Become a Creator today!Start creating today - Share your story with the world!
Start for free
00:00:00
00:00:01
Força no Pedal 30 - C'est le Tour, seus javardes! image

Força no Pedal 30 - C'est le Tour, seus javardes!

PDC Podcast
Avatar
81 Plays1 year ago
Bem-vindos a mais uma edição do PDC Podcast. Hoje juntamo-nos para falar de ciclismo com o nosso programa - Força no Pedal - e o tema, como não podia deixar de ser nesta altura do ano,, é o Tour de França 2023. Enjoy! Este Podcast contem musica de TaigaSoundProd: Rock Guitar Intro 03 by TaigaSoundProd Link httpsfilmmusic.iosong6744-rock-guitar-intro-03 License httpsfilmmusic.iostandard-license
Recommended
Transcript
00:00:01
Speaker
Aviso-me, o programa que se segue pode conter linguagem ordinária e ou verbalmente agressiva, que pode ferir as suscetibilidades dos ouvintes mais panígicas. Obrigado. Este programa conta com o apoio de X-Muse. Powering your dreams.

Introdução e agradecimentos aos patrocinadores

00:00:19
Speaker
Hello there and welcome to the PdC podcast. Caraças pá. O Carlos é um gajo ocupado. Isto não pode ser. É. Quando ele tem que começar a te pagar, quer para um gajo na dúzia, quer arranjar patrocinadores e fazer um Patreon. Era fixe. Pode oferecer umas conforações assim tipo um jazz, umas barrinhas energéticas. Olha, olha. Falar com o Atlantic Greens. Isso é o quê?
00:00:47
Speaker
É uma bebida de vitaminas que eu tomo. Ok. Está a fazer com os dados sem receber, viste? Isto não se faz. Ninguém diz que isto vai estar no... Está gravando já, mas ninguém diz que isto vai estar na gravação final. Ok.

Discussão sobre o Tour de France e segurança no ciclismo

00:01:04
Speaker
Estás por aí, hein, Carlos? Está tudo bom, está a andar. Estamos chegando a Júlio. E Júlio é mais de... A Tour de France. A Tour de France, a Tour de Baguette.
00:01:17
Speaker
Vamos, meu amigo! Você sabe, os veículos são de baguetes. Eu falei em francês, muito bem. Torre Eiffel. Torre Eiffel. Torre Eiffel. Torre Eiffel. Torre Eiffel. Torre Eiffel. Torre Eiffel. Torre Eiffel. Torre Eiffel. Torre Eiffel. Torre Eiffel. Torre Eiffel. Torre Eiffel. Torre Eiffel.
00:01:46
Speaker
Apenas devagar para ir de novo. Esse aqui vai vir para baixo para um sprint. Bandeirão! Bandeirão!
00:02:07
Speaker
É julho, é mês do Tour de France e nós vamos falar do Tour de France, mas antes disso vamos falar de uma coisa que a gente não pode agora rir muito, porque...
00:02:18
Speaker
A pausa sai e faz muito silêncio, em memória do Gino Maeder.
00:02:27
Speaker
Pronto, acabou um momento silêncio. Não, foi... Nós não estamos habituados... Nós sabemos que pronto, que é um desporto, que tem alguns riscos. Riscos, não é? Porque... Também tem riscos. Também tem riscos. Se os carros a desacalisandam e... Pronto, e a proteção é... É basicamente, ok, tem o capacete, mas depois aquilo é uma camada de... De tecido. Não tem proteção, Carlos. Nada, nada. De claseiro. É só... Pronto, é tecido porque era o dinâmico, não. Não é para proteger ninguém.
00:02:56
Speaker
Sim, mas eu vi muita gente a falar de segurança, a sugerirem que os ciclistas deviam usar aquelas fotos como usam os gajos do skate, que tem tipo um airbag incorporado, que eu acho que é uma estupidez, ninguém vai querer usar isso. Claro que não. Mas uma coisa que eu ainda não percebi foi as circunstâncias do acidente.
00:03:20
Speaker
Sim, o dei algumas teorias, parece que a que mais plausível é que na zona da descida eles iam ali a cerca de 100 kmh, ou até mostram uma imagem do Ayuso, a descida a cerca de 100 kmh.
00:03:36
Speaker
E supostamente os levaram ali com um voo interlateral, umas rajadas de voo interlateral. E foi o Gino Madder e o... Ai, o Dainho. Magno Scheffelt. Magno Scheffelt, exatamente. Também é o outro. Foram separados muito. Havia primeiro uma teoria de que um tinha batido no outro. Não, não. O Scheffelt acho que foi

Teorias sobre o acidente no Tour de France

00:03:53
Speaker
bom bater primeiro abaixo. Exatamente. Portanto, foi separado e parece-me que a teoria mais... Mas, pelo jeito, ninguém isso acontecer. Não, acho que não vídeos disso.
00:04:03
Speaker
Não houve vídeos e acho que não estava nenhum carro para dormir. Sem testemunhos e isso também não me parece que... Aquela velocidade para quem vai atrás não... Os carros não deixem aquela velocidade. Não, mas carros não, estou a dizer tipo ciclistas que vão ali à volta. A velocidade é tanta que tu vais contar com atenção aos detalhes todos da curva da estrada e não vejo ninguém...
00:04:26
Speaker
Eu achei ridículo, logo no final da etapa, apá, ridículo, apá, o João falar com o Evan Poole e o Evan Poole pôs logo a falar de segurança e tipo... Mas pronto, se sabe. Tipo, ninguém disse nada antes da etapa, ele pôs-se a dizer, ah, dava para ver logo antes que esta etapa ia ser perigosa. Foda-se a mãe, caralho... veio um gajo logo a seguir, não sei quem que foi, um...
00:04:48
Speaker
Acho que fui um francês ou um belga a dizer que com aquilo isso não faz sentido, que não achava perigoso. Claro que àquela velocidade, qualquer descida é perigoso. Se levadas a 100 horas de uma bicicleta, sabes que no instante vais estar para melhor. Não, mas ele dizer que antes se tinha... Ninguém disse nada antes. Claro que não. O pessoal estava com mais medo do ano passado daquela ponte da... Da volta à Dinamarca. Na volta à França.
00:05:16
Speaker
Exatamente, não volta à França, não parte da Dinâmica. É, tipo... apá, foda-se. É muito interessante, mas eu acho desilegante. Sim, exatamente. É horroremico. Mas depois, olha lá, ele ganha uma etapa com o Gino Meder, com o gesto. É, tipo, ele tem que fazer sempre essas changes que é para dizer que é a mesma jogadora de futebol. Enfim, interessa.
00:05:41
Speaker
Ah pá, pronto. Volto à França. Este ano, aliás, como nos últimos anos, vai ser um enorme de batalha titânica dos dois grandes, maiores, mais pequeninhos.

Principais contendores: Pogacar e Jonas

00:05:56
Speaker
Pog e contra Jonas. Ah pá, não concorda com isto, é que este ano nem... Sim, sim, sim. Estão anos e dois de concluência. Pois.
00:06:07
Speaker
É uma divisão partida, não é? Eu não sei que apareçam como super poderes. Acho que não estou vendo isso acontecer. O que é que tu achas? As equipas vão ter bastante peso ou é mais mesmo que é dos dois o mais forte? Assim, o ano passado o Vingagarde ganhou porque teve a melhor equipa. Ninguém tenha dúvidas disso.
00:06:33
Speaker
E para além de ter a melhor equipa, a Emirates levou com um abandono também que eles acabaram a volta com três ciclistas. Fui apagado a ser mais dois.
00:06:46
Speaker
São factores determinantes. O Wing Guard, se estivesse na Emirates, provavelmente não ganhava aquela volta à França. E ele teve a grande ajuda do Hogwarts, que continuou a dizer que se não fosse o Hogwarts não ganhava aquela volta à França. E que eles mencionaram um pouco no documentário, no documentário da Gemma.
00:07:13
Speaker
Mas, de tudo isso, a Emirates este ano está mais forte. Legeramente mais forte. A base é a mesma. A diferença é que... Eu acho que são duas ou três ciclistas, portanto, em vez do... Do McNaughty. Do McNaughty vai, por exemplo, o Adam Yates.
00:07:32
Speaker
É um upgrade. O que tu achas? O que tu achas que é um upgrade? Pronto, ok. É um upgrade. O Adam Yates é o melhor... Pronto, tem mais histórias e isso. Mas o Adam Yates vai como o Gregorio ou vai como... Vai como o Gregorio. Não, não, não. É que eu ouço muita gente falar que ele é o segundo líder. Não, não, não. Eu acho que... Ah, sim. Eu o vejo a ser o segundo líder.
00:07:56
Speaker
aconteceu alguma coisa ao Pogacar. Sim. Mas ele vai como um gregar e aliás, de certa forma foi contratado para esta equipa para ter espaço para fazer provas de uma semana e ser líder, como aconteceu esta época. E chega volta à França e vai ajudar o Pogacar.
00:08:12
Speaker
Ok. E qual era a outra diferença que tu ias falar? O Molan? Não, não, não. O Hirschi. Em vez do Hirschi, está por exemplo o Trenton. São sequestras relativamente parecidas. O Trenton não foi o ano passado? Não foi, não foi. E outra diferença, que é em vez do George Bennett, vai o Grosschartner. Grosschartner. São estes três.
00:08:35
Speaker
Mas o Grosschartner... ah pá, ele é assim um gajo assim polivalente. Sim, é aquele ciclista que é um bom Gregório. Mas eu acho que faria Wirsche ali. Ou McNaughty. Não sei. O Grosschartner tem bastante experiência.
00:08:53
Speaker
que vamos falar de pessoa que não está, eu acho que o EI falta ali, tipo, o Hirschi, eu acho que podia ir. O Hirschi está em melhor forma agora. Está, está, está. Está de volta o velho Hirschi. Velho? Quem está mesmo bem, na minha opinião agora, e que podia,

Dinâmica das equipes e estratégias para o Tour

00:09:10
Speaker
era bom, se calhar, era a volta à França, era o Ayuso. É, também pensei nisso, mas o plano era, porque ele teve uma paragem muito longa.
00:09:20
Speaker
e fiz ainda duas provas, salvo o erro. Portanto, era um bocado arriscado para saber que ali estariam de boa forma nesta altura e levá-lo agora. O plano era voltar à Espanha como líder a partir.
00:09:37
Speaker
O Tim Wellands ainda está lesionado. Sim, sim. Porque eu acho que se o Tim Wellands não estivesse lesionado, ele estava aqui agora. E em vez do Trenton, provavelmente. Sim, não sei. Olhando-me aqui, é o ciclista que mais semelha a ele, aquele ciclista de clássicas. É capaz de proteger os líderes nas etapas de meia-montanha, etapas de vento.
00:10:04
Speaker
A única forma de pôr esta equipa realmente invencível era estar ali o Joãozinho, mas pronto. Também não se pode... É para o ano. Para o ano vão os dois. Ok, no lado do Iumbo também temos... Pronto, o Roglic não vai esta vez. Eu acho que o Roglic podia ir. Eu acho que o Roglic tinha ali um papel. Podia ter ali um papel, não é como gregario,
00:10:28
Speaker
Quando chega aquela altura de chegar às montanhas, ele tanto de lá... Eu acho que é aquelas políticas da equipa que fazem com que ele não esteja lá, porque eu acho que se fosse depender das decisões dos diretores, eu acho que ele iria. Eu acho que o vingador não quer que ele vá. Talvez, talvez. Nunca vamos saber definitivamente, mas...
00:10:54
Speaker
A verdade é que existe uma equipa com Rollets, que é muito forte, muito mais forte. Existe uma equipa sem Rollets. Também a nível dos Gregorius, depois que faz-lhes falta o Kraswek. Mas o Kraswek também anda, aqueles ciclistas têm que ir à bruxa, caraças. Sim, mas passo o forzaver entre o Kraswek e o Kelderman.
00:11:12
Speaker
Se calhar o Kalderman consegue ser ainda... Não, mas se você for Krasbeck, mantém o Kalderman ali, é? Mas tens de escolher entre um e outro. Ah, o Kalderman. O Kalderman não é um supergagário. Olha que eu não sei.
00:11:31
Speaker
Não sei se o Kalderman, a nível de... se aquele fosse o Acebeer e Ingram, o Venngard era melhor, mas eu acho que o Kalderman é um pouco mais polivalente. Sim, eu não sei se este Kalderman sempre andou bem nos contrarrelojos, fiz terceiro em uma volta a Itália três anos atrás.

Desafios das etapas de montanha e impacto no Tour

00:11:54
Speaker
Sim, sim, exatamente. É um ciclista extremamente experiente, que vai ser... eu penso que vai ser nas montanhas, para onde o Cusso vem com uma volta a Itália nas pernas. Pois é, e não percebo muito bem a escolha do Cusso, e deixarem, por exemplo, o Valtor de fora. Também achei isso um bocado surpreendente, não estava à espera. Claro que o Cusso,
00:12:21
Speaker
O Kuzo estava... eu não sei. Eu acho que se o Kuzo fosse melhor no contrarreloj e se não tivesse sido para o giro a última da hora, como foi, se calhar não podia tentar ganhar. Não canso sabe. Porque ele estava... ele estava bem, mas pronto. Não sei se o Kuzo consegue fazer duas voltas como o Gregori. Ele defende fazer duas voltas como líder e duas como Gregori.
00:12:49
Speaker
E se não precisarmos aqui a comparar as duas equipas, portanto, de um lado temos o Bjerg, o Stekelenhan, o Grosschartner, o Trentin, assim para rolar. Sim. Do outro lado temos o Dylan van Barle, o Wout van Aert, o Laporte e o Nathan van Oydonk. Eu acho que a nível de rolar, de roladores, eu pensei que caiam, botaram mesmo...
00:13:15
Speaker
Fui, fortuímos. Fortuímos. E a planta que o Bjerg, o Bjerg prostata, não... O Bjerg time and form.
00:13:22
Speaker
Depois, nas montanhas, aqui não sei, porque de um lado tens o Poggy contra o Vingagarde, e depois tens o Micah, o Soler e o Yeats. E do outro lado tens o quê? Tens o Benut, o Kuss e o Kalderman. Se bem que o Van Aert também ajuda na montanha. Pois, basta ver o que ele fez ano passado no Granu.
00:13:49
Speaker
Sim, sim. Não, no... Não foi nessa, foi no outro. No Otocano. Exatamente, foi no Otocano. Basicamente, ele arrebentou com o Pogado e era sozinho. Portanto, o Van Aert... O Van Aert é decisivo. É. É decisivo. E, pá, eu penso que se formos ver ao nível das equipas, está as telas por elas.
00:14:11
Speaker
Sim, sim, sim. Eu penso que sei que o Hoglitz entrou a dizer que a Jumbo estava... É, a Jumbo ficava mais para o lado do favoritismo para o lado da Jumbo. Imagina, tiras dali o Bonoto, mas o Hoglitz. Fui. Fica uma equipe do Quaraças.
00:14:28
Speaker
Mas pronto, é a disc que a gente quer, equipas fortes e umas contra as outras. E espetal. Olhando aqui para as etapas, nós temos aqui, eles distribuíram bastante as etapas de GC. Sim, sim. Logo na primeira semana tem 3 etapas que podem ser decisivas. Exato, aliás, a primeira etapa
00:14:53
Speaker
Tu tens mais de 3 mil meios de acumulado, uma coisa que não é muito normal. Mas claro, se acontece alguma coisa a algum destes, eles podem até perder, nas primeiras etapas, perder a volta à frente. Sim, sim. Podem haver aqui surpresas. Esta primeira etapa mesmo explosiva, se bem que, em teoria, não é para o pessoal da classificação geral andar ali. Sim, mas nunca se sabe.
00:15:19
Speaker
Sabes que o Pau Gatscher aproveita todos os momentos, o desrespeito pode estar na cabeça de atacar na última subida e vai ele. E depois que o Pau Gatscher, mais do que o Vingagard, eu nunca acredito que frotentar alguma coisa na primeira etapa. Até porque aqui é um pequeno pormenor, pode ser importante. Existem bônus nesta subida, afinal. Ah, sim, sim. São três dois em um segundo, mas pronto.
00:15:45
Speaker
Mas pronto, é tal coisa, um gajo não sabe o que é que o Poggy pode tentar fazer. Se bem que eu penso que... Vai haver muitas equipas a tentar ganhar essa etapa. E por isso é que eu acho que não será assim tão fácil, porque a Jumbo se vai tentar ganhar essa etapa, se calhar vai tentar para o Van Aert.
00:16:06
Speaker
Não sei, não sei se aquela subidão é demasiado explosiva para um sinistro como o Vanor. São 2 km a 10%. Mas depois tem outros que podem ganhar, tipo o Pitcock. Logo para o Pitcock e para o Filipe. Vem-me logo a acessar a caixa. E o próprio Van Der Poel. Sim, também. O Bini, não tenho a certeza. E o Magno Securto também.
00:16:30
Speaker
Depois, o Michael Woods, o Arrapaz, que é o cara mais, o Ludo5, o Paulas, o P.O.B. Ball, que está a correr em casa, olha que o P.O.B. Ball, se calhar, é o principal candidato aqui nesta ZTF. É mal pensado e depois também deixo bem e tal. Pois, por isso, e deve conhecer aquilo tudo, não é? Ficou uma palma da mão.
00:16:54
Speaker
Sim, sim. Ah pá, nós estamos aqui a falar de etapas para GC. A primeira semana, de pronto, tem essas três etapas no Peixe Bosco. São assim... Os sprinters. Os sprinters, se bem que tem ali uma que pode ser que para os sprinters. A quarta, às vezes não é o Peixe Bosco. não é, não é. A terceira, se calhar a mais... das três primeiras é capaz de ser a mais acessível. tem duas etapas completamente planas.
00:17:24
Speaker
Sim, sim. Na volta toda. E um contrarreloj, eu acho que deve ser... O contrarreloj é meio plano, meio cronoscalado. Pois é, eu tive a ver qualquer coisa e acho que nos últimos 30 anos, acho que a volta à França é com menos contrarreloj. Por outro lado, a partida vai cobrar mais as coisas.
00:17:51
Speaker
Se bem que vingagarde e pau gato estão também a nível contra o relógio, não grandes diferenças. O vingagarde do ano passado parou poucos ganhardos. O que acho que aqui é o equilibrar de forças destes dois com os adversários.
00:18:08
Speaker
Tu tens aqui adversários que ocupam de fraco claramente o contra-reloj. E não houve, entretanto, contra-reloj. Claro que depois nas montanhas, eles vão se ferreir ao mesmo, mas é um diferencial mesmo aqui das diferenças. Mas, por exemplo, quando vejo o que o Vingagarde fez nos últimos tempos, o Pogacar, pronto, é um gajo que não pode esquecer que ele veio dele usar. Sim, sim, exatamente. Teve uns tempos fora, não fez assim grande coisa.
00:18:35
Speaker
foi a única coisa que fez, foi os campeonatos... foi a única coisa que fez, foi os campeonatos... foi a única coisa que fez, foi os campeonatos... foi a única coisa que fez, foi os campeonatos... foi a única coisa que fez, foi os campeonatos... foi a única coisa que fez, foi os campeonatos... foi a única coisa que fez, foi os campeonatos... foi a única coisa que fez, foi os campeonatos... foi a única coisa que fez, foi os campeonatos... foi a única coisa que fez, foi os campeonatos... foi a única coisa que fez, foi os campeonatos... foi a única coisa que fez, foi os campeonatos... foi a única coisa que fez, foi os campeonatos... foi a única coisa que fez, foi os campeonatos... foi a única coisa que fez, foi os campeonatos... foi a única coisa que fez, foi os campeonatos... foi a única coisa que fez, foi os campeonatos... foi a única
00:18:51
Speaker
Sim, mas ele foi um minuto e meio mais rápido. Portanto, o pessoal anda a dizer, ah, o gajo ficou em segundo, não chega aos cocanhares dele. Mas ele é em relação à última vez que eu percorro-se melhor, um minuto e meio.

Melhorias no contrarrelógio da equipe UAE

00:19:08
Speaker
Portanto, o gajo nunca sabe o que aconteceu. E é preciso ver que também tem uma psicóleta agora no topo de gama. Sim, eu penso que aquilo era topo de gama, que o topo de gama dele era... Sei, é o topo de gama, mas comparado com os outros topos de gama fica um bocadinho abaixo.
00:19:20
Speaker
Este ano, e aquela coisa que eu acho um pedaço ingrata, é que a UAE, a nível de contrarreloj, tudo a gente melhorou, até o Pierre, que venceu o contrarreloj agora no critério do Dauphiné, o que não vem a Garde, deu-me um pedaço de tempo que não vem a Garde, acho que foi. Eu acho que eu não me lembro.
00:19:44
Speaker
Eu sei que o Bjerg sorprende a toda a gente. Pronto, o Poggy vem desses campeonatos, mas o Vingagarde, depois de ter perdido o contra-relógio, quando chegou à altura das montanhas, é que aqui nem sequer fui atacar. Acho que eu fui para lá, eu estava a ver o vídeo. Estava com a rapaz na roda dele.
00:20:07
Speaker
Tava, tava. Ele acho que tentou até atacar. O cara para sentar atacar. O Vingagardo não sequer abre a boca para respirar. E depois o cara para ir para frente. Ele vai para frente e não sequer mete uma aceleração. E o cara para ir para trás.
00:20:27
Speaker
Ah pá, por isso eu acho que ele deve estar bastante forte na montanha. Deve estar mesmo bastante forte. É isso? É que o Pogacar era o main cogente? Nesse nível de alta montanha. Se bem que este tem aqui muitos lugares onde pode tentar fazer a diferença de outras formas.
00:20:46
Speaker
Claro, e tendo uma equipa mais forte que o ano passado, se não houver eles uns, como o K2 e tantas porcaria, tem tudo para ter umas armas ali escondidas, umas surpresas.
00:21:05
Speaker
Isto aqui, como estávamos a dizer, etapas para classificação geral. Nós temos a primeira que é analoga a 5, que tem uma contagem de montanha de categoria especial, que é o colo do sudé.
00:21:23
Speaker
E o colo de Mari Blanc, que é a minha primeira categoria. Depois eu tenho uma descida e acaba a seguir. Aquele que começa em pau e depois vai... Acho que começa em pau e acaba em Laruz. Geralmente acabava em pau, mas esta vez... Eu fui com o Recosta e o Sérgio Paulinho, que de manhã eram itapes. Sim, pois fui. Portanto, olha, quem sabe? O Rui Queu está nas primeiras itapes. Eu sei que nos deu uma alegria este ano. Sim.
00:21:54
Speaker
Depois temos a etapa 6, que é outra vez com uma contagem de categoria especial com o colo do Tourmalet, o colo da SPAN, aquelas combinações que eles fazem quase sempre. É para o Tourmalet ser a meia da etapa.
00:22:09
Speaker
Sim, mas é que acabam na mesma no campo básico, porque o cotorete, porque aquele mesmo assim... São 16 km. Sim, são 16 km a 5% e a rampa final é a 7,5%, são 5 km a 7,5%. Portanto, o colo do Turmalet são pronto, a 7 km a 7,5%, tudo a ver, 17 km a 7,5%, até o colo do Turmalet não é tão difícil como a subida da Ribeira da Janela.
00:22:38
Speaker
Pois é, são 12 km. Pois é, viste. Mas, pronto, tem antes o Call of the Span, que também, apá, são 12 km a 16.6. Apá, eu acredito que aqui, essa subida final não é assim muito difícil.

Comparação: Tour de France vs Giro d'Italia

00:22:59
Speaker
Mas isto vai ser aqui o Pog e o... ou é uma fuga ou é o Pog e o vingagardo a tentar. E depois temos a etapa saia-te-á. Acho que é a única etapa muito pura para o... muito plana. Acho que é a mais plana de todas. Às vezes essas etapas eu preciso ter atenção com aquelas ventes cruzadas. Não sei onde é que é, não tenho aqui o mapa, mas... de volta à França, às vezes fazem mesmo propósito para ser ventes cruzadas.
00:23:26
Speaker
E depois tem a etapa 9, que tem uma subida do Diabo no fim, que é o pui do domo, que é 12.6 a 7.8%. Mas a rampa final são 4.5 e 11. É tipo a Ribeira da Janela.
00:23:48
Speaker
Eu acho que ainda era um bocadinho pior, mas sem a volta deste. Acho que era 12%, mas pronto. Aqui é que eu acho que mesmo o Vingagarde pode tentar fazer alguma coisa. Depois temos a segunda semana, temos as três etapas que é a 14, 15 e 17, que são também para classificação geral. Temos a 14.
00:24:09
Speaker
A catorce tem uma particularidade, que é bastante curta, 130cm. Curta, mas viste quantas montanhas tem na catorce? Montanhas de primeira categoria, qual do colo... Não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não,
00:24:24
Speaker
Ah sim, a 13, pronto, no Gran Colombier. Pois, é bastante curta, mas é aquela subida no funk. Mas aquelas subidas são 17,8 km a 100%. É a questão de que eles mantêm o sprint intermédio. É mesmo para gozar com o pessoal depois de uma subida. Não, mas tem uma subida de 17 km, pronto.
00:24:46
Speaker
Eu penso que o problema é que as etapas antes não são assim tão duras, e esta etapa em si não é assim tão dura. Eu acho que vai chegar aqui ao supé de esta montanha, ou se chega um grupo numa fuga,
00:25:02
Speaker
Ou chega o grupo dos favoritos que todos eles têm, e depois vão cair, se calhar, aos pedacinhos. Exatamente, se é uma subida desta dimensão, vão cair ali aos poucos. Mas depois a 14, a 15 e a 17 são mesmo as mais, assim, mais durinhas. Sim, sim, sim. A 17, então, acho que aquilo, não sei se repaste no acumulado,
00:25:26
Speaker
São 5.400 centímetros de acumulado. Sim, sim. E pelo meio tem a 16, que é o contrarreloj. Exatamente. Que é... não sei, o contrarreloj, assim, um pedaço de coisa.

Impacto da etapa Mont Blanc no Tour

00:25:39
Speaker
Pois tem esta... São Gervais Montblanc. Não sei se eles conhecem o nome do Montblanc. Mas depois acaba a 17, que é no Colo da Loze. Mas, pois, os gajos dão assim... gostava que acabassem em cima.
00:25:52
Speaker
Pois, eu ainda me percebi estas etapas que não acabam no alto. Às vezes é também uma questão de logística, porque nós vamos estar subindo, é porque as coisas não acabam ali, porque se calhar não tem espaço para depois... Coal de la Loz, não era usado uns tempos. São 28.3 km a 6%. Mas temos uma descida pelo meio.
00:26:17
Speaker
Tem, tem, tem. Tem uma espécie de caibra, tipo uma escadinha. Tem uma primeira parte, que são 9km a 6.9, depois aquilo deixa um pedacinho, e depois tem a parte snell, que é a parte mais escusa, e nem sequer consigo ver bem a inclinação, mas é o resto, pronto, o resto dos 19km.
00:26:41
Speaker
E pronto, e depois a etapa... e depois é a etapa 20, que é assim mais de montanha. Etapa 20, sim. Sim. Porque o resto... a última semana, no fundo, não é assim... não é assim muito dura? Não, eu também reparei nisso. Tem muitas etapas assim, de meia de alta a montanha, mas não tem... A etapa 17? A etapa 17 é um bicho assustador.
00:27:10
Speaker
Entrando nisso, pah, tu tens etapas assim mais ou menos duas, mas, se podemos comparar-nos com a volta à Itália, que fui aquele inferno na tua semana, mais equilibrante.
00:27:20
Speaker
Ah pá, mas não quer dizer que não haja aqui... Claro, porque acho que a grande diferença que noto, por exemplo, em relação à volta à Itália, é que é sempre constante, até na primeira semana, ter aquelas etapas difíceis. Portanto, vai ver sempre dificuldades. Mas o que é que isso faz? O que é que isso causa? E eu acho que a gente viu isso nos últimos anos, na volta à Itália, é que a seguir é tão duro que ninguém se atreve a tentar fazer a diferença. Isso às vezes acontece, chegam ali todos nos limites das furtas.
00:27:47
Speaker
Enquanto que na volta à França, não é tão duro e tu vejo, se calhar, as pessoas atravessam-se muito assim mais. As séries, as séries, as ciclistas. Mas pronto, é tal coisa. Olha, falamos aqui nas etapas que estão para o GC, o que é que tu achas? O que é que se é um, além do, porque tu douta disseste que isto está um pouco mais feito para haver um pouco mais de equilíbrio, não entre os dois grandes candidatos, mas também entre os outros candidatos à classificação final.
00:28:18
Speaker
Quem é que tu achas que tem aqui hipóteses de entrar top 3, top 10, top 5 e coisas assim? Ok, sem revelar o meu top 10.

Contendores adicionais e decisões controversas de equipes

00:28:29
Speaker
Não aqui enciclistas que, a partir de olhando para as últimas provas que houve, o Bardet, acho que é um dos principais candidatos a fazer ponto.
00:28:38
Speaker
Não anda-se a falar muito do Bardez? Pois não, não se anda a falar muito, não contra relógio. Eu também fui o primeiro nome a escrever na minha lista, fui o Bardez. Pois, pois, eu sem querer revelei o top 3, mas... Olha, e eu gostava bastante que o Bardez... Eu também. Se o passe pela vitória, porque o ano passado fui dos poucos que andou ali...
00:28:59
Speaker
No colo do grão não, eles foram por exemplo a frente do Poggy. Exatamente. E para além dele também por exemplo o O'Connor, o Ben O'Connor. Sim. E o Hindley. O Hindley, isto pode ser bom para o Hindley, este não tem muito contraponto. Isto é sempre feito para eu.
00:29:18
Speaker
Portanto, um gajo que nunca sabe, isto pode ser que o Wendley consiga aqui, até porque eles não levaram ali o Bayonet, levaram o Jordi Mass. A gente vai falar desses predators. Opa, eu também meti aqui o Skell Mose. Sim, eu sei, ainda tenho algumas dúvidas, porque apesar de estar em grande forma, nunca fiz uma grande volta, por isso é sempre uma incógnita. E o Eric Mass.
00:29:45
Speaker
Simon Yates, o próprio Adam Yates, o Martin.
00:29:51
Speaker
Guilhom Marta. Guilhom Marta. O Marta a volta consegue fazer qualquer coisa. Entre ele e o Manchester são aqueles que parecem que nunca estão lá, mas acabam de fazer top 10. E depois tem o Dylan Tuns, também nunca sabe, ele não volta à fração, mas sabe bem. O próprio Ciccone, por exemplo. Ciccone, mas o Ciccone, eu penso que vai tentar ganhar em peitapes.
00:30:16
Speaker
E depois que o Chico vai pôr em tapas e se calhar acidentalmente pode entrar para a classificação da montanha. Pode sair, pode sair. E tem o cara a passe, que se calhar pensa que vai tentar gerá-lo. Não acredito. Eu acho que ele vai tentar, mas acho que se vai ficar louco. Pois, vai tentar, mas depois... Eu até acho que devia ir até para o KOM também. Sim, sim. Porque se tu olhaste para aquela equipa, a vezes que aquilo não é uma equipa com um ciclo espetacular para gerar. É uma equipa que um dia vão dois para a fuga, no outro vão mais dois, é tudo caça e tapas.
00:30:45
Speaker
E depois tem o Godu, porque ele tratou de pôr o Demar fora da equipe, que eu acho um escândalo. Eu acho que eles não perdiam nada entre o Demar e um lançador. Na volta à França sabemos que existem sempre pótus para os sprinters, e percebemos que é verdade que esta época, em termos de forma, está terrível.
00:31:09
Speaker
Pronto, o Gaudu está ao menos tempo na equipa que o Demar. Sim, sim. Sabes quantas feteórias, por itapas, quantas feteórias tem o Gaudu, deste que está na Française du Jeu? Não faço ideia. Este está no 9º. 9º, pois. Ele está 5, 6 anos. Pronto, vamos comparar com alguém, o Demar, com alguém que esteja mais ou menos ao mesmo tempo que ele na equipa, que é o Pinot. Sabes quantas feteórias tem o Pinot pela Française du Jeu?
00:31:39
Speaker
30. Tu sabes quantas futeórias tem o Demar? Não. Ele sempre esteve na França do Jiu, a carreira dele toda. Ok. Tem 93. Fui. Portanto, esta equipa, esta equipa existe graças a ele. Sim, sim, é verdade. E é assim que eles lhe agradecem. Ele tem, ele tem, as últimas futeórias que eles têm em grandes voltas, foram o Demar que trouxe. Pois.
00:32:08
Speaker
Eu acho que eles chegaram aqui a uma altura em que... eles viram. Bem, nós queríamos apoiar o Godu, que vai ser o nosso líder. Ah, o Godu disse que não queria não demorar na equipe. É, é capaz. É, mas é um rapaz tímido e tal, não diz mal de ninguém. Não, isso... Aponte às câmaras. Isso é tudo treta. Tudo treta. Mas eu acho, para além disso que estás a dizer, eu acho que fui também um próprio escolhido aqui para que eles...
00:32:31
Speaker
viram os ciclistas para apoiar o Demarro, se fosse o Demarro ia ter pelo menos mais um ajudante. Iam ser dois homens que não iam ajudar na montanha. Mas por exemplo, tens em conta a qualidade destes gregarios que o Gaudu tem, isto não é nenhum Kelderman, nem um Mike que tem. Não, dava perfeitamente para trar dois destes e trazer o Demarro em um lugar para ajudar. Olha por exemplo a equipa da Jayco.
00:32:58
Speaker
Sim. Olha para a equipa da Jekyll. Opa, tu achas que o Yates não vai tentar lutar pela geral? Claro que vai. E eles levam também na mesma... O Grunewagen. O Grunewagen, o Magic, o Crowdog e o Jolgenson. Opa, quem é que tem equipa aos do Alu? Quase ninguém. Quase ninguém. O Durbridge. Acho que é o Durbridge. O Durbridge consegue o Crowdog. Não, o Crowdog é Sprinter, não é? O Lawson Crowdog é a contra-religista. Chris Harper.
00:33:28
Speaker
O Dirt Bridge também, ele tem o único que consegue subir ali é o Chris Harper. O resto é tudo pouco o boi do Bruno. E achas que ele não vai... Eu acho que ele tem tantas amazes e péodos como o Godu de fazer top 10.
00:33:46
Speaker
Sim, e está muito. Não, não, não põe atras. Até porque o Godo nas últimas coisas tem estado em forma. Não tem que rir bem. Mas o Godo, quem viu o documentário perceba o peso que ele tem das costas, porque não gostava nada de ser o Godo neste mundo.
00:34:01
Speaker
Ele no fundo é... Principalmente quando ele toma esse tipo de toma. Quando ele tem esse tipo de influência para deixar o melhor ciclista da equipe. O melhor ciclista dos últimos dez anos da equipe de fora. Porque até ele é bom ciclista.
00:34:16
Speaker
Claro! Ele não é um Sprinter, ele é tipo, acho que é dos poucos, ele anda aqui, e cara, ele, pá, não vou adesir, porque tem aqui, basicamente, os melhores Sprinters do planeta, estão todos aqui agora, não é como a volta da Itália, que estava meia dúzia. Exatamente. Aqui estão todos, praticamente. tem o Sam Bennett e o... Ai! O Coyne. Não era o love que eu estava a pensar, mas agora eu não me lembro.
00:34:45
Speaker
O Timmerleer. Isso é outra. Outra que eu não percebo. Isso é fácil para falar dos sprinters a seguir. Pronto. Não percebo muito bem este tipo de decisões.
00:35:03
Speaker
O Pinot tem que ir. Eles podiam ir todos. O Kang, o Pinot... Eles foram, no fundo, uma boa equipa, que eles auto-sabtaram-se. Não precisava ser o Demar aqui, era uma equipa... E o Godu... Eu acho que o Godu tem fortes hipóteses de nem sequer fazer top 10. Sim, o Godu pode não fazer top 10, mas que ele podia ganhar uma etapa, imagina. Ou o Pinot tem hipóteses de ganhar uma etapa. O Mado Base...
00:35:28
Speaker
Você não põe de parte as hipóteses a ganharem uma etapa, porque elas vão trepadouro. Imagina que o contrarrolaje aos altos e beijos... Pronto. É isso mesmo. O que é que o Congo faz aí?
00:35:44
Speaker
O Kung está aqui porque é um dos melhores ciclistas da equipa. Sim, mas por que o Kung está aí? O Kung vai ter utilidade. Não tem nenhum contra-reloj aqui, caras. Não tem contra-reloj, mas é um ciclista que anda bem em clássicas e pode ganhar muito tempo. Pronto, como o Demar. O Demar... Tu pones de parte a hipótese do Demar conseguir ganhar os Campos Ileses, por exemplo?
00:36:11
Speaker
Imagina o Demar tar a lei. O Demar é um único sprinter francês da atualidade que pode ganhar uma etapa. o sprinter. Depois tens de mandar este podcast fazer a tradução e mandar para o Demar. Não é.
00:36:23
Speaker
Tens toda a janela que estás a dizer. Eu tenho aqui uma lista de sprinters e não tenho nenhum francês. Claro que é uma coisa que os franceses gostam. Ganhar é depois da volta à França, não é? Exatamente. Esses campos ilízis, imagina, eu gosto de ganhar. Enfim, não percebo. São franceses, são estúpidos caras. Quantas vezes disse, desde que a gente te conhece, que eu não gosto de ser francês?
00:36:44
Speaker
Ainda não dicesse o suficiente. Pronto, sim, senhores. Vamos avançar. Olha, aos índices notóveis, antes que a gente avance para o... Para o... Roglic. Pronto, falámos. Vamos falar da Bora. falámos do Bennett. O Vlasov, o Iguita e o Kamna. O Iguita foi a automadora que saiu. Não sei se falam pelo meu físico.
00:37:09
Speaker
Ok, o Iguaita devia estar aqui então não é? Exatamente, a partir daí estar aqui. Exatamente, aqui ele tem uma equipa interessante, com o Iguaita aqui no meio. Não, mas sim tem uma equipa interessante. Quanto não, mas a grande ausência é o Sam Bennett. É o Sam Bennett. Apá, eu não percebo, eu penso que... É a mesma coisa que o Demar. Bem que ainda mais grave, acho que. Sim, o... Porque eles levam outro sprint.
00:37:32
Speaker
Olha que nos últimos sete anos o Bennett foi uma vez à volta à França. E sabes o que é que eu fiz dessa vez quando fui à volta à França? Não. Ganhei o Camisola Verde. Ah, por isso. Contra o Sagan, provavelmente. Contra tudo, sabe? Contra o Sagan, contra o Van Aert. Não, não teve o Sagan porque era o principal de... o Van Aert não sei se estava a voltar para a Vila Verde nesse ano, mas... Se calhar, não sei, acho que não. Mas não interessa. Sobretudo o Sagan. Sim, senhores. Mas o Hardy Music é muito melhor o sprint.
00:38:03
Speaker
Tipo, o Ror de Muse em nível físico é bom, mas o posicionamento dele não é grande coisa. Mas um Sprinter tem de dar teorias. Sim, mas em teoria desde que tu tenhas um Dany Van Popol à tua frente tu ganhas. Sim, é meio caminho andante. É meio caminho andante.
00:38:23
Speaker
Mas também que, não sei, é a volta à França, não é a volta à rotunda de de baixo. Não, não basta ter o melhor lançador, precisa ser um sprint. Da francesa andamos a descrever um pouco o suficiente. Inter-Marche não leva nenhum belga, a equipe belga não leva nenhum belga. É curioso. É uma equipe internacional.
00:38:49
Speaker
Eles têm bons chiques com estas balas, mas levam franceses, acho que é mais importante para eles. E o Hiramai, a equipe vai mais à volta do Hiramai. O Hiramai depois tem o Manchester para gerá-lo mais sozinho, obviamente, sem entrar para ele.
00:39:05
Speaker
E depois alguns ciclistas, como por exemplo o Rico Costa, o Mike Tunison para tentar etapas. O Mike Tunison, o gajo até... Não se printa mal. Não se printa mal. E ele sobe bem as montanhas, olha imagina. Também, é um ciclista completo.
00:39:22
Speaker
É um gajo meio esquecido. Em Neusa, pronto, eles não levam o Thomas, por razões óbvias. O Tao também por razões óbvias. Por exemplo, vi aqui o olho para a estelista, o Luke Plop não entrava aqui neste. E o colocava-o aqui.
00:39:41
Speaker
Mas entrei ali o Ben Turner, por exemplo, que colocava o Tudusesto. O Leopoldo também, eu acho que sei. Mas ele não tem tido uma época assim... Ano passado ele teve bem, mas este ano... Sim, ano passado ele teve em grande forma. O outro que provavelmente ia estar aqui, se não fosse eles não, era o Magnus Schäffer.
00:39:58
Speaker
Sim, se bem que não tem sido muitas etapas assim para ele. O que é que tu achas deste Inês? Bernal top 10? Eu acho que é uma equipa que vai... que acreditam que podem fazer o top 10 e foi então em top 5 o Carlos Rodrigues.
00:40:15
Speaker
Sim, mas é mesmo para caçar etapas, eu penso que é o caso do Castro Vieira, que vai tentar ganhar alguma etapa. Castro Vieira, o Pitcock... Tânia e Martina Escalhar, tentar alguma montanha, com o Multivão Bernal... E o Bernal vai ver como é que está no regresso às Grandes Voltas. Ok, a saber. E olha, eu ficaria extremamente contente se o Bernal fizesse um Top 10.
00:40:37
Speaker
Acho que o top 10 é punimento. E se ele fizesse? Se ele fizesse tu ficavas contente, não ficavas? Muito contente. É isso que quer dizer? Eu gosto do Bernardo. E depois do que aconteceu a gente deseja o melhor. Sabe qual a principal razão para gostar do Bernardo? Qual? Ele não é francês.
00:41:00
Speaker
Os franceses eram filhos da puta que é isto mas eu não gosto disso. Não, estou brincando. E gosto do damar, o damar foi o francês. Mas tu ias dizer alguma coisa sobre o Bernal? Não, não, não. Pronto, gostava que ele fizesse Top 10 mas acho que...
00:41:16
Speaker
terminaram esta volta à França, acho que é uma grande vitória. Sim, senhores. E por ano então, está a ganhar. E por ano, exatamente. Vingagarde, Pogacar, João Almeida, Evan Poole. Tudo a molho.
00:41:34
Speaker
A Israel não levou foram? Não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não,
00:41:48
Speaker
E ele andaram ali a ficar por material, eu não percebi nada meu. Não faz sentido. Esta equipa, eles desceram de visão, foram buscar alguns ciclistas novos e competentes que tinham até do ano passado. E tem aqui um ciclista que acho que pode fazer algo a surpresa, o Corbin Strong.
00:42:06
Speaker
Sim, o próprio Simon Clarke ano passado ganhou uma etapa. O Hugo Hull também, os anos passados. E o João Miguel dos Bosques, nunca se sabe o que é que eu posso fazer. Mas eu percebi a aposência do Froome. O Froome é a maior sobra da que eu fui. não é o que era antes. Eu acho que eu, se fosse, por acaso, isto não vem da minha cabeça, mas eu acho que é uma boa ideia e eu ainda sabia o que podia acontecer no ciclismo.
00:42:36
Speaker
e eu tentava pagar-lhe para ele sair da equipe. Pois é, eu arranjava uma forma de... Tipo... Falta-lhe acho que ainda... Acho que ainda falta-lhe 12 anos, ou quê? Talvez. Ah pá, eu dava-lhe tipo 8 milhões e dizia-lhe, vai-te embora. Obrigado por nada.
00:42:56
Speaker
Eu acho que aquela parte que ele ia regressar e não sei o quê, mas acho que está-se evaporando, não-se esse efeito, ninguém tem esperado. Acho que ele próprio não acredita, sinceramente.
00:43:10
Speaker
Não, a idade e as lesões e... Uma coisa é ter uma lesão na casa com vinte e poucos anos e mesmo assim era sempre uma incógnita. E depois tu, não sei se sabes, um gajo quando compara o Otis... quando estava no tubo da forma dele, que foi o ano em que ele perde a volta à França contra o Thomas.
00:43:35
Speaker
Sim. Ele estava no topo. Quando ele veio dar volta à Itália. Quando ele veio dar volta à Itália, ele aí, se o Thomas não existisse, ele ia ganhar, necessariamente, e ele vinha dar volta à Espanha do ano anterior, ele ia ganhar. Quatro voltas.
00:43:51
Speaker
A França, Espanha, Itália e França. E depois não sei. Se calhar o Santos tentava ganhar e voltar a Espanha outra vez. Se não fosse o Thomas nesse ano, ele provavelmente ia ganhar. E ele estava em Nútuo de forma. E o Thomas...
00:44:06
Speaker
hoje em dia, está mais forte do que nessa altura. E mesmo assim, fica não sei quantos minutos do Pogacar e do... Pô, é isso. O ciclismo avançou. Não foi tanto... Eu, se calhar, estava através de regresso à forma que estava antes, mas por exemplo, hoje em dia não é suficiente. Claro. Não é isso.
00:44:25
Speaker
Antes, para terminar, ausências. Quicksap. É o Tim Merlier. É o Tim Merlier, o Mauro Schmidt. Não percebo porque o Mauro Schmidt não está aqui. E o Remco. Eu acho que é uma oportunidade desperdiçada. Eu sei que tu discordas.
00:44:44
Speaker
Não, eu percebo perfeitamente o facto de eu não estar aqui. Não estava planeado e parece-me que eles têm tido muito cuidado em gerir a carreira deles depois da caída. Aliás, nós vimos isso ano passado, eles planearam a época inteira para voltar à Espanha. Exato.

Desempenho esperado dos sprinters

00:45:02
Speaker
E acho que ele próprio parece-me ser esse tipo de ciclista que vai fazer poucas etapas, poucas provas e dar-se... Pois depois-se se ele também não vai voltar à Espanha este ano. Pois, parece que não.
00:45:14
Speaker
Eu levava-o à volta à França pela experiência de estar ali na volta à França. Como aprendizagem. E quem sabe ele não podia ganhar algumas daquelas etapas. É onde ele ganhou a votação de São Sebastião, por exemplo. Mas eu acho que ele quer esperar mais um ano para...
00:45:34
Speaker
Para evoluir e para... É para atar o Ayuso e o João Almeida e para levar uma tareia mesmo a sério. Na volta à França. Não, não. Mas eu acho que ele vai à volta à França quando se sentir mesmo capaz e preparar aquilo tudo ao pormenor. Que é o próximo ano. O próximo ano. O Tim Merlier. Sim. O Jakobson vai sair. está decidido. Sim. Não parece nada uma coisa do Lefebvre.
00:46:06
Speaker
Acho que aqui também o lado emocional de lhe dar mais uma volta à França. Ou é porque os gajos da produção do documentário da Netflix estão a pagar para continuar a história do Jakobson?
00:46:20
Speaker
Não, não, acho que não tem nada a ver com isso. É que o time Merlier, este ano, está a ter melhores resultados que o Jacobson. Sim, sim, sim, exatamente. Ok, se calhar um plano, o Merlier se calhar não está nada chateado. O Merlier para o ano vai. Não sei, não sei. O pessoal diz que... Pode é que sabemos que não iam os dois, isso é garantido.
00:46:42
Speaker
Ah, podeu morrer. Não estou a ouvir isso acontecer. Ok.-se avançar então e pronto.-se falar dos sprinters. Os homens rápidos, eu sei. Os mais rápidos.
00:47:01
Speaker
Apá, temos aqui, eu tive a ver que as etapas podiam dar o sprint, é? Sim. E as que são muito planas e que vai dar o sprint, é claro, o Kamyselis, que é a última etapa, o 21, e a etapa 4 é plana. Portanto, quase as coisas vão dar para o sprint. Depois tem a 7, a 8, se calhar. Talvez. 18 e 19. E tem mais alguma.
00:47:24
Speaker
Não, o resto é todo um do lado. E mesmo estas são assim um pedaço... Sim, é arriscado. Algumas podem dar para a fuga. E estas as que está feito para o Vanard?
00:47:38
Speaker
muitas etapas que lhe assentam perfeitamente e espero que a equipa não lhe corte as pernas. Também espero que ele não seja estupido ao ponto de... Como ano passado. E eles até para mostram isso na... Nós vemos o que se passa no autocarro. É uma etapa ali que ok, eles tipo... I'm feeling confident. Can I go on the break? Eles ficaram todos tipo olhar assim uns para os outros. Este gajo está maluco.
00:48:06
Speaker
Que era uma etapa que eu sabia para lá. Depois fui numa folga por de 100 quilhomes com a camisola amarela. Sim, sim. Eu até te lembro que nós estávamos a ver isso. Nós estávamos a ver essa etapa. E eu ia dizer para ti, isto deve ser alguma estratégia dele. Não se querem rebentar com o Pogacar? O Pogacar ficar com medo do... deles todos estrangeiros.
00:48:28
Speaker
Afinal, foi mesmo um estupidez. O Van Aert, é daqueles gajos que eu acho que ele consegue dizer coisas estúpidas, mas como ele faz sendas tão impressionantes, o pessoal acredita que as sendas não são estúpidas. Exatamente, eu acho que sim. É um quadro por aí. Tu achas que ele vai lutar para o verde este ano ou trabalhar para a equipa? Eu acho que este ano ele vai por o verde de parte.
00:48:57
Speaker
mas vai repartir-se entre as vitórias por ele próprio e ajudar a equipe. Sabes que eu acho que ele não vai ficar ao fim.
00:49:07
Speaker
Por causa dos campeões de semana? Não. Então? O campeão dele está grávida e está para descer agora. Ah, ok. Então para ainda a primeira semana vai ganhar 3 etapas e vai-se embora. Eu penso que ele vai porque tem uma etapa de montanha na última semana. Tem a contrarreloj e a etapa de montanha. Exatamente. Ok, então estás a pensar que ele não vai a última semana.
00:49:30
Speaker
Não, tem o contrarrelógio e duas etapas de montanha na última semana, e ainda são as mais difíceis ao level. Espera, é a 17. A 17 é aquela complicada. É logo a seguir o contrarrelógio. E eu acho que o pequeno está para nascer, mesmo ele seguir. E depois dessa etapa ele não vai estar mais. Se nascer entretanto, não vai estar mais. Espera mais um bocadinho, rapaz.
00:49:57
Speaker
A gente quer ver o Van Oort nas cabeceiras. Eu acho que a gente devia ter um autocar com... Uma tronidade. Uma tronidade, uma pesta-etra e partilhas ali por muito tempo. Tem que dar as contas boas contra os ciclistas.
00:50:17
Speaker
O pequeno não perdeu nada. Imagine que ele nasce e as etapas a seguir... Ainda tem bastantes etapas. Ele podia ajudar a mulher na meio da etapa, o carro venha com a mulher, para ele ajudar a formar a fralda, uma coisa assim. Ele consegue fazer tudo, não é? Exato, sem senhar.
00:50:40
Speaker
Aliás, ou se calhar as tantas não é preciso um obstáculo nem parteras, as tantas... Não, mas pronto. Portanto, eu acho que ele não vai para ver também. Pois, eu também acho que vai. É porque também é verdade que a Chloe para ver desgosta-se desnecessariamente
00:51:05
Speaker
para ajudar a equipe e para ele próprio, portanto. E este ano não está ali o Hogwarts para coisa, portanto. Exato. O Outros para ver. Achas que é o Philipson que vai fazer alguma coisa para ver?
00:51:17
Speaker
E não estou a ler os sprints intermédia, diz. É isso, ele é mais um ciclista de separar mesmo para o sprint final, não é? Para o sprint final ganhar etapas. Para a verde. Para o Ederson. Para o Ederson, mais depressa, não é? Sim, olhando para aquelas bonificações a meia das etapas, não é? Sim. Eu acho que sim. Para o Ederson. E o Wanda Pearl?
00:51:42
Speaker
O Vanderpool... é a verde. Não acredito. Não achas que ele se metia nos sprints? Não, não, não. Tu achas que o Vanderpool vai tentar... Acho que ele quer ganhar etapas como ele. Não se pode desgastar nos sprints intermédios. E depois que ele está no... Então... E também pertinia muito assim essa ideia. não sei a questão, para ver o que é que tu dizias. Ok. Mas eu... E penso que ele... O que ele vai fazer vai ser, nas primeiras três etapas, tentar ganhar uma. Tentar andar de amarelo. Sim.
00:52:10
Speaker
E depois a partir daí eu ajudo o Philipson. Exatamente. Sim, sim. Mas o Philipson não vai se meter ao experimento, porque imagina, o Philipson ganha três etapas. Imagina que ele ganha três etapas. Acho que para ele fazia tanta diferença andar com a camisola verde.
00:52:29
Speaker
Se por acaso viesse a verde, pronto, mas não estou a ver. E o Jakobson? O Jakobson também não. Também não vejo... Ele pode ganhar a verde por fazer muito bons resultados em sprints, portanto, segundos de séries, eventualmente com a vitória.
00:52:44
Speaker
mas não estou a ver, eram os Princes Intramontes. Eu acho que o Suvarnart não está, vai ser o Pedersen por iluminação do... Pedersen, o Ewan também não estou a ver. O Ewan é... como é que eu consigo descrever o Caleb Ewan? É uma constante fonte de desilusões. Cada desilusão. E o Christophe?
00:53:11
Speaker
O Kristoff pode fazer uma surpresa em uma etapa no caso de São Paulo. E depois tem o Jordi Moos, no caso de São Paulo. E o Corbin Strong. Corbin Strong. Gosto do nome Corbin Strong. Parecia que lembraste dele e nem esquecei quem é. O ano passado tinha visto... Ele tem alguns bons resultados ano passado. A última questão sobre Sprinters. A Vandiche. A Vandiche. Vai ganhar na etapa... Vai ganhar nos Campos Unidos.
00:53:40
Speaker
Achas que sim? Eu gostava, mas não acredito. Pode ganhar uma etapa. Não sei se vai ser nos Campos Unidos. Ao contrário da Volta a Itália, ele tem um bom com o Caseball, o Luis Núñez Sánchez.
00:53:59
Speaker
A gente gostava de ver isso.

Especulações sobre premiações e favoritos do Tour

00:54:05
Speaker
E depois eu dizia, agora reforma-te caralho. Que é que tu achas que vai vencer KOM?
00:54:15
Speaker
Isso é das consequências mais difíceis de adivinhar. Ok, então pronto. Vou fazer a pergunta de outra forma. Achas que o KOM vai para um ciclista que anda nas fugas ou vai para o guacho que ganha a camisola amarela? Pois, é porque às vezes o que ganha a amarela, por arrasto, leva-lhe olhando para uma volta com tantas etapas de montanha.
00:54:37
Speaker
Não me estranhava nada se o Vingagardo ou o Pogacar venhassem a camisola de montanha. Portanto, o Pogacar pode limpar as camisolas ou as mãos a verde? Sim, sim, sim. Ok. E eventualmente o Pinyu, eu acho que pode lutar. O Pinyu, o Peito Cococicona, o Bilbao, o Menkis. Sim, sim, sim. O Ran, o Ran devia tentar o KOM. O Ran, o Paulos, por exemplo.
00:55:02
Speaker
O Guilhão de Martão, o Luto 5, o Barrapaz. O Barrapaz sim, é um dos que pode lutar. Olha e o Félix Gall, da AG2G. Também, também, que andou bem na volta à Suíça. Olha e eu acho que este gajo pode ganhar uma etapa. Quem? O Félix Gall. Ah pode, ele apareceu em grande forma. Sim.
00:55:21
Speaker
Pelo menos vai ser um grande complemento ao O'Connor. andamos a tentar adivinhar quem vai andar de amarelo na primeira etapa, quem tu achas?
00:55:38
Speaker
Eu gostava de ver o Germay da Marelo. É muito difícil para ele. Sim, é difícil. Eu também gostava com o Van der Poel também, mas acho que até para o Van der Poel não está muito difícil. Eu acho que sim, eu acho que é um pouco puxado. Eu pense que se não for o Wout Van Aert.
00:55:54
Speaker
O Pitcock pode ser que seja o Alaphilippe. Alaphilippe. Porque é a única hip hop que o Alaphilippe tem. Sim, sim. O Alaphilippe a vida dele é isto, é ir à volta à França, ganhar uma etapa e andar de amarelo. É isso. E é francês, os franceses ficam loucos e ele gosta.
00:56:10
Speaker
E pronto, e mesmo parar a quick-step, não é uma cena fixe. Ter um gajo andado de amarelo uns tempos. Eles têm quase todos anos alguém que anda de amarelo. Quem é que tu achas no final da primeira semana vai estar de amarelo? Primeira semana.
00:56:25
Speaker
Ah espera, sem excluir que o Pogachar pode ganhar este etapa também. Pois é, estou a pensar. Mas o Pogachar é sempre aquele incógnito, sobretudo na primeira semana, como vem da lesão, pode não esforçar muito, pode não esforçar para não ter problemas.
00:56:42
Speaker
Mas eu penso que na primeira semana vamos ter o Pogatxar, o Vingard, a Albari, mas não acredito muito a Bardeira com a Amarela. Se o Bardeira andar um dia da Amarela se pode reformar. O próprio Alaphilippe pode andar uns dias da Amarela se ganhar de tempo.
00:57:02
Speaker
Sim, mas acho que ele não chega ao final da Semana da Marelo. Não, não acredito. Não acredito. Parece que a equipa não tem... Não, não está preparada para isso. Não.
00:57:14
Speaker
Apá, Carlos, mais alguma coisa? Queres explicar como é que vai ser o nosso fantasy? Ah, sim, sim. Portanto, vamos fazer uma nova edição do que fizemos na volta à Itália, mas que não acabámos por completar, não é? Sim, mas tu ganhaste. Não ganhei, não. Não fizemos as últimas três etapas, portanto não evalde. Não evalde. Foste classificado. O jogo, muito simplesmente, é que cada um de nós escolhe antes da etapa, no dia anterior ou mesmo no próprio dia de manhã.
00:57:43
Speaker
3 ciclistas para vencer e tapar e depois com base nessa classificação se fizerem top 5 top 3 ou se vencer e tapem direito a uma pontuação e no final da volta à francesa somamos a pontuação
00:57:56
Speaker
de cada uma das etapas, desses três ciclistas, por etapa. E o pau ganha. Vamos ver, vamos ver. O vencedor traz direito a escolher uma camisola de um daqueles chatos de camisola de jerseys ou equipamento. AliExpress. Retro. Não, não é AliExpress. Também pode ser, se houver uma assim diferente que alguém quer. Olha, vou falar. Mas as ideias dos outros chatos, uma camisola assim antiga.
00:58:24
Speaker
Que agora que fosse de algum ciclista, dava um momento de voltar à França, não é? agora. voltava à França. E o outro... Se ganhar, sabes, vai ser uma camisola do Lance Armstrong. O melhor ciclista de todos os tempos. Eu estou a pensar naquela amarela que eu te mostrei do... Como é que se chama? O francês.
00:58:48
Speaker
Ah não, do Inu. Bernardo Inu. Bernardo Inu. Não gosto nada desse gajo, mas pronto. Mas a camisa eu pulei, me gostei. E vais fazer top 10 também, hein? Sim, tenho o meu top 10, penso que também deves ter o teu. Depois revelamos no final, não? Quando acabar, para ver as desgraças.
00:59:05
Speaker
Eu digo-te aqui, eu acho que o Poggy vai ganhar. Sim, também. Também acho que o Poggy vai ganhar. Acho que sim. E depois é um, dois. Com o nosso top 3 vimos que é exatamente igual. Top 3, eu gostava que o Bardo FCS 3. Também, também.
00:59:23
Speaker
Eu penso que o Yeats vai fazer a melhor volta à França da vida dele. O Adam Yeats. Sim, mas eu penso que o Wendley ainda vai ser melhor que ele, porque o Wendley é capaz de fazer quarto, e o Yeats quente, e o Landa. Mas eu não falo do Landa, viste? Pois é. Você está esquecendo do Landa, o que é que tu achas? O Landa é sempre aquele ciclista que a gente espera e que acontece qualquer coisa,
00:59:49
Speaker
No meio da montanha parece que ele está bem, e de repente desfalece. É sempre bom saber que ele está muito irregular e é difícil de adivinhar o que vai fazer. Eu não queria subestimar muito o Henrique Massa, por isso que eu meti-lhe isso. Ok. Eu penso que o... Eu penso que o gol do Potex chega a say at me. Sim, eu não acredito que façam mais milhares do que esse. Eu penso que vai ser o Teavo. O Landa... Ei, estás a revolver do top 10 de tudo? Sim, sim.
01:00:18
Speaker
Entre o Landa e o O'Connor. E, se calhar, o O'Connor. E eu acredito no Bernal e acho que o Bernal vai fazer 10. Ok. bem. Era bonito. Era fecho. Agora imagina que estes gajos todos desistem ao caroço e o Bernal ganha. Isso é que é.
01:00:39
Speaker
Nós estamos aqui a falar, a falar, mas daqui até a volta à França começar ainda podem haver algumas notícias de outro modo. E depois o Covid, durante a volta à França, pode pegar mais umas surpresas. Se bem que eu acho que aprenderam a sessão da Voltaic, ali vão ter mais cuidados.
01:00:53
Speaker
A partir da volta à Itália não aconteceu mais nada. acho que os italianos são mais badalhocos. Mas também tem a ver um pouco com aquela época. um mês de itália atrás. bastante freio. Freio, chuva. Para além do Covid, houve muitas gripes.
01:01:09
Speaker
É isso, às vezes o pessoal tem sintomas e convida acima de uma sessão aí. Sim. Mas pronto, é a tal cena. Ah pá, Carlos, tens mais alguma coisa para dizer? Eu acho que falamos... Não, tocámos uns pontos todos. Falar do destaque, falámos do Rick Eosta, não é? Sim. E vamos ter também o Nelson Olvera e o Ruben Guerreiro na Movistar. Na Movistar. Olha, o Ruben Guerreiro. O Ruben Guerreiro será eventualmente o Gregório do Maz, mas com a liberdade de pair, ou uma ou duas itapas.
01:01:39
Speaker
Olha como o Vissar não vai nada como a equipe. Não, não. Estamos aqui para o Bozinho. O Jorgensen, o Mazzas. O Aramburu. O Aramburu. E não vai o Lascán. O Lascán não foi campeão agora. Foi, foi. Mas não vai. Não vai. Mas pronto, vai ele já. Levam o Zangiri, o Eric Mazz, o Aramburu. E o Jorgensen. Este Jorgensen é um ciclista bastante curioso.
01:02:04
Speaker
Ele é muito bom, é muita coisa, mas ainda não está bem definido o que ele pode fazer. Sim, mas ele é novo também. É novo, é isso. Em 12 semanas mostrou que pode lutar. No Dauphine ele não teve assim... Não correu muito bem, mas depois de voltar a Romandia ele foi chegando.
01:02:23
Speaker
E ganhou a classificação geral dos jovens. Exatamente. E foi chegando no contrarreloj. Foi no contrarreloj que ele fez a diferença, na Normandia. Sim, ele anda muito bem no contrarreloj.
01:02:35
Speaker
E não pares nisso também, pronto, também teve o Teavo na geral. Não pares nisso, ele teve um pouco assim, melhor, na Romandeia. Mas pronto, isso foi uns meses atrás. Mas pronto, opá, sim senhores. E estou empolgado para isto. E penso que ser fecho. Vai ser fecho, graças.
01:02:53
Speaker
Acho que vai ser melhor que o do ano passado, ou não? O ano passado foi bom. Eu acho que as grandes voltas estão a ficar porreiras. Eu acho que sim. Olha cara, fui fixe a falar mais uma vez contigo sobre ciclismo. É sempre um gosto. para terminar, tu tens o teu kettlebell.
01:03:17
Speaker
Ou eu fui buscar hoje. Caralho, eu acho que vou ganhar os meus músculos. Aqueles exercícios que nós temos a ver é mais para as pernas. E vou fazer um plano trans e vou ficar numa máquina, rapaz. Também arranjei, eu tinha visto também os exercícios, como aquele que eu estava a fazer antes, mais tipo glúteos e também pernas.
01:03:42
Speaker
Aquelas braçadeiras não, aquelas fitas elásticas. Não é uma fita elástica, é mais uma... Que não é fita, é mais largo. Sim. Isso também é bom para ajudar a ganhar um bocadinho de músculo. A gente vai ficar para o ano, vamos ajudar cada um com o pessoal todo, caras. Esse é o objetivo. Ok, pronto. Olha, Carlos, obrigado pela tua participação. Obrigado. O pessoal, vejam a volta à França.
01:04:11
Speaker
Eu até dizia para ver em volta à França quando fazem Zwift, mas está bastante calor para fazer Zwift. Calor mas quem fala? Quanto é que está aí? 38 graus. Pfff rapaz, vocês devem estar a derreter. Nunca vi isto. Enfim, sim senhores. Ok, não percam o próximo episódio porque nós também não e força no pedal. Força.
01:04:43
Speaker
e