Introdução e Parcerias
00:00:01
Speaker
Avisem-me, o programa que se segue pode conter linguagem ordinária e ou verbalmente agressiva, que pode ferir as suscetibilidades dos ouvidos mais panígicas. Obrigado. Este programa conta com o apoio de X-Muse. Powering your dreams.
Cumprimento e Conversas Informais
00:00:19
Speaker
Hello there, and welcome to the PDC Podcast.
00:00:24
Speaker
Passaste-te a revisar o manual? Estou fisicamente apto. Sim, sim, sim. Estás fisicamente apto para gravar. Passo com saco de uma vez. Um gajo já sabe o que é que tem que fazer, não é? Sim. Sim, senhores, pá.
Descanso e Treino de Ciclismo
00:00:36
Speaker
Carlos, bem-vindo ao Poder C Podcast. E a força no pedal. Estás com força no pedal? Hoje é dia de descanso, mas sim, sim. Ah, sei que eu tenho ouvido dizer. Eu tenho assim umas fontes próximas. E a espiar o teu progresso. Tu andas a treinar arduamente.
00:00:52
Speaker
Tem dias. Tem dias.
Previsões e Desempenho na Milhão San Remo
00:01:18
Speaker
Apá, Carlos, vamos começar pelas clássicas, porque no último episódio nós falámos, fizemos uma previsão do Milhão San Remo, e apá, e... Não falhámos por muito? Pois não, pois não, porque nós dissemos que era só valia a pena ver a partir da... Como é que é o nome daquela penúltima subida? A Cipressa. A Cipressa. Só valia a pena ver a partir da Cipressa. E foi, constatou-se. Portanto... E... Para, temos aqui um invasor, desde invasor, Pedro.
00:01:48
Speaker
O que é que queres? Quem está ali? É o Carlos. Diz. Olá Carlos. Olá Pedro. Eu lhe disse olá Pedro. Agora vá-te em beira.
00:01:59
Speaker
Até amanhã Pedro, amanhã tem jogo, vai. Tchau. O quarto é só dizer para marcar-vos um odd trick.
Estratégias e Participação em Corridas
00:02:07
Speaker
Eu vou marcar mais do que um odd trick, não há problema. Um póquer. Um póquer. Pronto. Pronto. O que é que estávamos a dizer? Pronto. Só valia a pena ver as últimas duas semeiras. Sim. E nós acertamos em quase tudo. Pronto. Mas claro. Fecha aquela seleção e apareceram os três... Os três goats.
00:02:29
Speaker
Eu sei, eu sei. Os três favoritos, mas o Ghana que se intrometeu, e ainda bem que ele se intrometeu, senão... Ele e qual os anúncios do Pitcock. O que aconteceu ao Pitcock? Por que ele não participou no milhaçarei? Ele teve uma caída... Ele teve... Ele tinha um problema físico. Uma conclusão.
00:02:45
Speaker
Acho que sim. Ele teve uma caída na... Onde é que foi? No terreno adriático, acho. Ah, sim. E eu caí duas vezes na mesma etapa. Eu caí uma vez com o Bot Van Aert. E depois caí na última
Análise de Favoritos e Estratégias de Equipes
00:02:58
Speaker
etapa de todas e fui aí que teve... Então ficou...
00:03:01
Speaker
Mas ele vai regressar agora para onde? Vai, vai, vai. Aliás, supostamente é o líder da INE. O Zogana está bem? Mas não vai. Não estava previsto ir e não vai. O Zogana vai aparecer em força no Paris-Roubaix.
00:03:18
Speaker
Ah, ok. Pronto. Estratégias da Enios, que... Pronto. O gajo já falou muito assim da Enios, até porque... Pou giro. Apá, aquele amplo tá cheirando muito bem, portanto. Isto é só um teaser. Teaser! Tanto que é pedaço. Apá...
00:03:32
Speaker
O Pogachar fez o que estava-se à espera, ele tornou a corrida difícil, mas o Vanderpult voltou a ser o mais esperto de toda a gente. O Vanderpult é aquela... eles são todos, tanto o Van Aert, como o Vanderpult, são ciclistas à parte, mas o Vanderpult parece que tem sempre alguma na manga. Ele é a base inteligente de toda a gente.
00:03:58
Speaker
Não sei se é inteligência, mas também não é irreverência. Ele aproveitou a primeira desaceleração do Pogacar para arrancar. Pois foi, ele escolheu o momento... Aí ele disparou com nenhuma flecha, é incrível.
00:04:15
Speaker
Sim, o arranco dele é uma coisa que me fez lembrar, claro que a outro nível, mas aquele arranco do Strada Bianchi. Sim, isso foi diferente. Foi diferente, mas a forma como ele arranca e rebenta com os adversários é semelhante.
00:04:29
Speaker
E isto é mais... é impressionante como uma coisa de segundos faz logo uma diferença enorme e não há ninguém a o apanha.
Táticas e Imagens da Corrida
00:04:41
Speaker
Assim como o Yasper Stavan, só que o Yasper Stavan foi mais em baixo, o pessoal estava tudo distraído há 2 anos ou há 3 anos atrás.
00:04:47
Speaker
Sim, e ele aproveitou muito bem o trabalho do Van Aert, que estava a fazer para reclarar o Ghana e o Pogacar, se não me engano, aproveitou esse balanço e depois o Pogacar tinha puxado na frente e ele passa direto. E ele ganhou na descida 100 maltas à frente dele. Exatamente, isso foi uma coisa que reparei logo.
00:05:13
Speaker
Eu gostei mais de ver, honestamente, gostei mais de ver a descida assim, com aquela imagem de helicóptero ou de drone de longe, em que tu vejo eles ali a serpentear, aquelas curvas todas por lá abaixo, de um primeiro mamalot a filmar de frente para o ciclista.
00:05:34
Speaker
A versão eu a descer e tu notas ela e tu tinhas bem a noção das distâncias entre... Exatamente. Acho que para uma transmissão em direito, aquela descida é
Excesso de Motas e Análise de Desempenhos
00:05:44
Speaker
tendo-se afirmado daquela forma. Claro que em termos de espetáculo, depois naqueles vídeos no YouTube... Eu achei mesmo assim, esta assim, ainda mais espetacular.
00:05:54
Speaker
Porque tu vês as outras a acelerar, a seguir as curvas, às vezes a aproximar, às vezes a afastar. Eu achei mais interessante. Além de que a nível de... Tu vês que o ganhou e ainda não estás ali a especular se as seis motas à frente dele lhe deram uma vantagem.
00:06:12
Speaker
Sim, eles aprenderam com o ano passado que... Aliás, o ano passado eu nem sei se sou o Morrojo, se fui para a sociedade, se fui para o Junticado Caliparte sem parecer que ele até trava para não me bater na moto. Eu, por exemplo, agora na E3, em que o Poggy, o Van Aert e o Vanderpool fogem outra vez, os três para frente, e chegam os três juntos,
00:06:32
Speaker
Aí já tem tantas motas à frente, e é em plano, e está mal tempo, faz ainda mais diferença nessas circunstâncias. Sim, sim. E tinha mesmo, sem necessidade, seis motas à frente. O que é que faz ali seis motas à frente deles? Há os anos que falam que há demasiadas motas nas provas de ciclismo.
00:06:53
Speaker
E até lá vamos reduzir e vejo cada vez mais motas. É isso, pronto. Não vamos estar sempre... Acho que já é o terceiro podcast seguido que a gente fala de motas. A falar mal. E sempre batendo as motas. É uma prova de ciclismo a favor do ciclismo e contra as motas.
00:07:11
Speaker
E pronto, nós tivemos um espetáculo que crêi, eu fui espetacular. Algumas ilações tenhas a ter além do espetacular ataque do Van Der Poel?
Formas e Expectativas Futuras
00:07:27
Speaker
O que tu achas do Van Arte? O Van Arte estava em subida de forma.
00:07:34
Speaker
Não é que não devesse em má forma porque foi de terceira, não é? Mas eu acho que ele está agora em ponto de reforço para voltar a Flandres. Para voltar a Flandres e para o Rubem. Mas sobretudo para voltar a Flandres. Acho que é aquele que está atravessado e que ele quer ir.
00:07:53
Speaker
Sim, isso é... Quando é que é o Rubé? É para a semana que vai. É uma semana às seguintes. E não sei, já vamos falar dos dois ou para a semana vai-se gravar outra vez, não sei. Pois, não sei. Se calhar não vai há tempo para falar dos dois. Não, se calhar... Não, mas um gajo se calhar podia relacionar-se com o outro, até porque sendo uma semana às seguintes, às vezes não quase sabe o que é que pode acontecer. Sim, sim. Vamos fazer uma breve introdução.
00:08:18
Speaker
O que aconteceu, entretanto, entre o Milan Sarem e o Ghana? Já dissemos, surpreendidos. Sim, essa é sobretudo a principal conclusão, que temos ali um ciclista para as clássicas.
Potencial de Ciclistas em Clássicas
00:08:34
Speaker
Já se pediam um pouco isso ao Ghana, já há umas duas épocas, e finalmente ele está a mostrar alguma coisa nesse sentido. Sim, e agora ainda para nós tem uma Ineos que acho que está mais bem preparada para clássicas do que propriamente para corridas de itapas. Exato. Está muito assim preparada para um pouco de tudo, está ali naquele... Estou a tentar fazer um pouco de tudo.
00:09:01
Speaker
O Poggi. Tu achas, e não sei, mas tu não achas que enquanto houver Van Aert e Van der Poel, vai ser bastante difícil ganhar um destes tipos de clássicas. Como a Lombardia e Lackbassenackalack, só aqueles tipo com montanhas. Prontas, é mais para o lado dele que tem mais empeles. Mas para em Roubaix, Milaçaremu e...
00:09:30
Speaker
um Yaron de Vavelander, parece que enquanto estes tiverem ali vai ser bastante difícil, porque eles até que sabem tropar um pedacinho atrás dele. Sim, naquelas subidas curtas e explosivas, eles... vou dizer, até tão no torrente deles, que é o que fazem também no cyclocross, não é? Aqueles esforços curtos e bastante...
00:09:52
Speaker
Digamos que as subidas não são difíceis o suficiente para ele conseguir fazer a diferença que ele faz, por exemplo, numa subida mais longa na Volta à França, uma coisa assim. Exatamente. Até vermos a Cipressa e o pódio, são um pouco mais compridas, penso eu, com os bergs aqui das
Impacto do Peso e Contratações
00:10:12
Speaker
plantas. Sim, sim. E ele nem aí conseguiu fazer uma diferença assim tão grande.
00:10:17
Speaker
Não, porque depois também é preciso ver que se tu fores a ver o perfil de ciclista, e por acaso vi o Horner que foi num dos vídeos, o perfil do ciclista em termos de peso dos 5 mandamentos,
00:10:34
Speaker
Eu tenho aqui, e por acaso tenho aqui mesmo à frente, o Paris Roubaix tem aqui uma tabela com a lista média de peso dos últimos 5 anos, do top 10 dos últimos 5 anos. Paris Roubaix é 75.7%.
00:10:52
Speaker
Ah, ele está muito menos que isso. Ele tem 65, não é? 65, acho que é a volta desse. A volta a Flandres, 74, portanto, quase igual. Menção Remo, 72. E depois a Elias Bastão Elias, 64. Às vezes aquele logo a diferença. E a Lombardia, 63.
00:11:12
Speaker
Eu penso que ele estava a tentar ganhar estes tipos de monumentos, que é para mostrar que eu estou aqui numa situação de desvantagem e isso é mostrar que é um grande ciclista. É que ele tem que ajudar um pouco mais. Sim, eu acho que isto tanto tem que fazer uma contratação espetacular para as clássicas, que é o Team Violence.
00:11:35
Speaker
Ninguém diria! Acho que até falámos no passado, Tim Valance, quem é que vai buscar o Tim Valance?
Estratégia e Rivalidade nas Clássicas
00:11:43
Speaker
A verdade é que ele é em clássicas para ajudar um líder. Está muito melhor este ano na UEI do que nos últimos anos na Lota Saudade.
00:11:52
Speaker
Claramente, claramente. E o facto de ter um líder como o Paul Gatscher, para ele trabalhar, dá-lhe um ano. Ele tem aquela característica que tem no PCM, que é a capacidade de galvanizar os colegas de equipa, para lhes dar-lhes uns 5 mais. Isso aí basta olhar para ele, ele não se quer dizer de nada.
00:12:14
Speaker
Pronto. E além disso, também tem o Rui Oliveira que está... Está a melhorar, hã? Melhorou ainda em relação ao ano passado nas clássicas. Tem também aquele nome do outro que ele tem lá. O Mikael Bjerg? O Bjerg. O Bjerg também subiu muito assim de nível. Também. Ele teve corona o ano passado, pensou-lhe. O ano passado teve meio... Teve meio doente. Era creatina. Tinha creatina a mais na vida dele. E o próprio Trentin também, que dá sempre uma grande agência.
00:12:43
Speaker
Entretanto, entre a Bilanzarem e agora a Ronde Van Vlaanderen, aconteceram várias clássicas. As mais importantes, tivemos a clássica Bruja de Pana, vencida pelo Jasper Filipe Sand com mais um lançamento do nosso amigo Von der Poel. Foi, não foi? Espera, é essa? Não sei, acho que não participou Von der Poel.
00:13:09
Speaker
Já não sei. Já não me lembro. Ah não, o Philipson... O Philipson ganhou. Não, não, não. Eu só... Eu só... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu... Eu
00:13:27
Speaker
que o Van Aert ganhou, mas ele teve ali, quando o Poggy ataca nas subidas, que vão sair por ordem ao contrário, agora na Ronde Van Vlaanderen, que é o Paterberg, o Paterberg não se catava, mas estava o... O Quaramont. O Quaramont. Eles vão fazer por ordem inversa. Aliás, o E3 Saxo Bank é 50km mais curto que a Ronde Van Vlaanderen, não sou eu.
00:13:55
Speaker
Ah pá, mas vemos o que é um teaser, ou um trailer, let's call it a trailer.
Vitórias e Dinâmicas Competitivas
00:14:02
Speaker
Sim, naqueles trailers em que ficas com vontade de ver o filme. Exato, mas o Valt estava ali quase a quebrar, mas aguentou-se, estava ali a fazer, quer dizer, o Van Aert, o Vanderpult e o Poggy pareciam que estavam ali a fazer damguinho, já tentaram puxar. Parecia a Valt estar a falar dos dois de passado.
00:14:22
Speaker
Sim, mas o Van Arde foi no Sprint que conseguiu ser melhor. Quando chegam os 3 ao Sprint, a gente sabe que o Pog não tem hipótese. Se o Sprint é em plano, já se sabe que ele não tem hipótese. Eles tentam lançar primeiro, mas eles reagem logo. Estamos a vigiar aqui, não dá.
00:14:42
Speaker
Tu achas que se eles chegarem outra vez os 3 gentes, que as coisas vão... Ah espera, espera, desculpa. Ainda quero dizer isto ainda. Que isso é ideia para onde vai o Vlander, mas além disso, as outras duas clássicas mais importantes, que foi o Gent bem avalgado e o Dwars or Vlander,
00:15:00
Speaker
Foram vencidas também pela Jumbo. Não vou dizer que é oferecido pelo Valto Fanart, porque o Laporte seguia o Valto Fanart e ele, se calhar, está ali... Sei, há uma parte em que vejo que o Valto Fanart ele gera muito o pé para...
00:15:13
Speaker
Sim, mas ainda é que querem entrar por esse lado da espécie. O outro chegou primeiro, não interessa. Porque eles aqui andam a discutir. O Eddie Merz e o Tom Boonen... Para ficar-lhe a dever ou até porque ele é um senhor e ele quer agradecer ao colega de equipa. Mas essas histórias não vão entrar por aí.
00:15:31
Speaker
O que interessa é que o Laporte dias depois, três dias depois, vem-se sem a ajuda do Van Arde, sem a ajuda de ninguém, dá uma malha no pelotão todo. Ou seja... E basicamente só fez um ataque e só precisamos de espalhar rias. Portanto, e se termos em conta o que aconteceu no Omolopatius Bloods, o que é que a gente pode concluir que...
00:15:54
Speaker
Se não estão lá os grandes, o Poggi, o Van Der Poel e o Van Aert, é um que ganha praticamente. Sim, não tem concorrência, altero.
00:16:05
Speaker
É que o Dylan Van Barla e o Laporte, Tiz Benut... O Nathan Van Oydum, que está ali a trabalhar com o pessoal todo. Também, é verdade. Eles estão como uma equipa mesmo espetacular para as clássicas.
Desafios da Equipe Quickstep
00:16:22
Speaker
Antes de falarmos da RVV, achas que tem aqui um pedaço de influência ao facto de a Quickstep não estar a ser tão boa nas clássicas este ano?
00:16:34
Speaker
Quer dizer, não é só este ano. O ano passado foi muito azar. Este ano. E não sei, eles estão com muitos lesionados. Por exemplo, o Kuzo, o Kasper Arsgren, teve 8 meses separado. Sim, mas tem sido dos melhores, tem feito melhores prestações na Escóseca.
00:16:56
Speaker
Eu acho que as estratégias deles têm falhado por completo. Completamente. Completamente. É que eles não acertam. São knuckleheads, como dizem. Mas é que mesmo, porque o Hornet está à parte de chamá-los a isso e até faz um vídeo no dia dedicado.
00:17:12
Speaker
Fickstep é assim que vocês ganham. Eu tenho que ver isso. Já há muito tempo não vejo nada do Horner. Só agora uma parte, por causa das declarações do Tom Boonen, o que ele veio dizer, por causa do Van Aert,
00:17:29
Speaker
E ele foi buscar o tema do... O Boonan disse que Bruno queria o que ele não fazia, que não devia ter feito o que ele não sei o que. E ele então mete lá uma notícia no vídeo. Ele foi, na altura, foi repreendido pela Quickstep por andar metido em drogas e mais não sei o que. Ele foi buscar esse assunto. É de supré tico a palavra. Quem? O Chris Romney. A falar do Tom Boonan.
00:17:53
Speaker
Ah, é? Sim. Eu leio dos poucos que já havia até agora, assim, mesmo muito conhecidos antigos esticlistas, que veio elogiar a tita do Van Arde. O Buna? Não, não. O Corisorno. O Corisorno. Não, já há várias pessoas. Elogiar... Aqui não tem nada... O gajo está entrando na discussão que disse que eles não iam entrar. Mas o gajo não tem nada a que elogiar nem coisa. Eles podiam ter cortado ao mesmo tempo e estar em primeiro lugar. Eles ganharam os dois aquelas... Eles rebentaram os dois copos. Sim, sim.
00:18:23
Speaker
Agora, para o Van Arde, se calhar ganhar o Rento Evolvão não é nada especial, porque ele já ganhou. Exato, ele sabe que vai ter um sentimento, um valor muito mais importante para o aporte do Prile. Exato, mas pronto.
Performances Destacadas e Futuro do Patrocínio
00:18:40
Speaker
De qualquer forma, quem é que ganhou mais clássicas, qual é o ciclista que ganhou mais clássicas do World Tour este ano?
00:18:48
Speaker
La Porto ganhou duas. La Porto é o melhor ciclista de clássicas este ano, sem dúvida algum. Até agora, ninguém lhe chegou as quarentenas. E comparado a certas equipas, ele deixa bem envergonhadas.
00:19:04
Speaker
Até que se o contrato dele acabar, se calhar alguma equipa vai andar atrás dele. Pois. Quem sabe, quem sabe. Até porque, isto é uma parte, a Yombo, põe-se que acaba o contrato e se aí, porque acho que a Yombo é uma cadeia. Sim, já vai falar disso. O patrocínio da Yombo. Sim, o patrocínio da Yombo. E já sabe que arranjar outros patrocínios no ciclismo é assim um pedaço complicado. Mas também quanto à estrutura que eles têm, não deve ser difícil, não sei, não sei.
00:19:32
Speaker
Não sei, o Lefebvre diz que é complicadíssimo. Mas o Lefebvre nunca se pode fiar com o que ele diz porque nunca sabes se ele está a falar a sério. Ainda não sei se isto é piada que ele mandou por causa da prestação da equipa na E3.
00:19:49
Speaker
O que é que ele disse? Ele disse que a melhor parte da prova foi o almoço. Acredito que sim. Mas ele costuma dizer essas assim? É só. E estava a ver um documentário na televisão aqui sobre o Lefebvre. Era mesmo só sobre o Lefebvre. E falou-se que quando o Kasper Asgren ganhou o Aron de Vavlandran no sprint contra o Mathieu van der Poel, há dois anos atrás,
00:20:17
Speaker
E o Caspar Asgreen ia acabar o contrato antes. Eu estava a negociar o contrato antes. E o Caspar Asgreen... e ele disse assim, ah, eu quero que ele ganhe, mas ao mesmo tempo eu não queria que ele ganhasse, porque ele vai me exigir mais dinheiro. E fui, ele corta a meta, ele vê o Lafevre e faz aquele sinal do dinheiro para ele. Estava de porte na rede.
00:20:41
Speaker
Yeah, more money, I know, more money. Pois pronto. Agora, Ronde van Vlaanderen.
Mudanças no Percurso de Ronde van Vlaanderen
00:20:50
Speaker
Posso falar um pouco assim do Procursor, que é diferente do ano passado, não começa em Antwerp e começa em Perú. Exatamente. Ao contrário do ano passado e dos últimos anos, não é?
00:20:57
Speaker
Sim, mas varia sempre. Tem períodos que é em Antwerp, tem períodos que é em Hent, tem períodos que é em outro sítio qualquer, ou em Brugge. A diferença é, e não sei se o Pogacar, porque este interessa conhecer os sítios, o Pogacar a nível de conhecimento de estradas e isso aqui, não tem assim tanto como os outros. Mas eles vão, em vez de andar por estradas largas, como é a cidade de Antwerp, vão andar assim por Dorpius,
00:21:27
Speaker
E essas estradas mais estretas, o Plutão anda mais esticado, o que faz com que o posicionamento do Plutão seja bastante importante. Não é coisa que o Pogatxar faça mal, não é? Sim, ele próprio, eu mesmo sem equipa, consigo posicionar-se sempre bem.
00:21:42
Speaker
Sim. E por isso, mas de qualquer forma, aquele... um gajo vê o perfil, mas o perfil não distra. Portanto, eu estava ouvindo aqui há dias o... ontem estava ouvindo a previsão do Lantern Rouge.
00:21:56
Speaker
Sim. E eles dizem, ah, os primeiros títal quilómetros são planos e não sei o quê, não tem nada a ver, só quilômetros e não sei quantos. Pois, são planos, mas as estradas estratas e curva contra curva e não sei o quê, e entra aqui e sai aqui lá. E às vezes muito daquele mobiliar de estrada, rotundos e merdas e aquelas estradas belgas que um gajo não percebe, é um pedaço de semento que aparece que é encaixado com lego.
00:22:23
Speaker
Tem tipo umas feceras a mais e tu estás a andar a 20 metros e depois tem tipo uma lombinha. E depois além do pavés e não sei quantos. De qualquer forma, é diferente. Os primeiros quilómetros suponho-se que vão ser mais nervosos do que os do ano passado.
00:22:39
Speaker
Se calhar no ano passado começava a marcha de algumas subidinhas e não sei o que é. Ok, então isso pode levar já a alguns contratempos, não é? Pode levar a contratempos, mas o Pogue, e não acredito que eles não saibam a diferença em uma equipa profissional de ciclismo, não vá fazer um reconhecimento a... Ah, claro, claro. Até devem ter feito isso já há algum tempo.
00:23:02
Speaker
Sim. Aliás, eles têm o Tim Valens ali por alguma coisa. O Tim Valens também é bélgico, deve conhecer alguma coisa. Ele vai participar? Vai, quer dizer. É o Gregorio de Luxo. Mas ontem vi e vou já confirmar. O Tim Valens passou de contratação esquisita a Gregorio de Luxo em poucos momentos. Especialista de clássicas.
00:23:30
Speaker
Portanto, já que estamos a falar do AI, Carlos, estratégia igualada ao ano passado, só que se calhar a equipa tem que ajudar mais um pedacinho. Sim, sim, sim. A equipa vai ter de dar mais uma ajudinha ao Pogacar, sobretudo por causa do que tu disse, dos primeiros 100km. Mas eu tenho ali, ao menos, mais do que... Mesmo que o próprio, o Biergue e o Rui Oliveira podem trabalhar nesses 100km ali e ajudarem no terreno plano.
00:23:57
Speaker
E tu achas que ele não fazia mais sentido em vez de andar a atacar as últimas subidas todas. Que o ano passado, o gajo do Patrick, do Lanterne Rouge...
00:24:07
Speaker
Tava até a dizer que achou que ele enganou-se porque subiram três vezes o Alde Quaromonte. E ele atacou-o na penúltima vez. E ele pensou, eu se calhar enganou-se, eu queria atacar na Hultp. Pensava que era a Hultp.
Cultura do Ciclismo na Bélgica
00:24:21
Speaker
Não, mas o Alde Quaromonte é a mais longa, todos. E é onde ele se calhar pode fazer mais diferença. Sim, exato. Tendo em conta o profil dele. E é quando consegue fazer mais diferença para os adversários à partir da...
00:24:36
Speaker
Aliás, queres ver um fun fact? Ali ao lado de Quaromonte tem tipo uma village montada de propósito para os espatadores.
00:24:46
Speaker
Eles montaram tipo um... e vai ser um recente, com transmissão em direto, e não sei o quê, é tipo uma festa. Aliás, isto é mais importante que a Páscoa. Páscoa para a semana e isto é mais importante que a Páscoa, pois qual é? Esta prova é o momento alto do ciclismo aqui na Bélgica. Volta à França e as outras coisas não têm comparação com... nem aliás, Bassanacalac... oh, falei nas línguas todas agora...
00:25:15
Speaker
Basão e Liège é tão importante como a Ronde van Vlaanderen. É para os Flandrianza, para os Flamengos. Isso do ambiente agora lembra-me de algumas provas que vi de cyclocross aí na base de cá. À noite até tem algumas que foi. Aquela prova do campeonato que todo mundo tinha na Holanda, mesmo aqui na fronteira, tinha 50 milhos espetadores.
00:25:39
Speaker
A lei, a lei de só no Au do Quaromonte vão ter mais de 100 mil pessoas. Para ver, é o estádio do Sporting e o do Benfica juntos, a lei. 6, não é como em Portugal que é metade do estádio. Sim, sim. E público nas estradas, o ano passado tinha mais de 1 milhão a ver. E na televisão, a transmissão em direto tinha mais de 3 mil
00:26:04
Speaker
Casas a 3 milhões de televisões a transmitir a transmissão em direto. Só na Bélgica? Só na Bélgica, é mais importante quando os diabos vermelhos jogam. Qual é que é a população da Bélgica?
00:26:22
Speaker
10 milhões é como em Portugal? 11 milhões. Caralho, esses são números... É, é base importante, tem mais espetadores do que... Tive mais espetadores do que quando a Belska jogou há quatro anos atrás, as meias-finais do campeonato do mundo contra a Inglaterra, contra a França. Não há mais uma prova melhor do que isto é o desporto favorito dela.
00:26:48
Speaker
Os ciclistas aqui, antes de Ronde van Vlaanderen, os ciclistas belgas, antes do Dia do Reconhecimento, param nas capelas que têm à volta do percurso para pedir sorte aos santinhos deles e não sei o quê. Tem uma tradução,
Rituais e Versão Cicloturista da Ronde
00:27:04
Speaker
tem traduções aqui e tem igrejas que nessa altura têm aquelas camisolas de ciclismo antigos, de ciclistas antigos, estão lá tipo...
00:27:12
Speaker
Expostas. Expostas como se fosse uma pintura sacra, arte sacra. A ligação fé e ciclismo têm uma ligação bastante forte. Eles até têm uns percursos com capelinhas pequeninhas onde eles param e metem uma velhinha para pedir sorte durante a prova. É uma coisa bastante tímida.
00:27:40
Speaker
A prova mais importante aqui para os belgas é esta. E além disso, só mais uma curiosidade, e a Carolina estava a dizer hoje, vi nas notícias que amanhã é a Ronde van Vlaanderen para os cicloturistas.
00:27:55
Speaker
Ah, pois tu falaste disso, onde passou? Ela dizia, tu devias de participar. E eu, tu estás louca? 16 milho de pessoas a participar. 16 milho? 16 milho de pessoas a fazer o percurso. E já vi vídeos, há pessoas que, se uma pessoa está ali de monto a subir aqueles bairros, saiam que para, para 1 milho de pessoas a entrar. Agora tudo vai com a bicicleta na mão.
00:28:19
Speaker
Pessoal com a bicicleta na mão por ali, eu sempre disse. E ainda por cima com aqueles chapatis não muito confortáveis. Eu prefiro ir ao grande fundo de madeira, é mais fácil. Eu sei, não vais ter
Objetivos de Vitória na Ronde van Vlaanderen
00:28:31
Speaker
as contrateiras. É um tema para a equipe assim. Mas pronto, então vamos dizer, prova mais importante, toda a gente quer ganhar e é por isso que é tão importante para o Van Ars ganhar esta prova.
00:28:42
Speaker
E é por isto que é tão importante, se calhar, para o Pogacar também mostrar que esta prova no palmarés dele mostra... Deve de ser poucos os tipos de ciclistas do estilo dele que conseguiram vencer o Aron de Valandres. Sim, eu não me recordo de um outro... De um ciclista que tem a ganho à volta à França, ou seja, candidato a ganhar uma grande volta, que vá à volta à Flandres com o objetivo de ganhar.
00:29:10
Speaker
Sim, até o Eddie Merckx, se um gajo for falar do Eddie Merckx que ganhou tudo, era menos esperado que ele vencesse a volta à França e as grandes voltas, porque ele ganhava essas provas clássicas. Ele é tipo o Van Aert e o Van Der Poel, mas transformou-se para ganhar grandes voltas.
00:29:31
Speaker
Não tenho assim a ordem do Palmarés do Eddie Meryx mas eu penso que primeiro ele começou a ganhar na CoQ essas provas clássicas e depois então é que meteu-se nas grandes voltas. Enfim, a estratégia do Poggi, como nós estávamos a dizer.
00:29:49
Speaker
é tentar fazer a diferença nos escudos e fugir, e chegar a solo, porque se ele sobe... a última subida é igual à do ano passado, o Paterberg. É a última? Pois é, sem sentar sempre. É a última, e se ele chega ao fim do Paterberg e não está sozinho, eu penso que acabou, ele não tem hipóteses de ganhar. A não ser que seja alguém... Alguém que não seja o Van Aert ou o Vanderpil.
00:30:19
Speaker
Porque se for esse o caso, eu penso que não tem hipótese nenhuma. Van Aert e Van Der Poel, a Jumbo, o que é que achas que eles vão tentar fazer? Tornar a prova o mais difícil possível? Tentar uma fuga? Ou eles têm várias estratégias? Pois, eles têm ciclistas que dão para terem várias opções. Claro que o Van Aert é o líder e é para quem eles vão trabalhar, mas eles podem perfeitamente lançar
00:30:46
Speaker
um laporte ou um 10 minuto para uma fuga e ganhar com isso. Pode acontecer de tudo. Pode acontecer de tudo, sim senhores. Vanderpool, vai ser a conheça do costume?
00:31:03
Speaker
O Vanderpult, pronto, dispensa de apresentações. E tem aqui o principal escudero que é o Soran Kragahanderson. Sim, e penso que o Vanderpult que ele vai tentar fazer é tentar colar-se à roda do Pog, que deve ser a melhor estratégia para ele.
00:31:20
Speaker
Sim, sim, aqui a partir do Pogacar será aquele que vai ter mais iniciativa. Exato. Na teoria será assim. Obviamente não é preciso aprender por um ataque do Van Arte, até nem precisa de ser o Van Arte, pode ser o Laporte e ele vai na roda e vão os dois por lá fora.
00:31:40
Speaker
Até eu acho que pode ser que seja uma coisa dessas que aconteceu. Parece-me que é o mais provável de acontecer, se for o... O mais provável é o Pogacar tentar atacar, mas a segunda hipótese será a Porte e Van Arte tentar surpreender.
Desempenho em Clássicas e Paris-Roubaix
00:32:01
Speaker
Cavalos negros, pá. Tem aqui um nome que tem surpreendido e tem feito os meus resultados, que é o Madoas. Ah, sim. O ano passado ficou em terceiro. Fez terceiro, ainda nesta semana fiz também um pódio numa... Qual é que fui? Eu tinha ideia que o Madoas ia ser mais aquele para grandes voltas ou para provas de etapas, mas está uma estante polivalente.
00:32:29
Speaker
É, e ele tem o... porque à partir de que tu olhas para a FDG, o Kang deve ser o favorito ou o líder. Porque também é um gajo mais possuante e é feito mesmo para estas clássicas. Mas o Madoa, pah, ele fez... pois estava, ele fez o Diabo na E3 e na Stradabianca ele fez o segundo.
00:32:47
Speaker
Eu penso que o Kungs tem mais perfil para fazer alguma coisa na par e roubê. Exatamente. Também penso que sim. Em seguida pode falar do par e roubê. Porque o par e roubê é bastante simples. É a corrida mais imprevisível. Não dá para provar o que é que pode acontecer. O ano passado eu pensava que o Yves Lampard ia ganhar. Ele tem uma queda a cada mais marada. Daquelas mais esquisitas que já vi em toda a minha vida. Lembras-te do ano passado?
00:33:17
Speaker
Um espetador bate-lhe no volante e o levou. Ah! Porra! Ele estava na frente, quase apanhando o Kuzo. O de Runevandlander. Por isso... Já me lembro. Pronto. Qualquer... Pronto. E já estou eu aqui a desviar as coisas todas. Mas espera, já vais sair da Runevandlander? Não, porque eu quero falar da Quickstep e da Ineos.
00:33:44
Speaker
Ok, ok. E depois dás-me só a oportunidade para falar de Movistar. Ok, essa é a Movistar, anda a fazer. Fala da Movistar, claro. Quem é o Aramburo? Não. O Garcia Cortina? Sim. E quem é o outro? Tu queres falar do Oyer Lascano?
00:34:03
Speaker
Sim, eu se gaste surpreendo dele. Ah pois, deixou-me a imã de boca aberta. Tu foste pesquisar o perfil dele, faz aí. Foi, foi. Ele tem a fisidemia perfeita para uma volta a Flandres, para um país raio, 189,74 quilos. Só que se tu fores ver os resultados dele nesta época, não tem nada de relevante. Por exemplo, na bruga do pânelo não terminou.
00:34:33
Speaker
Mas depois logo a seguir, uma semana depois, na Duars e Dorflandern, faz segundo. Pois. Segundo e podia ter feito algo mais até. E este segundo eu preciso ter atenção, porque este segundo lugar ele faz tendo tato na fuga. A prova é quase toda.
00:34:52
Speaker
Foi, foi a fuga do dia. Foi a fuga do dia. E depois o grupo foi apanhado pelo grupo, o Laporte lança o ataque e esse grupo que fica, ele consegue terminar em primeiro desse grupo. Tu queres ver que a solução para o problema da Movistar foi meter o Valverde na reforma? A verdade, nós estamos à espera que com o acido do Valverde eles ficassem aqui com um grande problema. Mas vei, eles ressugesteram, pá. Como também.
00:35:19
Speaker
O que eles precisam é esperar que o Carlos Rodrigues acabe o contrato com a Inês para ir buscar-lo. Há uma coisa assim. Honestamente, estão com boa equipa. Para as grandes voltas, olha quem nascei, o Henrique Masse. Tiveram o mesmo nível do ano passado. Henrique Masse com um escudoero como o Ruben Guerreiro.
00:35:38
Speaker
Pois, e não sei até que ponto é que o Rubão Guerreiro não pode ser um solaire ali dentro.
Mudanças na Movistar e Acordos Futuros
00:35:45
Speaker
O Rubão Guerreiro também gosta de ganhar, não sei. Mas eu acho que ele tem uma espécie de contato, um alunimato de acordo, que é, tu podes, tens a tua oportunidade para ganhar provas de uma semana, como ele já ganhou. Sim. E depois nas grandes voltas, vais trabalhar para o Henrique Marques.
00:36:02
Speaker
Mas parece que tiraram aquele parasita que estava ali, aquele Jorgensen. Onde é que eles foram desencantar aquele gajo, rapaz? No hotel Jorgensen. Ah pá, espetáculo. Eles fizeram uma grande prova, outra vez. O ano passado já tinha feito algumas coisas, não é? Sim.
00:36:23
Speaker
Mas este ano, após, e não estava a esperar que o fizesse a... e não sabia que ele era bom nas subidas, como o mostrou nos Emirates. Nos Emirates, não. No Oman, ele ganhou o Oman, não foi?
00:36:36
Speaker
Ele ganhou o Homem, exatamente. Tanto é que é uma prova de uma semana. Ficou o Van Sevenant em segundo. Olha como é que ele se chama. Mori Van Sevenant, da Quicksab. Por causa dos nomes, tenho só aqui depois um pequeno jogo. Duas ou três nomes aí, tipo, desses mais complicados e tu vais dizer como é que se diz isto com uma pronúncia correta. Então diz-me, diz-me, diz-me. Então olha, há um que já está aqui que é aquele da Bora, aquele puto maravilha, o Kian.
00:37:03
Speaker
Ah, Xi'an. Xi'an. Xi'an. É o Xi'an. At the Brooks. At the Brooks. Sim. Fora das calças. É literalmente a tradução literal para o português. Olha isso que andam a fazer no meu vídeo. O Anderpool é o da poxilha. É que eu vejo um U e um J e pôr como é que se diz. At the Brooks. E o outro? E o outro é o... É tiz de minuto, é assim que se diz?
00:37:33
Speaker
Thijs Benoot. Benoot, ok. Thijs Benoot. Ok. Não, eram esses dois que eu tinha, mas o outro era o Sian At The Brooks. Esse que era... É o Yves Lampard.
00:37:46
Speaker
Isso já, pronto, não dá para... Tem uns mal esquisitos, não sei mais como se pode ver. Eu só agora também acho piada à forma como o Van Aert diz Flanders. Ele diz Flanders. Flanders. Flanders. Flanders. Flandra. Ele diz Flanders porque a gente diz Flandra. Não, mas quando ele fala em inglês, quando é entrevistado, ele diz Flanders.
00:38:11
Speaker
É, mas ele fala bem inglês. Fala, fala, mas o sotaque, não é? Dizer flan, não é? É porque é o tipo que o... Ora, só acho que falar... o pessoal que fala... ciclistas falam línguas estrangeiras. Só que eu não dou é ver no pulo. Fala francês fluente, espanhol fluente. Ah, francês? Francês, espanhol, inglês. É, Netherlands,
Línguas dos Ciclistas e Personalidade de Alaphilippe
00:38:30
Speaker
claro, aquela daqui. Ele fala bem estas quatro línguas, pá.
00:38:34
Speaker
Não sabia que eu falava francês. Francês, perfeito. E vi no documentário do Wolfpack, no Amazon Prime. O Pau de Fogo fala bem fluente francês, e ele a falar com o Cusa.
00:38:52
Speaker
O Lefebvre não. O Lefebvre tem um nome só ou francês, mas ele é um Flandrean, não é? Ah, pronto. O Lefebvre também fala francês, mas ele é Flamengo. Ele fala francês com o... O Alaphilippe. Com o Alaphilippe. Por falarem Alaphilippe... O Alaphilippe pode fazer alguma coisa este fim de semana? O Alaphilippe pode sempre surpreender. Eu acho que ele está ligeiramente no conto passado.
00:39:21
Speaker
Sim, não é difícil, não é? Não é difícil, exatamente. Cada vez que ele se metia numa bicicleta, ou caia num broco, ou... Ou vinha contra uma mota. Quantas vezes já partiu os ombros e... Ai, aquele gajo tem tanta azar, eu digo-te. Sim, não é só azar, ali... Mas é um gajo porreiro, pá. É um gajo um porreiraço do caraças.
00:39:42
Speaker
Sem ideia que dá, é essa. É boda positiva. É um maluco, um irreverente. É um irreverente, mas não é. É um gajo boda simpático. Que eu estou a falar como se eu o conhecesse, não é? Então eu estava a ver aquele documentário do Wolfpack e ele estava em Livinho a fazer os tais de altitude.
00:40:08
Speaker
e ele vai lá ao cablareiro, e o cablareiro tipo não sequer sabia quem é que ele era, ele estava a dizer, ah sou de França, sou não sei o que, depois ele percebe que ele era campeão do mundo do ciclismo e diz, ah não tenho que pagar, e ele, a sério? não sei, isto não pode ser, disse não, não tenho que pagar, não tenho que pagar, e depois ele olhou para a coisa assim, se sabia trazer a minha família toda, assim, ninguém tinha que pagar. Não, mas parece um gajo, é aquele tipo de pessoal que diz, este gajo é tão simpático que não merece ter tanto azar,
00:40:39
Speaker
Pode ser que o azar começa a mudar. Nunca se sabe. Agora, por falar só em azar e estamos a falar assim de vários ciclistas que podem ganhar, há aqui um que também pode ser aqui uma surpresa, o Fred Wright.
00:40:53
Speaker
Fred Wright, sim, que é o... E tem uma razão. Que é o chacionador de Hogwarts. Sim, é verdade. Mas há aqui um promenor, é que ele vai com camisola nº 107. E aí esta é a centagésima sete medição. Ah, isso é bom ou é mal? Só o tempo dirá.
00:41:16
Speaker
Ah ok, então do final vamos ter que tirar as conclusões. Se ele terminar no top 10 é mais ou menos bom. Se ele se espetar numa arvore ou numa valeta, portanto, já sabe, é defeatar para o ano 188. Exatamente. Falámos da Movistar que pode fazer alguma coisa, mas ganhar, acreditas que eles ganham?
Desafios e Estratégias da Quickstep
00:41:40
Speaker
Só se conseguirem isolar os três musqueteiros. A Quick Step. A Quick Step é o... Pronto, é o Alaphilippe e o Asgreen. O Merlian não sei o que é que vai para ali fazer, mas pronto.
00:41:57
Speaker
O Merlir vai entrar. Vai. Ao menos leva o Jakobson também. Eu sei. Sim, já agora só faltava levar isso. E depois que eles levaram o Jakobson, para onde é que foi? Levaram o Jakobson e o Merlir. Foi para... Não foi para a Brorre de Pan e depois nenhum deles chegou ao fim. Eu acho que foi essa, sim.
00:42:17
Speaker
Ou foi para a Ghent, o Evolgan? Já nem esquecei. Ou para a Dwarves Dour? Foi a Dwarves Dour. Levaram para lá os dois. Pronto, lá para o Discoizolado, que é tipo... Não sei. Eles estão um pouco assustados, penso eu. Eu penso que vai depender muito. O Alaphilippe, o que ele se calhar devia de fazer era ser um pouco mais cauteloso e fazer como fez para ganhar o campeonato do Mundo.
00:42:42
Speaker
Como não foste para ganhar o Compnatum no... Aqui em Flandres? Aquele em Leuven? Se calhar ou pode fazer como o Vanderpool e seguir o Paul Guido? Ah, é isso. É isso que eu estava a pensar. A melhor hipótese que ele tem aqui de ganhar é não atacar. Ou atacar cirurgicamente. Ou atacar cirurgicamente ou então ir sempre na roda do Vanderpool.
00:43:07
Speaker
Porque a Quicksab tem que fazer alguma coisa. Sim. Porque eles vão estar à espera que chegue a Flash Valon, o Amsel Gold e a Lac Bassanaco Lac para fazer alguma coisa.
Participação de Evenepoel e Outros Ciclistas
00:43:22
Speaker
E vai ser quem? O Evan Poole vai tentar ganhar aquilo.
00:43:30
Speaker
Ah, ok, ok. Sim, sim, sim. Vai ser o Evernpool, mas penso que este ano vai tudo o que é pesos pesados. Acho que o Hogwarts vai. Certo. Acho que talvez a Garde está a pensar.
00:43:43
Speaker
Sim, sim. E o Paulo Gatchar, claro. E não me surpreende que vá para lá o Paulo Gatchar e o João Almeida. O João Almeida não, não está a previsto. Ele agora vai descansar, está a ajudar tudo até a agir. Sim, senhores. Também acho que sim. Está em forma. Já vamos falar do João Almeida aqui a pedaço. Sim, senhores. Então, tem mais algum cavalo negro que a gente possa aqui falar?
00:44:10
Speaker
O que possa fazer a diferença aqui? Há um aqui, não é propriamente uma surpresa, mas pode fazer umas coisas interessantes, que é o Nelson Polas. Nelson Polas. Tem andado ali a rondar... a rondar ali à frente. Assim, e tinha dito que íamos falar da Ineos. Ineos, Pitcock é um grande ponto de interrogação, achas que... É um ponto de interrogação, ninguém sabe muito bem o que é que ele pode fazer.
00:44:33
Speaker
Eu penso que ele vem aqui mais a caçar as coisas, para o Paris Roubaix e para a Amstel Gold, e essas coisas assim. E se calhar para o Liège também. Eu acho que ele não vai ao Paris Roubaix. Não? Eu pelo menos não vejo um ciclista como ele a tentar o Paris Roubaix depois de ter andado com queixas e pôr umas fiscas. Ok. Não, mas não está para vestir. Deve agora não estar. Ele vai à Marbando de Sapelle, à Amstel Gold Race, à Fleche Falon,
00:45:03
Speaker
São mais ao estilo dele. Se eu fosse apostar numa pessoa para ganhar no domingo, quem é que apostavas? Van Aert. E no Paris Roubaix? Van Aert. Tu achas que o Van Aert vai limpar isto? Eu acho que se ele ganha esta, ganha a outra.
00:45:20
Speaker
Ok. E não sei, e eu penso que o Paris Roubaix é bastante imprevisível, mas parece que ganha uma pessoa a que a gente nem sequer fala. Normalmente tem sido assim. Tem sido assim, o gajo não fala de ninguém e ganha uma pessoa completamente... Então o que é que ganhou? O homem pessoal do Van Barle no ano anterior foi o... aquele... o italiano. O italiano? Pois. Como é que é o nome dele? Olha, esqueço, não é o Niseu. Não.
00:45:45
Speaker
É aquele que teve a corona e foi uma vitória espetacular, mas pronto.
00:45:56
Speaker
Depois já não lembro quem é que ganhou a... Foi o Colberelli, o Sonic Colberelli. Sonic Colberelli. E antes foi o Filipe Gilberre, sabe? No Avermatt. Ah pois! Portanto, apá... Sim, antes disso já foi a geração anterior. Já está a ser... Já passaram... O Van Avermatt veio lá, que ele está a participar, não é sequer falamos nele. Pois é.
00:46:18
Speaker
Ah pá, então tu achas que o Van Aert vai limpar esta semana de Páscoa? Ah, este aqui é mais o coração a falar. Aquilo que eu acho, pronto, isto é o que eu quero que ganhe, mas aquilo que acho que tem mais hipótese é o Vanderpül. O Vanderpül é o que... Porque já tem 2 vitórias já. Mas ele nunca ganhou a Paris Roubaix também.
00:46:41
Speaker
Não, não. Mas também é das que lhe falta, é o pari e roubê. Sim, também. Se quer dizer, as outras é mais difícil. As três primeiras, pronto. Se ganhar a pari e roubê fica limpa as três primeiras e se calhar as únicas que eu vou ganhar. Eu gostava de ver o Pog ganhar Domingo porque seria espetacular.
00:47:01
Speaker
Sim, isso era fofo. Não acredito que aconteça. Também não. E para enrober, eu queria que o Yves Lamparte ganhe porque eu gosto do Yves Lamparte. Ok.
00:47:16
Speaker
Agora, mas eu acredito que o Van Arte vai ganhar as duas também.
Expectativas para Jumbo-Visma e Quickstep
00:47:21
Speaker
Pelo menos o Paris Roubaix, eu penso que vai ser o Van Arte, em teoria, porque eles têm a equipa mais forte. Sim, e à partida já devem ter o Van Barle. E o Van Barle, porque o Van Barle teve uma caída, também não teve... Eu penso que eles estão a deixá-lo para ficar totalmente recuperado para o Paris Roubaix.
00:47:41
Speaker
Exato. E, apá, mas o Van Der Poel é sempre aquele prego.
00:47:47
Speaker
E também gosto do Alaphilippe, portanto, eu gosto que a QuickSap tivesse uma prestação melhor, porque ver a QuickSap assim, fraquinha, deixa-nos um pedaço de traste. Até faz impressão. Até faz impressão. Não é normal, isto não é normal. Não é normal. É porque o ano passado, tu podias dizer, pronto, está a ser um mau ano, mas já veriste assim, dois anos seguidos. Tu achas que a QuickSap está a ter um mau ano, este ano, porque, por outro lado... Se tu tiraves as histórias do event pool,
00:48:16
Speaker
É mau, agora. Não dá para fazer isso, não podes retirar as histórias do grupo. Vamos falar agora da volta ciclista à Catalunha. Aliás, o Roglic vence o Tirreno Adriatic e a volta à Catalunha da mesma forma, nos pontos de bónus. Sim.
00:48:31
Speaker
Sim, a vitória já é a imagem dele. A imagem dele. E logo à cabeça, Roglic e Evenpool são neste momento duas ditapas para o giro, os dois que estão mais fortes. Logo a seguir, ligeiramente atrás, aliás um pedacinho, um pedacinho atrás, mas à frente, muito à frente dos outros todos, na minha opinião, o João Almeida.
Favoritos e Desempenho no Giro d'Italia
00:48:53
Speaker
Não tá ninguém a fazer nada, meu. É um bocadinho preocupante. O giro começa já e meio. Nem Carlos Rodrigues, mas pronto. É mais para a volta, não é? Daniel Martínez, horrível. Acho que nunca vi o Daniel Martínez tão mal. Sim. O Bernal, pronto, tendo em conta as circunstâncias. Na mesma a trabalhar para a equipa. Mas pronto, não estás à espera daquele trabalho para a classificação em geral. Mas o Thomas, ouve, não me digas. O Goran Thomas não está...
00:49:23
Speaker
O melhor deles neste momento, em termos de fórmula... É o Kostrom! É o Kostrom Vierro! Não, o Geoghan Hardt, para geral.
00:49:32
Speaker
Sim. Tu achas que o Guianarte vai ser o líder da equipe para o Giro? Não estou a dizer que acho que vai ser. Aliás, é o Wink daquela equipe atirando o Bernal. O Bernal vai ao Giro? Pois, agora é uma questão porque ele teve... Não, mas ele está previsto ir à volta à França. Ok, como Gregari, não para ganhar. Ele não vai ser... Não vai ser para líder. Então quem é o líder na volta à França?
00:49:58
Speaker
Opa. Vai ser o Pitcauca. O Sivakov, uma coisa assim. O Sivakov vai ao giro. Então o Sivakov é que vai ser o líder pro giro. Então eles vão levar o Sivakov, o Geigenhardt e o Thomas pro giro.
00:50:15
Speaker
Sivakov, Gaganard, Garen Thomas e Aaronsman. E o Aaronsman também? É o que está previsto neste momento. Olha, desses todos eu aposto contigo, o que tu quiseres, o Aaronsman é o que vai estar em melhor forma. É provável. O Castro Vieira é o melhor a nível de montanha, é o melhor deles neste momento. Até contra-reloj é o melhor deles neste momento, está em melhor forma. Sim, sim, sim.
00:50:44
Speaker
Eu ainda não percebo. Eu não acredito. Mas a Índia já não é a primeira vez em que eles não têm grandes resultados em todas as grandes voltas e depois aparecem tão fortes. Ah, desculpa, não. Mas não como estão? Sempre que eles ganharam grandes voltas, ou ganharam a volta à Suíça antes, por exemplo antes de ganhar a volta à França, ou ganharam o par início, ou ganharam o critério do Dauphiné.
00:51:13
Speaker
Sim, sim, isso é verdade, mas... O Garanto Thomas é uma incógnita, porque ele pode estar mesmo a deixar muito de forma para Voltaitelli, não sei.
00:51:29
Speaker
A pá, não sei. E a mim, tipo, eu se fosse ver neste momento e não havia a Enios como uma ameaça. Olha, a Enios estava parecendo muito com a Mayumbo o ano passado a levar o Dumoulin para lá e o Dumoulin assim com um grande ponto de interrogação e ia ter... Até porque o Dumoulin, o ano passado, não perdeu por falta de pernas, foi perduros nas costas. Não sequer sabia disso. Eu tinha pernas nas costas. Mas pronto. De qualquer forma, Enios,
00:51:59
Speaker
e não espero nada deles. Eu penso que eles vão para etapas, porque... Também me parece. A pior coisa que eu acho que eles fizeram foi ter deixado o cara a paz ir embora, porque ao menos o cara a paz ia para ali e fazia alguma coisa, estás a perceber?
00:52:14
Speaker
Sim, já sabia que se eu não conseguisse gerá-lo, ia andar em fugas e ganhar a etapa. E o ano passado não ganhou por pouco, até porque não ganhou, porque eles foram demasiado, na minha opinião, demasiado passives a nível de quando deviam, por exemplo, há uma etapa, João Almeida e Indley lá para trás,
00:52:38
Speaker
em vez de puxar na frente e rebentar com o Plutão na avó ali nas calmas e depois quando dão por eles está o João Almeida com o Wendley a ir para frente e o Wendley acaba por ganhar a etapa e... E a geral, nesse dia
Estratégias de João Almeida e Equipe Emirates
00:52:50
Speaker
ele ganha a geral. Não, não, isto foi a primeira etapa que ele ganha no block house.
00:52:53
Speaker
ele e o Joel Maeda ficam para trás, o Joel Maeda regressa, no dia que ele ganha a etapa, então foi o descalabro total, mas aí a equipa estava muito arrebentada, o Sivakov estava sem pernas, até porque eles não fizeram a diferença quando tinham que fazer a diferença, na minha opinião, depois vai ser uma história. Mas, Joãozinho,
00:53:13
Speaker
Antes de falarmos das duas grandes equipas que vão para lá, que é o Iumbu e a Quickstep. João Zen, achas que o terceiro lugar é garantido praticamente? Até porque a Holanda e a Bahraini parecem que vão outra vez ali em forma. Guarantido, não se pode dar nada como garantido. Nem sequer o facto dos outros dois ficarem em primeiro e segundo. Pois. A partir dele é o nome que vem logo a seguir, para completar o pódio. É o mais forte candidato a ficar em terceiro lugar.
00:53:40
Speaker
Ele está melhor que no ano passado. Certeza. Evolui, claramente, na montanha. Vê se outra vez ele conseguir acompanhar os melhores. Não é acompanhar, Carlos. Neste momento já não é acompanhar, é verdade. É deixar-se ficar para trás. É o diesel, é o motor diesel a funcionar. Ah pá, irrita-me. Um gajo, eu não consigo ver. Que gajo irrita-me. João, tu irritas-me.
00:54:09
Speaker
Não, é tipo... Ele tá tipo quase a morrer.
00:54:14
Speaker
e depois recupera miraculosamente, não sei. É a imagem de marca. É a imagem de marca. Mas se ele conseguir melhorar... O posicionamento dele. O posicionamento dele. Melhorar o posicionamento e melhorar a capacidade de reação. Não deixar aquele espaço... Eu acho que ele reage mal. Eu acho que ele está demasiado atrás. Mesmo que ele reage lá, ele gasta bastante energia a apanhar um ataque cóquer.
00:54:41
Speaker
O Evan Poole está sempre na frente, colado ao gajo que ele quer. Está sempre ao pé do Roglic. Ele tem que estar sempre ao pé deles.
00:54:50
Speaker
Na minha opinião, não é? Quem quer lutar pelo pódio vai ter que estar com os melhores. Isso aí tem que ser assim. Porque se não, o que ele está a fazer é... Imagina, há um ataque na frente, Hoglet ou Evenepoel. Sejam um qual for, o outro vai seguir logo. Pronto, isso já sabe que vai ser assim. Ele está atrás, já sei se ficar para trás, mas ele, dos outros todos, é o mais forte de todos.
00:55:14
Speaker
Ou seja, ele até pode apanhar os outros duas a seguir, mas acontece o que aconteceu nestas duas provas, no Tirreno e na Catalunha, que é, ele está a ir atrás dos outros e está levando com ele... Está a rebocar os adversários. Exato. Sim, sim, sim. É isso é o que tem acontecido. É claro que ele, quando está num nível acima, como foi como estou na volta à Catalunha,
00:55:39
Speaker
Ele mete aquele ritmo de recuperação e é um ritmo tão alto que nem os próprios adversários conseguem apanhar. Sim, mas na mesma... Mas não é a melhor forma de correr. Aquela etapa na Catalunha que ele tem o furo, ele salva aquela montanha mais rápido que ninguém.
00:55:54
Speaker
Ele fez uma suíta de outro mundo. E quase sem a ajuda da minha mão. Fala nisso, o Yeats. Esse gajo, ele devia-se de remonter a Gregório. O Yeats é... Enfim. Ele estava ali como o Gregório porque... Quer dizer, ele estava ali numa duta liderança. Olha que tanto ali o Yeats, não se pode dizer mal do Soler. Não, não, não.
Mudanças na UAE Emirates
00:56:20
Speaker
O Soler foi o melhor escolheiro do João Pedro.
00:56:23
Speaker
Ele agora vai ter o Fórmulo, por isso nunca se sabe o que pode acontecer. O Fórmulo e o Cove, e o Ulysses, e às vezes vão esses gajos todos outra vez. Sim, e vai também o Vane, que é ainda uma... Isso é outro problema, que é que a Emirates voltou a fazer a mesma coisa que fez outro passado. Não acompanham os ciclistas. Não, juntou os ciclistas que vão a...
00:56:47
Speaker
Ele vai com uma equipe agora para o giro completamente diferente da equipe que ele tem andado até agora. Exatamente. Acho que até foi o Maica para lá, não foi? Foi o Maica. O Maica estava bastante fraco. Ele teve o fórmulo e acho que foi o Luís na prova de covantes.
00:57:07
Speaker
Pronto, ele deve-se lembrar do ano passado, que é tipo, ah, uma coisa que não tem eles, eles não vão ajudar de qualquer forma. Sim, pois os caras já sabem. Se for para escolher para ganhar, quem é que tu apostas, Evenpool ou Roglic?
Disputa e Impacto do Contra-relógio no Giro
00:57:23
Speaker
Roglic. Eu acho que o Evenpool vai ganhar.
00:57:27
Speaker
Eu acho que em determinados momentos a experiência vai valer. Sim, sim. Mas o Hogwarts tem sempre azar, meu! Sim, sim. Os azares, pronto só, aquela parte deixam sempre um gajo um bocado preocupado que ele pode ganhar. Mas quem via voltar a Cantadinha via diferença de experiência. Talvez o Evan Poole atacar e depois há ali uma etapa em que mesmo nós vamos os dois para a frente e depois o Evan Poole sempre olhar para trás e a mandar ver e o Hogwarts
00:57:57
Speaker
Nem sequer a... É para abanar ali os cotovels, anda, vai puxar para frente e o gajo não faz nada ao rolox. O rolox vai lá dele. E depois puxar para xacarar. Ele devia estar um filo de almejo que está nisso. Pois depois você tem que ter muito respeito um pelo outro, não sei o quê. Naquela hora acredito que eles andem meio irritados. Não sei, não sei. Mas eu acho que o... Tem aquele contra rolox a subir no final. Sim. Sabes, o historico do rolox com o contra rolox a subir. Não sei.
00:58:24
Speaker
Mas vai ser uma batalha e vai ser bom de ver. Eu espero que seja uma grande batalha. Vai ser em simultâneo a última etapa, é no dia do Gran Fondo. Exatamente. É o dia do... O contra-reloj não é pela última etapa, não é?
00:58:39
Speaker
É na última época, no dia 27. E nós estamos convidados para ir à casa do Carlos ver... Olha... Não sei. E estou a gozar, mas a gente tem que ver. Nós temos que ver. O contrarreloj em Cebuida, nós temos que ver. É o sábado. Ah, sim, sim, sim. Temos que ver isso todo o jantos. Isso é garantido.
00:58:59
Speaker
E nos dias antes, é, montanha atrás de montanha, um gajo vai ter a
Preparação para o Gran Fondo
00:59:04
Speaker
lei. É o típico da última semana. E quem sabe o Joãozinho vai nos dar uma alegria para a gente ir para o Gran Fundo ainda com mais força do que a gente já é. O problema é que não vamos só nós, vai ter... Vamos falar hoje da nossa estratégia para o Gran Fundo, Carlos?
00:59:22
Speaker
Ok. O que a gente tem dado a treinar. Sim. Qual a que achas que é a melhor forma de se preparar para o Gran Fondo? De abordar aquela prova? Porque nós temos três subidas difíceis. São, sim, mas basicamente é uma grande subida difícil, que é a subida que foi que já falamos da última vez.
00:59:46
Speaker
Ainda à rebeira da chanela, que vai dos 0 aos 1.400m, 1.500m de altitude. Caraças! 1.400m. Qual que é a subida que venha depois? Não, não, não. Isto está numa... O percurso é diferente. Tem rapas de 16%. Caraças!
01:00:05
Speaker
É durinho. Mas vamos chegar lá acima porque eu já estou nos 67.9. Ok. Portanto, já estou chegando lá, carasse. Já estou chegando lá. Já desde há 2 semanas atrás já perdi mais um colhinho, um gajo está ali. E o meu FTP subiu. E lá, perder o FTP e subir o FTP, isso é... Não fiques com medo, Carlos, não fiques com medo. E a minha bicicleta, mesmo que eu não tenha, o meu FTP... Pronto, agora vem aquela parte só para me produz.
01:00:34
Speaker
Bem porque eu ainda não tenho o mesmo peso que tu. A minha bicicleta é 4kg mais leve que a tua, faz logo a diferença. Já te disse que vai cheirar o vaso fazendo algo a der. Não, não. Eu acho que usávamos o Zé na parte mais plana. Gastávamos o Zé, por exemplo, a Zé. Zé, olha dizer merda-te. Não, não, vamos todos juntos. Vamos todos juntos. Acho que era o mais engraçado. Vamos todos juntos. Onde é que são os pontos de abastecimento?
01:01:02
Speaker
A vida não está fina. O ano passado foi no fim da primeira suída e no fim da segunda.
01:01:11
Speaker
Ok. E a última descida é comprida? É, ui, aquela descida, é que basicamente vás da... A última descida é a descida do Porto Menes, da sata do Porto Menes. Ok. Essa descida depois vou-te mandar o vídeo, eu acho que já te mandei, mas vou-te mandar outra vez, porque essa descida foi filmada por aquele maluco que andou aqui.
01:01:37
Speaker
Não façam o que esse gajo faz, andar na via rápida de bicicleta. É poribido. Nem é só por ser proibido, a velocidade que ele faz. E ele passa lá numa parte também de dois carros, rapaz.
01:01:53
Speaker
Enfim, não vamos fazer isso, não vamos tomar a via rápida. Se segures, Carlos, então nós estamos preparadíssimos. Preparadíssimos e ainda ao propósito da preparação. Eu esperantei aqui há uns tempos uns Gs energéticos da CIS, Science and Sports.
01:02:09
Speaker
É, é caro. Não quero outra coisa. Esquece. Aquele gesto... Ah, olha, vou falar nisso. Eu experimentei aquela coisa que eu comprei, um potezinho daquele creme com... Eu garanto tão azusa para as pernas. Sim. Com PR lotion. Faz grande diferença, meu. A nível de recuperação. E as pernas não ficam tão doidas de um dia a seguir depois de um treino físico? Oh, isso é... É fixe. Mandaste-lhe para a internet? Sim. É, aquilo vem dos Estados Unidos.
01:02:39
Speaker
Tens que ver os custos de importação.
Encerramento e Agradecimentos
01:02:42
Speaker
Pá, vai compensar de certeza as dures, por isso. Faltam dures. Sim, senhores, pá. Carlos, estamos, acho que falamos de tudo. Já viste? Fui rápido, fui barato. Dar milhões não dá, porque a gente faz isto de graça para vocês.
01:02:57
Speaker
Aliás, segurei mais a dinheiro. Apá, diga-me que assim dou-vos a nossa conta, que é para poder pagar o Carlos tantos anos a gravar podcast e danalho. E o Carlos, tipo, onde é que? Where's my fucking money? Show me the money! E ele ainda não recebeu nada, mas pronto, não interessa.
01:03:14
Speaker
Não perca! Eu recebi, recebi, eu estou a oferecer-te uma camisa especial para o grande fundo. Ah, sim! Melhor que isso é difícil. Melhor que isso é complicado, pá. Aliás, eu também me ofereci uma dessas a mim mesmo.
01:03:29
Speaker
E vamos todos ali a comunhar. Temos de tirar umas fotografias ali, não sei o quê. Sim, sim. Sim, senhores, pá. Olha, Carlos, obrigado pela tua participação. Pessoal, obrigado por virem. E não percam o Arona Van Vlanderen e o Paris Roubaix. Nós voltamos a seguir o Paris Roubaix para fazer uma provisão da Liege... Bastão em Liege. Sim? Sim, e do giro, que vai-se logo a seguir.
01:03:54
Speaker
sem agir ainda em uns tempos de pus a gente se calhar se calhar vai separar isso tudo ou vamos falar de tudo de gente não interessa nós vamos nós vamos falar sim senhores Carlos até à próxima pessoal força no pedal