Become a Creator today!Start creating today - Share your story with the world!
Start for free
00:00:00
00:00:01
Futebol, Cerveja e Tremoços - Vol 32 - novembro 2023 image

Futebol, Cerveja e Tremoços - Vol 32 - novembro 2023

PDC Podcast
Avatar
71 Plays1 year ago

Bem-vindos a mais uma edição do PDC Podcast e do regresso da nossa série que aborda o futebol Português: Futebol, Cerveja e tremoços.

Os veteranos do PDC Podcast voltam a juntar-se para falar de futebol, com estes altos e baixos típicos do futebol nacional!
O Eduardo Rodrigues junta-se a mim, Paulo Rodrigues, para mais uma agradável discussão sobre futebol, onde vamos falar da atualidade do futebol em Portugal, passando pelas competições europeias e não esquecendo a seleção de todos nós.

Enjoy!

Este Podcast contém música de Italian Secret Service:
Smell like ten spirit
Not the Same ℗ 2008
Released on: 2008-04-11
Artist: Italian Secret Service

Recommended
Transcript

Introdução e Aviso de Conteúdo

00:00:01
Speaker
Avise-me, o programa que se segue pode conter linguagem ordinária e ou verbalmente agressiva, que pode ferir as suscetibilidades dos ouvintes mais panígicas. Obrigado. Este programa conta com o apoio de X-Muse. Powering your dreams.

Foco nos Aspectos Positivos da Vida

00:00:19
Speaker
Olá, e bem-vindos ao PDC Podcast. E te estás tudo contento. A pessoa tem de agarrar-se às coisas positivas. Se eu passei a agarrar ao negativo... Fogo! E ontem não vias eu, mas tive pena. Não perdeste nada. Fogo! Estava de trajeiro na primeira parte. Eu queria ver como é que tinha sido. E fui a seguir o pior, mas pronto.

Discussão sobre Equipas de Futebol: Sporting e Porto

00:00:44
Speaker
Não fui o pior, assim a seguir aconteceu bem fica.
00:00:50
Speaker
Sim, sim. Estás deprimido por causa do jugão? Não. Zero. Zero, zero, zero. não está feita? Não questão de afetar, é a questão de...
00:01:06
Speaker
O termo nem ia afetar, nem ia importar, nem ia ignorar, nem ia ficar incomodado. O termo mais é resignação. Pá, é apenas o resultado, mas a gente está a começar a falar, está a começar a gravar, é? Isto é aquela introdução que eu meto sempre. Ah, pronto, ok, então. É para a introdução, a introdução do... É para a introdução, sim. É para a introdução, bom, não é? Não, é um pouco o reflexo, o jogo de ontem é um pouco o reflexo da época.
00:01:34
Speaker
do mau plenamento da época. E um dia que a gente tenha tempo para falar sobre isso, a gente pode falar e colocarmos aqui 3, 4 coisas no ar. Até pode ser o próximo que é uma... Quer dizer, a meia da época, a fazer assim, tirar umas ilhas. Sim, até podemos fazer. E ver se alguma coisa pode ser solucionada com o mercado de transferências de janeiro, como sempre. Se uma fica na solução com o mercado de transferências de

Táticas de Futebol e Desempenho de Equipas

00:02:02
Speaker
janeiro,
00:02:02
Speaker
é estar a tentar dar vida ao Sporting desnecessariamente. Não, não, com todo o respeito ao Sporting, ao Porto, não, com todo o respeito. Sim, sim. Mas hoje, além do Benfica e das desilusões e coisa do Benfica, do Edward, vamos falar do Sporting, assim, do Porto e das tempestades que parecem que vêm no horizonte do Porto, ou que aconteceram, não sei.
00:02:25
Speaker
Falaram muito assim do Braga e da seleção no final. Vamos deixar a seleção para o final, como o Benfica teve a quinta jornada das competições europeias da Liga dos Campeões, hoje ainda é o Support que tem a jogar. Por isso, pronto, o Eduardo tem que dizer as palavras mágicas para a gente começar. Bagagem na cerveja, um pretinho de tramozes e roda ao genérico.
00:02:57
Speaker
Ah, bom dia. Olha, para nós vai ser três cervejinhas e um estremol, se chegou, para acompanhar. Obrigado. Oi, hora.
00:03:13
Speaker
Não se importa te tirar a cidadana todo zero. Em ter futebol chega. Obrigado.
00:03:34
Speaker
Sim, senhores, pá. Então... rodou? Já! O snare que roda que é uma alegreira, rapaz. Agora, agora. Muito bem, muito bem. Não, mas vamos lá, então. Vamos começar por quem? Por... Ah, pá, é assim. Porque temos o clássico. E penso que as coisas estão todas ligadas um pedacinho às outras no que toca o

Análise do Desempenho do Benfica

00:03:56
Speaker
Benfica. Porque antes do jogo, com o Sporting,
00:03:58
Speaker
O Benfica tinha aquela cartada para se manter neles os campeões com a Real Sociedade. Um jogo que saiu completamente falhado. Ele avaliu umas experiências estáticas. O João Neves defesa direto e não sei o que é. E o jogo que saiu completamente falhado e o Benfica acabou ao borroado pela Real Sociedade. Porque também o Ruben Amorente disse e também não é mentira nenhuma. O Benfica pode ter sido atropelado pela Real Sociedade, mas o Sporting não sei se fazia melhor contra aquela equipe. A Real Sociedade realmente é uma equipe bastante forte.
00:04:28
Speaker
e na Liga dos Campeões se sabe, se as equipas não estão a 100%, é sempre bastante complicado de enfrentar. Mas pronto, como essa parte, e tendo em conta que o Benfica, e não sei, porque eles perguntaram ao Rui Costa se o lugar do Roger Smith estava em Rias, que antes era o que o Sporting. E isso era uma coisa, e quem teve para te perguntar,
00:04:48
Speaker
Mas eu acabei perguntando-lhe, tu achavas isso antes do jogo com o Sporting? E se eu perdesse o jogo com o Sporting? Não, não, não. Não achava. Eu também tinha a sensação que não, mas eu penso que se fosse num test-tempos, se calhar sem. Não achas?
00:05:03
Speaker
Não fazia lógica, porque mesmo que a gente fosse saber bem, a Liga dos Campeões estava completamente a ser um horror, certo? Sim. E ainda mais para o impacto de ontem, depois de estar a ganhar 3-0, continua a ser um fundo do terror daqueles independentes. antes de continuar com o teu raciocínio, quando é que tendem com o teu resultado de ontem? O Benfica ainda consegue ir à Liga Europa ou está mandando? Consegue, tem que ganhar por mais de dois golos.
00:05:28
Speaker
Ao Salzburg, fora. Eu não sei, o Benfica jogando bem é melhor que o Salzburg. A palavra é bem. É a época de 2023, 2004 e a palavra bem. Benfica jogando bem não estão a fazer match. Tu achas que o Benfica jogou bem contra o Sporting?
00:05:53
Speaker
Eu acho, se quiseres em Paris, primeiro, o treinador não estava na Berlinda. Ah sim, desculpa. Não é fácil, o treinador não estava na Berlinda porque tinha acabado de renovar o contrato a meia década por valores astronômicos. E claramente não é por causa de três meses maus que vamos trocar tudo. Agora, alguma coisa tem que ser feita porque se não for trocado alguma coisa, o desenho final vai ser uma...

Discussão das Táticas e Estratégias do Benfica

00:06:22
Speaker
Um quadro feito de merda, mas adianta. E não acho que o BFK tenha jogado mal contra o Sporting, mas também não acho que o Sporting tenha feito o jogo por fora. Acho que a gente consegue dividir o jogo se a gente quiser em quatro partes, deixa-me dizer assim. Primeira parte, no início o jogo o BFK entra bem, acaba por surpreender o Sporting.
00:06:43
Speaker
Porque mesmo a constituição da própria equipe a entender um determinado esquema tático que depois durante o jogo não se reflete, e o SuperNi acaba por andar ali um bocadinho, a primeira quarta hora tenta encontrar o equilíbrio, depois o SuperNi acaba por encontrar o equilíbrio, e como tem muito mais rodagem dentro daquele modelo de jogo e está com um nível de confiança muito superior, acaba por estar...
00:07:02
Speaker
Pá, melhor no jogo. Acaba o primeiro quarto da hora do BF, fica melhor, tem até oportunidades de marcar. Com o Pernel tem a melhor opinião para assinalarmos. Sim. Na minha opinião. Depois, o Sporting entra muito bem na fase do segredo. Os outros, os segredos de 20 minutos, 15, 20 minutos da primeira parte. Claro, muito por cima no jogo. E na altura que marca o golo, está o jogo completamente interrosado. Acho que não está nenhuma equipa por cima, na minha opinião. Depois, vai para o intervalo.
00:07:30
Speaker
O mapa volta para a segunda parte, na minha opinião vem com um congelho ascendente à expulsão, e depois o que acontece foi que o Supporting jogou com a questão de, estamos a ganhar, eles têm de vir para cima, portanto vamos nos colocar aqui na retranca, entre aspas, e vamos tentar... Eu acho que é que o Supporting comete bastante erros, a nível do que é que eu expectava de eles fazerem durante os jogos,
00:07:53
Speaker
mesmo aquela coisa que tu disseste na primeira parte sobre eles teres que alhar a esperarem os que a mataram do Benfico e o Benfico a apresentar-se de uma forma ligeiramente diferente e eles terem de se adaptar a partir do momento em que se adaptaram conseguiram... pronto concordo com isso tudo mas eu acho que o suporte em...
00:08:11
Speaker
Falta, se calhar, coragem a alguns jogadores. Eu não sei. É aquela terminação. Não é estar a correr de um lado... Tu estás a ganhar, na casa do teu principal rebelo, certo? Estás a ganhar um jogo. Não estás por baixo do jogo. O Wifi não está por cima do jogo. Tu queres que eles parem de ir desalimadamente à procura do jogo? Não, não é isso que eu quero dizer. O que eu quero é que eles tenham mais coragem de ter a bola.
00:08:38
Speaker
Que eu acho que não te anteveram. Mas faltou me traduzir uma história. A gente sempre no prisma de o que é que a nossa equipe a pedir ter feito mais? Como é que a gente quer que a gente... Claro, mas isto... Estou a falar do sofá. Estamos a falar do sofá. Claro, claro. Mas a outra equipe a jogar. E a outra equipe a jogar estava em casa, apreciado do empate para equilibrar, para ficar igual no campeonato. Que está com mais um jogador.
00:09:07
Speaker
É o campeão.
00:09:09
Speaker
A nível de individualidades é claramente superior ao Sporting. Não em todas as posições, mas em algumas posições é claramente superior ao Sporting. Sem. No ataque, principalmente sem. Isso é concordo. Porque eu às vezes olho para o Benfica e vejo o Rafa e o Di Maria e digo foda-se, quem me dera, trocava logo o Edward para um desses dois. Não me importava nada. Ok. Mas também é fácil, foda-se. Podes levar o Cabral
00:09:38
Speaker
e mandaram o Guilherme, foda-se. Também queres trocar o... Mas o Cabral está no banco. Pô, uma razão, pô. Mas uma razão para o Polinho. Na verdade é cansado. O que quer dizer é que, tipo, e penso que às vezes os jogadores do Sporting, e mesmo o Ruben Amorém, em algumas decisões, pensam demasiado, e acho que é que, por exemplo, aquela substituição que foi a mais badalada, em vez de meter o Maid, meter o Polinho,
00:10:03
Speaker
Sim. Ele depois expliqueu e aquele pronto, aquele tempo assim de lógica, mas é um pedaço rebuscado. Tipo, é como ir do funchel para o porto da cruz e ao invés de ir pela via rápida e direto para o machico, é ir por trás pela ponta do barco. Ok. Diz uma coisa, qual que é a justificação, eu entendo o que estás a dizer, na minha opinião a justificação é ter mais ojo que barriga, na minha opinião. Qual que é a justificação
00:10:28
Speaker
Ele também podia dizer, não, não, isto vai meter o Israel, porque o gajo está com fome de bola e o gajo salta mais com as defesas do Enfica e vai cabecear. Vai meter o avançado, o guarda de subplano está avançado. Eu entendo isso, porque isto vai tentar ajudar uma justificação para justificar a opção que a gente toma. Claro. Eu acho que o gajo foi porrero. te disse isso, me mandei uma mensagem. Eu acho que ele chegou a um ponto de dizer assim, vamos ver.
00:11:04
Speaker
e depois o gajo ainda vai dizer na marcação dos cantos não deixa o gajo sozinho
00:11:10
Speaker
que a gente não vai conseguir. E sim, o QANT, claro, foi um erro. Mesmo que o Sporting estivesse com 11, ia ser gola aquele QANT. Mesmo que o Sporting com 11, porque é um erro... É um erro de marcação. É um erro de marcação. Eu acho que o Sporting, pegado no introsamento do que estava a dizer, eu acho que o Sporting, através da segunda parte, que a expulsão, o Sporting, claro, fica na expectativa. E portar muito mais calmo, e portar com outro tipo de...
00:11:37
Speaker
com resultado melhor também, mas está muito mais calmo no nível de preparação, no nível da própria época, consegue ter outra calma dentro do jogo e consegue criar perigo. Perigo relativo. Relativo, porque por excessos de gol não aparecem assim. Não nada. Porque também, eu acho que... e acho que está sendo... os jogadores têm sido, nos últimos anos, mais folclores, principalmente o Pau, ele não está a jogar mal, mas não está a fazer a diferença que fazia antes. Mas está a questão.
00:12:07
Speaker
Eu acho que o pote, não é o pote daquela época fantástica, eu acho que o pote real é o pote que depois aparece. Jogador acima da média, sim, mas não um jogador superlativo como foi naquela época. Eu acho que é, podes pegar um exemplo, o João Mário da época passada, dos primeiros dos testes da época passada, é um João Mário completamente fora da curva em relação à carreira toda dele.
00:12:34
Speaker
Logo, e a nível de influência também, logo, ou tem marco três gols, não é isso, mas em relação à influência dele, é completamente fora da curva e eu acho que o pote é um bocadinho isso. Sim, tem com os pretos. Tem com os pretos. Mas eu acho que o gajo é muito bom. Sim. Então eu penso no caso do Sporting, o próprio Nuno Santos também não teve assim, não tem tido na forma, até porque ele não tem sido sempre titular. E se ele tivesse na forma do ano passado também estava sempre a ser titular.
00:13:02
Speaker
Mas eu penso no Benfica, fazendo contraponto àquilo que estava a dizer do Sporting, os jogadores do Benfica, principalmente espelhados mais nos João Neves e no António Silva, vi gajos que estavam ali a marcar aquela posição de estes dois, estes mal-resultados não passam dois e eles estavam determinados a ter um bom resultado daquele jogo. Eu penso que principalmente os João Neves faziam um jogaço do caraças.
00:13:28
Speaker
É crack, é crack. Mas me mais agarra, agarra e eu... Mas eu fico a ganhar o jogo na base do coração e não na base de racionalidade. Como muitos clássicos são, ganhos assim. bem, mas tu... Eu entendi isso, mas o treinador tem que fazer mal. O treinador não vai meter um jogador como o Gonçalves Guedes ao menos em 84, em 83, em 86. Pá, não, não... E tu fez o Gonçalves Guedes fazer uma diferença. Completamente, completamente.
00:13:57
Speaker
Ele está na jogada do segundo golo, e antes do primeiro golo ganha duas faldas. Talvez uma falda sobre o lado esquerdo do ataque. Por que não tem jogado tanto?

Interações entre Treinadores e a Mídia

00:14:05
Speaker
Porque ele teve lesionado ou...? Pá, mas é fácil. Tens que fazer a pergunta em inglês, de racionar um treinador alemão. Ainda bem que o Sexte disse que isso era outra coisa que queria... Porque nós andamos a falar no grupo, e claro, o pessoal que não o que nós falamos no grupo,
00:14:22
Speaker
Do meu ponto de vista, eu pensei que aquela resposta do Roger Schmit, do jornalista, sobre a pergunta, o BFK ganhou o jogo, se o resultado foi melhor que a exibição. Foi, foi. Mas que deu aquela resposta, ou fez aquela resposta em pergunta ao jornalista, então você ou do Porto ou do Sporta, porque o pessoal ficou tudo escandalizado, não sei o quê.
00:14:44
Speaker
Na minha opinião, pronto, não é uma coisa que se deva dizer e concordo que fui desilegante da parte dele, mas eu acho que não fui, eu acho, até a pergunta em si, naquele dia, não fui provocativa, mas a forma como os jornalistas têm se comportado desde o início da época, a França e a Benfica, faz com que, no fundo, o pessoal se ponha à jete, ao tipo de resposta da que eles... Tu estás a tentar desculpar o desculpável?
00:15:10
Speaker
tentando justificar uma substituição...
00:15:17
Speaker
E eu acho que... Eu acho que uma coisa... Pelo palinho, por um prisma completamente... Ah, por isto que o prisma está certo. É a causa da consequência correta. Eu não acho que o prisma seja o certo... Eu acho que ele está errado na mesma. Mas eu acho que não fui totalmente inocente àquela situação toda dos jornalistas. Até porque é seguir. E foi o que tu disser. Os jornalistas agora fazem aquela de... Ok, então agora vamos fazer as perguntas todas em português e os e-mails. Tu podes pegar um exemplo muito...
00:15:46
Speaker
que para ti é um bocadinho lixado, para mim é um bocadinho muito porreiro. Esta situação da questão da comunicação social versus Roger Smith, é um pouco a ideia da altura quando Jesus vai para o suporte e entra com a vitória. Andamos ali, dois terços da época, literalmente, em que o JJ andava em bicos dos pés, e o gajo não tinha dedos para o Ferrari, e ele está tudo, está tudo fora, mas o Cervo não está lá, ou seja, e a comunicação social
00:16:16
Speaker
A equipe respondeu em campo. O Benfica é demasiado grande para um treinador
00:16:32
Speaker
em por-se a achar que deve colocar a questão, não é se vocês não estão a me fazer apontar porque é do suporte do bem-a-fica. E depois a questão é tão simples como se não tivesse uma fica demais de grande para que os jornalistas brinquem, ou até tenham um ponto de retaliação de dizer não, a partir de agora as perguntas são em português e não em inglês. Opa!
00:16:50
Speaker
Não é assim. Os jornalistas estão para fazer as perguntas que têm que ser feitas para comunicar com o público. O Roger Stubbitt está para passar uma mensagem, para a comunicação social, para os aldeitos. Ele não está para falar para os repórteres. Ele está para falar com... Pois é isso que eu quero dizer. Os repórteres em Portugal têm a puto da manéia que são os que usam para perceber. E ele teve a época toda a levar na cabeça.
00:17:19
Speaker
E depois, desde o início da época, ele vai na cabeça. E depois, a primeira vez que ele diz uma coisa, assim, mais fora do normal, eles fazem um alarido do caraças. Não fui

Desempenho e Estratégias do Sporting

00:17:28
Speaker
a primeira vez. Não fui a primeira vez. Não fui a primeira vez.
00:17:33
Speaker
Falso ideia, um mês e meio, dois meses atrás, ele mandou uma posta de pescada para o jornalista, com os jornalistas que questionam qual é o seu nível de tato, que o gajo disse que quando você for treinador você faz diferente. Não pode, não pode, não pode. O Mourinho quando era treinador no Porto. O Mourinho ganha o Ligue dos Campeões.
00:17:50
Speaker
Ah, é por isso, sei, bem, ok. Então se o Mourinho tivesse... Eu imagino, se fosse o Mourinho, treinador do Benfica, a desejadada aquela resposta, depois de ter ganho o jogo com o transporte ainda daquela forma, não faziam esta merda toda. Certo. E que continuavam a fazer as perguntas em português, não iam começar a fazer em inglês. Nós na altura não fazíamos o podcast, mas vocês sempre vão me ver falar. Para mim, ter um treinador como o JJ na conferência de imprensa...
00:18:14
Speaker
que o fado de treino do fichinho do Benfica, a falar daquela forma para mim é sentir vergonha alheia. Ter um treinador que esse tipo de resposta, como o Roger Smith deu, é sentir vergonha alheia. Ai, tu tens de sentir vergonha alheia pelo meu treinador. Sim, sim. Pá, é mau. Não gostem de puxar as pessoas aos estándares. Ele é um funcionário do Benfica. Roger Smith é um funcionário do Benfica. Roger Smith não é o Benfica. Ele é um funcionário do Benfica. Ele, acima de tudo, tem que ter uma conduta de...
00:18:43
Speaker
comportamento
00:18:56
Speaker
Não foi um jogo, não foram caras muito superiores em relação ao Sporting, não, não foram. Utaram até o fim e no final aconteceu o Sporting, certo? O Sporting jogou como nunca, perdeu como sempre, certo? Eu não acredito que o Sporting tenha jogado como nunca. Também não, também não. Eu acho que o jogo foi bastante equilibrado porque de um lado estava, foi no fundo, e depois nós estamos de acordo, foi o Sporting
00:19:22
Speaker
não obstante aquela parte a nível de organização e parte tática e a equipa funcionou melhor mas faltou ao Sporting o que o Benfica teve que foi aquela vontade de vencer porque o Sporting teve oportunidades na primeira parte para resolver o jogo
00:19:43
Speaker
Tanto como o Benfica, o Benfica não. O Rafa teve oportunidades para resolver o jogo na primeira parte. Não, não. O Benfica criou oportunidades para resolver o jogo. dois panais de expressão lar contra o favor do Benfica. Sim, isso é outro processo. Mas aqui isso é inacessível. dois panais de expressão lar. É a arbetragem que a gente vem dizendo desde o início da época. A arbetragem em Portugal, mesmo com o VAR, está sistematicamente a cometer erros.
00:20:07
Speaker
Mas tu viste o tempo dos campeões, tu viste o tempo dos campeões. Ah, mas merda. E tipo, ainda quer dizer que é comprado. Eu acho é que os árbitros, em geral, são incompetentes. São incompetentes. A maior parte, tem um vídeo-árbitro, tem tudo, tem, perdão, 20 minutos de prolongamento, se for preciso, porque andaram a ver imagens e não conseguem ver coisas óbvias.
00:20:29
Speaker
Estamos a falar deste lance do Benfica, isto até é contra o Sporting, mas estão antes a favor do Sporting, estão antes de contra o Sporting noutros jogos, tem... Em todos os jogos erros. Um gajo não pode estar a dizer, isto não é o apito dourado, nem merdas assim. É incompetência. O árbitro que validou um penalti a favor do PSG foi o suspenso. O VAR, que validou um penalti a favor do PSG,
00:20:52
Speaker
que não bate na barriga e depois vai ao braço, com a sua perna alto. Eu fiz suspense agora pela UEFA. Sim, e bem, se cometeu um erro completamente bem. A questão é, o VAR se chama e depois o Arthro ainda vai na caixa de bananas do VAR. Mas é incompetência. Eles têm as imagens em câmera lenta de não sei quantos ângulos.
00:21:19
Speaker
tem mais condições suficientes para tomar uma decisão. E isto, apá, aquela situação uns meses atrás, o jogo do Portal acho que foi com o Oroka, do Telefone, e não sei o quê. Mas ele está protocolado certo. Sim, esse é outro tipo de incompetência, é isso que quer dizer, esse é outro tipo de incompetência a nível de preparação de material, não sei o quê. Agora, quando tu tens todas as condições, tens 4 gajos,
00:21:45
Speaker
a olhar para um vídeo, a ver a mesma coisa, e eles não conseguem tomar uma boa decisão?
00:21:53
Speaker
Siga. Enfim, é o de sempre. Mas isto eu acho que não tem a ver com roubalhices, não tem nada a ver. Na minha opinião não tem nada a ver com o pôr de robô, não sei o quê, e eles compram putas para os árbitros, não tem nada a ver com isso. É incompetência pura e creua. Como qualquer pessoa no seu trabalho, mas pessoas que a gente olha e diz, se calhar é melhor mudar de trabalho, não achas? Não é?
00:22:19
Speaker
és bom mas não é para estar aqui. Exato. Se eu não sei dar uma vacina, se eu não sei fazer uma freda, se eu não sei lavar uma pessoa não vão pedir para ser um enfermeiro. Se calhar é melhor em pensar, se calhar é melhor mudar de profissão. Adiante. Vamos falar do supporting então, o jogo em si. O Benfica, com conclusões, tem coisas para melhorar mas

Configuração Tática do Benfica

00:22:44
Speaker
está melhorando. Ele acertou agora uma tática.
00:22:47
Speaker
Acertou agora o... É pedido dos jogadores, mas sim. Ah ok, explica isso. Essa perspectiva eu ainda não tinha visto. Segundo o que eu li, fui um dos jogadores que falaram que o próprio interusamento da equipa estava melhor e os jogadores sentiam-se melhor a desenvolver-se em cima daquela tática do que propriamente estar com 3, 4 dozes ou 3, 5 dozes.
00:23:10
Speaker
Então voltou um pouco a tática inicial. À base inicial um time bastante mais estranho, até a época passada inteira de treino. Agora vamos ver. Mas não vou mostrar aqui falações. A gente gosta do programa todo de falar o Benfica e eu faço de falar o Benfica. Era porque o Benfica parece que estabeleceu uma grande mudança. Sim, eu concordo, mas por exemplo o Avançado, e vamos ver agora como é que está o Tengsad. Não me parece mau.
00:23:37
Speaker
No Contro ao Sporting, ele faz um golo, o último golo. Na Taça de Portugal, ele faz dois, está nos dois golos, certo? Ontem está nos três golos, ou seja, nos últimos seis golos do Benfica, ele está diretamente... Eu acho que o único avançado que não faz sentido de ser titular do Benfica é o Arthur Cabral, porque tanto o Mousa como o Tengucete, na minha opinião são melhores que eles. Quem é o Arthur Cabral?
00:24:03
Speaker
Não é o ponto a... O ponto a... O ponto a... O ponto a... O ponto a... O ponto a... O ponto a... O ponto a... O ponto a... O ponto a... O ponto a... O ponto a... O ponto a... O ponto a... O ponto a... O ponto a... O ponto a... O ponto a... O ponto a... O ponto a... O ponto a... O ponto a... O ponto a...
00:24:27
Speaker
Não, isso agora eu estava a surfar a onda. Eu acho que independente do jogador, eu acho que são 5 quadros na forma de jogar o Benfica. O avançado mais próximo, entre aspas, do Gonçalves Ramos, um avançado que pressiona a frente, que abre os passos, que arrasta, que não é o goleador,
00:24:47
Speaker
É um bocadinho o misto entre o tank side com o Musa. O Arthur Cabral é outra coisa completamente diferente. E parece que o que falta ao Musa, o tank side tem e vice-versa. Sim, sim. A questão é como é que vão se complementar os dois, mas isso não é para o treinador. E para acabar o Benfica, quem é para ti que tem que se titular no Meicamp do Benfica?
00:25:17
Speaker
Claramente! Eu não posso saber como é que ele vai encaixar o Kokusho. O Kokusho não faz o trabalho do João Neves.
00:25:26
Speaker
ele não defende como o João Neves. Porque isso foi o que eu disse no início da época, no primeiro podcast, quando o Benfica anunciou a contratação do Koxo, que eu disse, atenção, que na Holanda os jogadores do make-up para a frente não têm de defender, nunca defendem. bem, mas ok, mas eu estou a ver uma coisa. Mas se a gente pegar nisso, do Benfica, se a gente pegar nisso do Benfica, para encaixar
00:25:54
Speaker
o Neves, o Koxo e na minha opinião o Florentino tem que jogar sempre. Ali é o Arsene que tem que jogar sempre, isso é outro. Ah pá, ele está a jogar, não está a jogar a defender direito, tem outro que está a jogar. Se o Ba está a jogar, ele vai jogar a defender esquerda, vai-se pôr então o Kuzo no banco?
00:26:12
Speaker
Mas quando tiverem todos disponíveis... Quando tiverem todos disponíveis vai ser o Roger Subita decidir. Pai, e não consigo... Lutralmente não era o ar. Não, é porque a questão é... Eu pego um pouquinho um exemplo e...
00:26:29
Speaker
Eu acho que não disse aqui no podcast, mas vou dizer agora a primeira vez, se não disse ainda. Para mim, o que está a acontecer, isto é no Benfica, é um pouco o que aconteceu na segunda metade, na segunda época do Brunelage. Que é, vem o Weigel e temos que colocar o Weigel porque custou 20 milhões. E é um crack e o gajo tem que jogar. E é um crack, é que tem que jogar. E é o que está acontecendo com o Bernat, o Jura 100. Desequilibrou a equipa. Desequilibrou a equipa. Porquê? Teve de ter derrubado o Florentino.
00:26:56
Speaker
para colocar o vai para eles jogarem o que acontece é agora o Florentino era o que tava era o gajo que equilibrava a equipa não é o melhor meio do Benfica calma mas não funciona equilibrar a equipa é claro muito o gajo que acaba da cartas e ele não sendo naquela poção é o melhor jogador é o melhor e depois acaba por libertar eu acho que
00:27:18
Speaker
Isto é até um pouco contra o francês. Ele não é o melhor meio do Benfica, nem sequer é o jogador mais importante do Benfica, mas ele também em campo acaba por criar... a equipa, os outros jogadores acabam por ficar melhores, porque ficam mais liberos para outras funções que não são as do Florentino. E a questão é que não nenhum gajo do Benfica no meio campo que morda as calcanhas, os gajos têm a posse da bola e não são o Florentino. A questão é que tu vais encaixar...
00:27:42
Speaker
Também, mas o João é outro tipo de jogador, não é uma carraça defensiva. A gente pode pegar aqui muitos jogadores, não é um Fernando Gênero Porto, não é um Rádio Garcia. É mais um João Moutinho que outra coisa. Exatamente.
00:27:58
Speaker
E então eu acho que o Florentino tem que jogar para conseguir libertar os outros jogadores da frente a esses meninos. Agora como é que ele vai encaixar todos? Eu falo na fácil ideia. O único L que eu vejo aqui é o lado esquerdo do meio campo, ofensivo, o João Mário, que é o que tem tido a jogar lá, para colocar o Koksho, ou então o João Neves que troca com o Koksho no meio campo. É a única forma que eu vejo. Agora, que não dá, porque jogadores fetistes do treinador e o João Mário é, claro, um dos jogadores fetistes do treinador.
00:28:34
Speaker
O Benfica, como tu dizes, ainda bem que foi os jogadores a resolver esse problema. Quer dizer, mostram mais um pedaço do que tínhamos no início no nível do treinador, que o treinador tem que, se calhar, perceber melhor o que...
00:28:49
Speaker
o que é que é melhor para a equipe, mas pronto pode ser que ainda é rever até ao final da época ou é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é que é
00:29:16
Speaker
Apá, alguns jogadores que talvez estava à espera de mais, por exemplo o Fresnade estava à espera que contribuísse mais, mas ele acabou por ter uma fractura que não percebeu onde é que vem, e parece que ele tinha essa fractura mais tempo e por isso é que não estava a jogar mais. Mas ele vai ficar para o ano que vem e volta a jogar.
00:29:34
Speaker
Daqui é o mês, portanto faltam 30 dias para o ano que vem. Mas é depois que é para fevereiro ou março. Eu entendo. A questão é que estamos a falar de um puto dezoito anos. Eu tinha que ser titular. está as portinguizes. Não, não é isto. O problema é a alternativa, estás a perceber.
00:29:53
Speaker
O Benfica tem de fazer direito, a alternativa do Benfica é o melhor meio de equilíbrio do clube. Porra, tu queres o que é? Foda-se! A gente não estou aqui para descomparar o Benfica, o Sporting é um grande clube, caras. Tudo depende das medidas que estás a fazer.
00:30:14
Speaker
Não, mas eu acho que o Sporting tem uma base, a história que a gente vem dizendo, o Sporting tem uma base forte de jogadores, tem ali o Ignacio Mori, teu diamante, o Guiócaras, fazer uma diferença enorme.

Impacto dos Jogadores no Sporting

00:30:26
Speaker
Eu até digo, e vou falar, o Guiócaras é como estar a jogar, opa, sei lá, Edge of Empires e meter o truque do dinheiro, não me emocionasse nem, ou sim, e meter o truque do dinheiro, tipo, é tudo possível, manda a bola para a frente, ele faz, ele resolve.
00:30:42
Speaker
O Yuleman tem jogos melhores, tem jogos piores, mas tem sido consistente. E o Bragança está melhorando aos poucos, que é uma coisa boa do que temos visto nos últimos jogos. Ele a melhorar aos poucos. E eu espero que o Katamo, que ele teve agora alisionado, agora voltou.
00:31:01
Speaker
Espero que ele creche bem e que ele não jogue a defesa direta. Que ele tira o lugar ao Edwards. Porque o Edwards... O pessoal... O Sporting tem um problema grave com o Edwards. E com o trencão é mais óbvio. Mas com o Edwards... Porque o Edwards engana. O Edwards não joga um caralho. E o pessoal pensa que ele joga para caraças. Não sei se o pessoal tem uma opinião que eu. Não achas? Eu acho que o gajo é crack.
00:31:31
Speaker
Ele é crack em 1 minuto de renta. Ele faz lambrar o carrilho. Não, o carrilho é outra coisa. O carrilho pressionava alto. O carrilho corria como caraças. O carrilho pedia de jogos que ele não fazia uma para a caixa mas corria o jogo todo. Este gajo é um soneca de merda.
00:31:50
Speaker
E toda a gente adora, porque ele faz um tunnel... Pronto, olha, o goal do Sporting contra o Benfica é uma grande jogada dele. Pronto, o Morato não está à espera, ele faz um tunnel, ele faz um passe que falha. Ele falha o passe para o Guiocaras. Aquele goal é goal, porque o Guiocaras é um bicho do outro mundo e ainda apanha aquela bola e remata.
00:32:12
Speaker
Porque aquele passe é muito em profundidade, ele falha o passe. Mas também se ele fosse o passe em profundidade daquela forma os fãs do Benfica tinham conseguido... Por acaso! Por acaso! Porque se o passe fosse como deve ser dava gol na mesma. E estou aqui a pegar em coisinhas. O que é que ele fez no resto do jogo com o Benfica? Tu achaste... O Eduardo está aqui a deixar o Benfica, está sendo um jogador perigoso. O que é que ele fez?
00:32:40
Speaker
Lembras-te da Gamma? Eu vou te dizer, Franco, também. Isto seria ser injusto se tivesse atento aos vários jogadores do Sporting, que não eram bem o Close. Sim. Estavas mais concentrado no Benfica. Claro, claro. Mas a questão é que... E tem de ser sempre assim. No Sporting, quem é o gajo que faz os desequilíbrios? Edward. Quem não abre latas no Sporting? Edward. Não, eu acho que ele abre latas e fecha logo a seguir. Está-te a perceber? É aquele gajo que vai abrir a lata,
00:33:08
Speaker
Mas depois corta-se quando está abrindo a lata. Ele não sabe! Ele não faz nenhuma combinação que o outro faz a direito. Ele tenta resolver a jogada sozinho. Ele não é imprevisível. Meia volta faz umas jogadas em que ele próprio entala-se a seguir.
00:33:34
Speaker
E não quero dizer que ele não é bom jogador, eu acho que na cabeça dele ele tem as prioridades todas de pernas para o ar, o que é que um jogador tem que fazer dentro de campo, percebes? E o mesmo com o trinquão, que o trinquão é mais óbvio porque ele está em forma pior em comparação com o Edward.
00:33:54
Speaker
Mas o que é que tu ias dizer? Vai defender o Edward? Não, não, não vou defender, não tenho interesse. Porque sei que tu és daqueles gajos que diz, ah pá, bem caro não, bem pior, se eles estão mal... Não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não,
00:34:23
Speaker
de tipos de jogadores que consigam criar soluções para o que a equipa precisa. O que a equipa precisa é, forção objetiva, marcar gols. Na prática, se a nível de trozamento, a equipa do suporte é uma equipa que cria uns passes, com triangulações, com passes em profundidade, com desequilíbrios, a nível de desmarcações, consegue criar superioridades,
00:34:44
Speaker
Por outro lado, vais ter que ter sempre um jogador que vai ter que dar ao jogo outro tipo de coisas. Se a gente quiser comparar, bem em comparação, o Di Marino no caso do Benfica. Acho que vamos estar a comparar com o Di Marino e com o Eduardo, é comparar a noite com o dia. É comparar a Nossa Senhora com a protudas que é, não é?
00:35:06
Speaker
Eu acho que é um jogador que coisas ao jogo do Sporting, que é um jogador que consegue desbloquear e jogar num prão.
00:35:17
Speaker
O Catam, por exemplo... O jogo! Porque está o tombo do Edward, se caras! O treinador quer ganhar, sempre. O treinador quer ganhar sempre. Com todo o respeito, o jogador que na época passada faz os jogos no meu ritmo certamente não será tão bom quanto o jogador que faz a época toda titular do Sporting como foi o Edward na época passada. A minha opinião agora...
00:35:44
Speaker
Eu acho que o gajo é bom jogador, como é óbvio. Pode ser imigração. Eu tenho um colega que tem imigração com...
00:35:57
Speaker
Estão a fechar o nome agora. O que tu disseste agora? O Trinquão. Ele tem uma embirração com o Trinquão. E com razão. E com razão, porque o Trinquão é outro que, se bem que ultimamente parece que tem andado a trabalhar para melhorar. O Trinquão não tem velocidade. Não é um jogador imprevisível. É um jogador que exagera no drible. É um jogador que faixa para o mesmo movimento.
00:36:24
Speaker
Mas ele foi contratar para quê? Lembras-te do Nolito do Benfica? Perfeitamente. Lembras-te do inicio? O gajo marcava gols com uma caraça. Ele deixou de marcar por quê? Porque o treinador deixou de o colocar em jogo. Não foi porque ele fazia sempre a mesma coisa e o pessoal sabia... Não! Não, porque ele marcava. Ele saía do banco, marcava, saía do banco, fazia dados a estes, a questão é que... E é um bocadinho...
00:36:48
Speaker
A mesma coisa está acontecendo agora com o Edwards. O treinador tem um objetivo para aquela posição. E tem um jogador que lhe determinados movimentos, que é aquele que ele precisa na equipa para conseguir equilibrar a equipa. E o que o JJ queria do Nolito, uma coisa que ele queria naquela posição é diferente do que quando o Nolito lhe dava.
00:37:11
Speaker
imprevisibilidade e anarquia ofensiva, mas não dava comprometimento defensivo. E o JJ, que criaram uma equipe que tivesse comprometimento também defensivo naquela situação ali no campo. Mas eu concordo também no fundo que não muito melhor além dele ali, mas o problema é isso.
00:37:28
Speaker
Devia de avoiar. Mas o Sporting não tem dinheiro para tudo. Não tem, mas se calhar devia criar... Eu acho que ele joga demasiado tempo, acho que quando o jogo está resolvido deve ser o primeiro a sair. O Sporting fez quantas contratações nesta época? Mais importantes do que para aquela poção. Realmente. Fez duas contratações nesta época. Hewmans e o Gioca. Não fiz mais nenhuma contratação nesta época.
00:37:51
Speaker
Ok, 3 contratações. O Sparta não fez mais que uma contratação. O Fresnade é um jogador impotencial, um pote impotencial, com imenso hype, que o pessoal do Sparta acredita que vai chegar lá, e os outros dois possuem titulares absolutos. Ok, o Guiocres sem melhor emenda que o Soneto. De minha opinião, claramente o jogador mais deste campeonato.
00:38:16
Speaker
que eu estou agora, ajuda mais decisivo do campeonato. Humans... Não é mau, não é do outro mundo, mas não é... Desfiável, é um gajo desfiável. Não fazes casseiro tudo acerca do polinho e do guard, mas também não fica muito atrás. Mas também não é um homem defensivo para aquela posição. Pois, mas o Sporting parece que... se fosse o Inácio para me meter lá.
00:38:44
Speaker
uma coisa que eu acho que o Sporting torna-se uma equipa completamente diferente e ainda não tivemos oportunidade de ver isso na segunda parte qual foi o jogo foi o jogo que o Sporting estava a perder e que o Sporting voltou ao jogo 3-2 foi para a campeonata é um momento na segunda parte
00:39:04
Speaker
O Ruben Amorim mete o que é, se calhar, na opinião do Sporting, isto é a melhor linha defensiva do Sporting, que é o Diomandes, o Sentiu está à direita e o Inácio à esquerda, eu meto o Coates no banco neste jogo, e o Sporting muda completamente. tu vejo, ok, por isso é que eles não precisam de um meio puramente defensivo.
00:39:28
Speaker
Eu acho, vou-vos dizer que é a melhor linha defensiva e eu acho que é uma aberração. Diz-me... Olha, eu vou ver agora aqui mesmo para ver. Diz-me quantas vezes o Santos Justo fez quatro jogos de 90 minutos seguidos? Eu sei, mas o problema é esse. Mas é tipo aquela coisa... É tipo o Ismailov naquela altura, lembras-te? Quando ele joga, pronto, é diferente. Quantas vezes o Santos Justo fez quatro jogos de 90 minutos seguidos?
00:39:56
Speaker
Não, mas está começando a vir, vai-se ver se é desta que... Eles têm tido bastante mais cuidado desta época do que o ano passado, mas todos os jogos, e juro-te, cada vez que vejo ele ir ao chão e agarrar uma perna, uma coisa assim... Ei, será que é desta?
00:40:12
Speaker
Vai ser agora outra vez, mais uns 3, 4 meses. Eu estou assim, injusto. Não, não foi, não foi. Eu estava aqui assim, bastante injusto. Ele tinha feito uma sequência de 90 minutos, 90 minutos, suplente. 90 minutos, 20 minutos, 20 minutos, 20 minutos. 6 minutos, 90 minutos, depois suplente.
00:40:28
Speaker
Tava sem gesto, afinal tinha feito quase 3 jogos seguidos no 90 minutos no suporte. Não, mas tu tens razão, nesse aspeto tu tens razão. Mas acho que também não se pode negar, quando eles estão, quando aquela linha defensiva é possível, que o suporte a nível de jogo jogado é bastante superior do que o co-op de 5 anos. Eu estou sem gesto, ele de 3 de abril de 2021 a 22 de maio de 2021,
00:40:56
Speaker
Jogou 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 jogos seguidos em 20 minutos. Não para dizer isto. Eu acho que o gajo tem lives de muito bom jogador. Eu acho que o gajo tem... Mas ele para sair do minus vai ver para o support e é claramente...
00:41:17
Speaker
que estava mais debolucionado do que no... Sim, sim. E a verdade é que quando vai do Mines para o Sporting, ele tinha jogado na última vez em 3 de outubro e depois volta a jogar literalmente na altura do Sporting. Quando vai estar lesionado... Não para dizer. Eu acho que... Coates, Diamondé,
00:41:43
Speaker
E o Inácio? Sim, mas o que queria dizer com aquele é que quando aqueles três estão a 100% ali, quando o Jacinto Chico está a 100%, a equipa tem potencial para ser outra coisa. E, epá, tu tens razão, isso tu estás a dizer. Mas eu gostava que eles fizessem o que eu pensava fazer, estou a tentar... Esta época?
00:42:10
Speaker
Nesta época, com o televisão da época final, ele tem um jogo contra o Olifazio Muscavito, que joga a titular. É o primeiro jogo. É o primeiro jogo do gajo, e depois joga o jogo com o Rakov, que faz 69 minutos. E faz conferência também, 54 minutos para estar-se em Portugal. Mas a partir daí o gajo vem sempre do banco. Eu percebo que o treinador,
00:42:33
Speaker
Por muito aquilo que é isto, o gajo não consegue contar, não consegue fazer um planeamento de... Eu penso que ele quer fazer isso, ele vai para o titular quando tiver a certeza que ele está mesmo a 100%. E eu penso que ele ainda não está a 100%. Mas a questão é que ele está a 100% durante um jogo, durante uns jogos, três jogos, depois vai a selecionar outra vez. Porque é o historial dele. É um bocadinho que faz lembrar o Renato Sanches. Pá, é bom, o gajo é bom, mas depois tem de sequência, foda-se. Apá, não... Enfim. Enfim. Enfim.
00:43:03
Speaker
Opa, para mim está porra, mas eu acho que quem... Essa bem é que ali a dizer isso. Mas eu acho que quem devia ser usado devia ser o Diamond e o Ines. Isso é que... Isso é que é mal. E quando for o sol o tio se lesionou, a gente ainda... Pronto, estamos habituados. Eu acho que assim não dá, assim não dá. Assim os gajos não estão a fazer equilíbrio.
00:43:22
Speaker
Não, o Diomondê e o Inácio...

Forças Defensivas do Sporting

00:43:25
Speaker
Crac! Crac, Crac. Qual deles é o melhor? Eu penso que o Diomondê é o melhor, mas... É pá, outras coisas. Tem um... Um nível físico brutal. A gente devia denaturalizar o gos em quando pudéssemos. Não, não é preciso. é internacional a época que eu sou de Morfino, é? Eu acho que é. Mas isso não impede dos brasileiros, por exemplo... Não, não. Se for internacional lá, impede. estou a brincar.
00:43:52
Speaker
De qualquer forma, tem uns gajos jovens que eu acho que ainda vêm por atrás para o Sporting, que se calhar podem fazer a diferença. O Kenda, por exemplo, e o Afonso Mouraia. Se calhar, mas o Kenda. Mas este não é para agora nem para... Eu acho que é complicado.
00:44:11
Speaker
Nesta fase o Sporting precisa urgentemente de ganhar e de... A grande diferença tem que ser mental. Acho que é o nível... Os jogos importantes. E o Sporting tem agora... O que é que o Sporting vai jogar agora com o Porto? Porque o Sporting teve o jogo com o Braga.
00:44:27
Speaker
Tinha tudo para ganhar o jogo. Não empatou ou foi empate da forma que foi. Teve o jogo com o Benfica. Eu penso que o Benfica é um pedaço diferente porque os jogadores do Benfica foram muito mais... Com o Braga foi um jogo com o Sporting. Não justificação para ter empatado aquele jogo. E o Sporting é agora o jogo com o Porto. O jogo com o Porto não é agora. O jogo com o Porto ainda é aqui três semanas.
00:44:57
Speaker
Tem ainda uns jogos pelo meio... Claro, mas nós gravamos daqui a um mês. Ah, ok, ok, ok. Quando não voltamos a gravar... É agora no sentido em que entre isto e o próximo podcast. Tem o jogo mais importante que é o do Porto. Claro que ainda é bem que se fraseaste isso, porque o Super Nintendo tem outros jogos também bastante importantes. Para começar hoje com o Atalanta.
00:45:22
Speaker
que eu acho que é de aproveitar que até tem uma carrada de lesionados, aproveitar para se tentar o primeiro lugar, se bem que eles dizem sempre que a prioridade é o campeonato e isso, não sei, do meu ponto de vista a Europa também é importante, mas parece que... O campeonato é mais importante que a Liga Europa.
00:45:43
Speaker
O Sporting ou vai para ganhar a Liga Europa e que vai ganhar prestígio e vai ganhar dinheiro, o pior é que depois não vai para a Liga dos Campeões, ou se não tem hipótese que ir para o Playoff da Liga dos Campeões, fica complicado a nível ofenseiro manter, porque a contratação de um... Mas tu não achas que uma coisa leva a outra? Uma equipa que está a jogar bem no campeonato não vai jogar também bem na Liga Europa e ainda não tem hipótese? Eu acho que é curto.
00:46:05
Speaker
tu andas para a plantela do Sporin tu vees um 11 base por rare, tu vees ali um jogador, dois jogadores extra por rare, depois tu vees uma grande defesa. Isso é verdade. E tu não vais ter equipa para jogar, com todo o respeito. E agora tu viste a pausa das instalações, depois veio um juco para a taça que o Sporin tem.
00:46:25
Speaker
Do Mienso, olha aqui, foda-se, caralho, não via mais o jogo de treino mais fácil. Um jogo de treino com o Sporting B seria mais complicado que jogar com o Do Mienso, com todo o respeito. Tudo bem, ataca-se. Tem lógica, porque a equipe do Sporting está numa divisão a ser mais do Do Mienso. Pronto. Então, ainda mais minhas vidas. A questão é a que vem. O Sporting agora vai-se jogar hoje contra o Atalanta, depois vai-se jogar... O Strumgrás é mais para a frente. Mais para a frente. É daqui a 15 dias.
00:46:53
Speaker
E depois vai jogar Cogilho, vai a Guimarães, não será fácil. Que é um jogo difícil. Depois recebe o Surmo Graz e depois o Porto. Pá, imagina que o jogo antes do Porto era um jogo como a Catalantha a decidir a pormento para uma esmeralda. Precisa ser com suporte que tem que ganhar hoje, caraços.
00:47:16
Speaker
Não sei, mas imagina que pegaram possibilidades em que o Sporting teria um jogo de acesso aos quartos de finales de uma Liga Europa contra, não sei quais são as equipas que estão na Liga Europa, mas tudo bem, que seja contra uma Atalanta, que também colocava estas fichas para as competências europeias. O desgaste que iam ter, aqueles 11 jogadores, na melhor hipótese, o melhor 11 do Sporting, que depois iam ter que ter
00:47:45
Speaker
O Porto tem na mesma semana uma cartada para a Liga dos Campeões, tendo em conta que perda com o Barcelona. Certo, também é verdade. Estamos aqui falando numa suposição de tentar ganhar no lado e não tentar ganhar no outro. Eu acho que é demasiado curto.
00:48:05
Speaker
A gente quer sempre que as nossas equipes ganhem. Eu quero que a gente ganhe tudo. Acho que a gente fica o melhor clube do mundo e tem a ganhar sempre. Na minha opinião, impitaram-nos o jogo é claramente uma derrota. Mas, obvio que tu queres que o Sporting ganhe. Tu queres que o Sporting ganhe a Atalanta, depois queres que o Sporting ganhe ao Gil, ao Votório de Guimarães, ao Sturm Graz e queres que ganhe ao Porto. Obvio que tu queres que ganhes. A questão é que o cansaço que os gols vão tendo,
00:48:29
Speaker
É brutal! E a sorte é que os jogos do campeonato não vieram logo a seguir ao jogo do Benfica, porque era em nível emocional, a pausa, o pássaro se fez uma coisa que poderia ter acontecido ao suporte. Porque se tem um jogo a seguir contra o Guimarães, por exemplo, e depois recebeu o Porto, probabilidade de...
00:48:46
Speaker
Em três jogos seguidos. Eu acho que o Sporting apesar da derrota com o Benfica, ele não tem que sair, e apesar das coisas que eu tive a dizer, não tem que sair do jogo a pensar que coisa para perder ou dar. Mas isso é uma coisa pincel. Outra coisa é que o Sporting passa de mais 6 pontos para pontos e pontos a perder o confronto direito. No espaço de 4 minutos. Emocionalmente, essa merda coloca tudo... O Benfica está mal, está mal, está mal, mas vai primeiro ganho do campeonato.
00:49:13
Speaker
Sim, isso é a tal história. Eu espero que vai bem, vai bem, vai bem, vai bem, vai bem e está em segundo lugar do campeonato. Acuso-me dos pontos do bem-fique. Do bem-fique que está mal, que está em crise.

Desafios Financeiros do FC Porto

00:49:24
Speaker
Adiante. Vamos lá. Sim, senhores. falamos aqui muito assim do Porto. O que tu achas? Estás achando do Porto até agora? O que é que fazes ao CBA? É meio esquisito. Fizeram um grande jogo com o Barcelona e podiam ter ganho aquele jogo, mas o Barcelona mostrou a sua verdadeira cara no início da segunda-porta.
00:49:40
Speaker
A gente tem de pensar que o Benfica sempre tem culpa de tudo, não é? O Benfica se preocupa de tudo. Romanel Mourinho acho que o Jorge Hospital fez a mesma coisa no derby, vai lá, altera as peças do Sporting para dar um after ao Benfica. Ontem o Porto, ou ontem agora, terça-feira o Porto foi jogar contra o Barça e apanhou a duas Benficistas que resolvem o jogo. Põe-lhe uma assistência do Cacete e o gol do Félix.
00:50:08
Speaker
Com todo o respeito, agora foi mesmo sem brincadeira. Fala que foi do Porto, caraças! Sim, exatamente, exatamente. É normal as crianças vestirem a roupa que os pais querem. Foda-se! Ele sabe que não pode, não se manda já. Não quer sopa! Mas olha, o Porto perdeu aquele jogo mesmo na diferença de qualidade dos jogadores.
00:50:36
Speaker
Sim, exatamente. Eu, por acaso, vi o jogo comecei meio de lado e é um pouco o que eu acho. Eu acho que o Benfico, como portão do Sporting, lutar contra uma equipa de top 3 ou top 4 de Espanha, top 4 da Itália.
00:50:51
Speaker
é um pouco diferente, mas top 4 na Alemanha, top 4 em Inglês... É difícil. É a qualidade dos jogadores. É a mesma qualidade dos jogadores. Exatamente. Tu vais ver, ah, mas o jogador por jogador ali é melhor. que a questão é que, numa outra posição, os nossos clubes podem ter melhores jogadores do que eles, mas na soma total dos jogadores... E acho que nem é o caso. Eu acho que tu trocas um treinador pelo outro.
00:51:16
Speaker
tu trocas um treinador pelo outro e o Barcelona cilindra o Porto com os vintas aéreos, rapaz. A cena é essa. O treinador do Porto é muito melhor que o do Barcelona. Talvez nunca aconteceu. Nunca aconteceu, mas eu não estou a dizer que... Mas eu acho que a diferença é o mesmo do treinador. Eu não acho. Honestamente, eu não acho que seja difícil treinador. Eu não acho que o treinador do Inter seja muito... Eu acho que é melhor treinador que o do Benfica, é de longe.
00:51:44
Speaker
Eu não acho que seja muito melhor o treinador do Benfica. Eu não acho que o treinador do suporte seja inferior ao treinador da Atalanta.
00:51:54
Speaker
Atalanta, o Inter, o Barça, o próprio nome Berlim, tem outro tipo de andamento em nível de campeonato, que lhes faz... A campeonata é mais... Exatamente. Que faz com que cheguem estes jogos aqui, em que é mais um jogo dentro da nível de incidência do campeonato, em que para os nossos jogadores, para as nossas equipas, existe um tipo de gênero de supuração, que é um patamar mais elevado. E aí, poderá fazer a diferença os próprios jogadores, porque tu vais ver, com todo o respeito, vais ver um sistema de jogar, ou vais ver um...
00:52:24
Speaker
O Brighton nos jogar. É melhor que o Guimarães. Exatamente. Em 10 jogos contra o Benfica, vão ganhar mais de 5. Em 10 jogos contra o Espírito, o Brighton vai ganhar mais de 5. Porque tem outro tipo de intensidade de jogo que as nossas equipes não têm. Agora, eu acho que em relação ao Porto, o Porto está complicado.
00:52:45
Speaker
Tu achas que esta coisa das ilhações vai ter bastante influência? Vai. Também acho que sim. Vai, vai, vai. Porque é questão, e eu tenho algumas pessoas que conheço a solução do Porto e com quem falo, existem umas coisas novas que eles estão a passar como que passaram. Eles nunca tiveram, entre aspas, convulsões internas como estão a ter este ano.
00:53:08
Speaker
Pois, no Sporting isso é normal haver porrada e o coragem. É normal acontecer isso no Sporting, é normal acontecer isso no Enfica, se bem que no Enfica normalmente não tem acontecido tanto, infelizmente, mas é normal acontecer nos nossos clubes, e no caso do Portão era. Pá, teve um presidente que teve 40 anos e agora existe um fim de ciclo que está a crescer, em que existe o pessoal a se agarrar a não querer perder os tachos. Tu viste todos os cursos do Pinto Acosta ontem? Vi, vi, vi, vi. Mas aquilo claramente é...
00:53:35
Speaker
e tentar ser sarcástico e tentar usar a mesma receita. Apá, ele diz tipo... tal coisa, ele está ali tanto tempo. É como o Albert John, a Dada Alteira, ele poderia dizer que tem sempre uma ponta de verdade e depois tem sempre uma ponta de pequense. Claro, exatamente. Mas a questão está aí. Por exemplo, tu ouves um porto e podemos pegar aí, o Carlos não está para fazer a defesa do porto, mas tu ouves um porto que... Eu nem sequer sei se o Carlos... Da ideia que eu tenho é que o Carlos, se calhar, gostava de ver umas mudanças no porto.
00:54:05
Speaker
Eu acredito, honestamente acredito, mas é que português eu curto. É por os jogadores. Perdoou agora o Otávio por 60 milhões, claro que sim, uma boa venda para a idade do Otávio. É que está aqui aqueles 60 milhões, não vai dar para contratar um jogador que nem pertenece longe do mesmo que a passada do Otávio.
00:54:23
Speaker
E vai ser que vai ter que ser o treinador a reinventar. E tu olhas para a planta do Porto e tu vejas um estáqueo que é titular do Porto. O estáqueo não é mau jogador, mas tendo em conta a qualidade que se espera dos jogadores das melhores equipes portuguesas, era um gajo, por exemplo, para um banco. Uma boa solução no banco.
00:54:45
Speaker
Ou põe um braga, ou um jogador a braga. Um jogador a braga, não um jogador para o Porto. Agora, se tens algum treinador que engete os gajos umas skills em nível de atitude, que é uma coisa brutal. Agora, tu ouves o Porto, completamente mordilhado em dívidas financeiras. Tu ouves agora uma sacada que os gajos vão passar de capitais negativos de 199 milhões ou 190 milhões para capitais próprios, de negativos para positivos.
00:55:09
Speaker
Porque agora falam que o direito financeiro foi a Arábia Saudica, pediu o adiantamento, o pagamento do Otávio.

Sustentabilidade Financeira dos Clubes de Futebol

00:55:17
Speaker
Eu acho piada, tipo no discurso dele, ele diz uma frase que é, quem manda nos clubes são sócios, não são os bancos.
00:55:26
Speaker
Mas ele tem toda a razão. Ele tem razão, mas não tem razão. Ele tem toda a razão. O banco pode dizer sim, sim, exatamente. Ele tem toda a razão. Os sócios que paguem as dívidas que vocês têm. Claro. O clube é vosso, mas paguem a dívida, paguem a nossa dívida. Porque os sócios é que mandam, os sócios é que aprovam as contas para aprovar o facto das despesas serem todas lidiadas pelos bancos que no fundo põem os bancos a mandar nos clubes.
00:55:56
Speaker
O futebol é racional. E eu acho que as próximas eleições do Porto vão decidir muito dentro de campo o resultado das eleições. Se o Porto ganhar o campeonato, mesmo tanto mal financeiramente, vai se complicar o Pentecoste não ser reeleito. Mas as eleições são antes do final do campeonato? O pior é que sai em Abril quando vão ser as eleições. Se o Porto está pelo primeiro lugar ou no primeiro lugar do campeonato,
00:56:24
Speaker
O ban na Liga dos Campeões. O ban na Liga dos Campeões vamos ver. Vamos ver se vocês vão ganhar o próximo jogo. Porque essa coisa dos bancos, e também às piadas, eu nunca mais acompanhei como é que estão essas coisas das finanças dos clubes, mas a ideia que tenho é que os três grandes de Portugal continuam a ter dívidas, e eu penso que a dívida do bem fica diminuindo, não foi? Eu acho que...
00:56:49
Speaker
A questão não está aí. A questão da dívida que colocamos nos clubes é astronômica. E é completamente errado. Estamos a falar de dívidas num mínimo de digitais. Sim, porque eles... Tu explicaste-nos isso uma vez que tinha a ver com os... Como é que é? Os valores... Não os valores. As mais-valias dos clubes e isso. Eu não sei. Eu não me lembro do que é que falei em relação a isso.
00:57:19
Speaker
Não, não. O que eu estive a ver foi com o fairplay financeiro. Ah, ok. Do fairplay. Tem a ver com a questão do... O teto salarial não pode... Por causa da questão das mais valores que o clube ganha, dos lucros que o clube tem, não pode ser superior. Eu acho que a questão financeira dos clubes é... Os clubes não são empresas para dar lucro. Tem que dar vitórias.
00:57:42
Speaker
Podem andar a empurrar de impresso ou obrigacionista para conseguir ter liquidez para o clube. Por exemplo, não faz o Oscar nenhuma, eu vejo um pouquinho o Benfica, não faz o Oscar nenhuma o Benfica ter vendido
00:58:10
Speaker
o clube não pode andar a ser gerido na base
00:58:18
Speaker
O clube não pode ser programado para ter que vender para suprir empréstimos. Tem que ser outro tipo de gestão. É mais não ir contratar certos jogadores e apostar nas camadas jovens. A questão é que para mim não pode ser. E o que eu vejo é o Porto mal financeiramente, claramente com capitais próprios negativos, com engenharia financeira. Não estou a dizer como eu fico aqui, eu espero que tal muito melhor.
00:58:45
Speaker
O suportem também acho que se a fosse, mas porque os bancos predoaram dívidas e coisas assim. Pois, pois. O suportem teve...
00:58:56
Speaker
O Sporting teve algum... Se bem que vendeu os jogadores e não sei se houve mais valias para os bairros. Sim, mas o Sporting teve um perdão brutal da Dívido. Mais de 3 quadros da Dívido, que foi à Vila, que desapareceu. Senão também estaria tão mal o pior com o Sporting, com o Porto. Mas a questão é que, para finalizar o Porto, eu vejo os próximos direções do Porto...
00:59:18
Speaker
um pouco de saturação do que está a ser passado no clube, das várias pessoas insatisfeitas com as dívidas que o Porto tem. Ou pessoas com CCM? Exatamente. E se era uma coisa que o Ido perguntou, imagina que o Villas Boas ganha e o Porto tem assim uma grande época, eu mudo o treinador?
00:59:38
Speaker
Na minha opinião, não necessidade de um treinador. O treinador é um funcionário do clube. O treinador não é mais como funcionário do clube. É uma coisa como massagista. O papel dele é a nível de importância, que é outra coisa diferente. Mas é um funcionário do clube. E o que eu vejo é, se as concessões acelerem os jogadores, ele vai conseguir ser ainda mais competitivo do que.
01:00:00
Speaker
Exato. Sim, ele prova ser competitivo, até com jogadores de qualidade inferior. Sim, a questão do Visoporto antecipou imensas receitas, então viste o Visoporto mal financiaramente... Fazer ginástica. Fazer ginástica, e depois tu viste o pessoal, não está eles a ligar para os títulos,
01:00:23
Speaker
Atentam a outros tipos de situações que não estavam 11 anos. Ou a ter um peso nas decisões que não haviam 11 anos. Agora, vamos ver o que vai acontecer nos próximos tempos. Eu acho que lá... Não percam o próximo episódio do pú. Não, nem eu. Eu acho que o Porto Perca que perca e que... Que muda a merda e que a gente deprime a baixa. É os meus votos sinceros como uma da Benfica. Agora, eu acho-me disse mal para o futebol português. Exatamente. Um portão de ar forte e pujante em cima como...
01:00:50
Speaker
porque um porto forte e pujante obriga o Benfica a ser cada vez melhor, obriga o Sporting a ser cada vez melhor para esses clubes. Não faz as coisas bem paradas, não faz. E é com esse espírito que nós vamos falar da seleção de todos nós, caras.

Desempenho e Perspetivas da Seleção Portuguesa

01:01:06
Speaker
Para terminar. Olha, a primeira pergunta, eu acho que é, e a gente vai remeter a quando foi anunciada a contratação do espanhol convertido para português, o Roberto Martín.
01:01:20
Speaker
Robert Martins. Robert Martins. Tu achas que um... Ah pá, ainda sei. Eu na altura tinha uma op... Eu estava bastante pessimista. Tu achas que um gajo enganou-se ou que o gajo... Ah, foda-se. Te ajudaram a uma opomatória ou as equipas contra quem jogámos deviam ter bastante influência.
01:01:39
Speaker
É assim, deixem-me ir aqui por causa, para não me enganar no plantel fantástico que Portugal tem. Deixem-me ir buscar aqui a minha cablazinha da... Ah, eu fiz o moleste e fiz a convocatória para a seleção. Ah, estás a convocatória, porra, estás ainda mais à frente. Não, eu acho que...
01:02:01
Speaker
Fala que fala. Te mandaste aqui jogar contra Klusz, no futebol mundial, como é óbvio. Para dizer a verdade, uns anos atrás a Eslândia era mais forte do que agora, a Bósnia também, e a Eslováquia estava a mais ou menos o mesmo nível. Se calhar eram mais forte porque tinham o Amsic e esses gajos assim.
01:02:20
Speaker
Essas equipas, quatro anos atrás, eram mais faures do que são agora. O próprio Luxemburgo é uma equipa que baixou de qualidade, na minha opinião.
01:02:34
Speaker
A gente não pode escolher contra quem vamos jogar não. Claro que não, claro que não, claro que não. Eu acho que é assim, o que tu demonstraste foi, em 10 jogos, marcas-te 30 gols, vamos dizer 3 gols por jogo, e sofriste 2 gols apenas. Uma vergonha. Sofriste 2 gols.
01:02:53
Speaker
Enfim, sofrer golos da Eslováquia logo do jogo. Defensivamente a equipe teve mal. Agora, óbvio que jogaste com uma bosnia, contra um Chubur, contra uma Islândia. Onde é que a equipe que tu estiveste aqui que te apresentou outras coisas que tesfias de Eslováquia? Tudo bem, excelente, acho a Eslováquia nada estipiote.
01:03:14
Speaker
Agora, tu vais jogar contra uma Turquia, contra uma Rápido Caxeca, contra uma Croácia, e não estou a falar nem de Espanha, nem de Itália, nem de Inglaterra, nem de... A Suíça, acha que equipas desse nível já... Vai te obrigar a outras coisas diferentes do que tu estavas habituado. A ideia que me dei... Tu não achas que tendem desde... Porque a ideia que eu tenho é que tipo...
01:03:39
Speaker
A cena que me chateou no início foi para querer alterar a tática e convocar tantas defesas. Mas eu vi também uma mudança a seguir para a frente e vi a equipe a jogar de outra forma um pouco mais para a frente. Não viste uma evoluçãozinha?
01:03:57
Speaker
Eu acho que do outro lado, uma equipe joga, o outro também deixa de jogar. Eu acho que as outras equipes deixaram de jogar de uma forma muito mais soft do que seria um espectáculo contra uma Suíça. Por exemplo, vou dar um exemplo. Vou dar um exemplo apenas.
01:04:16
Speaker
Portanto, de uma vez que chegámos contra a Suíça, demos uma tareia neles. Está bem. E fui com o Fernando Santos. Está bem no jogo, no atrique do Gonçalo Ramos. Com o Ronaldo a titular é outra coisa, que o Ronaldo a titular é Ronaldo e mais 10. 10 mais o Ronaldo. E aqui não como também dizer também, a pessoa não vai estar a dizer mal. Eu acho que para o grupo que o portal tinha, o portal encarou os jogos todos com o máximo...
01:04:44
Speaker
o profissionalismo e irão facilitar. eu acho que o treinador também tem que estar mal na palmatória. Eu acho que ainda não houve testes suficientes para avaliar o que vale. Eu achei também esse estranho. Quando é que a próxima paragem para a seleção? Em fevereiro? Acho que é março. É porque gostava de que eles anunciassem contra quem é que Portugal vai jogar, gostava de ver contra uma equipa mais forte.
01:05:14
Speaker
Não sei, não ouvi nada. Não ouvi nada dos jogos de seleção. E eles estavam a anunciar, não sei se estava a ver o jogo, o último jogo que foi contra a equipa que Portugal ganhou no último jogo, contra a Legend Stein. Eles estavam a fazer publicidade da federação, compro os bolhitos Portugal-França. E Portugal-França?
01:05:37
Speaker
E viver, mas não é, afinal é a sessão feminina que vai jogar contra a sessão feminina francesa. E eu estava a pensar, era por que teríamos a marcar em um jogo desses, mas afinal ainda não está nenhum jogo anunciado a nível da Megavis. Não, acho que não, acho que não.
01:05:53
Speaker
Tendo em conta... Pronto, acho que... Convocados, acho que ele não vai alterar praticamente nada. A nível de Convocador está mais ou menos equilibrado. E eu agora acho que não nada... E nesse sentido, tendo em conta a forma como o Paulo Teodos e o Nuno Santos, até o próprio Burelma estão a jogar, eu acho que não vale a pena. Esta equipa está a jogar bem, como está, seja contra fortes, contra fracos, não interessa. Acho que não há, agora, nenhuma razão para alterar aquela equipa.
01:06:22
Speaker
Se bem que naquela altura do início das convocatórias, aquela cena do João Félix, que não estava a jogar e ia convocar... Mas talvez o João Félix a jogasse? Claro, não se pode negar o talento dele, talvez não vão por a dizer... Tu vejo a forma como o João contra o Porto, ele e o Conselho foram os melhores em campo. Não vais dizer que o Paulo até o Bruma tiravam o lugar ao gordo. Mas uma coisa, tu olhas para a seleção,
01:06:49
Speaker
Olhas para a seleção, quem era o jogador que podias colocar ali? Tu taves a falar do POD, por exemplo, falaves do POD? Não, não, não ninguém. Não ninguém. Não, a questão é que eu digo é assim. Ajuda-te a POD, tares a discutir. se for o Rafael Legão.
01:07:03
Speaker
No jogo contra uma equipa que... Não estamos a falar, não estamos a falar dos 11 bases, nem dos 17 bases que vão entrar. Os 23, estamos a falar dos 23. bem, mas o que eu estou a dizer é, a equipa, os 11 aceleração, mas os suplentes, que a partir da série, que estarão para entrar, para um jogo empatado, para tentar resolver, foi o Leão, ou até o...
01:07:30
Speaker
O próprio Horta ou o Jota. Às vezes as substituições que estão a fazer para resolver um jogo, ou para manter um jogo, nunca será, com todo o respeito, nunca vai sair um Félix para entrar um Pote. Não. Nunca vai sair um Bernardo Silva para entrar um Pote. Vai sair um Félix para entrar um Rafael Leão.
01:07:53
Speaker
Vai sair um pelinha para entrar um João Neves? Olha, e tu achas, por exemplo, que estamos a falar em jogadores, estes últimos jogos o Danilo não foi convocado, tu achas que o Danilo vai ao William? Achas que esses gajos vão voltar à seleção? O Danilo é titular no PSG. Mas achas que é titular na seleção?
01:08:16
Speaker
Quem são os centrais títulos da sessão? Dias, Inácio e António Silva. Em forma a jogar com duas centrais, uma linha de quatro, é o Pepe e o Ruban Dias. Ah, ok. Pepe, então, tu estás a Pepe, Ruban Dias... A única que está nos centrais... Gunsal Inácio, Gunsal Inácio e António Silva. Ou seja, tu vais... E o Totigo Alves, na minha opinião, está à frente do Danilo também. O que vejo... O que vejo é o gajo do... Do Alvarante. Do Alvarante.
01:08:46
Speaker
Acho que a técnica é muito melhor. E eu nem sequer gostava muito do gajo. E vi uns jogos dele. Eu acho que o Danilo pode dar coisas que nenhum dos outros dão. Que é o poder jogar numa linha de três, em que o terceiro gajo, um dos terceiros centrais, faz num processo ofensivo, um mei-camp. é o que pode-se que vejo. Mas porque raramente joga a cena aí.
01:09:16
Speaker
Ok, estávamos aqui a falar. Agora, eu acho que o 11 base está mais ou menos fechado, não grandes mudanças. Os gajos vão entrar suplementes, não muitas grandes mudanças. O que estamos a falar é sempre nos 23, em 2, 3 jogadores, que vão andar ali a rodar, que vai ser um pouco o que vai ser. Os jogadores que vão estar mais em forma na altura, em que vai sobre uma lesão ou não. eu acho que o gajo tem que estar bem. Pá, não, eu tive bem a nível do treinador.
01:09:42
Speaker
o Pote Vittara? Eu acho que sim, mas a questão é... Ah, eu não sei. Agora se queres te diga, não sei. E vejo os outros jogadores ali e vejo a forma do Pote neste momento e digo, se ele fizer uma segunda metade daqui para frente, mudar muito. O Nuno Santos tem lugar... O Nuno Santos é outra história, porque o Nuno Santos também não está na forma que estava ano passado, mas eu acho que entre o Nuno Santos
01:10:05
Speaker
E o Ruban Guerreiro, acho que está elas para elas. Mas o Ruban Guerreiro, claro que tem mais rotinas de seleção. O Rafael Guerreiro. O Rafael Guerreiro, desculpa. Tem mais rotinas de seleção. Olha, e isso é outra questão, ou num de menos?
01:10:20
Speaker
Está lesionado? Está lesionado, mas isso é um jogador que tipo, é aquela história que nós estávamos a falar do Sintius e do Renato Seix, aplicação no no menos, é um jogador que quando não está lesionado, é se calhar o melhor defesa esquerdo do mundo, mas pronto. Tem, dos melhores.
01:10:40
Speaker
É aquele jogador, se calhar, que se recuperar e voltar em forma, vai ser titular. Porque quando ele joga, ele e o console a titular, os flancos da seleção vão ser voadores. Exatamente.
01:10:59
Speaker
O Cancel não interessa, esquerda ou direita, mas se tens o Cancel e o Númenos em forma, porque o Cancel tem umas lesões, assim, meio coisa. Sim, mas... Mas, na verdade, estamos a falar... Detalhes! Jogadores para aqui para a base, para aqui para o principal. É isso que estamos a falar, nós não estamos a falar... Por exemplo, o Pot não que irá entrar no titular, o Pruma nunca será titular, nunca será um jogador completamente imprescindível para a própria seleção,
01:11:29
Speaker
O próprio João Neves nunca mais ser um jogador apontado ao 11, pelo menos uma fase inicial para não. Não acho que seja um jogador para apontar para o 11. E te em que conta isso? Estás com esperanças para o europeu?
01:11:45
Speaker
Epa, porra! Eu estaria esperançado, ou acharia que a gente podia estar a fazer um... Se tivéssemos jogado contra equipas mais fortes. Exatamente. Exatamente. É mesmo isso que estou... É mesmo isso. Mas eu vejo os gajos... A única coisa que me faz... E é por isso que concordo contigo... E queria ver como é que Portugal funciona com o Ronaldo a titular, que isso para mim é a grande questão. É que se o Ronaldo consegue contribuir da mesma forma...
01:12:17
Speaker
Porque eu acho que o resto da equipa está ao nível. A questão é, tu tens o teu melhor finalizador a contribuir ao mesmo nível do resto da equipa, ou se vamos ter que alterar, como tu dizes naquela cena do Romário na seleção do Brasília, era o Romário e mais 10. Se vai te disser o Ronaldo e os outros 10 a trabalhar.
01:12:43
Speaker
Contra a França, contra a Alemanha a jogar em casa, porque a Alemanha está mal agora. Mas a Alemanha a jogar em casa, se sabe que os jogos são 11 contra 11 e no final ganha a Alemanha. Contra a Espanha. Não sei se a Alemanha tem se ferrado bem no momento.
01:12:59
Speaker
Tem, mas olha que... O que pode acontecer é...

Desempenho nas Qualificações e Futuro dos Jogadores

01:13:04
Speaker
Nas alteras, quando competições de alto nível, as fases finales estão sempre lá. Tu lembras de como é que foi Portugal para o Euro 2004? O pessoal estava tipo... Jogos amigáveis, Portugal estava sentalando os jogos quase todos. Depois chegou o Euro, prontinho, talou-se os primeiros jogos. Primeiro jogo.
01:13:20
Speaker
O primeiro jogo e o último do Euro. Não foi o primeiro jogo, é o Toulouse com a Grécia. Pronto, o resumo da história do Scolari. O Scolari ganha toda a gente, menos a Grécia. E o burro sou eu. E pronto, não descartar a Alemanha. E contra equipas desse nível é suficiente jogar Ronaldo com mais 10. Tu achas que é suficiente o Ronaldo com mais 10 contra uma Itália?
01:13:51
Speaker
A Itália é aquelas equipas reinhadas. Bem que a Itália também não está a grande coisa. Olha que a Itália... A Itália qualificou-se. Qualificou-se. Ok. A Rasquinha ainda foi. Fui ao Playoff. Playoff? Então não se qualificou ainda. Qualificou-se para o Playoff. Não, pera aí. Não, não, não. A Itália está qualificada. Qualificou-se em segundo lugar? Acho que sim. Não sei, porque isto também agora qualifica-se umas equipas... Exatamente. É isso que eu ia dizer. Agora qualifica-se tudo e mais alguém.
01:14:18
Speaker
Falarem em equipas qualificadas, não qualificadas. Quais são as equipas que te surpreenderam? Turquias? ouvi-te falar na Turquia? Sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim,
01:14:38
Speaker
Exatamente. Olha, equipas que surpreenderam. Mas não conseguimos chegar ainda. A Ucrânia, claramente surpreendeu-me. Gostei do que vira a Ucrânia. De sessões, Polónia, para mim é a grande sessão para já. Para mim é a grande sessão para já. Tinha que obrigatoriamente fazer muito mais do que fez. Perdejou num grupo que não era nada de outro mundo a nível de grupo.
01:15:01
Speaker
a Alemanha, a Ramón Cacheca, a Moldávia e a Ilhas Faroé, eles conseguem fazer apenas 11 pontos, fazem 10 golos, mas também oferecem 10 golos, para mim é a garantização. Pá, também fico um pouco decepcionado com a questão da própria Suécia, não ter conseguido. Também eu. Mas é um jogo complicado. Eles têm o melhor ponta de lança do mundo, caras. A Suécia tem o melhor ponta de lança do mundo. Desculpa lá, não, não. Isso é a Dinamarca. Eu tenho isso tudo. Ele é titular, ele é titular. Não, nem sequer confocado, nem sequer confocado. Ah, a sério? Quem é o titular da Dinamarca, ponta de lança?
01:15:31
Speaker
É o gajo do Manchester. O gajo do Manchester? Sim, é o gajo do Manchester, o puto do Manchester. Do United? Do United, do United, sim. Acho que é. Ah, não esquece aqui. Ah, eu sei quem é. Acho que é, acho que é o gajo, não é? Não esquece o gajo. Não fica assim o dedo com a Norwega também.
01:15:56
Speaker
Espera, Norwega? Norwega? O Alan... Estou tonto aqui, não estou... Estão o Alan da Norwegais, caras! Ei, caralho! Bacalhau! Ah pá, assim... O gajo que veio da Atalanta para o Manchester United é o da Dinamarca, não é? É capaz de ser, é capaz de ser, é...
01:16:18
Speaker
Sim, e vi um, por acaso vi um jogador desse que usaram bastante dinheiro para os gajos, como sempre, o United. O United é... Olha a Escócia, carasas! E imagina se hoje tivesse convocado o Ryan Gold, estava uma malha na Espanha. Não, epá, é porreira, a Escócia é porreira, não era bem o que se esperava que...
01:16:43
Speaker
Não, as espectábulas fazem mais do que a Noruega, do que propriamente das coisas. Agora, de resto, acho que... Terem da Polónia, que para mim é a grande sessão. A parte, depois tens aqui uma Turquia que faz uma convocação muito, muito interessante. Tens uma Albânia que surpreende muito, muito, muito e bem. E faz a tua primeira do grupo. Depois, do resto, não tivessem grandes... Na minha opinião, não tivessem grandes sessões. Tens a Luxemburgo, que aparece bem no grupo. E a Suez? Se não ficasse cíldido com a Suez, é um pedaço.
01:17:13
Speaker
Sim, mas passou na fase do grupo esporreiro. Passou no grupo bem. Tem ali umas fases nos últimos jogos que empata com... Passou a Portugal uns anos atrás. Passou ao estilo de Portugal uns anos atrás. Sim, mas por exemplo tem um tinto dos jogos ali que eu acho que é completamente enganador. Um 3-3 Cabiola-Rússia e um igual com Israel. Logo para acho que falha, mas o resto qualificou, se estás a perceber.
01:17:41
Speaker
Eu fico muito mais escandalizado com uma Pelônia ir para um playoff. vou ver, vai para um playoff agora. Se ficaram a um playoff eu pensei que nem isso. E a Croácia? Não, vão para um playoff. Deixa eu ver, playoff, playoff. E a Croácia também? Vão para um playoff, não quero dizer... Não, é só... Não, vão para um playoff.
01:18:00
Speaker
Por exemplo, tem aqui uma Islândia, País de Galos, Polónia e Estónia, Bela Rússia e Bósnia, Israel e Islândia, Jorge e Luxemburgo e Graça e Casagostão. A Corácia foi iluminada, não foi? Não, a Corácia foi o que ficou-se. Ah, qual ficou-se? Foi um grupo de País de Galos.
01:18:18
Speaker
Ah então,-se bem. Sim senhores, pá. Então... Cruácia e Turquia. Pronto, feito. feito, pá? A seleção, então, vai dar cabo dos pessoal todo. Vai, vai. Em teoria. Em teoria, sim. Mas depois podem... Mas depois também podem... Tu achas que o pessoal pode estar um pouco sem ilho doido? Eu acho que sim, pá. Ainda não teve jogos de... Jogos de...
01:18:39
Speaker
Ah pá, de caráter... elevado. Pá, não respeito não... É um jová que não é propriamente um jogador, uma seleção para não estarmos em perigo. Não lixem. E depois de Luxembourgos, e depois de Bosnis, essas merdas todas... Pá, não... Não para ir. Calma, calma, calma. Sim, completamente, completamente. Mas eu acho que Portugal é a equipa que faz o pleno. Faz 30 pontos.
01:19:12
Speaker
Não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não,
01:19:33
Speaker
Olha o Eduardo, foi porroar caraças! Foi? feito senhores, não perco o próximo episódio por nós também não, entretanto não comam muitas filhotes, tem muita carne de vinho e alhos. Em dezembro, em dezembro, vamos falar do que é que nós queremos no sapatém. Ah, isto ainda vai falar antes do Natal, é isso?
01:19:48
Speaker
ou logo a seguir, ou a nu. Interontal a fim do ano, pronto. Olha, pode ser, Interontal a fim do ano. Interontal a fim do ano. Oh, oh, edição especial do Natal. Exatamente, exatamente. Parece umas nossas prendas à popota.

Considerações Finais e Planos Futuros

01:20:01
Speaker
Não, mas podemos até ver muito bem o que é que retoques para o planta e faz um pouco de balance, atrás do campeão de inverno da primeira volta. O Sporting, sempre que é campeão de inverno, nunca é campeão.
01:20:17
Speaker
A pá, eu prefiro que não seja campeão nem de inverno e nem no final da EVO, portanto, tudo certo. É que se não se esperem que seja campeão de inverno, a sinalcola fica para da ponta até o fim do ano. A pá, eu não acho que vai ser uma bocadinha, portanto, siga. Não, o BFK parece que vai dar a volta. É o melhor, é o melhor. É o melhor. É se que não se portem amanhã. Está-se bem. O próximo episódio, porque nós também não. Um abraço pessoal. Fique bem.