Become a Creator today!Start creating today - Share your story with the world!
Start for free
00:00:00
00:00:01
Força no Pedal 35 - Finalíssimo! image

Força no Pedal 35 - Finalíssimo!

PDC Podcast
Avatar
78 Plays1 year ago

Bem-vindos a mais uma edição do PDC Podcast.
Hoje juntamo-nos para falar de ciclismo com o nosso programa - Força no Pedal onde falamos sobre a próxima época. Vamos falar de transferências, apostas para a próxima temporada e dos nossos objetivos pessoais.

Enjoy!

Este Podcast contem musica de TaigaSoundProd:

Rock Guitar Intro 03 by TaigaSoundProd
Link httpsfilmmusic.iosong6744-rock-guitar-intro-03
License httpsfilmmusic.iostandard-license

Recommended
Transcript

Aviso de conteúdo e boas-vindas ao podcast

00:00:01
Speaker
Avisem-me, o programa que se segue pode conter linguagem ordinária e ou verbalmente agressiva, que pode ferir as suscetibilidades dos ouvidos mais paníscas. Obrigado. Este programa conta com o apoio de X-Muse. Powering your dreams. Hello there, and welcome to the PDC Podcast. Just slow enough to go again. This one is gonna come down to a sprint. Wonderful! Wonderful!

Discussão sobre rotas de ciclismo e desafios

00:00:42
Speaker
Viste o percurso que eu te mandei? Qual deles? O Wilton, o Wilton. Vi, vi. A Carolina olhou para aquilo. Ah, isso parece a falta, isso parece a França. Eu falei, olha. É um bocadinho ainda mais duro.
00:00:58
Speaker
Ai o caramba. Ah pá, mas pronto. Pá, bem-vindos. Eu não faço isto à boa, eu tenho bem-vindos. nem sequer... À forção do pedal. É começar, é os que eu e são. E se quiserem ouvir, olha, mais seis. Tem uma falta de consideração pelos ouvintes. Pá, os ouvintes é o que o pessoal das bicicletas precisam de introdução hoje. Que eles querem ir aqui estando. Que o pessoal não está aqui para andar...
00:01:27
Speaker
Eu como nas corridas do Zwift, quando começa está o pessoal todo até aquele alcançamento. Eu tive a ver assim nos vídeos do YouTube. Sim, apá, vídeos de quê? De uma nossa equipe.
00:01:39
Speaker
Não, não, não. Parece que eu ouvi de qualquer era e vi... Porque eu acho que... que começa ali a crescer, está para aí... Quando eu fico com esse está para a 300 e até 400 fotos. Ah, sim. E eu não, foi um anexo e ainda me ponho a dar 300 fotos ali na... se quiser... Aqui tempo sim para mentir.
00:01:56
Speaker
O que é que tentaste fazer?

Participação em equipes e ligas de ciclismo

00:02:00
Speaker
Acho que foi a primeira corrida por pontos que fiz. Aqui tem vários tipos de corrida. Eu posso dizer agora, como eu entrei naquela equipe no PTZ,
00:02:15
Speaker
é que eles estão inscritos numa computação. Por acaso, olha, por acaso, eu acho que isso era uma cena que tu ias atenar, que se tivessem um daqueles rolos como o meu, acho que ias curtir bastante isto. Ah, sim, mas com isto não se calva a pena, não é claro? Mas aqui tem várias categorias, não queres dizer que... Isso tinha a ver... B e A, não é? Categoria A, Categoria A+, Categoria A, Categoria B, C, e acho que ainda existe Categoria D também, e Categoria de Mulheres.
00:02:45
Speaker
Ah, ok. No nosso tem bastantes beias e saías e... Aqui pá, eu acho que nunca andei junto com o pessoal do A, mas tenho de cada... Os gajos ficaram mais luxuados que comigo aqui tempos. Ok. Eu estava e disse no podcast que eles eram velhotos.
00:03:07
Speaker
vieram dizer, então andas a nos chamar de velhos. Era mais um elogio e outra coisa que pai de adultos andam pegando. Queres dizer que era pessoal experiente nas bicicletas?
00:03:20
Speaker
Não, opa, eu digo que tem pessoal ali que tem potência e consegui acompanhar porque sou leve, porque se não fosse leve, não tenho pernas como algum pessoal tem ali. Mas pronto, o que eu estava a contar, houve uma corrida e acho que foi a segunda corrida que eu fiz do Zwift Racing League.
00:03:40
Speaker
E era uma corrida por pontos, e aqui tem sprints intermédios, e conta pontos, os 10 primeiros a passar e os 10 melhores tempos a passar lá. Eu sei que momentos. Mas como eles fazem na pista, não é?
00:04:01
Speaker
E por acaso ainda não percebo nada de como é que eles fazem? Acho que é domino, que é tipo a cada 10 voltas eles fazem tipo um sprint. E por acaso a única coisa que presta atenção é quando está o Guana a fazer a perseguição.
00:04:21
Speaker
E pronto. E eu, o que é que fiz? Eu estava todo moído porque tinha caído num jogo de futebol na sasta fara antes. Isso foi uma terça. E na sasta fara antes tinha caído em cima da minha anca. Tinha a perna toda droga. E eu pensei, eu vou tentar, porque aqui tinha uma cebola logo no início. Eu vou tentar atacar na cebola e vou fugir.
00:04:44
Speaker
E então eu estava ali, como tu estavas assim, 300 e me mandes distribuir, estava nos 600 rapazes.

Desafios e benefícios do treinamento no Zwift

00:04:53
Speaker
E depois começa a subir e acabou. Acabou o gajo. Fudu, isso é isso o pessoal, porque o pessoal está no Discord ao mesmo tempo.
00:05:03
Speaker
Até ao Rodrigues! O Rodrigues morreu! Mas pronto. Mas é fecho. Olha, é daquelas coisas que está ajudando-me a melhorar. Porque os estranhos para chegar a vo2 max,
00:05:25
Speaker
Pai, eu não sei, eu não tenho facilidade de fazer isso. E eu tenho ideia, a minha percepção é que quando eu faço estas corridas, faço duas vezes por semana. A terça-feira é a corrida do Zwift Racing League, pode ser uma corrida normal, ou então um contrarroloj por equipas, ou uma corrida por pontos, e pode ser por pontos a nível de montanha.
00:05:50
Speaker
ou então por pontes a fazer surpreendentes. Ok, metas volantes e... Metas volantes e contagens de montanha e essas coisas assim. Ah pá, e isso ajuda com o que gostas de puxar. E quando é, contra rolos por equipas, é porreiro porque... é porreiro porque tem a sua ciência. E aprender boas das cenas do Zwift com o que eles andaram a explicar.
00:06:17
Speaker
Mas é bom, porque tu estás ali 6 ou 7 gajas e tu tens uma ordem e tu tens sempre que ir atrás do... Tu tens o número 1, tens que ir... ou tens o número 2, tens que ir atrás do número 1, tens que ir sempre na roda, tens que achar um espaço para poder ter o beneficio aerodinâmico. Mas quando estás da frente tens de puxar durante um minuto 5 quatros por quilo.
00:06:42
Speaker
Não é isso, tem essa parte que é um pouco parecido com a realidade. É, mas é difícil rapaz, porque aquilo como tem lag? Às vezes acontece, o pessoal está tudo de monta, não está tudo em filha, aquilo é difícil de estar em filha. Isso para quem ainda tem uma máquina do caraças, depois também os gráficos e isso, não sei, falham um pouco.
00:07:06
Speaker
Às vezes a mesma ligação à internet, aconteceu uma que estava um gajo a dizer, olha eu não vejo nada mas vou continuar a pedalar. A mãe me aconteceu, imagina, estou a pedalar. Às vezes acontece tudo escolar assim do grupo, então tu pedalas para recuperar.
00:07:26
Speaker
tu chegas lá, paras de pedalar e tipo, o teu boneco continua cinco, seis segundos a pedalar e tu ultrapassas o grupo todo e o pessoal, ei Paulo, para onde que tu vais? E tipo, tu vejas o que aconteceu não é a ti, e tipo, fazes os outros estudos também e ah, é difícil. E penso que quem tem uma boa ligação e consegue estar ali a comunicar bem e a se manter sempre em linha que vai... que tira bastante benefício a nível de draft, penso eu.
00:07:55
Speaker
Ah, sim. Sim, sim, exatamente. Mas pronto. É que ele é fixe. É que ele é fixe. Pronto, eu acho que começou pelo fã. Mas não problema. O que é que a gente ia falar?

Transferências e novos contratos de ciclistas

00:08:06
Speaker
A gente ia dizer que... Transferências? Transferências. E tem aqui as páginas abertas das transferências. E vou dizer. São tantas que... É, mas com muitas frases aqui para as principais, não é? Sim. Que a gente está...
00:08:24
Speaker
Ah sim, aquela coisa da influência, quais são as ciclistas que têm mais influência nos pontos da equipe? Ah, pois é, aquela notícia. E tu vais ver, o Pogacar e o Vingagard não têm tanta diferença, são 2%. Sim, e o Philipson é o que tem... É o Philipson. Em termos de percentagem de teórios para a equipe. Até o Vanderpool tem mais do que... Mas pronto, aquela Alpachin tem muito menos pontos. Claro, é torinto.
00:08:53
Speaker
Eu penso que quem tem total de pontos, quem tem aqui mais pontos é mesmo o Pogacar, é o gajo com mais pontos a este ano, penso eu. Eu penso que sim. Mas um gajo veio aqui, por exemplo, Félix Gal, 15% dos pontos da AG2R.
00:09:12
Speaker
Pois é, ele fez-me uma boa época, mas acho que o Zérick fez-me uma época terrível. E o Ruiquiao está a 13% dos pontos da... Da intermédia, sim. E a Movistar perdeu o gosto deles mais pontos este ano, foi eu e a Organs. E um bom.
00:09:32
Speaker
Uma coisa que eu achei curiosa é que a equipa que está a trabalhar bem é mesmo a Bahrain. Se bem que eles agora perderam o Landa. Eles tinham aqui este bem distribuido, os três principais, cada um a 14%. Sim, eles têm várias ciclistas que costumam ser acidentados os anos, acho eu.
00:09:52
Speaker
Essa é uma parte que é para dizer que não é o... não é o... o Pogarchart tem assim tanta influência. Apesar do tudo bastante influência, mas... não é ele que anda ali a salvar as outras equipas. Sim, exatamente. Mas pronto. Transferências. Por onde é que se começa? Bom, pela equipa do Primeiro que é a... a UEI. Opa, a UEI faz uma janela de transferências para suportem, rapazes.
00:10:21
Speaker
Eles foram buscar, para já, o Morgode e o Delturo.
00:10:25
Speaker
Deve ser... Duas dos gajos mais... Mais promissores. E depois, Nils Pólito-Sivakov. E este, a Rieta, que eles vão buscar da Caerne Farma. Este gajo parece que pode ser grande atropador e tem 20 anos também. Pois é, é mais um para ser trabalhado. Veja, o 1,82m, 64kg.
00:10:59
Speaker
E foi buscar um gajo a track, baroncini, que parece que é tipo um gajo para as clássicas. Sim, é capaz de ser alto, até aquele o que o filho fez que deu no meio das clássicas.
00:11:15
Speaker
Mas ele também é bom trepador, pelo que está aqui. Pode ser que seja assim um gajo para trabalhar. Eles, às vezes, identifiquem um perfil de ciclistas. Como Timberlands. Eles têm aquele perfil de ciclistas que querem mesmo passar aquele gajo da casa das máquinas, estás a ver? E depois que este barão de China... E depois livraram-se aqui do lixo que eles têm.
00:11:43
Speaker
Ackerman, Bennett, Fórmulo, o Trentini. Dependia-vos de como o Trentini é, Luís. Não. Eu estou particularmente contente que eles livraram-se do Fórmulo, honestamente.-los pegar nos outros italianos e mandar também.
00:11:59
Speaker
Mas, eu acho que isto é para eles estarem ainda mais fortes, isto é para onde que vai para a volta? A partir da venda cheia das entradas, eles são como a equipa mais forte e com jovens promissores. Nils Polityus e Vakalv, principalmente, possam nos contratações. Os anos de trabalho. O António Morgada que... Estou curioso, estou curioso. Estamos todos.
00:12:26
Speaker
Pode ficar muito bem, próximo ano, ou ser um ano de adaptação. Qualquer vez formos. O que é que estaves aqui? Ah, olha, eu tenho aberto a... Olha, está aqui a bora. A bora, fui buscar aquele Ploco que fez aquela cada do Quaraças na... Na volta a Flandres.
00:12:44
Speaker
Aquele que provocou a caída. Sim, estava o Mácio e a Diácula que é. Mas além disso, e nem sequer sabia, o Daniel Martinez foi para lá. Foi, foi. E o Matheus Obreu e o Samuel Sfortes não são mais contratações. Não, e para além disso, o nome mais importante.
00:13:05
Speaker
Sim, sim, mas é nesse sentido que... porque ele vai para lá, mas vai para para uma equipa que tinha aqueles tropadores todos e ainda foram buscar aqui bons gajos para... se bem que o Daniel Martinez... não sei... o que é que preferei? Estourar o Daniel Martinez a puxar ou...
00:13:24
Speaker
Daniel Martínez é mesmo para agregar. Se for o Daniel Martínez que deu a volta do giro ao Bernal e que era esse gajo a trabalhar para mim. É que nem eu achei o gajo grande que usa, honestamente. pelo aquela imagem que estamos a sair da cabeça que é ele olhar para trás e eu puxar pelo Bernal quanto mais podia. Vale a pena ter um gajo desses.
00:13:53
Speaker
Quanto à Yombo, eles foram buscar o Jörgasson e o Bentallet, e o resto é todo gajo da equipe de desenvolvimento deles. Sim, mas as pessoas que os foram buscar... Bentallet é uma locomotiva, caraças, e sabe subir também. E ele é incrivelmente leve, ele é pequenininho. É, é pequenininho.
00:14:15
Speaker
O Jorgensen é que... Se vai ser gregario, se vai ter liberdade, é curioso este gajo aqui. O Jorgensen, eu penso que ele vai ser trabalhado para... Eu acho que ele tem potencial para ser homem para geral. Líder? Sim, sim. Tu achas que eles vão agora dar o cusse e vão pôr o cusse como líder em alguma grande volta?
00:14:42
Speaker
É provável, no giro talvez, faz giro e turno, não sei. E depois no turno com o Mugregari? Sim, sim. Eu estava com a ideia que eles se calhar podiam fazer isso com o Van Aert. Eu sou daqueles gajos que pensa que o Van Aert podia ganhar uma grande volta se ele se dedicasse a isso.
00:15:04
Speaker
Pois, agora venho de bem pelas notícias e aqui está a mais casa do perfil, porque tem muitos quilómetros de contra-reloj, portanto, se calhar o Kuz vai é ao tour e voando. Mas olha, eu ouvi uma entrevista do Kuz em que ele diz, e tem o pessoal diz que nasceu Kuz um contra-reloj, mas isso é porque eu nunca me dediquei a trabalhar contra-reloj.
00:15:24
Speaker
também, pá, ele acredita em tudo. E ele disse, quando cheguei àquela PulseCell no contrarrelogio da Vuelta, ele disse mesmo, a única coisa que nós fizemos foi tentar usar a PulseCell, que eu tinha usado, e dar o máximo de potência, porque ele geralmente ia devagarinho. Pois, sim, exatamente, apropava-se. E agora ele diz que se calhar até vai para o Tunel do Vento fazer testes.
00:15:55
Speaker
Portanto, olha, nunca sabes. É mais ele. É Quickstep, é que é uma raseia, eu acho que perderam. Terrible, das piores equipes do nível de contemplação. Pior, não sei, eles são um pescado de gajos bons, mas também perderam aqui o Bagioli, o Bailerini, o Cavagnan, o time de Clérke, e nunca pensei que o time de Clérke fosse sair da... Eu acho que ninguém estava a superar dessa.
00:16:22
Speaker
E depois o James Knox, parece que vai sair também. O Markov. Vamos trabalhar por caverns. O Maro Schmidt, o Florian Seneschal e o Witten Vernon também.
00:16:38
Speaker
Não sei, mas se eles levarem a melhor equipa possível deles para o Tour, eu penso que o Remco tem uma boa hipótese de fazer bons resultados no Tour.
00:16:55
Speaker
Mas, porque eles agora, certamente não vão levar nenhum sprint a Routure. Não, não, não. Até porque não têm... Eu acho que eles perderam o comboio de sprints deles quase todos. Eu não sei que eles inventam... Eles têm aqui vários que vêm da equipa de desenvolvimento, belgas principalmente, para a equipa principal. Sim, e sabemos que eles normalmente todos os anos costumam...
00:17:20
Speaker
trazer vários jovens e que conseguem ganhar logo no primeiro ano, ter várias vitórias, portanto, isto é aquele jogo de gestão financeiro que ele faz todos os anos e o VF faz e consegue bons resultados. Mas vê, e tu achas que eles fizeram contratações?
00:17:37
Speaker
Pior que a Inez, por exemplo. Porque a Inez, tipo, eles perdem ver o Sivakov, o Luke Platt, o Daniel Martinez, o Tau Gaganart, o Ben Tallet, e vão buscar o Andrew August, que se calhar é algum gajo americano com bastante talento, e o Oscar Rodrigues da Movistar. Tipo, não vejo aqui. Ou se eles ainda forem buscar mais alguém, mas... E penso que sim.
00:18:05
Speaker
Mas também não sem muitos nomes. estamos agora aos restos. Pois é. Eles passaram aqui e mesmo assim conseguiram salvar com o Carlos das Rodrigues conseguiram renovar.
00:18:22
Speaker
Essa é a única equipa que conseguiram renovar, mas eles não tiveram que pagar 20 milhões ou o que for? Não sei quanto, não acredito que tenha sido. 20 milhões não, mas eles tiveram que pagar uma compensação. Sim, porque eles tinham um pré-contrato, estava apalavrado que ia para mal-estar.
00:18:44
Speaker
Mas havia uma coisa qualquer para lá. não me lembro bem o que era. Mas pronto, falado na Movistar. Quintana está de volta, caralho! Estás contente? Eu sei, é aquele ciclista que... Quem gosta de ciclismo gosta de ver o Quintana, não é? Estás imaginando a equipe do Tour? Nelson Olvera, Ruben Guerreiro, Nari Quintana, Henrique Masse,
00:19:14
Speaker
Tem uma boa equipe. faltava eles terem contratado o Riquel. Mas eles foram buscar. Olha, o Kavanha é uma boa opção para eles. E o Fórmula também. O Fórmula não vai ao tour. Se o Ruban Guerreiro for...
00:19:35
Speaker
Ah, sim. E eles levariam o Quintana. O fórmula é para o Herói Giro, com a certeza. Porque... Para tentar fazer o melhor possível. Porque eu penso que eles levam o Quintana e... Eles perdem aqui o Jorgensen e... Quem que estava aqui? Ah, o Verona. Vai, senhora. E o Izaguirre. Vai com o Irmão? Não é?
00:20:04
Speaker
Eu acho que sim. São irmãos. Não são irmãos. Não são irmãos gêmeos, mas são irmãos. Qual era a última equipa que queria ver aqui?
00:20:23
Speaker
Ah, uma equipa curiosa, Jaycoe, a Little Trek, a Little Trek também faz boas contratações, mas eu penso, a Little Trek, o pessoal fala dos 4 grandes poderes, cuidado se o Tao regressa bem,
00:20:40
Speaker
É preciso que a Trek está com uma equipa. Eu tenho 2 ou 3 bons tropadores. Agora, se pôs ele e o Tchikona, e se trabalhar... O Tchikona é um anão. Não sei como é que ele vai proteger o tal do viento. Mas... Vai proteger do viento ou se tem o time da Claire? Ah, pois é. Ah, pois é. Ah, pois é. Eles fizeram boas contratações.
00:21:07
Speaker
Uma equipe estão caladinhos, a Lidl está ali a meter as coisas todas. E tem o... está a ver este ano, mas pode explodir o Tibão Nizzi. O Tibão Nizzi? Ele está a ganhar agora o ciclocross. Hoje eu tenho visto, um bocadinho.
00:21:24
Speaker
E isso ainda vai demorar uns anéis. Sim, mas na estrada pode começar no próximo ano. As clássicas, isso vai ser para as clássicas o rapaz. Mas a Jayco, ok? Sim. Foram buscar o Walshid, o Schmidt e o Luke Plopp, nada mal. Foi depois, isso foi a mais recente, a verdade. Mas depois, Caleb Ewan.
00:21:49
Speaker
Depois de ter tratado lá. Como é que isto vai ser? Caleb Ewan, Michael Mathias e Dylan Grunewaige. Vai-te doutor. E mais o Simon Yates. São muitos nomes, não dá. Eu não acredito que o Ewan a doutor, sinceramente.
00:22:09
Speaker
E não sei quem é que é melhor, ele ou o Bruno Vega? Ou quem é que é mais importante naquela equipa? Eu sei uma equipa australiana. Pois. Eles vão deixar o Matias em casa? Não acredito.
00:22:23
Speaker
Pois é a tal coisa, o Matthews vai sempre ao Touro. Eu digo que não acredito muito que ao Touro, porque o Euan tem um historial de destreiro que bate quase todas as coisas que destei à força da terra. Ah, mas olha que eu tive a ver o giro e o mesmo percurso do Touro. Como não chega, o Touro principalmente, como não chega em Paris, deve haver muitos sprinters que vão dizer tipo, ah, o Phonix...
00:22:51
Speaker
ganho uma etapa e me embora para casa. Pois, podem fazer isso, mas na volta à França não é costume, nos girsani, na volta à França não. Não, mas como eles não chegam hoje está na Paris, e tem os Jogos Olímpicos a seguir, e os Jogos Olímpicos é nos... acho que a chegada, segundo o que eu percebei do percurso, a chegada é nos Campos e Lisis. Ah, ok.
00:23:15
Speaker
Portanto, eu penso que isso vai ser para tudo o que é super inters tentar... vão cagar para a camisola verde, quer dizer, o Filipe sei se calhar não, mas... Não, isso não. Porque o Filipe sempre consegue passar as montanhas, mas pronto. Carlos, vamos fazer um... então, assim, um... Apostas para 2024. Apostas pessoais. Apostas pessoais? Sim, apostas pessoais, tipo, o que é que tu achas que vai acontecer?

Previsões para a próxima temporada de ciclismo

00:23:48
Speaker
Com... Pogachar ganhar volta à França. Achas que sim? Acho que sim. Eu acho que vai ser a melhor volta à França de sempre. Na minha perspectiva que tenho é que vai ser a melhor de sempre. Um dos ingredientes está lá. E vê, o contrarreloj no último dia... Ah, pois é. É para ser... Tem que ser os quatro ali a disputar. O Pog, o Jonas, o Remco e o Roglic. No último contrarreloj a disputar a vitória.
00:24:14
Speaker
Ao estele do... do Kuzo, do... do Greg LeMond, em 89. Contra o Laurent Vignolles, não foi? Laurent Vignolles? Não. Fui Laurent Vignolles? Fui, acho que sim. Fui, não foi? Fui, foi. Ele ganhou por oito segundos a seguir, não foi? Fui daquelas... daquelas finales dramáticas. Na hora é época. Fui, isso era lindo, mas daqui até lá...
00:24:40
Speaker
Ah, que foi muita tente. E quem é que vai ganhar a volta para ti? Ih, está tão longe. E eu aposto-se no Joãozinho. Tem que ser. Ele tem uma motivação esta. Tem que ser. Tem que ser, caras. Começa em Portugal, o pessoal vai estar tudo partindo. Porque as grandes voltas este ano são todas com bastante curto espaço entre umas e as outras.
00:25:05
Speaker
Ainda não me passava o calendário, mas... É tipo o Moeas entre elas. Entre o Tour e a Vuelta, nem sequer é o Moeas. Isso deve ser feito por causa dos Jogos Olímpicos, não sei. Ah, a gente falou no Tour mas esquece-me de dizer, eu acho que o Cavendish vai ganhar uma etapa do Tour. Ah pois, sim. Acho que queríamos todos ver isso.
00:25:29
Speaker
E eu acho que... E puxado pelo Morkov. É que não é o Morkov que eles têm lá, eles foram buscar outros, eles estão investendo até porque eles estão, acho que em Guilten, Penulten. É, é provável o filme. Acho que o arcaí está pior. E quem é que achas que vai disputar o giro? O Kuzo? O Thomas?
00:25:54
Speaker
O João Almeida? Pois, isso do João Almeida, supostamente este ano é para ele ir ao... ao dour. Eu não ia ao dour se fosse ele.
00:26:05
Speaker
Para ganhar a volta! Eu não vou a ter, carasso! Tens de perceber que a volta à França é a volta à França e eles já... vão em terceiro ou quarto tempo? E a volta à Portugal é a volta à Portugal! E quando a volta à Espanha começa em Portugal, é como se tu fosses fazer a volta à Portugal. Vai ser a melhor volta à Portugal de todos os tempos. Até por se a gente quisesse. O Dom Afonso Rigos tinha conquistado Espanha, mas que a gente nem que és. Aquilo é Espanha, mas é emprestado.
00:26:34
Speaker
Que os espanhóis não é isto. Também, aquele Mundial em 2030, aquele, pronto, pode começar a estar na América, mas hoje nós é que descobrimos aquela percurria toda. E o Espanha estava aqui ao lado, portanto, é como se fosse o Mundial em Portugal. Apesar de ter três estádios que vão participar. Aquilo é o Mundial, aquilo é o verdadeiro Mundial, ele anda pelo menos tudo. falta ter a Angola em Moçambique. É.
00:27:07
Speaker
E quem é que vai ser campeão do mundo para o ano? Vai ser o Enzo Roic? Até montanhinhas. E o aposto no Ruizinho?
00:27:16
Speaker
Fogo. Olha, eu ganhava e terminava a carreira desse jeito. Mas antes disso, ele vai ganhar uma etapa do Giro, que é para fazer o Tertaudas, o Sayat completo. Também gostava de ver. Também gostava de ver isso, sim senhores. E quem é que vai ser campeão Olímpico?
00:27:33
Speaker
E ainda nem vi o perfil, mas... Ah pá, é Sprint nos Campos Ileses. É Sprint? Ah, acabaste de dizer a verdade.-se Sprint nos Campos Ileses. Eu não sei que alguém se montou numa fuga antes, mas eu não acredito. Sprint, isso aí... Quando é campeonatos do mundo... Pois. Olha, eu aposto, podia ser o Pederson. Porque como é por seleções e as seleções estão assim, como em desatletas e isso. Sim?
00:28:00
Speaker
Mas, se chegar um grupo ao Sprint um nome que me vai à cabeça. Phillipson. Mas um nome, que falaste do Pedersen também, um italiano na mesma equipe, o Jonathan Mille, que é um bicho também no Sprint. Sim, mas ele é menos consistente. É, ele tanto pode fazer uma coisa espetacular como...
00:28:27
Speaker
Ou então, que estás a falar de sprint, o Philipson, mas também tem o Touro, não é? Agora não me lembro o nome dele, sou-me do Alcanha. O Touro? A calomia do Belga, que até ganha com a... Orno de Lei, Soufour. Soufour. Pois, mas não acredito.
00:28:47
Speaker
Não sei, pah, depende de... Tem tantos por onde escolher, eles vão deixar... A não ser que alguém não queira. Se eu imagino que o Van Arte dizem que é fazer o contra-relógio, eles levam o Van Arte. O contra-relógio, eles podem ser que ganhem, ou com o Van Arte ou com o Evan Poole.
00:29:04
Speaker
Agora... Sim, mas eu não sei se os que vão ao conto de relógios também têm que fazer... Sim, porque os jogos olímpicos são diferentes. Os jogos olímpicos são diferentes. Eu sei que é em Portugal, a Portugal tem duas vagas e assim, os que fazem o... Mas há, eu acho que vai ter mais vagas em Portugal. Ah, sim, de certeza. Pelo menos uns, não sei. Mas eu acho ridículo haver duas. Devia ser como no campeonato do Mendes, mesmo o número de vagas.
00:29:27
Speaker
Pois, não sei bem o que é que há. É para a gente poder levar o Yurileitão e isso. Em vez de levar a equipa mais forte possível, levar um... Ah pá, e para terminar, a minha aposta é que o António Morgado vai ganhar uma prova este ano.
00:29:43
Speaker
Não tem que ser do Ultra, mas vai ganhar uma provazinha. Nem que seja pro Continent, eu penso que sim. Porque é eu e a equipa que quer ganhar provas aqui e aquelá. Vai haver assim uma Clássica Italiana daquelas obscureiras que ninguém sabe de onde é que vai. vemos que ele tem um perfil perfeito para Clássicas, para provas de onde é que vai. Naquela equipa, tem ali gente com alguma experiência nessas etapas.
00:30:12
Speaker
Nunca sabe.
00:30:15
Speaker
Sim, senhor. Estamos que então aqui a espumar da boca a espera que... ou a salvear. A salvear. A espera do que vai acontecer para a época que vem. Eu penso que vai ser ainda melhor. Estamos numa era dourada do ciclismo, Carlos. Verdade é essa? Sei, sei. Somos os fortes, caralho. Estas últimas duas épocas têm sido do nível... gosto de ver, gosto de ver. Quer dizer, a gente fala do morgado, mas estão a aparecer sempre tantos ciclistas, não é? Coisas.
00:30:44
Speaker
Não, eu digo que os ciclistas em geral todos os anos aparecem. Mas portugueses também. Depois do Rui Costa ter sido campeão do Mundo, acho que houve muito mais gente andando de bicicleta. Não estou desde essa altura, muito mais gente andando de bicicleta em Portugal.
00:31:05
Speaker
E depois aquela mudança da mentalidade que tu vejo um português ganhar. Não sei, penso que isso me mudou um bocadinho a forma de pensar. O pessoal não pensa no futebol e isso também. O pessoal também pode ser famoso e andar de bicicleta. Sim, senhores. Vamos falar de nós, que é as atletas a sério.
00:31:31
Speaker
Apá, Carlos, a época está a terminar para nós. Nós morremos. Sim. Apá, como é que te digo? Este ano, um gajo fez um caminho do Coraças, porque da tua parte, tu começaste para mudar de bicicleta, que é uma mudança de bicicleta. É verdade, é verdade. Então, tem mais do business.
00:31:59
Speaker
Sim, sim. Homem, esse um gajo tem que ser uns para os outros. Mas o que eu quero dizer é que quais foram as principais alterações para ti a nível do teu... Preparação? Preparação de ciclismo? Como é que tu encaras o desporto do ciclismo hoje em dia? O gajo tem que dizer que é praticamente o nosso desporto principal agora.
00:32:22
Speaker
Ah sim, e então não é casa? Não, não é casa mesmo, porque eu to mesmo a deixar de jogar Futsal, até porque eu começo cada vez a... Os mudaram as regras aqui em um pedaço e eles permitiram mais contacto nos jogos. Ah, isso então ainda pior.

Impactos do clima e nutrição no desempenho

00:32:40
Speaker
O que a gente jogava era futsal, mas não se podia tirar a bola por trás para evitar faltas por trás e isso. E podia-se passar a bola ao guarda-redos, não havia aquelas regras como no futsal mesmo. Tens que passar a bola ao guarda-redos sentar à frente da linha do meio camp. Eles tornaram tudo mesmo como futsal, futsal. E os jogos estão a se tornar mais agressivos, de formas que... Eu contei-te que estava-te a contar a pedaço tinha caído num jogo.
00:33:06
Speaker
E desde aí, caí mais duas vezes acima da mesma anca. E da última vez, eu caí e depois nos dias a seguir fui treinar na mesma. E tive uns dias parado.
00:33:22
Speaker
mas de umas câimbras a seguir esquisitas nas pernas e não sei se tem a ver com a queda, se tem a ver que teve assim os dias mais parados, não sei o quê, e começa a deixar de ter aquela coisa de...
00:33:40
Speaker
Ter a vontade de jogar, estás a perceber? Eu gosto de ver futebol. não estou a ouvir o Benfica agora. Agora acabou. Fui começar às 6. Às 6? Jogos da Liga dos Campeões às 6?
00:33:58
Speaker
Eu sei que estava por ter três dores, não sei o resto. O rapaz... Eu estou a fazer ao Eduardo, mas se eles perdem com o Sporting no domingo acho que o treinador deles vai à veda. Não sei. Isto é... Ninguém vai falar de futebol aqui. Graças.
00:34:15
Speaker
Não, mas de maneira que eu estou agora a parar com o futsal, porque eu vou mesmo, porque eu antes, quando a Carolina tinha que trabalhar, eu tinha jogo e pedia uma babysitter para vir aqui cuidar dos pequenos, eu estava aqui a gastar dinheiro de uma babysitter ainda para jogar futsal, mas agora vai.
00:34:37
Speaker
vou para jogar, para me alagiar. E como eu quero levar essa área de preparação? Claro, se nós é a parte do ciclismo, se calhar. Mas mesmo assim, o gajo está ficando com o meu dedo.
00:34:55
Speaker
Ainda te falta 5 anos para chegares aqui, mas vais chegar, rapaz. de ver o 3 acho que irda já. Oi, oi. Sente este... Olha, pode-se falar sobre esse, claro. Sente este muito diferente depois de tornares um 30 anos. Foco, parece que de repente eu virei 10 anos. É sério? Não, estou a brincar. Mas psicologicamente aqui parece que não, mas afeta o 3. Não sei porquê. Sim. É bem não sei, porque eu não me afeto tanto. Estão-me afetando mais agora 35.
00:35:25
Speaker
Eu também tenho ele hoje, que é cinco anos depois. Mas tu notas, fisicamente tu não notas pior ainda. Ah não, não. Eu não estou na melhor fase, mas é sempre por causa do que eu tenho a nota de treinamento.
00:35:44
Speaker
Sim, tu também, para te acompanhar o trabalho do que para mim. Acho que é um pouquinho mais fácil, eu tenho mais flexibilidade no trabalho. Às vezes é uma questão de... Não o fim do dia, pode ser antes. É uma questão de arranjar tempo, mas pronto. Por enquanto vai dar-se.
00:36:08
Speaker
Mas olha, eu até estava a pensar, era puro é o Carlos juntar-se a equipe de coisa, mas não tens o rolo, caras. Agora no próximo... No novembro ainda para dar mais voltinhas, mas que a dezembro arranjo o Zwift.
00:36:25
Speaker
Ah é? Mas o time como é que está para andar? Está porrério? Está, a temperatura desceu um bocado mas está bom, está bom para dar boas voltas. Então deve estar um pouco mais... mas não, está chovendo. Não, não, não, tem que estar de novo. Aqui está duas ou três semanas a chover quase às 10. Isso para andar de bicicleta é que não. Ainda bem que existe o Zwift.
00:36:48
Speaker
Ah sim, a chuva é tal coisa, sair de casa e ir apanhar a chuva depois de estar a chover, olha, que se lixo, agora sair de casa a chover é que não. Isso aqui é pior, é como a última vez que fui andar, sim, a última vez que fui andar e sair de casa, porque estava ali uma janela de 4 horas e tenho uma aplicaçãozinha, tenho aqui uma janela de 4 horas que não vai chover, e pensei, e vou dar uma volta,
00:37:12
Speaker
E... mais uma coisa. Passado meia hora, começou a cair a grana nesse rapaz. E o homem... Não ia chover. Hoje não ia chover. Enfim. O que é que tu notaste em nível de grandes mudanças em relação a ter este ano? Ou não foi nada de especial? Não. No meu caso, não.
00:37:34
Speaker
Tu começaste a fazer Zwift isso ajudou ou? Ajudou, ajudou. Fui com aqueles treinos. Eu não fiz programas nem nada. Fui fazendo aqueles treinos específicos que tenho das equipas. Fazendo assim as que operaram e fazer. Sim, sim, exatamente. Geria a viagem conforme o tempo tinha disponível. De uma hora. Raramente faço mais do que uma hora. Deu para ver ali um bocadinho da evolução do... Embora não seja o volume mais realista, mas a evolução do...
00:38:05
Speaker
É a tal coisa, tu faz ali um teste FTP com o rolo, aquilo se calhar não é realista. Não é, não é. Mas se tu treineares e voltares a fazer o treine a seguir, fazer o teste a seguir e der-te mais, tu notas a evolução dentro da realidade em que tu estás. Exatamente, foi o que aconteceu, não sei os valores, mas aquilo aumentou dos 220 para os 250, foi o que nasceu.
00:38:32
Speaker
Não é o mais realista, mas para perceber que houve uma evolução. o facto de treinar na zona faz com que tu melhores. Lembras-te daquele... A gente falou que a gente sentia as pernas a doer antes da pulsação de estar em cima.
00:38:53
Speaker
Eu agora que faço as provas de Zwift com o pessoal, eu noto que aguento mais essa zona, a minha pulsação vai mais alto. Eu aqui ao dia cheguei aos 170 e quando olhei, 170, isto deve estar errado. Mas ainda tenho as pernas a doer. Quero dizer que... Também, tu agora, andamos a pesquisar uns exercícios. Sim, é verdade. Tu tens feito alguma coisa com o... Error.
00:39:21
Speaker
Mas olha que ajuda. Fazer uns agachamentos, fazer uns deadlifts. Ajuda bastante a reforçar. O filme não foi de uma forma consistente, por isso também. Não posso dizer se resultado ou não.
00:39:38
Speaker
Sim, mas olha digo, treinar... e eu agora, como eu tenho essas provas à terça e à quinta, o que eu ando a fazer agora, não estou a seguir nenhum plano, é nos outros dias, eu entre call, tento fazer duas, três vezes por semana, mas com sempre que um dia descanso, o treino com os pesos, com os catapultes, ou tipo meia hora, três quartos de hora, porque aquilo...
00:40:04
Speaker
É bom e faz bem, mas é forte um pedaço. Sim, também convém não abusar, não é? E faço coisas praticamente para as pernas, porque ainda quero ganhar peso em cima. Sim, sim. Não, as coisas são nossas na ciclocross, para pegar na bicicleta.
00:40:21
Speaker
Se pegar uma bicicleta doida com ele... lá... Mas a única coisa que eu faço, parte-se mesmo para as costas, exercícios para as costas, até por causa da minha profissão e isso, ajuda. Mas nos outros dias, e faço exercício praticamente todos os dias, é todos os dias, acho que não tem nenhum dia de descansa, algum dia que pedale mais devagar, é a única diferença. Isso faz uma diferença do cara. Ajuda a recuperar. E faço os outros dias que eu não faço...
00:40:51
Speaker
Como eu tenho prova com intensidade nesses dias, nos outros dias eu faço zona 2. Sim, é basicamente, no meu caso, é o que eu tenho feito, é zona 2. E ajuda bastante, o Greg Lemont tinha razão. Ele era um vizinório. E comecei a ler o livro dele ontem. Tem um nome bastante, demasiado científico para decorar.
00:41:17
Speaker
Mas é um livro que ele escreveu como Médico, que basicamente fala de como aumentar de forma saudável a quantidade de mitocondrias. E é basicamente fazer... pelo que percebi, é zona 2. É zona 2. É a Zona 2. É a Zona 2. É a Zona 2. É a Zona 2. É a Zona 2. É a Zona 2. É a Zona 2. É a Zona 2.
00:41:37
Speaker
Sim, tem vários. Porta-se de falar desse assunto. Não sei se ouvi este o podcast dele com o Peter Athea. Eu vi, eu vi, eu vi. Tanto como outras pessoas que... O Peter Athea, o Peter Athea, para quem não conhece, a nível de longevidade o gajo tem. É ele ou o Andrew Huberman?
00:41:56
Speaker
O Andrew Huberman é bom a nível de suplementos. O que queres saber? O que é que tem de tomar? Estás a pesquisar um neurologista. Olha, se calhar coisas interessantes. Pesquisa. Huberman Lab. Isso é tudo que usas. Pessoal meia-volta vai ao Joe Rogan. Acho que os gajos interessantes. Depois vou ver os próprios podcasts dele.
00:42:17
Speaker
Sim, eu sei que se vai aprendendo um pouco da matéria. De formas que, olha, para falar nisso, aquele podcast que fiz com a Joana, sobre fitness, eu percebi nesse podcast que fiz uma... e cheguei a uma epóese para o grande fundo,
00:42:38
Speaker
Mas, eu fiz tudo mal para chegar lá, estava a perceber. Basicamente, havia alturas que eu andava a falar. O resultado foi bom, o processo não tanto. Não, e eu agora cheguei, estou outra vez com 65 agora. Me sinto normal, como é normal. Porque o que eu estava a fazer era, eu pegava na minha alimentação e fazia o exercício, e depois imagina que eu tinha a alimentação normal,
00:43:08
Speaker
e fazia exercício e gastava mil calorias. Tinha que compensar essas mil calorias, está a perceber? Sim. Então ia comer mil calorias a seguir. Em vez de ter... A coisa que um gajo tem que fazer é planear antecipadamente para uma semana ou duas o exercício que tu vais fazer e fazer um plano em que todos os dias tu vais comer consistentemente a mesma coisa
00:43:33
Speaker
E em vez de estar num dia a comer 2 mil e num outro dia a comer 3 mil e até ela, estás a perceber? Ah ok, era a reguara, não era... É a reguara e o teu sistema fica... Ainda por sempre. Por isso é que é seguir, é seguir ao grande fundo. Tu voltaste a ganhar peso, não foi?
00:43:53
Speaker
Fónix, isto que é os 72, tudo porque tu estás ali a passar fome e o teu corpo pega na... tu comes um pedacinho a mais ou pega naquilo. Ei, vou guardar isto tudo. E é daí que vêm os pneus. Mas eu agora até tenho abdomeneais, caraças. Estou orgulhoso. Eu não via os meus abdomeneais desde quando eu tinha 17 anos.
00:44:19
Speaker
Eles apareceram, estavam nas fundezas do oceano. Eles sempre que vieram lá, mas estavam bem escondidos. Exato. De forma que essas coisas que tu... E o agora? Tu agora vais dizer, ah, estás com 65, estás bem, mas eu agora ainda quero mais.
00:44:37
Speaker
Eu agora vou... ao menos, exatamente. Estou no Pogatiar agora e quero ir até o Ionas. Vamos ver... 60... eu penso que não vou chegar... se no Torque fico muito fraco... Sim, exatamente. Mas como estás nesse país, podes agora fazer de uma forma mais controlosa. Mas eu agora, eu estou...
00:45:00
Speaker
E sinto-me mais forte agora, e tu mais forte do que na altura do grande fundo, agora. Ah, sim, pelo que tenho visto no Strava, no Zbote. Não gosto quando tem mais. É aquele artigo que tu me mandaste sobre os hidratos de carbono. É isso que faz a diferença. Tu comes antes.
00:45:24
Speaker
Porque é o que eu te digo, tu comes os teus hidratos de carbono. Tipo, se vais treinar uma hora, vais comer antes. vais comer durante ou depois... Para se repor ao que perdes. se for uma prova longa, tipo duas horas, passei duas, três horas, é que vais comer alguma coisa durante. Ah, sim, exatamente. Claro, claro.
00:45:46
Speaker
E tanto como antes, a energia dura-te mais tempo. Isso é uma coisa que a gente vai, mais para a frente, vamos falar sobre isso. Como é que a gente vai preparar a nossa prova? Porque a gente tem de ter um carro de apoio, caras.
00:46:01
Speaker
Ou um corre de apoio ou alguém nos postos de abastecimento com água pronta para nós, para a gente não ter que parar muito tempo, ser trocar de bidons e andar. Porque para eu estou ali, a agarrar nos bidons, a ver bolo de mel, não pode ser. percebi o problema.
00:46:20
Speaker
Então vamos fazer uma coisa, quando estivermos a chegar temos de mandar-nos esconder aquilo tudo e ficar água. Vé, sabes como é que eu vou com matar esse? Sabe que eu comecei a fazer aqueles Rice Cakes? Ah, sei, sei. Eu ouvi as receitas mas ainda não fiz. Olha, por acaso eu fui andar de bicicleta de montanha e meti aquilo no bolso das calças e aquilo ficou direitinho para comer. Essa porta que importa.
00:46:45
Speaker
E ao menos é que eu não gosto de dinheiro em barras, tenho os bolinhos da ruas. Mas, e vou fazer o bolinho da ruas com o receita de Bultmile. tenho ele em Malticana. Tenho amêndoas.
00:47:00
Speaker
Arroz. Primeiro o arroz é o agrandido principal. Vou fazer a receita como tu viste aquela receita da IEF que eu te mandei. E depois o que eu vou fazer é acrescentar. Tu podes acrescentar a seguir no fim o que tu quiseres. Então eu vou acrescentar nozes, amêndoas, passas,
00:47:18
Speaker
E-mail, sei. Pois. Eu fiz agora uns, porque tinham acabado, mas eu ainda não tinha o, tive que mandar vir mail de Canadá para cá. Ah pois, não se arranjava aí, é verdade. Aqui na loja dos portugueses tem aqui, então eu fiz a mesma coisa com o mail normal, mas não é a mesma coisa. Ah não, não. Não é, não é.
00:47:39
Speaker
Como ela trabalha não é a mesma coisa. Mas é bom, o Cristiano provou o hão e eu disse, isso é bom. E o Zóio também disse que era bom. vem, se forem fazer o Grand Fond com a gente. O Zóio disse, bora lá, está a data marcada. Falando nisso, olha, vais alterar alguma coisa na tua bicicleta para o Grand Fond, para onde que vem? A tua bicicleta está perfeita? Está perfeita, é manutenção.
00:48:05
Speaker
Ele está a fazer agora um bordinho qualquer que eu acho que é da... Não esquece como é que dizem em português, o Jockey Wheel. Acho que é preciso fazer muita atenção que ele está tipo ao fim de uma hora, a puxar mais forte, ele começa tipo um guincho, parece um pássaro, uma coisa assim, eu acho que tem que deter e limpar por dentro, acho que é daí. Ter uma penha de óleo. Pois é isso.
00:48:30
Speaker
Não, mais do que isso, a pressão vai te estragar o relamento todo. Tens que trear tudo, limpar bem e por uma pinguinha de óleo a seguir. Então o vídeo que veio, está certo. Era o vídeo do Oleg Brinsbut. Não, não, não. Foi um daquelas coisas que me apareceu, sabe se está doido, um senhor com uma certa ideia disse não, este senhor sabe o que faz. É um homem com experiência. Exatamente. Sim, porque o pah, um gajo está a falar deste do Gran Fondo para o ano, porque o objetivo é ganhar arcaraças.
00:49:00
Speaker
Fala a verdade. Mas sim, tu estás a trabalhar para isso. Estou a trabalhar para isso. O Tiago Crespo disse que vai. tens concluência? Portanto, está ali o gajo para... Apá, isto parece uma loucura dizer isto, mas a mim... Claro que não vai ser uma desgraça se eu não ganhar, mano. Mas se tu nunca pensares que vais ganhar, então garanto que não ganhas. Sim, é isso. Se conseguir aguentar-me...
00:49:29
Speaker
E por um lado o Cuso disse, o Miguel disse que o percurso vai ser diferente. Sim. E por um lado tem um pedaço de plena desse, porque eu achava que fosse o outro percurso e gostava bastante do outro percurso. Aquele percurso era mesmo perfeito, mas eu penso que foi por causa dos ensinos, não sei.
00:49:47
Speaker
Porque a minha ideia é que se eu conseguir-me aguentar com eles até à subida, se eu conseguir ir na roda e aguentar-me com eles até à subida, quem na subida se calhar, por ser mais leve, consegue ir com eles.
00:50:01
Speaker
Sim. E na descida, não sei como é que eu sou, mas aí... O único lugar onde eu sou o mesmo pior que qualquer um deles é a descida. Porque ainda não sou assim... Eu sou bastante atloso. Tens toda a experiência do ciclo de montanha. Eu digo que isso não o nele... Com a bicicleta de montanha,
00:50:27
Speaker
Eu sei, está bem diferente, mas isso deve dar alguma vantagem. Não vantagem nenhuma, não. Porque ali é puramente quilhões. O Cristiano é mais rápido que eu a descer. O Cristiano. E não é por saber que o gajo, ele numa bicicleta... Olha, é exatamente ao contrário. Na bicicleta de montanha, eu tenho que ficar 5 minutos à espera dele no final da pista. Sim. Na estrada, eu parco o gajo de vista, nas descidas. O gajo é mesmo maluco, ele faz as curvas, ele não entrava.
00:50:55
Speaker
Pois eu vejo pessoal, às vezes quando vou assim uma pequena volta, eles fazem a curva de uma forma que eu fico tantas vezes a tentar perceber como é que eles conseguem fazer. É a trajetória, o projeto é a trajetória e ele a conduzir um carro. Tu tens que olhar, é uma experiência boa para tu teres.
00:51:15
Speaker
na sessão não daste um quart de rally, mas tu vais com o Cristiano para dentro de um forte fiesta, daqueles... Olha como estou eu! Tu empresta-lhe o quart e vai dar uma voltinha com ele. Tipo para descer em Comiada, ou vamos andar assim, tu vais ver... Porque parece um piloto de rally, rapaz!

Mudanças potenciais nas rotas para próximas corridas

00:51:34
Speaker
Nós andámos na Rússia, quando fomos ver o Jogo de Portugal. Ah pois tu contaste, é verdade! Ei, rapaz! Ainda maluco, mas pronto!
00:51:41
Speaker
Ainda diz que não tem essa história aqui. E o que é que tu achas que fazer o percurso para o ano? Eu nem me penco com... Eu não acredito que seja... Acho que aquilo do Cancel é para... Porque a fotografia é espetacular. Acho que é para isso. Não estou a ver porque é que elas vão do Cancel.
00:52:03
Speaker
É um ponto final, até chegar tu tens muitos cruzamentos, retúnas no Cancel. Mas é verdade é que do São Vicente subindo para o Puzi, do Puzi para Machique, ir para o Cancel, mais ou menos 100 km. Mas é bastante subindo. É bastante.
00:52:25
Speaker
É quase 5 milímetros. É que a subida que eu nunca fiz, a do Roberto Freire, é durinho. Mas se ele for pela costa norte e quiser voltar a São Vicente, tem que subir obrigatoriamente por aí.
00:52:41
Speaker
Sim, e depois também outro problema, é que o percurso que eles faziam dois anos atrás e antes, a estrada tinha uma parte que está fechada, por isso é também de certeza que não vai ser. Ok, e vai estar fechada até... Aquela zona que vai do... Quem deste o Pôleo da Serra para o Pânico Meada. Sim. Até aquela parte do cruzamento, até um bocado para cima, onde está fechado.
00:53:07
Speaker
Ok, então o que é que tu achas que eles vão fazer? Vão subir pela Santa? Ou vão ainda continuar ainda mais para o outro lado? Mas isso assim, bastante plano até subir outra vez. Plano, alto e baixo. Na Madeira não plano.
00:53:26
Speaker
Ah uau, não é peste do aeroporto. Não, é que... Como disse que ia haver alterações, mandou-me uma mensagem no meu Instagram a dizer que ia haver alterações ao percurso e fiquei a pensar... Nas possíveis hipóteses. Mas é que ela aqui estava a dizer, de ir de São Vicente,
00:53:53
Speaker
ir pela costa, por Santa Ana, ir para a Teração Vicente outra vez, isso também é um papai, e gostava de fazer. Mas acho que 5 milímetros, praticamente 5 milímetros. Tu tens de subir para o Poiso.
00:54:09
Speaker
Porque se tu fures por uma x que sonha por... Se fures por uma x que sonha por...-te uma distância maior, mas se tu fures por 100 km, mas também-te uma subida que metade dava. Pois, como é isso? Portanto, não sei. pensaste como é que vais preparar-te?
00:54:33
Speaker
Vai ser mais ou menos com o ano passado. 5 ou 6 anos de Zwift. Se calhar com mais calma, porque eu acho que o ano passado tentei elevar o nível demasiado cedo e continuar com o zone 2. Quando chegar à alteira, mais um bocadinho.
00:54:49
Speaker
Se tu fizeres, e digo isto, é como eu te disse à pedaço, e tenho flexibilidade para conseguir treinar todos os dias. Mas tu consegueses treinar, tipo 6 vezes por semana, fazias 2 dias por semana de VO2 Max, ou das outras ondas, e o resto dos dias Zona 2.
00:55:12
Speaker
E o teu corpo ia melhorar naturalmente, até porque 5 anos mais novo que eu, isso ainda melhora. Para mim é evitar o declani. Basta ver o exemplo do Valverde, com 40 anos ainda andava ali... Olha, é esse tipo de exemplo que nós temos de nos agarrar.
00:55:32
Speaker
Olha, não sei se te disse, mas eu tenho um teste marcado. Teste, teste. Eu tenho um teste físico marcado para o dia 5 de Fevereiro, que é o mesmo tempo de começar, isto foi um pedaço por metade, porque eu fui fazer a preparação, como fiz o ano passado, 12 semanas, porque aquele treino, aquele programa de 12 semanas do Zwift é bom.
00:55:58
Speaker
Eu vou tentar acompanhar isso com as provas, não sei se vai resultar, mas antes disso vou fazer o teste e até vou treinar, vou manter o treino como estou a fazer agora e a alimentação como estou a fazer agora.
00:56:14
Speaker
E efetiar no Natal... Efetiar não, porque é impossível efetiar. Tem que vir a exagir. Exatamente. Controlar-me. E depois tenho o teste em fevereiro, e depois a partir do dia 19, começa aquelas 12 semanas de treino, e depois faço duas semanas de taper antes da prova.
00:56:39
Speaker
E vamos ver o que é que vai acontecer. E até perder... É assim... Agora... A tal cena que eu fiz o ano passado, foi enquanto estava a treinar. E é por isso que o meu FTP não melhorou. Porque na altura nós falámos sobre isso. Porque estava a perder peso e a treinar ao mesmo tempo. E isso é uma combinação. Porque se eu fures ver bem e tinha 76kg no Natal o ano passado. E na prova eu tinha 65kg.
00:57:11
Speaker
Sim, mas pronto, mas fui à base da estupidez, que um gajo chegou lá. Agora um gajo está fazendo as coisas como está sendo mais desprezo. É isso, com a experiência um gajo aprende a fazer as coisas.
00:57:24
Speaker
Agora tem que ser. Sim, senhores. Carlos, então nós estamos prontos para onde que vai? Claro que sim, sempre com força no pedal. Força no pedal, o vai, o disse que vai e agora a gente tem que recortar mais gente para juntar-se à nossa equipa, principalmente pessoal que esteja disposto a estar nos portos de apoio a preparar-nos as nossas coisas. Tens que arranjar um bónus.
00:57:48
Speaker
E bom era o pessoal do Peters a entrar com uma equipa para lá, que é para o Miguel ficar conto a entreter bastantes participantes. A hora é a seguir. Olha, partilhei-lhe a... Olha, por acaso era fixe. Era fixe e não era, porque tem gajos que apesar de ser velhote são bons. Ah, mas é sempre importante ter concluência então. tornaria a minha feteória ainda mais... mais sabrosa saber que fui contra pessoal forte. É isso. É isso.
00:58:14
Speaker
Não, não, tenta ganhar, mas se ainda ganhar não interessa. Mas não vou pôr a perder meia hora com o meu boldmile, isso não. para isso tens um tempo lesto. Perco boldmile como no fã, gente, a sobremesa da estrada.
00:58:33
Speaker
bom Carlos, olha, grande abraço. Aproveita agora estas férias e para o ano mais força no pedal. Não sei, não sei o que nos na cabeça fazer mais força no pedal este ano. Um especial especial. Se alguém vier aqui fazer uma visita, um gajo faz aqui uma força no pedal e de ser um bailga nos paralelos aqui da Bailsky. bom pá, olha Carlos, grande abraço pá.
00:59:12
Speaker
e