00:00:00
00:00:01
Força no Pedal 42 - Vive le velo! image

Força no Pedal 42 - Vive le velo!

PDC Podcast
Avatar
17 Plays3 months ago

Bem-vindos a mais uma edição do PDC Podcast.

Hoje juntamo-nos para falar de ciclismo com o nosso programa - Força no Pedal no sexto episódio da época 2024!


Vamos falar do tour de França 2024.


Hoje, por razões de força maior, não podemos contar com o nosso veterano dos Podcasts, o Sr Carlos Ornelas, por isso terão que se contentar comigo e com um jovem conhecedor de ciclismo que está aqui ao meu lado, o Sr Pedro Presado Rodrigues.


O Carlos estará de volta nos próximos episódios, quando estivermos juntos para, mais uma vez, distribuir Força no Pedal pelas estradas da Madeira.


De maneiras que, no episódio de hoje, vamos falar-vos sobre o Tour de França que está aí a bater à porta.

Vamos lá, com força no pedal!


Enjoy!


Este Podcast contem musica de TaigaSoundProd:


Rock Guitar Intro 03 by TaigaSoundProd

Link httpsfilmmusic.iosong6744-rock-guitar-intro-03

License httpsfilmmusic.iostandard-license

Recommended
Transcript
00:00:01
Speaker
Avisem-me! O programa que se segue pode conter linguagem ordinária e ou verbalmente agressiva, que pode ferir as suscetibilidades dos ouvidos mais paníscas. Obrigado. Este programa conta com o apoio de X-Muse. Powering your dreams. Hello there, and welcome to the PDC Podcast. Prontos. Estás pronto? Sim.
00:00:27
Speaker
Olá a todos e sejam bem-vindos a mais um episódio do nosso podcast de ciclismo, a força no pedal. Hoje, por razões de força maior, não podemos contar com o nosso veterão dos podcasts, o Carlos, o senhor Carlos Ornelas. Por isso, vão ter que se contentar comigo e com um jovem conhecedor de ciclismo que está aqui ao meu lado, que é o senhor Pedro Prezado Rodrigues. Como é que estás senhor Pedro? Estás pronto para falar de ciclismo?
00:00:55
Speaker
Sim. Sim? Ok, muito bem. Pronto, o Carlos vai estar de volta nos próximos episódios quando nós estivermos juntos para, mais uma vez, distribuir força no pedal pelas rodas da madeira. Mas pronto, por enquanto tem que se contentar conosco os dois, hã? O que é que tu achas? Estás acompanhado de ciclismo? Mais ou menos? Sim. Ok, pronto. Ah bem, se assuntos. E vamos deixar rolar o janeiro? Vamos começar.
00:01:40
Speaker
Apá, Pedro, sabes, chegou agora o ponto alto da época ciclística internacional. Le Tour de France de 2024.
00:01:52
Speaker
Pronto, e a edição deste ano é uma das mais antecipadas de sempre, porque à partida nós vamos contar com o Big Four, da Rotovir, Os Grandes Quatre, Ligrante Quatre, Ligranne Quatre, Nelotoplavitora, pronto. Eles são o Remco, sabes quem é o Remco? Sim. Ok. O Primos, Hoglitz,
00:02:17
Speaker
Pedro, não abrantes a cabeça. As pessoas não conseguem ver. Isto é de falar. Sabes quem é o primo aos Hogwarts? Sim. Ok. O Jonas? Sim. Como é que é o outro nome dele? Vingar... Vingargot. Ah, ok. E o ciclista favorito do papá? Como é que é o nome dele? O Pa...
00:02:38
Speaker
Pogacar. Ah, muito bem, também Pogacar. Pronto. Além disso, o circuito, as peritapas são bastante interessantes, com o início em Itália, em Florença. O que foi? Sabes quem é que foi campeão do mundo em Florença, em Itália? Não. O grande campeão português, Rui Costa.
00:03:01
Speaker
Foi campeão do mundo. Tu ainda não tinhas nascido. 2013. Então... É bom por... É impossível por eu não conseguir saber. É impossível de saberes? Sim. Porque ainda não tinhas nascido na altura? Sim. Mas eu vou-te a contar agora, que vai ficar-te a saber. Sim. Ok. E o que é que se diz? Obrigado, papá, por me contares a história do ciclismo português e isso. Ok. Seus senhores, não faz mal. Pronto.
00:03:33
Speaker
Ah pá, esta volta à França, além de começar em Itália, começa com umas etapas ali bastante duras, onde... ah pá...
00:03:49
Speaker
O circuito permite a vitória a bastantes pessoas, portanto, não é o Pogacar ou outro, ou um da geral, também pode ser o Vanderpool, o Van Aert, ou o Rui Costa, quem sabe, que podem ganhar a primeira etapa, porque estas primeiras etapas são boas para haver boa luta pela camisola amarela. E sabes, quem ganha a primeira etapa na volta à França, sabes o que é que ganha?
00:04:17
Speaker
Troféu. Não, bem, eles ganham uma medalha, se calhar, um troféu. Mas, no dia a seguir, andam com a camisola amarela. Quer dizer que eles vão à frente da corrida. Muito fixe, hein? Ok, pronto. E a quarta etapa é logo montanha. E ali, montanha acima. Portanto, se calhar vai haver luta pela geral. Pronto. E, pronto. Além disso,
00:04:41
Speaker
Nós temos 8, neste percurso temos várias etapas de transição daquelas acidentadas que para a fuga, para chegar ao sprint, nunca sabe. 8 ou 9 etapas que é para chegar ao sprint e na última semana 4 dias aliás 4 dias duros, 2 deles bastante duros em altitude e pelo meio
00:05:10
Speaker
dos contrarrelojos. Aliás, um contrarrelojo pelo meio e, no último dia, um contrarrelojo que vai do Mónaco a Nice. Ou seja, montanha acima, montanha abaixo, contrarrelojos, assim, difíceis. Isto ao invés do que normalmente a volta à França acaba sempre em Paris. Olha o chão, ilice!
00:05:30
Speaker
Mas este ano não vai ser. Este ano vai ser em Nice. Também é bonito. Vamos ver.-se de frente. E sabes porque é que este ano não chega em Paris? Não. Não abandas a cabeça. Não. Porque este ano os Jogos Olímpicos são em Paris. E isso quer dizer que a prova de ciclismo nos Jogos Olímpicos vai ser... O chão se unisse!
00:05:56
Speaker
Eles vão dar aquela música... Não conhece essa música? Agora eu acho que quero começar. Portanto, e por isso mesmo, eles terão que fazer uma coisa diferente este ano e vão acabar em nisso. Pronto. Como as pessoas devem estar a par, as pessoas gostam de ciclismo, existem duas grandes equipas. Qual são, Pedro?
00:06:24
Speaker
É... O Viznes. É Vizma e é Emirates. É. Quem é que está na Vizma? O... Woutje. Woutje. Wout van Aert. E o Jonas. É. Mas quem é que está na UAE na Emirates? É o Pá.
00:06:50
Speaker
Pogacar e o João Almeida, que é o grande campeão português. Tu gostas do João Almeida? Tu estás abanando a cabeça sempre. Sim. Ok, mas olha, enquanto te falo e dizes que gostas, mas depois eu pergunto o que é que está na equipa, tu depois tu ia pensar. Estás nervosa ou o que é? Não. Ah, eu pensava que era um jovem conhecedor de ciclismo. Enfim. Pronto. Muito bem.
00:07:22
Speaker
Temos estes 4 candidatos à teoria, como eu falei. Mas, destes 4, o Pogachar é que teve uma preparação sem percalços para este futuro. E pelo meio ainda venço eu, o giro de Itália. O giro de Itália! Hala, mamma mia! E de forma categórica, 10 minutos de vantagem. 10 minutos de vantagem.
00:07:44
Speaker
Sim, senhores. Aposto, estás a fazer o sinal com a mão, Pedro. Sabes, quem faz esse sinal com a mão, que as pessoas não estão a ouvir, se calhar, não estão mesmo a ouvir, para falar italiano basta fazer assim, com a mão, como eu estou a fazer. E digas o que disseres, é em italiano, por isso é que o italiano é a língua mais fácil que existe.
00:08:05
Speaker
É verdade. É verdade. fizer isto e está. Ah, pois é, pois é. Italiano. Spaghetti. Olha, falando italiano, o que é que vamos comer ao jantar hoje? Spaghetti. Né. Não. Pi. Pizza. Yeah. Mamma mia, la pizza, ma garita, ma, ma, ma, ma, ma. Nhan, nhan, nhan, nhan. Porca miséria, ma. Pronto. Todos os outros três.
00:08:36
Speaker
Feiram problemas. Sabe qual foi o problema? Houve uma corrida que era à volta do país básico, em que eu estava numa descida, alguém caí e eles caíram todos, espetaram-se todos e magoaram-se todos. O Roglic esmagoou-se um pedacinho. O Remco partiu este osso, que é a clavicula. E o Jonas, partiu tudo e mais alguma coisa.
00:09:02
Speaker
Além de que um pulmão dele... Fiqueu todo encarqueleado, tudo para dentro. Implodiu. E ele teve bastantes dias no hospital. Até isso ficar bom. E por isso é que eles não tiveram uma preparação. Sabe, quando estás magoado não podes tranhear, não é?
00:09:20
Speaker
E quando não se pode treinar, não se pode preparar da melhor forma às provas, não é? Não é. Pois é. Mas pronto, antes que eu comece devagar demaisado, vamos falar equipa por equipa. Vamos começar primeiro pela E... Emirates. Sim, o Emirates. Emirates, que é a equipa do Pó... Gajar. E do João... João Mendes. Muito bem. E do Juan...
00:09:46
Speaker
Este tu não conheces. Juan Ayudo. Que é um espanhol. A gente não gosta de espanhóis. E do Pavel Fivakov, que é um francês emprestado da Rússia. E do Mark Solet. E sabes o que é que estes senhores têm todos em comum? Ah, e do Adam Yates. Sabe o que é que estes senhores têm todos em comum? Quando a estrada aponta para cima, eles são todos muito fortes, pá. Eles conseguem entrepar todos bastante bem até acima.
00:10:13
Speaker
Isto é bom, mas as corridas não são montanha acima. Portanto, nós podemos pensar, se calhar, o único ponto fraco desta equipa, que é bastante forte nas montanhas, é quando o terreno é plano. E é preciso ter força no pedal para aguentar o plano. E para isso, esta equipa tem duas ciclistas. Um é um Belga, que chama-se Tim Bellens. E o outro é um alemão, que chama-se Nils Polit.
00:10:43
Speaker
São duas... Olha... Foram, na semana passada, ambos campeões nacionais dos seus próprios países de contrarreloj, que é com aquele espacial... Especial de bicicletas. Sim. Sim. E todos... Esse é... O Poido está aqui na posição aerodinâmica. Ok, muito bem. Pronto, à primeira vista, estrelas. Uma equipa de luxo para quando a estrada aponta para os céus. Mas trages-te que esta equipa não tem suas fragilidades. Como eu disse,
00:11:12
Speaker
Será que o Tim Wellens e o Nils Polit, que são ambos bons no plano, serão demasiado curtos para quando chegar a altura de controlar etapas, controlar fugas e proteger o POG nas chegadas ao sprint? O que é que tu achas? O Pedro não tem opinião, porque o Pedro é BMX, não é? Mas pronto. Vendo bem, caso haja arminhinha na equipa, que isso é outro problema que pode haver, que às vezes essas estrelas todas podem andar a se chatear para lá,
00:11:43
Speaker
e ninguém exige as suas próprias oportunidades para algum objetivo pessoal podemos estar aqui perante a versão 2024 do comboio da US Postal do Armstrong ou da Team Sky do Bradley Wiggins do Chris Froome do Garant Thomas do Egan Bernal pode ser que seja uma nova versão dessas equipas do passado que domineavam as etapas pela montanha acima
00:12:13
Speaker
Pronto, isto basicamente o que eles faziam era quando começavam a ir montanha acima, os outros todos iam cair de um louco nem músicas. Até que sobrava o líder da equipe. Neste caso, Pogacar. E quem sabe, se calhar, mais alguns colegas da equipe. Caso os outros sejam todos bastante fracos, caso não haja ninguém à altura, pode ser que chegues ao topo das montanhas e que seja Pogacar,
00:12:41
Speaker
Adam Yates, Joel Almeida, Juan Ayudon, nunca soube, mas pronto. Portanto, desta forma nós temos aqui algumas questões sobre a equipa UA. Como será a forma do Pogachart depois de ter corrido de giro?
00:13:00
Speaker
Segundo o Pogachar, o nível dele ainda aumentou, ou seja, ele ainda está mais forte. Tu queres e consegues imaginar o que é ainda ser mais forte do que ele era? É verdade. É difícil, não é? É muito, muito, muito difícil. Isto é um pau opressor aos adversários, pois. Depois, como é que caiu aí, vai abordar as etapas planas, portanto, e controlar as fugas. Será que vão deixar essas tarefas para os adversários? Não sei.
00:13:28
Speaker
E, por fim, caso a corrida se decida cedo, ou caso aconteça alguma coisa ao Pogacar, quem será o segundo líder da equipa que está recheada de tantas estrelas? E estrelas que, noutras equipas, eram eles próprios, os líderes da equipa a lutar contra o Pogacar. Pois pronto. Vamos falar da outra grande equipa. Claro, a outra grande equipa? Hã?
00:13:58
Speaker
Vizma, não é Viznaz, qual Viznaz? Vizma Lissabike, que é a equipa do... Wautcher. Do Wautcher e do Jonas, ok. Portanto, sabes, se eu fosse o Richard Plurge, sabes quem é o Richard Plurge? Sabes quem é? Não sabe muito bem. Não sabes muito bem. Richard Plurge é um senhor com bastante dinheirinho,
00:14:24
Speaker
que é o CEO, o dono da equipe da Visma. É? Se eu fosse o Sr. Richard Plure, a primeira coisa que eu fazia era agarrar-me bastante dinheiro e comprava bastantes bruxas. Sabe porquê? Porque eles estão em bastante azar, eles precisam de ir à bruxa, pá. Eles estão todos a cair. Além da queda dos jovens, também houve vários ciclistas que tiveram uma época afetada por azar. Estás como o Vulture?
00:14:50
Speaker
que caíam na Dwarsdorflander, magoou-se bastante. Olha, magoou-se tanto que ele estava até a chorar. Do dói, dói, dói tão grande. Ele estava a chorar. A roupa dele toda rasgada, sangue, tudo magoado. Muito triste. E depois houve outros que também tiveram azares, como Dylan Van Barley e Steven Kraswek, que são dois Nederlanders, que as copam.
00:15:18
Speaker
que também magoaram-se de uma caída no Dauphiné e que não vão poder ir ao Tour. E além disso, o Sepp Kuss, que foi quem ganhou a Vuelta a Espanha o ano passado, teve COVID. Ou seja, doente, tem que ficar em casa. Isso não tem piada,-se a rir de quem, pá?
00:15:43
Speaker
Ele sabes que ele ganhou a volta, mas ele é o melhor gregario de luxo do Plutão Internacional. Ou seja, ele faz muita falta aos jovens, portanto, estão a rir, mas não tem piada nenhuma pá. Enfim... De qualquer forma, a equipa que eles têm, têm bons ciclistas, não é mesmo? Portanto, além do Alde Van Aert, que teve isto de tempo todo a recuperar de lesão e que regressa agora,
00:16:10
Speaker
Temos Matheus Jorgensen, que ganhou o Paris Inisse e ficou em segundo no Dauphiné e por oito segundos não ganhou o Primoz Roglic. E depois temos os gregarios do plano e das colinas Jan Tratnik e Tiz Benut, que é da Belšké. Além disso, a gente tem Wilco Kelderman para ajudar nas montanhas e o Christoph Laporte,
00:16:39
Speaker
que é um Sprinter e ajuda no plano. Ou seja, vai andar ali com o Alt Van Aert, o Altjah, tentar disputar a teapas. Andar juntos? Pois é. Portanto, não é uma equipa em relação... Não é uma equipa assim tão fraca em relação ao resto do Plutão, do resto das outras equipas, mas é mais fraca que a Emirates nas montanhas, mas no plano pode ser que seja mais forte
00:17:08
Speaker
que a Emirates, ou seja, pode ser, em teoria é a mais forte. Portanto, podemos estar aqui perante a Kryptonite da Emirates. A Emirates é o super-homem e a Visma é a Kryptonite. Se faz uma própria música. Mas pronto, a grande questão é mesmo o Jonas.
00:17:31
Speaker
No ciclismo atual, existem dois planetas. Existe o planeta Terra, que é onde as pessoas normais estão, como eu e tu, senhor Pedro. Quer dizer, nunca se sabe, tu ainda és pequenininho, pode ser que chegues ao outro planeta. Que é um planeta que chama-se Sete Watt por quilho durante mais de meia hora. E sabes quem são os únicos dos apetiantes desse planeta? Não. É o Pogachar e o Jonos.
00:17:59
Speaker
que para estar nesse planeta é preciso estar a 100%, 100%. E o único que nós sabemos que está a 100% é o Poggy. O Jonas, como teve aquela queda, nós não sabemos. Está a 100%, não está. Não sabemos. Pode estar, como pode não estar. É uma coisa que vamos descobrir quando começar o Tour du Tour de France.
00:18:29
Speaker
É pronto, vamos ver. Ou vamos ver se ele, se calhar, está a bater a porta. No planeta. Assim. Faz assim, olha. A bater a porta. E se durante o tour, vai chegar lá. Até porque as montanhas mais difíceis são todas na última semana do tour. Portanto, vamos ver.
00:18:54
Speaker
e vamos ver se ainda tem muito trabalho para frente. Agora, outros que lutam pela geral. Como nós tínhamos falado, temos a... qual é o nome desta equipa? A Bo... Boquer... Bora! Bora. Bora do Primoz Roglic. Eles são agora patrocinados pela Red Bull, sabias? Não. Não. Sabes que a Red Bull-se asas?
00:19:21
Speaker
É mentira, Anand, põe-as a barra de bilhete para jogar de plaja na ala fora, porque não consegues voar. Não, mas eles têm uma bicicleta nova e tudo, bastante bonita. Mas pronto, o Roglic não estava assim de tão boa forma no Dauphiné. Portanto, é uma incógnita e aliás, não se sabe se ele sequer é tão forte como os gregarios do Pogacar. Portanto, é uma grande questão.
00:19:48
Speaker
De qualquer forma, a Bora vem com uma equipa relativamente forte. E vos digo, além do Primoz Roglic, temos o Jai Indley. Sabe qual foi a corrida bastante importante que o Jai Indley ganhou? Não. O giro de Itália, dois anos atrás. E além disso, temos o Alexander Vlasov, que também é um bom trepador, e o Bob Jungels,
00:20:16
Speaker
que é assim um versátil. E temos o Marco Aller também versátil. Para o plano tem o Dani Van Poppel e o Nico Denz. O Nico Denz que ganhou etapas no giro também. E o Mateo Sobreiro que também é assim um bom contrarrolegista e é bom ciclista. Portanto, temos uma equipa relativamente forte. Não tão forte, no meu ponto de vista. Se calhar nas montanhas. Está ao mesmo nível da Visma. Mas não está ao mesmo nível da Emirates.
00:20:48
Speaker
No plano. Não sei se não é mais forte que a Emirates. A ver. Pode estar a um nível, mas não está a um nível de avismo no plano. Outra equipa que contém o candidato à vitória é a Quick... Quickstep. Quickstep. Então Pedro, mas não sabes ler pá. É Quickstep. E quem é que está na Quickstep? O Remco.
00:21:15
Speaker
o Remco Everpool. Ah muito bem, high five! O Remco Everpool é um bom controlista assim, aerodinâmica, isso mesmo. Mas a equipa dele não é assim tão forte, ele tem um colega bastante, ele próprio que aliás, ele próprio não está assim tão forte.
00:21:37
Speaker
no Dauphiné ele estava assim no contrarreloj eu fui bastante forte e por isso que eu penso que ele vai ganhar os 2 contrarrelojos deste setor mas nas montanhas ele não estava assim muito forte portanto nós não sabemos além disso ele tem alguns colegas de equipa que são bons como o Michael Landa que é um bom trepador o Elon Van Wilder que também é um bom trepador mas também não está assim tão forte nos últimos tempos
00:22:06
Speaker
E depois temos aqui os que a gente não sabe. O Iver Vaca é um bom gregario. O Jan Hirt tem dias que é bom, tem dias que não é bom. O Yves Lampard é bom para o plano. O Casper Pedersen para o plano. É uma equipa que ainda não sabemos como é que vai ser muito bem. E depois temos outra equipa que é a Ineos.
00:22:32
Speaker
Sabes uma coisa curiosa sobre a Ineos? Não. Na Ineos tem 2 senhores que ganharam o Tour. Mas que este ano não são os líderes da equipe, apesar de terem ganho o Tour no passado. Tour de France. Que são o Grand Thomas e o Egan Bernal. São 2 com bastante força no pedal. Mas o líder da equipe é o Carlos Rodriguez.
00:23:02
Speaker
Carlos Rodriguez é um menino espanhol que é bastante inteligente, bastante caladinho, mas se a escola ao segredo deu, tem bastante força no pedal. E eles têm uma equipa bastante forte, pessoas com bastante experiência e bastante fortes. Além do garante de Thomas e Bernardo, que são bons tropadores, provavelmente
00:23:25
Speaker
Ali, quase no nível dos tropadores da Emirates, temos o Sr. Kwiatkowski, foi campeão do mundo. O Sr. Ben Turner, que é muito bom no plano, chamo-lhe o Big Ben, porque ele é bastante grande. Jonathan Castro Viejo, que é outro espanhol, que é também um gregario bastante útil tanto no plano como nas montanhas.
00:23:56
Speaker
E temos um senhor que ninguém sabe o que é que ele vai fazer. Ele é bastante forte. Mas, às vezes, não se sabe se ele ajuda a equipe ou se ele não ajuda. Que é o Thomas Pitcock. Que é um britânico. No fundo temos aqui uma equipe... Ah, desculpa. Eu esqueci-me. De um senhor belga que eles têm que é também bastante forte nas montanhas. Que é o Lawrence de Plus. De Plus.
00:24:23
Speaker
que é um senhor da Bélgica que também não se sabe como mas tornou-se um bom trepador e tem estado em boa forma, se calhar melhor que o Thomas e que o Bernal nas montanhas. Ok. Portanto o Carlos Rodriguez às tantas pode surpreender se ele for melhor que o Roglic e que o Remco pode se calhar fazer top 3 neste Tour de France porque ele tem uma equipa que é bastante forte e pode ajudar.
00:24:53
Speaker
este su pitcock também ajudar mas pronto se o pitcock quiser fazer as coisas por si também tem o resto da equipa que é bastante forte é verdade é verdade é verdade agora vamos passar a falar a equipas que tentam lutar por itapas porque a gente como vemos
00:25:10
Speaker
Existem bastantes etapas de transição e clássicações, como a clássicação da montanha, a clássicação da juventude, a clássicação dos pontos e no meio destas equipas também tem alguns ciclistas que lutam pelo top 10 da geral. E vamos começar pela Decathlon.
00:25:29
Speaker
A Decathlon, sabe do que é a Decathlon, não sabes? Sim. Isso é uma loja? É. Eles têm agora bicicletas fichas também, é? Sim. Poxa. Eles têm um senhor na equipa que o ano passado no Tour foi bastante bom, que é o senhor da Áustria, que chama-se Felix Gall. E ele pronto, apá, ele esta época tem dado assim um pedacinho de discreto, mas pronto, vai ser aquele a quem eles vão apostar
00:25:52
Speaker
para tentar fazer uma boa classificação em geral. Mas ao mesmo tempo que eles fazem isso, eles têm um senhor, outros senhores, como o Paulo Laperá, Doria Gadon, Bruno Aymiral e o Sam Bennett, que é um sprinter, vão tentar ganhar etapas. São 21 etapas e cada etapa que tu ganhas dinheirinho, catinho,
00:26:16
Speaker
e depois o prestígio, ganhar uma etapa na volta à França. Nem tudo. Participar na volta à França é bastante bom. Ganhar uma etapa é ainda melhor. Andar um dia de amarelo é ainda melhor. Ganhar uma camisola também é bom. Chegar ao final com a camisola amarela é top, super top.
00:26:39
Speaker
Ping, ping, ping! Ping, ping, ping! É isso. Mas pronto, temos aqui uma equipa que vai lutar por 8 tapas. A mesma lógica, podemos a meter na Jaco Alula, que é uma equipa da Austrália. O líder dessa equipa é o irmão do Gregório de Luis do Pogacar. É o irmão do Adam Yates. E ele se chama Simon Yates. Sabe qual foi a grande corrida que o Simon Yates ganhou?
00:27:09
Speaker
Não. A volta a Espanha. E ele teve quase a ganhar o giro de Itália, que teve azares e pronto. Mas pronto, nesta equipe o Simon Yates vai tentar fazer um bom resultado na classificação geral.
00:27:29
Speaker
na cabeça dele ou pode tentar ganhar o turno mas nunca sabe, eu não acho realista. Mas pronto, esta equipa tem além dele outros ciclistas que podem lutar por etapas como Michael Mathias que é da Austrália e um senhor que é Sprinter que é o dealer de Runnewege que é da... é se fala de Nederland, é aspect show, é contra de Nederland.
00:27:52
Speaker
E quem as copa? Pedro, quando queres falar tens de falar para o microfone. Eu tenho outros, tenho gregarios para lhe ajudar nos prentes como o Luca Mezget, mas pronto. Outra equipe que perdeu o tal ciclista que era para geral,
00:28:11
Speaker
que é a Trek. Perdeu o tal Gaegannard, porque sabe porquê? Porque ele teve Covid. Pronto, ficou doente. Como sabe porquê? Não pode participar. Mas pronto, eles vão tentar ganhar etapas com um senhor que é um sprinter também forte e também sabe passar por montanhas. Chama-se, que é um da Dinamarca. Também foi campeão do mundo. Chama-se Mads Pedersen.
00:28:36
Speaker
E eu tenho aqui vários ciclistas que lhe vão ajudar, como o Tom Skoons, o Jasper Stoven, o Tim de Klerk, que vão lhe ajudar a tentar ganhar etapas ao sprint. Além disso, eles têm um ciclista que ano passado ganhou a camisola às bolinhas vermelhas. Ou seja, quer dizer que ele é bom na montanha. E esse senhor é muito italiano, chama-se Giulio Ciccane.
00:29:02
Speaker
Viste? E fiz a sessão aqui para falar italiano. Portanto, Giulio Ciccone, um bom trepador. Além disso, nessa equipa temos uma equipa que gosto bastante, que é a Bahrain Victorious, que é a equipa que pode lutar por qualquer tipo de etapa, se calhar até ao sprint com o Phil Bauhaus, nas montanhas com o Sr. Bilbao, que até pode sentar se calhar um top 10,
00:29:29
Speaker
Ou então o Butrarro, que também pode tentar o top 10. Ou então ganhar etapas nas montanhas com o Sr. Valtepulso, nos sprints mistos com o Fred Wright. Ou então nas etapas porquistas, onde existe uma etapa como Gravel.
00:29:48
Speaker
que é bastante difícil. E um senhor que foi campeão do mundo de gravel, que chama-se Matej Mahoric. E ele ganhou várias etapas no Tour. E se sabe-se lá, este ano, pode ser que ele tenha outras oportunidades de ganhar etapas. Além desta equipa, temos a Française de Jeux, que é a equipa do David Godot. Ele tem outro senhor, que é o Stefan Kuhn, que pode tentar ganhar essa etapa de gravilha. Ao então ganhar um contra-reloj.
00:30:17
Speaker
porque ele é muito bom no contrarreloj, mas depois tem outros bons nas montanhas, como um senhor bastante novo, um senhor, um menino, Lenny Martinez, mas é francês, o nome dele é espanhol, mas ele é francês, mas pronto. Além disso, temos a equipa do Rui Costa, education first, educação primeiro, portanto, tens de ser educado, o que é que uma pessoa educada diz?
00:30:44
Speaker
Obrigado. E bom dia, boa tarde. Pronto. Sim. Obrigado contigo. Mas pronto, é uma equipa que também, além do Rui Costa, tem um senhor para os contrarrelogios, que é um senhor que se chama-se Safam Bissinger, apesar de... ele é bom no contrarreloj, mas quase nunca ganhou um contrarreloj. Mas pronto. Um senhor para as etapas mistas, aliás, dos senhores para as etapas mistas, o Alberto Bettiolo e o Maran van den Berg,
00:31:10
Speaker
o Sean Quinn e o Nilsson Paulus, que às vezes podem fazer surpresas, o Benny Healy, que é um irlandês maluco, que é bom também nas etapas assim com altos e baixos, o nosso amigo Rui Costa, e o Richard Carapaz. Sabe qual foi a grande corrida que o Sr. Richard Carapaz ganhou na carreira dele? Não. Ele ganhou o Giro d'Itália.
00:31:35
Speaker
Talvez... Talvez Itália. Itália. Temos aqui vários ciclistas que ganharam coisas importantes. Aliás, depois temos Israel Premier Tech. Sabe o que Israel Premier Tech tem de especial? Eles não levam, se calhar, os dois ciclistas mais fortes deles. Que eram... Mais fortes. Os mais conhecidos. Que é o Mike Woods. Que é um Canadiano. E um senhor que ganhou quatro vezes ou três vezes.
00:32:05
Speaker
Acho que foi 4 vezes. A volta à França, que foi o Chris Froome. Além disso, o Chris Froome ganhou a volta de Espanha e também o Giro de Itália. Mas eles não escolheram o Chris Froome para a volta à França, sabes porquê? Não. Porque ele estava ali.
00:32:26
Speaker
e não é tão forte e não consegue ter a pedalada dos outros. Portanto Chris Froome não foi escolhido. Mas eles têm um Sprinter para tentar ganhar Sprints que é o Pascal Ackerman.
00:32:39
Speaker
Tem o Jakob Fulsang, que às vezes as etapas mixtas também é bom. Tem um senhor que pode ganhar etapas com subidas e descidas, que é o Steven Williams. E outro senhor também que consegue fazer bons resultados em etapas com subidas e descidas, que é o Derek G. E esse Derek G também pode tentar fazer top 10 para geral. Portanto, é uma equipa que tem essas capacidades.
00:33:06
Speaker
Vamos falar sobre uma equipe de Espanha. Movistar. A equipe Movistar é uma equipe que tem um ciclista bom para a geral. Que se chama Enrique Mas. Enrique Mas quase nunca ganha as coisas. Porque, te vou explicar. É forte, mas não tão forte como os outros. Te vou dar um exemplo.
00:33:34
Speaker
No ano de tranceado, no tour de França, Riquemaz estava na primeira etapa. Riquemaz estava na primeira etapa e depois teve um problema.
00:33:54
Speaker
saí, rompi as pernas e não posso continuar como esse espanhol com o suporte de falar. Não posso continuar, por isso a coisa é como não é. Não posso continuar, tenho que desistir, ir para casa e ver o restante do tour pela televisão, que também é muito bom. Eu o vejo na televisão e eu gosto muito.
00:34:24
Speaker
Por isso... Porque ver na estrada não é tão bom porque os ciclistas passam uma vez e se passaram e depois uma vez mais nada, tens de ir para casa ligar a televisão e ver desde a televisão. Por isso, mais vale ficar em casa. Mas pronto, o Henrique mais não ficou em casa. Além disso, ele trouxe com ele um senhor português que é um grande ciclista português na equipa. Chama-se Nelson Oliveira.
00:34:54
Speaker
que é um grande contrarrojista. E depois eles têm ali uns ciclistas que podem ganhar etapas acima de nada. Um senhor que tem andado a melhorar bastante chama-se Oyer Lascano. E depois um sprinter que chama-se Fernando Gaviria, que é da Colômbia.
00:35:12
Speaker
A mim me gosta da coca. Não, é mesmo aqueles preconceitos dos colombianos depois da Ligue 1. E tem o Sr. Paes Montanhas, que é o Davide Formolo, que o ano passado estava na equipe do Pogacar e do João Almeida. Tem por o Aramburo, que também é bom assim, às vezes, a ganhar etapas. Outra equipe.
00:35:35
Speaker
que pode lutar por etapas, é uma equipa de abelos que é a Lotto Destiny. Quem? E tem um senhor que eu gosto bastante que é daquilo de Antwerp, que é o senhor Campanards. Ok. O Campanards e o clube
00:35:53
Speaker
do Campo Anartes é no Mombasa, que é a equipa de futsal do Papá. que o Papá às vezes está no Mombasa e está o Sr. Campo Anartes a beber-lhe uma cervejinha. Mas não durante a época, isto é na praia época. Durante a época ele não bebe. Mas, portanto, esta equipa tem 2 ciclistas que podem ganhar etapas de forma diferente.
00:36:19
Speaker
Tem o senhor que é daqui, de Brascate, que é o senhor Maxime Van Gales, que é super rápido, mas também sabe ir montanha acima. E outro senhor que é de lado de baixo, de Liège, da parte do Martim e do Cristiano, que é o senhor Arnaud Delis. E ele tem bastante força no pedaço e é bastante rápido ao surpreende. E é maluco também, maluco da cabeça.
00:36:47
Speaker
Pronto, eles podem aqui ganhar etapas para o Lotto, que este ano está aqui a fazer uma boa prestação. E vamos agora então falar dos Sprinters. Este ano, qual é a equipe que tem a melhor equipe para o Sprinter, Pedro? Não sabes muito bem. Não sabes muito bem. Qual é o ciclista que tu gostas mais?
00:37:13
Speaker
o voucher ok pronto ele é um bom sprinter mas se calhar ele tem que ajudar bastante o Jonas
00:37:24
Speaker
e também a equipa. É, pois é. Portanto, não se sabe se ele vai estar bom para o sprint. Mas quem ganhou a camisola verde o ano passado foi o Jasper Philipsen, que é de... onde é que ele vive? Henk Lindbergh, nível de atrosa. E sabe quem é que está na equipa dele? Ele ajudar a ganhar sprints? Não. Matthew Vanderpool!
00:37:53
Speaker
e a equipa da Alpachin, que tem bastantes bons ciclistas. Além disso, o Vanderpult pode tentar ganhar etapas ao próprio, por exemplo a etapa com gravel, porque o Vanderpult também anda no cyclocross e ele é bastante bom no gravel e tem bastante força no pedal, portanto nunca se sabe. Mas sabes quem é que ganhou mais sprints na história da volta à França? É um senhor da Grã-Bretanha.
00:38:18
Speaker
Chama-se Mark Cavendish. E ele agora é Sir Mark Cavendish. Sabes quem é o melhor ciclista de todos os tempos? É um senhor da Bélgica, que é velhinho agora, que chama-se Eddy Merckx. E ele tem 34 vitórias em etapas na volta à França. E o Mark Cavendish também tem 34.
00:38:46
Speaker
E se o Mark Cavendish este ano ganhar uma etapa, ele torna-se o ciclista da história que tem mais etapas vencidas na volta à França. Ok. Ok. O que é que tu achas? Achas que eu consigo? É varrado. Achas que sim? Sim. Sim? Porquê? Porque ele é velho. Porque ele é velho. E ele tem mais paciência. Mais experiência. Paciência. Paciência.
00:39:17
Speaker
Tu achas o Cavendish bastante paciente? Paciência. Ok. Experiência. Paciência. Sapiência. bem, ok sim senhores. Não faz mal. Além disso, outro surpreender que tem aqui e que não se fala muito é um senhor francês que chama-se Arnaud Demar.
00:39:40
Speaker
Não sei, é o de Mar. Está na equipe da Arkea, portanto. Além disso, tem o de Lee na Lotto, o Fernando Gaviria na Movistar, o Biniam Girmay, da Intermachie, não esquecer que a Intermachie também está, e o senhor holandês, que é o Fabio Jakobson. O Fabio Jakobson está na equipe da DSM. Além do Pedersen com a Trek, o Van Aerts e o Laporte com a Visma, e o Bruno Vega e o Matheus com a Jaco.
00:40:08
Speaker
além do Bauhaus e isso. Portanto, olhando para aqui, se for ao sprint e a Alpecin controlar o Philipson, vai ganhar bastante sprints, provavelmente a camisola verde. Mas para ganhar a camisola verde é preciso passar as montanhas. É verdade. É verdade. E tem bastantes montanhas, não é? É verdade. É verdade. Portanto, vamos ver. Vamos agora então, Pedro. Olha, vamos fazer umas apostas para o Tour.
00:40:38
Speaker
A primeira aposta que o papá vai fazer é a primeira camisola amarela, ou vai para o Rui Costa, porque é uma etapa ao jeito do Rui Costa, e é em Florença, portanto ele tem uma motivação especial para ganhar a etapa, ou então para o Mathew van der Poel. O que é que tu achas? Quem é que acha que vai ter a camisola amarela, a primeira camisola amarela? Mathew van der Poel. Tu não acreditas no Rui Costa?
00:41:05
Speaker
Os dois um pouquinho. Os dois um pouquinho? bem, ok. Mas quem é que tu achas que vai ganhar no final a volta à França? É difícil. Que eles estavam... Ia sobre Félixem. Isso, mas é que é Mojola Verde.
00:41:32
Speaker
Tu achas que o Williamson vai ganhar a camisola verde? O Papá também acha. Ou então o Pederson. Mas se calhar o Van Aert também, para onde? Nunca se sabe. Ele é bom sprinter. E é bom também a ganhar pontos nas etapas que não são ao sprint. Nunca se sabe. O Pederson também. Mas para a geral... E também que ele veio. O Cavendish? Sim. Você sabe o que eu acho que o Cavendish? Se ele ganhar a 35ª etapa, ele vai dizer ok, então eu reformo.
00:42:01
Speaker
E vai para casa. Porque se tornou no que ganhou mais. Portanto... Nunca se sabe. Mas eu acho que quem vai ganhar o tour vai ser o Pogacha. Segundo lugar, eu espero que sejam os Jonas. E eu acho que o terceiro lugar vai ser o Carlos Rodriguez. Ok.
00:42:25
Speaker
se os jornais tiverem forma porque se acontecer os jornais não tiverem forma e o Rodrigues ter algum azar eu penso que em primeiro lugar vai ser o Pogacar em segundo lugar vai ser o João Almeida e em terceiro lugar vai ser o Adam Yates e em quarto lugar vai ser o Juan Ayuso e não acredito muito no Roglic nem no Evenapool porque eu acho que eles não estão assim tão fortes estão buuuu não buuu mas opa não para ficar à frente penso eu
00:42:55
Speaker
Mas eu espero estar enganado, sabes porquê? Porque se vocês estiverem fortes, vocês vão dar bastante espetáculo na estrada e assim é melhor para nós vermos na televisão. É verdade. É verdade, é verdade. Como já, como nós dissemos, a verde para o Philipson, para o Pederson ou para o Vanard, temos a labranca é para o melhor jovem.
00:43:15
Speaker
ou seja o melhor ciclista com menos de 25 anos ou com menos de 24 anos e pensa ou vai ser o Carlos Rodriguez ou Jorgensen e depois nas montanhas a camisola as bolinhas vermelhas
00:43:29
Speaker
ou vai para o Chica né, ou para o Ben Healy, porque eu acho que o Ben Healy gosta também de andar nas fugas. Outra aposta que eu acho é que o Cavendish ganha a terceira e quinta etapa e vai-se reformar logo a seguir, logo na hora. E o Remco vai ganhar os dois contra-relojes, porque eu acho que é seu objetivo dele. E desde o Ozama ao Otero é decidido logo de início
00:43:55
Speaker
com o domínio da Emirates, ou então na última semana, caso a Jonah esteja em forma. De qualquer forma. Sabe o que é que eu acho? Que vai ser o melhor tour de todos os tempos e que nós vamos ficar bastante satisfeitos. O que é que tu achas? Temos mais alguma coisa para dizer sobre o tour? Não? Não. Para onde é que nós vamos para a semana? Portugal. Para Madeira? Madeira. E quem é que vai estar a andar de bicicleta na Madeira?
00:44:21
Speaker
E o papá. E mais quem? Carlos. O Carlos. Zé. O não, o não vai. Mas os nossos amigos do Luturro do Pedal deviam de ir, não achas? Sim. E sabes o quê? Se alguém dos amigos do papá do Luturro do Pedal quiser participar, ou na volta à madeira, ou na rampa, no campeonato regional de rampa, o papá tem uma camisola para lhes dar, do PDC Podcast. Uma camisola aquelas das novas.
00:44:52
Speaker
Fixe, é Pedro? E também o Pedro tem que ir. O Pedro? Sim. Tu? Não, o outro Pedro. Qual outro Pedro? Faz contigo o Swift. O Pedro sem-lo? Sim. Mas ele tem uma camisola. E o Sylvie, o Sylvie também tem uma camisola. Ok. Ele está então.
00:45:21
Speaker
Isto é, quem quiser uma camisola, eu tenho. Mas eu posso, por isso vai, no próximo, o que tu vais fazer e eu vou estar no carro. Tu vais estar no carro a ver, é? Sim, a apoiar-te. A apoiar, ah boa. A apoiar a tua equipe. Pois é, pois é, a apoiar a tua equipe. Sim senhor, senhor Pedro, muito bem. Portanto, de qualquer forma, vai ser um tour fantástico.
00:45:50
Speaker
Não é Pedro? É verdade. É verdade, é verdade. E começa amanhã, com aquela etapa explosiva em Florença, onde nós esperámos que o nosso Rui Caosta nos uma alegria. Ou então mate o Vanderpool.
00:46:05
Speaker
Não é, Pedro? É verdade. Portanto, ok. Olha, Pedro, foi fixe fazer um podcast contigo e gostei bastante. Gostaste? Sim. Ah pá, isto assim, um gajo que vai contando as coisas e tu vas acompanhando. É porra, hein? Ok, pronto. A todos, muito obrigado por me verem. Obrigado, Pedro, pela tua participação. E não percam o próximo episódio. Porque nós também não. E força no pedal. Tchau. Muito bem. High five. Yes.
00:46:44
Speaker
e