Become a Creator today!Start creating today - Share your story with the world!
Start for free
00:00:00
00:00:01
Força no Pedal 38 - A semana dos Monumentos! image

Força no Pedal 38 - A semana dos Monumentos!

PDC Podcast
Avatar
35 Plays8 months ago

Bem-vindos a mais uma edição do PDC Podcast.

Hoje juntamo-nos para falar de ciclismo com o nosso programa - Força no Pedal no terceiro episódio da época 2024!


Vamos falar das ultimas do ciclismo, fazer as nossas previsões para a grande semana de monumentos com a Ronde van Vlaanderen e Pari-Roubaix.


Também vamos falar dos ultimos desenvolvimentos nas provas por etapas!


Enjoy!


Este Podcast contem musica de TaigaSoundProd:


Rock Guitar Intro 03 by TaigaSoundProd

Link httpsfilmmusic.iosong6744-rock-guitar-intro-03

License httpsfilmmusic.iostandard-license

Recommended
Transcript
00:00:01
Speaker
Aviso-me, o programa que se segue pode conter linguagem ordinária e ou verbalmente agressiva, que pode ferir as suscetibilidades dos ouvintes mais panígicas. Obrigado. Este programa conta com o apoio de X-Muse.

Introdução e Recapitulativo da Corrida de Catalunha

00:00:16
Speaker
Powering your dreams.
00:00:19
Speaker
Olá e bem-vindos ao PdC Podcast.
00:00:41
Speaker
e f*** as nossas expectativas. Portanto, vamos fazer hoje uma análise às últimas provas, uma palavrinha sobre a volta à Catalunha. Vamos falar de dominância aranha,
00:00:59
Speaker
Vamos começar se calhar por e falar das clássicas. Clássicas paralógicas que aconteceram? Brujo de Pana, Edry, Vento Envogam, Duarze d'Orvlanderan, que foi tipo... Foi o cacimento para o Outra Fantes.
00:01:15
Speaker
O acacemente ou o

Problemas Mecânicos e Desafios de Transporte

00:01:17
Speaker
arrefecimento. O acacemente para uns, o inferno para outros. E vamos falar das próximas provas mais concretamente. As clássicas que vêm aí, a semana mais importante dos monumentos, dos monumentos de Pavé e essas coisas, que são a Ronde van Vlaanderen e o Paris-Roubaix.
00:01:38
Speaker
E vamos falar da próxima grande volta por etapas, que é a volta para os Boscos.
00:02:05
Speaker
Pronto, mas antes disso, e disse que tínhamos falado da gente, mas vamos falar da mesma. Ok, preparação. Carlos, algum contratempo até agora? Como é que está a tua preparação?
00:02:19
Speaker
um bocadinho por uma mecânica, porque entretanto vou resolver um mecânico à distância. Ah sim! Isso não é nada de especial. É uma coisa básica, se calhar, para quem ainda está muitos anos, mas não estava a perceber. No fundo, resumindo, eu estava com problemas quando ponho as duas mudanças mais leves atrás. A coleta de salto estava, mas as mudanças estavam todas bem alinhadas. Do Jockey Wheel.
00:02:50
Speaker
coisa que se passa aqui, foi quando te mandei o vídeo e te disse, oh, isso é o dropout que está empenado. Apá, porque, olha, aconteceu curiosamente o ano passado, e isso é por causa do transporte, tu tiras as rodas e... Sim, sim, sim.
00:03:05
Speaker
Apá, e os gajos dos aviões, tu sabes como é que é? Os gajos agarram nas malas... É todo um molho feio eles. Porquê que tu achas que quando eu te mandei a bicicleta pra ele, eu o empacotei aqui, como se aquilo fosse levar com uma ongiva nuclear em cima? Estava pronta para isso.
00:03:24
Speaker
Ah pá, Fónix, porquê não confie? E lembro-me, uma vez, e isto era uma bicicleta de montanha que nem sequer era assim, um amigo meu, o André, ele veio aqui à Belska e trouxe, não, desculpa, ele tinha trazido
00:03:43
Speaker
A bicicleta de... ele tinha pedido para ele trazer, porque ele ia levar para a França, porque ele ia para a França, ele tinha pedido para ele trazer-lhe a bicicleta de montanha-dou, que era uma Big Eats, uma bicicleta quase downhill, freeride downhill, não sei o que é. Ou seja, aquilo já, por sucesso, é uma bicicleta que aguenta por roda.
00:04:02
Speaker
Sim. Ouve, ia estar, ia meter aquilo numa caixa e packotei aqui tudo o melhor que possível e eu estava na Madeira, foi na Madeira ou foi em Lisboa? E eu não sei onde é que fui que vi por acaso a caixa a ser transportada na pista e a ser metida dentro do avião. E os gajos a jogarem aquilo de um lado para o outro. E eu agarrado à cabeça, ah mãe, o que é que os gajos estão a fazer a bicicleta? Eles vão-me foder a bicicleta toda.
00:04:32
Speaker
Pronto, a possibilidade acabou por chegar intacta, mas é uma possibilidade de estrada, de carbono. É diferente. E uma coisa de Alemânia, de ferro, um drop out, drop out geralmente de metal, tu ainda consegues dar ali um jeitinho.
00:04:52
Speaker
Agora, se parta algum pedaço do quadro, veia, isso tu não tens seguro, não sei o quê, enfim. Mas pronto, isso foi no transporte, o ano passado do Zé, no transporte aquilo foi...
00:05:06
Speaker
Ah, aconteceu a mesma coisa. E às vezes mesmo o uso normal vai empenando. Claro, neste caso foi o uso porque o transporte, ela não tem tido de transporte. Claro, claro. Aquele estava aos poucos, ele fazia aquilo, ele foi piorando, piorando. Claro, e eu te disse que era logo isso porque me tinha acontecido. Se não houve também ia estar a coçar assim e a coçar acabei a fazer as coisas. Depois de me olhar eu disse, mas isto está alinhado, afinal não estava.
00:05:35
Speaker
Ah não, porque aquilo basta aquilo que não estar exatamente reto, aquele drop out, estar assim verado. E como é que resolves porque não tens a ferramenta? Existe uma ferramenta que custa uma batata de dinheiro. Que alinha até aquele, mas tu usaste... Não, eu usei uma chave em inglês, está feito. Meti uma toalha para proteger, para não riscar, não é? Meti uma toalha para correr e depois...
00:06:04
Speaker
É que é dar um percentual sem... e tentar entreter, e tentar não exagerar. E quando exageras e vejo que aquilo te coisa, tens de dar um percentual para o outro lado até ficar bom. É um inverso. Um inverso. Porque, imagina, a pior coisa que pode acontecer é partir o dropout.
00:06:26
Speaker
Porque quando partes o dropout... Existe tantos dropouts diferentes para encontrar um modelo específico. E encontrar à venda. Se bem que da Pinarello, por ser conhecido, acho que antes existe. Mas pronto. Novidades. Nós estamos a perder uns personal zedos, caras.
00:06:52
Speaker
Eu não vou por a venda, porque é para a equipa. É para a equipa. Para quem merecer. Para quem merecer. Da tax. fez 750, 500. Chapa, estamos a evoluir. O ano passado foi 2 bodiões, rafareiros. E este ano não estamos a evoluir.
00:07:13
Speaker
Estavam morrerinhos no ano passado, não ainda tenho. Sabe porque é que... Porque o Hão, uma vez eu estava andando à bicicleta, saí e passei uma lomba, saltou-me, que no chão, parti a tampa. Eu não te contei isso. Ai caralho, você sabia. Parti a tampa e eu, fonex, agora eu tenho uma garrafa de água para o homem, passei... E o filho ao agulho que estava cheio, o outro ia lá.
00:07:41
Speaker
Fiquei desidratado. Mas não tens fontes para a estrada não? Ah não, não. Nem caixote de luz. Às vezes é uma cena foda de encontrar caixote de luz. Igual, acho que tem que levar mesmo o luz todo

Questões Ambientais e Reciclagem em Portugal

00:07:52
Speaker
para casa.
00:07:52
Speaker
Eu para casa costumo levar por causa da questão da reciclagem, porque a maior parte dos sítios não tem bales aqui, é tudo o que é isso normal. Então traga aquilo tudo para casa. Em Portugal é um pedaço assim. Mas aqui um tem, tem cenas para separar, mas são poucos sítios. E fontes de água, não tem praticamente em de mim. Tens que levar mesmo a água que precisas.
00:08:20
Speaker
Aqueles porcos grandes têm, por exemplo, quando as pessoas vão andar a pé, costumam ter ou não.
00:08:24
Speaker
Fontes, não. Cachotos do lixo, bem, mas fontes, não. Fontes d'água, não. Isso aqui é... Isso aqui é...

Uniformidade da Equipe para Corridas Futuras

00:08:34
Speaker
Ah pá, de resto, o equipamento a sério que está encomendado. Vamos rezar que chega tempo. Eu vou pentear o capacete do e o pensa que vai comprar uns chocolates.
00:08:52
Speaker
Vamos pintar porque eu compro um igual ao meu, que é cinzento. Pois vê, cinza e verde não é? É cinzento e verde. Vamos deixar a parte verde, a parte cinzenta tem que ficar branca. Portanto, disse o e daqui a dias vamos tratar desse. E ele tem que comprar uns chapatis, acho que foi. E tem que ser brancos. Tu tens chapatis brancos, eu tenho chapatis brancos.
00:09:20
Speaker
São giros, isto és. São para caçar. Nós vamos ter, supostamente, camisola igual, calças da Mamacouro, o Aston tem da Siruco, mas não interessa. O implemento, espero que seja igual, capacetes bragos, as meias iguais, que retenho meias para a equipa, e luvas iguais. A sério, luvas? As luvas são douradas. Um amarelo assim de rod.
00:09:49
Speaker
Tipo o que tem o toquezinho no equipamento? Um pouco assim, não, um pouco assim mais este... Um antojado alaranjado. Não vai ficar mal. E são tipo... Não são bem aerodinâmicas, mas são de verão. E são de puxar assim. Tu vais ver. Elas são com o punho um pouco mais comprido.
00:10:12
Speaker
Ah, estou a ver o que é aqui. Pois é, mostre-te. está tudo separado, está tudo que usa. Ah, além das t-shirts da equipe. Ah, sim, sim. É verdade.
00:10:21
Speaker
Portanto, e desde agradecer a toda a gente que comprou t-shirts para apoiar. E vendia, tenho duas. Se alguém ainda quiser tenho duas, 20 euros cada uma. Por acaso houve algum interesse, eu não tenho assim muito stock, eu ainda tenho acho que é uma XL e uma S. Ok, mas depois vão ser as t-shirts que fomos usar no pódio.
00:10:56
Speaker
Eu gostava com uma equipa de ter um bom resultado, de ficar no pódio. O ano passado não fugimos muito? Não faltou muito? Não, não, não. Por enquanto somos uma

Ambições e Desafios da Equipe de Ciclismo

00:11:11
Speaker
equipa que está lá, ou seja, equipa, isto é, como plenas de três ciclistas, até agora.
00:11:15
Speaker
Sim, mas certeza que a Sociocorreia também vai participar... A Sociocorreia... O Clube do de Maio... O Clube do de Maio... Ah pai, o Maritmo como organizador devia de participar... Pois... Acho que ele costumou levar para um ou dois ciclistas...
00:11:33
Speaker
Na verdade, a organização é privada, embora seja o patrocínio do marito. Mas o Miguel é do marito. Exatamente, mas não é o marito que organiza o evento, é eu.
00:11:47
Speaker
É ele que ok, mas eu acho que... Eu achei que ficava bem a equipa, o Voro. Claro. Até para apoiar a pessoa do clube. Pois. Eu não vou dizer mal dessas cenas porque... Mas acho que devia haver mais participação do pessoal da Madeira. É uma pena.
00:12:16
Speaker
O pessoal tem medo de nós pá, o pessoal tem medo de ir contra nós, eles sabem que nós somos mesmos. Estão a falar em equipamentos profissionalizados e não sei o que. Eles têm essas merdas todas também caras. Eles têm isso tudo e nós é que estamos a tentar fazer o que eles têm. Nós estamos a tentar apanhar o barco.
00:12:35
Speaker
Pois é, a gente vem de baixo. Eu ainda pensei em encomendar para cada um de nós um casaquinho destes, que não é muito caro.
00:12:50
Speaker
da Dera V no... Ah, ok. Sim, sim, eu por acaso vi na Mali Express. Isso não é nada caro e pensei, comprava e estampava só, forçou no pedaço, mandava estampar na Decathlon, uma coisa assim. Mas, rapaz, são um pedacinho mais de fundos e, pá, eu acho que se vocês quiserem, vocês compram uma coisa aqui para vocês. Sim, sim.
00:13:12
Speaker
Mas isto é bastante bom. Eu vou precisar de um mais forte que eu tenho. É um foneu corta-vento semi-impermeável.
00:13:24
Speaker
O que eu tenho é basicamente isso também. O Wood que eu tenho. E este. Este é muito mais quente. Mas eu acho que nem consegui usar o Wood por cima destes. Acho que ficava bastante afetado. Mas pronto. Antes de falar das provas, um tema extra. Saiu o documentário da Iambovismo.
00:13:50
Speaker
Na Amazon, não é? Na Amazon Prime. Tu não tens Amazon Prime? Não tenho. Devias ter. Eu tenho Amazon Prime. Esse comentário não está disponível aqui. Esse comentário não está disponível ali. Eu acho que não. Vou procurar. Tem que estar. Tem que estar.

Análise do Documentário Yumbo-Visma

00:14:08
Speaker
É o que? Vizma? É o Vizma Trilogy.
00:14:15
Speaker
Tenho a ideia que procurou em Nautilus. Trinity. É o novo. É bastante esquisito não estar disponível. Não está, não está. Olha, de qualquer forma, assim muito rapidamente, eu vi tudo, até porque eu acho que quando está em cima da bicicleta três horas não rompe, para achei, achei fixe, achei bom.
00:14:41
Speaker
O facto, claro, que tens aquela perspectiva de dentro, de dentro para fora, se bem que aquilo é tudo corado e não sei o quê, coisas que eles dizem, coisas que eles não dizem, coisas que tu tens que tipo, tu dizes, ah, eles estão a dizer essas coisas todas, mas pronto, um gajo tem que perceber que às vezes eles adaptam a qualquer coisa para dar a informação que eles querem que saia para fora.
00:15:04
Speaker
Uma coisa bastante interessante é a forma como eles preparam as provas, as reuniões de equipa, e eles mostrarem partes dos powerpoints deles, fazer atacar aqui, fazer tal coisa lá. A confirmação que tive
00:15:19
Speaker
de ver que eles seriam a bicicleta do vingaguardia disse isso no podcast lembras-te a bicicleta de contrarreloj da pesava menos de oito quilos e eles mostraram eles mostraram que eles fizeram o ano inteiro tiveram a desenvolver peças específicas para aquela bicicleta para ela pesar menos de oito quilos
00:15:38
Speaker
Para ele não ter que trocar de bicicleta. o facto de trocar de bicicleta... Aliás, eu acho que mesmo sem isso ele ia ganhar na mesma, mas para ver... O que eu te disse na altura? Aquilo é outra coisa. Aquela bicicleta estava mesmo feita para aquele contrarreloj específico.
00:15:58
Speaker
E ele estava preparado para ganhar o turno naquele dia. Se bem que pense que ele ia ganhar, mesmo que não ganhasse tanto tempo ali no... Sim, mas na altura nós dissemos, aquilo foi... O Paul Gautier vai-se abaixo, lembras-te que nós falámos desse? O contra-reloj foi mais um golpe psicológico do que porque o Paul Gautier faz um grande contra-reloj, o Vinha Garda que é tão superior naquele contra-reloj, acima dele,
00:16:28
Speaker
Quando chega à montanha nos dias a seguir esquece-se, ele estava mesmo...
00:16:34
Speaker
Por isso. O que não gostei? Claro, a cena que... Nós temos que ser um pedacinho cínicos, não é? Tipo, os gajos não vão dizer as cenas todas diretas. Mas eles não falaram de outras provas sem ser das grandes voltas, praticamente. Não falaram das clássicas. E tipo, não é que a época das clássicas da Yombo tenha sido o ano passado, até.
00:17:01
Speaker
No final, Laporte ganhou umas duas, não foi? O Van Aert é que não ganhou tudo. Pois, exato. Mas eles mostraram aquela cena daquela etapa da volta à França, que o Van Aert, acho que é o Lafay que ganha, e o Van Aert jogou bidão para o chão, lembras-te?
00:17:20
Speaker
Ah, sim, sim, sim. Ele estava a me enviar, eles mostram, mas tipo... Eles fazem aquela cena de... O Van Arde, claro, que diz logo tipo... O Yoh, nós não tem que trabalhar para mim, não sei o quê. E depois no dia a seguir...
00:17:38
Speaker
No dia a seguir saem as notícias e tu vejo aquele portão daqui na Bailesca, tu tens a perspetiva das notícias daqui e os gajos fazem uma cena grande. Vim a garde, ele devia ter trabalhado ali para o avanar ganhar, não sei o quê. E depois tu vejo eles a compararem as notícias dos vários países. Os vários países, tipo, a Pau Mabxoteva assim mais neutro, não sei o quê. Chega à parte da Bailesca, às notícias da Bailesca.
00:18:10
Speaker
E não é o Van Aert, é o Raimco também. Os gajos têm umas expectativas, às vezes parece que o pultão é os ciclistas belgas.
00:18:23
Speaker
Enfim, eu estou aqui a dizer isto em português, e em Portugal, e agora que estamos a falar em casa, para já, os jornais desportivos em Portugal, a nível de ciclismo, o facto de ter uma notícia do Rui Queosta, e aparecer uma fotografia do Rui Queosta presente no Benfica,
00:18:46
Speaker
falta o esquema todo. Portanto, respeito pelo ciclismo, pelos grandes fontes de notícias desportivas em Portugal, é a pior merda que existe e o maior desrespeito que existe pelo ciclismo.
00:19:01
Speaker
Qualquer coisa, desde quando o Rui Castro foi campeão do mundo, a notícia de capa da bola ter sido a contratação do Markovic na altura do Benfica, em vez de ser o campeão do mundo, uma coisa única que aconteceu, quando foi a pobreza que foi o acompanhamento quando o João Almeida andava de cor rosa,
00:19:27
Speaker
que eles praticamente não diziam nada ou melhor, diziam qualquer coisa enquanto ele teve de rosa a partir do momento que perdeu a camisola rosa acabou o giro e o Ruben Guerreiro nesta ano até ganhou uma etapa e a camisola da montanha e nem sequer na televisão apareceu, apá, enfim essas coisas tipo é o comão de Portugal ser o futebol e não sei o que é mas mesmo
00:19:55
Speaker
Não me levei a mal, e se alguém do PCM, que é o Portuguese Cycling Magazine, tiver a ouvir, e gosto que tenha iniciativa e bastante informação, mas às vezes as perspectivas que dão acerca das coisas não são de acordo com a realidade.
00:20:20
Speaker
Vamos dizer, por exemplo, ouvir um podcast deles, ou dizerem que o Lafevre é burro, ou dizerem que eu sei quantos... Ah pá, você tem que, se calhar, respeitar muito mais a modalidade, porque eles têm... o pessoal da aerosport, por exemplo, a transmissão da aerosport em português,
00:20:42
Speaker
Eu tenho que respirar fundo, às vezes, e o gajo sem desligar o som. Porque é... Estás a ver porque eu queimou-te para inglês. É que ele é terrível. É que tirando o Paulo Martins e o Olivier, a cena fixe do Olivier que ele conta histórias do ciclismo. Sim, ele tem esse tenso conhecimento todo... Mas ele também nasce de aventura, ele nasce de aventura em coisas que ele não sabe. Agora, o comentador principal que eu não sei quem é.
00:21:12
Speaker
É a coisa mais odiavel que existe no televisão. É muito a mal, é muito a mal. É como no futebol, tu estás a comparar o António Tadeia e o Luís Fratas de Lobo com o Rui Santos. Eu até tinha mais, ele nem falava do Rui Santos, eu falava do Dani.
00:21:38
Speaker
O Dani? Qual Dani? Sabes que é o Dani? O que era jogador da bola? O Dani? Vamos lá, não? Não, não, o outro. Ah, o outro? Ei, mas esse gajo... Esse gajo é comentador de futebol da TV. Esse gajo... Acho que na vida, na carreira toda dele, ele nunca conseguia abrir a boca sem dizer merda, vai ser agora que... Pronto, até agora imagina ele a comentar um jogo de futebol.
00:22:04
Speaker
E sim, pronto. Mas é tal coisa, um gajo anda-se a perder, viste? Mas, olha, e estou contente que aquele comentador Budapest, da Eurosport, como é que é o nome dele, aquele que faz aqueles... Não é o Rob Hatch, é o outro.
00:22:32
Speaker
Olha, me esqueci, não me interessa. Eles têm agora um podcast aqui da Grupeto, da aeroporto. Ah, sim, isso na aeroporto. Ah, está bem fixe. É ele, a Olo Shannowy e o Andrew Blythe. Pronto, o Andrew Blythe, ok, mas pronto.
00:22:52
Speaker
Um podcast porreiro para juntar a outros podcasts que existe como o Lanterne Rouge e isso assim. É o Adam Blythe ou o Andre Blythe? O Adam Blythe. Agora estou a ver.
00:23:10
Speaker
Eu acho que o pessoal em Portugal queira aprender sobre ciclismo e não digo que aprendam ao Londés para ouvir podcasts aqui da Belosca porque também é bastante informativo, até para informação.
00:23:26
Speaker
de quando ouves o Nathan Van Uydenk a falar, ou Greg Van Avermat, em holandês, é outra coisa, tu ouves aqui nos poucos casos aqui, ou Greg Van Avermat,
00:23:39
Speaker
É, pá, é inside knowledge, é a informação do pessoal que está dentro. Então Nathan van Oydon, que o ano passado, que está metido ainda na Jumbovisma, como uma espécie de coisa. Olha, e no último podcast que eu ouvi, não era da Sporza, mas do 8 Newsbloods,
00:24:05
Speaker
do VTM, era do outro, era o outro. Tavam o Nathan Van Oydonk e o... que agora é diretor da Israel. Como é que é o nome dele? me esqueci.
00:24:23
Speaker
Olha, esquecei-me, não interessa. Gajas que estão por dentro, estás a perceber? Claro, eles vão dizer as cenas todas, mas quando eles dão uma opinião sobre as cenas, é mais credível. Mas pronto, eu não estou a dizer uma pessoa a aprender holandês para coisa, mas em inglês, penso que quem quer acompanhar... Dora Olimpi, não é Dora Olimpi? Não, não, não, Dora Olimpi não é bélgica.
00:24:51
Speaker
Van Verbrug. O Sepp Van Mark. O Sepp Van Mark. Olha, viste. Chegaste lá, carasas. O Sepp Van Mark. Exatamente. O Sepp Van Mark que lutava todos os anos para o Naronda Van Vlaanderen para ganhar. De qualquer forma. Como eu estava a dizer, eu penso que é essencial. Quem é que acompanha o ciclismo e não houve o Lanterne Rouge.
00:25:21
Speaker
Eu penso que é um podcast essencial para ver e ver o Chris Orner, mesmo para ver... Knuckleheads! O Chris Orner é um gajo que tem de estar um pouco assim de sal, sempre. Ele tem uma perspectiva um bocadinho diferente também a parte das pessoas, mas em algumas coisas ele tem razão.
00:25:42
Speaker
Carlos, mas este momento dos podcasts, porquê que a gente faz podcasts para ter opiniões diferentes e discutê-las? Exatamente. Se eu soubesse dizer a mesma coisa eu não tinha medo. Porquê que as pessoas ouvem podcasts hoje em dia? Porque na televisão tu tens 5 minutos ou às vezes nem sequer para dar uma opinião e é tudo censurado e é tudo cutado.
00:26:10
Speaker
É como o Remco, o Remco chega, meta-lhe o microfone à frente, ele acabou a prova e está ali. Então Remco, como é que foi a prova? Foda-se, este cara me disse isto de caralho, meta-lhe-se à minha frente e deu-lhe uns papes e não sei o quê.
00:26:26
Speaker
Eu gosto deste cabeça quente. E o que é que eles teram destes gandos? Aqueles cabeços de caralho. Deu-se para por causa deles. Quando ele se calhar disse a seguir. Mas pronto, devia ter tido mais cuidado e não sei o que. Mas essa parte eles cortam. Não interessa. Isso não visualizações.
00:26:47
Speaker
Portanto, epá,

Liberdade de Expressão em Podcasts

00:26:49
Speaker
é a tal cena. Enquanto num... epá, eu pelo menos quando faço podcasts com vocês, contigo e com o Silvio e com o Eduardo e quando o pessoal vier aqui ao Salto a fazer os podcasts no Salto, epá, as pessoas têm que ter a liberdade de falar e se quiserem que cortem alguma coisa, eu corto porque se... e se não quiserem, epá, fica...
00:27:13
Speaker
Às vezes queres dizer se não quiserem que corte não corto e se quiserem que corte eu não corto ao mesmo. Imagina que... não vou estar a dizer dar aqui exemplos mas pode haver alguma coisa que o digas ou alguma situação mas tipo agora tendo esse tipo de coisas que se não se haja informação útil
00:27:40
Speaker
Não voltar a cortar, as coisas têm de ser o mais ou menos possível. falámos muito sobre isto. Vamos falar sobre provas. falámos muito sobre isto.
00:27:55
Speaker
Porque a gente estava a falar, acho que era na cena da Iombovesma, e ainda não estava a esperar que isso descarrelhasse a 60 anos. Pronto. Ciclismo Internacional. Carlos, vamos falar das clássicas primeiro e depois então das voltas por ETA, até porque coisas das clássicas que, principalmente das clássicas, têm mais influência diretamente nas clássicas, mas podem ter consequências também nas provas por ETA no verão.
00:28:20
Speaker
vamos começar a analisar um pouco assim como é que foi a me lançarem a havia muita promessa que você acha que
00:28:39
Speaker
O que nós dissemos no fundo foi que eles precisavam ter mais 3 ou 4 gajos daqueles que puxam o ritmo para arrebentar com aquela gente toda.
00:28:57
Speaker
Sabes que eu tive a pensar, eu mandei-te isso, eu disse-te isso na altura. Onde é que está o Nils Polit, onde é que está o Grau Schartner, onde é que está não sei quem. E sabes que eu acho que na mesma, não ia fazer diferença. Eu acho que ciclistas como o Philipson, provavelmente não iam conseguir acompanhar, acho. Porque esses gajos... E vejo a ideia deles.
00:29:26
Speaker
Eu acho, não é que não tem lógica. Tem lógica! Vamos fazer a corrida o mais difícil possível. Foi a milançar o mais rápido da história. Quarenta e seis ponto um no meio. Quarenta e seis ponto um no meio. Quarenta e seis ponto um no meio. Quarenta e seis ponto um no meio. Quarenta e seis ponto um no meio. Quarenta e seis ponto um no meio. Quarenta e seis ponto um no meio. Quarenta e seis ponto um no meio. Quarenta e seis ponto um no meio. Quarenta e seis ponto um no meio. Quarenta e seis ponto um no meio. Quarenta e seis ponto um no meio. Quarenta e seis ponto um no meio. Quarenta e seis ponto um no meio. Quarenta e seis ponto um no meio. Quarenta e seis ponto um no meio. Quarenta e seis ponto um no meio. Quarenta e seis ponto um no meio. Quarenta e seis ponto um no
00:29:57
Speaker
E tive a pensar e acho que na mesma aquelas outras equipas eu não consegui todas acompanhar. Porque quando tu te defendes a ti mesmo, como nós vamos fazer a corrida difícil, até que ponto os rollers da UEI são tão mais fortes que os rollers das outras equipas que eles não conseguem acompanhar?
00:30:25
Speaker
Aquelas subidas, tanto a descer para essa como o pódio, são muito curtas. Até que ponto é que eles conseguem fazer a corrida assim tão difícil, naqueles pontos específicos, que um pultão praticamente fresco não consegue acompanhar. Então mas estou visto em segundo passado.
00:30:45
Speaker
Aqueles ataques do Pogacar e depois do Vanderpül foram quatro ciclistas que se isolaram.
00:30:53
Speaker
Sim, mas por isso mesmo, aqueles que pensavam que isso ia funcionar, mas que por isso mesmo é que as outras equipas também se prepararam para fazer frente a isso. Mas agora, pronto, ok, nós vimos o ponto falhou. Aliás, o Pokat chegou isolado acima, mas não tinha vantagens suficientes. Foi muito diferente do ano passado.
00:31:19
Speaker
E eu acho que a única forma que aquela estratégia podia funcionar era se eles tivessem se poupado um pedacinho mais antes e se tivessem investido mais, mesmo porque não funcionam de ser pressa e não podes porque eles antes andaram a buscar.
00:31:34
Speaker
Eu acho que eles estavam desgastados, quando eu cheguei à Txipressa, e comecei a ver aquilo com a ideia que, ok, eles têm que ver a Txipressa porque eles prometeram, da outra vez, eu prometeu aos 80 km, ele não estava aos 80 km, eu não via o ataque dele em direto, então agora eu não posso perder isto. Então ele liga a televisão, Txipressa,
00:31:57
Speaker
E onde é que o Eu aí? Tavam ainda atrás, ou seja, e do meio da despreza pra cima é que tava o Delturo a puxar. Exatamente. Era o Delturo e o Keown Wood, que eu agora não me lembro. O Valance. Era o Delturo e o Valance.
00:32:13
Speaker
Ah pá, mas tipo, eu penso que eles caminharam-se todos antes, porque para já, se calhar, não eram os ciclistas ideais para aquele tipo de trabalho. Cove, Ulysses, Irxi, se calhar... Ah pá, e não todos iam muito ali, o João Almeida, que se calhar também não era. Está a tal coisa, o Gros Charter...
00:32:35
Speaker
Tal coisa, o Novak, o Grosschartner e o Polit, se calhar, davam mais jeito para fazer esse tipo de trabalho. Mas, na mesma, ok, pronto. Se calhar era essa a única diferença que podia fazer para ele ter mais uns metros no final do pódio. E eventualmente... E eventualmente conseguir descer sozinho. Portanto, não foi isso que aconteceu.

Táticas na Corrida Milan Sanremo

00:33:01
Speaker
Porque as equipas que estão, tal como nós dissemos, para já, Vanderpool,
00:33:06
Speaker
Estava a tapar os buracos todos. Sim, sim. E depois as outras equipas também, de certa forma, porque haveram-se, porque chegam acima, quantas equipas diferentes é que o Mahorich estava na descida, o Pitko estava... Mahorich, Pedersen, Betiole... Betiole estava ali... Steven...
00:33:26
Speaker
Se tu fizesse uma lista de gajos para ganhar, estavam todos. Ao contrário do ano passado, estavam o Van Aert, o Poggi, estavam de cada equipa. O Ghana, o Van Aert, o Poggi e o Vanderpool.
00:33:41
Speaker
estavam esses. O ano passado eles rebentaram mesmo com aqui tudo. Agora, a pergunta que eu te faço é porquê que estes losers do caralho não tentaram fazer o mesmo na Strada Bianca?
00:34:00
Speaker
Pois. Sabem do plano deles. Apolo, desculpa, eu acho, aquela entrevista do Pitcock, depois da Strada Bianca, eu acho isso uma vergonha. É. É uma vergonha, meu.
00:34:16
Speaker
É um loser! Apá, isto é ridículo, eu estar a dizer que o Pitcock é um loser. Pois, mas a verdade é que o ciclista que ele é, ou pelo menos o que ele pensa que é, dizer aquilo é muito mau. Eu não sei, o ciclista que lhe pagam para ele sair, pelo menos... Pronto, sei, sei.
00:34:34
Speaker
O ciclista mais bem pago da INEOS, que tem uma missão, que é ganhar aquela prova, ele é o vencedor da prova do ano anterior, ele tem um pouco assim de orgulho, caralho, e tinha vergonha de dar aquela entrevista tipo ali, na prova espacial, agora como aconteceu na Catalunha, foda-se, não IPO desse caralho, o Pogacar arrepenta com o pessoal todo, mas esse é o terreno dele,
00:35:04
Speaker
Exatamente. Agora, ali tem... O Strade Bianche é um factor equalizador, tem ali vários gajos que podem ganhar e eles têm que pensar em estratégias para... Eu acho que houve... falamos dessa prova, mas muito resumidamente. Eu acho que houve dois problemas. Primeiro, acho que acharam 80 quilómetros. Nunca ninguém vai conseguir ganhar isso. Eles não usaram a sério com o promessador ali. Mas acho que foi isso, juntamente com falta de capacidade. Porque houve certas ali... Havia ali duas outras circunstâncias que conseguiam.
00:35:32
Speaker
que eventualmente tentaram, mas viram que não conseguiam, não tinham capacidade de filmar taquinhos. Acho que vi as duas coisas ao mesmo tempo.
00:35:39
Speaker
Mas pronto, apá, ainda vamos falar de coisas que falámos, mas, apá, é tal cena, eu acho que, pronto, e que se calhar o facto de não estar mais ninguém assim tão forte para fazer frente ao Pogote também se calhar fez diferença. Porque, apá, agora imagina estar-lhe, agora no meio do lançar o emo, a diferença foi mesmo, pronto, eles chegaram e...
00:36:03
Speaker
E tinha estratégias porque é que o pessoal quer tudo ganhar. Ah pá, eu, com o Inace2, e estou bastante satisfeito por ver que uma equipe como a Trek fez um investimento e está a meter as mãos ao trabalho, a arregaçar as mangas.
00:36:19
Speaker
É verdade. E os voltores estão a aparecer. Exato. Pelo menos nas clássicas, vamos ver ainda nas provas por etapas. E eu penso que nas provas por etapas vai ser mais difícil. Sim, sim. A concorrência é diferente. É porque o Pogacar e Vingagarde, as coisas são mais um contra um.
00:36:40
Speaker
Claro que tu tens ali aquela equipa a trabalhar para ti e coisas, é difícil de ver, tipo tu depois vejo o confronto entre eles quando estão na montanha, mas antes coisas que acontecem que se calhar tu vendo na televisão não percebes, mas
00:37:01
Speaker
Eu penso que a Trek, pelo menos agora, os resultados são... pronto, tu vejo os resultados, mas tu vejo que eles têm várias estratégias, até mandaram o Milan em fugas, em provas. A última coisa que tu avas para de ver do Jonathan Milan quando vai para aquela equipe, numa clássica, qual foi a última? Onde é que ele foi? Através do Flandre?
00:37:29
Speaker
Acho que qualquer uma delas ele andou nas fogas, não foi? Acho que sim. Acho que em ambas ele andou nas fogas. Não, outra não. Outra ele andou juntamente com o Pederson. Mas tu vejo ela arrebentar a seguir. Arrebentou mesmo. Mas pronto, um Sprinter.
00:37:49
Speaker
Eu não o definia bem como um Sprinter, porque ele é tipo Van Arte, faz clássicas, faz Van Arte para adressá-los, é daquelas coisas muito completas. Eu penso que o Van Arte é difícil, é difícil de comparar ciclistas com o Van Arte. Sim, eu digo que não é um Sprinter puro, anda bem nas clássicas, não querendo comparar. Pronto.
00:38:13
Speaker
Mas o que é que achaste da Alpachin, daquele trabalho daqueles dois na Milan-Sarém? sabemos que eles trabalham muito bem aqui. Aliás, com o Vanderpilt trabalha muito bem para o Filipe, no contrário, acho que nunca é esse tipo. Eu acho que é mais... Não sei, pari e roubei o ano passado.
00:38:35
Speaker
Ok, sim, é verdade, tens razão. Ele fez até uma coisa fantástica, que foi mandar um gajo para rio. O Deigenkoub é uma espécie de Nasser Bouhani, de Pluton.
00:38:51
Speaker
É aquele coitado. Não, não digo coitado. Tipo, eu acho que o pessoal gosta, mas que... Não, mas eu tenho um olho das arches, como que é de... Sim, sim, sim. Não, mas eles trabalharam muito bem. O Vanderpool puxou o trabalho para fechar os passos na descida e sobretudo depois na reta para a meta. Achas que o Vanderpool conseguia ganhar?
00:39:18
Speaker
Eu não sei, é que olhando para a concorrência, o único que acho que vejo aqui que podia dar dificuldades é o Michael Mathias, de resto eu batei a toda a gente. E eu acho que se eles chegassem todos juntos, que o Michael Mathias... Se o Vanderpult não tivesse feito as coisas para o Philipsen chegar à frente, depois que o Mathias ganhava. Talvez. Eu também ainda sei se o Vanderpult
00:39:46
Speaker
não tivesse lá, eu não sei, se não ia vir um ataque como o, iria ficar todos aranjos para os outros. Aliás, sim, pois o que podia acontecer era se o Vanderpult não estivesse lá, porque se calhar era esse factor que usa, se calhar era o Pogacchi aquele tudo sozinho que ganhava.
00:40:02
Speaker
E pronto, e agora... Um salbreiro, aqueles gajos que atacam ali no final. E agora estávamos aqui a dizer, ah pá, eu aí, ademasiado forte, não sei o quê. E aquela estratégia foi genial, não sei o quanto. Não tínhamos falado do que acabámos de falar agora. Sim, sim. Se não fosse o Vanderpool. É verdade. O Vanderpool tem um coeficiente de inteligência de corrida, acho que é bastante superior. Ele tem aquele instinto. É, é o que ele é o instinto.
00:40:31
Speaker
Apá, é outra coisa. Ele toma quase sempre a decisão mais correta. Cheia-te. Agora, na... Pronto, na gente do Evolgão... Aí, pronto. Na E3 ele teve bem. Gente do Evolgão... Apá... Onix. Knuckleheads. Knuckleheads.
00:40:53
Speaker
Por que é que ele se mete a trabalhar com aquele pessoal todo? Ele tem o Filipe sendo atrás no pultão. Não tenho necessidade. Mas pronto, o Matos Pedersen teve bem. Muito bem, muito bem. Aliás, ele e a Lida Dreck eram muito bem com a Miquito. Pois foi. Aliás, os tem, os tem também. Agora estou a ver, os tem quatro homens fortes para as que fazem aqui.
00:41:18
Speaker
O Pederson, o Milan, o Steven e o Kyrgys, Alex Kyrgys. E os cães? Ah, ainda tem mais isso, são 5. Ah, mas tipo, o Pederson que é agora. Pois foi, supostamente foi uns arranhões, vamos ver.
00:41:39
Speaker
Mas o Philipson também ganhou a brurro de pano, né? Preciso ter atenção. Viste essa chegada? Eu não sei como é que eles conseguem dar encontrões àquela velocidade. E o pessoal fala tipo, esta queda agora do Van Aert e o Pedersen que caíram e isso.
00:41:58
Speaker
que o pessoal fala, eh, este é uma descida que eles tiraram da Ronda Van Vlaanderen, mas deixaram agora para o Duars d'Or. Se calhar deviam ter tirado também desta, porque eles tinham tirado da outra a pedido dos ciclistas, e para onde vem os ciclistas têm razão e não sei quantos, mas aquela chegada da Brujo do Pano... Oh, rapaz! É por isso que te digo que um gajo pode ter os votos todos, mas tipo...
00:42:28
Speaker
controlar a bicicleta no meio de um pontão, era 60 à hora, no meio de curvas e contracurvas e... ah rapaz! É de loucos! É de loucos! E achas que o Philipson fez alguma coisa de errado nesse dia e o Merlier tinha razão? Eu não vi nada de errado, vejo ele... eu fui um bocado tapado, não acho que não fui de forma ilegal, quando tem o Merlier e depois ele tenta passar por onde não existe espaço.
00:42:55
Speaker
Outro para o espaço e usa um sprint e ele foi mais forte. Ele aproveita o vento. Não, foi o inteligente. É outro que... falaste de inteligência do Vanderpult. Este também é um gajo que sabe muito bem os sentos onde se coloca. E tu sabes qual é o tema do momento aqui em relação ao Jasper Phillipson? A saída. A possível saída da Alpecin. O que é que tu fazias no lugar dele?
00:43:21
Speaker
No lugar dele não mudava de equipe. Mas a diferença entre mudar de equipe e ficar em equipe pode chegar aos milhões, sabes disso? Pois, a questão é para que equipe é que ele vai. Fala-se da UAE. Fazer o quê? Se printar com o cuidado do Evo ou o Ria puxar por ele.
00:43:45
Speaker
Foda-se, são bons gregarios, caralho! Não dúvidas disso. Neste momento o Real Zero é dos melhores lançadores do Plutão. Eu digo que os lançadores são bons, não tem os primeiros problemas. Agora, ele não vai a voltar à França. Ah, sim, sim. E eu por isso aqui te disse, se ele for para a UAE, ele vai fazer de tudo. Pelo menos a voltar à França. Pois, ele tem que decidir se quer isso ou não. Porque se para a volta à França tem que levar os líderes todos. Pois.
00:44:15
Speaker
Aliás, o outro tema que se anda a falar aqui é que não é o Philipson, mas que a UAE também vai buscar no pelotão feminino a Demi Wollering. Ah, pois, a Wollering, sim, é verdade. A Wollering vai ser a ciclista feminina mais bem paga do mundo. E comparando com os homens também vai ficar no quase o tudo.
00:44:39
Speaker
O salário que vão me falar são os números extraordinários. Ainda bem, eles têm de começar a fazer isso. Sim, sim. Eles andam a falar em limitar budget e salários. Sim. Não, eles têm de aumentar, caras. Claro. Se compararem o retorno financeiro do ciclismo, e comparando com outros esportes, é muito baixo. E depois é outra coisa. Porquê que os pequenos querem ser jogadores de futebol?
00:45:05
Speaker
O Ronaldo ganha não sei quantos, o Messi ganha não sei quantos. Quanto é que ganha o... O João Mário, do Benfica, ganha mais que o Pogacar, caralho. Estás a brinquar? O melhor do mundo. Ganha mais que um gajo que na carreira da seleção em Portugal. Vamos, estás a brinquar com isto, meu. No campeonato de Português, o campeonato de Português é uma merda.
00:45:33
Speaker
Mas os gajos que ganham mais no campeonato de Portugal, eles ganham mais que os melhores ciclistas do mundo. Tu pegas nos 10 jogadores mais bem pagos do campeonato de futebol de Portugal, eles ganham todos mais do que os 10 ciclistas mais bem pagos do planeta. Pois é. Ou tipo, a diferença não de semântia. Não quero estar aqui com certezas.
00:45:58
Speaker
Esse argumento que tu estás a utilizar é o melhor exemplo para dizer que isso do teto celerial no ciclismo não faz sentido nenhum, as pessoas têm a comentar os salários.final. Tu vês um pequeno, um pequeno nuve, tal, os pais querem decidir um desporto para motoros pequenos. Muitas vezes os pequenos não decidem nada. Ia-mos gol ou vai ser jogador de futebol? Tu vais ser o próximo Ronaldo.
00:46:22
Speaker
O que é ciclismo? Os ciclistas não ganham nada. Não ganham nada. Mas a verdade é essa. Em Portugal, então, é melhor não sequer forçar o valor dos números. Sim, mas... Muitos de nós até quase que têm que pagar para andar de bicicleta. Sim, mas esses que estão a fazer isso, pagar para andar de bicicleta e a nível da participação, eu tenho a noção, a ideia, que está aumentando em Portugal. O ciclismo tem a ideia que está, a nível de participação no ciclismo, que está aumentando em Portugal.
00:46:53
Speaker
E quando vejo o exemplo disso é quando vejo a equipa do Zwift, dos PTZs. Igual tem duas equipas pelo menos, duas equipas grandes, os PTZs e os Tugas. E vejo aqui que está cheio de membros. Pus as tambores da gente aqui. Mas isso é equipas de Zwift ou tem mesmo equipa de PTZs no estado? É uma equipa de Zwift, mas este pessoal que está na equipa de Zwift,
00:47:21
Speaker
Anda na rua também. Tu vejo ali muita gente que tem paixão pelo ciclismo. Estás a perceber? Aliás, eu acho que não conheço ninguém que faça Zwift. Ah, sim.
00:47:35
Speaker
Mesmo o Jay Vine certo sei que não fazia sozinho. Imagina um gajo que na rua não sabe andar de bicicleta, não sei que consegue equilibrar na bicicleta, mas tipo, no rolo, ao dia de dia, uma máquina do caralho, quinhentos votos durante três horas. Será que isso está como um gajo assim? Se calhar até. Um gajo que vive na Antártica. Não, tipo, não sabe andar de bicicleta, mas vai para rolo.
00:48:05
Speaker
Mas na rua não conseguem andar de bicicleta? Pode ser. Ok, mas pronto, estávamos a falar das provas internacionais.
00:48:20
Speaker
Tudo em que ontem o que aconteceu e agora vamos entrar, vamos abordar o Olfante que está aqui na sala, que é aquela caída na Dwarf Overlander que dizimou um pedacinho, dizimou o Van Aerts principalmente e limitou seriamente, estávamos a falar da Trek, ainda bem que a Trek tem várias opções, porque tanto o Stavan, o Stavan está mesmo fora, não é?
00:48:45
Speaker
Ok, como o Van Arte, o Van Arte acho que é mesmo quem teve mais problemas, fracturou clavícula, partiu sete costelas, partiu o externo. Sabe o que é o externo? Não. O externo é aquele osso que tem aqui a meio. Ah, no fim da coluna.
00:49:06
Speaker
Não, não, não, não, não. À frente, no peito, por cima do castão. Onde tens um osso que liga as costelas é o esterno. Liga as costelas às vértebras.
00:49:20
Speaker
Carlos, anda-te meia, caralho, não está, meu? Tu não percebes nada disso. Nunca dei isso. Enfim, mas pronto, é aquele osso que tem aqui uma meia do peito, tu botas aqui a meia... Pois ele cai do frente, do lado. Portanto, se bem que andam a dizer que as tantas conseguem ir ao giro, porque parece que a fractura da clavícula não é assim tão grave.
00:49:48
Speaker
A questão não é se vai ao giro ou não, a questão é se vai chegar em forma. Sim, estar se calhar curado. tantas que estão mais ou menos curado, agora estar em forma.
00:50:00
Speaker
Acho que não faz sentido o volo. De qualquer forma, para a próxima semana, para a Ronde Van Vlandere, não é aí. Esta semana? Sim, esta semana. Ronde Van Vlandere e Paris-Roubaix, não podemos contar com ele.

Previsões para Ronde van Vlaanderen

00:50:17
Speaker
Os outros, se calhar, sim. Não? Transdustavan também. Transdustavan. Mas os outros, sim.
00:50:25
Speaker
Ok. Com mais elas, mas não. Ok. Isto torna as coisas mais fáceis para o Vanderpool ou mais difíceis? Muito mais fáceis. Na minha opinião, honesta, Carlos. Sim? Acho que o Vanderpool preparia mil vezes que estivesse o Van Aert. Ah, sim. Não tenho dúvidas disso. Não pela parte de... Eu quero ganhar com todos os melhores. É pela parte de tirar-lhe o poeço de cima.
00:50:52
Speaker
E de que maneira? Claro, não tem de ser ele a lançar os ataques, tem mais alguém para o fazer. E não tem que controlar o Plutoão? Exatamente. Porque se eu fosse Trek, Movistar com o Lascano...
00:51:09
Speaker
Que outras equipas podem ter aqui gajos assim? O Bety Hall, se eu fosse... O Benyam Hirmay. Também. O que é que eu fazia? Qualquer uma dessas equipas, logo no início, uma fuga. E ter uma fuga com 2, 3 gajos, todos de equipas diferentes.
00:51:32
Speaker
Menos da Alpachin. Porque se a Alpachin for inteligente, meta alguém lá. Até a Jumbo vai fazer isso e eu garanto-te aqui, o que tu quiseres, que a Jumbo, principalmente agora, que o Dylan Van Barlo não está, que é o Jorgensen, o Tiz Banuto está meio mazelado também.
00:51:54
Speaker
O Van Barlo não sabe se vai participar, mas ele está doente. Ele estava doente, portanto. Eu penso que... Não é a Yimbo, caralho, eu tenho que dizer a Visma. Eu penso que a ideia da Visma é... OK, Jorgensen, tu se calhar és o nosso homem, para onde vai Vlanderen.
00:52:14
Speaker
E como o Van Bardele teve doente esta semana, e está assim, se calhar vai participar na Ronde Van Vlaanderen ou não, mas com a sorteza está recuperado para o Paris Roubaix, e ele venceu o Paris Roubaix uma vez, as tantas vão dizer Dilla Van Bardele é o nosso homem para o Paris Roubaix, e a Organsone é o nosso homem para a Ronde Van Vlaanderen, mas a estratégia deles pode ser que seja muito mais estar na expectativa,
00:52:43
Speaker
do que estar a tomar as raízes da corrida, penso eu. Pode ser, sim, acredito que saem com esta equipe. Porque eles estão assim um pedacinho mais... desfalcados. Aliás, o facto de o Van Aert não estar lá, tira-lhes a responsabilidade de cima. De eles terem que assumir a corrida. E o que eles podem fazer, por exemplo, numa fuga, se calhar, metem um dos van dekker, ou aquele...
00:53:15
Speaker
ou a Fini, ou mantém alguém na fuga para a frente, ou o Tiz Banuto até, às tantas. Também, também. Mantém, mandam um gajo para a frente, se bem que o Tiz Banuto acha que é mais aquela coisa de estar ali a proteger mesmo o líder, não sei o quê. Aliás, segundo o Chris Orner, não sei se viste, o Jorgensen ganha a prova, a Dwarsdorf Landeren, porque o Tiz Banuto está-se aproximando duro... Eu vi, ele fala para o micro. ...e ele fala para o micro a dizer, não pus, não pus que tu ia chegar.
00:53:45
Speaker
Ele diz isso. A leitura que ele faz, faz sentido. Sim, exatamente. De qualquer forma, a minha perspetiva, e não sei se tu concordas, é que neste momento Al Pacino é o alvo de tudo. E eles vão ter que tentar controlar a corrida.
00:54:09
Speaker
E se as coisas correrem, como no ano passado, quando apareceu o Ventos Cruzados e o Sorn Kran Andersen teve que ir para a frente logo de início, pode-se que... Como é que achas que a Alpachin vai tentar... Elas não têm equipa para controlar? Não, mas a fuga não pode fugir.
00:54:35
Speaker
Pois não. Essas outras equipas metem todos alguém na fuga, eles não têm razão para andar atrás da fuga. Sim, não é verdade. E depois também aquele nome que não estamos a falar muito. O Team Violence pode... Sim, mas a UAE não tem aqui tanta responsabilidade, estás a perceber? E é por isso mesmo, por não ter responsabilidade, que eu posso sobreviver. Após, eles até podem dizer, por exemplo, olha, António Morgado, por exemplo, vai para a fuga.
00:55:04
Speaker
Sim, sim, sim. Se bem que ele é mais um, sei que é um trabalho para o Valen. Nesta fase sim, mas uma equipe que estou bastante curioso para ver como é que eles vão abordar esta prova, até porque eles ainda não fizeram grande coisa este ano, é a Quickstep.
00:55:21
Speaker
Pois. Tem o Alaphilippe e o Asgrin. Pois. E o Yves Lamport, porque nós estamos

Expectativas para Paris-Roubaix

00:55:29
Speaker
aqui. Lembra-te que está a semana dos monumentos e o monumento do Yves Lamport é o Paris Roubaix. Tipo...
00:55:38
Speaker
E falo mais em estratégia, na Ronde Van Vlaanderen, porque no Paris Roubaix, e não sei, eu acho que tu podes... Não é estratégia, é mais força. Tipo, a ver quem é o último resistente. É, mas é verdade.
00:55:56
Speaker
Ah pá, por isso aqui tipo, e centro-me mais na parte da estratégia, porque, ah pá, tu vejo todos os anos, por exemplo, o ano passado, quem é que ganhou a Ronde van Vlaanderen e à base da estratégia? Pogacar. Ele tinha uma estratégia e vou poder acorrer-me assim. No ano anterior, o Pogacar tinha a tal estratégia na mesma, que foi maniatado pelo Van der Poel, que foi mais perto que ele, consegui segui-lo sempre.
00:56:23
Speaker
No ano passado ele insistiu tanto que conseguiu rebentar com o Vanderpille e fugir. Comparas isso com o Paris-Roubaix. Como é que o Paris-Roubaix é decidido?
00:56:37
Speaker
Vanderclub para frente. O Ivo Lampar está dois anos atrás, estava ali na fuga, vem um espectador,-lhe um cacete, o voa do outro lado da estrada, foi tudo para a água abaixo. E o Vambar acabou por ganhar. É tal coisa. Estava a falar em Paris-Roubaix e está previsto chuva. Ainda falta.
00:57:04
Speaker
mais uma razão, mais uma razão. É um bônus. E eu digo, estas corridas têm que ser vistas do início, ambas, para se perceber. Sim, sim, sim. Sobretudo para resolver. A Milan Saremo, tu podes ver por ter deixado pressa. Sim, sim.
00:57:27
Speaker
Mas, tanto é onde vai a Flandra como a par e o Roberto, tens que ver do início, para perceber. E a volta à Flandra ainda tem um pormenor que eu acho que mais nenhuma prova tem, que é ainda naquela fase neutra e até nos primeiros colhão, acho que eles param para falar com a família que estão lá, os que moram na zona. Sim, a sair da Antuérpia. Sim, é muito engraçado. Olha, eu não vou ver a saída, porque para ver da Antuérpia, para aqui, acho que não chega tanto a ver a prova.
00:57:57
Speaker
por isso. Ah, ok. Porque é trânsito, é uma confusão com as nossas. Com as nossas. Enfim. Ah pá, Carlos, a quem é que tu apostavas para ganhar? Para voltar a Flanders. E para o Paris-Roubaix? Ah ok, para as duas. Então, a volta a Flanders ou o Van der Poel? Não tens dúvidas? Não tenho dúvidas. Isto não é seu, é o mais forte. Agora outros nomes que podem...
00:58:27
Speaker
O Pedersen, por exemplo, apesar de estar meio... O Jorgensen. Não acredito. Não? Mahorich? Também não. Merlir? Muito menos. Thomas Squins? Não, não, não. E penso que vai ser o líder da track para esta prova. Está em forma. Pode ser, pode ser. Andaste a falar do... andaste a falar do violence e não apostas no violence?
00:58:58
Speaker
Eu acho que é um dos nomes dos possíveis vencedores. Não é o mais forte. O que é que eu tenho aqui? Stefan Kung?

Favoritos para Próximas Corridas

00:59:15
Speaker
Ok.
00:59:20
Speaker
E... Ah, olha, é bom ver se o Sauron leva o laço cá. Não leva. Estávamos a mandar nomes para o ar. Ah, sim. Sim. Exatamente. Vê... Betiol Caraças. Também. Também é um... venceu isto, é? venceu o quê? venceu a Rondevan Vlander, não é? O Betiol.
00:59:44
Speaker
Yeah, uma fuga e chegou isolado uns anos atrás. Ah, pois fui. É verdade. Antes do Corona. Sim, sim, é verdade. Viste o que aconteceu na última prova? Não. Teve umas câimbras. Parou um parado na estrada. Ele tem estado em forma. Pois, mas foi, ele estava no grupo da frente e depois de repente toda vez, ele estava sempre lá. Eles estavam a dizer, se calhar, problema mecânico, como foi.
01:00:11
Speaker
E não, ele não mexia a perna esquerda, não conseguia pelar. Uma câmbara, olha, f***. Olha, sabes falar em inteligência em forma? E quem vejo a tentar ganhar coisas é o Trenton. Também tem estado bem. Não é tudo, ouro. É mais um. Ou seja, temos aqui uma carrada de gajas contra o Van der Poel.
01:00:37
Speaker
É, é isso. Mas a Al Pacino, eles levam o... quem é que eles levam? Eu tenho aqui... O Gianni Vermeiro, a Sorancra Anderson. E pensa é que eles levavam o Philipson, mas o Philipson vai ser para... Não, vai ao Paris-Roubaix. Vai ao Paris-Roubaix, ok.
01:01:04
Speaker
Ok, e para o Paris Roubaix então, para aquela tua posta? O Philippe Saint pode ganhar, não é? Pois pode. O Paris Roubaix é mais mandar ao ar e ver onde é que calha. Mas ao nome que tenho muita curiosidade, o Milan. Sim.
01:01:29
Speaker
E o Tarling? Também, também. Acho que esses dois podem dar-se muito bem. Olha, e tanto numa prova como a outra, não falámos o Guilherme? se for para voltar a falarmos. O que é que acha que falta a esse gajo? O que é que ele falta? Falta um bocadinho de espreir, assim. Que ele é um bocadinho de borrachos a correr. É? Apá! Mas ele tem estado bem, este ano.
01:01:56
Speaker
Está de melhor que no ano passado, mas não tão bem como dois anos atrás. Eu ouvi falar que um dos problemas dele é quando ele está a treinar em casa. Pois o Horner falou disso.
01:02:12
Speaker
que ele não leva outro ano tão a sério. E eles este ano mandaram para alguém para acompanhar, para treinar com ele. Deixe-me ver. Um dos chicas mais experientes. Agora, eu não consigo me lembrar quem foi que eles mandaram para lá. De quem? De Intermachi?
01:02:34
Speaker
Acho que foi o Taramay. Mandaram o Taramay para treinar com ele. Está a ver o que é o Aranha Taramay? Não, não, foi o Louis Manches. Acho que foi o Louis Manches que mandaram para o lado. Pois, também sou africano. Sim. Não, o Horner falou um bocadinho disso. O que ele disse foi que eu quando vai para o país de... Ele falou, tipo, ao domingo eles têm aquele lado da região, eles têm tipo o serviço e isso. E então esse dia é um dia que ele não treina.
01:03:04
Speaker
e depois fica descompensado no nível de treino, não sei o quê, depois imagina o sábado, como o sábado não vai treinar o domingo, o sábado tem que estar... Ele não treina e depois aquilo é verdade, não é?
01:03:15
Speaker
Provavelmente. Ele não falou dessa parte, mas... O que eu ouvi no podcast, porque eles teram a entrevistar aqui nos podcasts em holandês do pessoal da Bounty, e é que tipo, aquelas missas é comparável à missa do Goal, não é missa do Goal, a missa do Porto.
01:03:40
Speaker
do Porto, é basicamente feias, tipo, vai dar, e o caraças, por isso não é dinheiro, é que tu num dia arrebentas uma semana de trabalho. E tu comandas? É que estás ali a comer, e vai dar, e a beber, e sem entrenear nesse dia, porque o... Mas eles conseguiram, acho que foi alterar um pedaço isso, e agora pode melhorar, melhorar de forma um pedaço. Sim, os resultados estão a começar a aparecer, vamos ver. Faltam os dois mando moídos, vamos ver como é que ele se dá.
01:04:10
Speaker
Ok, sim senhores. Portanto, as tuas apostas? Vanderpool? Ah, eu não falei quem preferia para o Paris Roubaix, mas é difícil. Eu também não perco de parte o Laporte. No Paris Roubaix? Sim, eu acho que está em forma para o Paris Roubaix. Eu acho.
01:04:32
Speaker
Eu acho que o Jorgensen vai ganhar a Ronde van Vlanderen. E eu acho... Sim, o Jorgensen está... O Jorgensen para mim... Está em grande forma. Está... É uma evolução espetacular. Eu acho que o Jorgensen vai ganhar a Ronde van Vlanderen. E eu acho que o Van Barle vai ganhar... Vai errouber. Vai errouber. Ok. Quem é que gostava que ganhasse? Ambas. O António Morgado.
01:05:01
Speaker
Ah, pois, isso também eu gostava. Eu também gostava. Ah, António, se tu alguma vez ganhares uma destas... Esta não vai ver como é que se faz. A partir do próximo ano sabe como é que se ganha. Está aprendendo. Está aprendendo. Não, eu não posso ter se dado bem nas coisas.
01:05:20
Speaker
Antes de nós passarmos para as provas por itapas, para dizer que a meia da semana, dia 3, é o Skelder Press aqui mesmo à frente da minha casa. E quem é que vai estar lá? Os gêmeos Olivera. Portanto, a minha missão, e depois eu vou dizer no próximo podcast, a minha missão é ir com a minha camisolinha da UAE e com o Pedro e com a Sara. A Sara, não. A Sara, acho que tem uma festa de aniversário, mas pronto. Eu e o Pedro e vamos tentar tirar uma fotografia com os gêmeos Olivera. Vamos ver. Esse aqui.
01:05:49
Speaker
Agora me assim um chapéuzinho e um pedãozinho. E ficava bastante contente. Mas primeiro tenho que encontrá-los. E agora ver se consigo tirar uma fotografia com a Kyaara com o Sony. Mas pronto, vamos ver.
01:06:05
Speaker
E essa fotografia tem que ser... a Carolina não pode saber dessa fotografia. É para ficar previada. Vou pôr no outro Instagram, na outra conta de Instagram que eu tenho. Ok. Grandes voltas. Nós temos. Grandes voltas. Grandes voltas. Provas para o Tiapo. Calma!
01:06:29
Speaker
Sim, mas a queda do... esta queda da Duarte d'Orvelandran tem consequências não nas provas que se avizigam, mas também nas provas que vão acontecer em maio, em julho, jogos olímpicos, campeonatos do mundo, voltas à Espanha, quem sabe? Isto é um efeito de borboleta. Butterfly Effect? Olha, exatamente.
01:06:53
Speaker
E não queria dizer isso porque o Horner está se calhar mandando-nos uma conta para... É o nome do programazinho que pode tocar, dos vídeos que eu faço. Não existe um filme com esse nome. Enfim... Volta a Catalânia. Não vamos falar da Volta a Catalânia. Não grande coisa a dizer. Não grande coisa a dizer sobre o primeiro lugar, mas do segundo para baixo se calhar.
01:07:21
Speaker
Sim, sim. Podemos estar aqui alguns concursos. Primeira coisa. Quem é que é melhor? O Wanda está em forma. Mas ele é melhor que o Van Der Poel? Não. Que é o Eivorn Poel? Isso é a crise do... Não, não. De forma alguma. Achas que não? Nem te chegou as correnhas. Eu acho que a nível de... Tu achas que o Eivorn Poel fazia melhor fogueira nesta volta à Catalunha? Contraeste o Pogacar que o Wanda? Não. Não, não, não. Eu acho que o resultado disso era o mesmo. Muito provável, não?
01:07:51
Speaker
Ou se calhar ele ainda perdia mais tempo a se rebentar. Talvez. Mas o Landa está bem.
01:07:59
Speaker
Tá, tá. E a Holanda e o Bernal. Bernal, então. Bernal. Estás contento? Muito contento. Eu acho que todas as pessoas que acompanham o ciclismo estão contentes. Eu também. Olha, eu agradeço ao Bernal por me mostrar que existe esperança. Coisa que o Forum não fez por mim. Pois é, é verdade. O Forum não fez isso por nós. Nós, como fãs do Facebook, ele desiludiu-nos.
01:08:25
Speaker
profundamente. O Bernal não. O Bernal está a ler e a mostrar. Está sem esperança. Aliás, o Bernal teve ainda mais azar que o Froome. Não foi? Em termos de acidentos. O acidente foi muito mais grave que o do Froome. Aliás, ele teve um acidente, recuperou, ganhou o giro e depois teve outro acidente. A quem? O Bernal.
01:08:52
Speaker
Não foi um acidente, eu acho que era um problema qualquer, um problema físico, ou era nas costas, ou era na anca, ou era qualquer coisa assim do gênero, porque eu tive bastante tempo condicionado. Mas não foi consequência de um acidente, eu tinha ideia que seria... Pois, pode-se estar errado, eu pensava que não.
01:09:09
Speaker
Mas de qualquer forma pronto. Ele teve bastante azar, recuperou e estão de dar esperança, que é o que interessa. É porque é o único ciclista que atualmente, olhando para o panorama geral, é o único que pode tentar fazer frente ao Pogacar e ouvir melhor. Ah, tu achas que... Nem Roglic, nem Evan Poole...
01:09:28
Speaker
ainda não mostraram, ainda não mostraram o Bernal... consideras o Bernal neste momento em melhor forma que o Evan Poole? Ah não não não não estou a dizer que ele está em melhor forma estou a dizer
01:09:41
Speaker
em termos gerais, daquilo que eles mostraram, é onde que vai se aproximar dos outros estudos.

Retorno de Egan Bernal e Desempenho de João Almeida

01:09:46
Speaker
Ok. E ele provavelmente ainda tem mais uma margem de progressão, nem apenas este ano, mas se calhar para a época que vem, pode estar uns graus mais acima e se aproximar ainda mais dele. Exatamente. É nisso que eu estou a pensar.
01:10:00
Speaker
Ok, ok. E eu concordo contigo, eu concordo com essa perspetiva. Aliás, dentro da equipa da Ineos, não mais ninguém. O Rodrigues, te gostas do Rodrigues, mas eu acho que ele não... Não, não é que goste ou que não goste. Acho que ele tem capacidades para...
01:10:22
Speaker
Ele ainda é bastante jovem, mas eu não vi ainda melhorias nele, desde que ele apareceu até agora. Enquanto que o Bernal veio, ele anda aos altos CBAs e garante que o Bernal está neste momento mais forte do que quando ganhou o Tour.
01:10:47
Speaker
A concorrência é que é muito mais forte do que na altura. Porque até o Thomas, e sempre que falo no Thomas, eu digo que o Thomas está na melhor forma da vida dele. Quando ganhou o tour, ele não era tão forte como é agora. Eu próprio diz, os meus nomes nunca tiveram tão bons. Fui alguém que colocou um artigo que mostrava o tempo subida do Quintana quando ganhou a volta à Catadunha. Acho que foi a volta à Catadunha.
01:11:15
Speaker
11 anos atrás e o tempo que eu fiz agora. E é igual. A diferença é os adversários. Pois, é isso. A diferença é que tu tens extraterrestres e o ciclismo avançou. O ciclismo... A nível de alimentação... A alimentação, preparação...
01:11:36
Speaker
Eu lembro quando pensei em comer na bicicleta, eu lembro que aquela coisa que o Pogacar disse, acho que foi ano passado, ele estava embaixo e comia o gel e nem uma barra, ele sentia energia.
01:11:51
Speaker
Não, não te lembras dele dizer isso? Não, não, não. Ele disse uma coisa assim, e senti a energia a fluir no meu corpo e consegui pedalar outra vez. Ou mesmo, o maior exemplo é o ano passado, quando ele está em Lombardia, na fuga,-lhe as câimbras e ele tem ali uma merda preparada. Pois é.
01:12:09
Speaker
Para beber, para lhe tirar as câmaras. Vinaigre com sal. Vinaigre com sal e pepino triturado. Eu acho que era isso. Era uma coisa assim. Temos que preparar isso para o grande fundo, se der alguma coisinha, para ter uma reserva. Isso é fácil de fazer. Não é? Temos que ter preparado na hora. Fazes pickles, é com os pickles do Natal.
01:12:37
Speaker
Pões tipo um grama de sal para dentro, tá? Ou então uma cebola de escabache. Uma cebola de escabache. Mas eu penso, eu não sei, eu penso que é melhor o... O pickle. O pickle, o pepino, porque tem mais água. A cebola não sei se tem o mesmo efeito.
01:12:58
Speaker
Pois, pois. Aliás, melhor, eu penso que é mais agradável beber um... Ah, sei. Porque a cebola é capaz de ser assim... Aquele leva muito a especiarias, é um bocado forte. Não, mas são a especiarias. Aliás, tu não consegues comer a cebola sem ter as especiarias, que é diferente.
01:13:22
Speaker
O ciclismo tem tudo, culinária, viste? Mecânica, capacidade física, culinária, fome-se. Eu até estou a pensar, olha, isto não posso estar aqui a dizer muito, porque estou a pensar, um gajo tem que ter ali um gelo feito em casa, com extra cafeína, e para um gajo, mesmo antes dessas moedas, chupar aqui e lhe dar um turbo,
01:13:51
Speaker
Então, com malagueta.
01:14:00
Speaker
Não é boa ideia que isso pode ficar mal. Até depois é no nível intestinal. Olha, uma coisa que eu te digo, e falo também, isso é um javar do caraças. E não perceber que o pessoal que diz, ah os chicletes bebem gelos e comem barras e depois não podem comer muito porque-lhes dores de barriga. Amém, não comem dá. Não podem comer muito, porque é que comem bem.
01:14:23
Speaker
Por cima da bicicleta, para não lhes dar nada na barriga. Sim, sim. Não, eu por acaso nunca tive problemas com gés, barras. espinei várias marcas. Se calhar eles comem muito mais do que nós comemos. Eu tive a fazer as contas e...
01:14:37
Speaker
Eu nunca me paguei a ver, tipo, as gramas por hora. Eu meto um olho de barras igéias, vejo mais ou menos assim por alto. Ah, e fazes gramas por hora e... E tem o limite. O que acontece? Tem que comer menos. Ah, eu fiz o que fui ao contrário. Ou seja, eu meti um olho de barras igéias, não sei o quê, depois cheguei a casa e fiz as contas. E foi daquele dia que eu fui até Santana. Fiz 100 km, 5 horas e qualquer coisa.
01:15:06
Speaker
Fui perto de 3 mil de elevação. Não interessa. Cheguei a casa e deu 40 gramas de hidratos para ouro. É insuficiente. É insuficiente. Exatamente. Física. Porque tu a fazer dieta não durante outro ano. Nem pensar. Nunca na vida. Mas eu tive a ver
01:15:34
Speaker
Acontece às vezes e planear, mas o que eu levo para comer acaba sempre por ser um pedacinho menos. Ah, ok, ok. A mais, acho que não acontece tantas vezes como levar a menos. Mas, tipo, levar a menos não chega ao ponto que tu chegas de 40. Levar a menos é ter que levar-se 50, 60. Porque nos dias que correm, na prova, a gente tem que levar 120 para a hora.
01:16:00
Speaker
2020. 2020 próprio eu não consigo nem pensar. Tem que ser. Tem que ser. Eu vou da próxima... Na água. Tens que contar com o que está nas garrafas da água. Vou comprar agora. Os caras ainda voam hoje. Essa é né? Claro que se desceres a comer barras. É, barras exigés. Não enxigues. Mas se meteres na água ajuda. Exatamente. Na ITV eu vejo se tem uma bebida endurance que é 70 gramas por cada 500 mililitros.
01:16:29
Speaker
Não é? Não é? Vou experimentar. E isso-te para uma hora? 500 ml-me para mais do que uma hora. Eu sei, mas tu devias beber 500 ml para hora. Pois. Não, porque eu troco com água e eletrólitos. Não sei, portanto, tu é o que sabes. Mas pronto, volta à Cataléguia, que o João Zen melhorou ou não melhorou? O que é que achas? Acho que está um bocadinho em melhor forma do que no parrênis.
01:16:58
Speaker
O que é que isto diz? Que para contar com ele mesmo para a Vuelta? Para ganhar a Vuelta? Não, acho que ele vai estar em grande forma na Vuelta à França. Sim, mas ele não vai para a Vuelta à França ganhar. Não, mas na Vuelta à Espanha nunca se sabe.
01:17:15
Speaker
A volta a Espanha eu acho que depende muito do que é que aconteceu na volta a França. A nível da concorrência. A nível da concorrência. Mas eu acho que os objetivos dele... Eu disse que não se interessa nada pelos Jogos Olímpicos. Nem pelos campeonatos olímpicos. A prova em si não parece

Potencial de Morgado e Ruizinho

01:17:33
Speaker
ser hostil. É mais hostil. É o Morgado. É o Morgado e o Ruizinho. É, esses dois. Eu acho que eles podiam fazer para a Audi, os dois. Tem capacidade para isso.
01:17:46
Speaker
E trazer medalhas para Portugal, que a gente nunca ganha medalhas. O Rui Costa a gente não sabe porque ele está lesionado. Ah pois. Foda-se. Também teve azar, caras. Pode ser que seja mesmo essa a razão para o António Morgodiro. O que o Rui Costa não sabe? Vamos ver.
01:18:06
Speaker
Outros aspectos. Quem é que teve a lutar pela volta à Catalunha? Temos o Vlasolvo, talvez mais ou menos bem, não é? Mesmo a 5 minutos. Sim, tem sido regulor. Tiberi, nada mal. Ele está a subir uns pontinhos. E o Sr. Harper? Também. Melhor que... O colega da equipa dele teve lá, não teve?

Desempenho de Ciclistas Recentes e Expectativas para o Giro d'Italia

01:18:35
Speaker
Ah, caraca. O Pulse. Vou de Pulse. Não, o cruzar para... Ah, para dentro é aqui, ó. Sim, sim. O Yeti não esteve lá. O Yeti... Pô, será? Acho que não. Ah, ok, pode ser. Ah, ele esteve, ele esteve. que a coisa corre mal. Ah, então? Não, ele ficou em 517. O que será que se passa com esse gajo? Não sei. Não sei o que se passa.
01:19:02
Speaker
Enfim, Lenny Martinez, nada mal, Valdo Polos também estava aqui e fez, sabe o quê? Ficaste-se iludido? Eu não fiquei desiludido porque o objetivo é voltar à França e em povos por uma semana nunca tive assim grandes resultados. É claro que estava a esperar no meio do mundo top 10.
01:19:24
Speaker
Não vou mentir, mas não me choca o gordo. E choca-te mais... Pronto, o garoto toma as angostas que vale a pena ter para falar de uma coisa. Mas choca-te mais, então, ver que o... Que o Kuzo, por exemplo, o... Ah, caralho, sabe como é que o nome deu? O Kianato Brooks também não teve assim grande coisa.
01:19:52
Speaker
começo a ter algumas dúvidas. Sobre ele. Porque um ciclista que supostamente vai a volta a Itália como líder, é um bocadinho mau.
01:20:06
Speaker
O que é que isto diz a Volta a Itália para a YUMBO, para a Visma? Está assim um pedaço dos objetivos, um pedaço nem que algo, não sei qual é agora, o que isto é que é do Duvan Arte? Porque quando ele anunciou o ano passado que ia a Volta a Itália este ano, e pensei, é para a Camisola Rosa.
01:20:24
Speaker
Mas pronto, quando o POG ia seguir disso que também ia, ele dizia-se ok, pronto, vai ficar, não, esquece, não dá, porque o POG, se não vai o POG, não vai o vingagardo, não vai limpar aquilo. E pelo que a gente nesta coisa, é, esquece, é domínio total, uma sequer precisa de equipa, mano. Mas tipo, a equipa, teve, mais ou menos, o João Almeida teve mais ou menos bem.
01:20:51
Speaker
Pá, quem teve a ideia de meter um estúdio no sol, então... É para fazer exercício. O que é que nós estávamos a dizer que eu custo exercício todo e depois daí fui à minha ave? Estamos a falar do ato da Brux. Ah, é? E então, pá? É um pouco assustador para quem vai liderar uma equipa no giro estar nesta forma. Mas tu achas que ali a ideia era mesmo liderar a equipa no giro?
01:21:20
Speaker
Então não é? Quem é que eles têm para liderar? Eu pensei que a ideia deles era... Quero dizer, atacar a geral. Eu pensei que a cena era que eles iam com o Helo e o... E o Van Arte. E o Van Arte, tipo... O Van Arte tentava ganhar E.T.A. para ir ver a geral. Tentar ganhar algum contra-relógio. E o Atbrokes era tentar um resultado, mas não atacar a teoria.
01:21:46
Speaker
A vitória, não digo a vitória, mas quero dizer, da equipa dele, ele é o único que pode lutar por uma geral. Ok. É isso, não o vejo. Mas, por exemplo, tendo em conta que se tu fores a ver, o ano passado faz o que eu quero lutar. Eu fiz top 10, não fui? Não foi?
01:22:07
Speaker
Eu esperava que ele almojasse um quinto lugar, um top 5, neste giro. Era isso que eu estava a pensar. Agora com estes resultados... Fico na dúvida. Eu penso que o que eles vão fazer é vão se verear para o Sr. Kelderman. Para geral. Sim. Não me parece. Ou Hesink, ou Attila Valter.
01:22:36
Speaker
É, pois. Estás te esquecendo-me para a memória que o Calleraman também fraterou a colabrinha que foi meu parrinho nisso. Ah, pois é verdade. Mesmo na última etapa, mas ele ainda acabou, mas... Pois foi, pois foi. Ele seguiu o fim, mas... Portanto, em termos de geral, eles estão sentes. Ah, vai. Eles estão todos... É o Lovecoin ganhar etapas. É isso. O problema é que ele também sem o Van Arte a coisa complica-se.
01:23:03
Speaker
Sim, o lançador, se for o que lá, o Afini. O Afini tá, tá. Pode ser que se resolva...
01:23:16
Speaker
que se resolve assim. Mas pronto, apá, de qualquer forma, não contámos tanto com a Visma para renovar o título no Giro de Itália. Até porque, se calhar, se eles vêm ao Pogacar e nos mandam vir a Garde para lá, se calhar, diz logo que para renovar o título é complicado. Põe, ainda vermos o Van Arte, gostava de ver o Van Arte lá, pelo menos Andar de Cor-de-Rauas algum dia. É, está bem.
01:23:45
Speaker
e ganhar etapas que eu estou a dizer que é ganhar umas 3 ou 4. Oh, sim. Mas será que isso quer dizer que ele agora vai à volta à França?

Planos para Tour de France e Volta ao País Basco

01:23:53
Speaker
Pois, é porque agora abre-se outra janela. O facto de eu não ler hoje é muito provável que à volta à França. Se ele vai à volta, porque isso era a única peça que faltava para uma volta à França totalmente épica, na minha opinião. Sim, sim, sim.
01:24:10
Speaker
Se eu for e tiverem forma, ah mamãe da minha nossa senhora. E não vou trabalhar esse mês. Aliás, quando é que é a volta à França? É a volta à França em julho. Começa a... Ai, e tudo férias? Ah, pronto. E tudo férias? Começa a 29 de junho.
01:24:31
Speaker
Eu de férias, eu na Madeira de férias a fazer a volta ao Madeira. Pronto. Ah pá, Fónix. Van Arte, vai! Vai que vou ver, vai ser a minha inspiração. Ai, caramba, Fónix. Mas pronto. Ah pá, Carlos. Próxima prova por Itapas. A volta ao País Basco. E quem é que nós vamos ter? Ele, né? A volta ao País Basco. Toda a gente menos o Pagá de Cher.
01:25:00
Speaker
É basicamente isto. É porque vão os 3 líderes da Volta à França, os 2 principais favoritos. 3 dos 4. E a UAE leva o McNulty e o Ayuso. E o Ayuso. E o Soler e o Vine.
01:25:21
Speaker
Ou seja, levam todos menos o grande líder. O grande líder não vai porque tem um giro logo a seguir. Mas tipo, eu olho para aqui para as equipas. E temos Vingagarde, Krasvik, Kus. E pronto, o resto é tudo o gajo para trabalhar.
01:25:41
Speaker
Pois, o Evan Poole com o Landa e o Lacerve, e o Vervaca, mas não leva o James Knox, mas não leva os outros. A Movistar vai levar o Ruben Guerreira e o nosso Nolvera, mas aparentemente não vai levar os outros, nem o Mas, nem o Quintana.
01:26:00
Speaker
Sim. A Bora Ansgrohe vai levar o Roglic, o Jai Indley, o Max Schachman e o Buchmann. Eles vão levar aqui uma equipa. E o Sobreiro e o Schachman. O Buchmann, o Bob Jungels que é o principal trabalhador deles. E o Jai Indley, o Sobreiro, e quero ver se o Jai
01:26:27
Speaker
Vai fazer aqui com o Roglic, o que o Vlasov fez no Paris Nice. Quer seja, por indúvida... Porque o Windley parece que aquele gajo também... É quando chega à grande volta que ele está em forma também. Sim, normalmente é assim.
01:26:43
Speaker
Mas o Hogwarts não está a fazer o que o... Ah pá, eu não sei. Parece que está a falta de qualquer coisa. A EF leva o Carrapaz. Vai ser também, se calhar, vai ser a primeira vez que vamos ver... vamos ver o Carrapaz assim a tentar lutar por alguma coisa. A Trek vai levar o Skillmosa e o Gaganart.
01:27:07
Speaker
Portanto, vamos ver. A Jayco, o Simon Yates, e o Hamilton, o Dunbar. Sim, sim. Portanto, eu vou o Julianson para trabalhar. Agora o Palma tem o Godu. Tem o Godu, yeah, yeah, yeah. E o Rashid, tu está à espera, né? E o Barão tem o Pelo Bilbao.
01:27:29
Speaker
O Péu Bilbao e o Botrago. A UAE, como nós tínhamos dito, Ayuso, Del Toro, McNulty, Soler, Vain, portanto, os levam aqui gajos fortes. A Astana leva aqui uma equipa que, pronto, se não tenho que usar o Cavendish não vale a pena pensar.
01:27:55
Speaker
A Ineos leva o Carlos Rodrigues, o Kostrovich, o Pitcock e o Kwiatowski, que ainda não me estourou sem grande coisa este ano. Olha os Catel, a mãe, esqueci. O Félix Gal vai com a Décathlon, ele leva gajos para trabalhar para ele, o Amiral e isso.
01:28:19
Speaker
Outras equipas. Al Pacino não leva nada de especial, o Quentin Airman, se calhar para caçar etapas e não sei o quê. E pronto, e o resto é tudo pessoal, equipas espanholas e não sei o quê. Portanto, a gente vem aqui uns poesos pesados. De qualquer forma, não tenho dúvidas quem é que vai ganhar isto.
01:28:40
Speaker
Quem é que vai ganhar? O vingardo? Sim, é muito provável. Deixem-me ver as etapas. É tudo sob ideias, não há, digamos, esquiadas em tupe. Normalmente é sempre assim na volta depois de bate. Tipo, este percurso, em teoria, é mais favorável ao Evenpool e ao Hogwarts. Exatamente. É que olhando para o percurso, o vingardo não tem assim grandes vantagens.
01:29:09
Speaker
Mas é sana com o vingagarde, eu acho que é muito superior aos outros em todos os aspectos. E mesmo que eles ponham a fazer aqueles joguinhos de ganhar segundos aqui e aquelá, se houver um sítio que tenha uma montanha mais comprida, ele mete tudo em outros. É isso. Mas se tu tivestes que apostar num pódio para o vingagarde em primeiro, quem colocavas em segundo e terceiro?

Análise de Estratégias e Composições de Equipes

01:29:34
Speaker
Eu penso que o Vingagardo vai ficar em 1º. E o Remco, ou fica em 2º, ou rebenta-se tudo. Certo. E caso ou se rebente tudo, vai haver alguém que se calhar vai ser mais esperto. Tipo, imagino o Gaudu, às vezes é esperto e consegue aguentar-se. O Skell Mose ou o Gaganard. O Gaganard se ferra de melhor forma. O Skell Mose mostrou que está mais ou menos em forma este ano. Sim, sim.
01:30:01
Speaker
Opa, é a tal coisa... Agora, o Hoglet... Aqui é tipo... Se for... Se eles andarem ali a lutar por segundos aqui e aquelas... E o Vingagarde for nessa, é favorável o Hoglet ou o Evenpoo. Porque caso haja um ataque bombástico do Vingagarde de uma montanha, estou a ver mais o Windley ir atrás do que qualquer um dos outros. E o que é que achas do Ayuso?
01:30:33
Speaker
Ah, ficou em segundo, na notícia. Isso é, isso é. Mas o Ayuso tem sempre aquele ponto de interrogação. O Bilbao, isto também é à terra dele. Está bem, está bem, é verdade. Ele-se bem nestes tipos de etapas. Agora, o Ayuso... Eu penso que é a mesma história com o Hindley e com o Gaganart e com o Scalemose. Se eles forem atrás do Vingagarde, eu penso que o Ayuso, em forma, se calhar é o que sai.
01:31:04
Speaker
Eu acho que até, eu se calhar vou dizer uma coisa que é um pouco exagerada, mas eu acho que eu coloco o Ayuso à frente de Aventur e Roblox nesta prova. Não é isso que eu estou a dizer. Pois? É isso que eu estou a dizer também.
01:31:20
Speaker
Eu acho que esse cara vem um bocado em contra da maior parte da sua experiência. Aliás, eu vou te dizer outra. Se acontecer o vingagarde tomar as regras da corrida numa montanha assim mais comprida. E ainda estou aqui a ver as etapas. Não tem assim grandes montanhas. Deixa-me ver.
01:31:44
Speaker
Eu acho que a subida mais... a etapa com a subida mais difícil é a etapa 3. Eu tenho que ir atrás. Ah ok, está aqui. Primeiro é o contrarreloj. E aqui vai ser o Remco que vai ganhar, com a certeza. Sim, provavelmente. Contrarreloj plano, não tem mais ninguém, é o Remco. Se bem que tanto o Vingard como o Ayuso andam muito bem no contrarreloj.
01:32:11
Speaker
Temos aqui uma etapa... Sob ideias? Sob ideias. Não diz aqui quanto é que é de acumulado. Não estou a ver. Tem, tem. São 2 milímetros. Não é assim tão difícil. Portanto isto até pode chegar sem um grupo. É provável.
01:32:34
Speaker
A etapa 3 é grande e tem 190 km. Não tem montanhas muito grandes. Aqui tem a última subida a 6 km. Não sei.
01:32:57
Speaker
Pode ser que os consigam seguir todos, pode ser que não. Mas, por exemplo, na etapa seguinte tem uma subida a 3 km a 8,5. Isso também o vingarde pode perfeitamente atacar e deixar muita gente para trás. No fim. A 8,5 é um muro. Mas também isso é uma subida a Hogwarts.
01:33:19
Speaker
Eu também. Mas a questão é a forma. É, é isso. E não devido da forma do tipo, olha, por exemplo, a segunda etapa, aliás, qual é esta etapa? A seguir é essa?
01:33:34
Speaker
Esta é a etapa 5. Não, 4. A 4 é a penúltima. Sim, a 5. Tem uma montanha de primeira categoria, mas é a meia. que é muito lumes. Portanto, não sei. E a última é somente para fechar, tipo um sobe 10, deve ser um percurso em Iber. Mas tem umas subidas difíceis, não é? Tem, tem, tem. Sobe ali 3 primeiras categorias.
01:34:04
Speaker
Portanto, eu penso que este contrarreloj do início, 10km, pode ser que tenha alguma influência. Pode ter alguma influência, mas não parece que houve grandes diferenças. 10km, quase plano.
01:34:18
Speaker
Então é mesmo o Evan Poole? Sim, sim. Agora, uma coisa que eu te digo, se o Vinny Gardner ganhar este, eu penso que ele está-se pouco cagando, o Evan Poole e o Roglic, se eles não têm o resultado que querem dar aqui,
01:34:37
Speaker
Outra coisa, o facto do Vanguard estar aqui traz umas complicações para o Evan Poole, até porque a equipa dele não tem muita coordenação a nível estratégico.
01:34:50
Speaker
E eu penso que o que vai fazer é que se as coisas não... porque se corre tudo como planeado para eles, cinco estrelas. Evan Poole, o melhor ciclista, não sei quantos. A partir do momento que tu metes alguma coisa na roda dentada, aquilo descarreira tudo. E depois é a culpa de não sei quantos, não sei quantos, não sei o que mais. Portanto, eu acho que depende muito da forma em que eles estão.
01:35:21
Speaker
Eu acho que nenhum deles está à espera de estar em forma agora. Aliás, porque eles estão todos a tentar ir a... Sim, mas sabemos que por exemplo o Vingorde normalmente vai estas provas de champanheiro. Está sempre em forma.
01:35:35
Speaker
E o Evan Poole também quer saber ganhar. Também. E o Hogwarts quer saber ganhar. Mas por isso mesmo que eu te digo, o Vingagarde, se não ganhar, como ano passado, não ganhou o Paris nisso. Acho que eu fico chanteado.
01:35:50
Speaker
O objetivo dele é um. Enquanto que estes gajos se não ganharem, se calhar vai ter mais influência neles do que se o vingagardo não ganhar. Portanto o vingagardo pode perder porque tipo, eh, estou-me cagando. Enquanto que eles perder, a tentar ganhar, pode ser que percam. De tanto tentar ganhar. É verdade, é verdade. Penso eu.
01:36:14
Speaker
mas que eles levam aqui equipas que supostamente vão-lhes apoiar bastante, deviam-lhes apoiar bastante. Apostas, Carlos? Vingard, Ayuso e Roglic. Ok. Tu acreditas-me com Roglic? Olha, eu aposto no Vingard, no Ayuso e... No Renko. Não. Esquilmoza.
01:36:42
Speaker
Ok. Então achas que o Evan Polio e o Hogwarts vão... Vão se caminhar. Ok. Ou o Bill Ball. O Bill Ball pode ser que faça alguma coisa. Sim, ele também é capaz de não morrer o todo. E o Butrago vai ganhar uma etapa. Ok. É bastante provável. Sim. Mas uma coisa eu digo-te, o Remco ganha contra o relógio. Isso sim. Sim, isso parece ser quase certo. Aliás, eu vou te dizer uma coisa. O facto de eu ganhar contra o relógio não quer dizer nada.
01:37:13
Speaker
Não quer dizer nada para a fórmula final. Claro, claro. Mas para os outros, tu consegues ver mais ou menos a forma dos outros, porque no contrarreloj, se o Roglic faz um mau contrarreloj, tu sabes, faz-se uma merda para o Roglic. Windley não vale a pena olhar para o contrarreloj. Não vale a pena, não esquece. O Vingagard, tipo... Sabe quem é que pode fazer frente ao Everpool no contrarreloj? É o Ayuso.
01:37:41
Speaker
É, dos nomes que eu vejo aqui, pode dar... E o Ayuso e o Gaganard? Se o Gaganard está em melhor forma do que estava, porque quando ele está recuperado aquela lesão grave do ano passado... Sim, sim. Se ele estiver em melhor forma, pode ser que coisa. Agora, de resto, os outros gajos que conseguem trepar, o Carapaz, porque isto também... coisas ao jeito do Carapaz, mas agora, se ele está em forma, se não está, o gajo não sabe.
01:38:07
Speaker
Também um pedaço ao jeito do Simonietes, mas agora está em forma, é a tal pergunta. E depois tem aqui um factor que eu acho que o que pode foder o Aiezo é este gajo que está aqui chamado Isaac Del Toro, que pode foder este atleta. E também outro gajo que eles têm aqui, porque não bastava ter o Lerna aqui, mas tiveram que buscar o Del Toro.
01:38:35
Speaker
Ah pá, não sei... É a minha de novo, está ainda a aprender. Mas uma oportunidade, o rapaz. Não, mas pronto, vai ser bastante interessante.

Potencial do Ciclismo Português e Formação de Equipe Nacional

01:38:48
Speaker
Os próximos dias teremos bastante ciclos muito a ver. Pronto, Carlos? É verdade. Ah, falamos de tudo, pá. Já, tudo e mais alguma coisa.
01:38:59
Speaker
Eu te mandei um boi extra que fui e tive que fazer contas e para terminar, o talento dos ciclistas portugueses e a capacidade de investimento das grandes empresas em Portugal era suficiente para fazer uma equipa do World Tour em Portugal e tive que fazer as contas e confirmei. Eu não vou-vos partilhar agora porque este podcast está bastante longo, mas fiz as contas e dava, dava perfeitamente.
01:39:25
Speaker
Vamos pedir à Galp, vamos pedir à Galp, a Bahia D.P. para subsidiar uma equipe em conjunto com a Decathlon e com a Prozes. Homem-gão-milhão, vamos fazer uma equipe de ciclismo, caralho. Vamos ver os gajos da Galp, da Decathlon e da Seram.
01:39:49
Speaker
Eu acho que em Portugal ainda não esse tipo de estratégia para o ciclismo. O ciclismo em Portugal ainda está muito ligado ao doping.
01:40:02
Speaker
Ah, pronto. Sim. Não, eu estou a pensar no Ricardo Costa, porque mais ano menos ano ele acabou a carreira. Ah, mas o Jéus... O Jéus Véde é... O Jéus Véde é o líder, é o líder, líder supremo. É o Jéus Véde e o... Ah, caras. Como é que era aquele... ganhou a volta a Portugal? Olha, agora esquecei. Ganhou a volta a Portugal?
01:40:26
Speaker
Eu vou estar por bastantes anos atrás, anos de 2000. Apá, não me lembro. Não interessa. Não é o Barbosa? Não, não é o Barbosa. Antes que ele andou num mountain bike a seguir. Ah! Eu sei o que é que estás a falar. Eu faço uns vídeos nele tudo. Mas não interessa. Ok. Olha, Carlos. Obrigado por participar. Foi fixe. Até descobrimos aqui uma aplicação nova. Vamos ver se isto funciona. É verdade. Depois vais ver a qualidade do som. um bocado que estava por já.
01:40:55
Speaker
Então, está sempre puro, está sempre fixe, sem estrelas. Pronto, e vocês não percam as provas que se aviziem. Apesar de ter o Van Aert assim todo capturado, até pode ser que seja mais interessante ainda do que se fosse o Van Aert contra a Vanderpool.
01:41:13
Speaker
Sim, Vitor Gamete. Vitor Gamete, exatamente. Vitor Gamete, o Rui Kosta e o Gesevei do Trident Offensive. E o Sérgio Paulinho, com a Trident Offensive e o Marco Thiagas, todos esses caras de onde se juntaram a fazer uma equipa de ciclismo?
01:41:29
Speaker
E eu era o mentor deles todos, eu era o que dizia, vocês têm que ter os resultados. Eu ia falar com o ADP, com a Galp e com a Prozes, e com a Decathlon, e com a Serami e com a Pacto. E eu digo, nós temos de nos juntar todos, caralho, e nós temos de fazer a melhor equipa de ciclismo do planeta. 60 milhões, é isso que eu preciso, 60 milhões. isso? preciso de maker Cristian Ronaldo. Cristian Ronaldo, para torcer no pessoal.
01:41:56
Speaker
E é com este pensamento, não pare com o próximo Pseudo, porque nós também é. Está caras, vamos fazer com que dê.