Become a Creator today!Start creating today - Share your story with the world!
Start for free
00:00:00
00:00:01
Força no Pedal 41 - O Poggi é muita Giro! image

Força no Pedal 41 - O Poggi é muita Giro!

PDC Podcast
Avatar
22 Plays6 months ago

Bem-vindos a mais uma edição do PDC Podcast.

Hoje juntamo-nos para falar de ciclismo com o nosso programa - Força no Pedal no quinto episódio da época 2024!


Vamos falar das ultimas do ciclismo para fazer o rescaldo das do Giro e tentar adivinhar o que por aí vem!


Enjoy!


Este Podcast contem musica de TaigaSoundProd:


Rock Guitar Intro 03 by TaigaSoundProd

Link httpsfilmmusic.iosong6744-rock-guitar-intro-03

License httpsfilmmusic.iostandard-license

Recommended
Transcript

Aviso de linguagem ofensiva

00:00:01
Speaker
Avisem-me, o programa que se segue pode conter linguagem ordinária e ou verbalmente agressiva, que pode ferir as suscetibilidades dos ouvidos mais paníscas. Obrigado.

Patrocínio da X-Muse

00:00:13
Speaker
Este programa conta com o apoio de X-Muse. Powering your dreams. Ah, ok.

Problemas técnicos com o microfone

00:00:26
Speaker
Ok, ok. Isto está andando? Olha, está um carro. Estás fixe?
00:00:30
Speaker
Eu estou... mas estás com uma voz estranha. Deve ser do microfone. Ah, ok, ok. Estás estranha. Estás assim... não estás com o estelado ou coisas da gente, não. E agora? Estás melhor? Ah, agora está melhor. Não, é porque se calhar estava boa de alto. Mas ouves bem, assim, não ouves. Está, está bom, está bom. Não era o tono de voz, estava meio estranho, mas agora está melhor.
00:00:54
Speaker
É porque eu aumentei o ganho ali do microfone. Mas agora parece estar melhor. Está fixe.

Discussão sobre treinos recentes

00:01:02
Speaker
Está fixe. Então cara, tu estás porrerinho? Como é que tu estás? A gente está com força no pedaço, outra vez. Como é que tu estás?
00:01:17
Speaker
É, estou bem. Eu fiz ontem 30 minutos no ruo. Zona 2 baixinho mesmo para... Zona 2, 30 minutos. O fio que deu. Eu ainda não consegui andar de bicicleta depois do leituro de pedaço.

Problemas de saúde devido a viagens aéreas

00:01:33
Speaker
Nem no ruo.
00:01:34
Speaker
Não, foda-se. tudo fudido. sério? Ah, é. tudo rebentado. Foda-se. Eu penso que teve a ver com... Eu estava tudo enxado de andar de avião. Sim, sim. E eu penso que por causa disso a minha destana estava a funcionar muito bem. Então eu acho que nada do que comei fui utilizado pelo corpo.
00:02:03
Speaker
E caroças! E dão-me aquelas duas que me dão em dezembro, desde antes de ontem que começou-me a dar. Mas não tão grave, em dezembro foi pior, em dezembro não consegui mesmo mexer. Pois lembro-me de dizeres que andaste mesmo a rasgar.
00:02:19
Speaker
E agora eu dou-me tempo e dou-me calas pontuadas.

Impacto físico de ajudar amigos a se mudarem

00:02:24
Speaker
Então ontem tive a excelente ideia de ir ajudar uns amigos meus a fazer as minhas mudanças. E eles disseram, oh temos que mudar esta máquina de lavar roupa. Eu disse, ok, na boa Paulo agarra nisso.
00:02:37
Speaker
E depois de mudar a máquina e lavar a roupa, não servi para mais nada. Ficaste arrumado. Ei, foi mesmo, fogo. Mas pronto, até a cena. Mas estava a dar mais do que o que tinhas pensado. Sim, mas olha, eu também ia descansar de qualquer forma uma semaninha. Pois. Também, movendo bem. Porque foram quatro dias pesados como caraças.
00:03:08
Speaker
Gosto de lhe dar forte. Dito a quem faz o litor do pedal, a volta à madeira é uma brincadeira. Exatamente, a volta à madeira é uma brincadeira comparado com isto.
00:03:25
Speaker
Homem, é sério? Até podemos falar disso agora ou depois? Qual é que é a ordem de trabalhos?

Eventos de ciclismo futuros: Giro d'Italia

00:03:38
Speaker
Ah pá, nós dois temos de falar do giro de Itália. Olha, então hoje a ordem de trabalho da giro de Itália e vamos ligar o giro de Itália com o que pode acontecer agora no futuro, com o tour e essas coisas.
00:03:56
Speaker
E vamos falar da preparação para o turno que inclui o critério do Dauphiné e a volta à Suíça. Não tem nenhum dos dois poeses pesados, mas tem os outros todos. E se der tempo, falamos muito assim do Latorre de Pedalho 2000, van Kater. Se não der tempo, vai ficar para o próximo episódio, que vocês não vão perder porque nós também não é.

Preparação para novo episódio do podcast

00:04:25
Speaker
No próximo basta juntar as entrevistas ou isso vai sair de outra parte?
00:04:53
Speaker
Eu vou fazer um podcast, de mesma parte, sobre o leitura de pedalo, em que eu vou contar a história, vou contar num podcast a história do leitura de pedalo. Tenho que escrever e preparar tudo.
00:05:06
Speaker
Ok, é um guião em condições. Sim, sim, sim. Eu até vou querer, tipo, para a semana, para a outra a seguir, quando eu tiver o guião assim, mais ou menos feito, tipo, se calhar falar contigo e gravar em conjunto, mas o guião está mais ou menos feito. Ok, ok.
00:05:31
Speaker
E depois é uma questão de acrescentar as outras chanas. Mas eu ainda não tenho as gravações do Facebook. Ah, bem, bem. agora diz-me, qual é o Facebook ou a Paixão? Eu agora fiquei paralhado. Ah, sim, eu vou te explicar. Eu vou te explicar de forma... O nosso patrocinador, carro de apoio de Big Adventure Madera, que é o Paulo Paixão. Paulo Paixão é o nome dele.
00:05:52
Speaker
Mas ele quando jogava Counter-Strike, uns bons anos atrás, o nome dele era o Fisker Jr, o único dele. E ele dizia Fisker? O que é? Faíscas? E ficam sempre com Faíscas. Ok, colocai aquela mensagem no grupo e disse-lá obrigado Paixão.
00:06:12
Speaker
e depois disse-lhe que nasceu o que é fisca eu disse, porra mas será que eu me enganei no nome do rapaz? Estava confuso? Não te enganaste, a poupa achava-lhe... Ah pá, por acaso gandajada, os gajos valiam malter sem a motivação deles, dos meus irmãos... No teu caso então, foi mesmo...
00:06:33
Speaker
um apoio daqueles. Homem, mas eu também tinha metido na cabeça que se eu voltasse a forrar eu ia meter-me na carrinha. tinha metido isso na cabeça, mas eu não sei como é que cheguei ao fone. Eu não sei como é que tu achas que eu estou a ficar com uma câmara daquelas, tu tens que fazer publicidade daquelas câmaras.
00:06:54
Speaker
Aquele me ferrou em coisas inferiores. Ali sobreviveu. Aquela era uma das do Zóia. Aquela era uma que o Zóia tinha para lá.

Detalhes do Giro d'Italia e surpresas

00:07:08
Speaker
Ok, vamos falar do giro. Fui bastante giro. Gostaste do giro?
00:07:15
Speaker
Ok, e vamos começar então pela parte mais gira do giro, porque eu gostei do percurso. Sim, sim, o percurso foi bem desenhado, com dificuldades, como a gente está a espera no giro, não é? Se calhar com um bocadinho mais de etapas ou sprint do que a normal, depois também se calhar depende da forma como a corrida é feita, mas vamos ficar com essa ideia.
00:07:40
Speaker
Ah boi, houve vários sprinters a vencer etapas, aliás, 3. 3? 3 vencedores ao sprint diferente. Então, tivemos o Jonathan Milan que mostrou, e a equipe da Trek, tem um bom comboio para ele. Combo excelente.
00:08:03
Speaker
e controlaram até em situações em que ele estava em desvantagem conseguiram pôr em uma situação em que ele conseguia, ou no mínimo, resgatar pontos. Foi acontecer várias vezes. E depois tínhamos o time Merlier, que também vai ser de 13 tapas. Eu achei
00:08:23
Speaker
ou algumas com uma pontinha de sorte, mas a primeira foi mesmo fecha, a primeira vitória da etapa dele. As outras duas foi mais sorte que o Juiz, na minha opinião. Sim, a última então é, e vamos falar disso, depois foi graças a um beneficiado do azar do Milan. Não, não, não, não, não, vamos falar disso, vamos falar disso agora mesmo, o que aconteceu com o Carlos.
00:08:48
Speaker
Porque eu vi o resumo muito... Pronto, a última etapa foi no dia da nossa última etapa, com esse dia, e não tive a oportunidade de ver a prova, vi o vídeo do YouTube, assim, muito rápido, do sprint mesmo, e do problema que o Milano teve.
00:09:06
Speaker
E foi tipo, foi tipo um furo. Não foi um furo, o Cubas assim. Ele teve um problema mecânico, teve de trocar a bicicleta mesmo nos últimos quilômetros, mas ainda conseguia... Ele estava a puxar o surpreendente, acho que era mesmo para a condução, mas depois ainda chegueu a tempo de ser lançado. estava, era completamente reventado. Sim, e ainda quase que ganha. Pronto, acho que se calhar...
00:09:37
Speaker
Se eu for a voltar à França... Não sei se ele vai, mas se eu for, será ali... A partir de não. A partir de não, porque... E como nós estamos a falar um bocadinho do gírito todo o mesmo clipe, eles na volta à França vão levar a equipa para o Guggenhard. Portanto, a partir de não, não vão levar... Sim, mas eles também vão levar o Pederson, não é? Pois, mas depois. Então, mais uma razão para não estar ao meu.
00:10:01
Speaker
Sim, é porque se tivesse... e eu, apá, eu não sei, e eu para maximizar as hipóteses de ter sucesso, o que eu fazia era levar mesmo a Milan, o Gaganard e o... e levava todos, levava a equipe a coisa, com oito elementos, não é? Então...
00:10:23
Speaker
Eu levava este comboio de sprints mas trocava alguém pelo Pederson. O Pederson tem a vantagem de que ele normalmente não usa comboio. É isso, ele podia ir com um bocado a sete etapas.
00:10:44
Speaker
E depois, para a montanha, ok, aquele comboio de sprint era quem? Era o Dylan Tuns, além do Milan. Dylan Tuns com o Sony, Jasper Seven. Basicamente era isso o comboio. Era acrescentar o Pedersen. E depois, sobravam 34 gajos para a montanha.
00:11:10
Speaker
Sim, sim. Não está muito mal. Não está mal, não está mal. O Paul Gui tinha menos. É um caso de brito. Parece que as equipas estão a apostar tudo, vendo assim um bocadinho daqui que... As equipas para a volta à França estão a apostar tudo nos homens da Geraldo, com imensos homens para as montanhas. Vamos ver se vai ser uma opção correta ou não.
00:11:43
Speaker
Nós vamos falar mais disso no outro podcast a seguir, que vai ser o da Provisão na volta à França. Aliás, até não falta muito tempo para a volta à França, por isso eu... Enfim. Inacessável estar sem tanto nos homens de geral, mas pronto. Verem o que está acontecendo neste giro.
00:12:04
Speaker
Mas pronto, quem foi o outro sprinter que ganhou uma etapa? Foi o Sr. Olavko. Ganhou bem aquela etapa, também uma pontinha de sorte, com aquela curva contra curva ali. Mas ele como sprinter ainda está abaixo dos outros. Claramente. Também a verdade é que em termos de comboio estava muito inferior. Sim.
00:12:31
Speaker
Eu vou usar o laporte e ficar logo fora no início.
00:12:35
Speaker
E o Van Aert? É Van Dijk, os irmãos? Sim, mas são bastante jovens. Pois, pois. Bastante inexperientes. Ele no fundo, não tem ali grande comboio. A gente pode atadecer no geral que o ponto alto da Igeias e Jumbo, da Wiseman neste giro,
00:13:02
Speaker
foi mesmo o facto de o Golovkoi vencer aquela etapa, no dia a seguir ele sai doente, o Kuzo, o Kianata, o Bruno que estava a fazer um bom giro, estava ali no top 10, líder da juventude, e também uns dias depois sai doente, e pronto, eles até tentaram a seguir, caçar umas etapas, com o Tratnik e esse. O Atila Valter, como tentou.
00:13:31
Speaker
Sim, mas o Attila Valter, o tráter que teve mais perto. Teve, teve, teve, muito mais perto. Às vezes eu pergunto no Attila Valter as táticas ali, mas pronto, quando não se tem capacidade não tática que sobrevive. Ainda é por cima quando vem um senhor de corde rosa todo lançado atrás dele. Ele tentou acompanhar. Eu vi um comentário na internet que dizia
00:13:59
Speaker
Ele tentou seguir o Pogatxar, que era para tentar apanhar os números da botanha, para depois passar para a vista. Não pode ser que tenha sido alguma coisa. Se calhar, não sei. Eu acho que é mais para fotografia.
00:14:13
Speaker
Eu estava a ouvir o podcast do What's Occurring e eles estavam a falar do Wilkinsay e o Garanto Thomas estava a falar do Michael Bjerg. E ele estava a dizer, o Michael Bjerg é um gajo esquisito porque ele tem tapas que desaparecem e depois tem tapas que parece um monstro do carasso.
00:14:37
Speaker
Ele é muito inconsistente e a nível tático, eu acho que ele e a equipe tiveram mal nos contrarolos. Sobretudo o segundo. O primeiro, o primeiro estava consta. Não sei se sabes a história do primeiro, porque foi a dar tudo.
00:14:55
Speaker
que tem a ver com os pontos depois para ir aos Jogos Olímpicos. Ah, sim! A pau, foi! E eu consegui? Consegui! Com aquele contra-reloj eu consegui alguns pontos e garanti o goleiro. Pronto? Eu acho que, ao fim dos Jogos Olímpicos, eu fui nos campeonatos do mundo, mas acho que é Jogos Olímpicos. O segundo contra-reloj é que isso não fazia sentido, mas eu fui a dar tudo. Acho que não faz... Pronto, não me percebo muito bem o porquê, mas eu os laço rápido.
00:15:20
Speaker
Ah pá, não lhes fez assim tanta mal, sabe? Não, não, mas dava jeito. O que o Thomas estava a dizer era que tipo, numa das últimas etapas, acho que foi no Monte Grappa, o que foi, ele estava a puxar, e tipo, o Thomas está atrás dele, e o Thomas não tem os bots no computador dele, ele tem os bots em outra página, porque ele não liga muito a isso,
00:15:49
Speaker
E ele estava a ver que ele estava a andar sem... estava a ser pesadote. E com o Bierga a puxar à frente, até a ouvir a páreo. Eu vou ver quantos watts é que eu estou a fazer. Ele estava a saber, a 400 e tal watts.
00:16:03
Speaker
E agora bem, o Thomas tem 68 quilos e o Biergast tem 75, ok? Agora imagina quantos é que o Biergast estava a fazer! Ah pois! E ele estava à frente do comboio, portanto...
00:16:19
Speaker
É que o pogue de esqueleto atrás deles, aqueles gajos vão. Mas pronto. Mas eu achei este giro com a coisa do sprint e com a coisa das fogas e com o facto de às vezes não haver tanto controle quanto esse das fogas. Ouve-se alguma coisa para ver todos os dias.

Elogios a Julian Alaphilippe

00:16:43
Speaker
Eu até achei fixe. Sim, houve uma outra surpresa.
00:16:50
Speaker
um bocadinho à espera. Queria que acontecesse um imprevisível e não houve uma outra surpresa, mas pronto. Olha, uma das coisas que gostei de ver foi o Julio Alaphilippe ganhar uma etapa. Sim, eu acho que a gente gostou muito dessa etapa, eu fui das boas, imutíveis.
00:17:16
Speaker
Ele tentou uma da veia dos caraças. Tentou, tentou. Mas pronto, olha consegui. A nível da geral, houve aqui alguém que tenha-te surpreendido aqui no top 10? Para positivo ou para negativo?
00:17:35
Speaker
Ambos, podes falar de ambos. Pela positiva, eu não estava à espera que o Tiberius tivesse tão bem, sinceramente. E também não estava à espera que eu fosse tão bom. Exatamente, que eu fosse tão bom ou estar tão bem. Ou melhor, eu não estava à espera que eu fosse melhor que o Aransman. Pois, eu acho que ninguém estava à espera. Mas eu acho que o Aransman também não foi tão bom como as pessoas estavam à espera.
00:18:02
Speaker
Ele teve mesmo um grande problema na primeira etapa. Aconteceu-lhe bastante em termos de saldo de tempo, como a nível psicológico. Eu perdo com ele a 2 minutos na primeira etapa. Eu acho que sim, é capaz. É que ele fica mesmo a 42 segundos do Tiberi. Ah não, mas... Ele perdeu 2 minutos e 17. Ele fica a 1 minuto e 40 dele. É muito tempo.
00:18:31
Speaker
Poderia ser mais rinheiro.
00:18:35
Speaker
Mas o Tiberi é... O Tiberi ele tava... Eu achei... Eu achei o gajo... Mas... Eu achei o... Consistente. Mais do que outra coisa. Consistente e acima dos homens que estavam lá, vou dizer pela geral, mas... Do segundo para baixo, fui mais irresolvente. Fiquei o que tentou mais vezes fugir um bocadinho daquela minutinha.
00:19:04
Speaker
Ok. Sim, sim. Eu tive pena que o Kean Atabrook não tivesse acompanhado. No contra relógio ele estava mesmo pouco se importante. Era mais tentar limitar ao máximo. Mas na montanha eu tinha a ideia que podia se calhar até se intermeter ali entre o Goran Thomas e o Ben O'Connor.
00:19:30
Speaker
Talvez, porque ele entrou bem e o ano passado, eu me recordo, quando voltaste bem ele estava bem, muito bem na última semana, nas montanhas. Portanto, se ele entrou bem, a partir de hoje ele não era melhor. Pois, exato. Quem é que dizia-lhe daí, assim, das gajas da geral?
00:19:51
Speaker
Houve um que foi o... como é que está o francês? A Barre d'Ele estava a espera de um bocadinho melhor. Apesar dele, a certa altura também fui ele calçar itapas, um espírito livre. Era mais aquilo calçar itapas a ver se ganhava tempo para depois recuperar para o geral. Sim, sim, sim, foi mais isso. Eu não vejo assim mais ninguém que me tenha chamado a atenção. Não é sequer o Quintana?
00:20:17
Speaker
Eu acho que ele fez top 20 e não estava a esperar com vocês todos. Não, mas tipo, tendo em conta os gajos que nós estávamos a apontar para estar ali no top 10 e depois se falhou por muitos. Eu acho que um que falhamos bastante, mas também não é assim.
00:20:43
Speaker
Portanto, estávamos um bocadinho, acho, no look-up. Começou mal... O look-up, em que lugar é que ele ficou? Não sei se é o teu avô, ele aqui... Ele foi para o top 50, 52. Mas olha, tipo... Eu não vou dizer que é por causa da equipe, é porque um ciclista que vai para a geral, geralmente, tem que ter capacidade de acompanhar os diferentes. Isso acontecia sempre com o Présum, podes ouvir, mesmo sem a equipe, ele estava assim.
00:21:13
Speaker
Exato, aconteceu este ano? Desse primeiro? Não, não. Não foi deste primeiro mesmo. E estava a confundi-lo com o Fortunato. O Fortunato, pronto, é a mesma coisa. Também não tinha assim grande equipa. E quando tu vejo este Big Anzol e depois aquele cara que estava sempre nas fugas, como é que era o nome dele. O que é que andou com a camisola das bolinhas?
00:21:42
Speaker
Não, é das bolinhas que se não existe aqui, é azul. Ah, azura. É azura.

Desempenho decepcionante de Caleb Ewan

00:21:48
Speaker
É o Pelisari. Pelisari, mas eu não sei onde é que lugar acabou, mas isso eu penso que... Não, ele é um rapaz jovem, ficou perto de 49. Ah, ok. Está aqui. E eu estou a ver o rapaz. É ali perto de lá, Filipe. Mas vê, à frente do Loco Pelapa.
00:22:06
Speaker
Sim, sim, exatamente. Na estreia. Mas, apá, nós falámos de sprinters e não falámos, agora estamos aqui a falar da Jake, não falámos outra vez da desilusão que foi o Caleb Ewan novamente? nem falámos dele porque se queres não é assim grande desilusão. Não, mas ele arrasta a equipa com ele. O problema é isso, é que ele arrasta a equipa toda atrás e não trabalha, não faz nada, parece que é aquilo que faz membrar.
00:22:33
Speaker
embora com uma grande diferença. O Sagan, mais para o final da carreira, estava tipo ali a se marimbar, que o Sagan é o Sagan, o Ewan é o Ewan. Não, o Sagan ao menos, percebe-se, não se põe a culpar os outros quando a culpa é dele. Sim, sim, sim. Tem essa grande diferença. Tem muito assim, mais de classe nesse aspeto. Olha, mas eu não estava a esperar de ver o Jan Hirt Top 10, nem o Rubio, honestamente. O Rubio, olha, ainda bem que falaste ainda a verdade, filme uma boa surpresa.
00:23:03
Speaker
É claro que é preciso ver que muitas destes homens na geral, beneficiaram de não haver muitos homens para a geral. Sim, sim, mas vê, o Jan Hirt e o Einar Rubio ficam à frente do Romão Barde. Exatamente, não, não, ali tem tudo o marte.
00:23:21
Speaker
Mas não há, olhando para estes nomes de uma volta à França fora do top 15 de certeza. E o que achavas que o O'Connor conseguia mais do que o quarto lugar? Não, não me lembro do que falámos.
00:23:38
Speaker
na provisão dos girmes, na divisão dos girmes, eu acho que com o O'Connor não falhámos muito.

Comemoração de vitória na classificação geral

00:23:45
Speaker
Mas eu penso que o próprio ficou satisfeito com o quarto lugar. Sim, sim. E eu penso que a equipa ficou satisfeita com o desempenho. Então, quantas vinte horas pritapa? Duas?
00:23:55
Speaker
Duas. Uma com o Vendrama. Uma com o Parry Panther. O O'Connor faz lugar. O Parry Panther faz 16º, não é? Eles ganham a classificação por equipas. Tem o Baudin, que ficou em 21º também. E o irmão do Parry Panther, que ficou em 26º. Eles ganham a classificação por equipas e pronto. Eu acho que superaram as expectativas que eles próprios tinham traçado.
00:24:24
Speaker
Então hoje no fim os capacetes estavam fechos e gostei. Viste os capacetes? Os capacetes não. O que é os normais ou tem uma edição especial?
00:24:33
Speaker
Fizeram no último dia uns detalhes cor de rosa, como ganharam por equipes. Eu gosto do capacete normal, portanto com esses detalhes ainda ficaram... Estava fixe. Estava fixe. O equipamento também gostei. As pessoas não se as coisas dividem se me importasse, mas eu gostei bastante da bicicleta do POG, tinha cor de rosa em tudo que era possível meter cor de rosa, estava cor de rosa. É mesmo a bicicleta do Clen.
00:25:06
Speaker
E gostou daquelas camiselas que eles têm? Era fixe arranjar uma camiselinha daquelas, não é que estava fixe? Não é mal pensado, mas vai ser do Aliexpress, porque é oficial a EA. Oi, isso. E mesmo assim, às vezes no Aliexpress. Quanto a Ineos, falámos um pouco assim do Aransmann. Ficaste satisfeito, eludido com o Thomas?
00:25:36
Speaker
Ele foi bastante realista. Eu acho que sim, mas de certa forma eu tenho algumas dúvidas na forma dele. Também perdi essas dúvidas logo na primeira semana. Ten em conta o que ele tinha mostrado antes, a ver se será que ele vai entrar devagar e depois melhorar ao fim das três semanas. Mas eu acho que ele próprio percebeu o juntamento com a equipa, que aquelas primeiras etapas eram
00:26:01
Speaker
Eram futeais para não perder tempo e eu estava muito bem.
00:26:04
Speaker
Sim, mas apá, tendo aquela segunda etapa que eles andaram a controlar a corrida, tentar controlar a corrida, tipo... Sim, andaram a correr-se. Andaram a correr-se. Pá, digam o que disserem, eu acho, tipo, essa coisa de, é, nós estamos a camisola cor-de-rosa, nós estamos, apá, fónics, vocês que... Pá, isto é desporto, isto é para ganhar, não para andar a dar tiros nos pés, na minha opinião, mas pronto. Eu achei o gajo realista,
00:26:35
Speaker
Agora, não tenho a certeza se foi o Martinez que melhorou desde o ano passado ou se foi ele que piorou em relação ao Martinez. Porque comparar com o POG, acho que não vale a pena. Ah, não, isso não é pete de comparação. Eu acho que a fama dele não está muito diferente do ano passado, sinceramente.
00:26:57
Speaker
Sim, não está muito... A diferença é o adversário. Exatamente, o ano passado foi o Evan Paul e o Hogwarts, não foi o Hogwarts e o João Mendes. Este ano foi o mesmo Daniel Martins a-lo tempo. Sim, porque o O'Connor até fica relativamente longe dele. Sim, quase dois minutos.
00:27:23
Speaker
Mas o Martinez, tu achaste que ele deu-lhe um salto a nível de... É um pouco difícil de avaliar porque ele basicamente sai de uma equipe onde era a Gregoi, para uma equipe onde vai como líder numa grande volta, embora não seja o líder absoluto.

Estratégias da equipe Bora

00:27:43
Speaker
Pois, eu até achei...
00:27:48
Speaker
E quando olho para a equipa da Bora, eu achava que o Martinez ia estar no tour para ajudar o Roglic.
00:28:04
Speaker
Sim, sim, sim, exatamente. Mas ele não vai a outro ou vai? Não vai, não vai. Pelo menos não está previsto. Não vai ele, mas vai a uma grande equipe. Sim, vai a uma grande equipe, mas... Mas eu, se calhar... Ah, não sei. Acho que está a ajudar o Hogwarts confiando em mim. Não sei. Eu estava, por exemplo, à espera que fosse o Hindley como líder para o giro e eu para ajudar o Hogwarts. Era essa a minha... Mas não será o contrário. Quer dizer, o Hindley... Acho que o Hindley está uma guarda ainda.
00:28:33
Speaker
Ah, mas estava previsto ir à volta ao Frato, ok. Não sei, eu não tenho a certeza, eu acho que é um malzão qualquer. Ah pá, mas pronto, isto é a tal coisa, nós podemos falar destes gajos todos, mas depois um gajo olha aqui para o top 10 e que tem, eles estão aqui mais ou menos perto uns dos outros, um minuto, dois, três.

Especulação sobre Tadej Pogacar

00:28:56
Speaker
mas depois olhas para o gajo que está em cima e vejo quase 10 minutos. E agora eu pergunto e estendo em conta, o Pogacar, o melhor ciclista do mundo, a nível de, para mim, a nível de tudo, no geral é melhor. Agora...
00:29:20
Speaker
em termos gerais o mais completo não dúvidas mas agora eu pergunto-me agora ele certamente subiu o nível em relação ao ano passado
00:29:36
Speaker
Mas agora é assim tão alto que é melhor que o vingagarde do ano passado. Porque o vingagarde deste ano é uma incógnita, é enorme. Pois, é que se quer não vamos ter forma de comparar. Porque ele provavelmente não vai estar em grande forma na volta à França e vai estar em grande forma na volta, é isso que eu penso que está previsto. E o Pogatxar não vai à volta quase certeza.
00:30:06
Speaker
Opa. A volta. E não sei, não sei se andam aí, o segundo contador é o viadeiro.
00:30:15
Speaker
contador, tu vais me falando contador. Mas tipo, ahm, ele faz um pronto, seis teorias para a etapa, devia ter sido sete, não sei se foi aquela primeira, mas pronto, o o Narvaio tem ali uma grande teoria, ahm, e evita que seja o mesmo líder da primeira a última etapa. Exatamente.
00:30:46
Speaker
Mas eu também, e no início, e não estava a esperar, e lembro-me, uma das coisas que nós dissemos é, pronto, o Borracha vai ganhar isto, mas agora a questão é por quanto tempo? E não estava a esperar uns três minutos. Eu estava a esperar que tivessem mais luta. Sim, e a ideia, pronto, eu pensei, ele vai entrar forte, acho que todos pensávamos nisso, e depois vai gerir. Após o gerir, mas de outra forma.
00:31:10
Speaker
Não, mas eles até estavam a se encaixar porque eles riam de dar uma entrevista em que ele dizia até pior, um gajo tem que se conter porque se não o pelotão começava a nos odiar ou o que é. Sim, sim, sim, exatamente. Até nas vitórias dele uma em particular que agora não sei qual é porque fui talvez apelido, não é?
00:31:32
Speaker
É que ele não ataca, ele continuou e foram caindo. Sim, sim. aquelas em que ele fala para o microfone e tu ves o Maika. Sim, sim. Porque o Maika também teve ali momentos. Ah, meu Deus, meu Deus, minha senhora. Que nem gostava de estar na roda daquele gajo. É mesmo preciso ser o Pogatier para aguentar aquele, rapaz. Ele estava mesmo a arrebentar com toda a gente.
00:31:59
Speaker
E era tipo aquele momento, tipo ele liga no ritmo dele e depois metia aquele pau, foi como na volta à próxima ano passada de algumas etapas. Sim, sim, sim. Mas era normalmente a duas que eu nunca puxava mais do que isso. Sim, mas assim não é? Eles sabem qual a potência que eles conseguem fazer durante aquele espaço de tempo?
00:32:23
Speaker
Eles diziam que é tais que gerir e depois ter capacidade de chegar a este ponto da etapa e fazer isto durante x tempo. Basicamente, rebentar com toda a gente. É toda uma questão de matemática. Não é assim tão simples, mas se as coisas forem mais ou menos bem planeadas tu consegues prover mais ou menos as cenas dessa forma. Aliás, eles têm agora bastantes ferramentas para isso tudo.
00:32:53
Speaker
E por isso é que não me admira nada que o Coatila Walter tenha andado atrás do POG para ver as coisas.
00:33:02
Speaker
Apá, eu acho que ele é mesmo, foi mesmo magnânimo, foi uma coisa do outro mundo. Aquela etapa em que ele apanha o Quinterna, foco. E tu notas que ele não sequer arrisca na descida, porque na descida o Quinterna anda ganhando muito assim, tudo bem? Se bem que o Quinterna também desce muito bem. Sim, sim. Uma bala do caraças a descer.
00:33:28
Speaker
Mas pronto, o Paul Guitinha estava a meter, nessa etapa de em Livinho, estava a meter um ritmo por semi-infernal, 1-2. O Pro tem para a frente de uma forma... O Phil Steinhaus, aquele apanho primeiro, não foi?
00:33:43
Speaker
O Steinhauser, olha o Steinhauser também gostei do Steinhauser, ele ganhou ali umas etapas também, eu gostei, o gajo andou nas fogas e tentou sempre. Não palavras para este homem, este homem até criou no início, por causa daqueles calços uns rujos, desclassificá-lo.
00:34:04
Speaker
É verdade, lembrava dessa polêmica. Polêmica. Polêmica como quem diz, não é? É, eles terem de tentar inventar qualquer coisa porque aquilo estava mais... Mas o que eu achei mais pélido então foi...

Preparações para o Tour de France

00:34:16
Speaker
Ele respondeu com 3 dias diferentes, 3 calças diferentes. Sim, e depois eles a dizerem, ah, eu não vou atacar porque não tenho o fote. É... Como isto ele dizer a essa? Ouvi, ouvi.
00:34:31
Speaker
Ok, olha, Carlos, mas pronto, isto leva-nos à grande questão. O que é que nos espera na volta à França, pá? Qual é a tua perspetiva? Tu achas que se as coisas continuam como estão assim, que não vai haver Pipe ou Pogacar ou tudo, tens uma esperança que ali o Roglic... Eu quero viver mais esta semaninha que vai haver o Dauphiné. Para terem mais confusos.
00:34:59
Speaker
Vão todos, menos o Polachar e o Vingagarde. Vingagarde. Eu sei, exatamente, vai o Avento Bull, vai o Hobbit. Olha, da última vez que nós dissemos isto, esses gajos todos espetaram-se da mesma curva. E o gajo não teve direito a nada. É verdade. Mas muito sinceramente, respondendo à tua pergunta, eu acho que o
00:35:27
Speaker
que o Polgato de Chave parou esta época de uma forma exímica. E está tendo a sorte de não ter as ares. A sorte de não ter as ares. Sim, sim, sim. Exatamente. Até agora tem se safado, não é? Tem passado entre os pingos da chega. E tudo indica que vai chegar a volta à França em grande forma. Agora, imagine. Ele ganha a volta à França, ganha o campeonato do Mundo, ganha todos os objetivos dele.
00:35:54
Speaker
Não, não, não, imagina, ele ganha isso tudo. E depois? Tu vejas que os outros tentavam tudo a 100% por causa de uma caída, não sei o que é. Não é de ficar fedoido? É, mas pode acontecer, pode ter essa sorte. Sim, mas tipo é um presente envenenado porque vão dizer ah os outros não estavam a 100%. Sim, mas eu acho que outro ciclista
00:36:21
Speaker
com menos nome, nós podemos dizer, ah, eu ganho o perco. O Pogacar, eu acho que não podemos dizer isso. Com giro nas pernas, eu acho que não podemos dizer isso, formado. Não sei, que caem todos numa ravina, no mesmo dia, uma ravina vai. Foda-se, Carlos, agarra

Documentário Netflix sobre ciclismo

00:36:41
Speaker
-me da área. Imagina que eles, uma caída por no Alcatrão, todos os principais, como aconteceu na volta ao País Basco?
00:36:49
Speaker
Sim. Vão todos menos eu. Pá, se isso acontecer, é isso aí. Se calhar vão dizer, eu ganho o perco. Ok. E o que é que, e sabes o que é que quase a começar na Netflix? Ah, outro comentário. Outro comentário. E vai ter o Pogotcher.
00:37:11
Speaker
É, eles conseguiram. Eles conseguiram. O documentário do ano passado, claro, estavam umas coisas fechas, umas coisas menos fechas. Estou curioso. Mas para primeiro, o documentário daquele género, na principal plataforma de streaming, foi uma agradável surpresa.
00:37:33
Speaker
Não, algumas é que nós falamos na altura, tem algumas imagens fixas. Tenho, tenho, sobretudo. Exatamente. A perspetiva do pessoal que está ali no público e isso assim. Eu espero mais disso e menos das outras polémicas que eles inventam.
00:37:52
Speaker
Inventar problemas onde elas não existem, tipo. Mas pronto. Ah pá, Carlos, é tal cena. Um gajo está-se aproximando do ponto alto do ano que a volta à França. O ponto alto passou no fim da época.
00:38:12
Speaker
O ponto alto passou. O Coelho acha que foi o giro. Esse é mau senel. Se o ponto alto for a giro é muito mau senel. Tipo este giro e gostei mais deste giro. É assim, e costava?
00:38:26
Speaker
das etapas deste tiro, com aquela cena de não saber quem é que vai ganhar, como no ano passado. Pois, eu sei, sei, bem-vindo. Isso é que era.

Impacto da ausência de João Almeida

00:38:38
Speaker
Mas eu acho, eu tenho que dizer isso. Diz-te tudo, diz-te tudo. Não, eu acho, e eu acho que foi tudo que tu disseste isso, é que a grande diferença deste tiro, por alguns anos, é o facto que não temos o João Almeida. E isso, para os portugueses que seguem isto religiosamente depois, faz uma diferença abrotona.
00:38:54
Speaker
Eu acho que isso é o que fez que muita gente não tivesse tanto interesse em Portugal. Eu acho que sim. Até pelo que nós fomos ouvir do pessoal que estava a andar de bicicleta conosco no Luturro do Pedalo, eu penso que foi mesmo o facto de... Não disseram isso assim abertamente, mas eu acho que foi um dos factores. Perde um bocado entre isso, a verdade é isso.
00:39:21
Speaker
Sim, e depois tu vejo um gosto com tanta vantagem, essa é. Também essa coisa. Se um gosto é daquele pessoal que um desporto e gosta de ver as etapas e ver os nuances e ver as coisinhas pequeninhas aqui e aquelas, tudo bem. Agora se um gosto está a ver ciclismo, como quem futebol quer.
00:39:42
Speaker
Liga o jogo, casa-se de ver o jogo e depois o resultado no fim, e depois fala. Ok, se é assim nada tem interesse. É verdade, eu penso que não assim muita gente que o ciclismo dessa forma, mas há. sempre história por trás, e como tu dizes, sempre muitos pequenos detalhes que acontecem todas as etapas.
00:40:07
Speaker
Claro, se nós tivéssemos tempo infinito para gravar o podcast, tinha aqui uma lista de tudo o que aconteceu em cada etapa. Mas depois também ia ficar um bocadinho chato para quem ouvir.
00:40:20
Speaker
Fónix, é o que te digo, mas é uma forma de um gajo acompanha uma coisa, uma etapa e depois no final da etapa escreve o que achou sobre a etapa e o que aconteceu. Também podes eventualmente colocar esses detalhes
00:40:42
Speaker
Não, Carlos, isso está a bastar de trabalho e não vou fazer nada. Então, uma ideia. Eu tenho trabalho suficiente. Então esquece. Sei, até porque nós fizemos o luto rodo-pedal e agora o luto rodo-pedal, como nós tínhamos falado, foi uma preparação para os nossos próximos objetivos. Tu tens agora a prova quando? A domingo. E o que tu achas?

Estratégias para corrida de ciclismo

00:41:09
Speaker
Uma questão de descansar?
00:41:11
Speaker
É descansar, amanhã fazer assim também zona 2, levezinho, 45 metros, cair. E não fazer mais que isso? Não, não vale a pena. Eu amanhã, se calhar, fazer a mesma zona 1, que é diferente. Fazer a mesma zona 1, a zona 2, o que é que vais ganhar com isso? Nada.
00:41:34
Speaker
Fazes ou não, ou então vai à rua, mas fazes tipo levezinho, não puxes, não vais fazer suco... A manhã eu não saio de bicicleta. Ok. E como é que vai estar o tempo, o domingo, agora? Ah, está bom, está bom. Não vai chover. E qual é o percurso? É a prova do Seychelles, portanto, começamos... A partida é mesmo em baixo, no da praia, no do Cubo Novo.
00:42:01
Speaker
subimos aquela rampa que tem para e depois veremos em direção ao Porto Muniz. Ok. Pegámos aquela via express que nós fizemos no domingo. Ok. Vai até o Porto Muniz, portanto depois tu, né? Isso tudo. Chegamos à rotina do Porto Muniz, voltamos para trás novamente até o Seychelles. Chegamos até a... O alarme está a tocar, mas tenho mais 5 minutos. Chegamos até o Seychelles pela estrada regional.
00:42:29
Speaker
E fazemos esse circuito mais ou menos a sete oportunidades. E eu faço duas vezes. O botão principal faz estas três voltas. Ok. E depois a subida final para o chão da Ribeira que são cerca de 3 km a 11%. Caralho! É mais difícil que o campeonato regional de rampa. Aquela puxada de fuga. Caralho! Ah, é bem mais difícil, esquece. Isto é que era muito difícil de fazer.
00:42:58
Speaker
Olha, pode ser que façam agora, se fazerem mais... se fazerem eventualmente a taça madera de rampa, se calhar por vai ser uma das provas. Eu acho que é um evento, eu espero que tenham essa esperança que tenham grande sucesso pelos fazerem mais. Podiam fazer um aviso por mês, por mês.
00:43:15
Speaker
Olha, isso era fixe, era fixe, e voltar do Campeonato Regional de Rampa para fazer o primeiro ou o segundo. Isso é o assaite do segundo lugar, ficares em primeiro, cara. Olha, tenho uma novidade em relação a isso. chegou a minha cacete de 39.
00:43:31
Speaker
Aí, doping canque. tava a precisar deste, isso foi um bocado. Sim. Mas qual a outra, quantos dentes, qual a a tua? A frente. Ah, a frente. Caralho, seja. Trinta e nove, será. Trinta e
00:43:51
Speaker
Não tenho a certeza. Eu também tinha 39 a frente. Acho que é 39,50. É como eu então, 39,50 que tenho. Acho que é. Eu descobri ontem por menor, os meus cranks da Pinarello são de 180. É possível? É. Porra desse. 180? Vais comodar isso? Eu estava a comparar as medidas com o Abel, que o Abel agora está no ruo.
00:44:17
Speaker
Isso é bastante acerto, como é que uma está mais alta que a outra e três medidas dos direitinhos do pedal para cima? Ah, caralho! Como é que isso é possível? 180, mas isso é enorme! Eu vou ver melhor as medidas, mas eu acho que é isso. Está escrito 180, 180. Eu não vi o tamanho, eu fiz com a confitamento. Está escrito por dentro, do lado de dentro. Vou ver isso a seguir. Fogo, Carlos!
00:44:44
Speaker
Tu devias ter um 170. Então agora repara num pormenor, se isto estiver certo. Eu ano passado fiz o gran fundo.
00:44:54
Speaker
Como é? Um crânico de 180, uma cacete de 25. Pó, desde que tenhas desculpas para desculpar outros resultados, faça bem. A cena do ciclista é, ou tem, ou corre tudo bem e tens bons resultados, ou corre tudo mal e tens sempre uma desculpa. Eu não estou a falar dos resultados, estou a falar de factos, o que é quando safias. São factos, são factos. Não, factos ainda por confirmar que eu tenho que lhes.
00:45:20
Speaker
E tu tens os cranks demasiado com produtos e eu com o pulo em vazeio. Agora vem o diabos que olha. Não, mas isso é muito grande para ti e tu devias ter um 170. 175 é muito grande e tu notas diferença na anca a seguir.
00:45:44
Speaker
Depois, eu agora estou a treinar no ruo. Não sei o que... É isso que eu agora estou a achar estranho. É porque afinal as psicotas que eu usava... A psicota que eu usava no ruo... Olha, eu vou te dar um conselho. Eu vou te dar um conselho, Carlos. Tira os crânicos que estão na vermelha e mete na tua. Ah, é o Tegra, não é? É o Tegra. E... Ah pá, vai ficar a destoar. Mas... Fica cinzenta. Mas são cento e setenta. Eu não vou fazer isso ainda. Não vou fazer as alterações antes da prova. Mas depois.
00:46:14
Speaker
Para a volta à madeira, se calhar. Esses crags são de 170? Pois, este já. Reparei-lhe que eram mais pequenos. Homem, eu tenho 170 e se pudesse eu tinha 165. Pois, mas eu vou ver o que está por trás para se não... Aliás, na bicicleta de montanha tenho 165.

Ajustes de equipamento para melhorar o desempenho

00:46:39
Speaker
É, é, é. É, é. É, não é preciso... É, é, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É, é. É,
00:47:05
Speaker
Sim, mas pronto. Olha, se calhar quando formos falar da volta à França, vamos estar a nos preparar também para a volta à Madeira. E tipo, na altura vamos falar sobre isso. para os dois principais eventos ciclisticos do ano a seguir ao Litorre de Pedal.
00:47:20
Speaker
a seguir ao Latorre do Pedal. Sim, senhores. Pronto. Olha, Carlos, obrigado pela tua participação. Obrigado. Fim, foi um prazer. E pessoal, vou dar aqui também um obrigado a todos os participantes do Latorre do Pedal, fiel também. E vai sair o episódio, não sei quando, sobre o Latorre do Pedal, quando sair. Vocês vão ser os primeiros a ver. E pronto. Não percam o próximo episódio de nós também, não é? E força no pedal!
00:47:49
Speaker
Sempre. Sempre. Concluir, gravação.