Become a Creator today!Start creating today - Share your story with the world!
Start for free
00:00:00
00:00:01
no Sótão...a montar um estúdio image

no Sótão...a montar um estúdio

PDC Podcast
Avatar
30 Plays8 months ago

Boa tarde, pessoal, eu hoje estou no sótão a montar um estúdio como deve ser para receber os meus convidados.

Enjoy!!!

Recommended
Transcript

Aviso e patrocinador

00:00:01
Speaker
Avisem-me, o programa que se segue pode conter linguagem ordinária e ou verbalmente agressiva, que pode ferir as suscetibilidades dos ouvidos mais paníscas. Obrigado. Este programa conta com o apoio de X-Muse. Powering your dreams. Hello there, and welcome to the PDC Podcast.

Montagem do estúdio

00:01:15
Speaker
Boa tarde pessoal. Eu hoje estou no Soton a montar um estúdio, como deve ser, para receber os meus convidados. Apesar de ainda não haver convidados nenhum aqui em cima. Mas pronto.
00:01:27
Speaker
Ah, é a tal coisa. Também ainda não estava pronta. Literalmente acabou de estar mais ou menos pronto e tenho quase tudo. Portanto, não sei para vocês quais são os elementos essenciais para um conteúdo agradável no sol, para poder gravar e pessoas do podcast. Portanto, eu tenho aqui uma lista. Tenho que contar as coisas que tenho aqui prontas. Um sofá.
00:01:50
Speaker
que parece mais ou menos bom, daqueles do Ikea. Parece bom, mas não é nada de especial, portanto. E assim foi barato.
00:01:59
Speaker
preferência em segunda mão, portanto, ok. Isso tenho. Um contem com uma chaleira, uma máquina de café. E tinha prometido café num outro, portanto, está disponível aqui em cima. Ou até sequeres, posso pôr num Instagram, não sei o quê, para mostrar. Mas pronto.
00:02:22
Speaker
Tem o socorro, tem a doçante, tem café sluvel, tem ché, portanto... E cápsulas para o máquina de café, tem tudo. E um mini caixote para lixa, isto é bastante importante, porque isto não se pode fazer lixer aqui em cima, se não a minha mulher chateia-se. Eu meti aqui o segundo no ecrã, porque tenho aqui uma parede que separa-me a escravaninha do... Portanto, tenho aqui o segundo ecrã, com as coisas prontas, para poder acompanhar as gravações e isso.
00:02:53
Speaker
E um sistema que põe os microfones aqui, todos os XPTO, portanto, está tudo pronto. Acho que não falta nada. Se vocês acharem que é preciso mais alguma coisa, digam. De resto...
00:03:08
Speaker
Apá, Tronor isto soltam um sítio digno de gravar um podcast como deve ser, não seria possível, e eu aqui tenho que fazer um agradecimento, sem a colaboração da minha magna fica esposa. Apá, isto foi o meu trabalho de equipa. Até bastantes ideias de coisas que nós fizemos aqui foram da cabeça dela, não sequer foram da minha.
00:03:32
Speaker
também pronto o foco metade da casa ser dela faz com que basicamente que ela mandem tudo o que se passa aqui e por isso a sua colaboração aprovação são elementos essenciais para qualquer empreendimento dentro destas quatro paredes portanto

Temas potenciais para o podcast

00:03:51
Speaker
Pronto, tendo em conta que não nos temos convidado, o que é que eu posso falar esta semana? Neste primeiro episódio é sério, portanto, a semana passada foi tipo teaser e agora o que é que eu posso fazer?
00:04:07
Speaker
Para quem acompanha a Força no Pedalo, vocês vão estar à par da minha preparação para o próximo edição do Gran Fondo de Madeira Island, que é organizado pelo Miguel Rodrigues, mais conhecido pela Musca, e com o apoio da Câmara Municipal de São Vicente e do Clube de Suporte Marítimo.

Reflexões sobre eventos passados

00:04:22
Speaker
Portanto, o Poder Ser Podcast participou ano passado, contando com a minha presença do Zé, Moreira, e do veteran dos Podcasts, conhecido de vocês, o Carlos Ornelas. A experiência foi espetacular.
00:04:33
Speaker
Eu aconselho a toda a gente, de vez em quando, abraçar assim algum tipo de desafio físico, desportivo, considerem uma coisa difícil, desafiante, que é para ter algo para trabalhar e objetivos para alcançar assim tempos a tempos. Eu não sei se torna-se assim um pedaço...
00:04:50
Speaker
Mas pronto, pelo menos para mim é por aí. Os benefícios são preciosos. Quero seja o cumprimento dos objetivos é que nos propusemos, quero não. Isto é tudo uma questão de perspetiva e de reflexão sobre o que foram as nossas prestações. O ano passado, por exemplo, nós preparámos apenas para cumprir a prova dentro do tempo limite. Nos dias anteriores à prova fomos reconhecer o percurso.
00:05:16
Speaker
E na subida mais difícil, que era da ribeira da janela, o ao ver aquela subida ficou particularmente nervoso, por achar que não estava preparado para conseguir subir aquela montanha. Vejam lá, que o homem nem sequer durmou no dia anterior à prova, tão nervoso que estava. Mas no dia, no dia da prova, com maior ou menor dificuldade, chegou a cima,
00:05:41
Speaker
E até no final de contas, de todas as três, fui o primeiro a chegar ao final. Portanto, as coisas dão assim umas voltas, o início, aquela dúvida inicial, o nervosismo, incisão a ninhas, pronto, no final de contas. Um bom resultado final.
00:05:58
Speaker
Ah pá, e não vou por aqui contar tudo, até porque nós na altura gravamos um podcast especial sobre a nossa experiência. A importância da qualidade de som deve ter sido melhor. Este ano, quando nós fizemos o podcast do Gran Fonte, prometo que vamos ter um pedaço mais de cuidado com a qualidade de som e partilhar mais conteúdos e essas coisas todas.
00:06:21
Speaker
até porque nós queremos divulgar cada vez mais a prova para ter cada vez mais participantes e ser uma festa do ciclismo. Acho que é preciso celebrar o desporto particularmente do ciclismo em Portugal e na Madeira que tem bastantes condições para o desenvolvimento da modalidade, seja na estrada, na montanha.
00:06:43
Speaker
De qualquer forma, este ano a nossa preparação está sendo mais séria. Nós estamos a preparar os nossos corpos, mas também teremos outro tipo

Patrocínio e filosofia X-Muse

00:06:51
Speaker
de apoios. E para começar, com os nossos patrocinadores. Primeiro patrocinador de sempre, X-Muse. Não sei se alguma vez alguém se importou sequer a imaginar o que é que será a X-Muse. Para explicar isto de forma simples, até porque existe também um podcast com o líder supremo da X-Muse, que é uma grande amiga, André Correia.
00:07:10
Speaker
Esses meses é uma brincadeira de adolescentes que basicamente perdão as estrabeiras. Uma empresa de audiovisual que nós basicamente fazíamos download ilegal de jogos e filmes e metíamos em sedeias e vendíamos sedeias a um euro, não sei o quê, aos nossos colegas na escola. Mas pronto...
00:07:32
Speaker
É uma empresa, dado o visual, que nunca vi uma empresa a sério, mas por ser fruto da nossa imaginação, tornou-se realidade sem que efetivamente tenha existido, como empresa. Pá, vejam lá, vocês mesmos, se isto faz algum sentido na vossa cabeça, terem as vossas próprias conclusões acerca das minhas capacidades intelectuais, mas pronto.
00:07:54
Speaker
Onde é que eu ia? A X Mias, pronto, é fruto dos nossos sonhos e imaginação e serve como motivação para, basicamente, fazer alguns updates, independentemente do que os outros pensam acerca das nossas ideias. Até na altura nós dizíamos, a X Mias não é isso aqui, o pessoal gozava, não é nada especial, vocês fazem cópias para o pessoal. Mas nós, para nós, era uma empresa. Por isso.
00:08:21
Speaker
E pronto, as nossas ideias, por serem fruto dos nossos pensamentos, são nossas para aplicar ou não. Portanto, nós críamos que aquilo fosse uma empresa. É que ia ser uma empresa. E da mesma forma que aplicar as nossas ideias, tornas-nos responsáveis pelas consequências das mães. Portanto, nós na altura até achávamos, ah vai, isto é uma empresa, nós vamos fazer
00:08:45
Speaker
O Andre pagava-me 5 euros por mês, isso na altura para mim era uau! O dinheirão do Carossas. Apá, por isso, em cima, a X-Muse representa para mim a liberdade para assumir a responsabilidade pelas nossas ideias.
00:09:00
Speaker
É assim, que eu vejo também a vida do Andreia. E por isso eu lembro-me sempre do X-Muse, para manter os podcasts e todas as minhas ideias vivas. Pessoal pensa, Paul, porquê que tens um podcast? Porque eu gosto, na minha cabeça eu não tenho que ter esse podcast.
00:09:18
Speaker
Eu não tenho que ganhar dinheiro com isto, é para me divertir. É para falar de futebol, para falar de ciclismo, é para fazer isto que estou a fazer aqui, fazer um salto. Eu não tenho patrocínios, não ganho nada com isto, mas pronto, eu gosto de fazer estas coisas. É para me divertir. Pronto, vamos passar a outro tipo de apoios. O outro apoio é o da Big Adventure Madeira, do meu amigo Paulo Paixão e companhia.
00:09:46
Speaker
Também gravámos um podcast sobre a história deles o ano passado e quem perceber bem a história da empresa do Paulo percebe que esta também é fruto das ideias de um grupo de pessoas que não queriam sair dependentes da escravatura económica que existe em Portugal e na Madeira.
00:10:01
Speaker
É um pouco como X-Muse, a nível filosófico, mas pronto, aplicado num empreendimento turístico e mais importante que isso, tornando desses sons e ideias efetivamente realidade. X-Muse nunca foi, The Big Adventure é.
00:10:17
Speaker
Portanto, o Paulo e a sua equipe, bem como alguns familiares de meus, vão providenciar um apoio bastante importante durante a prova, a nível de transporte e carro de apoio e também transmissão de informação a quem quer acompanhar à distância a nossa prestação através das redes sociais. Vamos pôr coisas no Instagram e não sei o quê, mas a minha ideia
00:10:40
Speaker
A minha ideia era mais criar um grupo WhatsApp, se alguém estiver interessado, era criar um grupo no WhatsApp onde todos os interessados em acompanhar podiam usufruir de fotografias, vídeos feitos em direto e reportagens sobre o decorrer da prova.

Engajamento com os ouvintes

00:11:07
Speaker
Isto com o apoio do pessoal do NerdLand, que são as minhas irmãs. E eu ia pedir a eles para postar essas coisas lá. Eles ainda não sabem disto, mas pronto. De qualquer forma, isto ainda é uma ideia assim, podendo estar num estado embrionar e nós vamos ver como é que vamos fazer isto. Mas basicamente é criar um grupo WhatsApp, meter o pessoal todo dentro e partilhar as informações.
00:11:31
Speaker
Pronto, de maneiras que apoio emocional x mias, apoio logístico, é The Big Adventure. E também, pronto, o que é que eu posso dizer sobre o apoio do Nerdland? É a parte jornalística, é o PR, não sei o que é, mas pronto.
00:11:56
Speaker
O que é que nós fizemos mais a nível material? Como vocês viram, andei a vender assim os t-shirts e consegui vender uma primeira remessa de t-shirts. Vendei tudo. Quero dizer, mentira. Ainda tenho um S e um XL, para quem quiser. São brancas.
00:12:12
Speaker
Eu até fiquei surpreendido com a quantidade de interessados nas t-shirts. Se houver pessoas suficientes que querem uma camisola, eu posso fazer mais uma arremessa para 20 euros cada t-shirt. Podem escolher o tamanho e a cor das mesmas.
00:12:28
Speaker
E basta entrar em contacto e quando eu tiver suficientes encomendas eu faço uma encomenda e mando para o pessoal que estiver interessado. Mas não vou andar a, como fiz da outra vez, encomendar todas uma vez e depois andar a, quem quiser venha falar comigo e entre em contacto. E eu encomenderei, podem escolher o tamanho, como eu disse, e também as cores.
00:12:53
Speaker
desde o tamanho para a criança de 4 anos até o XXL de adultos. E pode ser em branco porque os logos ficam melhores. A palette de cores é infinita, mas cores que não funcionam tão bem como os logos por serem pretos.
00:13:11
Speaker
Portanto tipo isso, branco, vermelho, verde, azul, cinza, rosa, amarelo, são cores que combinam, ou então cores claras, mas pronto, e às vezes pode aumentar o preço das t-shirts. Portanto, para ficar assim a vinte euros cada t-shirt, é uma questão de entrar em contacto e eu diga-lhes de semelhante.
00:13:33
Speaker
Também mandámos fazer uns jerseys novos, para usar na prova, produzidos pela Ciruko, baseados nos do ano passado, mas com um design e corte mais modernos, para substituir os anteriores. Ainda não sabemos a se não chegar a tempo, mas vamos ver.
00:13:49
Speaker
Se não chegarem a tempo da prova, tenho a sorte de dizer que vão chegar a tempo da volta à madeira, que é a prova que eu vou participar a seguir. E sim, pronto. Eles prometeram-me que ia chegar a tempo, portanto vamos ver.
00:14:07
Speaker
Vamos rezar para que isso aconteça, não é? De qualquer forma, teremos, além disso, todos nós três equipamentos semelhantes. Luvas, meias, bibi shorts, capacetes, tudo da mesma cor. Eu até vou pintar o capacete do Zeca para ficar no vinho em fiolha e ficar da mesma cor. Eu tenho que comprar uns chapatis brancos para não destuar da gente. E eu tenho também ali uns bidons.
00:14:30
Speaker
da marca Tacx, que é a marca que faz medeiros para quase todas as equipas Voltares. Foram feitos com autocolantes, improvisados, mas que eram espetaculares. E depois pode ter que partir no Instagram uma fotografia do resultado final. Fui low cost e são bons. Fiquei bastante satisfeito com o resultado, com a qualidade do resultado.
00:14:56
Speaker
Ainda temos, além de haver outras coisas que ainda temos de tratar, o Quares vai providenciar a alimentação para a prova com os famosos
00:15:06
Speaker
Gés e barras de hidratos de carbono, vamos fazer com que tenhamos energia para voar montanha a sema, não é? Ele ia fazer umas barras de arroz caseiras e tu curioso para ver o resultado. viste vários tipos de barras e gés, os resultados são assim pedaços mistos, mas pronto. E dou sempre um twist pessoal às minhas receitas e por se os resultados podem estar a serem influenciados pelas minhas próprias ideias culinárias, portanto, apago.
00:15:36
Speaker
Mas isso são tudo coisas que fazem-se sentir um pouco mais profissionais. É como isto. Isso é tudo uma brincadeira. Vamos um gajo levar a sério as brincadeiras. Parece ser estúpido, não parece? Fazer tanta coisa por uma prova de ciclojamaduro. Mas é como eu digo em cima. Nós assumimos a responsabilidade de desfrutar dos resultados das nossas ideias, que são provenientes da nossa imaginação.

Preparação para o evento de ciclismo

00:15:59
Speaker
E por isso preparámos-nos para estas brincadeiras com bastante seriedade.
00:16:03
Speaker
E tanto eu como o Corliss e o Zé, estamos a despreparar de acordo com as nossas possibilidades, não é? Para alcançar o melhor resultado possível para a equipa. Eu, por exemplo, para quem acompanha a força no pedal, sabem poder sair disto.
00:16:19
Speaker
Tufo Quad, por incrível que pareça, a entrenear para vencer a prova. Isto é uma loucura, mas parece loucura. Pongo acho que até recentemente nunca fiz muito ciclismo. Parece uma loucura, mas pronto.
00:16:35
Speaker
fiz uma dieta para reduzir minha massa gordurosa e aumentar o máximo muscular e combinando com isso um treino que permita aumentar minha capacidade física e resistência cardiovascular e muscular, aumento de uma FTP em conjunto com perda de peso e melhorar os meus votos porquê-lo para ser mais competitivo nas bebidas, além das melhorias que o treino providencia
00:16:57
Speaker
à minha condição física em geral. Posso adiantar desde já, depois de testes iniciais, experiências falhadas e acertadas, aprendizagens que tive com as mesmas,
00:17:14
Speaker
Tudo o que eu incorporei no meu treino, na minha dieta, apá, depois disso eu estou neste momento a um nível bastante superior ao que eu tinha na altura do grande fundo do ano passado. É que não tem mesmo nada a ver. E eu ainda não acabei o meu treino, porque isto ainda vai a meio. Portanto, a minha capacidade física.
00:17:32
Speaker
principalmente está mesmo bastante superior, mais ou duro da capacidade. E no ano passado eu lembro-me que para fazer 100 quilómetros de bicicleta era um desafio. E este ano 150 é um passeio de domingo. Eu e o fazemos 150, ainda boa.
00:17:49
Speaker
E neste momento, tu também é um pouco mais leve do ano passado, mas principalmente tem o meu rácio de gordura e de músculo tá... tem muito menos gordura do que tinha ano passado, tem muito mais músculo. Que é consequência de, perda de massa gordura, consegui baixar até o nível de atleta de alta competição. E com esta cena quer dizer que...
00:18:12
Speaker
Vai ser aos 36 anos que eu vou para o Plutón Internacional, mas pronto. O gajo esteve mais longe de ser competitivo. Bem mais longe. E posso adiantar que nunca tive tão saudável da minha vida como estou agora.
00:18:30
Speaker
Isto não vem de ter aceitado desafios físicos, mas também porque a minha família abraçou, graças a Deus, tanto os meus como os seus próprios desafios, sejam estes impostos por nós próprios ou típicos de sociedade em que vivemos. Eu não posso negar que inicialmente senti-me um impostor, essa coisa de treinar é bastante egoísta.
00:18:57
Speaker
É como se diz em inglês, é o imposter syndrome. Isto está porque eu não achava que era ameaçador de poder beneficiar da oportunidade de implementar estas ideias da minha cabeça e de certa forma estar a impor estas coisas todas à minha família. Contudo, atualmente este sentimento quase que desapareceu pelo facto de todos os meus desafios individuais e tarefas diárias
00:19:22
Speaker
compatíveis e interdependentes uns dos outros. No fundo, é essencial para que todos estes objetivos possam ser cumpridos. Aliás, eu vou mais longe e estou cada vez mais convencido de abraçar este desafio sem querer decorar minhas responsabilidades como pai e...
00:19:43
Speaker
uma pessoa de família, não é? E tendo todos os cuidados possíveis para não impactar negativamente a minha vida aqui em casa, fez-me ingressar por um caminho no qual eu aprendi a ser melhor pessoa, pai, marido e ainda mais responsável. Tanto a minha mulher como os meus filhos são pessoas ativas e o ritmo e coordenação familiar são a chave para que isto se torne possível.
00:20:07
Speaker
Diariamente um gajo tem que acertar agendas, acertar horários, preparar a alimentação, criar obrigações escolares, coisas do trabalho, cumpra as atividades desportivas, treino-nos, treino bastante e, pelo meio, atividades em família e diversão em geral, que também é importante, um gajo de estreios todo junto.
00:20:29
Speaker
Isso às vezes é complicado, mas hoje em dia, 99% das vezes nós cumprimos com todas as nossas tarefas e objetivos. E não vou negar que dias complicados e que por vezes estamos exastos, com muito uso depois de 1,35 horas na bicicleta, trabalho de manhã,

Gratidão e expectativas futuras

00:20:51
Speaker
tarefas domésticas não fiz muitas hoje, mas pronto, geralmente também tenho tarefas domésticas, mas pronto, ao mesmo tempo estou extremamente satisfeito por ter feito os esforços, passo-me as responsabilidades as quais propus. Atualmente eu sinto-me cada vez menos impostor e em vez disso, cada vez mais agradecido, de certa forma aliviado, bastante aliviado até, porque as minhas boas coisas trazerem aparentemente mais aroméia do que problemas.
00:21:20
Speaker
Mas pronto, tal como disse antes, trata-se de desfrutar das consequências de assumir a responsabilidade pela aplicação das nossas ideias. E adaptá-las, claro, com a experiência adquirida e trabalhar continuamente para transformar os meus chumes e, pronto, a minha imaginação, no fundo, em realidade.
00:21:39
Speaker
Opa! Isto está a ser uma história que eu compreendo. Vamos ver se no dia 26 de maio o PEDRO SAI PODCASSO vai ser a melhor equipa em prova. Seria um espetáculo, subirmos ali ao pódio de ganharmos alguma coisa.
00:21:57
Speaker
abrir uma garrafa de espumante. E seria espetacular. E é por isso que nós estamos a trabalhar. Todos os outros benefícios de que falei estão garantidos. E isso é uma grande motivação para continuar a lutar e a procurar ir mais além.
00:22:13
Speaker
É pá, eu comecei a falar do estúdio e acabei aqui. Pronto, isto mostra que ler apenas o título não ensina nada sobre o que é que vem, pá. Eu penso que outra coisa que posso dizer hoje, não fiquem pelo título, explorem, pá. Sim, porque eu não sou também conhecido por fazer nem thumbnails atraentes, nem títulos clickbait, portanto... É pá, é preciso mesmo ouvir e ver o conteúdo.
00:22:40
Speaker
Enfim, isto como dizia o meu avô pá, basta que sem, que tu falas para os cotovelos e depois acabas de dizer coisas que não tem nada a ver com o tuito e depois metes um disclaimer

Encerramento e convite aos ouvintes

00:22:50
Speaker
no final. É como se ainda valesse a pena fazer um disclaimer, depois as pessoas terem ouvido o podcast. E agora vocês estão a pensar pá, ele tem razão, se chegaram até aqui não é? Quer dizer, não sei se isto foi demasiado aborrecido. E pronto pá.
00:23:08
Speaker
Obrigado por terem ouvido este devaneio. Fiquei confuso. Não sei. Deem o vosso feedback. Se calhar até fiquei muito incompreendido. E incrivelmente aborrecido com informação inútil. Todas as qualidades que eu apreciei no episódio do PDC Podcast. E comecei por prometer no episódio anterior um convidado. Felei isso logo de início e depois
00:23:35
Speaker
E depois faça assim um devaneíneo, mas pronto, eu agora que tenho tão pronto, vou tentar ter gente interessante aqui para falar. Portanto, a pessoa que também esteja a ouvir e que quer participar pode ir em qualquer coisa. E tenho assim uns contactos alinhavados, mas pronto, se alguém se oferecer, esteja à vontade. Tenha que ficar sempre a beber um cafézinho, beber um cházinho, mas pronto. Enfim.
00:23:57
Speaker
Ontem e por agora ficamos assim. Espero que tenham conseguido tolerar esta minha reflexão e não percam o próximo episódio porque nós também não. Tchau!