Become a Creator today!Start creating today - Share your story with the world!
Start for free
00:00:00
00:00:01
Futebol, Cerveja e Tremoços - Vol 36 -Abril 2024 image

Futebol, Cerveja e Tremoços - Vol 36 -Abril 2024

PDC Podcast
Avatar
30 Plays7 months ago

Bem-vindos a mais uma edição do PDC Podcast e da nossa série que aborda o futebol Português: Futebol, Cerveja e tremoços.


Nesta que é a terceira edição de 2024, os veteranos do PDC Podcast voltam a juntar-se para falar de futebol. Eu e o Eduardo voltamos a ter a companhia do Sílvio, nesta discussão sobre o que resta da época futebolística em Portugal.


Neste episódio estamos prestes a encomendar as faixas para o Sporting! 


Isto e muito mais!


Enjoy!

Recommended
Transcript

Aviso de linguagem e introdução ao podcast

00:00:01
Speaker
Avise-me, o programa que se segue pode conter linguagem ordinária e ou verbalmente agressiva, que pode ferir as suscetibilidades dos ouvintes mais panígicas. Obrigado. Este programa conta com o apoio de X-Muse. Powering your dreams.
00:00:19
Speaker
Olá, e bem-vindos ao PDC Podcast. estás a falar disso tudo, rapaz? Eu queria fazer um pãozinho.

Conversas descontraídas sobre cotidiano

00:00:27
Speaker
Então, se vocês nos agarrem na poncha, os trapazes enrolaram-se nela. Não, não, não. O que é que vamos falar hoje? Temos várias coisas para falar, até porque passou um pedaço de tempo sobre esta última gravação. Portanto, temos acompanhado entrar na fase decisiva. O que é que está a respirar à boa do fundo? És tu, Eduardo?
00:00:46
Speaker
Estás nervoso? Estás nervoso homem? Estou aqui com uma hora de sono, uma hora e meia de sono esta noite. Ai caras, exatamente.

Análise de clubes portugueses na Europa

00:00:56
Speaker
O campeonato está chegando à fase decisiva, o Sporting está na final da taça e o Portas para ter algum sucesso nesta época, na última competição que pode vencer.
00:01:06
Speaker
Na Europa apenas o bem-fica sobrevive, e temos o Braga a fazer ali dança de cadeiras, a brincar com o fogo, enquanto o Guimarães anda ali a les mordures calcanhar. E não temos que assar a seleção, vamos deixar para o final, que não sei, um retorno à realidade, vamos ver. Enfim. E o Eduardo tem que dizer as palavras máscara agora. Podem ganhar rei na cerveja? Não na cerveja não, nos termosos do Pocha.
00:01:42
Speaker
Ah, bom dia! Olha, para nós vai ser 3 cervejinhas e um estremol, se chegou, para acompanhar. Obrigado. Oi! Jaca, ora!
00:01:59
Speaker
Não se importa o que trara se está a dar na televisão, impede a futebol se achar duro. Obrigado.
00:02:20
Speaker
Isto é agora futebol, punxa e tremosos. Não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não,
00:02:49
Speaker
Não, mas se quiseres podes colocar poncha no almoço. Não gosto de vez em quando. Estás a beber poncha capazes de dar as caça mais rápido. Silvio, tu gostas de poncha? Gosto, mas não bebo porque é perigoso. Perigoso, é. Fico frio, fresquinho. Sabe quem é que sabe fazer uma poncha por o aranha?
00:03:07
Speaker
O que é que você põe em tu? Não sei. Não, eu não. Isso é beir pão-xá. Ah, isto. A gente sabe. O irmão do Corliss é que faz uma pão-xá por aranha, não é? Olha, ele está perto do Seytil. Na Irlanda. Seytil que sempre fala por uma pão-xinha. Falca o André. Falca o André. Falca o André. Muito bem. Sim, senhores, pá. Rolosnerc, como o Eduardo está a dizer. Rolosnerc?
00:03:35
Speaker
Olha, antes de a gente começar, eu tenho que a gente andamos a ser publicitados noutros meios, noutras redes sociais e isso através do Semanari à Nossa Liga, que é um trabalho feito pelo Mr.

Experiências passadas e análise detalhada de partidas

00:03:51
Speaker
Agostinho, que é um mentor meio da altura do futsal. Quando eu comecei a aprender mais sobre o futsal e futebol, fui com o Mr. e essas coisas, além de outras coisas.
00:04:04
Speaker
E, apá, tu sabes quem é, Eduardo? É o que participou no podcast que nós fizemos sobre o Euro 84. Sim, sim, sim. Ele é que conta a história desse europeu nesse podcast. É um dos antigos, Silvio, se quiseres o ver, está mais para trás. E então conta ali como é que foi ver Portugal no Euro 84 com o Shalana e esse pessoal todo, chutando. Alguns deles não estão sequer cá.
00:04:35
Speaker
Infelizmente. Infelizmente, infelizmente. Mas obrigado pela publicidade, obrigado por todas as pessoas que estão a nos ouvir. E manda sempre os gestões do que é que acharem de haver. Está crescendo. Pouco chinho, mas está crescendo. É dito mais guano e mais água. Guano? tu que é guano, Silvio? Sim, sim. Então existe guano no continente, não se quer saber. Certamente, certamente. Não é uma exclusividade amadara.
00:05:00
Speaker
eu pensei que isso era tipo o nome guane, que era tipo uma cena maderaíza, com semelhas e isso, assim. É guane para as semelhas crescerem mais.
00:05:09
Speaker
E como é que é? Vamos falar da situação já? Não, não. Vamos continuar onde tu estavas, que é o Sporting e o Benfica. A ideia que me deu foi, e pelo que tinha vindo que estava a falar que o pessoal estava mais ligado ao Benfica, era um pouco... Estávamos a gente um bocadinho apreensiva do que podia acontecer no jogo da segunda mão da Taça. Principalmente depois do jogo da primeira mão, com a Sporting que claramente entra muito bem no jogo. E depois trem por tudo o lado, quando...
00:05:39
Speaker
quando eu fui ao redor e depois do gol anulado, mal anulado e principalmente do que tinha acontecido no dragão e meio do pessoal que eu estava a falar estava todo um bocadinho meio naquela, se isto corre mal pode correr mesmo muito mal e ser completamente cilindrado em casa mais do que o pessoal disse, mas é exatamente a mesma coisa, se cai os gajos do Sporting ficar naquela supor que consegue dar-lhe 5, a gente também consegue lhe dar 5
00:06:09
Speaker
A tal coisa, quem que teve bem, foi o Porto que teve super bem, foi o Bafica que teve super mal. Fiquei um bocadinho a meio dos dois. Mas o que aconteceu no jogo da segunda mão, acho que muito bem, mostrou o plantel que tinha e o flow que podia ter jogado durante a época inteira. Não consegui perceber como é que com aqueles jogadores mesmos, jogando de início aquela mesma equipa, não conseguem render como renderam no jogo da Taça.
00:06:36
Speaker
Jogaram muito isso em banho, jogaram futebol superpositivo, jogaram futebol de ataque. Teram imensas oportunidades para matar o jogo. Se na primeira parte tivesse ido para o intervalo a ganhar por duas ou três gols de margem, não era um escândalo nenhum. E com isso tinha dado a volta ao eliminatório.
00:06:55
Speaker
na segunda parte o suporte é claramente que consegue quebrar um bocadinho mais o jogo mas sempre com sinal de mais do bem-fique não queria o empatar animatório
00:07:06
Speaker
e isso é que eu vou prender um boost de confiança para o jogo do campeonato porque a verdade é que o Efe ia ao Valad mesmo que tivesse mais um jogo se ganhasse podia acontecer Sporting no final do campeonato porque o Sporting mesmo assim ainda tem 2, 3 jogos
00:07:30
Speaker
Não quer dizer que não possa acontecer ainda.
00:07:41
Speaker
Se eu também acho que o Wayfica, como clube grande que é, não pode estar à espera que os outros falhem para ganhar. Tem que se ganhar e esperar que depois, devido a ter feito bem o seu trabalho, esperar que o restante, as coisas acabem para acontecer. E acho que se o Wayfica tivesse ganho em Alvalado, os jogos depois que o Sporting tem para fazer ainda, podia acontecer alguma... Principalmente o Copo Urto.
00:08:08
Speaker
Com Porto mas não só, com Porto mas também não só. Porque o Sporto na minha opinião tem lido os jogos que se tivessem apertados, podia acontecer de falhar. Tem um jogo ali mesmo no final do campeonato que o Aigis Turil podia falhar, recebe o Guimarães, podia acontecer de falhar e depois tem uma sequência aqui que é o Guimarães Sporto. E que é um cara que não falharia ali em algum jogo. Como falhou na primeira volta? Falhou o Guimarães?
00:08:38
Speaker
Perdeu, não foi? Sim, perdemos com o Guimara.
00:08:41
Speaker
Eu não achei, nem no jogo, nem no outro, o Benfica muito superior ao Sporting. Eu achei os dois jogos equilibrados, e penso que o Benfica queria mais oportunidades, mas o Sporting estava, abordou taticamente ambos os jogos melhor que o Benfica. O Benfica ainda tinha outra escolha se não atacar, é ambos os jogos. Mas o Sporting tentou explorar o jogo da mesma forma que o Porto, como o Silvio explicou no último podcast, que o Porto sabia que ultrapassando a primeira zona de pressão do Benfica, que havia espaço nas costas,
00:09:11
Speaker
E foi assim que o Sporting criou as suas oportunidades. Apesar de ter marcado no jogo do campeonato com uma falha da defesa do Benfica, logo naquela primeira jogada e depois naquele canto com o Gény Catam, mesmo no final, os dois golos na taça foram mesmo jogadas em que o Sporting explorou a profundidade, pelo menos o segundo golo acho que foi.
00:09:38
Speaker
Quantas oportunidades o Super Nintendo tem no jogo de taça? Claro, mas tu ganhas os jogos com as oportunidades que crias ou com as que marcas.

Críticas táticas ao Benfica

00:09:46
Speaker
O Sporting aproveitou bem as suas oportunidades, mas a abordagem ao jogo... Claro que sim! O Sporting abordou o jogo da segunda mão da taça com menor movimentação que era.
00:10:01
Speaker
Eles mesmo que marquem um golo, eles ainda têm de marcar o segundo para dizem que colocaram fora. Claro, mesmo o estilo, a abordagem ao jogo foi diferente do que o Sporting costuma fazer, a tentar construir com calma de trás, o que às vezes era por outro lado arriscado, mas a espreitear sempre, ver quando é que se consegue passar a primeira zona de pressão para tentar criar oportunidades.
00:10:25
Speaker
Mas não arriscar, não tentar jogar demasiado direito para não perder demais as bolas. Que era o grande perigo. E isso, o Sporting, acho que consegui fazer quase todas as vezes, tendo algumas vezes na zona de construção em que havia ali, principalmente o Diomanda, e por isso é que ele foi substituído a seguir.
00:10:43
Speaker
havia ali um pedaço de explicência, que foi corrigida na segunda parte com, quer dizer, esse é um aspecto que o Ruben Amorim tem vindo a melhorar, esta época, que é, e se calhar também tem a devane do plantel ao longo da época ter melhorado, intrínsecamente sem ter feito contratações, houve vários jogadores que cresceram,
00:11:06
Speaker
Ele acaba por conseguir fazer substituições. Hoje em dia é que tem impacto mais positivo no jogo do que fazia algumas substituições que não se percebia antes. Em ambos os jogos do Benfica, quando ele altera a equipa, a equipa melhora sempre e aborda sempre melhor o jogo. E na segunda parte do jogo da taça, eu acho que ele faz duas substituições ao intervalo.
00:11:30
Speaker
E o Sporting equilibra logo ali o jogo. O Benfica tinha aquele achandento. Mas o Sporting equilibra logo ali o jogo e o Benfica... Tu estás a dizer que ele equilibra o jogo em que altura? Quando vem no intervalo? Quando vem no intervalo, sim. E marca logo a seguir. Ok, tu estás a dizer que ele equilibra o jogo quando vem no intervalo. Ou seja, as primeiras 45 minutos baixas com o Sporting e tu dizes que o Sporting não foi inferior ao Benfica.
00:11:54
Speaker
O Sporting não foi esmagado pelo Benfica. O Benfica ainda estava ali a massacrar o Sporting. O Sporting, se tu fores ver, ainda sequer quero ver a nível de postbola e essas coisas todas. Mas a questão está mesmo aí, é que a postbola que o Sporting faz no jogo da Taça é uma postbola completamente no meio que é muito difícil.
00:12:14
Speaker
Sim, mas de forma... Mas não é... Mas isso não... Os suportem que têm essa posse de bola, como tu estás a explicar, atrás de uma camp. Mas não, porque... Não, por incompetência, é porque eles escolheram fazer aquela gestão do jogo daquela forma, com bola.
00:12:34
Speaker
não acho, porque durante vários episódios aqui do nosso podcast, eu falei que o Benfica não fazia pressão, que não havia quem chegasse à frente, que o Florentino não estava a jogar, que o Orsons naquela não pressionava, que estava a fazer as coisas. Exatamente isso, exatamente do oposto do que acontece no jogo da Taça.
00:12:55
Speaker
Sim, e não vou negar isso, mas eu acho que ambas as coisas podem ser possíveis. Tanto o Paul Sporting pode achar que pode abordar o jogo dessa forma, como o Ben fica nesse jogo, finalmente joga como tu achas que devia ter jogado. Acho que ambas as coisas podem ser possíveis. Porque o Paul Sporting, tendo em conta a vantagem até que tinha na eliminatória, era preferível jogar dessa forma em vez de arriscar.
00:13:19
Speaker
não posso concordar contigo. Porque assim, se estás a tocar a bola... O Sporting não procura jogar rápido. Durante a primeira parte o Sporting não procura atacar, porque não conseguia atacar.
00:13:36
Speaker
Não, e também não queria perder a... Sim, após... Se não tivesse de passar o jogo dentro do bem-campo do Benfica, tinha a sua baliza muito mais segura do que voltar a se trocar no bem-campo defensivo do Sporting. E a questão é, o Benfica conseguiu pressionar e ter o chapéu para o treinador, como muito a equipa, às tantas vezes, o que nunca fiz durante a época inteira, que nunca estudei o adversário, nunca fui humilde com esta o adversário, estudei o adversário,
00:14:05
Speaker
e preocupou-se mais. Também são não estudo ao primeiro classificado do campeonato ou concorrente direto a Pouça também. Mas pronto, a nível de como as equipas abordaram, como que o suporte tem abordado o jogo, a gente pode concordar em discordar se não problema nenhum. Mas tu achas, e ainda bem que falaste isso agora do Roger Smith, que a gente está a falar dele, tu não achas, ok, ele estudou a equipa,
00:14:35
Speaker
Mas não hajas que a seguir fácil ao jogo que está a correr da forma que tu não queres, ou seja, o resultado não está indo para onde tu queres. Ele depois demora demasiado tempo a reagir e faz substituições. Mas não passa não.
00:14:49
Speaker
No campeonato, sim. No campeonato, claramente. Na taça, eu colocando no lugar dele. Eu próprio não estava vendo necessário o Efica fazer grandes substituições. O Efica estava bem no jogo. O Efica estava a conseguir criar perigo. O Efica estava a conseguir ser muito mais acutilhante com o Sporting.
00:15:07
Speaker
e estava muito mais próximo de me marcar do que eu pensava que estava de me marcar. Eu acho que ele podia me achar mais cedo. Não podia, mas ele nem foi um jogo que me deixou tão de torno na equipa, na minha opinião. Agora, no campeonato do Interfeito de Frente? Claro que do Interfeito de Frente do Campeonato. Claro que do Interfeito de Frente do Campeonato. Ele faz substituições. Ele mete o Marcos de Inuardo ao minuto 80. Não vai fugir muito do padrão que ele tentava fazer. Depois ele mete o João Mar ao minuto 90.
00:15:34
Speaker
eu tenho dentro
00:15:51
Speaker
Tenta falar do jogo da taça. Tenta colocar um segundo avançado. E no campeonato achas que ele devia ter feito alguma coisa diferente? Não sei, no campeonato sim. No conjunto do campeonato? No campeonato sim. Porque a questão é, no campeonato...
00:16:07
Speaker
Ali acabava. No Natarse também ali acabava. Mesmo com o empate. Tu achas que mesmo com o empate acabava? Onde? No... No campeonato. Mesmo com o empate? Não. Com o empate não. E então achas que é por isso que ele demora a fazer as substituições e então faz depois o Sporting marcar o segundo golo? Ou o Sporting marca e acaba o jogo logo a seguir? nem sequer me lembro. É, o Sporting marca na compensação. E ele depois irá ter colocado os jogadores.
00:16:32
Speaker
Ok. Ainda acreditas no tudo? Uma coisa que agora que eu reparo, e que me faz ter um bocado de opinião com Roger Smith, é que ele faz sempre substituições a trocar posição por posição. Raramente tenta fazer substituições para alterar a maneira da equipe a jogar.
00:16:59
Speaker
Ou seja, troca posição por posição. Nunca provoca alteração na tática para provocar... ou seja, a juiria de jogo faz isso. É mesmo a confiar no potencial do jogador para...
00:17:15
Speaker
para mexer com o jogo e nunca tentar alterar a forma de jogar da equipe durante o jogo. Mas eu compreendo isso, tendo em conta as características dos jogadores do plantel do Benfica. O que o Benfica tem, para várias posições, tem jogadores de bastante qualidade, mas com características bastante diferentes e acredito que na cabeça dele, ele diga, eu vou montar este jogador, até posso andar a alterar a tática, estou a trocar de posição por posição, mas as características dele são tão diferentes que vai alterar o jogo de alguma forma.
00:17:44
Speaker
Como é que tu... Ok, eu não acho isso. Eu não acho isso que estás a dizer, Paulo. Eu acho que é limitação do gajo ou então. Eu estou aqui a tentar ser advogado do diabo, é isso. Não vale a pena, não vale a pena. Eu acho que é mesmo limitação tecnicamente. Eu também acredito que sei, que... vários jogos que tu vejas em que o Enfica está a ser taticamente comido, não é? Está a ser amulado completamente.
00:18:10
Speaker
E ele faz uma substituição e faz troca por troca. E a troca por troca é sempre uma história. E não tenta alterar o sistema tático, ou seja, tirar um avançado e meter um médio, tirar um médio e meter um avançado, subir, meter um trinco mais defensivo e mandar os laterais subirem, sei lá, fazer qualquer coisa. Ou seja, provocar a alteração tática para ir aqui para o jogador
00:18:37
Speaker
automaticamente de maneira diferente. Muito raramente vês isso. E quando vês isso, é quando estás a ganhar por 3 ou 4-0, eu vou aqui brincar um bocadinho. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E mesmo assim. E
00:19:02
Speaker
O problema dele é que não vamos encordarmos, além de fazer a pressão marcada a gozo. Tem que ser uma marca a gozo. Mas a função do avançado é fazer o quê? A primeira defesa. No momento defensivo é marcar a gozo. Então uma coisa, quem são os melhores marcadores da história receita do Benfica?
00:19:27
Speaker
Fiquei mais fácil. Cardoso, processo defensivo, zero. O futebolista é diferente. dois anos atrás o futebolista era diferente. Jonas, processo defensivo, zero. Não sei. O Jonas é muito defensivo.
00:19:46
Speaker
Jonas, processo defensivo zero. Cardoso, processo defensivo zero. Podemos pegar aqui num Van de Ung, processo defensivo zero. Podemos pegar agora no Gustavo Ramos, ok, processo defensivo era uma característica completamente diferente. bem, mas fiz uma época, duas épocas. Estás a falar aí, o futebol 10 anos para cá... Não, eu acho que não é isso. Ele tem necessidade de ter isso porque ao mesmo tempo tem Di Maria,
00:20:13
Speaker
Rafa e David Neiros. Se vais ter quatro gays que não defendem, levas gol. Mas então a gente vai pegar em várias coisas, porque na minha opinião demonstra claramente o quão limitado ele é, o quão pecão ele é, que é um tipo de sentido drúse que ele é. Porque é assim, tu tens de Maria que
00:20:36
Speaker
Chegou-se a fevereiro, tinha mais minutos feitos, a época passada inteira na Juve. Tem que falar de um jogador que tem 35, 36 anos ou 37 anos, ou seja, supostamente é um gajo que vai ter muito mais dificuldade para recuperar-se possivelmente. No caso do Imaria, que toda a gente fala que é um problema, na minha opinião não pode ser um problema. Tem um jogador como o Imaria no plantelo ou no 11, nunca é um problema. Terá que ser o treinador é conseguir criar
00:20:59
Speaker
Routinas da equipa em processos defensivos em que não esteja tão dependente de um diamaria. Se não pode ter um diamaria, um rafa, um nairs e um tankstead ou um cabral, então ele tem que tirar algum destes aqui, destes 4, tem que tirar 1 ou 2
00:21:14
Speaker
e colocar alguém que faça um processo mais sensível, às tantas assumir que o Euraseque não podia ter sido contratado e ter sido contratado a fazer a esquerda do descent, ou alguém que claro que ganha a seu lugar, de forma a pôr o Ostas no lugar do...
00:21:32
Speaker
a meta esquerda para colocar o Orsnas e o Florentino e o Neves a conseguir no processo defensivo equilibrar a equipe a coisa que o Di Maria não consegue se tu passas a época inteira com um dos gajos que tem o melhor meio
00:21:52
Speaker
da época passada, a jogar a lateral, tu tentas tapar o buraco atrás e a frentes compensas e acabas por não conseguir criar pressão, a assina de bola do adversário e depois o adversário ganha espaço, ganha desequilíbrio no meio campo, tu deixas de ter o ataque a pressionar, deixas de ter o meio campo assim eficaz a defender e passas a ter a defesa completamente adaptada a tentar fazer frente às coisas. Isso para mim claramente é limitação do treinador e quando a gente
00:22:20
Speaker
quando eu falo, quando eu tenho o Dora, mexo sempre na parte final do jogo e assim troca por troca, eu tenho que dizer porque é a minha opinião, eu acho que é a arrogância dele, eu acho que o gajo tem a ideia que esta forma de treinar, esta forma de jogo, este processo, esta ideia de jogo que eu tenho, é a ideia que eu acho que é brutal, se a gente pegar na ideia de jogo que ele tem,
00:22:43
Speaker
aplicar na época passada com aqueles jogadores e aplicar aquela mesma ideia de jogo, esta época com aqueles jogadores que tem, ele fica claramente a perder. E eu não tenho noção que é. Eu não tenho um avançado que me consiga ajudar no processo defensivo e que me consiga também dar golo como tinha a época passada. Eu não tenho o meu médio,
00:23:08
Speaker
primeiro meio de combate, o Austin's, a jogar frente estava jogado pela esquerda e o que tem de o João Mário. O João Mário no processo defensivo não tem eficácia que o Austin's tem. Depois tem o Koksho que não é meio de combate. Fica quem? Fica João João Neves. O que andou durante a época inteira é ser o melhor meio defensivo do Benfica, é ser o melhor meio de construção do Benfica, é ser o melhor meio de transporte

Desenvolvimento de jogadores no Benfica e Sporting

00:23:33
Speaker
do Benfica.
00:23:33
Speaker
No meio campo do Benfica, do campeão nacional, quem tem que fazer, no meio defensivo, no meio construtor e no meio destrói à frente, tinha que ser o João Neves. Ah pá, claramente o treinador não percebeu que aquela merda não funciona. E ele não percebeu que não funciona, o que que fez foi, arrestando, de jornada para jornada, à base do individualismo, em que o conjunto não funcionou. E tu olhas para a planta do Benfica quando nascer, diz-me uma poção como a Figuei Figuei por onde é para Porto.
00:24:04
Speaker
Fiz a esquerda. Fiz a esquerda. Fiz a esquerda. Guarda-redos? Nem isso. Nem isso. Não, não acho que... Não, mas tu tens em conta isso tudo, Eduardo. Porque isso é o que fomos constatando desde o início da época, praticamente. Sim, fomos falando aqui várias vezes. O que é que tu achas? Do Benfica...
00:24:28
Speaker
Acabando a época, se ficar com as coisas como estão... O futuro treinador anda pelas bancadas. Achas que sim? Não esquece, esquece. O futuro treinador está na bancada, mas está no banco. O futuro treinador vai ficar no nosso mundo.
00:24:47
Speaker
Achas que sim? É porque o presidente renovou um contrato progressivo de rendimentos com ele. Renovou um contrato com ele ao final de 3 quartos da época, em que nada, bem entender o que está acontecendo.
00:25:03
Speaker
mas quando um contrato em que vai claramente até ao final do mandato dele e diz que era o treinador do projeto. Então diz-me uma coisa. Acreditas então que com algumas alterações do plantelo, tendo em conta que o treinador vai ficar, acho que com algumas alterações do plantelo pode ter sucesso para a próxima época? Se o trabalho de base for mais bem feito do que o que foi feito esta época e se as contratações forem mais bem feitas,
00:25:30
Speaker
Mas o que é que o Schmidt teve de condicionante na pré-épica para não ter tido hipótese de preparar bem a época? Pois, mas... Ele teve o controle total da pré-épica para poder apresentar a equipa como bem querido? Vocês conseguem dizer um jogador do Benfica que tem evoluído esta época? Um dos jogadores só? Diga-me, um jogador?
00:25:55
Speaker
Eu ia dizer o João Neves, mas o João Neves estava... O João Neves apenas confirmou tudo o que estava fazendo da época passada. E penso que, com outro treinador, ainda estava melhor do que está agora. Ok, tudo bem. O Defesa Direitos está acabado em época. Sim, mas ele também teve bastante explosão. Mas ele teve época passada? Não. Sim, época passada também teve muito bem. Sim, mas ele zionou-se bastante, é o problema dele.
00:26:26
Speaker
Mas demonstra... É por isso que ele não é melhor. É por isso que ele não é ainda melhor. Mas demonstra o quão a estrutura, o treinador, quem seja, do Benfica preparou muito mal a época. Porque eles sabiam o bar como é que era a nível do... Houve um comentário que eu achei piada e que é, as jogadoras que sofrem mais aguentam mais as dores do que outras.
00:26:50
Speaker
As mazelas. E o Ba não é um jogador que aguenta as mazelas. É verdade ou mentira? Não faço ideia. Partindo do pressuposto que isso é verdade, o Bafiga preparou? Tem uma defesa direta? Uma defesa direta no plantelo? Não tem alternativa. Não tem. O Bafiga contratou três defesas-esquerdas. Três avançados. Duas avançadas. O Bafiga contratou três defesas-esquerdas. E o defesa esquerdo que mais jogou foi um defesa central adaptado.
00:27:32
Speaker
Eu acho que o Musa é melhor do que ele.
00:27:47
Speaker
Eu acho que a gente não se consegue, tendo em conta, e concordo com o que o Eduardo diz, é porque com este treinador e com a forma como a equipa está, e penso que os jogadores, mesmo sendo grandes jogadores, não conseguem mostrar o que valem, ou todo o seu potencial, porque está sempre constantes trocas e acho que não é claro o que a equipa tem que...
00:28:12
Speaker
tem que fazer em campo e tem baseados de jogadores adaptados dentro de campo, os resultados também não acompanham, tem demasiada contestação e depois é o facto de ser o Benfica, tem sempre a imprensa e os adaptos em cima, acho que a pressão é grande sobre os jogadores e mentalmente penso que o António Silva, por exemplo, ainda bem que falaste no Eli Eduardo,
00:28:34
Speaker
e penso que é claramente uma questão mental, porque esse gajo é um grande da Central, mas eu acho que é claramente uma questão mental, eu stand bem mentalmente, a equipa stand bem, tu vejo outro jogador dentro de campo, penso eu. Comparando ele com o João Neves, tu vejo o João Neves um jogador mentalmente muito mais resiliente que o António Silva.
00:28:57
Speaker
Porque o João Neves é um jogador bastante determinado, para ver isso? Sim, mas o João Neves também pode ter mais vezes a bola no pé. E cada erro que o António Silva faz, tem mais influência porque está mais perto da beleza.
00:29:19
Speaker
Sim, estou a dizer mesmo porque chama mais a atenção onde foi acometer um erro e dar golo do que por exemplo um meio de centro, correr com a bola, perder a bola, ainda tem a linha defensiva atrás para ele safar, por assim dizer. Eu vou dizer aqui uma coisa, não é da minha autoria, é do João Nunes, que é que faz partilitar num podcast do Benfica, que é do Benfica Independente, para quem sabe que você vê, que veja também.
00:29:46
Speaker
Ele coloca aqui um post no Twitter que eu acho engraçado. O Enfica na primeira fase da época não tinha defesa esquerda. Fui aqui a falar, nem tinha defesa esquerda, nem tinha defesa direita e não tinha um avançado que marcasse 15, 20 golos para a época. O Enfica foi contratar um defesa esquerdo, Carreras. No dia 10 de abril tinha 154 minutos jogados. 154 minutos jogados.
00:30:09
Speaker
O Rolaiza ficou tratado, que é um gajo para jogar atrás do avançado, naquela linha que estávamos a pouco a falar entre o Di Maria, entre o Ralf e entre os Neiros, um jogador argentino, tem 20 e 3 minutos, 20 e 3 minutos. O Marcos Leonardo tem 380 minutos, tem 6 golos, 7 golos, alguma coisa do gênero, não sei, é uma questão de procurar aqui. O Thiago Veia, que está a sair do banco sempre muito, muito bem, tem 558 minutos.
00:30:41
Speaker
Pá, e os jogadores no bem que ele tem? Os jogadores que fiquem contratados, escolhidos e fiquem contratados? Ele tem! Se ele não tem tintinhos para colocar um dia maria ao minuto 60 fora do 11 Se ele não tem tintinhos para dizer, este jogo que tu não vais jogar e vai entrar, vamos jogar de outra forma e vamos te poupar num jogo ou de um jogo que espera aparecer num jogo melhor, contra o support, mais fresco ou num jogo contra o porto ou num jogo de pataço UEFA
00:31:10
Speaker
para ligar a Europa mais fresco, se o Lando tem coragem para pôr um rafo e um Di Mario no banco para tentar incluir aqui na equipa outras rotinas que conseguem potenciar uma coisa mais, isso é problema dele.
00:31:26
Speaker
Isso é limitação do treinador. Não consigo-se impor, não sei. O que eu estou a dizer... Eu acho que estamos os 3 de acordo que o treinador é limitado. Sim, era o Marco Silva. Mas que o bem fica para... Eu não disse nada, mas o primeiro é o Marco Silva. Tu gostas do Marco Silva?
00:31:45
Speaker
Eu quero um treinador... Eu gostei do Marco Silva no Sporting por acaso. Também, eu quero um treinador no Benfica que consiga perceber o que é. Ele está no banco e consegue ajudar a equipa que está a sofrer fazendo algumas nuances, fazendo algumas mudanças, que ajuda a equipa a ser mais contente entre campo. Eu não sinto isso com os treinadores.
00:32:05
Speaker
E é menos arrogante. pouco que a gente falou naquela questão do troca por troca. Se a gente for a ver bem, bastava fazer duas coisas simples. O Arthur Cabral é um avançado muito mais posicional do que o Marcos Leonardo, por exemplo. Se tu estás com um jogo empatado, às tantas é preferível tu dares.
00:32:29
Speaker
um avançado de marcação às defesas centrais, em que ele vai ter que fazer restamentos de algum dos defesas centrais para abrir os espaços para quem vem de trás. Isso é algo dos pontas-lanças. Sim. O Benfica alguma vez fez isso, esta época? Não. Não. Quando jogou com dois, foi com dois avançados não posicionais, que eram a Rafa e outro. Claro. Ou às vezes até com o Rafa na frente. Acho que chegou a jogar numa fase inicial da época, várias vezes. Várias vezes, tipo foi quarta hora.
00:32:58
Speaker
com o Arthur em 10 minutos, com o Musa e com o Arthur Cabral na primeira fase do campeonato. Logo naquela fase muito inicial. Mas se bem me recordo, se não me falha a memória, e não tenho mamofante hoje, se não me falha a memória fiz o que aconteceu. Mas chegamos aqui ao final da época e vemos como é que não tem um plano B, nem um plano C.
00:33:19
Speaker
Olha, e para um gajo acabar o Benfica, tu acreditas no título ainda e na Liga Europa acreditas que o Benfica pode chegar longe se jogar como jogou contra o Sporting no jogo da Taça? Ah, ok. A questão também é essa. A questão é que o Benfica vai jogar hoje. Se o Benfica jogar hoje ao jogo da Taça, até tem sorte, o Benfica tem tido sorte com o sorteo aí.
00:33:44
Speaker
Mas o Marcellia não é uma equipa fácil. Não é uma equipa fácil. Mas era a equipa mais fácil que havia agora aos para jogar. Ah, sim, sim. Na primeira ronda, apanhou o Plus. Equipa mais fácil que havia para jogar. Um das equipas mais fáceis que havia para jogar. Depois apanhou o Rangers. Claramente, equipa mais fácil que havia para jogar. Agora apanhou o... E quem é que... Se o Benfica passar, quem é que pode calhar? Ah, eu tenho escolha. É o Leverkusen. Não.
00:34:12
Speaker
Não, o Benfica se passar tem que apanhar. Ou o Milan, ou o Leverkusen, ou o Liverpool. Tem que apanhar um deles. Aliás, eu vou até te dizer, nas meias funhares da Liga Europa tem que ser Benfica, Leverkusen, Liverpool e Milan. Que dessa forma, o segundo lugar do campeão português acesso direto à Liga dos Campeões.
00:34:34
Speaker
Ah, é verdade! Olha, é bom para o Porto? O Porto então pode ir com o terceiro lugar para as convocações? Nem nessas condições? E se o Benfica ganhar a Liga Europa?
00:34:54
Speaker
Também não, também não. Foda-se, complicação do Caracas. Não salvação para o Porto, esqueço. Não, mas eu posso estar agora aqui a dizer uma bacurada do gigante. Nem o Ben fica ganhando a Liga Europa, não. Não, ok. O Porto é que tinha que ter ganho a Liga dos Campeões, caracas. O que poderia acontecer é, se o Porto ficasse em segundo lugar... E o Ben ficasse em terceiro e ganhasse a Liga Europa, havia três equipos diretas.
00:35:25
Speaker
Exatamente. Vamos então passar de uma equipa que não se preparou bem nesta época para uma equipa que aparentemente preparou-se bem, que foi o Sporting. Não vamos ao porto primeiro. Deixar o Sporting para a ajustação do Sporting ao final.
00:35:43
Speaker
Não, é como falámos dos jogos, do Sporting Grafica. Eu não tenho muita coisa a dizer sobre o Sporting, até porque as coisas veem-se, o trabalho feito, uma evolução ao longo dos anos, tanto do treinador como do plantelo. O pessoal falava sempre do projeto, projeto, projeto. Estávamos a ver aqui uma equipa solidificada, um estilo de jogo solidificado.
00:36:10
Speaker
Quando se ganha, bom ambiente na equipe. Mas também o ano passado estavam a perder e não se via tão mau ambiente quanto isso. Claro,-se os resultados a falhar, mas não se via, como eu disse uns tempos atrás,
00:36:27
Speaker
Não se via tipo o, assim, mal-estar, problemas no plantão? Porque o ano passado o Amorinho disse o que disse este ano, foi eu ganho ou vou-me embora. Disse este ano, não é? Se calhar foi esse. E o ano passado não pouse essa pressão na equipa, ou ninguém... Mas se nós fossemos... Não havendo a pressão de ter um objetivo maior também,
00:36:57
Speaker
Boas. Também ajuda. Também ajuda, não é? Agora está novo, mas também quando o gol está muito bem. E também, quem ouviu os podcast os primeiros, lembra? A gente falava, por exemplo, o grande problema do Sporting era a profundidade do plantel. E eu acho que ao longo da época esse problema foi mitigado, porque a partir do crescimento de vários jogadores... E não teve dificuldades.
00:37:24
Speaker
Sim, também não. Não teve muitas lesões. Mas jogadores como o Daniel Bargança, que era um grande ponto de interrogação, o Francisco Trincau, o Eduardo Guaresma e o Santos Justo agora, mais recentemente, e o Gianni Catam, que era assim também. Começou no início da época assim, ele e ele torpam aquela posição, mas acho que de janeiro para frente que ficou assim, mais solidificado.
00:37:47
Speaker
Apá, estes jogadores terem crescido é que fez com que o Sporting pudesse rodar a equipa, e principalmente o Trinquão, fez com que o Edwards pudesse ir para o Banque. E no início da época, e o Eduardo deve-se lembrar de eu dizer, o Francisco Trinquão era para mim um jogador da forma como ele estava a jogar, o Sporting tinha que se celebrar dele. E cheguei a dizer isso, não foi Eduardo?
00:38:11
Speaker
Sim, reclamaste do gajo. Sim, e dizia fogo, não tem... Aliás, um rapaz que ouve o podcast, o Pedro, um colega meio velho dele, que ele chego a dizer mesmo, se o Trinca não jogar, o Spurgeon está mais para ganhar. Aliás, ele para casa, se ele ouvir este tipo de coisa, ele é capaz de se lembrar que não queria sequer o treinador que está a gravar. Mas é uma transformação incrível o gajo. Tu, ele está fisicamente e mentalmente bastante melhor.
00:38:40
Speaker
Eu acho que isso resolve-se uma coisa engraçada, que é... Se a gente for bem a pensar, no início da época, a gente pensava que o Benfica, que o plantel que tinha, com o que vinha futebol, que vinha a fazer da época passada, seria, mais que mais lá, um natural campeão. Com as contratações que tinha tido a fazer, em teoria seria um bocadinho por aí. A gente pensava que o Porto, sendo daquela forma de guerreira, seria... iria conseguir crescer como uma equipa e, às tantas,
00:39:08
Speaker
daquela forma que o bateu, ele iria conseguir intermeter-se na luta pelo título, taca-taco e fica. E o Sporting iria ser naquela coisa de, vamos ver, eles partem claramente atrás e vamos ver o que pode acontecer. Pode acontecer que se não perdendo jogos e depois com o front dread conseguiria passar um bocadinho à frente. Era uma pouca ideia. Mas depois tem aquela chave que acho que fez a grande diferença no Sporting, que foi as duas contratações. Sim, e é que estou a ver com isso.
00:39:36
Speaker
O Guilherme, o Guilherme foi logo de início, mas o Guilherme, e tinha as minhas dúvidas no início, não sei se te lembras e dizia, não sei se este gajo vai ser tão bom como o Guard, ele para mim agora é melhor que o Guard alguma vez foi, em todos os aspectos. Eu não acho que ele seja melhor. Eu acho que ele é mais inteligente.
00:39:54
Speaker
Eu acho que o técnico é muito melhor, toma melhores decisões, perde menos bolas. Sim, mas eu acho muito melhor. Claro, também.
00:40:10
Speaker
É muito mais fácil do que trabalhar sob derrotas, sob empates. Quando passava o Sport, contra o Boa Vista, estou mal lembrado de um jogo, fez um jogão por cima dos melhores jogos da época e o Boa Vista vai 2 ou 3 vezes frente e marca 3 goles. Eu gosto de dizer isso em todos os podcasts. É um jogo marcante. Eu fui um jogo marcante, fui naquele jogo que se ia dizer assim, o Sport devia ter ganho este jogo por 5-1 ou 5-2 e perde este jogo 3-2.
00:40:36
Speaker
eu posso pegar um exemplo claro e isso é naquela questão da época passada os fãs se jogam e perdem o jogo e tem um jogo da taça de palestiano que merecia perder o jogo e ganha o jogo, ganha o jogo e mata o jogo
00:40:50
Speaker
muita base naquela base da Estrondinha e acho que é isso que se reflete, que a diferença aqui é o Sporty tem um bom treinador, tem muito bom treinador no banco, tem jogadores que tinham potencial e que precisavam de ter calma e construir a forma de jogar e evoluir sobre vitórias, que é mais fácil do que evoluir sobre derrotas e conseguiram jornada após jornada
00:41:13
Speaker
a jovem com o futebol, que acho que foi um ano que durante a época toda... e também parece que estamos aqui a fazer o bala de final, acho que nos sete jogos o partido pode perder pontos, que fiquem-se no lugar, mas vamos. Mas não altera o que está acontecendo até agora? Não, até agora não, na minha opinião até agora. A equipe que o futebol jogou melhor, o futebol jogou melhor em Portugal, foi o Sporting, o Boons. A equipe que tem melhor a mexer do banco, claramente o Sporting.
00:41:38
Speaker
E em contraponto, a equipe que joga o pior futebol dos 3 grandes é o Benfica, e a equipe que tem uma inutilidade a sair do banco, tanto de jogadores como de instrução, é o Benfica. É o que vejo.
00:41:55
Speaker
Eu nem diria do campeonato, eu diria dos clutons para o título. te falo dos triângulos, não estou a prestar mais ideia. Eu fiquei um pedaço, não digo revoltado, mas um pedaço desiludido com o que aconteceu no jogo com a Atalanta para a Liga Europa.
00:42:18
Speaker
Sabem que eu acho que aconteceu aquilo porque eles não tinham uma motivação ou estavam mais concentrados no campeonato. Tu não achas que aconteceu com talanta? Aconteceu uma coisa que era, encontraram um adversário que a nível dos jogadores eram tão bons ou até melhores. Algumas posições sem. E encontraram um treinador que era super competido na forma dos jogadores.
00:42:43
Speaker
Também, também. Mas nesses jogos então que eu espero que eles dêem o melhor deles. E eu achei que eles deram o jogo ao desbarado. Eu acho que eles não lutaram o suficiente. Ou não quiseram lutar o suficiente. Eu acho que chegou a um ponto em que claramente encontraram um adversário que era tão bom, melhor do que eles e ia mexer no banco. Era tão bom, melhor do que o que estava no banco do Sporting.
00:43:10
Speaker
No Benfica, acho que o Benfica tem muito maior plantel com o Sporting e tem um banco, um treinador que não sabe mexer na equipa. E no Porto tem um plantel inferior ao Porto e inferior ao Sporting, na minha opinião, mas tem um treinador que mexe melhor do que qualquer um dos outros dois. E o desequilíbrio está um bocado por aí, é claramente no banco e depois no banco técnico e no banco dos jogadores.
00:43:36
Speaker
Silvio, o Eduardo falou agora do banco do Porto, achas que vai ter o mesmo treinador sentado no banco? Acho que não. Acho que o Conceição está fora de time de estar. O Conceição não consegue pôr os jogadores a jogar à bola. Ou melhor, o discurso que ele tem põe os jogadores a pensarem de tudo menos em jogar à bola.
00:44:00
Speaker
Achas que está a origem destes problemas mais recentes ou a arbitragem é... Os jogadores entram nervosíssimos. Também acredito que o período de eleições e esta coisa toda em torno do clube não seja impossível de ignorar, não é? E esteja a mexer com alguns jogadores ou com a estabilidade do clube em coisas que não vemos.
00:44:30
Speaker
Mas o que se nota no jogo é que os jogadores entram super nervosos e qualquer mínima contrariadade durante o jogo, que até podem ter razão, mas são coisas mínimas e faltam...
00:44:42
Speaker
90 minutos, 60 minutos, 70 minutos de jogo e não é essa decisão ou decisão ou uma lança de dúvida que o Airi2 resolve decidir em outro sentido. E eles explodem de uma maneira que, opa, isso é incapacidade do treinador em controlar as tropas.

Desafios e evolução no Porto

00:45:07
Speaker
Não consegue. E depois também o discurso de ele também
00:45:11
Speaker
Não ajuda. Porque vai precisamente dizer que é contra tudo e contra tudo e essas coisas. Eu vou avumpar um pouco a campo com isso. Mas tu não achas que isso tu estás a dizer do Sérgio Conceição, e eu em parte concordo contigo, mas o problema maior é não o discurso dele nem a forma de ele comunicar com a equipa e para fora, nem o pessoal ficar-me derrotado, nem a equipa ficar...
00:45:38
Speaker
entre aspas raciosa com isso, ou entre nervosa, mas eu acho que o não ter reforço, o não ter plantel dos outros presentes a ser devidamente construído, e a ter um plantel mais forte ou mais equilibrado em todas as opções, faz com que a distância puntual para o primeiro lugar e até mesmo para o segundo lugar, leva a que dentro de campo as coisas não fluem tão bem
00:46:05
Speaker
Pelo processo de não ser habitual para o Porto ver-se a 10 pontos em primeiro lugar ou a 6 pontos em segundo lugar. Ou não ser habitual isso para o Porto faz com que exista desconforto nos jogadores em ir contra as devissidades. Mas isso tem mais a ver com o não ter matéria-prima para mais do que não do treinador.
00:46:32
Speaker
Acho que tem uma coisa tanto como outra. Não concordo com o que estás a dizer. Não concordo quando vejo Porto Guimarães ou Guimarães-Porto Patassa vejo um jogo e passados quatro dias vejo outro jogo completamente diferente dos mesmos jogadores. As equipas têm todas as suas dificuldades. O Edicto Guimarães não joga nada.
00:47:02
Speaker
O que ele o jota silva, é que o rapaz sabe correr para a frente e para o lado. Ele tenta fazer uma finta, quase que se alegem. Opa, é que não... Vai à seleção. Está bem bem a seleção. Olha, o Ronaldo e o Pep também vão à seleção, porque sabem andar em movos. E tentam simular que vão dar um vento de atento ao árbitro. E mostram... Olha, eu capitão e eu sou capitão com a seleção.
00:47:31
Speaker
Olha, mas... umas a mata e outras a escola. Silvio, e tu... Fez mais disto agora, agora fez também. Apá, eu concordo que o Porto não tem... De ano para ano, coalitativamente, a equipa vai por ele. Mas por outro lado, vejo, um mesmo jogo, ou seja, dois jovens contra a mesma equipa em curtos espaços de tempo,
00:48:01
Speaker
Não para dizer que ele lesionou-se, que ele baixou de forma entre jogos ou qualquer coisa que justifica isto. E vejo dois jogos completamente diferentes.
00:48:13
Speaker
E diz-me uma coisa, isto são os jogadores que mudam o chip de taça campeonato e sabendo que de antemão que se ganhassem iam se aproximar do segundo lugar, ou seja, a motivação ainda era maior, nem é a questão da motivação aqui, porque havia motivação. uma coisa que eu não compreendo, porque no último podcast que nós gravámos o Porto tinha acabado de vencer o Benfica por 5 a 0, foi ou não foi? Foi?
00:48:39
Speaker
O que é que aconteceu neste espaço de tempo que tu achas que justifica esta quebra? Porque o Porto, a dada altura, começou a jogar bem. Até tu disseste, olha vou começar a ver o Porto a jogar outra vez. Aconteceu o contigo, na minha opinião, é o discurso do treinador e da estrutura que faz a arbitragem.
00:49:07
Speaker
de que estão convencidíssimos, eu me averigualmente, que coisas que, pronto que sim, mas eu acho que não é a razão, não é essa a razão que faz o Porto Perda jogos, que faz com que os jogadores entrem irados para campo. Sim. E qualquer decisão menos correta ou que possa ser duvidosa, estabiliza os jogadores que perdem logo a cabeça.
00:49:34
Speaker
Impressionante. Perdem a cabeça e o fio do jogo e desapreendem a jogar a bola. O jogo contra o Asturil acabou naquele lance penáltico.
00:49:50
Speaker
que o árbitro não assinou. Ok, mas... E que, por no meu ver, tanto se fosse penalti aceitava, se não fosse penalti aceitava na mesma. Mas é que acabou por causa do... porque os jogadores do Porto saíram do jogo, basicamente. Sim, saíram e depois logo a seguir houve aquele que passa à queima do Otávio
00:50:10
Speaker
para o Diogo, e o Diogo para-lhe a cabeça e deu um toque para a frente. Então é isso. Eu acho que no jogo contra o Asturil, o Porto descamba aí. Mas... Mas... Mas... Mas... Mas... Mas... Mas... Mas... Mas... Mas... Mas... Mas... Mas... Mas... Mas... Mas... Mas... Mas... Mas... Mas... Mas... Mas... Mas... Mas... Mas... Mas... Mas... Mas...
00:50:38
Speaker
Mas é tudo causa da instabilidade e da cultura que a estrutura passa para os jogadores, de que é contratudo, contratoso, o árbitro está aqui sempre para te lixar. Qualquer coisa sabes. E então, eles reagem aval defensivamente. Qualquer coisa que devia ser o lançamento do PEP. Um lançamento a meio campo.
00:51:01
Speaker
O gajo deve ter-se tratado, não sei o que ele falou, mas depois ainda complementou com o gesto de... precisas de óculos. Ah, bem expulso. Ou seja, quando o capitão, 40 anos ou 41 anos, não está com a cabeça no sítio certo e ao ponto de fazer o que faz, imagina os putos
00:51:31
Speaker
Os do Meio Campo, o Niko e o Varela, que tem 22 e 21 anos. Vem o capitão a fazer aquilo, supoitados. Mas, por exemplo, o pecado do que estava a pouco a falar da relação do Benfica, de quem foram os jogadores que as nos deram o plano do Benfica, é melhorar em relação à época passada. E, em minha opinião, ninguém. Apenas manteve-se o processo de evolução, acho que é mais de jogo do João Neves do que outra coisa. Do Porto, olhe para o Porto e vais ao contrário.
00:51:58
Speaker
Eu acho que... Sim, mas os jogadores que melhoraram, os jogadores que pioraram. O Taremi, por exemplo, acho que piorou bastante. Eu não acho que tem piorado. Eu não acho que tem piorado. Eu acho que a cabeça dele não está ali. Sim, por isso piorou. Deixa-me olhar para ver uma coisa, para ver se vocês concordam comigo.
00:52:21
Speaker
O Francis Conceição claramente melhorou esta época. Galeno também. Galeno, eu não gosto do estilo dos filhos, mas claramente melhorou esta época. Também não gosto depois. O Vendel não está pior que a época passada. Aliás, tem estado bem mais que a época passada. O Nico era para ser dispensado em janeiro.
00:52:42
Speaker
Tem-se visto a evolução dele a olhos vistos. O Varela, claramente, começa a perceber um pouco o que aconteceu agora. O defesa central que eles contrataram agora... Não me recordo o nome... Otávio. Claramente um achado. Em relação a Fábio Cardoso, eu acho que é diferente. Os jogadores são diferentes, mas acho que tem muito mais potencial que o Fábio Cardoso de longe. Então com o outro gajo que estava no Braga, nem se compara. E nem estou a falar da qualidade. Estou a falar do que eu confesso do jogo.
00:53:09
Speaker
A gente olha para 3, 4 grandios do Porto e vemos uma evolução brutal este ano. Depois a questão de como vão reagir as diversidades. Eu tenho que concordar um pouco com o Domingo. Agora, eu acho que o trabalho
00:53:27
Speaker
de semana do Porto, e viu o Porto agora na fase final do campeonato, fortíssimo, e viu o Porto contra o Benfica, massacrar, passar o rodo, contra o Porto, o Porto tinha que ser controleiro e sem prova nenhuma, contra o Arsenal, ser bem muito assim melhor que o Arsenal aqui em casa, ir andar águas pelas barmas e perdeu, acho que isto também, eu acho que fiz isto também, contra a Vizela, fez o jogo normal, contra o Asturil, e estava a ver por quantos o que o Porto ia ganhar,
00:53:54
Speaker
Eu estava a ver, esta banda vai entrar o Prima, vai entrar o Lustres a seguir, e depois tem aquela questão, o penalty, eu nem acho que seja muito perigoso, acho que é mais da questão da expulsão, porque é... Mas junto tudo, o penalty, expulsão e gol. Aconteceu tudo muito seguido. E pronto, e não hip-hop.
00:54:14
Speaker
Silvio, mas então tu dizes que o problema vem da estrutura. Tu acreditas que depois das eleições possam haver muitas alterações nessa estrutura, tendo em conta os resultados como estão a ocorrer agora, e imagina que o porto na... quer dizer, a taça é depois das eleições, não é? É. Então, quando é que são as eleições? 27. O que é que é 15 dias, acho que sim. O que é que tu achas?
00:54:42
Speaker
Relativamente às eleições ou a pergunta que me fizeste? Relativamente uma coisa puxa a outra. Quem é que vai ganhar as eleições e que influência é que esse pode ter no futebol? Eu acho que os resultados...
00:54:59
Speaker
A equipe está andando a perder, claro que vai haver sempre gente que vai querer votar mais na mudança do que propriamente na continuidade. Se o suporte tivesse a ganhar, não havia muito menos razões para provocar a mudança. Mas o pessoal anda muito cansadinho do discurso, acho eu.
00:55:22
Speaker
Opa, não faz sentido o discurso de que somos nós contra o mundo. não existe. não existe. Eu não tenho mais certeza que vai haver uma troca de presidente do que tem agora. Eu gostava de ver uma troca de presidente, porque eu acho que fazia bem ao puro.
00:55:44
Speaker
A prova de que vai tudo continuar na mesma, caso o Pintacosta continue, é a questão do Centro de Alcavandina na Maia, que está embargada. Não, não começou, está embargada. Ah, ok. Portanto... Ou seja, é Tramoia. Ou seja, claramente... Terão tantas muitas esperanças, então.
00:56:13
Speaker
Não sei. Sinceramente, não tenho... Não sei mesmo o que é que vai acontecer. Posso dizer o que gostava, porque estava com essa mudança, como é óbvio, mas o que vai acontecer não sei dizer, porque... Está muito instável, está tudo muito dividido. Não sei dizer se é dividido. É mais...
00:56:43
Speaker
vai ser mais uma questão de idolatração do que propriamente de razão. Ah, ok. Sabes? É mais se vamos continuar a idolatrar o pinto da costa ou se vamos pensar com a cabecinha e por o clube a render. Eu tenho mais certeza, acho que uma troca do presente do que tem agora. E vejo mesmo até no...
00:57:10
Speaker
As coisas estavam nervosas, depois houve aquela teoria sobre o Benfica, acalmou-se um pedaço dessas conversas todas e agora estamos assim tipo, se calhar numa fase, e acho que percebes pelo que tu estás a dizer Silvio, estás agora numa fase, pronto, ninguém sabe bem o que é que é melhor para o clube.
00:57:34
Speaker
Não, toda a gente sabe o que é melhor para o clube. Agora, é está. A questão do idolatrar o Pintacosta é que ponha aqui estas incertezas todas. E o discurso dele. Eu tenho que ver esta campanha eletral do Porto.
00:57:54
Speaker
de uma forma muito curiosa. Eu, para mim, queria que o pinto agosto é continuado porque acho que o caminho está sempre delineado. Se você for ser franco, para ver um adversário mais fraco, para mim é melhor puxar o porto mais fraco do que o porto mais forte, é a minha ideia. E acho que com segue nova o porto por dia poderia
00:58:13
Speaker
repetear mais do que posso haver repetear agora. Ainda mais que eu for dos campeões pode ser que financeiramente as coisas ainda se compliquem mais. É um pouco a perspetiva que eu tenho e a ideia que eu tenho. Mas se bem que eu acho que o Vilius Boas estava com um discurso engraçado e a palavra discurso não estava indo para aquela coisa do conforme direto e da baixaria. Quando eu vejo o Vilius Boas a falar da questão da idade, da questão da sanidade, da questão
00:58:39
Speaker
do capacidade física e intelectual do presidente, eu vejo um registro...
00:58:45
Speaker
É que é a política. É pá, mas eu vejo um registro que foda-se. Eu era assim, porra, não, não, não é. Isso não, não estás a falar dos problemas do clube. Exatamente, exatamente. Não, ele pegou nesse ponto para chegar à pergunta que era se o Pinto da Costa falhar, vai ser o João Collor a tomar conta do clube, porque ele queria chegar a essa pergunta. E o único objetivo dele era chegar a essa pergunta porque
00:59:15
Speaker
Eu tenho ideia que o Kohler não é um gajo muito bem vindo no clube. Nem sei quem é, honestamente.
00:59:27
Speaker
É o Manuel Serrano destas beates. Será? É um artista da bola. É. Sim, senhores, pá. Estás mais alguma coisa a dizer sobre o Porto, Silvio? Opa, espero que mantenham o terceiro lugar. Sim. Mas o Braga, pronto, ainda bem que estás a falar do terceiro lugar, o Braga também está-se a meter aqui com umas jogadas... Não é o Braga, é o presidente do Braga. Sim, pá. O presidente do Braga comeu o punk a maçã.

Perspectivas da seleção portuguesa para o Euro

01:00:13
Speaker
O quinto lugar do campeonato acesso à Europa?
01:00:22
Speaker
Depende daquilo que estivéssemos a falar do Benfica ganhar, dos EUA, depende dessas jogadas, mas da partida, se tudo, se o Benfica, imagina que o Benfica fica agora pelos quartos. Acho que dá, o terceiro lugar e o quarto dão acesso e o quinto é a Conference League. Acho que é isso.
01:00:46
Speaker
Ok, ok, ok. É que o Braga pode estar aqui a dar o terceiro lugar ao Porto, mas também a... O Braga pode ir passar da Liga dos Campeões, para nem a Europa ir. Pois. É que está por ter pontos com o Guimarães.
01:01:01
Speaker
E quem é que está atrás? O Morarense? O Morarense, mas vai com 13 pontos atrás. Não, o Morarense não conta. Mas o Morarense, ok. vai com 13 pontos atrás. Vamos ver o que é que vai acontecer ao Braga. Para finalizar, vamos falar da seleção. dei o mote, vamos com dois capitãs fortíssimos.
01:01:21
Speaker
Afafu, eu não sei se ele viu também que daste a mão a te baixar no primeiro. Tu ficaste porque eu e tu éramos um dos mais positivos em relação às perspetivas da seleção no Euro. O Eduardo é sempre mais pragmático. E continuou, e continuou. Ah, a tua opinião não mudou depois daquele jogo.
01:01:46
Speaker
Eu tenho uma opinião, que fomos falando, que os jogadores que atuam na Arábia Saudita jogam a uma velocidade completamente distinta
01:01:58
Speaker
por isso acho que ele devia ecoacionar muito bem quem deve o não levar desses três. É o Robo Neves, o Otávio e o Ronaldo. Tendo em conta que o Ronaldo vai...
01:02:22
Speaker
Acho bem que ele esteja a batalhar para ter 26 jogadores ou 25 jogadores seleccionáveis. Para queimar uma posição. E... Ah, pronto. De resto, acho que montando a melhor equipa... Vamos lá. Vamos fazer um bom campeonato. Eu gostei na questão da conflanca esquerda contra a Subaécia. Nuno Mendes e Rafael Leão, meia-dez mil e não sei se é hora. Rafael Leão na equipa 11.
01:02:50
Speaker
Eu acho que sim. Eu preferi o Rafael Leão ou o João Félix. Nunca na vida, pá. Eu prefiro. Nunca na vida. Aliás, depende dos jogos. Se for contra uma equipa grande eu prefiro o Rafael Leão. Se for contra uma equipa mais cusa pode-se por o João Félix.
01:03:07
Speaker
Se for para jogar em ataque continuado, o João Félix. Se for para Portugal jogar com uma equipe a se bater de igual para igual, prefiro o Rafael Leão, porque ele é mais rápido, joga melhor em transição. E o João Félix defende.
01:03:30
Speaker
Sim, mas não joga tão encostada à aula. Não, mas pode fechar ao meio e liberta um dos médias interiores para a aula, para dar cobertura lateral.
01:03:42
Speaker
Pensa as nuances. Falar em nuances, no jogo com a Eslovénia havia ali uma coisa que não estava a custar nada, que era por exemplo o João Cancelo, estava a jogar o lateral esquerdo, estava a vir a jogar mais no flanque direito, ao mesmo tempo ia o Fetinha tapar o flanque esquerdo,
01:04:01
Speaker
Acho que fecha ali uma confusão desnecessária. Pronto, é um jogo amigável para fazer experiências, não é? Mas acho que eles fizeram ali umas confusões táticas que acho que não ajudou nada a equipe. E tu? Pá, mas eu sou da opinião que a experimentar iria errar agora. Não é depois de ir fazer isso para os jogos a doer.
01:04:17
Speaker
E quero reiterar é que aquela experiência mais vale não repetir. Pronto, se calhar foi essa a conclusão que o Martin esteve. Eu espero que sim, porque... Sim. Eu acho que com o nosso melhor 11, com os jogadores em forma, que espero que estejam em forma, que chegam em forma à fase do agora no Euro, que acho que com o melhor 11 vamos fazer um bom campeonato. Não que ele diz que vamos ganhar, mas que vamos estar na luta.
01:04:47
Speaker
Não ficaste com medo da Alemanha agora? Contra a França? Não. Oh, esqueço. Alemanha. Olha, eu achei que jogaram bem. Não viste o jogo, Eduardo? Para ter um sorte. Achas que sim? Eu achei que foram... Taticamente superiores. Se calhar a França foi um pouco desplecente. Sim. A França tem jogadores para ter as soluções para lutar pelo campeão. Mas olha, não tem muito tempo, dizia-se alguma coisa da Alemanha.
01:05:18
Speaker
Se a gente for ver os outros jogos alemães, devemos ver claramente o que é que eles têm valido. A Alemanha está-me a fazer lembrar Portugal a se preparar para o Euro 2004. A questão tão simples é, qual a Alemanha que isto vai ter no Campeonato de Europa? É a Alemanha que ganha a França e que ganha a Holanda ou a Alemanha que apanha dois da Áustria e apanha três da Turquia?
01:05:41
Speaker
Sabe qual a diferença entre essas duas equipas? É que não está o Toni Kroos na equipa que parte com a Turquia e com a Áustria. Pronto, ok. Pronto, certo. Acho que faz uma grande diferença a Toni Kroos e o Gondogado não ir no Meicamp. De acordo, ok. Digo eu. De acordo. Certo. A questão é que não o jogador muda a segunda a cinquenta.
01:06:05
Speaker
Ah pá, eu achei, pode até não ser o jogador, mas eu achei que a Alemanha estava parecendo mais ameaçadora. Depois de jogar em casa... E tu sabes ter aquela validade de que o futebol é 11 contra 11 e não foi em ganhar a Alemanha sempre.
01:06:25
Speaker
isso agora não existe mas tu não te disseste Eduardo o que achavas da seleção mantes a tua opinião vamos ver eu acho que o jogo contra a seleção vi-se uma seleção mais próximo do que estará na Europa no contrário do Alveina foi o gajo que fez a destaque coisas e não funcionou bem eu acho que o Roman Neves não conseguiu aproveitar bem a esteira da seleção
01:06:55
Speaker
e está agora a terminar bem a época do PSG pode-lhe ficar claro. São jogadores, na minha opinião, completamente diferentes. Sim, sim. Também acho. Porque não temos uma real alternativa ao Palhinha. O Danilo... e nunca gostei muito do Danilo.
01:07:16
Speaker
Mas pronto, o Palhinha eu penso que é um daqueles jogadores que ser titular, com a certeza, junto com o Cancelo e com o Diogo Costa. É verdade, o Nuno Mendes, vocês gostaram de ver ou nem por isto? Eu gostei, eu gostei. Eu acho que a equipa que começou o jogo contra a Suécia, tirando ali o Gonzalo Ramos, colocando ali o Ronaldo, trocando
01:07:42
Speaker
eu acho que vai estar muito próximo da equipe a base que vai jogar. Ah, com o Rafael Leão!
01:07:48
Speaker
Não, não. O cabelo não. O cabelo não. Eu estava agora aqui, estou aqui com o Atacones. Eu estava aqui a ver o make-up e estava a ver a linha defensiva. Eu acho que do lado direto tem que jogar o Cancelo. Acho que é muito superior ao Smith. Eu acho que o Smith é claramente o make-up do Mendes e do Cancelo. Depois vão ser o Ruban Dias, a Pepe ou a Donna Silva, na minha opinião.
01:08:15
Speaker
Eu acho que o Pepe está a um passo em meia-afra do Adão, na questão da experiência, na questão do que pode apresentar, mas também se for para apresentar por roda, é melhor o outro mais franzino, estou com o seu. O Ineacy me deu mais ideias que podia fazer alguma coisa na seleção, mas dos últimos jogos ele tem tido a tremer mais um pedacinho. Agora, eu penso que ele pode até ser convocado, mas a nível do once titular, acho que ele tem pelo. O quarto central, eu acho que o quarto central, acho que ele tem mesmo
01:08:43
Speaker
Houve ali uma altura no campeonato em que estava a pensar, olha, este gajo às tantas continua a se levar mais ou menos assim ao nível, até pode ser que chegue a titular da seleção, mas agora não acredito-se. Havia um jogador, vocês devem se lembrar, vocês também têm idade para se lembrar disso, havia um jogador no suporto, que era fantástico, que disse bom, chamado Beto, e ele chegou para ir para o Real.
01:09:05
Speaker
Ah, fogo, o Beto é uma falácia. Quando chegou à seleção, deu merda.
01:09:16
Speaker
Será que isto é uma ideia se faz ser uma merda? Um B2. Acho que não tem comparação, Eduardo. É um B2. Eu acho que não tem comparação. Eu acho que o gajo é bom, que está ali a faltar alguma coisa para passar a ferramenta. É mental. Eu também é jovem. Eu que ainda tenho 21. 23? 23. 23? Após os fons centrales... Com relação a Inácio? Sim, 22.
01:09:42
Speaker
Ah pá, Pão Central é jovem ainda. Se tu fores ver, por exemplo, o Ricardo Carvalho, acho que perto dos 25, 26, é que ele começou a... É 22 mesmo, mas vai aqui, é a terceira época, sempre com bastante jogos no Sporting.
01:09:55
Speaker
Sim, e é por isso que ele vai evoluindo, assim, aos poucos sentidos. Quarta época, quarta época. Na primeira época faz 20 jogos, depois 28, 30, 35. Sim, sim. Mas do que eu estava dizendo, eu acho que a equipa base de Portugal não vai fazer muito deste, na minha opinião. Se eu dir o Costa, o Cancelo, o Pepe, o Dias e o Mendes, depois o Nunes, o Pelinha e o Fernandes, depois o Bernard Silva, o Ronaldo... O Mateus Nunes? Pai, eu acho que sim.
01:10:22
Speaker
Eu acho que depende dos jogos. Tem jogos que se calhar metiam o João Neves em vez do Matos Nunes. Eu acho que o Matos Nunes tem uma rodagem diferente com o João Neves.
01:10:39
Speaker
Tem, tem, mas depois eu acho que ele... Tem duas épocas de Primeiro Ligo, tem duas épocas já, duas, três épocas... Mas o João Neves tem coisas que são de inteligência, que são innatas no jogador. coisas dele...
01:10:56
Speaker
Atenção, isso depende muito do que é que tu vais pedir ao Mateus Nunes para fazer no jogo. Exatamente, acho que se for contra uma equipe... Com o meio campo que estamos aqui a falar, Palhinha, Mateus Nunes, Bruno Fernandes, Bernardo Silva e, por hipótese, João Félix. Ou Rafélia. Vou falar mais João Félix, depois João Félix mais médio que eu, mais...
01:11:17
Speaker
mais médio do que... vejo o Rafael Leão mais avançado do que o João Félix. Vejo o João Félix saber buscar a bola para construir o jogo e não vejo o Rafael Leão a fazer isso. O Rafael Leão é para receber a bola e correr ou para tentar esforçar. Olhando para este 5, eu acho que o que vai ser pedido ao Matheus Nunes
01:11:40
Speaker
O que é pedido ao Matheus Nunes, ele tem muito mais capacidade para executar do que se for pedido exatamente o mesmo ao João Neves. O João Neves tem uma aprecia mais ofensiva do que o Matheus Nunes. E eu acho que para este meio campo o Matheus Nunes vai ter tarefas mais defensivas do que propriamente ofensivas. E concorda em que o Matheus Nunes deve ser atituado e não o João Neves neste meio campo. Achas que o Matheus Nunes defende melhor que o João Neves?
01:12:05
Speaker
Acho que é mais condicionante. O que tu estás a dizer é que o terceiro made aqui, e peguei no terceiro made do Meicam, será que o que fica entre o Bruneves e o Peilinha, é um gajo mais próximo do Peilinha, que será o Matias dos... Sim, acho que o Peilinha joga o Peilinha, aquele gajo que encosta aos centrais em situação de ataque, porque os laterais são sempre projetados, porque o que eu tenho visto dos jogos, os laterais jogam como extremos, quase em situação de ataque,
01:12:35
Speaker
O Paulinho encosta, o Mateus Munos fica à frente dos três e o Bruno Fernandes a fazer jogo, com o Bernardo Silva encostado a uma ala e a Rafael Leão ou o Félix encostado na outra, ou andam ali os dois
01:12:52
Speaker
vagabundos, a se tentar servir o avançar. E nesse sentido, acho que Mateus Nunes é capaz de partir à frente. Eu acho que o Fedex muito mais a equipe a nível no processo ofensivo do que o Rafael Liam. Depende do jogo, se o Portugal puder jogar um colapso baixo e apostar nas transições, faz algum sentido ter que ter o Rafael Liam.
01:13:16
Speaker
Agora se for num jogo de posse e ataque contínuo, faz sentido o João Faelis também. Mas por vai jogar com um bloco baixo, tendo o Cancel e tendo o... Contra a França, se calhar. Contra a França, se calhar. Mas tu não sabes jogar contra a França na final. Então sabemos qual é a equipe titular da final, caralho. Sim, mas quando digo jogar num bloco baixo não é propriamente defender, é jogar em transição. Ou seja, não ter tanta posse bola. Sim, jogar mais direto.
01:13:46
Speaker
Jogar mais direito. Mas assumir um jogo em que não vai ter a posse de bola que tem tido. O grupo que a gente tem é a Rabocasheka, Turquia e Georgia. Nenhum destes. Sim, concordo que esses três jogos são para dominar e jogar mais tempo em ataque. Não, eu não estou a dizer isso. estou a dizer que, em teoria, tu vais jogar contra a Rabocasheka, vais mandar num jogo em relação à Rabocasheka, no jogo, ou seja, vais-te marcar o compasso do jogo,
01:14:15
Speaker
Portanto, vais passar mais o jogo no make-up ofensivo, contra a Turquia irem aspas aspas, contra os Geores irem aspas aspas. Isto para não se aflorir, isto são 3 equipas em que tem tudo para dar merda.
01:14:29
Speaker
Na minha opinião. Tenho tudo para dar merda a esses jogos. Para Portugal. Tenho tudo para dar procura a esses jogos. A Georgia é um ponto de interrogação enorme. A República Checa, a gente costuma ganhar a República Checa, mas é sempre por um golo de diferença. E a Turquia. Acho que nos últimos tempos ganhamos sempre a Turquia, mas nós temos sempre que o dos talentosos. A gente tem que ter noção de uma coisa.
01:14:59
Speaker
O problema é isso, quando a gente tem as coisas muito fáceis... Grupo B, Itália, Croácia e Espanha.
01:15:17
Speaker
Pá, vou-se matar a Lipa para passar. Esse grupo não custava nada, com a Itélia... Pois, pois, mas tu tens o grupo 6 ali, uma Eslovénia, uma Dinamarca, Inglaterra. Tanto de Eslovénia como Dinamarca acho que seriam mais fortes com qualquer um das outras equipas que a gente tem no nosso grupo. Porque a Turquia não. A Turquia é mais forte que a Eslovénia. Penso eu.
01:15:40
Speaker
A nível de qualidade dos jogadores, de qualidade do técnico, que é por certeza. Agora, a truqueia é aquela tipo de seleção que às vezes-se em paragens mentais. Isso é verdade. Eu gosto bastante da atividade ofensiva da Angelo Vénia. Gosto mesmo.
01:15:57
Speaker
Eu gosto da Slovenia, eu gosto daqueles avançados que eles têm. Aqueles dois avançados que eles têm, o Primoz Roglic e o Tadej Pogacar. Gosto bastante deles. Gosto do Mahoric e do Tratnik. O resto da equipa não conheço.
01:16:18
Speaker
Eu acho que a tática era eles irem no grupo e atacarem na parte mais inclinada da subida. Acho que era... Estou a confundir os podcasts.
01:16:40
Speaker
Pai, era um grupo que se o Portugal quisesse ir para aquele lugar, vai passar em primeiro lugar, vai passar em segundo, olha, mas... Com a Romênia ou... Com os primeiros, para passar. O grupo da Romênia também não... A Romênia, ainda tudo a gente... várias pessoas aqui na Bélsica a dizer que a Romênia é uma equipa que está a subir bastante nível e a precisar ter cuidado com a Romênia. Estão a voltar à Romênia da altura do AGI.
01:17:06
Speaker
E não estou a ver a Romênia com aquela equipa que tinha na altura do Aggie. Exagero, exagero. Tu estás mais positivo do que onde estamos atrás, Eduardo? Eu tenho que ver o caralho, tenho que ver o que eles vão pensar. Eu tive a intenção de ver estes dois jogos. Eu acho que contra a Suécia...
01:17:31
Speaker
Pá, desbloque os... marcou nas alturas que tinha que mesmo marcar. E depois com os controles de lavena, claramente, eu devo testar ali coisas. Pá, foi a ideia que eu fiquei. Sim.
01:17:39
Speaker
Fiquei com algumas certezas em relação a plantei-lo. Por exemplo, eu acho que o noção de sobredom é muito mais contadorca do que o da Loa, e em teoria o jogo contra a Suécia seria mais complicado do que o contra o Anjo da Vénea. Ah, mas a Suécia tem um treinador recente, eu acho que eles têm... Tudo bem, ok. Eu achava que o Otávio era um gajo para entrar para a equação da equipe Boase.
01:18:09
Speaker
Não estou a ver como é que ele vai conseguir entrar. Mas acho que é um jogador útil ainda. Claro, claro, claro. Dos da Arábia Saudita, acho que é dos três o que está mais... O Ruben Neves ainda levava ao Europeu armastamente. Aliás, se não tiver outra alternativa, também vende bem, no meio dos defensivos, uns tempos atrás tínhamos uma carrada deles, agora tem o Polinha e ainda não tem mais ninguém que chegou ao nível do Polinha.
01:18:33
Speaker
O William desapareceu do mapa. O Daniel mete tanta confusão. Acho que o Daniel perde muitas bolas.
01:18:45
Speaker
E eu acho ele muito lento a reciclar a bola, por assim dizer, a receber a bola, virar-se, passar, distribuir o jogo, acho ele bastante lento. O Silvio, tu pensavas a dizer, ah, os dois alas super ofensivos, o meio defensivo, o Pelinha encosta no tríndio, no duplo central e fica três atrás. Então, o Danilo faz isso e não penses? O Danilo joga a central.
01:19:11
Speaker
A rotina está muito mais... E nos últimos anos tem tido a fazer exatamente isso. Não, eu vai... Mas o Palhinha no nível ofensivo... Estou a equacionar mais o Palhinha, porque o Palhinha no nível ofensivo oferece mais. E é um jogador mais intenso. Eu vejo dos três do make-up que estávamos a pouco a falar, o Bruno Fernandes, o Palhinha, o Matias Nunes e o João Neves, eu incluo primeiro o Vitinha, do que incluo o Otávio.
01:19:41
Speaker
Eu não sei. Eu acho que o Otávio faz o Juca avançar mais do que o Vitinha. O Vitinha joga muito para o lado. Acho que é um pedaço lento, às vezes. Ele não perde bolas, é bom tecnicamente, mas eu acho... Faz-me lembrar o João Mutinho, mas aquela característica do João Mutinho de... Ele prefere ter mais segurança do que arriscar. Eu vi uma coisa hoje, que fui o Vitinho ontem. O Vitinho disse três passos, 0 errados.
01:20:11
Speaker
Pois ok, mas quais são os passos que ele faz? Ou faz algum passo para a frente? Ou faz todos os passos certos mas para o lado e para trás?
01:20:21
Speaker
Porque no jogo com a Eslovénia, pronto, também não andava. Se tens uns jogadores da Eslovénia atrás da bola, é difícil de fazer passo para frente, mas... Mas pronto, eu acho que nesse sentido... Não quer dizer que não... Ele levava os dois, levava os ambos. Mas não metia nenhum dos dois a titular. Mas parece que metia o João Neves ou o Matheus Nando a titular. Ao lado do Palhinha e com o Bruno Fernandes. Penso eu a dizer.
01:20:50
Speaker
Vamos ver, vamos ver. Agora não um jogo de amigável, agora esses jogos. Olha, para finalizar... Tem três? Sim, sim. Três, acho eu. Antes daquele estágio. para finalizar, nós andamos a falar... Eu e o Eduardo estamos aqui a dizer quem é que era melhor, João Faelix ou Rafael Leão. E ninguém fala do Diogo J, aquela posição. Paulzinho Norte? Está voltou agora. Voltou já? Está, vamos ver. Sim, voltou. Ok. Vamos ver. Ele informa titular?
01:21:22
Speaker
Eu acho que ele em forma oferece tanto coisas que o Rafael Leão oferece, como coisas que o João Felix oferece.
01:21:33
Speaker
Mas também oferece expulsões. Ah, eles... ok, pronto. Também oferece expulsões, esse não tem interesse. Não acho que nem o Rafael Leão nem o Félix oferecem. Olha, o Félix joga, não sabe. Eu acho que o Diogo Jota é muito mais forte no processo defensivo, a participar no processo defensivo. Qualquer um dos outros dois. Qualquer um dos outros dois. É isso aí. Então se o Ronaldo jogar, então o Jota tem que jogar. Porque são dez a defender só.
01:22:03
Speaker
Tu é que sempre disseste isso Eduardo. Tu é que sempre disseste isso. Mas eu que o acho. Eu também acho que sim. Se tu tens um gajo. Se tu tens um gajo que sempre e ainda rende. Se tu tens um gajo que tem um gol pelo jogo. Tu não queres saber do gajo em processo defensivo. Tu não queres desgastar aquele jogador em processo defensivo. É o que eu acredito, é o que eu vejo. Se tu tens um Ronaldo. Para mim, melhor do mundo. Se tu tens um Ronaldo.
01:22:33
Speaker
que te rende um gol pro jogo, tens um Ronaldo que assusta qualquer defesa, tens um Ronaldo que a presença dele é um burro na bom palácio, os defesas olhar para ele, eu acho que tu como treinador tens que, como é que eu vou construir estes 10 jogadores para no processo defensivo não precisar que o Ronaldo faça picos para trás?
01:22:59
Speaker
É isso que eu queria que o senhor Roger Smithway fizesse. Se eu tenho um D. Maria que nos últimos 20 metros, 30 metros vai fazer diferença, eu não quero que ele se desgaste a fazer picos para defender para trás.
01:23:16
Speaker
É incrível como é que um gajo a falar da seleção de onde é que vais buscar o Benfica. É que fui um bom treinador, a conseguir ligar estas coisas todas. Ah, mas o futebol agora, todos defendem todos ataca, todos têm que praticar o processo defensivo, estão a desequilibrar a equipa. Pá, tudo bem, ok. Eu compreendo isso, certo? Eu compreendo isso. Mas se eu tenho um gajo que vai me render um gol pro jogo,
01:23:46
Speaker
Claro. Tás de saber incorporar isso na equipe e tentar ganhar assim. Exatamente. Também concordo. Olha, o Ifiga tinha um jogador uns anos atrás que participava zero no processo defensivo. Marcava golos postos dos jogos. Óscar Talcuara Cardoso. Marcava 25 golos por época. O Ifiga tinha um jogador que no processo defensivo participava zero. Participava bastante bem no processo defensivo. Marcava golos a Rode. Jonas. Ah! O JJ sabia-se criar isso? Então fala-lhe!
01:24:16
Speaker
Mas a Jota chateava-se como eles, não é mesmo? bem, mas... Ok, mas percebes... Jardel. Ah, mas eu falo dessas autores de frente. Ok, mas era uma coisa que não havia. Jardel ou Super Mario, caralho. Não havia um processo difícil para os jogadores. Ah, estávamos a falar quando 15 anos de atras, tudo bem, ok? Mas não houve uma possibilidade de criar rotinas para que dificilmente a equipa consiga suprir um jogador.

Reflexão final e encerramento do episódio

01:24:42
Speaker
É que o Ronaldo...
01:24:44
Speaker
O Ronaldo, mesmo sem o pique da 50 atrás, ele prende os dois defesos centrais da frente. Portanto, o processo defensivo dele... Ah não, não podem deixar ele sozinho. Se deixam sozinho o Márquez... Claro, o processo defensivo, o processo defensivo é prender os defesos centrais da atrás. Se tens os dois defesos centrais atentos a ele, vai faltar gás para se circular a bola pôs.
01:25:04
Speaker
O processo definitivo dele é posicionado, é o que eu acho. Mas ele não é posicionado, não. É matemáticamente possível. Era isso que eu queria dizer no final do podcast. É matemáticamente possível, portanto, eu acredito ainda.
01:25:18
Speaker
Então, orão, a esperança é ótima, vamos ver. E também ainda não estou com 100% de convite, sendo que o Sporting é campeão. Como é que a gente está a falar da sessão e os caras conseguem falar do Sporting? Estou a começar-se! Como é que é possível? Ele nunca viu o Sporting em primeiro lugar, agora não pode falar do Sporting. Como é que é possível? Sim, senhores. Pronto. Ok. Quero dizer que está na hora de fechar para o pessoal. Demoramos um pouquinho, uma hora.
01:25:46
Speaker
Demorámos. Isto é como o Sr. Desanagem. Um podcast nunca dura muito tempo. O podcast dura o tempo que tem que durar. Exato. É o que eu digo à minha mulher. Isto não foi muito rápido. Isto foi o tempo que teve que ser. Olha, da minha parte é tudo. Espero que tenham gostado. Porque nós gostamos. E não por que o próximo episódio por nós também não.
01:26:10
Speaker
Ah, vai bem dente, Eduardo. É assim mesmo. Silvio, obrigado por participares. Um abraço. Pessoal, até à próxima. Grande abraço. Um abraço. Tchau.
01:27:41
Speaker
e