se voluntariar à força. Voluntariado obrigatório, não é? Voluntário, é obrigatório. E nós neste momento temos o apoio do Paulo, da Big Adventure Madeira, mas eventualmente até pode haver alguém
01:01:45
Speaker
de algum dos participantes, que tem algum familiar e que também tem... Mas isso são coisas que a gente vai discutir no grupo WhatsApp, que nós vamos criar daqui assim. Daqui a pouco assim vai ser criado e quer dizer, acho que vai estar primeiro o grupo online antes do podcast estar online, mas é tal coisa. Estás nervoso para a organização, Carlos, ou nem por isso?
01:02:10
Speaker
No início estava, mas agora que vi em Trias e... Se não houvesse em Trias você ficava muito nervoso. Porque as pessoas que não se crezem... Sim, eu nervoso sim. Talvez era, vá, um pouco desmotivado também, mas agora sabendo que temos este evento assim com esta quantidade de pessoas e até podem ser mais. Claro. É muito bom, é muito bom.
01:02:37
Speaker
E vamos continuar a promover e até o dia dos passeios podem vir todas as pessoas que quiserem. Estamos abertos a todos. E claro, uma coisa que vão ter que gramar é que eu vou sacar do telemóvel e se calhar vou tentar entrevistar algumas pessoas.
01:03:00
Speaker
No dia do Gran Fondo vai ser o outro Paulo. O Paulo Pacheca. O que é que vai fazer? Ah, está a fazer nos passeios. Ok, ok. Nos passeios, se calhar, não é todos os dias que vais dar um passeio com o Thiago Crespo. Se calhar, para mim, o Thiago Crespo é um herói porque ganhou o Gran Fondo no ano passado. Mas outra pessoa qualquer, se calhar,
01:03:25
Speaker
E não é o que tem ganho a prova. Ele participou no campeonato também de gran fundo. Não é um brinquedo. Com o Nuno Manso. Olha, o Nuno Manso era para ver, mas também... pronto. Acabou com o não poder. E o Mário. Mário Meneches, grande amigo do Porta Coraz.
01:03:42
Speaker
não participa porque tem uma prova no continente, porque senão ele vinha também. Era para eu me agarrar a ele, porque amigos do Porta Cruz é carta ao pessoal de montanha a sempre. Diz que hoje, Carlos, tens mais algum assunto aqui a partilhar com o pessoal?
01:03:58
Speaker
Eu acho que não, acho que tudo de dita. tudo de dita, pá. Ah pá, filme o que o podcast fez. E acabamos mais ou menos a horas. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim.
01:04:23
Speaker
e vamos divertir e vamos andar a bicicleta e sabem o pessoal da prosa e pessoal da cereal que pode ser um pessoal porque se não pode sonhar, perdemos a oportunidade para sonhar pessoal. Olha Carlos, obrigado e não percam o próximo episódio porque nós também émos.
01:04:58
Speaker
e