Become a Creator today!Start creating today - Share your story with the world!
Start for free
00:00:00
00:00:01
Força no Pedal 36 - Bem-vindos à nova época! image

Força no Pedal 36 - Bem-vindos à nova época!

E36 · PDC Podcast
Avatar
49 Plays9 months ago

Bem-vindos a mais uma edição do PDC Podcast.

Hoje juntamo-nos para falar de ciclismo com o nosso programa - Força no Pedal no primeiro episódio desta nova época 2024! 


Vamos falar das ultimas do ciclismo e dos nossos objetivos pessoais.


Enjoy!


Este Podcast contem musica de TaigaSoundProd:


Rock Guitar Intro 03 by TaigaSoundProd

Link httpsfilmmusic.iosong6744-rock-guitar-intro-03

License httpsfilmmusic.iostandard-license

Recommended
Transcript

Introdução e Aviso

00:00:01
Speaker
Aviso-me, o programa que se segue pode conter linguagem ordinária e ou verbalmente agressiva, que pode ferir as suscetibilidades dos ouvidos mais panígicas. Obrigado. Este programa conta com o apoio de X-Muse. Powering your dreams.

Treinamento de Ciclismo e Saúde

00:00:19
Speaker
E eu pensei, eu vou estar na hora, vou para a bicicleta. que eu tive que estar o dia inteiro de pé.
00:00:31
Speaker
E estava a fazer o cacimetivo. Porra, não estou com força nenhuma. No dia a seguir. Estava com uma gripe. Ah, pois. estava... Quando tu fizeste estava... É. E depois, na semana a seguir, e pensei que estava melhor, quando fui fazer aqueles testes físicos, segunda-feira da semana passada, não estava... Pensei que estava melhor, mas afinal não estava. E depois, durante a semana, comecei a encher, a encher, ou seja, devo ter comido alguma coisa que...
00:01:01
Speaker
Opa, eu estava com 70kg no fim de semana. de encheada, barriga encheada. E ontem, então, foi de diarreia, cagar o dia inteiro e agora estou de outra vez normal. E hoje estou-me a sentir por fora. Enfim, foi aqueles anos.

Sessões Intensas e Zonas de Treinamento

00:01:22
Speaker
E hoje tenho prova outra vez, eu tive a andar quase 3 horas de manhã, não estou a saber. Mas foi amanhã.
00:01:29
Speaker
com os esforços, os intervalos de velo de Max, pelo menos. Pensei que ia ser mais f***, mas não foi. Mas fica com o corpo do boi, de fazer assim. Aquele puxadinho que são muitos de seguida, não é? É 30 segundos, 270. Pois, mas é 30, 270, depois descanso, mais 30, 6 vezes, não é? 6 vezes seguidas. 6 vezes, 10 minutos à base, depois são 3 intervalos de sás.
00:01:58
Speaker
e entrei a eles 10 minutos de base e antes tinha 45 minutos de base no início e depois no fim mais de 65 minutos de base é 155 watts mais ou menos para mim que eu penso que à medida que eu termo de ver avançando vou ter que comentar porque eu ainda não estava a 100% quando fiz o teste e eu penso que...
00:02:22
Speaker
Eu pensava numa coisa, tipo, o gajo estava a dizer, ah, esta é a zona que tu tens de trabalhar mais. E eu, ah, ok. Porque eu pensei, trabalhar a zona 2, eu tenho de andar ali no limite da zona 2, caras. 2 horas, 2 ou 3 horas seguidas a 230 botes. Qual que é? 150. Ai, caramba. Enfim.

Conquistas Pessoais e Novos Recordes

00:02:44
Speaker
Mas está-se bem. E tinha claro, se fizeste um passeio por Rarim hoje. Foi um fiato ao Santo da Serra bastante tempo, não é? E então?
00:02:51
Speaker
Nem sequer vi. O que é que andaste a fazer? Deixa ver. Aquele fiz um bateu molho de recordes pessoais. Oh! Estás em forma? Estou em forma. Caraca! Deixa-te ver o coro. Vou montar a forma. Ainda foste também chique. Faz parte de pegar o ponto na parede mais chique e depois de seguir até a portela, a Serra. 1.154 metros de altitude. Estás a abrir aqui. Estes coros não é nem branca.
00:03:18
Speaker
Não, não é. A menos de 1500 não sequer sai de casa. A roça não vale a pena, não foi o que vimos em 1500. Se é que hoje. Está bem.

Equipes de Ciclismo e Prognósticos de Corridas

00:03:30
Speaker
Opa, Carlos. O que é que vamos falar hoje, pá? Onde é que nós ficamos? Isto é o primeiro da época. Onde é que nós ficamos? Onde é que nós ficamos? Onde é que nós ficamos? Onde é que nós ficamos? Onde é que nós ficamos? Onde é que nós ficamos? Onde é que nós ficamos? Onde é que nós ficamos? Onde é que nós ficamos? Onde é que nós ficamos? Onde é que nós ficamos? Onde é que nós ficamos? Onde é que nós ficamos? Onde é que nós ficamos? Onde é que nós ficamos? Onde é que nós ficamos? Onde é que nós ficamos? Onde é que nós ficamos? Onde é que nós ficamos? O
00:03:46
Speaker
Falamos um pedacinho das equipas, apostas para a nova época e não sei o quê. Eu acho que vamos fazer um apanhado desenho do início da época. Falar da clássica da Figuera, que foi fixe. Falar um pedacinho das equipas, as coisas estão-nos a surpreender. E fazer uma provisão para a grande primeira prova do ano, que é a Volta ao Algarve.
00:04:11
Speaker
Podemos falar um pouco assim, porque este ano é interessante. A volta em si nem tanto, mas os competidores... Ainda ia ser mais interessante se fosse o João Maiden, mas não vai ter. Oh! Ele está inscrito? Não, foi substituído. Então porque? Ele teve os primeiros físicos antes da clássica, foi por isso que não foi à Figueira Champions Clássica. Ok. E então eles decidiram que vai começar a época no parra-início, no início de março.
00:04:40
Speaker
Ok, mas o Reinco também vai ao para início? Acho que o para início vai ter também um homem muito interessante. Acho que o Pogui também ia. O Pogui a deixar não vai? Não. Mas o Vingagarde vai ao para início? Não está convocado. Mas vai o Hogwarts? Vai o Hogwarts. Vamos estar andando contra o Hogwarts.
00:05:07
Speaker
Então é a volta catalana do ano passado. Do ano passado, sim, sim. E com o João Almeida, portanto, é um top 3.
00:05:14
Speaker
Sim senhor, então vamos montar o gênero aqui e vamos começar a falar... Ah, e também vamos falar muito assim de nós mesmos, não é? Mas vamos começar pelos profissionais.

Desafios na Transmissão de Eventos de Ciclismo

00:05:44
Speaker
Ah, bom, Carlos, é assim mesmo, ouvimos aqui... Olha, uma coisa, ainda bem que dou agora este comentário agora, que é do nosso intro, porque lembrei-me de uma coisa interessante que nós não falámos da última vez, mas que agora o GCN foi à vida, caralho. Pois é. Eu agora estou com... O canal do TV. Sim, olha que... Agora, aqui quem está na Bélgica tem sorte, tem muita coisa na TV normal, não se porra.
00:06:13
Speaker
Sim. Mas algumas provas, por exemplo, a Taça do Mundo de ciclocross não é na televisão, porque eles não têm os direitos. O Campeonato do Mundo, sim, porque é uma prova mais da UCI, mas a Taça do Mundo é organizada pela... também pela UCI, mas os direitos são diferentes. Então, quem tem direitos aqui é da aerosport. GCN, aerosport. E eles não dão na coisa, na televisão normal.
00:06:42
Speaker
Ou seja, se eu quero ver isso no aeroporto, eu tenho que ter aquela conta de aeroporto e me ter-me lá. Mas como estou na Bélgica, e na Bélgica existe aeroporto em francês, eu sou obrigado a ver em francês. Eu não posso mudar aquilo para inglês, não posso mudar aquilo para... Sim. É uma fosfada do caraças. Ou seja, eu vi aquilo... que sei eu?
00:07:09
Speaker
Ah, pronto. Pronto. E... Ah pá, mas... E já... e claro, e fiz... e paguei... isto faz de emoção isto... e paguei uma mensalidade para ver uma prova porque cancelei. E pensei, agora vou pôr isto para ver coisa. Até porque o mountain bike vai ser supostamente para ver também.
00:07:34
Speaker
Mas eu não estou com peixe-roupa a ver isso em inglês. E ele bloqueia o VPN. Não posso ter aquela aplicação demasiado inteligente. Mas tu vejo isso com as piratas, não é? Normalmente as provas dão sempre no aeroporto também. Sei, em português com o Olivier.
00:07:58
Speaker
É português e quer dizer, se for no aeroporto 2 é em português. Se for no aeroporto 2 não para escolher a... a língua e podes ver os comentários em... Atualizado? Sim, sim. Com o Shalkele e com... Aquele australiano que cresce assim do mundo. Robbie McKeeley. Robbie McKeeley. Mas olha, eu tenho uma pergunta em relação a isso. Esse pessoal vai continuar este ano? O Rob Hatch?
00:08:26
Speaker
O... como é que é o nome? Eu acho que faz aquelas comentários, coisas... Sim, sim. E até aquele que costuma fazer vídeos no YouTube, o... O GCN, como é que se chama? Dan Lloyd. Dan Lloyd, exatamente. Eles continuam, e aquela rapariga também que... Pronto, agora também não me lembro o nome. Mas sei quem é. Olá, o Seanway. Exatamente.
00:08:52
Speaker
Ou seja, mas esse pessoal está agora só... E eles fazem as coisas como faziam antes? Pois eu não sei, porque ainda não dou nenhuma prova até agora. A sena é que eles também não deram nenhuma informação sobre isso. Não, eu praticamente não dizia, quem formaram as pessoas... Enfim, para quem tem curiosidade de saber sobre isso, foi discutido em vários podcast relacionados e isso, o pessoal discuti bastante. Mas pronto, as grandes provas, claro,
00:09:23
Speaker
O giro tem que ser na aeroporto aqui, mas eu tenho aeroporto aqui na televisão normal. Ah sim, e vou te explicar uma coisa. Por que é que eu tive que fazer a coisa na aeroporto? Porque na televisão normal da aeroporto não estava a dar. Estava a dar na aplicação. A prova de benidormo da Toça do Mundo de Ciclocross. E tens quantos canais de aeroporto? Um ou dois? É dois, existe dois.
00:09:50
Speaker
existem dois, mas eles têm aquelas transmissões daqueles esportes, todos, no site deles, pagando o aeroporto premium ou o que é. É uma fusão, sim. É complicado porque então eu tenho que gramar aquilo em francês.
00:10:19
Speaker
Vut Van Arde, que está malta! É isto que me irrita, eles dizem os nomes todos errados. Vut! Isso me faz confusão. Alé Vut! Alé Vut! O pessoal deve estar em baixo a pensar, o pau está trependo de vez. Mas pronto.
00:10:43
Speaker
Antes de passarmos para as equipas, falar de uma coisa bastante importante, que é...

Equipamento de Ciclismo e Patrocínios

00:10:48
Speaker
Equipamentos de ciclismo. Carlos? Sim, estou muito curioso para saber o que é que vai sair daí. Nós estamos a... Nós... Não vou dizer que temos aqui um potrecinho da Siriuque, era bom. Mas vamos fazer as nossas gérsias pela Siriuque.
00:11:07
Speaker
Olha, ao menos ficaram a conduzir com os nossos bebés, não é? Sim, é verdade. E agora também tenho umas meias, portanto... Oh, aerodinâmicas? Não, não, normais. Não, porque elas não fazem meias aerodinâmicas, claro. Por acaso não têm. Mas tive a ver e tem na Decathlon. E parece que são de boa qualidade. Olha, as minhas já. Eu tenho umas aças que não são piores que umas da Aliexpress, que é como perfeita. Isso não é muito bom pazes.
00:11:39
Speaker
As do Aliexpress que eu tenho, para prender na perda, sabes que tem aquela banda de silicone? Sim, sim. Banda está lá, de asos, tipo uns pontinhos de silicone. Aqui eu fui a lavar uma vez, saíram metade. Obviamente foram a lavar mais do que uma vez. não tenho nenhum. Não estava a esperar disso. Ah pá! 40 euros, as meias de asos. E comprei o ano passado para o Gran Fonte. estão tipo...
00:12:05
Speaker
As do Aliexpress, 10 euros 4 pares. E tem coisas do Aliexpress, tipo os jerseys que tem de uma marca de lá, que não vou estar aqui a dizer.
00:12:26
Speaker
São porreiros, não posso dizer outra coisa, são muito fechos. E tem um bebe de lá, também são fechos. Não gostem às vezes é que vos quiser, claro que tem bastante merda lá. No meio de 99% da merda que tem, um monte de coisas que... Mas continuando, nossas camiselas feitas para o Siroco, vão ser a melhor camisela que o Siroco tem de mangas curtas, a M3.
00:12:49
Speaker
E vai ser parecida com a camisola que nós temos. E em que ponto é que está a situação? Ainda não me mandaram o design, mas quando mandarem o design, e vou publicar no Instagram, vou publicar no Facebook, vou publicar para toda a gente, quem quiser podem comandar uma camisolinha do PTZ Podcast. têm interessados na equipa do PTZ, têm pelo menos um interessado. E quando eles virem as gérseis então,
00:13:17
Speaker
Olha, eu encomendei o Jersey e o Bib, da equipa do Zwift, dos PTZs. Ah, sim, sim. E é que parece mesmo fixe, mangas aerodinâmicas e isso, tudo junto de experimentar aqui. E é da PAC que tu quer que faça os equipamentos de atuação nacional. Ah, não sei o que dizer.
00:13:38
Speaker
Marca portuguesa. Ok, vamos em frente. E vou publicar quando termos o design pronto, e depois vou dar assim um termo meu pessoal para fazer emcomendas, porque eu acho que depois tenho que dizer quantas eu quero. Ainda não é definitivo aquele número, podes ainda mudar. E por isso que ainda não fizemos a encomenda. É o mínimo, não é? O mínimo alcançamos, o mínimo de camiselas. Mas depois...

Criação de Camisetas Personalizadas para o Podcast

00:14:08
Speaker
Sabem que são mases, eu digo, pois mandam-me o dinheirinho. Claro. Até que o preço é bem em conta, para o que é. Para a conta de portas. Quanto é que era? Quarenta e oito. Quarenta e oito euros mases já. de ficar de uns cinquenta e tal. Não é? Pode ser. Sim, sim. E não deves pagar portas à partida. Ah, olha, não sei. Mesmo que se pagasse. Eu digo isto porque mandei ver aqueles bibos e as meias e ainda não paguei portas. E veio platinhar a Aliexpress.
00:14:38
Speaker
É Robby, que graças! Por acaso chegou bem rápido, também mandei ver os bibos e comprei o bibo mais potente que eles têm, aquele mesmo espetacular. É como eu, ful, eu experimentei ontem. É a mesma que me dedo. Ah pá, tu também tinhas o Whale, tu és magro, meu! Mas como é que eu tinha o Whale? Ah pá, tu deves... Eu tinha o Whale, e agora... E tu ainda eras mais magro que eu. Agora não sei, quem é que é mais magro de nós dois? Ah, estás mais magro que eu estou nos 65.
00:15:08
Speaker
Oh, tu és bem! Eu fiz uma dieta radical de dois dias, com uma gastroentretida e estou bom. Ah, é essa a dieta que aconselhas ao pessoal. Tem que ser ficar magrinho por uma prova de ciclismo de estrada, gastroentretida. Por acaso, tu também estiveste mal então? Quando é que foi isso? Foi assim, do momento para o outro. Deve ser de uma verela.
00:15:33
Speaker
Foi de um dia para o outro, diarreia, vômitos, diarreia, diarreia. Perdi por quase 3kg. E agora, como é que estás? recuperai, estou bom. Finalmente estou... Em 3 semanas seguidas consegui treinar de forma... Consistente. 160, 170 km sempre para cima disso. E nota-se diferença.
00:15:55
Speaker
Olha, Carlos, tu falaste que não encontravas ninguém para te fazer aqueles testes físicos. Ah, sei, sei.
00:16:03
Speaker
Opa, eu fiz o teste disso. Mas era a questão dos testes, era também depois a questão do posicionamento do bike fit. O bike fit. Alguém que esteja a ouvir na madeira, deem-nos alguma informação. Porque honestamente, não é possível. Tantas coisas de bicicletas na madeira, não ninguém que faça um bike fit ou um teste FTP.
00:16:31
Speaker
No continente de certeza, e alguma vez que fores ao continente podias tentar marcar uma coisa dessas. No continente tenho de certeza que alguém te faça essas coisas todas. Tu não vas com frequência a Lisboa? Eu não vou quase dois anos. Ah, eu pensei que ias com frequência lá. Tipo uma vez por ano. Não tenho muito.
00:16:52
Speaker
Se calhar um pedaço em cima, mas eu achei que foi bastante útil para mim que fui ao Energy Labs, que é um de várias equipas aqui na Belos que vão fazer testes físicos. Não encontraste ninguém assim conhecido? Desculpa? Não encontraste ninguém conhecido assim, um ciclista famoso?
00:17:09
Speaker
Ah pá, não, não vi ninguém. Mas eu sei que o Ram, que eu esteve lá, vi... O WyverDrop foi que ele fez as cenas dele. O WyverDrop não é um ciclista conhecido, mas é um youtuber conhecido. Digamos que tem uma carreira no ciclismo... Do triatlo. Triatlo, ciclocross, a volta... Olha, até acredito que ele tenha motivado muita gente a... A tentar no ciclocross. Ah pá, qualquer coisa.

Composição Corporal e Impactos do Treinamento

00:17:35
Speaker
A fazer qualquer desporto, a fazer qualquer coisa. Porque eu não treco para fazer as coisas.
00:17:39
Speaker
A evolução dele e sobretudo do irmão motivam qualquer um. O irmão a gente sabe que é mais... é palhaço, mas com o corpo dele fazer um Iron Man. Pois é. Mas como eu estava a dizer, pronto eu fui olhar e fiz um scan no meu corpo, onde parecei que tinha pouca massa gorda.
00:18:02
Speaker
Ou seja, eu em relação ao ano passado estou... Desoposto. Não, terei a massa gorda toda. O que é bom porque eu agora estou do que vier para ajudar. Ou seja, não nada inútil numa curva.
00:18:15
Speaker
Mas está muito baixo e eu não posso emagrecer mais. Estás mesmo naquele ponto em que os ciclistas estão ao fim de três semanas de grande volta? Se calhar. Se calhar alguns dois estão piores. Mas realmente as minhas pernas são cheias de veias, os meus braços cheios de veias. Os meus abdominais apareceram outra vez depois de vinte e tal anos. Eles ressurgiram. não tenho man boobs. Opa, espetáculo.
00:18:46
Speaker
Mas fiz esse teste de uma minha composição corporal. Não vou dizer que seja uma notícia essa coisa da gordura, mas foi mais ou menos. Um gajo ficou ali com... Mas foi importante? Foi importante para saber porque ao menos eu fiz a dieta e tive a treinar e sei que o que saí foi gordura, não foi músculo. Ou sei de certeza algum músculo.
00:19:09
Speaker
Mas, ao menos disse-me que a minha massa óssea também tem boa composição óssea, que está tudo no suito, e pá, está tudo bem. a gordura que tem que aumentar um pedacinho. Mas pronto, estou aumentando a minha dieta progressivamente. Se eu começar a comer tudo de uma vez, vai tudo deitado fora.
00:19:31
Speaker
Então tem que ser aos poucos, ir aumentando por semana, aumentando a pedacinho, a pedacinho, até que o gajo está a comer outra vez normal. Não a como no ano passado, porque o ano passado foi um erro que cometei, cheguei a tipo um mês antes do grande fonte. Ei, cheguei depois, vou começar a comer normal. E depois, no final de uma semana a comer normal, tinha ganho 3 quilos. Cheguei assim. Não! É um gajo que começa logo a encher.
00:19:54
Speaker
Mas pronto, outra coisa que me deu foi o FTP, que ainda vou dizer quanto é que é, porque os meus adversários podem ficar a saber, mas que tendo em conta que eu estava doente, se calhar eu conseguia fazer melhor, por outro lado, eu não sei, e eu esqueci-me de perguntar ao homem que fez o meu teste, se o facto de estar um pedacinho doente, se tem influência no lactato, porque eu não sei se tem.
00:20:19
Speaker
Eu devo ter, porque quando eu estou assim doente, pelo menos a nível de ter mais dificuldade em respirar. Mas eu estava nesse dia porque eu estava a respirar bem. Eu vi o VO2 Max. Sim. Mesmo assim, ele disse que estava numa categoria quase não muito boa. Também não vou dizer quanto é. Mas o VO2 Max você não pode estranhar, praticamente. Você pode mudar o... Mas isso não nasce? Como é que se diz? Aquela base de VO2 Max, tipo, tu tens sempre...
00:20:49
Speaker
Tu podes, se calhar, aumentar alguns pontinhos tendo em conta a tua forma. Naquele dia, estou aqui a dizer isto sem tipo... Enfim. O FTP e essas coisas assim, pôr-me o peso, eu lhe diz que está bom, e perguntei-lhe.
00:21:09
Speaker
Eu tenho isto e eu vou precisar de tal FTP, de fazer durante uma hora na subida, para chegarem primeiro na subida acima, quer dizer antes da subida tem coisas que a gente tem, para chegar na subida em cima ou pelo menos mais rápido que os outros,
00:21:30
Speaker
E tenho que fazer... Se as prestações dos outros forem iguais ao ano passado, tenho que fazer tais voltas durante tal tempo. É possível chegar a isto. E ele disse que... Fazer... Porque... Ah, e perguntei. Para ser 10 minutos mais rápido, tenho que fazer isto. Para estar ao mesmo ritmo, é isto. E ele disse... Eu até vou dizer, para chegar a 10 minutos mais rápido,
00:21:58
Speaker
que o Taylor e que o Tiago Crespo ano passado chegaram ao Polo da Serra e tenho de fazer 300 votos durante uma hora e chego um quarto de hora mais rápido que eles.
00:22:13
Speaker
Se fizerem a mesma prestação na subida. Se nós subirmos a robera da janela. Se presumindo vamos subir a robera da janela. seria de ter decidido pelo percurso que a gente está tanto tempo à espera. Sim, eu penso que o Kuzo quer fazer uma surpresa. Para subir ao mesmo ritmo que eles, eu tenho que fazer 250kg. Ok. Com o peso que eu tenho agora. Em um quarto eu moro em 20kg.

Estratégias para Corridas Futuras

00:22:42
Speaker
Para dar uma hora e treze. Uma hora e duze. Ou uma hora e duze, uma hora e treze. Ou seja, e perguntar-lhe, é possível alcançar os sonhamos? Ele disse, o 250, quase certeza que eu consigo. Se eu conseguir treinar bem, se não tiver problemas. O 300 vai ser difícil, mas eu tinha que melhorar bastante. Ok. Pode ser possível a longo prazo, mas não tão suído. Vamos ver. De qualquer forma, realisticamente,
00:23:12
Speaker
Para eu ganhar... Porquê quer ganhar? Não sei se tinha dito. tinha dito. Não sei se tinhas dito publicamente, mas... tinha dito a ter. Confidado. Para ganhar, essa não é... No início um gajo não pode começar devagar e tem que ir no... Aproveitar ali... No grupo junto com eles. Exatamente.
00:23:40
Speaker
E para isso, eu vou precisar do Zé, porque o é o nosso... Ah pá, antes de ontem fomos dar uma volta e o Zé, tipo, e meio que me atrás do Zé...
00:23:53
Speaker
E faço logo muito cheio de motos e vou andando a 30 horas. A 30 horas. Estávamos andando a pagar. Ele deu chão na pontinha. É, mas ele não está em forma. Ele também esteve doente, ele não tem andado, mas vamos começar a treinar também. E agora todos os domingos eu tenho que fazer uma volta por cicleta grande pelo menos 3 horas. Ok. É o meu programa. Porque isso foi outra coisa que fizemos lá, foi o programa de trans. Mas pronto, para terminar, para ganhar a prova, eu tenho que chegar no grupo,
00:24:22
Speaker
E tenho de ganhar tempo neles na subida, porque na descida de certeza que eles vão ser todos mais rápidos que eu. O meu ponto fraco é a descida, de certeza, é confiança na descida. Mas tu dizes que o teu ponto fraco é a descida e eu nem sequer falo da descida então, porque é a minha então. A cena é estar a descer, acelerar e outro tipo. O ano passado eu tinha as calmas, não tive problema nenhum.
00:24:47
Speaker
Mas agora se eu estarei ali a pensar a ganhar, e mesmo assim eu vou ali umas partes nos prazeres, ali umas curvas. E às vezes vêm carros que quase não diguem contra-mão, mas ali a rapar a linha que devido aos dois sentidos. E depois tem partes ali com árvores, com sombras e é um pouco do... Sim, e a descer e...
00:25:11
Speaker
Aquele alcatrão a descer a Santa. Ok, aquele tudo nuvo, aquele tudo pavimentado. Mas tem umas partes com umas adufas. E tem umas partes com... Mas essa descida não é da Santa? Tu esperas da Santa? É do Porto Menes, mesmo para para baixo? Sim. Ok, ok. Mas ias falar de outra descida? Ah, antes, para os prazeres. Está arranjada. Agora está tudo tão espetal. Sim, isso. Ao menos isso. Ao menos isso, é.
00:25:39
Speaker
Porque essa estava horrível, estava mesmo horrível. Estava tudo bem, até os outros três quilômetros. Ora, imagina, se eu descer por abaixo, acelerar, e nessa parte vou perder bastante tempo porque vou estar a travar, porque não quero furar e não quero... Mas é aquela coisa de... A minha desvantagem, posso até fisicamente ter capacidade, mas a minha desvantagem é a experiência em corrida, porque não tenho nada de experiência em corrida dessas.
00:26:09
Speaker
o ano passado. Mas pronto, olha, eu tenho um programa de treinos, tenho tudo planeado até à prova. Eu ia fazer o treino do Zwift, como disse, mas ainda não estava à espera que eles me dessem um programa de treinos tão personalizado. E ia tipo... por exemplo, hoje de manhã fiz duas horas e meia,
00:26:35
Speaker
base com VO2 max, como estava a dizer. Amanhã tenho um dia de descanso. Depois tenho um dia, tenho um treino que é também base com intervalos para fazer cadência baixa, aquele torque. Estás a ver? Sim, estou a puxar pelas minhas pelas... Depois tenho mais um dia de base, hora e meia. E depois ao sábado geralmente tenho intervalos daqueles de sweet spot.
00:27:04
Speaker
Sim, sim. Estás a ver, acima e abaixo do FTP. É mesmo abaixo, ligeiramente abaixo. E depois ao domingo é sempre uma volta grande de bicicleta. E mais para o final, ele diz para fazer várias voltas em montanhas, ele tem que ir para as Ardennes.
00:27:25
Speaker
tive a ver, então é que é um dia que vou para a SPA, fazer a La Redoute, fazer... Eu quero fazer uma das mais difíceis que tem nas Ardennes. E a La Redoute nem é das mais difíceis, é a mais famosa mas não é das mais difíceis. Mas tem a Franck Rochard, ou o que é. E tem uma que tem muito do Eddie Mareks, que também é muito, assim, difícil.
00:27:54
Speaker
E quer subir-se assim mais para cumpridas. E pronto. E é isso. Tenho que fazer essas coisas. Além de dar voltas ao domingo, sempre voltas grandes de bicicleta. Mas isso consigo fazer. Eu e o Zé, no domingo fomos fazer aquelas percussões. Nos perdemos o ano passado. Ah, sei, sei. Que era para fazer... Mas pronto. Desta vez fizemos tudo.
00:28:21
Speaker
Mas não estávamos a pensar, não estávamos a dizer para nós mesmos, olha a diferença, não chegámos a esta parte onde passámos estávamos tudo desrebentados e hoje estamos aqui bem, estás a ver?
00:28:30
Speaker
Ah, sim, sim. Apá, evolução. E a gente... Apá, um gajo estava ali, bem contente de nós termos evoluído bastante. E tu também, dois montar bastantes coisas, melhoraste bastante. Agora, como disseste à pedaço, apá, menos de 1500 metros de altitude, não posso sair, nem faço. Tipo, isso mostra... No fundo é uma espécie de objetivo, não é? mostrou o nível que tu alcançaste. Eu acho que é um orgulho, em relação ao que nós estávamos dois anos atrás, nós os três. Então não te lembras...
00:28:59
Speaker
Bem, eu fui 2 anos e ter... Antes do Covid? Quando nós fomos à Topeque do Arieiro. Ei, morremos! Fomos por 3 ou 4 vezes naquela subida. Agora não, eu aposto... E queria fazer isso antes do grande fundo, mas necessariamente é conselhável. Se calhar não, porque aquela subida é muito puxada. É como por daí, se nós conseguíssemos ir bastante devagarinho, mas que não tem pendente, um gajo não consegue ir sem ser a puxar.
00:29:26
Speaker
Mas se nós subíssemos isso hoje, nós nunca parávamos, certeza mesmo do funchel, pelo parte mais difícil, nós subíamos e não tínhamos que parar nenhuma vez. se fosse para me gerar. Para me gerar tem que ser. Quem não consegue me gerar em cima da bicicleta. Isso é outra coisa que me passou pela cabeça. E tenho que controlar, e bebo bastante água. E tenho que controlar na prova a beber.
00:29:55
Speaker
Mas também não posso desidratar? Não, mas fone que se eu tenho que megear muitas vezes... Não sou exemplo para ninguém, é que para além de bem pouco, também me expulgo. Mas o ano passado parei uma vez, fui no segundo ponto do abastement. Para megear, e tinha megeado antes? Nós megeámos os dois ao mesmo tempo. Mas eu vinha à flites, ok, agora-se aguentar um bocado para ver se chega ali à parte final do abastement.

Manutenção e Atualização de Componentes da Bicicleta

00:30:25
Speaker
Mas pronto, acha que falamos o suficiente sobre nós? Ou queres dizer, ou queres dizer mais alguma coisa? Tens algum upgrade planeado para a tua bicicleta? Vai ser agora, para breve, o substituir o eixo pedaleiro. Ah, o eixo pedaleiro sem o eixo. A pedaleira não vas mudar, vas manter aquela inteira.
00:30:46
Speaker
E trocar no... Depois, em Brardo, tens aquela outra grada da Ximena que está... Que a Ximena está nos tribunais por causa desse mudança de troleira. Mas a tua está boa, não é? Não partilho nada. Não, não, não. E o volante? O volante não vais mudar? Não, não, não. O volante está estranho, mas é o mesmo que Carlos. É que ele está bom, por enquanto. É aquela originele. Não queres comprar um falsificado?
00:31:15
Speaker
Não, não, não. Isso vai ser mais pavorinto, essa amulência. Com aquela pesada toda é mais ou menos aerodinâmica para a altura em que foi feita. Sim, mas é quanta que tem de largura? 44? Acho que é 42. É largo para os standards hoje em dia. Hoje em dia tem que ser 22 com as manetes todas viradas para dentro. 22 é muito tempo.
00:31:46
Speaker
Eu tenho 38 e para mim está bom. Às vezes eu acho que estou bastante estreito. E quando me mato na bike do Zé, ele tem um 42 e aquilo de fuga aparece numa mountain bike. O posicionamento das mãos. E mais alguma coisa.
00:32:05
Speaker
E os cabos, substituíram os cabos todos. Ah, isso é normal. E a corrente? Ah, e a corrente substituíram agora pouco tempo. O que é que é mais? Ah, a fita do guiador. Vou meter uma... igual a tua, eu tenho ali. Ah, e disto. Supercaso. Supercaso. Olha, estou mudando isso agora e fui de putas coisas e meti uma branca, mas para ela está toda mugenta já. Logo... Mas pronto.
00:32:31
Speaker
Mas, aqui tinha na bicicleta, ano passado, a Preta, está na minha bicicleta do Rulo, e treia da bicicleta de estrada, meti na bicicleta que eu tenho no Rulo, e ela está lá, está sem estrelas. Ah, pronto. Portanto, não... E antes disso, por caso é, olha, eu comprei aquela fita, e meti naquela bicicleta quando o volante que estava na bicicleta do Rulo estava na bicicleta na Scott. Sim.
00:32:56
Speaker
E meti essa fita lá, quando mudei o volante e mudei a fita para o volante novo, e agora comprei fita nova para conduzir com as manetes, que são brancas. Comprei a fita branca para colocar nesta fita, e meti no outro volante que estava antes. Esta fita foi mudada 3 vezes e está 5 estrelas. O que tem essa vantagem é que para substituir sem ter aquela cola negenta.
00:33:22
Speaker
Mas ela tem, tem essa cola. Tem cola mas não é como as outras. A gente fica a ouvir dizer que não... Enquanto que as outras é que lhe deixam aquela cola por trás. algumas marcas que deixam aquela cola assim. É que houve a ouvir dizer que era mais fácil substituir. Mas a nível de material, e tu indecisa, não sei quais são as jantes que eu vou levar.
00:33:45
Speaker
De resto, a minha bicicleta está finalizada. Tenho um dream setting. Tenho a minha Scott Addict de 2009 ou 2010, com a Dura Ace em tudo, menos o crank, que é... Dura Ace das velocidades. Ele me fez. Ah, e me deu em um recente momento os bancos. E depois fui de emagrecer, já...
00:34:11
Speaker
Tava-me a pôr as bolas dormentes. Então comprei um banco mais curto, que parece que são os melhores, e com canal a meio. Um da Syncros. De carbono. E comprei a versão mais barata do mesmo banco para o do Rulo. E agora está lá.
00:34:36
Speaker
E pronto, as bicicletas estão idênticas a nível de coisa, a do rolo e a outra, portanto a posição é a mesma. Apá, e não andava naquela bicicleta na Scott bastante tempo fui andar no domingo, aquele é uma maravilha a bicicleta. Homem, não quero outra coisa. Ainda preciso de uma bicicleta nova. Aquela bicicleta é um espetáculo. É um espetáculo. E com tantas coisas no rolo aquilo deve sair bem. não sei quais são os gênios que vou levar. Se vou levar as Dura Ace,
00:35:07
Speaker
As Dura-Ace são as aerodinâmicas. 50, tipo como as tuas. As tuas são mais leves que as minhas. Dóres-me as tuas gentes, Carlos. Posso-las, mas preciso de úteras. Ficas com as Dura-Ace. Ah, se não entraram, Carlos. vou-te dizer uma coisa. A minha bicicleta com as gentes Dura-Ace
00:35:30
Speaker
E nem sequer troquei a K7, ainda está a Ultegra, nem troquei os apartes rápidos para os de titânio que tem. Está mais leve do que quando fui ao Gran Fundo com as outras gentes, com as Mavic. Caralho! Portanto, decidi trear e penso que ela fica em 7 kgs, diretos. E tive a ver durante a semana as bicicletas, os dois no GCN andaram a pesar... Quase o mesmo limite da série. Qual o limite? A 6.8.
00:35:59
Speaker
6.7? Eu acho que é 6.8, acho que sim. E tive a ver o vídeo do GCN em que eles pesam as bicicletas das equipas Volturo. Sim. Tem bicicletas que elas apesaram 8kg rapaz. Fou, mais mesmo, sei se é de uma relógio.
00:36:19
Speaker
Sim, de contrarreloj que pesa tudo mais do que eles, na maior parte. Pois é, de contrarreloj eu calculo que sim, agora as outras. o do Vingagarde para que o contrarreloj é que estava mais leve, com a certeza. E a do Hogwarts, para que o monte do plosar estava com certeza mais leve. Mas pronto, não é interessante. Isso está além da bicicleta, não é? Por exemplo, uma bicicleta de um gano ou de um gajo assim maior vai ser mais pesada. Até pode ser que sim, mas é. Opa, não interessa. Não de ser grande diferença.
00:36:45
Speaker
estamos aqui a falar de bicicletas do World Tour, olha qual é a tua favorita Carlos? Continua a ser a billiard da... Aquela versão do Cavendish é... É bonita! Pronto, aquela é uma versão personalizada, não é? Essas bicicletas são mais pesadas, porque têm mais pinteira. Ah! Não sei!
00:37:11
Speaker
Mas uma que gosto bastante, que combina com o equipamento, e acho que está espetacular, que a Orbea é da Lotto. Ah é? Sim, a Lotto tem agora a Orbea, é verdade. E se reparas na bicicleta, é exatamente a pintura do equipamento, mas está bem feito. viste que não existe nenhuma equipa com Campagnolo no World Tour? Ah, pois é. É tudo de Shimano ou Sram? É? Ah pá, não sei. É esquisito.
00:37:40
Speaker
A Campagnola é a equipa com mais futeórias na volta à França. Em volta de mudanças e... Grupo 7 é... Grupo 7 com mais... Sim, também muitas pessoas nos anos 50, 70... Estão a ver, 60... Sim, com os italianos e isso tudo... É... Pronto, sim senhores. Ah, para você falar de ciclismo...

Perspectivas para a Temporada Promissora de Ciclismo

00:38:02
Speaker
Temos a falar de ciclismo até agora. Sim, claro que sim, mas agora vamos falar dos grandes...
00:38:09
Speaker
do ciclismo. Sabe como é que é? Este ano nós temos, como se sabe, aquele outubro todo com a... Não sei, eu penso que este ano
00:38:28
Speaker
Vai ser tantas provas interessantes, Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo, as clássicas. Este ano, mas ainda que no ano passado, temos todos os ingredientes para ter a melhor época de ciclismo de todos os tempos. Sim, sim. Os ciclistas, os melhores que querem estar nas melhores provas.
00:38:53
Speaker
Olhando para o calendário e para as provas, isto vai ser um espetáculo do início ao fim. Então, do que tu viste até agora, tem equipas que estão-te a surpreender, que não estavam à espera que tivessem os resultados que tiveram até agora? Até agora é um bocadinho cedo para falar. Mas, por exemplo, a QuickStapes... Sim, mas e por exemplo...
00:39:19
Speaker
Exatamente. Estavas a pensar no mesmo. Estava a pensar no mesmo. Queria ver se tu lias a minha mente. Com os neoprós, que se calhar ninguém estava à espera.
00:39:34
Speaker
o Lampert e o Magnié. O Magnié e o Le Serif quase que faziam uma surpresa contra o Yeti no Alula Tour. Aquela estrada que eles faziam, aquela imagem em cima, aquilo foi feito mesmo para aquela parte daquele... aquilo foi criado para fazer esta volta no Alula, na Arábia Saudita. Qual imagem?
00:40:01
Speaker
Tipo, uma imagem que ele que obtrapanha, os ciclistas todos tipo num planalto, imagina como se fosse o Polo da Serra, e aqui parece que é uma montanha que foi feita como uma estrada ali ao compor, por cima da montanha, uma vreda, até ao fim. Tens que ver, tipo, parece que foi feita mesmo para aquilo, para aquele objetivo. Não demorava. O dinheiro da Arábia. Olha, isso é outra coisa. Pois, isso é outro assunto. O que tu achas disso?
00:40:33
Speaker
Contextualizando, podes fazer uma pequena introdução. Os 150 milhões para criar uma league alternativa ao World Tour. Eu acho que tem pernas para andar. Acho que as equipas têm interesse, porque nós sabemos que apesar do ciclismo vêm de lir muito. Fé, mas os 150 milhões? É muito dinheiro. Não, é muito. É pouco? É pouco. É pouco?
00:41:01
Speaker
Pode ser pouco numa fase... 250 bilhões? Não, estou a brincar. Não, se fosse 1 bilhão... Sim? Eu achava que era uma coisa mesmo que com pernas para andar. 250... Isso sola, que é tipo... Tu vas atrair as equipes...
00:41:27
Speaker
Tipo, que... que sabem que podem ganhar alguma coisa com isso. Estás a perceber? Tipo... Mas se comparares isso com a alternativa, é muitos milhões a mais que podem entrar. É mais? É um investimento. É bom que alguém pense em investir em isso. Mas tu fures ver... Tu... Se eu soubesse comprar, se eu o quisesse comprar, nem sequer digo a Liga dos Campeões, mas digo que se quisessem comprar o Campeonato de Portugal, 250 milhões acho que não andava. Futebol.
00:41:57
Speaker
Não, porque fomos ouvir os dedos televisivos e... É isso que me refiro, compreende? Eu estou, percebi. Sim, sim, sim.
00:42:07
Speaker
Porque estamos a vender, ok, é muito. Sabe porque é que é muito? Porque as equipas valorizam-se pouco. Porque as equipas não têm valor sem ser. Estas equipas de ciclismo não são nada o dinheiro que elas têm dos patrocinadores. Patrocinadores, e dos, para mim, patrocinadores, como aconteceu com a Jumbovisma. A Jumbovisma disse, amigos, para que elas deram um tempo que até decidiram aquilo com um antecedência. Mas outros casos mais graves em que eles disseram, amigos, nós para o ano vamos ter que...
00:42:36
Speaker
ou acabar o projeto, ou vamos passar a dar metade do dinheiro e os jogadores ficam com a corda na garganta. Sou a Emirates. É dos poucos exemplos que tens de equipes que têm um plano a longo prozo e que sabem que vai haver sempre dinheiro. Sim, porque para eles o dinheiro não diga que cresce nas árvores, mas sai pela colônia preta que tem uns buracos no chão. Exatamente. Mas pronto, mas têm um projeto a longo prozo, é verdade isso.
00:43:04
Speaker
Sim, tem um projeto a longo prazo porque tem desse dinheiro, dessas coisas, estás a perceber? Agora, porque é que a Emirates, porque é que este dinheiro da Arábia, porque a Arábia, tipo aquela das Arábias, parece que é tudo do mesmo sítio, mas não é, aquela do país concorrente, ok? Os Emirates, os Emirados Arábios Unidos têm uma equipe, nós vamos criar a liga, agora querem pegar no vosso dinheiro, vêm para a nossa liga.
00:43:32
Speaker
Estás a perceber? Isso está andando para a frente porque o gajo da Visma, Lisa Bike, a gente tem que se habituar a dizer isto. Visma Lab. Visma Bike. Visma! Olha, Visma! Eles... O gajo está sempre... Esse gajo... Richard?
00:44:01
Speaker
Ele está sempre... Parece que o gajo gosta da tensão, cara, mas ele está sempre... Como foi este? Ele ainda é pior que o Lofever. Ah pá, ainda agora eu estava ouvindo o podcast do PCM, do Portuguese Cycling Magazine, em que os diziam, nós aqui falamos do Lofever para dizer mal dele, porque ele é burro. E eu sempre, poça, meus amigos, vocês não percebem nada de ciclismo? O burro não tem nada. Que burro, aquele gajo não tem nada.
00:44:28
Speaker
Ou pode dizer as cenas que diz e mandar bocas, mas aquilo é tudo calculado. Tudo muito bem calculado. Além de ser, na minha opinião, tendo em conta o budget dele, o dono de equipa mais bem sucedido dos últimos 20 anos.
00:44:51
Speaker
Pronto, não ganhou voltas a França, nem nada disso, mas a nível das clássicas... A gente viu o que está a acontecer com o ciclista, com o Evan, porque ele está a mudar a equipa toda para formar um enigma de luxo à volta dele. Sim, mas isso pode ir para água abaixo. Mas pode. Principalmente porque, além de andar em árabes a coisa, austríacos a ser montados em tours também a comprar equipas ciclistas,
00:45:20
Speaker
E isso também pode ser interessante. Se a Bora Hagsgrohe passar a ser Red Bull Racing. Também acho isso interessante, passa a ser uma equipa. tem uma grande equipa. Já. E fala-se que a partir do momento que tens um capacete de Red Bull que vai junto a esta equipa. Eu acho que isso não quer dizer nada. Não encaixava mal.
00:45:47
Speaker
Não, Pitcock, Fan Art. Não sei. Eles podiam também se calhar investir numa equipa feminina para não ser a porcaria. Ciclistas femininas com todo o respeito. Têm ciclistas espetaculares.
00:46:04
Speaker
Mas está tudo na mesma equipe, não competitividade. As quatro ou cinco melhores ciclistas do mundo estão todas na S.T. Works. Fica sempre em segundo! A VIVOS ganha sempre!
00:46:21
Speaker
Pois, mas tu tens a Lorena Vives, e depois tens a Copa aqui... A Copa é aqui, a Marianne Reusser, e ela... E depois tens outras... Mas não é que o sistema... Aquela que ganhou a volta à França ano passado. Demi Vooring? É, em que equipe é que ela está? Estão a ser... Estão a ser New York, não é? Ah, pois é... Pus... Pus... Estou a confundir porque ela... Estás a confundir quando a Mika van Vleuten se aflorou? Não, não, não... Estou a confundir porque ela e a Copa aqui lutaram por uma prova, mas... Estrada Bianchi? É, Estrada Bianchi, exatamente.
00:46:51
Speaker
E este ano vai ser em Liège. estava a dever uma delas mudar de equipe. Para tornar isto muito mais interessante. Elas tinham de mudar as quatro. Uma fica e as outras três mudam. Acho que basta a Volering ser esta equipe. Ou a Kopecky. A gente não costuma falar muito de ciclismo feminino. Se calhar veíamos.
00:47:21
Speaker
Porque elas ganham um pouco de tudo, estás a ver? Apesar das provas serem um pouco... É como se estrapar em Roubaix. Não tens... Às vezes parece que não um plano, aquilo é loucura. Sim, porque a diferença de nível de umas para as outras é maior do que no pultão masculino. No pultão masculino os níveis são mais comparáveis entre as equipas, entre os ciclistas.
00:47:52
Speaker
Elas, além de estarem todas praticamente na mesma equipa, existem ainda diferenças bastante grandes a nível do Plutão. Da melhor do Plutão para a pior, existe uma diferença bastante grande. uns anos atrás, tinha um amigo de Van Vleuten, que treinava com a equipa masculina da Michelton Scott, mas o resto da equipa dela, da Michelton Scott, a pessoal não acompanhava-se.
00:48:19
Speaker
Por isso é que a coisa, mas pá, se houver alguma coisa a gente ao longo da época vamos falar de mulheres, claro. Sim, sim. Não, e temos visto é que cada vez mais a equipe apresenta um símbolo feminino. E bem. Isso longo. E bem. Ficou-lhe bem, exatamente. A própria vizma Lisa Bike também teve sim, muitos anos que tem.
00:48:39
Speaker
Sim, o Mariana Vosse e outras várias que estão lá. falas, que estava a falar do equipamento feminino, parece que quem anda a desenhar os equipamentos de femininos anda a trabalhar bem. Porque não são chaves dos equipamentos de femininos, tem ali equipamentos altamente, mais femininos, mais assim... Sabe quem é que finalmente tem um equipamento fixe? Não. A G2R, Decathlon.
00:49:07
Speaker
Ah, pois é. Finalmente. Finalmente aqueles calços nos castanhos à mãe. Aquele era horrível, rapaz. Que na imagem de marca. E olha aquela bicicleta, olha, aquilo não parece nada mal naquela bicicleta. E vamos ver o preço, porque parece que vai ser mais ou menos em conta, em conta dentro dos valores do... Eles estão a dizer que uma bicicleta igual à da Equipe, vai estar à venda na Decathlon, a Van Rysel, e acho que vai ser 7.000 euros. Fuuu. Com Dura Ace. Com Dura Ace.
00:49:37
Speaker
Yeah. De I2. Apafonix? Não existe outra coisa? Existe Dura-Ace a ser de I2? Sério, sério, sério. Agora sequer não. Puxa, é provável. E com agentes da Suicide. Com aquela agente. E com o volante. Eles fizeram um volante que juntamente com a Suicide e com a Varysal e com a Deida, um volante específico para aquela bicicleta. Ah, muito bom. Não estou a trabalhar bem.
00:50:02
Speaker
Ah pá, isto é para ver, vão a Portugal, soldar bicicletas rafeiras, a vender por 100 euros. E depois, a custa do trabalho dos soldadores portugueses, dinheiro para a Suíça desenvolver uma bicicleta de carbono, e todas as 5 estrelas para vender barato.
00:50:24
Speaker
Barato 7 milhões, que não fosse barato mas... Mas tu foste comparar com as outras? Se foste comparar com o meu Specialized S-Works, com o mesmo equipamento, com os mesmos genes, rovalos... 12 mil por cima não? 12 mil... Eu estou a ser simpático. Acho que a Trek Badon, igual da equipa profissional acho que é aproximadamente 15 mil.
00:50:48
Speaker
Mas essa bicicleta está brutal, por acaso não falamos ainda deste... É pesada, não é? A bicicleta está muito linda, mas a bicicleta em si... Logicamente são feijas da Little Trek, mas a bicicleta está fixe. Não, aquela bicicleta vermelha, espetal. Ok. Ah pá, Carlos, viste a fiquera clássica? Claro que sei.
00:51:13
Speaker
Fui mais um recital do Renko Aquilo é tudo?
00:51:24
Speaker
Era um ritmo e depois ele chegou ali à subida na penúltima volta do circuito final. E ele disse, pá, amigos, vão-me embora. Como eu digo, vou-me embora e fui-se embora. Tinha muitas equipas portuguesas e eu penso que o problema foi...
00:51:44
Speaker
não tinha assim tantas equipas do Pluton Internacional para fazer frente à Quickstep. A Quickstep foi para... Não, eu acho que mais do que as equipas em si, eram os elementos que tu tinhas nas equipas. Também, também, além disso. E depois tinha bastante equipa... Ah pá, mas eu gostei de ver as equipas portuguesas na Fogo, a se mostrar, as chicletas portuguesas, achei bem. Gostei...
00:52:07
Speaker
Não gostei da Emirates. Mas eu penso que eles ficaram... Se o Joãozinho estivesse lá, se calhar era para o Joãozinho ganhar. Sim, sim, sim. Porque a seguir no fim... Porque se tu reparares, quando o Renko ataca, o homem que estava na frente da Emirates era o Rishi. O Rishi não conseguia responder. E o Morgato que estava tapado vai por fora, passa aquela agente para agachem com as 6 ciclistas e é o Undo que consegue ainda tentar... Foi o Doutor que também tentou.
00:52:39
Speaker
O Deltour também tinha tentado, não era? O Deltour tentou depois, ainda teve um pouco de tempestade, entrou o Renko e o Plutão, mas depois ficou um pouco ali. Foi um pedaço à Knucklehead? Foi um pouco à Deltour, esta é a forma de conferir. É a Knucklehead? É a Knucklehead, sim. Ele um pedaço a ele, ele tem... Sabes que... e espero. E gostei, o gajo parece super talento.
00:53:08
Speaker
Um gajo que chegou ao Santos Tour Down Under na primeira prova da carreira profissional e ganhou logo uma etapa.
00:53:16
Speaker
Mas eu acho que esse gajo é tipo um Ayuso, eu acho que vai demorar. Eu acho que ele vai abatimento com a cabeça. Sim, sim. Mas tendo sério com estas idades, se eles vêm muito formatados. até zoos igual o Mayda, que é um gajo sertinho e que vai fazendo uma evolução progressiva. E depois tens estes, irreverentes. O Renko também, que em algumas provas também fazia as neiras. Mas é diferente. Sabes o que é que é diferente?
00:53:44
Speaker
Porque o Remco é ainda mais talentoso que qualquer um destes gajos. Não dúvidas. E ele pode ser naquela rede que ele quiser. E ele é diferente, ele é diferente. Ele é diferente deste pessoal todo. Ele é diferente do Ayuso, acho que não tem comparação. E ele está naquele... Pronto, ele ainda não conseguiu... Ainda está-se para ver se vai conseguir... E este ano espero que se consiga ver se consegue estar a lei no nível do Pogging e do Vinegar.
00:54:14
Speaker
Mas, eu estou a certeza acima de qualquer um Ayuso, o Joãozinho, tem sempre alguma coisa que falta aquele gajo, caras. Enfim, de qualquer forma, eu tenho bastante esperanças para o António Morgato para as clássicas e não vou dizer que ele ganhe.
00:54:33
Speaker
Fazer o que ele fez na primeira grande prova da carreira dele, a nível profissional, faz-me isto. O senador do Anandro foi o Lucas Smith. Quem acompanhou a prova viu que ele afartou-se de trabalhar para o Hirschi, o Hirschi depois não estava a dar, ele próprio tentou atacar várias vezes na parte final, então teve sempre a iniciativa.
00:54:55
Speaker
O Eirish ia para ganhar aquelas provas em, assim, no final da época, marcar pontos. Ele é um monociclista e quando passado ganhou aquelas provas clássicas italianas. É isso que eu estou a dizer, é isso. Mas o que ele faz, repara, eu estou agora a ver aqui assim mais ou menos pronto, ele faz 10 semanas, aliás bastou-lhe 10. É? Ah, eu estou curioso para ver agora a volta ao Algarve que, ah pá, pegam na coxãozinha. É a primeira grande prova de pritapas do ano.
00:55:23
Speaker
E tem a pena que o Joãozinho não participe. Tava mesmo uma linda expectativa. Porque ia estar o Sepp Kuss, o Valto Van Aert e queria ir contra o Rojo Deo. Enfim. Vamos ver. Eu estou-me a desenho mais desanimado, porque nem sequer sabia disso. Desanimaste-me, Carlos. Não me digas. Foda-se, não me digas.
00:55:48
Speaker
Eu acho que está em dúvida, ele não participou na Figueira de Champions Classic e eu vejo se recuperava tempo da volta ao lugar. Ah porra! Mas hoje é dia 13 e ainda está aqui como confirmado, portanto, a prova começa amanhã. Eu espero que pelo menos com o Tonem, que vai ser batizado agora pelo podcast, nós temos o Joãozinho, o Ruizinho, e tendo em conta a perspectiva de futuro do António Morgado, vai ser o Tonem.
00:56:16
Speaker
Outra pessoa que eu estou com curiosidade para ver e a competir contra os grandes do Plutão Internacional é o Yuri Leten. Não vai participar. Foda-se! A sério? Ainda hoje vi que o gosto estava lá. Não vai, eu vi uma notícia que ele... Eu não aliento isso, vi o título. O Yuri Leten não vai a votar.
00:56:43
Speaker
Não sei mais por onde. Não percebe esses gajos da carro rural? Esses gajos da carro rural são os depodes do caraças. Andam a entalar o único gajo que não é depode e que ganha alguma cruza, que é o Yurilatão. Andam a entalar o gajo e ele ia mostrar qual são as experimentas que vão. Não interessa, qualquer um que for, eles iam perder todos com o Yurilatão.
00:57:05
Speaker
Ele ia trocar de bicicleta, mesmo antes do final, ia por a bicicleta de pista, olhei, sprintaria e ia passar o pessoal todo. E eles bloquearam o gajo, pah! Na verdade, não ia ter assim grande concluí-se. Mas também voltou agora, acho que tem uma chegada ao sprint. Sim, mas era suficiente para ver... Eu penso o Kristoff e... não é o Jakobson?
00:57:30
Speaker
Não, está o Kristoff. O Jakobson. Não, não. Também não. Olaf Koi. Olaf Koi. Não. Basta, pode ser. É o Horde Muse. Ah, pronto. Ganhou. Ganhou os Campos Ileses. Tem o Rui Oliveira. Nem sequer é propriamente o Sprint, a lançadora. É o Leadout. Vai vender aos Sprints, penso eu.
00:58:00
Speaker
E não tem... tem o Van Aert, pronto. prontos? O Gerbert Tesson também tem, ah rapaz! E o De Marri, o De Marri está aqui! E o Maren van den Berghe, o Edward Towns, o Trentin... Olha, tem o Ghana, o Ghana é capaz de tentar algo diferente. Não viu o Ghana que quase ganhou este? Quem? Não viu o Ghana que quase ganhou uma vez a volta ao Algarve? Sim, foi muito passado.
00:58:28
Speaker
O Cosper Van Uden, rapaz, está aqui. Está aqui, é verdade. Estou a ver. Estou a ver. Estou a ver. Estou a ver. Estou a ver. Estou a ver. Estou a ver. Estou a ver. Estou a ver. Estou a ver. Estou a ver.
00:59:00
Speaker
o McLeay e o Seneschal e para lançar o Demarei, veja se o Demarei não ganha aqui os diferentes, enfim. Mas pronto, então quem é que acha que o Remco, que se calhar é um grande candidato a Fitoria, mas quem é que acha que então? O Thomas, as provas geralmente. O Thomas nesta prova não, veja, é a primeira prova do ano, ele andou bem bem.
00:59:30
Speaker
Eu até gosto da forma de pensar dele. Vai um bocadinho contra aquela imagem que tu tens de um ciclista que é todo profissional e que eu tenho de comer as gramas, ele faz um bocadinho... Pronto, se calhar a equipa não gosta muito do que lhe diz, mas eu gosto da forma de ser dele.
00:59:44
Speaker
Eu acho que a equipa está-se cagando. Pois, se calhar, sim. Mas os principais candidatos para além do Rio, vejo, por exemplo, o Daniel Martinez, que também é bom contrarreligista. O Daniel Martinez, bom contrarreligista. Não é mau. É o campeão colombiano. Eu acho que o Higuita está mais hipótese que ele nesta prova. Não acredito, mas pode ser que sim.
01:00:14
Speaker
Não, eu acho que os grandes para ganhar isto vão ser o Kuss, o Remco e o Van Aert. O Van Aert, ok. bem, pode ser que sim. E o Ghana. Eu penso que o Ghana tem mais hipóteses de ganhar isto do que o... Tem até aquele nome que eu tenho curiosidade, que é o Ben Hilly. O Ben Hilly, mas esse cara no contra-reloj é mesmo um desastre. Tem o Stephen King. Stephen King, sim, sim, sim. E o Gagan Aert.
01:00:44
Speaker
te disseste, o gay ganharte. É ver, meus amigos, vejam a volta ao Algarve, que é fixe. São 5 etapas, a última etapa é a grande suída que é a do Alto Malhães. Vamos ver quem é este.
01:01:07
Speaker
Carlos, vamos começar a fechar aqui o podcast. Tinha tanta coisa, um gajo falando bastantes coisas. As primeiras grandes provas de produção internacional aconteceram. Foi o Santo Estúdio da ONU Under, venceu pelo Steven Williams da Israel Startup News. E explorou-se Pity, ganhou cada grupal da França SDG. E não é Françaia, é esquisito. Ganhou a Credo Eleven Great Ocean Race.
01:01:38
Speaker
E vai começar para a semana o e-tour que sobe, tem que ser ganho obrigatoriamente por um ciclista da Emirates e depois começam as clássicas. Dia 24 temos a Omelope e Strada Bianca. Os Paris Nice começam no dia 3. Espero eu ver o nosso chãozinho. Tirreno dia 4.
01:02:08
Speaker
E a primeira grande prova dos monumentos, Milán Sáremo, dia 16. O que é que tu achas, Carlos? Daqui a um mês... Sim, mas o Márcio vai ser um mês engraçado. Daqui a um mês, Milán Sáremo, estamos de volta para falar sobre o início da época de clássicas e vamos ter aqui os resolvos do terreno.
01:02:36
Speaker
Exato. Logo a seguir a pórrer nisso e ao terreno temos aqui os que usam. E se eu criei de fazer uma perguntinha para terminar, isto é aquelas perguntas assim, para pecar, não foi? Carlos, imagina, os Jogos Olímpicos eram à manhã. Quem é que tu aprovas na sessão portuguesa? Portuguesas. Posso falar dos dois gajas? Aquilo é um bocadinho complicado de escolher porque os que fizerem a prova de estrada têm de fazer o contra-reloj.
01:03:05
Speaker
Exato. Ou aliás, dos que vão à prova de estado, pelo menos um vai ao contra-reloj, acho que sempre. Exato. Mas acho que são os dois. Mas agora, olhando para o percurso e vendo as características dos nossos ciclistas, o Racosta tinha que ir obrigatóriamente. Tu vais dizer, ah, mas eu não é grande contra-relojista, pode ir sobre o passeio. Os nossos melhores contra-relojistas não têm hipótese de ganhar medalhas, mano. Exatamente, era que eu queria chegar, portanto... A não ser que se o Joãozinho vai, faça contra-reloj da vida dele. Pois.
01:03:35
Speaker
Pode ser, mas levava para mim, pelos chicoestas, tanto em conta as duas provas, tanto contra a relógio e a etapa, o Rui Costa tinha criado o retoramento e acompanhado para o Nacional Ver. Eu levava o Rui Costa e dizia a Nelson,
01:03:57
Speaker
Tu és bom no contrarrelógio e és um gajo de coisa, mas nesta prova temos dois gajos, nós não precisamos de gregaris, nós não precisamos de nada, precisamos de gajos espertos e gajos que rebentem com o putão, então certas são o Rui Queosta e o Toninho. Ah, isso é que era. E o contrarrelógio, que se lixa. No contrarrelógio, mas se calhar o António Morgado e pergunta isso, as outras fazem um resultado todo. Não interessa. Não interessa, é sempre bem no António Morgado.
01:04:26
Speaker
Ele é o nosso Mato e o Vanderpult. Ele diz que não é, eu por acaso vi uma entrevista dele, eu não sei se fui... Acho que não tem nada a ver. Não tem nada a ver. E ele diz que... Não, não tem, não tem. Mas eu fiz esta provocação, porque se tu fores ver a forma de correr dele no Campeonato do Mundo, que é a maluco, mas... Ataca, ataca, ataca, ataca... Ele faz lembrar o Bertini, Paulo Bertini. Eu ainda não me lembro de eu ver correr.
01:04:53
Speaker
Fui eu que fui campeão Olímpico quando saímos para o Límpico em segundo, nos Jogos Olímpicos, em 2004. muito rapidamente, ele disse que nessa entrevista que não se via como um homem de clássicas. O que aconteceu ano passado, houve alguns problemas a nível de terreno e a nível de tática, e decido mesmo. E por isso não se pôde mostrar nas provas de Itapu. E portanto, ele a entender que quer ver-se, ou pelo menos quer evoluir para um nível de ciclista por provas por Itapu.
01:05:23
Speaker
viste quantas vezes falamos de elogio? A gente também está me iniciar os náuticos com estes gajos. O Máticínio não falha. Vamos ver. Vamos ver. Sim, senhores carros. Olha, Carlos. Obrigado pela tua participação. Acho que não nos esquecemos de nada. Acho que não. Obrigado pela tua participação. E pessoal, lembrem-se, nós vamos publicar as coisas quando a máquina estiver pronta e vamos dar um tempinho para o pessoal
01:05:53
Speaker
quem quiser comprar, eu não estou a contar que muita gente a querer comprar equipamentos, mas pronto. Eu acho que vai haver gente interessada no equipamento depois do gran fundo. Ou isso, ou isso. E eu também vou fazer questão de, como acho que que estamos a terminar e tinha dito, como faço questão de tentar participar numa taça da madeira, também vou mostrar-lhe. Ah! E eu também vou te dizer uma coisa. Tens de acabar este em grande. Eu?
01:06:20
Speaker
depois do grande fundo, dou para um dodeiro e vou participar na Volta Madera M50. E é para ganhar o cicloturismo. É a única categoria que eu posso entrar. É o cicloturismo. É ciclismo para todos. Ciclismo para todos. Se eu vou entrar é para ganhar, caras. Não sei qual é a competição. E digo já, aqui tem-se por conta do relógio.
01:06:49
Speaker
É curto, mas não é mesmo. E tem capacete contra relógio já. Tem o volante contra relógio. É meter as dourais, o volante, o capacete e vou ver se arranjo um fado contra relógio. Não ia dizer que se quiseres eu empreste todas as rodas. Também são uma área de neve e são mais neve. Se eu for com a bicicleta e com a gente mavic e assim não tenho que levar as minhas empresas mais tuas. vou dar cacete de uma para a outra e está.
01:07:16
Speaker
No contrarrelojo e sobretudo na última etapa que é na volta ao circuito da pontinha. E o contrarrelojo é para ganhar. Ser melhor que os gajos que vierem do continente. É isso. Se eu brinquear, não sei se devendo muito quem consiga. O contrarrelojo é tipo à tarde, depois de fazer uma etapa de manhã, o caralho, geralmente. É o ano passado que vencem, de Funchal para Boa Chica. O gajo vai estar fudido. Sabe que é outro. É muito curto. Não é mesmo? Isso é vantagem-se para mim.
01:07:46
Speaker
Claro, claro. Exato. Isso é vantejoso por quanto mais conteúdo. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim, sim. Sim,