Become a Creator today!Start creating today - Share your story with the world!
Start for free
00:00:00
00:00:01
Força no Pedal 39 - Uma Avalanche de Monumentos! image

Força no Pedal 39 - Uma Avalanche de Monumentos!

PDC Podcast
Avatar
28 Plays8 months ago

Bem-vindos a mais uma edição do PDC Podcast.
Hoje juntamo-nos para falar de ciclismo com o nosso programa - Força no Pedal no quarto episódio da época 2024!

Vamos falar das ultimas do ciclismo, fazer o rescaldo das ultimas provas e falar do que aí vem!

Também temos novidades acerca do Granfondo!

Enjoy!

Este Podcast contem musica de TaigaSoundProd:

Rock Guitar Intro 03 by TaigaSoundProd
Link httpsfilmmusic.iosong6744-rock-guitar-intro-03
License httpsfilmmusic.iostandard-license

Recommended
Transcript
00:00:01
Speaker
Avisem-me!

Aviso sobre linguagem ofensiva

00:00:02
Speaker
O programa que se segue pode conter linguagem ordinária e ou verbalmente agressiva, que pode ferir as suscetibilidades dos ouvidos mais paníscas. Obrigado. Este programa conta com o apoio de X-Muse. Powering your dreams. Obviamente.

Início oficial e introdução aos tópicos do dia

00:00:24
Speaker
Gravação iniciada. Estão cortos ao espanhol? Estou. Estou bom.
00:00:29
Speaker
O que é que temos para o Manoel hoje? Hoje temos análise das últimas provas. Vamos falar sobre os monumentos. O Aarón de Van Vlaanderen, a Volta a Vlaanderen e o Paris Roubaix. Vamos falar sobre também Brabant de Sapel e Damsel Goulders, que foram as provas.
00:00:51
Speaker
E vai dar-se uma provisão para que basta na Calac ou então liege, basta no liege, para quem nem percebe, sim, do Yen, que é a velhota, a clássica mais antiga, não é? Deve ser a mais antiga. É do próprio nome. É. E é o mundo muito mais antigo. E vamos falar muito assim sobre...
00:01:12
Speaker
avalanche do país Bosque. avalanche de corredores. E depois, bom, estão os novidades do Gran Fonte, mas isso eu passo dito. Vamos meter o Inter.

Preparação de Carlos para corrida em Madeira

00:01:40
Speaker
Ah pá, Carlos. Olha, bem-vindo de volta, pá. Então, como é que tem sido isto de aí, este porreiro? Sei, sei. Fui... Ainda dias de fazer o... Acho que se pode dizer, não é? oficial.
00:01:55
Speaker
No próximo domingo vou à Taça da Madeira. E portanto no sábado fui fazer o reconhecimento. Ah ok, então estás a Farma. Vai subir. O tempo está dentro daquilo que estava a espera.
00:02:14
Speaker
Ah pá, olha, nesta coisa da preparação das provas, como eu falo de preparação das provas, o pessoal tem assim, ideias de coxer e ser ciclista profissional e não sei o que é, andei nos últimos tempos a acompanhar, e depois ouvi-lhe falar, do Tour de Tietamá.

Preparativos da Equipe TDT Unibet para o Amstel Gold Race

00:02:37
Speaker
Sim, sim, sim. Então pronto. Tenho andado a acompanhar, assim, mais até porque um gajo às vezes está a treinar no rolo e tem que se entreter com alguma coisa. Não está no rolo. Tenho acompanhado os vídeos do YouTube da equipa TDT Unibet, que é a equipa do Tour da Tieta. E na preparação deles para a primeira corrida do World Tour deles foi este domingo, foi a Armsel Gold Race.
00:03:03
Speaker
Ok. E eles têm vídeos quase diários sobre as coisas e eles mostram aquele acompanhamento nos carros, às vezes sem comentários, sem nada, tipo assim... sem ninguém a falar por trás, nem a explicar, é tipo como se fosse...
00:03:23
Speaker
Opa, tu estás ali e estás a ver o que é que eles estão a fazer. Estão a ver só. Eles fazem uns clips, acompanham muito nos carros, o percurso de ver... Claro, tem uns assim, que são uns mais produzidos, que é com o percurso de dirigentes, de staff, mecânicos e de ciclistas, o percurso da carreira deles, como é que eles chegaram ali e eles a falarem sobre a preparação deles.
00:03:47
Speaker
Ah pá, e isto eu acho piada porque é uma equipa que começou com o sonho do Basse. Uma brincadeira no fundo, não é? Uma brincadeira, sim. Ele queria chegar, ele queria chegar a uma equipa para o Voltaire e ir ao Tour. Ao Tour de França.
00:04:03
Speaker
E ele começou a registrar num canal de YouTube o percurso dele, que era o chamado canal de YouTube, então era o Tour de Tietema, que era aquela coisa de evoluir até chegar ao Tour de França.
00:04:23
Speaker
Entretanto, ele começou a evoluir e tudo, mas alguém encontrou vários problemas e limitações, apesar de ter chegado a uma equipe profissional que era aquela Bingolo, Bingolo ou o que era. Bingolo, não sei o quê, é uma equipe abelga.
00:04:41
Speaker
Ah pá, mas as coisas não estavam a correr como eu queria e ele não tinha tanta liberdade. Então, olha, vou fazer a minha equipe, foi o que eu fiz. Então começou do zero uma equipe do nível mais baixo no Continental, na Holanda, e aos poucos foi evoluindo a equipe, eles agora são a equipe pro Continental, ou seja, estão a um nível de World Tour, então um nível abaixo.
00:05:02
Speaker
E essas equipas quando têm bons desempenhos podem ganhar um wild card para provas do World Tour, que foi o que aconteceu agora, conseguiram um wild card para a Amstel Gold.

Dinâmica da equipe e sacrifícios no ciclismo profissional

00:05:20
Speaker
E o sonho deles é, dentro de um ano ou dois, ter um Wild Card para o Tour de França. Apesar de, tipo, ele agora, o boss em si, ele não é mais a equipe. Ele não é corredor, ele agora é DS, é dirigente.
00:05:38
Speaker
E para sem piada, e tu ouves a forma como eles pensam, as corridas e discutir táticas e como é que um puxa o outro. E eles mostram, eles põem câmeras on board nos ciclistas, eles têm mostrado. Por exemplo, no Skelde Prez aqui, um deles estava, teve, a cada que aconteceu, mesmo à minha frente, o gajo estava a passar por mim e ele filmou o gajo a cair atrás dele.
00:06:08
Speaker
E ele apanha mesmo, eles mostram no vídeo que é uma queda valente, caras, por acaso. Ah pá, mas pronto, olha, acho que é uma coisa porreira porque mostram os sacrifícios que o pessoal faz. Sim, sim. E nem tudo é...
00:06:26
Speaker
um ano por trás da Emirates, da Visma, das mais conhecidas, não é? Pois, até mesmo o pessoal que está nessas equipas tem um percurso que às vezes não é assim tão conhecido.
00:06:42
Speaker
Mas pronto. Olha, é interessante, para quem quiser ver o tour do Tietema no YouTube, é Budapest. Acho que é uma daquelas coisas feiras. mesmo um insight de como é que eles preparam as coisas. Eles até têm um vídeo, acho que é quase duas horas, que é a sumarizar tudo o que aconteceu na época passada.

Desafios logísticos e incidentes de corrida

00:07:11
Speaker
e procurar patrocinadores, e eles tinham um que vi e para fiquei impressionado. Eles têm o trabalho do mecânico, eles acham que tem um mecânico para os ciclistas todos numa prova.
00:07:26
Speaker
o homem é um escravo, da manhã à noite, a lavar bicicletas, a arranjar bicicletas. Depois tipo, quando partem uma bicicleta, os gajos às vezes pensam, o que é que vamos fazer agora com isto, quando parto um quadro e isso.
00:07:41
Speaker
É, eles têm assim... Às vezes, eles foram buscar, por exemplo, bicicletas da época passada. Algumas, porque este ano partiram... Mas tem um Cannondale, não é? Cannondale, é. Cannondale. Bom, os outros têm material, mas as bicicletas são bonitas. Tem uma pintura até interessante. Mas pronto.
00:08:00
Speaker
Vamos mesmo aos profissionais, caras, vamos analisar as outras provas. Vamos começar pelas provas pretepas, até porque se calhar é o mais rápido de avaliar. A Itália, País Bosco. Nós tínhamos grandes propriedades a cerca destes. Tínhamos três, ou seja, dos quatro candidatos a voltar à França, três estavam aqui.
00:08:27
Speaker
que houve uma queda no meio do pelotão, uma curva atrasca. E esses três estiveram envolvidos na queda. O mais maltratado foi o Vingard, que ainda é capaz de me levar algum tempo para recuperar. Fui vertebra, fui a uma plata. Ele ainda estava no hospital hoje? Pois, pois, exatamente.
00:08:52
Speaker
O raio do pulmão, como é que se chama? Ele teve um colapso do pulmão. Mas aquele tem um nome específico que agora não te lembro. Não é um autórax? Não é um autórax, é isso, exatamente. Não é questão de hoje não saber o que é que isso... É, mas pronto, é importante dizer a designação correta.
00:09:11
Speaker
Tu tens pessoal mais do que em casa. Ah, e tu também percebes do assento. Ah, olha as vezes. coisas que... Tá, mas ouve-me. O que é isto? Isto polnómeno não soa bem. Toca a perguntar. Basicamente, uma das costelas deve ter preparado a poeira do pulmão e, entre o ar, o pulmão colapsou.
00:09:36
Speaker
É um bocado chato. Opa, foi uma coisa perigosa. É isso. Pronto. Aquilo era uma curva. A curva em si não era, à partir dela não era muito perigosa. que tinha pedras e uma valete enorme. E a ideia que eles fazem... Quem vai à frente faz uma brodagem na cor. A ideia que fica é essa. Vamos muito para fora. Eu acho que o primeiro a cair é o...
00:10:03
Speaker
É um Derry Treia, não tenho certeza. Não sei se é ele o primeiro a cair,

Conversas casuais sobre ciclistas profissionais

00:10:07
Speaker
mas uma ideia que era ele que alugueu para o pontão. Da Treik? Sei, eu acho que sei.
00:10:15
Speaker
E pronto, e vai tudo atrás, claro. Fala pessoal da Eritreia. Sabe quem é que eu apanhei ontem no meu passeio? Quem? O senhor, o Dini M. Djirmei. Estava a treinar no mesmo sítio que eu. Espetáculo. Por acaso reconheci logo o gajo. E o Bini? Eu disse Bini e ele Poker Face. Este homem vem pedir um autógrafo masafiano.
00:10:44
Speaker
Mas eu também, e porque eu vinha tipo ao longe, no final da rua, eu vinha, mas eu ia numa direção e eu vinha na outra. Nós cruzávamos, e eu estava ali a olhar, ah, isto é um, não percebo, e primeiro pensei, quem é o gajo que vai andar na rua com uma camisola da Banti? Depois eu olhei para a bicicleta, caras, aquilo é uma cube, aquilo é as cores do estano.
00:11:13
Speaker
E o olho é para cima, isto, é pronto! E é o Bini! E é o Vom!
00:11:25
Speaker
É, mas foi fixe. Se calhar pensava que eu era

Impacto dos incidentes e estratégias de corrida

00:11:28
Speaker
o João Almeida, como eu estava com a Camisola de Campeão de Portugal. Eu não me chamo Joãozinho, portanto não. Mas pronto. A nível de segurança, eu não sei, equipe de terceira edifidade, não sei. É difícil. Podia, não podia. O que interessa é que deu-se uma caída. O Vigente se mogou a sair.
00:11:54
Speaker
Entre esses que se me aguardassei, o pior foi provavelmente o vinho gordo, depois também o Remco ainda deu um saltinho por cima do avalê e também... O Remco, olha... O pessoal que diz que o Remco não sabe andar de bicicleta, esquece rapaz, ou se faz ali um bunny... Porra, quem que faz aqui naquelas condições? Ou se faz ali um bunny ao meio de... Para eu tenho 2 metros!
00:12:13
Speaker
Eles também deviam de ir rápido, mas quando vais rápido... Mas se ele não tivesse feito aquilo, ele explotava-se mesmo uma série. Ele explotava-se tudo. Ele depois acabou de partir na relva e vai com o braço ao chão. E ele partia uma plata e ia com a vírgula. Agora imagina se ele não tivesse feito aquilo banhando-se. Tivesse batido com a roda da frente naquelas pedras. Porque ele ficava preso nas pedras.
00:12:37
Speaker
Como aconteceu ao vingagarde, olha, o gajo vai vir, quer que deixe melhor? Quer dizer, quer que... Naquela situação não é de cheiro melhor ou pior, é quem vem atrás, não pode passar grande coisa. E não sei até que ponto é que ele era difetear. O gajo pode ter todas as opiniões e mais alguma, mas não sei até que ponto é que era difetear aquilo.
00:13:08
Speaker
Mas pronto, o Roglic pronto. Não está habituado a cair, é como os gatos. Ele não pertei nada aparentemente. Ele estava levando tudo ao Titânio com tanta caída. Mas olha que ele mesmo assim não decidiu desistir. Eu acho que também não valia a pena, porque ele tinha caído na vésper, teve uma caída também feia.
00:13:30
Speaker
E eu penso que ele tinha tido um pedaço de confirmação, que ele faz um contrarreloj do caraças, no primeiro dia. Pois faz. Pois faz. O Raimco também, mais ou menos. E ainda se enganou. O Roglic ainda se enganou num percurso. E é que perde mais tempo? O Roglic a se enganar no caminho ou o Raimco a cair logo na segunda curva? O Roglic não sequer saiu da bicicleta, ou seja, ele veio, voltou para trás, perdeu, acho que não sequer chegou a 10 segundos.
00:13:58
Speaker
Eu perdoe um bocadinho mais porque ele também ainda reclama com o próprio ou sabe-se com quem.
00:14:04
Speaker
É mesmo a ajuda do pessoal. Ele cai, ele cai e começa a sentir que eu quero avistar. Mas claro que vou avistar dele. Acho que foi a minha primeira curva. É, está a coisa. E isso no fundo acabou. Esta queda acabou por estragar o espetáculo, acho que não vou dizer assim. Sim. E quem ganhou com isto tudo foi o Ayuso que teve a caninha aberta para vencer. Quem ganhou com isto tudo foi o Pogacar.
00:14:33
Speaker
Ah, sim, sim, de certa forma também. Eu acho que ele pode andar a camisola amarela. Na volta à França. Sim, foda-se. Olha que o Hogwarts, é um almoço duro de ruir. E não vai ter o giro nas pernas. Ah, sim. É assim, se ele não... Agora tendo o giro eu tenho aqui algumas dúvidas de como é que ele vai recuperar. Porque eu nunca fiz isto, giro e volta, giro e tudo.
00:15:00
Speaker
Mas o Lestane anda mais calmo no início do ano. Está-se muito mais cauteloso. Aliás, basta ver que ele não foi a volta a Flandres, não fez nenhuma clássica, vai fazer a Alia de Bastão de Liège, depois que começou o giro, acho que é isso.
00:15:24
Speaker
Isto está vendo muito, até mesmo na parte das clássicas, tem a vida assim que elas têm andado a nos roubar um pedaço de peças. A ver as trocas. É verdade.
00:15:38
Speaker
Se bem que pronto, olha, o Ayuso mostrou que, se calhar, também podia, dos outros estudos, era o que estava mais forte. É melhor, claro. E ele, lá, lhe ofereceu uma fórmula ao... Carlos Rodríguez. Não sei como é que os gajos lhe chamam, os do Lantão de Rujos. Ao Carlos Rodríguez? C. Rods. C. Rods.
00:16:06
Speaker
Acho que é Sea Road. Carlos Rodrigues. Pronto. E agora? Temos um tour dos Alpes e um tour da Romandia. Sim, sim. Um pedaço desbarato, não sei como é que eu vou dizer. A Romandia tem muita história e é uma prova de uma semana.
00:16:34
Speaker
A outra, acho que são 4 etapas, se calhar até são 5, até o mesmo, mas é menos, vá, a nível de homens fortes da geral, costuma ser mais fraco. Mas é uma volta que tem subidas e descidas, praticamente nos OPs é isso que tu vas a apanhar. E quem ganhou a primeira etapa, que foi hoje, foi o Fossos. Ele afinal sabe trepar, caras.
00:17:00
Speaker
Não sei se tu sabes, porque muita gente que não sabe, mas ele ganhou a volta à França do Vuteur, antes de de Power of The Year. Olha, o Tour de Ravnir. Eu vou confirmar, mas tenho quase acertei-se.

Detalhes sobre corridas passadas e tecnologia moderna

00:17:13
Speaker
E tu aqui a ver e ganhou em 2019, sim senhores. Ah, pois. Pois é. Opa, nunca se sabe. Até pode ser aquele trap melhor do que... Mas o Tour de Ravnir tem contraflores. O homem é como o Van Wilder.
00:17:26
Speaker
É mas olha, ele chegou primeiro com o Chris Harper e com o Esteban Chaves e com o Bainó Calder. São todos escaladores? É, isto é só. Agora eu estou curioso, será que ele está a fazer alguma transformação sem os vinilos?
00:17:41
Speaker
Outra coisa para além de um escala... de um contra-religista. Olha, o Thomas atrás de grandes. Será que o Thomas vai nos dar ainda alguma surpresa este ano? No giro nunca se sabe. Nunca se sabe se... No giro não acredito, mas no giro sim.
00:17:58
Speaker
Aproxima etapa doutor dos Alpes é o quê? Não sequer sei. Aquela base que muito sobe e deixa, nem sequer tem esquedas em alto. É, vai-se ver. Muito curioso para ver. Quanto à outra corrida, vai ter se calhar, apesar de não ter nenhum dos canhões,
00:18:23
Speaker
O Toro do Romantia. Vai ter o regresso do Adam Yates. Vai ter a UAE com uns quantos canhões. Sim, eu uso o Adam Yates McNaughton. Mas depois tem, pronto, o Vlasov, tem o Van Wilder, o Lenny Martinez que está em forma. mostrei o Lenny Martinez nos últimos tempos.
00:18:50
Speaker
O gajo olha que... Fales que vai sair da FDG? Anda a dizer... Pronto. Para a Bahrain. Para a Bahrain, yeah. Supostamente o novo Landa, da Bahrain. Tipo aquela coisa... Fazer o papel do Landa. Mas olha que este... Este gajo não tem nada a ver com o Landa. Não. Nada. Mas pronto, vamos ter até o Geganard nessa corrida também, a ver se ele está... E o Bernardo?
00:19:19
Speaker
E o Bernal. Pronto, era que queria chegar. O Bernal, o Ethan Hater. Olha, o Joshua Tarling. Viste a desclassificação dele? Sticky Bottle. Sticky Bottle foi aquele batota. Ele ia para mais de 60 horas agarrado ao BD Android, não sei quantos tempos. Pô, vai. Isto é ao limite para tudo, caraças.
00:19:46
Speaker
Os gajos esquecem-se que isto não é como 30 ou 40 anos atrás que ninguém e hoje em dia... Falarem de 30 ou 40 anos atrás... Quer dizer, e isto que eu vou te contar não sequer é de 30 ou 40 anos atrás, eu estava a ouvir o podcast do At Newsblood. E... Pois, isto é em holandês, o pessoal não acompanha. E o interlocutor, que estava a contar uma história curiosa, eu estava a falar deste assunto e ele contou uma história curiosa que é...
00:20:15
Speaker
coisa de uns 10, 15 anos atrás, ele foi convidado para uma equipa para estar no Corro e fazer uma reportagem sobre isso. E a Dada Alter, ele não revelou quem era, nem revelou... A Dada Alter, numa etapa de montanha, eles tinham vários ciclistas num grupete, eles tinham que chegar a tempo para não estarem acima do limite. Sim, sim.
00:20:39
Speaker
E então eles diziam assim, ah não sei o que, mete o braço fora do carro, assim para o jornalista. E aparece dois, três ciclistas, agarram-se ao braço dele, eles aceleram o carro montanha a cima em uma reta, trava e os gajos arrancam. Sling shot. Sling shot. Os gajos terem ali uma vantagem, montanha a cima.

Desafios de ciclismo em condições adversas

00:21:04
Speaker
Ah, bem, isso para caso eu não conhecia, mas houve um exemplo bem recente, penso que deves-te recordar que fizeste o ano passado na volta no Baby Giro, não lembro o nome específico daquilo. É o Baby Giro. O Giro, o Giro janeiro, vai, o Giro são 23, pronto.
00:21:25
Speaker
Houve uma etapa que eu acho que foi a subida da Stelvia, se não me engano, a subida mítica. Houve praticamente metade do portão, foi desclassificado porque foram agarrados os carros. Ah, foda-se. Não se aguentavam.
00:21:40
Speaker
Mas é uma vergonha, metade daqueles gajos foram... Isto é para demonstrar a dorrisa daquela etapa. Para mim é das pídias mais míticas e gostava de fazer um vídeo. Carlos, para o Ano Vez aqui a gente vai a Itália sobre o Stelvio. Está bem, com neve. Com neve não, foda-se. Se calhar não, melhor não. Não com neve não.
00:22:03
Speaker
Vê, e vou dizer uma coisa aqui. O que é? O pessoal da Madara, todo fala, neve, neve, neve. Vocês, quando experimentarem neve, vamos dizer, neve é uma merda. Ah, pois. É que lhe é tudo muito neve nas fotografias, mas o desconforto e tudo o que aquela neve agarra, acho que as consequências todas, nas internas. Ah, foda-se. E não são de seus dois, eu dizia, caralho. Pois é.
00:22:29
Speaker
Enfim, portanto, olha, tem aqui vários ciclistas que, pronto, supostamente iam ser a segunda linha, mas pronto, vamos ter atenção a eles. Opa, eu queria falar aqui de Mazão, que era, não sei se tens acompanhado, mas o Luto Sainco também está em forma nos últimos tempos. É verdade, é verdade.
00:22:49
Speaker
E que estás a fazer esta prova, esta prova vai ser, provavelmente se não me estou enganado, a última prova por etapa antes do giro. Portanto, é a grande preparação. Sim, exatamente. Portanto, é ver desta gente toda quem é que vai ao giro e ver como é que eles vão estar. Estou curioso. O Bernal não vai ao giro, quem sabe? Não, vai à Vuelta. Ao Tour não?
00:23:16
Speaker
Não está previsto, se vai e depois não sei. Olha, como as coisas estão e como o Bernal está. Se eu mantiver o nível de forma, não me admirava nada. Eu fui o ano passado pior do que está agora. Muito pior.
00:23:37
Speaker
E eu acho que honestamente, como ele está a melhorar agora, se não ele não acontecerá mais nada.

Discussão sobre forma e potencial de Bernal

00:23:46
Speaker
Se calhar estão inquisindo o homem, mas se não ele não acontecerá mais nada. E com os outros todos alajados, se for agora eu penso que posso fazer pódio.
00:23:59
Speaker
Ele se fosse com os outros todos, fazia top 10. Sim, sim, sim. Mas se tu tiras 2 ou 3... Não haveria muita concluência. O top 5 acho possível, o 3 neste momento não me parece. Tu achas que o top 3 vai ser o UAE?
00:24:18
Speaker
Não, eu acho que o Hogwarts vai estar a mãe. O que é para achar? Eu estou aqui ainda a se acostumar ao Hogwarts. Isto-se, eu não tenho uma das suas famosas caídas. Apatónix, aquele gajo. Aquelas caídas, porra. Mas um pior. Eu acho que um pior do que eu. A sério? E quem? O Vine. O Vine é uma desgraça. O Vine também é uma gozo, também é uma caída. Cai em todas as etapas. Vai em todas as voltas em que participa. Mais do que uma vez.
00:24:47
Speaker
É a mesma ciclista de Zwift. Enfim, pronto, vamos avançar. Próvas para etapas. Foi um pedaço de desilusão de ser ali, mas pronto, acontece.
00:25:06
Speaker
Também como tínhamos falado da previsão para o Rondevan Vlander do Paris-Roubaix, pronto, a competição para Prova Underpool tinha sido um pedaço desenhada também naquela do Arzor Vlander, intuou-se na Rondevan Vlander que estava ali, pronto.
00:25:27
Speaker
que a competição estava assim um pedaço... não estava ao nível 2. Desfasada. A equipe em ambas as provas, esteve perfeita? Teve, teve, ainda mais no Barrio Roubaix. Eu acho que vamos falar da sequência do Barrio Roubaix. Eles fizeram das melhores excepções de equipe num monumento que eu vi. Talvez a melhor. Nunca tinha visto uma coisa mais.
00:25:50
Speaker
Sim, mas na Ronde van Vlaanderen também. Também estiveram muito bem. Controlaram bem o... Controlaram o rei da prova e não deixaram ataques. Também não havia um grande capacete para atacar.
00:26:04
Speaker
É tal coisa, ele estava em tão boa forma, o Papá e o Rubem ainda estava melhor do que o Papá e o André.

Impacto das chicanes e estado mental dos ciclistas

00:26:12
Speaker
Porque eu acho que não se pode falar de uma sem falar de outra. Eu até estava a pensar que íamos falar neste podcast daquela chicane que os gajos montaram antes do Ironberg.
00:26:26
Speaker
Mas pronto, isso acabou de não ter influência em nenhum dos gajos. que os gajos vieram dizer, ah, foi um sucesso. Ninguém se alojou. ia para a ideia de ver os ciclistas. Não, porra, o pelotão estava todo arrebentado quando chegaram lá. Enfim, foi um sucesso. Não teve influência e não foi nada de mal, portanto...
00:26:46
Speaker
É a tua coisa. É o mais importante. Ninguém se partiu de tudo logo, pronto. Naron do Valve London. Pronto, homem. Não sei. Se o Pederson não foi um pedaço na Coalhead, o que é que tu achas? Foi. Não foi um pedaço, foi muito.
00:27:05
Speaker
Eu acho que basicamente, ou seja, ele tinha tido a queda a meia da semana, não é? No Ars d'Orban, não foi? Sim. E a partir dele não ia estar nas melhores condições. E eu acho que eu penso, ok, eu sei que se o Vandero pelo atacar, eu não vou ter capacidade para seguir.
00:27:20
Speaker
Portanto, vou tentar atacar. que, não. Ele estava praticamente destinado ao fracaso. Quem é que se colou na roda dele? Quinta, não é? Não, o... Não, foi o... O Jhony Vermez. Foi, foi. Exatamente. Dopa, sim. A controlar. Dopa, sim. É pá, mas foi mesmo. Até me tinha dó. podiam fazer tudo o que quisessem. Não vale a pena. Eu sei, eu sei, sim. O Jorgerson a mesma coisa, o Belland a mesma coisa. Tu vais ver.
00:27:49
Speaker
Qual que era um destes gajos que tentou arriscar para ganhar, depois acabou bastante atraso na associação geral? Foi um pedacinho mau. E depois a UAE, com um grupo de 4 ou o que foi, começaram tipo a 20km do FAN ali em grupo a fazer contrarrolos para a equipe e apanharam todos os gajos que estavam na frente.
00:28:11
Speaker
Foi, foi. Foram pegando todos um a um. E até no final, e é impossível falar desta volta a Flandres, sem falar do Greta António Morgado, não é? Fiz um top 5. Top 5 porque o Valente, não. O Máthias foi relegado. Michael Máthias foi relegado por suprimente erroar. Fiz não sequer falar do assunto que aqueles amigos têm. Ah pá, eu penso que esse gajo tem parajas mentais.
00:28:37
Speaker
Sim, ele tem um desvito de trajetória, mas tu não vejas o... Ele lembra se dava de fazer aquilo para ganhar no sprint? Nada, nada, nada. Mas nem se o Polito a travar, nem a desviar. Ou seja, eu fui burro. Mas o António Margada, pá, incrível. Estreia na volta a Flandras. Ele detestou para ver. Eu acho que começou a gostar, mas pronto.
00:29:01
Speaker
Ele diz que me testa e, pá, chega ali. Tudo engraçado porque eu estava a acompanhar a prova, eu tentava ver os comentários em inglês, porque não. Para mim era o suporte da Portuguesa, para mim aquilo morreu. Não suporto aquele mal de intelectual, de me evitar aqui a dizer mal de alguns. Pá, todos os dias podes dizer mal de quem quiseres. Pois, é isso. Este é o nosso espaço para essas coisas.
00:29:25
Speaker
E então nos comentários em inglês, porque claro que hoje não estão... não estão se me falando tão demorado. Mas eu não vi ali e disse, este gajo deve estar aqui mas não é que o...
00:29:33
Speaker
Quando estamos para aí, uns 50 km do fim, 60, começa a ver, epá, está ali o Begão do Vador, que é assim que ele é conhecido. É, Flying Massage. É, exatamente. Isso é, epá, o gajo está ali. Mas sempre para trás, no grupo. Aquele grupo de 15, 20, o vinha sempre na cauda. Bem, não vai-se aguentar. E, basicamente, foram caindo e ele estava sempre e no final era ele a puxar nas outras rampas.

Dinâmica e estratégias da Equipe UAE

00:29:55
Speaker
Sim, epá, aqui foi um trabalho de equipa. Foi, foi, foi. E fui planeado, eles te aposaram o violence, violence, se o falso tentas ganhar a tua corrida.
00:30:03
Speaker
Sim, depois o Valens acabou por reventar. Sabe a curiosidade mais engraçada deste tudo? Eles fizeram mais pontos este ano, a chegar com aqueles quatro no top 10. Tipo com o Pogacar. Tipo com o Pogacar a ganhar o ano passado. Ah pois, sei, sei, sei. É porque eles fizeram... Não, mas de maneira que isto tenha sido prometido, tipo eles diziam, Valens, tu fazes a tua corrida tipo a Pogacar. Se der, deu, se não der, não deu, porque a gente tem plano B para ganhar os pontos que a gente precisa para ser melhor do que para domando.
00:30:32
Speaker
Mas uma coisa é certa, o Pogacar olhou para isto e deve ter ficado muito contigo, porque quem tem... ou seja, uma equipe a cometer três no top 5, ele deve estar a esforçar as mãos a pensar, porra, eu tenho uma super equipe para as clássicas. Não, isto não era possível esta equipe a estar a fazer isto sem o Pogacar.
00:30:54
Speaker
Sim, eles no fundo acabam por ter liberdade, ou seja, não têm que estar a esforçar na frente. Ah, e ele próprio e pensa que a mentalidade dele é contagiosa para a equipa, a não ser para o... É isso, é isso. Acho que a sua João Almeida é que não se contagia com aquela mentalidade dele. Quando ele está, é um ciclista ligeiramente diferente, não sei se reparaste. Sim, até para não ser... Eu viste a Semira de Seda, eu nunca tinha visto aqui. Eu tinha visto João Almeida a Semira de Seda.
00:31:22
Speaker
Caralho! E tchidapurra! Parecia um maluco para-los! Pô! Nem que fosse um foguete! Enfim... Quem deixa açaí não tem medo! Ah pá! Enfim... Para e Roubaix! Pronto! Ah pá! Para e Roubaix foi mesmo... O que é que eu vou dizer? Vanderpult ataca-lhe... Não! Ah pá! Mas será que era diferente com o Walter Van Aert ali?
00:31:51
Speaker
Eu sou sincero, eu acho que aquele Van Rapel e aquele Al Pacino, o Van Arte não tinha medo.
00:31:58
Speaker
Mas também a vizma estava completamente esmeada, porque era o Van Aerts que não estava, era o Tratnik, era o Dylan Van Barle, também estava o Banot. E o Laporte não estava em forma. E o Laporte também. O que aconteceu ao Laporte? Ele forou logo na primeira... E forou logo no início, exatamente. Forou duas vezes, eu que fui logo no início. É capaz.
00:32:24
Speaker
Enfim. Olha, é uma pena. É uma pena. É impressionante, mas a pessoa está a dizer se... ou pelo menos eu vou estar a dizer se... Mas pronto. Eu espero que não demore muito tempo até que o pau gás ao Paris Roubaix.
00:32:42
Speaker
tanto que agora começaram logo a dizer que ele vai ganhar a Amstel e ele também vai ganhar a Liege Baisson-Liege. E eu acho que também não se pode pedir tudo ao homem. Agora a Amstel nem sequer ganhou. Ele estava mesmo em beijo. Mas eu penso que não dou oficiado. E depois também preciso ver que
00:33:08
Speaker
Ou seja, ele pode ser muito forte, mas às vezes isso tem jogadas táticas que, por mais forte que sejas, não para responder a todas e às vezes falhas o momento certo para atacar e... e fica como se não tivesse algo, sabe? Que basicamente não estava tão bem. E ele não tinha pernas? Não tinha, não tinha. Porque se ele tivesse, conseguia apanhar os da frente. Sim, é que... Houve várias ataques que eu tinha acompanhado.
00:33:28
Speaker
e depois ganhar a Amstel e falo por experiência. Experiência de conhecer porque olha eu na semana passada fui a Master's treinar e andei naquelas coidas e esta semana andei nas Ardenas, no domínio andei nas Ardenas.
00:33:48
Speaker
Portanto, eu conheço ambos os sítios e eu até estava a comentar com o Zé, olha, a diferença foi na semana passada nós tínhamos feito bastante mais subidas, mas são bastante mais curtas.
00:34:04
Speaker
e tem partes inclinadas e isso mas não é nada tipo tu vás com um balanço de trás tu passas aquelas partes inclinadas. Agora nas ardenas, é subidas para mais de um quilómetro e tipo não é sempre a 10% mas anda sempre para o cheia-te, se é cheia-te, sim que se é cheia-te.
00:34:28
Speaker
Homem, já, já. É completamente diferente o tipo de subida. E eu acho que um ciclista como o Vanderpult... Até porque o Pogacar vai... Homem, Fonix, não estás tão a gozar. Se o Pogacar ataca ali, 2 ou 3 gajos do mundo que conseguem acompanhar o gajo. E o Vanderpult não é um deles, homem. E será que o Pitco que é?
00:35:01
Speaker
No frente a frente eu nunca ganhei um pagacheiro. Portanto, o ano passado eu não me enxerguei, foi um fenômeno todo, foi que o Pitcock ficou inscrito a ser com a vitória do pagacheiro.
00:35:16
Speaker
Eu acho que era o Pidcock e o... Ah, e depois... Ben Healy. Ben Healy. E na Liège-Bastogne-Liège, ele também ficou em terceiro. E ele foi o único que ainda foi atrás do Remco quando o Remco entrou. É verdade, é verdade. Mas depois até de meter de over o Remco, meter uma velocidade acima e ver o Pidcock ficar para trás. É que ele literalmente um clique nas velocidades e depois ele...
00:35:44
Speaker
Não, o Pitcock é um ciclístico, acho que cada vez está cada vez mais bem detalhado para pestas clássicas, concebidas assim não muito... Pronto, estamos a falar de uma Flèche Valone que tem aquele... Eu acho que a capacidade cardiovascular dele não combina com o corpo dele. Ok. Sim, também é verdade. Ele é bastante explosivo. Sim, mas não tem... É pequeno,
00:36:14
Speaker
E ele é leve, ou seja, ele é basicamente o perfil de potência do Vanderpool no corpo do escalador, é esquisito.
00:36:32
Speaker
É o Vingard. Aliás, é um Vanderpult no corpo do Vingard. Basicamente. Basicamente. Ou seja, e depois ele não tem a força. Ele não tem a força para manter... Se tivesse aquela característica do Valt Banhard, que é conseguir manter a potência dele para as subidas, porque apesar de ser bastante grande, ele consegue subir bem por causa da resistência física dele, e ele não tem essa resistência física, porque ele...
00:37:02
Speaker
ou não trabalha isso. Eu penso que tem muito a ver com o treino dele. Enquanto ele insistir em fazer cross country, enquanto ele insistir em fazer cyclocross, enquanto ele treinar, porque isso são corridas bastante mais explosivas, ele vai ter sempre que o perfil de potência.
00:37:25
Speaker
Eu não quero falar assim, como se soubessem, mas eu falo por mim próprio e o meu treino anda a me tirar a minha explosividade. Porque eu tinha massa explosividade. Posso treinar para outro tipo de provas. E eu acho que isto é uma coisa que até certo ponto pode-se treinar. E eu acho que ele não está focado nesse tipo de treino porque eu quero... Depende também do que é que tu és pago, porque ele é pago pela INEOS.
00:37:52
Speaker
Como nós uma vez falámos, tu disseste, ah mas a INEOS lhe paga não sei o que, ah não, mas a Pinarello paga-lhe mais o duro do que, o duro não, paga-lhe também o que a INEOS lhe paga para ele andar a fazer corridas de montanha e ciclocross. Sim, ele no fundo, se fomos a ver bem, ele é o principal embaixador, ou aliás, ele está a ver o embaixador da Pinarello fora de estrada.
00:38:17
Speaker
Sim, é ele e a Pauline Ferran provou.

Influência dos patrocínios e corridas preparatórias

00:38:22
Speaker
Exatamente. E a Pauline Ferran provou na estrada na instance que ela tem equipa.
00:38:31
Speaker
A Ineos tem equipa feminina. Não, não, não, não. Eu não sei se ela... Eu acho que ela corre numa prova qualquer. Ela corre como individual dos campeonatos de França, de certeza. Depois, depois. Ela chegou a Thor na Canyon, na equipa da Canyon. Sim, antes estava na Canyon, exatamente. Mas não está. Eu acho que não. O Minheirinho fala da Pinarelli e da Ineos, é a tal coisa. E parecia que quando você é tão bons no cyclocross e cross country.
00:39:03
Speaker
Olha, e estas coisas de preparação agora para as provas de... para a Liège-Bastogne-Liège. Existe sempre aquela... como existe para a Ronde d'Avalandre, em algumas corridas assim antes. Existe para a Liège-Bastogne-Liège. Existe também a Brabant-Sapel. Certo.
00:39:24
Speaker
Flash Brabanson e a Flash Fallon, que é a Balsepél em holandês. É sempre aqui os dois nomes, é claro, o segundo acho que tem que ser tudo. Pois reparei nisso que os dois nomes. Pois é. E a Brabanson sepél foi vencida por Cosna Farrois. Por a segunda vez, não é? Aliás...
00:39:44
Speaker
Não, não é a segunda. O ano passado eles tinham vencido. Com o... Famoso photo finish. Ah, sim. Amstel Gold. Não, mentira. Não foi nesta prova. Eu fui na Amstel Gold que eu perdeu no photo finish. nem me lembro contra quem foi. Não foi o Van Aert.
00:40:05
Speaker
Coiatowski, o emperador de Pavanardo e o Pitcock. Mas fui num ano um e no outro ano um. Mais ou menos era para decatelão, estão bem. Pô, estão, eles têm uns ciclistas aqui interessantes, olha, um que estão fora
00:40:29
Speaker
Eu vi o aqui na lista para o Tour de Romandia, te dei quem é.-lá para errar.-lá para errar, eu pensei que era para errar. Os gajos estavam a surpreender.
00:40:39
Speaker
É jovem, eles têm 9 teorias. E podiam ter mais em algumas corridas. Por exemplo, o Felix Galssen tinha sido um doce naquela raia de algumas provas. Mas pronto, se bem que o objetivo deles, que é uma equipa francesa, no Tour de França era ali com... Exato, ganhar uma etapa. Imagine se ganhasse uma etapa com aquelas bicicletas da Van Rysel. não gosto dos equipamentos da Van Rysel. Não sei se viste o coste da Foix.
00:41:10
Speaker
Mas ok, o daqueles ovos oficiales de agora. Sim, tipo... Eu gostava mais da primeira versão da... Mas eu não gosto, quando eu digo não gosto não é os desenhos, é o... Escurros? Não, não é escuros, não é os desenhos, é o corte em si. Quando o Cosmoforra está a festejar, mostra um bigo, não pode. Eish, grande falha, isso não se faz. Grande falha, não pode, não pode. É que a mandala não está... Isso é o problema do meu tamanho.
00:41:40
Speaker
Ou então ele ganha um bocadinho de barriga. Não sei, com muito demais de gelos ou barras pelo caminho. Não sei se concordas a Decathlon e a Lidl Track, que são as duas equipas que melhoraram mais esta época. E a Lidl Track estava à espera, porque era um grande investimento.
00:42:02
Speaker
também fiz, mas não foi significativo. E a Lidl Track também é equipa feminina, está a melhorar bastante. Pois é, pois é. Também que a gente não fala aqui muito dos femininos. Sem, sem, sem. Meia volta a gente bota-se em uma boxa. Ainda ontem, para o ciclismo feminino e nós tivemos uma vitória surpreendente da Marriano Vosso.

Vitória inesperada de Marianne Vos e previsões para Liège-Bastogne-Liège

00:42:25
Speaker
Não sei se tu viste. E veio para já, a prova foi encurtada. Eu sei, houve uma caída. Um assistente com uma moto da polícia. E depois, a Lorena Bibas tem a oportunidade única de ganhar a única clássica na Holanda. E festeja antes do tempo. E estava a coisa antes, atrás, tu vês a...
00:42:54
Speaker
Como é que é o nome dela? A Carassas. É a mesma equipe? Sim, é a mesma equipe, é o melhor do mundo. A Volaring. A Volaring estava atrás a festejar e pronto. E a pensar que também estava no POP, mas pronto, Mariana Vosso. Como nosso Senhor Jesus Cristo, a remasher, a ressuscitar. Incrível, ela fala sofrindo do Carassas. Aquele lançamento de bicicleta mesmo no final.
00:43:23
Speaker
Never underestimate Mariana Valls. Não sei se tu viste a psiquiatra dela, personalizada para essa prova. Não vi, não vi. Tem os detalhes de todos os tipos de números importantes. Até a prova tinha 250 vitórios profissionais, agora tem 150. E depois tem as principais provas, tipo o campeão do mundo, 50 vezes, 2 anos, tá, tá, espetão.
00:43:46
Speaker
E tinha também, se calhar, de ciclocross, não? Cala no ciclocross também ganhou bastante das coisas. Mas eu acho que tinha o resultado dos referentes. não tinha espaço na piscicleta. Ela tinha que trocar de piscicleta também da prova. Ok, vamos então fazer assim uma previsãozinha, Carlos, para o Liège passar ao Liège. Ok, ok. Eu acho que o principal favorito não grande dúvida.
00:44:16
Speaker
Não. Vamos ver a lista.
00:44:23
Speaker
Vamos ver a lista de participantes. Sim. Pá, nós temos aqui o Vanderpool que vai, mas será que ele vai tentar ganhar ou vai ser tipo uma coisa como a Milan San Remo em que ele vai apoiar, por exemplo, Quinten Hermans, que também está em forma. O Quinten Hermans ficou em segundo lugar nesta prova.
00:44:50
Speaker
Sim, e eu tenho um perfil um bocadinho mais, vá, que se adapta mais a este tipo de provas. Pode ser, pode ser. Não digo não. Pois temos Kosovova e Félix Gall, também, pela Décathlon. Sim, sim, sim. Félix Gall pode ser que faça alguma coisa. Eles têm especificações de Avarázio, por isso. O Ben Healy? Ben Healy, Lutsenko, Vlasov.
00:45:17
Speaker
Bo Hortes. Será que o Bo Hortes... E o Ricardo da rapaz? Eu não tenho efeito grande de coisa. Não? Não acredito. O David Gaudu também está aqui? Também, também. O David Gaudu e o Mado Oase.
00:45:40
Speaker
Tisbenut, Ruban Guerreiro, o que é que tu achas? Pode-se adaptar a este tipo de provas, o tempo foi preso. Não me parece que ainda estás assim de grande forma, mas... E depois temos na Lidl Trek, eles levam aqui um grupinho de bons entrepadores, com o Skell Modo, o Gagan Art, o Bad Gioly... O Bad Gioly não é trepador, o que é que está para dizer? Não, eu e o Modo são trabalhadores.
00:46:06
Speaker
Simon Yates, Lucas Sop, Mauro Schnier, e o Andreas Krohn também, por exemplo. Andreas Krohn, e pronto, e chegamos aqui a, se calhar, a equipa do, do favorito, que foi o Clever, a Vaquei, Mark Hirschi, Colby, e trepadores, se calhar...
00:46:29
Speaker
João Almada, o que é que achas que eles vão fazer para ganhar? É deixar o Pogacar atacar ou eles vão fazer alguma coisa antes? Pode aqui haver alguma tentativa, mas se tivesse aqui um Ayudas, por exemplo. Se o Ayudas estivesse aqui, eu acredito que pudesse tentar atacar o Hirsch e pode tentar fazer isso. Mas acho que o que eles vão tentar fazer é, no fundo, reventar, meter o ritmo o mais elevado possível e depois quando o Pogacar atacar vai do meu jeito.
00:46:59
Speaker
Sim. E estou aqui a olhar para o profil. E estou aqui a olhar para o profil. Tenho aqui que comentar isto. Deixem-me ver. E o que é que temos aqui de subidas? Isto começa em Liège. Vai para Ramonchamps, onde gosto de andar de bicicleta de montanha. E depois vão até Bastogne.
00:47:27
Speaker
E voltam logo para trás, porque não interessa, porque não tem nada lá, e passam por Vilsamm, e depois eles passam, primeiro, uma subida curtinha, 4 da ban, 3km é 4.7%, mas depois vão para o stock, 1km 11%.
00:47:52
Speaker
Isso é onde tem a estátua do Eddie Maddox em cima, na chiquera. Quando vieres cá, tens que subir isto. E depois, pronto, colo de rosier, depois passam por cima.
00:48:09
Speaker
Cote de La Redoute, é um colhão de 0.6 a 8.8. Isto é o ponto certo pelo atacar. Sim. E o Cote de Roche de Faucon também é difícil. Acho que foi numa destas subidas que o Renko atacou. Foi na La Redoute o segundo ano passado. A La Redoute tem uma parte inclinada no fim. Eles esta ano passam na Stocco, que é a segunda subida mais difícil das Ardenas.
00:48:40
Speaker
Mas não passa na mais difícil de todas, que é o corte de... não me lembro de onde é que é, mas é mais para baixo, é longe. Eu tive a ver, porque eu vou passar daqui a duas semanas, daqui a três semanas e vou para treinar. E não posso ir para para a semana treinar, porque para a semana é à prova.
00:48:58
Speaker
Lohgann. Tens as estradas tão fechadas. Ah, sim, sim. Prova, prova. É, é, é. A prova do lado do... coisa. Ah, portanto, tu não outra coisa sem ser o bocato a ganhar? É... Não. Não? Não. Nem vez o Matty Vanderpool conseguir trar um coelho da cartola ao Vlasov. Ah, eu sei. Ao Vlasov? O Vlasov não acredito. Alguém que consegue trar aquela alguma coisa no Vanderpool?
00:49:32
Speaker
é isso mesmo como é que o vanderpoel pode surpreender o pagode chefe é que não vai ser no da reduta certo? ele pode aproveitar ali alguma rampinha e tentar ali alguma
00:49:44
Speaker
Porque eu acho que ele não pode atacar cedo e tentar fugir no pultão, porque para ninguém vai deixar. Segundo, ele depois vai-se rebentar todo, nas subidas. Andar no fogo e andar nas subidas, vai-se rebentar todo. A verdade é esta, ele tem feito algumas provas, não é? Portanto, ele atingiu o pico de forma no Paris Roubaix, e estas provas todas de 200 e tal quilómetros, isto rebenta, não é um gajo?

Discussão sobre chances de Vanderpool contra Pogacar

00:50:10
Speaker
Sim. O Pogotxar está aqui fresquinho.
00:50:12
Speaker
Ninguém estaria a falar no Vanderpool para ganhar, se tivesse aqui o Evenepoel e o Hoglitz. Exatamente, estamos a falar dele por falta de opções. Exato, um pedaço é isso. Portanto, ok. Então é 99.9% de pelts para o Poggy. Sim, é isso. Será que se o João Almeida ter em conta que o Poggy acusa, ganha muito? Se o João Almeida estiver a acompanhar, ele diz, olha ganha.
00:50:45
Speaker
O português ganhou o monumento, isso era histórico. Era histórico. Acho que nunca houve nenhum. Não acho, tenho certeza, nunca houve. Quem sabe não, quem sabe não. Até que eu acho, também não tenho a certeza, que o resultado do Morgado acho que foi o melhor que um português conseguiu ir num monumento, até hoje. Eu não sei se o Rui Costa chegou a fazer pódio numa linha de bastão de linhas.
00:51:11
Speaker
É uma questão de vermos aqui no instante em Rui Castro. A Costa clássica, eu acho que eu fiz assim um grande resultado. Lombardia, não foi ele mesmo. Aliás, foi nas duas, ele fez pódio nas duas. Em 2014 ele faz pódio na Lombardia, atrás do Dan Martin no Valverde, e em 2016 ele faz terceiro atrás do Vodpoz e do Michael Albacinho.
00:51:37
Speaker
Caracassas! Portanto, Morgado ainda tem que melhorar bastante. Não estou a ver aqui. Se tu fures à Clássics. Ah, ok. Parece os resultados nos momentos. Aliás, ele chegou a fazer 2 vezes top 5, não aliás bastão dias. E Lombardi a série dos comunicadores. Ok.
00:52:01
Speaker
Eu ia para São Luís Quarte em 2015. Valverde, sacana de merda! Fui ao Sprint! Ah pois! Ai eu pedi-te a ganho caraças! Porquê que eu não me lembro deste? Eu não era... Em 2014 eu não vi este tipo de provas. viajo a grandes voltas.
00:52:27
Speaker
E nele Lombardi ele fica tipo a um segundo... Do Dan Martin... Ok, ok, ok. bem. E ele fica em terceiro de 2016, também ao Sprint. Pois. Olha, falta um pouco. Não é, ele neste tipo de prova eu era muito seletivo. Sempre foi. Enfim. Ok. Falar em provas seletivas.

Cancelamento e preparação para eventos em Madeira

00:52:52
Speaker
Carlos, vamos falar da nossa prova?
00:52:55
Speaker
não existe. não existe. Tantos meses a treinar para esta desilusão. Ah pá, foda-se. muito desinteressado. Eu entrei e nós íamos gravar na semana passada e ainda não consegui, ainda não estava com a cabeça. E ainda não estava mesmo com a cabeça. Estava tão deprimido. Estava tão deprimido, rapaz. Mas, basicamente, pronto. Queres explicar o que aconteceu? Ah, no fundo...
00:53:24
Speaker
a câmara, não precisamos dizer os detalhes todos, mas pronto, a câmara não utilizar a prova naquele fim de semana e a organização decidiu cancelar a prova. Muito resumidamente a isto. Sabe o que é que eu acho curioso? Ok. Ele não anunciou nada. Quando reparei nisso, eu tenho todos os dias ao site aliás,
00:53:48
Speaker
às redes sociais da prova, tanto Instagram como Facebook, que não vejo nada lá, estou a achar um bocado estranho. Ele disse que depois ia avisar, mas eu pensei, ok, ele está a ligar hoje e amanhã, eventualmente, e depois vai colocar um anúncio, mas eu não sei se ele está aqui eventualmente a tentar trabalhar numa hipótese, não sei. Ou eu não sei que ele está aqui a ver o tal passeio que poderá existir, para depois acontecer, ok, prova cancelada, mas temos esta hipótese. Não sei. Ok. Não sei.
00:54:19
Speaker
mas estamos a cheirar que não vai haver nada mesmo, ou menos a parte deles. Sim, em termos oficiais não vai haver nada. Em termos oficiais não vai haver nada. E pessoas que têm viagens marcadas e não sei o quê. E elogiamento até. E elogiamento e essas coisas todas.
00:54:41
Speaker
Pelo menos, e falo pelo PDC Podcast, eu e o tínhamos tudo tratado para ir para aí, até temos malas de psiquietas alegadas. Portanto, nós não vamos para em vião e decidimos, não prova, mas nós vamos fazer o grande fundo, nem que sejam nós três, a correr um contra o outro.
00:55:03
Speaker
E, apá, serve de preparação para o segundo objetivo da época, que era a volta ao Madera. Tu não sequer tavas a pensar fazer, mas agora vás a fazer. Não, mas agora meti na cabeça. Ainda não é... Calma. Primeiro vamos ver como é que corre a prova de domingo, a ver como é que mudou no meio do coletão, e depois na outra prova que vai haver no Seixal também deve ver. E depois é que vou tomar uma decisão, ao final.
00:55:29
Speaker
No dia 2 de junho, para o final do dia, estão muito acelerados. Mas o campeonato regional de rapa tu vás participar? Isso tinha dito que ia participar. Tens de descobrir qual é a rapa de câmara de lupus. Eu assim que souber, assim que chegar qualquer coisa à câmara.
00:55:48
Speaker
Que é em Câmara de Lobos. Tu tens ali inside knowledge. Mas pronto. Então, enfim, o que é que nós vamos fazer? Nós, em maio, o Pai da Senhora Podcast ia fazer a sua preparação, os treininhos levezinhos antes do Gran Fundo. O que é que nós vamos fazer agora? Vamos fazer um estágio aberto a toda a gente, a quem quiser estagiar conosco.
00:56:19
Speaker
Um grande privilégio. Eu não sei se é, mas eu aumento a de graça e quem quiser é saber. Nós vamos, dia 23, 24, 25, fazer três das quatro etapas da volta à madeira do ano passado.
00:56:41
Speaker
É importante isso para o menor, porque é provável que haja uma variação de percurso, porque no momento anterior houve ali umas mudanças, sobretudo na prova de Santana.
00:56:53
Speaker
Sim, portanto, vai ser baseado nas três primeiras etapas. Aquela etapa do Funchal, eu acho que é irrelevante fazer, porque é aquele circuito. O objetivo é conseguir um bocadinho também da madeira, estar a dar voltas ali. Exato, então nós vamos dar, vamos fazer no dia 23 a etapa de Santa Ana e vamos até São Vicente e voltamos para trás, não é?
00:57:20
Speaker
Sim, sim. Exatamente. No dia 20... Estaríamos pela estrada Pavia Express e voltamos na estrada Junao. Ou seja, durante mais de 2 milimétros de acumulado. E pronto. Essa vai ser a primeira etapa. A segunda etapa vai ser Portoela-Poise e Portoela... Não é Poise, não é Poise. É Terreno da Luta.
00:57:43
Speaker
Sim, mas para não irmos até o terreiro da luta, subir no puzo e depois descer do puzo para baixo, em vez de irmos até o terreiro da luta, vamos sempre...
00:58:02
Speaker
Exato, pelo abrigo do Pasturo até acima e chegando ao Puzo, descemos pelo outro lado pelas 4 estradas? Sim, sim, subimos isso e agora descemos. Sim, e descemos pelas 4 estradas até regresso à Portela.
00:58:18
Speaker
Até o Santo da Serra e depois Portela. Sim, Santo da Serra e Portela. Com direito a Poncha no fim, não é? Não é que tem uma Poncha por fora? Isso é garantido. Onde? Na Portela. A Poncha da Portela não presta, mas um bocadinho mais abaixo tem a Poncha da Fátima que é cinco estrelas. Ok, pronto, vamos à Fátima a seguir. Quer dizer, eu não, porque vou estar... Quer dizer, Poncha...
00:58:40
Speaker
Tem hidratos de carbono. Faz parte da cor, tem mel. Carb-loading, vamos ver. E é uma poncha sem ácalo. E depois, no sábado, no dia 25, vamos fazer a metade da etapa daquele circuito prazeres feijão da ovalha. Prazeres que ali está feijão da ovalha. Sim, sim. Mas não vamos fazer tudo porque no dia a seguir, dia 26,
00:59:10
Speaker
Vamos fazer o grande fundo. E o grande fundo com o percurso que tinha sido anunciado. O percurso e com a dedicação como se fosse provocação. Não vamos estar ali a manter tempo, a dizer tempo se não sei o quê, mas até para alguém na chegada a escrever o que é que está chegando. Pronto, basicamente é isso. E nós próprios fazemos esse registro, não é?
00:59:34
Speaker
Sim, é para quem tem um GPS, toda a gente hoje em dia usou o computador, está escrito e aparece no Strava, portanto, é tal coisa. Portanto, isto tudo, o Corvus vai fazer um documento com as apostas. Sim, está aí, posso mostrar só.
00:59:49
Speaker
para nós publicarmos nas redes sociais. Eu vou distribuir para uma maior quantidade de pessoas que eu conheço que vão estar na Madeira nessa altura ou que não estejam ou que querem ir para lá. A participação é totalmente grátis e vai haver alguns prémios que eu ainda não sei o que acharam. Vamos tentar trabalhar nisso? Vamos tentar trabalhar nisso.
01:00:10
Speaker
E a participação tipo, ah pessoal, e vou dizer, isto não seguros, não nada, portanto o pessoal vai a seu próprio risco, eu não vou pôr a assinhar nada, nem a comprometer com nada, às vezes as pessoas participam, se quiserem correr... São os estados adotos, não é por ser responsáveis.
01:00:26
Speaker
É tal coisa, não polícia, não coisas... A única coisa que eu vou dizer é que, naquelas três etapas de reconhecimento da volta à madeira, nós vamos fazer, se calhar, e ainda não tinha dito isto, mas pensei que era, se calhar, mais sensado fazermos tipo, uma corrida neutralizada, até, por exemplo, ter os últimos 5 km e depois os últimos 5 km, então o pessoal arranca. E pode disputar a teoria. Ok, ok, pode ser, pode dar um bocadinho mais de pique.
01:00:54
Speaker
E então no grande fundo é do início ao fim a corrida? No dia do grande fundo? Sim, esse dia é para dar tinta. Até porque nos outros dias tipo se fosse corrida os 4 dias e tu tipo a treinar para o domingo para mim o treino isto é completamente igüesta estou a dizer isto desta forma porque é para eu acompanhar tudo até ao fim.
01:01:24
Speaker
Mas, rapaz, é outra coisa, quem que estiver interessado, e eu vou divulgar isto tudo, como disse, quem estiver interessado, nós fazemos um formulário de inscrição, um formuláriozinho de inscrição, e o pessoal pode ter ali a dizer, olha, estou interessado em participar.
01:01:39
Speaker
E depois no dia, claro, um gajo regista, quem que aparece, e pronto, e no fim está alguém a amuntar quem que chega o primeiro, quem que chega o segundo, e pelo menos uma recordação da participação vai haver para toda a gente, portanto. E vai para os clientes para haver participação.
01:01:58
Speaker
E no final do, vamos fazer um convívio no final, ainda não sabemos bem como vamos fazer, mas a ideia é no final do grande fundo irmos fazer todos um convívio.

Convite para eventos não oficiais e encerramento

01:02:10
Speaker
E estarmos lá, e claro, arranjar umas conversas interessantes para o podcast, e pronto, quem tiver interessado em participar, pronto.
01:02:18
Speaker
é completamente grátis e como é que se diz? Grátis e o pessoal de voluntarias para aparecer é outra coisa. Está aberto a toda a gente. O verdadeiro espírito do ciclismo amador.
01:02:38
Speaker
Ah pá, é isso. Porque assim, eu também vou dizer uma coisa, Carlos. Eu estava deprimido porque fui que tive a fazer isto tudo para nada. Mas depois eu pensei, e tu até que disseste, ah pá, isto é para nada se nós deixarmos que seja para nada, não é?
01:03:01
Speaker
A gente não tem que estar à espera, é que façam algumas coisas por nós, nós podemos organizar as coisas que quisermos. Se formos a ver no fundo, eu não sei o que está por trás, mas imagino que o que está por trás do grande fundo
01:03:19
Speaker
que era um evento até o ano passado, o evento de referência, pronto ano passado se houve muita gente a participar, mas eu penso que a ideia foi mesmo essa, não um evento destes, vamos criar. A minha senha não é, eu vou criar um evento
01:03:39
Speaker
e vou criar um evento porque quero que seja uma coisa grande. Claro que o objetivo é sobretudo a gente ter aqui um pequeno objetivo pessoal e tentar dar a volta a esta situação. Porque isto por meio de tanto pode ser, no mínimo, quatro dias que o teu e o vamos estar ali... Estamos divertidos. E nos divertir mais um pouco de bicicleta e se furir e pronto.
01:04:09
Speaker
Portanto, quem tem mais capacidade de organizar coisas assim grandes são federações e isso. E por isso é que existe a Volta à Madeira. Eu pelo menos vou à Volta à Madeira e vou alterar o meu treino a seguir um pouco assim para chegar à Volta à Madeira em forma e dar o cabo com o pessoal todo. Porque agora eu estou com uma raiva.
01:04:33
Speaker
Mas pronto, eu vou contactar quase todas as pessoas que conseguir para dizer, nós decidimos fazer isto assim, não organização nenhuma como a do Gran Fondo, é totalmente voluntária e grátis e quem quiser aparece. Tenho a seguir quase de certeza que consigo garantir um prego pelo menos no final e bar aberto.
01:05:01
Speaker
E uma boa dor de pernas. E por isso, pronto. Espero que haja pessoal a aparecer, mas se não houver ninguém a aparecer... A gente faz a festa. Nós fazemos os 3 a festa e depois fica para nós.
01:05:22
Speaker
Mas pronto. E de resto, falaste-me do Aço de Treino e da tua prova. Sim, sim. Posso dizer que eu e o também estamos a ganhar forma, caras. Pronto, isso é que é importante.
01:05:39
Speaker
E está na hora de urgentar. Sim, senhores. Também eu. Também eu. Está na hora de ir para baixo. Que a cama está chamando. Sim, senhores. Olha, pronto. Até à próxima, pá. Está à próxima. Nós continuamos a acompanhar o ciclismo e não percam o próximo episódio porque nós também émos. Sim, senhores.
01:06:12
Speaker
e