Become a Creator today!Start creating today - Share your story with the world!
Start for free
00:00:00
00:00:01
Fechados em Casa III image

Fechados em Casa III

PDC Podcast
Avatar
90 Plays5 years ago
Boas Pessoal, Estamos de volta! Este é o segundo episódio das gravações iniciadas no podcast anterior. Desta vez estamos à conversa com o Líder Supremo da X-Miuse: André Correia. Neste episódio andamos a falar sobre a realidade adaptada em que vivemos, devido ao covid-19, analisando as diferenças entre Portugal e Bélgica. Depois divagamos por vários temas, taekwondo, futsal, experiencias com a polícia…no fundo a continuação de uma conversa sem estrutura e com pouca qualidade de som que, no entanto, não tiram nada do prazer de falar com este grande amigo de longa data. Espero que gostem e, até o próximo episódio. Enjoy! Este podcast contem música de Kevin MacLeod: B-Roll by Kevin MacLeod Link: incompetech.filmmusic.io/song/3402-b-roll License: creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Breaktime by Kevin MacLeod Link: incompetech.filmmusic.io/song/3457-breaktime License: creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Recommended
Transcript

Aviso de linguagem sensível

00:00:01
Speaker
Aviso-me, o programa que se segue pode conter linguagem ordinária e ou verbalmente agressiva, que pode ferir as suscetibilidades dos ouvidos mais paníscas. Obrigado. Este programa conta com o apoio de X-Muse. Powering your dreams.

Introdução ao episódio com Paulo Rodrigues

00:00:23
Speaker
Tens que ficar caladinho, ok Pedro? Ok. Ok, vais-te portar bem. Ok, pronto.
00:00:31
Speaker
Olá a todos, o meu nome é Paulo Rodrigues e sejam bem-vindos a mais um episódio do PDC Podcast. Nós continuamos fechados em casa e desta vez temos a continuação da conversa do episódio anterior.

Impactos da COVID-19 em Portugal e Bélgica

00:00:42
Speaker
O Cristiano Gama teve de se ausentar e por isso continuei a conversar com o líder supremo da X-Muse, André Correia. Andamos a falar sobre várias coisas, sobre a realidade adaptada em que vivemos devido ao Covid-19, neste caso analisando as diferenças entre Portugal e Básica e a Bélgica, analisando como quem diz.
00:01:00
Speaker
Depois acabamos de devagar por vários temas, Taekwondo, Futsal, Polícia... Uma conversa sem estrutura nenhuma. Isto tudo, claro, com algumas problemas técnicas, que, no entanto, não tiram nada do prazer falar com este grande amigo do Unidad. Espero que gostem. Eu tenho que combinar o futebol. Eu é o que sento morrer, não é? Não. O Cláudio...
00:01:28
Speaker
Ah, o Claudio. Ah, o Claudio. O Claudio está por aí, está em casa. Falei com ele aqui dias. E ó, também está em casa, ainda está trabalhando. E eu não apertei as coisas. Ô, Claudio, eu não sei se é o que é o momento de fazer estas cenas, eu sei. Ah, como é que se chama? A voz de...

Histórias e nostalgia de carros antigos

00:01:47
Speaker
Como é que se chama esta parte? O Cristiano. O Cristiano é madeirense, rapaz. Do Fael. O Claudio do... Mas está por aí. Eu apertei-te com a do...
00:01:56
Speaker
Não, pois devia... o que eu fosse. O Cláudio tem que ir com o stock continental. Lógico que não tem nada a ver. Não, mas a maneira de falar calma. Ah, é, é, é... O Cláudio também anda a reconvencer para ver se um gajo anda de bicicleta, que ele também nunca o usa. Eu estava na mesma casa. Quando estiveste aqui, ele estava no apartamento.
00:02:26
Speaker
No primeiro andar. saí daí. Quando ele me mudou de casa, ele também mudou-se de casa. Mais ou menos. Tipo 10 minutos de carro, um gajo está lá. Ainda pensa que o ano tem. Então, a vermelha. A gente não tem a branca, tem uma vermelha agora. A branca do bairro.
00:02:52
Speaker
Eu andei mais de 6 mil km com aquele sem fazer uma revisão que fosse aquele de cabo daquele. Ah, foi o Wally. O Wally e aquele cloto de por dentro de TPI. Vendei aquilo por 100 euros à loja, a uma loja e comprei outra. Mas foi um estômago. Óbvio, o meu carro nasceu. O meu carro nunca nasceu.
00:03:18
Speaker
É, mas tipo, eu tenho... Eu tenho... Eu tenho... Eu tenho... Eu tenho... Eu tenho... Eu tenho... Eu tenho... Eu tenho... Eu tenho... Eu tenho... Eu tenho... Eu tenho... Eu tenho... Eu tenho... Eu tenho... Eu tenho... Eu tenho... Eu tenho... Eu tenho...
00:03:47
Speaker
Vai ser o Volvo, completamente elétrico. Acho que é para o ano. Aquele XJ40. Vai ser uma versão completamente elétrica. Olha, como o Volvo não deve andar em piscos para uma mobilidade elétrica.

Vantagens e custos dos carros elétricos

00:04:01
Speaker
Estava a dar, mas acho que vamos parar com isso. Não sei. Porque eles estavam a dizer que se tu comprares um carro elétrico, o dinheiro que tu dás para pagar o carro, tu descontas nos impostos.
00:04:21
Speaker
A prestação do carro entra para os impostos. Você acha que vai ser um carro para uns 80 mil euros? Esse XC40 elétrico? Os gajos da Dacia dizem que vai ser um Duster elétrico.
00:04:47
Speaker
Acho que era um Duster, ele entrou. Tipo... Duster, é como... Duster, é... Vende isso? Isso vende como... Aquele Duster... Ah, tem... Em frente, né? O Duster tinha muito e tinha muito porção dele. E veio... Sim, mas esse é... Esse é um Duster. Esse é Renault feito na România, acho que foi. É, foi, é... É do grupo Renault, mas pronto, fabricado na România. que...
00:05:19
Speaker
Eu estava até contar, eu estava até contar, a gente não mais cheguei. Eu e a Carolina, nós tínhamos combinado, tínhamos combinado fazer um... na parte de andar de mota d'água, eu disse-lhe, bem, eu levo a mota d'água para lá, depois a gente ia fazer snorkeling e depois voltávamos de mota d'água para trás. E ela, eu disse-lhe, ah, então eu levo a mota d'água para trás. Ela assentou-se, nem sequer um minuto à frente.
00:05:45
Speaker
Matou o doido daquilo, o acelerador, é como se fosse uma manete de travão Ela matou o doido daquilo, e aquilo deu um arranque do caraça, deixando de cair os dois da moto Ela me diz, não Paulo, leva tu, leva tu Ah rapaz, e partiu-me tudo a rir Vês o que fiz? Não gosto de ver cenas Eu lembro também a moto É? É quando salta, sei
00:06:14
Speaker
Eu lembro uma vez... ...e aquela cena de salto... ...a mota de veigas... Chefe? Sim? Tens que meter a mão à frente da cena, mano. São gojas de um... Tu quantos... tu quantos salto... ...a cena que tens da aquela salta, não é? E a mota de veigas? Sim, sim. Tem tipo um stop, é.
00:06:46
Speaker
Pra casa é fixe, malta d'água? É porra, é que lhe gosto de ir acelerar, depois tem tipo, quando tem umas ondinhas, tu dás uma aceleração e dás uns saltanhos, é que lhe é fixe. vem um vídeo, eu gosto de fazer um 360 para trás. Um backflip? O gosto provai, tem um impulse.
00:07:16
Speaker
Fónix, não consegui imaginar um gajo dar um backflip com uma moto de água.

Interesse de Paulo no American Ninja Warrior

00:07:21
Speaker
Olha, tu gostas de ver o American Ninja Warrior? Ah, e vejo vídeos no YouTube dessas vezes. Ah, não em nenhuma televisão, é em nenhum canal. Não, mas no YouTube tem essas somas todas.
00:07:44
Speaker
Ah, mas é fecho. Ah, aquilo é para rir. É para rir tipo, de ver os gajos tipo... Ah, Favonix, esses gajos são incríveis, pá. Tipo, o gajo fica... Caralho. Não IPL de semana. Ah, pá, tive a ver o... O UK Ninja Warrior. Tipo, a final. Acho que foi em 2008, não era em 2008, acho que foi em 2008.
00:08:11
Speaker
Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááá
00:08:42
Speaker
Ou de pequenos eu não vou ver, mas eu vou ver o... NINJA WARRIOR UK Isso acham malucos? Vou ter oração Deixa eu ver O Jacob... O Jacob vai dar ali... O que é que o gajo vai fazer? Ah, isso é sem namorada Os gajos devem de fazer crossfit
00:09:11
Speaker
Para ter esta capacidade física. Fulónix. está de um lado para o outro. Agora, ele não é força, é equilíbrio. Ao mesmo tempo. Às vezes é só, sim. Tipo os gajos têm... tem gajos para se ter uns reflexos que... É. Escolher um momento para avançar.
00:09:38
Speaker
É... Não é ter excesso de confiança. Também os gajos de quantidade, vezes tem excesso de confiança, fazem cena e atrapalham. É incrível. E o gajo agora tem que subir uma cena. Pô, o seu gajo é subir uma parede. Ah, esse gajo tem uma capacidade física do coração. Esquece. É impressionante. o Lão chegou ao final.
00:10:09
Speaker
E eu acho que o afinal, aquilo era um cronome. Estava em contagem crescente. O gajo tinha de subir uma cena com uma corda. O gajo tinha de subir uma cena com uma corda. O gajo tinha de subir uma cena com uma corda. O gajo tinha de subir uma cena com uma corda. O gajo tinha de subir uma cena com uma corda. O gajo tinha de subir uma cena com uma corda. O gajo tinha de subir uma cena com uma corda. O gajo tinha de subir uma cena com uma corda. O gajo tinha de subir uma cena com uma corda. O gajo tinha de subir uma cena com uma corda. O gajo tinha de subir uma cena com uma corda.
00:10:38
Speaker
É a mesma aquela cena de chegar à hora. Eu fui ao primeiro em cinco temporadas. O primeiro gajo que conseguiu cavar. Mas isso é sempre o mesmo percurso? Não. Acho que todos os anos aquilo não dá. Mas antes de chegar às seis montas tens duas ou três etapas antes. Tens que passar.
00:11:05
Speaker
aparte essas etapas, eu imagino a fazer as primeiras, chegar ao fim estou descansado, fui a escalada não é? Não, nunca. Eu ainda não tenho força nos dedos para coisa. É uma cena mais descansada mesmo. E aquilo ali... A escalada é daquelas cenas que...
00:11:35
Speaker
Que ainda não tem capacidade. Toda a gente tem. Ainda sei, parece muito difícil. viste aquele filme? viste aquele filme do... Do Kuzo, do... Como é que é o nome? Alex Arnold. Que é o... Que é um gajo que faz escalada sem... Sem que orda, sem nada. Acho que vi um vídeo. Que ele sobe uma parede boda grande. Eu vou te mandar um que espera.
00:12:02
Speaker
Não, a merda, e o gajo parece que cai e o gajo mata a mão, não é? É o Free Solo, ok. Acho que ia ver quando tava na tua casa. Acho que ia ter visto. Tem aqui uma cena que é o Free Solo 360 no YouTube, vou-te mandar. Consegues abrir o YouTube?
00:12:43
Speaker
Olha o Cristiano está-me a dizer que ele não vai, hoje, outra vez. O pequeno está rabezinho. É que é como ser o Cristiano. Parece que não. Não está, ainda vai o Cristiano. É, ele vive aliás. Aliás, já. tinha visto no Cristiano, para ele.
00:13:11
Speaker
É, mas aquilo é... É até uma zona mais fixe para andar de boi. Eu lembro que tem entre bochelas e coisa, não é? Eu lembro, eu acho que o comboio as parava aí, assim. E eu fui para o começo, não é nem aqui na rua. Não. Eu estive em Lido Care, que não tem nada a ver.
00:13:41
Speaker
Eu acho que o comboio parava para fazer a paragem em Liège. O tempo do comboio que estás a dizer? Será que o comboio que tu apanhaste em Liège? O comboio não parava em Treco Aéreo e Bortela. Ah, não. Não parava. Não. Então Liège é para o sul. É para o sul. Deves ter parado em Liège quando foste para... Como é que é o nome? Para Estrasburgo.
00:14:11
Speaker
Tu não fostes a Strasbourg? Deves ter passado em Liège. estou a ver um dia. Na parte frente da Pátria Frontalha eu não sei assim. Mas a Pátria Frontalha. Conseguiste abrir? Essa é onde é que eu te mandei. Não, não.
00:14:40
Speaker
Eu tenho que ter que botar o amor, porque estou a fazer esse queimado de luta amor Ali, quando é que vai entrar aqui a madera agora? Agora? Opa! Ir a madera agora, não sei. Pois que... Se lembra? Se for, para dezembro.
00:15:10
Speaker
Mas não... Aparece aí. Isso parece estar mais ou menos a chegar, mas também... Eu não sei o que é que vão fazer. Eu agora... Se as viagens estiverem mais ou menos em dezembro, às vezes passei o Natal. É, é. Mas, é. Tipo, as viagens são sempre caras para o Natal. Hoje ainda precisamos acalm-nos. Não tem que ficar...
00:15:40
Speaker
faz esse tipo por aí. Eu lembro-me que tinha voos portugueses que eram mais parados. Mesmo esses cheques são bem caros, não é a altura do Natal? Ah puxão, puxão. Após, mas a tal coisa, uma das coisas que gostava que alterasse da madeira era isso, mas tão cedo acho que isso não vai mudar, porque não interessa, acho que muita gente que isso aconteça.
00:16:17
Speaker
É a melhor altura para ir à madeira agora, a partir de junho, mas o gajo não vai para aí. Tem, é uma boa altura. É a melhor altura para ir à madeira no verão. A páscoa eu esqueço, foda-se, para perder dinheiro. A madeira é um gajo foda-se. A melhor altura é aqui de maio.
00:16:41
Speaker
O outubro. Depois tem essas partes, sabe? A madeira, tu consegues ir à madeira o ano inteiro? Não há... bom o tempo o ano inteiro na madeira? Tem, mas falo uma questão de preço e bilhetes. E o que eu tenho. O preço... Eu tenho que preferir... Opa, olha o que eu te digo. Eu prefiro ir à madeira...
00:17:12
Speaker
A melhor altura que foi era tipo para outubro. Era quando o preço estava mais barato. E eu sei que ainda está bom. E no verão também... No verão também apanhas... No verão também apanhas um bom espreço para ir a Madara. Normalmente. Mas é a tua coisa.

Planos futuros para visitar a Madeira

00:17:42
Speaker
É uma das coisas que gostava que ele trouxe na Madeira. Diz-lhe que a Alemanha é aí, não é? Sem turistas. Eu gosto destes tipos, sim, rapaz. Deve dar para ver o céu agora, no fungelo, com menos carros e tudo. Não, isto aqui sempre estava. Temos o mar, pelo travesti. Basta da chuva ficar clarendo.
00:18:11
Speaker
É uma coisa, ele não funchou, que a Jasmyrtev era tipo aquela poeira no ar. Ah, ele não funchou. Ah, ele não funchou. Ah, ele não funchou. Ah, ele não funchou. Ah, ele não funchou. Ah, ele não funchou. Ah, ele não funchou. Ah, ele não funchou. Ah, ele não funchou. Ah, ele não funchou. Ah, ele não funchou. Ah, ele não funchou. Ah, ele não funchou. Ah, ele não funchou. Ah, ele não funchou. Ah, ele não funchou. Ah, ele não funchou. Ah, ele não funchou. Ah, ele não funchou. Ah, ele não funchou. Ah, ele não funchou. Ah, ele não funchou.
00:18:43
Speaker
Eu não moro e... Talvez não é que vai ser. Tem que ter menos transe. Eu tentei, né? Vai ser igual, né? Tem menos transe? Quer dizer, eu também, na Madara, não contava ser muito transe. Ah, pode. Deixa eu estar quando dá, acaba a hora de cinco horas e eu sovo tudo. um pedaço.
00:19:16
Speaker
Eu nem percebi o que é que dizeste até agora. Aqui? Oh rapaz, é em Antuérpia? Esquece-se. Yeah, Fónix, se tu não sentes isso aqui, é que eu tenho boa de trânsito e eu é que nunca me pus a meter no trânsito, porque...
00:19:41
Speaker
Isto aqui é mesmo para darem logo, rapaz. É mesmo. Enfim. Está bem, está. Olha. E... O que é que ele perguntou? O que é com... O que é que... Quais são os planos agora para ir para a ilha? Isso vai abrir? Como é que é? Ou eles não falam de nada?
00:20:12
Speaker
Estão a falar... Estão a começar a falar em libertar... libertar o confinamento em três fases. Em 120 dias. Em estar agora no 4 de maio a abrir algumas associações, depois a maio e depois na frente. E depois, pronto, em dias depois, um mês depois.
00:20:36
Speaker
Um mês depois então abriu tudo. Isso quer dizer que para junho, julho, está tudo normal? Sim, mas penso que não, sinceramente penso que não. Olha está aqui, que está tudo fechado aqui na Madeira. basta ver um gajo expectado. Sim, mas muitos países vão continuar com tudo fechado, mesmo por isso mesmo, nem sequer vai... mesmo que a Madeira possa receber o pessoal, não quer dizer que as pessoas vão...
00:21:13
Speaker
Sim, mas sabes que... Se alguém for-te a ver tão na terra, alguém tem que estar a ver. achasem que parias de macadas, de Inglaterra, de Alemanha... Mas se calhar vai haver menos turismo, mas pode-te estar a ver.

Efeitos da pandemia no turismo da Madeira

00:21:30
Speaker
Eu estava... As minhas férias que eu tinha marcado para a Grécia, a gente cancelou isso de hoje. Talvez é a ideia que eu for-te a ver. Nós íamos para Rhodes.
00:21:43
Speaker
Pode ser. É uma éria, não é? É. É. O que é que fizeste lá? Não me lembro. Não sei. Como ação? Estava achando que o teu filho não te lembraste de tudo. Não, acho que não. Acho que nem todos nós. Não sei. Não sei. Fiz-lhe uma ilusão. Não sei. Não sei. Não sei. Não sei. Não sei. Não sei. Não sei. Não sei. Não sei. Não sei. Não sei. Não sei. Não sei. Não sei. Não sei. Não sei. Não sei. Não sei. Não sei. Não sei. Não sei.
00:22:12
Speaker
É, é. Eu tive numa ilha alta, numa ilha na Grécia. A Grécia, por acaso, até parece que não está muito mal. Tu olhas para as estatísticas de lá, aquilo não parece estar muito mal. É. Em nível de... Pessoal contaminado. Ah, tá. Foda-se, muito... Não sei como que os gás estão. Porque na Turquia está uma desgraça. E perto.
00:22:42
Speaker
É, é... Eu não sei como é que é que é que é que é assim ou não. Acho que o tipo pessoal está bem a deixar estar assim contigo. O novo tipo de estado, sim. Chefe, não pensava que estava assim. Estás com uma ligação muito fraca, mano. Ah, e agora Paulo? E agora?
00:23:12
Speaker
Agora eu estou a ouvir melhor. Estava falhando boias a ligação mesmo. Nem era nem crofone. Estava a dizer, tendo encontrado os recursos que Portugal tem, o PIB... Não está nada mal. Mas não era como até agora. E as respostas que o governo tem dado. E ainda para a reflexão que está. Ok, isto...
00:23:41
Speaker
Está a melhorar a nível de contaminados e isso, mas as pessoas estão desejando que abra tudo normal. Mas as escolas e isso estão feio, não vai... As escolas vão abrir agora, mas é para os pequenos da primeira classe. E... Primeira classe e segunda classe. E cresce, não.
00:24:08
Speaker
Crest está aberto, mas é para o pessoal que precisa mesmo por os pequenos na Crest. Isso aqui eu acho uma incoerência. Se estou reparado, são os pequenos mais novos. Aqui interagem mais, vai com a mão à boca. Aqui também falam da B-Crest, mas tem sentido para os pais. Para os pais poderem trabalhar.
00:24:35
Speaker
São nesse sentido, eles estão a olhar para o lado económico. O pessoal que tem a partir de 10 anos, podem ser acusados. Agora vocês não levam a mão a boca, não tragam mais. podem ser orientados, agora crianças de 3, 4 anos. É, mas tipo o Pedro não vai para a escola. Então?
00:25:00
Speaker
Não, não, não. Tipo, ele não está na crèche, ele está na pré-escola. E as crèches estão abertas, mas pode... As crèches e a pré-escola estão abertas, mas é para pessoas que trabalham em... Que não podem estar em casa, com os pequenos. É o que de ter casa? Não, não é bem uma casa, porque eu nunca vou trabalhar ao mesmo tempo que a Carolina.
00:25:32
Speaker
Por isso que sempre um de nós em casa. E... quer dizer, pode ser que isso mude, mas... Talvez continuemos a fazer o teu trabalho em pretendo. Sim, sim. Eu até fui promover agora, sou chefe de um turno. E caroças. Agora também sou chefe. Assim mesmo. Também sou chefe, por isso.
00:25:58
Speaker
Então, não podia ser um ano cheio? Não, mas... Isto aqui... Como é que eu te explico? A professora do Pedro, por exemplo, vem à casa... Vem aqui... Trazer os trabalhinhos que supostamente ele ia fazer na escola... Traz para casa para ele fazer em casa. vai fazer isso para todos também? Para todos, já.
00:26:29
Speaker
Ela vai de bicicleta. E o Coedre vem à professora e pronto. E ela vem na semana passada e vai voltar agora segunda-feira. Voltei. É uma maneira. E depois tem muitos pequenos atralos por telefone, por internet. Mas não é a mesma coisa.
00:26:57
Speaker
Claro que não é interagir, e eu penso que o vosso trabalho com a Mocais deve ser muito mais intenso, tem de acompanhar. É, acho que são professores agora. É, o Tecoz também não. Se eu tivesse coisas de... Se eu tivesse os trabalhos dele, não é nada de especial, é tipo pintar e não sei o que, e design.
00:27:25
Speaker
É nada de especial, aprender as coisas, isso também não problema, até eu diverti de-lo ali e coisas. Até a Carolina que faz mais dessas coisas. Mas se fosse tipo a gramática e matemática e merdas assim, era mais roubado. Pelo menos que eu não saiba, mas ainda tenho que para xorrar de explicação. Os FTFs até reveram. Vais passar por isso? Eu também espero.
00:27:53
Speaker
Preto as coisas que um gajo aprendeu. Estava a ver. E caro, assustei-me, este era o meu lugar. A frustração é de perceber que na altura as pessoas acham tanto para saber aquelas coisas. Quer dizer, as pessoas acham, entre aspas, porque eu nunca estudava, mas pronto. Na altura era tanta coisa para saber aquilo e hoje em dia não lembras de nada. É, era um gajo que o homem tinha tido até aí. Isso para até é verdade.
00:28:20
Speaker
Eu não sei, se calhar até me lembro de algumas coisas. Ainda me vou surpreender, às tantas. Estas coisas ainda me surpreendem a mim mesmo, mas... Passo para ver como é que isso vai ser. Se for tipo equaçãozinha e se não... Não sei nada dessas coisas. pouco tive a ver uma aula de... quem gostam de fazer aquelas aulas pela televisão. Pela televisão mesmo?
00:28:50
Speaker
Sim, foi na televisão. Acho que é uma cena que se fazia. Estava na escola. Estava na escola, é. E não me lembrei se lembras disso. Nunca ouvi falar disso. Como é que funciona?

Desafios da educação online durante a pandemia

00:29:02
Speaker
Está um professor ali na televisão. Agora é mais testeado. Tem um quadro e assim. Mas quem é o professor que tu tens na escola? É outro professor qualquer. Não, é um professor escolhido por RTP.
00:29:16
Speaker
e depois acho que é 30 minutos para cada matéria e eles dão o... o essencial o base da facilidade na cauta depois o professor verdadeiro complementa a informação que foi dada na televisão RTP faz isso? É, RTP2 duas semanas que eles estão a fazer isto e RTP Madara... É que não fazem nada disso? Isso é uma ideia boa da Fisch? RTP Madara também começou a fazer para...
00:29:46
Speaker
A reta de Madeira é supera. Sim, e a reta de Madeira tem que ensinar os alunos o português maderense. É uma matéria extra que não se no continente. Mais notas com os professores, por exemplo, principalmente aqui na Madeira. No continente parece que são mais... Também era um ensino básico, era da primeira ao quarto ano. É mais fácil. Aqui na Madeira era tipo matéria do secundário. Sim.
00:30:15
Speaker
Nota-se, pá, que os professores estão a ser meios atrapalhados, nota-se. Sim, eles são postos numa situação que... que não é... Sim. Não é normal, é. Pois, está-te a ver a dar uma alva e não tens um avião, não vei... para atrapalhar, está-te a ver a ver a... a pessoa vai mais para que não estou a perceber muito mais, os gajos foi que me podem arrastar, está-te a ver? Os foi que a um e façam com o Powerpoint seguinte. Sim, mas tipo...
00:30:45
Speaker
Isso que hoje em dia, com aquelas boxes, tu podes pôr pausa. Sim, sim, sim. Até podes gravar as aulas. Até podes gravar as aulas na box, se quiseres. Quem tem, quem tem. Mas não se pode ver online também, no site da RTP. Sim, eu penso que tem, sim, sim. Elas estão dizendo de fazer uma plataforma em que eles ponham isso tudo em pastas separadas, as matérias e os anos.
00:31:14
Speaker
Até ficava mais fácil. Eu penso que é RTP que está a fazer isso, não sei. É capaz. Isso se procurou. RTP. Agora os RTP estão a fazer uma coisa inovadora, caralho. Se bem que é RTP, o site de RTP é um dos sites mais lentes. Aliás, na generalidade, sites portugueses são lentes como caralho. São boas lentes.
00:31:42
Speaker
Não é da internet, o pessoal que constrói sites, sites portugueses, muitas vezes faz aquele boda pesado. Deixa eu ver, televisão. RTP Play. Eu não posso ver, mas... Eu não estou em território português, não posso ver o RTP Play. É sério. RTP 2. Isso é o 3, não é? Ah, RTP 2. Ah, 2, está aqui. Jornal 2.
00:32:12
Speaker
O presidente do PSD diz que o... Afinal posso ver RTP Play? Deixa eu ver. Aprender em casa. Assuros. A tela escola não é a estação do aprender em casa.
00:32:44
Speaker
Deve ser. É na RTP-12. É na RTP-12, é. Mas este é o doza-souro. Deve ser. Eu estou a dar tipo umas aulas onde... Salas de aula vazias. Boa de amarrado. Está fecho. É, o mais importante é os pequenos, pá. Os pequenos têm que...
00:33:12
Speaker
Não, não é fácil para os pequenos não ir à escola, penso eu. E se fosse na minha casa... Ah, não é... Se estivesse a passar por isto a estudar, eu acho que ia estar a ir a jogar Playstation o dia inteiro. Tem, pois tem isso, não é? O pessoal deve andar a tentar convencer os pequenos a não se pôr a mexer em jogos a toda a hora. E o caraças, se calhar. O pessoal não pode sair de casa. É esperado.
00:33:43
Speaker
Olha, é uma herda. É uma herda. É uma herda. Eu sou professor, né? Eu sou professor, né? Os audiênticos acentuam. Os canais acentuam. Eu tenho audiênticos altos. Eles têm audiênticos altos agora? É, é. Estão muito boas, audiênticos. Olha, é bacana. Da forma que a RTP está em primeiro lugar. Os caras têm audiênticos altos. Ah, mas caralho. Os audiênticos...
00:34:13
Speaker
Olha... É TV, é TV e agora... Não sei se está acontecendo na TV e o mesmo que aconteceu aqui nas televisões, tipo as novelas. não tinham episódios suficientes gravados, então acabou as novelas. É sério? É, é. Mas aqui só... Acabou as novelas todas aí. Mas é que aqui tem duas novelas. Tipo, é uma novela num canal e uma novela no outro canal, que são tipo os morangos com açúcar, novelas que existem boa de anos.
00:34:40
Speaker
Que a história continue-a. É tipo... têm essas duas novelas. Não é como a TV que 4, 5 novelas por dia. Diferentes. É que eles ainda não disseram nada de que vai acabar a novela. Não. Ah, não parece novela. Ah, soltou-se coraços. E quero ter as minhas atualizações das novelas.
00:35:13
Speaker
Olha, vai a ver na RTP Play, está a dar. vou começar a aprender as desenhas e as unidades na RTP Play. E as fazer contas e o Apsidari. estava na mala do Apsidari. Vou aprender, vai ser agora. A partir vai haver uma aba até para o Apsidari todo. Mas calma, era um pedacinho da outra.
00:35:38
Speaker
Os gajos estavam a ensinar os nomes cardenais. Os nomes cardenais. A raposa ficou no lugar dois, portanto ficou em segundo lugar. Vamos fazer uma correspondência com a ordem da chegada e os animais. Uau! Está na hora de aprender.
00:36:07
Speaker
Mas por acaso, um gajo que veio aqui e que fez isso aqui e que não sabe... É, mas depois escociaram, deram um exemplo... Eu falo de uma coisa... Primeiro lugar, fiz do lugar, depois o quê? sentado a falar dessa ideia... Por acaso bem escociado. Mas foi muito tempo, foi muito tempo. É, mas isso tu não te lembras, mas se calhar quando aprendeste isso também demorou muito tempo.
00:36:35
Speaker
Sim, eu lembro-me de fazer a escraveira, a tabuada, a escrita mesmo, mas não, até nele. Tu lembras de ir à frente, tu ias à frente da turma toda a dizer a tabuada de couro? Não, não. Eu ia, na Escola das Fraras. Eu tinha assim, uma coisa e tudo,
00:37:05
Speaker
Tinhas que ver o resultado? Não, eu tinha que... E o próprio tudo tocar? Do 1 até ao 10? Todas? Pô, mas sabe qual é o igual da frente? É um vazão, um, dois, dois, dois... Era como se fizesse a rezar! É, é... Vai, tendem conto é que é tudo seguido. Eu lembro que aquele era prog... era prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog... prog
00:37:34
Speaker
Lembro-me quando aprendi a tabuada do 3. Eu fui à frente a dizer a tabuada do 3. E eu estava assim meio inseguro, mas eu consegui. E ele ali, todo contente. Yeah! Tipo a passar ao meio dos colegas, a dar high five. Yeah! E a professora Paulo de Castigo. Fui-lhe uma pena!
00:37:59
Speaker
E é, nunca vou me esquecer, meu bolo, 30 anos. Caraca, ainda me lembro-me de muito. Valeu a pena! Nunca vou esquecer nisto a minha velha, caraca. Conseguires ir até o bote do 3. Deixa ver se ainda consigo hoje em dia. Oi. A bota que a gente fez, que o nosso professor mandou fazer, foi escrever até boadas. a dar.
00:38:30
Speaker
Escreve também no papel. Era olhar para o livro do Routinho e copiar. Sim. Sim, sim. Não, mas tínhamos o mesmo que escrever. Não. Vezes. Não. Esse cara também teve que fazer isso. Não, não, não. Espera. Ya, ya, ya, ya.
00:38:56
Speaker
Escrever um até meio também, amei meu irmão. Isso é que acho que era um poria de intero que não tínhamos. Ok. Isso é coisas que... não amei. não amei. Ouçam-me. São cenas antigas. Não sei se... Agora tenho... Fiquei baralhado. Não sei se era a voada que nós... O Erujo não... não amei. Fui um doido.
00:39:27
Speaker
Apá, isso é daqueles que... Tu ainda tens coisas da classe... Eu sou capaz de ter alguma coisa, alguém... Quer dizer, eu devido. Eu acho que não sei. E quais são as coisas da universidade? Eu tenho os livros da universidade, mas o... Trabalhos e isso. Eu tenho para quem um fichério com trabalhos.
00:39:54
Speaker
Mas tipo, de antes não tenho nada, praticamente. Porque eu não guardava nada, eu não fazia trabalhos de casa. Os meus livros, eu tinha livros de ação social e devolvia-os quase todos. Mas eu não escrevia praticamente nada, nem nas aulas e isso. Eu não escrevia grande coisa.
00:40:19
Speaker
Era tudo decorado, yeah. Decorado, yeah. Compreender. E depois ia para casa jogar Playstation. E o Championship Manager. um jogo para casa. O Nuve teve de graça para jogar. É a que arrasta. Ja mano, depois tinhas quando estava tipo um mês e depois fico a...
00:40:48
Speaker
Fiquei outra vez pago, depois bloqueavam o teu jogo. Olha, comprei o Age of Empires, o Definitive Edition. No Steam. É, é. é um gajo que tem que jogar. Vamos ter que jogar, tu tens, não tens? Eu tenho, eu tenho. E tem os portugueses lá, reparaste? Qual é a função que tu tens? Definitive Edition ou HD? HD. Mas para jogar, não dá. É o Unlimited, acho eu. É o Unlimited HD.
00:41:20
Speaker
Tu estás a pelo Steam, não é? Ah, então o gajo tem que chegar a um dia destes? Tem um modo de jogo lá, tem uns jogos online que é tipo tu... Tu vais rebentando com coisas e vais desbloqueando heróis ou quê? E não sei se é castelos...
00:41:46
Speaker
Tu vas desbloqueando heróis ao medida que vas fazendo certos objetivos e isso facilita-te a dar cabo dos outros ou vas desbloqueando tipos de armamento ou o que? Não sou uma namorada. É, é, é. Tem podem modos de jogo. Mas aquilo está engraçado. Edge of Empires, um jogo com... tens 20 anos? tenho, tenho, é, é. 20 anos.
00:42:17
Speaker
Caracassas! E eu... a não-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-faz-
00:42:45
Speaker
Eu ainda não joguei esse, ainda não sei jogar esse. É. Eu nunca joguei esse. FIFA que joga online. O Carlos é um bolso do FIFA? É. É, o da primeira de Zé, o gajo. Tu sabes que existem clubes mesmo. É, é, podes fazer lá. É que na matéria existe. O clube não merece, não tem uma equipa que é pessoal fioca. É sério? Eu morei tempo para ver esses gajos para jogar.
00:43:15
Speaker
Isso é uma boa pergunta. Eu fico com o gajo que sobe porque vão a campeonatos na final e eu fico com o que o clube deve pagar. Olha, tu estás a fazer até quando não mori? Onde é que é o Estranhos? É mesmo no... É em cima, em Centro António. E tu como é que vais para lá? De autocorre? Olha, cheguei de autocorre, cheguei para o Centro, cheguei... Agora eu vou tocar.
00:43:43
Speaker
Mas cheguei de bicicleta. Lavei as coisas. O rapaz, o louco do caraças. pra cima de bicicleta. Ah, mas eu cheguei neto. Caiente, rapaz. Caiente? Ah, rapaz, eu ia logo para casa. Ah, mas isso é uma subida do diabo, subir os ólemos. E subir para São Martinho. Ah, é um pedaço. Foda-se. Ah, mãe, como... Ah, rapaz, mas... Quanto tempo é que moraste?
00:44:14
Speaker
Portanto, acho que foi uma hora. Eu fui com 45 minutos. A gente estava aqui a fazer 45 minutos. E qual foi a bicicleta que levaste? A IT.

Desafios do ciclismo: subidas e resistência

00:44:26
Speaker
Ah, mãe, que louco tu, diabo. A IT. Acho que é isso que vem de cima. A Transperado. estava aqui. Ah, rapaz. E isso até com uma bike de estrada, ele cheia de subir-se até em cima.
00:44:42
Speaker
Mas quem da era a mãe ter vontade de saber isso? Talhá, não tem que dizer, mas as vezes que tem no trânsito, quem da era a mãe? Era o peixe. É hoje que é hoje. O que é isso? O buir isso de bicicleta está acima? É, é. É porra, é, mas não é com essa bicicleta? A gente começou nas alas. Ou nas gandas. Começamos nas alas de Taycan do Númenor na ganda. Hoje é peixe.
00:45:06
Speaker
Ah rapaz, eu vou fazer um escuta-pais do caralho, isso tudo a doer rapaz, tanto como acho que é o caralho. Mas esse bater em mitos e essa cena é outra coisa? Ah, é claro que... Um gajo não tem é olhar. É muito melhor do que se tem.
00:45:35
Speaker
ser autobediata e ser essa ciclênea, é mais difícil. É, é mais difícil. Ainda é bem que o Mauri está a fazer isso. Não, por acaso. É, uma ideia é essa. Uma ideia é essa. E eu disse que quem quiser, isso não é um segredo lúdico. Também foi a partir do mês de maio, que eu estou contando. Isso não é um segredo lúdico, tem que continuar em maio, em dia.
00:46:07
Speaker
Eu, se quiser, continuo a fazê-las com zoom. tantas e volto a fazer até quando... Não, não, não. Depois eu vou... Estou a brincar, não, mas isso não... E não sei se tenho espaço aqui para fazer isso.
00:46:32
Speaker
Onde? Em cima, no terraso. Ei carasas! Na que o quadro tem um sininho. É, é, é, é. Vou fazer aí, rapaz. Ele tem espaço. Poxa, tenho jogado os mitres por um mitre que é alto. não é maior? Estou sempre a tocar no moteiro e da outra. E o que é que vocês fazem?
00:47:01
Speaker
Olha fazendo os peitões, os braços, os braços para acertar. Pois é tipo sequências com capéis para ver, tipo fins que vai bater avance e bate, com o teu compueta mais um bocadinho, fins que vai bater avance e bate, dreads here. E tu vejo-te-os o fote para fazer as aulas aí, em que era? Nós andamos aí, mas eu era um ano que nós éramos para lá,
00:47:31
Speaker
Muito! Eu era o antigo, mas para a próxima, eu fui cação. Mais prático. É mais prático para fazer em casa, é. Mas é que os fatos são feiros. Os fatos, quando tu as pontapéias, assim, que acerta, aquela estalada, não sabes? É, em França, um mês, eu digo, vai, quero ver os fatos! É, mas é que ele é fixe.
00:48:00
Speaker
Aqui tu dás um puto a que vai... Aqui é muito varado para a competição. E é caro. Quanto é que tu pagas aí? Eu lembro de pagar 20 euros por mês. Aqui é 25.
00:48:28
Speaker
Aqui tem um GORGE, que acho que é tipo 100 euros por mês. Poxa! Paulo, em trânsito, olha quanto é que você paga com o N10? Quanto? 140 reais. Não está mal? Não está mal, por isso que está muito bom. Está mesmo fixe. Poxa! 140 e eu também mais estou com falta de dinheiro. E eu gosto das vezes no VRAO, antes de começar o...
00:48:59
Speaker
O gajo é capaz de ir mais tarde e começar mais cedo. No verão o gajo está quente desse e a puxar bem para ainda com ele. Sim, mas é claro que depende sempre da pessoa que as aulas, não é? Mas aqui, o que eu percebi é que não bem um clube que faça isso. É mais tipo um instrutor que vai a vários genésios dar as aulas.
00:49:26
Speaker
Compreende. E por isso é que é mais caro. Porque é tipo... personal training e cenas assim. É mais que no futebol. Tu pagas. Pago. Pago a minha inscrição. 120 euros por ano. Ah, mas não pagas tipo... nem o teu dedo até agora. Não, é por ano. 120 euros.
00:49:53
Speaker
Sim, faz-lhes ser produtores e isso. E estou em dois clubes. E estou em duas competições diferentes. É. É, mas... É tal cena, mano. E se outra coisa é que está a fazer falta agora a jogar à bola? Caralho. Ah, eu tenho. Eu tenho. Eu acho que não esquecei de dar um remate. São quantos nos três clubes? Quantos quê? Quantos produtos? Quantos. Três.
00:50:23
Speaker
Depende. Tem uma equipa que tem muitos, muitos jogadores. Quase todos os jogos têm jogadores diferentes. Depois tem a outra equipa que é quase sempre os mesmos. Chamos uns 10, 12. Mas é mais a probabilidade de eu guardo mais que ninguém a meia hora. Depende. E joga em qualquer um deles. O que é que o outro tem muitos jogadores? Porque daqueles que jogam duas, três vezes por ano.
00:50:53
Speaker
Mas estão na lista, não é mesmo? Não estás a perceber? Ah, é. Depois tem outra equipa que tem 12, tipo a gente tem 12, mas normalmente aos jogos vão o 8. Estás a perceber? O 8 é o máximo. Muitas vezes, no Cacalha, estão os 12 disponíveis. Ou tem alguém magoado, ou... Ou suspense. Também às vezes acontece que o pessoal está suspense. O que é o mau comportamento? Cartões e caraças.
00:51:20
Speaker
Nós perdemos mesmo um campeonato da FCN. Sim. Estava-se a meio da tabela, estávamos a tipo quinto, quarto quinto. Mas não íamos subir mais aqui. Eu tenho uma equipe que joga no campeonato amador daqui da Antwerpia.
00:51:47
Speaker
E é tipo da federação nacional, como se fosse o campeonato Amadoura e da Madeira. Que eu acho que isso não existe na Madeira. Na Madeira é tipo Amadoura. É a Amadoura, mas tipo tem 2 de 11. Aqui tem 5 e estão na 5ª, para veres. Me vale altíssimo.
00:52:08
Speaker
Nós estávamos em quinto lugar. Mas não é difícil. Qualquer pessoa faz uma equipa, custa bem de dinheiro. Eu estou numa outra equipa, que era uma equipa que eu estava quando eles estavam no campeonato normal.
00:52:32
Speaker
Houve umas alterações e o campeonato começou a ficar mais caro. Os árbitros ficaram mais caros e os custos aumentaram. Então, houve um grupo de várias equipas que criaram uma federação à parte. É, eles fizeram uma federação, tipo um campeonato à parte, aqui em várias zonas da Bélgica. Então hoje que é, não árbitros,
00:53:02
Speaker
e a papelada é feita pelos dois clubes e uma clássica, a gente pontos de fair play à equipe adversária e houver confusão se alguém, se alguma equipe a escrever a dizer houve a equipe adversária escrever não sei o quê disse não sei o quê ou houve houver porrada ou uma coisa assim e as duas equipas são expulsas e todos os jogadores estão na lista das equipas não podem mais escrever em mais nenhuma cena da...
00:53:32
Speaker
Dessa competição, dessa organização. Então os gajos são... Os gajos são... É para compensar o fato de não ter artes. E para compensar as confusões. Os gajos dizem... É que tipo, não cartões vermelhos, nem nada. Não cartões amarelos, nem cartões... E durante o jogo, é... Apá... É como se fizesse a jogar um jogo... Uma peladinha com o pessoal, tipo... Ah, ok, é falta. Ou é fora, estás a perceber.
00:54:03
Speaker
É mais ou menos isso. É mais ou menos isso. Mas é feito de forma... É conta. E a gente... São feitos dois papéis. Cada equipa faz um papel. Com o resultado. E depois é enviado para a organização. E os dois papéis têm que... Têm que... Têm que... Desculpa? Têm que estar semelhante.
00:54:30
Speaker
Tem que estar semelhantes, o resultado e essas cenas. E tem que estar aceitado pelas duas equipas. E depois tu dás uma classificação de fair play. E uma equipe que tenha uma classificação de fair play muito baixa é expulsa. É expulsa ou é advertida. Normalmente, se não confusão, tu dás tipo 5. É de 0 a 5. Dás 5. Se houver confusão...
00:54:57
Speaker
Experimentou-te a fazer esportes sem gastar muito dinheiro. Praticamente não pagas nada, gastas dinheiro a alugar o pavilhão. Porque se for um clube normal, tu tens que ter para ter seguro. Quer dizer, nisto também tens que ter seguro, mas depois o seguro nem é a cena mais cara. O seguro desportivo. Depois tens de pagar em excursão na Federação Nacional, que é uma batata de dinheiro.
00:55:24
Speaker
E depois tem o alugueiro do pavilhão que também não é nada barato Às vezes 20 euros por hora, se nós assim Imagina, 20 euros por hora 12 ou 13 vezes por ano É uma batata de dinheiro, estás a ver
00:55:46
Speaker
Sim, é quase uma mensalidade. Apá, se eu for ver os custos todos, e depois tens de pagar o Arthur, quando tu jogas em casa tens de pagar o Arthur, e é 25 euros. Estás a perceber? Então estás nessa liga que vocês criaram? Sim, também estou nessa liga. Nessa liga fomos campeões, o campeonato acabou mais cedo, não estávamos em primeiro, fomos campeões. E de mais?
00:56:17
Speaker
Na lista é duas divisões. Supostamente subimos de divisão, mas eu não sei. E por isso que eles não vão querer subir de divisão, ou se vão querer, não sei. um grupo que te sobra na sobra. O clube, se tu sobes de divisão, tu podes dizer, nós não queremos subir de divisão porque achámos que não temos capacidade para jogar lá, mesmo que se tu tenhas ganha promoção, tu podes escolher ficar na...
00:56:46
Speaker
na divisão de tos. Um gajo não é obrigado, mas é, opa. E eu aqui a jogar, estou 2, 3 anos a dizer, e se tivesse menos de 10kg, jogava melhor, e é verdade. Agora... Vai, pô. Ministão de jogo de tos. Hã? Ministão de jogo de tos. Falta a capacidade para executor.
00:57:16
Speaker
Mas não estás mais magro. Quê? Não, óbvio, estou igual. Quando estavas aqui, estou igual. Estou em tipo 80kg, é. Estou igual. A altura, sou mais baixo que tu, um centímetro, ou que é? A gente tem mais ou menos uma altura. Não, não, houve uma altura que talvez torna-me grande para carotas. Na altura do... quando...
00:57:45
Speaker
Quando eu me casei, foi a última vez que eu estive em forma, foi quando eu me casei, que eu estava com 68kg. Mas isso da altura eu estava a jogar para caras, rapaz. Nessa altura eu fui campeão de futsal, naquela zona onde vivi, em Lidkirk, fui campeão de... Mas eram...
00:58:12
Speaker
Mas era uma zona de... Não era um campeonato nacional, era também um torneio a Porto, porque às vezes os pavilhões aqui todos têm, normalmente, um café em cima. E às vezes os cafés organizam torneis ao fim de semana. Tipo um campeonato onde se joga ao soba de ouro de mungo. E eu tinha ao soba de sempre um jugo. Ao soba do ouro de mungo tinha sempre um jugo. E num desses casos eu fui campeão.
00:58:42
Speaker
Um ano, fui campeão aí. Estou sempre em dois clubes, pranhos eu toquei quantas vezes por semana, mas mais bem. Olha o pranho, rapaz, olha os jogos. Ah, vocês não pranham? Não, eu acho que era bom. Queimadeira. Vocês vão direto também para os jogos? É, é, é. O pranho do pessoal aqui é tomar bodeiras. Eu não, hoje é... Para ter que viver em França, ter que viver em um jogo fácil.
00:59:10
Speaker
Ah, daquela vez eu vi uma estipulada da Rien. Sim. Pô, do sol que pôs do jogo. Pô, eu estava um bom... Tinha um bar no pavimento. Yeah, yeah, yeah. Tava um bar. Deve ter igual, velho. Chegamos com assim uma com moeda, um beijo de cerveja e o cara aguardou. Yeah, yeah. Tipo, eu tive. E quando veio equipar o Belsky?
00:59:34
Speaker
Os primeiros meses eu não joguei a bola, depois andei a pesquisar e encontrei um grupo que jogava num sítio que ficava a 10km de bicicleta. Então eu ia todas as... todas as segundas-feiras. Eu ia de bicicleta para ao longo do rio. E depois... Sim, mas não é a Subir. Mas não é a Subir, caraças.
01:00:04
Speaker
Era chãozinho. Ah, mas cansava eu também, então se puder valia muito. Sim, mas pronto, eu ia e depois descobri, entretanto, isso fica à ajuda de um pessoal de integração lá, tenho um pessoal de integração e era tipo um indiano.
01:00:28
Speaker
E ele disse, ah, mas eu vou jogar. E ele perguntou, então desporta, não sei o que é. Eu disse, ah, eu gosto de jogar futsal, mas de pessoas que conheçam este sítio, assim, para jogar futsal, porque é com este pessoal e tal. E ele disse assim, ah, mas eu jogo numa equipa em tal, num pavilhão muito mais perto da minha casa. E eu, ah, boda fixe. Então comecei a jogar com essa equipa que então eu fui campeão. Mas os jogos eram típicos. Um gajo jogava,
01:00:56
Speaker
Até naquela equipe que eu ia à segunda-feira. E depois, entretanto, arranjem uma equipe, tipo, à terça-feira também, no mesmo pavilhão. Então, eu ia, jogava ao sóbado, ou no domingo, no torneio. E depois, segunda e terça, ia jogar futebol. E eu não, ia todos os dias. Mas depois dos jogos, geralmente, eles iam todos pôr um café e imburcar cerveja.

Diferenças culturais nos hábitos de bebida

01:01:20
Speaker
É, é. E os barcos é que gostam um pouco de cerveja. É, uma infónica. E tipo, cenas que eu não percebo.
01:01:26
Speaker
pessoal, tipo, segunda-feira, tu acabas de jogar futebol, tu vas para um café, é tipo, e claro, tipo, e muitas vezes tinha que acordar a estar no trabalho, achava que também é, mas, e eles também, muitas vezes, muitas vezes era, muitas vezes era acordar essas horas, mas na mesma, iam para lá, em Burcuário, iam para casa todos mamados. Rapaz, é tipo, eu lembro-me uma vez, a primeira vez que fui com ele, que fui com ele antes para o café,
01:01:54
Speaker
Eu no dia a seguir ia para casa e não tinha que trabalhar. Então cheguei a casa, cheguei ali, acabou o jogo e estava tipo, todo suado e não sei o que. E eles também. E não tinha... Tinha acabado de jogar. E eles trazem-me para a mesa uma daquelas Duvel. Aquelas boda potentes. bem, vou embrucar isto. Oh, isso... Eu tinha bebido meia cerveja e estava todo mamado. Oi.
01:02:23
Speaker
Ah pá, eu depois ia para casa de bicicleta. Eu ia seguir mais de umas 3 ou 4, ia para casa de bicicleta a seguir. Ah, rapaz. Acho que foi o passeio... O passeio de bicicleta mais perigoso que fiz em toda a minha vida. O caralho, tudo ruim. O caralho, tudo ruim. A cena é que eu estava preocupado. É que muita gente tinha me dito que aqui ia a verdade.
01:02:53
Speaker
é que a polícia às vezes para ciclistas para controlar o álcool. E se tu tens álcool e estás a andar por bicicleta é uma multa como se fizesse a andar de carro. E da altura tinha-me contado isso e eu estava assim foda-se aparece uma Bolfi pelo caminho. E então eu estava a descer, nesse dia, e estava a descer, lixinei meios ósseos e vejo
01:03:20
Speaker
um carro da Bolfia estacionado, mas nem tavam luzes ligadas, eu acho que ele estava estacionado, nem sequer tinha ninguém dentro do carro. Ouve, eu entrei essa e dei um caminho, e dei a volta por um caminho muito mais longo, para evitar esse carro da polícia. Olha, mas se a C4 tinha andado, se a C4 está à mão. Não é mesmo? Não pode andar bêbado na rua, os gajos se apanham. Ah caraca, então ele fazia o molho assim, caraca.
01:03:50
Speaker
Eu vim que estás com uma bicicleta na mão. Não, se te com uma bicicleta na mão, não. Ah, está bem. Sabe o que aconteceu uma vez? E isto foi aqui em Antuérpia. Uma vez eu fui... Acho que eu tinha ido jogar futebol.
01:04:13
Speaker
Acho que foi depois de um jogo de bola, fomos para o café, porque eu estava numa equipa, era a equipa que fui agora campeão, e foi a primeira equipa que eu joguei quando estive aqui em Antuépia. E eu fui a um jogo, e eu ia de bicicleta para um sítio que apanhávamos de carro, deixava a bicicleta, íamos de carro, e depois voltávamos lá, e isso era a nossa saída, era num café, que isso era um clube que é um café.
01:04:45
Speaker
e a gente ficava todos os jogos às vezes ficava-se a beiro e eu... por acaso nesse dia nem sequer ficava-lhe a beiro vim para casa agarrei e disse oh tchau pessoal não sei o que vim para casa que isto era de noite e... e as luzes da minha bicicleta estavam sem bateria e... um policia pára-me e diz olha você não pode andar sem luzes e tipo eu fiz-me tonto eu disse ai elas apagaram-se ah f*** esquece-me de carregar você não pode ter engolvar a bicicleta na mão não sei o que
01:05:15
Speaker
E eu tipo, ok, pronto. E eu vou pensar, ah, eu vou andar um pedacinho e depois vou-me pôr em cima da bicicleta outra vez. Eu faço isso. O sacana mete-se no carro e vem de carro atrás de mim, páááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááá
01:05:45
Speaker
É a ideia que eu tenho. A polícia aqui é menos coisa do que na Madeira. na Madeira ouvi as histórias da polícia. É menos agressiva. É menos agressiva. O Murmel. Eu ainda não vou contar esta história do Murmel, mas... Isso aí. Isso aí. Isso aí. Eu estou ainda na questão do... Porque a polícia na Madeira... Se calhar tem... Eu não vou dizer tudo à gente, mas... Tem muitos que são uns filhos da puta de merda, deviam-se matar todos. Mas pronto.
01:06:14
Speaker
Não interessa. Sim. Podia também estar. uma certa autoridade aqui. É puto da manéia. É gajos que não têm mulher para lhes pôr o pau em casa e fazem a vida negra ao resto do pessoal na rua. Basicamente é isso. São espandelantes de merda. Vão-se matar todos.
01:06:33
Speaker
são produtidas. Com essa coisa de fazer qualquer coisa, eles deixam-se um para o outro, então é mais incompreendido e eu sento-me com mais poder. Até mesmo, tipo, e estamos a desconversar muito, mas pronto, é policia aqui, mas-te mais uma oportunidade, mas tipo, até mesmo pessoal que anda de bicicleta na serra, às vezes, até agora eles não fazem nada, porque agora tem mesmo a lei a dizer que eles não podem fazer nada ao pessoal que anda de bicicleta na serra, mas eu lembro-me de gajos da GNR que tentaram
01:07:03
Speaker
de roubar... a usar o estatuto de Serginho para roubar bicicletas a pessoal na serra. E deixar o pessoal... Ai, isso não foi ao fim do dia. Oh, e vocês ouvem vídeos disto e tudo? Aqui na Madeira. Ai, na Madeira. O pessoal tem que poder descer a... um vídeo que é o pessoal a descer o Parque Kloski. Não, não é o Parque Kloski. Acho que é na...
01:07:30
Speaker
A pista do... Ah caraças, agora está-me a... do montado. É, acertei-se a dar uma barraca do caraças. E deu, na altura, por isso é que eles mudaram a lei, para permitir que o pessoal ande na Serra de Bike. Sim, eles queriam aprender, mas não queriam roubar para eles. Ah foda-se, aprender, e roubar para eles, o que é que tu achas que é? Não uma coisa?
01:07:55
Speaker
O que é que eles fazem com as bikes que eles apreendem? Ah, para mim, quando tu cês roubar para eles, eles te dizem tipo, ui caralho, se dizes que eu subo o robótico, vou meter assim quatro quilos. É, mas é o que quer dizer, apreender. O que é que tu achas que eles fazem com a droga que eles apreendem? Ah, não sei, não sei. Nem se pode se pôr. Não se pode se pôr? coisas que se sabem, mas pronto.
01:08:25
Speaker
A Bolfina Madeira. A Bolfina Madeira. Tem piada. É uma vez que estava em França. Estava no Corso. Estava com o pessoal no Corso. Coral, vocês vêm por aqui atrás, nem com os feróis. E a gente fora. Sabe para que era? Como que era? O astróis. Não tenho os sonhos.
01:08:46
Speaker
Ah é, ouve, ouve, ouve. Eu fui para dizer, eu fui, bafo, mas eu senti mesmo um pedaço de sucesso, ainda por cima estava um gajo das coisas, que conhecia que morava na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na, na
01:09:12
Speaker
Eu gosto disso mesmo. Eu gosto de ir mais para o meio de tudo. E ele ainda não está bem contado. Eu acho que é um perfeito que não faz mal. Eu gosto de ver isso aí. Para mim é baixinho. Eu acho que vou-se encontrar e dar-lhe tudo. Isso é tal cena, mano. Eu aqui dou um programa que é que cheguem os polícias no trabalho deles.
01:09:38
Speaker
Ah, é, é, é... E tem... E havia uma cena que o... Epá, eles olham, estão a passar numa estrada e... Epá, acontece várias cenas, tipo... Eu lembro-me de ver, tipo, no tráfego, uma cena que eles encontraram, a polícia... Tem tipo um... Aqui nas autoestradas tem tipo uma faixa... Fora das faixas, que para a polícia passar. É, é... E estava trance... Tudo parado... E estavam os gajos com a porta do carro aberta...
01:10:08
Speaker
E o gajo é mujer, na beira da estrada. E a polícia, tipo... E a polícia a passar e ver aquilo ali, tipo... O que este gajo está aqui a fazer? Mas estávamos a falar da cena do cinto. E é uma também que é... Os gajos estão e não sei como é que eles percebem. Eles olham para dentro do carro e viram alguém sem cinto. Mas era daqueles carros.
01:10:34
Speaker
que o bainto do meio, o sinto, tem que ser puxado de bem de trás. Estás a ver? Ah, ya ya ya. E acho que os gajos não tinham feito isso. E o gajo estava sentado sem sinto. E pôs a polícia para o carro. Diz, olha, isto senhor estava sem sinto, é multisítio de azeiros, não sei o quê. Diz, ah, mas o carro não tem sinto, não sei o quê, e não posso fazer nada. Não pode fazer nada, se não tem sítio não pode sentar no carro. Estás a perceber? Caralho, isso para que o carro seja sinto.
01:11:04
Speaker
Não podes andar com esses carros. Se não tem cinto não podes sentar.
01:11:35
Speaker
O pessoal em Portugal diz isso, é ainda? Mas isso anda muito em Portugal também? Eu sempre meti o sonho de falar nisso, caras, esses caras são loucos
01:12:03
Speaker
Mas eu queria dizer, como é que tem a frente e não a distância atrás? E ao mesmo tempo falo nisso, pessoal. Não, para o distrito de frente, não é por um gastar de trás que é mais poderoso, é por um gastar a frente. Não faz muito sentido, isso é uma coisa de... é mesmo tipo português. Yes. Enfim. Está bom, chefe. Olha!
01:12:32
Speaker
Um gajo vai andar pá, que amanhã é dia de... Olha, é isso pássico de gravado com o podcast da Estudial da Estudial, né? Ah pá, não sei, e penso que vou fazer uns cortes. E... E penso que vosso fazer outra vez...