Become a Creator today!Start creating today - Share your story with the world!
Start for free
00:00:00
00:00:01
Força no Pedal 28 - Isto é que vai ser Giro! image

Força no Pedal 28 - Isto é que vai ser Giro!

PDC Podcast
Avatar
80 Plays1 year ago
Bem-vindos a mais uma edição do PDC Podcast. Hoje juntamo-nos para falar de ciclismo com o nosso programa - Força no Pedal - e começamos logo por falar da nossa preparação para o Gran Fondo. O dia D está a aproximar-se e nós estamos cada vez mais preparados! De resto, abordamos também as ultimas noticias do ciclismo mundial, começando pelo anti-climax que foi a LBL mas concentrando muito mais as atenções no Giro que começa este sábado, dia 6 de maio e que, como não podia deixar de ser, tem como destaque a participação do nosso Joãozinho! Enjoy! Este Podcast contem musica de TaigaSoundProd: Rock Guitar Intro 03 by TaigaSoundProd Link httpsfilmmusic.iosong6744-rock-guitar-intro-03 License httpsfilmmusic.iostandard-license
Recommended
Transcript

Introdução e Avisos

00:00:01
Speaker
Aviso-me, o programa que se segue pode conter linguagem ordinária e ou verbalmente agressiva, que pode ferir as suscetibilidades dos ouvidos mais paníscas. Obrigado. Este programa conta com o apoio de X-Muse. Powering your dreams. Os ouvidos apanham acidentes.

Desafios de Condução em Madeira

00:00:25
Speaker
Apolo, se o pessoal na Madara tem que aprender a conduzir.
00:00:29
Speaker
Estava a falar a pedaço com o e ele estava a dizer, olha o Cuarro está a dizer que se calhar um de nós vai ter que levar o Cuarro dele para ir para São Vicente. Eu sei, tu é que vais conduzir Zé. Para também não grande dificuldade. Just slow enough to go again. This one is gonna come down to a sprint. Wonderful! Wonderful!
00:01:09
Speaker
Olha, fala nisso. É coisa que um gajo tem que arrancar para ir para lá.
00:01:14
Speaker
Aquele começa às 9h, e o ano passado cheguei tipo, e tinha um quarto, para parar bem o carro, para dar ainda uma voltinha ali. Eu ainda tenho que interfestar pessoal, por isso. Então tens direito para de madrugada. Tens de ter de casa às 7h. Às 7h é muito cedo. A quanto tempo é que demora-se a tua casa até lá? A versão rápida ou a versão normal?
00:01:40
Speaker
Qual a função rápida? Não vais achar-se flucidado. Fui-se àquela hora. Não, mas para... No outro dia fui meia hora. Mas... 40 minutos. No túnel. Uns 40 minutos. Ok. Ok. bem. Então saia-te, a gente chega a um quarto pás oito, perfeito? Muito cedo. O sete é um quarto da tempo. Mas ele quer entrevistar toda a gente. Mas agora não está ninguém para entrevistar. Vamos lá. Não está, não.
00:02:10
Speaker
Caracassas pá! Também é o que é um quarto da hora! Sim, mas pronto, temos que agendar para às 7 para deixar aquele intervalo de...

Planos para Fotos e Redes Sociais

00:02:19
Speaker
Um gajo tem que na sexta-feira, quando vamos dar aquela volta de bicicleta, irmos com o equipamento e trar assim umas fotografias para meter no Instagram. Ok. Assim tipo pôr as bicicletas ali, tipo naquele miradouro em cima na montanha.
00:02:39
Speaker
No peneáculo. No peneáculo, mas não é para te esgote por a baixo, caras. Não. Foda-se. Depois do grande fundo sem antes, não.
00:02:49
Speaker
Sim, sim. A Carolina estava a dizer alguma coisa assim. Veja se não chega à Madeira. Não, eu vou chegar à Madeira. Depois de chegar à Madeira, um gajo pode se espetar. Antes disso... Não sei em que contexto é que isso foi, mas sei alguma coisa assim. Mas é tirar umas fotografias e meter no Instagram. Rider and bike. Coisas assim. Sim. Está fecho. Está bem.
00:03:14
Speaker
E até mesmo na pontinha. Ou na pontinha. Se bem que esse dia estive a ver, nessa semana não vamos ter barcos, o que é perfeito. perda, voltas mesmo até à pontinha. Ah da bança, estive a ver. estive a ver histórias de tudo. E estive a ver a previsão do tempo.

Impacto do Clima no Treinamento

00:03:31
Speaker
É um bocadinho difícil de provar daqui a 3 semanas, mas tudo indica que vai ter bom tempo.
00:03:37
Speaker
Que tal o tempo do Quaraças aí? Eu vou falar em 30 graus e o Modelo. A 30 ainda não, mas 24, 25.
00:03:47
Speaker
Ah, está por fora. Esta altura do anjo já... Aqui ontem de 23 graus, as lagartes cheiram todas à rua. Ih, 23 graus. Isso é perigoso, não é? Tenha um sol e fica logo... Ah pá, o pessoal, é porque aqui, tipo, vai 2, 2, 13, no dia a seguir 23, está a ver.
00:04:09
Speaker
Eu estive a treinar e eu acho que estava desidratado hoje de manhã porque eu acordei. Fogo, eu estou tudo fududo. Mas agora estou a comer normal outra vez.
00:04:22
Speaker
atingi hoje de manhã, foi muito pesado, de manhã estava com 64 sete. Ok, está bom. está no ponto. Hoje treinei e comi três fatias de pesa. não sabia que era uma fete tanto tempo. E hoje foi tipo passar, a semana passada fizemos o aniversário dela porque ela estava com o Vercela. Fizemos esta semana, então comi dois pedaços de bolo também. Ah, pronto.
00:04:51
Speaker
De um dia para o outro, fudei a minha dieta. Atirou para mim e pum. Agora vai ter de...

Gestão de Intensidade e Fadiga no Treinamento

00:05:00
Speaker
Agora também tem de ter... Agora é manter. Manter, recuperar um pedacinho, no domingo que vai fazer o teste FTP. Esta semana, tipo... Estou a fazer o programa do... Estás a que aborda, não é?
00:05:13
Speaker
Sim, este é a penúltima semana, e a penúltima semana é a mais deixada de todas. Tem dois tranos de duas horas, mas é com uns intervalos fodidos, rapaz. Pois eu tive a ver o meu que fizeste, pai, de 50 quilômetros. Ah pá, mas tu tens que procurar o Build Me App para veres o... Eu tive a ver o programa. Ah pá, as últimas semanas são 5 dias de trabalho, 2 desses dias de 2 horas, mas a 2 horas olha dark, e no segundo trano,
00:05:43
Speaker
Eu tive que baixar o custo. O valor do FTP. O valor do 100, é que tu podes baixar da hora. Eu tive que baixar para 90% do máximo, porque eu estava a mover a rasca. Tinha partes, tinha umas partes que eu tinha de estar a fazer, 325 autos durante...
00:06:04
Speaker
Durante 2 minutos, ou que era. Fui-se a puxar. E fiz os primeiros, mas a seguir estava mesmo. E isso não acaba. E depois não estava a conseguir pedalar muito, então tive que baixar. E mesmo assim, depois de baixar eu estava movendo a rasca na mão já. Portanto, não me arrependi de baixar. Mas a mão podia acabar. Isso é que interessa. É melhor baixar ligeiramente e conseguir acabar do que ficar a mão.
00:06:28
Speaker
e por um gajo também tem que ter um pedacinho porque quando um gajo está a fazer as coisas e a comer menos do que o normal também tem menos esforço pois isso o que tu estás a fazer de fazer exercício e tentar perder peso e manter a potência é difícil conseguir gerir mas tu consegui manter isso é importante isso é o que importa agora começou o taper ai ai eu fiz esta semana o ramp test o outro que tinha feito deu-me 250
00:06:58
Speaker
E agora passou para 255. Oh, então está bom. Está bom, segui. Se bem que fiz o ramp test e depois fiz uma semana a seguir, fiz o normal de 20 minutos e deu-me 226. Eu fiz mal as contas. Tudo bem que o Ska não ia conseguir chegar aos 240. O que eu penso é bem, é 240, vamos manter os 240. Esquecei-me dos 5% que ele teve no final.
00:07:23
Speaker
Ah é, claro! Eu estava tanto contente, ah consegui os 258. Tu não tens que olhar para os números, é mais fácil dizer, olha, a última vez que fiz e que deu-me quase 260, eu consegui manter durante 20 minutos quase 270. Mas eu não olhei nenhuma vez para os odds e tapei, eu não olhei nenhuma vez.
00:07:46
Speaker
E fui tipo ir ali a puxar. A puxar e aguentar. Ali aguentar um ritmo. E quando fui ver, porque eu tinha... E meti aquela aplicação que o Benji usa, o Breakaway. E vi a Breakaway app. É uma aplicação que pega nos teus dados do Zwift e das tuas voltas. Ah, tipo metes os melhores tempos, a melhor potência de tempos e isso, não é? Sim, e ele determina se tu és o sprinter, se... Sim, sim. Isso é gratuito, é.
00:08:14
Speaker
Não é cinco euros por mês, ok. Ok, ok. Ah pá, mas é bem fixe para perceberes quais são as tuas melhores potências. Portanto, para mim, supostamente, isso mais sprinter, não, tipo aquele...
00:08:30
Speaker
tipo Valverde, Sprinter e... é um pedacinho de tudo. Mas a montanha no início era a pior coisa, mas este treino aqui do Zwift, o Build Me Up, é mais focado para a montanha. É mais focado para os esforços longos. É o mesmo treino específico neste caso, para este grande fundo não.
00:08:53
Speaker
Sim, é o ideal para aumentar o FTP. Sim, para aumentar o FTP melhora-os em todos os aspectos. Esta penúltima semana, como eu te disse, é pesada, é a mais pesada de todas, mas depois tem a última, que é tipo um taper já.
00:09:12
Speaker
Ok. E depois no final, o último dia é o teste da FTP. Ah, é o último mesmo. E mas tu também fazes no início não é? Também faço no início, a ideia é comparar. O que eu vou fazer, os trânsitos são todos de meia hora na semana que vem. O que eu vou fazer?

Análise de Desempenho com Breakaway App

00:09:29
Speaker
Eu vou fazer meia hora. Fazes dois? Não, eu faço o trânsito de meia hora. Está com os de recuperação.
00:09:36
Speaker
Mas a seguir faço tipo uma hora, zona de uso, uma coisa assim. Ah, ok. Sim, sim, sim. E esse entrei num pedaço mais, porque se não um gajo também não está a fazer graça. Sim, meia hora, de fato, que parece... E logo a seguir, o tempo agora está melhor aqui. Aquelas últimas duas semanas, antes de ir para para Madeira, eu vou montar a bicicleta para andar na rua e... Ah, sim, sim. para preparar a equipamento. Ah, pai, tem umas pequenas descidas aqui, alguns percursos.
00:10:05
Speaker
Eu não sei controlar esta bicicleta nesses dias. A posição da bicicleta é isso não? Um gajo está ansioso para chegar ao dia. que estamos a falar disso não é? Fiz dias, como tinha dito, o reconhecimento de parte do percurso.
00:10:30
Speaker
E fiz o meio de fundo, porque estou meio de fundo. O não acredita que... Ainda pedaço, o estava aqui, ainda pedaço. Ele ainda estava a dizer, fogo, duas horas, eu fui devagar. Duas horas para segurar aquela montanha, eu fui devagar. Eu não sei. Zé, homem, aquilo é grande como o corajos, tu não estás a perceber a inclinação daquilo. São 20 quilómetros a sete e meia. Eu não sei. A gente vai demorar cinco horas a fazer. Eu, cinco horas? Eu não sei. Quem é que disse que a gente vai demorar cinco horas a fazer aquilo?
00:10:57
Speaker
Tu falaste a seu gajo, não, o Carlos ontem passou a te fazer seis horas e ainda não estou a pensar a fazerem menos. Estou para a mais cinco e meia. E ele, eu sei, oh Diop, mas tu estás a ver, tu estás a me dizer que um twist do percurso, um gajo vai ser a subir aquela subida. Eu sei o que eu posso, queres aquele aporte mais difícil. Ele ainda não está a vender, mas pronto. Mas mostraste-lhe o percurso a...
00:11:25
Speaker
Mostrei, mas tipo, homem, como é que um gajo tem noção, um gajo que está aqui habituado a andar no plano aqui, como é que um gajo tem noção de chegar e ver as inclinações? É a tal coisa. Não tem, não tem. Mas uma fotografia da feira da janela, assim, vista do mar, que lhe assusta. É, tens de mandar então isso, que é para eu mandar para o Zé. É o que eles meteram na... posso procurar. Eles meteram isso no Instagram uns dias ou umas semanas.
00:11:56
Speaker
E tenho também em relação ao podcast. Nós vamos. Nós vamos ter umas fotografias para meter no Instagram e não sei o quê. Certo. E vamos gravar um podcast antes. E vou juntar tudo não. Tipo um eu, tu e o Zé. Se calhar naquele dia que façam uma volta na sexta-feira. Ok. Para se calhar em algum sítio, no café. Sim. Não sei se tens planos, mas depois almoçar a gente.
00:12:25
Speaker
Sim, no funchel. Ok. Ao castelo de hambúrgueres. Eu estava a pensar que pronto, um gajo precisa de hidratos a isso. uma pizzeria ali, cinco estrelas. As melhores pizzerias da Madeira. Você põe o xaramba? Não é o xaramba? Não, não é o xaramba. Eu gosto bastante dos xarambas, mas estas são ainda melhores. É um nome italiano. Aquela erva aromatica.
00:12:56
Speaker
Eu não posso comer uma pizza inteira, eles têm mini pizzas. As pizzas delas são finas. Comemos uma pizza e meia.
00:13:05
Speaker
O que eu quero dizer é que a gente pode gravar a nossa parte, o preview, e depois da prova assegurei entrevistas com os tradidores. falaste com eles? Não, com um deles ou o outro e vou caçar. Vou atrás deles. andar a ver quem é o Pau Rodrigues. Acho que vou ao Decathlon aqui, daqui a dias, e vou comprar um troféu pequenininho.
00:13:35
Speaker
E meter o... The one and only Paulo Rodrigues. Quem chegar em primeiro fica com o troféu. Boa ideia. que falas em troféus, tive uma ideia. Não sei se concordas, mas... Ok. Aqueles... Os bilhões de água. No final até eu disponibilizo um deles. Ofrecer a outra organização. Pequeno gesto. Pode-se dar.
00:14:00
Speaker
Como são duas para cada, eu posso... Não importa ceder a minha, não tem problema. Se eu quiser, é, com um pão cheio dentro. Se ele quiser destrucar isso por um espetado espetado... Olha... A espetada pode escolher o que quiser, por isso é... Ah, é? Mas a gente tem que chegar a seia para comer espetada. Sim, eles estão sempre a fazer, portanto... Ainda convém ser os últimos, mas...
00:14:27
Speaker
Acho que é para ter a melhor card, não é? Isso é mais uma motivação para chegar. Mas o que eu queria dizer é que...
00:14:33
Speaker
Pronto, além desses Paulo Rodrigues, vou tentar entrevistar a organização. E segurei uma entrevista com o Mário Menes. É lá, vai participar. Eu vou participar. Sim, sim. Ele até deu-me umas dicas para... Eu tenho que ver. Eu estava dizendo no Instagram. Então, como é que estás a alimentar? Depois estive a ver os meus botos e mandei-lhe um print screen de uma coisa do Breakaway.
00:15:02
Speaker
E eles diziam, ah pá, tu tens de fazer um teste de FTP, tens umas valores que não estão bem a corresponder, não sei o quê. Ele dizia, tens de fazer mais um teste de FTP, tens de esforçar mais nesta coisa, assim. E depois ele dizia, dantes, esqueceste de comer hidratos e assim, claro que não podes aconselhá-lo. Ah é, então tens de ter uma página especial. Mário Menezes do Porto da Cruz, atleta profissional maderense, ah pá, assim fez.
00:15:28
Speaker
Ele está agora fora. fora quer dizer, numa equipa... Ele anda na Madara. Aqueles que metem uma fotografia no Instagram parecia que ele tinha andado a cavar os regros. Também tem treino

Importância de Luzes na Bicicleta

00:15:39
Speaker
físico na Madara, não é levantar poesia andar ali a cavar. Pois pronto, a pavá se afiche. ainda para finalizar o grande fundo. Tu tens luzes na bicicleta, luzes vermelhas?
00:15:53
Speaker
Eu tenho uma vermelha para meter atrás, mas este volante que tenho agora trouxe-me um pequeno problema que não tenho forma de meter uma luz à frente. À frente não problema.
00:16:04
Speaker
Porquê? Porque o teu guiador é aerodinâmico, não é? Sim. Não, a luz da frente não faz grande diferença. Porque a frente é para sinalizar os carros com a frente e os carros com a frente vão sempre a te ultrapassar. Ah, é que... Atrás é que é mesmo importante teres... sobretudo na parte final. Quer dizer, o início, quando tu vais do São Vicente para a terra beira da janela, é quase sempre para em Túnis. Sim. Mas no início tu estás fresco e vai o pessoal normalmente ali todo junto.
00:16:34
Speaker
Agora, na vinda, vai mais cansado e normalmente vai estar quase tudo separado, apesar de ser para a gente fazer isto todo junto, mas pronto, pode acontecer alguma coisa e um gajo separar-se, que vai ter a luz atrás vermelho.
00:16:46
Speaker
Não, mas a luz vermelha não problema, mas eu tenho que... Eu tenho que, à frente, e por acaso tenho uma coisa... Onde eu tenho o Wahoo, a cena para montar o Wahoo... Ah, para pôr para baixo, não é? para pôr para baixo tipo uma coisa de GoPro, então se eu arranjar uma câmera que esteja para montar como uma GoPro, para meter lá. Mas eu quero uma pequenininha. Quanto mais pesada, melhor. Ah, sim, sim, claro. Quanto mais pesada, quanto mais leve. Eu percebi. Todos os quilos que eu unto.
00:17:17
Speaker
para finalizar, eu tinha comprado um Power Meter, diz-quei-te a dizer. Sim. Estava-me a falhar completamente, mandei para trás. Pois tu tinhas dito que estava com problema. Mandaram-me outro, estava a falhar também, mandei para trás, então eles sugeriram em vez de mandar outro.
00:17:35
Speaker
-me igual mandar-me outro... Uma versão. Não, é um cano de pedais mesmo. Ah, ok, ok. Sabe, eu tenho aqueles pedais azul-tegra de carbono. Sim. Eu treio o ancho e meto um ancho que é um power meter. E é nos dois pedais ou num só? Nos dois, dos dois lados. E funcionou logo à primeira. Boa da fixe. E depois de pagar alguma coisa ou não?
00:18:02
Speaker
Eu tive que pagar um pedacinho a mais porque é um pedacinho mais caro, paguei a diferença, mas a diferença não foi mentira. E funciona bastante melhor, não tem que andar a calibrar, tipo, é um estante. É um faveiro axioma.
00:18:18
Speaker
E por acaso o que usa o Mori de uma pergunta, olha, qual é o power meter que tu usas? Olha, por acaso vai-me chegar daqui a 10 um favor a cima? Olha, é o que eu uso, portanto é bom. Ele não arranjou foi um desconto para isso, mas pronto. Os gajos da loja que foram por acaso impecáveis. Sim, sim. Despeixaram-me bastante rápido. Os reconheceram que o produto não presta.
00:18:43
Speaker
Não é que o produto funcione sempre, mas o que pode ser é que... Não seja que ele funcione mais com Garmin e isso, e se calhar com Wahoo não funciona tão bem, uma coisa assim. Ah, ok. Mas é que ele tem uma aplicação para o telemóvel, o outro. E a aplicação ia-me badar vezes abaixo no telemóvel. Fuuu... Portanto, eu acho que deve ser o software que não é tão bom. Enquanto cai esta Waciuma,
00:19:14
Speaker
A aplicação 5 estrelas. Legou logo ao arrovo, funcionou logo 5 estrelas. Isso é mesmo chimeno.
00:19:22
Speaker
Não, não, é fevereiro. Ah, é mesmo essa marca, ok, ok. Mas é especificamente para pedais de chimeno, isto. O facto de sendo um pedaio ainda tem outra vantagem, que é se mudar de bicicleta ou assim, troca de pedais e está feito. Sim, tem que fazer uma pequena calibração e tem que meter qual é o comprimento da pedaleira e fazer uma calibração e ele acerta logo.
00:19:49
Speaker
E esta marca tem também pedais do mesmo deles, que é com os cliques da Luke. Mas já, e como eu tinha os pedais, fui ver, fica elas para elas, ter o outro power meter.
00:20:06
Speaker
E ter isto. Claro que os pedais ficaram-me mais pesados. Porque estes... Eu depois vou-te mandar uma fotografia de como é que são. Sim, Kevin. Eu vi uns... Pronto, não é preciso dizer-te a marca específica, mas vi alguns. Espera, eu vou-te trazer uma fotografia com o telemóvel e te mando para o WhatsApp. Espera. Um instantinho. Ok. Ficou assim. Vai-te chegar agora.
00:20:39
Speaker
Ok, pois é isso que tinha visto. Tem aquela parte ligeiramente cedo. Os pedais ficam um centímetro mais para fora. Não, ok. O que tu podes fazer... E notas alguma diferença ao pedalar? Tipo, para mim é até melhor, porque é melhor para os dores do joelho.
00:20:56
Speaker
Não fica tão fechado.

Ajustes nos Pedais para Conforto e Performance

00:21:00
Speaker
Fica o Q-Factor, que é a largura entre os pedais. Chama-se Q-Factor, para quem não sabe. Não sabia. aprendi uma coisa. Fica mais parecido com o Q-Factor da bicicleta de montanha. Ok. Porque é mais largo na bicicleta de montanha. E eu não sinto tanta diferença. Para quem tem problemas de joelhos,
00:21:22
Speaker
É uma das coisas que tu podes fazer, é meter um extensor, existe essas coisas e tudo. Um extensor de pedaços e meter os coletes o máximo para trás e o máximo para fora.
00:21:38
Speaker
E o que eu calculei foi tipo, eu fui experimentar e se eu achasse que o pedal estava muito para fora, como eu tinha os cleats nos pedais quando estavam antes, um pedaço metido o mais para fora o possível. E eu estava a pensar, se eu achar que está muito, e mexe os cleats um pedaço mais para dentro, e fica o mais para dentro e compensa.
00:22:04
Speaker
Mas também o pedal não pode bater naquele sensor, porque senão não é uma coisa. É que tem um limite. Portanto, de qualquer forma fica sempre por causa. Ou podes compensar. Eu, por exemplo, e como tinha escolhido pôr os pés um pedaço mais para fora, não...
00:22:19
Speaker
Porque eu não gosto... Os catch-ups têm aquele um pedacinho de movimento, e principalmente com os amarelos antes. Eu ainda não tinha afunhado nada daquilo, e às vezes a pedalar bati com o calcanhar no crank. Eu não gosto nada disso. Não gosto nada de sentir isso. Isso aconteceu porque ele balançava um bocado para os lados, não é?
00:22:39
Speaker
Sim, e o clito em si não estava para fora o suficiente. Quando eu meti este, então meti os clitos um pedacinho mais para fora, meti-os o máximo para trás, meti-os um pedaço mais para fora e eles, de qualquer forma, os azuis mais sem menos do que os amarelos. Sim, os azuis têm dois ou três graus, não é?
00:22:58
Speaker
Eu ainda sequer sei qual é lá, mas eu acho-lhes bastante melhores que os amarelos. Pois. Eu tive a ver para... Agora, por causa das chapatilhas novas, eu tive a ver para as novas, mas estavam todos esgotados nas lojas. Ya, independentemente da cor que tu tenhas, tipo os vermelhos e os pretos, eu acho que... Os pretos, esquece, melhor não os ouro. Existem pretos. Existem uns pretos que é zero na meia, fica completamente... Isso são os vermelhos.
00:23:23
Speaker
É os vermelhos que são assim? Acho que sim. Pelo menos das semendas, acho que são três. É o amarelo, que aqueles mais... Os que não estão aí, mas os que têm. Tem a ideia... Pois azul e vermelho. Os que têm zero, os que ficam mesmo fixos. É a pior coisa que existe para os joelhos. Pois... Acredito que esteja algum, por exemplo, num contrarreloj, uma prova assim que tenha isto para mesmo ali. Eu acho que é daquelas coisas que é mesmo aquele o pessoal tem aquelas manias mesmo de... Sim, sim, sim.
00:23:54
Speaker
Aquelas coisas tipo que ninguém consegue andar naquela bicicleta por isso. Não sei se era aquela opção ou porque tem os pedaços de uma forma esquisita. Eu conheci um lugar, eu conheci um lugar aqui tempos que dizia-me, tenho uma parte mais comprida que a outra, então tive que comprar dois crancos. Diferentes. E tenho tipo...
00:24:19
Speaker
Ah não, quando ele comprou um Power Meter, ele comprou de propósito, de um lado, com o comprimento mais comprido. Ah, ok. Bem pensado. Mas ele nem queria comprar um Power Meter desse, por exemplo o 4EEE ou o que é, ou aqueles Stages, porque...
00:24:40
Speaker
Eu tenho os descranques aqui, eu nem queria estar com um crank a mais, estás a perceber? Sim, sim.

Vantagens dos Medidores de Potência

00:24:46
Speaker
E queria ter dos dois lados, e esses são muito caros, em relação a estes são bastante mais caros.
00:24:53
Speaker
Olha, ficou melhor. Paguei um pedacinho a mais, mas ficou melhor a bicicleta. Funciona a 5 estrelas. Até mesmo porque às vezes, e tenho utilizado estes dias, mesmo para confirmar-se o power meter do Turbo. E vai elas para elas.
00:25:19
Speaker
Tu usas quando fazes o lift, tu usas mesmo o do rolo, não é? Sim, para aquilo adaptar, aquilo tem trompometer dentro.
00:25:28
Speaker
Por isso eu... Ah pá, mas... No nível geral, sinto-me bem, caralho, sinto-me bem. Isso é que importa. Ainda não, de domingo a 8h é que eu vou me sentir bem. Quando eu sinto-me bem depois é que eu vou me sentir bem. E depois, ah pá, o resto das coisas tenho tudo aqui, exceto as minhas meias aerodinâmicas, estão quase a chegar. Quase a que são? As assos. Ah, ok.
00:25:54
Speaker
Não se fala de preços, Carlos. Não, não, não. Eu ontem vi acabas da Decathlon e eu fiquei curioso, mas não tenho disponível também.
00:26:03
Speaker
Não tem nem loja? Não for loja? Não, não tem, não tem. E online não está mesmo, também 43, 46 não está... Não presta. O preço que aquilo custa, aquilo deve vender logo, tudo. Pfff, comparado com o resto... Ninguém te diz que aquilo não presta? É isso, e se tu fores a ver... Pronto, não sei se tu tens produtos da... Tens, eu tenho. Mas eles são todos de muito boa qualidade.
00:26:28
Speaker
Os meus calções de mountain bike são todos a decatlon. Ah pronto, pronto. Olha, eu por acaso encomendei e fui hoje levantar a luz. Uns calções iguais aos que eu tenho. São os melhores que eu tive até hoje. A decatlon? Sim, sim. E os que eu tenho? Pelo menos dos que eu tenho.

Ajuste de Roupas devido a Mudanças de Peso

00:26:46
Speaker
Ok.
00:26:48
Speaker
É óculo também, exato. Eu como emagrecer, eles disseram que estão a fazer uma coisa que estava a chatear um pedaço. Nas pernas? Eles estão a subir-me. Ah, pois. Eles antes ficavam mais um pouco mais. Isso acontece. Mas como as minhas pernas emagreceram, agora eles salvem-me pela perna acima. No início ficavam-me apertados, agora salvem-me pela perna acima. Tens de arranjar o meio turmo.
00:27:13
Speaker
Não, eu vou com o Neewormers para a prova. Não vou, não vou. Não vou com o Neewormers, porque se não... Mas tu vês os manguites, que é assim que se diz em português, o pão com os braços... Os manguites! Ah pô, e comprei os manguites onde é que de lão.
00:27:31
Speaker
Também tenho. São aqueles pretos. Os pretos, mas os mais quentes de todos, bem verdes. Ah, ok, ok. Os meus braços emagreceram, eles agora despegam-me os braços abaixo. Mas eu ainda vou comprar outros, vou deixar aqueles. Eu penso que vai estar a bom tempo. Vale, o único problema ali é, ou está muito de manhã, que tu vais ali e ainda o sol ainda está aquecido e vais mais nos túneis, pode estar um bocado fresco e o mais ainda está aquecido.
00:28:00
Speaker
E depois é, o problema às vezes é outros seres, pode até estar só, mas está um bocado fresco. Eu ano passado, por exemplo, descida da encomiada, tive que parar a mãe para meter, que estava a começar a deixar de sentir as mãos. que a descida da encomiada aquilo faz-no voar. Eu fico logo com as mãos geladas. Fico logo.
00:28:23
Speaker
E parece que tem circulação nas mãos, às vezes, e fica com as mãos... Eu em mãos e em pés, mas não sei... Não ando a bicicleta muito nos pés, se tem mesmo frio. Vais usar aquelas coisas para meter na ponta dos pés, porque às vezes basta a ponta dos pés. Ah, mas não, nunca usa isso. Isso é barato, na Decathlon tem em 10€ e funciona bem. Sim, mas nunca faz temperatura que justifique isso.

Opções de Vestuário para Diferentes Climas

00:28:46
Speaker
Eu acho que vou levar para o caso de chover ou uma coisa assim, muito tempo. Ok, ok. Porque, ah pá, nunca se sabe. Sim, sim. O que é que eu ia dizer? Ah, também tive que mandar vir umas luvas, porque as minhas estão todas completamente esferrapadas. Ah, as luvas é normal.
00:29:06
Speaker
É, mas tenho as luvas bastante tempo. Tens aquelas da Decathlon também, não é? Da Decathlon, as... Eu tenho umas iguais. As mais almofadadas. Sim, sim, sim. não vendem essas? Não vendem. Não, eu tive a ver aqui, pelo menos aqui... Ah, mas aqui tem. Ah, se tiver aí. Mas eu comprei umas de semana agora. Ah, ok.
00:29:26
Speaker
e comprei umas rodinhas para o meu derailleur porque eu acho que tenho então eu tive que fazer ali uma engrenagem porque eu me apertei e ainda não tinha para substituir então tive que fazer ali uma engrenagem
00:29:44
Speaker
Eu não estava-me a rodar e eu tive que... Aqui tem que rodar para mim, tem que rodar livremente. Então, olha, eu desenrasquei uma coisa, mas elas estão meio soltas, então tem umas velocidades que tu sentes aquele tipo a raspar um pedaço. Ah, ok. Mas eu mandei vir umas rodinhas, umas cerâmicas da BBB. Cerâmica speed.
00:30:05
Speaker
Não é Ceramic Speed. Ah, então é Ceramic Speed dos nichos. Mais ou menos isso. É muito mais barato Ceramic Speed. Fogo Ceramic Speed pagas de algum nome. Então olha, tenho um bebê Ceramic da SEMA que comprei aqui 20 euros e fui ver quanto é que custava na loja e acho que era mais de 100 euros.
00:30:26
Speaker
Fuuu... Comprei aqui a 20 euros, que não andava... Era para meter na Pinarello, que quando vivia a Pinarello era... Era rusca italiana, e isto são de rusca britânica. Não andava. Então isto vão para a pesquisa do Zóia. O Zóia ainda não sabe. Ah, pois tu tinhas dito, sim, sim. Eu disse aqui, mas o Zóia acha que não houve o podcast. Ah, pronto. Zóia, houve o podcast! Depois quando ele receber e não saber, pois... É o que dá, não vi, etc. Ele tem andado bastante na rua.
00:30:55
Speaker
Rapaz, ele tem os pneus todos gastos rapaz, incrível! Olha isso é preciso ter cuidado aqui! Não, ele tem ali em cima uns Continental, um GP 5000 para ele. Era para meter na outra na Stevenson que vou montar em cima, mas para ter sequer a... Se os pneus dele não estiverem muito maus, eu monto os pneus dele. Porque os pneus dele não são maus, são os Schwalbe One, também são bons. Os Schwalbe? Pois. E os Vitória, pelo menos os que eu tenho, assim estranhos.
00:31:23
Speaker
Eu ouvi dizer para a estrada, eu ouvi dizer, é o que eu vejo por aí. Continental, os GP 5000 são o topo do topo. Os Schwalbe One são bons, os Vitória Corsa são bons. E depois tem Shit Tires, Pirellas.

Estratégias de Corrida e Resultados Potenciais

00:31:43
Speaker
Shit Tires. A gente tem uma boa transição, porque quem é que não anda de Shit Tires?
00:31:51
Speaker
Ah, pois é! Ah, pois é! Ah, pois é! É hoje o nosso show, Joãozinho! Antes de irmos para esse, onde é que nós chegamos da última vez? Liés do Passo a Ninguém. Liés do... foi, foi, foi exatamente.
00:32:07
Speaker
Ah pá, Carlos, nós vamos fazer este bastante curto. Foi o pior anticlimax desta época, foi o viagem para São Liés. Pois fui, estava toda à espera daquele grande imbat. É porque foi o Pogacar que se espetou contra o outro. Ou o outro que se espetou contra o Pogacar. Não foi ao contrário. Foi para caso foi ao contrário, foi o outro que teve um problema. O gajo da Quick Tape. Que teve um problema e um ferro, ou...
00:32:36
Speaker
Foi de propósito? Um gajo da Quickstape? Pois, acho que sim. Eu espero que foi a Quickstape, ou foi... Eu sei que foi um gajo qualquer que teve um problema. O Pogacar, o que é que ele fez? Ele partia a clavicula? Não, não, foi uns ossos da mão. O Pulse? O Pulse ia... Foi, olha, foi o antigo ciclista da Quickstape, foi o Miquel Onori, que estava na Education First. Ah, está na Education First. Mas ele ficou mais maltratado do que o Pogacar.
00:33:11
Speaker
portanto o Remco ganhou a fotocóptero, quer dizer
00:33:18
Speaker
Imagina um cenário... e estou a partir do princípio que o pessoal a prova, mas pronto. O que aconteceu foi que a Quickstep acabou de obunhar a prova, eles no rádio de Larre d'Eau atacaram, eles dizem que mesmo que o Pogacar estivesse iam atacar no mesmo Larre d'Eau, não sei, mas pronto. Era provável, ia o Pogacar atrás dele, agora o que é que ia acontecer a seguir o Pogacar contra Remco? Não sei, pronto. O que é que eu ia dizer?
00:33:48
Speaker
O Remco o Pitcock conseguia andar um pedacinho atrás dele depois dele atacar e depois o Pitcock ficou para trás, não se aguentou e o Remco chegou isolado igual ao ano passado. Mas imagina que acontecia ao contrário e era o Remco que o Onoré espetava-se no Remco e ficava o Pogacher ali. Achas que o Van Wilder ia conseguir fazer frente ao Pogacher?
00:34:18
Speaker
Não.
00:34:19
Speaker
Não, mas o Van Wildert é forte. Tudo bem. Tu viste que o Raimu que queria atacar e o... Eu sei. Ah não, tu não acabaste de puxar. E o Van Wildert... Ah pá, olha que esse gajo e penso que é o próximo João Almeida no sentido em que daqui a dias vai ver qualquer equipa ali a mandar milhões para cima dele. Eu acho que sim. Olha, ele tem contrato até o fim deste ano. Portanto, ou é Quick-Step chegar à frente ou está aqui um ciclista que pode fazer... Porque ele até...
00:34:48
Speaker
Até me parece que evoluiu bastante no contrarreloj. Tive agora o que confirmar, eu tinha essa ideia. Ele fez o Seitmon no contrarreloj da Volta ao Algarve. Nada mal. Ficou à frente de João Almeida, de Castro Vieira. Mas o João Almeida cometou algum erro. Sim, teve alguns problemas.
00:35:11
Speaker
Mas eu ainda sei, eu penso que a Quickstep vai apostar nele para a volta. Para a volta. Eu não sei correndo que vai à volta, caso o Gero não corra bem. É porque se o Gero correr bem, ele não vai à volta.
00:35:27
Speaker
Vamos falar um pouco da volta dos Alpes e da Romandia antes de falar do Cusa, assim próximo. Os Alpes acho que tínhamos falado. tínhamos. Quem ganhou os Alpes? Foi o Geogannard. E a Romandia quem ganhou? A Romandia foi o tudo poderoso Adam Yates. Sim, mas o Ayuso, caraças no contrarrelógio. Fogo.
00:35:53
Speaker
Ele apareceu de uma forma que ninguém estava à espera. Mas ele disse, no perguntar onde é a segurança na montanha, vai-se atacar assim, ah, eu amanhã vou-me partir tudo. E eu perdei logo 3 minutos. Ele trabalhou com o Yetis e perdeu 3 minutos. Mas era expectável, lembrando bem do que eu fiz a segunda relógio. Eu fiquei surpreendido, deu-lhe próprio dizer, apá amanhã não contem comigo.
00:36:13
Speaker
Pois, isso também pode ter sido uma forma de ele tirar a pressão sobre ele próprio, mas eu acho que ele sentia que... Tendo em conta que isto foi a primeira prova que ele fez do ano. Ele competiu pela primeira vez ano passado na Vuelta, e aparece aqui em grande forma. Eu penso que... Até parece-me dizer uma coisa do outro ano, deste gajo vai ser um fora de série daqui a um ano passado. Ah, ele é um fora de série, porque o ano passado com 19 anos faz pódio na Vuelta.
00:36:45
Speaker
É mais um que vai na linha do Pogotero. E pronto, vamos falar do que é giro, que é o giro. O que é giro, o que é giro. O giro de Itália.
00:36:56
Speaker
O Visto... quantas coisas dão-te visão para ouvir o Visto ao listo? A via GCN. Não ouvi do GCN, por isso ainda bem que o Visto. Ok.

Controvérsias da Carreira de Lance Armstrong

00:37:08
Speaker
Bem, eles disseram uma série de... tem-lhe um gajo que eu não conheço, um apresentador novo.
00:37:14
Speaker
E é bom ou não é bom? Eu ligo umas coisas interessantes, apesar de parece... O GCN tem um grande problema, que é uma empresa que vende produtos. E eles não podem dizer certas coisas, ou têm que dizer certas coisas para agradar certas pessoas.
00:37:31
Speaker
Eu acho que eles fazem muito isso e são demasiado politicamente corretos. São muito politicamente corretos. Por exemplo, eles estão determinados, porque tu lembra-te que quem é dono do GCN é o Discovery. Sim, sim, exatamente. E o Discovery e o Warner Brothers, ok? Sim.
00:37:54
Speaker
Absolutamente recusam-se a falar daqueles 7 anos do Lance Armstrong. É como se não existisse. É um tema que... É tabu. Não podem falar nunca. E isso em ritmo. Sim, sim. Porque houve uma pessoa, o Eddie Merrick é o melhor de todos os tempos, mas houve uma pessoa
00:38:12
Speaker
que durante sete anos foi o melhor ciclista do mundo, porque toda a gente topava-se naquela altura, eu nem quero saber, ele era um bom ciclista antes e... Sim, a verdade é que se ele nunca se pronunciasse continuava hoje em dia a ser o... Nunca fui apanhado, ele nunca teve um teste positivo. Puxa, a verdade é essa.
00:38:34
Speaker
Eu nem quero estar aqui a defender o Armstrong, ele não tem que ser defendido, mas eles querem... Eu acho que é um desperdício eles terem estar ali de certa forma a querer reescrever a história, que não faz sentido nenhum. Acho que a melhor forma de dissuadir as pessoas, de usar do Open, em vez de evitar falar daquilo, é falar exatamente sobre aquilo. Claro, claro, exatamente. Não é fugir o assunto, porque isso não resolve.
00:39:02
Speaker
Não interessa, isto estamos a coisa. É uma parte. O GCN, portanto... Pessoal podem ouvir o GCN, não estou a dizer a coisa, mas... Se querem ouvir o ciclismo a sério, é aqui. É aqui, sim. Tem gente que não tem agendas e dizemos mal de toda a gente. E em português, não sei se não é o único podcast de ciclismo que existe. Existe, existe outro que é o Portuguese Cycling Magazine. Tem o nome estrangeiro, mas pronto. Não, vai cair uma bomba, vai deixar de existir.
00:39:33
Speaker
Eu vou mandar agora um SMS para o... eu ia dizer para o Bin Laden, mas ele morreu. Mas olha, com jeitinho, ainda um gajo arranja um... faz aqui um... Fala com o Putin, que ele parece que... Não, não, não. O que eu dizia é que fazemos uma parceria. Podcast com gente.
00:39:51
Speaker
Com eles? Mas esse é um podcast grande ou um podcast pequenininho? É grande, é grande. Eu vou nascer um ano, acho que é o mais conhecido e eles fazem, acho que é todas as semanas. Vou procurar depois, mando o link do Spotify. Tentar interagir com eles. Porque eu tenho notado, tipo, o nosso podcast estava para se acostar um pouco assim. É sério? Sim. Tu também tens feito muitos vídeos agora ultimamente, não é?
00:40:19
Speaker
Eu tenho, se calhar, como entrarem, não sei se é o Nerdland, se é ter agora entrado em contato com o Mario e com outro pessoal que tenha se espalhado... Sim, o pessoal depois vai partilhando.
00:40:36
Speaker
E uma coisa eu estou a fazer uma vez por mês, e onde as pessoas acabam de esquecer isso, se lances mais semanalmente, já... Pronto, um bocadinho de fim. Despeca o Nerdland, para quem é que ouve aquilo? Aquilo é mais para o mais do lado. Confesso que ouvi dois ou três episódios e depois nunca mais tenho ouvido. Mas também não tenho ouvido outros podcasts, agora ouvi para a preparação para o giro. Os últimos têm sido engraçados. Olha, tu tens que ouvir pelo menos o do dia...
00:41:03
Speaker
Vai sair agora no dia 8, na segunda-feira, no dia 15. É bastante interessante. Eu não vou dizer o que é. É bastante interessante. É o meu próximo desafio a seguir ao... A seguir ao... A seguir ao Grand Fond. Mas eu não posso contar ainda o que é, caras. Se não, estou a seguir a dar apoio para o pessoal. Mas pronto. O visto do Lantern Rouge.
00:41:32
Speaker
não houve a parte mais importante que são os favoritos, que é aquele vídeo de quase duas horas, não cheguei até para ainda. Ah, basicamente, e vou dizer o que os gajos andaram a dizer, eles sabem que fazem tipo uma provisão, falam das etapas todas. Sim, sim. Não, isso evite, portanto, a descrição das etapas, uma a uma, quem os quer os vencedores.
00:41:52
Speaker
Possíveis vencedores. Eles, não sei se ouviste até ao fim, quando eles dizem quem é que pensam que vai ganhar. Não, não ouvia ser o pai. Os primeiros dizem, ah, dos dois grandes favoritos, pronto, Remco e o Roglic.
00:42:07
Speaker
E depois começam a dizer, quem é que pode ganhar etapas? Chegam ali às partes da montanha, aquelas etapas mais coisa. Eles começam a dizer, aqui eu acredito que isto é para o João Almeida. E depois, olha, isto também é bom para o João Almeida. Ah então, também é bom para o Jayvani. E vai ver, essa parte eu vou ver. Depois eles chegam ao fim, e não sei como é que o João Almeida não vai ganhar isto. Exatamente, foi uma conclusão com a senhora. Ah então tu chegaste a essa parte. Não, porque de facto tem etapas.
00:42:35
Speaker
Acho que é isso, não cheguei mesmo à parte em que eles vão mesmo poderem dizer os favoritos a vencer. Acho que fazem isso mesmo para o final.
00:42:45
Speaker
Sim, eles dizem mesmo, olhando... Tipo Top 3 ou assim, mas não cheguei a ver isso. Eu nem percebi se isto era no gozo, se não era, porque eles chegam... Por causa do Patrick, que começa a ler as escenas, mas ele diz aquilo com uma poker... Poker voice, não pode ser poker face. Ele diz aquilo de uma forma... Mas eu ainda me vejo, yeah!
00:43:10
Speaker
E não sei se ele está a falar a sério. Ele às vezes está bem nos vídeos, está de óculos de saúde, por isso. Agora, por acaso, ele estava de óculos normais.

Experiências com Podcasts de Ciclismo

00:43:19
Speaker
E eu às vezes não consigo perceber se ele está a falar a sério, se ele está no guzo. E para os também, às vezes, eu estou... Enquanto ouvi do podcast, estou na bicicleta a morrer. E às vezes, se calhar, não consigo perceber aqueles nuances, porque estou a morrer a treinar, ao mesmo tempo.
00:43:38
Speaker
Pronto, Carlos, o que é que falaram assim das etapas? Semana a semana? Semana a semana, sim. Um apanhado geral de semana a semana. É que começa logo com um contrarreloj, plano. Exatamente. Não é um prolo, é mesmo um contrarreloj. Quase 20km. Portanto, isto é para o Ghana.
00:44:02
Speaker
Sim, sim. Até porque a partida não é um percurso muito técnico. Devo ter ali umas retas longas para meter a potência e tudo. Portanto, é... Não é mesmo? Desculpa. Antes de um gajo dizer isso, eu quero dizer... Eu ouço também os podcasts e programas aqui na Baelishka. E o pessoal aqui está... O pessoal aqui está convencidíssimo que o Remco vai dar malhão a toda a gente no contra-relogio. Vamos ver. Eu no primeiro não pareço.
00:44:32
Speaker
Não se esqueçam, eu acho que algumas pessoas estão um bocado esquecidas, mas o Roglic foi campeão Olímpico do Contra-Rosso. Sim, eles dizem isso, não se pode esquecer que ele foi campeão Olímpico do Contra-Rosso, mas o Reimco é isto, o Reimco é aquilo. Também são belgas, é normal, que dar um desconto.
00:44:52
Speaker
Eu acho que esta volta à Itália vai ser... Acho que não tem nada a ver com a volta do ano passado. Parece muito mais difícil o percurso. Me compara a volta mais difícil. A última semana é um diabo. E se está mau tempo e neve,
00:45:14
Speaker
Opa, pode ser vantajoso para o Remco se eles cortarem ali algumas etapas por causa de mal-tempo ou neve ou não tem coisa especial acima.
00:45:26
Speaker
Isso é um ponto importante. Acho que o facto de a última semana ser tão dura e de haver hipóteses de algumas das etapas serem canceladas, isso pode levar a que os ciclistas tentem ganhar mais tempo nas duas primeiras semanas. Não deixar tudo para a última, porque as vezes fazem isso e a equipe pode não correr tão bem. Então, o que é que tu achas que, na primeira semana, o que é que tu achas que pode acontecer? Porque no que toca às equipas, a dinâmica das equipas,
00:45:52
Speaker
Portanto, tu sabes que é quickstep, pronto. E a YUMBO está tudo feita ali para alimentar os líderes. Não outro objetivo sem ser ganhar. Se bem que a YUMBO está a ter cada problema. É a YUMBO que acontece estas merdas. Os gajos partem-se todos antes da prova, arranjam COVID, mas ninguém tem COVID. Acho que das outras equipas que é que teve de existir por causa de COVID? Acho que foi o Chico, não é?
00:46:18
Speaker
Fui da... Ai, o Chikoni, exatamente. Ah pá, pronto, ok. Os gajos têm sempre azar, eu não sei se é azar, se é alguma incompetência, porque os gajos... Acho que das equipas todas deve ser a equipa que teve mais casos de Covid até agora. Dos do início, se tu fores ver... Sim. Que é que eu ia dizer?
00:46:42
Speaker
A UAE tem aquela coisa, Tally e o Ackerman, e o Gregor do Ackerman, para quê? Não sei, mas pronto. Ainda por cima levam o Vine para lá. Mas essa coisa do Vine e o João Almada,
00:47:00
Speaker
Tu tavas a dizer aqui 10 dias que tavas a trocar mensagens, olha que o Vine deve ser bom no contrarreloj. Rapaz, eu acho que no primeiro contrarreloj o Vine vai logo perder pelo menos meia-minuto rapaz. E no segundo contrarreloj ele perde mais meia-minuto e ele nunca consegue fazer duas etapas de montanha seguidas a manter-se no grupo da frente. Se o Vine ganha uma etapa, eu garanto que na etapa a seguir
00:47:26
Speaker
Imagina que ele tem liberdade para ganhar uma etapa numa fuga. Sim, sim, e está incertidão. Não acredito que seja logo na primeira semana porque ele vai tentar manter-se o máximo possível. Quantas vezes é que ele fez, volta à Austrália na conta para mim, que nem para que não tem montanhas, quantas vezes é que ele fez numa prova assim mais longa top 10?
00:47:51
Speaker
Ele foi para Alpacino em 2021, estamos em 2023. É difícil ter mais resultados que... Então pronto, então tens ali um gajo que se não fosse o Covid tinha sempre top 10 em todas as etapas, top 5, em todas as grandes voltas que participou. Portanto, quem é que acha que vai chegar ao final da primeira semana depois do último contra-reloj? Esquece, ele vai estar...
00:48:21
Speaker
Sim, eu acho que a estrada vai, como se costuma dizer, a estrada vai fazer o seu trabalho, vai tomar conta do recado e ele vai eventualmente perder tempo. Mas eu acho que o Vine e o McNaughton vão ser ciclistas protegidos. Até porque às vezes pode dar jeito de ter um ou dois ciclistas bem classificados na geral. Mas obviamente eu não tenho dúvidas, porque o João Almeida é o líder incontestado.
00:48:44
Speaker
Não, mas é a tal coisa. Homem, a estrada realmente vai... Como é que vai potenciar? Mas isso, não tenho dúvida nenhuma neste momento, ainda precisamente depois de ouvir as coisas que eu ouvi, porque eu... e livro esta entrevista do João Almeida com o Gonçalo Moraes, é o quê?
00:49:04
Speaker
Sim, top cycle. A mentalidade dele... Ah, gostei de ouvir algumas coisas ali que ainda não tinha ouvido o João Almeida dizer. Nunca tinha ouvido ele falar assim. Não, aquela coisa de dizer que eu sou líder e se for preciso mando isto ajudar ou isto não sei o quê. Olha, sim senhores. Ele diz isto e depois cresce um big doing. Temos aqui, temos algo. É que ele é um gajo que está ficando com pelo na venta, literalmente. Eu quando disse, eu disse a dias da brincadeira que eu precisava deixar crescer a barba para mais respeito.
00:49:33
Speaker
Não era aquele bigodinho à Super Mario? Não, que ele é um bigodinho à Freddie Mercury. Sabe o que me faz lembrar? Aquele bigode. Quem? O Michael Cira. Ah, é? E ele por acaso é parecido com o Michael Cira, se tu fores ouvir.

Comparações Humorísticas de João Almeida

00:49:53
Speaker
O Michael Cira rive, carasas.
00:49:55
Speaker
Eu vou-te mandar daqui a pouco quando encontrar a cara do Michael Cira. Pá, vai ter de ser com o Big Duin. Ele é parecido com o João Almeida? Não, estou a ver muitas parecências, mas pronto. É, é. Até pode ser aquela... Se calhar o... O demeanor deles, a forma de ser deles, até pode ser parecido. Porque eles têm as duas pintas de merdes, um pedaço. Sim, sim, um bocadinho.
00:50:21
Speaker
Mas o Michael Cira tem mais pinta de loser do que ele. Mas pronto. É isso que eu acho. O João Maeda vai acabar. E ele estava a dar confiança. Estava a dar confiança no que ouvia falar a sério. Não é que gostei bastante do que ouvi.
00:50:45
Speaker
Ele tem agora que forçam no pedal, não é? Tem que me mostrar na estrada que é o melhor. Esses dois primeiros contrarrelogios vão ser... O que é este? Pode-se abrir, é Noivich. É, mas fala-lhe que isso não tem nada a ver com o João Almeida. O pior de aparecer é ele, mas eles veem que isso não tem nada a ver, rapaz. Não tem, não tem.
00:51:10
Speaker
Ah pá, mas de qualquer forma, eu acho, aqueles contrarrelojos, se ele ganha, se ele der sem dúvida nenhuma o melhor da equipe no contrarrelojo, o resto da equipe tem que avergar o serrote para ele. Exatamente, é por isso que eles estão lá, é por isso que eles são podres.
00:51:29
Speaker
Por outro lado, Quickstep, parece que com as distâncias da Nyumbo, parece que... Ganharam força. Ganharam força por imunização dos outros, porque... Sim. Em teoria não tinham uma equipa mais forte na montanha, mas agora se calhar tem. Quer dizer, comparando com a Ineos, que a Ineos não tem ninguém ao nível do Ramco. Pois é, sim. Ao nível de força de montanha, a Ineos bate toda a gente.
00:51:57
Speaker
Mas logo a seguir aparece a Quickstep. A ponta final. A nível de... O problema é que nem em Ineos não um plano definido. Não, não. O plano é ver o trend do Udaplus, Ghana e Salvatore Pucci e o Bandswift. Basicamente tem os quatro homens que podem lutar pelas já. O Aransman não está... Não está em forma. Está a desapontar este ano. Está, está. Mas o Swift até...
00:52:27
Speaker
O Sivakov tem estado mais ou menos, mas entre o Tao e o Guedes, eu vi o podcast do Thomas, o What's occurring, e ele não me pareceu nada confiante.
00:52:44
Speaker
Não, ele também, pronto. O Thomas é um sequista que conhece muito bem as limitações e o que ele pode fazer. E é um sequista que não tem grandes dúvidas, que quando vai estar à partida, isso tudo que o Thomas a menos bem, vai parecer grande na segunda, devido a muito terceira semana.
00:53:06
Speaker
É isso que ele tem acontecido nas grandes voltas? Ele diz que não vai estar ainda a 100% na primeira semana, mas o plano dele é que a pique de forma dele vai começar no final da primeira semana. Sim, sim, sim. E normalmente isso é o que acontece às circunstâncias de 3 semanas. Mas basta ele não tirar o clewet depois contra a relógio inicial, que ele está a clewet. Não, é isso. Se vir na clewet, pronto, a condição nova não acontece.
00:53:37
Speaker
Opa, mas pronto, Ineos é aquele ponto de interrogação grande. Sim. Mas eles, no fundo, não têm ninguém do nível, sequer, João Almeida? Não, não, não. E até, por exemplo, João Almeida é o João Almeida. Quem são os melhores? O Poggy, o... O Poggy, o Raimco, o Vingagard, o Roglic, e depois é o João Almeida, o Ayuso. Sim. E depois tem o Mass.
00:54:06
Speaker
Mas Hindley, se bem que ganhou o giro e não fez nada de especial de ir para cá. Vlasov. Mas o Vlasov nunca ganhou nada. Nem fez pódio. Também nunca fez pódio numa granula. Não tem ninguém deste nível naquela equipa. Tem gajos com potencial e tem um gajo
00:54:27
Speaker
para mim ainda vai chegar outra vez que é o Bernal mas eu também gostava de ver. Por isso é que eu acho, apá, se calhar eles limparam um pedaço de dinheiro com isso mas mandaram o Carapaz em Belo Horizonte, se calhar o Carapaz era o único gajo ali que podia... Sim, sim, de certa forma. Não sei,-se ver.
00:54:51
Speaker
Pronto, quickstep com... Se calhar aqui para as montanhas mais que usa. Sim. E com o Yombo, o que é que achas? Porque o prato principal é o Roglic contra o Franco. Como é que achas que o Roglic vai encarar este giro para superiorizar toda a gente?

Motivação de Roglic nas Corridas

00:55:16
Speaker
Ele dispensa apresentações e não tem nada a provar a ninguém. toda a gente sabe do que é que ele é capaz. Este ano ele mostrou que continuou em grande forma e que tem aquela vontade, aquela fome de vencer. Está saudável agora, não tem problemas físicos.
00:55:32
Speaker
Sim, sim, aparentemente está tudo bem, não precisa de operações. Vamos ver se vai assim até o final do giro. Que ele tem mania de despertar de lado vez em quando. As entrevistas dele, não para perceber nada, porque é tipo... esperamos. Então, e o que é que acha do giro contra o ramco aqui nas montanhas, contra o ramco nos contralógicos? Eu sei. Ah, we will see.
00:55:56
Speaker
É, ele é muito seco e muito devagar um pouco. Deve ser um pedaço chato para um jornalista entrevistar o gajo. O gajo não fala praticamente nada. Não, não, não. Ainda que esta etapa de montanha tem algum plano. We will see.
00:56:18
Speaker
E um gajo fica sem saber nada. Enquanto com o Remco, entrevistou o Remco. Então, o que é que... Contrarrojo. Contrarrojo é para destruir toda a gente, não sei o quê. Então, e o contrarrojo, montanha assim. É para ganhar, não sei, é para destruir, ganhar toda a gente. E as montanhas, não sei o quê. Porque nunca chegaste a montanhas assim tão altas. Sei, vai ser uma coisa nova para mim, mas é para destruir toda a gente, é para ganhar.
00:56:47
Speaker
Por que é que se faz perguntas ao gajo? O gajo vai destruir tudo a gente. Mas eu penso que não vai ser tão fácil como a Vuelta, para eles.
00:57:03
Speaker
Não, não, porque olhando para esta terceira semana, eu lembro perfeitamente que a Vuelta a terceira semana foi muito fraquinha. Era um subidas bastante previsíveis. Sim, sim, teve aquela subida da... Tinha a Carnavada? Sim, exatamente. Mas era o início da subida que era inclinada, o resto era... Sim, a subida era muito longa, mas muito constante.
00:57:30
Speaker
Eles vão para fazer testes da FTP, e por alguma razão é... Claro. Porque aquilo é um lugar... É constante. Tem embaixo aquele ciclosfera... cicrosfera, o que é? Aquele hotel com... Ah, com... Não sei, não sei. Exato. Com os quartos hiperbárquicos, o que é? Sim. As coisas assim. Não hiperbárquicos, são quartos com... Atmosfera. Com, às vezes, oxigénio mais baixo.
00:57:58
Speaker
É, pronto. Mas ouvi dizer que isso não é tão bom como ir mesmo para a altitude.

Desafios do Treinamento em Altitude

00:58:04
Speaker
Claro. Sim, é uma simulação. A simulação nunca consegue ser tão boa como... Se bem que eles vão pular para o vulcão, para o Teide. Sim, sim. E pelos vestes têm as suas vantagens estar em altitude. Mas, por outro lado, é bastante difícil treinar contra a relógio porque não lugares muito planos.
00:58:26
Speaker
Não, aquilo de facto é montanha, sabe? Exatamente. Com as estradas melhores e outras condições para os ciclistas, mas... Se bem que aqui as estradas das serras estão a ficar muito boas. falta o Polo da Serra.
00:58:49
Speaker
Eu tenho outras histórias. Apá, Carlos, outras equipas que possam fazer a diferença? Qual a primeira que te vem à cabeça? Na geral, Bora. Bora, Bahrain. Bora, Bahrain e EF.
00:59:08
Speaker
Sim, sempre parece-me seguir as três grandes. Esta é as três. Portanto, o Carti, o Caruso, o Jacaque, ou o Botrago na Bahrain. Sim, a Bahrain está muito desabsoluta.
00:59:26
Speaker
E... Eu penso, olha, honestamente te pego a IF, e eu penso que a IF não vai... não vai fazer nada de especial. Eu acredito. O problema é o rio Cartin no contra-reloj, mas ele nas montanhas... A terça-feira da semana pode ser que ele compõe-se bastante... Sim, sim, também acredito. E o outro contra-reloj até pode ser que serva bem. É imagem dele. Aliás, eles disseram no Lanterna do Rio e eu tinha reparado nisso, que aquele contra-reloj é imagem dele.
00:59:51
Speaker
E a imagem do João Almeida. Porque eles apostaram no João Almeida para ganhar esse contra-reloj. Pois foi. O João Almeida ou o Vain? Acho que foi para esse contra-reloj. Acho que sim, acho que foi o Vain. A gente vai falar sobre esse contra-reloj, vocês acharem que foi? E as últimas etapas, e aquela etapa do Crash Mountain. Ah man, tem cada etapa que eu fico, enfim. Agora, eles agora levam o Vlasov em vez do Wendley.
01:00:19
Speaker
Sim. E o Camna, mas eu acho que no geral a equipa está mais fraca em relação ao ano passado, depois que o ano passado cheguei uma equipa à volta do Hilo é mais forte. Exatamente, o ano passado apostaram em grande no giro, acho que este ano tentaram fazer 50-50 giro a Tour, e pronto, a equipa está... ficam equipas mais equilibradas para as duas, mas obviamente fica mais fraca para cada uma delas. O Vlasov é aquele gajo tipo... a rocha em céu. É pá...
01:00:48
Speaker
E ele, esta época, não está... Aliás, tenho sérias dúvidas que vai ser o melhor classicado da equipe no final. Eu acredito mais no Leonardo Camminer. O Camminer TPA, quantas vezes o Camminer chegou longe numa geral de tamanho? Em provas de 3 semanas. Ok, e ele melhorou agora pelos vistos no contrarrelógio? Sim, sim, sim.
01:01:12
Speaker
Mas o Khamenei é aquele gajo, a ideia que tem, aquele gajo vai meter-se em bastantes fugas. Sim, ele é um vencedor de etapas, não é? E mais em provas de uma semana. Eu não sei, eles anunciaram alguma coisa que é o Khamenei e o Vlasov para geral? Não, anunciaram, não. Porque o Vlasov é para geral, agora o Khamenei tipo... Eu acho que o Khamenei está ali como alternativa.
01:01:42
Speaker
Porque, opa, um gajo vai... eu não percebo. Porque se por um lado tem... não é bem o problema da Ineos, porque eu penso que o Windley também, na Ineos, era tipo líder. Sim. Pelo menos nas montanhas. Sim, sim, exatamente. É muito bom no contra-reloj, mas... se bem que ele defende-se quando está em forma, consegue se defender mais ou menos. Mas...
01:02:07
Speaker
Ah pá, eles têm outros gajos nas montanhas, na equipa, melhores para as montanhas, e não levam, tipo... O que é que eles vão fazer com o outro gajo? Com o... Ah, qual é que é o nome daquele colombiano que eles têm na equipa? Dabora. Sim. Buitrago. Não, não, não, não. Isso é da Bahrain, né? Eles têm colombianos. Ah, o Iguita. O Iguita. Ele é colombiano, não é? É, é. lembro-me dele. O Iguita vai ao quê? Vai à volta ou vai a outra? Vai à volta.
01:02:37
Speaker
Ok, e o Windley vai ao tour. Exatamente.

Estratégias de Equipe e Papéis Individuais

01:02:41
Speaker
Não sei, eles têm gregaris tão fracos para as montanhas, mas valia fazer o que a Enyo se faz, juntar tudo de monte e levar o Vlasov, o Kamala, o Iguita e o Windley tudo juntos. Se calhar ao tour. Sim. E ter uma equipa para caçar as etapas nas outras duas. Digo eu. Sim, sim, era muito ótimo. Eu achava isso se calhar mais interessante.
01:03:08
Speaker
Na verdade eles têm o Hindley e o Vlasov e não é o facto de serem compatíveis, mas cada um tem o seu próprio estatuto e querem ser líderes e de quem pode-se de acontecer assim.
01:03:19
Speaker
Eu acho que na Alta Montanha o melhor deles é o Windley. O Vlasov é assim melhor em contrarreloj. É mais completo, se calhar. Mais completo. E o Iguite é aquele gajo tipo Carapace. Sim, sim. Bom nestes cheiros e isso. E depois tem a Baralho, que também tem uma carrada de gajos. Tem... É... Caruso e o... O Guzu... O Gino Maidler acabou por não o ver.
01:03:47
Speaker
Depois esse foi o que a Feta repoucava isso acho. Não sei quem é que ele soa num lugar dele. Um Arashiro. Ah ok, esse gajo ainda existe. Ah mãe, o Arashiro, caramba. Ele está para baracos. Olha, o gajo faz tudo mas não faz nada bem. Mas é japonês e por isso a gente gosta dele. Arashiro sound. Sabe qual a musiquinha que ele tem na cabeça quando vai montanha acima?
01:04:15
Speaker
Rimei, rimei. É o Rimei, rimei. Ele mata aqueles óculos de fundo de garrafa. Rimei, rimei. Ok, pronto. Isso é um apartamento. Quem percebeu, percebeu. Ele... pronto. Mas hoje tem botar, tem o botrago. O Landa vai.
01:04:32
Speaker
O Rando não, não, eu penso que vai a altura. Ok, então tem o Botrago, tem o Caruso. Exatamente, o Jake Haig, se nós tiramos para o geral. E eu penso que a anterioria é o Caruso, o líder. Entre o Caruso e o Haig, o Caruso é o que está mais garantido, mas o Haig não fica muito atrás. O Caruso está a correr em casa, foi segundo lugar na prova.
01:04:56
Speaker
Quando fui o Bardalo o Caruso ficou em segundo, não é? Sim, sim. E ele é bom no contra relógio? Também é bom. E tem três contra relógios e um a Subir, que eu penso também, para o Caruso é bom. Sim, sim, ele Subir. Se bem que ele não parece estar, da mesma forma dois anos atrás.
01:05:15
Speaker
Não, não, não. Também se bem que dois anos atrás ninguém estava à espera daquele. Sim. E ele parece que entrou naquela onda, que teve umas etapas boas, entrou naquela onda e conseguiu manter a seguir. Sim. Porque ele próprio, quem era o líder? Era o Olanda que era o líder na altura. Era, era o Olanda. Olanda desistiu. Assim porque o Olanda teve uma caída, não foi?
01:05:39
Speaker
Eu acho que sim, ele estava bem classificado, ele estava no top 3 do meu ano. Não foi o Joe Dombrowski... Foi essa caída estúpida que foi, não sei quanta gente... Foi o Mamota... Não, ou foi o Dombrowski ou foi o McNaughty... Mas acho que foi o Dombrowski que provocou a caída, o McNaughty, o Blanda, mole gente.
01:06:02
Speaker
Sim, que ele bate contra um... sai um gajo da frente dele, ele não tipo uma barreira que estava lá, o bate na barreira e o bate no Landa. O Landa está ali... Eu vi um gajo que estava no outro lado da estátua que foi... que caiu... foi uma coisa... E acho que o Landa estava na forma da vida dele. Estava, estava no pódio, não sei se me engano.
01:06:23
Speaker
Enfim. Ah pá, mas pronto, eu acho que é passado muito por colocar o Uso. Sim. Mas pronto, outra equipa que vai mais para geral, mas para ganhar não sei... É, mas é a toca que o Uso tem em geral. Não os vais a ganhar e mesmo a fazer pódio vai ser complicado. Mas estas coisas não correm bem, têm almas para ganhar etapas.
01:06:45
Speaker
O próprio Jonathan Millan também. Jonathan Millan, é o... Ah pá! E depois falaves aqui de um tassinho de agirralo

Potencial de Sprinters em Corridas Futuras

01:06:54
Speaker
e isso. Vás falar dos sprinters, que isto é ridículo. Este é o pior... E compreendo porquê. Olhando o próprio filho desta prova. Quem é que vai chegar ao fim? Não tem... Achas que o Pederson vai chegar ao fim? Eu acho que quem chega ao fim é o Ackerman.
01:07:14
Speaker
Ah pá, olha, a única forma do Ackerman... Ganhar a montanha. Ganhar é tipo, fazer o quinto ou sexto lugar em todos os prédios. E depois os outros desistem todos da montanha. Acabam por ganhar a camisola verde. Mas o Ackerman, tipo, o Milan, o Jonathan Milan nas montanhas é melhor que o Ackerman.
01:07:34
Speaker
Não sei. Qual que é o gajo melhor que o Ackerman? O Ackerman não vai... Olha, até pode calar e ganhar alguma etapa. Não acredito. E veja, o Cavendish sem comboio de sprints. Não tem.
01:07:53
Speaker
Tipo, o que é que ele está ali a fazer? Eles têm o Caseball que foi contratado para ajudá-lo e ainda não foi ali. Se bem que eu acho que o plano deles a levar o plano é o Cofenich ir à volta à França. E portanto o Caseball deve estar a preparar-se para a parceria em grande na volta à França para acompanhar o Cofenich. Sim, portanto na volta à França eles levam também ali o Dom Broski para ganhar umas teatras. Sim, e o Moscon.
01:08:19
Speaker
Eu penso que a ideia deles é que o Covindish mete-te atrás de alguém e salva-te. Que é o que ele sabe fazer? E depois? Tem o Gaviria? Tem o Gaviria. Que é o melhor sprinter que eu tenho em conta aqui para que leva.
01:08:34
Speaker
Sim, parece que é o único que levam com Boyd Sprint. Ele e o Caden Groves. O Caden Groves e o Pedersen. O Pedersen também, se bem que está o Pedersen no puro Sprinter. Mas vai ganhar mais sprints que muitos destes sprints.
01:08:50
Speaker
E olha, algum gajo que ninguém fala. Danese. O Danese, pronto, o pessoal fala mais ou menos, mas um que reparei ontem que ele está lá. Michael Mathews. É o Michael Mathews. Ah, pois. Mas e esse cara consegue subir montanhas. Eu vejo o Michael Mathews ganhar, mas faz-se muito uma etapa em fuga. Que ele anda bem em fuga e em um ano passado, foi na volta, não foi aquela etapa espetacular que ele ganhou.
01:09:18
Speaker
Não, no Tour, caralho. Foi no Tour.

Chances de Betiole nas Etapas de Sprint vs Montanha

01:09:22
Speaker
Controu o Kuzo da EF, como é que o nome dele... Ah, caramba. O Betiole. O Betiole, é. Sim. Portanto, eu vejo mais de pressão mal acalmátios a ganhar uma etapa de Mufuga do que propriamente no Sprint. Mas é sempre o homem a ter em conta. Sim, mas quando falo para ele, ele pode ganhar a Chiclaménia?
01:09:42
Speaker
Sim, sim, exatamente. Porque ele se calhar vai agariando pontos aqui e aquel lá. Se bem que entre ali o Pederson... mais depressa o Pederson. Mas para passar as montanhas, rapaz. Pois... Sim. Rapaz, quantos sprinters não vão fazer OTL naquele contrarreloj de montanha? Os que chegarem? Oh,

Introdução à Etapa 13: Desafios de Montanha

01:10:07
Speaker
homem! Vás-se falar desse contrarreloj ou queres falar das outras etapas antes?
01:10:11
Speaker
Outras etapas, pode destacar, aqui uma etapa que eu acho que é importante, que é a etapa 13. 13, estás a falar da Crans Montana? É a etapa da Crans Montana, é exatamente. É a primeira e verdadeira etapa de montanha. Quantos metros no total?
01:10:28
Speaker
De como lado? Nem sei. É para a volta de 5.000 metros. Eles a meio da etapa têm uma subida de 24 km a 5.5%. Vão aos 2.432 metros. E o Croix de Coeur, porque eles aqui vão à Suisse a um pedaço.
01:10:54
Speaker
E caralho de montanha em Itália, mas aquele ali na fronteira, nos Alpes.

Comparação Giro vs Tour de France

01:10:59
Speaker
Mas foca rapaz, é de lucros. E então na última semana, o giro é sempre que tem mais chegadas ao sprint, mais etapas para fugas, ou que tem mais tudo. Não sei como é que os outros têm... Não sei se tem mais etapas de sprint que a volta à França.
01:11:22
Speaker
Mas tem mais contrarrelógio, tem mais chegadas em subida, tem

Etapas Únicas do Giro: Seções de Cascalho e Vento

01:11:29
Speaker
mais montanha acumulada, isso é sempre. Ah, isso é. E tem mais... E tem mais daquelas etapas esquisitas, boa de a cumpridas. O que o Giro não tem, que a Volta à França costuma ter, é aquelas etapas de... Tração. Sim, e aquelas etapas de vento, em calos bordios.
01:11:50
Speaker
Ah, sim. E agora, caseia. Caseia, paralelos.
01:11:55
Speaker
estou aqui a falar holandês. Eu estou a ver o correto palavra. Sim, eu também não tenho. Às vezes tem etapas com o pavimento daquela prova italiana, aquela clássica. Ah, com gravel, com gravilha? Sim, aquela gravilha branca que eu citei. Mas tu vejo aqui, tipo, etapa 15.
01:12:22
Speaker
15. Ainda tem tipo uns... Entre as montanhas ainda tem assim umas partes planas. Sim, sim. Tu faz a etapa 16, é subir 10

Viabilidade de Provas de Contrarrelógio na Montanha

01:12:32
Speaker
constantes. É subir 10 constantes. E a etapa 16 é logo a seguir um dia de descanso. Dia 19, mesmo antes do... Dia 18 também é montanha. Dia 19 é montanha, mas ainda mais assim que o dia 18. Exatamente. E depois tem aquela etapa que é...
01:12:50
Speaker
Eles meteram ali no início da subida uma parte, mesmo específica, para trocar de bicicleta. E eles tiveram a testar e as maltas não conseguem subir por acima. É que tu tens, são 5 km a 15%, com pendentes de 20. Com pendentes de... ah pá... Isto é de luxe. Estes gajos tipo... eles ainda estão a discutir se vai avoiar ou não.
01:13:17
Speaker
Ah, vamos ver. É bom que se decidam até poder alterar, para não terem que cancelar. E no dia antes, que é naquele do passo de gel, que é aquela que foi anulada no ano que o Bernal ganhou, também ainda não sabem se vai ser feita essa etapa toda.
01:13:35
Speaker
Porque pode ser que eles não cheguem ao Passo do Dião. Porque eles chegaram acima com o Bernardo. O Bernardo chegaram a uma parte e depois desceram logo. Esta vez eles vão subir até acima e depois então descer. Ok. Ah, estás a ouvir? Parecia que tinha chegado. Estou, estou, estou. Como ficaste bastante calado. Eu estava a ver aqui o perfil da etapa e de facto isto é uma coisa assustadora.
01:14:01
Speaker
Ah pá, isto... e quando vejo este... quando vejo este contrarrelógio, é tipo... é interessante. E não digo que não seja interessante. Mas ao mesmo tempo, ah pá, é uma irresponsabilidade do caraço dos gajos italianos do caralho. Eles sabem que nesta altura do ano, naquelas altitudes, ainda existe pistas de ski abertas.
01:14:26
Speaker
Sim, sim. Tens partes em que tens os autênticos muros de naiva, não é? Viste as fotografias? Não, não. Eles passaram ontem ou anteontem com um limpa-naivos por acima para poder alcatruar um pedaço daquilo que ainda tinha

Estratégias de Troca de Bicicleta em Subidas Íngremes

01:14:41
Speaker
gravelha.
01:14:41
Speaker
Ah pois, esta subida tem esse problema, supostamente eles iam alcatruar. Era a gravilha e eles alcatruaram um pedaço, porque com a gravilha, então de certeza é que não iam passar nenhuma malata. Porque a ideia inicial deles era ter aquela parte, eles... Para trocar? Eles não precisiam ter aquela parte específica, porque trocar a meio da subida é difícil. Antes da subida tem uma parte específica para trocar de bicicleta. E depois a ideia é ir... Isto é ridículo. Eu ouvi essa parte. Ir um gajo numa malata.
01:15:11
Speaker
O dia é esse, numa moto com uma roda. Com uma bicicleta! Com uma bicicleta, exatamente. Com uma bicicleta de reserva. Adorado numa moto, agarraram uma bicicleta. Numa subida a 15, 16%. Lindo. Sim, porque aquilo mesmo que se der merda, está-se mesmo a ver um gajo empurrado pelas rampas.
01:15:33
Speaker
Ah pá, e eles puseram uma... eu vi um vídeo ontem, estava a dar no telejornal, uma moto da polícia, uma moto com um gajo em cima, a subir pelas... a minha moto está a derrapar, rapaz. Fogo! Fogo! Estes gajos são loucos, meu! Não, mas acho que é mais fácil, tipo... É mais fácil eles montarem... Imagina que vai estar cheio de público para a lei, com a certeza. Sim, sim. E vai ser... se calhar é mais fácil.
01:16:01
Speaker
Apá, eles trazerem todos os swangers que eles têm e meter cada um com rodas e mecânicos com... Se tem que meter ali 2 ou 3 para subir, não é perfeito. Se bem que naquela inclinação... Apá, eu não sei como é que eles vão descalçar esta boda. Se merda, ouve. Se alguém tem um ferro ali, tu esquece. Esquece, acabou.
01:16:22
Speaker
Tu podes ter 3, 4 minutos, imagina o Raim, que está ali, 5 minutos de vantagem. Não acredito. Mas, se ele tem um furo ali, esquece. Vai tendo montanha acima, como se catasse as costas.

Risco de Problemas Mecânicos no Fim da Corrida

01:16:41
Speaker
Eu acho interessante, mas ao mesmo tempo eu estou com receio que haja uma cena tipo como aconteceu na Liege-Bastogne-Liege, que é tipo uma caída ou um problema mecânico, de tirarmos o clímax da prova. Sim, pode acontecer.
01:17:01
Speaker
Pá, um gajo vai ter que ver isso. Nós vamos ver todos juntos no sábado à tarde. Sábado à tarde um gajo vai estar colado a ver. Tem um gajo que ainda tem que combinar onde é que vamos ver isso. Ah pá, fogo, mas eu fico... Se tu estares para ver, mas ao mesmo tempo tu com receio para ele ver.
01:17:23
Speaker
Contro as etapas de sprint, mais valia não meter. Não vai chegar nenhum sprinter ao fim rapaz. Não, não é isto. Vais ter aqui aqueles que não são especialistas mas que sprintam em grupos pequenos que valem a ultimate up.
01:17:36
Speaker
o Cavendish para ir para aqui e dizer, eu vou para aqui para ganhar etapas. Eu acredito que o Cavendish não precisa de lançador para ganhar etapas aqui nisto. Sempre se deu bem, pois não grande concluência por isso.
01:17:53
Speaker
Mas eu acho, dos que vejo, tem poucos que eu acho que vão chegar ao fim. O Matheus, o Groves, o... como é que é o nome do... o Jonathan Milan? Sim, sim. E o Pedersen, se calhar. Mas, por exemplo, se o Jakobson viesse aqui. Esqueça, se o Jakobson... O Jakobson quase não chegava ao fim do tour, caralho. Ah, não dava. Eu aqui nem chegava a segunda semana.
01:18:17
Speaker
E ele nem sequer conseguisse, por causa do esforço nas etapas de montanha, nem sequer conseguisse sprintar nas campos ilíseos. Então imagina aqui nisto. É impossível. Não sei. Esses caras... São mesmo estes italianos. São mesmo loucos.

Apostas nos Resultados das Corridas

01:18:41
Speaker
Carlos, tu tinhas uma ideia de a gente fazer umas apostas?
01:18:46
Speaker
Sim, sim, sim. Tu queres olhar aqui pro... expliquei, qual a cena? Basicamente a ideia muito resumidamente era escolhermos no início de cada semana, portanto seria hoje ou amanhã de manhã, os ciclistas, três ciclistas para cada etapa e depois dávamos uma classificação conforme a posição final desses ciclistas. Depois fazíamos isso novamente na próxima segunda-feira e na outra a seguir.
01:19:13
Speaker
depois víamos ao final quem é que tinha a melhor pontuação e tinha direito a uma punxa, não é? Ah, sim, é uma punxa, ok. Pode-se fazer isso. E vai-se fazer, então, deste como vamos fazer isso, não vamos fazer top 10, porque a gente também não é um calceiro, a própria mãe. Podemos fazer a mesma e revelamos no final como fazíamos nos anos anteriores. Então, pode-se fazer isso. Mas diz assim, rápido, top 3. Me top 3? Sim.
01:19:43
Speaker
Por ordem. Sim.

Principais Ciclistas do Giro

01:19:46
Speaker
Terceiro lugar. Eu falo o Roglic Chalmeida e o Evan Poole. Tu achas que o Roglic vai ganhar o Chalmeida em segundo e o Evan Poole em terceiro? Por causa da terceira semana. Eu acho que o Evan Poole não vai chegar ao fim e o Chalmeida vai ganhar, o Roglic vai se espetar. Não pode acontecer. O Butrago vai ficar em terceiro e...
01:20:10
Speaker
Vamos ver aqui um outsider. Boutrago em terceiro. E Pinot em segundo. Não. O Pinot pode ganhar este contra-relogio. Pode, pode. Não tem descidas. Não tem. O Pinot tipo, se isto for...
01:20:31
Speaker
Porque este é um gajo que pode dizer, ah isto é bastante contra-reloj, não é bom para o Pinot. Mas depois deste contra-reloj, tem boa da montanha. Pois tem. Todas as tantas podem ser boas para o Pinot. Apá, mas ele quase certeza que não vai a volta à França agora, penso eu. Não, isto vai ser uma grande volta dele. E tem um pedaço de penha na caraças. Também, eu sei que isto é que eu gosto de ler.
01:20:51
Speaker
É ele, mas pronto. Apesar de quando lhe vejo as lãs descidas eu fico com medo por ele. Mas pronto, como é que eu estou a dizer? João Almeida em primeiro, Boutrago em terceiro e... Tomas? Não, o Tomas não vai chegar ao fim. O Guiga Nart em segundo. Ok.
01:21:12
Speaker
O Thomas não vai chegar ao fim. O Thomas vai chegar ao fim mas vai ser tipo... Vai passar para garegar. E eu penso que ele não está... Ah não sei que eu estou a fazer um bluff do caraços mas eu penso que ele não está em boa forma. E eu penso que ele não está em boa forma. Mas pode ser bluff. Pode ser bluff. E isto é o meu top

Previsões sobre Camisetas de Sprint e Montanha

01:21:31
Speaker
3. Quem é que achas que vai ganhar de Chicleminio? O Pederson. O Pederson. E eu para variar eu vou ter o Mathias. Ok.
01:21:42
Speaker
E a montanha? Isso é muito difícil adivinhar. Pinot, Pinot. O Pinot? Olha, Pinot. Também concordo, mas eu não posso ser o mesmo que tu. Portanto, eu tenho que pensar no outro. Botrago, carasso. Botrago para ganhar as bolinhas azuis. É bolinhas azuis? É, é azul. Ah, é camisola azul, camisola azul. Apá, fone que esse cara, espetáculo. E os jovens para mim é o Joãozinho, porque o Joãozinho é ainda jovem. Sim, exatamente.
01:22:11
Speaker
E pronto. Acho que falamos de tudo. Falta falar de alguma coisa. Não, não.

Confiança no Desempenho de João Almeida

01:22:16
Speaker
Tá. Dos temas todos falados. Caracassas. Agora é esperar que as rodas, que os pedais comecem a rolar.
01:22:23
Speaker
e com força no pedal, vamos Joãozinho. E fiquei com uma confiança quando vi aquela entrevista do Gonçalo Mouraire rapaz, e foi tónicos. Este gajo mudou de personalidade, ou bateu com a cabeça em algum lado, estragou o córtex pré-frontal dele e mudou de personalidade, ou então está bem muito melhor do que nos últimos anos. Pode ter levado uma espécie de tratamento de confiança, não sei.
01:22:49
Speaker
Eu penso que a nível de material... Isso também ajuda a confiança dos ciclos. E penso também que ele cresceu bastante estes tempos. Sim, sim.
01:23:05
Speaker
e eu penso que como é que nota o Jay Vine, você, Gundas Gregorius, o Cove e o Fórmulo também, e o Ackerman, depois o Namor por lá, mas pronto, pronto, falámos de tudo, a gente volta a falar
01:23:24
Speaker
no pro do final porque eu vou eu vou fazer o o episódio do do grande fundo depois do Giro e nós pensemos que o o episódio do Giro do do onde a gente faz assim o um apanhado sobre o Giro vai ser vai vai aparecer ainda antes e por isso o próximo episódio vamos falar sobre a grande vitória o grande orgulho e sobre a possível possível com a certeza
01:23:54
Speaker
com decoração do Presidente da República ao João Almeida. Como é que eu nome? Grande Cruz da Ordem do Infante do Henrique.
01:24:10
Speaker
Eu acho que o Ricardo está chegando. Acho que sim, acho que sim. Quando foi campeão do Mundo. Não pare com o próximo episódio porque nós também não. E força no pedaço. E Carlos, vamos continuar a nos preparar. Até à próxima e veja o Giro. Apoie um Joãozinho. Força!
01:24:44
Speaker
e