Become a Creator today!Start creating today - Share your story with the world!
Start for free
00:00:00
00:00:01
In soviet Russia, ball kick you image

In soviet Russia, ball kick you

PDC Podcast
Avatar
86 Plays7 years ago
Bem Vindos ao nosso primeiro Podcast. O nosso primeiro Podcast trata do tema do momento: O mundial de Futebol 2018, na Rússia. Espero que gostem! Enjoy!
Recommended
Transcript

Experiência no palco e com frango

00:00:05
Speaker
foi a melhor etapa que vi e a melhor etapa do frango, foi uma coisa brutal. Ah é, depois, e com ventilha também faço isso. Isso não faço porque o ventilha é muito caro, por acaso acho que não é muito caro. A tua mãe deve saber mais ou menos.
00:00:28
Speaker
Nossa, e devia ter feito aqui, tipo, uma espécie de apresentação formal. que ainda fiz. Ah pois. Mas não faz mal. Ah, se tem piada eu improviso na hora. Não improvisa na hora.

Nomeação do podcast e decisões de episódio

00:00:42
Speaker
Olha, mas uma cena, também não sei o nome deste podcast, isso posso chamar podcast? Ei pá, não, isso convinha ter assim o nome e até o geneiro que não. O nome do episódio, o nome do episódio devia... é, isso eu decidi.
00:00:56
Speaker
Eu não sei se concordas, se não concordares não faz mal, porque vais ter o nome da mesma.
00:01:11
Speaker
O nome do podcast é um gosto especial. Podemos deixar para os ouvintes. Claro que como isto não tem muitos ouvintes, ou não tem ouvintes. E onde é que estás depois a pensar por isto? São Paulo? São Paulo, é.
00:01:27
Speaker
Mas eu estava a pensar, o que é que achas depois? Por exemplo, criarmos uma página no Facebook ou assim? Para partilhar? Isso é mais fácil. Sim, sim. Uma página para isto, pode-se fazer isso, também não custa nada. Sim, sim. É que depois é mais fácil para os comentários e até para partilhar. É a única coisa que eu nem quero. É tipo...
00:01:48
Speaker
Não ter no Instagram

Objetivo e público do podcast

00:01:49
Speaker
e não sei o que... Não, não... E tipo... Andar atrás de pessoal e mesmo... Hashtags e coisas assim... Não tem que baixar a roupa essas chaves. Eu gosto de publicar isto... E tipo... A mim nem me importa que eles não tenham muitos seguidores. Sim, é... É mais uma coisa para a gente. Exatamente. Eu sou um gajo para olhar o que é tipo... É para a gente, mas se vocês quiserem ouvirem podem ouvirem e dizerem o que quiserem e essas chaves. Boa, boa. Por isso... Yeah. Está fixe. E... Pá, se olhar...
00:02:17
Speaker
Isto pode ser o podcast dos comentadores madurentes. Isto tem que ter de tudo. Tem um gajo... Um gajo do Konece do Porto, com o stock do Konece, que vem do contenido. Pois tem um gajo do Funchal meio velhão, cada sport. E o outro, se deignar aparecer, é um gajo do Funchal, mas menos velhão do que o outro e do Benfica. Mas não é daqueles Benficistas que...
00:02:47
Speaker
Ele é ferranho do Benfica, que ele não é avacalhador. Pronto. fixe. Ele sabe a treta que é o Benfica, às vezes. Sabe o que é, pá? Às vezes falo que o Benfica é isto, que as gajas vêm do Benfica a falar de fogo. Não sei se liguei essa gente, essa gente do Benfica. gajos do Sporting assim também. Ele sabe de todas as coisas. fixe. É, posso fazer uma cena?

Introdução dos anfitriões

00:03:20
Speaker
Olá a todos, bem-vindos ao podcast number one. Somos os number ones. Bem-vindos ao nosso primeiro podcast. Meu nome é Paulo Rodrigues e sou do Funchal. Comigo hoje, estamos o Carlos. Bom dia a todos. Sou o Carlos Ornelos e sou do Canis.
00:03:44
Speaker
Faze-me uma apresentação mais extensiva. Mais extensiva, então. Olha, tenho 24 anos. Estou neste momento a ter a licenciatura. Acabei agora o segundo ano. Em Engenharia e Dutação Subida. Pô, eu não acabo aquela porcaria, vamos ver o que acontece. Mas alguma coisa que devo dizer? Não sei, as nossas seguidoras do site subida podem querer saber se tu estás disponível ou não, não sei.
00:04:12
Speaker
tens 24 anos. Pode ter que haja para algumas cougars. Eu sou o Paulo Rodrigues e sou o palhaço e apresentador do grupo. Tenho 30 anos, sou enfermeiro e estou imigrado na Bélgica, que é provavelmente o clube, a equipe que vai vencer o campeonato do mundo. Uma candidata.
00:04:40
Speaker
É um bom candidato.

Discussão sobre a Copa do Mundo da Rússia

00:04:41
Speaker
É um bom candidato. É um dos que tinha inicialmente previsto como candidatos, é verdade. E hoje o nosso tema, este primeiro podcast, é o tema do momento, que é o Mundial da Rússia. Quer dizer, para nós não conta tanto, nós fomos postos na rua, mas vamos falar na manhã sobre isto, porque até que foi o terceiro Mundial interessante. E é tal coisa, a gente...
00:05:04
Speaker
Foi uma desilusão, a nossa desilusão de Portugal com uma equipa tão forte e depois de termos conquistado o Europeu da forma como conquistámos, mas pronto. algumas passadas. Olha, mas antes de nós falarmos aqui do nosso tema principal, o que é que der na cabeça? Fazer um podcast?
00:05:29
Speaker
Qual foi a tua motivação para tal? Eu sei que tu foste praticamente obrigado por mim, inicialmente. Ah não fui obrigado. Olha, quando tu me fizeste o convite eu estava a dar um passeio de bicicleta, como sabes? Mandei-te uma fotografia até. Sim. Pá, inicialmente não estava a ser muito convincido a fazer um podcast, não é uma coisa nova porque tinhas sujeitado. Pá, mas depois, como até ontem me comentava,
00:05:54
Speaker
Porque é convincido, não me demora muito tempo a ficar convincido. Não, nós também não estamos à espera. Eu não tenho muita vergonha de falar assim num podcast. Até porque eu não estou à espera que muita gente ouça. Por isso não faz muito mal. Eu gosto de falar de futebol e... Claro? Eu tive o mundial todo a falar de futebol com o nosso locutor fantasma. Ele é aquela personagem do...
00:06:21
Speaker
Ele com aquela personagem do Feliz Mental War que nunca aparece, sabe? Pá, ele ia se livrar, mas não é. Também, eu também não me lembro, mas isso é que ela é uma personagem, que é a personagem principal e que nunca aparece. Foi a única coisa muito cara de livros, o que se passa em concreto, eu esqueci-me. Eu até fui ver a peça, no teatro.
00:06:41
Speaker
altamente, caras. Não queres falar sobre isso? Tive uma experiência traumatizante. Não, o teatro português até é bom. E o pessoal vão ao teatro. Deixem de ver futebol, vão ao teatro, caras. Os atores eram para casa muito anos, mas eram muito interessantes para mim. Ok. E porquê fazer um podcast sobre futebol? Em Portugal, pensamos.
00:07:10
Speaker
O futebol é mais que ir à missa. Acho que vai mais gente ao futebol do que à missa. E toda a gente sabe futebol, todos falam do futebol. E todos isso tem por causa do futebol. Então quando chega ao Mundial, sempre aquelas conversas da seleção.
00:07:27
Speaker
É interessante, o que é que para mim é hilarioso. Eu não gosto de soar um pedaço, eu não gosto de soar dar-lhe assim um ar de arredondo, mas às vezes eu... E para mim, eu comecei a me interessar pela parte mais tática do futebol, a estratégia. Para mim, quando começava, quando tinha o que é a volta de uns 12 anos, 13, eu comecei a jogar championship manager, futebol manager.
00:07:54
Speaker
Exacto, não se pode comparar muito essas coisas ao que se passa na realidade, mas... para ter uma ideia básica de como é que as coisas funcionam, acho. Começamos a ver o futebol de outra forma. Eu acho que os pais, hoje em dia, fazer um favor à humanidade, ao futuro do futebol português. Vocês veem os vossos filhos a jogar FIFA?
00:08:14
Speaker
Pá, terem-lhe do comando de muito uso no computador a jogar de championship manager. FM, agora é FM. Sim, sim, eu futebol manager. Mas eu acho que até agora existe para uma aplicação disso para o computador. Mas não é aquela de montar os jogadores, tem que montar táticas e isso, que não pode ser fácil. Não concordas comigo? Concordo padamente. Eu, por acaso, também como tu, também tive assim, como sei, o meu interesse também foi sempre o... Eu não cheguei a conhecer o CM, a minha altura eu fui o futebol manager.
00:08:43
Speaker
Quando eu jogava CM, tu acha que ainda usavas fraldas? É, é capaz. Mas foi na altura do FM, eu joguei muitos anos, mas uns 3 ou 4 anos, perdia muitas horas naquele jogo. Pois, então por isso é que nos últimos anos resolveses perder mais horas ao jogar FIFA. Para caso vocês não saibam, vocês têm de pesquisar o Carlos.
00:09:06
Speaker
na vossa PlayStation, na cena do PSN. E vocês vão ver que ele está na divisão do FIFA. De uma forma curta, eu cheguei à divisão, qual é o segredo para chegar à divisão? Muita dedicação, muitas horas a jogar FIFA e pouco sonho, não estou a brincar. E como é que consegue acompanhar isso com o curso de proteção civil?
00:09:35
Speaker
É pá, como tenho alas à noite, consigo conciliar bem. Normalmente jogo por acaso no último mês, fui à altura de frequências e isso, não se comprato nem por que peguei no FIFA. Mas normalmente jogo assim, tiro uma hora, pongo sempre ali um tempo limite. Normalmente uma hora, faço 3 ou 4 jogos e está feito.
00:09:57
Speaker
Mas tem de ser uma coisa que tens de ir jogando, não é? A maior parte do pessoal que eu conheço que está em divisões superiores, jogam um diariamente. Não é uma coisa de jogar agora tipo uma hora e daqui a uma semana voltas a jogar, perdes o app, não mesmo. Olha, eu por exemplo, eu cheguei à terceira divisão e pensei, caras, agora vou tentar subir para a segunda divisão. que, falta-me um jogo. E isso, de quase certeza que vou descer.
00:10:23
Speaker
Então, por simplesmente parar de jogar Seasons, é que tu tens outros nodos de jogo, agora dediquei-me a jogar a caminhada do Hunter. É, eu também joguei essa. Eu não acabei, mas tive a jogar e está muito fixe. tinha jogado ano passado ou não? Eu tinha jogado, mas não cheguei ao fim do ano passado. Eu cheguei ano passado ao fim. E este ano é a continuação, não é?
00:10:47
Speaker
Ele tem futebol feminino e tudo aquilo, interessante, fixe. Mas põe o Ironman dele, com 16 anos, a jogar a controlar na seleção dos Estados Unidos. E por isso, perdido o Jerton, acho, para que ela entre aos 75 minutos e que marque três vezes e resolva o jogo. Tipo, são daquelas coisas que, com pequenas 16 anos.
00:11:08
Speaker
Não pressão. Teste-me para crescer. Não te preocupes. Mas por acaso acho que todos deram muita atenção ao time. Está muito interessante esse modo de jogo, por acaso. E não percebo nada da história, porque eu salto sempre as 400. Ah, foi isso que tem piada. Não, a mim tem piada tipo marcar 4 ou 5 golos no jogo e fazer 6 ou 7 assistências.
00:11:31
Speaker
Não, e por causa disso tem muito aquilo no nível máximo de dificuldade, mas muito assim no... tipo no knut, ou uma coisa assim, que é para ser mais... mais desafiante. Ah, ok. fixe. Ok, pronto. Olha, vamos começar a falar sobre o Mundial, o que tu achas? Sim, sim, acho que sim. Boa ideia. Então, curiosidades acerca deste Mundial. Bem, é a primeira vez, penso eu, é a primeira vez que um Mundial se joga-se na Rússia. Sempre a vontade.
00:11:58
Speaker
É um país enorme. Eles fizeram muitas novidades para este Mundial. A começar por uma nova bola. Parece que fazem... Os efeitos estranhos, não é? Os efeitos não são estranhos, mas, por exemplo, quando queres dar uma curva à bola, ela não faz uma curva desejada, mas vai direitinho. Parece que vai sempre para a baliza. É aquele golo do Nacho contra Portugal.
00:12:27
Speaker
A bola faz um efeito... Pronto, não quero me gabar, talvez nem parecer arrumado, mas eu estava a ver o jogo. Eu pensei, eu no estádio, eu estava atrás da baliza do Patrício, eu pensei que a bola ia para fora. Porque a bola faz um efeito tão grande, e depois bate no posto e entra. O golo do Quaresma também foi...
00:12:49
Speaker
O Karajan nos habitou a marcar daqueles gols, mas... É verdade, é verdade. Mas é por acaso que tenho visto, não sei se concordo, mas tenho visto vários gols em que a bola faz uns efeitos assim, esquisitos, e os guarda-reds têm tido algumas dificuldades. Ainda... foi o último jogo contra... o jogo da... no Uruguai, não é? O guarda-reds dá... parece que vai sobre a bola do futebol, mas para dar um grande frango.
00:13:13
Speaker
Mas isso foi um bapê que rematou, não foi? Ele faz assim um remato um pedaço em folha seca. Não foi um bapê, foi o Griezmann. Foi o Griezmann. Ele bate ali a bola, como o Cristiano Ronaldo. Pois é verdade. A bola vai para o lado e depois de repente começa um efeito por de vez. Mas o guarda-redes foi um pouco ingénuo. É verdade.
00:13:39
Speaker
vamos falar sobre isso daqui a pouco, vamos falar sobre os quartos de sinal. Mas, se não me engano, não é o primeiro Mundial europeu em que... penso que é mais nos Estados Unidos Mundiais. Em Cabola, os guarda-reds que acham-se sempre... porque também acabam por se querer defender, não é? Mas que acham-se sempre que a bola faz efeitos estranhos. Ah, eu penso. Isso eu lembro-me do Mundial 2002. Eu lembro-me, aquela bola, se não me engano, foi a Vernauva ou o que era? Eu lembro-me da bola, não lembro-me da bola.
00:14:07
Speaker
Essa bola, eu lembro, eu jogava a bola às vezes com isso. Essa bola, se tu davas um remate, ela fazia um S e subia de cima. Essa bola que era um exagero. A bola que eles arranjaram a seguir para o Euro 2004 em Portugal. Era uma bola parecida. que eles não tinham a costura. Pois é, o 2004 foi um grande avanço tecnológico, se não me engano. É, pois. Mas essa bola...
00:14:35
Speaker
Ela não... Ela parecia tipo seca quando rematava. Ela fazia efeito, mas não era assim muito... Era mesmo uma diferença grande em relação à outra. Pelo que vejo desta bola, eu acho que ela é melhor para passar, por exemplo, passos longos e isso. E claro, um remate... E penso que muitas vezes havia jogadores que faziam...
00:15:03
Speaker
Tentam bater um remate colocado com outras bolas, e a bola era demasiado afetada pelo vento, e esta bola parece que vai em massa estável, quando é batida em jeito. E isso favorece os jogadores que têm mais técnica de remate. Por acaso eu não tinha pensado nisso, mas é verdade, temos visto alguns gols de grande efeito neste momento.
00:15:27
Speaker
Não é agora mandar batatas para a frente e esperar que o vento voltei na trajetória da bola, como alguns jogadores diziam. Sim, até temos visto várias bolas com a bola colocadíssima. E temos visto várias bolas deles. Pois, eu acho a bola um pouco. Favora-se o espetáculo, claro. Sim, sim.
00:15:52
Speaker
Outras alterações de regras também neste Mundial. Também temos a inclusão de uma corte substituição durante o promulgamento. Eu concordo planamente com essa alteração. Também, eu acho que é uma boa medida. É uma boa medida, mas as equipas deviam de ser agora com essa alteração em vez de utilizar, como eu vi, no último minuto do promulgamento para meter alguém para bater um na alta e... Pois, isso fácil como uma maneira de... utilizar essa substituição para...
00:16:21
Speaker
para tentar vencer o jogo. Eu acho que a inclusão dessa sua instituição
00:16:29
Speaker
devia de ser acompanhada com a inclusão também do gol de ouro. Ou de reinclusão do gol de ouro ou do gol de prata, como havia... O gol de ouro, se calhar, acho que era um bocado agressivo. Às vezes eu fico a pensar, as pessoas dizem que é injusto as equipes perdendo os penaltis.
00:16:52
Speaker
E eu também acho, às vezes, os penaltis às vezes... Eu acho mais justo a ver a regra do gol de ouro e as equipas lutarem para marcar um golo em jogo normal. Ou o gol de prata. Sim, até porque dizemos que é injusto, mas muitas vezes vemos as equipas a jogar para perem para os penaltis, não arriscam nada, bola para frente, ou ter poste de bola para não perder a bola, e deixam o tempo passar.
00:17:23
Speaker
Outra das... Agora, uma coisa que ainda sei, e não sei se tu sabes isso, no prolongamento do guarda-redes elusiona, se ainda uma substituição para o guarda-redes, mas ainda também não tenho a certeza. Mas pronto, não vamos falar de coisas que nós não sabemos. Temos de arranjar um especialista em herbetragem.
00:17:44
Speaker
E a grande novidade deste Mundial é mesmo o vídeo Arbiter. Como tu sabes tu estás em várias ligas nesta última temporada e eu fui assim um pouco... eu vi mesmo poucos...
00:17:59
Speaker
Pouco tempo antes de começar o Mundial, eu não pensei que eles iam incluir o Viawark no Mundial.

Impacto do VAR no futebol

00:18:03
Speaker
O Gold Line Technology. O Gold Line Technology parece que está a funcionar perfeitamente. Sim, isso até foi implementado vários anos em Inglaterra e noutros países também. Eu diria mesmo que Portugal acho que na taça dali é uma competição assim qualquer do género. Na final, eu penso que isto também foi utilizado.
00:18:18
Speaker
Eu acho isso muito bem. Eles deviam de inventar uma coisa do mesmo género para as foras de jogo. na cala, mas hoje estão. Isso não é fácil. Não é fácil, mas... Não foi o que eles conseguem fazer, portanto eles não conseguem fazer também na realidade. Claro, um vídeo alto que ganso.
00:18:39
Speaker
o problema do video art, como nós sabemos, e como nós vamos falar de alguns jogos que foram decididos em que o e-video art teve muita influência. O e-video art, apesar de favorecer dar a oportunidade ao art rever o lance, continua a ser um conceito que é algo da subjetividade, é algo da opinião do art, e continua a ser...
00:19:08
Speaker
das pessoas antes, porque nós vemos... Eu não ligo nada a esses programas, mas com os programas que tem uma pessoa de cada clube e eles veem a mesmo penalti 5, 6, 7 vezes seguidas e ficam todos, veem em câmara lenta, em câmara normal de vários ângulos e continuam a discutir. É penalti, não é penalti? É pessoas. Não sei porquê. Pensava, é, o velho árvore vai entrar. não vai haver discussões por causa de penaltis e cartões e não sei o quê.
00:19:38
Speaker
Acho que fui um pedaço... Engenho. Sim, sim. Foi um pouco engenho. Porque agora ainda mais razões para discutir. Isto também é uma coisa nova, não é? Relativamente recente assim a... Pah, é porque a oficial foi ser implementada este ano, por exemplo. Uma coisa que a mim me faz confusão com o Vídeo Arter é o facto de... É o facto do...
00:20:09
Speaker
de ser dada a oportunidade aos jogadores de rodear o árbitro. Isso é a barba. Isso eu percebo perfeitamente e não concordo que seja possível. Eu penso. Deviam ser tomadas algumas medidas.
00:20:23
Speaker
No sentido de... No sentido de punir as equipas e os jogadores e estreladores que façam isso. Mas... Concordo. É que fazem uma pressão ali ao ar. Não é brincadeira. Ele tem que estar com a pressão de... Que vai ter aquela decisão de pode ou não mudar o rumo do jogo. E depois leva com 10 ou 20 gajos em cima. Claro. E depois, como nós vamos falar daqui a pouco, vai... situações de agressão, situações de falta que...
00:20:53
Speaker
determinada equipe ou determinado jogador acaba na mesma por serem impun, mas com uma punição que não é adequada e não vai de acordo com as regras do jogo. Eu penso que eles têm muitas ilações a ter a ver com este Mundial.
00:21:10
Speaker
E principalmente em relação a Portugal, não é para dizer, não é para arranjar desculpas, mas eu penso que Portugal foi, nas algumas coisas, prejudicado, também noutras, se calhar, beneficiado. Sim, sim. Mas se calhar eles são mais...
00:21:31
Speaker
Aquela decisão do gol, você está a pensar mais nisso, não é? O penalti do Irão. O penalti do Irão. Não é penalti em um ladinho. E o Arthur marcou o penalti porque o Arthur, algum do jogo, cometeu vários erros.

Expectativas de Portugal na Copa

00:21:47
Speaker
falamos sobre isso, não é? Não, vamos brigar de capitão sobre isso. Ok, antes do Mundial. falamos. Antes do Mundial. Que expectativas e grandes cantidades do Mundial. Nós temos os 8.
00:22:00
Speaker
As oito equipes que são cabeças de lista, a primeira a começar pelo Afitrião é a Rússia, que à partida não era tido como um grande favorito. Sim, e aliás, devido à... o Procaso pensava que se ele passasse da fase de grupos ia logo a vir. Pois. Depois tinha o campeão do mundo, a Alemanha, Portugal, a Belské.
00:22:21
Speaker
a Croácia, a Polónia, o Brasil... E a França? E a França. A Argentina não estava no... Não, porque a Croácia que era a primeira cabeça... Pois é verdade. E a partir disso, os grandes candidatos... Apontavam-se três equipas, que toda a gente dizia...

Principais concorrentes da Copa

00:22:42
Speaker
Tem tantos jogadores, pode-se fazer duas ou três equipas competitivas para participar neste Mundial. Eram a França, a Alemanha...
00:22:49
Speaker
E o Brasil. E a verdade, tem equipes de comunidade. E depois havia aquelas equipes que corriam atrás. Que era... Sim, a Espanha, ou a sexta Espanha. Depois, a dual Espanha e Inglaterra, se calhar. Era assim, e a Bélgica falava-se. E a Bélgica, exatamente. E a Grubássia. Para nós...
00:23:16
Speaker
Nós fizemos um percurso imaculado na qualificação, excepto aquele primeiro jogo com a Suíça. Em que o Ronaldo não jogou e em que o William também, se calhar, não devia ter jogado. foi dois anos, mas pronto. Pois lá, vencemos os jogos todos, menos esse. A Suíça passou com os mesmos pontos que nós, mas com a diferença de golos inferior. E chegamos à convocatória para Miguel.
00:23:45
Speaker
Eu acho que Portugal tem muita qualidade a nível dos jogadores. Nós tínhamos, claro, o melhor jogador do mundo, mas... E é para onde? Por exemplo, quando falo aqui com alguém, dizem assim, Portugal é o Ronaldo, Portugal é o Ronaldo.
00:24:03
Speaker
Ainda bem que vocês pensam assim. Nós temos jogadores de grande qualidade. Eu acho que Portugal hoje em dia tem melhores jogadores. Eu tinha aqui uns 4 anos, por exemplo, no Mundial anterior. No Euro anterior, eu penso que Portugal está mais forte, em teoria, tem mais qualidade individual.
00:24:25
Speaker
do que tinha dois anos atrás. Sim, e acho que, sobretudo, uma das grandes diferenças é que tinham mais jogadores em forma. Não sei se é porquê, não se vão ter nada de possesões. Sim, na altura, parecem-me. Os jogadores... E ainda sei, essas coisas... Nós temos que criar sempre grandes expectativas para a nossa seleção. Se calhar, principalmente, pôs do Euro 2004, começamos a criar expectativas um pedacinho
00:24:55
Speaker
irrealistas, as tantas, não sei. O Scolari, lembro-me na altura do Scolari, e irritava-me ouvir-lo dizer, ah, Portugal não é o Brasil, pô. Portugal não tem muito jogador bom. Landis ia isso assim, mas pronto, ele dizia isso da forma como ele tem de ter. Quero dizer, o que o Brasileiro muitas vezes diz que é, Portugal é uma merda. Mas eu nunca concordei com isso. E hoje em dia nós temos grandes jogadores, isso ou não?
00:25:22
Speaker
Eu vou começar a falar um pouco assim, da Convocatória. E tipo, claro, aos guarda-reitos, Beto, Antínio Lopes, Rui Patrício, sem problemas, o Rui Patrício e o Antínio Lopes são os guarda-reitos da mesma categoria. O problema é que o Rui Patrício, claro, que tem muito mais experiência no titular da seleção, tem prioridade.
00:25:43
Speaker
e o Beto com a sua experiência também. Quero dizer, para dizer a verdade foram todos campeões europeus, o que eu queria dizer com o rapatista campeão europeu enquanto titular. Eu fui uma das peças vitais para conquistar o europeu. Sim, sim. Depois, na defesa, é que eu fiquei com... porque nós temos uma defesa de idade avançada. É verdade.
00:26:09
Speaker
E quando eu vejo o Pepe, claro, não discussão. O Pepe para mim ainda é um dos melhores centrais do mundo. Não é dos melhores centrais do mundo, como é dos melhores jogadores da seleção. E é sempre, em todos os campeonatos da Europa e campeonatos do mundo, é sempre aquele jogador que se destaca. Pois, e aquela estabilidade defensiva e pronto. Não havia discussão, mas quando eu vejo o G-Font a ser convocado, um jogador que tem menos de um ano que o Pepe, ou seja, tem 34 anos,
00:26:38
Speaker
transferi-se este ano para a China, jogou pouco e num campeonato pouco competitivo. E depois, é um pouco... Quando eu vejo a Convocatória, eu vejo o que é convocado um jogador nestas condições. Quando tem o Rolando, que nem não é convocado e faz uma grande temporada no Marçalha, lutaram pelo campeonato francês, chegaram à final da Liga Europa e não é convocado.
00:27:08
Speaker
São convocados os jogadores como o José Fondo e o Bruno Alves. Em que é que se baseiam?
00:27:17
Speaker
Por que é que não é dado uma oportunidade aos jogadores? Não é isso. Acaba por ser uma mensagem pessimista para aqueles jogadores que trabalham bem durante a época, que querem ali uma oportunidade e não a têm, por causa dos jogadores que acabam por ser os favoritos. Não vale a pena dizer não, mas é o problema. Os favoritos? Sobre aquele ponto de vista, quem posso argumentar?
00:27:42
Speaker
Porque eles estão habituados a jogar uns com os outros e os jogadores da seleção encontram-se pouco durante a época. E eles têm rotinas e não sei o quê. Mas, claro, sinceramente, aquela rotina que o Bruno Alves tem na seleção, ele tem vindo assim. Ele tem vindo assim, mas raramente joga. A última vez que eu me lembro de-lo jogar na seleção foi num jogo amigável.
00:28:06
Speaker
Antes do Euro 2016, que eu entrei em Inglaterra, em que ele jogou com eu, um quarto de hora, e depois deu um golpe de caraté no Americano, acho que foi, e levou-me ao meio teto.
00:28:18
Speaker
Tipo... Apá... Os jogadores... Os jogadores destes e posso ir buscar outro Stretel, caras? Com todo o respeito. E estou exagerando. O Bruno Alves. O Bruno Alves, para mim... A verdade é esta. O Bruno Alves dormiu muito em Portugal. Sim, sim. Nos melhores anos dele, eram... Faziam uma grande dupla com o Pep. Sim, sim. Na altura do 2008, 2010... Sim, sim. Exatamente. Na altura, o Bruno Alves estava em forma, mas... Isso foi oito anos atrás. É verdade.
00:28:48
Speaker
E depois tem, claro, a perspetiva para o futuro, que é o Ruben Dias, que é um bom jogador, embora ainda seja muito faltoso, mas acredito que façam um grande central da nossa história. Sim, e acho que a chamada dele foi mais uma de dar a conhecer o Mundial, perceber também que os jogadores estão ali, também conhecer os jogadores que estão, falar com os jogadores mais experientes. Acho que foi muito boa a chamada dele. E também, queria fazer um parêntesis em relação às centrais.
00:29:17
Speaker
Eu e o Diogo, nós fazíamos sempre algumas brincadeiras e falávamos um pouco de quem é que nós gostávamos com a sua seleção. E um bom dia que o Deimo ao trabalho, perdia umas 3 ou 4 horas, a fazer uma tabela com 25 centrais portugueses, a considerar que são os melhores. Porque tem estes, o Bruno Alves... Não enviaste isso para o Fernando Santos?
00:29:40
Speaker
Eu pergunto porque eles têm essa informação toda. Então, eu tinha o Ruban Dias, tinha o Bropepo, tinha estes todos. Depois tinha o Rolando, tinha o Ruban Vezo, o Luís Neto, o Paulo Oliveira, o André Pinto. Tudo os centrais portugueses que posso passar pela cabeça. Acho que até o Miguel Vítor me tinha listo. E eu fui ver. E se eu fôssemos ver, de sob ponto de vista estatística, o central,
00:30:08
Speaker
o que estava, que fez a melhor temporada, foi o Rolando, mas de longe, de longe, distribuição, cortes, desarmes, menos faltas, menos cartões, foi o jogador que fez a melhor temporada. E por incrível que pareça, aquele lugar que ficou em segundo lugar, pronto, é o Pepe, mas o Pepe, claro, nível duals aéreos e essas coisas, o Pepe domina, mas em terceiro lugar,
00:30:34
Speaker
de todo ponto de vista estatístico. Quem apareceu-me foi um gajo que ninguém gosta e não percebe porque, que é o Paulo Oliveira. Para mim é um bom central. Não, não é um super central, mas ele é o central português que faz, que é no mundo, é o central português que é menos ultrapassado. Não, não seria desse? Não, no um prão é o central português que ganha mais vezes no um prão, em desarme.
00:31:04
Speaker
Ele, em cada 5 vezes que tentou ultrapassá-lo, ele desarma 4. Enquanto que o Pepe, a comparar com o Pepe, que o Pepe é um dos melhores centrais do mundo, em cada 5 vezes que tentou ultrapassar o Pepe, ele é ultrapassado 2, é uma faz falta e corta 2. Que é uma diferença grande.
00:31:29
Speaker
O Paulo Oliveira é o jogador menos faltoso e o Rolando. Isto é a par do Rolando. São os dois centrais menos faltosos. Agora, o Paulo Oliveira é um jogador perfeito. E a única coisa que ele perde em relação, não a todos, mas em relação ao Rolando e ao Pep é o facto de não ser um grande trabalhador de bola.
00:31:53
Speaker
Mas, e não sei se isso tem a ver com a equipe onde ele joga, que é uma equipe assim, de mais baixo nível. Pois, ele faz muitos alívios, ele é o central que faz mais alívios. E, nós é um central que tem mais bloqueios, tem mais sucesso no desarme. A nível de passa, ele tem... A percentagem de passa é um pouco mais baixa, mas também não é nada, ele não perde assim tantas bolas, ou não acompanha defesa em perigo, assim...
00:32:24
Speaker
São coisas... O que é que se ao trabalho de ver as estatísticas? Às vezes fica assim um pouco... Como é que este gajo não está... Como é que este gajo não está... Como é que este gajo não está... Como é que este gajo não está... Como é que este gajo não está... Como é que este gajo não está... Como é que este gajo não está... Como é que este gajo não está... Como é que este gajo não está... Como é que este gajo não está... Como é que este gajo não está... Como é que este gajo não está... Como é que este gajo não está... Como é que este gajo não está... Como é que este gajo não está... Como é que este gajo não está... Como é que este gajo não está... Como é que este gajo não está... Como é que este gajo não está... Como é que este gajo não está... Como é que este gajo não está... Como é que este gajo não está...
00:32:47
Speaker
Pois, sim. Em seu ponto de vista de jogo, ele fez um jogo amigável, que eu nem me lembro contra quem foi, e jogou mesmo... não é jogar mal, mas ele não tem pedalada para seleção, ou não consegue acompanhar o jogo.
00:33:06
Speaker
Desculpa, tenho aqui uma aguinha. Não gosto de falar. Hidratação. Hidratação. Hidratation. Hidratation is very important. Do not forget to drink your water. One and a half liter per day. Este momento foi patricinado por... Água da parede. É mais barato.
00:33:28
Speaker
Agua del Cano. Agua del Cano, isso é a versão... isso é em Portugal, diz isso assim, que é para parecer que vem de Itália. Pronto, é convocatório em Portugal, pronto, claro. Terão dessas coisas nos centrais, eu acho que o resto era tudo discutível. Sim, uma ou outra... Era difícil, era difícil, a lesão do...
00:33:54
Speaker
a lesão do Danilo acabou por... acabou por fragilizar um pouco a nossa sensação. Porque, não sei se és, as pessoas não têm intenção. Em Portugal temos... jogam duas dos melhores meios defensivos do planeta. Tanto o Danilo como o William encaixavam numa equipa... qualquer equipa de grande calibre europeu. E as pessoas não têm intenção disso. O William as pessoas...
00:34:22
Speaker
pensam que ali é o Sungamonga, que está ali a dormir. É pá, mas acho que quem viu este europeu percebeu que temos ali um Brajeu. Sim, o primeiro jogo contrai a Espanha e eu estava a ver o jogo. Eu não sei se o pessoal pode até dizer, ah, eu não ouço este podcast porque este gajo vai estar aqui a dizer coisas que não devem. Eu achei que ele jogou mal contra a Espanha. Eu achei que ele não batalhou o suficiente no meio campo.
00:34:50
Speaker
Mas ele não perdeu uma bola que fosse, mas eu achei que ele não batalhou. Por exemplo, a bola esploar, ele tinha o Eniesto ao lado dele, o Eniesto assaltava por cima dele e ganhava-lhe a bola. Como é que isto é possível?
00:35:00
Speaker
E ele tem o Cui, tem pelo menos mais uns 2 metros a mais de altura do que o Iniesta, se olhar. Sim, o Iniesta não é próprio no que pode dizer baixo, não é próprio no que ajuda o pessoal. Mas é aquela coisa, é o que às vezes aponta. O William tem um problema dos grandes jogadores. Mesmo grandes jogadores de grande qualidade. É como o Vitor Beria também tinha.
00:35:22
Speaker
Eles sabem que são bons, se eles não soubessem. Se eu fosse como o Dani, o Dani ele é bom jogador, mas às vezes parece que ele não sabe que é bom jogador, então aquela cena de esforçar-se mal, estás a ver? Sim, o Dani é aquele gajo que nunca uma bola como perdida, ele tem uma graça, uma coisa diferente. Agora tu vejas o William, o Seca não sabe que é bom jogador, e o problema é esse, porque ele... Eu vou ganhar esta bola de qualquer forma, e tenho classe, não sei o quê, e contra a Espanha.
00:35:50
Speaker
E eu estava lá, eis, eis, que é o preto do caralho, não sei o que. Aquelas coisas que não se deve dizer no estado, que começaram todos a olhar para ti. E eu, desculpem, nem quero. E pronto, mas era uma questão de não disputar de bola, ele deixava. Pois, mas a nível de qualidade. E gostavam das pessoas que pegassem quais são os melhores meios defensivos do mundo e disse assim.
00:36:20
Speaker
Ok, quem é que é melhor que o William e que o Dani? É um exercício para as pessoas em casa. É uma outra aposta. Tentem fazer isso. Vão chorar não. Achas? Não, não. E pensam que as pessoas que tentarem fazer isso vão começar a fumar pelas orelhas. É não, e basta olharmos para os jogos que houveram neste europeu e... Eu deixo-me um dia mesmo, onde temos aqui grandes estações e se calhar não pessoas aqui vemos que não muitos...
00:36:50
Speaker
melhor do que o micro-oven. E isto é uma coisa, porque é que Portugal e a Espanha e o Brasil e a França continuam a jogar com 2 centrais, com 443 ou com 442?
00:37:09
Speaker
E as outras equipas, não jogam, jogam com três centrais. Porque as outras equipas, por exemplo, a Peliscan, não tem o meio defensivo, mesmo defensivo de qualidade. Ou a Inglaterra também não. A Inglaterra tem aquele Anderson, que é mais... O John Henderson, sim, em Liverpool. Joga mais à frente. Sim, eles não têm o próprio... Quer dizer, o único que vejo, mas também não tem feito essa posição, o Eric Dyer, mas acho que tem jogado mais a central. Pois, mas o Eric Dyer...
00:37:38
Speaker
porque sinceramente acho que não se pode pôr no mesmo nível que o... Não, não, não. Claro, mas pronto ele. Um jogador que joga nessa posição. Exato. E a outra grande novidade da nossa seleção, este ano, em relação ao europeu, foram mais no atar. No make camp também tínhamos o Manuel Fernandes, mas foi para comatar a lesão do Danimo.
00:38:05
Speaker
ainda houve a discussão entre o Manoel Fernandes e o Ruben Neves e eu penso que o... eu penso que o Fernando Santos se calhar até queria convocar o Ruben Neves, mas como o Ruben Neves jogou na segunda divisão na Inglaterra, apesar de ser a segunda divisão mais competitiva... Estamos a falar de uma... é verdade. E é uma segunda divisão que é mais competitiva que muitas primeiras divisões de periferio. Exato.
00:38:34
Speaker
Eu penso que ele viu a grande época que o Manoel Fernandes fez e pensou na polivalência do Manoel Fernandes. Sim, é um jogador que desempenha todas as posições do meio campo. Mas, um parêntesis, nem o Manoel Fernandes, nem o Adrian, nem o Ruben Neves, nem o André Gomes fazem o que o Danilo faz. O que o Danilo faz são poucos jogadores do mundo que fazem.
00:39:04
Speaker
compensar o danilo é muito complicado. Eu até arrisco-me a dizer. tantas, e o Ruben Neves ou o Manuel Fernandes iam na mesma mundial. E se fosse o danilo, ele ia sacrificar um dos centrais para levar o danilo. Sim, sim, também acredito que dissesse isso. Porque... E pensei que o Bruno Alves não ia. E até era uma coisa que eu achava bem. As outras grandes novidades são a inclusão também do Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Gonçalgueiro.
00:39:34
Speaker
o Gelson e o André Silva, que são jogadores que participam pela primeira vez numa fase final de uma grande competição. Sim, são jogadores que têm feito parte das sessões jovens. E têm evoluído muito bem. Exatamente. E o caso do Gonçalves Guedes é um jogador que, esta época, voltou a mostrar. Mas apesar de ter um papel muito... ter que ter... estar limitado a um papel muito específico numa equipa, para ser preponderante,
00:40:03
Speaker
Nós vemos que os jogos em que ele aposta é extremo, ele não tem... Ele é extremo não... é um jogador mediano. Não é jogador de seleção. Não é jogador de seleção portuguesa. Porque ele não tem aquela... ele não tem aquele top de bola, ele não tem a coisa de ver o tempo, ele quer entrar sempre pelas costas e se ele não tem espaço nas costas para a desmarcação... Sim, sim, ele é um jogador que não é aquele sistema que vai à linha e cruza, é um lançado para dizer isso.
00:40:32
Speaker
E que estamos a falar da seleção, vamos começar a falar dos grupos. Vamos começar a falar pelo grupo B, que é o grupo da nossa seleção. Estamos, claro, ficamos num grupo com a Espanha, e com o Abox e o Irã, e o primeiro jogo foi logo um jogo complicadíssimo para a Espanha. Quais eram as tuas expectativas para esse primeiro jogo?
00:40:49
Speaker
Eu, muito sinceramente, tinha com a certeza que Portugal ia ganhar o jogo, não é? Tinha com a certeza que não ia ganhar. Tinha a esperança que empatassem contra a Espanha, porque vi Portugal fazer bons jogos não contra a Espanha, como contra as nossas. Eu sinceramente achava que em contros normais nós devíamos ter ganho a Espanha mesmo antes de ver o jogo.
00:41:19
Speaker
A equipa da Espanha eu acho um pouco sobrevalorizada. Claro que eles têm grandes jogadores, até se eu fores ver no FIFA. Aqui ainda tem muito nojo ver aquela equipa. Aqui está tudo por cima do 85. E tu olhas para os suplentes e... Claro, comparando isso com a equipa de Portugal. Mas na realidade, tu ves a Espanha
00:41:42
Speaker
Essa espanha do Lopetegui barra hierro é uma espanha que faz-me lembrar o Porto de alguns anos atrás, quando o Lopetegui estava no Porto, precisamente.
00:41:57
Speaker
E tu, como melhor que ninguém, deves-te lembrar dessa altura. Eu lembro perfeitamente que era uma equipa que não sabia atacar, era passar a bola para o lado, para o lado... E foi o que a Espanha fez o eu... Mas a verdade é que assim, ele estava a fazer o esquema no porto,
00:42:13
Speaker
Eles são idiotas.
00:42:34
Speaker
esse primeiro jogo contra Portugal. Eu vi que Portugal tinha... claro, eu pensava que Portugal tinha tudo para ganhar esse jogo. não ganharam, porque houve ali uns momentos, por exemplo, o primeiro golo da Espanha. É até o próprio Diego Costa diz que faz falta sobre o Pep. Isso é um... Sim, sim. Pois, claro, nós também tivemos sorte, porque o
00:43:05
Speaker
pensou que o Ronaldo tinha o remato fracquinho e afinal o uts é mais forte do que estava a esperar. Ah, isto é do esquerdo, não para definir bem. Ah, sei. E depois o terceiro golo da Espanha que foi um golo, como não estávamos a falar nisso, Baleefate, mas eu tenho a sensação
00:43:27
Speaker
porque eu também jogo a bola, não é? Porque se eu tivesse aquele tempo todo para rematar, também conseguia colocar a bola bem encostada ao posto. Mas com aquela força? Eu? Eu não. Não? Não fui para conseguir, de certeza. Não, o que eu quero dizer é que a bola, o notch,
00:43:46
Speaker
recebe a bola e tem tempo. Aliás, ele não recebe a bola, a bola vai a rolar direitinho para o dele. E ninguém... Mas a bola vai devagarinho, não vai assim com força nem nada.
00:43:59
Speaker
Ninguém no meio de campo sai a compensar e a fechar. E quando eu digo ninguém e tu falo de um Bruno Fernandes que faz um Mundial horrível. Na minha opinião. Sim, por acaso estava à espera de mim. As expectativas. Principalmente comparando. As expectativas que eu tenho em relação a ele. Para este Mundial. Pois é, é a grande época que eu fiz do Sporting. Ele... Não havia... Aliás, olha. Não sei se sabes, mas ele foi considerado o melhor jogador da Liga 9. No ano passado. Olha. Eu concordo.
00:44:28
Speaker
Ele levou o supporting às costas, porque se não é bem assim, mas ele deu uma dinâmica à equipa e eu até acho que ele...
00:44:42
Speaker
Não sei o que as coisas que aconteceram no suporte, se tiveram influência na prestação dele, ou se ele estava muito nervoso, estava na Mundial, também pode ter sido isso. Às vezes também. Mas nesse jogo, eu não fui propriamente um muito mau jogo, mas ele tem culpa nesse golo, porque ele vai a passo tentar fechar o espaço do Natch. É o primeiro destrai-se, ele o Natch, o alternador, e quando vê, nem corre para ele fechar o... Porque eu penso, ah, não vai muito a gola dali.
00:45:11
Speaker
A verdade é que eu meto, eu fui relativamente de longe, é que... E... E tipo os... Claro, eles marcam um gol num livre, que é uma falha na defesa do fonte, que é a tal coisa. Quando se joga contra o Chin-Chan-Chon, de 1,5m, normalmente, como tens quase 2m de altura, normalmente consegues ganhar-lhe tudo, mas quando não aparece tudo de encosta, pelas costas,
00:45:39
Speaker
A história é outra. Pois é. Depois de ouvir aquele jogo com o Marrocos... É verdade. É um jogo que eu falei contigo, falei com várias pessoas, um jogo que o Portão ganhou e que acho que merecia perder. A primeira memória que tenho de ver da seleção foi em 1996, no Europeu, 1996, na Inglaterra. E eu não me lembro
00:46:06
Speaker
de ver a seleção jogar tão mal como nesse jogo. Ele não conseguiu fazer dois passos seguidos. Era muito mal. E depois tu veias o Fernando Santos, e nunca vi o Fernando Santos tão irritado como nesse jogo. Ele levanta-se e resta lá. E depois claro, o que ele disse a seguir no final do jogo, mas também, pronto. A seguir a isso foi um...
00:46:27
Speaker
contra o Irã e até contra o Uruguai e até não jogámos assim tão mal. Mas esse jogo foi mesmo horrível. Foi, foi. Eu penso que a gente concordo que foi o pior jogo da seleção deste campeonato. Para mim foi o pior jogo da seleção, desde que a formação desce. Apesar de que ela tem ganho. Sim, sim. E diga-se de passado, aquilo foi um golo.
00:46:51
Speaker
É um bom gol do Poxer Ronald, mas a partir daí praticamente, tendo aquela que o Guedes falha, que eu ainda não sei como, logo na primeira parte, pouco depois do primeiro gol, logo a seguir isso, nem tivemos grandes oportunidades de gol. Depois do jogo com o Irão, e é que, agora, é um daqueles jogos que... é daqueles jogos que irrita. Mas é daqueles jogos que nós estamos habituados, que é sofrer todo o tempo. Sim.
00:47:23
Speaker
Mas... e não vou dizer nada sobre o Carlos Queiroz, porque... Sim, é melhor não. É melhor não. Nem sequer é preciso entrar por aí. É melhor não, é melhor sim girar o futebol. Vamos começar aqui a guerra e tal... E não compreendo, por exemplo... e vou falar do art. Porque igual aquele jogo...
00:47:45
Speaker
O Coraj vai marcar um grande golo, nós atacámos mais, eles fizeram o quê? Tiveram duas ou três oportunidades de golo. Apesar de eles serem um gajo lutadores e isso, aquilo é uma equipa fraca, não se pode estar... Sim, é uma equipa que vale pela coesão, mais do que pela qualidade dos jogadores. E pela atitude, pela atitude que eles têm. Sim, sim, exatamente. O Ronaldo falha com o penalty, também um pouco, não sei, sobre a pressão, não sei. E depois...
00:48:17
Speaker
Tem... Primeiro é a situação da agressão do coxão Ronaldo. E o que é que para mim não é agressão nenhuma. Ele está a correr, ele mata o braço à frente, como qualquer um faz. A coisa é que agora, com o video art, era tal coisa que estamos a falar agora. Se alguém... Se eles tiverem com atenção, nada passa a despercebido. Está tudo sobre câmeras e nada passa a despercebido da equipa de arbetragem. O que é que isto vai criar? É que o jogo esteja sempre a parar. E depois, claro...
00:48:43
Speaker
As decisões, como nós estávamos a dizer, são todas subjetivas. E o ARF diz, ok, o chão é algo que faz ali uma agressão. Então, eu vou lhe dar cartão amarelo. E isso não é nas regras, o que é que diz? Pois, se é agressão ou tentativa de agressão, acho que isso está escrito para lá, é cartão amarelo. Mas isso aconteceu noutros jogos e ainda não lembras agora precisamente qual foi a equipa e qual foi o jogador. Mas houve também uma equipa importante e um jogador importante, que é uma situação parecida.
00:49:13
Speaker
Eu acho que até foi o Piquet, faz uma entrada a dois pés, aliás, duas entradas a dois pés. Na primeira entrada, nem sequer toca na bola, o Arthur marca a falta e avisa-o. E depois, cinco minutos depois, faz o mesmo tipo de entrada e o Arthur-lhe amarelo. E o jogador, o jogador de uma robe, sai lesionado. E tipo, ok. E tipo, a gente vê... aqui algumas influências, assim, um pouco esquisitas.
00:49:42
Speaker
E pronto, ok, acabamos por passar, por causa daquele penalti que não é penalti, acabamos por passar em segundo lugar e isso acabou por ter influência na...
00:49:51
Speaker
Direta na... não naquele jogo, mas mais no tipo de... no quadro, na parte do quadro em que caminha. Até porque a Espanha, se formos ver, também foi beneficiada no jogo deles pelo vídeo Arthur, para ir para o quadro. Acabou por... Claro, não vamos estar aqui a algar esses tipos de coisas.
00:50:16
Speaker
Esse tipo de influências, até porque não temos provas para isso e quando não temos provas para afirmar essas coisas é um pedaço de estúpido que estamos aqui a fazer teorias da conspiração. Mas pronto, acabamos por ficar em segundo lugar, por diferença de golos. E ir bater a uma pull que tinha mais escapas sérias, equipas mais fortes.
00:50:36
Speaker
O nosso adversário vem do grupo A, que é onde estavam o Uruguai, Rússia, Arábia, Saudita e o Egito. O que é que tu achavas deste grupo? Eu tinha grandes expectativas acerca do Egito, mas... Mas o facto de o Salah estar usinando, tu tirou logo as expectativas para a vez. É incrível como a ideia que temos de um jogador pode alterar, pode influenciar
00:51:04
Speaker
A ideia que temos é relacionada à seleção, e eu acho que é o mesmo efeito que tem o Roger Ronaldo na seleção portuguesa, neste momento. Sim, sim. Aliás, enquanto ele estiver lá, e é daquelas coisas, enquanto ele estiver lá, os holofotes estão todos virados para ele, e isso, por um lado é bom, por outro não é. Mas no caso do Egito, ele não, e eu notei, os jogos em que ele entrou, ele não estava mesmo em condições de jogar.
00:51:34
Speaker
na minha opinião. E o Egito, com uma equipa tirando ele, não é nada. Aliás, eles até não convocaram, por exemplo, o Assam do Braga, que foi dos melhores a seguir ao Salah. Aliás, o Salah foi o melhor marcador da qualificação. E ele foi o jogador que fez mais assistências para o Salah, para a qualificação, porque ele é daquela espécie de falsa nova, sabes? Sim, sim. E pronto, olha, esse grupo, a grande surpresa, acabou a pressão da Rússia.
00:52:04
Speaker
Eu fiquei surpreendido. A Rússia também sinceramente... Eu estava à espera que... Como a Arábia é ali do Egito... Eu pensei que iam fazer grandes mandiosos o Egito depois da divisão do Salá. Mas não estava à espera que a Rússia fosse assim... Eu até tinha a ideia... É o efeito do Salá. Porque eu até tinha a ideia que o Egito...
00:52:30
Speaker
Ia fazer uma melhor campanha do que o Uruguai. Ia ganhar o Uruguai, mas claro, não aconteceu. E quando cheguei à Rússia? No dia em que cheguei à Rússia, cheguei no dia em que abriu o Mundial e não vi o jogo com a Arábia Sudeta. Nós chegamos tarde, era o que?
00:52:50
Speaker
10 da noite, e a primeira coisa que eu... o jogo tinha acabado, e a primeira coisa que eu vou fazer, vamos comer, tínhamos um café, ou um restaurante, sabe, que era uma coisa meio improvisada, os russos são meio marados nisso. E tinha um ecrã... ah, é um ecrã grande? Não, tinha um...
00:53:05
Speaker
Em todas as paredes do restaurante tinha uma televisão enorme. Tipo, aquelas... Posso olhar onde é que eles arranjam aqui? Estão-te a fabricar de lá, não sei. Coisas enormes e pronto, ok. E tá, mano. Em todas as quatro televisões estava a dar um... o resumo do jogo. E vi aquela Russia a jogá-los, pareciam homens processos. Aquela que estava mesmo... E que uma equipa motivada. Ia jogar até... Não estavam a jogar mau futebol. Claro que isto era contra a Arabia Saudita, mas...
00:53:35
Speaker
Sim, uma história eletro. Mas eles não estavam a jogar mal futebol. A Arabia Saudita, como podemos dizer já, metade da equipe da seleção da Arabia Saudita são...
00:53:46
Speaker
Os jogadores, futuros jogadores dos Jorges, portanto. Parece que é a melhor equipa da Arábia Saudita. Preciso ter cuidado com o minuto 808. É um momento crítico. A Arábia Saudita surpreende. Vamos ver, os Jorges vão naturalizar ali os brasileiros. Adaptar os gajos a meio defensivo e a defesa esquerda, que é o que falo.
00:54:15
Speaker
Mas pronto, olha, o Uruguai, apesar de ter tido inspeções assim um pouco tramidas contra a Arábia Saudita e contra o Egito, acabou por conseguir três teorias em três éldos. É verdade. Não, mas o Uruguai tem uma equipa muito coisa e com aquele espírito sul-americano de nunca dar-me volta perdido.
00:54:34
Speaker
É porque o Egito e a Arábia Saudita também eram equipas um pouco defensivas, e por isso que o Uruguai tem mais dificuldade contra essas equipas que se faz. Porque eles fazem isso aos outros, que foram o que nos fizeram a nós a seguir nos etapes de final. Depois, o Grupo C tinha os grandes favoritos da França, a Dinamarca,
00:54:58
Speaker
Porque este grupo era... olhando-me assim a primeiro para este grupo, nós dizíamos, isto é França e eu acho que sim. Os outros voltaram entre si, mas claro que a Dinamarca acaba por ser a mais favorita. A Austrália. E quando vi ali o Tim Cahill, o Tim Cahill, como é que é o nome dele? É Cahill, mas como é que é o primeiro nome dele? É Tim, acho que é Tim Cahill. É Tim Cahill, isso não é da Inglaterra, outro cara, não interessa. Quando vejo o gajo, eu pensei,
00:55:26
Speaker
Bom, o que é que este gajo faz aqui? Eu pensei que ele não jogava a bola. A sério? Ele tem quase 40 anos. Tem 38 anos. E eu não sei se ele jogou neste Mundial, mas pronto, australian... Ele acho que entrou por faz uns minutos, ou no último jogo em que estavam fora do Mundial. A equipa que me deu mais pena neste jogo foi mesmo o Peru. O Peru, para mim, ou seja, é...
00:55:51
Speaker
é uma equipe que, mesmo aquele estilo americano, um jogo que está-se desgarrado, ir para frente, mas era a equipe mais existente neste grupo. Até que eles fazem um bom jogo contra a Dinamarca e perdem, na minha opinião, injustamente. Contra a Dinamarca. Mas não havia esse jogo. Pois. Foi um jogo um pouco mau e que eles atacaram, atacaram-se. Olha, um grande jogo do Carrillo, o Carrillo, estava a ser um jogador muito influente lá, mas... Pois é, claro.
00:56:20
Speaker
No último jogo do Grupo C, a Dinamarca parece que fazem aquele pacto, com a França e a... nós vamos jogar para um empate. Que eu acho que... Foi o único jogo em que aconteceu isso, mas para... Não foi o único, hã? Não. É tal coisa. Era daqueles jogos em que diziam, ok, estão os dois iluminados.
00:56:44
Speaker
Depois, no grupo D, tínhamos um grupo também com equipes. E este grupo era interessante. Era um grupo muito interessante. Tu podes fazer a razão, mas podes falar deste grupo. Posso falar deste grupo? Olha, assim, à primeira vista, aquela seleção que se calhar considerava a favorita que passei primeiro era a Croácia e o que acabou por acontecer.
00:57:05
Speaker
Porque a Argentina sinceramente não tinha grandes esperanças do que tenho para já, pela dificuldade que tiveram em se convocar para este Mundial. E depois por algumas coisas que aconteceram ainda antes do Mundial. E não estava assim, não tinha grandes expectativas para esta Argentina passar em primeiro. Mas olhando para a Nigéria e a Islândia, pronto, se calhar a Argentina vai passar em segundo. E por acaso tudo aconteceu. Em relação à Nigéria,
00:57:34
Speaker
Estava à espera que fosse um pouco melhor, sinceramente. E a Islândia também. Depois do Europeu que fizeram, não sei o que é que acham, mas está à espera que a Islândia fizesse mais alguma coisa. Esse é o problema da Islândia, é o que eu acho. É que não é segredo para ninguém, está ali o que é que eles vão fazer.
00:57:53
Speaker
Estas equipas assim, aquilo resultou uma vez, mas depois, a partir do momento que se percebe, que elas... Aliás, na qualificação parece que a Holanda não conseguiu perceber isso, apesar de ter jogado mais que 2 vezes. Sim, eles ficaram em primeiro do grupo, eles dão-lhe. E... ah pá, mas não é segredo, eles... claro, eles são batalhadores, mas os jogadores deles não caminham para novos e... isso é um... ah pá...
00:58:21
Speaker
e não tão detalhes tecnicamente. Não, isso nunca é... Se calhar o que tu tens mais detalhes tecnicamente é o Sigurdsson. Um deles, mas se tem vários Sigurdsons. Pronto, o que joga a meta. É o Guilfy. Guilfy Sigurdsson. E pronto, isso tinha grandes expectativas para a engenharia, mas pronto, era uma equipa taticamente muito desorganizada. Apesar de compensar para que, por exemplo,
00:58:50
Speaker
foi também fazer um bom mundial, que foi o Senegal. A Nigeria, eu acho, até fisicamente, a nível de corrida e resistência, pareciam ainda melhores com o Senegal, mas o meio campo, apesar de ter um jogador com grande qualidade, que é o John Obi Mikkel, aliás, era o que se afavava a equipe, era ter o John Obi Mikkel ali, porque ele compensava a pouca lucra dos outros a atacar e a ir para a frente. Mas pronto, acabou de passar a cruar assim primeiro,
00:59:21
Speaker
apesar de não ter feito jogos de grande qualidade. Mas mereceram passar. Sim, e fizeram um grande jogo contra a Argentina. Contra a Argentina, fizeram um grande jogo. Mas a seguir, contra a Islândia, contra a Inglaterra, era o primeiro jogo. Eu vi o jogo, tudo.
00:59:41
Speaker
Eu achei, sinceramente, Angéria merecia ganhar esse jogo. Eu acho que a Croácia, não sei se concordas, mas acho que a Croácia tem vindo de crescendo, de forma. Eles começaram muito bem, e agora nos últimos dois jogos foram dois empates, foram penaltis. Os melhores jogadores deles também não caminham para novos. Também é verdade. E alguns dos jogadores vêm de épocas longas.
01:00:07
Speaker
O Parisic é um jogador que nota seu cansaço em comparação com o europeu. Ele não tem aquela arranca que ele tem, mas pronto, é um jogador muito perigoso e batalhador. E o Manduzuki também não está em grande forma. Ele também não teve o maio para...
01:00:27
Speaker
Ele teve uma época em que ele jogava, depois não jogava, depois não jogava a meio esquerda em vez de jogar a ponta de lança. Foi uma época um pouco aos altos e baixos para ele. Mas pronto, ele se tem um jogador que fez uma grande época. E por isso, teve a titularidade no primeiro jogo, que é o Karamaridz, com o Iajmar como gol ontem. Contra a Rússia.
01:00:52
Speaker
em jogar com o Kramaric, quer dizer que tu vais por o Rakitic e o Modric atrás, que é o que eles não sabem fazer, nenhum deles faz isso. Mas é, eu percebo o porquê de estarem naqueles
01:01:07
Speaker
o jogo atrás. sabia que a Rússia ia estar no bloco muito baixo, fazia sentido que a Rússia jogasse... Eles queriam ter o Kramarit, para jogar entre linhas, na África, mas não resultou porque a Rússia, quando pressionava alto, eles ainda tinham a construção do jogo no meio campo. Apesar da Rússia, é Rússia pressionando alto, mas nesse jogo contra a Croácia.
01:01:29
Speaker
mas deixavam sempre um buraco no meio-campo. E o Mautrich o que é que fazia? Encostava-se à linha, em vez de vir buscar a bola ao meio ou o hockey-teach a mesma coisa, havia ali... não havia rotinas para fazer aquilo. O treinador... não sei se... isto é um pouco falar sem saber, mas o treinador se calhar devia decidir o jogador.
01:01:56
Speaker
Então tem aqui este espaço, porque é que tu vas para a linha a jogar? Não sei o quê. Mas agora eu não sei como é que é essa coisa de andar a falar tipo com um dos melhores meios do mundo a dizer, olha, estás a jogar boa da malpa. Estamos a falar de um jogador que não precisa estar a dizer que vai para aquilo ou para ali. Aliás, eu sou treinador que conheço a dizer isso para ele, o gajo está... Eu devo ser meu computador aqui. Mas pronto, eles passaram em primeiro lugar, um grande jogo contra a Argentina. Aliás, um grande jogo contra a Argentina, porque...
01:02:24
Speaker
ou se puseram o Brozovic nas costas do Modred e do Hackintage. Isso fez a diferença.
01:02:31
Speaker
o Modric, a partir daí, pode-se jogar à vontade. Sim, tanto o Modric como o Rakitic, quando são jogadores que têm liberdade, são jogadores que se tornam em qualquer equipe. Exato, exato. Mas é claro, é tal coisa. Foi um pouco também como aconteceu em Portugal. Vamos pôr o Guedes a jogar ou não? Depois da grande época que ele fez. E o Cramarite é a mesma situação. E vamos fazer uma grande época no Rofanoim, vamos pôr-lhe a jogar ou não? É tal coisa. O grupo é. É o grupo do Brasil.
01:03:01
Speaker
e da Suíça e da Serbia, porque eu sinceramente fiquei surpreendido de ver ele chegar ao Mundial e da Costa Rica. A Serbia também. Apesar de ter bons jogadores. A Serbia tem bons jogadores, que eu acho, não tenho aqui os dados, mas eu acho que eles não vão a uma fase final do Campeonato do Mundo da Europa algum tempo. Eu não me quero arriscar a dizer que é do tempo em que era a Serbia muito negra ou que é do tempo em que era a Jogos Lávia, mas...
01:03:29
Speaker
Se calhar estou a dizer que é uma aberradade qualquer, mas... A Serbia, a partir do momento em que as nações dos Balcães se separaram, eu penso que a Serbia, a Croácia passou a ter muito mais sucesso do que a Serbia e essas equipas assim. Um grupo, claro, a expectativa era o Brasil ser o vencedor do grupo, mas não confirmou-se. A Suíça voltou a confirmar, apesar de ter achado que eles fizeram uma excelente qualificação aliás no grupo de Portugal.
01:03:58
Speaker
É verdade. Qualificaram-se em segundo lugar, com mais pontos que muitas equipas qualificaram-se em primeiro lugar nos outros grupos. E, pronto, eles chegam ali ao Mundial até com expectativas e podia-se dizer que eram estes dois que iam passar em primeiro lugar, como por-se confirmar.
01:04:15
Speaker
A pessoal da server ter dado uma boa raiva porque... e a Costa Rica, claramente, com pouca qualidade. Na Costa Rica tu tens um bom guarda-redos, um bom organizador de jogo e o resto tudo ali atrás. O Brian Ruiz tá...
01:04:30
Speaker
Mas não tem... E é por isso que ele vai. Não estou a ser tão maior que eu não o suporto. Ele está mesmo. Ele é um jogador que está na fase 6, não é? Exatamente. E ele não é assim tão velho, mas... Não, não. jogadores que chegam ali às 30, 30... Tá, nós temos o Ronaldo que está com 33 e que está no pitform, tantos anos. Mas a maior parte dos jogadores chegam ali às 30, 31 e estão na fase 6. Tu notas que ele não consegue... Eu lembro-me. A primeira vez que vi o Brian Ruiz a jogar foi quando ele jogava no 20.
01:05:02
Speaker
Ou foi control Benfica ou foi control Sporting?
01:05:06
Speaker
não me lembro. Mas esse gajo pegava na bola e fintava toda a gente. Era uma coisa... Esse gajo... E aqui um... Não foi 4 anos no Mundial? Que a Costa Rica fez um grande Mundial e ele também... Sim, e o Novas. O Novas. O Novas, exatamente. Ele fez um grande Mundial, mas também na fase... estava a começar aquela fase descendente. Após dois anos ou um ano após o Mundial, ele vem para o Sporting, mas não é o mesmo Brian Ruiz que era antes.
01:05:38
Speaker
Depois, o grupo F, que era o grupo da Alemanha. Ah, pois é, o grupo da Alemanha. Este grupo ficou contrário, não sei se concordem. Ah, porque eu achava que... Eu até achava que a Suécia tinha... Porque foi, esta é Suécia. E pronto, o pessoal fala, ah, é a grande ausência do Mundial, o Ibrahimovic.
01:06:00
Speaker
para dar aqui um asterisco, uma nota do meu terral de pé. Isto foi o Zlatan, aquele jogador. Quando abre a boca tu sabes que o gajo vai dizer alguma coisa com piada. É daquelas coisas. Porque ele irrita um pouco.
01:06:23
Speaker
Ele, primeiro depois do Europeu, disse, ah, eu vou desistir da seleção, porque acabou a minha coisa na seleção. Ele deu a entender que a equipa não era boa o suficiente. Sim, foi difícil que ele aprendeu.
01:06:33
Speaker
Apesar de na seleção ter alguns jogadores que um ano antes tinham sido campeões da Europa de sub-20, isto é preciso não esquecer, contra Portugal. Sub-21. Sub-21, sim. E que não me demonstraram a capacidade... Claro, são jogadores jovens, não tinham me demonstrado nenhuma capacidade tal. Então, o primeiro achou, bem, eu vou sair da seleção, depois acabou de portar aquela lesão, fui para os Estados Unidos e... Eu...
01:07:03
Speaker
E quando a Suécia consegue-se qualificar depois daquele jogo com a Itália, a primeira coisa que os jornalistas vão fazer é entrevistar o Zlatan. E perguntam-lhe, ah, então, Zlatan, o que é que achas do Mundial? E ele diz logo, eu gostava de ir ao Mundial. Quero ver. Agora eu quero voltar à situação.
01:07:25
Speaker
Eu achei muito bem que ele não tivesse sido confucuado, sinceramente. Sim, também. Aliás, o facto dele... Ele renunciou a partir do momento em que renuncia-se à seleção e foi da maneira como renunciou. O Messi também sabemos que...
01:07:39
Speaker
renunciou, mas foi depois de um jogo em que eles... Sim, foi diferente. O Ibrahimovic foi pensado, foi uma coisa pensada, com calma, e depois de tudo o que aconteceu, dizer que se quer participar no Mundial, eu não achei bem. E também, eu fui daquela... eu fui... a única coisa que o Zlatan disse que me chateou foi esse tipo de coisas. E depois... é a sorte.
01:08:06
Speaker
Ele está na sessão da Suécia, mas as pessoas não devem esquecer que ele não é suéco, que ele é bógenio. E na outra sessão de pedaços, ele está na Suécia, e é a pessoa da Suécia, mas ele tem mesmo aquela coisa de ser suéco, ele está porque lhe convém. Se calhar ele entre para a Bógenia, a Bógenia tem uma equipa de qualidade, ele se calhar devia ter considerado isso na altura,
01:08:29
Speaker
em vez de ir para a Suécia. Quando ele escolheu a Suécia, tinha o Larsson e tal, mas a Bosnia agora tem o Pjanic e esses gajos assim, e o Dzeko. Se calhar era para fazer uma boa dupla de ataque com o Dzeko. Ele não considerou isso na altura. Ele achou, ah, a Bosnia está na guerra, está tudo destruído e não vos queima para lá. Mas pronto. Mas pronto. Depois tínhamos o Majk, com várias caras conhecidas, do nosso futebol. É verdade.
01:08:53
Speaker
E com o Lausanne, que é um jogador em ascensão. Para caso, tenho ouvido falar muito do Lausanne, mas ainda não tinha visto jogar. Fiquei surpreendido. Não, ele fez uma grande época no PSV. Pois é, como não siga a Liga Holandesa, ainda não tinha visto. E penso que muito pouca gente, exceto os holandeses, seguem a Liga Holandesa.
01:09:14
Speaker
Sim, é capaz. Eu acho que até uma liga, tens ali alguns jogos muito abertos, não sei o que, é capaz de ser interessante seguir, mas... Não. Depois tinham a República da Coreia e a Alemanha. A Alemanha, claro, que tinham capacitado para fazer 3 equipas de grande quantidade, e eu acho que a Alemanha foi mesmo isso, eles tinham demasiados jogadores para escolher. E o Joachim Lowe, a Varpal Mundial,
01:09:41
Speaker
com os jogadores do meio-campo todos iguais, exceto o Toni Kroos. O Toni Kroos, pronto, é aquele gajo de frente. Acho que não podemos falar aqui da Alemanha sem esquecermos da ausência do herói Samir.
01:09:53
Speaker
Quem? Desculpa. O Leroy Sané, do City. Sim, sim. Ah, sim. Foi provavelmente dos melhores jogadores da linha inglesa, penso que o top 5 da linha inglesa deste ano. O Júlio desequilibra, faz golos assistências e não vai ao Mundial. Rapaz, e depois nota-se em vários jogos que era necessário ir aquele gajo ali dentro. Pois é. Para rebentar um pedacinho em aquelas linhas. E claro, ele leva o Royce. Eu gosto muito do Royce. Mas...
01:10:21
Speaker
Não, nunca vai ser o jogador que eles espalharam... Como eu acho que aquelas razões que ele teve... É que muito bem, não é? Sim, é o jogador que também gosta de mais tempo, mas eu acho que as razões que ele teve estragaram a carreira. Pois eu... E não percebo. E disse várias vezes ao Tiúk, quando falava com ele no WhatsApp, que...
01:10:46
Speaker
Esta Alemanha parece que está feita para jogar uns jogos grandes. E eu pensei que ele achou que a fase de groups ia ser triglimbre. E quando deu-se pressão, ele estava a levar dois euros da república da Coreia. Mas quando tem uma equipe a jogar em bloco baixo, tens uma equipe com a qualidade da Alemanha e tu vais jogar contra uma equipe que joga em bloco baixo,
01:11:13
Speaker
metes a equipa toda metida a meio dos jogadores adversários. E depois o Boateng corre com a bola nos pés, quase até a área adversária. É claro que quando perdes a bola tu vais levar um contra-ataque, nem sequer é preciso muitos jogadores no contra-ataque, vai estar em inferioridade na marca, e é isso que é que acontece. Porque acontecem muitas vezes, depois ele mudou o colega de central, primeiro tinha o Hummels, depois meteu o Rudiger, depois no outro jogo não sei quem é que o meteu, mas não sei se pôs o Hummels outra vez,
01:11:43
Speaker
Mas não fazia diferença, porque era um lugar para três ou quatro. Porque os alas da Alemanha também, os defesores laterais também, sobem tudo. O químico parece que eles não tem extremamente direto, então vai ter o químico a fazer o corredor inteiro do lado esquerdo.
01:12:01
Speaker
era o Hector também, subia o lado esquerdo quase tudo, mas não estava-se a Alemanha a nível da construção, não estava preparada para batalhar com os seus adversários. E depois claro, contra a Atulka da Coreia, é que a Atulka da Coreia não é uma equipa nada de especial, a defenderam e meteram contra-ataques, porque é fácil meter contra-ataques na Alemanha, e eu acho bem
01:12:26
Speaker
se a Alemanha não tivesse passado a fase de grupos, vou dizer porque, se eles tivessem passado a fase de grupos, por exemplo, no lugar do Mexico, apanhavam o Brasil, o Brasil mesmo, quer dizer, pronto, o Brasil não sei, mas imagina que apanhavam tipo uma equipe, tipo a Suíça, ou uma equipe que estivesse mais em forma,
01:12:50
Speaker
eles...

Desempenho de Alemanha e Tunísia

01:12:51
Speaker
cada se fossem atacar desta forma, ia acontecer o que eles fizeram ao Brasil no Mundial Anterior, que era levar uma gulhada e... Sim, eu era incapaz de acontecer uma coisa do gênero. Porque eles jogavam todos desorientados, era um make-up que eles tentavam, e não estava-se, eles sentavam, mas estavam perdidos em campo, o make-up não funcionava, aquele make-up não funcionava, e os comentadores aqui na bala, que às vezes também são um pouco...
01:13:21
Speaker
Maus. E eles estavam a dizer, hey, Tony Cross está a fazer um péssimo mundial, mas claro, com uma equipa a jogar assim toda... Eu acho que o Tony Cross até foi um dos melhores jogadores, mesmo o melhor da Alemanha. Pois, pois. Aquele gol que ele marca contra a Suécia é espetacular. Um grande gol, mas pronto.
01:13:39
Speaker
a Alemanha em último lugar do grupo, pôs perder com a coroa. Isto foi, não sei se concordas, mas penso que foi a maior surpresa da fase do grupo. Oh sim, sem dúvida, sem dúvida alguma. Nem tanto pelos resultados, até pode acontecer, tipo de azar, para perceber, mas mesmo a qualidade do jogo da Alemanha... Não, foi péssimo. Não foi péssimo, mas...
01:14:03
Speaker
A organização de jogo foi péssima, eles tentavam fazer coisas, por simplesmente, as ideias dele não resultavam, porque eles tinham as ideias erradas, completamente erradas. E eles pensaram, o primeiro jogo, bem, isto foi a equipa mais difícil, foi o Mexico, as outras nós vamos conseguir ganhar, e conseguiram ganhar a Suécia, com muito esforço. E contra a Coreia, pronto, é uma equipa de menos qualidade, mas era mais...
01:14:30
Speaker
Correu mais do que eles e defendeu muito. E metem-lhes 2 golos no final do jogo em contra-ataco. É tal coisa. Grupo G. Temos duas equipas claramente favoritas, que é o Pelé Esquinglateiro. A Tunisia e o Panamá. Pronto, ali um pouco a fazer número. A Tunisia foi para mim uma grande desilusão também. Exatamente. Eu concordo que para se estava no início do Mundial, tinha visto alguns dos jogos que fizeram.
01:14:55
Speaker
Contra Portugal em que empatam, se não me engano. Tiveram perder 2-0 e empataram. E contra a Espanha também conseguiram empatar. Ou se foram um golo mesmo no final. Se foram um golo no final mas podiam ter ganho o jogo. E eu vi uma seleção que podia fazer ali coisas interessadas contravares com a Inglaterra, mas não. Não aconteceu. Eles... Eu penso que... Chegou e a coisa de estar no Mundial... Ah pronto, ainda sei se sabes uma coisa zero acerca da Tunisia.

Desempenho de Polônia e Senegal

01:15:23
Speaker
A Tunísia qualificou-se, assim um pedacinho a rasca para o Mundial, porque nos primeiros jogos, eles tinham outros jogadores a meio da qualificação, eles resolveram naturalizar um monte de jogadores que tinham dupla nacionalidade, tunisianos e franceses.
01:15:43
Speaker
e que tinham muitos deles até e jogaram pelas camadas jovens da seleção francesa. A França tem tanto pronto de escolher que não precisava deles para nada, então... E pronto, Edson e acabou de conseguir qualificar-se e ter boas perspetivas. O pai na mão, é claro, com aquela história.
01:16:03
Speaker
A história da qualificação é um pouco maluco contra os Estados Unidos. É uma equipa que luta muito, mas a nível de qualidade de técnica e tática, eles taticamente tentavam defender bem.
01:16:17
Speaker
atacar era muito complicado para eles. E claro, a Inglaterra e a Básica claram muito duas seleções com qualidade superior em relação aos outros e passaram sem alguma facilidade, também fazendo aquele último jogo que não foi tão fungioso. Tem pena que fosse o último jogo, se fosse o primeiro seria muito mais interessante. Pode ser que seja a final. É verdade. Até pode ser que seja a final. Depois o grupo H, e é um grupo que
01:16:46
Speaker
E também houve outra grande surpresa, que foi a Polónia. Para mim foi a pior equipa neste Mundial, sinceramente. Principalmente em relação às expectativas que se tinha em relação a ela. E o Senegal também, o facto de não ter passado, para mim também foi uma surpresa. Pois, tu sabes porque é que o Senegal não passou. Pois, é por causa daquela regra fantástica de descortar as mães e buscar alguém a gente. Porque o Senegal para mim foi a melhor equipa deste grupo.

Análise dos jogos da Colômbia

01:17:18
Speaker
O Senegal, para mim, foi um jogo fantástico. Contra o Japão. O Japão teve sorte de conseguir impactar o jogo.
01:17:32
Speaker
e com o Senegal teve muito mais oportunidades e foi em experiência de alguns jogadores. Mas abre boas perspectivas e espero que este treinador continue a fazer este trabalho, que é o Alicyce. Está a fazer um grande trabalho com esta equipe. Ele analisou muito bem os adversários. Ele conseguiu pôr a equipe a jogar um jogo muito dinâmico, ofensivo, pressão alta.
01:17:59
Speaker
Mas claro, eles têm jogadores de grande qualidade e às vezes perdem-se um pouco nos momentos do jogo, era mais aquela coisa, eles queriam jogar sempre, sempre, sempre.
01:18:13
Speaker
sempre com um ritmo alto, mas é difícil aguentar isso o jogo todo. Pode ser que com a experiência deste mandel melhore. Para mim, a melhor seleção africana, sem dúvida, o Senegal. O Japão, equipa muito bem organizada taticamente, e para mim mereceu passar. E a Colômbia, claro, com muita qualidade, mas... Como cada um tem. Sim, mas principalmente no jogo com a Inglaterra, eu achei que a Colômbia
01:18:44
Speaker
Uma equipa muito sensível, não achas? Eu por acaso não vi esse jogo, colombia contra Inglaterra. Isso foi o jogo que foi resolvido no prolongamento ou não foi? Foi em Penaltis? Ou foi em Penaltis? Ou foi em Penaltis? Mas eu nem me lembro. Vamos ver, temos aqui as tuas tabelinhas que tu mandaste. Claro, foi em Penaltis.
01:19:08
Speaker
Fui em penaltis. Mas tipo, o... Sim, é verdade que a Inglaterra finalmente ultrapassou o drama dos penaltis, não é? Neste jogo. Ah sim, o drama dos penaltis. Os próximos meses que eu jogar contra o Portugal estão em penaltis, eu vou perder na mesma. Vai entrar-se o Ricardo Fantasma. Mas o convocatório da ultima hora, Portugal tem jogo com a Inglaterra, vamos convocar o Ricardo. Vai entrar-se logo a tremer. Mas é que Columbia Clarke estava... tem ali, eu penso que...
01:19:39
Speaker
25% do James Rodriguez, isso também tem alguma influência. Sim, sim, sim. E ele não jogou contra a Inglaterra. alusinado disso, isso acabou por...
01:19:48
Speaker
E, finalmente, o Falcão na equipe. É verdade. Depois de tantas vezes a tantas horas, eu acho que finalmente consegui, mas... não é o mesmo Falcão. não é o mesmo Falcão que estava no Porto e no Atletico de Madrid. Infelizmente, continuo a ser um grande jogador. Sim, mas olha, houve um jogador que me surpreendeu. Não é que não o conhecesse, mas o Quintero fez um mundial muito interessante, por acaso. Pois. E agora quem fala que vai para o Real Madrid.
01:20:18
Speaker
E parece que é um pouco exagerado, mas... Ele é um jogador que pode ir para boas equipas na Europa, mas para o real não. Por alguma razão eu nunca consegui vingar no Porto. Também é verdade. Mas ele teve no Porto uma altura em que as coisas não estavam fáceis. Acho que ainda deviam tentar agora, outra vez. Pois não sei, se vai depender do que é que o Sérgio consegue ser um queijo. Mas eu acho que ele termina contato no final deste ano, quando o empréstimo ali é.
01:20:46
Speaker
Ah sim, porque até o final da época era na Argentina, se calhar. Então pronto, chegamos aqui ao final com a Colômbia e o Japão a passarem. A Colômbia a passar.
01:21:03
Speaker
um pouco a quem me roubou contra a Polónia, penso eu, ou foi... nem me lembro. A Colômbia-Polónia. nem me lembro. Ah não, acabaram por vencer por 3-0, estou aqui a dizer... Ah, pois é, pois é, pois é. Então se ganharam foi contra o Japão um pouco atingente. Sim, sim. Mas pronto, já...
01:21:26
Speaker
Eles perderam com o Japão, desculpa. Ganharam o Senegal, venceram ao Senegal um gol de canto do Mina.

Jogos decisivos: Argentina vs França, Portugal vs Uruguai, Espanha vs Rússia

01:21:35
Speaker
No jogo e com o Senegal. É tal coisa. um pouco depois no Senegal, mas não faz mal. Então acabou por... Chegamos agora aos oitavas de final. Logo com a partida, parecia que ia ser um grande jogo. Foi um grande jogo.
01:21:53
Speaker
mas não muito bem jogado, que era o François Argentina. Viste o jogo? Sim. Não vi o jogo todo isso, ou algumas partes. Mas do que vi, foi de facto um jogo muito aberto, com muitas oportunidades. Não foi um jogo muito bem jogado.
01:22:13
Speaker
Mas dos jogos que houve no Mundial, talvez foi aquele que houve mais espetáculo, pelo menos até agora. 4-3 por resultados. Eu vi a luta da Argentina. Os jogadores lutam e tentaram o melhor. Mas eu não sei porque é que o Di Paulo não joga ou porque é que o Higuain não joga.
01:22:34
Speaker
Faz-me impressão ver... Acho que ele tem potencial, o Pavon, mas ver o Pavon a titular e de balas e games de beca, não me percebo. Isto revela a falta de capacidade do treinador, o Sampal, de pôr aqueles jogadores, não digo que ele tenha de pôr os 3 ou 4 na frente a jogar, mas pelo menos 2 ou 3, acho que podem jogar. Eu não percebo, o Sampal ali, parece que é um treinador que gosta de ter o controlo da equipe.
01:22:59
Speaker
E acho que o problema dele é isso mesmo. Porque se fosse o secolário e o treinador, ou jogava ali os melhores jogadores para dentro do campo, não interessava que se eles tivessem uma defesa ou que nem tivessem guarda-redos, ou jogava os melhores. Estes são os melhores, eu vou jogá-los para dentro. E depois, eu acho que recebam o jogo.
01:23:14
Speaker
Eu acho que ele era melhor ter deixado isso acontecer do que fazer o que ele fez. Que todos os jogos mudaram de tática, 3 centrais, depois 1 central, depois o Marche era na central e o Marche era no meio camp. E acho que o pior momento é mesmo quando eu pergunto ao Messi se deve meter o agüero ou não. Mas isso aconteceu mesmo? Aconteceu, aconteceu.
01:23:38
Speaker
Fogo, é... pah, é revela... pah, eu estava mesmo aflito, porque acho que chegou-se numa altura em que... Falta duvidas. ...já não sei o que fazer. É, é. Aliás, quem diga, se sabe que dizem muitas coisas, mas dizem que o Marcherane e o Messi é que comandavam naquela equipa, não sei se é verdade, mas de facto, dentro do campo, parecia-me que era o Marcherane que mandava. Apá, o Marcherane, por meio, jogava. Não sou contra o Marcherane, mas não, é a meio defensiva.
01:24:07
Speaker
Não, não. Depois do Lucas, o Big Lieu tinha muito mais capacidade do que eu, então podia jogar com três centrais, mas eu acho que eram de trás, com o Rojo ou com o Otámen. Depois estava o Big Lieu.
01:24:23
Speaker
E o Banega no meio-campo, pronto, ele no meio-campo resolvido, depois a frente. A frente, epá. Tu podes chegar ali, os jogos estão tão bom ali, e consegues fazer a melhor equipa do que eu. Mas pronto. Depois tivemos o jogo da desgraça para Portugal. Que é uma tal coisa. Agora não tem muito o que se diga sobre este jogo. Dois remotes do Cavani, dois golos.
01:24:49
Speaker
Sim, o jogo está resumido em isso. Basicamente é isso, porque Portugal atacou mas... Acabou por ser o jogo mais bem conseguido por Portugal neste momento. Porque eles esforçaram-se.
01:25:09
Speaker
Sim, o William, o Bernardo Silva também na segunda parte que fez um bonito jogo. não gostaria de ver o Bernardo Silva ir buscar a bola no pontapé de baliza, ir buscar a bola ao Rui Patricio na área e depois correr com a bola louca como tudo até à frente. Eu acho isso uma estupidez.
01:25:27
Speaker
Mas vias uma equipe um bocado apática, se não fosse o Ornárcio da Pugana, os jogadores deixavam andar, não estavam ali com grande... Sim, foi um pedaço o paradigma da seleção neste Mundial, foi eles estarem um pouco... faltam um pouco mais de carro e iniciativa, porque a qualidade da equipe.
01:25:55
Speaker
E mesmo com esta equipa aos bar de esta forma, se nós tivéssemos ido bater ao lado de onde a Espanha foi bater. Aliás, a Espanha foi contra a Rússia. E a Rússia, sabes, que os gajos são... Estão tramadas. Estão tramadas. Veja... Apá... Combatividade, com mais combatividade ganhávamos este Uruguai. E depois, claro, contra a França. Tínhamos todas as hipóteses de passar. Mas pronto. Depois vou ver a Espanha contra a Rússia. Aqueles jogos...
01:26:23
Speaker
Pai, isso foi uma grande surpresa, sinceramente. Olha, eu vou te dizer, eu vi o jogo. Eu vi 50% do jogo, mas eu estive na sala o tempo todo do jogo, porque houve uma altura em que eu adormeci. Pai, mas por acaso houve vários jogos deste bem-viado e que eu adormeci por do seu lado? Os jogos da Espanha, todos, menos de Portugal, porque eu estava num estádio a gritar, mas... O resto... E pronto, olha, e o que é que eu tenho da receita?
01:26:53
Speaker
Eu não gosto da Espanha, porque eu tenho aquela coisa da rivalidade de Portugal com a Espanha, e por mim a Espanha pode perder sempre.
01:26:59
Speaker
Mas eu até tive pena de que se eles ganhassem iam estar a envergonhar o país deles mais e mais e mais. A gente não precisa que eles estejam tão envergonhados, nós queremos ganhar quando eles estão mais cagões, que é quando nos mais prazer a ganhar. Mas pronto lá, eles foram para a rua finalmente, e passou, pronto, foi o mal menor, foi passar a rua assim. Porque ao menos jogam em casa e pronto, todos ficam contentos e vendem-se mais volta com essas coisas assim.
01:27:26
Speaker
Depois foram jogar com o vencedor entre a Croácia e a Dinamarca. Foi um jogo... Viste esse jogo?
01:27:34
Speaker
Então, estávamos a falar no WhatsApp durante esse show. Foi um daqueles jogos que nós sabíamos que a Rússia acabou por marca. Mas não estava por acaso. Fui um jogo muito interessante, sim. Embora interessante no sentido de aquela coisa do, sabemos, espero que vai acontecer alguma coisa da Rússia, mas não. Foi um jogo, assim, grande jogo. Um bocado descanto.
01:28:00
Speaker
A Cruácia não acabou por não ter assim grande qualidade na posse, não estava conseguindo criar... Eles voltaram a pôr o Kramaric à frente, também teve influência. Apesar de ele ter marcado um bom golo de cabeça, mas... É tal coisa. A Dinamarca tinha ficado pelo caminho, nos penaltis também com a Cruácia, num jogo em que... Eu penso... A Cruácia puxa jeito contra a Dinamarca.

Cultura futebolística no Brasil e críticas ao Neymar

01:28:26
Speaker
Porque esse jogo era para ter ganho, e eu pensei que eles agora vão pagar o preço desse, quando forem jogar agora contra o Inglaterra. Porque eles têm muito, longamente... São mais... é mais humor nas pernas? No jogo contra a Dinamarca, eu reparei o Modric no final do jogo, ele estava mesmo morto. Eles não conseguiam correr. Então agora com mais de 30 minutos em cima das pernas da Rússia...
01:28:55
Speaker
Depois, o Brasília-Mexico. Olha, foi um dos jogos que não vi. Um dos poucos que não vi. Por acaso vi esse jogo. Aliás, tinha dito que vi esse jogo num bar em Lisboa. Sim, com os brasileiros. Exatamente, foi. Qual foi a experiência de ver um jogo da situação com os brasileiros? Eu, por acaso, fui ver aquele jogo. conheci o bar, tinha de ver. É um bar que acho que é gerido mesmo por brasileiros. Tava-te a fazer para a velocidade aqui no podcast, não é? A gente está na missão do bar. Está bem, mas isso é o que estou a prevenir.
01:29:24
Speaker
Não, mas o bar tem muito boas cervejas de telos. Não, mas agora, os senhores do bar que ele está a falar, se estão a perceber qual é o bar, se quiserem patrocinar o podcast, estejam à vontade. É verdade, se quiserem enviar umas cervejinhas belgas, também não era uma ideia.
01:29:40
Speaker
Sim, mas quando falámos das belas é que a gente fala das cervejas. É verdade. Eu fui ver o jogo porque queria ver como é que era ver o jogo, como é que os brasileiros viam o jogo de futebol. O que é que tu achas? Eu nunca tinha visto uma coisa daquelas, sinceramente.
01:30:00
Speaker
É mesmo... A forma como os jogam no entretocampo é a mesma forma como os veem em jogo. É incrível. Por exemplo, o tenham na bola, levantam-se todos, não sei o quê. E depois quando é a gola é para cinco minutos a cantar e a gritar. É loucura. Então é, o futebol no Brasil é mesmo uma festa. É. Nós somos, calhar, um pouco assim, mais pragmáticos. Não, não é ser pragmáticos. Nós somos mais maldesintos. Sim, sim. É verdade. É inegável. É inegável.
01:30:30
Speaker
Pensei que foi uma vitória imersida contra o Meshk. O Meshk, por acaso, não fez um grande jogo. Quem? O Meshk ou o Brasil? O Brasil foi... Fiz o suficiente. Fiz o suficiente, exatamente. Por acaso acho que foi talvez o melhor jogo do Neymar, neste mangueu. Ele não deu tantas piruetas no chão. Não, eu sei. Não, então não. Fui a pior de todas.
01:30:58
Speaker
Eu e um que me pisou o e ando por lá... uma coisa, foda-se Neymar. Para com essas merdas, caras. Não, parece que não, mas agora levando-nos muito mais a sério, milhões de jovens que têm o Neymar como índu.
01:31:18
Speaker
Temos uma parte dos miúdos com 5, 6, 7, 8 anos. E eles viam Neymar fazer estas figuras. uns que, pronto, tem se calhar ali alguém a um lado e diz, epá, isto é uma figura tisto, não se faz isto. Mas a maior parte dos, depois vai para os jogos e vai fazer estas figuras. E estão a criar o piso. Não é preciso pensar nos momentos, nos pequenos, claro que os pequenos são o nosso futuro, mas estou a ver isso mesmo, nos jogos mesmo. E neste mundial muitos jogadores, tipo, eles disseram, de forma clara,
01:31:45
Speaker
No início do Mundial, nós vamos introduzir o video árbitro. E o que é que eles fazem? Fazem tipo... Alguém vai-lhes... Estão a correr, não sei o quê, a disputa de bola. Alguém toca com o cotovelo na barriga. E o que é que eles fazem? Acarram-se à cara e jogam-se para o chão. É... É... É tipo... E o gajo não se retomou na cara. Tipo... O video árbitro diz que ele nem se tocou na barriga devagarinho. Tipo... Mas tipo... Ah pá... É aquela coisa... Vocês, jogadores de futebol...
01:32:14
Speaker
E vou mandar boas mensagens destas, porque eu acho que é preciso. Jogadores de futebol, a sério. Vocês têm que ver uma coisa que chama-se Red Bull Rampage.
01:32:22
Speaker
ou qualquer coisa, ou bicicletas, ou boxe, ou se calhar. O FC. Imagine um jogador de boxe, leva um soco na cara, joga-se para o chão... Knockout, foste. Não é preciso ir muito longe, basta ver em jogos de futebol feminino. E as gajas são lixadas, às vezes. Elas levam porrada, mesmo porrada, levantam-se como se não fosse nada. É incrível. Eu acho que...
01:32:48
Speaker
Para já, aquilo é prometido, é para tentar puxar cartões, é para tentar influenciar, mas um jogador tem que ter a noção. E tem a ver um pouco também com uma responsabilidade ética de ser jogador, e acho que os jovens serem contidos nisso. Jogar-se para o chão e fazer essas coisas, para já, além de dar imagem deles próprios, dar imagem do futebol, porque toda a gente
01:33:15
Speaker
A única razão que se goza do futebol, tipo nos Estados Unidos, é isso. Pra gozam do facto de às vezes os jogos estarem 0-0 e eles não perceberem os americanos. É para eles é difícil compreender um resultado que não seja mais do que 100 ou 500. Para eles tipo 1, 2 e 3. Para eles é futebol americano e NBA. Tipo um ensaio. Um ensaio para eles tem que ser 7 pontos ou 5 pontos. Nem sequer 6.
01:33:40
Speaker
Eu vi uma vez o futebol americano e achei-me mais aborrecido do que futebol, mano. É pah, foi. É você que... Tem muita publicidade, mas pronto. Mas pronto, é uma mensagem, eu estou... O Neymar, como o... O embaixador do futebol brasileiro... É pah... Tem muita ciência na cabeça. Acho que sim. E aliás, outra coisa... Os jogadores, a exceção do Brasil, os jogadores do Brasil, vocês deviam não correr mais a camisola. Eu sei.
01:34:09
Speaker
E quando vejo uma equipe, a história do Brasil, isto para mim é das equipes que jogam o pior futebol que alguma vez vi no Brasil. E tem grandes jogadores. Mas o nível de futebol jogado, é tudo muito forçado. Eles querem todos ser as estrelas, querem todos ser os campeões, mas está tudo a sair mal, eles estão perdidos. Sim, é verdade.

Estratégias de Bélgica e Suécia

01:34:29
Speaker
O único jogador que eu vi ali mesmo a puxar pela equipe e levar a equipe para frente, foi o William. Para mim foi o melhor jogador no mundo mundial. Mas pronto.
01:34:38
Speaker
Não é até muito mal a dizer, eles depois foram apagar a Belska. A Belska passou um teste difícil com o Japão, aliás, muito mais difícil do que o que estavam à espera. Viste esse jogo? Vi, vi, vi esse jogo. E o Japão, uma equipa muito organizada que soube explorar as fragilidades da Belska. Como sabemos a Belska é uma dessas equipas que joga com três centrais. É verdade. E que joga com o Witsel e o De Bruyne no meio camp. E...
01:35:08
Speaker
O lateral direito deles é um jogador que é lateral, mas o lateral esquerdo é um jogador adaptado, seja quem for, seja o Shadley ou o Carrasque, que são dois jogadores adaptados.
01:35:21
Speaker
Taticamente, a defender é fraco. É limitado bem. Ele tem corrida para fazer o flanque todo, mas ele não tem noção do espaço para frente, para trás. O carrasque é mais extremo, não tanto alto. Exato. E o Japão soube explorar. Sim. Tinha as bolas do lado e o carrasque não estava lá.
01:35:44
Speaker
e vinha ouvido sair alguém no meio para compensar e abriam um broco uns enormes no meio campo onde eles fizeram dois passos a rasgar para ele e conseguiram meter os dois gols. Foi um jogo bem conseguido do Japão, em que eles perderam, na minha opinião, por quebra física.
01:36:02
Speaker
Foi, mas também acho que foi ali, a partir do 2-0 acho que o Japão podia ter mexido, o tirador podia ter mexido na equipe para dar mais solidez. E não aconteceu isso. O fulvo ficou ali à espera, depois meteu o Honda, mas acho que estava empatado. Não, quando ele meteu o Honda estava ainda 2-1. O Honda é um jogador ofensivo. Pois é, e é um jogador que não defende mesmo nada, é pular da bola para o atalho.
01:36:29
Speaker
O mais incrível é que quando estavam os dois, eles têm um livre, eles quase marcam um golo do livre e no contra-ataque levam o terceiro golo. Pois é, é verdade? Pois, mas pronto. Olha, para mim, não mesmo, achei uma grande caminhada do Japão, com alguma sorte, principalmente na fase de grupos, mas fizeram para mim um grande jogo contra a Belskia. E agora?
01:36:52
Speaker
Se os rebeldes que tivessem apanhado o Senegal é que eu não sei. Mas pronto, não mesmo... E o rebeldes que mereceu passar, o Tornador mexeu bem na equipe quando colocou o Shadly. Ele colocou o Shadly e o Fellaini para atacar as bolas separadas. E no jogo a seguir contra o Brasil, ele colocou os dois de início e eu... à primeira vez que eu cheguei, o Shadly e tudo bem, mas o Fellaini. Mas ele analisou bem o jogo no fundo porque ele...
01:37:21
Speaker
Eu soube que não interessava quem estivesse...
01:37:25
Speaker
Eu pus o Fellaini à frente mesmo. Foi ele, foi mais como quase segundo avançado mesmo atrás do Luca. E ele contra o Brasil, acabou por ser melhor do que porque explorou mais outra fragilidade do Brasil que são as bolas aéreas. O que não faz muito sentido que eles tenham bons centrais. Mas eles são frágeis nas bolas aéreas, eles sofrem dessa forma mas pronto.
01:37:52
Speaker
Pois é, a Suécia com a Suécia. Não sei se foi isto o jogo. Suécia? Ah, epá. Isso foi o jogo em que estava a fazer muita atenção à bicicleta. Mas o jogo estava a ser tão interessante que eu desisti. Isso é um jogo mesmo paradigmático do que é o estilo de jogo da Suécia. Porque a Suécia tem melhor equipa de longe. Tem, tem muito melhor equipa. Mas a Suécia mete um golo e fecha-se atrás e pronto. Acabou o jogo.
01:38:24
Speaker
E não mais nada que estamos a dizer sobre o jogo. Mas houve o Colômbia e Inglaterra. O Colômbia e Inglaterra, que foi uma versão atenuada do jogo do Mundial 2016. Foi uma segunda versão, mas muito mais atenuada do Portugal-Holanda. Não sei se lembras desse jogo. Se calhar eras pequenininho. Em que Mundial? Mundial 2016.
01:38:51
Speaker
Lembra? Lembra? Isso foi o jogo em que o Manny esmarcou aquele grande golo? Não foi? Ou foi no Euro 2004? Isso foi no Euro 2004. No Mundial de 2016, o jogo foi... É que ainda foi bem um jogo de futebol. Eu até não dizia que era um jogo de rugby. Mas... O que é que... Não sei. Como é que classifica aquilo. É que ele foi... Não sei lá. O que é que começou? O Costinha é expulso.
01:39:20
Speaker
Da forma estúpida que vem um jogador ser expulso. A bola vem no ar. Tipo, a bola não vai para o lado nenhum. Vem no ar. Tipo, vem para trás. Ou que é? Para a defesa. Não tem nenhum adversário ao lado dele. E o que é que eu faço? Oh, é isso que eu acho que estou a jogar basket. E vou pôr a mão na bola. Ele levou o vermelho direito ali. Em fume. Pois, aqui não jogo contra a Inglaterra. Não jogo a seguir, mas pronto.
01:39:45
Speaker
Este jogo acabou por ser uma batalha campal. E este, Colômbia e Inglaterra, foi uma batalha campal. Mas não foi porrada. Os caras da Colômbia davam um soco no ar e os jogadores da Inglaterra joavam-se por cima.
01:40:01
Speaker
É que eu acho que ao ver no final desses jogos os ingleses diriam que nunca tinham... Houve um jogador que disse que nunca jogou com uma equipe tão violenta como a colombiana. Não, é mentira. Os ingleses... É mentira. Os colombianos, eles foram gajos. Mas assim, eu acho estranho dizer isso, tendo em conta que o futebol inglês é um futebol muito físico, em que muitos jogos assim em que confrontos físicos. Não, eles são um futebol físico, mas não há...
01:40:25
Speaker
não aquela coisa como um futebol sul-americano às vezes. Sim, sim, é verdade. Às vezes é batalha campal. Mas a Inglaterra, os jogadores, a equipa tem mais qualidade, eles têm mais qualidade que a Colômbia e acabam por merecer passar. Mas a Colômbia esteve 80 minutos perdida em campo. envolver-se em...
01:40:53
Speaker
Em Inglaterra, claro, eles foram agressivos, mas em Inglaterra, os jogadores ingleses provocavam os jogadores da Colômbia, na minha opinião. Agora, muita gente que pode ter uma opinião distinta. E os jogadores da Colômbia, a determinada altura, o minuto 80, então resolveram o Caio e nós vamos cagar muito assim para isso e vamos jogar a bola. Porque a Colômbia não estava a jogar a bola, eles não conseguiam fazer dois passos seguidos.
01:41:18
Speaker
Eles não estavam a jogar nada a bola, depois então tem um... Pois é, a ausência do Ramos que foi mesmo determinante nesse jogo, então... Olha, aqui não sei se o Ramos estivesse em campos e ia ter muita influência no que estava a acontecer ali em campos, porque a Colômbia é uma equipa com duas caras, ou fazem grandes jogos, ou fazem jogos horríveis. E isto foi um dos jogos horríveis da Colômbia. Portanto é como passar a Inglaterra nos penaltis. Logo a seguir...
01:41:46
Speaker
Temos os quartos de Suécia e a Inglaterra. Enfim, fiz o outro jogo. Foi o jogo da ontem? De onde é que foi? Ante ontem? Este foi... Sábado ou domingo? Sábado. Não interessa. Sinceramente

Domínio da França e defesa do Uruguai

01:42:05
Speaker
não sei. Para frente diz-me. Mas pronto, a Inglaterra leu completamente o jogo da Suécia e a Suécia na Davipotes. Basicamente foi isso.
01:42:15
Speaker
A Inglaterra meteu um gol de bola parado e depois a seguir no contra-ataque, claro, a explorar algumas... Quando a Suécia tem que atacar, a história é outra, não é? E as coisas complicam-se para eles. E pronto, é uma futeura clara da Inglaterra, porque a Suécia teve poucos lances de perigo. A Rússia e a Croácia foi ainda que lesão.
01:42:35
Speaker
Nós falamos um pouco aqui. A Croácia devia ter ganho natural. A Croácia tinha tudo para ganhar este jogo com alguma facilidade. Conseguiram passar nos panaltas e ainda bem porque se a Rússia... Imagina a Rússia, o que não iam dizer da Rússia?
01:43:02
Speaker
se a Rússia chegasse ao final e ganhasse o Mundial. A jogada está muito a mesma forma, porque se disseram que disseram Portugal no último Europeu, então imagina o que é que iam dizer da Rússia neste Mundial, por isso. É a mesma, mas o pior como. Depois temos a França com o Uruguai. A França dominou totalmente o Uruguai e o Uruguai sem o Cavani, claramente não é a mesma coisa, porque é aquele ataque, não tem aquela dinâmica.
01:43:28
Speaker
E o Suárez e Cavani jogam tanto tempo juntos. Mas o Suárez também notou-se. Pouco investimento do Suárez no jogo. E aliás, no jogo de Portugal ele já... não acho que tenha tido assim um grande jogo. Faz um grande causamento.
01:43:44
Speaker
É verdade. E aquele primeiro gole é qualquer coisa, não sei se reparaste, o Cavani muda o flanco, no jogo contra o Portugal, ele mete a bola no flanco contra o Suárez, e depois vai à área e cabeceia a bola. Eu não cabeceia a bola, isso é mentira pá. Pois assim é verdade.
01:44:02
Speaker
Não, mas é uma falha também grande da defesa. Nesse primeiro golo. Uma falha grande da defesa do Guerreiro. Que aliás, nem sequer falámos disso. Nós falámos do Cavaladinho ter tido 2 golos e nem sequer falámos. Foram 2 golos, 2 e reclamarosos da defesa. O primeiro do Rafael Guerreiro.
01:44:22
Speaker
Ele melhorou um pouco na segunda parte. Sempre tinha que atacar a masa. E depois o Pipe comete outro erro. E quando estava a ver o jogo ele estava a falar com o Diogo.
01:44:39
Speaker
E eu disse, caras, o fonte fez merda outra vez. Depois ele disse, apas, aquilo é o Pepe. E eu, pôs, estou eu aqui e estava a ver, estava a querer dizer aquela coisa. viste? Eu tinha feito aquela tabela com as estatísticas. E depois acabei de dizer, claro, isto então é culpa do Pepe. O Pepe está me loxando. Porquê que ele deixou crescer o cabelo e confunde o gajo com toda a gente? Isto não pode ser.
01:45:07
Speaker
A Uruguai, claro, uma coisa interessante do Uruguai. Foi a forma como eles ganharam contra Portugal. Você sabe que eles nunca, quando a equipe, quando estamos a circular a bola atrás, antes do meio campo, os dois avançados deles fazem pressão aos nossos centrais. Sim, sim. Mas, quando nós estamos no meio campo deles, um avançado deles que eles pressionam um quando a bola vai pela linha, quando a bola muda de flanco vai o outro.
01:45:36
Speaker
do outro lado pressionar, mas o que está do lado contrário encosta-se sempre mais para o outro flanco. E era a estratégia deles para meter sempre o contra-ataque, e era por isso que eles eram sempre tão perigosos no contra-ataque, porque quando recuperavam a bola, eles sabiam, nós recuperamos a bola no lado esquerdo, vamos bater a bola para o lado direito, e tem um gajo do lado direito a fugir para frente. Foi uma das estratégias que os gajos usavam, era uma pressão alta.
01:46:03
Speaker
e depois faziam um bloco baixo a seguir, mas o bloco baixo não era 11 gajos atrás da bola e esforar. Era uma coisa pensada, era uma coisa diferente das outras equipas que jogam só. Porque tenham em conta que eles querem mesmo sair para o contra-ataque e querem disputar o jogo. E depois teve para mim o grande jogo destes quartos de final, que foi o Brasil-Belska. Sim, sim.
01:46:28
Speaker
A Baelish, na minha opinião, do melhor Brasília, deles a nível tático. Eu acho que foi o melhor jogo da básica até agora. Sim, sim. Eu gostei muito de ver o Shadley no lugar do Carrasco. Sim, para saiu depois não bastante. Não estava a espera. Porque sempre achei que o Shadley era aquele jogador muito ofensivo, mas neste jogo ele teve muito bem, na minha opinião. Ele conseguiu, o Brasília depois forçou e conseguiu meter um gol.
01:46:57
Speaker
É uma coisa que este Brasil se esgotasse mesmo à bola e por isso ainda tinham dificuldades em vencer ninguém neste Mundial. Portanto, a França acaba por vencer o Uruguai também, mas com o travão de mão engatado. A França até agora ainda não se precisou disfressar para ganhar nada. Ainda não precisaram disfressar. Sim, até agora vamos ver. Agora com o travão isso que vai ser diferente.
01:47:21
Speaker
Vamos ver o que é que acabou de acontecer também. Enfim, chegamos a este ponto do

Expectativas para as semifinais da Copa

01:47:29
Speaker
programa. Qual é a tua prognóstica? Para os dois jogos da meia-final?
01:47:36
Speaker
Quem é que tem o prognóstico de qual a selecção final? Primeiro, segundo, terceiro e quarto? Ok, ok, os quatro primeiros. Eu acho que a França ganha o Mundial, muito sinceramente. Vamos ver o que é que vai acontecer. E portanto, a final seria... Eu acho que a final será entre a França e a Inglaterra. Portanto, França em primeiro, Inglaterra em segundo. E depois no outro jogo, eu acho que a Belosca ganha a Croácia, portanto fica a Belosca em terceiro e a Croácia em quarto. É esta a minha prognóstica.
01:48:07
Speaker
Eu vou desejar o que o Diogo me disse. Eu digo para ele. Ele também pensa que afinal vai ser na França e na Inglaterra e que a França vai vencer a Inglaterra. E ele também... É mesmo prognóstico que tu... Então tu és diferente para... Não, não, não. Desculpa. Ele acha que os Beldas tipo...
01:48:25
Speaker
Acho que vão ficar desmotiviados depois. E vão perder contra a Coroácia. E perdem contra a Coroácia. Ok. Porque a Coroácia deve mais aquela coisa de letar para chegar, toda vez. Se a senhora deu. Todo dia o prognóstico deu, vale o que vale, mas pronto. Eu por meio... Por exemplo, eu não sou a favor... Eu vivo na Belsk, mas eu não sou aquele gajo que gosta da Belsk. E não me interessa nada que eles ganhem, mas pronto.
01:48:55
Speaker
Neste caso, como eu odeio mais a França e a Inglaterra, prefiro que eu os ganhe, porque a Inglaterra é quase certeza que vai ganhar a Croácia. Sim, claro. E posso estar aqui na quarta-feira também...
01:49:08
Speaker
o pessoal me apontou, é pá, aquele gajo fez aquele prognóstico e acabou de estar errado. Por isso, como a Baelishka tem que passar a final, porque eu não gosto da França, vai a França para os terceiros e quartos, a Baelishka vai ganhar a Inglaterra, e também não gosto da Inglaterra. Pronto, olha, o menos mau é ganhar a Baelishka. Então a Baelishka é campeã do mundo. E os gajos ficam aqui todos contentos, as tantas boas são o preço da cerveja, que isso eu acho uma coisa de valor.
01:49:35
Speaker
Agora é boa ideia. E depois a França, claro que para se vingar vai tentar ganhar a Croácia. Belska é primeiro, Inglaterra segundo, França em terceira e a Croácia em quarto. E pronto. E quando vejo é que nós vemos este percurso da Croácia até aqui as minhas finais e o percurso da Inglaterra.
01:49:56
Speaker
E me irritam um pedacinho, por causa de uma puta de um penalti, que um gajo nem chegou ali. Podíamos estar aqui e dizer, ei, Portugal vai ganhar este Mundial. Podíamos estar aqui e ter essa conversa. E ainda falávamos dos outros gajos. falávamos do Portugal, caralho. Nós temos grandes jogadores, mas não. Pode ser que daqui a 4 anos, seja a sua vez. Então depois da França ou da PSG, ganharem o Mundial.

Perspectivas para a UEFA Nations League

01:50:22
Speaker
O que é que tu achas que vai acontecer? Temos aqui várias competições.
01:50:27
Speaker
Ah, é verdade, é verdade. A mais próxima é a Liga das Nações, não é? É a Liga das Nações e tu proveias muitas alterações na nossa seleção, ou o que é que tu achas? Eu conheci-me do Fornani dos Santos, o que quer dizer, ele conheci-me. Vendo o que ele tem feito na seleção, não acho que fazer grandes alterações. A fazer alterações serão 2 ou 3 jogadores, alterações seriosas, por menos.
01:50:54
Speaker
assim, numa fase inicial. Depois disso, às vezes, como sabes, aparecem jogadores que fazem uma grande temporada e podem ganhar um lugar na seleção. Mas eu penso que será uma introdução ali, uma refeita central, um médio, eu penso que não será muito mais do que isso. No dia deste sempre, nós temos um jogo, isso agora é contra a Itália, em Lisboa, vais ver.
01:51:20
Speaker
Se tiverem Lisboa nessa altura, vou ver, mas não se tem se depar. As alas começam a vir de itelo. Ah, não estás razão para ir para lá. Deixe-te estar na ilha que estás bem, caras. Eles podiam fazer uns iniquíos. Por favor, são no estado dos barreiros? Não, não é chupana, caras. Os italianos podiam sofrer com altitude.
01:51:41
Speaker
Não imagino, não. Passa um jogo muito complicado. Primeiro temos de olhar para este grupo. Este grupo é Itália e Polónia. Eu penso que a Polónia é a equipa mais fraca do grupo. Exatamente, concordo. E a Polónia temos de ser obrigados a dizer que nós passamos ficando em primeiro lugar. Isto aqui não é como...
01:52:07
Speaker
Mas assim, Portugal tem de votar em outro lugar, porque os últimos deixam logo para a Liga B. Portanto acho que isso é o que eu sei que fazer.
01:52:17
Speaker
Isso tem que ser, porque nós vemos agora a qualidade de equipe, vai ser no início da época, vai ser no primeiro jogo com a Italy, muito complicado. Isto são 4 jogos, Portugal tem contas sempre para vencer os 4, mas a Italy é sempre uma equipe complicada, um gajo não pode pensar, ai eles não foram ao Mundial, eles são uma equipe. que tivessem ido a este Mundial, era que não, não se surpreendia nada se tivessem ido ao Mundial. É, inclusive dos italianos como nós conhecemos, eram incapazes disso.
01:52:46
Speaker
É tal coisa, é uma coisa complicada. Mas olhando para os outros grupos, o que é que achas que vai acontecer? Por exemplo, um grupo que tem muito interessante que é o Croácia, Inglaterra e Espanha. É um grupo que eu agora vendo o Mundial. Eu antes de calhados ia a Croácia e a Espanha e a Inglaterra vai-se ver a Ráxia, mas eu vendo o Mundial.
01:53:10
Speaker
Eu penso que a Inglaterra tem mesmo a equipa mais forte neste grupo. Sim, eu penso. Mas das três coisas que achas que é a candidata a descer de... É porque uma dessas, o Everett realmente desceu de... Eu penso que a Espanha não pode votar tão mal como teve neste Mundial.

Declínio do futebol holandês e novo formato Euro 2020

01:53:28
Speaker
Porque se não... Mas neste momento, se a Espanha não tem sorte, acaba por ser a Espanha a descer.
01:53:37
Speaker
Isso pode ser muito mau para o ranking deles, mas tem aquele grupo de duas, a Suez e a Bielskia e a Islandia, por exemplo, está-se interessante. A Suez não, é a Suíça. Suíça, desculpa. E depois também tem um grupo muito, muito interessante, que é o França, Alemanha e a Holanda. Pode ser que a Holanda seja enterrada de vez. E não acredito, espero bem que não. não a tentar ressuscitar, mas não está fácil.
01:54:03
Speaker
O futebol é holandês, não passa atrás, é preciso admitir isso. Os dos últimos anos não têm aparecido grandes jogadores. É estranho que a escola holandesa sempre foi, apesar de tiverem grandes equipas. Ou foram campeões da Europa. Sim, é verdade. Mas apareciam, de vez em quando, bons jogadores e não vejo nada.
01:54:30
Speaker
O mais interessante que acho que está a aparecer agora é o filho do pai de Slavard. Eu fui agora para... como é que eu fui? Eu fui para Itália, para Roma. Para Roma, exatamente. Eu não acho nada de especial, acho que eu sou jogador muito rápido, mas não podes comparar o pai dele com a idade dele.
01:54:51
Speaker
Era mesmo um jogador fantástico. A carreira dele declineou muito cedo, mas era um jogador. Marcava-se todos os feitiços. O Patrick Kluivert. Patrick Kluivert era um dos meus jogadores favoritos. Ele e o Daniels Bergkamp. foi esse tempo. A Liga das Nações, vai ser uma coisa interessante. Depois tem o Euro 2020.
01:55:17
Speaker
A próxima grande competição de seleções vai acontecer, que vai ser disputado na Europa toda, vai ser interessante. não vai haver pés em Fitoria. São um par de três pés, olha aqui. E o que tu achas disso? Achas que foi uma boa decisão ou...? É... Nós estamos sempre habituados a ver um pés ou dois, como eu vi que uns anos também no campeonato da Europa, dos pés a organizar.
01:55:40
Speaker
É uma medida interessante, vamos ver como é que intervives correndo. Eu falo muito com a condição em Portugal no Euro 2004. Eu acho bom porque acabam por haver esse ser um investimento enorme. E que depois não tem... Em Portugal tem muitos estados...
01:56:00
Speaker
Tu tens estádios às múscas mesmo? Tem estádios que não são utilizados e... O mesmo vai acontecer na Rússia, o mesmo acontece no Brasil. Oh, a certeza. Sendo esse ponto de vista é uma boa medida. A certeza é que não vão andar a construir estádios... Então se fazem um mundial na Rússia, que o que eu pudesse ir na Rússia, eles dão uma dizer, ah, não vamos ao Rússia todo, ok? Ao pessoal que se calhar quer jogar na Sabeira, não interessa. Mas...
01:56:29
Speaker
naquela pedacinho da Rússia, é maior que... naquela pedacinho da Rússia no Estado de Correio Mundial, é maior do que a Europa toda, o resto da Europa toda a gente. E o pessoal às vezes ainda tem noção disso. A Rússia é um país enorme. E por isso eu acho que faz sentido ter estádios espalhados pela Europa, até que outra... As seleções podem preparar o estágio em casa. Depois, viajar, por exemplo, imagina, Portugal tem que...
01:56:55
Speaker
Por que eles fazem isso para a Liga dos Campeões? Às vezes tem jogo em Portugal e depois tens que ir por coisa que está... Sim, mas penso que, eu por acaso não sei como é que está feito o Campeonato da Europa, mas penso que deve estar feito de forma que os grupos, que as equipas não tenham viagens assim muito longas. Sim, que fiquem na mesma zona, que tenham os jogos todos, é capaz de ser assim. Eu acho isso muito mágico.
01:57:20
Speaker
acaba por dar outro dinamismo àqueles estádios que estão construídos para uma competição e depois que não foram utilizados para outra coisa a seguir. Se bem que não vai ter nenhum estádio de português. Ah, pois é verdade. Mas... Mas também, eu penso que isso tem um pouco a ver com o facto de terem havido finales europeias depois do Euro 2004 nos estádios do Euro 2004. Vão feudar da Liga dos Campeões em Lisboa e...
01:57:47
Speaker
É o final da Liga da Europa que o Sporting perdeu. Até me uma dor falar desses controles. Olha, mas tens agora, se não me engano, o traidor que está foi... foi esse, não é? O José Pesare. Foi ele que perdeu a final. Ok, foi ele que perdeu a final. Pois. E o que é que tu achas? O José Ronaldo vai continuar na seleção ou o Fernando Santos vai continuar? Sim, sim. O Fernando Santos também. Acho que tanto um como outro vão continuar na seleção.
01:58:14
Speaker
Eu penso que o Cristiano Ronaldo não sai da seleção enquanto ele não bater o recorde do Alidai. Eu também tenho essa ideia. Para quem não sabe, o Alidai é um jogador iraniano. Ele não jogou contra o Portugal neste Mundial. Ele é do tempo do Ronaldo do Fenon. Quantos gols é que ele tem? 109 pela seleção. Acho que é 109. Então ao Ronaldo falta no que é 20 para chegar a isso? É mais ou menos uma coisa assim já. Acho que é 20 e 20 alguns. Isso ele faz em que? Meia dúzia de jogos?
01:58:42
Speaker
Depende dos jogos. Às vezes... Eu por acaso neste Mundial esmarou-se. Marcou 4 golos. Nunca tinha feito. E falhou um penalti. Falhou um penalti. Ah, bom. Outra coisa que esqueci de dizer. Nós temos o melhor marcador do Mundial. Tem... Neste momento o Harry Kane tem 6 golos. 6 ou 7? 6? Acho que são 6. 3 de penalti. Bom o Harry Kane. O grande jogador, mas... Um pedaço de galhão para o meu gosto, mas pronto.
01:59:14
Speaker
Achas que se a Inglaterra ganhar o Mundial, o Harry Kane é um dos grandes candidatos a vencer a bola dura? Se calhar sem, para eles, mas para mim não.
01:59:29
Speaker
Como o Salah não é para mim candidato a bola duro. Para mim são 2 candidatos a bola duro, que são o Ronaldo e o Messi. Enquanto esses 2 existirem, enquanto eles 2 jogarem a bola, não ninguém com a qualidade deles no resto do... Quer dizer, vai entrar daqui a uns anos, vai entrar numa fase já, se calhar. Sim, claro, mas...
01:59:52
Speaker
Por exemplo, uns anos atrás, tu me tuavas, quando o Ronaldinho começou a te cair, começaram outros... Mas o Ronaldinho caiu mais cheio do que o Messi. Sim, sim. O Ronaldinho, com a idade do Messi, estava gordo, e... Pois, mas é tal coisa. E agora? Tu vejas. E tu não vejas os jogadores. O Neymar. É um jogador com qualidades, para mim. Para mim, o próximo grande jogador...
02:00:20
Speaker
e espero que ele não tenha lesões, que ele ser mesmo um grande jogador se não tiver lesões, é um papê. Para mim. Sim, tem tudo. Então com 19 anos está a brilhar no Mundial. É onde-se que é galhão, pai de Deus. O Christian Ronaldo também era assim quando era puto, mas ao menos não se põe a rebolar no chão. A sério, Neymar, para com isso. Se estás a ouvir isto. Isso é que não estás a ouvir. E se calhar tu não percebes português, tu falas português.
02:00:46
Speaker
É que eu quero saber o que a cara está dizendo, está dizendo ao redor. Bem, e o futuro... o futuro do futebol português... eu gostava agora de falar um pouco do futuro de muitos jogadores da seleção, principalmente os do Sporting, aliás, nomeado a muitos do Sporting, vão sair todos. Então eu vi agora, andando para o canto, estávamos a falar sobre isso, e pronto, Fernandes afinal quer ficar no Sporting. Pois é.
02:01:17
Speaker
Nós ficamos às vezes a pensar, o que é que estes jogadores querem fazer da vida? O que é que os influencia? Porque eu pensei, quando aconteceu aquela coisa da porrada no Sporting, é que eles foram agredidos e tal, eu pensei, epa, se eu estou aqui numa equipa onde o presidente promete porrada, ou seja, foi o que lhes disseram, não disseram assim, mas basicamente disseram que o Loro constrou aquilo
02:01:45
Speaker
Então eu vou-me embora e não gosto de comer porrada. Mas agora, ah, afinal vou ficar. Não, não compreendo. Aliás, ele não vai ser bem recebido pelos adeptos? Não acredito que haja algum jogador dos que saíram que volte atrás que seja bem recebido pelos adeptos. O Aconha disse que vai ficar. E aliás, ele foi o que começou tudo, supostamente, com as palavras que o Aconha disse hoje.
02:02:15
Speaker
aos adeptos de Joveleu. E depois, a sério, gajos de Joveleu, vocês são malucos da cabeça. Vocês deviam ter todos presos, caraca, foda-se. Pandeleiros de merda. E antes cantava aquela música de Joveleu, mas agora nunca mais canto as vossas músicas. Fónex. A sério. E vamos ficar, o Sporting vai jogar agora com uma equipa digna de conquistar o campeonato nacional prior. Não sei se sabes, Autopri, ok.
02:02:44
Speaker
Que é tipo a mesma coisa que dizer que quem está divisiando os canhotes que jogam para baixo. Não, nós estamos com uma equipa fraquinha. E vamos vender o William Carvalho protestões, o Rui Patricio protestões, o G. Elson protestões, o Bozodos vai-se embora, o Botagny vai-se embora, o Podas foi embora, disse que não volta ao Sporting. Opa, é a tal coisa. Os Pativas...
02:03:12
Speaker
É tal coisa, nós falamos a pedaço de teorias de conspiração e ainda não temos provas, ainda sei o que é. Mas eu ainda não acredito que o que aconteceu no suporte ainda tivesse sido influenciado neste Mundial. Pois sinceramente eu ainda não acredito. Porque no outro... Eu acho que por causa de um jogador que não foi influenciado por isso, o Red Patricio. Não sei. Do que vi. Sim, o Red Patricio está habituado a ser criticado por isso, se calhar, diferente dos outros. Talvez seja por isso.
02:03:47
Speaker
Agora temos uma grande incógnita. algumas incógnitas. Eu penso que o Fernando Santos continua na seleção. E penso que o Ronaldo vai ficar enquanto o Valide é aí. De ver o record não vai ficar. Não vai durar muito tempo, mas...

Preocupações éticas e corrupção na FIFA

02:04:02
Speaker
Eu espero que ele queira conquistar o próximo Mundial.
02:04:08
Speaker
Apesar de, e nós tínhamos combinado que íamos falar sobre isso, o próximo Mundial que é no Qatar. É verdade. Nós temos, falam, para o facto daquele sistema de corrupção na UEFA ter escolhido o Qatar, é provado o sistema de corrupção e nós sabemos que a forma como o Qatar foi escolhido e a forma como eles estão a organizar tudo,
02:04:34
Speaker
a organizar o evento deles com o recurso a trabalho escravo, vocês pesquisem na net, vão encontrar coisas horríveis. Aliás, eu até sugiro às pessoas, por simplesmente... eu gosto, a partir do momento que eu consegui melhorar
02:04:58
Speaker
o meu estilo de vida e consegui ganhar um pouco mais de dinheiro, mas é a cara, fazer coisas que não fazia antes e agora vou ver jogos da seleção, então fiz um esforço para ver um jogo da Rússia, mas para o Qatar não faço esforço nenhum para ir lá, porque não vou dar um testão a esses gajos. Acho que é o... Mas é interessante, também muito deus para todas as condições que existem no país, não é?
02:05:19
Speaker
Embora seja no inverno, a temperatura não é nada... é uma coisa terrível. Eu penso que o futebol... Havia uma altura em que a FIFA tinha mais países, uma empresa que unia mais o mundo do que as Nações Unidas. Mas a FIFA está-se esquecendo disso tudo. A FIFA está... Dizem que não, mas...
02:05:48
Speaker
e a situação de dinheiro e pessoas a ser pagas e etc. E esta escolha do Qatar foi o comuniar de um sistema corrupto que utiliza o futebol para enriquecer empresas e pessoas dentro.
02:06:11
Speaker
Mesmo às seleções, e é um dilema neste momento, por exemplo, o Cristian Ronaldo, e não sei se ele pensa nisso, as tendas não pensam, se calhar pensa em jogar a futebol e isso, espero eu. Será que é eticamente correto para as seleções participar no próximo Mundial? Isso é uma coisa interessante. Ao fazer como o Cruyff fez no Mundial da Argentina, ele disse não, não vou para um país
02:06:35
Speaker
com o sistema ditatorial e não sei o quê. E ele não participou. A Holanda acabou por seguir-lhe ao final, perdeu contra a Argentina na final. Tu achas que se vários países juntassem e disseram assim, nós não... mas tinha-se uma coisa feita com antes disso, não é? Agora... Mas é uma coisa muito interessante, porque esses países é que escolheram o planeta.
02:06:59
Speaker
Porque eles é que escolheram o Catar. Eu preciso ver. Portugal e os outros países. Não sei em quem é que votaram.
02:07:10
Speaker
São países que são pagos, ou dirigentes das federações desses países, que se foram pagos para votar em tal... em tal sítio. Será que faz? Em todo caso pensei que depois do que tinha acontecido que iam fazer um novo sorteio, mas ganham muito dinheiro por trás.

Melhorias nas decisões de arbitragem

02:07:26
Speaker
Ganham muito dinheiro por trás. E estão a falar também de alargar o número de países participantes.
02:07:33
Speaker
O que é que achas dessa medida? A qualidade do jogo vai diminuir. Se eles querem aumentar o número de vezes de participantes, o que eu fazia era por mais uma equipa por grupo, ou mais duas equipas por grupo, mas não aumentava o número de grupos, nem aumentava o número de equipas que passavam à próxima fase, isso não.
02:07:59
Speaker
Parece-me ser uma boeda. Não, ele não fazia isso, porque se eles forem fazer mais uma fase eliminatória... Opa, quantos grupos é que temos que ter? O duplo dos grupos? Sim, sim. Não façam isso.
02:08:21
Speaker
Então a ver o que é... Eu vi os jogos quase todos no mundial. Viste o quanto tempo da minha vida que eu perdi a ver alguns jogos de merda? Vocês são loucos. FIFA, vocês estão em juízo.
02:08:34
Speaker
Claro, o vídeo é o Arter que vai ter que ser melhorado, não outra forma de dar, eu penso que no fundo é uma boa medida, as ilhações finais que eles têm de tomar a coisa tão boa. Sim, as conclusões são sempre positivas. Os Arters no fundo é que têm que ser melhorados, estes materiais de apoio são todos bons, mas o Arter em si é que tem que ser melhorado.
02:08:55
Speaker
e as pressões que são feitas. O árbitro tem que ser apoiado, tem que ser... Os jogadores têm que ser castigados. Depois dos jogos, se rodeiam o árbitro, enquanto o árbitro decide que era um penalti, se eles rodeiam o árbitro e começam a gritar com o árbitro, mas nunca o árbitro na hora não o expõe, então têm que ser ponidos... Os jogadores não. É a seguinte, têm que ser ponidos multas ou suspensões. Sim, sim.
02:09:23
Speaker
Isso não acaba por não ser muito efetivo. Mas uma suspensão, dizer, ok, reclamaram com o Arter, vão ser por... e depois aquela coisa, pedir o vídeo ao Arter, é que é uma coisa que acho que não devia ser possível pedir.
02:09:38
Speaker
Houve um comentador que disse num destes jogos, que acho que é a Inglaterra, que sucederam o sinal do quadrado. São punidos, acho que era um aluguel cartão maior. Uma sugestão que eu tenho para fazer é que eu fiz até quando... e ali acho que quem ténis, eu via o arte existo no ténis, ou o olho do local existava tantos anos.
02:10:00
Speaker
e eles não podem estar a pedir aquele... a tortinha. Sim, e eles no tênis pedem, acho que têm direito a duas por sete. Pois. E se tiverem razão, se não... Se tiverem razão, se não têm razão, se tiverem razão mantém. Exatamente. Se não tiverem razão perdem. Porque não tem condom, não tem condom a nenhuma coisa. Tem uma coisa que se chama de video replay. E o treinador tem um cartão e pede video replay.
02:10:26
Speaker
Se ele peia de sem razão, eles não têm direito a pedir video replay e o resto do combate. São coisas que são ideias e, claro, da forma como eles comunicam, se calhar estava na altura de desenvolver os óculos de realidade virtual. Para eles não terem que descer de campo, para ver o replay.
02:10:46
Speaker
Não sei, ou uns implantes cerebrais. Era uma coisa bonita. Ou então, não esqueçam, terem uns árvores humanos e ponham robôs dentro. Como trilhadoras. Era uma boa ideia. Estás a reclamar, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, tchut, t
02:11:17
Speaker
As pessoas que acharem isto muito chocante podem comentar. Eu tenho que dizer estas coisas, que é para chamar a atenção. Não achas? ninguém vai ligar o que a gente está por aqui a dizer. É, isso é verdade.

Vantagens das competições de clubes e Nations League

02:11:31
Speaker
Vês por onde? Ah, eu sou parte dos melhorias, não é? É isso. Tu tinhas outra sugestão interessante que era fazer com a Liga dos Campeões.
02:11:41
Speaker
Exatamente, a parte do emparelhamento dos oitavos de final, em que está pré-definido no caso dos mundiais. E é por isso que acabamos de ter alguns jogos desinteressantes, porque sabem que se ficar naquela posição vou jogar contra uma determinada equipa. O ideal seria como é nos oitavos de final de Liga dos Campeões, em um sorteio, os primeiros jogam contra os segundos e ninguém sabe com quem vai jogar. Acho que isso seria uma medida que promoveu espetar. É o meu.
02:12:11
Speaker
Sim, sim, sim. Ninguém sabe contra quem vão jogar e não se podem pôr ali a brincar. Ah, ok, se nós tivéssemos entrado aqui. Sim, também acho que sim. Na Liga dos Campeões eu sei. Aliás...
02:12:21
Speaker
o Mundial e os Europeus, eles devem entrar muitas ideias da Liga dos Campeões. Sim, sim. E ainda sei como é que isso funciona no nível de logística para eles, olhar para a logística, porque na Liga dos Campeões eles têm espaço, têm tempo para planear os jogos. Pois é, que aqui a parte do planeamento tudo, das viagens e de atributos. Sim, sim. Mas de qualquer forma, eu penso que forma de fazer isso, não pode ser assim tão difícil. Não, eu penso que não.
02:12:49
Speaker
Se calhar num país como a Rússia, mesmo assim eu acho que não é muito difícil.
02:12:55
Speaker
Não, eu acho que é uma questão de... Porque é liga de campeões, é o... Para mim, os jogos com a melhor qualidade, a melhor qualidade de jogo são os jogos de liga de campeões, em qualquer competição do mundo. Sim, não dúvidas. E não é por ser os clubes e não sei o quê, é a forma como eles jogam, a forma como... Qualquer jogo, seja um jogo de fase de grupos, eu não sei que a equipa esteja qualificada, mas sempre uma luta para ganhar.
02:13:25
Speaker
Sim, tu vejo os jogadores jogarem ali dos campeões e às vezes a jogarem certos campeonatos, ou dentro do campeonato dormem, dentro dos campeões, e parece que acordaram para a vida. Claro, porque tem mais em jogo e depois eles não podem arriscar fazer maus jogos. Sim, sim, claro. E depois é uma montra. Exatamente. Eles sabem que se fazerem um grande jogo nos campeões aparece logo os torres de todos atrás. E pronto, pá. Essas coisas têm que ter um...
02:13:55
Speaker
tem que ter essas formas de melhorar o jogo, não podem pensar em formas de ganhar dinheiro com as competições que a catarga tem. Eles podem tentar ganhar dinheiro, mas... É possível tentar ganhar dinheiro, mas tem que ter as coisas mais interessantes. Aliás, a Liga das Nações acho que é uma das medidas que vai dentro
02:14:17
Speaker
Em vez de haver ali uma altura em que jogos amigáveis... Jogos amigáveis que não interessam para nada. Exatamente. Tem aqui uma coisa que um acesso. Porque a partir daí, a fase de qualificação... não tem que fazer qualificação para o próximo... Sim, para quem não sabe, as equipas que... Portanto, existem 4 ligas.
02:14:40
Speaker
e cada liga tem 4 grupos, acho que é isso. Os vencedores de cada grupo jogam entre si e o campeão de cada liga qualifica-se automaticamente para o RP. Espetáculo, pá. Isto aqui um certo interesse, as equipas não vão estar a jogar por jogar, vão estar a jogar porque querem coletar o RP.

Desempenho das equipes favoritas na Copa

02:15:06
Speaker
O que é que tu achas que tens mais alguma coisa a dizer sobre este Mundial? Qual foi para ti a equipa que tu gostaste mais de ver jogar?
02:15:25
Speaker
que mais gostei de ver jogar. Eu acho que entra a Inglaterra e a França. Acho que foram as duas equipas dentro, ou se calhar mais a França, eu penso que sim. Foi a equipa que mais gostei de ver jogar. Para mim, é a equipa que eu gosto.
02:15:43
Speaker
Eu gosto muito das equipas mais fracas. E para mim, o Senegal foi uma injustiça tremenda. Foi, foi. Mas acho que és alguma aposta para o turnesto mais justo, digamos assim, para... Podem dar igual de vantagem às equipas da África, pá. Às equipas da África, mas do norte da África não conta, porque eles não são assim tão da África. Esses são do norte, do...
02:16:10
Speaker
da Tunesia e de Marrocos e isso tem um pedacinho mais de coisa. Mas o que tem-se o pessoal do Senegal e da Nigéria e da Angola e da Guiné Conakry? O que tem-se eles? Não, não, estou a brincar. E por acaso veio um documentário sobre a FIFA e na altura do Blatter, havia muito... O Blatter tinha as equipas da África sempre do lado dele.
02:16:39
Speaker
no sentido em que quando havia alguma reeleção do presidente da FIFA, ele tinha sempre a pessoal da África do lado dele, porque basicamente comprava esses votos todos. Ele mandava muito dinheiro para em forma de programa de incentivo ou desporto e não sei o quê. E o que acabava para acontecer é que esse dinheiro era desviado para os bolsos de políticos e pessoal que estava na interação das federações e isso.
02:17:07
Speaker
Ou seja, tem muito dinheiro que foi para a África, que acabou por não ser investido em nada para melhorar as condições dos jogadores e tudo, se tu fores ver. O pessoal que joga em África, tipo, a única oportunidade que, se calhar, que eles têm de ter uma vida normal é quando estão num campo de futebol. E, tipo, chegam e, tipo, imagine eles saberem, ah, investiram. E o pessoal que vive com 2 euros por dia ou com 1 euro por dia,
02:17:36
Speaker
sabe que foi posto de 5 ou 6 milhões para desenvolver um centro de terranhos de uma federação ou melhorar os clubes e não sei o quê, depois quando veio então a jogar mesmo num campo pelado, sem sapatilhas e com bolas velhas e... se bem não é dado ao mesmo que esse dinheiro tivesse sido investido de forma indireta no futebol, ou seja, os jogadores que jogam futebol
02:18:04
Speaker
que têm boa capacidade, que têm uma espécie de bolsa para continuar a ir às aulas. Um pouco como se faz na Europa, nas escolas de futebol, os jogadores na mesma têm de ir à escola e têm de estar um pouco interligados. E quando veio fui mandado muito dinheiro para lá, que servi para comprar votos e que fui metido no bolso de pessoal de ligo.
02:18:29
Speaker
E que as pessoas que querem jogar futebol e que querem se misturar ao mundo. É, porque em África tem muito talento a nível dos jogadores de futebol. Não é preciso pensar muito. Tu vejas a seleção portuguesa, quando jogadores de vêm da África. Aliás, na história da seleção portuguesa, o nosso melhor jogador.
02:18:46
Speaker
Agora, se calhar, o Jean-Ronaldo também, em teoria, geograficamente, lhe disse que hoje tudo é da África. Mas pronto, o Zébia é mais da África do que o Jean-Ronaldo. É a África mais da África do que o Jean-Ronaldo. E não é em Portugal, está a dizer em Portugal, tem por exemplo França, Bélgica, não é? São países que têm... Sim, é a própria Inglaterra.
02:19:11
Speaker
Porque os jogadores que são bons desses países são aqueles jogadores que são trazidos novos para a Europa, depois às vezes acabam por ficar... por passar a ser naturalizados. Eu gostava de ver... se fosse uma decisão para alargar o Mundial, como ele está sem o número de vagas para as equipas africanas?
02:19:40
Speaker
Eu acho que até, se fores comparar, até equipas africanas e como as equipas da América do Sul tem mais qualidade de algumas equipas debaixo da tabela da América do Sul, comparando com as que estão a seguir na África, tem algumas melhores que algumas da América do Sul. Os camarões e isso. Os camarões estão agora a atravessar uma crise no futebol, mas... Agora, mesmo que estava, por exemplo, com muito, está sem as vagas, por exemplo, na Oceânia.

Reflexão sobre a discussão de futebol

02:20:10
Speaker
Qual é o sentido de fazer isso? pode ser a sorte de dizer que a Nova Zelândica vai, ou uma coisa assim, não faz muito sentido. Outra coisa que eu nem percebo é tipo a Austrália fazer a qualificação na zona asiática, que é uma cena. Aumentar a competitividade para eles. Eles fizeram isso e este ano qualificaram-se e têm uma das piores equipas que tiveram.
02:20:36
Speaker
Não faz muito, não. Não é tal coisa. Está bom. E pronto. Olha, estamos aqui a falar a boa da tempo,

Próximos tópicos do podcast: ciclismo e Tour de France

02:20:48
Speaker
não é? É verdade, não é? viste. mais de duas horas. Ok. Passou num estante, não é? viste. Não vais começar a falar de futebol. Oh, isto de futebol não vais ficar aqui mais de 50 anos. Ah pois. Opa. Da próxima.
02:21:02
Speaker
Tu és um aficionado. Na tua apresentação falaste que tu és um aficionado do ciclismo. É verdade. Tu também encostas de ciclismo. Encostas de ciclismo. Mas eu não sou aquela pessoa de ver muito. Aliás, eu vejo praticamente etapas de montanha. Pois. Não, eu costumo ver assim muitas.
02:21:31
Speaker
As etapas quase todas da volta à França, voltei todas. As etapas que são assim mais planas da volta à França, o que eu costumo fazer é ver o fim. Sim, e também faço normalmente isso. Como eu vejo no aeroporto, vejo os últimos 50 quilômetros quando os fazem as apostas, fantásticas. Ah, sim, sim. E depois vejo o final da etapa, os últimos 5 quilômetros, 10 quilômetros. Eu fiquei muito contente, porque isso... o pessoal odeia o Sagan.
02:22:01
Speaker
O Sagan é tipo o Zlatan do ciclismo, gosta muito de porco com o Zlatan e a dizer menos porco com o Zlatan, tu não és porco, mas às vezes és estúpido. E ele diz que gostaria muito de uma coisa que o Sagan disse quando foi campeão do mundo no Canadá, a dizer
02:22:24
Speaker
Ele disse uma coisa profunda ali, a dizer que esta é uma história para toda a gente, para as pessoas. Esta história não é para mim. Eu ganhei isto para ter a oportunidade de dizer ao mundo, transmitir aquela mensagem. E não sei dizer as palavras que ele disse na altura, mas ele transmitiu uma mensagem profunda.
02:22:47
Speaker
Eu sei, ok. Eu gosto muito do Sagan. muita gente que não gosta dele, principalmente aqui na BaleSkin, mas isso deve ser porque ele ganhou muitas vezes contra o Avermat. Pois ele é o... Contra o Vaan Avermat, e por isso é que os Belgas não gostam muito dele. Mas o Vaan Avermat lhe deve ser muitas vezes, mas pronto. Também, mano?
02:23:11
Speaker
Mas hoje vamos ter o Sagan de camisa amarela. Pois, é isso. Eu fui a escrever ontem e fiquei contente. É uma das coisas que faltava. Eu ganhei ontem o sprint e com as bonificações tenho a camisa amarela. Aliás, ele tem neste momento a amarela e a verde. E é campeão do mundo, é? E é campeão do mundo, é verdade. Onde é que vai ser o próximo campeonato do mundo, sabes? li sobre isso. É na Europa, agora ao mundo.
02:23:41
Speaker
Não me lembro. É uma etapa de montanha mesmo, que vi dias um comentário comigo e estava... Quando a época estava a começar, quando tinha mais tempo, fui-me a fazer um estágio com os amigos ciclistas. Diz?
02:24:03
Speaker
Ele foi fazer um otágio ao local, com os amigos dele, mas eu sei que é na Europa, mas não lembro nem de quem. Vamos apostar que o Rui Costa entre aí. Vamos ver. Tá, mas o tema do próximo podcast vai ser a Volta à França, vamos falar sobre a Volta à França?
02:24:21
Speaker
Vamos falar da nossa desilusão constante acerca da Raykosta. A Raykosta não as costumamos ter, mas... É pá, mas olha, eu nunca... Não sei. Eu nunca sofri tanto a ver uma etapa como a que o Raykosta ganhou. Na volta... Na volta... É aquela que eu vi na Corovinha atrás. Ah não é? Sim, sim. Exatamente. É essa mesmo, é essa. Na volta à França?
02:24:45
Speaker
Sim, sim, da Volta à França. Eu infelizmente não consegui ver o campeonato do Mundo Companhão em direto na altura, não podia ser transmitido. Mas essa da Volta à França foi... qualquer coisa. bom, olha, até ao próximo podcast. Não sei quando é que vamos fazer. Vamos deixar a Volta à França a dar um puto assim? Quase chegar ao fim, é? É melhor. Podemos fazer tipo antes do ouro da semana. Antes do ouro da semana, ok. Os prognósticos, para o final, não sei o quê. Isso é tipo daqui a duas semanas então.
02:25:14
Speaker
Sim, sim. Ok, então 12 a 15 dias. Vamos ver quem canha as apostas do Mundial e vamos falar sobre a volta à França. Porque nós não podemos falar de futebol. Este podcast não é sobre futebol ou não tem também. Se vocês tiverem, e estou aqui a partir do princípio que alguém vai ouvir isto... Se para além de nós. Se para além de nós. Se vocês tiverem alguma ideia para um podcast, algum tema que querem discutir. Sugiro, nós vamos vedar o nosso melhor, ou se quiserem participar.
02:25:44
Speaker
Exatamente. E agora ideias para o pão deste programa. O programa não, deste podcast. Oh, sim, sim. Isto neste momento é podcast só. P-O-D... Como é que é o leste? C-A-S-T. Podcast.

Encerramento do episódio

02:26:04
Speaker
E foi assim. Em sávia trouxa. Ball kicks you. In the balls.
02:26:13
Speaker
Até à próxima, e aproveitem o resto mundial, está quase a acabar, faltam 4 jogos. E tudo, Carlos, portanto, aproveita as férias. Igualmente, obrigado. E veia a volta à França, porque eu não tenho tanto tempo como tu para ver. Está bem, está bem. Eu sigo. Este podcast eu falei muito, mas no próximo vai ser tu a falar mais, não é? Ui! Ui! Tenho que trazer uma lista com os participantes todos, e caralho, vocês semei.
02:26:40
Speaker
Valeu! Grande abraço a todos e até à próxima! Tchau!