Become a Creator today!Start creating today - Share your story with the world!
Start for free
00:00:00
00:00:01
Futebol, Cerveja e Tremoços - Vol 33 - Dezembro 2023 image

Futebol, Cerveja e Tremoços - Vol 33 - Dezembro 2023

PDC Podcast
Avatar
50 Plays10 months ago

Bem-vindos a mais uma edição do PDC Podcast e da nossa série que aborda o futebol Português: Futebol, Cerveja e tremoços.


Os veteranos do PDC Podcast voltam a juntar-se para falar de futebol, com Natal de futebol importante em Portugal!


E com o Plantel revigorado! O Eduardo Rodrigues e eu, Paulo Rodrigues, regressamos para mais uma "agradável" discussão sobre o desporto Rei acompanhados por Sílvio Gonçalves!


Enjoy!


Este Podcast contém música de Italian Secret Service:

Smell like ten spirit

Not the Same ℗ 2008

Released on: 2008-04-11

Artist: Italian Secret Service

Recommended
Transcript
00:00:01
Speaker
Avisem-me, o programa que se segue pode conter linguagem ordinária e ou verbalmente agressiva, que pode ferir as suscetibilidades dos ouvintes mais panígicas. Obrigado. Este programa conta com o apoio de X-Muse. Powering your dreams.

Introdução e boas-vindas

00:00:19
Speaker
Hello there, and welcome to the PDC Podcast.
00:00:23
Speaker
A herança também é encheia, por isso. Ai cara, foi tudo feito, tudo pensado para... Pá, é o Silvio, é que o gajo pensa... Ao visto, tem os planos todos feitos. Tudo melhor, né? Os planos para a porta que não estão bons, não é?
00:00:39
Speaker
Ah, então vou cagar para o Porto. Ah não, pronto, ok.

Silvio e histórias humorísticas sobre Porto

00:00:42
Speaker
O Silvio vem com uma missão que é, penso eu, descascar acima do Porto quanto mais pode. Exato. Mas é criticar o Porto e criticar os outros também, não é? Sim, senhores. Também é isso. Faz-lhe que eu também fique acolhido. Para mim, o Chávos é o quê?
00:01:02
Speaker
Chaves! Olha para mim também, o canicienso é o que é? O canicienso. Não sabes quem é o canicienso, Silvi? Quem? Não sabes quem é o canicienso? Não estou a perceber. Não sabes quem é o canicienso? Candicienso? Canicienso. Canicienso, é do... deve ser da caniça, ou caniça... Não, não é. Olha o sabo do que é o canicienso. estiveste na Madeira, Silvi?
00:01:26
Speaker
perdi a virgindade. Ai carasas! Details, details. estás a gravar isto também? fiz. Aqueci a RGN30 para o rapaz, deixa de merdas pá. O início é sempre aquelas conversas da Treia, depois o Eduardo tem que dizer as próprias más. O Ricardo Cervajas, o Prato Tramosos e o Rodolfo Schneerich.
00:01:58
Speaker
Ah, bom dia! Olha, para nós vai ser três cervejinhas e um estremol, se chega outro, para acompanhar. Obrigado. Oi, hora.
00:02:14
Speaker
Não se importa o que trar, isso está a dar na televisão. E meter futebol chega. Obrigado. Olha, Eduardo, eu não sei o que é que estiveste no Natal, mas o podcast teve uma prenda. Foi? Que é o Selevi.
00:02:41
Speaker
Boa. Olha, boa. Boa. Bem embrulhado. Boa. Boa. A gente estávamos aqui sozinhos os dois. Ou seja, a gente pediu lavar a vontade no porto, porque o porto do Cacu nunca reclamaria de nada. A gente agora tem que terminar. Até quando o Carlos estava aí, o Carlos achava a gente a lavar no porto a vontade.
00:02:55
Speaker
O Carlos estava a sentir o que estava a ser passado no porto, estava a sentir aquele desenho. Mas veio que mandamos um ciclista, mandamos em Béuira. Ele foi em Béuira na pesquisa dele, na pesquisa dele o Carlos e veio, e fomos pegar outro gajo de bicicleta, que foi o Silvio. A Silvio vai-te apresentar ao pessoal. Como na escola, olá sou o Silvio, tenho cinco mãos cheias de anos.
00:03:21
Speaker
Pois, não é cinco, mas são quatro. Quatro não, oito. Quer dizer, se cada mão contar uma são oito mãos, se forem duas são quatro. Então o Paulo aqui é o mais novo do grupo então? Sempre. Respeitinho, respeitinho. O Paulo é o Benjamim da equipa de ciclismo. A sério, não tem ninguém mais novo que eu.
00:03:44
Speaker
Eu tenho 35, mas não é muito novo. Sabe quem faz muito ciclismo indoor e usa a plataforma que nós usamos, Zwift?
00:03:59
Speaker
É pessoal que passou a ideia, passou-me cada ideia de que é atleta, não é? Que quer ser ciclista. E tem... e tem as suas ocupações e acabam por ter o dia, ou seja, o tempinho para fazer algum exercício no final do dia. No final do dia, pá, a minha parte às vezes está à noite ou está a chuva ou não tem ninguém com quem ir para a rua.
00:04:21
Speaker
E dedicam-se a isto, por isso é natural que a faixa etária seja mais... É se calhar pessoal com que te sei o que mais poder-te comprar, porque isso também, que andar a comprar Rolls e não sei o quê, também não é assim...

Discussão sobre esportes e experiências pessoais

00:04:31
Speaker
Quero dizer, bicicletas em geral... Mas hoje em dia deve ser um set-up relativamente barato. É, bicicletas em geral não é um desporto barato. É qualquer coisa, se te dedicares aquilo a sério acabas por gastar dinheiro. Pô, ainda um dia destes fui fazer pedal, nunca tinha feito.
00:04:49
Speaker
Paddle? Sim, paddle. São uma raquete? Sim, pois acho que até custa uma raquete boa. Mas barato uma rafariga são 60 paus. Uma raquete boa pode ficar aos 500 euros. Ah pás, estás a gozar. Não estou, é verdade. E eu joguei com uma de 500... Mas notas a diferença. Eu joguei com uma daquelas que eles emprestam nos pavilhões. E joguei com uma de um colega meu que se dedica à kill.
00:05:17
Speaker
custa 500 euros e foi feita à mão. Mesmo se custa 500 euros é bom que se não diferença cara. E não tem muita diferença. Ou seja, tens de fazer muito menos. Ou seja, é uma raquete que tens de ter muito mais domínio, porque ela dispara para todo o lado a bola. Mas por outro lado, tens de fazer muito menos força e dominando aquilo, consegues colocar muito melhor a bola.
00:05:41
Speaker
joguei muitos anos de squash. Olha o Edward também. Eu também. E comecei com uma raquete de entrada, não é? Mas lá, mas no squash as raquetes não se comparam. Estou com menos 200€, tens uma coisa boa, metes numa encurvação em condições.
00:05:59
Speaker
e tens uma boa raquete. E na altura, quando eu comecei a fazer as próprias encurdulações, encurdulações mixtas e o carasques, senti uma evolução muito grande na técnica que desenvolvia a jogar dos costos. Depois levantei as costas e deixei aquilo. Ah, ok. O Eduardo, tu eras bonzinho a jogar, Eduardo? Era. Tava uns toques.
00:06:23
Speaker
no Galomar, não era? Exatamente. Olha, eu chegava no Dragão, na escola do André Lima, que foi número 1 nacional muitos anos. Eu tive ligado ao sequestro durante 5 anos, 6 anos.
00:06:41
Speaker
Mas estamos a falar 20... foi uns tempos. Foi, eu tinha 15 anos, 14 anos na altura. Ah, ok. Eu joguei entre os 23 e os... 28. Mais 5 ou 6 anos. O Anderlima tinha um irmão, não? Não. Tenho um irmão, tenho. vamos dois. Exatamente. E o Anderlima era o mais velho. Sim. Exatamente. Então, num campeonato nacional que eu fui,
00:07:07
Speaker
Ele ganhou. O irmão estava num escalão abaixo. Ele ganhou num escalão de Júnior, Chauverro. O irmão estava num escalão abaixo. Fiz uma birra qualquer. Não me recordo bem. Tinha sinal de... Vedetas. Vedetas. Não os conhecia. Fui a primeira vez que vim ao campeonato de jornal. O que foi? Tu tentava lembrar o ano que isso foi?
00:07:32
Speaker
Caralho, vocês foste ao Campeonato Nacional. É, mas o Campeonato Nacional era uns torneis, não era assim... Também tem que ter, e foi ao Campeonato Nacional de Básquetes duas vezes, levámos para aí. A gente também perdeu. Mas o Campeonato Nacional, aquilo era diferente, aquilo não... Aquilo havia vários torneis, que as pessoas participavam, e depois havia o que eram todos do Campeonato Nacional, na altura. Pai, isso se bem me lembra, estamos a falar 20 e muitos anos atrás. Não foi não 20 e muitos anos, eu tenho 40,
00:08:02
Speaker
41 e eu tinha 14 anos, 15 anos de altura. Portanto, estamos a falar 25 anos atrás, para mim 28, 26 anos atrás. E tinha sim nas oleias.
00:08:17
Speaker
Não tenho grandes memórias já. Algumas memórias, mas não tenho grandes memórias. A memória que eu tenho do André Lima foi... Ele geria o espaço que ele é debaixo das bancadas do Estadio de Dragão. Teve umas quadras de coches. E na altura ele representava a barra do Melop. Era tipo intermediário. E eu comprei através dele a raquete. A minha primeira raquete em condições. Que era raquete igual a dele até.
00:08:48
Speaker
E estava a jogar e pertei a raqueta ao banheiro. Ah, pode. Pertei com ele, pertei com ele e disse, olha, aconteceu isto, isto e isto. Ele sem problema, vai ao saco dele, saca de uma novinha e diz, olha, pega, fica com esta que eu levo a tu. E fiquei-lhe muito... E aliás, minto, a raqueta que eu tinha comprado foi o modelo abaixo do topo.
00:09:09
Speaker
E quando cheguei lá, ele deu uma de topo e ficou com a minha. Pronto. E eu fiquei... Ficou a ser o meu ídolo. Claro! Claro! Claro! Claro! Claro! Claro! Claro! Claro! Claro! Claro! Claro! Claro! Claro! Claro! Claro! Claro! Claro! Claro! Claro! Claro! Claro! Claro! Claro! Claro! Claro! Claro! Claro! Claro! Claro!
00:09:35
Speaker
O acontecimento mais importante no futebol português

Análise de jogos: Benfica vs Braga e Sporting vs Porto

00:09:38
Speaker
nos últimos tempos foi aquela super jornada das super jornadas. O Braga Benfica e o Sporting Porto. Eduardo, queres começar pelo expliqueiro? Como é que é o Benfica da Cabe do Braga?
00:09:51
Speaker
Como é que fica de cabo no Braga? Eu acho que o Benfica teve sorte no jogo. Mas eu ia dizer sem saber ler nem escrever. Ai pá, sem saber ler nem escrever... pessoas que fazem curso superior sem saber ler, sem escrever... Ou é campeão. Eu acho que o Benfica teve sorte. Eu acho que o Benfica...
00:10:09
Speaker
Eu acredito que aquilo seria sempre a estratégia que eu ia usar. Um bocado aproveitar o grande balanceamento do Braga ofensivo e tentar aproveitar os contra-ataques, os espaços que o Braga bastante. E depois tive uma sorte danada que foi no primeiro ataque.
00:10:24
Speaker
direitos, entre aspas, o primeiro contra-ataque direto, marca o golo. Ele está nos molhos importantes. E depois do caso que a gente faz, ele está no jogo, não sei o jogo que é, esse é o último jogo da Liga dos Campeões, o gajo está lá, faz duas assistências,
00:10:46
Speaker
Eu sou com isso também. O Pefenas também. O Pefenas. O Piquenhas. O Piquenhas marca um gol sem saber-lhe escrever, mas primeiro ele assulta o pessoal de todo. Mas isso estávamos lá. Se a gente tem que falar nisso... Também o pessoal chamava-lhe de Pefenas. Eu dizia-lhe, eu sou o Vestariano, caralho! Pode ser, pode ser. Mas acho que o Manfica teve sorte. O Manfica acaba por entrar no jogo bastante bem, ao contrário do Braga. O Manfica faz muito bem na parte, muitíssimo boa. O Manfica tem-se marcado mais um ou dois gols.
00:11:13
Speaker
Pelo menos nós um gol não seria de espantar, se fosse para um ponto de intervalo com 2 a 0, ou com uma diferença de 2 gols. O Rafa teve muito isso bem, o João Mário teve muito isso bem, o próprio Tankster teve muito isso bem a aproveitar o espaço que o Braga deu. E na segunda parte, foi um pouco equipa grande, honestamente foi um pouco equipa grande. Não equipa grande, mas uma equipa com extremamente de campeão. Percebeu que o Braga estava bem no jogo, que o Braga tinha vindo do jogo até bastante interessante, tanto nos campeões,
00:11:43
Speaker
e que ia tentar aproveitar esse embalo emocional do Judali dos Champions para tentar...
00:11:50
Speaker
ganhar o jogo. E depois, defensivamente, foi muito isso bem. Estão dando grandes hipóteses. E depois, na altura que as duas vezes que o Braga tem hipóteses de chegar lá, o Guarda Redos teve muito isso bem. Na parte final já... faz uma defesa brutal. E tem uma situação que eu achei muito interessante. O Guarda Redos, apesar de novo, vai ter 22 ou 23 anos, não sei precisar.
00:12:16
Speaker
para ter uma altura em que uma figa estava um bocadinho encostada às cordas, com o Braga atacar-lhe, sem criar grande primas, sempre com bastante aposso ofensivo e com cruzamento de espalha. E fingir uma lesão. Exatamente.
00:12:26
Speaker
Tu viste o jogo? Fui vendo, sim. E o que acontece é que pôde-se a lesão, que eu acho que o teu Braga estava bem. Cobrou ali um bocado o ritmo do Braga. Exatamente. E o Ifiga reestruturou-se a equipa toda, ou apanou-se a salvar uma conversa, ou se seria apenas o Criar ali um pouco o Ip do Braga.
00:12:49
Speaker
e a partir daí acabou-se o Braga. Sempre que mais posso oferecer assim, mas perigo, perigo, perigo, não houve nada. Foi uma vitória importante. Era importante ganhar o Braga. Depois sabíamos que, por desporting, alguém ia perder pontos. Claro. Ou iriam os dois perder pontos. Se bem que, mas vamos lá. Acho que o Benfica acaba por se encontrar um pouco mais nesta fase final do Ante Sevilho. A massa estabilizada um pouquinho.
00:13:17
Speaker
Pá, sim, sim, sim. Eu achei no jogo, nesse jogo em particular, e eu não sei se essa é a vossa opinião, mas eu achei que por exemplo, o Braga não aborda, tem uma ideia de jogo, mas eu não sei se é a mais correta para enfrentar o Benfica, porque eu vejo o make-up que ele apresenta, e eu não sei ao certo, eu penso que o Almos Ratti está lesionado. Está lesionado. Mas eu também apoio o outro brasileiro, o Carvalho, como é que é o nome dele? Olha, o William Gonçalves, uma coisa assim.
00:13:45
Speaker
Não interessa, eu ponho um make-up de anões, por assim dizer, o João Boteinho, o Borta e o Valgozão. Se tu tens que ir um pouco o Braga este ano, o Braga este ano está a fazer uma coisa que é de louvar, que é estar-se a preocupar, o único exclusivo muito ofensivamente no jogo. O processo defensivo é errar o jogo que o Braga não sofre golos.
00:14:07
Speaker
Sim, mas é ponto de controlar o Meicamp também, era preciso controlar o Meicamp, eles ofensivamente estiveram bem. E não quero dizer, eles defensivamente podiam ser melhores, acho que é realmente o ponto fraco deles, mas eu penso que isso tem mais a ver com o Meicamp
00:14:25
Speaker
controlar poucos jogos, do que com os defesas por assim... Seriam assim tão maus, porque defesas muito maus hoje não têm. Eles têm laterais razoáveis, até comparando a linha defensiva do Porto, porque andam sempre condenados e os laterais estão assim, tirando o João Mário, estão sempre postos em casa.
00:14:46
Speaker
Ali a defensiva do Braga, vendo bem jogador por jogador, não é tão má. E eu pensei que no meio campo não tem ninguém ali. Se não tivesse o Almos Ratti, que se calhar era o problema que eu suportaria ter se não tivesse pescado o Ullman, por exemplo, quando saiu agora, não tem ali um põe no meio campo. Porque eu acho que é uma diferença grande.
00:15:07
Speaker
E penso que o Boraga podia ter abordado o jogo de outra forma, não fazer tanta pressão alta, se calhar tentar dar mais bola ao Benfica. Eu acho que o Boraga ainda tem um problema, que é um estigma que ainda não sabe como confrontar os grandes. É isso, no fundo é isso. Nos anos anteriores, tentou várias formas e levou sempre sacros do Benfica, ou seja, poucas formas de vezes ganhou, não tenho memória, duvido que alguma vez tenha ganhou.
00:15:32
Speaker
Nós até tínhamos aqui um jogo contra Porto Sporting e Benfica. Nós até tínhamos aqui um jogo contra Porto Sporting e Benfica. Nós até tínhamos aqui um jogo contra Porto Sporting e Benfica. Nós até tínhamos aqui um jogo contra Porto Sporting e Benfica. Nós até tínhamos aqui um jogo contra Porto Sporting e Benfica. Nós até tínhamos aqui um jogo contra Porto Sporting e Benfica. Nós até tínhamos aqui um jogo contra Porto Sporting e Benfica. Nós até tínhamos aqui um jogo contra Porto Sporting e Benfica. Nós até tínhamos aqui um jogo contra Porto Sporting e Benfica. Nós até tínhamos aqui um jogo contra Porto Sporting e Benfica. Nós até tínhamos aqui um jogo contra Porto Sporting e Benfica.
00:15:57
Speaker
Abaixo. Precisa de matar esse estigma de jogar contra os grandes que ainda não conseguiu ultrapassar. Eu acho que botasse o tornedor ali que faz uma diferença. Sabe que acho que tenho uma mentalidade diferente dos anteriores, mas ainda acho que não tenho unhas para aquilo. Tem plantel. Eu pode apoder alguns jogadores no final da época agora.
00:16:21
Speaker
Se a gente for a ver bem, e a gente ter um bocadinho a questão do clubismo aqui, e é um pouco sempre complicado, o que a gente está a ver do Braga, este ano, é o que a gente quer de um jogo de futebol, ou quer de uma equipe de futebol. Se a gente vai de futebol para ver o quê? Goals. O que o Braga tem apresentado todos os jogos? Goals. O que o Braga tem apresentado? Futebol oficiativo. É isso que nós queremos ver numa equipe de futebol, num jogo de futebol.
00:16:45
Speaker
Se vocês forem ir na Bélgica e forem ver um jogo de futebol do... O standard de Liège contra uma equipa qualquer, não sei eu... O St.Gillian, ou como é que é, ou como é que é, vocês vão completamente descomprometidos a nível emocional do jogo, vocês querem ver um bom jogo de futebol. Se vocês forem ver um jogo, como vocês vão ter um 4-2, um 4-1, um 3-0, um 3-2, ou 3-1 como fui agora com o Nacional para a Taça da Liga, vocês vão passar uma hora e meia, duas horas por ano.
00:17:14
Speaker
E se a gente pensar que cada vez mais o futebol é um espetáculo, eu acho que o Braga tem pouco de certo. O que a gente tem que pensar é que nunca ganhou nenhum título na nossa batalça de Portugal, sequer se entrou a meter na luta com os grandes tem que apresentar algo mais e pode marcar a gola mas também não pode sofrer tantos. Ok, verdade.
00:17:34
Speaker
É verdade. que se a gente pensar que esta matriz do Braga é uma matriz que tem vindo cada vez mais a se desenvolver nos últimos dois anos, dois anos e pouco, que é um pouco mais mal ofensivo, na prática eu acho que está porreiro. Eu acho que está porreiro. Agora, se a gente for a ver os fones da que idade, 38, 37,
00:17:54
Speaker
40. 40 não, mas deve andar por aí. Sim, mas deve andar por aí. Ou seja, ok, gerou um gajo que vai conseguir ganhar espaço nas costas, a mesma coisa quanto a Mandy, por exemplo. Tem 40. Eu acho que ele tinha 40. Pronto. Ou seja, eu acho que é interessante até esta forma de jogar do Braga. Se eu suficiente para ganhar os grandes, eu acho que os grandes têm mais,
00:18:21
Speaker
Tem ali uns pózinhos para limpinpin maiores que se supressaram nesses jogos. Mas no fundo o Braga não está tão mal. Está bem, o Braga está bem. Na Liga dos Campeões deram boa imagem deles mesmos. O resultado foi o mesmo, mas foi o melhor que eu bem fico. Não sei se o resultado foi o mesmo. Ficaram em terceira mesmo.
00:18:49
Speaker
Ok, mas financeiramente ganharam mais como a Efica ganhou, não é? Não sei, não sei, não sei. Financeiramente ganharam mais como a Efica ganhou. Não sei, não sei, não sei, não sei. Financeiramente ganharam mais como a Efica ganhou. Não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei
00:19:14
Speaker
Ok, falou-vos que pode ser que haja coisa dos golos ou uma coisa assim, não sei. Sim, mas eu acho que o Festival dos Campeões é o melhor que o Benfica, pronto. A melhor imagem que o Benfica. Tem nem que contar o nível do grupo, foi melhor. Mas pronto, vai-se passar ao melhor clube de todos os tempos, da história da humanidade e do universo. Mas vamos conversar para falar do Benfica agora? Até quando?
00:19:37
Speaker
Daqui a pouco, sim, se fala do Benfica. o Lula também estava falando. Mas não é porque o Sporting ganhou dois aeroportos. Opa, Silvo, o que é que achaste do jogo? Vais dizer bem do Sporting ou vais dizer mal do Porto?
00:19:50
Speaker
Vou dizer que o Porto não tem plantel para andar à luta com estes dois, mas a sorte é que ele tem um treinador que disfarça muita coisa.

Estratégias de transferências e limitações do Porto

00:20:02
Speaker
No entanto, ainda vi agora o que ele falou na entrevisão do jogo
00:20:12
Speaker
para os Chaves, e ele disse uma coisa que reflecte muito bem o que ele é e a postura dele no Porto, que é... falaram-lhe da possibilidade de reforçar agora o Porto no... agora não quero... no Em Janeiro, e ele disse uma coisa interessante que foi, ou contratámos alguém com credenciais e provas dadas e põe entrada caras no 11, ou não quero ninguém, porque se vier alguém com potencial,
00:20:37
Speaker
que seja uma pessoa, um jogador de perspectiva, mas que precisa da sua adaptação. Quando ele acabar a adaptação aqui, estamos no verão. Não precisa dos jogadores desses. E acaba por ser um bocado isso. Ou seja, se olhaste para os jogadores que tem, aquele faz confiança.
00:20:56
Speaker
Ah pá, é muito curto o plantão. E todo o pessoal que entrou de novo, ele não aposta. Não aposta, tem aquela coisa de tem que passar o calvário deles no clube, tem que se adaptar, tem que mostrar a fome de bola, tem que mostrar o que ele acha que entenda que merece entrar no 11.
00:21:18
Speaker
E enquanto não lhe essas garantias, ele por isso simplesmente não aposta. E com os jogadores que têm e que ele aposta, que cada vez é mais curta a manta, não é? E que a igualdade cada vez é menor, pois acontece com as agências, que é ir ao jogo com suporte e levar um cheiro de bola. Foi o que aconteceu. Eu não vou dizer que foi um cheiro de bola. O Porto quando tinha a bola, cada jogador pegava na bola e olhava para todo o lado e tinha muita dificuldade.
00:21:46
Speaker
a encontrar uma linha de passe. E em dois segundos tinha um jogador de suporte em cima que tirava a bola ou fazia falta ou a jogada perdia-se. E pronto, mas isso eu acho que não é falta de ver de treinador, ou seja, não é falta de tática, não é falta de estratégia, é falta de pés, ou seja, é qualidade do jogador que não está que seguimento à estratégia que o treinador definiu para o jogo.
00:22:14
Speaker
São jogadores muito limitados. São jogadores bons, mas muito limitados. Não é os Aidu. Não é dos piores. jogadores piores. jogadores que estão com ele muito grande.
00:22:34
Speaker
O Astaque é muito esforçado. Nota-se que vive bem o Clube. Viva o Clube como o Sérgio Conceição aprecia. Mas é muito curto. É muito curto. É muito curto para ser o tal pêndulo que tu ainda agora estámos a falar do Almozar Trinaburago. Pôres o início de construção do jogo nos pés daquele jogador, é matar 50% da jogada. Ele é um tal slente.
00:23:03
Speaker
É lento, é dor de rins, não tem grande visão de jogo. Eu estava com muita fezada no espanhol que veio do... Mas está na porta de São Paulo. Mas estão a dizer que ele vai apressar à base? Pois. Mas qual foi a aposta que você fez nele?
00:23:23
Speaker
está. Vim agora à conversa de início que eu tive, não é? Não deve estar a mostrar aquilo que o Sérgio Conceição acha que ele deve mostrar e depois aquilo é uma espiral negativa, que é o próprio jogador sendo-se injustiçado.
00:23:37
Speaker
depois menos, e depois aquilo é tipo a bola de neve e as coisas acabam por se precipitar na saída do jogador. No fundo, olhado... Espera, deixa-me dar aqui um a chega. bem, o NIC vem com a aprovação do Sérgio Conceção, certeza. O Foranavarro vem com a aprovação do Sérgio Conceção.
00:24:01
Speaker
Mas quanto ao Frannabargo, não me preocupa tanto. Entendi mais como uma aposta de futuro e não uma aposta de imediato. O Frannabargo vai ser um jogador que eles pensavam que o Evanilson ou o Tharem iriam expulver ou fazer boas primeiras partes de temporada.
00:24:23
Speaker
e iriam ser vendidos agora no mercado de inverno, e ele teria tido um jogador para a substituição, como Ioano da adaptação a isso. Foi essa a estratégia, tanto para ele como para o que veio do Braga, o Ivan Reimer. Entendi essas duas contratações, não em contratações para entrar no imediato, mas em contratações para suprir alguma transferência.
00:24:51
Speaker
Mas no entanto, os jogadores que seriam as primeiras linhas, também não estão. Mas a questão é que tanto um como o outro, o valor que foi um placo foi pago por eles, não foi propriamente para um jogador para ir para o banco. Mas hoje em dia qualquer coisa custou 5 milhões de euros. bem, mas porra, ok. Vendas com os preços precios assim, mas não acho que...
00:25:16
Speaker
Tirando o Sporting que foi buscar o Boyacres com um valor alto, mas o gajo vale 5 ou 6 vezes aquele valor. Pelo que jovem faz aqui para jogar. Opa! Suvisas contratações que o Benfica fez e os milhões que gastou.
00:25:33
Speaker
Eu não estou a pôr em causa a qualidade dos jogadores, porque a qualidade dos jogadores está lá. Depois é uma questão de ter estofo para lidar com um clube grande ou ter a vontade de querer evoluir, e depois são coisas que vêm do jogador. Assim como o Sérgio Conceição falou nesta última conferência da imprensa do Veirão, que vai agora fazer meia época no Cruzeiro, que ele disse uma coisa muito acertada. Ele disse, o jogador é bom, o jogador tem qualidade, o jogador tem uma técnica fora do comum,
00:26:03
Speaker
E nós trabalhámos com eles 5 horas por dia. As outras 19 horas a cabeça do jogador. Mas isso foi uma situação que é como a da agora. havia rotulado isso. E ele diz que é um jogador que também tem muitas lesões. E foi a sequência que ele diz. Se um jogador tem muitas lesões, tem que fazer mais para além das horas que passa conosco. Porque sabe que tem muitas lesões. Tem que ter um alimento a sua qualidade.
00:26:33
Speaker
Tem que dormir, tem que descansar. E depois dizia-lhe, ah pá, e depois aquelas coisas. Nós concentrámos-nos todos os dias às 9h30 no centro de estágios ou onde quer que seja. Mas eu tenho jogadores a entrar antes das 8h da manhã.
00:26:49
Speaker
E o Vero não é um deles. Pronto. está. Essas são aquelas coisas. É a cabeça. Mas isso é que indo para o Brasília ainda vai ser pior, parece que vai piorar. Se fosse para um clube da Liga, para outro clube da Liga... Tu consegues ter a favela dos jogadores, não consegues ter a favela dos jogadores... Desculpa, tu consegues ter a favela dos jogadores da favela, não consegues ter a favela dos jogadores. Vendo do jogador, mas a esta não mexera.
00:27:14
Speaker
A questão não é isso. A questão é que se a gente for a ver um pouco o historial dos jogadores que a gente tem brasileiros, e não só, que vem de ambientes de bastante dificuldade. Eles passam numa situação que com 14, 15 anos quase não têm dinheiro para comer entre aspas, que o clube tem que dar refeição e muitas vezes algum suporte financeiro à própria família, para passar dois anos depois estar a ganhar 50 mil por mês.
00:27:37
Speaker
Em que tudo que tem que estar à volta dele, nível familiar, nível de amigos, não do nada. Ou seja, na prática, ele que vai bancar tem tudo. E se tu tens um gajo de bancaire, que ganhava antes, não pagava o café, agora paga até viagens em primeira classe ou em final de século, tu nunca lhe vais dizer, não foda-se, esquece, está isso a merda, porque tu tens que escutar.
00:28:00
Speaker
no clube às oito da manhã, como o senhor estava a falar, e tens de treinar depois em casa, tens de aproveitar, tens de descansar bem, tens de fazer recuperação, tens de contratar um PT para te ajudar a fazer um trabalho extra clube para consegui-te estar. Vamos para o tamanho para te resguardar. Estás louco? O que? Pega o odd, bata, tens uma caixa de música, falamos com aqueles amigos do bar, não sei do quem, e vamos para casa fazer uma festa de todos.
00:28:26
Speaker
E óbvio que estamos aqui um pouco a generalizar, mas a gente sabe muito bem que isso acontece. Então tu ves os jogadores que vêm do e que dão bestas de jogadores, e outros gajos que não dão nada, que se perdem pelo caminho. É muito teatro. Também. E depois, ainda voltando ao início da conversa, outra coisa que também acho que...
00:28:47
Speaker
que está a minar um bocado o Porto, é a cena de... um pouco aconteceu com o David Carmo, é estar o David Carmo disponível, estar o outro... não esqueci do nome dele... O Pedro? O não outro... O Fábio Cardoso?
00:29:09
Speaker
o Fábio Cardoso disponível, o gajo mete-me o Pedro em para jogar contra o Sport. O Pedro nada contra ele, deve ser a pessoa mais esforçada do Porto neste momento. Deve estar agarrar ali a oportunidade com tudo o que consegue e ali a fazer tudo por ele. Nada contra, jogador esforçado.
00:29:28
Speaker
mas claramente não tem nível de pop-up. E depois, para além disso, vês o PEP sistematicamente em todos os jogos grandes a fazer as meias, a provocar, a fazer aquele jogo que não se usa, a picar,
00:29:45
Speaker
a entrar duro, e depois entusiasma-se que acontece. Levo a dupla amarelo. E por coisas que... Meu Deus, não é? Eu acho piada. E vi aquele jogador que estava disponível a jogar sempre. Claro que o David Carmo me saltou a tampa, como é óbvio. Eu não estou lá, não sei o que é que ele se esforça, não se esforça. Mas estando de fora e analisando friamente, se calhar também me saltava a tampa a mim.
00:30:13
Speaker
Se ele tiver razão em quanto ao que faz e ao que não faz nos treinos e ao que prova e ao que não prova. Eu penso que essa história é nossa e tão simples. Eu penso que a história está demasiado comprida para perceber onde é que começou as divergências entre um e outro.
00:30:30
Speaker
Reza a mais mais línguas que o David Carbon não era um jogador que o Sérgio Conceição estivesse praticamente interessado em ter no plantel e havia ali uma necessidade de pagar umas dívidas ao agente dele, que é o Jorge Mendes, então inventou-se ali um valor de 20 milhões de euros
00:30:53
Speaker
que é para pagar essas dívidas, porque hoje em dia os jogadores não são dos clubes, são dos agentes. A maior parte deles é que têm o passe dos jogadores. E pronto, arrançam-se a ler uma maneira de pagar. E a partir do momento que entrega-se um jogador, que o Sérgio Conceição não era uma prioridade dele, ele também olha para ele como
00:31:14
Speaker
com um a sair mais do que um a entrar. Ok. Dizem que é isso, não sei se é verdade ou não, mas o que é certo é que ele no início quando entrou teve as suas oportunidades e a camisola pesou, depois ele leu uma série de erros.
00:31:30
Speaker
primários, mas são erros que o Pepe faz todos os jogos grandes. Por isso é aquela coisa que não entendo. É raro o jogo que o Porto acaba contra os grandes com 11. Tive a ver umas estatísticas, o Porto é a equipa com mais amarelos do campeonato. Mas também tem a ver com a forma de jogar. Eu estou aqui contra o jogo do Sporting, qual é a equipa mais agressiva?
00:31:56
Speaker
Eu acho que foi o supporting de longe. De longe, mas não quer dizer que tenham feito mais faltas. está, o que eu estou a dizer, ser agressivo e levar amarelos é uma coisa que não é sinónimo.
00:32:08
Speaker
Ser agressivo e levar a Morelos é sinal que entrastar das bolas, ou seja, que não estás a jogar bem. Não, o Sporting foi... Eu achei que o Sporting jogou bem, e eu achei realmente que o Porto não abordou o jogo tão bem contra o Sporting como o Benfica abordou. O Benfica sub... Sub. A conversa nós tivemos na semana passada, não vamos estar a repetir.
00:32:33
Speaker
Mas o porto deste jogo, pronto, faltou. O mesmo que tu disseste, Silvio, que foi o talento para saber dar a volta ao Sporting e dar a volta à pressão do Sporting e ao jogo do Sporting.

Desempenho do Sporting e desafios do Benfica

00:32:45
Speaker
E queria destacar... E depois tem uma pergunta para ti, Paulo. Qual deles é que foi o melhor? O DF ou o Edwards? Acho que foram os dois manualizados juntos.
00:32:59
Speaker
Quem? O PP? Ou o Edward, que são os dois. Os dois brincam na área das equipas. Os dois inconsequentes. O Eduardo está habituado a que diga mal do Edward. Diga mal do Edward em todos os episódios. É muito inconsequente. Ele é uma avestruz. Joga com a cabeça enterrada no chão.
00:33:23
Speaker
O PP é igual, pai. O PP é impressionante. O PP decide sempre mal. Decide sempre mal. Se bem que igual. Eu acho que até o Galen consegue decidir melhor do que ele e o Galen decide muito mal também. O Galen tem muita velocidade para o server dele. Exato. Ele faz transfintas e o server ainda está quando recebeu a bola.
00:33:45
Speaker
Mas o que sofre ao Sporting é o shit code que a gente tem, que é o Guilherme Caras. É o que sofre ao Sporting. Porque se formos ver o Nuno Santos não está assim em grande forma, até que o nosso titular, o Pote não está em grande forma, até que falhou gols contra o Porto, como é que isto é possível? Mas o Pote está a jogar numa posição diferente este ano. Não está tão próximo da baliza, por isso é natural que não faça tantos gols.
00:34:12
Speaker
Eu estava à espera que ele soltasse mais a bola e ele quer fintear muito. E acho que é esse que está sendo o problema dele. Eu estava à espera que ele fosse mais um playmaker. Porque o ano passado, quando ele jogou a Meicamp, eu achei que ele até fez dos melhores jogos. Contra o Arsenal, por exemplo. Jogou-o no Meicamp. Foi o melhor jogo, para mim, que ele fez no Sporting. Além do gol que marcou.
00:34:36
Speaker
Mas, apá, pegar na bola, saber quando é que é para correr com a bola, saber quando é que é para passar. Ele tem um jogador que não é burro, mas eu penso que ele está... Não sei se é da adaptação, até pode ser, da adaptação à posição, mas eu penso que ele está a querer ser um pouco individualista a mais. Mas pronto, apá, pode ser que o passar do tempo melhore. Enquanto a gente ver aquele cheat code, as coisas vão safando, estás a perceber? Um equipa tem um gajo que marca um golo para o jogo.
00:35:04
Speaker
parte sempre um pay e meio à frente dos adversários. É verdade. Sabe que um gol está garantido, entre aspas. A sério, é sério. É como a panza no Braga. É apostar no placar com odd no Sporting com handicap menos um. Exatamente, exatamente, exatamente. Sim, senhores. E depois tiveste o Eduardo Corazma que fez o jogo da vida dele. Pois era o que eu ia dizer, o Eduardo Corazma. Até chorou.
00:35:31
Speaker
E o VAR depois o VAR lixou. Sim, mas é como aquela do Bragaça na segunda parte. E não sei como é que eles inventam uma falta ali do Bragaça naquele gol do Paulinho. Eu pensei, ele marcou fora o Diogo. Mas não, ele marca a falta do Bragaça sobre o gajo que faz um corte por trás e ele por acaso... Depois viraram-se os dois a correr a bola e ele abarruou. Também achei uma falta um bocado forçada.
00:35:53
Speaker
Mas pronto, se o Sporting estivesse perdido ou empatado, se calhar chateava-me mais, mas pronto. Pois, mas também ficar mais que 2-0 também, o Pinta Costa ainda não chegava aos anos dele, que foi esta semana. Assim, o Amor ainda fez 86 anos. Pois, ia ser muito mal.
00:36:09
Speaker
Pronto, olha, um ponto de situação. Tanto tempo do Sporting em primeiro, Benfica em segundo, Sporting em terceiro e quarto o Braga. O Braga, isto é tudo numa distância de 5 pontos. O Guimarães com os mesmos pontos, mas com um jogo a mais, no quinto lugar, e o Morarense a 8 pontos do Sporting, mas também tem um jogo a mais. Porquê que eu estou a falar do Morarense? Porque o Morarense está mais próximo do Sporting do que o Famalekhão, está do Morarense. Do Famalekhão que está em 7. Aqui é uma diferença muito grande.
00:36:37
Speaker
Portanto, temos aqui as seis equipas destacadas. Eu penso que façam as equipas europeias para a época que vem. Eu acho que... para pegar nisso. Eu acho que o Monarense está a fazer um campeonato acima do Espectábulo. E até o próprio Vitória está a fazer um campeonato acima do Espectábulo. Porque acho que o Benfica Porto Sporting e a Baralha estão claramente um passo e meia frente das outras equipas. E acho que até este ano, porque está conseguindo materializar as operações estáticas, que é o caso do Sporting, até acho que...
00:37:07
Speaker
O Braga está demasiado próximo dos três grandes do que é expectável estar. Vamos dizer a nível de pontuação. Acho que os três grandes não estão a carborar como deviam estar a carborar. É a minha opinião. Acho que o futebol está mais equilibrado, que os grandes estão a sair mais facilmente. Queres dizer que estava mais equilibrado, mas por baixo.
00:37:31
Speaker
Eu sei, se calhar os olhos, eu sei. Até tendo encontrado com o Silve, o Silve faz aqui um... Tu bateste no Bayfique nos últimos tempos, o Silve vai aqui bater no Porto agora. E eu estou a dizer, o Sporting está mais ao momento estável, mas veio com a distância entre os todos, não acaba por nascer nada. E as equipas próximas. Tavamos pouco a falar dos Chaves. Os Chaves, se ganhar 2 jogos,
00:37:58
Speaker
Se ganhar dos jogos, passa para o primeiro... Luta pela Europa, quase. O Estorilho também veio de baixo, o Estorilho também, de uma altura, estava em baixo, quando estava o que está agora no Guimarães, o Álvaro Pachique. E agora também está subindo outra vez. Temos o caso do Bovis, o Bovis começou o campeonato de Vítice em Beca. O Bovis tem bastantes problemas.
00:38:29
Speaker
Eu acho que o Petit é um bom treinador. O Petit não foi despetido. Eu sei. Está o Jorge Couto que é o da casa. Da casa Porto ou da casa Boa Vista?
00:38:46
Speaker
Casa Boa Vista. Acho que é mais Boa Vista. Sim, não fugiu não, para verdade. Eu acho que é mais Boa Vista que Portista. Ele jogou no Boa Vista muitos anos, não foi? Jogou no Porto. Era um baixinho, retinas baixas.
00:39:05
Speaker
Sim senhores. Então, estatísticas, para fazer assim um sumário. Braga, melhor ataque. Benfica, melhor defesa. O FAMAL, que é o pior ataque. E as Chaves, a pior defesa. Depois o Porto, que é como disse à palácia, equipa com mais amarelos. E o Arouca, equipa com mais vermelhos. Temos o Banza, o melhor marcador, com 3 golos. E o Guiocres, em segundo com 10. O Héctor Hernández dos Chaves com 8.
00:39:25
Speaker
O Banza, tipo, o pessoal está preocupado com o pessoal que vai para Cannes, o Banza vai para Cannes, foi confucado, por isso que o Braga, se calhar, mas o Braga tem aquele espanhol no Banque, não é? Vai marcar mais calço também. Mas tem o Fujimoto e o Rodrigo Gomes, são os jogadores com mais assistência, 5 cada uma.
00:39:43
Speaker
Fugimoto Givicente e o Rodrigo Gomes do Street, depois tem o David Neiros, que apesar de estar um estampo de lesão no ato, ainda é um dos que tem mais associações no campeonato com 4. O Guião Caras também tem 4, além dos 10 marcados e o Banza tem 3, além dos 3. O que faz destes dois, os dois jogadores com mais participação em golos no campeonato.
00:39:59
Speaker
Se formos ver quais os jogadores que participaram em mais gols, em relação ao total de gols da sua equipa temos Samuel Assente do Viseu, a ponta de lança, que tem participado em 57% dos gols da equipa, com 7 gols e uma assistência. O Ector Hernández dos Chaves, que tem também mais de uma metade de participação em gols. E vocês têm o Guilherme Cres e o Basi, que têm uma influência de 47% e 44%. E depois, um dado curioso, o Morrique e o Cristo González do Oroca,
00:40:25
Speaker
tem cada um 40% de participação nos gols do Oroco, portanto, eles dois juntos têm 80% dos gols do Oroco. O jogador mais influente do Benfica é o Rafa, com 4,4kg de assistências, e por outro lado, do Porto.
00:40:45
Speaker
É o Evanilson, com 4 golos e 2 assistências. Vamos então, fizemos aqui um pouquinho uma reflexão sobre a época até agora, mas assim para summarizar por equipas. O Sporting, primeiro do campeonato. Passou em segundo no grupo da Liga Europa e tem que fazer o play-off com uma equipa da Champions, que é o Young Boys, da Suíça. Não sei, eu acho que é para ganhar, mas...
00:41:10
Speaker
Mas depende do que é que o Corruba namorou em define como prioridade, sabe pronto. Eu acho que o Sporting tem um plantel suficientemente profundo para poder atacar as duas frentes. Eu acho que não. Eu acho que não. Eu acho que... O que são as conduzinhas do Sporting?
00:41:28
Speaker
Tudo bem, tudo bem, mas talvez o Porto atacaram até agora a campeonato e as competições europeias com 14 jogadores? Mas eu acho que aqui estamos a falar de coisas diferentes, na minha opinião. Eu acho que o Benfica agora está a se encontrar. Honestamente, sem brincadeira nenhuma à parte. O Benfica quando percebeu que não precisa de Limaria para resolver tudo, começou a jogar a bola.
00:41:57
Speaker
Também. E a melhoria do Benfica enquanto equipa, enquanto consistência de jogo, melhorou bastante.
00:42:07
Speaker
com a dita, que não é verdade, caída de forma do Di Maria. Que não é verdade também. Acho que começaram a jogar de maneira diferente. Eu acho que a questão do Benfica está mais... Eu acho que é um pouco além disso. Ou pelo menos vejo um pouco além disso. Eu acho que a questão do Di Maria tem um pouco a ver com... Não o Di Maria. A questão do Benfica tem um pouco a ver com as expectativas que foram criadas na época passada, com as contratações de agora, e quando das um meseado...
00:42:34
Speaker
Como é que eu vou dizer? Demasiado bons jogadores, um treinador que não está habituado, com demasiado bons jogadores, ele vai ter que gerir egos, vai ter que gerir coisas que ele não sabia gerir, vai ter que criar confusão.
00:42:45
Speaker
É fácil, o Di Maria está agora de feiras mais de 4 ou 5 dias, mas porquê? Não estava preparado para jogar o próximo jogo? Ele não tem tido a jogar? Mas tem feiras porquê? Porque é campeão do mundo? Porque está no contrato, mas qual é o exemplo que se para plantar ele? O Rafa não vai à seleção, o Mario não vai à seleção, eles estão sempre a jogar todos os jogos, bem ou mal, mas estão sempre disponíveis para jogar. O Di Maria porquê que tem que estar agora mais de 4 dias de feiras? O Otamini estava castigado, não vai jogar.
00:43:09
Speaker
Ok,-se mais 2 ou 3 dias. Acho que aí, claramente, o treinador, segundo a estrutura do futebol, não está a gerir bem isso. E acho que isso é apenas um exemplo claro das coisas que estão a ser mal geridas. Se a gente for a ver bem,
00:43:26
Speaker
Não estava a pouco a falar do destaque do Porto. O Benfica, na época passada, jogava bem porque era uma equipa que pressionava muito bem em cima, recuperava muitas bolas e ganhava muitos jogos. O gol da Vitora era apanhado.
00:43:43
Speaker
uma recuperação alta, apanhar a outra equipa em contrapé, que conseguiu marcar, depois o jogo ficava difícil porque são equipas também que sabem jogar. Isto é o que tem de estar a acontecer, fica a nível de quantidade igual aos marcados sem reduzir drasticamente, ou pelo menos não tem de marcado de uma forma tão assertiva nos jogos que é preciso.
00:44:01
Speaker
Porquê? Porque tu acabas por desequilibrar a equipa. O ano passado tu tinhas um gajo, claramente que é um meio defensivo, não vou dizer que é o melhor meio defensivo a jogar em Portugal, nem perto nem longe, mas claramente é um gajo que equilibra a equipa, que é o caso da Florentina. Quanto tu tens que obrigatoriamente jogar com o teu melhor jogador, ou que está a ser mais regular no último ano da San Jose, que é o João Neves, e tens que encaixar à força um gajo de 30 milhões dentro de campo?
00:44:21
Speaker
Então vais ter que desequilibrar a equipa. Ou desequilibras a equipa, ou desequilibras o plantelo, desequilibras o arminho do plantelo, vais ter um gajo de 25 milhões no banco, porque não é claro muito o gajo que tem que estar ali a jogar, ou então tu vais ter que obrigatoriamente assumir que vais ter que arranjar uma manta de retalhos, que é o que o Benfica tem sido nesta primeira volta, uma manta de retalhos para tentar incluir todos os jogadores. Porquê? Porque João Mário passou
00:44:51
Speaker
mais de metade da primeira volta a ser uma nulidade. O Benfica gasta 16 milhões ou 17 milhões no defesa esquerdo, não se percebe muito isso mesmo quando o gajo aparece. Gasta mais de 2 milhões no lutro de defesa esquerdo, passa mais de 2 milhões com outra coisa. Defesa direito vai para um campeonato com defesa direito, que sabe que é um gajo que não tem grande suporte à doire. Ou seja, e viso o Benfica, o principal campeão nacional, a equipa com mais
00:45:19
Speaker
declara, na minha opinião, como melhor plantel do Campeonato Nacional, a jogar com uma defesa completamente adaptada. Uma defesa central adaptada a defesa esquerda. Porquê? Porque que mais antes tinhas uma defesa esquerda, o meio de centro de construção ou do box-to-box adaptado a defesa esquerda, que esse gajo agora passou para ser adaptado a defesa direita. E o Ifika joga com defesa direita adaptada, defesa central em um lento, outro defesa central
00:45:45
Speaker
muito bom, mas ambos são bons, mas um lento que não para achar que quando fez a subida, e outro gajo que não fez a esquerda, adaptado. E tu pones uma equipa que estava bom de passar a habituar a ter o Grimaldo, que era mais o extremo do que o que fez o lateral, taves a habituar a ter um Ba, que era mais o extremo do que o que fez o lateral, ou que fez o
00:46:03
Speaker
Lateral, sim. E isso desapareceu a sua precariedade toda. E enquanto tu não crias, não pôs em equipa, tu não dizes esquece, o que estava ano passado não vai acontecer este ano, tens que nos adaptar para o que tem sido agora. E o que tem sido agora foi, tu não vês o Efi que é pressionar alto. Não vês isso. E, entretanto, tu vias o Efi que é pressionar super alto. Tu vês agora, quando o jogador é pressionar um pouco mais alto, ao que você está a ver agora nos últimos dois jogos, no Braga e contra o...
00:46:28
Speaker
o Salzburg e até um outro jogo em casa que a gente acaba por empatar, salve contra a Firenze. Tu viste a equipe um pouco que em mais do que no ano passado, que andaste 15 jogos, campeonato mais do que campeões, andaste 15 jogos e tentaste jogar de uma forma que o ano passado que os jogadores não incorporavam. Para mim isso é incompetência do treinador, não percebi o plantel que tinha, não percebi as carências que tinha, e acho que um madrismo gritando para eu ficar com este plantel para este ano.
00:46:59
Speaker
Eu não acho que é a questão do Di Maria. Acho que não é o Di Maria. Vamos dizer, o Di Maria precisa vir. Eu acho que não. Acho que havia jogadores que dava mais, que daria mais à equipa do que o Di Maria dá. O Di Maria é um crago. Pá, um crago. Fora porque a gente quer que o Di Maria venha. vir para jogar por decreto. É pá, fudido. Portanto agora o Thiago veio, tentados de sempre que ia ter em trabalho.
00:47:21
Speaker
É jogador melhor que o Dia Maria, não é? É jogador melhor que o Rafa, não é? Tem que ser um titular, não é? Fica. Não, mas se o gajo tem que entrar de marca, ou marca, ou está muito bem no jogo, merece mais oportunidades? Merece. Faz alguma lógica, como ele fica a perder em casa contra o Sporting, de ter o Gonçalves ganhos ao minuto 87 ou 88. Ah, ainda fui até ganhar o jogo. Está bem, mas essa merda funciona uma vez em cem.
00:47:44
Speaker
Não é uma estratégia, é um discurso. É um momento. E é isso que eu com o Benfica, e não sou eu, mas muitas pessoas com o Benfica, eu vejo que é. Eu acho que o Benfica está, planeou, me disse-me àquela época, eu acho que o Benfica jogou um pouquinho à futebol manager com aquele shit de todo, como pegando o termo que o Paulo estava a usar. Fui-se buscar um gajo meio campo fantástico, fui-se buscar um gajo estrela mundial fantástico,
00:48:09
Speaker
Fus buscar um avançado de, não sei quantos milhões, fui buscar um defesa esquerdo, não sei quantos milhões, fui buscar mais um gajo que estava em excesso do PSG, e depois, que essa maneira toda não colou. E eu não me colar, o que acontece? Perde-se pontos. E depois não é perder pontos, o que é? Perder pontos.
00:48:26
Speaker
Eu quero como eu perco a ponta, perder 3-2 no jogo. Eu quero como eu perco a ponta, perder 4-3 no jogo. Eu quero isso. Agora eu não quero como eu perco a ponta, perder 4-3, eu compro o contra a sociedade 3 anos, não sei quanto é que foi. Isso eu não quero. Eu não quero ser campeão de todos os anos, gostava, mas não existe nada nenhum. Mas eu quero que a minha equipa
00:48:48
Speaker
Não existe? Então na Alemanha, caralho. Na Alemanha... O que foi o ano passado de trabalhar para o UEFA?
00:48:57
Speaker
Não fui tão perfeito quanto as pessoas estavam a falar. Não foi sempre aquele mar de rosas. Houve jogos muito mal conseguidos e jogos em que a vitória apareceu. Acho que o mais justo seria ser de impacto ou a mesma derrota. Mas o que é que a equipe é. O que foi o bem trabalhado do passado, digo continuidade deste ano. Mas não. Depois de perdê-los, não faziases que ias perder. E andaste tanto tempo a não contratar ninguém. Eu hoje li uma notícia que vão contratar ou estão à procura de um gajo que é emprestado por inunidade ou o Granado. Um gajo de 20 anos.
00:49:28
Speaker
Está de algum jeito isso? Não está de jeito nenhum, caralho. Se as duas teres no esquerdo e o gajo não encaixa, vai buscar um gajo que tu sabes claramente que vai ser titular. Não, pude 20 anos para testar mais uma vez. É um bocado o discurso do Sérgio Conceição que teve. Eu acho que isso é tigre de riquismo. Eu acho que isso é ridículo. Acho que as contatações que eu vejo, os rumores que eu vejo do Benfica é tudo pequenos e novos.
00:49:51
Speaker
É o Prastiani, o Echeverri... O Echeverri não vale. O Echeverri fui assinado pelo Cidio, salve-o. Ah, ok. Tu vais ver, o BFK tem o Sheldro que teve que despachar porque veio de Maria.
00:50:08
Speaker
Será que é uma boa gestão ter gajo de uns minutos com um gajo em que tinha-se que obrigatoriamente que este ano não deixes o gajo ir ao Campeonato da Europa para que o caso este ano o gajo apareça? Não! Contrataste-me de Maria? Eu não sou contra a contratação de Maria, mas tenho que se incorporar de uma determinada forma que não é a que está a ser agora.
00:50:26
Speaker
E depois fazes azar no primeiro jogo com o Braga, com o Boa Vista. Deixas azar, como fica Mércia Claremont ganhando o jogo, e mesmo até com menzão, Mércia Claremont ganhando o jogo, empata o jogo imgloriamente e levanta desconfianças. Apá! Além daqueles dramas que viram surgente com o Tornador e... Mas as tortelas teve mal. O Tornador também teve um pedacinho, pronto. O Tornador puxa jeito. Os jornalistas em Portugal também provalcam. Homem, isso é uma opinião. Mas uma coisa.
00:50:53
Speaker
Quem está em Portugal e a estrutura do Benfica tem que ter a sagacidade suficiente para perceber que...
00:50:58
Speaker
Os jornalistas mais cedo ou mais tarde vão fazer a cama, mais cedo ou mais tarde vão fazer perguntas que vão dar a guerra. Então o que o gajo tem que fazer é, a partir do momento que começamos a ver que vem o Abel para o Benfica e o Abela que vai vir, o Abela vai vir, tem que aparecer o Rui Costa ou alguém lhe a estrutura a dizer, não, meus amigos, o treinador do projeto é o Schmidt e é com ele que vamos. Não vale a pena vir com essas coisas que se não vêm não vai acontecer, não vai ter que vir troca de treinador.
00:51:23
Speaker
O que foi que aconteceu quando aquela confusão toda contra o Forense? Que acho que é ridícula, que até na minha opinião nem foi dos nóis, acho que foi feito nesta época. E que aquela merda de ter agarrado todos os gols. Exatamente, por causa de uma substituição. E acho que o que aconteceu depois, que foi o Rico Osteves falar que é o treinador dele, e que vai ser autofetado mandado essa merda toda, tinha de ter sido três semanas antes. Quer dizer assim, calma aí, o que ele está a fazer? Estamos completamente, que o roubaramos, bem ou mal que o roubaramos.
00:51:54
Speaker
Eu não sou treinador, não vale a pena ver em quantas as coisas. Porque quando deixa-se um treinador ser queimado um bocadinho, emlumbrando, durante 3 ou 4 semanas, 5 semanas, dentro do plantelo, os jogadores também percebem essa merda. E percebem se será que este gajo está a prazo? Será que este gajo está aí, está aqui? Enquanto pelo contrário. A referência máxima do clube, o presidente está a dizer, é o treinador para o projeto. Se o projeto são 4 anos ou 3 anos, se ele tem ainda mais de 2 anos e meio pela frente,
00:52:20
Speaker
Portanto, temos que programar com mais de 200 e meios de gás, temos que fazer sempre com o gás que está a dizer. E acho que isso demonstra muito mais fraqueza da estrutura do Benfica do que própria muito outra coisa. Olha, para arrebatar o Benfica aqui, o Toulouse é para chacanhar. Porra, se o Benfica não ganha o Toulouse não está a fazer nada das coisas do país. Tu achas que o Benfica tem boas hipóteses na Liga Europa, tal como o Sporting?
00:52:46
Speaker
E vou dizer franco, eu acho que é um pouco de jogo a jogo, isto pode ser um bocadinho meio... Porque uma coisa, o Ifiga agora vai jogar contra o Lúcio, tem que obrigater-me de passar este jogo. O que aconteceu ano passado com o Inter, se fosse sido o jogo contra o Inter em dezembro, o Ifiga teria ganhado o Inter dos Outranger em cada um dos jogos. Na altura que vai pegar com o Inter, apanha o Inter na melhor fase da época e o Ifiga na pior fase da época.
00:53:09
Speaker
Isso é um bocadinho relativo com o que vai ser. Se passar ao próximo jogo, eu acredito que poderá conseguir agora. Ainda vi muito bem as equipas que estão na Liga Nova, mas também vai haver equipas que não vão ser fases.
00:53:24
Speaker
um minuto e eu vou chegar rapidinho. O Sporting está lá. O Sporting e o Braga. Tens aqui um Ice Tam, tem que estar muito bem, muito bem. Tens um Brighton, também interessante. Tens uma Atalanta, que claramente demonstrou que não é... Não, não. A Atalanta... Na minha opinião a equipe melhor futebol está a jogar na Europa atualmente. Vai lá, vai ser fácil. Não passa nada. Eu tenho o meu outro fazesqueiro da Europa.
00:53:52
Speaker
E está o Milan também. Sim, mas o Milan ainda é naquela. É aquela equipa fria que...-me muito mais receio olhar para o Liverpool, para o Leverkusen.
00:54:06
Speaker
E tivemos um pouco de Brighton ou Stam, do que propriamente para as outras equipas. Se eu via o Arsenal, tens medo do Arsenal? Não, porque quando as expectativas são nenhuma, o que vier é bom, não é? Ok. O Porto, como é que é para o Barcelona? O Porto tem uma coisa que tem duas faces, não é? Na Europa, joga claramente melhor do que internamente.
00:54:31
Speaker
Não sei dizer o porquê, mas o Galero começa a decidir bem, o PP constrói um bom jogo, os avançados ficam mais eficazes. O Porto tem uma eficácia brutal na Europa a nível de concretização. E tem tido a estrelinha de conseguir marcar quase 100%
00:54:58
Speaker
o que lhes estabiliza bastante o jogo. Pronto, e a minha pequena esperança é essa. Mas tenho perfeita noção de que vamos jogar contra o primeiro classificado da Primeira Liga, não é? É meio o ano passado quando jogaram contra a Sporting, não é? Estavam, mas claramente não jogavam com as primeiras linhas na Europa. Mas agora tem o seu lugar, tensão.
00:55:18
Speaker
São, mas penso que hoje podem atacar o primeiro. Não conseguiram ontem, não conseguiram. Perderam ontem. Perderam ontem. Ok. Tinha essa hipótese e não conseguiram. Mas pronto, nós estamos em cima, não é? Estamos fazendo uma época regular numa primeira Liga portuguesa. Os 10 primeiros facilmente batem-se uns contra os outros e ganham pontos uns contra os outros, em hipótese. Até mesmo os outros 10 também fazem sempre as suas gracinhas.
00:55:47
Speaker
A falar-se bem que a minha esperança é um porto muito eficaz e extremamente competente que não tem sido nunca. Posso conseguir fazer uma gracinha, mas as minhas expectativas são completamente baixas e se andas coisas friamente é para perder. É para não ser humilhado. Não, humilhado acredito que não se james.
00:56:15
Speaker
Porque o arsenal não é um Bayern Munich, não é um sítio que liga o chip, e aquilo é sempre o quinto a fundo. Não jogam assim tão...
00:56:33
Speaker
tão folgais, ou seja, não acredito que seja para cilindrar, porque eles acho que não têm essa filosofia de estar sempre com o chip ligado. E acho que o porto também, por muito limitado que esteja, não se permita isso, acho eu, a menos que outra vez com o Pedro.
00:56:56
Speaker
Olha, e o que é que o SESL vai ter no sapatinho? O que é que os Reis Magos vão trazer? Um bocado em linha do que ele foi falando, ao menos que seja um bluff total, mas acredito que não, porque o que ele disse vai muito em contra da maneira de ele estar no Porto e no futebol. Eu acho que o Porto não vai contratar ninguém, por dois motivos, não tem ninguém.

Desafios financeiros e estruturais do Porto

00:57:20
Speaker
está mais preocupado em ter contas positivas e fugir a oferta financeira do que propriamente em reforçar o pontão. Agora espero é que os que saiam sejam para aliviar a massa salarial e não para enfraquecer mais a equipa.
00:57:43
Speaker
Porque o Porto, apesar de tudo, investiu muito, mas tem muito excidentário lá. Investiu muito e mal, não é porra? A parte. A parte, muito e mais mal. Nos últimos dois anos, quem foi que a contratação com o Porto teve que vai para jogar de Itláia?
00:58:02
Speaker
Tirando-os da casa. Com tratação. Pois, com tratação. Opa, tens este ano o Vorela, mas o Vorela também precisa jogar a mais dois quilómetros por hora ainda. É, ele não está acelento. Está um bocado lento. Está a jogar porque não mais nenhum. Sim, mas não ninguém.
00:58:18
Speaker
Quem sabe o que aconteceu? Os últimos 2 anos que o Porto teve que... O Papai está 2 anos, está mais 2 anos. está mais, está 4,5 anos. Tens o Galeno está 3, acho eu. Sim. Também é mais outro que entrou porque está a jogar porque não mais. É o que é. Sim, o Galeno... E quando falam do Galeno para a seleção, a minha entalma tipo, vontade de rir. Tipo, acho que tem uns 5 ou 6 gajos à frente dele para a seleção. O Galeno... Sim, o Galeno... Não mais me duvido para a seleção.
00:58:46
Speaker
Ah, fofo. tenho o pote na frente. Tenho o pote, exatamente, por exemplo. O pote e o broma e o guaiado e, enfim, tenho uma carradade de gato. Acho que isso foi para lançar o barro à parede a ver como é que a comunicação social lidava com o assunto. E aquilo surgiu e não viás que ninguém falava sobre isso. Foi para sentir o pulso. O Braga. O Gruiz também estava aqui, tentava ver as contas nas últimas anos. O Gruiz também
00:59:17
Speaker
O Bruites fez aquilo que ele era aquele jogador do Benfica que fazia sempre, que era aquele gajo do meio campo. Ou não, se ferovics, ou...
00:59:32
Speaker
ou aquele do meio-campo, o Feja. Acho que era o Feja. Não sei se é o Feja ou o Feja do Futebol. Era aqueles jogadores que chegavam ao fim do contrato, faziam uma época brutal, justificavam a renovação de contrato e depois outra vez a jogar na Vinho. É um bocado o que o Kubrowicz fez, emprestado, na parte final da época fez ali 5 ou 6 jogos de alto nível,
01:00:00
Speaker
e o Porto decidiu-se por avançar pela contratação em definitivo. Desde então.
01:00:05
Speaker
Aquela cara de candeiro mal morto, quando ele parta a perna um gajo depois de uma jogada, é verrê. Ele olha para o árbitro com aquela carinha, e o árbitro amarelo, e ele, porquê? Não partiu ninguém. lhe abriu a perna, não partiu. Era mais ou menos o Paep. Era mais ou menos o Paep depois de dar um soco na cara do gajo do Sporting. Ninguém viu, isto é impossível. Nas imagens ninguém vai ver que eu dei um soco. O Gruedes é demasiado alto e demasiado lento para a posição que joga.
01:00:33
Speaker
O Bruites faz-me lembrar um bocado o Lúcio, mas o Lúcio jogava muito mais à frente, jogava muito mais à frente e jogava muito melhor.
01:00:42
Speaker
Não era muito mais rápido, ou fato. Não era, mas tinha muito mais técnica. Mas a bola andava mais rápido. O Bruites joga numa posição mais recuada e é muito lento para desarmar os jogadores. Quando eu desarmo os jogadores, a parte das vezes a bola não está.
01:01:04
Speaker
Eu vou dizer para ficarem bem com a minha consciência. Obvio que quero ver o portar ler, de traspas. Quanto mais pessoas estiverem com o ponteiro, melhor. Para mim está fantástico. Agora, quem teve habituado a ter? Costinha, Fernando, Casemiro... Paulo Assunção. Paulo Assunção ainda é primeiro com o Costinha, certo? Não. Costinha, Paulo Assunção, Fernando... Casemiro. Casemiro. E agora... Pois aí, Marasmo.
01:01:36
Speaker
Tiveses o colombiano, o Uribe, e depois a partir daí... Eu até fui escolher um pouco o Uribe, porque acho que é um pouquinho abaixo de... Não sei... E o Danilo. Mas o Danilo era mais lateral que outra coisa. O Danilo, quando saí, ele era mais lateral que outra coisa. O Danilo, mas era o PSG. Ah, do PSG. Ah, do PSG. Ah, ok, ok. Por isso é que era o da JV. Ok, mas quem estava habituado com... Nem estava mal lembrado desses.
01:02:03
Speaker
Quem está a imitar com estes três ou estes quatro cinzas que a gente falou agora? E vi agora, com todo o respeito, um varela. Ou vi agora, eu tenho mesmo um estáqueo que não bem ali, mas, epá, desifudo-se que é esta merda, foda-se, isto é a cópia da cópia da cópia. Com todo o respeito, com todo o respeito. É que para o estáqueo ainda tens outros nomes, que é Vitinha,
01:02:24
Speaker
Maniche. O quem? Maniche. Maniche. Não, mas depois de Maniche ainda tiveste mais. Tiveste o Otávio, tiveste... Quem é que tiveste mais? Jogadores ali de fazer a ligação. João Boutinho. Boutinho. Tiveste os jogadores que... esquece. Agora tens ali dois remendos. Tens o... remendos que eu acho que o Varela ainda está em adaptação. E está a jogar porque não mais ninguém. E vieram todos reforços para aquela posição.
01:02:54
Speaker
E não há. Tem que apostar no... E ele vai ter que fazer a formação, ou seja, a adaptação dele ao futebol português em jogo. E está muito melhor do que o que esteve. que acho que ele precisa de aumentar a velocidade e a intensidade do jogo. Mas o está aqui, eu acho que não mais para aquilo. Não, eu acho que não. Eu acho que o jogador, vários anos, teres nos pés, nas contratações. As contratações. As contratações. E agora chegou-se a um ponto em que tu olhas para o planeta e dizes assim
01:03:23
Speaker
e não ninguém para se salvaguardar. E eu, apesar de não gostar muito do estilo, não posso gostar do Sérgio Conceição, eu acho que, como treinador, o gajo está a fazer omeletes com meio ovo. A minha opinião do Porto é que se o treinador sai,
01:03:47
Speaker
É uma terceira guerra mundial. Olha, quem é que tem que sair do Porto então? Sair? O jogador? Quem é que tem que sair do Porto? Quem é que tem que sair? Na minha opinião. O presidente? Não é o presidente. O presidente até pode ficar. Tinha que sair a estrutura toda abaixo dele. São todas pessoas que não percebem nada de futebol.
01:04:10
Speaker
Eu acho que te disse isso, Paulo. O administrador do Porto, o que apresenta as contas do Fernando Gomes, não percebe nada de gerir empresas nem gerir dinheiro. Zero. Não percebe nada de futebol. E está ali e faz as neiras. E eu espero que essa joint venture que eles estão agora a tentar fazer com a tal empresa que tem alavancado clubes da NBA e outros clubes de futebol,
01:04:39
Speaker
que não seja uma estratégia para antecipar receitas para fugir ao Fair Play financeiro e seja mesmo uma coisa de aposta de futuro porque eu revejo valor nessa empresa.
01:04:52
Speaker
como uma empresa que consegue, através do marketing, conseguem desenvolver a marca e valorizá-la. Espero que seja essa a estratégia e não seja pura e simplesmente adianta a verbas para cofugir a oferta financeira, porque se assim for estão a hipotecar o clube completamente.
01:05:12
Speaker
E, apá, depois tem o Vitor Bahia, que coitado. Quando acabou a carreira dele, divorciou-se e ficou com umas dívidas brutais e agora anda o clube a pagar as dívidas ao menino. E o filho dele, o filho do Pintacosta, que é o último amão que vai. Se tu vires a gestão do porto ou a estrutura administrativa que mexe no dinheiro, é o pessoal que está a compor a vida deles enquanto anda, não é? Primeiro a prioridade deles é pôr-se bem, depois a seguir o clube, logo se vê.
01:05:41
Speaker
E é isso que tem que mudar e não é o presidente que tem que mudar. Ele agora precisa de ajuda para andar, deixa-nos fazer um pouco de brincadeira. Ele vai se desfazer de toda a teoria que tem de manter vários anos?
01:06:02
Speaker
Eu acho que para o Benfica é brutal. Eu acho que não é para o Porto, acho que é terrível. É uma coisa que conviera. Felizmente ter sido daquela forma, não bem daquela forma mas devia ter sido mais do que sempre.
01:06:18
Speaker
Eu acho que estes gajos, eles viram o clube, me disseram bem, ficam completamente na história do clube e depois vão ficar com uma imagem final. E isto pode ser algo que está acontecendo com o Peter Costa. Para mim não soube sair. Ele não soube sair na altura certa e a altura certa sair passou.
01:06:36
Speaker
Agora pronto, quando sair não vai sair com a melhor imagem, porque ele vai sair ou melhor, a estrutura vai sair e ele por arrasto vai ter que sair também, não é? É inevitável. E quem entrar, espero que entre uma pessoa que perceba de finanças esportivas e que consiga gerar dinheiro com o dinheiro de futebol, que é muito, que gera-se muito dinheiro com futebol e consiga construir uma coisa sólida.
01:07:02
Speaker
Mas a primeira coisa que vão fazer é a auditorias forense, a auditorias às contas e isso, e vão descobrir muita coisa. E é bem ser essa a imagem que vai ficar, porque, pá, ninguém é santo. Isso não é hipótese. Quando dinheiro, a tentação é muito grande. E acho que vai ser isso que vai acontecer. E a sorte do Porto é o treinador. Neste momento é o treinador. Que consegue, como tu disse, fazer omelete sem ovos.
01:07:29
Speaker
e contratar jogadores a estritais, quase, e-los ali a jogar. E no fim, toda a gente diz que o Porto não jogam com caraças, que tem jogadores, como contamos até agora na última hora a falar, tem jogadores que, meu Deus, que a pessoa olha para aquilo como é possível jogar no Porto, mas o que é certo é que está a três pontos no primeiro lugar, está nos oitavos do final. Teve um percalso estúpido na Taça da Liga, porque se não estava lá.
01:07:55
Speaker
E, mas está, pronto, perdoa-se pertaça, tudo bem. Mas, a nível de títulos da época, propriamente dita, falhou a Taça da Liga, o resto está lá. Está 3 pontos no primeiro lugar, se jogar mal hipóricamente, está lá. Sim. Desde o trabalhador só. Sim. Basicamente. E com a Assembleia Gerais com toda a chapada, com o Bilas Boas a ir a dizer umas quantas verdades,
01:08:23
Speaker
E, no fim, dão uma palavra ao presidente, ele manda dois ou três ditos populares e o pessoal bate palmas e, meu Deus, olé, olé, olé, ele é o campeão e tudo o que foi dito uns minutos antes de verdade desapareceu.
01:08:35
Speaker
É isso que o povinho quer. Os adepos do Porto são mais com o coração do que propriamente com a razão. São fanáticos. É a gratidão. Mas a gratidão tem o seu tempo, não é? A gratidão não ganha jogos. É tipo Fernando Santos, ele foi campeão europeu, vamos deixar ele ficar até o fim da vida. Até quando ele decidir, chega.
01:09:02
Speaker
Eu acho que o melhor que poderia acontecer era...
01:09:08
Speaker
Como a má, o mau campeonato é este ano. E quando digo mau campeonato, para que o Braga tenha ficado à frente, tipo quarto de lugar, é que irei mostrar claramente como é que as pessoas estão. disse isso também. Eu queria que o Porto tivesse, não me importava que o Porto este ano tivesse tipo um ano horrível, mesmo tipo, nem quase até aqui disputar os acessos à Liga Europa, basicamente.
01:09:33
Speaker
para bater no fundo. Porque quanto mais cheio de bater no fundo, mais rápido, mais fácil é a recuperação. Porque quanto mais tempo agastas isto, mais difícil depois vai ser a recuperação.
01:09:43
Speaker
e é preferível sofrer um, dois anos e depois crescer sustentadamente, novamente, do que andar sempre ali no quase-quase durante cinco ou seis anos e quando estourares toda vez e depois vou ser quase dez anos para levantar. A questão é que quando dizes durante dois anos, suportaste a receita da Liga dos Campeões?
01:10:04
Speaker
que vai ganhar este ano muito bem, com todo o mérito. Vocês têm recebido ali os campeões, quem que vai ser os jogadores vendáveis que vocês têm para vender? Formação. Tem muitos e bons. Mas para isso precisas de 2, 3 anos para acolher. Foi o que o Guimarães fez. O Guimarães bateu no fundo. Agora andou ali 2 anos, 2 anos ali mesmo a jogar mal, mal, mal. E este ano está
01:10:30
Speaker
está a voltar outra vez e tu olhas para o plantel e é tudo quase o pessoal que vem da formação. É a outra escala, que não é o do Porto, mas é um bom exemplo. E é aquilo que o Porto tem que fazer. E o Porto tem bons jogadores. Agora, não pode é fazer também o que tem feito, que é contratar jogadores para a equipa ver, que é uma coisa que não faz sentido na minha cabeça.
01:10:53
Speaker
É contratar jogadores de 22 anos e 23 anos para a equipa B, o que é isso? Tem que contratar titulares, pá. Tem que contratar um jogador de 22 anos para a primeira equipa. Isso é claramente. Esses jogadores de 22, 23 anos que entram para a equipa B, se vos ver os agentes, é tudo. Ou é o filho do Pintacosta ou é alguém ligado à estrutura do clube e foi ali ganhar o seu quinhão, a sua comissão. Isso não pode acontecer porque é dinheiro que é deitado fora. Não pode.
01:11:23
Speaker
Isso é que hoje está mal. Isso não é dedo do presidente. É estrutura. É máquina por trás da estrutura que está... Mas é como um evento. Mas é como um evento. Se está e se estão a discussão para ter assim, é como um evento com isso. Então tá. Viste o que é que tem que mudar no Porto. Tem que mudar a estrutura. Sim senhor. Siga. Sim. Eu sou dessa opinião e quanto mais cedo melhor. Agora, tal alternador que não deixe isso acontecer é mais chato. O gajo é bom demais para o Porto.
01:11:52
Speaker
É uma revolução de amor. É um

Momentos esportivos de 2023 e o impacto de Ronaldo

01:11:55
Speaker
chato do caraço. Espanhol e o Porto a jogar e ir fazendo os seus pontinhos e não cai de vez. Meio volta campeão, meio volta ganho uma taça. Exato. Falarem em taças e em campeões. Melhores momentos de 2023 para vocês. Eduardo, podes começar. Um grande momento. Tirando o BFK ter sido campeão. Ih, 2023. Caraços, pô.
01:12:19
Speaker
Fui um ano, mas não foi assim grande coisa. estás a falar do esportivo? Do ano em si, o ano todo. O ano de Seville. Ah, o ano de Seville foi o que? Eu nem penso nisso. Para mim, o ponto alto do Sporting do ano de Seville foi o que você ganha que jogou a escola. Mas eu não posso falar do Enfica, eu vou levar a falar do Sporting, isto de sacana. Estás a pensar ainda? Estás a tentar inspirar-te como uma fitaura do Sporting. Como uma fitaura do Sporting inspirando-te.
01:12:48
Speaker
É pá, não faço ideia. Fui vender o Anza por 100 milhões. Não, mais. Mais. 100 milhões que na prática virou tudo, ficou em 50 e poucos milhões, mas sim.
01:13:00
Speaker
Mas sim, mas eu percebo o que estás a dizer. Para mim, por parte do esporte, a única coisa positiva que eu achei foi mesmo aquela futeura contra o Arsenal. E depois eu achei um feito impressionante do City ter feito o tripleto. Quer dizer, é esperado no fundo, mas por outro lado é impressionante. E também destacar a seleção feminina foi ao Mundial.
01:13:24
Speaker
Para mim, o melhor que aconteceu em 2023 foi mesmo o Fernando Santos ter ido embora. Isso ainda foi em 2022, caras? Não, mas as consequências disso foram em 2023, que foi Portugal ter feito clean sheet na qualificação. E estou a gostar muito da postura do Cristiano Ronaldo da seleção. Silvo, temos aqui um ponto de contingência, fala. Fala disso. Acho que ele tem estado muito bem na seleção.
01:13:54
Speaker
Acho que até o Cristiano Ronaldo treinado por Fernando Santos e o Cristiano Ronaldo treinado por Martínez, acho que são dois jogadores completamente diferentes do que podem dar à seleção, é a minha opinião. Eu acho que tenho que pensar que não tenhamos avançados melhores, que ele tenha que continuar a ir à seleção, mas pronto.
01:14:20
Speaker
Agora estás falando dele outra vez. Olha, eu vou te dizer como ouvia a seleção Fernando Santos. Que era... Cristiano Ronaldo, chegava o Fernando Santos e dizia, eu sou extremo. E o Fernando Santos, pronto, Cristianinho tu mandas. Cristianinho é extremo. Mas depois olhava, mas o Cristianinho o defende. Então vou ter que adaptar aqui a equipa para defender um sistema e atacar no outro. Então quando atacava o Cristiano era extremo.
01:14:48
Speaker
Quando defendia, o Cristiano era avançado e então o avançado, que era normalmente o André Silva, andava feito maluca, fazia piscinas entre... ou seja, quando era para atacar fazia piscina para ir para avançado. Quando era para defender fazia piscina para passar para avançado para ajudar o lateral a defender. Então coitado, o gajo nem jogava, andava a correr e o Cristiano Ronaldo andava ali no meio como queria. Isso compensava a equipa toda.
01:15:14
Speaker
Era a minha maneira que eu vi o jogo do Fernando Santos quando o Cristiano jogava. E agora? Agora, o Cristiano Ronaldo, o Martinho disse não Cristiano, tu és avançado. Queres jogar és avançado. Posso estar mais descaído para o lado que mais preferência te dá, mas és avançado. Nós não vamos andar aqui a rodar jogadores porque sim. E ele aceitou e joga para a equipa. Ou seja, eu agora vejo o Cristiano Ronaldo a receber a bola
01:15:38
Speaker
E em 10 vezes que recebe a bola faz 7 passes. E remata 3. Mas dos 7 passes que ele faz, ele acerta 1. Não interessa. Não interessa. Não sei se é verdade ou não. Mas notas que ele está ali para a equipa. Ao tentar fazer o passe, independentemente de ter sucesso com o passe ou não.
01:15:57
Speaker
Dantes, não. Ele recebia a bola e olhava para a baliza, se tivesse a 50 metros ou a 5 metros. Eu acho que ele está ficando num Edward. Ou não, porque ele não tem essa técnica. Ele agora passa o por cima da bola e fica logo preso de rinsque. Ai, ele... Amém,-me... E que dias estava a mostrar vídeos ao meu filho, do Cristiano Ronaldo. Mas ele fisicamente está melhor, atualmente. Mas ali uma altura que ele queria arrancar...
01:16:23
Speaker
E era ao contrário do galeno. A mente estava mais à frente do que ao físico. Para! Vou arrancar! E as pernas iam. Para que eu vou. E às vezes até caí, ia arrancar. Havia uma falta de coordenação motora. A sensação, qualquer equipa para jogar com o Ronaldo, para lhe ter o que ele tem melhor, que me travou dentro do saco, tem que estar toda a ruteinada a jogar na comensão.
01:16:45
Speaker
Sem brincadeira nenhuma mesmo, é a minha opinião. Os processos defensivos têm de estar todos excluídos como se estivessem presenciados. Porque ele consegue manter-lo fresquinho para a altura melhor que eu... Mas atenção, que ele tem contribuído defensivamente para... na equipa, nos Jogos de Portugal. Mas é um contribuir defensivamente que é boa linha onde a bola está. Tacticamente posicional, o posicionamento táctico defensivo não tem nenhum.
01:17:12
Speaker
nunca teve, ou seja, mas ajuda a defender, mas às vezes pode até esturvar mais do que qualquer ajudar, se é verdade. Tu tens o Ronaldo dentro de campo, num momento ofensivo da equipa, a presença dele em campo vai amedrontar qualquer linha defensiva, porque é um passo, uma antecipação, é um cabeceamento,
01:17:33
Speaker
Ela é perigosa, a finalização ela é... Exato, mas é mesmo que ele tem que estar. Mas a equipa em si está melhor, penso eu. Quem? A equipa em si está melhor. Eu não consigo ver se está melhor. Tipo, eu acho melhor. Está melhor, mas não preciso que seja melhor.
01:17:48
Speaker
bem, mas... E tenho quase a sorteza que o Fernando Santos, no mesmo grupo, arranjava forma de empatar ou perder algo hoje no Pro Voto. Não tens como fazer isso, não tens como ver nisso. Não, não... Não sei... Se... Se... Se... Se... Ah, não existe... Então isso quer dizer que, Silvio, a tua aposta, o teu hot take para 2024, que Portugal vai ser campeão da Europa. Ai... Acravada? Não. Não, mas acho que vai às meias.
01:18:22
Speaker
Eu acho que com Portugal a jogar no máximo, acho que não ninguém que bota Portugal.
01:18:33
Speaker
Tudo bem, mas tens-te em cabeça por os imponderáveis, e tendo em conta imponderáveis de alguma equipa que surge inspiradíssima, acho que às meias, às meias, é garantido, porque, epá, aquilo a largar um estúdio, eu acho que saíram os grupos e aquilo, que vai ser para 6.
01:18:52
Speaker
Pode calhar-nos a graia assim no grupo. Preciso ter cuidado. O Eduardo está mais na espetativa. A minha opinião é o que eu acho apenas. É o peso da história. Eu acho que Portugal não teve nenhum confronto decente. jogos amigáveis marcados. Ah, agora eu. Rabo de Cacheca.
01:19:22
Speaker
Também não nada de terceiro. Não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não
01:19:43
Speaker
Contra uma Landa. Para perceber um pouquinho qual a situação que está. Contra a França, não. Jogar contra a França pode ser auto-aseal desmotivante ou auto-aseal desmotivante. Não, porque a gente andou e ganhamos a Luxemburgo.

Projeções para a Euro 2024 e comparações internacionais

01:19:59
Speaker
Se a gente não ganhasse a Luxemburgo, era o que? Ganhamos 2G contra a Islândia. Em casa, patecíamos contra a Eslováquia 3-2.
01:20:12
Speaker
Eu sinceramente acho... Se a gente olhar para os outros grupos... Deixa-me ver aqui uma coisa, para eu jogar aqui num... Três coisas por hora, para a gente ver uma coisa. Supergolfe é se calhado... Eu faço qualificação... Não tem aqui... Tem que ser qualificado... Eu faço qualificação aqui. Ok... Principal... Por exemplo...
01:20:35
Speaker
O grupo de Inglaterra. Teve Itália, teve a Ucrânia. Qualquer uma das equipas que a gente jogou não é tão superior à Ucrânia. Por exemplo. Não, não. Tens aqui o Turquia, que é a Croácia e o País de Galos. Isso é capaz de dizer que até contra o País de Galos a gente teríamos mais dificuldade que qualquer outra equipa do nosso grupo. Tens aqui o grupo da Bélgica. Bélgica, Áustria, Suécia. Eu acho que a Suécia até gerou uma equipa para... A Suécia não sei como é que não passou. Tem o melhor avançado do mundo. Quem?
01:21:00
Speaker
O Guiocca era as caraças. Ah, pois são shit, os lucros. São bluff. Shit code funciona no Sporting. Se bem que eu marco a ganda igual contra a Belsky. Por exemplo, tens aqui a Romênia. A Romênia teve a Romênia na Suíça. A Romênia está renascendo. Vamos dizer, a Eslováquia superou uma Suíça? Não. Superou uma Eslovénia, por exemplo, uma Dinamarca?
01:21:24
Speaker
Isso é o primeiro homenage, eu acho que por não teve nenhum jogo ainda que dissesse. Ok, temos que dizer frio que os jogadores estão completamente rotinados com aquela forma de jogar e que claramente os problemas que os outros equipes vão estar a apresentar, eles da forma que estão estruturados conseguem fazer frente a isso. Porque se a gente for comparar os jogadores, eu não acho que ninguém vem... Uma França, possivelmente. Possivelmente na minha opinião uma França apenas.
01:21:51
Speaker
O jogo do prosgador Espenha fica atrás. O jogo do prosgador Inglaterra fica atrás. O jogo do prosgador Itália fica nada a ver. A Alemanha, alguma coisa. A Alemanha, o problema é que a Alemanha ganha sempre no fã. E a Alemanha joga em casa. bom, mas a Alemanha não está a jogar nada. A Alemanha reformulou o... Transformou o treinador, teve que trocar o treinador agora. E os jogadores também mudaram tudo.
01:22:15
Speaker
Eu acho que Portugal... A nível de plantel, o nível do jogador tem... No que de melhor? Nos últimos 10, 10, 200... Eu acho que é a melhor seleção de sempre. Olhando o pai tipo. Qual é a seleção de Portugal mais talentosa que é esta que a gente tem agora? A nível da equipa toda. A nível de soluções, esta é a melhor. Tem duas soluções válidas para cada posição. E o Nuno Mendes ainda não jogou com o estrangeiro. Esse também está... Esse vai ser um crónico lesionado.
01:22:45
Speaker
Pense que sim, mas quando joga o Renato Sanches é outro. O Portugal tem soluções para tudo o lado, não tem uma solução de grande nível.
01:23:13
Speaker
Se queres um bluff... Se queres um bluff... Se queres um bluff... Se queres um bluff... Se queres um bluff...
01:23:20
Speaker
Ele deve estar tudo de plano, caras. É difícil de ver alguém a correr o que ele corre em 90 minutos. Caras. O gajo é bom. O gajo é bom. que não, que não. O gajo é bom. O gajo é bom em... Eu acho que Portugal não tem um jogador na linha dele.
01:23:42
Speaker
Ah, pois não, não é isso. O mundo de gajos devasta um pouco da liga dele, porque percebam que é um gajo mais indiquiado para jogar fora. Se tinha. Não, não, não, não. Se tinha que arredondar. O Gonçalo Ramos. Porque faz, a Dracila perdeu completamente o Helene. Não esquece que esteve a jogar em Espanha. O um que prometia muito, o Fábio Silva, acho que agora vai jogar para a Escócia. Para o Ranger, emprestar ao Ranger, exatamente. O Wolverhampton para o Ranger. Esse também é que é boa vida.
01:24:08
Speaker
Eu não sei, mas eu pensei até que não muito mais. Não, não. Quem que vais ter o Beto? Não tem sido aposta, o gajo que está no Everton. Eu acho que eu tenho pedido-se um gajo muito interessante para uma seleção, mas a questão é que se os gajos não vão colocá-lo numa fase apuramento, que era...
01:24:25
Speaker
As rogas com ovos mexidos não têm dificuldade nenhuma. Se estão colocando-lhes nessa fase, bem entre os árvores, vão colocar-lhes num tipo joker, tipo a Liga do Kennedy, quando se jogava no meio para o Campeonato do Mundo. Não faz elas com nenhuma, ou tem que ser os jogadores que não vão chegar e ficar a olhar os babacados para o Ronaldo, olhar os babacados para o Pepa ou para os outros jogadores para estar lá.

Previsões para Champions e Europa League

01:24:49
Speaker
Eu sou o mais otimista de nós todos, o Silvio é relativamente otimista e o Eduardo é ver para crer. É mais ou menos isso, eu gosto dessa, ver para crer. Ok, vamos fazer mais umas apostas para terminar, não é brincadeira. Quem é que vai ganhar a Champions, Silvio? Quem vai ganhar a Champions?
01:25:15
Speaker
Eu tenho um colega de trabalho que sempre me disse que o Guardiola ganhava as Champions quando jogava no Barcelona. O que é certo é que, mas foi uns anos, o que é certo é que depois andou por todo lado e finalmente é que conseguiu, foi o ano passado, ganhar as Champions ao fim de mais de dez anos. E eu temo que ele tomou gosto daquilo.
01:25:44
Speaker
E se bem que o Real Madrid também tem um shit, que é o Bellingham. Tem um gajo que também aquilo é shitcube. O Vinícius também tem para um shit de velocidade. Pois é o que eu penso que tem jogado, caras. Tiram o Real Madrid. Tirem a colispação. Para mim o Real não tem.
01:26:08
Speaker
O Real tem. O Real não tem plantel para ser campeão espanhol. Olha, o PSG teve melhor plantel que o que tem agora. Se não conseguiu até agora, duvido que o consiga. Bayern. O Bayern. Acho que não. Acho que passou a época do... Então está muito bem para o City. Não vejo assim ninguém. O mesmo inspirado consiga...
01:26:35
Speaker
Consiga fazer o que quer que seja. Jogando 3 para equipar linha.
01:26:42
Speaker
para o baralho, ou seja, os quatro para verem aqui. Na minha opinião, vem do lado do City, vem do lado do Arsenal e vem do lado, possivelmente, pai, na minha opinião, possivelmente, do Inter barro Atlético de Madrid. Pai, acredito que passe muito daí. Ah, o Atlético! Sim, sim, sim.
01:27:07
Speaker
Pá, por uma coisa, jogos em milhares, aquela forma de jogar é... E o Barcelona não? É eficaz. Não, não acho. Isso quer dizer que não é Europa League, ou é o Sporting, ou é o Braga, ou é o Benfica.
01:27:22
Speaker
Isto é a tua opinião. Na minha opinião, sem... Com clubismos à parte, dizem como é ficar a campeão. Mas sem clubismos à parte, acho que vai bater entre Liverpool e Leverkusen. é o cravo mesmo, ou Liverpool ou Leverkusen. São as equipas mais fortes. Não é que é um francês? E as equipas têm sempre aquela coisa de apostarem na prova ou não. Porque é sempre difícil. De prever com base nisso. Pois, depende como é que eles estão no campeonato. Mas para ser o Liverpool que aposta?
01:28:04
Speaker
Estas equipas têm essa coisa de descartarem facilmente para não precisarem do dinheiro. É uma competição menor.

Competições globais e futebol português

01:28:16
Speaker
E facilmente descartam e depois turpam aqui estas possíveis previsões. Se o Leverkusen deveria lutar pelo título da Alemanha, ok, acredito que poderá levantar um pouco o pé, se bem que não acredito nisso. Não é muito provável. Para mim é a equipa que o melhor futebol joga totalmente na Europa.
01:28:35
Speaker
De longe. De longe. De longe. De longe. De longe. De longe. De longe. De longe. De longe. De longe.
01:28:57
Speaker
Eu não disse isso! Eu não disse isso! Eu disse que é o filho do Pita Costa! O filho! O filho! Eu disse que é o filho do Pita Costa! O filho! É o filho! A estrutura é que tem que ir à vida. Mas olha que isto a Liga Portuguesa não vai ser fácil. Não, não, não! Vai ser rinheiro! Vai ser rinheiro! Vai ser rinheiro! Parece que ainda vão ter que vir falar muito à comunicação social. Vai ser complicado! É como sempre! Como sempre! Antes de começar a apertar...
01:29:22
Speaker
Porque isso nem é o seu campeão, é os melhores. É o dinheirinho que a posição dá. É que agora os dois primeiros é que vão buscar-los.
01:29:33
Speaker
A primeiro mais e o segundo menos um bocadinho. Mas o Benfica vai ao Mundial de Clubs, está decidido. O Porto também, não é? O Porto e o Benfica, sim. Isso tem a ver com o ranking? A ranking 10 anos, acho eu, ou 5? Ou as regras maradas que eles inventam. Não regras maradas. Não regras maradas. Acho que 10 ou 5 anos, mas estou a fazer conversa. Não regras maradas. Tem a ver com os outros... Acho que deve ser assim. Tem a ver com os vencedores. Os últimos 4 vencedores são os campeões.
01:30:01
Speaker
Os últimos 4 vencedores da... Vomitadores. E depois vai com o ranking. E o Benfica, claro, não é muito, foi assim, ranking para vender. Porto também, é? Porto, sim. O Porto está um bocadinho melhor com o Benfica em relação a isto do ranking. Mas, apá, vai-se interessante. Eu para casa, no meu grupo de trabalho tenho vários brasileiros. E uma coisa que os gajos linham.
01:30:29
Speaker
Eles ligam tanto a isso, como nós ligamos ali nos campeões. Que é a questão do Mundial de Clubs. Eles vivem aqui. Eles falam entre eles, vezes e vezes, que é... Tem Mundial ou não tem Mundial, ou não tem Mundial, ou não tem Mundial, tem... É muito avaliar a volta dessa merda de quem os clubes têm Mundial ou não. E é uma discussão inglória para os europeus, que é... O Copini Portugal tem Mundial ou Porto. Mas tu nunca ouves o Porto,
01:30:55
Speaker
em qualquer disputa de café, entre aspas, sacar do triunfo campeão mundial. Tu nunca viste isso? Eu falo de futebol com tanta gente vários anos, eu nunca tive ninguém no Porto que me disse assim, mas o Porto eu fui campeão mundial, salve-lhe duas vezes. Tu nunca viste o Porto, e está o Silvio, eu certamente nunca se lembre em nenhuma discussão, sacar do triunfo campeão mundial. Porquê o restante povo saca do triunfo 40 anos de robalheira?
01:31:26
Speaker
Desde que o Salazar saiu do poleiro que o Porto assaltou o futebol português. Tu achas isso? Eu não. Eu acho que toda a gente que está no futebol tem acesso às mesmas armas.
01:31:41
Speaker
E se alguém usa uma arma ilegal, os outros sabem que essa arma ilegal foi usada e usam-a também. Por isso, isto é como um ciclismo. Quando o Arme Sram ganhou as voltas a volta a França toda, aqui foi expulsado dessas voltas a França porque estava dopado.
01:31:56
Speaker
e depois começaram a fazer análises B, porque eles guardavam as análises, aos 5 primeiros classificados. Não era igual. Foram começando a perceber que estava tudo dopado, até que deixaram de fazer essas contra-análises porque senão andavam 20 anos e não havia vencedor de volta à França. Opa, é assim, tudo o que o clube fez ilegal ou menos bem, todos os outros clubes fizeram o mesmo ou tiveram acesso a fazê-lo e podiam ter tomado a opção de não o fazer ou não.
01:32:27
Speaker
Por isso, eu acho que todos são justos campeões nos anos em que o foram. Porque as armas eram iguais para toda a gente. Agora, por isso acho que isso é um não... É um não-assunto. Mas pronto, mas faz bem. Faz-te beber uma cerveja e comer uns termosos, não é? Ai, isso é tão gostoso! Ele está todo ferrado. Um guardaixo impossível, um guardaixo impossível. Estás a ver, Paulo? Essa parte de explicar aqui... Ele está formatado. Ele está formatado, caralho. Um guardaixo impossível, é verdade.
01:32:55
Speaker
Sim, sim. Olha, Sylvie. Obrigado por teres participado. Fui Boa da Ficha. Espero que voltes para a próxima. Eduardo, como são em Boa? Boa da Ficha. Boa da Ficha. Boa da Ficha. Boa da Ficha. Boa da Ficha. Boa da Ficha. Boa da Ficha.
01:33:19
Speaker
E vejam o fog que é bonitinho. Ó pessoal, grande abraço, boas entradas e até à próxima. Não percam o próximo episódio porque nós também não.