Become a Creator today!Start creating today - Share your story with the world!
Start for free
00:00:00
00:00:01
Força no Pedal 37 - MSR e Granfondo! image

Força no Pedal 37 - MSR e Granfondo!

PDC Podcast
Avatar
37 Plays8 months ago

Bem-vindos a mais uma edição do PDC Podcast.

Hoje juntamo-nos para falar de ciclismo com o nosso programa - Força no Pedal no segundo episódio da época 2024!


Vamos falar das ultimas do ciclismo, fazer as nossas previsões para o primeiro Monumento do Ano - Milan-San Remo -  e, como não podia deixar de ser, falar sobre os dos nossos objetivos pessoais para a prova do ano, O Granfondo Madeira Island 2024.


Enjoy!


Este Podcast contem musica de TaigaSoundProd:


Rock Guitar Intro 03 by TaigaSoundProd

Link httpsfilmmusic.iosong6744-rock-guitar-intro-03

License httpsfilmmusic.iostandard-license

Recommended
Transcript

Aviso e Patrocínio Inicial

00:00:01
Speaker
Avisem-me, o programa que se segue pode conter linguagem ordinária e ou verbalmente agressiva, que pode ferir as suscetibilidades dos ouvidos mais paníscas. Obrigado. Este programa conta com o apoio de X-Muse. Powering your dreams.

Discussão sobre Ciclismo Internacional

00:00:33
Speaker
Estás excelente ou algum pedaço está excelente? Em fase... em fase ascendente. A fase ascendente. Ah, sim, sim. Então estás de volta com força no pedaço? Então estás de volta com força no pedaço? Ultimamente tenho, tenho. É verdade.
00:00:53
Speaker
Tenho apostado voar às seis ou sete semanas seguidas de treino, sem pausas, sem entrevistas. Então, isso está bom. Nós de Capacinho vamos explorar isso tudo. Então tenho andado a treinar e vamos falar disso tudo. Além disso, vamos falar primeiro do ciclismo internacional.
00:01:16
Speaker
Uma das seguidas das outras provas que aconteceram. E depois, pronto, a nossa preparação para o grande fonte Madeira Island 2024, que tem novidades, a própria prova e as novidades sobre a equipe. E, pronto, vamos falar sobre essas coisas todas. Por isso, agarrem-se e metam força no pedal. Just slow enough to go again. This one is going to come down to a sprint. Wonderful! Wonderful!

Desafios e Estratégias no Ciclismo

00:01:58
Speaker
Estás acompanhado do ciclismo internacional. Isto está começando. Está aquecendo. Está aquecendo, caramba. Vamos começar por umas fãs atrás, o ter de UAE, que tinha acontecido.
00:02:16
Speaker
Não, não. Acho que não. Acho que ninguém diria que... que o Leonard veneta, que ele não é que esteja a ganhar isto.
00:02:30
Speaker
Não, ninguém diria que caiu aí. E foi por dois segundos, não é? Sim, o pessoal... ele... pronto, o ataque dele em Jabela Fitts. É o nome daquela montanha. É uma etapa que faz a plana, que depois tem um... uma cena... Uma parede. Uma parede no final. Mas ele ganhou tempo, foi acho que uns dias antes.
00:02:58
Speaker
num sprint intermédio, metesse na foga. E isso acabou por fazer a diferença, porque ele na mesma não ia ter tempo para coisa. Isso foi a incompetência da Emery. Ah pá, eu não sei, porque aqueles ventos cruzados, aquela coisa de tentar estar no grupo da frente, acabou por alixar um pedaço, ou descansaram-se, porque quando chegou à parte do...
00:03:28
Speaker
É claro que até para o final tinham bastante grandes cruzados e quando chegou a jabalhá fito, estava tudo rebentado. E eles foram morrendo de um porão. É que foi mesmo um porão? Foi quente, tipo... Mas quem é que estava lá? Era o Finn Fischerbach, que estava como o Gregory. Fischerbach, depois tinha também o Wain. O Wain foi dos primeiros aqui.

Quedas e Condições Adversas

00:04:03
Speaker
Acho que teve a ver mesmo com o desgosto que eles tiveram a tentar superar os ventos cruzados. E não sei a que ponto não havia... Elas também foram as ápocadas da minha, se teve uma caída assim, a meio do plutão. Talvez ter caída. Fogo! O gajo foi pôr o seu chão.
00:04:24
Speaker
Ele tem andado agora assim um pedaço... Eu não sei que influência é que isso vai ter na época, mas... Se ele não fez uma conclusão com aquela queda, eu não sei. Mas é provável que tenha feito, porque eles... Agora tem aquele protocolo qualquer de... Para proteção da integridade. Desculpa, mas ele ainda pedalou um bom pedaço. Sim, sim, mas é isso. Ou seja, o Cris a pouco a pouco vão perguntando ali se está tudo bem. Acho que houve uma altura em que ele não sabia muito bem.
00:05:00
Speaker
A caída é horripilhante, ele vai mesmo...
00:05:11
Speaker
Ah pá, tu estás a andar e quando estás por tu e estás com as ventas no chão. Pois é, mais ou menos isso, aqui baixas basta uma roda ali presa noutra. Enfim, mas pronto, olha, a tia está na perção, assim, uma coisa nada de especial, mas ele cai com uma violência no chão, enfim.
00:05:35
Speaker
A loto da SN está ganhando e está-se destacando, mas não é pelo ciclista que nós estávamos à espera. Está-se destacando porque o Arnudelino... Não tem feito ainda nada de especial, o Arnudelino, não é? É. Mas não é o Arnudelino, não é isto, tem mais. Tem o Maxime Van Gales e o Campagnard sempre a tentar fazer alguma coisa, mas...
00:06:04
Speaker
Mas basicamente são estes dois minutos. Sim. Mas eu tenho tido uns problemas.

Problemas Técnicos e Estratégias de Equipe

00:06:12
Speaker
Problemas? Sim, então não sabes da história dos fones. Ah! Ah pá, fónics. E não sei... Tudo polémico, mas não sei se justificar polémico. Eu acho que é uma mistura de...
00:06:31
Speaker
incompetência dos mecânicos e do material da treta. Porque aquelas gentes, quem sabe aquelas gentes não têm aquela borda onde tu metes aquela coisa do pneu. Sim, eles chamam-se de hookless tires, não é? Hookless tires. Hookless rims. Sim, rims, não são tires. Mas eu acho que também puseram pneus demasiado extraitos para aquelas gentes.
00:07:00
Speaker
E porque aquelas gente acho que tinha que ter no mesmo de 28, e eu penso que quando foi o Thomas Agente, ele tinha umas de 25 ou 26, vejo quem sabe. E o Arnaud Delay, ele está a seguir, o Arnaud Delay teve nos dias todos o mesmo problema.
00:07:19
Speaker
Ah, eu que não sabia. Ah, eles se esconderam e depois, uns dias depois... Porque ele desapareceu misteriosamente de uma prova, acho que foi do... Curno, por exemplo. Curno, foi... Desapareceu eu que aconteceu algo às vezes. E depois, uns dias depois é que saiu uma imagem, exatamente o mesmo problema que eu estou mais agente. E... Apá... Eu não sei... Isso não é valor, isso parece uma equipa amadora. Não é suspeito, sim, mas eu... Apá, e vi quem era o mecânico.
00:07:48
Speaker
Porque eu penso que... Eu penso que essa é a problema do mecânico. Mas pronto. Opa! Como é que a câmera dorme, amigas? Olha, eu tenho que ter de furos para casa, enfim. Ah, pois, ouve-lhes. Pois tu disseste. Caracas! Mas pronto, está-se bem. Pois não é, pois... Isto de ter estilo... Tem estas coisas, não é?
00:08:14
Speaker
É bombinha que eu tenho. O Zeca tem uma porreira da Decathlon, uma estretinha. E tem umas das antigas da Black Zone. Aquele é um pouco a tamanho do Carassas. Eu não gosto daquele. A que eu tenho é pequenininha. Pronto, eu preciso... Eu vou comprar uma selca. Uma da Selca.
00:08:39
Speaker
Ah, ok. O que é isto? O quê? Ah, isto não vou. Vou comprar uma igual à do Zé. Aqui tem aquilo, é pah, vou ficar no bolso, não sei. Eu vou fazer, vou comprar uma dessas, porque aqui tem a... Não é questão de estar, eu estilho, aqui ele aperta um pedaço.
00:08:59
Speaker
Acho que por isso, pelo menos é que hoje eu acabo por não esquecer que eu tenho. Pois é, e não tenho uma como a que tu tens. Tenho uma que é o do triplo do tamanho. Ah, para onde? Sim, então eu tive uma que eu também tinha no quadro. A minha, a que eu tenho é africana. Agora quem percebeu, percebeu. Quem não percebeu, que se mexe.
00:09:26
Speaker
Mas pronto, além disso, o início das clássicas, quem andou a dominar foi a mesma. E não é dominar tipo o Van Aert, o Papa Tud, a equipa em si é demasiado dominante para os outros.
00:09:44
Speaker
Homeopet Newsblot venceu Jan Tratic, quem diria. Apá, por

Performance e Competição

00:09:52
Speaker
acaso a prova foi fixe. E gostei bastante do Homeopet Newsblot. Foi uma prova aberta com a missão. Foi, foi, foi ao contrário do Strade Bianca que foi foda-se. Eu gosto um pouco até.
00:10:06
Speaker
E na equipe dos PTZs chamam-me de Pogacar. Apesar de eu não ter nada a ver com o Pogacar. Às vezes é que é para me meter pressão, não sei o quê. É para usar como é que é o coração, mas para mim não interessa. E eu adoro o Pogacar, o meu ciclista favorito, sem dúvidas. Mas foda-se, o que vai para o Coralho. Homem, foda-se que... Homem, um gajo chega à casa...
00:10:31
Speaker
Acabou de andar de bicicleta. Foi literalmente num domingo, num sóbado. E pensei, bem, fiz o meu treininho. E agora, eu ao sóbado depois do treino, eu faço também os pesos. Hã? Os pesos, claro, é isso. Exato, devagarinho. Não vais falar disso. Mas pronto, eu pensei, vou para a frente a televisão. Fazer isso. E eu, foda-se. Homem, o que é que eu vou? Não tenho nada para ver agora. Quero dizer.
00:11:01
Speaker
Vou ficar a ver este gajo tipo 80 km a dar high fives e... Ah pá, quem gosta de rapazes, foda-se. Mas pronto, o Van Aerts vença o Kern, abraça o Kern, e o Tropic vença a outra, e eles estão com uma equipa forte. Ah pá, isso é um pouco de cifisma.
00:11:30
Speaker
E tem uma habituada a dizer vizma, porque... É melhor dizer vizma, porque o resto é meio estranho. Vizmalab. Vizmalab. Não, mas, ah pá... É logo, vizmalizabike. A nome. Vizmalizabike. É vizmalizabique. Ah pá, eles estão...
00:11:54
Speaker
Parece que o pessoal que vai para aquela equipa, tipo Jorgensen, que fica mais forte, o pessoal que sai, mete-se num broco, tipo Hogwarts. É mais ou menos isso. Um gajo passou assim de um pedaço derrubante, mas basicamente os pontos principais dessas três clássicas foram essas.

Introdução e Destaques do Terreira Adriático

00:12:19
Speaker
Quando começaram as provas pré-tapas. Tivemos as três semanas. Para o início da Terreira Adriatico? Exatamente. E a história novamente para a Visma. Pronto, no Terreira Adriatico, que eu acho que ninguém tinha dúvidas, se está o Venegar, se não está o Pogacar, acho que nem sequer se põe em questão quem é que vai acabar por a vitória. Ainda houve ali uma surpresa no contra-reloj.
00:12:48
Speaker
Ele acabou de bater uns 20 segundos para o Ayuso, o vídeo de lá. Sim, nem sequer é que o supercapacete lhes chafou, caralho. Ainda não dão voltados, não sei. Apá, a nível de watts, eles ainda não ganharam nada com aquilo, mas querem banir.
00:13:06
Speaker
E nem é por causa da vantagem em nível da aerodinâmica, é porque não tens tudo o suficiente. Eu achava o outro pior, o POC da IA. O da IA não é X. O da IA não é X. Espera. O do IA não é X ainda é pior. Deixe-nos pesquisar num instante. Deixe de ver. Acho que é tudo. Time trial helmet.
00:13:37
Speaker
É uma coisa assustadora. What the f... Homem! Mas acho que é da pouca, não é? Não. Não sei qual é esta marca. Tem uma arranheira à frente. É meio estranho. O ar passa tipo numa arranheira. Qual é esta marca? Ainda escuros, é melhor não ser que a foda é escuros. É tipo o...
00:14:06
Speaker
O curso da IF também é esquisito. Sim, também é.
00:14:18
Speaker
É o Sweet Protection Redeemer, é o nome da capacete. Ah é, eu sei qual é esta marca. Os capacetes de montanha são porreiros, por causa de uma marca fixe.
00:14:37
Speaker
Mas tipo, pronto, capacetes, para, eu não sei. Falei capacetes, tenho, estou com próstamo, o espinotei. Ah, sim, sim. Bom entrega, mas isso está. Vale isso, isso temos que falar a seguir. Também, tipo, capacetes aerodinâmicos, o estilho, pronto, varia muito, mas é o pleno. Sim.
00:15:03
Speaker
Mas pronto, olha, destaque no terreno Adriatic, além da vitória do rapaz que a gente sabe, do Jonas. Temos Ayuso, que parece que está em melhor forma que o ano passado. E pronto, e o Del Toro. E não consigo definir as características dele. Ele tem um pedacinho de tudo. Mas ele atrapalha tipo o Alemão, deixe-me reparar.
00:15:32
Speaker
É, eu por acaso não acompanhei a última etapa, mas do que li, o que eu fiz basicamente foi perder tempo no início e depois fui por ali acima recuperando o bórus. Recomprando o bórus, é. Às mãos, ao menos. É pá, pernante com os piores, pá.
00:15:50
Speaker
Eu acho que é que este miúdo andou a treinar com uma bicicleta horrorosa e agora está com um bicho daqueles e nem eu paro. Apesar do ano passado ter usado a bike da Kodemago em algumas provas. Sim, mas tipo... A cena que eu... A ideia que eu tenho é que o ano passado até abril ou até maio, mais ou menos, antes do...
00:16:18
Speaker
Antes da Torre de Láveneira, ele não tinha feito assim grandes resultados. a seguir na Torre de Láveneira e na Torre de Láveneira, ele nem se foi... É praticamente uma etapa de alta montanha. Sei, mas ele nem sequer parecia ser mesmo definitivamente o melhor trompador da equipe. Da prova. Da prova. Sim, sim, exato. Havia outros que à partida tinham sido melhores.
00:16:46
Speaker
Não sei, mas o ar que ele está a entrar derrumpando... Não é muito normal ver um ciclista no primeiro ano com um profissional a fazer isso? Não. Olha, fiquei à frente do que ia na Atabricks. Sim, é verdade. O Atabricks que eu tive... Olha, nem o capaz de lhe ser falo. Se tu fiquestes a falar do vingagarde ter perdido 20 segundos para o Cusa...
00:17:14
Speaker
Porque também, uma coisa importante, isso era um contrarreloj completamente plano, bastante curto, e eu perdeu 20 segundos. Sim, é verdade. Mas 20 segundos naquele contrarreloj eu acho que é muito tempo para vingar. Mas ele sabendo que na montanha vai dar cabo daquele sol todo. Exato.
00:17:35
Speaker
Não estava preocupado. Aposto que ele nem se preocupou, porque sem o contra relógio, como aquele do ano passado na volta à França, eu acho que o Poggy. o Poggy. Sim, sim. Não daqueles dias. Sim. Se bem que o Ayuso, este ano, está-me a surpreender. A surpreender não, mas a... A tendência é que vai melhorando.
00:17:59
Speaker
a cada ano, não é? Sim. Por outro lado, eu e ele no Paris-Nessa, eu vi-os ter um pedaço de sorte nos contrarroles por equipas, porque tiveram um bom tempo, não é?

Organização e Estratégias de Equipe

00:18:18
Speaker
Por além disso, a equipa pareceu muito bem organizada e tinha sequência muito boa nos contrarroles. Sim, mas na montanha, o Vain,
00:18:28
Speaker
Voltou a não estar bem. O Joãozinho, pronto. Vamos ver agora como é que vai ser o Joãozinho. Vem agora a volta ao Catalanho. Logo a seguir a Milhão de San Remo. O Poggy vai a Milhão de San Remo. O João Almeida vai a Milhão de San Remo também. Não vai, não vai.
00:18:50
Speaker
Pronto, mas ele na Catalanha não vai estar ali como o ano passado para tentar ganhar. Depois de estar, não tem o Paulo Gatschaer. Pense que vai ser o porque vai e o Sivakov também. E vai ser sempre um teste. E vai ser um grande teste para o Paulo Gatschaer porque vai agir muito antes da volta à França. Sim, mas eu penso que é um teste para ver como é que vai ser a equipa na volta à França. Exatamente.
00:19:18
Speaker
Ou será que o Adam vai à volta à França também? Vai, eu acho que vai. Porque eles levam quatro leaders, levam o leader e três sub-leaders e depois levam o... levam o Adam Casper. Vamos ver se o Adam é antes.
00:19:39
Speaker
A equipe vai ser muito parecida. O Adam Yates, para a volta à França, a equipe definida é Pogacar, Ayuso, o João Almeida, Yates, Solet, Marcolito, Pollit e Valence. O Valence também. O Valence também vem. A volta à França, ok. Mas o Valence é capaz de estar agora no... quem é que eles levam agora para... Pois isso que estou a ver, portanto vai o Pogacar e Almeida.
00:20:07
Speaker
Vain, Sivakov, Grosschartner e Domen Novak. E o Novak vai ali para encher os sorrisos. Mas agora para melançarem-me. Estou curioso para ver o que é que eles vão ver.
00:20:28
Speaker
Eu vou levar o Pogatier como líder. Sim. E depois ele vai ter um bloco a puxar por ele. Basicamente é o Cove, o Hirschi, o McNaughty, o Incy. Deixa eu ver se eu encontro aqui. Ah, pois é. O Stackeleinon. É, essa coisa. E... ah é. Apá, isto é... isto é aqui um comboio para atacar na Tsipressa ou... Eu acho que ele vai tentar na primeira.
00:20:58
Speaker
No que pra isso? Acho que sim.
00:21:00
Speaker
pelo menos para tentar separar o como se chama do trigonome. Sim. Não sei se vai conseguir. Sim. cada vez menos puros sprinters. E aqui nesta prova, e que estamos a falar da Milano-San Remo, tu tens aqui, por exemplo, o Pedersen e o Jonathan Milano, que são sprinters espetaculares, mas que também salvem muito bem, fazem tudo um pouco.
00:21:28
Speaker
Sim. Quem é que tem mais acento preferido? O Vanderpoole. Pronto, avanço do ano passado. viste a equipa da J.C.O. J.C.O. J.C.O. leva o Luke Platt e o Mauro Schmitt. Ah, pois é. Depois leva o Michael Matias e o Caleb Ewan. E a solução. Pois é.
00:21:56
Speaker
Leva o Asgreen e o Alaphilippe. E o Cataneu. Viste o Cataneu ontem? Ontem? Sim. Para tentar ajudar o Evan Poole. Ontem é ontem é ontem. Quando o Raimco ataca. Não me lançaremos. Não me lançaremos. O que eu estou a dizer agora? Não pares nisso.
00:22:22
Speaker
Quando o Remco ataca, ou quando estão a trabalhar para preparar o ataque para ele, ele está no comboio e cai sem sequer puxar na frente. Mas o que é que quer dizer? Onde é que quer chegar com esta conversa?
00:22:43
Speaker
Tu queres dizer que ele não tem... Não tem, não tem. Ele não tem Holanda. Não corre nisso não, mas vai ter na volta. A primeira cena que ele diz, quando falam da equipe, em relação à equipe da YUMBO ou da Vizma,
00:23:06
Speaker
E as outras? É que lhe diz, ah, sei, a próxima prova eu vou ter o Landa, não sei o quê. E depois para mim, epá... Será que o Landa vai carregá-lo a montanha assim? Não, porque é que o Landa não está ali agora? Porque provavelmente vai voltar com a Catalinha. Sim, mas isso faz sentido, eles não têm que preparar... Pois, tendo em conta que eles não... Pronto, é um circuito anúmero na equipe e vai trabalhar para ele não voltar à França, poderiam fazer as provas todas juntas.
00:23:36
Speaker
Sim, e ele vai... Então, também aqui na Básica, a cena é... Então, foram-nos para a Holanda e ele vai estar a metade do tempo, acredito que é logo essa, vão-nos para a Holanda, vai estar a metade do tempo para ele e metade do tempo. Agora, nunca se sabe o que é que se foi condenado. Ah, mas depois vai fazer a... Volto ao PIS Básico e o critério do Fini, que são, se não me engano, as provas de coelho do povo a cozinhar.
00:24:01
Speaker
Sim, mas assim, ainda falta bastante tempo, essa pobreza. São as duas principais para preparar a volta à França, por isso. E tiveram na volta ao Adar. Porquê? Porque o parrinho inicio é onde que a províncais não vontade de ir antes. E quando é que é... Quando é que é... Desculpa, porque estou aqui a ver...
00:24:27
Speaker
Quando é que é agora a FlashFall On? Ah, isso ainda é depois? A FlashFall On, a Amstel Gold, depois do Paris-Roubaix e da Ronde Van Vlaanderen. Exatamente. Pronto. E bota Jorgensen. O que é que achaste, Carlos?
00:24:49
Speaker
Não estava à espera. Estava à espera que ele tivesse uma boa prestação porque foi pai anda e eles...
00:24:57
Speaker
Eu fiquei com a ideia que levar para como ciclista para ser trabalhado para ajudar o Van Aerts, imagina, para ajudar em provas de clássicas, com alguma liberdade para uma outra prova, uma clássica de uma categoria mais baixa, mas para também ser trabalhado para três semanas. Eu fiquei com essa ideia. A ideia que eu tenho é que...
00:25:20
Speaker
Ele vai à volta à França fazer o que o Van Aert supostamente fazia lá, porque o Van Aert não vai à volta à França. Mas ele não vai à volta à França.
00:25:28
Speaker
Ah não? Eu tinha dito isso. O Jörg Jönsson, acho que é o líder. Ah não, espera, agora posso estar confundido com o Iapato de Brúcos. Tens razão, tens razão. Porque ele na volta à França pode ser, na minha opinião, nas montanhas mais útil ainda que o Van Aert foi dois anos atrás. Sim, sim. Quer dizer, dois anos não sei. O Van Aert basicamente carregou o Vingard. Mas pode ser um sequestro muito útil.
00:25:57
Speaker
Porque se tu fores ver, o Trapnik está melhor. Sim. O Kuzu, o Laporte, está melhor. Sim, sim. E agora eles têm este gajo. Eu penso que eles têm aqui um... vai ser... Eu pensei, saiu na Tanvanoidon, que eles vão ficar um pedaço a nível de roladores, um pedaço pior, mas não, tens aqui um gajo que é rolador e vai para a montanha.
00:26:27
Speaker
É um todo terreno. Ele é novo, tem 24 anos, sabe o que pode acontecer.
00:26:42
Speaker
Eu tenho que confiar no trabalho que eles estão para fazer. Ele disse numa entrevista, tipo, não sei se conheces a história mais ou menos dele, mas ele investiu bastante em o próprio, no desenvolvimento como ciclista. Ele, uns anos atrás, veio dos Estados Unidos, foi viver para Nice, ele vive em Nice,
00:27:09
Speaker
E com o objetivo mesmo de se tornar um ciclista do Plutão Internacional, andou a contactar equipes, andou por aqui e por lá, até que fui bater a Movistar. E a Movistar, tipo...
00:27:23
Speaker
Como é que eu digo? A Nova Estar não é uma equipa... É uma equipa que é mais ou menos conhecida por não andar a... Não faz muitos campos de estágio e... Ah pá... Não sei, é uma equipa em nome da Sao Antigua. Mas pronto, ele quando sai, quando chega lá...

Comparações e Erros Táticos

00:27:51
Speaker
Ele investe, ele próprio, nos estágios dele, nos estágios de altitude, nas chamas dele, e pronto. E quando chega aí, uma boa vez, me perguntaram o que é que a diferença entre estar na móvel e estar uma boa vez. Meu Deus, é tudo. É tudo completamente diferente. O apoio é completamente diferente.
00:28:10
Speaker
Então, rapaz, eu acredito que... E ele mesmo. Então, quando que está ali uma equipa que pensa, se calhar, de uma forma semelhada a ele, e que tem mais meios para lhe apoiar, e então, pronto. Ele, em vez de ter... Porque uma coisa, tu estás tu próprio a fazer as coisas e ainda a treineares, não sei o quê. Outras pessoas em que podes confiar, que defendem tudo o que tu tens de fazer, o que tu tens de comer... Numa equipa que estão em força de ganhar?
00:28:39
Speaker
É, exato. E ele tem que pensar em meter-se na bicicleta e fazer as coisas. E pronto. E os resultados aparecem e assim. E, apá, ele... Ele teve bem e estava com alguns erros táticos da... Da Quicksab, principalmente, do Remka. Que ele próprio admite. Eu acho que isto... Eu não sei. Não quero tirar... Apesar de isto tudo que tu usas sobre o Jorgensen, não quero dar-lhe a tirar valor à história dele.
00:29:09
Speaker
Mas penso que o Remco perdeu esta prova. Não foi tanto o Jorgensen que... Eu acho que sim. Mas o Jorgensen foi muito inteligente. Sim, obviamente sim. Obviamente sim. Mas o Remco, eles cometem alguns erros, além de aqui, para não ser tão forte, aparentemente.
00:29:34
Speaker
Apá, e Hogwarts? Apá, estás zeldoido? Aquilo começou muito mal contra o relógio. Mas a gente pensava que, bem, ok, filmar contra o relógio vai dar a voltar, mas não consegui. E mostrou na última etapa que fisicamente ainda está um bom esforço abaixo daquilo que tem que dar para voltar à França. Mas ainda é acidente.
00:30:01
Speaker
É normal que o circuito que vai participar na volta à França, como o grande objetivo, é normal que não esteja no pico de forma no East Mars. Mas, e o ano passado, por esta altura, ele vinha de uma alusão e parecia melhor. É isso, fica aqui a dúvida. A partida, por enquanto, não foi muito boa de sessão, vamos ver. Pois, o Vlasov está...
00:30:27
Speaker
Tava mais ou menos em show agora, não sei. Pode ser que o Hogwarts seja aquele gajo que gosta de jogar poker, portanto. A UA, falámos, o Jon Zane, o Vine e

Desempenhos Individuais e Planejamento de Provas

00:30:43
Speaker
o Soler. O Soler estava lá, não estava? Estava, mas ele teve uma... eu acho que foi uma lesão. Teve uma caída ou qualquer coisa. Ele desistiu logo à segunda etat.
00:30:54
Speaker
O McNeil tinha p e...pronto. Eu fiquei com p'á, né? Ele teve que parar. Mas pronto. Fui esforçado. Fui esforçado. Quem é que está aí? É quem é que está a fazer a track? A track, sim. A track está muito bem. Apesar de o Skell Mose e o Pedersen, apesar de não ter ganho uma etapa... Ah, sim. E pronto. E quem falou? O Pedersen.
00:31:17
Speaker
Fala que a Visma também não vôo tudo em função dos tropadores. Também fui com o Olofkoi ganhar duas etapas. Olofkoi vence duas etapas. Da mesma forma, ao vir de trás, mesmo ali ao estilo do Philipson. Aliás, o Philipson foi batido no Tirre na Adriática, pelo menos.
00:31:40
Speaker
O Milan, o Milan com o Consoni ali... para puxar por ele, para quem quer ver o sprint espetacular, é ver a repressão dos últimos 200 metros em como o Milan está na frente, mas ele sabia que se lançasse o sprint não venhava. Então ele olha para trás, isto tudo em camara lenta, mas eles fazem aquilo a 60 e tal, pelo menos para hora acelenta talvez. O Consoni vai para a frente, o Metis atrás...
00:32:11
Speaker
Mas ele tem uma potência, aquele menino de porra, é um animal. É um animal. E ele agora, tipo, ele está numa equipa que se calhar consegue posicionar melhor. Isso é quando saía o mau posicionamento, ele fazia se prendes, às vezes passava para quase 10 ciclistas na linha da meta, era uma coisa.
00:32:31
Speaker
É. Ah pô, mas pronto, estou curioso para ver como é que vai ser. O Milan é capaz de ir ao giro e o Pedersen volta à França. Sei, penso que sim. Era curioso ver os dois, porque penso que o Pedersen dava um bom lançador para ele.
00:32:50
Speaker
Eles podiam fazer uma equipe a cagar para o Skelemoso e cagar para cagar na arte. E fazer uma equipe com boy de frente, tipo ao estilo do Cipollini. Era levar o Colsoni, o Yachty Percival, o Stavan e o Milan. E punhas o Milan como último, ah rapaz!
00:33:21
Speaker
Eu não sei o que dizer, mas eu adoro que você gostar de ver a ser sprint. É que depois de tu estares dentro do desporto e percebeses a parte tática e veres a forma como eles preparam o sprint é uma coisa espetacular. Porque na verdade nós não temos hoje em dia equipas
00:33:43
Speaker
completamente fixadas à volta do Sprinter. Não é como se tivesse um Cavendish. se for a Alpecin de Koenig, e a Astana quando está o Cavendish. Mas não está resultadamente para o Cavendish.
00:34:06
Speaker
Nem a Jaco quando tem ali o Grunewagen, o Caleb Eubor, eles ainda não ganharam nada este ano, nem o Matheus, nem o Grunewagen, nem o Caleb Eubor. E estava a ver isso acontecer. Perfeito. Quem está na Jaco bem é o Sr. Luke Flap. Pois é, está-se a dar bem.
00:34:30
Speaker
Então ele sai da... portanto... Vamos ver uma coisa assim interessante na Ineos. O gajo mais bem pago da Ineos não ganha uma bosta na estrada. o ciclismo de montanha. Que é onde não tem... Que é o Pitcock e é onde não tem ninguém do nível dele. Pois quando vai ao... Quando vai ao Cyclocross ganha quando não está o Evan Poole, o Vander Poole e o Van Aert.
00:34:58
Speaker
E é o gajo mais bem pago da equipa, ele ganha o Dubro, ele ganha mais que o Bernal e que o... Carlos Rodrigues. Ele ganha mais que o Bernal, que o Carlos Rodrigues e que o... E que o Cuso, o Grant Thomas juntos. E na estrada, não ganha uma aposta. Ele vai para... Ele vai defender... que ele ganhou a estrada bem com ano passado.
00:35:25
Speaker
O ano passado, e ainda é bem que dizes isso, porque o ano passado a Sarada Bianca não tinha ninguém especial. E este ano ele vai para defender o título dele, e o que é que ele diz no fim? Ah, se eu enfio uma vania para o gajo, quer dizer, o único gajo que tinha ali responsabilidade de fazer alguma coisa,
00:35:44
Speaker
Veio o Pogacar atacar a 80km que foi e não faz nada para... Eu disse a Tiore, acho que foi na entrevista, que ele disse que atacou umas 80km, se não ia atacar 80km não vale a pena responder. Ele vinha e era todo arrebentado. Ah, não foda-se. O Pogacar disse no dia anterior que ia atacar 80km.
00:36:04
Speaker
Ele disse mesmo que é o santo marí. Esse gajo não é o ciclista que querem convencermos que ele é. E nunca vai ser. Quem vai safar a Enias este ano vão ser o Thomas e o Bernal. E o Carlos Rodrigues eventualmente.
00:36:29
Speaker
Porque o resto da equipe... Ah pá, eu tenho pena... E gostava que o Loras de Plus estivesse cedo daquela equipe. Ah pá, porque que tu ias ver, aquela equipe não ia valer nada, não ia ter nenhum gregario, não ia ter... Tu ves o de Plus... Ah pá, eu acho o de Plus o melhor do que o... Como trepador. O Loras de Plus... Talvez, talvez. Enfim. Mas pronto, ah pá, o Luke Platt sai de e pronto... para perceber que...
00:37:02
Speaker
Mas a equipe em que ele está também não é muito melhor, mas pronto, ele sozinho vai... Mas tem outra responsabilidade. Tem, tem. Outros destaques. Mais uma boa prova para a piscina da Decathlon. É verdade. Nós estamos aqui a destacar a Decathlon. Eles nos davam uma piscina da decathlon. Temos de fazer mais com certeza.
00:37:29
Speaker
Eu sei, a publicidade gratuita é muito à segura. Quem estava antes de terminar e falarmos das nossas apostas para a melhor São Remo, somente para falar de quem estava, se calhar, a melhor forma da equipe da Bora, nos momentos, se calhar, é o Hindley. Da Bora... Hindley, Glazov...
00:37:58
Speaker
Eu acho que o Wendley está melhor que o Vlasov. Talvez. Ele vai ao giro? Pois, é que o Wendley vai à volta à França. Ah, ok. Mas tem uma super equipa, vão os 3 litros. O Vlasov ou o Wendley? Vlasov, Wendley, Daniel Martinez e Robich. Se bem que é uma equipa de novo, então está aquela que vai ter que ser.
00:38:24
Speaker
Ok. Eu levava tudo. Eles têm uma super equipa. São, portanto, estes quatro, depois Bob Yangles, Helena Cama, Thames. É essa grande equipa. Ok, é grande equipa.
00:38:44
Speaker
É que os Andes têm Sprinter. Não, mas ele bastante, se calhar bastante nas etapas planas. Ele e o Bob Jungles. O Bob Jungles é um todo terreno. E o Nico Danz também. O Nico Danz é, mais ou menos, Sprinter. Ele ganhou duas etapas no Giro ano passado. Não é Sprinter, ele é tipo K-City.
00:39:09
Speaker
Pronto, mas de qualquer forma era bom rolador, não sei o que é isso. De qualquer das formas, o único gajo desses quatro que é consistente, ou que era consistente, agora não sei, é o Roglic, porque o Wendley tanto é capaz do melhor como do pior, o mesmo do Vlasov,
00:39:35
Speaker
Eu não sei o que eu estou falando, mas eu não sei o que eu estou falando, mas eu não sei o que eu estou falando, mas eu não sei o que eu estou falando, mas eu não sei o que eu estou falando, mas eu não sei o que eu estou falando, mas eu não sei o que eu estou falando, mas eu não sei o que eu estou falando, mas eu não sei o que eu estou falando, mas eu não sei o que eu estou falando, mas eu não sei o que eu estou falando, mas eu não sei o que eu estou falando, mas eu não sei o que eu estou falando, mas eu não sei o que eu estou falando, mas eu não sei o que
00:39:51
Speaker
Ah, ok. Apá, também não faz o elevador. Acho que vai agir. Vai agir, ok. A Enios, então, no terreno de rehab, como eu disse, com o Bitcoq. Of, papás. É uma equipa da... Não sei. Nem sequer o Kuzo conseguia ganhar o contravosco, porque tipo, tu falaste do Kuzo, do...
00:40:14
Speaker
Eu vim agora perder 20 segundos para o Ayuso, mas vem num contra-reloj plano, o Ayuso bateu o Ghana. Pois é que isso é impossível. E num contra-reloj curto, que o Ghana também é um segredo que tem potência neste tipo de contra-reloj. Exatamente. Portanto, não sei. O Ghana... Acho que à mesma altura ninguém bateu num contra-reloj. Agora.
00:40:40
Speaker
bateu para o Evan Poole, bateu para o Ayers, mas ele está a transformar-se, atenção. Não sei, é para ganhar o para e roubê? Não sei, ele está a sprintar bem, vimos isso. O que é que é sprintar bem? Ele está com força no pedal ou está a sprintar bem? Porque as duas coisas às vezes não são... Eu acho que é sobretudo a porquê de ser lindo.
00:41:09
Speaker
Porque ele não está a se preentar melhor que o Milano e nem... Ah, não, não. De forma... Nem de partendo. É... E... E o... Apá... Nem que está a se preentar melhor que o Merlier. Nem que está a se preentar melhor que o Philips, eu nem sequer se falo. Portanto... Apá... Enfim... um destaque para a negativa, do Reino Adriatic, eu vejo o Eric Massa. Onde é que esse gajo anda? Apá...
00:41:38
Speaker
Mas o Henrique Madras normalmente é este psiquiatra que nunca damos por ele e depois ele aparece normalmente. É um gajo que nas grandes voltas aparece sempre... Não vai? Está a ficar em segundo. É isso aí. para fechar, a Milán Sáremo. Carlos, vamos às nossas apostas. Nós temos aqui... Acho que é o aposto este ano no Pogacar. Acho que é o ano dele.
00:42:08
Speaker
Acho que vai cometer uma loucura. Pronto, ok. Tu vai ver o que tu estás a dizer.
00:42:16
Speaker
Mas eu não consigo olhar e vejo... quando vejo um nome aqui, tipo que chama-se... MVDP. Eu não sei. Se bem que não tem esse... Não tem o Philips? Ah, não tem, tem. Tem o Philips, sim. Eu tenho o Olaf Koi. Não sei.
00:42:41
Speaker
Mas esta prova está esquisita. vai para noventa e deixa a pressa para a frente. Sim, está aquela prova que é a mais difícil de adivinhar no vez do... Pois é, pois é. Ele não descartava o Pai Ederson. O Pai Ederson, o Milan, eventualmente. Mas o Milan, a subida não vai...
00:43:00
Speaker
se for atacada tanto a cipressa como a... como é que se chama a última? Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou... Ou
00:43:34
Speaker
Outras equipes. A Arkea levou de Marcos para onde? A IEF tem o Betiole, o Nilsson Paulus... Mara Sandberg. E quando olho para isto, se calhar, ou é para o Betiole ou para o Nilsson Paulus. A Israel também tem o Corbin Strong.
00:43:59
Speaker
Ah, pois é. É verdade. O Val Grant que regressa ao World Tour. Um comento também interessante. Para quem quiser pesquisar a história dele, ele teve bastante tempo fora do World Tour. Depois tem a Inez, pronto. O guy, no ano passado, não teve longe, e eles têm... É isso, é? É mesmo? Eles levam o Pitcock. Portanto, nunca se sabe. É assim, se for eventualmente decidido a descer até, o Pitcock é assim, perdão-me o trinco. É.
00:44:28
Speaker
Ah não, esquecer do Marhorides, para antes de ir. Ah pois, o Marhorides vai? Vai, então não vai. Ok. Pois o Lotto Destiny tem ali o Maxim Van Gales, nunca é sabe o que é que pode acontecer. Pois tem a Little Track, que leva, eles levam, isto é uma equipa que não é de, porque eles levam o Jasper Savin, o Kirsch, e o Gibbons, e o Tim DeClerc, e o Bad Jolly.
00:44:58
Speaker
Mas depois tem o Pederson e o Milan. E o Stave ganhou esta prova alguns anos atrás. Como falamos pedaço, também tem o Álvaro Felipe e o Osgrim na Sudó. Não sei se vale a pena falar da Movistar, porque isto aqui, o Shimolá, e não vale a pena. Às vezes até o Laporte,
00:45:27
Speaker
Sim. E o Olaf Kui. E os irmãos Van de Ecke. E este Stonte Mittal, onde é que é? Isto é um gajo assim que... É um puto novo que ainda o ano passado fez algumas provas. Até se na minha ano ganhou uma. A ver... ou vem uma prova qualquer. Jeudeb Berbedero.
00:45:56
Speaker
E depois, o que é que tem em Hazard Key? Tem a Tudor que leva o Trenton, a Yunoex leva o Kristoff, a Barain leva o Mahorin. Atenção, não é o Kristoff, você tem o Desprint, o Aranthiolo.
00:46:14
Speaker
Apá, chegaste em tuas mãos esquisitas. Soran Warren Shield. 1,95m, 92kg. Caraca, que buiço. Mas tu agora olhas para a equipa da UAE e isto é tudo por causa dos tropadores. O Ulysses, o Puncher, o Novak. o Lengen é que é o trabalhador. É. E o Hirschi está aqui para... O Hirschi vai ser com ele. O Wilton ou é o Covey? Na montanha.
00:46:44
Speaker
Eu, honestamente, não sei o que a Gokowi faz nesta equipe ainda. A Itália, nós temos que manter a música Itália. A quem é que tu apostas para ganhar? Poggi? É o Poggi. Acho que vai ter um ataque a surpreender com a gente.
00:47:01
Speaker
Apá, eu gostava de ver aqui outros gajos, mas pronto. Apá, mas pronto. Eu acho assim, entre o Paul Guy e o Van der Poel. Acho que não tem... Sim, sim, sim. Não tem meio pronto de dar. E vai ser tipo... Se o Van der Poel... Isto vai ser tipo... Penso eu a ver, claro, uma espécie de repetição da Rondevaum Vlaanderen que o Van der Poel ganhou dois anos atrás.
00:47:26
Speaker
E parece que vai ser a equipe da UE a fazer de tudo e o Van der Poel a tentar aguentar. A aproveitar. É, eu penso que o que ele vai fazer é tentar se aguentar. Olhando para esta equipa, para estas equipas, a Emirates vai pegar no cuido, não dúvida. Sim, principalmente no final. Porque... Eu queria ver aqui o perfil.
00:47:55
Speaker
É sempre a mesma. Sim, mas eu queria ver onde é que é... Estás aqui das ruídas? Ah, está aqui o profil. Estão em típio. Estão em tipo uma subida antes. Posso dizer trotinho ou o que? Porque é bastante arrumados. E depois a chipe para essa é a quantos quilômetros do freio? Não consigo abrir. É 20. 20.
00:48:24
Speaker
Eu não sei, se ele consegue atacar a lei, é mesmo... Será que eles que vão começar antes? Será que eles vão fazer antes um ataque antes? Não sei.
00:48:42
Speaker
Porque ainda tem outra subida antes. Tem uma subidinha, a capoeira estava. Mas não é muito. O perfil, como é quase todo plano, parece umas subidas do caraços, mas não é.
00:48:57
Speaker
Ah pá, pronto. Sábado, sabem. Milá Sarem, o primeiro momento do ano. Vamos ver. Vanderpool, contrapolgui. Será que alguém vai se meter no meio desta luta?

Preparação para o Evento Grande Fundo

00:49:10
Speaker
Vamos ver. Estamos curiosos para acompanhar. Ah pá, vamos falar então agora, para terminar, do que interessa, que é a nossa preparação para o grande fundo. Ah pá, cá. Temos novidades. Fala-nos do percurso.
00:49:26
Speaker
O percurso é o sentido contrário do ano passado. Ok, partindo de São Vicente. Começamos e acabamos em São Vicente, não é? Mas, portanto, muito rapidamente começamos em São Vicente, vamos até ao Porto Moniz, sempre por a Via Espresso, com os túneis e etc. Subimos até a Santa do Porto Moniz, continuamos para o estado regional até à Calhita,
00:49:50
Speaker
Ao chegar à careta, fazemos uma boa parte da careta dos prazeres, subimos até o Polo da Serra, percorremos o Polo da Serra quase tudo, descemos para a rebeira da janela e viemos novamente para São Sinto. Exato. Apá, sempre... É muito difícil. O que é que tu... porque os colhontos de subida são iguais... É 3.200m à volta desse praia. É, a distância é igual... Sim, sim.
00:50:20
Speaker
Se bem que eu acho que, como são duas subidas, e ali uma parte do percurso, uma boa parte, que é no estado regional, dentro da Calhita, que é feita... O ano passado nós estamos no sentido inverso, mas neste sentido acaba por ser mais rápido essa parte, porque é ligeiramente... São mais descensas. Sim, sim. Portanto, vai ser, a partir disso, a bom tempo, vai ser uma prova mais rápida.
00:50:47
Speaker
Sim. Qual a subida que tu achas mais difícil, a da Santa ou a outra? É a segunda, é a segunda, claramente. Sobretudo, não tanto para o perfil, porque é até ligeira. Não, é mais curta, mas mais inclinada, acho que é assim. Mas é sempre cansado, porque tu tens 50km a vontade. Sim. Portanto dois anos esta parte, até aqui, a prova era igual.
00:51:13
Speaker
E o ano passado, eu ia descer por aí, e eu estava a descer com um potente prejeio, o asfalto estava horrível. Depois aparecei-me porque estava ao mesmo tempo a ver nos prazeres uma prova de Downhill, e atravessou-se à minha frente um corre cheio de psicóteles de uma Downhill. E tinha as mãos geladas, completamente presas. E pronto, para descer não foi grande coisa. Mas eu acho que andaram a arranjar a estrada, não foi? Já, já. Mas também agora vamos subir.
00:51:45
Speaker
Essa descida está toda com um alcantar novo. Ok. O único problema que tínhamos falado é a mesma descida da reversa da janela. A parte final tem um alcantar meio perigoso com os brocos. Entretanto, podemos. Ah pá, Carlos! Sim? regressamos, caras. Problemas técnicos, caramba.
00:52:10
Speaker
Vamos falar do grande fundo e da nossa preparação. Uma coisa que quero dizer é que nós temos uma equipe que... Como é que eu digo? Um gajo que sai em vários níveis de preparação. Temos o Zé, que é tipo a pop flake.
00:52:31
Speaker
Se bem que ele está, ele diz que chega a casa e tenta ir para o rua pelo menos uma hora todos os dias. não é mal. Mas é uma coisa sem estrutura. Mas para ele, quem trabalha o dia inteiro? É complicado. É complicado. Isso é o grande problema do Zé. É as deslocações. O trabalho dele faz com que ele às vezes a lugares bastante longe.
00:52:56
Speaker
Eu espero muito tempo para regressar, não é? Sim, às vezes ele sai de casa, tipo, às 6 da manhã e às vezes está em casa, tipo, 8 da noite. Solfa, e o trabalho dele é bastante físico. Pois não tem mais esse. Calciteiro. Pedras, e a guerra de pedras, e não sei o quê. E além de fazer o esforço, de a seguir chegar a casa e quase todos os dias ir para o rolo, olha,
00:53:25
Speaker
Como dizia quem é belso que é chapeau. E depois ao domingo, alguma coisa que nós temos que combinar é todos os domingos. E tem o meu treino de longa duração no domingo, que é no mínimo três horas. Sim, tem efeito mais do 100 km. Sim, sim, sempre. Passa a chuva. Desculpa? Passa a chuva, vindo de sol, graniza, o que for. Isso é obrigatório.
00:53:50
Speaker
Tem que ser, porque a gente vai ter... se eu vou vender o Ligranese... Não pode ser que este ano seja melhor. O ano passado foi uma exceção. Ainda não era mal estar aquele tempo. Não, não teve mal. Teve bom tempo, que em cima estava mal o tempo. Welcome to Madara. Cuidado com a carteira. A carteira? Cuidado com o corpo, com o assento, que aqui mais um bocadinho, mas ainda bem para o tremer aí. Eu comprei uma coisa que...
00:54:18
Speaker
Ah, eu tenho... o que eu tenho não é o ideal. É mais um corta-vento. Eu tenho dois. Eu tenho um... não é bem à prova d'água. É como o que eu tenho então? Que é o da... que é o da Catalon. É como eu. Ou seja, ele é... ele não é... atrás tem uma parte que não está coberta. À frente é imprimiável, atrás não está coberta. O que eu tenho é um que eu estava aqui a pôr em desconto.
00:54:49
Speaker
Fui 20 anos e por isso que comprei. E ele tipo, por robo. Ah, e exatamente, eu também tenho essa vantagem. Com a chuva, na vida de situações, tudo isso que eu... Mas eu tenho outro, porque eu penso que esse não vai ser preciso. Eu acho que nem sequer vou levar, acho que não vai ser preciso. Eu tenho outro que chegou muito... Premiável. Que não é impremiável, é o casaco com qualquer cedo mais grosso para o problema do jersey.
00:55:16
Speaker
Ah, bem, bem. Tem temperaturas mais baixas. Sim, e há, assim, um castanhinho claro, mas eu também fico a mal com o nosso equipamento. Ok, ok. O nosso equipamento que eu espero que chegue a tempo. Poxa, tem mais isso pra morrer. Faltas fazer com o cidadão. Ei, fogo, eu espero que chegue a tempo. Se não vamos chegar nos olhos. Porra, tanta coisa por causa do equipamento e vocês chegam aqui com o mesmo chamador de passado. A vantagem... A vantagem, sabes qual é?
00:55:45
Speaker
A vantagem é que nós não somos tão famosos que possamos ser tão gozados. Como nós não somos tão famosos, eu penso que ninguém vai estar a reclamar com a gente. Espero eu. Deixaste toda a gente ali a querer ver o equipamento.
00:56:08
Speaker
Sim, olha... É para que a pessoa não chegar a tempo do grafundo e depois participe numa taça da madeira para gostar aquilo mesmo. Olha, e vai chegar a certeza do tempo da volta à madeira. Ah, pois é. Por isso, volta à madeira, estou-lhe para... Para representar. Pois é, represento, sabes como é que é. O que é que estava a falar? Ok, falamos, disse que o é pronto, tem...
00:56:38
Speaker
coisas dele, mas eu noto que a única coisa que o diz, e perguntei se ele queria estar aqui hoje, que ele chega tarde a casa, não está muito cheio. A única coisa que quando eu falo com ele e pergunto, ele diz, ah, pronto, eles estavam a perder um pedaço de peso, e eu disse a eles, ah, mas não é treinando que se perde peso, para perder peso é exaltar o comer.
00:57:02
Speaker
E eu penso que isso é uma coisa é um pedaço complicado para ele fazer isso, porque ele não tem muito tempo, não é o que desenha e tal, e pronto, é tal coisa. Isso te envolve convencer a tua família toda. Portanto, é tal coisa. Tu, Carlos, tu andas a preparar o Trailer Road. Exatamente. Eu voltei a experimentar o Zwift, um mês.
00:57:33
Speaker
Mas eu queria levar isto um bocadinho mais a sério. E até porque o Zwift não vai tanto encontrar o que é que eu quero neste momento. O Zwift para quem treina em grupo ou para quem quer uma coisinha mais para a parte do jogo. Embora também debo levar para a parte mais a sério. Eu acho que tu tens razão nesse aspeto.
00:57:59
Speaker
a nível de fazer um programa de treinos e falo contra o que disse o ano passado. Eu preparei-me o ano passado para o grande fundo fazendo um programa de treinos do Zwift. Exatamente. Sexta-feira mais daqui a ano foi? Sim, mas comparando com o que estou a fazer agora e vejo que aquilo...

Treinamento com Tecnologia e IA

00:58:18
Speaker
E o tipo de treinos que eles fazem lá,
00:58:23
Speaker
não é exatamente o que tu tens que treinar para... eu imagino os workouts e fazes os workouts do Zwift e aquele é com bastantes jaunas e bastantes intervalos é muita confusão quando os treinos deviam ser mais na parte do endurance e depois pelo meio fazer uns V12s, V-sports
00:58:51
Speaker
E tu, como é que são estrangeiros o TrainerRoad? Eu acho que te disse um bocadinho da minha experiência com o TrainerRoad. Fiquei logo impressionado porque aqui no fundo tem... É com entusiasmo artificial.
00:59:05
Speaker
Tem a Inteligencia Artificial. É um pouco assim como... vou chegar lá. Muito rapidamente aquilo, tu medes os teus dados, a altura, a pisa e isso tudo, objetivos de treino e depois tu podes colocar provas que tu tens definidas em termos de calendário. Eu coloquei o grande fundo e disse que tipo de prova é que era, que era um grande fundo, o tempo mais ou menos esperado e o tipo de esforço que eu pretendo.
00:59:36
Speaker
E depois com base nisso, e logo a seguir faço um ramp test, que é para ver o FTP. Tive um FTP fantástico de 170 watts. E então com base nesse FTP no teu plano trans, no teu objetivo, ele mete-te um calendário até à prova,
00:59:56
Speaker
Tu consegues ver todo o tipo de treinos que vais fazer. Consegues ver todo o tipo de treinos. E depois, com base na evolução que tu vais ter, conforme o teu desempenho no treino, ele vai adaptando o treino. Ele até diz, chega a um ponto em que imagina que está previsto, sei lá, cinco horas semanais, faz sete ou oito, ele diz que está a seguir. Hoje é um dia recomendado para treino, para descanso. Exato. Tem esse tipo de ajudas.
01:00:24
Speaker
E depois também tem uma coisa muito interessante, que é o que se chama AI FTP, que no fundo é desbloqueado ao fim de 10 treinos e melhora com aquela aplicação, e ao fim desses 10 treinos ele com mais um outro desempenho dos treinos se o FTP corresponde ao que tu tinhas ou se melhorou, no caso melhorou para 190 watts, mais ou menos. Mas uma coisa que custava de salvaguardar, porque tu não tens um rolo inteligente. Exatamente. Nem tens power meters.
01:00:55
Speaker
Os valores são valores virtuais de potência. Portanto, eu tenho quase a certeza, conhecendo como tu andas, que o teu HTP não está correto.
01:01:06
Speaker
Sim, mas provavelmente não é 180, mas eu estou a treinar de acordo com... Eu tenho feito o seguinte. Eu tenho treinado para 10 ou 15 watts acima do cume peito. depois de 170, e agora continuo a fazer. Mas é importante que tu fizes a tua frequência cardíaca, estás a perceber? Sim, sim, sim. Não, eu tenho reparado nisso. É isso, porque... E também é isso que eu vou falar do meu treino e eu tenho...
01:01:34
Speaker
Apesar de ter essas coisas tabudas, às vezes também houve umas que não estavam a 100%. Mas imagino que isso ainda seria mais com um Smart Trainer ou com um Power Music, que esse traíno e essa integração toda do traíno eventualmente... E não por acaso em gosto muito, mas aquelas bandas tipo...
01:02:03
Speaker
Ou o Wahoo, ou o Garmin, ou o VOOP. Essas coisas todas que medem a tua fadiga, e o teu HRV, e não sei o quê. Sim, sim, o sono e isso tudo. Imagino que isso tudo integrado nessa aplicação, o gajo está constantemente ali a meter dados que são integrados e então sempre vai adaptar ao teu treino, com a certeza. Sim, sim, exatamente.
01:02:27
Speaker
E não sei se viste, não sei se acompanhas, um youtuber que é o Cade Media, Francis Cade. Ah, sem ter repugnus, acho que não. Não interessa, mas eu vou te explicar rapidamente. Ele fez um vídeo em que ele, durante um mês, fez o programa de trâneos exatamente como o relógio do Garmin dele sugereia. Sim.
01:02:58
Speaker
E era tipo... aqui estão sempre todos os dias a adaptar. E bastantes dias de descanso. E depois do fim o FTP dele acabou por aumentar. Tipo, fazer um FTP test no fone. E acabou por aumentar. Mas é um vídeo interessante. Depois eu vou-te mandar para tu ver. Eu saquei. Eu vi alguns vídeos de antes.
01:03:19
Speaker
Ok, ele foi a primeira pessoa, o primeiro YouTuber a testar a Psicologia da Decadência. A Van Rysel. A Van Rysel, é. Todos podes cá, se a gente fala da Psicologia da Decadência. Estamos à espera. Na forma de eles nos enviarem, nem que seja uma rede. viste as novas canzelas deles? Já, já, já. O pessoal do Lanterna Rios começou logo a dizer mal.
01:03:43
Speaker
Que umas ideias da Israel. Ah pá, porque é que me alteraram? Enfim, não interessa. não basta ter tantas camiselas parecidas umas com as outras, a da Al Pacino de Cânin, que o ano passado era a Barane e a Inês. O que é que eu ia dizer mais? O pessoal do Lanterne Rouge, os gajos são patrocinados pelo Join Cycling e é uma aplicação desse gênero.
01:04:10
Speaker
E eu também, o Bendy por causa dele, eu também uso uma que é o Breakaway App, que é do Chris Vandevelde. Mas eu penso que ele não é tão bom como o Train The Roads.
01:04:25
Speaker
Mas essa aplicação que tu tens, também faz-te planos de treino, ou acompanha o treino? É parecido com o que tu fizeste, tipo, ele acompanha o treino que tu fazes, mas também suger-te workouts. Ele não faz um programa, mas eu sugere-lhe, por exemplo, eu até vou abrir, para não dizer que usas mal. Não, mas o que eu estou a dizer é tipo, o que eu faço,
01:04:57
Speaker
o breakaway ad, por exemplo, tu mates como tu fizeste o teu objetivo, que o trainer road vai mais além porque ele me os workouts específicos não é? Exatamente, ele tem um plano de tranches
01:05:12
Speaker
É, isto não é o que ele diz. Metes os teus objetivos, metes a altitude que vais fazer, metes a distância, metes quanto tempo é que falta para a prova e ele suger-te por semana.
01:05:27
Speaker
Por exemplo, segunda-feira é o dia de descanso. Terça-feira é um passeio de duas a quatro horas. Quarta descanso. Quinta, duas a quatro horas de endurance. Sexta, duas a quatro horas de endurance. Sábado, intensidade, bastante intensidade.
01:05:47
Speaker
E domingo, geralmente, para mim estava a pedir de 5 a 8 horas, mas pronto. Porque tenho uma capacidade bastante grande e cheguei a capacidade do objetivo para a prova.

Capacidade de Resistência e Preparação Física

01:06:04
Speaker
Ele diz que para fazer a prova, segundo a aplicação, eu tenho que conseguir ter uma capacidade de 2.767 Kg.
01:06:18
Speaker
E eu neste momento, por acaso está baixando esta semana, porque estou agora a fazer umas semanas com menos... Menos intensidade. Menos horas. Menos horas, sim. Baixo um pedacinho, mas estou no 2760 euros já. Mas a semana passada tinha 2800. Para você perceber. Ok, ok. Não, mas... Apá, estas aplicações, o que eu quero dizer com este? Eu, por acaso, quando fiz aquele texto...
01:06:49
Speaker
Os gajos deram-me um programa de trânsito, estou a fazer esse programa de trânsito porque é específico que um personal faz. Com os teus valores. Exato. Mas, uma pessoa que quer fazer as coisas hoje em dia sem ter personal trainer e isso,
01:07:07
Speaker
E não nada que substitua um teste físico com lactato e essas coisas todas. Mas para quem nem quer gastar dinheiro nessas aplicações? Quanto é que tu pagas para o TrainerRoads? 17 ou 18 euros por mês. É mais ou menos os lift. Os lift era 15, mas depois tinha taxas. Tinha taxas? Tinha 2 euros de taxas.
01:07:33
Speaker
O Zwift agora é pago uma vez por ano e tu tens duas vezes. Ah pois. E fiz isso assim. Não tem essa opção. É não, agora é melhor fazer assim, porque fazendo por mês já... Claro, mas imagina que usas dos outros meses, não é?
01:07:56
Speaker
Porque aqui, por exemplo, no verão, faço poucos treinos na Zona Luz, assim, os mais calmos, para isso não me precisa das luzes. Ah, sim, sim, na rua...
01:08:06
Speaker
E não sei tu, mas eu tranho de longa duração, eu vou para a rua e em intervalos eu vou para a rua fazer. Acho que é mais fácil. Sim, em intervalos eu nunca faço nada. Às vezes umas pedinhas... Na madeira até que dá. Na madeira dá, dá, dá. É que eu aqui é impossível, é dizer, tem que andar atrás do vento.
01:08:33
Speaker
Mas ele te adapta para mais potência e tu notas que estás mais forte quando vas a andar na rua? Sim, e como não tenho Power Meter
01:08:46
Speaker
A forma que eu uso de ver o desenvolvimento, a evolução, é dos segmentos do Strava. Nesse fundo que eu tenho feito. alguns dias em que saio, fim de semana, meto-te ali na cabeça dois ou três segmentos que eu conheço. E vejo por onde comparo com as vezes anteriores. Por exemplo, duas semanas mais ou menos. Não, acho que tem duas semanas. Fui ali para dar mais voltas na pontinha.
01:09:15
Speaker
fiz menos 40 segundos para ir com o recorde anterior da volta da pontinha que tinha. Isso é um pedaço? É bastante, é bastante. Depois na subida com o Carvalhal, o meu recorde era de 21,20 e fiz 19,35 ou 19,40. Da rotunda? Isso é da rotunda atrás da tala? Isso é desde da rotunda atrás do Liceu até ao estado do aeroporto em cima da canção. Não é na rotunda, é um bocadinho antes.
01:09:44
Speaker
Sabe dizer uma coisa? Eu quero te conversar uma coisa. No dia, eu não sei se tu vais poder, mas no dia depois de eu chegar aí, é o dia que vamos ao massagista, que é o massagista, mas nesse dia vai ser o único dia que eu vou poder fazer uma volta mais intensiva
01:10:06
Speaker
Antes de... Porque o resto dos dias é para descansar. Eu posso ir andar, mas é devagarinho. Mas podemos nos fazer como se o ano passado, na sexta-feira, rodar ali na pontinha? Eu não queria fazer isso. Sem grande esforço, mas... Eu até posso... Eu queria subir essa rua de Conde de Carvalhal no dia a se ir a chegar aí, que é a quarta-feira.
01:10:30
Speaker
Não sei quando é que vamos. É quarta. Na quarta. E cheguei na terça, então na quarta de manhã, vou para o funchelo e quero ver se consigo bater o KOM, da Conde Carvalhal. Ok, tens concluência, que tens altos bichos. Está o KOM. digo, mas aquilo é o segmento mais, um dos mais famosos da madeira. Sim, naturalmente. Para que o pessoal usa para se testar, digamos assim.
01:11:02
Speaker
Porque parei antes de chegar em cima. Parei para estourar as fotografias. Mas também ano passado fui aos 10 anos, portanto era para rolar. Mas eu estava a subir relativamente a puxar. Não estava a puxar muito. Sim, sim. Por acaso... Consegues ver, não é?
01:11:21
Speaker
Quanto é o KOM? Está quase, portanto, isto são 5.4 km, é 5.6%. E o KOM é de 13.29 km, que 24 km por hora. Espera, então espera, espera, eu tenho aqui... Espera,-me os... É dos watts, não é? Espera, espera, espera, espera. Onde é que eu tenho? Já.
01:11:56
Speaker
Então... Não posso estar aqui dizendo uma coisa em voz óptica pra pessoas que nunca usam. Ah é. Com roupa. Vou por assim. Não vou dizer a coisa da minha bicicleta.
01:12:22
Speaker
segredo. Qual é o tamanho? Quantos metros de altitude? A elevação é 314. 314. Ah espera, qual a distância? 5 km? 5.42. 5.400 metros então, ok. Exatamente, é isso. 314 de subida. Sim. E qual é o recorde?
01:12:55
Speaker
O recorde é de 13.29 Ah, não vou conseguir fazer isso. Tenho que fazer 360 watts. Isso é alguém com uma baquileta? Não, não é.
01:13:11
Speaker
Não é porque estou a ver a volta que ele fez e isto é um Pedro Rodrigues. Mais logo a seguir é o Ricardo Abreu, que é uma máquina que ganhou várias vezes a volta a madeira. Está a dizer 44. Estes são 5.8 potes por quilo. São valores de...

Expectativas e Comparações de Treinamento

01:13:30
Speaker
Eu vou apontar para um quarto da hora. Ok. Se fizeres 15 minutos, mesmo assim não entras no top 10.
01:13:40
Speaker
320 volts de meia daquela cena. 320 volts durante 15 minutos. Se eu conseguir fazer isso nesse dia, eu avalvo se vão me dar alguma carta para casa, ou seja... 5 volts porquele. Eu vou pôr aqui uma coisa realista. Quanto é que tu tens? 20? 21? Não, 19. Fiz 19, 37.
01:14:09
Speaker
Ah, eu consigo bater em 30V. Igual à vontade, tu consegues fazer 16V. Não sei, isso é devido-se. 17V no pior dos hipóteses. É 300V, 16V. Para mim. Vamos ver. 300V durante um quarto da hora. Vamos tentar, imita usar a minha frente no início. Sim, nós não sabemos em que condições eu considero isto.
01:14:40
Speaker
Com bike eletro que é caroças? Não, não foi. Não, não foi, não foi. Ok, eu acredito. Pronto, não vou conseguir o KOM com a certeza, mas vou morrer tentando. Tenho massagem a seguir à noite, está-se bem. Ah, pronto. E depois se eu não conseguir, eu posso dizer, ah pá, estava a ver um autocarro, tive que me afastar.
01:14:59
Speaker
Olha que aquilo ali às vezes acontece. Pronto, o que tens de mais a dizer sobre o teu trem? Tu andas a comparar, isto é o trem do, não vou dizer do pobre, mas como estava a dizer, é uma coisa que é relativamente acessível a toda a gente, 17 anos por mês.
01:15:20
Speaker
Sim, sim. E com o rolo normal... E com tudo, ele disto... Ele disto... Bonito o plano de trânsito, depois... Chegas ao oredo e mesmo está load workout. E vais seguindo. E acredito que para meter uma barra no fundo do ecrã ou em cima. E para ver uma série, qualquer coisa. É isso que eu faço. Oh cara, tem umas integrações interessantes então. Tem, ou seja, tem um gráfico.
01:15:45
Speaker
com o tempo, o tempo total, o tempo daquele intervalo e umas barras e a potência que tu deves ir. Ok. É tipo o Zwift, que sem a parte visual, a parte gráfica. Sim, e tu podes integrar tipo o Netflix e tu adoras o Netflix e está sem hábitos.
01:16:05
Speaker
É Netflix, por acaso, e na barra inferior fica os valores que tenho que seguir. E tem a potência, tem os partimentos cardíacos, a cadência, portanto é tudo o que interessa. E tu podes fazer os teus próprios workouts? Também dá, também dá. Eu ainda não experimentei, porque por enquanto vão fazer o plano de tranches que ele está definido.
01:16:26
Speaker
E depois também tem uma coisa boa que é, imagina, tens um plano, um plano não, um treino e queres fazer um diferente. Podes ver alternativas parecidas, sugeridas, escolhes o tempo, a intensidade e depois o substitui para isso. Ok. Olha, interessante. Eu, tipo, se calhar para o ano,
01:16:53
Speaker
Porque o Zwift é fixe, mas... Se calhar para trans não é tão coisa como o TrainerRoad. Pois, eu nunca espantei um plano de trans do Zwift, mas...

Adaptação de Treinos e Condições Climáticas

01:17:06
Speaker
O Zwift que existe é um... É mais... É mais... Não tem... Tem alguns, mas são curtos. Mas tipo... O que é que eu fiz para mim? Portanto, eu tive aquele programa de trans quando fui fazer o teste de condição física.
01:17:23
Speaker
Fizeram umas zonas e não sei o que é, e pronto. E o que é que eu fiz? Eu meti em todas as zonas que eu tenho no Wahoo. Eu tenho o Wahoo, que é o computador, o ciclete. E no Zwift e no Breakaway app, atualizei o Zwift P de acordo com o que dava no teste. E depois...
01:17:51
Speaker
O que é que eu me pus a fazer? Fui ao Zwift e os trans de intervalos do programa de trans que eles me deram lá, porque eles eram um programa de 16 semanas. Eu vou aproveitar. E ele perguntou quantas horas por semana é que eu consigo treinar. E eu disse, eu tenho andado a treinar 15, 16. Portanto eu gosto de um plano de trans em que no mínimo é 14 horas 15 por semana, estás a perceber?
01:18:16
Speaker
Ok. E então, tem uns trânsitos que é os trânsitos de extensivos, que é a zona 2, basicamente, e é um à sexta-feira de hora e meia, sempre, e um ao domingo de no mínimo três horas. E esses trânsitos, não vou meter
01:18:43
Speaker
Não vou meter no Zwift, tipo, o trâneo. E essa é a ideia, fazer esses trâneos na rua. Então, pronto, deixei para a rua. Agora, os outros, que é, por exemplo, a terça-feira, faz um trâneo VL2 Max. O trâneo VL2 Max, basicamente, é o trâneo de Zona 2, com os intervalos VL2 Max a meio.
01:19:06
Speaker
em certas zonas do treino. E ele diz que isto é que fazia na rua, mas como não gosto de fazer intervalos na rua, fui aos Zwift e cometi o programa nos Zwift. E são 3 horas que os intervalos deviam dos max pelo meio.
01:19:27
Speaker
E depois tenho um treino que é de cadência baixa, com potência mais alta, que é o treino de força. A força muscular. Exato, que foi o que eu fiz hoje. A quinta-feira. Eu fiz hoje porque é que eu fiz hoje? Eu também perguntei-lhe, porque ontem estava bom tempo e hoje ia chover.
01:19:51
Speaker
Então um treino de longa duração, que era suposto de ser hoje, eu fiz a ontem, e troquei para hoje o da ontem. Estás a perceber? Ah, está bem, está bem. Então estava a bom tempo. E depois, ao sábado, é um treino também, basicamente são todos treinos de longa duração, são todos os intervalos que tu metes no meio, ou é de VO2 max, ou é de cadência baixa,
01:20:18
Speaker
Ou é então de Sweet Spot ou Temple. Estás a perceber? Sim, sim. Depois, mais para frente, vamos... tem uns trânsito, mas assim, um pedaço mais diferente, que é, por exemplo, um trânsito de longa duração com surpreendentes pelo meio. Sim. Dez segundos de surpreendentes, tudo igual.
01:20:41
Speaker
Também meti-me no Zwift, porque... E no Zwift eu ponho um que desactiva-me o erg, e posso pedalar-me, estás a perceber? Ah, ok, ok. Sempre conforme... Sim, está livre. Está livre e eu puxo, estás a perceber? Sim, sim. Não tens aquela potência. Depois, eu tenho uns tranhos ao domingo, mais para a frente em abril, que é tranho de subida. Ou seja, é suposto eu ir para a rua e fazer umas montanhas.
01:21:09
Speaker
Tenho que ir então para as Ardennes aqui. Isso é sempre ao domingo. E depois tem alguns dias que em vez do VO2max tem uns trânsitos de intervalos, mas mais longos. Deve ser... Deve ser... Não é VO2max, mas é um passinho abaixo. Mas são mais longos. E isso está tudo programado. À quarta-feira são por dia de descanso.
01:21:36
Speaker
em que eu posso, ou não fazer nada, ou fazer uma pedalada de meia hora, ou seja, ir para o trabalho e vir, posso agarrar na bicicleta de montanha, meto a banda, ou às vezes, se calhar, até que posso não meter-te, porque não está registrado nem quer dizer que eu não fiz, não é? Eu vou para o trabalho de bicicleta devagarinho e volto,
01:22:05
Speaker
Às vezes, quando tenho feito o VO2 Max um dia anterior, mesmo que quisesse ir rápido para o trabalho, não conseguia, esqueci de estudeir. Depois, à segunda-feira, sempre aquele trem de uma hora de recuperação. E também vou para o trabalho de bicicleta.

Conselhos para Exercícios e Gestão de Peso

01:22:25
Speaker
O que estou a fazer, que não foi sugerido, é duas ou três vezes por semana,
01:22:31
Speaker
São uns exercícios de ginásio. E tentar fazer exercícios de abdomeas todos os dias, que eu nem consigo fazer. Não, não todos os dias. Fazer pranchas e essas coisas, mas às vezes não tem que parecer horror. Também todos os dias também. Não deve ser muito saudável, pensei. O que é? Fazer pranchas? Não, não. Muitos exercícios de abdomeas.
01:22:58
Speaker
Prancha não. Prancha não, mas estou a dizer assim, será que as imprensas de abdominais... Ah, mas eu não faço abdominais, rapaz, eu faço prancha. Ah, por? É cor. Cor mesmo. Sim, sim, sim. Não é estar ali a fazer... Não, e não faço isso anos. anos que não faço isso. Isso lixa as costas de um gajo. Um conselho que eu posso dar às pessoas, e se querem...
01:23:22
Speaker
Se for a área zona abdominal a melhor coisa é fazer prancha. Porque estar a fazer das outras esquece. Mas pronto. A cena que estou a fazer é porque eu andei a pesquisar e os exercícios para fazer no geniás e tenho que sair com pouco peso. E vou dizer, na semana passada
01:23:51
Speaker
E porquê tu programares para o sábado e para a terça-feira? Por acaso fiz hoje porque eu à manhã não vou ter tempo. E no sábado eu fiz e fiz um pouco assim mais pesado e no domingo quando fui andar estava sem ter nas pernas caraças. Porque tipo tu...
01:24:11
Speaker
Acompanhando com andar 3 horas por bicicleta e depois ainda para estar a pegar em pesos, tu tens que fazer com pouca carga e devagarinho. E isso ao tu fazer pernas, que é para não... eu acho que faz assim uns rows, umas remadas, para reforçar-me assim as costas também.
01:24:33
Speaker
Mas velho, também no meu trabalho, um gajo pega andar ali a lavar pessoas, a virar pacientes e o caralho. trabalhas o... Refusos, faz refusos, claro. Olha que eu tenho, ou se calhar, um problema. Não é um problema. Às vezes tenho umas chatices no joalho e estou convencido que é do trabalho. Ah, claro, claro. Por mais certas posições e não sei o quê. Sim, sim, sim.
01:25:01
Speaker
Mas eu estou a notar, também melhorei-as. O que é que eu tinha falado? Falei que perdi bastante poesia e isso eu sei. Seguro a falar. falaste disso. Da tua preparação para outra e dos leis de recense.
01:25:24
Speaker
Mas eu, tipo, eu agora, e eu este ano, eu decidi perder a gordura toda e cheguei, quando fiz os testes, tinha bastante pouca gordura. O homem disse mesmo, você não pode emagrecer mais. Basta a letra perder a gordura. Sim, mas fui um bocado que fiz, que fez-me tipo um reset. E eu acho que era isso que eu precisava, porque eu agora estou muito seco. Tenho músculo.
01:25:53
Speaker
E fiz agora, estou acabando, estava me falta uma semana, duas semanas para estar a comer supostamente o que eu devo comer para aguentar os trâneos. E a diferença é tipo 200 calorias. Não sequer 180, eu aumento 80 calorias por semana.
01:26:18
Speaker
E eu tenho feito... e estou a comer já. Em relação ao que eu estava a comer quando cheguei ao peso que eu queria. E estou a comer, neste momento, mais... 600 calorias. E o peso está igual. Mas se eu tivesse feito tudo de uma vez...
01:26:45
Speaker
Imagine de um dia para o outro comer mais de 60 calorias e estava logo tudo encheado. Ah, pois. Isso tem de ser gradual. Exato. Estava fazendo tudo com paciência. Ah, pai, um gajo tem dúvidas, mas... Se eu agora tiver... Eu agora não acredito que ganho muito peso depois do que fiz e não... Eu até posso ganhar 3, 4 kg durante o verão.
01:27:11
Speaker
Mas, tendo em conta o que eu sei agora, eu aposto que consigo perder outra vez esse peso. É muito mais rápido. E para reverter outra vez, é bastante mais rápido também. Porque um gajo tem os conhecimentos, estás a perceber? Claro. E estou-me a sentir melhor a nível de força, até que fiz um teste de FTP. Pronto, isto não ia estar no episódio de... Se nós testes feito no episódio de segunda-feira, não ia estar, porque fiz o teste de FTP na terça.
01:27:41
Speaker
E eu estou outra vez com o FTP do ano passado. Ah, ok, ok. No Zwift? Fiz no Zwift. Sim, mas o meio de comparação é o mesmo? Exato. E eu fiz hoje as Jonas, para ver como é que estava, mas eu aumentei um pouco assim, porque o Zwift adapta logo o FTP.
01:28:06
Speaker
E eu até meti um pedaço mais pesado para ver. E... As ondas mais altas estão demasiado pesadas, mas as baixas estão no... A base não tem que estar, não é? Exato. E claro que ainda não... Porquê? Porquê que era agora? O Trainer Road fez-se automaticamente.
01:28:35
Speaker
Eu vou fazer... Eu próprio, estás a perceber, vou aumentar as cargas no trânsito. Mas eu não vou fazer isso já, porque como eu fiz estes testes, estes testes tanto do FTP como o outro...
01:28:49
Speaker
Faço antes do treino normal. O gajo não está a seguir o cansaço porque deve ter puxado. E até mais do treino para o teste da zona das zonas. A meia hora estou nas zonas todas.
01:29:06
Speaker
depois ainda estar a andar mais 3 horas do ciclo, até estou sentindo-se a seguir nas pernas. E também, neste momento, e estou-me a sentir um pouco mais fresco, porque é complicado, porque como estou na equipa dos PTZs, e estávamos a fazer as provas, naquele dia, e o Atleta teve um pedaço de pena, porque
01:29:35
Speaker
ter mais capacidade na prova mas tinha andado feito um treino de VL2 Max de manhã e depois à tarde estava tudo arrebentado e ainda fazer uma prova e um gajo sentiu-se inútil. Ah, sim. E não necessidade de estar a levar o corpo, é isso. Sim, mas como um gajo compromete-se. Estás a perceber? Pois, bora, bora.
01:29:56
Speaker
O que é bom, é bom para aumentar a capacidade, isso é garanto. Mas, a nível das prestações para a equipe, a sorte é que aquele pessoal dos Pétaseis é todo pessoal com força no pedal, por isso os gajos... Os gajos, é um gajo... E por isso é que eu digo, quero ver se ganho o Gran Fogo, mas falou nisso, caralho. pessoal por aí, acho que é mesmo.
01:30:23
Speaker
E eles não acham nada de especial, porque se calhar ninguém tem pessoal ainda mais potente do que eles, mas pessoas por que eu acho tipo fónics, é mesmo força no pedal. De uma maneira, acho que eu a nível de contribuir para a equipa fui um inútil, mas uma coisa que prometo aqui, para o ano, para a época que vem,
01:30:52
Speaker
Porque essa coisa de andar e entrar na equipa foi um pedaço desesperada para mim, estás a perceber? Sim. Eu tinha decidido fazer o... Fazer o Grand Fondo e participar pela segunda vez no Grand Fondo antes e o Trane ia ter mais... ia ter prioridade. Mas, por outro lado, foi o facto de eu entrar nas provas que me meteu na cabeça que, se calhar, tinha capacidade para tentar ganhar.
01:31:21
Speaker
Por isso, olha, por um... É, é a coisa. Mas... Pronto, isto é uma parte. É assim, é pá... Eu, neste momento, me estou a começar a sentir melhor e... Falta quanto tempo? Dez semanas? Mais ou menos, é? Menos. Talvez mais novo. Novo. É mais ou menos isso.
01:31:47
Speaker
curioso de ver como é que isto vai evoluir a partir de agora. E ver como é que... Como é que... Estamos todos a evoluir, caras. No rosto. Independentemente do que nós... com o Trainer Rhodes. O a chegar a casa e fazer o que consegue. E eu a calcular coisas, a fazer dietas, a fazer contas e não sei quantas.
01:32:18
Speaker
e ia fazer treinos específicos e testes e não sei o quê. Ah pá! Um gosto de estar fazendo qualquer coisa para melhorar. Por isso, ah pá! Uma coisa que eu queria perguntar e era por isso que eu queria ver aqui o percurso.

Logística de Eventos e Reflexões Finais

01:32:39
Speaker
Ah pá, qual vai ser a nossa estratégia Carlos? E quer ganhar isto?
01:32:44
Speaker
Eu posso te ajudar até o Porto Munes, daí para a frente. O diz que vai ser o Gregorio, até lá. Ok, ok. Mas tipo, eu vou aqui olhar para o percurso. Sim. E até para chegar ao Porto Munes. Até para chegar ao Porto Munes. Até para chegar ao Porto Munes. Até para chegar ao Porto Munes. Até para chegar ao Porto Munes. Até para chegar ao Porto Munes. Até para chegar ao Porto Munes. Até para chegar ao Porto Munes. Até para chegar ao Porto Munes. Até para chegar ao Porto Munes. Até para chegar ao Porto Munes. Até para chegar ao Porto Munes. Até para chegar ao Porto Munes. Até para chegar ao Porto Munes. Até para chegar ao Porto Munes. Até para chegar ao Porto Munes. Até para chegar ao Porto Munes. Até para chegar ao Porto Munes. Até para chegar ao Porto Munes. Até para
01:33:13
Speaker
mas ali dois tênis longos que é assim para rolar. Eu tenho que me agarrar ao pultão. Nós nunca tínhamos na frente, não sabemos qual é o ritmo que eles metem. É uma das incógnitas que não gostam.
01:33:39
Speaker
E uma coisa que nós arranjamos, e vai ser uma evolução em relação ao ano passado, é que nós vamos ter carro de apoio. Que é a carro de apoio com a contribuição da Big Adventure.
01:33:58
Speaker
que vão, além de fazer carro de apoio, vão apoiar a nível do Paulo Paixão, vai fazer as entrevistas ao pessoal, porque eu nem sei o que dizer. Vai entrevistar o pessoal antes e depois. Até nem assundaram algumas pessoas, está começando a entrar no gran fundo, vai ser entrevistado. E quero pedir desculpa ao Miguel,
01:34:22
Speaker
ao Miguel, o organizador, ao Miguel Rodrigues, porque... O Miguel Rodrigues? Ah, tu não. Fala-me isso. Estás a brinquer. pode ser. Porque o fato de, se calhar, estar a dizer as pessoas participem, que é para depois falarem para o podcast, pode ser uma forma das pessoas não participarem por causa de algo, que as pessoas estão atrás de mim, para eu falarem, se calhar, para sei lá. Então, se isso for o quase, e para se desculpa em avanço.
01:34:53
Speaker
Nós estamos aqui a duas zonas de abastecimento e vamos ter ali o Homem das Águas. Ele ainda não sabe qual será o Homem das Águas, mas é o Homem das Águas, que é o Arthur. Quem? Morga. Ah é? bem, bem, ok. Vai ser.
01:35:08
Speaker
vai ser dropado nos pontos de abastecimento para estar com todos os mantimentos que nós precisemos. As nossas garrafinhas de água, que podem ser especiais ou não, não vou estar aqui a revelar ainda. E é tal coisa. Os teus objetivos, Carlos, é fazer, é melhorar o teu tempo ou... Sim, fazer no máximo, não tenho objetivos de classificação, é de tempo, é nos máximos 5 horas.
01:35:40
Speaker
5 horas e 20, qualquer coisa. Foi mais de 40 segundos do que tudo, acho. Eu ontem, eu andei, o percurso que fiz ontem e fiz sem parar, duas horas e tal. O que é que eu fiz? Sem parar, a 170 voltas, a média de 30 à hora. bom. É, com vento contra. Com vento contra não, com vento lateral.
01:36:12
Speaker
Eu senti-me bem ontem, puxei um pedacinho mais de botes e paguei a factura hoje. E hoje fiz o teste das zonas, fiz 3 horas de treino de cadência baixa. Quer dizer, treino de longa duração com uns intervalos de cadência baixa.
01:36:38
Speaker
E depois, antes de vir para aqui, tive meia hora a puxar uns poesos. A puxar poesos, mas devagarinho, e meia hora que apanham a coisa. Mas eu penso que isto é um pedacinho mais em cima, cada vez mais acrescentando, mais acrescentando, e eu penso que isto vai melhorar. Portanto, vamos ver, vamos ver como é que vai sair, Carlos. Mas é um lugar sem sabedóvidas.
01:37:08
Speaker
A nível de... A nível de coisa, a nível de... Sim, estava a fazer o melhor de treino. Sim, mas como estou-me a sentir melhor, já... Ah pá, e no Natal, e pensei, o que é que eu estou a fazer? Estou-me a rebentar todo. E mesmo nas primeiras semanas do programa de treinos, eu estava a dizer, isso é um estúpido, estou a fazer isso nesta hora.
01:37:36
Speaker
Até mesmo o pessoal do PTZ estava a dizer, oh Paulo, estás a perder bastante peso. O que é que vocês querem, homem? Mas pronto. Ah pá, Carlos, vocês mais alguma coisa a falar do... Não. Não? Ah pá, pronto. Eu acho que falamos de tudo. Pau Ano. Pau Ano. Oh não, o que é que o André quer dizer? Pau Ano.
01:38:01
Speaker
Depois do... depois do Milaçaremu, temos o... temos mais... Sim, sim. Quando é que é... quando é que é... vamos ver, vamos ver aqui o PCS. A seguir é o Milaçaremu. É, antes da... dos monumentos. Milaçaremu é um monumento, é? Não, é os outros.
01:38:33
Speaker
Deixem-me ver. Raceless. Olha aqui o PCS, ligado. E lançaremos... Ah, é! Antes da Ronda Van Vlandra. Sim, sim, sim. Mas nós vamos fazer logo no mesmo dia a Ronda Van Vlandra no Paris Roubaix. Penso que sim, porque é uma semana de diferença. E depois então a seguir ao Paris Roubaix, Lake Bassanaca Lake. Para quem não sabe, aliex bassan aliex. E depois, aliex bassan aliex,
01:39:02
Speaker
É, o Giro d'Itália. Exatamente. para entrar, para finalizar. Tu apostas em quem para ganhar o minasoremo? Pogacar. Pogacar. E ele vai atacar das chupressas, não é? Isso eu não sei.
01:39:26
Speaker
Aqui se... ah, homem, não pode estar aqui a dizer isso assim. Tens que dizer de onde é que ele vai atacar, que é para ser ainda mais difícil. Ele pode tentar várias vezes. O quê? Vários ataques. Tentar nas expressas e depois tentar no pódio. Sim, sim, sim.
01:39:46
Speaker
Ok, está bem. Eu penso que aquilo tem um nome para feteura, que é o Van der Poel. Não vai nada. Vamos ver, vamos ver. Sim, sim. Vamos ver se amanhã ou hoje. Se terem a ouvir isto hoje, no dia da prova, é hoje, porque é amanhã. Carlos, olhe o brilho para a tua participação.
01:40:12
Speaker
E a todo o pessoal que... Epá, isto é um podcast que vai ser relativamente longo. Pois não que estava para ver isto de fio que a gente disse. É já, está a coisa é. A gente faz-se a debilhar de ar ao pulo de uma desolada. É isso. É isso. Pronto. Isto é que com os problemas técnicos de pulo-mai mas não chegamos lá. Portanto, epá, não percam o próximo episódio porque nós também não. E Carlos, força no pedal ou caras? Sempre, sempre. A fim de semana é dias de forças no pedal.
01:40:38
Speaker
Claro, e no domingo vou daqueles que as descontram até Liège, 125km. E de volta ou a ida? a ida. Mas depois voltas de bicicleta ou de carro? Carro de apoio. Ah, ok. É o Hyundai Tucson da minha mulher. Mas em Liège vais fazer subidas ou a mesma parte plana? É para chegar à casa do Cristiano, tem uma subida no fim.
01:41:07
Speaker
Ah pronto, é o mini Poggio. Não é assim tão inclinado mas... É o Poggio, não é muito inclinado. Não, por isso mesmo aqui digo que o Vanderpoel varinha. Vamos ver, vamos ver. bom Carlos, olha, força no pedal, força no pedal pessoal.
01:41:29
Speaker
E quem quiser camisélulas ou coisas assim, venham falar comigo, aqui tem camisélulas e apoiem o podcast. Ah, um abraço. Até a próxima.