Introdução e temas franceses
00:00:00
Speaker
O Areias. Para quem não sabe quem é o Areias, façam uma pesquisa no Google. Vai aparecer um camelo e um presente de moreto. O que é uma coisa? É a mesma pessoa. O gajo transforma-se. É como aqueles gajos do World of Warcraft. Só que ao invés de se transformar em tigre, transforma-se em camelo. Pronto. Bem, olá a todos. Bem-vindos ao PdC Podcast. Nós já temos nome.
00:00:30
Speaker
Obrigado pelas vossas sugestões. Não estou a ser o único. Pode ser o podcast, que é o sítio de nós belhardamos sobre coisas. Um gajo belharda. 14 de julho, dia da Bastilha. Dia da França e dos franceses.
Sucessos esportivos franceses
00:00:45
Speaker
Em 2018, fim de semana da Bastilha, fui particularmente feliz lá na terra dos Coraçais. Sabes porquê, Carlos? Eu já te vou dizer, não te preocupes. O Loris Vérgia, para quem não sabe quem é, é um gajo que anda boda-raba de bicicleta.
00:01:00
Speaker
Venceu a prova da Taça do Mundo de Downhill em Andorra. E o Amaury Pierron, que também é francês, ficou em segundo. Ambos lideram a classificação geral da Taça do Mundo. Portanto, França lá em cima. Está a decorrer a volta à França e o Romain Bardet ainda não desistiu. E o gajo está em forma, legit. O gajo está a repetir a detalhe, está sim senhores. Cada ano melhor, sim senhores Bardet. Os franceses ainda acreditam que ele vai ganhar a volta à França desde estes anos, vamos lá ver.
00:01:28
Speaker
O Christophe morrou. Ou se tinham escritado os franceses, ou se tinham tantas promessas e... Ah pois. Os franceses são os políticos da Europa. São promessas.
Nomeação do podcast e foco francês
00:01:41
Speaker
E pronto, no passado dia 15 lá foram eles champiões do mundo pela segunda vez, 20 anos depois do Zidane ter andado às cabeçadas lá a marcar golsos de cabeça. Não, não foi 20 anos depois do outro dado cabeçadas. Sei, mas essas cabeçadas que estou a dizer foram na bola.
00:01:58
Speaker
Ah, Fonix, desculpa. Foi 20 anos depois dele ter andado às cabeçadas, a mão a marcar golos, e eu acho que ele já foi expulso nesse mundial, e foi 14 anos depois dele ter andado mesmo às cabeçadas, com o Mata Rados. Não, não foi 14, foi, espera, foi em 2016. Foi há 14. 12, 12. 12 anos. Epa, Fonix, obrigado.
00:02:26
Speaker
Carlos, o provedor da matemática do podcast. Por essa razão, nós decidimos chamar a este segundo podcast, Vive le Baguette. Isto é com um estoco super francês. Nós vamos falar, prontos. Nós acabámos de falar sobre o Mundial. Ficámos nas meias-finais. Aliás, iam começar as meias-finais. Vamos falar um pouquinho sobre as meias-finais. E vamos falar sobre a Finale. E vamos falar sobre a Volta à França, que está a decorrer.
00:02:54
Speaker
e que vai entrar agora na sua fase decisiva, porque está uma volta à França muito interessante. Bem, eu sou o Paulo Rodrigues e comigo está, tal como na edição anterior, o Carlitos Ornelas. Carlos, tudo bem? Boa tarde, está tudo bem, está tudo bem. É, bonjour, bonjour Carlitos, tu vas bien? Oui, oui.
00:03:16
Speaker
Seus perguntas são muito fáceis de responder agora. Há uma palavra aí que eu não percebi nada. Não era isto que falavas em inglês ou o que era. Não tinhas um curso de inglês.
00:03:37
Speaker
Eu fiz, tive lá na Academia de Línguas da Madeira. Ou da Funchal, não sei como. Acho que é a IEM, a Academia de Línguas da Madeira. E tu fostes até o Fei, não foi? Não, não, não. Aquilo supostamente são 8 níveis. E fui até o 7, mas só fiz o exame final do 6, o FCI. E tu gostas de falar inglês? Claro que sim. Eu também estou a falar franceses.
00:04:06
Speaker
Mas tens de dizer isso mais devagar que o que saiu. Vive lá a França e vocês sabem o que é que quer dizer, caras. Pois. Isso deve ser alguma coisa que eu não gostei. Quem sabe falar francês é o Diogo. Só que ele não está aqui outra vez para dizer se tu... Ele sabe falar francês. A mãe dele foi minha professora de francês, mas agora eu não sei se ele aprendeu alguma coisa com a mãe dele. Ele sabia traduzir coisas de inglês, que ele tinha uma...
00:04:34
Speaker
No lesson segundo eu fazia tradução de inglês ou o que era. Era uma das... No... No agrupamento 4 ou o que era. Era uma das cadeiras lá. Não sei. Eu provavelmente gostei do francês, mas... Acabei... Só tive o 7 mitóvio nunca mais tocando francês. Le français est très facile. Percebeu isto? O que é isto? Então não. Então pronto. Não, então eu não posso falar do Mundial, pá. Sim, senhores. Vamos lá, vamos lá. Quem é que acertou no prognóstico? Olha, eu já não me lembro. O que é que é isto? Tu disseste que... Acho que tu feraste redondamente. Feraste.
00:05:06
Speaker
Isso é personalzinho, mas tu tinhas dito quem afinal era a Bélgica. A Bélgica e a Inglaterra. E foi a França e a Croácia. Altamente. Então eu tinha dito Bélgica 1ª, Inglaterra 2ª, Croácia 3ª e França 4ª. Acho que o tipo ao contrário. Foi, é capaz de ter sido mais ou menos. Pôs, aí eu enganei-me, só que fui ao... Não, acertei, só que fui ao contrário. Mas só sei que não é perceber. Esquecei-te de se promover. Pois foi.
00:05:35
Speaker
Tinha dito que oferece a ganhar, mas que afinal ia ser contra a Inglaterra, portanto. Também te falhaste ainda pior do que eu, carasas. Verdade. Eu, de Hugo, eu já não me lembro o que é que eu disse. Acho que também... Ele disse que a Belska ia afinal. Acho eu. Mas eu já não me lembro. Eu acho que era oferece a Inglaterra também. Então estávamos a falar, tipo, estava a dar a meia-afinal da Croácia com a Inglaterra,
Discussões sobre a final da Copa do Mundo
00:06:00
Speaker
e ele estava-me a mandar uma mensagem a dizer, olha Paulo, tu cá?
00:06:03
Speaker
Tu já te enterraste. E eu já me enterrei. Estes prognostes, que já estão saindo aí. E depois eu disse-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe-lhe
00:06:35
Speaker
Mas pronto. Ninguém acertou. Tu só acertaste no campeão do Mundo? Sim, sim. É 100 pontos. Foste o único que teve pontos. Mas ninguém teve pontos. Essa coisa dos pontos fui a que vintei agora. Portanto Carlos, como acertaste no campeão do Mundo, só por ser a França não ganhas nada. Porque a França, se fosse outro país qualquer,
00:07:05
Speaker
E se fosse a coroácea então era bom desesta. Ganhavas um tabuleiro de xadrezes vermelho e branco. Mas as peças tinhas que comprar em uma peruma com o expresso, todas as semanas. Tinhas que esperar. E tinhas que ler o expresso todo, senão não podias tirar a... Acho que ias ficar um ano só para ler o primeiro capítulo. Mas pronto.
00:07:38
Speaker
Eu estava sempre com a esperança que a França demonstrasse futebol mais ofensivo, mas eles mantiveram sempre o mesmo estilo de jogo. Eles eram sempre desde o início, sempre com o mesmo estilo de jogo.
00:07:58
Speaker
Não vou dizer que é errado e não sei o quê. Os gajos foram campeões do mundo e posso dizer que está errado o que me apetecer ou que não gosto do que me apetecer, mas levaram a taça para casa. Portanto, é a tal coisa. Apesar? E o que é que tu achaste da final?
00:08:15
Speaker
Da final, não estava a esperar daquele resultado. 5-2 não foi? Ou 4-2? 4-2. 4-2, 4-2. Não estava a esperar que fosse um resultado tão volumoso, mas a partir do momento em que a... ali o momento em que a França... a Croatia parece quebra-me quase e foi um problema. Isso que eu quero te dizer, eu acho muito que aquele pé na alta e... para já a França marca 2 golos na primeira parte sem fazer um remate que seja a beleza. Vocês podem confirmar as estatísticas, o único remate que a
00:08:45
Speaker
O remate foi o Penalti. Foi o Penalti. O único remate. E pois, não era Penalti. De longe. O Arthur... Eu não posso... O VAR... Eu não posso dizer onde é que eles vêm. É como o Penalti de Portugal. É muito parecido. Eu acho que este é ainda mais escandaloso. Isto não é Penalti em lado nenhum. E não sei se reparaste o Arthur. Eu fui ver... Perdoe-me por já uns 300 minutos, para aí à vontade, para ver o Lance. E depois eu vejo o Lance, me parece bem maior e depois volto atrás tanto. Ele se chamou-lhe. Parece que insistem com ele para ele ver o Apollo.
00:09:14
Speaker
Isso é daquelas coisas. Um gajo já começa mais a duvidar das coisas, porque o VAR parece que tem o poder de chamar o árbitro e dizer-lhe, tu tomaste uma decisão errada e insistem até ele fazer o que eles dizem. É, parece que sim. Porque eu tinha a ideia que o árbitro pedia sugestão ao VAR, ao VAR só intervia quando era
00:09:43
Speaker
quando não havia dúvidas algumas, e ali eu acho que não há dúvidas nenhuma, que não é para nada. E a falta do primeiro golo também não é falta. Pois não, essa então é que é mesmo escandalosa, e aí essa então é que não se percebe como é que o VAR não intervém. Porque aquele amarelo para o jogador e tudo, é para o Griezmann. Sim, sim, é verdade.
00:10:13
Speaker
o primeiro grande campeonato, bem, não sei se houve naquele campeonato que há na América do Sul, não sei se houve há dois anos ou ano passado, mas pronto, entre campeonatos europeus e campeonatos do mundo é a primeira vez. Assim aprovado pela FIFA, aprovado pela FIFA é a primeira vez. Sim, sim, exatamente.
00:10:37
Speaker
Às vezes... Há coisas a melhorar, não é? Agora, não venham dizer que... que foi tudo bom o video art, que não houve grandes dúvidas, porque eu ouvi alguns lentes que deixaram muitas dúvidas. Sim, porque... No fundo... Agora, eu acho que ainda está, vem mais ou de cima, como é... Qual é a imparcialidade que as equipas de repetiragem têm? Porque ainda está... As pessoas veem isso agora,
00:11:06
Speaker
Vê-se o replay, umas quantas vezes, na hora, no momento do jogo, e está tudo parado a ver o replay, e tu vejo aquele... Aba, tem lança ali... Tu nem se discuto, aquilo não é penalty, aquilo não tem discursão, e não vale a pena... Aba, ninguém vai comentar isto, mas pronto. Se algum de vocês discordar, abmetam aí as vossas razões, não interessa, não é penalty, vocês não venham com merdas, como o de Portugal não é penalty, como aquela falta do Griezmann não é falta.
00:11:33
Speaker
E se fosse para estar o jogo como vietar, a França ia para o intervalo a perder, ia jogar mal, porque a França não estava a atacar, não estava a fazer nada. Não, ele só era só no ponto de ataque. E na segunda parte, na segunda parte, claro que os croatas foram todos loucos para a frente, porque ele era só buracos no meio campo, no fundo é só a estratégia da França, é provocar o despossicionamento do meio campo,
00:11:59
Speaker
Para ou criar espaços entre o meio camp e o ataque, ou criar espaços entre o meio camp e a defesa. E às vezes, que era o que acontecia muitas vezes, quando as outras equipas estavam a atacar, criar espaços nas costas da defesa e pronto. Lá vai um bapé todo lançado, marcar golos, mas pronto. Depois acabam aquele golo do Pogba, para ver a técnica de um jogador da Keyles. Aquele gajo remata com a mulher por trás, ele remata primeiro com o Diret. Pé esquerdo. O golo é de pé esquerdo.
00:12:29
Speaker
Ele nem pensa, estás a ver. Estamos a falar de um gigador com uma qualidade. Mas não se vê. Na frase não se vê. Não, ele no United tem feito épocas, acho que as duas últimas épocas, têm sido um pouco abaixo do nível que ele vetem. Eu acho que tanto o Mooring como o Deschamps pedem muito trabalho defensivo.
00:12:55
Speaker
E pedem-lhe jogo... Mas se fures ver a nível de passe e isso... Ele não é assim... Ele não é um sobretodo, sim. Não, não é isso que... Ele é sobretodo em nível técnico e fisicamente. Sim, fisicamente. Não há muitos meios assim, calma. Por exemplo, tu pões ele... O pessoal vai dizer... Comparação estúpida. Ele e o Adrian. E gosto de comparar os jogadores com o Adrian. Porque o Adrian, tecnicamente, não é super...
00:13:24
Speaker
Não é muito bom tecnicamente. Mas ele faz passes. Não é pela técnica, é pela visão de jogo, criatividade. E não é preciso, às vezes não é preciso o colega de equipa dele correr, ao Tarso a desmarcar, para ele fazer o passe. Ele já faz o passe porque ele sabe naquela hora que ele vai correr. Tem aquela coisa que se chama Football IQ. Não, é sério. Está a ver? É aquela coisa. É ser um jogador inteligente. E o Pogba não tem tanto isso, mas a nível técnico, remate, passe,
00:13:55
Speaker
Capacidade física. E dribble também? Dribble. Homem, eu gosto de tudo. Mas quando lhe pedem para jogar mais atrás. Mas pronto, olha. A França acabou por merecer ganhar mesmo. Homem, e não vou dizer. A França antes dava a volta ao jogo mesmo sem aquele penalti e mesmo sem aquele livre. Os dois golos que o Marc conseguiu são completamente limpos. São, são. Sim, sim.
00:14:19
Speaker
Eu acredito que eles iam forçar, eles não iam estar ali sempre atrás. Se estivessem a perder ao intervalo, iam entrar na segunda parte a atacar, eles não iam ter o tripéutis. Sim, sim, quase certeza. Por isso eu... opá. Mas eu tenho pena de não poder ter visto a França fazer isso, o Mundial inteiro. Foi o que faltou. Para mim, para poder dizer que eles foram a mesma equipe. Sim, que é a melhor equipe de todas.
Análise de jogadores e formações da Copa
00:14:44
Speaker
Sim. Mas para mim a melhor equipe no Mundial foi Portugal, de longe.
00:14:51
Speaker
Não, para mim o melhor jogo do Mundial foi o Portugal-Espanha. Eu infelizmente não consegui ver esse jogo, mas o espetáculo que houve... Para mim foi um grande jogo. E fui-lhe a ver o jogo, pronto. O pessoal vai dizer, veja que está afastadeiro, parece que está gajando. Mas depois quando cheguei à casa vi o jogo outra vez. Por que um gajo às vezes não vê tudo lá no estádio? É normal. Então, mas foi um grande jogo de futebol. Duas equipas
00:15:20
Speaker
A Espanha foi o melhor jogo da Espanha. Os jogos da seguida da Espanha. Como jogaram com equipas que defendiam ainda mais do Portugal defender contra eles. Estava difícil. Portugal estava a jogar contra-ataque, mas estava a fazer jogo positivo também. Não era aquela coisa de encostar-se atrás e meter o autocarro. Portugal estava a fazer aquilo de outra forma de defender contra a Espanha. Mas a fazer pressão no meio campo deles. Não era assim encostar-se atrás.
00:15:44
Speaker
Mas foram, apesar de não ter visto o jogo, eu vi só o resumo, mas parece-me ter sido um jogo em que havia duas equipas que queriam jogar futebol. Ah, sim, pois, porque houve equipas neste Mundial que nem quiseram... que estavam ali para ver... e que atiraram o resultado. Mais vezes, por exemplo, e se fosse uma equipa tipo o Irã ou se for uma equipa tipo o Irã ou o Marrocos ou... Essas equipas assim, em Tunésia... A Tunésia até jogou futebol positivo, mas houve ali equipas que foi tipo...
00:16:13
Speaker
Vá-se defender, tipo o Irelia. Vá-se defender. O Panamá. Vá-se defender. Vá-se tentar tirar um resultado. Não tem hipótese, mano. Vocês joguem à bola, caras. Não tem hipótese de ganhar. Tenho hipótese, mas... Eu também estou aqui a ser um pedaço exagerado. Mas a Croácia faz para mim... Eles deixaram tudo em campo, na final. Neste Mundial.
00:16:40
Speaker
Ninguém dava a Croácia como uma equipa para ser campeão do mundo ao partido, mas os gajos, a dada altura, toda a gente começou, porque muita gente não gosta dos franceses, toda a gente começou a esperar. Vamos, Croácia, força! Vocês conseguem! Mas muito esforçado, porque eles têm ali jogadores sensacionais, mas depois têm o resto da equipa não é... Eles têm 2 ou 3 jogadores sensacionais, mas depois o resto da equipa
00:17:07
Speaker
Mas é uma equipe equilibrada, quer dizer, não tens ali jogadores de muito baixo nível. São jogadores que jogam para as equipas... No Banco? No Banco tens. Sim, no Banco é verdade, mas daquele 11 não há assim um jogador assim muito abaixo do nível. Não, eu concordo com isso, concordo sim. Eles têm... Mas eles... Pronto, olha, eles criam mesmo. E acho que foi a diferença para outras equipas. Eles criam mais. Do que, por exemplo...
00:17:35
Speaker
quando eles eliminaram a Dinamarca, eles queriam mais passar do que a Dinamarca. O guarda-red de Dinamarca que se calhar queria mais do que os colegas. Por favor, faz um diálogo carasso. E esse jogo então? E pronto, e um golaço então, a França é uma campeã no mundo. O Kane foi o melhor marcador, 6 golos, mas só conta 3, porque os outros 3 foram de penalty. O Courtois foi o melhor guarda-red, e para ti, quem é o melhor guarda-red?
00:18:01
Speaker
Sim, para mim também concordo. E para mim também, acho que o gajo esteve mesmo espetacular. O próximo dele, só pela garra, parece que o Schmeichel. Sim, sim, acho que sim também. Mas houve um guarda-revisco que me surpreendeu, não estava à espera que fizesse o... Se calhar porque nunca tinha visto jogar, o de Inglaterra. O Pickford. Sim, o jogo do Pickford. Sob ponto de vista estatístico, o Pickford foi dos melhores guardas, foi provavelmente ainda melhor do que o Courtois.
00:18:31
Speaker
Mas porque ele teve mais trabalho do que o Courtois também. Sim, sim, é verdade. O Courtois se fazia depois, acho que foi. Sim. E ele distribuia... A Belska distribuia muito o jogo lá à frente e a Inglaterra distribuia muito de cá de trás, então ele tocava muito na bola. Então a estatística de passe dele está lá para cima, estás a perceber? As estatísticas às vezes são, assim, enganadoras.
00:18:54
Speaker
Mas outro guarda-redes que, além do Schmeichel, do Courtois, do Pickford, outro guarda-redes que esteve bem e que não foi muito longe no Mundial foi o... e não vou falar do Novas, mas o Novas também fez umas grandes defesas, principalmente contra o Brasília. Mas o Oshowa, do Mexico, também esteve muito bem e fez boas excepções, contra a Alemanha principalmente.
00:19:19
Speaker
Sim, o Lambo contra o Brasília, apesar de tempo ir 2-0, também fez ali várias coisas. Não foi por causa do Oshawa que o Meshkin não ilumineu o Brasília. O Modric foi considerado o melhor jogador. E para mim também foi. Para mim também foi. Mas é um pouco assim como o Messi foi considerado há 4 anos atrás. É um pouco assim a mesma história. Parece-me um prémio de consolação para a equipa que perdeu a final.
00:19:49
Speaker
Porque da equipa principal, não se está com ninguém. Da equipa que foi campeão na Muzo, não se está com ninguém. Ao contrário da Alemanha há 4 anos atrás, a França teve um tempo em que os jogadores estavam presos atrás, em vez de ser como na Alemanha, que toda a gente jogou espetacular. É verdade. E pronto, o Mbappé é o melhor jogador jovem, mas isso pronto. Não há discussão. Não me vem outro jovem à cabeça que tivesse jogado tão bem como o Mbappé. Não.
00:20:19
Speaker
Eu vi que o Neymar estava fora da taça. O Neymar já andou-se a queixar nos últimos dias. Finalmente chegou-lhe os ouvidos. Já saltou a tampa, o gajo já começou a dizer. Já desvalorizei como? Não sei o quê.
00:20:40
Speaker
Não vou aumentar de férias, devia estar agora de férias e andam a entrevistar o gajo, coitado o rapaz. E eu que nem sequer gosto dele, estás a ver? Eu ia pôr-lo no meu 11 de desilusões. Só que eu não pus, porque eu estava andando a pesquisar essas estatísticas. E ele estatisticamente até não foi muito mal. Não, ele apesar de ter feito aquelas bocarias que fez, ele até nem julgou mal. Não, não, não. Estatisticamente não teve nada mal.
00:21:05
Speaker
Porque ele também tinha muita bola, mas ele a seguir ao azar foi o jogador que fez mais dribles no Mundial. E ficou pelos cortes? Ah, mas isso foi a falar, dribles por 90 minutos. Ah, ok. Eu prefiro ver as coisas assim. É melhor sempre numa competição destas, porque se for num campeonato em que toda a gente joga os mesmos jogos. Sim, sim. Isto é bom para comparar, por exemplo, quando algum jogador tem uma lesão, tu podes comparar a cada 90 minutos.
00:21:35
Speaker
No final de uma época? O que é que ele fez? Podes comparar bem. E bem, podes começar a falar do teu 11 dos melhores jogadores, Carlos. O meu 11 dos melhores jogadores? Então vou começar. Dream Team, do Carlos. Até tinha que escolher-lhe um 4-3-3. Guarda-redos Corretois. Acho que fui o meu guarda-redos como já tinha tido há pouco.
00:21:58
Speaker
Agora, começando com a defesa, os dois centrais, o Esquilio Varane e o Vida, da Croácia, surpreendem-me, não conhecia, sabia que ele jogava no Besiktas, já tenho ido falar dele, mas nunca o tinha visto chegar assim, acho que faz um estanque mundial. Os laterais, à esquerda, o Hernandez, da França, não encontrei muitos jogadores que se tenham destacado na esquerda, e à direita o Pavarro, que é uma grande surpresa para mim.
00:22:23
Speaker
No meio-campo o canto é muito defensivo e os dois médios o Madrid e o cabino de Brayne. Já agora como é que se pronuncia? De Brayne? De Brayne? De Brana. É de Brana? De Brana. Quando U e I, sejam I normal ou Y, tu lês H. Ok. Então já aprendi uma coisa que eu ia te perguntar a seguir como é que se pronunciavam alguns nomes dos ciclistas. Não, não, dos ciclistas. Tem palavras que não se dizem. Ciclistas? Por exemplo ontem, Kraswek.
00:22:52
Speaker
Como é que tu dizes? Opa, eu pensei que era Krosvick. Não, não. Porque é o I, como eu te disse agora, Kras, e VEC é o I e o J, tu dizes E. Eu pensei que dizes Kras, VEC. Não tem nada a ver com o que eu pensava que era, mas pronto, está bem. É, são coisas assim um pouco diferentes.
00:23:21
Speaker
É, esse também é o teu nome escrito. Tentas dizer o T e depois fazer tipo um espaço por causa do H, Ongan. Sabe ver, é assim, não me esmarades. E aí, mas tens mais, as tuas três na frente. Então, o Meikan era o Kantei, o Debran, o Modric, e na frente o Hazard, o Mbappé e o Griezmann. Pois é, uma frente de ataque muito móvel. Sim, sim. Com o Griezmann a nova, é preciso dizer.
00:23:49
Speaker
O Griezmann é 9 mas digamos que os 3 da frente nunca estão quietos. Estão sempre a se deslocar. Uma equipa feita para o contra-ataque? Sim, sim. O meu 11... Eu vou muito mesmo pela estatística. E pelo que foram para mim os jogadores destacaram. O Courtois para mim, apesar do Pickford ter sido um pouco melhor estatisticamente, eu acho que o Courtois fez defesas.
00:24:18
Speaker
O Courtois sempre fez um bom Mundial. E está-se a afirmar que provavelmente com a melhor guarda-redes do mundo neste momento. Principalmente com o Neuer e o De Gea a darem entalantes. De Gea contra Portugal, obrigado De Gea. Mas também não era preciso, porque... Não era preciso porquê? Porque o primeiro gol de falta, caras. Ah, eu sei que queres dizer que o Ronaldo ia marcar o mesmo som nessa cama.
00:24:45
Speaker
Ó, Ronaldo, eu falava a defesa... Aquilo é impossível de defender, mano. Aquilo vai com muita força. É um robô de pressão, Ronaldo. O poiso da bota de ouro, vai ali, estás a ver. Pessoal, aquilo é difícil de agarrar, estás a ver. Pronto. Ele se defendeu a isso aqui, ele era o melhor guarda-reds do mundo. Todos os times. Depois da direita, depois eu tomo a asmonia. Para mim, de longe, o melhor defesa direto...
00:25:11
Speaker
o melhor lateral direito de fazer direito, porque ele jogou sempre mais à frente do Mundial. Sim, sim. Eu também estava na dúvida de interesse, mas o Pavard foi uma surpresa para mim. O Pavard foi mesmo uma surpresa, mas para mim o Pavard de segundo lugar, é claro. Mas o Monnier, claro que teve um jogo suspense. É a tal coisa que ponho, se calhar, a desvantagem em relação ao Mundial que o Pavard fez. Porque se o Monnier, o jogo que o Monnier teve suspense, foi o jogo contra a França.
00:25:38
Speaker
Porque eu não sei. Se ele tivesse chegado contra a França, sabe que a França tinha sido campeã no Mundo? Porque o Munier neste Mundial foi um jogador muito influente na seleção da Belska. Porque o flanque direito era todo dele. E a Belska, claro, teve dificuldade sem o gajo lá. No lado esquerdo tinha o Gaiardo do Mexican. Para quem não sabe, foi de longe... Nível estatístico, de longe, o melhor que fez à esquerda do Mundial. Porque a nível de cortes, a nível de desarme,
00:26:07
Speaker
A nível de passe, posicionamento, ele teve mesmo superior a toda a gente. Sob ponto de vista defensivo, não houve ninguém melhor do que ele. E sob ponto de vista ofensivo, só o Marcelo, mesmo assim, com a procuria toda que o Marcelo fez, ainda consegui ser o defesa esquerdo com a melhor produção ofensiva em todo o mundo. E não foi titular em todos os jogos. E não foi titular em todos os jogos. Sempre. Deu duas assistências mesmo assim. Sim, sim, é verdade.
00:26:39
Speaker
A Centrais pôs o Otamendi da Argentina, que fazia um bom mundial a nível de distribuição do jogo, a nível defensivo. Apesar de eu fui um pouco sabotado pela própria equipe da Argentina. E pelo próprio treinador? E pelo próprio treinador. E pôs o Yoshida, do Japão. E das outras equipes não achei nenhum... Pronto, outra vez. Vou dizer outra vez o meu ponto de vista estatístico.
00:27:08
Speaker
Fui dos melhores. Havia momentos equilibrados. O Sérgio Ramos, por acaso, estava lá para cima, em nível estatístico. Mas, por lá, por exemplo, o Sérgio Ramos, tipo, é um dos gajos que tem mais desarmes. Mas, tendo em conta, quando analises as estatísticas do Sérgio Ramos, tu tens que ter em conta que metade dos desarmes que ele faz são falhas com o arco na marca. Portanto, em ter esse metade, ele é tipo dos piores. É muito defensivo. E pôs o Brozovic. E olha que tive.
00:27:37
Speaker
Brózovich e Pogba estavam entre um e outro para ver quem ia ser o melhor meio defensivo. Porque o Kanté, a nível estatístico... O Kanté, e eu pensei, eu vou para o Kanté, o gajo foi campeão do mundo, é meio defensivo, eu vou para o gajo. Ele faz muitos cortes, mas a França ia perdendo com a... Não ia perdendo com a Belska, porque eles tinham o controlo do jogo, mas...
00:28:05
Speaker
O ponto fraco da França era um pedaço o quanto é esse, se tu fores reparar. Se é a nível físico é uma diferença brutal. Não, não é bem a nível físico porque corre muito. Sim, ele é mágico a nível destator e... Sim. É uma diferença. A nível de desarme ele é muito bom, mas como ele arrisca tanto o desarme, por exemplo, um jogador vai receber o moderate, vai receber a bola de costas no meio campo, ele tenta sempre antecipar o moderate.
00:28:33
Speaker
Mas esse movimento de antecipação, ele fazia sempre... ele ia sempre muito além do... ele vinha... ele às vezes passava à frente do Pogba, que supostamente devia estar na liga à frente dele, ele passava-lhe à frente. Ficava sempre um buracão nas costas entre o Meicamp da França e a defesa deles, enquanto o Conte tentava sempre estes cortes, estas antecipações.
00:28:57
Speaker
E estava a ver o jogo com a Baelish, porque aqueles gajos não aproveitam o despossucionamento dele, porque via tantas vezes... É a tal coisa, não é Baelish que falta aquele jogador tipo o Adrian, ou aquele jogador criativo no meio campo, ou o Iniesta, ou o Fabregas, porque vem aquele espaço e joga a bola para ali, porque mesmo os próprios colegas de equipa, não é só os gajos do meio campo da Baelish, que são os outros,
00:29:26
Speaker
metem-se ali e fazem aquele perímetro à volta da defesa dos outros e depois não aproveitam os espaços entre as linhas ou depois quando vão para lá vão todos ao mesmo tempo e ficam aqui tudo condicionado. Então na verdade é aquela coisa de organização ofensiva. Faz muito assim impressão. Porque um gajo vê muitas equipas. Às vezes chateiam. Não é chateia, mas um gajo vê os gajos ali
00:29:51
Speaker
Tipo, parece que no ataque o treinador só importa em organizar os gajos. Ok, na tv eu tenho que estar aqui e não sei o que aí. É muito importante não despozicionares e não sei quantos. Mas depois no ataque, ah, façam o que vos apetecer. Ah, foda-se que é esta merda. Há meio jogadores também no ataque, se não há ali um gajo a pensar o jogo e se o jogador não tem tal, futebol IQ para saber para onde ir. Olha, o jogador no mundo que tem futebol IQ mais alto é o Richard Ronaldo.
00:30:21
Speaker
É, é, é, é, é, é, é, é, é, é, é, é, é, é, é, é, é, é, é, é, é, é,
00:30:51
Speaker
Eu digo que cada vez mais tenho respeito para o Cuché Ronaldo, e é por isso que ele está no meu 11. Às vezes esse é o último jogo do que vou falar. No meio que ammeti o Brozovic, entrei-lhe o Pogba, porque o Pogba tem aquela coisa de distribuição de jogo, como nós temos a falar, assim, as qualidades do Pogba sob ponto de vista técnico, e se calhar até sob ponto de vista tático, é muito superior ao Brozovic. Mas nesta equipe que eu fiz, e que tinha que fazer, é preciso dizer que nós fizemos uma equipe que faz sentido, não é uma equipe
00:31:20
Speaker
só que o Maid estou desigual, só porque se destacaram, nós não temos ali. Nós fizemos uma equipa, taticamente, que faz sentido. Como tu postaste, eu cantei a Modérgica de Bran no meio-camp. Não ias pôr o de Bran, o Coutinho e o Bernard Silva no meio-camp. Não faz sentido. Diapor, não ia ter grande sensação. Ah pois! Ia ser o Modérgica muito difícil.
00:31:47
Speaker
Porque o Brozovic permitiu ao Modric e ao Rakitic brilharem neste Mundial. E ele fez os dois jogadores que correu mais no Mundial, grande quantidade de desarmes, e até na distribuição de jogo, jogar simples. Também não é muito difícil, ou tens o Rakitic para passar a bola, ou tens o Modric, depois eles fazem o resto. No make-up meti o Modric,
00:32:12
Speaker
Porque como tu também escolhiste, porque o melhor jogador, nós não vamos dizer que um gajo é o melhor jogador do Mundial e depois não incluir na nossa equipe. Porque não enquadra na nossa tática, então ele é o melhor jogador do Mundial, caras. E depois, eu estava na dúvida, como tu postaste o Dubrani, eu estava na dúvida do Dubrani e o Coutinho, e depois o Coutinho, porque o Coutinho na minha tática eu penso que enquadrava-se mais. Eles estatisticamente foram os dois muito parecidos.
00:32:36
Speaker
Mas eu gosto... o que eu tenho que tem mais é aquela... que eu flair, vou dizer em inglês. Como é que se diz flair em francês? Não sei, não interessa. Ninguém quer saber dos franceses. Na frente do ataque, depois como tu, o Mbappé e o Hazard. O Hazard no lado esquerdo, o Mbappé do lado direito. Por razões óbvias, foram os melhores extremos do campeonato. E a ponta de lance é a ponta do Cristian Ronaldo.
00:32:59
Speaker
E agora o pessoal vai dizer, ÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ�
00:33:20
Speaker
E tu a dizer isto sobre o Cuchem Ronaldo? Isto é incrível ele estar a dizer isto. Porque isto é uma coisa que eu não estou habituado a dizer do Cuchem Ronaldo. Eu olho para mim mesmo e digo que fui. E estou a ficar louco da cabeça mesmo. E tu a dizer que o Cuchem Ronaldo não perde muitas vezes? Ele perdeu a bola 1.5 vezes a cada 90 minutos. Por jogo. Enquanto, por exemplo, o Griezmann, 3 ou 4. Ou, por exemplo, o Hazard, por exemplo. Perdeu a bola 7 vezes por jogo, em média.
00:33:46
Speaker
Mas pronto, o fim que estava fazendo. Sim, mas aí também estamos a ver os dribs. Ah, 9 por jogo para ele, estás a ver. Fazer tipo 9 por jogo, tipo 7 ou 8 bem sucedidos, estás a ver. E o que já é o Ronaldo, quando perdia a bola, nunca era por mau controlo de bola. Era mesmo por tentar tirar-lhe a bola. Não era por receber mal a bola. Sim, sim.
00:34:16
Speaker
Mas a desmarcação e o posse são duas coisas que se conjugam. O pessoal tem que se lembrar disso. E o Christian Ronaldo é o melhor jogador da história do futebol na desmarcação, por isso. Não, o Christian Ronaldo ganha o de respeito para ele neste Mundial. Já desde o Europeu, mas nos últimos anos ele tem vindo taticamente, ofensivamente, a melhorar.
00:34:44
Speaker
Claro, ele tem que melhorar... Ele sabe que vai perdendo, por exemplo, velocidade, explosão, e tem que melhorar muito. Mas eu gosto mais do que o José Ronaldo agora, do que, por exemplo, em 2012, ou em 2014. Gosto mais dele agora, do que nessa altura. Ajuda mais completo. E não se põe a fazer coisas que ele não sabe fazer.
Desempenhos decepcionantes na Copa do Mundo
00:35:10
Speaker
Sim, isto também é verdade. O José Ronaldo não sabe... Ele sabe fintear.
00:35:13
Speaker
Mas ele põe-se a fazer truques. A fim de fazer aquelas fintas que o Neymar faz, ou que o Ronaldo envolve, ou que o Quaresma faz. Ele põe-se a fazer coisas que não sabe. E se o Ronaldo estivesse aqui, estava a dizer... Não se vai fazer ou... Não sei a coisa. Mas pronto. O saber sabe. O saber sabe, mas contrapenso também a sei.
00:35:41
Speaker
Pronto, e vamos falar agora das desilusões, que é a nossa parte favorita. Claro, isto é o melhor, isto é o que o gajo fica o Campeonato do Mundo à espera de ver, porque acham que as redes não prestam para nada. Exatamente. E tu? Começaste logo com o Da Gea.
00:35:55
Speaker
É verdade, considero que o Derrick foi... acho que não foi só contra o Jogo de Porto Aro que ele teve mal. Nos jogos que vi, não foi um guarda-redos... não parecia um guarda-redos tão muito diferente daquele que fez a época no United. Também achei que sim. Acho que foi o... Pai, não vi os guarda-redos todos nesta época, mas foi provavelmente tudo. Foi provavelmente? Não. Está de certeza no top 3 dos melhores guarda-redos nesta época, de clubes.
00:36:23
Speaker
Fartou-se de fazer-te para já, pronto, porque o United teve grandes dificuldades ali em nível defensivo e ele fartou-se de fazer-te feridas, acho que foi, acho que, não tenho a certeza, mas acho que foi os guardas-redes ali em Vazer que fez mais feridas. Capaz.
00:36:36
Speaker
Portanto, esse guarda-redos, os centrais, o Hummels, eu estava aqui com um grande dificuldade em espirros centrais, mas pelo campeonato que a Alemanha fez, não é propriamente que o Hummels tinha feito um mau campeonato, mas pelo campeonato que a Alemanha fez acho que foi aquele jogador que não teve tão bem, que o Clárico que é o jogador da Alemanha, que coloquei o Hummels.
00:37:02
Speaker
Não é fácil. Mas houve o mouse, tipo, ele jogou o primeiro jogo, e depois no jogo a seguir, ele não leva cartões nem nada, no jogo a seguir já fica no banco, porque parece que apontaram-lhe as culpas, mas eu não achei que ele tivesse tido tão mal, eu não sei. Eu não achei que tivesse mal, mas tinha que escolher aqui algo o jogador e ter nicótica com o jogador, estamos a falar de um dos melhores defesores do mundo. Oh sim, já foi considerado o melhor defesa central do mundo até. É capaz, agora não tem... Não, houve uma altura, quando ele saiu do Dortmund era até...
00:37:33
Speaker
Sim, sim, sim. E acho que pronto, por isso que coloquei ele aqui. Ao lado dele coloquei o José Fundo, acho que... Também concordo. Fez um peço mundial. Acho que já não tem capacidade para andar estas andantes. Nem na China, homi. Já salvo as notícias. Já vai sair da China outra vez. É verdade. Andam a falar que eu venho para o Sporting. Não sei quem vai ser o próximo presidente. Mas por favor, não.
00:37:59
Speaker
Eu acho que ele estava bem em Inglaterra, e de repente vai para a China e aperta-se um jogador. Mas eles às vezes têm de pensar na... Ele já não é muito novo. É verdade isso. Só sabe que foi para a China a seis meses e ele ia lá e ficou com uma reforma. É verdade que não se pagam impostos lá. Só os clubes é que foram obrigados. Os jogadores não pagam.
00:38:29
Speaker
Mas eles, claro, deve saber disso, eles estavam a fazer tantas transferências que o governo da China disse, é pá, vocês não podem fazer isto. Então, cada transferência acima de não sei quanto valor, o governo cobra 100% da transferência em impostos. Acho que houve uma transferência para lá de não sei quem, foi 100 milhões, quem foi?
00:38:54
Speaker
Não sei quem foi, ou foi 80 milhões, ou não sei, houve um jogador por lá que foi para a China, foi para o Ancá. O que foi o Oscar? O jogador, eu sei, nos últimos dois anos, todos os jogadores que foram para lá para ir para cima de 20 milhões, não custavam 20 milhões, custavam 40 milhões, porque eram 20 milhões a transferência e mais 20 milhões de impostos. Mas não sei como é que eles têm ninguém para isso.
00:39:20
Speaker
Os laterais, à esquerda, metia o Guerreiro, acho que fez um... Tenho em conta o uropa que ele tinha feito... É verdade. Tenho em conta o uropa que ele tinha feito... Estava a espera de fazer-se algo melhor, mas também se fomos a ver, que o Pac-Man não jogou esta época no Jordan, se calhar um quadro... E depois foi um erro de casting. Foi, claramente.
00:39:42
Speaker
Sim, se nós formos a ver, e o sermos com o Fernando Santos é um selecionário muito conservador, mas temos ali um jogo que foi suplemento em todos os jogos, o Mario e o Rui, que foi titularíssimo no Napoli, se não me engano. Exato. É uma excelente época em Itália. Em segundo lugar, no campeonato, não foi? Acho que sim. E está no banco. Podia estar, e se ele tivesse chegado, provavelmente estava tanto no teu como no meu.
00:40:10
Speaker
Era capaz. E graças ao Fernando Santos, isso não aconteceu. Pois é. Fernando Santos, estás que ir a te confessar lá ao padre da tua paróquia. Dito-te Pai Nelson e como te esmilhava Marias. E à direita meti o Ricardo, porque é verdade que ele só fez um jogo. Teve mal. Teve mal. Ele tentou, ele tentou, mas...
00:40:36
Speaker
Mas, tendo em conta a época que ele fez, fez uma grande época no Porto. Nem foi preciso a Mundiala, eu acho que se você tivesse visto a Mundiala já não sequer ia para lá. Acho que foi uma desilusão para mim, estava a espera que ele fosse logo titular ou que entrasse melhor no jogo. Eu também não estava a esperar que o Cedric fosse titular, não é? Naqueles primeiros jogos.
00:41:04
Speaker
Não teve, não teve. Também não se destacou, mas o Sadrika não é um jogador espetacular, mas é um jogador regular que raramente faz. É bom em nível defensivo. Mas pronto, este é que o Ricardo não... foi uma desilusão para mim. No meio campo, meti... ah, a Tàtica, esqueci-me de dizer a Tàtica. É um 4-3-3. É um 4-3-3, mas este é um 4-3-3. No 11 dos melhores jogadores fazia sentido ser uma equipa que trabalhasse bem em conjunto. Aqui não interessa.
00:41:32
Speaker
Aqui, pois, é um bocado assim, porque se formos a ver... É mesmo para eles goarem mel, é mesmo para ser uma desilusão. Os três medos que meti foi o Bruno Fernandes. Achei que jogou muito mal, estava a esperar que fosse melhor. O Osil também, acho que no... mas não está, está, no Alemanho o Vagelos não se atacaram e...
00:41:54
Speaker
e depois o Assensio, que estava a esperar muito mais, um jogador que fazia aqui na pressão o pão de viração dos melhores do mundo. E acho que fez um mau mundo. Vinha para um ou dois jogos dele e, epá, não jogou mesmo nada. Não tinha bola, quando tinha bola passava, não conseguia fazer nada de especial.
00:42:14
Speaker
Na frente, Messi, acho que estava à espera do melhor. É verdade que foi condicionado pela tática da Argentina, pela forma de jogar. O Müller, também da Alemanha, acho que fez um peço mundial. E o Gabriel Jesus. O Gabriel Jesus fez quatro ou cinco jogos.
00:42:37
Speaker
e eu tentava ver onde é que estava o Gabriel Jesus. Eu não via o Gabriel Jesus no campo. Ele fez 5 jogos sem me titular, não marcou o único golo, não fez nada de especial, não se tacou. Estes jogadores, qual o carão do que tu puseste aqui, só o de Réia é que aparece assim um pedacinho nas estatísticas. Tipo, nas positivas, não é? Sim. Eu não tenho duas estatísticas, mas pronto, dos jogadores que vi acho que são os que me desiludiram mais. Exato.
00:43:06
Speaker
Isso também tem a ver não só com o nível estatístico mas também com a expectativa que tinha de alguns jogadores. Exato, exato. Por exemplo, eu tenho aqui na minha equipa o Neuer, se calhar sobre o ponto de vista estatístico, o Neuer era dos piores guarda-redes, mas... Sim, sim. Ele fez coisas ali que não é para um guarda-redes como o Neuer. Apesar de, às vezes, mandar uns frangues, mas pronto. Por exemplo, tinha o Kimmich. Ah, e com o texto 433, não é?
00:43:34
Speaker
Era uma equipe que dava para jogar. A equipe que fiz até dava para rivalizar com a outra. Perderiam. Mas nunca se sabe. Com o Igor Treinador, se calhar ganhava.
00:43:47
Speaker
Eu meti o Neuer na baleza, meti o Kimmich, a defesa direta. Porque o Kimmich foi como tu possueste o Hummels. Ele não teve particularmente mal, mas ele não fez nada de especial. Com a época que ele fez no Bayern, eu fui o melhor jogador do Bayern nesta época, praticamente. E penso que também não sei se tu tiveste o mesmo problema que eu. Eu não encontrei um defesa direta que tivesse mesmo jogado mal, ou que achasse que tinha boas expectativas e que não correspondeu. Os que jogaram mal são quem?
00:44:17
Speaker
Os outros acho que iam tudo bem. Isto é desilusões, não é? Pessoas que jogam mesmo mal. Se é assim e vou ver a equipa do Corujera e mantequem o 11 do Corujera, já está. São todos piores que estes gajos. Depois eu meti do lado esquerdo, meti o Marcelo, outra vez por causa das expectativas. Como eu disse agora, sob ponto de vista ofensivo, ele até foi dos... Mas ele perdia muitas bolas. Eu fui dos jogadores a jogar do lado esquerdo, da que fez eu perdia mais bolas. Também porque ele arrisca muito, mas...
00:44:47
Speaker
É a produção ofensiva dele, no Brasil até, se calhar o jogo com o Mais que ele até teve bem, mas nos outros jogos que vi, o jogo com o Mais foi o único que ele havia no Brasil. Os outros jogos que vi, o Marcelo era uma coisa que não
00:45:01
Speaker
Mas eu acho que o Marcelo às vezes também, não sei se pode dizer isso, mas às vezes ele sofre um pouco pelo facto de ter o Neymar à frente na aula, mas quando o Neymar é um jogador que me defende provavelmente bem, pode ter a ver um pouco com isso. Ele joga com o Cristian Ronaldo na mesma aula e não tem problema a defender. O problema do Brasil é outro, o problema do Brasil é que quando o Marcelo vai lá para a frente,
00:45:26
Speaker
O Neymar em vez de tabular com ele, não. Pega na bola e também começa a fintear. Eles querem todos fintear. O problema do Brasil é isso. Todos querem ser a estrela. Todos querem ser o melhor. E por isso... E por isso é que eles às vezes... E apesar de tudo eu não meti o Neymar na minha equipa, porque... Apesar de tudo, o Neymar estatisticamente... Se os repulizes contassem para a estatística, ele se calhar estava aqui a guardar redes ou... Não sei. Pode-se por aqui o Neymar a apanhar bolas, só naquela de lembrar que ele tem que dar um exemplo aos jovens.
00:45:56
Speaker
Na defesa meti o Davison Sánchez e o Jeff Fonte. O Jeff Fonte já te falaste, já não vou estar a dizer a mesma coisa. Mas o Sánchez, da Colômbia, para quem não sabe, é o colega de defesa do Ieramina. E porque é que o Ieramina destacou-se tanto neste Mundial? Porque tinha o aborto do Sánchez ao lado dele, a bem talar. E por isso é que o Ieramina fez um grande Mundial. Pronto, está tudo explicado porque é que o Sánchez está aqui.
00:46:23
Speaker
Depois meti o Cadeira, depois mais um jogador alemão que dizia que lhe dei muito neste mundial. E ele estava um pouco... Acho que ele estava a debilar ainda uma lesão, penso eu. Ele ainda não estava a 100%. Acho que tivéssemos colocar aqui o 11 todo da Alemanha. Fogo, olha quem não sei, mano. E depois metias o Sané, no 11 dos melhores.
00:46:47
Speaker
Eu meti o Cadeira porque os poucos jogos, o pouco que eu jogou, teve também muita baixa expectativa porque o Cadeira esperava-se daquela consistência no meio campo da Alemanha, aquela pua e o Toni Kroos e não aconteceu. O Bruno Fernandes porque, como tu disseste, é uma boa razão. Depois do meio campo eu meti o Wisco, como tu puseste o Assens e eu meti o Wisco. Mas eu ainda pus o Assens e como tu puseste, porque eu ainda tinha muitas expectativas para o Assens e eu tinha grandes expectativas para o Wisco.
00:47:17
Speaker
E por isso é que está aqui o Isco, porque o gajo, tipo, ele é dos jogadores que correm mais com a bola e não faz nada. É verdade? É aquele jogador que finta para trás, que é aquele jogador que não gosta. É o jogador do Lopetegui? É o jogador do Lopetegui. É por isso que ele agora vai ser a guarda-redos Isco. Porque o Lopetegui, não sei se vocês sabem, o Lopetegui já há uns tempos que é treinador do Real Madrid. A guarda-redos é o Isco, a defesa direita é o Isco, a defesa esquerda é o Isco, e o central também é o Isco, e o central é o Isco.
00:47:46
Speaker
Depois daí para a frente, não sei se vocês sabem, mas é tudo o mesmo. Achas que ele vai mandar fazer 10 clones? Não, mas sabes, agora a sério, o Real Madrid, eu espero estar enganado, mas eu penso que este ano vai ser uma desgraça para o Real Madrid. É pá, vamos ver. Eu vou-se ser sincero, eu estava à espera que o Lopetey, quando foi para a Espanha, pensei que ele não ia durar muito tempo. O Péu ficou-se para a mão de ela, obrigado.
00:48:16
Speaker
Mas depois chegar ao Mundial e ganhar, porque o Lopetangue nos amigavas do Porto, também o Porto jogava para carassas, obrigado. Mas depois quando fui jogar com o... Olha, o único jogo do Lopetangue, como treinador do Porto, que gostei, foi aquela história sobre o Bayern. Foi o melhor jogo que eu fiz lá. Pus, eu puxei... Claro, ele estava limitado a seguir no outro jogo, na segunda mão, mas perderam porque eu puxei a inventar. Mas pronto, isso são outras histórias. Pus e pus o Messi, pelas mesmas razões que tu.
00:48:45
Speaker
E o Messi, até estatisticamente, ele não aparece. Eu ouvi um jogo em que praticamente, acho que o guarda-ritos fez mais passos do que ele. É, o Messi, ele não fez nada, é incrível. Não sei se é do treinador, se é dele, sei o que é, só está forte da seleção. Mas a gente vê agora.
00:49:06
Speaker
Está acontecendo agora aquela coisa. No Barcelona, no Real... Agora vai deixar de haver tanto aquela coisa, porque o Ronaldo já não está em Madrid. E vai deixar de haver tanto aquela coisa do Ronaldo e do Messi, não sei o quê. Mas tu estás a começar a ver agora o Ronaldo da Semanteira ali. Estás a ver. E atenção, o Ronaldo é 3 anos mais velho que o Messi. O Ronaldo da Semanteira e o Messi... É perto de 2. Eles chegam a ter 3 diferenças, mas há só 2 anos de diferença, acho que é isso.
00:49:36
Speaker
Tá bem, mas quando o Messi é mais baixinho que para ser 13. Mas pronto, pronto, dois anos, mas tu vejo o Messi já a descair mais cheio do que ele. Eu não sei porquê, quais são as razões, mas o Messi claro que tem outras motivações para jogar a bola do que o Cuchão Ronaldo. O Cuchão Ronaldo é aquele gajo que quer ganhar, ganhar, ganhar, ganhar, ganhar. Ele quer ser mesmo o melhor do mundo, se calhar o Messi não quer. Só por acaso é que ele foi tantas vezes o melhor do mundo. Por acaso. Porque ele é mesmo o melhor.
00:50:04
Speaker
Então se calhar quando foi para jogar futebol não tinha esse objetivo e o Cristian Ronaldo tem esse objetivo de ser o melhor do mundo, o melhor de todos os tempos, estás a perceber? E eu pense que havia um Messi neste Mundial totalmente desmotivado. Sim, sim. Ele marcou um golo, a primeira vez que ele se desmarca e recebe a bola, não marca um grande golo contra a Nigéria. Viste aquela futebol? Ele recebe a bola assim de lado. Tu controla com a perna ou com qualquer arma assim? É com a barriga da perna.
00:50:35
Speaker
E depois a bola fica ali direitinho à frente dele, bate a bola mesmo direitinho e o guarda-se até aí perto. Mas é tal coisa, foi aquele momento, ao menos ele não saiu, ao menos ele fez isso e não podes dizer que ele não fez mesmo nada no Mundial. Mas esse gol mostra que ele ainda está ali. E não se põe a pensar, pronto, agora acabou o Messi, não sei o que é. Porque um gajo não gosta de ver esses jogadores acabar, não é? Claro, claro. Depois a ponta de lá, depois o Lewandowski, por razões óbvias,
00:51:05
Speaker
A Polónia foi para mim, de longe, a maior desilusão deste Mundial, a seguir à Alemanha. Quer dizer, entre a Alemanha e a Polónia, olha aqui, não sei, porque a Alemanha muito ainda tentou fazer alguma coisa. A Polónia... Pronto. Fiquemos por aqui, não é? E depois meti o Gonçalo Guedes, porque, rapaz... Caraca, sejam... O gajo era o... Pensava que o gajo era o novo Cristian Ronaldo, afinal, foi para a seleção.
00:51:31
Speaker
Eu me fiz um puto de um corno, falhou um golo quase da lisa aberta contra a Marrocos, caraças. Fala Onix, balisa aberta praticamente a mão do gajo manda-me a bola para o tulado do estádio. Fala-se, caraças. E um gajo ali ia jogar mal para caralho naquele jogo apreciado aquele golo e um gajo teve na merda o jogo todo por causa dele. Fala-se, Guedes do caralho. Está da frente, Guedes. Não, mas pronto também. É a tal coisa. O Guedes... Teve o zil do imunite.
00:52:02
Speaker
Queres fazer alguma menção honrosa às desilusões do Mundial? Às desilusões?
Impacto do VAR no futebol
00:52:09
Speaker
Eu acho que no meu anjo acabei por me ter quase todos os que... Os que desiludeiram-te mesmo. Sim, sim. Eu por acaso ainda queria achir estes jogadores da Alemanha e da Pelónia, porque senão é por aqui o Piszczek, a defesa direta, e por todo o Kimisch, porque o Kimisch ainda é melhor que o Piszczek.
00:52:28
Speaker
E após, mas pronto, a Polónia. E dava-me às hipóteses, a Polónia ganharam o Mundial do que a Croácia antes do Mundial. A sério. Eu achava que a Polónia tinha uma equipa forte. Ao final, ninguém nem. É que acontece. Ah, espera. E a Croácia? Só mais uma coisa. A Croácia chegou ao final com um jogador... A Croácia fez o Mundial só com um vídeo dos jogadores.
00:52:55
Speaker
E só com um ponto de lança, porque o Colin Eats, antes do Mundial começar, foi puxo na rua. Lá um episódio com o treinador deles. E o Colin Eats, para quem não sabe, é um grande ponto de lança. É um bom ponto de lança. Eu não sei se ele chegou a receber a medalha ou não, mas depois disseram... Não, não, não... Quer dizer, não sei. Eu sei que ele não estava lá, mas depois disseram que ele seria dos jogadores que lhe darem a medalha ou não. Ele não queria jogar os jogos amigáveis?
00:53:23
Speaker
Sim, sim. E eu não queria ser suplemento, porque acho que a palma começou e... É, tal coisa. Pronto, então este Mundial chegou ao fim e houve muitos momentos, muitos bons momentos, muitos, muitos... Até houve grandes goals, graças àquela bola espetacular. É verdade que está falando muito. Vamos entrar primeiro nos momentos do Mundial, vamos entrar no mais negativo do caminho, até porque já falamos deles, só falámos sobre o VAR.
00:53:52
Speaker
Eu acho que em algumas coisas teve influência na competição e eu acho isso uma coisa um pouco negativa para este Mundial. É uma coisa que eu espero que eles façam mesmo um esforço em melhorar os árbitros, em vez de tentar melhorar o VAR. O VAR já existe. Sim, já existe e metem vários ângulos. Quero dizer, fazem o melhor que há. A única coisa que eles podem melhorar ali é meter mesmo aqueles lasers para controlar os foros de jogo.
00:54:19
Speaker
Pois, mas isso já é uma coisa assim um bocado avançada. Mas isso é aquela coisa que... Mas a... A nível deles tem tudo para fazer um bom trabalho. Eu acho que hoje em dia, eles têm que implementar aquilo de uma forma mais estruturada e de uma melhor forma. E depois, outra coisa é que os jogadores assimilam faltas. Principalmente quando sabem que estão a ser filmados de todos os cantos. Isso é uma coisa que faz uma confusão do caralho.
00:54:49
Speaker
No futebol, talvez nos esportes dos Estados Unidos, os gajos vão para a universidade com bolsa de esportes, ou seja, algo que tu és bom no esporte, nós vamos te dar uma oportunidade de teres alguma coisa a seguir ao esporte. No futebol não! Ah, desisto da escala! E por isso é que tem jogadores que pensam, ah, estou a ser filmado de todos os lados, o que é que eu vou fazer? Vou simular mais faltas. Eu acho que se eles tiverem assim uma licenciatura, se fossem incentivados a acabar o décimo segundo principalmente,
00:55:17
Speaker
Isso a história era diferente, não achas? Nunca tinha pensado nisso, mas é muito interessante. Não, isto não é assim, mas há um monte de pessoal com ciência em torno que faz coisas estúpidas. Sim, isso não quer dizer nada. Mas o propósito disso de dissimular faltas, é... Em Inglaterra, já há alguns anos, com os jogadores que são apanhados a dissimular faltas, mesmo que o Art não veja durante o jogo, ou se depois apanha um jogo de suspensão. Eu concordo com isso. Isso é uma medida que eu acho que tinha de ser implementada em todos os campeonatos.
00:55:47
Speaker
daquela coisa de... o jogador quando... quando se... aquelas coisas, por exemplo, simular faltas, falar, rodear o árbitro, ameaçar... Sim, sim, fazer aquele sinal do... fazer aquele sinal. E são tudo coisas que passaram... ah pá, não sei, não vi muitas notícias sobre isso, mas pelo... quem... e eu que acompanho até as coisas, não percebi ninguém ser castigado
00:56:18
Speaker
Não, eu acho que não. Até posso estar aqui a dizer alguma coisa que não é verdade, mas... Segundo o que eu sei, ninguém foi castigado. Até devia de ser castigado, porque as seleções... Sabe, esta é a tal coisa, as seleções é aquela coisa que acontecem quatro em quatro anos, ou de doze em doze anos, é que acontecem muitas vezes as seleções e não sei o que é, não são tão importantes. Mas quando tu começas a dizer, ah, o jogador lesionou-se na seleção, não pode jogar no clube, aí os clubes começam a se ameter.
00:56:47
Speaker
E aí começam a ser muitos patrocínios dos clubes e essas coisas. E aí há mais pressão para alterar alguma coisa também nas coisas de seleções. E por isso é que às vezes alguns jogadores não vão a jogos amigáveis e tal. E isso é daquelas coisas. Esses castigos, se tivessem influência nos campeonatos normais, na sessão de clubes, se calhar eles iam ter uma atitude mais responsável quando estão nas seleções e essas coisas.
00:57:17
Speaker
Se bem que eles também fazem disso nos clubes, não é? Sim, sim, então é verdade. Mas, tem que ser coisas... São coisas que têm que ser... Agora têm todas as ferramentas para que o árbitro possa fazer, no final do jogo, um relatório de todas as coisinhas. E vê, quantos é que eles são lá no VAR? Quatro? É, para aí, para aí. Acho que são quatro. Então, eles têm três... um árbitro, dois fiscais de lenhas, um quarto árbitro. Têm quatro árbitros com câmaras a ver.
00:57:45
Speaker
Acho que tem gajos suficientes para escravar um relatório, como deve ser. Sobre cada jogo. E punir quem deve ser punido. Há relatórios, mas quer dizer, que só há assim, só haver alguma coisa assim. E outra coisa, não sei se te lembras, quando começou a haver o VAR na liga portuguesa, eles falaram do... Mostraram tipo a comunicação entre o VAR e o Arpiter, e era tipo uma gravação de voz. Sim, sim, lembro disso. Ouve, aquilo era do género...
00:58:14
Speaker
Não sei se lembras o que é que era o gajo do VAR a dizer assim, AQUI É PANALTY! O GAUI ESPÁS PANALTY! NENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENENEN
00:58:42
Speaker
Com o VAR é uma coisa boa, mas é uma coisa que faz com que eles estejam ainda mais expostos do que estavam antes. Por causa dos seus dias. Ah, ele não vê. Ah, não sei o que é a perspectiva do árbitro e não sei quantos. Agora eles não têm desculpa, estás a perceber? Sim, sim. Tem que ser feita alguma coisa que melhore os árbitros, porque as ferramentas que eles já têm em todas as ferramentas. Só falta eles terem patins para andarem mais rápido de campo.
00:59:10
Speaker
Ah, e também vê, já que um gajo falou em mandar mais rápido de campo. Foda, saiam da frente dos jogadores, caras. Neste Mundial, quantas vezes vejo jogadores a correr e tal um pano lento de um warter, o jogador a querer fintear ou a querer passar a bola, tal a merda do warter à frente. Do Orkinello, o Orkinello vão a duas vezes assim. Fogo, pô. Aquele argentino, pô, tem bola no sonho dele, pô. Quer jogar a bola.
00:59:35
Speaker
Quero jogar a bala ao seu jogador! Tipo, se queres... se não podes ser jogador, vás ser arpre. Falei de falar em arpre, tenho saudades de ver o Perlides e o Codin, nem canto. Sem aquela cabeça aluser. Eu gosto também da mandava em talances, mas pronto. Sim, sim. Mas só a cara dele me tinha respeito. A Rússia. Como nós sabemos, a maior surpresa veio de casa. Ninguém tinha grandes expectativas em relação à Rússia. Acho que superaram as expectativas até dos próprios russos.
01:00:05
Speaker
Ficaram todos loucos, rapaz. Era um grande jogo de abertura. Rebentaram com a Espanha. E foram até os penaltis com a Croácia. Depois teram aquele gajo de Xerechev. Cada vez que ele marcava um gol, só sabe marcar grandes gols. Fiz grandes gols. Fiz... Fiz, claro, a França. Um gajo tem que falar da França. E nem ia falar da França. A primeira vez que escrevi isto, pensei. Ah, faltam aqui os campeões, caralho. A França. Falei um futebol e ficaste.
01:00:31
Speaker
tem ali um conjunto de grandes jogadores, e pronto, claro, aparece ali o grande destaque deles, para mim, se calhar, o jogador que destaqueu-se mais foi o Mbappé. Mbappé, sem nível individual, acho que não há dúvidas. Pois. E, epá, aliás, com uma equipe, eles jogaram em equipe, não podes dizer que aquilo não foram valores, foi ali, e é aquilo da desindividualidade,
01:00:57
Speaker
Fenderam bem e estavam todos juntos e terminados. Sim, uma equipa coesa. Sim. Pois, tens a desilusão, porque a gente já sabia que íamos ficar desiludidos, só tenhamos um da cinco de esperança, que é a Argentina. Lá está, como falámos da última episódio, a qualificação que eles fizeram, como fui tão sofrido, já se estava a esperar de uma coisa assim da gente. Ainda temos dois grandes momentos da Argentina, aquele gol do Messi contra a Nigeria, aquele gol do Di Maria contra a França. Sim, isso tem um grande homem.
01:01:25
Speaker
Eles são eliminados, claro, por aquele grande golo do Pavard. E depois, o grande momento que resume a exibição da Argentina neste Mundial foi aquele frango do cabalheiro contra a Croácia. O que é que foi aqui? Ele queria fazer um chapeu, ou o gajo, não é? Estamos a perder um jogo. É lá que estou a fazer um passo para o jogador que estava ali ao lado, mas falhou a força. Depois, o que é que estamos a falar da Croácia foi a grande demonstração na cidade, a grande demonstração de terminação.
01:01:56
Speaker
Neste Mundial, os gajos não desistiram. Espetáculo. Nem sempre foi um futebol muito bem jogado, mas quando o Modric e o Rakitic conseguiam pôr aquela equipa a funcionar, acho que foram de longe equipa que jogou o melhor futebol no Mundial. Quando eles conseguiam jogar a bola direto, contra a França, houve ali momentos na primeira parte,
01:02:21
Speaker
a partir dos 20 minutos para a frente da primeira parte, que eu assim, foca, estes gajos vão ser campeões do mundo. E teve muita pena não ter acontecido. Outros grandes momentos do Mundial foi, por exemplo, aqueles gols do Moussa contra a Eslândia. A Eslândia, assim, muita defesa, muita defesa, mas aquele Moussa, aquele ratinho rápido, o gajo, marcou ali aqueles dois gols e o gajo, ele vai matar agora, não, não, não, afinal está correndo, é isso, gol.
01:02:51
Speaker
Fui em aqueles golos, deram esperança à Nigéria na fase de grupos, no segundo jogo depois de terem tido aquele desari contra a Croácia. Depois há um grande golo do carrilho contra a Austrália, que claro, já foi insuficiente para eles passarem. Também fui uma daquelas equipes que gostei de ver a jogar neste Mundial, mas se for eram com eficácia da Dinamarca e da França. Ainda bem que conseguiram vencer contra a Austrália, ao menos conseguiram ali.
01:03:21
Speaker
Dar ali uma nota, porque há muitos anos não vinha ao Peru ao Mundial. Eles conseguiram deixar a sua marca neste Mundial. Futebol bem jogado. E depois, chegamos aqui à parte da Alemanha. Que foi, se calhar, a parte da Polónia. Eu não sei qual foi a pior desilusão neste Mundial. Se foi a Alemanha, se foi a Polónia. Em contato com as expectativas, a Polónia foi a Alemanha. Sim, quem é campeão do Mundo? Não pode ser eliminado na fase de grupos do Mundial a seguir. Mas já vem acontecendo há três anos seguidos.
01:03:51
Speaker
A Espanha foi eliminada no Mundial 2002. A partir de 2002, este ano, as equipas que foram campeões do mundo foram eliminadas quatro anos depois na fase de grupos. O Brasil não, hã? O Brasil foi a única que não, porque em 2002 não foram eliminadas. Dei para a frente, aconteceu isso. O Brasil perdeu em 1998, a França foi eliminada em 2002. O Brasil ganhou em 2002, mas em 2006 eles chegaram aos quartos
01:04:22
Speaker
Então é isso. O Brasil foi a única equipa que... Consegui passar a fase de grupos. Exatamente. Uma espécie de maldição, portanto... Não é maldição, é que só o Brasil, porque eles rezam muito. É que consegui superar a maldição. A fronteira alemã é pronta, subjugada pelo Maersk. Desnorteados no ataque, desorganizados e no contra-ataque muito frágeis. Muito frágeis no contra-ataque.
01:04:49
Speaker
Aquele grande golo, aquele momento que lembra-me da Alemanha, aquele grande golo do Toni Kroos. E depois, claro, o momento que reza uma exibição da Alemanha é o segundo golo da Coreia do Sul. É o momento que reza o meu desespero mesmo. É o desespero dos campeões do mundo. O desespero total. Até o Guardia de Valar para a frente. Eles esforçam, eles esforçam, tudo corre mal. E eu gosto muito dos jogadores da Alemanha.
01:05:16
Speaker
Depois o Panamá, o Panamá é aquela equipa, não sei se tu sabes da história do Panamá. Não é a história como os qualificaram, mas a história desta equipa do Panamá, que já tentaram qualificar acho que já há três mundiais seguidos e finalmente conseguiram. Foi como foi, mas eles finalmente conseguiram. Pessoal que tenha curiosidade pode pesquisar no YouTube, tem a história desta equipa do Panamá.
01:05:45
Speaker
A parte da forma como os Estados Unidos ficaram fora e eles qualificaram-se, ali é aquela determinação do grupo. Eles tiveram um mal... Aqueles adepts que viajaram do Panamá até lá, até a Rússia, para ver o jogo, e viram aquele primeiro golo contra a Inglaterra, foi tipo... Para eles, eles não é sempre importante ter perdido os jogos todos. Marcaram um golo, é uma vez.
01:06:14
Speaker
a felicidade para eles, que é o primeiro golo do Panamá no Mundial. E foi mais uma estranha, a FIFA dá-lhes estranhas ao pessoal. E depois quase ganhavam contra a Tunesia. A Tunesia tem mais talento.
Táticas do Brasil na Copa do Mundo
01:06:32
Speaker
Mais golos fantásticos, aquele golo do Xhaka contra a Sérvia. O golo que inicia a revir a volta da Suécia contra a Sérvia.
01:06:43
Speaker
Ah, pois é um livre-direto, não é? Ah, não é um livre-direto. O que foi um livre-direto... Ah, esquece. Não, estou a pensar já no outro aí. O Kolarov é que marcou um grande gol de livre-direto contra a Costa Rica. Depois vem a Belska. Foi finalmente estes jogadores que conseguiram fazer alguma coisa aqui para esta. Se bem que eles já tinham chegado 2 anos seguidos aos quartos de final. Sim, mas não ultrapassavam aquela... Mas foi a primeira vez que eles jogaram bem.
01:07:12
Speaker
Apesar de que eu achar que eles ainda podiam ter jogado melhor, mas foi a primeira vez que eles tiveram excepções de bom nível. É a geração de ouro deles. E eu ia dorados para o Espanhol. E dorados para o Espanhol, portanto, Baelgas, vocês não se podem pôr a treinar equipes. Serão grandes excepções, grandes golos, golos do Hazard. O Hazard faz um grande Mundial. Até hoje nunca gostei do Hazard.
01:07:39
Speaker
Só agora, a partir deste Mundial, que eu comecei a gostar deles, é que ele fez um bom Mundial. Sim, ele, por acaso, teve muito bem. Depois, eles teram aquele grande susto contra o Japão e conseguiram dar a volta ao jogo. Grandes intervenções táticas do treinador. Ele conseguiu dar a volta ao Japão e também quebra física do Japão também teve um pouco a ver com isso. E depois domiram o Brasil. Aquele jogo contra o Brasil, o Brasil acabou tentando dar a volta, mas não conseguiram.
01:08:09
Speaker
e depois conseguem a medalha de bronze e o corto A vence a luva de ouro porque é um... apá... é aquele... os prémios... eles, se calhar, conseguiam ser campeões do mundo mas pronto... é que se eles fizessem isto, se eles fizessem aqui mas para as expectativas, se calhar, eles tinham deles próprios porque os belgas aqui, os gajos no início do Mundial... não acredito muito na equipa, não sei o que é
01:08:38
Speaker
A partir do momento que eles começaram a jogar bem e a partir do momento que ganharam o Brasil, já estavam a dizer que iam ganhar a Mundial. Faz-me lembrar quando Portugal eliminou a Inglaterra na Mundial dos Milicéus e já estavam a dizer que iam ser campeões do mundo. Foi a mesma coisa e depois levámos-nos na pele contra a Praça. O Brasil foi às cambalhotas. É uma equipa que se resumem. É um carrossel.
01:09:05
Speaker
Fintam para trás, fintam para frente, andam às cambalhotas. Aquilo é um... Sabe lá. Eles já estão no carnaval. Olha, eu digo, eles chegaram mais longe do que mereciam, porque tiveram sorte. Não apanharam o Mexico, que parecia que já estava contente de ter chegado onde chegou. Aí já não se importou muito em ganhar os Brasileiros. Porque senão... Contra a Belska, claro, e os milhares sem sobra de dúvida. Aí para mim, grande, grande golo, o grande momento da...
01:09:33
Speaker
do Brasil é aquele golo do Coutinho contra a Suíça. Porque é o golo que permite ao Brasília. Porque existia o que estava a mim entalado. Mas acho que é um dos melhores golos deste Mundial. Foi, foi. E ele sacou ali um coelho da cartola ali e o Coutinho para mim foi o jogador que se destacou mais lá na seleção do Brasília. Pois claro, o break dance do Neymar. Se fosse o Mundial de break dance dava-se a taça ao Neymar. Não achas?
01:10:06
Speaker
Pois, a Inglaterra também, temos de falar dos ingleses não é?
Mudanças no futebol inglês
01:10:12
Speaker
Estamos aqui na presença de uma geração muito interessante. Sim, parece que o futebol na Inglaterra está a mudar. Completamente. Tantes anos, tanta estrangeirada lá, eles têm o que? 70% dos jogadores são estrangeiros nas equipes.
01:10:29
Speaker
Eu acho que é 80% das equipas dos 11 iniciais, da meia dos 11 iniciais, 80% têm estrangeiros. Quantos treinadores estrangeiros é que eles têm lá? Na Primeira Liga? Na Primeira Liga, quase todos estrangeiros têm 4 ou 5 ingleses. Os jogadores ingleses, eles próprios estão começando, a Inglaterra está começando a beneficiar de alguma multiculturalidade que eles têm lá.
01:10:56
Speaker
E tu vejo agora muita mistura ali na equipa e é bom, é bom para eles, é bom para o futebol deles. Porque aquele futebol clássico da Inglaterra hoje em dia não funciona. Por simplesmente... É em lado nenhum. Só se eles tiverem o jogo todo a defender, porque se foram a atacar estão deixados. Ah pá, não vou dizer, eles têm que ter um adorcimento, é?
01:11:22
Speaker
Sim, mas a meia parte é que os jogadores ainda conseguem ir pelo menos a uns dois mundiais. Os dois próprios mundiais. São muito jovens. O próprio Erikan é jovem ainda. Sim, ele deve ter 24, 25 anos no máximo. O jogador mais velho da equipe acho que é o Ashley Young. E ele tem o que a 30 é? O 29, o 30 é? Sim, deve ser bem. É uma equipe muito jovem. Há pá, eu vi o risco que eles correram e eu acho que foi... Há pá... E o próprio treinador, acho que o gajo de bom treinador...
01:11:51
Speaker
Ah, o Softgate. Acho que ele é bom treinador. A forma como organizou a equipa. Os jogadores que ele escolheu. Ele pediu por o Eric Dyer. Se calhar fez melhor época que o Anderson. Mas não. Pus o Anderson porque fazia mais sentido taticamente para o que ele queria. E pronto. E para falar no Eric Dyer. É preciso ser um jogador formado no Sporting. Em Portugal. Passa a vida toda em Portugal. E resolver o vosso problema com os penaltis.
01:12:21
Speaker
Vocês dizem, vocês não resolveram o problema com os penaltis. Nós ensinhamos um gajo da vossa equipe a resolver problemas com os vossos penaltis. Ah, está te fazendo filhar ao Ricardo dar umas aulas privadas, é? O Eric Dyer, o gajo fala melhor português do que inglês. Só para vocês ficarem, não, por acaso acho que não. Não acredito muito nisso mesmo. Não, mas o Eric Dyer viveu a vida dele quase toda em Portugal, não é? Ele é quase mais português do que inglês.
01:12:50
Speaker
Dava jeito em Portugal, por acaso. A gente tem o William, porquê que a gente quer esse gajo? Não, mas ele é central é melhor do que o ZF1, tem coisas do gênero. Sim, melhor que o ZF1 também, mas no Sporting ele é central, foca, está quieto o gajo, mandava que a gente ia lançar as mesmas. Ele também era jovem, era com 19 anos. No Tottenham ele cresceu um pedacinho.
Desempenho de Portugal na Copa do Mundo
01:13:17
Speaker
A Espanha foi outra desilusão. Também foi assim, é muito assim a apar da Argentina. Já a gente não sabia, mas a gente esperava. Mas pronto é como eu posso confirmar que ia ser mais Lopetegui. Não achas? Sim, eu também acho que sim. E depois o Lopetegui, mesmo que eu estivesse lá, eu acho que não ia ser a mesma coisa. Acho que não ia ser muito melhor daqui. Não. Os jogadores iam notar, se calhar, menos escocados.
01:13:43
Speaker
Imaginemos que se não acontecesse nada disto, que ele ficava na seleção, não havia nada de assuntos do Real Madrid. Eu acho que não ia ser muito diferente do que aconteceu. Eu também, eu também compartilho tua opinião. Agora nunca se sabe o que aqui aconteceu. Se bem que o Chacanas, o Chacana do Nacho é um jogador, está ali quietinho, é como o Pavard, está ali quietinho, pôs-lhe na cabeça, ping! E via aquela bola, olha, e via aquela curva, aquela S que aquela bola faz, e diga-te.
01:14:11
Speaker
Aquela bola era indefensável. Não dava, foi um dos dois gols valdes da Espanha nesse jogo. Portugal, pronto. E vamos acabar com Portugal, acho eu, não é? Acho que é o último. Sim, para acabar em grande. Para acabar em grande, vamos falar de futeórias morais, não é? Que nós já estávamos habituados a futeórias morais. Quando fomos campeões da Europa, um gajo
01:14:40
Speaker
Eu acordei no outro dia de manhã e fui ver logo as notícias, a ver se era verdade. E depois logo a seguir olhei para a data das notícias, a ver se não era o 1º de Abril. Mas não, era mesmo, nós éramos campeões da Europa. Mas fui à quem das expectativas, mas não, fui mesmo para os jogadores, alguns jogadores de quem se esperava muito, nomeadamente o Bernardo Silva, o Bruno Fernandes, o José Fonte, o Guerreiro, o Guedes. Tiveram mesmo abaixo das expectativas.
01:15:09
Speaker
Sem minha opinião. E, apá, destacar os quatro gols do Ronaldo, o grande, o grande Mundial. Foi um bom Mundial do Ronaldo, apá, a gente não pode dizer, como a Argentina pode dizer, o Messi, neste Mundial não fez praticamente nada. A gente não pode dizer que o Ronaldo, o Ronaldo foi mesmo, que ele estava mesmo integrado na equipe e vi-se ali, um bom Ronaldo já há uns anos, já estamos a ver um bom Ronaldo na seleção.
01:15:37
Speaker
E neste Mundial confirmou-se isso outra vez, é o grande jogador da seleção. Sim, mas os números dele com o Fernando Santos, ele tem uma maioria de gols quase de um gol por jogo. Pois é, eu também conheci-me como ele encontrar o lugar dele na seleção. Também, também tenho conhecimento. E é claro, ele está a jogar na posição dele. O Quaresma, acho que... não sei se o Quaresma vai...
01:16:06
Speaker
Vai jogar ainda muito tempo pela seleção, mas se ele não jogar muito mais, porque isso é uma grande despedida do gajo, aquele gol contra o Uri, é aquela travela fantástica. A gente está habituado a ver, ah, o Caras vai fazer uma travela, aí vai mandar a bola para fora. Mas quando a bola entra para dentro, ai caras, anda o caras. É que não há forma de defender aquelas travelas do Carasas. A bola vai devagarinho, mas o guarda-reds fica ali, porque caras, ainda posso apanhar isto?
01:16:36
Speaker
O ano que... Eu acho que em Portugal, mesmo assim, até fez boas excepções. Cheito contra Marrocos, até fez boas excepções. Sim, acho que sim. E depois é com o Uruguai, o Uruguai taticamente superior, ele nem são totalmente gesta. E para mim o grande momento do jogo com o Uruguai é tipo os portugueses não estarem...
01:17:02
Speaker
azeios, não se sentirem mal sabiam que mereciam ter perdido e tipo quando o caval iniciar e tipo um gajo pode pensar hey lá está ele ali a acertar para o chão, a fazer turnip e o Ronaldo valhar e ao invés de dizer oh mas apareça daqui e vá-te embora levanta-te pega-lhe ajuda-lhe a sair de campo eu achei isso um grande momento de fair play acho que foi o único momento de fair play em todo o mundial em vez dos gajos e este gajo está aqui assim lá e não sei o que
01:17:32
Speaker
Mas vai lá, vai. Eu ajudo. Se fizeste um grande jogo, marcaste dois grandes golos e tal e pronto. Eu mostro... Foi a forma de eu mostrar respeito e eu acho que o Ronaldo, nesse respeito, também é outra coisa é que ele mostrou o respeito pelo adversário nesse jogo. Concordo. Um dos grandes momentos do Mundial. E pronto, pá. Acabou o Mundial. Daqui a quatro anos a mais. Não, quer dizer, daqui a dois, dentro deste ano, terminamos as ações, não te esqueço.
01:18:02
Speaker
Não sei se é tudo este ano. Não sei se é tudo este ano, mas começa este ano. Esta é a época desportiva? Sim, exatamente. A próxima que vai começar agora. Então pronto. Na Esquerda São Portugal tem já um jogo com os vice-campeões mundiais. No dia 6 de setembro? Acho que 6 de outubro? Não, não, é setembro. Em setembro. E depois no dia 10 de setembro, o primeiro jogo da Liga das Nações contra a Itália. Há quem poder que vá.
01:18:32
Speaker
Tu estás em Lisboa? Ah, está bom mesmo. Também não tenho grandes memórias do último jogo que fui ver lá do lado da seleção. Acho que foi o único jogo que fui ver da seleção. Foi contra a França, depois fui eu o anegável.
01:18:56
Speaker
Ah sim, acho que foi isso mesmo. Foi no estado de Avalato. O Valbuena marcou um golo de livre direto aos 90 minutos no caso. Sim, e por isso é que... Patámos? Fiu um 1? Exatamente, acho que foi isso. Ou se perdemos. Pois, acho que perdoe, acho que estou a perder esse jogo. Malditos pá. Valbuena do caraças.
01:19:20
Speaker
Com esses vídeos porn que o gajo andava a meter na noite. Ah não, eram os amigos do Benzema que andaram a fazer isso. Olha, acho que foi o... Acho que foi o único jogo que vi até agora do Ronaldo ouvir.
Discussão sobre o Tour de France
01:19:31
Speaker
Olha, este jogo que fui ver da Espanha, para mim, de... Melhor jogo... Comparado com o outro que vi com a Islândia, o outro foi eu. O Ronaldo teve mil vezes melhor. Também fiz um atriz. E pronto, pá. Olha, vamos fazer aqui uma pausa, vamos beber uma aguenha.
01:19:49
Speaker
É, é isso mesmo. E depois vamos falar da volta à França, hã? Hã? Ok, voltamos aqui na segunda parte, hã? Tá bem. Ah, até já, vamos fazer um xixizinho. Até já. Isso. Isso que é isso, isso. Mas pronto. Posso começar a segunda parte? Vamos lá, vamos lá. Ok, pessoal, bem-vindos à segunda parte. Vamos agora falar do liturre de France 2018. 2018 é francês, pá. Hã? Ah, 2018.
01:20:18
Speaker
De mil, de suíte. Ah, sério? De suíte. Não sei falar francês, pessoal. Ah pá, porquê que vamos falar disto? Um gajo somos uns malucos do ciclismo. Quer dizer, mais ou menos. Eu gosto mais de montanha. Tu és mais o gajo da estrada, não é? Yeah, eu sou mais da estrada. Como é que isso começou, esse interesse?
01:20:43
Speaker
Bem, o interesse para a estrada é mais recente, mas eu comecei a andar de bicicleta com 3 ou 4 anos. Eu lembro que os pais andavam de bicicleta sem as rodas, com as rodas ao lado para ir já com 4 ou 5 anos. Não era especial. Davam os meus passagens e tal, mas o interesse mais para o ciclismo.
01:21:09
Speaker
profissional, fui para a UK há uns 10 anos, não ia voltar à França, ia ao aeroporto, ia aqui achava piada. 10 anos em anos de gata tipo 70. Depois arranjei uma bicicleta que não era de estrada mas dava para uns passeios e tal. Um gajo tem que começar de qualquer lado. Tem que ser.
01:21:36
Speaker
Tu é o primeiro a bicicleta? Tu é o primeiro a bicicleta mesmo? Assim... Sim, assim, ainda tenho que estar para ali. Estar para ali metido. Quando um gosto para armadar emprestas, que é para um gosto a dar uns passeios. Estás a montá-lo assim toda aquela, pá, está toda... Ela está montada. Está... Não está em nenhum dos condições. O que é que não tem? O que é que falta? Ela tem tudo. Não está... Já não é o único com a bicicleta. Ela está condizando. A suspensão não é mais? És de certeza? É capaz. Ok.
01:22:05
Speaker
Mas vá para a estrada, não é preciso a suspensão mexer. Convém que o Estravão estrava e faça uma mudança. O Estravão é a coisa mais importante, pá. Sabe como é que é? Aqui há uns 2 anos, talvez. Arregi a minha bicicleta de estrada. Já tem 12 anos, eu sei que tens aí. Acho que sim. Acho que está a fazer agora ou está a fazer 2 anos. Sim, porque quem não sabe, o...
01:22:35
Speaker
O Carlos é tão maluco por ciclismo, que ele tem uma bicicleta na madeira, mas... Ah! Eu não vou... Eu vou estar para o continente. Eu não posso estar sem bicicleta. Então folha ao Decathlon... E puma! Mais uma bicicleta! Portanto, eu tenho duas bicicletas. Qual a melhor? A melhor? A que tem na... Depende do que é que... Eu acho que tem as bicicletas nos sítios trocados, porque a outra é mais para subir. E a outra é mais para planar. Não é isso para mim?
01:23:04
Speaker
Tu podias fazer isso? Podia, podia. Ia-me dar uma trabalheira, mas pronto. O que tu podias fazer? Era trazer a gente atrás da outra e meter-me nesta. Não tinha pensado nisso. Mas eu acho que a outra é mais ou menos igual a desta. A vantagem é que tem três discos à frente. É melhor perceber, mas...
01:23:32
Speaker
A minha porta de 2. Ninguém usa 3 discos, 3 cremeleiras à frente. Não tem, não tem. Por isso, é pá, não tens que estar atualizado pá, Carlos. Isso é do século passado. E olha que não falta muito para ser single speed à frente. Fogo. Já não há falar nisso. Então quando começar aquela bicicleta da Ceramic Speed, esquece. Aí já não se querem de preocupas com velocidades.
01:24:00
Speaker
A tua gente de trás pode ser um monte de velocidades. Tens todas as velocidades de abdecer, a gente de trás. Para quem não sabe disso, procurem a nova bicicleta da Ceramic Speed no Eurobike. E pronto. E do ciclismo à prova reinha é o Tour de França. É verdade. Aliás, existem três grandes provas.
01:24:26
Speaker
A volta à Espanha, o Giro de Itália, o Tour de França e a volta à Espanha. Mas de todas, a mais importante, a mais prestigiosa é ganhar a volta à França. Até há quem diga que ganhar, acabar ganhando a camisola amarela na volta à França é mais importante do que ganhar a camisola campeão do mundo do ciclismo. Pois é. A importância do Tour de França é essa mesmo. É a importância que eles têm no...
01:24:56
Speaker
no... no ciclismo internacional. Por um lado faz sentido porque a volta à França o vencedor é o melhor ao fim de três semanas de polo. Enquanto no campeonato do mundo... para já são duas provas principais, não é? Que há a prova de estrada e a prova de contralógico. Mas é um dia só. São coisas diferentes. Sim, sim. Mas temos um campeão do mundo, não é? Não clicaste? Ah, tínhamos. Sim, ele tem ainda.
01:25:24
Speaker
Tem, todos os que foram acho que têm aquelas... Sim, sim. E também campeão de Portugal, também ele fica numa manga, sempre. Uma resquinha. Mas pronto, já vamos falar sobre o Rui Queosta da Capitácepa. Sim, sim, sim. Mas se pode falar do ciclismo português sem falar do Rui Queosta. Ah, não faz sentido. E pronto, é a importância do tour. Quais são... qual é para ti... estes últimos tours têm tido, claro, um dominador... o que é nos últimos... 6?
01:25:53
Speaker
Deixe-me ver, acho que começou em 2011 com Bradley Wiggins. E é um domínio total da equipe da Sky. Sabes de onde é que vem essa equipe da Sky? A Sky surgiu, se não me engano, foi mesmo em 2011, mas eles pegaram numa antiga equipe que existia já na Inglaterra. Foi isso que eu estava procurando.
01:26:18
Speaker
Não sei se o Barley Wiggins estava lá, mas lembro que o Froome, o Garen Thomas, esses pelo menos dois estavam lá. Mas foi um projeto mesmo, uma aposta forte no ciclismo britânico. Pois, porque a Sky tem um domínio tão grande, porque só o orçamento da logística da equipe, quando eu falo da logística, equipamentos e essas coisas assim,
01:26:45
Speaker
e chefes de cozinha e massagistas, é superior ou das outras equipas? Ou das outras equipas do conjunto todo de salários e transportes e não sei o quê, das outras equipas? Isto para não falar que eles são a equipa que paga melhor os ciclistas. Sim, sim, eles têm um orçamento, acho que é de 40 milhões. Pois, 40 milhões por ano. E há equipas do World Tour que têm orçamentos de 15 milhões. Está aqui uma diferença aqui.
01:27:13
Speaker
É uma grande diferença e isso vê-se no plural porque os ciclistas têm todas as condições e eles conseguem reunir também no fundo os melhores ciclistas todos na equipa deles.
01:27:27
Speaker
a impressão do mulhador. Aliás, só para termos uma ideia, um dos atuais ciclistas que estão agora na volta à França, que é o Kliatowski, foi campeão do mundo de estrada, e é neste momento um gregario do Froome e do Grand Thomas. É o que o Rui Kyocha devia ter feito, já sou campeão do mundo, vou ser o gregario do Kyocha, mas o Rui Kyocha
01:27:53
Speaker
Não, ele tomou uma decisão diferente, ele queria mesmo ser... Não, o Rui Queosta não tem perfil de gregari. Não, não tem. O Rui Queosta é um puncher, não é? Para ser gregari. Um ciclista diferente. Eu gosto muito do Rui Queosta. É tal coisa. Eu também. Todos os portugueses deviam amar o Rui Queosta, pá. Rui Queosta é uma jóia de pessoa, pá. Não é verdade. E pronto, e este ano, esta época está sendo marcada ainda pela vualta do ano passado, e conforme
Controvérsias e desafios no ciclismo profissional
01:28:21
Speaker
Supostamente, sob influência de salbutamol. Salbutamol, para quem não sabe, é um medicamento, uma droga, que é proibida no ciclismo, é concentrado no doping, porque... É concentrado no doping a partir de uma determinada dose. A partir de uma determinada dose.
01:28:42
Speaker
E ele acho que foi o dobro da... O problema foi esse, é que o que restaram, ele tinha o dobro da dose permitido. Foi esse o problema. Mas também acho que houveram problemas lá com os testes. Parece que os testes que eles usaram não tinham em conta a desidratação dele, e por isso é que tinha más pufos na orenia. Mas depois ele também admitiu que tomou mais pufos do que devia ter tomado. É uma fuçada. E depois vem dizer que ele não tem assim tanta influência, depois vem dizer que ele tem asma.
01:29:11
Speaker
Depois, afinal, o Bradley Wiggins afinal já tinha usado salvo da mala. Depois, afinal, metade da equipa parece que tem asma. E um gajo já não sabe... Eu acho que metade do pelotão internacional sofre de asma. Eu penso que sim. Eu penso... Portanto, há coisa de 10 anos atrás, ou há coisa de 15 anos atrás, ou 20. Metade do pelotão internacional tinha falta de músculo, porque estavam a pelotar com asteroides. Metade, não. 100%. Então é capaz.
01:29:40
Speaker
Mas eu, por acaso, lembro-me de ter visto um artigo, que há algum tempo, em que falavam da quantidade de ciclistas que só sofrem de asma. E é uma coisa, é comparado com a população que não praticam ciclismo, é muito superior. É, pois. Há tempo se havia um documentário sobre a utilização de... Isto não é no ciclismo. Sobre a utilização de medicamentos que supostamente é para o HDAD.
01:30:10
Speaker
Hiper... como é que é? Hiperatividade. Attention Deficit Disorder. E há Ritalinas e essas coisas assim, esse tipo de caminhos. E supostamente há muita gente que utiliza isso para ter mais concentração a estudar, para conseguir estudar mais. Há desportistas que usam isso para se conseguirem concentrar. É uma droga que ajuda a se concentrar no jogo e a atar mais coisas.
01:30:38
Speaker
Claro que isso depois tem grandes problemas a nível de... de coisa, de... Faz mal ao fígado e é claro, um gajo quando toma drogas, sabe que... Não tomam drogas, crianças. Stay at school, avoid drugs. Mesmas legais, né? Hã? Mesmas legais. Mesmas legais. Não existem drogas legais. São todas ilegais, cara.
01:31:09
Speaker
Ah pá, se tu fores ver, também existem muitos desportistas nesse aspecto que têm de ir para a atividade. Eles são asmáticos e têm de ir para a atividade. Ou seja, têm muitas deficiências, têm de tomar muito caminhos para isso tudo, pá. Isso não é para melhorar o desempenho deles nas montanhas, nem para eles serem melhores do que os outros, é porque eles têm doenças. Não concordas? Não. Acho que sim. Não, mas a tal coisa. Não se consegue dissociar muito nos dias que correm
01:31:38
Speaker
Não é direto a culpa do Armstrong, a culpa não sei o quê. Já antes do Armstrong, não se consegue dissociar, neste momento, o ciclismo de doping. E por isso, se calhar, é que há poucas equipas, poucas patrocinadores que investem no ciclismo. Porque está associado ao doping. É um risco. Mas acho que tem vindo a diminuir que houve uma altura, lá está. Pois o Armstrong, se calhar, há dificuldade em arranjar patrocinadores porque é um risco grande.
01:32:10
Speaker
A partir do momento é que tu apostas em alguns milhões numa equipa e depois há um caso de doping ou o nome da empresa também fica manchado. Mas pondo essas coisas à parte, vamos falar do Turo. Turo este ano teve algumas alterações.
01:32:30
Speaker
Não é propriamente do Tor, é das 3 grandes voltas. Este ano foi uma decisão que, já a falar o ano passado, e foi implementada este ano, que é a mudança do número de ciclistas. Portanto, o ano passado eram 9 ciclistas que cada equipa tinha, e este ano passou a ser 8. Os resultados agora estão a começar a aparecer.
01:32:55
Speaker
O objetivo disto é tornar a prova um pouco mais competitiva. Porque com as equipes assim vão ter que ser mesmo os melhores ciclistas que existem. E depois, por exemplo, em etapas de montanha, que temos uma equipa a controlar o pultão, como tem acontecido com a Sky. Há menos um ciclista a trabalhar. E às vezes pode ser uma grande diferença. Há menos um tropador que eles levam. Sim, sim, exatamente. Mas tu achas que essa... E quando me falaste nisso, a primeira coisa que me veio a caber. Quantas equipas tem no tour?
01:33:25
Speaker
Eu acho que são a volta de 20. São 20, então vê, tu tiras. E corre a coisa. Um ciclista a menos, são a menos 20 gajos ali na estrada. Achas que isso é uma medida, por exemplo, também de segurança? Por acaso não tinha pensado nisso, mas se formos a ver o que tinha acontecido nesta volta à França, se calhar, se era essa a ideia, também não tive sucesso.
01:33:47
Speaker
A pedra do pavê foi, já vamos falar disso, um caso a parte. Sim. Mas mesmo durante a primeira semana... Muitas pedras. Muitas pedras mesmo. Muitas pedras. E quedas feias. Sim, sim, exatamente. O Richie Porto nem sequer precisou de chegar ao pavê. Eu acho que ele só cheirou as pedras já que... E que era? Ainda estamos a rir. Eu nunca vi ciclistas tão azaradas como o Richie Porto. É incrível.
01:34:17
Speaker
É verdade. Eu acho que está-se a falar das quedas. Se calhar na nível de segurança eles deviam... Nós vemos tantos carros ali. Então na parte do pavé teve um caminho tão estreitinho. E tu vejo tantos carros lá no meio dos ciclistas. Não há forma de não houver acidentes dessa forma.
01:34:44
Speaker
Sim, é verdade. Eu, por acaso, não sei como é que vão... Há histórias, não acontece dos anos, mas há histórias de atropelamentos nos próprios carros da prova. Houve aqui há dois anos... Também de motas, hã? Sim, de motas também. Isso, então, uma diferença. Mas de carros, lembro-me que houve aqui... O António Flecha ainda nadava no Plutão e fui atropelado por um carro da prova. Fui atirado para Aram Farpado.
01:35:13
Speaker
Lembras? Eu lembro, eu vi isso... Foi ele e mais um ciclista qualquer. Ei, eu vi isso, pá! Eu vi isso, tem um vídeo disso! Eu estava a ver a prova. Pois, sim, sim, eu ouvi dizer. Pessoal, vocês querem ter pesadelo à noite, vejam esse vídeo. É um daqueles vídeos... E aquele que tu me mandaste do Kraus, véi? Aquele que ia cair contra uma parede de gelo. É muito mau, pá, é muito mau. Veja agora, para tu ver a diferença entre o... Já que falamos do futebol...
01:35:40
Speaker
Quem segue o ciclismo vê perfeitamente a diferença entre o ciclista e o futbolista. O futbolista leva um tocozinho e cai para o chão. Um ciclista cai de bicicleta a 50, 60 ou até mais quilómetros por hora, dá uma camarota no ar, se o preciso, e a primeira coisa que faz é pegar na bicicleta e continuar. Se conseguir, se não tiverem pedacinho, se não ficar com um braço no lado da estrada e ficar passando o outro. Porque se acho que ela...
01:36:08
Speaker
Às vezes também acontece. Ainda ontem o Nibali, que aí supostamente matou contra uma mota, terminou o fim da etapa de montanha e ficou com uma diferença só de 3 segundos para os principais candidatos. E depois do fim da prova com o protestor, já não está lá, mas tinha uma vértima, faltou uma vértima. A jogava um futebolista e ia ficar a jogar o jogo, a continuar a jogar se tivesse uma vértima para ti.
01:36:34
Speaker
O Kuzo, o Neymar, há 4 anos atrás no Mundial, então... Ih! Vê! Vê como tudo volta ao Neymar, hein? Ele fez uma contusal no Mauveiro, para nem foi nada de especial. Aquele lanque que o Brunão partiu na fracatura no Mauveiro, para como... Como nível. Ele só fez uma contusalzinha. Para quem não sabe uma contusal, o Manoel do Anegra. Ele fez uma contusal ali na zona do Mauveiro, para aí já foi uma desgraça! Aí! Ele foi agredido! Não sei o que é! E aquele gajo da Colômbia devia de ser morto! Não sei quantos!
01:37:03
Speaker
Ai o caramba, fogo na garra. A sério caraças, tu és um trouxe de caraças. Dá-me um milhão dos teus 200 milhões. Só chevo. Eu fui-te quase. Estes ciclistas até comparando os salários deles, é que nem o melhor do mundo, que é o From ou o Sagan. Sim, sim. Sinta bem seus ciclistas mais bem pagos, eu também.
01:37:31
Speaker
Pense que, por ano, o melhor... Pense que não passa de 3 ou 4 milhões. Pois. Qual é o jogador de futebol de... Homem, fogo! O Jorges ganhava 6 milhões por ano do Sporting, caras! Pois é. Homem, pronto! Está tudo dito, caras! Futebol, vocês são uns panleiros! Caramba! O que é que um gajo falou? Devemos aqui uma hora a falar de futebol, caras! Uma hora e meia. Uma hora... Devemos ter estado aqui. Uma hora...
01:37:59
Speaker
a falar destes homens que só ofrem e que nem ganham nada para me dar aqui a sofrer. Ninguém quer patrocinar os gajos, pá. Fala, Nix. Não, mas o ciclismo... Ah pá... Digo... Para mim é um desporto mascoista. Qualquer tipo de ciclista, de ciclismo. Sim, sim. E atenção, estamos aqui a falar do ciclismo profissional, mas as pessoas que portanto dos dias pegam numa bicicleta para se meter no meio da estrada é um perigo numa coisa.
01:38:27
Speaker
Um gajo pode não andar às velocidades que eles andam, eu acho que até se calhar é mais seguro andar às velocidades que eles andam. Acaba por ser, porque às vezes se tu vas ali mais devagar, ver um carro atrás... É... A impressão é que em Portugal, principalmente, aqui na Bélgica, rapaz... Sim, mas tu aí tens muitas ciclos... Tu andaste aqui de bicicleta, rapaz, é muito mais seguro do que em Portugal, nem se comparem. Então comparando com a Madeira... Ui, desgraça... Nem... É pena que na Madeira deviam ter aquelas buidas porreiras.
01:38:55
Speaker
Então, vamos falar um pouco da estrutura do
Estrutura e dificuldades das grandes voltas ciclísticas
01:38:59
Speaker
Tour. Se calhar fazer assim... Para mostrar o quão pesado é o Tour. São uma prova de 3 semanas. Quantas etapas? São 21 etapas. 21 etapas, então na primeira semana. O que é sempre nos Campos Elysios. É chegado sempre aos Campos Elysios. Em Paris. Agora, se eles estão já arranjados depois da festa mundial da França, não sei.
01:39:24
Speaker
O arco triunfo e o torre infeliz ficaram em pé, portanto já não está mal. Também era um pedaço difícil, não é? Olha com os franceses, não é? Eu não sei que o Bin Laden fosse francês. Sim, o Bin Laden ainda deve estar vivo. O Bin Laden está morto, isso é dado de 20 anos atrás, o Bin Laden. Vocês não sabem quem é o Bin Laden. Não, mas o...
01:39:50
Speaker
Os gajos festejaram mesmo a grande e a francesa e partiram aquilo tudo e pronto. É de nós que ao menos deixamos o Rossio inteirinho. É verdade. Não houve casos desse tipo de faltas de educação e tudo o mais. Foi incrível.
01:40:18
Speaker
5 etapas planas, as 2 etapas mais ou menos assentadas, depois um contrarrojo para a equipe e depois no fim, que é para os nãos dizerem que é muito fácil, puseram lá uma etapa cheia de pavê, para quem não sabe são as paralelipipeds, mas não é como na madeira, todos direitinho, é como o Bradley Wiggins disse, e parece que é um willy copter que pega num monte de pedra e vai chegando para lá, depois olha a estrada é assim.
01:40:48
Speaker
A segunda semana, que é na semana que estamos agora, foi logo que começou três etapas de montanha, com duas chegadas em alto, incrivelmente difíceis. É verdade. Eu já acho que... que pararam tudo, é como... eles não largaram os foguetes todos de início. As duas etapas de meia-dia montanha, que são hoje e amanhã, então, os caras estão acabando... Não, não, esta é plana. É amanhã e depois. Ah, esta é plana. Pronto, amanhã e depois, é que são duas assentadas.
01:41:16
Speaker
E depois temos um dia de pausa, e na última semana, três montanhas são as montanhas dos Pirineus. Para quem não sabe, a primeira semana de montanha é sempre nos Alpes. É quase sempre assim, não é? É, costuma ser sempre o mesmo. O percurso, ou assim, em termos graves, é sempre mais ou menos esse. Vão pelos Alpes, e depois vão para os Pirineus, e dos Pirineus fazem sempre um contra-reloj e logo a seguir no fim.
01:41:43
Speaker
e depois vão para os Campos Ileses fazer aquela etapa de glorificação e que só aquelas voltas nos Campos Ileses é que realmente conta. Como é que nós estamos neste momento? Antes disso, em comparação com o giro e com a volta, a volta à França, o giro as pessoas têm aquela sensação que é muito mais difícil do que as outras todas.
01:42:11
Speaker
Sim, normalmente é esse aí. E, olha, por acaso fiz assim só um pequeno resumo das primeiras duas semanas. Por acaso não fiz outra na semana. E vê-se perfeitamente aqui que há uma clara diferença do percurso, do giro, para o ator. Este ano houve uma novidade que começou no Israel, acho que o Figueirá, que houve três itas. Assim. Eles começaram na sexta-feira. E eles fizeram três pausas. Na volta à França, para quem não sabe, começou no sábado.
01:42:39
Speaker
e depois vai até o domingo seguinte e descansam à segunda, depois fazem mais uma semana, descansam à segunda e acabam no domingo. No giro eles começaram na sexta e depois na segunda fizeram logo um dia de descanso, que foi para fazer a viagem do Israel para Itália. E no Israel houve um prolo e duas etapas planas, etapas mesmo puras.
01:43:05
Speaker
Sinceramente não sei, fui mais para aproximar o... para já porque havia uma equipa que era do Israel, no giro. Mas sinceramente não sei dizer se houve... É porque a Volta à França faz isso com frequência. Pois, eu sei, eles costumam fazer. Aqui há uns anos houve, acho que foi em Inglaterra. Fui, eu até fiquei surpreendido quando vi isso, começar em Inglaterra. Daqui a dias começou no barainho. Sim, mas não me brinques porque os patrocínios hoje em dia nunca se sabem.
01:43:32
Speaker
E depois, houve aquele descanso na segunda-feira, e isto ainda dentro da supostamente considerada primeira semana, houve só uma etapa plana. Ah, ok. Uma etapa puramente plana, portanto o resto foi montanha, duas etapas de montanha e três de média montanha.
01:43:52
Speaker
Não, não, não. Esta semana... Ah, já estás a falar depois de Israel. Sim, sim. Israel foi só mesmo tudo plano. O de resto foi, só houve uma etapa plana durante a primeira semana. E já vemos a diferença que há para a volta à França. Em todas as semanas da volta à Itália, eles têm sempre montanhas. Em qualquer semana têm sempre montanhas. Sim. Aqui não se brinca na volta à Itália. Epá, isto é para homens pá. Bar na regia.
01:44:22
Speaker
Mas tu tens, por exemplo, sabes quantos metros verticais é que eles subiram na volta à França? Na volta à Itália. Por acaso não tenho as cidades. É porque isso às vezes dá para comparar, não é? Pois, é verdade. Mas eu tenho ideia que eles até na volta à Itália arriscam-se, até aquele vídeo que tu mandaste do Krasvik. Sim, sim. Eu sabia que era assim tão grave. Eu não costumava ver o giro. Mas eles diziam assim, ah pá, eles fizeram uma etapa que estava a nevar, ou fizeram uma etapa que tinha giro, não sei o quê.
01:44:49
Speaker
Pô só, mas eu não sabia que aqui estava tudo cheio de gelo, pá! Folo! É mesmo perigoso, pá! Esses caras são malucos! A parte ali não tem mesmo gelo, mas está... É um perigo. Pô só, eu acho-me malucos, pá! Eu andava de bicicleta com o chão... Aquelas bicicletas com o chão molhado, já é o que é! Com gelo, não me quero imaginar, pá! Não, e depois outra das grandes defensas que há... Eu era fazendo paralelo ainda, da Volta a Itália para a Volta ao Afonso, é que há muitas etapas de montanha, ou de meio de montanha, com chegadas em alto.
01:45:18
Speaker
coisa que este ano na volta à francesa nós só temos três e tal, parecem que há chegadas em alto eles gostam daquele espetáculo e dar o palco porque se tu fures ver antes de começar as grandes voltas aquilo é tudo para os roladouros, todas aquelas provas de jogo, as clássicas e isso é tudo para os roladouros e isso não é tanto para
01:45:43
Speaker
Sim, as únicas provas que costumam haver para os torpadores são, se não me engano, o parrínis. Parrínis, e o Dauphiné. E o Dauphiné, exatamente. O Dauphiné é uma espécie de mini tour. Há volta ao País Vasco também. Também, também. Mas isso é mesmo muito pequeno, é só três ou quatro dias. Sim, acho que sim. Acho que são cinco, mas uma coisa está aí. E depois o resto é o Tirreno Adriático, que também é assim uma coisa.
01:46:12
Speaker
É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o... É o
01:46:36
Speaker
Sim, só aqui há uns poucos anos fui. Olha, fui o ano do Ricosta. Esse ano eu fui etapa mesmo para tripadores. Não para os tripadores, mas para os que conseguem estar bem na montanha. E existe a Anacapastra outra vez também para isso? Este ano vai ser também. Aliás, já dizem que este ano aqueles sprinters, geralmente, às vezes não vão voltar à França. A volta à Espanha, porque é muito próximo dos campeonatos do mundo. Se calhar agora vão voltar à Espanha. Exatamente, é isso que se tem dito. Não sei se vai confirmar ou não. E a volta à Espanha?
01:47:06
Speaker
com as outras duas grandes voltas, quais são as suas grandes diferenças? A volta à Espanha também que costuma ser é um bocado parecida com a ideia que eu tenho, é que é um bocado parecido com o giro, tem muitas montanhas, poucas etapas com mesmo só planos. A ideia que eu tenho da volta à Espanha é que a grande dificuldade é que depois gira no inverno. Sim, aqui é o verão. E em Espanha aquilo é mesmo aquela parte mais leixada
01:47:33
Speaker
Os ciclistas costumam se encaixar todos. É muito calor. É. Depois o pessoal não tem só o interior de Espanha, aquela zona de... Como é que é o nome? Aquela zona de... Aqui tem um nome. A Estramadura, ou o que é? Sim. Em Espanha. Aquilo é um calor que não se pode dar. É um forno. É um forno autêntico, pá. As pessoas nem conseguem entrar na roda. Imaginem o que é estar de bicicleta. Se eu não tenho. É.
01:48:03
Speaker
É sobre aquelas... aquelas coisas. Só agora uma parte de eu ver um vídeo do GCN, eles fizeram uma das subidas que é considerada uma das mais difíceis do mundo, que é o Calibru. Calibru, Calibru. Quem se tenha?
01:48:21
Speaker
E a última vez que eles fizeram essa subida na volta à Espanha foi em 2002. Mas fizeram essa subida. Porque o estado também tomou mais condições, para as pessoas terem uma ideia, que os carros nem conseguiram fazer alguma das subidas. Só os bicicletas conseguiam. Fogo! Para esse máximo a gozão pode dar em bicicleta. Exatamente. E então, este ano, além daquelas coisas do frume e não sei o quê, nós estamos a...
01:48:51
Speaker
Parece que estamos a presenciar uma mudança no mundo do ciclismo. O Froome parece que, com estas coisas todas e com estas pressões, está a ficar muito assim de para trás. E está-vos a ver agora na volta à França que parece que quem está a tomar o controle da equipe é o Thomas, que é tipo o protegido dele, é o aluno dele. O que é que tu achas disso? Achas que há alguma jogada dos gajos que acabai com o Froome?
01:49:23
Speaker
A terceira semana, às vezes na terceira semana, há grandes mudanças. Há ciclistas que sofrem uma grande quebra após a segunda semana. Aconteceu isso no Giro. Eu sei que tu não acompanhaste o Giro, mas eu te ouvi onde o Simon Yeti, que é o irmão gêmeo do Adam Yeti que está neste tour.
01:49:41
Speaker
Ele até ao fim da segunda semana do giro estava na frente com a camisola rosa. Acho que tinha perto de 2 minutos de vantagem. Não sei se eram dois, mas tenho a ideia que era uma coisa assim. Logo na primeira etapa de montanha, teve uma quebra. Acho que saiu logo do top 10. Foi uma coisa brutal.
01:50:03
Speaker
Foi. Porquê? Porque isto começou na terceira semana. Há estas etapas de três semanas, há ciclistas que estão bem nas duas primeiras e depois quebram muito na terceira. Pois. E a minha dúvida é se o Guarante Thomas, que é um espelho de ciclista, mas nunca teve a camisa lá amarela, ou se já teve assim uma coisa. Sim, sim. Não sei como é que ele vai conseguir passar a terceira semana sempre livre. Eu até achei esquisito.
01:50:27
Speaker
E como não acompanho tanto, ele enviou o Grant Thomas há uns anos atrás a vencer uma clássica que é o Omlopet Newsblood, que é aqui na Bélgica, em Hent, em Brugge. E isso é tipo uma clássica, estás a ver? Tem para ver, tem essas coisas assim. E ele ganhou no sprint, o Van Avermaet e o Sagan.
01:50:53
Speaker
E eu falei, fogo, este gajo é bom sprinter. E ele pensava, este gajo é um sprinter, estás a ver. Mas não, agora eu vejo, quando comecei a ver eu, garanto, Tomas, este gajo é um gregar, e o gajo no plano vai puxar o gajo, porque eu não acompanhei nada este ano. E vejo, epa, mas o gajo nas montanhas, o gajo está bem, e fiquei surpreendido. A nível dos candidatos de outras equipas, epa, e tenho aqui uma lista grande para equipe dos gajos. Os gajos já não têm nada, mano.
01:51:24
Speaker
Pronto, o Franco, claro. O Porto se folhou. Isso é para uma coisa. O Nibali já foi ontem. O Quintana está lá, mas é como se não tivesse. O Landa, pronto, é o outro que... O Dumoulin, olha o Dumoulin está... O Dumoulin está me a surpreender, por causa... E fez segundo no giro. Ah, sim? O Dumoulin... Mas isto também é outra dúvida que eu tenho, se ele vai cobrar na terceira semana ou não. Porque isto fazer o giro e tudo...
01:51:51
Speaker
Mas o gajo estava a atacar... O Domoulin é sempre assim, ele vai, ele ataca, mas ele vai sempre ao ritmo dele e ataca a frente. Faz lembrar o Ruiquel, está? É um bocado parecido, mas o Domoulin, ele na umas montanhas, faz um contra-reloj também. Ah pois... Ele põe-se até naquela pose, ele põe os cotovels... É, ele põe-se até naquela pose, ele põe os cotovels... Ele põe-se até naquela pose, ele põe os cotovels... Ele põe-se até naquela pose, ele põe os cotovels... Ele põe-se até naquela pose, ele põe os cotovels... Ele põe-se até naquela pose, ele põe os cotovels... Ele põe-se até naquela pose, ele põe
01:52:20
Speaker
Porque isso nem sequer vale a pena falar desse gajo. Fala-me, Valverde. Tu és o Neymar do ciclismo, caras. Portei-me o Romain Bardet, que é o francês.
Ciclistas promissores e desempenhos inesperados
01:52:32
Speaker
É a eterna promessa do ciclismo francês. Este ano o gajo está fixo. Já não é só uma promessa. Ele já fez pelo menos dois pódios na Minha União de Volta à França. Ainda nem ganhou, caras. É verdade. Mas também enquanto a verse cai.
01:52:49
Speaker
Ele não melhorou assim grande coisa, já sei o que eu tenho. Depois havia o Rafael Maica, que também está muito mal este ano. Se calhar vai querer ganhar mais alguma ETA para mais para frente. É capaz. O Boc Mollema, que este ano é o mais valido de ficar em casa também. O Aru. Não, o Aru não estava previsto vir ao... Não se fez o giro, portanto não participou mesmo na volta à França. Ah, ele não está? Não, não, não, não. Ah, maldito, como é que via?
01:53:22
Speaker
E depois, quem era o outro gajo? Havia um que também tinha ficado em segundo do ano passado. Ah, em segundo do ano passado. Ah, o Rigoberto Oran. O Oran, pronto. O Oran também está mesmo... Eu já desisti. Já desisti. E depois, claro, tinha aqui no final isto o Guarante Thomas. E é um dos que a pessoa... Apesar por ver, não é? Destes estudos... Apá, destes estudos...
01:53:49
Speaker
Só tem, o grande Thomas está na com a amarela, depois tem o Froome. São os dois da mesma equipe. O Dumoulin e o Bardet. O resto, ou desistir, ou estar tão longe que um gajo não acredita que conseguam fazer alguma coisa que preste. Para a camisola verde, que é a outra classificação individual, é a segunda classificação individual mais importante. Não achas que podiam mudar o nome desta camisola? Camisola Sagan.
01:54:17
Speaker
de punts, espontes. Não, não, eu digo que isto pode passar a ser camiselas sabentos. Ah, sim. É um S, assim, grande. Pronto, quem são os gajos que competiam com ele? Era o Gavir e o Gripe, o Cavendish e o Christophe. Quais são destes gajos que conseguiram passar as montanhas? O Christophe. O Christophe já está na rua. Está na rua?
01:54:46
Speaker
Não, não, não. Ele ficou. Aliás, é um dos candidatos agora a ganhar alguns sprints. Ah, ok. É só gajos mesmo bons para o sprint, assombradores, pá. Não, ainda tem outro, o John Dahan Cobb. É verdade, não chegamos a falar. Tu falaste na etapa do Paveira. Ah, sim? Apesar das etapas do Montanha, foi para mim a vitória que gostei mais de ver, da Estada da França. A vitória do John Dahan Cobb. É a etapa aqui que gostei mais de ver.
01:55:16
Speaker
Foi a primeira etapa de montanha em que o Greg Van Avermotte consegue fazer aquele esforço enorme para manter a amarela. Ele podia ter dito, ah, não tenho hipótese aqui, não sou trepador, mas não, o gajo metiu a estratégia dele e disse, ou isto resulta ou não resulta. E ninguém quis atacar e ele aproveitou e ativou a amarela mais um dia. Mais um dia com os patrocinadores dele
01:55:40
Speaker
E mais um dia que consegui, porque a BMC foi uma desgraça ter o avarmado consegui salvar a BMC sozinho. O avarmado conseguiu salvar o porto. É incrível. Já está de santo seguido. Pois é. E já agora no giro fui eu quem salve o apelo ou pelo menos um dos que teve destaque foi o Rowan Dennis que andou ainda com a amarela uns 3 ou 4 dias também.
01:56:06
Speaker
Também andou... Olha, sabes, e te vou ver... Rowan Dennis acabou o giro, sabes em que posição? Em que posição? Dezmo sexto também ando. Olha, nada mal, foda-se. E porque é que ele não está aqui? Porque fui ao giro. Ah, foda-se. E temos um português, também agora só uma curiosidade, o José Gonçalves, que é da Catuixa. Ficou em décimo quarto no giro, fiz top 15. Ah, fogo? Olha, parabéns José Gonçalves, és um novo rui que hoje... O rui que hoje já não fez top 10 no giro.
01:56:36
Speaker
Diz? O Rui Queosta já foi top 10 no Giro? Não sei se eu acho que vou acabar no top 10. Já que estamos a falar no Rui Queosta... Onde é que anda o Rui Queosta, caras? Pé, eu sei que ele teve um nome aqui há uns tempos. Para treinar. Não, eu tenho... O Rui Queosta... Ele sofre... Há que o pessoal diz... Ah, a maldição da camisola do... Campeão do Mundo. O Campeão do Mundo. Afeita toda a gente. Menos ao... Tipo...
01:57:05
Speaker
Aquele é feito a toda a gente. Mas, tipo, o Sagan é impremiável à maldição, porque ele ganha sempre. E o Ryukyosha é extremamente vulnerável à maldição. É as duas pontas dos eixos da maldição. A maldição começa no Ryukyosha, que é o pior azar que podes ter depois de ganhar o que ser campeão no mundo. E no Sagan, que é o único azar que tiveste de ter sido, no ano a seguir, eliminado por causa de tantas asas coletivaladas com o Kha'Zix.
01:57:35
Speaker
Pronto, já. Tens azar na mesa mas é só um pedacinho. Pai, eu acho que já vai a terceira, ganhamos outro campeão no mundo, não é? Acho que a terceira vai ser o Esquid. Ele só tem que ser, vai conseguir ganhar outra vez nas montanhas, este ano. Não sabe, não é? Nunca se sabe, mas ainda não vi o profil, mas não acredito muito. E quem são os líderes neste momento, a volta à França? Em amarelo temos o Thomas. Temos o Grand Thomas. Em segundo lugar está o... Froome. Froome.
01:58:05
Speaker
Já há uns 2 minutos dele? É cerca de 2 minutos, sim. E depois? Depois, em terceiro, está o do Moulin. Ah, muito bem. E depois, estava o Nibali, não é? Roglic, está a fazer uma volta à França fantástica.
01:58:22
Speaker
Nem sequer incluímos na nossa decisão. É verdade. Ah, ninguém estava a esperar. Quer dizer, quem seguiu o ciclismo de temporada podias esperar alguma coisa dele, mas não que fizesse já um last tank em lugar. E o Bardet? O Bardet está em sexto. Ah pois. Três minutos. Depois tem a Holanda, aquele sexto que se pronuncia... Krasvek? Krasvek? Krasvek. O Quintana e o Daniel Martin. Daniel Martin, um guerreiro. Um guerreiro, é verdade. Um grande Daniel Martin. Gosto muito de ver esse gajo a pedalar.
01:58:52
Speaker
E depois na camisola verde estamos destacados, de certeza, o grande amigo Sagan, o senhor Peter. Peter Sagan. Ele tem quantos pontos de vantagem sobre o segundo? Ui! Agora então, já desistiram todos os principais candidatos. Eu acho que deve ter parado uns 200 pontos de vantagem, homem. Eu até vou ver. Classificação. Classificação du point. Ni pour aujourd'hui. General de classificação. Olha, tem aqui. Eu tenho.
01:59:22
Speaker
208 pontos de vantagem sobre o Alexander Kristoff. Que é o único que depois saiu o Dejan Kolb e...
01:59:32
Speaker
Agora que fazes no Dragon Call, não cheguei a dizer a pouco. Ele ganhou aquela etapa de pavê. Para quem não sabe, teve uma notícia. Ele há dois anos teve um acidente. Fui atropelado em Espanha. Fui um acidente de uma coisa brutal. Foi quase uma tentativa de domicílio. Uma senhora atropelou seis ciclistas.
01:59:53
Speaker
Ficaram todos muito maltratados. Ele teve... O indicador dele teve o risco de cair. Porra! Foi uma coisa brutal. Depois vou-te mandar a fotografia. Via a fotografia do acidente. Parece uma cena de crime. As pessoas estão as peladas jogadas num canto. Foi uma coisa... Não sei como é que aconteceu. E na altura disseram que ele estava acabado. Para o ciclismo. Nunca mais ia dar nada. Fiz fraturas atrás de fraturas.
02:00:22
Speaker
E é por isso que a vitória na etapa do Pavli foi tão para ele. Na classificação da montanha que temos aqui, está ao rubro, não é? Está, essa é uma das classificações mais interessantes. Está mesmo muito reinhido entre os três primeiros. São o Julien Alaphilippe, que é o francês que teve nas fugas todas, nestes três dias.
02:00:52
Speaker
O Aran Barhul que também esteve nas fugas todas, principalmente nestes últimos 2, e o Sergi Paulos, do time de Imantian Data, que também, principalmente no segundo dia de montanha desta semana, esteve ali na fuga, mas estão separados apenas por 20 pontos, os 3. Depois tem o Garante Thomas, que tem 30 pontos destas 2 chegadas em alto, que ganhou as 2.
02:01:14
Speaker
Aquelas que são da juventude, que são... Ah, por acaso não tem aqui. Não está atualmente. Eu tenho, eu tenho. Então, eu tenho primeiro o Latour, que é um francês da José R. Depois em segundo está um, por acaso não me diz nada, que é o Guilhom Martin, Martin. Mas estamos já longe dele. Dois minutos, dois minutos. E depois a 4h40. Temos um jovem que ontem fez uma etapa brilhando. Bernal. O Cam Bernal. Que ciclista que está aqui, hein? Bom futuro.
02:01:44
Speaker
Incrível, ele pegou... saiu o Kovetovsky e durou para aí 30 segundos na frente. Começou por o ritmo e foi logo à vida. E o Bernal ficou há uns 15 a 20 minutos a meter o ritmo e foram todos... Incrível. É incrível. E tem 21 anos. Para caso gostei de ver o gajo... Para caso gostei de ver o gajo na coisa. É puxar. Ele fez isso 3 dias seguidos, a mesma coisa.
02:02:11
Speaker
Sim, sim. E antes de sair, faz ali um sprint mesmo no fim, entra, o mete-se de pé e põe-se ali... É, ele deu mesmo tudo o que tinha a dar. Muito bem, espetacular o gajo. Pronto, e quais são as tuas expectativas para a volta
Futuro do Tour de France e novas ideias
02:02:31
Speaker
à França? Em termos de geral, eu tenho dúvidas se o Thomas vai aguentar a terceira semana.
02:02:41
Speaker
por nunca ter a camisola amarela e por não ter sido o líder, e sofrou-me também aguentar a untar por ter feito o giro. Não sei. Mas eu penso que os três da frente vão ser estes, eu penso que não vão mudar. Não acredito. Eu a nível... e não sei, porque eu penso que o...
02:03:01
Speaker
Eu também penso, mas eu estou a dizer isto porque eu vi o giro e toda a gente dizia que o Yeats, agora não sei se é o Adam, se ele sabe, que ia ganhar e já não havia grandes dúvidas e depois de repente, numa etapa, BOOM, explode. Ah, pois. Porque eu nunca tinha tido aquela... eu nunca tinha tido aquela miséria rosa. Mas eu penso, por exemplo, o Froome não deve ter assim tanta pressão para ganhar. Não, não acredito que tenha, não.
02:03:30
Speaker
E eu acho que está assim... Toda a gente já deve estar a pensar que é o Grand Thomas que vai ganhar, mas... Eu não descartava o Dumoulin, mas você dizia que não descartava o Bardet. A única coisa que eu tenho medo do Bardet é no contrarreloj. É que destes quatro, que dizemos que somos os que criamos os quatro candidatos nesta altura, os únicos que não fizeram a volta à Itália foram o Grand Thomas e o Bardet. Os outros dois fizeram a volta à Itália e foram 1º e 2º. É. Por isso...
02:03:59
Speaker
Vamos ver, mas eu ainda não gostava que o Bardi ganhasse porque é francês. Já chega. Já chega. Pô, vocês já ganharam o suficiente este ano, caras. Fónix. Mas o Bardi depois no contra-relojo perde para uns 2 minutos. O Dumoulin é o melhor contrarrelojista destes todos. E se o Dumoulin estiver na altura do contra-relojo, tipo, se eles estiverem todos perto dos outros no último contra-relojo, o Dumoulin ganha.
02:04:28
Speaker
Ah, sim. Apesar do Fromi e o Guarantoma serem bocos contra os Egitos, o Dumoulin é um especialista mesmo do conteúdo. Eu gostava mesmo de ver o Dumoulin ganhar. Já do fato de ver a Sky ganhar, caras. É sempre os mesmos. Mas é o mais provável. Isto é que é uma França. Ainda a gente não quer que eles ganhem, não sei o quê, mas pronto, os gajos vão ganhar porque eles são melhores.
02:04:51
Speaker
Eu queria falar só aqui de umas mudanças ou sugestões, ou seja, para tornar isto mais interessante para os teus computadores, porque como falámos aqui há pouco no percurso, na primeira semana temos tantas etapas planas.
02:05:06
Speaker
E houve uma etapa ali de 220 ou 240 km que foi uma seca brutal, foi uma coisa... Ah, eu nunca vejo isso. Os próprios experimentadores... Pois, eu vi um bocado da etapa, mas depois desisti. Os próprios experimentadores disseram ali, quer dizer, chegou um momento em que eles não tem mais nada para dizer, eles estão ali um direto de 5 ou 6 horas e não acontece nada naquela etapa.
02:05:23
Speaker
E eu percebo que isto para os ciclistas, estas etapas são fantásticas, porque eles vão a uma média baixa, conseguem, de certa forma, descansar para as montanhas. Descansar a fazer 200km? F***, nem que estás de louca! Descansa ativo, é? F***! Só se eu escorria a 20km a hora, não é sequer. Não, mas estas etapas são mais calmas, porque elas não têm que ir ali a... a média não foi muito alta.
02:05:45
Speaker
Uma maioria às vezes de 44 ou 42 é uma diferença. Exato. Para eles. Então as sugestões que eu faço é tornar as etapas um pouco mais curtas. E vamos ter para a próxima semana, e esquece-me de falar nisso, uma etapa que vai ser de, se não engano, 60 km ou 80. Acho que é 60. É uma etapa de montanha.
02:06:03
Speaker
Pode acontecer aqui muitas coisas interessantes nesta etapa. A outra medida seria a redução do número de etapas planas. O car pelo menos uma etapa de montanha à meia da primeira semana. E a outra medida que eu proponho é o aumento das bonificações, porque atualmente as bonificações são as seguintes, é 10, 6 e 4 para o primeiro, segundo e terceiro respectivamente.
02:06:25
Speaker
Oh, se os pusem sem mais... Eu não digo um minuto, mas se passar, por exemplo, para vinte. Vinte, dez, cinco, é uma coisa assim de gênero. Acho que havia mais discursão para ficar a deitar. E punhar, tipo, penalizações para o pessoal que usa a ventilha. Ah, eu acho que é o mais apropriado. E depois, chegar à meta, a primeira coisa que se faz, já para o copo.
02:06:54
Speaker
Não é que é saber, não damos a taça. Eu acho que, por exemplo, tapas mais curtas, eu não vejo qual é a cena. A classificação de equipas, eu acho estúpida a classificação de equipas da forma como é ser o tempo da equipa, porque há equipas que se calhar trabalham só para a montanha ou trabalham só para os contrarrelógios e não veem esse trabalho ser...
02:07:24
Speaker
Se um ciclista ganha um sprint e a equipa... Então a equipa toda que trabalhou para o sprint devia de ganhar pontos. Se a equipa... As equipas que estão mais vezes na cabeça do Pluton deviam de ganhar pontos. Pois, por causa... Há um prémio que é o da compatibilidade. Podiam fazer compatibilidade de equipas.
02:07:56
Speaker
É um prêmio de esforço. É um prêmio de esforço, acho que se destaca o mais no dia. Mas tipo, ah, isso não é aquele... Mas olha, isso é o prêmio das equipas, não sei se tu sabes, mas é os 3 primeiros ciclistas, acho que assim, a cruzarem a meta de cada equipa. Não é a equipa toda. Sim, sei, sei, mas não... Ah pá, eu acho que assim não reflete tanto... Sim, mas eu concordo. Acho que é um prêmio assim um bocado.
02:08:18
Speaker
Não reflete muito o que é que é mesmo o trabalho da equipa, não reflete o trabalho deles para um gajo ganhar se prendes, não reflete o trabalho deles para os tropadores, quando quem ganha tipo a camisola das bolinhas vermelhas, isso é mais a...
02:08:36
Speaker
É mais a equipe, é mais o gajo vai numa fuga e que trabalha para... é mais compatibilidade que outra coisa. Mas para os sprints... Eu acho que para mim, classificação de equipas era por pontos. Pronto, era da outra forma. Era muito interessante. É até que eles andam na Holanda a fazer umas provas de outras formas, com outras regras. Que envolvem vários tipos de sprints, a meio da prova. Eles fazem classificativas de outra forma e é mais interessante ver
02:09:05
Speaker
Porque não acontece, por exemplo, 200km, não acontece nada, vamos esperar pelo supermercado. Acontece sempre coisas a meio, ou tem uma pequena subida e eles fazem tipo, ah, aqui é rampa de não sei o que, tem batalhas e não sei quantas, são coisas mais interessantes. É tal coisa, são coisas que, se calhar, é o ciclismo para dar outra imagem em vez de ser só aquele sofrimento e o pessoal é a imagem, ah, o que é o ciclismo?
02:09:32
Speaker
o pessoal andava de bicicleta, as furabueias e esse droguar para conseguir fazer isso. O pessoal fica com a imagem errada sobre o que é o ciclismo. Sim. Eu queria só perguntar-te quais para ti foram as melhores desilusões e quais as maiores surpresas do que acompanhaste até agora. A minha maior
02:09:56
Speaker
surpresa foi eu já não ter ficado desildurido com o Valverde ter feito merda outra vez. Ah, a minha melhor desilusão para mim foi o Quinterna até agora, parece que cada ano fica pior. Eu não evolui.
02:10:16
Speaker
Sim, sim, é verdade. Mas eu acho que isso passa muito pela equipa onde ela está. Aquela Movistar tem táticas completamente descabidas. Elas têm três equipes que são líderes. Não há nenhuma equipa que passe isto em nenhuma prova. É a única equipa que tem sequer um pouco de capacidade de competir com a Sky. É, mas é a única equipa que tem capacidade para fazer isso, mas não está a acontecer. Exato. Tu vias antes, antigamente, quando havia a equipa do... Tu vias...
02:10:44
Speaker
Claramente, a equipe do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do... Do...
02:11:04
Speaker
Normalmente, claro, o curso estava mais drogado, ganhava, mas pronto. Mas é tal coisa. Mas tinha lógica. E a Movistar parece que pensa, ah, é que eles fizeram errado, mas vamos fazer de frente. Vamos pôr três gajos líderes numa equipa de oito gajos, a ver quem é que ganha. E ninguém ganha, pá. Eles estão todos a trabalhar uns contra os outros. E dá um pouco de impressão, porque isso só hoje eu dá-se cai. Sim. É verdade. E é tal coisa. Pronto, olha, tens mais alguma coisa a dizer?
02:11:32
Speaker
Não, só que eu ia dar-te o ataque a este ciclista que falámos ainda há pouco, o Egan Bernal, que acho que vai ser um... está aqui, estamos na presença aqui de um futuro vencedor da volta à França. Está a nascer uma estrela. Está a nascer uma estrela. Também acho que sim. Se for bem trabalhado e acho que está na equipa certa para isso. Acho que tantas vão transformá-lo num gregari, mas espero que se transformem num estrela. Eu não acredito nisso. Eu acho que eles trouxeram este a volta à França mesmo para ver se ele tinha capacidade de fazer estas três semanas. E eu acho que várias.
02:11:58
Speaker
Agora passa uma hora que vamos ver, mas a demonstração que ele fez nesses três dias foi incrível. Pronto, é assim, então vamos terminar? Desta forma vamos terminar o nosso podcast. Ah, acho que já fui longo outra vez. Outra vez incrível muito longo. Meus caros amigos, terminamos assim o programa de hoje. Aproveitem o final do tour e o regresso das ligas de futebol que já estão aí a virar da esquina.
02:12:25
Speaker
É meu nome e o nome do Carlitxer, desejo um extraordinário fim de semana, espero que tenham gostado e que voltem para o próximo PDC Podcast.