Become a Creator today!Start creating today - Share your story with the world!
Start for free
00:00:00
00:00:01
Myokoakane Fitness image

Myokoakane Fitness

PDC Podcast
Avatar
71 Plays1 year ago
Bem vindos a mais um PDC Podcast. No episódio de hoje temos mais uma entrevista. Desta vez estive à conversa com Sofia Gomes a.k.a. Myokoakane Fitness. A Sofia é uma viciada em ginásio, que já há uns bons anos para cá dedicou-se à busca da sua melhor forma física e bem-estar geral. Com a experiencia que foi acumulando nos ultimos anos, a Sofia foi evoluindo e, nos dias de hoje é uma Treinadora Certificada pela IFBB e atleta de fisioculturismo. No episódio de hoje ela conta-nos a sua história e partilha várias dicas que podem ser uteis aos nossos ouvintes. Se querem seguir a evolução de Sofia ou requerir os seus serviços podem entrar em contacto com ela através do instagram @myokoakane_fitness ou visitar o website: https://linktr.ee/myokoakane_fitness Enjoy!
Recommended
Transcript

Introdução e Avisos Iniciais

00:00:01
Speaker
Avisem-me, o programa que se segue pode conter linguagem ordinária e ou verbalmente agressiva, que pode ferir as suscetibilidades dos ouvintes mais panígicas. Obrigado. Este programa conta com o apoio de X-Muse. Powering your dreams.

Boas-Vindas e Preparação do Público

00:00:19
Speaker
Hello there, and welcome to the PDC Podcast.

Conversa sobre Artes Marciais e Triatlo

00:00:55
Speaker
Olha, e o teu irmão? Está tudo bem com ele? Mostra-me-as, eu vi. É aquele que praticava artes marciais? O Arthur? Sim, exatamente. Nós começamos a... E tive que fazer uma intervenção com ele, porque ele estava ficando demasiado gordo. A sério? Estou sem. Ele era magrinho, magrinho. Tu não o viste agora? Ele agora está... Não, mas ele... Nós começamos a fazer uns dias para o treino do One Punch Man.
00:01:24
Speaker
Ah, fixe. É fixe, é. Não vais rapar o cabelo aos rapazes, não? A ideia é a nós de seguir, raparmos o cabelo para fazer um triate no final. Somos três. O do Maigo e o Henrique, que era nadador antigamente, faz a natação e faz parte da bicicleta e o Arthur vai fazer a corrida.
00:01:50
Speaker
Ok, certíssimo. Vocês parecem ter isso tudo planeado e organizado. Eu sei. Eu mandei um e-mail para a Federação Triângulo, perguntar como é que é para se inscrever, não sei o quê, e a resposta que recebi deles, além de ter sido duas, três semanas depois, foi, deixa-me com mais perguntas do que respostas.
00:02:08
Speaker
Foi? Sério? Não acho que podes teram isso. Eu perguntei porque um gajo tem que ter assim... Eu acabei de vir da Madeira, eu não posso estar a todo horário para a Madeira, porque as viagens não são assim muito baratas. E tive a ver o calendário e vi que havia umas provas para outubro, e perguntei como é que é a inscrição para isso e tal.

Desafios de Organização de Eventos

00:02:30
Speaker
E eles dão uma resposta. Ah, as inscrições ainda não estão abertas, ainda não sabemos nada, ainda sei o que é que é. Está-se bem então. estamos tipo em junho, mas não faz mal. Tu sabes que muitas organizações normalmente é tudo feito à base em cima do joelho. Ou seja, nunca tem um plano concreto assim como existentes têm sido. se for um evento assim muito conhecido.
00:02:54
Speaker
que normalmente organizam isso com antecedência. E eu acredito que não tem assim muita gente... Organizado. Organizado ainda menos. Organizado não tem praticamente ninguém. Pois eu penso que é mais a questão da organização. Porque às vezes é uma pessoa ou duas e tem que fazer o trabalho todo.
00:03:16
Speaker
E pronto, essas pessoas têm família, trabalham e fica meio complicado terem isso tudo organizado, arranjar patrocínios, depois fundos financeiros para então fazer isso.
00:03:28
Speaker
Por isso...

Planejamento de Viagens e Vida Insular

00:03:29
Speaker
Eu penso que... Isso é em outubro, não é? para meia deste tempo, eu penso que tens qualquer coisa. Essa ano é que tipo... Para mim era mais... Eu estava a tentar ver se planeava quantas... Eu gosto de planear tudo pelo menos com três ou quatro meses de antecedência. É normal. Eu penso que vai ficar para o ano, portanto é mais tempo para treinar.
00:03:53
Speaker
Sim. É porque nem é tanto por causa de não vou pôr as copas na federação de triatlo, é porque as viagens para a Madeira, fogo, um gajo vai à falência. Onde é que tu estás, vivido muito? Na Belské.
00:04:11
Speaker
Pois. Da outra vez que quando fizemos o outro com a Tourman, também estava na Belsky. estava na Belsky nessa altura. Fui pré-COVID. Épicas altas. Normalmente os preços são bastante caros. para o inverno. Agora tenho andado a ver e tem estado sempre caro. Pelo menos daqui para tem estado sempre caro. E não tens daquela companhia elocoss, Rainer?
00:04:34
Speaker
É a Ryanair que é mais barata e não é a mesma cara. Tipo 5, 6 pessoas. Sim. Mais vale ir até Lisboa que é barato e depois ir a Nade. Sim, sim, sim. Eu, por exemplo, vou para viajar e primeiro vejo os custos, se não é. Mas, por exemplo... Tu ainda vais muito ao continente. Assim, talvez...
00:05:01
Speaker
Eu não vou assim regularmente por causa... O problema de estar numa ilha é por causa disso. É, as viagens serem caras. Mas, por exemplo, se eu quiser ir e tendo de planear... Eu sou muito assim como tu. Planeio com antecedência, meses de antecedência, compro as coisas com meses de antecedência. Principalmente a viagem e o alojamento, porque sai mais barato, é tão para ir. que torna difícil porque pronto, sabes, Portugal, financeiramente...

Trabalho Remoto e Rotina Diária

00:05:31
Speaker
Tu não ganhas, assim, um valor e depois tens as tuas contas para pagar a casa, a água, a luz, o internet. E pronto, as viagens também, épocas altas, se queres viajar. Por exemplo, se eu quiseres viajar no próximo fim de semana, sabia que o guia-te ia ser absurdamente caro. Tem que ser sempre com meses de antecedência.
00:05:51
Speaker
e depois tem que ver a nível de logísticas de férias, se para tirar naquela altura, se não dá, isso é compatível com... Tu tens trabalhos por horários ainda, se calhar? Sim, sim, sim, sim. Estás no mesmo trabalho ainda? Estou no mesmo trabalho, eu mudei em 2015, não sei se estás a referir... Sim, o podcast começou em 2018, tu estavas a trabalhar, acho que era no Call Center,
00:06:18
Speaker
Não, isso foi a minha irmã gêmea. Era a tua irmã que tava no call center. É, sim. E tu tavas a trabalhar como designer? Já, já, já, já. E trabalhava sempre como designer, depois do curso. viste, isso é um problema. Ainda bem que agora tu começaste a ir ao Genesi, que eu assim, consigo distinguir-vos um pouquinho melhor. É difícil, prometo. Mas é normal, gêmea é muito difícil diferenciar-te.
00:06:44
Speaker
E vocês não são demais iguais, vocês têm que arranjar mais coisas para diferenciar. Tipo, com aquela altura que uma estava à loura e a outra estava à loura, é assim, é assim a fez. Mas depois, às vezes, tem que também ter um nametag, que não confunde ainda mesmo, às vezes, estás a perceber. Isso é tipo aquela avozinha que confunde os nomes dos netos. Mas é normal, é assim, quem está habituado a conviver conosco diariamente, sabe distingue na rua. Agora, temos tempos, como é normal, a gente não se fala assim regularmente, é muito difícil.
00:07:13
Speaker
de alguém exterior, consegui diferenciar à primeira quem é uma, quem é outra. Mas a minha irmã, que estava num co-síntimo, mas me deu de trabalho.
00:07:24
Speaker
E eu trabalhei sempre na área de design depois do meu curso. E depois também tive uma troca de empresas. A empresa que eu gosto bastante, estou a trabalhar em casa. A labor da Fisch. Fuguei, altamente. E também gosto de ter a minha flexibilidade. O meu trabalho é ir à casa de duas pessoas, por isso é mais fácil.
00:07:47
Speaker
A ir à casa das pessoas. Informagem ou domicílios. Mas isso é fixe trabalhar em casa? Isso foi depois do Covid? Foi depois do Covid, porque nós estávamos num escritório, o nosso trabalho é tudo à base de online, design, web design, logotipos.
00:08:05
Speaker
Tudo que tem a referente, pronto, a gente tem os nossos serviços de base e depois temos serviços que são mais pontuais, que são feitos a pedido do cliente. E fazemos orçamento, mas trabalhamos tudo. Nós precisamos de internet e computador. E com o convite a gente chegou à conclusão que não precisávamos de um espaço físico, porque nós gastávamos muito tempo em deslocações. Exato. Eu tinha que descer a rua.
00:08:35
Speaker
não era assim muito longe, mas tinha que descer a rua, depois tinha que subir a rua, depois tinha uma hora de almoço, tinha que preparar as marmetas, como eu faço o meu estilo de vida assim, fitness e não como em qualquer lado, então segundo um plano alimentar tinha que fazer as minhas marmetas e com o Covid pronto começamos a trabalhar em casa, ficámos mais produtivos porque
00:08:58
Speaker
Como é um ambiente que conheces, estás mais confortável, tens a tua casa de banho, tens o frigorífico. E eu começo de andar de casa, lavo a roupa, meto a secar, se começar a chover posso dar um jeitinho e tirar a roupa. Mas é muito mais versátil nesse aspecto. É claro. E não carrego meramente as paladinhas, apenas faço...
00:09:24
Speaker
uma panela de arroz, mesmo que não está por grande, quando é a altura de comer, tira o arroz, pesa e está.

Exploração de Culinária e Hábitos Alimentares

00:09:30
Speaker
Tu és tipo como os japoneses, têm uma máquina de arroz no trabalho. É, eu tenho uma panela que chamo aquela panela como se fosse a minha mulher, porque ela cozinha basicamente tudo.
00:09:42
Speaker
Não é da, não é daquelas bimbis, chama-se instant pot. Ela é tipo uma panela que causa a pressão. É elétrica? É elétrica. Minha mulher quer comprar uma coisa dessas. Olha a boa jeito porque tu colocas as coisas, fechas.
00:09:57
Speaker
fazes a tua vida, é que ele não respinga para de mim não é preciso andar assim a mexer. É a povo dos maridos então? É, depois quando acaba vais lá, tiras a comidinha, ela sai sempre saborosa, o arroz sai
00:10:14
Speaker
É assim, eu posso dizer que sai 95% das vezes é impecável. Mas um dos outros 5% é quando colocas água a mais, não fizeste a medida correta, colocas água a mais, ou se não a menos, mais meia parte das vezes, 95% sai correto. É fixe, é fixe. E para fazer arrostos, acho, com isso? É pá, eu faço, acho que... E não estou a voltar para mim, porque gosto mais de sashimi. É, eu às vezes faço kimbap. Sabes o que é kimbap?
00:10:44
Speaker
é um... Isso, sou africano. Não, por acaso é coreano. Kimbap é sushi coreano, em vez de não terem aquele salmão ou atum ou... Pois eles colocam tudo no recheio, como vegetais ou salsicha ou atum.
00:11:00
Speaker
Tum de lata, sim, é mais... Basicamente, o que tens à mão colocas dentro de rolas e sim, para fazer esse tipo de ruja. Ah, boa da ficha. Então, evoluas... Se calhar eras assim, mas depois de ter passado a trabalhar em casa, evoluas para dormir em casa, barra máquina chinesa.
00:11:25
Speaker
Sim, eu era assim.

Discussões sobre Fitness e Saúde

00:11:28
Speaker
O senão é quando eu estava no escritório. Eu começava a minha vida muito mais cedo e acabava a minha vida diariamente muito mais tarde. Ou seja, a preparação de marmitas, às vezes fazia cardio. Eu tinha que me levantar muito mais cedo. Eu entrava às 9, tinha que acordar às 7 da manhã. E agora, com a senda do Covid, houve uma mudança do horário.
00:11:54
Speaker
Nós entramos às 10h, saímos às 6h, de acordo com o cardio que eu tiver no plano, tempo de eu acordar às 8h, fazer as coisas nas calmas, limpar a casa, não é preciso eu andar-me arranjar e me produzir para ir para um escritório, ou seja, eu estou mais à vontade. E pronto, e para preparar alguma comida também de manhã antes de começar o horário de trabalho.
00:12:21
Speaker
Olha, tu fazes muito cardio. O que é que fazes de cardio por semana, por exemplo? Neste momento, eu tenho no plano... isto vai de acordo com as fases. Eu comecei, como tu sabes, a competir pouco tempo, saí da fase da competição, agora estou a subir as calorias para fazer uma...
00:12:44
Speaker
ir à busca da maturação muscular, por isso eu não posso ter muito cardio, porque o cardio promove com que tu percas peso e gordura, e eu preciso fazer uma maturação muscular, ou seja, ganhar mais calorias, dar um jeitinho aqui no meus pontos fracos a nível físico,
00:13:04
Speaker
Então, o cardio foi reduzido e foi aumentado o número de calorias. Neste momento, devido ao meu tipo de corpo que assume ectomorfa... É os ectomorfos... Basta... Basta que... Explicar... Explicar e entrar a definição do tionório. Ectomorfa é um tipo de corpo que é muito difícil ganhar peso porque temos um metabolismo muito, muito, muito rápido.
00:13:31
Speaker
E é importante... Tu és como a colinha da adoração. Sim, sim, exato. E então, o que acontece? Nós não precisamos de ter muito cardio diariamente quando existe um aumento de calorias, porque o cardio nos ia promover a perda de peso. Então, neste momento eu tenho, depois dos treinos, apenas 10 minutos. E nos dias de descanso, que não faço treino nenhum,
00:14:01
Speaker
Tenho 30 minutos diários. E o que é que tu gostas de fazer? Correr, bicicleta? Eu faço bicicleta, porque o cardio normalmente quando é neste tipo, nós não fazemos corrida. É sempre um passo constante na bicicleta, ou se não até na passadeira com inclinação 5, velocidade 5.
00:14:24
Speaker
Ah, é andar, andar a subir. Basicamente, correr. O correr é um cardio que pode ser de grande intensidade, mas também é de grande impacto para as... Para as articulações. Para as articulações. Por isso não, no meu caso, eu tenho 35 anos, às vezes os jovens joelhos não são as melhores. Nesse dia é a ideia das senhoras. É verdade. Eu tenho que fazer um esforço para perguntar a tua ideia.
00:14:50
Speaker
Ah, mas não faz mal. Eu não tenho vergonha de dizer que tenho 35, toda a gente menos idade por isso. Nesse caso não faz mal então. Não, não faz mal. Estou bem conservada ainda. Tenho um arrogar aqui no meio da testa que incomoda, mas não faz mal. A gente vai esticar nos vezes de quando e está bom.
00:15:13
Speaker
Estavas a dizer então que foi de demasiado impacto para as articulações? Eu ia te perguntar várias coisas do teatrano, mas... Podes perguntar tudo o que quiseres. Estás a vontade de perguntar? Tu és um livre aberto, pá. A cena é que...
00:15:34
Speaker
Quando nós fizemos aquele podcast, tu agora falas disso, em 4 anos, aprendeste bastante coisas. tem 4 anos. Eu penso que esse podcast que tu estás-me a falar, deves ter feito com a minha irmã. Não, vão as duas. Estavam-me as duas. Tens que ver. foi duas primeiras. É pá, eu não me lembro. Acreditas? Acredito.
00:16:02
Speaker
Eu devo ter feito na altura e nunca devia ter ouvido. Eu acredito. Eu também nunca ouço os meus podcasts porque tenho uma voz demasiado sexy e todos apaixam-me por mim mesmo. E é muito mal para a minha saúde mental. Olha que eu não gosto de ouvir a minha voz, por isso pode ter sido por causa disso. Também pode ter sido. A minha voz é um pedaço anasalada. Parece que... É, falas assim. Não é bem assim que falas.
00:16:27
Speaker
É muito assim. Às vezes é muito bom. te disseram que não é importante o tom de voz, é importante a velocidade de como tu falas. E tu tavas a explicar a pedaça com os coisinhos devagarinho, por isso tavas a perceber muito bem. Ok, ainda bem, ainda bem. E o pessoal depois diz, o pessoal não precisa de nada do que tu dizes no podcast, porque a voz é muito rápida.

Experiências com Musculação e Dieta

00:16:47
Speaker
É madeirense.
00:16:48
Speaker
Não, não, não. Mas eu percebo-se muito bem. Por isso aqui tive de fazer investimentos tecnológicos de alta ponta para... Para se perceber melhor. Para se perceber melhor. Investe-se no material. É como aquele jogador de futebol que não joga nada mas tem as chapatiras mais bonitas. Exato, exato. Às vezes o jogo não é o material que faz o trabalho.
00:17:09
Speaker
Eu acredito nisso, mas ajuda, pode ajudar. Ajuda, ajuda a gente. Pesicologicamente ajuda. Sim, exatamente, psicologicamente. Isso faz-me lembrar, às vezes, quando eu quero subir cargas em algumas máquinas. Eu chamo um PT para dar aquele suporte moral para as últimas repetições, quando estás com aquela carga
00:17:33
Speaker
E ele coloca um dedo na máquina e tu consegues fazer. E depois de um fim ele diz assim, ah mas eu não ajudei em nada. Mas é aquele suporte moral que sabes que se alguma coisa falhar aquela pessoa está ali. É como eu duas semanas atrás eu estive na Madera a fazer o grande fundo de uma prova de ciclismo.
00:17:55
Speaker
E o que é que eu alteraste foi os pneus e as câmaras de ar. E eu terei 100 gramas à minha bicicleta. Isto vai ser muito mais fácil do que anteriormente. Ficavas mais leve e correndo. Foi fixe, foi fixe. tive um problema que foi... Aqui tinha dois pontos de tabões de semente. Com um bolo de mael e isso assim. E perdi boa da tempo a gevardar nos pontos de tabões de sementes.
00:18:18
Speaker
O peso que tiraste da bicicleta e foste cainha no bolo de mel. Sim, mas bolo de mel, o peso é psicológico. Não sabias? E a bolo de mel, marmelada... Por acaso eu curto bem bolo de mel. E tem um problema com o bolo de mel. Tem. As pessoas não acreditam que como um bolo de mel inteiro, sozinho, tudo asmo, um café daqueles grandes da Nespresso e um bolo de mel, aqui desaparecem em 5 segundos.
00:18:48
Speaker
É sério? Sou um javar de bolo de mel, é incrível. Isso eu não consigo porque certos alimentos ou comidas que às vezes, quando eu não estou muito habituada, trazem-me problemas digestivos. Mas isso depende do bolo de mel porque se for o da Ilhopá, e estou a fazer aqui a publicidade para eles me mandarem de graça, se for os da Ilhopá é aquilo que tem menos banho, é bom.
00:19:13
Speaker
Ah pois, tudo o que seja comidas com muita gordura, o meu estômago não reage muito bem. Tu sabes a receita do bolo de mel?
00:19:23
Speaker
Eu acho que leva a aguardente, passas... Eu sei que fica uma mestela assim, meio estranha. Tu vejas a receita, tu não percebes como é que é tão bom. É incrível, eu não consigo perceber. Mas é bom, é bom, é bom. Aquelas amêndoas ali no meio.
00:19:46
Speaker
Ah, e tu gostas daquela, como é que é o nome daquilo? Daquelas frutas cristalizadas. Sim, tem. Isso não, isso não. Mas os da Ilha Panantáin, viste, são bons para ti. Ok. Esses frutos cristalizados desde de miúda se não chegam à boca não façam lindas figuras, é sempre assim.
00:20:08
Speaker
Então tu não és tão de bolo de mel como eu, eu sou mais de bolo de mel que tu. Se gostas dessas frutas és. Activated. Eu gosto do bolo de mel mais da parte do bolo em si, com os frutos secos. Agora essas frutas, eu penso que estão a estragar a receita, não estão...
00:20:30
Speaker
Eu nunca fui à bola com esses frutos cristalizados. em bulos normais, nunca fui. Aquelas estrelas, as caras... Bulo de rei também não é? Não, não, não, não. Bulo de rei hoje é aquele tipo de pessoa que tira as frutas de sema e como o vejo. Exatamente, sempre tirei. Para isso existe a solução. Bulo de rainha que é muito bom. Da li da confeitaria. Também se tiverem ouvido, olha, estou a fazer patrocínio.
00:20:54
Speaker
Isto é o pessoal do fitness a recomendar bolo, isto não é muito... Nós vamos fazer uma variante no bulrinha com proteína para ti. Uuuh, era bom. Olha, acho que tenho falta disso. Com farinha de amêndoa e aveia. Devia haver um sítio, um género de restaurante ou uma pastelaria que tinha uma balança, tipo um...
00:21:16
Speaker
Um buffet onde podias pesar frango, arroz, vegetais e as formezas eram... Induces? Os muffins... Sim, para induces. Induces que pesas o prato a seguir. Está certo, mas quem pesa é a senhora da coxa, não és tu? Tinhas de ter a balança para comprovares. Imagina tu estás na filha, uma filha cheia, que aquilo às vezes tem uma filha normal ali no Dolce Vita.
00:21:41
Speaker
E ao invés de tu chegas pesar um frango, ok, eu agora vou buscar o arroz. O arroz na coveita, o arroz e o frango, com o prato assim, olha o senhor, eu desculpo muito, e aqui o prato, deixa-me pesar o frango. E agora o arroz, que eu posso comer 100 gramas e 150 de arroz.
00:22:02
Speaker
Isso era muito ridículo. Era, era. Tu usas alguma aplicação para acompanhar o comer ou tu fazes de cabeça? Neste momento não, mas quando eu estava sozinha e quando eu estava sozinha, neste momento eu tenho um treinador, um coach, que é o Sérgio Rodrigues, e passa-me o plano de dieta e o plano de treino. Quando eu estava sozinha eu utilizava o fitness palco. É o que eu utilizo.
00:22:31
Speaker
É, podes inserir os alimentos,-te as macronutrientes e sabes o que é que tens que bater diariamente. Exato. Eu acho que isso a mim ajudou-me bastante, porque eu tive que perder 10kg para fazer a prova. E que roubava. Sim. E fiz gradualmente.
00:22:52
Speaker
Fiz as contas e as proteínas e depois por o resto. Eu neste caso como estou com um treinador, a vantagem de ter um coach é essa, não preciso basicamente calcular nada, inserir nada.
00:23:08
Speaker
somando fotos, põezes, enjoam medidas e pronto. Ele vai adaptando o plano. O analista verifica como ele não constantemente, mais fácil ele ficar de comparar entre fotos, ver o que é que precisa melhorar, ombros, seus glúteos, as pernas.
00:23:28
Speaker
e vai-me adaptando o treino conforme os objetivos pretendido. Sim, mas tu não começaste por aí, tu começaste a fazer tudo sozinha. Não, não, não, comecei tudo sozinha, eu tive uns anos perdida. Sim, queres falar disso, como é que foi o início? Quero, quero, quero. Porque essa é a parte que eu tenho mais curiosidade, porque isto parece que me foi um pedacinho de RPG, estás a perceber?
00:23:49
Speaker
É, então, assim, normalmente tu... eu nem sequer sabia o que era musculação. Comecei, tipo... conheci alguém que fazia musculação e pronto. Eu fiquei curiosa. Eu ainda não te vejo, desculpa por estar a interromper, mas eu ainda não te vejo uns vídeos teus, que acho que tu estávamos a começar a treinar em casa. Exatamente, eu ia chegar a essa parte. Foi um dia, porque tu sabes, eu fazia artes marciais, aliás, tu fazias comigo artes marciais. Eu fazia, vamos pôr assim, traspas.
00:24:18
Speaker
Sim, fazíamos artes marciais, entretanto houve aqueles problemas burocróticos entre os treinadores e depois eu me dei da arte marcial do Tecundo para Apequido e do Apequido eu desenvolvi o Maduro Horrible nas costas. Horrible, Horrible, Horrible. Fazeres movimentos.
00:24:38
Speaker
Eu penso que era, por eu ser tão magrinha, não ter uma musculatura nem força, existia tarefas que era projetar pessoas e na altura eu devia ter uns 50 quilos, estava a projetar pessoas com 70, 80 e aquilo, por mais técnica que tu utilizas, se não tens muita força
00:25:01
Speaker
de tarefa constantemente, o teu corpo vai sofrer com isso. E o que acontece? Eu projetava pessoas até que um dia nem conseguia-me dobrar, nem para a frente, nem para trás com as costas.
00:25:14
Speaker
E pronto, eu meti uma data na minha cabeça, se não passasse durante um mês eu tinha que ir ao médico ver o que era, porque as mulheres às vezes não lavam o cabelo separadamente do corpo, ou seja, a gente bruça para lavar o cabelo. Eu nem conseguia fazer isso, estava impossível. Tomei anti-inflamatórios e ainda não resolvia. Olha, fui fazer análises, passado um mês, não passou, tive que fazer análises
00:25:44
Speaker
e descobri que tem uma vertebra a mais na coluna. Tu és meu mutante! Exato, exato! O português Xavier do X-Men veio falar comigo para eu entrar mas não deu. Que um invasor!
00:26:02
Speaker
Eu vi que é fofinho! Eu vi que é fofinho! É um invasor. Pedro, se tu não vais para o teu quarto, eu não vou te dar um cheiro de porrada. E pronto, eu... O Pedro faz Jiu Jitsu. Faz?
00:26:20
Speaker
Não joga muita gente para o chão, então. Ui, incluindo o pai. Muito pronto. Então, tu tens uma vértebra a mais e era isso que estava a provocar as duras? O que acontece é que quando tu estás com uma carga que o teu corpo não está habituado, ele vai atarrachar a tua coluna. Ok. E essa vértebra a mais, entre as vértebras, tu tens aquelas esponjinhas chamadas... Os discos. É, os discos.
00:26:49
Speaker
e o que estava a acontecer, a minha coluna ficou desitratada e estava-se a atarrachar. Então, o médico proibiu-me, proibiu-me, não faça mais essa arte marcial, nem qualquer atividade que tenha impacto. E eu perguntei a ele, mas para correr, ele disse não. Sem correr, fazem para as costas, não é muito... Dizem que a minha mulher, uma altura que ela também estava a perder bastante poesia, correr,
00:27:18
Speaker
E o nosso trabalho também não é assim muito simpático para as nossas costas.

Saúde, Exercício e Prevenção

00:27:24
Speaker
E... E ela também, de uma altura, estava com duas nas costas e correr piorava. Pois. Por isso. O vosso trabalho vocês devem passar muito tempo em pé, como é o domicílio, estar a verificar pacientes e... Em qualquer lado, os enfermeiros são... Tratam-nos-os arrebentando-se a si mesmos. Vocês têm o vosso próprio ginásio no trabalho, basicamente. Mais ou menos isso, se mudou a fraude, uuuu... Bom, acordei tudo.
00:27:51
Speaker
E pronto, eu descobri que tinha isso e ele disse que podia causar dor na articulação da sacroílias, que é a zona da pélvica.
00:28:01
Speaker
E pronto, ele proibiu-me basicamente de fazer exercício, andar e nadar. Eu fui para casa, meia triste, decidi deixar... Tu sempre fizeste esporte. Exato, deixei as artes marciais e fiquei quase um ano parado, ou seja, tu recebes esse género de palavras médicas. Hoje em dia sei que a palavra do médico,
00:28:31
Speaker
É preciso ter uma tacinha de sal em cima. Exatamente, podes pedir uma segunda opinião, mas naquela altura eu era nova, pensava que aquilo era a palavra sagrada, ok? Não é chato, não é chato. Exatamente. Então eu vim para casa, olha, passado um ano, tempos a tempos ainda dançava um pouco dentro de casa, tem aqueles jogos do We Dance, Just Dance.
00:28:54
Speaker
A mãe, essas são os meus jogos favoritos. Eu, por acaso, gostava de dançar isso com a minha irmã e com a minha sobrinha, e depois houve um dia que eu estava aborrecida e eu pensei para mim, eu não estou a fazer nada.
00:29:08
Speaker
para mim, nesta vida, coisa, estou a trabalhar, mas a vida não pode ser isto. Então comecei a ter interesse em fazer exercícios, eu estava magra, mas era aquela falsa magra. Exato. Ou seja, com roupa estou bem, mas ao tirar a roupa tinha aquela barriguita, parece aquele gato como eu e fica com uma barriga enorme. E pronto, comecei a fazer. Então não gostavas de te ver ao espelho então, nessa altura, por exemplo?
00:29:37
Speaker
Opa, é assim, quando tu fazes atividade, tu libertas uma hormona que é considerada da felicidade. Quando tu estás muito parado, parece que não estás assim muito protetivo. Então, isso de me vir ao espelho, a gente tem que aceitar um pouco aquilo que a gente tem. Nós podemos sempre melhorar. Mas na altura, ok, eu era nova, não ligava se calhar tanto
00:30:06
Speaker
aparência ou fisicamente. Apenas não estava-me a sentir bem a nível psicológico, estava-me a sentir como se fosse malisma, basicamente. Exato. Não era tanto a tua imagem que tinha este mesmo, era mais o facto de achares que estavas demasiado inactiva. Exatamente. Estava parada, sentia-me estagnada.
00:30:28
Speaker
não estava a fazer grande coisa. E se calhar vias outras pessoas à tua volta a fazer esportes. Exato, e pronto. Tive que parar, não é? Entretanto, recuperei das costas. Impressionante, a recuperação foi muito rápida. Se eu disser o que é que aconteceu, o médico receitou na altura um anti-inflamatório que ele disse que
00:30:53
Speaker
que podia usar em caso de SOS. Eu me lembro do medicamento porque tive necessidade de tomar um e chamava-se Movalis. Na altura andava com duros... Movalis? Isso não tem outro nome? Não, acho que era Movalis. E na altura eu estava mais de um mês com duros nas costas.
00:31:16
Speaker
Tomei um Movalis, no dia seguinte parecia um carro todo lubrificado, com óleo renovado. A sério, estava ok mas... Ok, então os Movalis, o pessoal que produz Movalis pode também fazer aqui um patrocínio. As formações, porque os tem ninguém, que sobra carasso, então. Então, então... Mas pronto, eu fiquei tipo na cá. Eu espesso rápido, mas o médico tinha falado de cunha desidratada, para não exagerar, e pronto, fiquei um ano assim, meio parado.
00:31:43
Speaker
E pronto, retomei, quando retomei, comecei a seguir um casal na internet, porque hoje em dia a gente tem informação disponível na internet ou redes sociais, um casal que fazia muito exercícios HIIT,
00:31:59
Speaker
Não era bem musculação. Mais tarde é que inseriram... Intensity interval training. Exatamente. Era como Insanity. Sabe o que é o Insanity? Isso que é fazer Insanity. E a minha irmã fazia o Insanity. Não, era aquele dos abdominais. Como é que era? Tem o XL Arm, Hammer ou Kogugusa. A minha irmã Jemela chegou a fazer isso.
00:32:31
Speaker
Acho que ela ficou um ano a fazer isso do shanty. E fiz durante uns tempos, mas aqui depois farta.
00:32:38
Speaker
Depois é isso. Funciona, mas como é um exercício como mistura de cardio, é que ele funciona. Funcionar funciona, isso sim. Quem fizer e disser que não funciona, alguma coisa está mal. Não, aqui se tu fizeres uma dieta equilibrada e fizeres uns treininhos à risca, direitinho, como ele diz, funciona de certeza. Andas tudo roto, tudo partido, mas é que ele funciona. E...
00:33:07
Speaker
Eu não sei o que é que estava a dizer, desculpa. Eu me lembro que a marca deles é a Fitness Blender, que eles têm disponível vários vídeos e depois mais tarde eles inseriram a musculação. Mas eu comecei a fazer aqui em casa e eu me lembro que fazia exercício de ombros e não conseguia pegar nos peses de dois quilos. Ou seja, para tu veres
00:33:35
Speaker
a minha força como a que andava e panelas com vestazes e água era tudo encostado ao meu peito porque não conseguia acartar a panela como deve ser. Ou seja, eu era basicamente alguém que estava a fazer artes marciais, tinha força nas pernas, mas a nível de superiores não tinha quase nenhuma.
00:33:58
Speaker
Dois quilos são dois pacotes de leite. Ou da rocha, sim. Ou seja, não é nada. Eu até fiquei... E com os ovos eu maduro ao vivo. Mas você está a falar daquelas borboletas, fazer aquilo assim, não é? Exato. Chama-se o... O fly. Podes dizer lateral raises, que é quando tu elevas os ombros na lateral.
00:34:23
Speaker
Todo o tipo de exercício de dumbbells eu não conseguia mais com dois quilos. Mas olha que eu tive a fazer um pedaço de musculação também. Tenho um amigo meu, o Ronaldo, que mandava-me os tranes. Ele mandava-me esses e pegava-nos de 5 quilos e eu nem conseguia fazer 10 quilos.
00:34:44
Speaker
É normal, a força tu vas construindo com a continuidade. E eu também, e para ser honesto, é aqueles pull-ups. Sim, exato, isso é muito difícil. Eu faço 5 e rebento todos, não consigo mais. Mas fazes 5 está bom, quer dizer que tens muita... Eu faço 5 agora, porque no início fazia 12 e... Eu não conseguia fazer nenhum antes. Eu agora ainda, se eu tiver...
00:35:10
Speaker
bem descansada, alimentada, eu consigo fazer entre talvez bem fittings 5 a 7 ai caras, boa, é mais que eu 5 a 7 se tiver nas boas condições, claro que se eu fizer um treino de costas e de bíceps e depois tentar fazer vai ser o número reduzido ou se o treino anterior fui de costas e bíceps também vai ser reduzido mas se por exemplo tu fizesse musculação
00:35:39
Speaker
Estavas-me a dizer que não conseguias fazer 10, não é? Com 5 quilos. Com a continuidade tu ias construindo força. Foi o que tu fizeste, no início tu não conseguias. Exatamente. Aqueles treininhos do início, daquelas do... Como é que era? Fitness? Blender? Blender. Blender. E tu foste evoluindo aos poucos tipo a ganhar experiência. Eles faziam basicamente treinos de hídeo. Na altura eu também não sabia o que era.
00:36:07
Speaker
Perdi muito poeira, principalmente gordura, perdi muita gordura e tinha outra coisa que eu errei completamente e fiquei muito tempo em roda a nível da alimentação, ou seja, a pessoa pensa que para perder poeira e andar bem fisicamente não pode comer muitos hidratos de carbono. Eu tive 3 anos com uma alimentação baixa em hidratos de carbono
00:36:36
Speaker
perdida completamente, ou seja, apesar de eu ter ganho alguma força de 2kg passar para 3kg, 4kg, chega a um certo patamar que depois tu estagnas nas cargas por causa de vida à tua alimentação, não podes alimentar muito bem o teu músculo, não consegues fazer progressão de carga e isso aconteceu-me durante 3 anos, 3 anos
00:36:59
Speaker
o meu, os meus exercícios de agachamento, do ombro, apesar de eu ter melhorado fisicamente, tive três anos empatado nessa dieta low carb, ou seja, não houve progressão de força,
00:37:12
Speaker
nem de cargas porque eu cheguei a um plato de força. Era os hidratos de carbono? Estavam muito baixos. E tu escolhias proteínas? A proteína estava a entrar, os hidratos de carbono talvez andava sempre a 100 gramas, calorias muito baixas que faz muito mal ao teu corpo.
00:37:33
Speaker
Ficas muito tempo em calorias muito baixas porque o teu metabolismo fica lento. Ele adapta-se a esse novo padrão. Pensa que estás em modo de sobrevivência, então tenta conservar as calorias e energia para as funções básicas. Ou seja, tu ficas estagnado. Não consegues atingir nenhum objetivo se andares numa dieta sempre em calorias baixas. É por isso que normalmente quem faz este esporte, ou qualquer pessoa,
00:38:04
Speaker
fazem a fase de bulk, cut e reversa para conseguir atingir objetivos e chegar à forma física e de força.
00:38:14
Speaker
Sim, senhor. Então, isso foi uma da, no fundo, a tua primeira grande leção. Tu mandaste a ver aqui e aquilo lá, ideias e a primeira grande leção que fez com que mudasses um pouco assim o curso do que estavas a fazer foi então alterar a tua aumentação. Mas o problema que tu tinhas nas costas, isso desapareceu depois da... Até o dia de hoje, é assim, se uma pessoa
00:38:43
Speaker
tem problemas articulares, se praticar a musculação vai reforçar a musculatura e também os ligamentos, que por sua vez os músculos e os ligamentos são aquilo que suporte também aos ossos e às articulações. O meu objetivo quando eu entrei com a musculação e comecei a fazer exercício em casa
00:39:09
Speaker
para além de taxa tecnológica eu não me senti bem, não estava a ser produtiva.
00:39:15
Speaker
era tentar combater possíveis eventos que fossem trazer essas duas novamente nas costas. E eu me lembro que houve uma noite que andei a pesquisar o que é que eu poderia fazer para melhorar. E um dos sites revelou que era a musculação, porque se tu vais tornar a zona do core, que é a zona abdominal,
00:39:40
Speaker
ou da parte de trás, mais forte, vai poder suportar a tua coluna quando esta tiver alguma falha. Então, eu iniciei esse percurso na musculação, comecei aqui em casa, emagrecei, depois do HIIT entrou a musculação, assim muito devagarinho, andei perdida assim de facto na alimentação, mas eu posso dizer que ganhei musculatura suficiente
00:40:05
Speaker
e desde então, graças a Deus, nunca mais tive problemas nas costas. Às vezes sinto, como é uma vértebra que apanha a zona da sacroiliacre, por vezes sinto uma pressão naquele nível que
00:40:25
Speaker
que por vezes apanha a perna, isso tem um nome específico. Ciática. Exatamente, ciática. Às vezes pode existir um... te viste do urciática? Já, já, já, já. E se um gajo fica incapaz de andar? teve, teve e foi pela razão de não estar a fazer atividade física no momento, como eu trabalho, é muito sentada, por isso é importante a pessoa exercitar. Uma pessoa às vezes diz, ah, tu trabalhas sentado e não tens problemas,
00:40:54
Speaker
Não, todos os trabalhos existem problemas. Podem trazer problemas físicos e anatômicos, como postura, depois cria compensações corporais e tudo mais. No meu caso, quando eu fico muito inativa e trabalho muito tempo sentada, não existe alongamentos, o músculo parece que fica perro,
00:41:17
Speaker
as articulações também ficam perras e foi numa altura que eu estava inativa, tive esse problema. Isso aconteceu mais ou menos tudo ao mesmo tempo, mas graças a Deus até o dia 2 eu nunca mais tive problemas de costas, tenho muito cuidado.
00:41:33
Speaker
com exercícios de agachamento, porque até não é o melhor exercício por mim. Eu até ia-te perguntar isso, se não eram os quadros que ajudavam a resolver isso. Eu vou explicar porquê. Nós não somos todos profissionais. Como tu sabes eu sou um indivíduo alto, tenho umas pernas compridas. Os ossos do fémaro, os meus ossos, são mais longos que o...
00:42:01
Speaker
do uso do joelho para baixo, catibia. Ou seja, quando eu me agacho a biomecânica, a minha tendência é bem encontrar equilíbrio, o meu torso vai para a frente e os joelhos também vão para a frente. Ou seja, o agachamento não é o melhor exercício para mim porque eu estou com pressão e carga aqui em cima nas costas e quando agacho o centro de gravidade e da força vai para a frente. Ou seja, eu não consigo
00:42:32
Speaker
direito ou mais reta em 90 graus como certas pessoas. E também a minha apelidude quando eu a gosto não vou tão abaixo como as pessoas quando têm as pernas proporcionais. Existe um estudo interessante
00:42:47
Speaker
na internet de sobre agachamentos e pessoas que têm os fêmeiros cumpridos e aquelas que não têm, depois é interessante das pessoas verificarem isso, porque quem não tem esse conhecimento, por exemplo, olham para mim, ah, tu consegues ir mais abaixo, consegues ir mais abaixo, não devem criar essa pressão às pessoas, porque nem toda a gente é construída da mesma maneira, a nível articular e ligamental.
00:43:15
Speaker
É como certas pessoas, a nível na articulação dos joelhos, existem pessoas que têm um desalineamento que os joelhos vão para dentro e o outro para fora. Exato. Ou seja, porque é que temos que exigir que as pessoas façam o agachamento perfeito quando a nível articular existe essas diferenças entre os indivíduos? Por isso, a gente tem que encontrar quais são os melhores exercícios, conseguimos trabalhar com isso e também
00:43:43
Speaker
Todas as pessoas devem adotar essa antologia, não sentir aquela pressão. Ih, não consigo, tenho que gostar mais e coisa. Eu vivi com essa pressão naqueles três anos que andei perdida na dieta que eu não consegui. Exato. Isso são dos crescimentos. Eu não tinha esse conhecimento e depois, como sabes, tirei o curso na área. Fui aprendendo e com a experiência também.
00:44:09
Speaker
Então, qual foi o conjunto de exercícios que te ajudou mais a resolver o problema das costas?
00:44:17
Speaker
É assim, basicamente... Doctores ou mongos assim? Na musculação, basicamente tu trabalhas... Quase todos os exercícios tu fazes contração muscular abdominal. Exato. E com o tempo isso te ajuda. Mas existe um que é... Existe uma máquina, tu trabalhas o lombar. Não é... É uma máquina específica, tu te sentes lá.
00:44:44
Speaker
e basicamente tu tens um género de plataforma que tu puxas para baixo e fazes um género de... como se fosse um abdominal mágico, ou seja, mas é a tua lombar que faz
00:45:02
Speaker
a força completa desse exercício. Não é essa máquina que é... Não é a máquina da dominal. É que eu tenho a extensão... Não é um Reverse Hyper, que estás a falar. Eu tinha que ver. Eu acho que é... Deixa eu ver aqui. Deixa eu ver se eu encontro que é um Reverse Hyper. Isso é que é uma máquina que faz a extensão do lombar. Não sei se se chama de extensão do lombar máquina.
00:45:31
Speaker
Eu acho que chama-se extensão do lombar, basicamente. Deixa eu ver, não sei se consigo partilhar esta imagem. Mas pronto, uma máquina, vocês pesquisarem. Mas se tu pesquisas a extensão do lombar, vais ver alguns exercícios e se metes máquina, vais ver o que é. Extensão do lombar, máquina. Existem várias máquinas semelhantes, basicamente as tuas costas que fazem a força toda.
00:46:01
Speaker
umas que permitem colocar carga, não é para quem quer fazer profissão de carga, e outras que é um género de uma plataforma, tu metes de lábio e podes fazer com peso corporal.
00:46:16
Speaker
Parece que o nome é Extensão Lombar. Então, isso foi uma coisa, basicamente, o foco de iresão genial, ok, fazias essa máquina também, mas todos os exercícios contribuíram para que resolvessemos uma das costas. Sim, todos os exercícios. Por exemplo, tens um que é o Stiff Deadlift, tens o Deadlift, tens o Sumo Squat, que também é muito bom. Basicamente, quase todos os exercícios, se queres fazer comboísio com o Santo, tens que ter uma...
00:46:44
Speaker
uma boa consciência corporal, principalmente na zona abdominal, para conseguir essograr. Ou seja, não criares as coisas com um balanço, como eu vejo muita gente fazer. Às vezes eu tenho esse problema de querer fazer rápido. Fazer rápido ou mais rápido? Ao fazeres rápido, tu não vais conseguir recrutar unidades motores suficientes. Ou seja, estás a ir para um atalho que se calhar se fizesses mais devagar e controlado, terias mais benefícios com isso.
00:47:14
Speaker
Exato. Isto é nada como uma pessoa profissional que vem com formação e experiência na área. Então, quanto tempo é que tu passaste a fazer as coisas como deve de ser, por assim dizer? Olha, fui basicamente aqueles três anos que eu andei perdida.
00:47:37
Speaker
Eu depois fiz um cut sozinha, consegui fazer o cut, que é uma fase... Pesquisares de tudo como era para fazer. Sim, é assim, tu tens a informação disponível na internet. Às vezes não tens a informação concreta ou às vezes não sabes pesquisar.
00:47:55
Speaker
por falta de conhecimento. Eu fiz um cut, que depois desse cut, o que aconteceu, eu fiz um bulk, ou seja, não fiz uma dieta reversa como deve ser. De um dia para o outro, subi mil calorias, claro que fiquei inchada. Inchada que nem um bolal retida e pronto, porque eu não sabia da existência da reversa. E então, passaram uns meses, mas com esse bulk veio o benefício, que veio mais força,
00:48:23
Speaker
consegui fazer progressões de cardio, ou seja, libertei-me daquela restrição da dieta low carb, ou seja, e eu percebi, não, eu posso comer, porque o corpo vai estar sempre em constante transformação quando eu quiser alter qualquer coisa e ele vai alterar. Mas eu fiquei muito retida e então eu pensei procurar a ajuda de um profissional, de um coach, porque eu estava cansada daquele, de colocar
00:48:51
Speaker
De ter dúvidas, basicamente. De colocar informação no fitness palo e eu não estava a conseguir chegar onde eu queria. Exato. O que aconteceu? Eu contratei um coach, não é? Deu-me toda a informação, mas apesar do trabalho desse coach ser muito bom, porque os meus colegas dessa área trabalham bem e o básico funciona sempre, eu também percebi
00:49:21
Speaker
que tu tens que encontrar aquele codes que tu és compatível e que o teu estilo de vida seja compatível. Não é questão de compreensão, ou seja, tem que ser aquilo que a metodologia vai te agradar. Porque existe codes que têm metodologias agressivas, eu não funciono bem com esses, e tem codes que têm uma metodologia que trabalham com pequenos termos, mudanças de pequenas variáveis,
00:49:51
Speaker
em que tu adaptas e é mais agradável a viagem do processo em si. O primeiro acordo que eu tive era... eu puse-me a fazer um cut e estava... eu comecei a fazer um cut sozinha depois desse bulge, que estava muito retida, comecei a fazer sozinha, estava com 58 quilos, cheguei aos 55 sozinha.
00:50:13
Speaker
que pronto, entrou uma dúvida se eu devia aumentar o cardio ou não e foi que eu decidi, ok, eu não quero ter este estresse porque é um estresse psicológico, porque começa a pensar onde é que eu posso mexer e coisa. Na altura foi um estresse e então eu decidi pagar alguém para terem esse estresse por mim. E metei-me a fazer cardio uma hora por dia, todos os dias.
00:50:38
Speaker
uma fase de secagem ao cut muito agressivo o resultado aprecio sim mas eu perdi muita massa gorda mas também muita massa musculária
00:50:49
Speaker
Não gostei do resultado em si, porque era uma magreza que eu achava extremo. Eu cheguei aos 47 quilos, aos 48 quilos. Carasas! Isso para mim era bom, porque gosto de fazer cardio, mas pronto. Cortou-me até o osso, como se diz, mas a vantagem dele foi um processo meio agressivo. Se me perguntasse se eu queria reter, talvez não, porque eu tenho conhecimento suficiente para saber que basta
00:51:18
Speaker
pequenas mudanças ou de variáveis ou cortar aqui a colão. Não é preciso ser um processo assim muito agressivo porque assim, quando ele é um processo agressivo tu vais perder e sacrificar muita massa muscular. Todos os processos têm que ser feitos de forma gradual, ou seja, para o teu corpo se adaptar à nova realidade e ter as respostas e ir esmoldando o corpo conforme
00:51:45
Speaker
é esse novo padrão de vida. Agora, se for muito agressivo, coloca o corpo entre o estresse, vai gordura, vai massa muscular, vai tudo. Mas, eu tive sempre por lições positivas e coisas positivas, eu fiquei com uma boa base, apesar de estar magra, basicamente estava a começar do zero, a construir massa muscular e foi que então
00:52:09
Speaker
Contatei este treinador que eu tenho atualmente, estou no terceiro ano com ele. Então basicamente, desculpa estar a interromper, basicamente aquele erro que tu tinhas cometido com o Low Carb, quando começaste com o primeiro treinador tinhas resolvido esse problema ou resolves depois?
00:52:29
Speaker
tinha feito o break free disso, mas o meu break free foi um aumento mil e tal calorias de um dia para o outro, coisa que não te deve fazer porque o teu aparelho digestivo entra em stress.
00:52:46
Speaker
Exato. E ficas, como se diz, um water balloon. É, um balão na água. Exatamente, ficas. Ficas como a Jin Boo, basicamente. Eu ganhei peso, fiquei retida. É assim, se me provas... Mas depois daquele cardio, aquele cardio que tu fizeste, foi como que... Perdeu-se isso geralmente. Perdeu-se isso.
00:53:05
Speaker
Exato. Continuavas na mesma a comer, não tavas a cortar nos hidratos carbónicos, tavas a fazer bastante cardio? Não, não, meteram um bastante cardio e a dieta foi mudada para menos calorias. Eu fiquei a comer como um periquito, basicamente. Caracas!
00:53:24
Speaker
Por isso eu digo que é um processo agressivo, porque para além da variante de cardio, ter sido de uma hora, a comida também foi muito pouca, o que cria fadiga, às vezes mudanças de humor, irritabilidade, tudo mais. Isso nas mulheres é perigoso, principalmente em certas alturas do mês.
00:53:45
Speaker
Eu, basicamente, fico calada ou faço aqueles death stares. Aqueles olhares que faz buracos na cara das outras pessoas. Exatamente. Mas pronto, é como eu digo, respeito sempre o trabalho dos meus colegas. Isso funciona, funcionou. Perdei, fui também massa muscular que tinha.
00:54:06
Speaker
ganhado alguma e, basicamente, tive que começar do zero com essa base limpa. Mas, tirando disso, com base limpa, arranjei um novo treinador, meti afino uma dieta, fiz um bulking depois disso e pronto, começamos nesse jogo de bulking, cut e reverse até os dias de hoje. E quantas vezes fizeste isso? Consegues dizer assim de cabeça? Quantas vezes fizeste esse ciclo? Talvez... Talvez...
00:54:34
Speaker
4 a 5 vezes, ou seja, o corpo vai mudando, sempre que tu fazes um cut a tua composição corporal vai sempre mudando para melhor, ou seja, se for sempre consistente e disciplinado, ou seja, cada vez que fazes um cut a tua barriga vai desaparecendo mais. Se prometeste que a barriga desaparece no primeiro cut e no segundo,
00:54:56
Speaker
talvez não vai depender do indivíduo. É de indivíduo, mas com a continuidade vai desaparecendo. O que acontece às vezes, por exemplo, como eu tive enrada também durante esses três anos do low carb, eu agora sabes que eu também exerço nesta área e por vezes tenho clientes que diariamente estão com calorias muito, muito, muito baixíssimas
00:55:23
Speaker
que eu pergunto não sei como é que elas se aguentam em pé, trabalhar, gerir uma casa e treinar. E não é muito saudável porque é passado muita ideia que a pessoa para emagrecer tem que andar sempre nas calorias baixas. Inicialmente
00:55:39
Speaker
É preciso um déficit calórico e depois vai chegar a um efeito, ao efeito platô, em que não consegues cortar mais nada, nem na dieta, nem aumentar as cardio, nem nada. Ou seja, estás num efeito platô porque o metabolismo fica lento e está a guardar essas calorias para as tuas funções básicas de energia, ou seja, não consegues moldar o teu corpo. Quando isso acontece, tem que subir as calorias devagarinho,
00:56:08
Speaker
Se vão meter peso, vão, mas têm que fazer o tal ciclo, o tal jugo... Da reversa. Da reversa, do cut e do bulk para chegarem com a continuidade ao formato, ao físico pretendido, à versão melhorada. Porque com um metabolismo lento uma pessoa...
00:56:28
Speaker
vai ter problemas hormonais, se for mulher pode ter perdas de cabelo, distúrbios menstruais, fadiga, falta de irritabilidade, mudanças de humor e tudo comer, por mais que seja pouco, não vai ser queimado e até pode ter alguma gordura no corpo, mesmo que esteja em calorias baixas. Eu vejo muito essa falta de informação em redes sociais, nós ouvimos falar do bulko,
00:56:58
Speaker
mas ninguém fala o que acontece quando tu chegas ao efeito plato quando estás com calorias baixas, o que tens que fazer e muita gente mulher ou homem pensa que tem que continuar com as calorias baixas para chegar ao peso pretendido ou à forma física pretendida e não funciona assim e pronto, eu como estou a trabalhar na área começando para que exista essa falta de informação
00:57:26
Speaker
e acho que era importante haver mais informação sobre isso nas redes sociais.
00:57:34
Speaker
E pronto. Sim, mas isso eu... pronto. As pessoas... eu acho que nem eram nessas redes sociais. Isso me permite... eu acho que isso era uma coisa. Isso devia de ser ensinado na escola, mas pronto. Sim, é verdade. Eu acho que, por exemplo, eu aprendi como é que se faz uma dieta, porque no curso de enfermagem tu aprendes... Aprendes no terceiro ano.
00:57:59
Speaker
que os meus colegas me aportam pelas caixas desse. Aliás, eu vivo constantemente como a colega minha que não se lembra das aulas de nutrição. É verdade, é assim, ninguém entende de cultura. Mas acho que nutrição devia ter ensinado desde pequenininho. Eu concordo contigo, eu acho que devia ser uma...
00:58:18
Speaker
uma informação básica para darem nas escolas. Eu nem sequer falo daquela coisa de dizerem, por exemplo, a tabela dos alimentos. Isso para mim é tudo treta. Ensinar as pessoas onde é que vêm as calorias, o que é que as calorias fazem e o que é que os nutrientes fazem, essas coisas todas.
00:58:36
Speaker
está uma tabela, uma roda dos alimentos, uma perâmetro dos alimentos que põe-te ali uma coisa que é bonitinho, mas é ambíguo. As pessoas não conseguem olhar para aquilo e não conseguem ver um prato e ver as proporções que estão vindo por um prato daquele. Eu acho que era importante ensinar qual é a importância das macronutrientes e porque que tu
00:59:01
Speaker
para o teu corpo, por exemplo, de onde é que vem a fonte primária de energia, dos carboidratos, onde é que podes buscar nos cereais, no pão, no arroz, ou seja, fazer essa ponta e ligação das coisas, porque tu dás a roda dos alimentos, não é?
00:59:17
Speaker
Tu és criança nessa altura, não consegues ter grande informação. Sabes que tens ali o arrujo, os cereais, mas para que serve? Por que que tens de comer? Ou seja, ninguém explica o porquê que tens de comer. desde... Isto é melhor que isto. Isto em roda grande tens de comer mais que isto e tens de comer menos disto, mas não tens porquê. Exato. Qual seria o tipo de suplementação que devias tomar que não consegues trazer da tua dieta para...
00:59:45
Speaker
A importância de andar ao sol? Exatamente. Porque assim, a alimentação é boa, mas tu não consegues retirar tudo do que tu precisas e o teu corpo precisa da alimentação. Como as proteínas, por exemplo, proteína vegetal e...
01:00:03
Speaker
e a oriunda da carne, vai ser diferente. A da carne fornece-te os aminoácidos essenciais. A vegetal, tu tens que alterar a fonte do vegetal para conseguires os aminoácidos todos, ou seja, eu acho que isto seria importante ensinar nas escolas. Assim como eu também acho os sinais de tráfico dos carros, eles dão mas é muito adlevo, ou seja,
01:00:32
Speaker
ao tirar a jacarta. Sim. Aquela teórica toda que tu aprendes quando tiras a jacarta, eu acho que podia ser introduzido aos poucos. Ah, o Kaj, é que o meu gajo passou da alimentação. Exatamente. Sempre estou-se brusco.
01:00:48
Speaker
Não, não faz mal. Eu estava aqui a pensar. Informação essencial. Informação essencial para a vida das pessoas. Exatamente, que é algo básico. Seria essa da alimentação, também a teórica da carta. Explicar... Sim, esse tipo de coisas básicas que as pessoas deviam de saber. Também devia haver uma disciplina ou uma cadeia de como fazer tarefas domésticas, inclusive um botão.
01:01:16
Speaker
ou engumar, ou varrer. Eu sempre tinha muita veia, mas acho que era para as mulheres. Era. Isso eu não sabia. Isso é que no Japão, eles têm uma cultura que quando acabam a sala de aula, os alunos limpam aquilo que... Cada um tem as suas tarefas. Exatamente. Eu acho que... Parece um anime, não é? Exatamente. Isso devia ser praticado também aqui na Europa, na América, porque... Cuidado da sua sala de aula e isso.
01:01:43
Speaker
Eu acho que sítios onde fazem isso, mas isso não é uma coisa generalizada. Sim, senhores. Olha, quem queria te dizer mais antes que me perca aqui? Porque, ok. Isso eu ia te fazer uma pergunta em relação à alimentação. Isto é uma pergunta totalmente egoísta. Por exemplo, tu tens a tua dieta definida na COQ, imagina que faz exercício, tu tens que compensar as calorias gastas no exercício, para se dizer.
01:02:12
Speaker
Não é?
01:02:15
Speaker
Sim, espera, não estou a perceber a pergunta, podes... Eu estou tendo aquela alimentação básica, tu fizeste as tuas contenhas e... Sim, tenho uma plana alimentar, sim, que eu sei... E imagina que no meu caso eu faço um exercício e tenho, imagina que eu tenho uma espécie de Fitbit, diz quantas calorias eu gastei, e a minha ideia é compensar, porque a gente não pode entrar ali demasiado deficit, então a gente compensa com a alimentação o que nós gastamos, para assim dizer.
01:02:46
Speaker
Podes fazer isso, mas isso vai, como é dizer, tu por aí, tu estás a entrar num género de estresse, gastei isto, que se calhar é um exercício que até cua bem, puxaste por ti, e essas variáveis que os relógios dão a nível de calorias, eu não me refio muito por aí, porque uma máquina pode dar X e a outra outro número de calorias.
01:03:17
Speaker
Eu trabalho é com quantidade, por exemplo, se tens um plano em que tu treinas 4 vezes por semana e tens um plano alimentar, tu para criares um déficit ligeiro, nesse plano alimentar, por exemplo, tu começas a trabalhar com umas calorias base. Ou seja, imagina que tu neste momento tinhas 2500 calorias diárias, ok? E querias criar um déficit
01:03:44
Speaker
ligeiro, o que irias fazer era tirar talvez 200 calorias dessas calorias base e te manter por fazendo a tua rotina de atividade, que seria neste caso
01:03:59
Speaker
Por exemplo, se fosse um cliente meu, eu iria perguntar qual seria o twist de vida, qual é o tipo de atividade que tu fazes, porque vai existir atividades que vão puxar mais, vai queimar mais calorias do que outras, e este manter assim. E o que deves fazer é um tracking visual de como tu estás, ou seja, tirar fotos de frente, lateral e de costas. E de duas em duas semanas fazes essa avalição.
01:04:30
Speaker
Se tiveres a perder gramas por semana, vais-te manter nessa linha desse déficit. E quando vejas que o piso está a estagnar, mexes com outra variável. Essa variável pode ser ou inseres cardio e vais aumentando devagarinho, não tocas na dieta, ou senão mantens-te com o cardio igual ou sem cardio e vais-te tocar outra vez na dieta e retiras mais de 200 calorias.
01:04:59
Speaker
ou seja fazes pequenos cortes ligeiros seu corpo vai perdendo gradualmente durante as semanas pois é isso que se quer agora se for um quilo e meio ou dois quilos numa semana isso não é aconselhável é demasiado
01:05:17
Speaker
É demasiado e o corpo vai ficar confuso, vai ficar estressado porque ele está... Ei, o que é que estás a fazer? Porque eu estou aqui a começar a perder muito. A morrer. Ou seja, esse déficit, tu cóculas... Ok, quem meca 500 calorias. Mas pronto, tens a certeza disso ou é o dispositivo que está a cócular os teus batimentos cardíacos?
01:05:45
Speaker
Quais são as variáveis que esses aparelhos medem para saber quantas calorias tu queimados? Sim. Isto deixa muito reticente. Eu, por exemplo, faço cardio na minha bicicleta. Ela marca a distância, o ritmo e as calorias que eu perdi. Tenho o meu cardio os 10 minutos depois do treino. Vai haver dias que eu de certeza faço um cardio mais intenso do que outros.
01:06:15
Speaker
Logo por aí, as calorias vão variar. Mas, se calhar, a máquina pode copular as mesmas calorias porque eu fijo ao mesmo tempo. Ok. Então, tu não achas que seja assim... não é bom andar a... A fazer tracking... é assim, tu tens que ver essas variáveis numéricas como se fossem estimativas, não valores exatos. é a mesma coisa.
01:06:44
Speaker
Por exemplo, podes fazer esta experiência. Se tiveres uma balança em casa, pesas-te em casa,-te um número. E depois, vas-te ao da farmácia, pesas-te e é outro número completamente diferente. Sim, ok. me aconteceu várias vezes... E pesar-se sempre na mesma balança. Exatamente. Eu costumo pesar sempre na mesma balança até ela se estragar.
01:07:10
Speaker
mas normalmente o peso varia, por isso o peso é sempre uma variável da avaliação, nunca devemos ligar muito ao peso, porque uma pessoa pode ter 55 quilos e estar em forma e outra pode estar a 55 quilos e ter uma aparência mais... mais obesa, ou seja, é sempre... por isso normalmente
01:07:32
Speaker
Se entras num processo que queres ver o teu físico se transformar, convinha fazeres uma avalição, a ti própria, de 2 em 2 semanas, em que tu tiras as fotos, juntamente com a variável do peso, e tentares perceber em conjunto o que é que foi mudado e o que não foi. E até ficas com...
01:07:55
Speaker
Ficas com algo guardado para ti e consegues ver o progresso e a evolução. Aliás, deves ter visto N de postos meus, em que para ver o antes e depois, e depois, durante fases. E de facto, eu tenho noção quando faço as comparações de fotos. Porque, como eu estou habituada a me ver todos os dias, eu não vejo assim as transformações, assim como se fossem feitas diariamente. Vejo é com a comparação de x em x de tempo.
01:08:24
Speaker
Sim, e não sou o tipo de pessoal de ir todos os dias ao Instagram. E quando eu vou uma vez por semana, uma coisa assim, ou... quando eu tenho que publicar alguma coisa que eu vou lá. E quando eu vi as tuas publicações é que eu vi. É pá, ela está um pedaço diferente.
01:08:43
Speaker
Isto está diferente, aquilo está diferente. Um gajo vai no tanto dessas coisas. Por o que estou a ver, fizeste uma aprendizagem de tal forma que agora estás em condições, aliás, tens certificação para tal, para ajudar outras pessoas. Como é que é combinar essa parte com o teu trabalho normal?
01:09:09
Speaker
É assim, do momento eu consegui lidar com tudo. Eu, aliás, eu sou uma pessoa que sou produtiva, eu não gosto de estar parada. Aliás, a conversa anterior foi de eu ter iniciado o exercício, fui de ter ficado aquele tempo, bastante tempo parado. E eu tenho feito, eu, como tudo disseste, que quando tentas fazer alguma coisa, gostas de ter tudo organizado com meses de antecedência.
01:09:38
Speaker
Eu funciono um pedacinho assim, eu tenho que ter uma gestão diária das coisas que eu tenho para fazer. Neste momento eu acordo, deixo a casa, a gestão da casa feita, me envolto da comida e da limpeza, faço o meu colo, visto para treinar mais logo e inicio o meu trabalho das dez às seis,
01:10:03
Speaker
depois das seis vou treinar e se eu tiver algum trabalho de online coach faço depois do meu treino para às nove da noite ou se não durante os fins de semana que é quando me mais jeito por causa do horário porque o meu trabalho de design vai de segunda a sexta desde dez às seis e o restante então dedico mais aos meus treinos e depois também ao online coach para as pessoas
01:10:33
Speaker
E como é que isso funciona? Tu fazes os planos ao fim de semana, pelo que estou a perceber? Não, é assim, as pessoas podem entrar em contacto em qualquer altura. Inicialmente eu tenho um diálogo com a pessoa porque eu envio um questionário. Eu preciso de saber a nível de estilo de vida, se as pessoas têm um trabalho de sete pés, se é sentado.
01:10:59
Speaker
Qual é o peso que tem de momento, quais são as medidas, parece-se a foto de frente e de trás, se não dorme, se consegue dormir, se tem tolerâncias alimentares, se não tem, se é uma dieta vegan, se não é, se é uma pessoa ativa, se treina, que tipo de treinos faz, se é da aula de cycling, se é de musculação, se tem despenabilidade de ir ao ginásio ou se faz em casa,
01:11:25
Speaker
Ou seja, eu tento procurar saber tudo, ter um diálogo. E depois, consoante as informações que me dão, eu sou honesta. Por exemplo, existe uma cliente pouco tempo que queria fazer um processo de secagem, mas ela estava com calorias muito baixas. Eu disse, desculpa, eu não vou fazer disso, porque não consigo cortar em lado nenhum.
01:11:56
Speaker
Eu trato... A tua fatma é um pouco assim educar as pessoas sobre... Exatamente. Aliás, as pessoas não entrariam em contato contigo se não tivessem um pouco perdidas, tal como tu estiveste anteriormente. Exato. Basicamente, eu procurei ajuda de um profissional para me ajudar a ser orientada. E é isso que eu também... Aliás, o meu coach atual é uma inspiração para mim. Espero chegar ao patamar dele.
01:12:26
Speaker
E isto é assim, a gente vive num mundo que vamos inspirando uns aos outros. E os meus serviços basicamente também é para ajudar, orientar essas pessoas para encontrarem a melhor versão de si. Porque as pessoas, como eu tive também inicialmente perdidas, e as pessoas perdidas. E às vezes pensam que estão a andar no caminho certo e afinal não estão.
01:12:54
Speaker
E pronto, tem que haver aquele diálogo inicial para conseguires compreender.
01:13:00
Speaker
o que se passa na vida delas, como é que podes personalizar o plano para elas, de acordo com as limitações físicas, se têm limitações ou alguma patologia, qual é o tempo disponível para treinar, o que se pode fazer, se treina em casa, elaborar planos que permitem fazer em casa, ou seja,
01:13:28
Speaker
Ok, então não tem obrigatório muito que ir ao ginásio. Não, não, não. É assim, no ginásio tu vais elevar os níveis. Por exemplo, se for de perda, tu mais depressa. Isto é a minha opinião. Perdes mais depressa e moldas melhor o teu corpo no ginásio, porque tu tens... consegues fazer progressões de carga. Ou seja, se estás a fazer progressão de carga, as coisas podem ser mais intensas.
01:13:57
Speaker
em casa, tu consegues fazer isso, mas por exemplo, se for um indivíduo que nunca treinou, claro que tens que começar ali com os treinos adaptativos neuromusculares, ou seja, usar apenas o peso do corpo para o fazer até se habituar e então envolves
01:14:15
Speaker
alguma carga, como utilizar garrafas de água de um litro e meio para começar a fazer exercícios com alguma carga e depois de procurar algo que tenha dois quilos, pode ser um saco de batatas para poder fazer, ou seja, vale tudo. Não, pode ser com saco de batatas, porque a gente não é madeira, a gente come semelhas.
01:14:36
Speaker
Ah, desculpa, assim, está correto, mas eu sou Lisboeta, vejo, tem batatas também. Eu sei, tu foste recrutada, isto não pode ser. Mas a minha mãe é madrante, por isso é semelhas, duas casas de semelhas. Duas casas de semelhas em honra da tua mãe.
01:14:57
Speaker
Como tu, das a entender, tu pareces mais naquela competição na Madeira. Isso é uma coisa que tu queres fazer mais, ir para o continente, fazer mais competições? Eu quero fazer mais, mas vou-te dizer uma coisa, este esporte é um pedacinho injusto.
01:15:13
Speaker
Isso porque não existe muita informação. E a informação que existe é assim, as competições tu tiras muito bastante do teu bolso. É um grande investimento de injeção. Tanto a nível de alimentação, por exemplo, quem tem côtes também é um grande investimento. Aqueles biquinis, no caso das mulheres, são super caros. Ronda à volta 200, 300 euros.
01:15:39
Speaker
Ah, então não vou comprar um para mim. Ias ficar lindíssimo. E para mim, eu acho que ia gastar mais dinheiro em entrepelhação. Mas, por exemplo, estás a ver, como eu trabalho e com 200, 300 vezes é quase uma viagem e eu estou numa ilha, se eu estivesse no continente talvez seria diferente.
01:16:00
Speaker
No meu caso, por exemplo, se eu quiser competir no continente, vou ter que gastar dinheiro na estadia, viagem, piscina ao biquíni, matriagem... Eu não posso usar o mesmo.
01:16:13
Speaker
Posso usar o mesmo, mas... Estou a perguntar se eu queria fazer mais algum. Eu tenho ideias, sim, de fazer mais algum e vou levar aquilo que eu tenho. Mas... Como é que foi a experiência? Porque isso é que o fisiculturismo é tipo... Tu vejas... Quando estás a ver aquelas coisas, tu vejas o Mr. Olympia e vejas as cenas assim, tipo o Schwarzenegger. Olha, ainda que disto, a ver o documentário do Schwarzenegger para cá.
01:16:42
Speaker
Sai, sai, sai, saiu na Netflix. E também tenho que perguntar a seguir, quando é que vai ser o próximo... Nos Estados Unidos é Hollywood, em Portugal é Thelan Veilas, a TV falou contigo.
01:16:54
Speaker
Não. Não. Não. Não. Não. Não. Não. Não. Não. Não. Não. Não. Não. Não. Não. Não. Não. Não. Não. Não. Não. Não. Não.
01:17:19
Speaker
Gostei muito da experiência daqui. Eu acho que para a estreia foi fabuloso. Como eu referi-te, eu tenho 35 anos. Eu acho que estou na melhor forma física que alguma vez eu tive.
01:17:38
Speaker
Por causa de treinar para a prova de ciclismo, foi uma coisa. Às vezes eu tive uma boa forma na minha vida inteira. Tu lembras que quando fazíamos taekwondo eu não era propriamente o mais magrinho de todos. Eu era muito magrinho e eu era muito gordo. Eu também sinto. Eu fazia taekwondo, mas ok. Eu analiso bem e eu acho que alcancei a minha melhor forma física do momento.
01:18:06
Speaker
E para mim, isso é uma vitória, não é? É uma vitória enorme porque eu vejo, às vezes, mulheres da minha idade que, pronto, não se cuidam tanto a nível físico. E eu procuro proporcionar isso através do meu serviço a oportunidade
01:18:28
Speaker
a outras mulheres, fazer... Ter uma vida mais saudável, no fundo. Exatamente. Más saudável. As pessoas não têm que andar a fazer fisiculturismo, mas basta mudar... Não, não. Ninguém tem que fazer o mesmo que eu faço. Até porque tu não queres demasiado a competição, porque senão a seguir... Caraças. É assim, a cena da competição, eu tenho que manter-me dentro desta linha. Ou seja, a linha de biquíni que elas têm a aparência assim...
01:18:57
Speaker
mais magro, corpo atlético. Se me perguntares se é o físico que eu gosto mais, vou te dizer que não. Gosto de uma mulher com mais perna, com mais glúteo e um ou dois para amanhã. Se eu não tiver nos meus objetivos uma competição, é isso que eu vou querer para mim. Sim, então naquela competição aquilo tem várias classes.
01:19:22
Speaker
Tem várias costas. A de Bikini tem Miss Model, que é ainda mais abaixo da Bikini. Mais magra ainda.
01:19:30
Speaker
Sim, parece um corpo de um modelo, basicamente. Um corpo de um modelo, mas como definição... Olha, que eu honestamente sei a diferença muito bem, mas pronto. Eu tinha que-las umas ao lado das outras para perceber e dizer, ah, ok. Sim, imagina na internet, se pesquisares depois de teres a informação disponível, para perceber. A Bikini tem mais maturidade muscular que a Miss Model.
01:19:56
Speaker
um corpo mais atlético e tu podes alcançar vários níveis de maturidade e níveis de biquíni dentro dessa categoria. Claro que se eu quiser competir nessa categoria eu vou ter que me manter dentro do mesmo prisma, ou seja, a alimentação não pode variar muito, o treino também não.
01:20:15
Speaker
Não posso trabalhar para o meu foco, se calhar, a futuro, quando eu deixar de competir, que é aumentar o glúteo e as pernas, porque, mesmo assim, as minhas pernas deram um pulo para o que estava antes. Exato. E manter-me nesse prisma. Mas, para primeira experiência, eu adorei aquilo. Para é um caos autêntico.
01:20:42
Speaker
É um caos autêntico, mas é um caos que depois traz-te aquela felicidade que queres mais, ou seja, algo que tu fazes uma vez e depois queres fazer mais. A nível de investimento, se eu conseguir, claro que eu vou fazer mais. Isto é um caos porque tu estás numa restrição dieta, deixas de comer na época climática e ficás no ponto e depois fazes
01:21:10
Speaker
A semana de hiper hidratação, ou seja, começas a beber bastantes litros de água. E quanto é que é bastantes litros de água? Eu tive a beber na altura, acho que foi sete, sete oito litros. Fui, cara! Isso é querer ir à casa de banho. Sim, é verdade. É sete oito litros diários e por vezes tu também tomas um diuretico que é para o teu corpo, para desproteger a água toda. O que é que tu tomavas? Lasex? Não.
01:21:39
Speaker
Aldatón Aldatón Aldatón Aldatón Aldatón Aldatón Aldatón Aldatón Aldatón Aldatón Aldatón Aldatón Aldatón Aldatón Aldatón Aldatón Aldatón Aldatón Aldatón Aldatón
01:21:59
Speaker
Pessoal que tem alergias, que normalmente tem aquele buqueio nasal, têm a tendência de beber água para fazer aquela descarga do nariz sair mais facilmente. Como eu sei. E também tem... Às vezes são eficazes. Exato.

Preparação para Competições de Fisiculturismo

01:22:16
Speaker
E pronto. E depois eu também tomo antihistamínicos, que é aquilo que saca a boca e coisa. Então, por natureza, eu bebo bastante água.
01:22:25
Speaker
E pronto, tu fazes essa semana de hiper hidritação, com diuretic, e depois, nos dias anteriores, dois, três dias, é variante de pessoa para pessoa, tu fazes o carb up, ou seja, de uma dieta em que tens poucos hidratos, que é para limpares da gordura, tu fazes o carb up, que é a tua alimentação, uma volta de 180 graus,
01:22:52
Speaker
e existe uma maior ingestão de hidratos de carbono e pouca proteína. Porquê? Porque os teus músculos estão depletados e vão consumir aqueles hidratos de carbono, vão entrar no corpo e dar aquele aspecto redondo e cheio que depois vejo na prova. Mas durante o carb-up, a única informação que eu não tinha conhecimento
01:23:20
Speaker
Tu ficas com restrição da água. Ou seja, bebes muito pouca. Ou seja, daí perdes a hidratação dos 7 a 8 litros. Depois começas a beber pouca água. Talvez 100 mililitros. Ui! Ou seja... Do pouco da refeição. Exatamente. Isso foi a parte que me custou mais. Foi a restrição dos líquidos. Isso porque depois o teu corpo suga tudo e a pele fica colada.
01:23:49
Speaker
ou seja, vai buscar toda a água possível... como eu estava habituada a ter aquela água toda...
01:23:55
Speaker
e despejar água, quando existe um corte de água, o teu corpo vai puxar toda a água, para poder despejar o restante. Sim, mas isso é tudo com o objetivo de fazer com que os músculos super saiam mais. Exatamente, ficam mais telhados, mais definidos, com os hidratos que morrem, ficam mais... E depois tu tens aquela tinta... Sim, sim. É uma tinta, pode chamar de tinta, que é um bronze.
01:24:24
Speaker
É um bronze. Exatamente. A definição muscular verde. Eu sou uma pessoa super branca, quase. Sim. Eu ao sol parece que refleto quase tudo e todos. Tem esse tipo de pele também. Exato. Em seguida das outras pessoas. Eu tive deitar o bronze e tive deitar duas camadas e dar um jeitinho e mudou completamente o meu físico porque conseguias ver a definição muscular.
01:24:54
Speaker
muito melhor. E fui aqui e olhei para o espelho. Não fiques mal morrendo. Mas pronto. Eu comprei um produto que por causa é super bom, que é o Protan, é utilizado em atletas e ainda demorou a sair quase uma semana e uns dias a sair do meu corpo. Mas vou usar esse? Para mim? Podes usar. Podes usar a vontade. Mas tenho que multiplicar primeiro.
01:25:21
Speaker
Tais, tais, tais, desculpa. E aquilo tem um cheiro característico, assim, para dormir, pode incomodar muito assim, parece cheirar tipo ananás, mas é um ananás esquisito. Ah, ok. Ananás fora de prazo. Não é fora de... É um cheiro agradável, mas incomoda o passar das horas, está sempre a cheirar aquilo. Ok. É como cheirar banana. Exatamente. É como se fizesse para o meio de um campo de bananas e adormecesse para lá.
01:25:50
Speaker
Aquele cheiro ia começar-te a incomodar, estás a ver? Além de achar uma monóloga na roupa que não sai. E para além disto do bronze, tu antes de subires a palco tu deitas um óleo no corpo para ficares com o corpo assim meio oleado. Mais para relater mais as luzes. Neste caso tu sabes o que é que eu deitei no meu?
01:26:12
Speaker
Eu sei que adivinharam, ou nem por isso. Azeite? Não. Foi azeite, sim. Mas e qual é o melhor? O galo? Qual é que tu recomendas? Galo? Olha, eu não sei qual foi, porque o stress é tão grande. É assim. A sério? Azeite? Fogo. No dia da prova, eu estava a fazer carbup. No dia anterior, o carbup, o que eu tinha estipulado na dieta, deixou-me no final do dia. A prova foi no domingo.
01:26:39
Speaker
e no sábado eu tinha feito o corba porque no fim do dia estava-me a sentir inchado eu disse amanhã não posso comer esta quantidade que eu vou inchar não posso subir a palco inchado então no dia a seguir o que fiz reduziu um bitacinho as quantidades
01:26:55
Speaker
Mas os nervos eram tão grandes que a comida não estava a descer. Portanto, nem me quisesse comer aquilo de trunhas conseguir. Não, não conseguia. Eu estava nervosa para subir naquele dia. Isso é outra pergunta que eu ia fazer. Como é que é? Era ali com aquelas luzes todas e... Enfim, tu trunhaste bastante as pausas e isso. E tu também. Tu e a tua irmã fizeram um trabalho de modelo antigamente. Sim. Ajudou.
01:27:25
Speaker
Esse trabalho de modelo ajudou como uma base, mas eu sou sincera. Tu trabalhas tanto, tu sabes a parte como estás, seja com falhas ou sem falhas, vai subir naquele momento, como estás naquele dia, naquela altura. Se o Carbap, por acaso, acontecer dar erro,
01:27:47
Speaker
pode estragar o trabalho que tu tiveste de meses porque naquele dia vais inchado por causa do carb up. Não é certo? Exato. Ou seja, esta fase de hiper hidratação e deshidratação e carb up pode estragar o trabalho de meses e vais... e aquele investimento que tu tiveste porque tu para competir tu tens que pagar. Ou seja, tu pagas a tua categoria para entrares e a tua cena como atleta.
01:28:15
Speaker
Naquele dia eu estava tão nervosa, tão nervosa, que tu vais... e claro, como é a primeira vez tu não sabes como é que funciona. Eu cheguei lá, não existia camarote para mim, o meu namorado acompanhou que o meu treinador não pude ver, o meu namorado esteve sempre presente, basicamente, foi o meu treinador emprestado naquele dia para me dar suporte, por exemplo, se eu precisava de uma tortita com mel, ou deitar um tassim de bronze, ou deitar o óleo, eu dei o meu suporte,
01:28:44
Speaker
E quando cheguei lá, não existia camarote. Aquilo era um caos. Tuve as pessoas a andar de um lado para o outro. De esconduros a se esfregar e não sei o quê. Exatamente. E a treinar. Não tinha camarote. E conheci o Teo, que também é um coach, super querido, super profissional. Eu disse, olha, podes ficar aqui no meu camarote. Não problema. Aquilo que é que a tua primeira experiência seja espetacular. Eu cheguei. Isso, cinco estrelas. Cheguei e depois tu...
01:29:11
Speaker
Sentes a música a começar, não é do espetáculo, as filhas a falar e aquilo tem uma ordem, a programação, que eu descobri a programação naquele dia porque aquilo é um evento que duas pessoas organizam aqui na Madeira.
01:29:24
Speaker
Ok. Aqueles eventos que são organizados em cima do joelho, porque cada pessoa tem o seu trabalho. Mas parecia Boa da Ficha, pelo que eu vi. Sim, sim, sim. Estava muito bem. Estava muito bem. Até fiquei surpreendido daquilo. Pô, são umas luzes. E estava o mesmo Ficha. Eu até achei aquilo muito grande. Pois é isso. Por isso que eu tiro mérito. Porque são duas pessoas a organizar e conseguiram tirar dali um trabalho espetacular.
01:29:51
Speaker
E aquilo depois vão chamando, categoria, por exemplo, menos física, mais 10 ou qualquer coisa. Comecem-se a preparar e a dar óleo. Tu vejo as pessoas a acacer, a dar um pump nos músculos. Não é porque o pump encha os músculos e ficam mais bonitos, mais cheios para mostrar na palco.
01:30:14
Speaker
e as pessoas também em seia poses, umas deitadas no chão, com as pernas no ar, por causa da... Como tu estás numa posição vulnerável, porque estiveste sem restrição, num carb-up, faço desidração e super hidridação, existe alguns atletas que às vezes se sentem mal.
01:30:32
Speaker
Às vezes, na toma de diuréticos e coisas. Às vezes, às vezes, ficam com umas câmaras de tensão, até para perfumar isso, porque tens pernas no ar. E dos nervos. E então, para descontrair, fazem isso até chegar à altura. Ou para dar alguém a desmaiar, não? Não, não, não. Correu tudo super bem. Então, na altura que era para subir a palco, foi as meninas da minha categoria, super espetaculares. Foi a estreia de Nós Tudas.
01:31:02
Speaker
as que subiram, fui a estreia para elas todas também, chamaram-me em nome. Eu me lembro de ver aquele risco de iluminação no chão, não é? Quando tu metes o para o palco. E eu tive aulas de poses. Eu investia em aulas de poses. Ou seja, eu sabia pousar de trás para frente. E posso dizer que fui para o palco, não me enganei em nada.
01:31:29
Speaker
O único senão foi mal meti o no palco, os nervos apoderam-se no teu corpo e tu sentes tudo a tremer no teu corpo. Ok. As pessoas que estão no público... Mas não para perceber aquela imagem que tu postaste. Tu postaste um vídeo. Exato. Era isso que ia chegar. E eu não consegui ver isso. E para se estava ali... Epa, ela parece estar boada. Traí-lhe aquele boada bem, caraças. Não parecia nada... Era isso que ia chegar. Ou seja, à percepção do público, eles não veem os teus nervos.
01:31:58
Speaker
Ou seja, às vezes... Ou seja, tu conseguiste esconder-se bem. Às vezes é da tua cabeça e também sentes no teu corpo, mas tu consegues até controlar que não transparece para fora. Mas eu estava super nervosa.
01:32:13
Speaker
As minhas pernas estavam a tremer. Não consegui ver nada disso. Queria me mover e sentia o corpo regido. Ok. Isso eu senti às vezes. Agora eu não entendo, mas uns tempos atrás. Havia jogos de futebol. Sempre chegava futebol.
01:32:32
Speaker
E eu aqui jogo num... num computer sem assim mais coisa. E tem jogos, às vezes, que quando um gajo está nervoso parece que ele não anda. É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu estava... É, e eu
01:33:01
Speaker
E então, o que eu faço para tentar controlar isso e lambo os meus lábios para eles tentarem relaxar? Porque eu queria sorrir, aliás, eu fiz o treino à base, o sorriso é convidativo, não vais subir para o palco, no momento que podes meter o no palco, estás a ser avaliado. Não vou para com cara de prisão de ventre, ou seja...
01:33:24
Speaker
que foi a sorrir. Isso faz a minha próxima insulta ao gay. Olha a sua cara de pressão de ventre. Mas pronto, eu não estava a conseguir sorrir porque os negros estavam apoderados nos meus músculos faciais e estavam a tremer. O que eu senti mais foi nas pernas e na zona da boca. Mas pronto. O risouro de Santorini.
01:33:48
Speaker
E, pronto. E, basicamente, não foquei em nada porque eu estava sem óculos e eu utilizo óculos diariamente. Por isso eu não consegui ver... vais mais cheios no público, mas não consigo ver... Ah, tu tens assim muita falta de vista. Quanto é que tens? Eu não sei de qual. Eu sei que para longe eu vejo assim meios focados. Ok.
01:34:07
Speaker
mas eu sinto mais confortável usar os óculos diariamente. Sim, eu também quero trabalhar com computadores também. Exato. O público podia estar a fazer as caras todas que fizessem e não iam se afetar porque tu não tavas a ver nada. Eu não me concentrei em nada, foi como um exame de computação.
01:34:24
Speaker
que tu te concentras na voz do instrutor. Eu estava a me concentrar no que eles estavam a dizer, quartos de volta para a direita, andar três passos para trás. Aquilo eles dizem, eles dizem os movimentos que tu tens que fazer. Exato, porque tu tens, tu tens uma apresentação individual do, não sei quantos segundos, acho que é 30 segundos ou 40 segundos. Porque tens uma apresentação que toda a gente apresenta as mesmas coisas, ou... Tens a comparação em que metes as biquinhas todas
01:34:54
Speaker
ao lado umas das outras e depois os júrias vão dizendo para avaliar o físico, não é? Vão pedindo para fazes os quartos de volta para a direita. Os quartos de volta fazes sempre pela direita e começas de frente, não é? Não posso de frente daquela federação, porque cada federação tem as suas poses. Depois viras para a direita e depois viras para trás. Se eles poderem para andares para trás, tens de tomar atenção. E as transições de posse para posse, tu tens que dar atenção.
01:35:24
Speaker
Fazer como deve ser, transmitir-se em alguma classe e ser o mais feminino possível, ou seja, com elegância. Eu quando tirei aulas de posse, isso era o meu objetivo, pelo menos fazer tudo direitinho, que eu estou em Justina, não é? Exato. E pelo menos consegui, graças a Deus. está pronto. Para caso, olha, se não tivesses dito, eu até ia dizer, tu treinaste aquilo, tu trovas isso com bué da confiança, mas olha, claro.
01:35:51
Speaker
Eu acho que seja o pau que for, seja o que tu fizeres, por mais que tu paradas, vai acontecer... Acho que é o nervoso meu, Dain. É o nervoso, porque assim, tu tens que ver que naquele momento, por mais segundos que sejam, todos os olhos estão focados em ti.
01:36:08
Speaker
O meu medo, o meu maior receio era atropessar. Isso ia ser. Dares-te-te de pesadelos com isso. Andas dias antes. E, por exemplo, antes de tu entrares no palco, existia... Alguém deixou uma banda elástica no chão. Eu para casa chamei a atenção a duas raparigas que iam entrar no palco comigo para terem cuidado. Porque, assim, é muito triste alguém estar a se preparar mesas e depois...
01:36:37
Speaker
Minutos antes que irem se lesionar e não poderem entrar, é muito triste. Ou seja, é preciso ter muito cuidado neste processo, porque tu estás a trabalhar com um objetivo, tu estás a fazer uma injeção de grande investimento para chegar àquela altura. Opá, dizem que, ok, vai estar 10 minutos em palco, mas é um trabalho que é...
01:36:58
Speaker
É de meses, e depois chega algo assim, ou se sentes de mal, ou te lesionas atrás, ou uma diarreia a coisa, vai o trabalho todo para o lago abaixo e o teu investimento. Por isso eu tive muito cuidado nessa semana que eu tive em época de hidritação, eu reservei-me tanto no psicológico, e não saí de casa, basicamente era trabalho, treino, treino, treino. Tentei, o meu trabalho... Atrás tem a estágia.
01:37:27
Speaker
Entrei em reserva espiritual, ou seja, para estar bem, emocionalmente, psicologicamente, para poder subir a palco sem grande estresse. O meu único estresse era chegar lá, cumprir, acabou, fechou e beber água. E depois, no final, foi tipo um poeso que saiu de cima das costas?
01:37:49
Speaker
Sim, no final tu fazes e depois dizes ok, eu quero fazer mais. Tu queres fazer mais, mas é preciso ver várias variáveis. A variável financeira, quando é que tens disponibilidade no teu trabalho, para podes ir-se ferir e fazer. Porque assim, tu tens que ver uma coisa. Tu queres, tu trabalhas diariamente, tens as tuas férias. As tuas férias servem para relaxar, mas neste caso eu estou a tirar férias para ter um trabalho, neste caso é físico,
01:38:19
Speaker
para os países para ser avaliada numa competição. E por vezes tu ficas negada, ok? Eu tenho que estar preparada mentalmente para ir esse esforço extra para quando eu for ter que reagir para a competição. Mas eu queria fazer mais uma e vou ver se consigo fazer em dezembro.
01:38:41
Speaker
Ah... eu também tenho essa... depois de fazer aquela prova, e eu sempre fiz de esporte e competi sem, mas aquela prova de ciclismo fez com que eu quisesse fazer mais provas de ciclismo também. Ficou aquele o peixinho. Então é um gajo... Mas eu digo, saiu um poiso também de semi e um gajo agora está naquela de um tacinho de desfalque. Exato, exato. Ali o que aconteceu depois da prova é assim, normalmente depois da prova tu se lembras de uma refeição. Mas nesse dia eu estava...
01:39:10
Speaker
a nível de nervos.
01:39:19
Speaker
É assim, depois de ter subido a pau, comi umas batatinhas, depois fui uma barra de proteínas. Umas batatinhas, umas semelhas. Se você estiver a sair, talvez levou-me a chamar. E agarrei-me também à água, por causa que eu tive aquele corte à água. Acho que você vê, Du. Exato. Agarrei-me à água e depois, eu me lembro, fui comer um prego e fiquei por nesse dia, porque eu não consegui entrar. no dia a seguir.
01:39:42
Speaker
é que comecei a fazer a recuperação a nível de águas e isso, a nível de corpo. tinha uma dieta estabelecida como eu com outros fiz de dieta pós-prova. Comecei a fazer essa alimentação depois que fiz outra ref livre no dia a seguir, que foi numa segunda-feira, que foi sushi. Ah, ok. Tu gostas de comer sushi? Adoro sushi. Nunca tiveste nenhum problema em comer sushi?
01:40:10
Speaker
Não, não, não. Nunca. Graças a Deus. É sempre... Não, não, não. Eles não costumam fazer sushi assim muito marado.
01:40:17
Speaker
Não, e também o que acontece antes de eu colocar na boca, eu analiso muito bem se é que ele está morto, se tem ver, mas se não tem. Qual é o teu favorito? É pá, seja sus e eu gosto de tudo. Paulo, desculpa, eu preciso de ir à casa do bem. Tu podes ir à casa do bem. Eu dou-te autorização para ir à casa do bem. volto, volto. Sim, senhor.
01:40:44
Speaker
Este quem bebe muita água nisto, viste? Pois era isso que eu ia dizer, dependendo dos 3 litros, 4 litros diários, nisto. Não, eu também bebo 3 a 4 por dia, porque ainda é bem que fiz isso. Olha, eu tinha bastantes dores de cabeça. E foi uma das coisas que me resolva as dores de cabeça. Pois, porque não estavas desidratado daí as dores de cabeça. Eu, às vezes, passava daí e assim não beia água nenhuma o dia inteiro.
01:41:10
Speaker
Meu Deus! E, por exemplo, como tenho grande ingestão de proteína, como vai beber água por causa dos rins? Ah, sim! Para que ele andar sempre para circular, para não acumular... Exatamente! Sim, senhores! Ah pá, olha! Isto vai com um tempinho e a gente vai vaciar, assim, falar um pedacinho para

Serviços de Coaching e Padrões de Beleza

01:41:31
Speaker
terminar. Como é que as pessoas podem entrar em contato contigo? E que tipo de pessoas é que tu ajudas? Ou é qualquer pessoa?
01:41:39
Speaker
É assim, eu ajudo qualquer pessoa desde que entre em contato comigo. Normalmente eu tenho o Instagram, onde eu faço a minha caminhada e jornada fitness, tenho tudo lá. Tem na bio do Instagram o link do meu site, do link trick. Tem mesmo o link também do meu site do online coach, porque eu tenho um site que tem os pacotes, os preços.
01:42:07
Speaker
alguma informação e ao entrar em contato comigo, eu respondo de volta porque eu começo a dialogar e falo com as pessoas através do WhatsApp para tentar perceber quais são os aposentivos, porque é que entrar em contato, em que eu posso ajudar e pronto, faço aquele diálogo e questionário inicial.
01:42:32
Speaker
Normalmente nem redes sociais e televisão vendem, normalmente, imagens magras. Sim. E toda a gente pensa que o magro é o que está, como é dizer, na moda, ou sempre na moda, por causa dos modelos, das atribos. A mim, uma pessoa sexy é uma pessoa saudável. Ela pode estar na melhor forma física, atlética, saudável. Não é preciso ter aquela magreza extrema.
01:43:01
Speaker
E pronto, eu digo isto porque muita mulher pensa que consegue chegar àquele ideal de beleza de Hollywood, da magreza extrema. Se é saudável, acho que não. Muitas dessas celebridades sofrem distúrbios alimentares. Por isso, eu também oriento e ajudo pessoas que
01:43:25
Speaker
estejam com essa mentalidade a tentar dar-lhes conhecimento para abrir os horizontes e procurarem a melhor versão com aquilo que Deus lhe deu, com o corpo que elas têm de momento. E basicamente é isso, mas eu ajudo tanto mulher como homem.
01:43:45
Speaker
Sim, senhores. E as pessoas podem entrar no computador através do Instagram, que é o... At Mio Koakane... Não sabes se consegues dizer isso? Mio Koakane. Mio Koakane underscore fitness. O que é que isso quer dizer? Isso porque quando eu era miúda e eu via muito tanto anime, ainda às vezes vejo animes. Às vezes vejo, está bem. Não é contra as outras coisas. Que anime é que isso vem?
01:44:11
Speaker
Miyuko Akane é Beautiful Child e Akane é Deep Red. E pronto, na altura eu queria arranjar um nome japonês para mim e nasceu isso, para fazer inscrições de username na internet. Ou seja, eu sempre acreditei que na internet nunca deves dar o teu nome real para fazer inscrições em sites. Então o meu username era sempre Miyuko Akane. Ah, viste a moeda ficha, Zlatórien. Exato, isso vem de onde?
01:44:41
Speaker
Estava a jogar Fairyland, não lembrás o que é o Fairyland. Não. Uma versão rasga do World of Warcraft.
01:44:49
Speaker
Isso é um memio RPG? Sim, é uma coisa assim. Então ele criou um swordsman, human swordsman, não sei o quê, e era esse o nome, e ficou, pegou. Eu fui original. pegou esse nome então. É tão popular, é incrivelmente popular. A gente quando username esquisito a gente sabe, ó, gosta de anime, ou de jogos, ou...
01:45:16
Speaker
Olha, e então, para terminar, quais são os animes que andas a ver agora, ou se ainda vês anime?

Interesses Pessoais e Entretenimento

01:45:23
Speaker
É assim, neste momento não estou a ver animes nenhum, estou a ver Korean dramas. Sabes do que é Korean dramas? É tipo novela coreana. É mais ou menos tipo novela, assim, pode-te escrever. Sabes porquê? Porque eu estava aborrecida uma vez na Netflix. Eu meti um anime, que o anime, como...
01:45:44
Speaker
Como eu vejo, tenho mais disponibilidade para vir à noite, para adormecer. Eu tiro os meus óculos e eles falam japonês e as agendas estão em português, não consigo ler às vezes. Então, o drama, eu percebi que tinha a disponibilidade de me ter dublagem em brasileiro. Isso é ridículo, de ridículo para caralho. Tem piada, ao início tu estranhas, depois tem piada.
01:46:11
Speaker
Porquê para rir? Ou, tipo, tu começas a apreciar a história? Ou rias? É que tu aprecia aquele, como quem aprecia o Dragon Ball em português? É, fazes as duas coisas. Tu começas a dar dublagem, e às vezes até vais colocar as legendas para ver se está correto o que estão a dizer, porque às vezes parece tão absurdo. E depois também, depois do que eles estão a dizer, tu começas a apreciar a história.
01:46:39
Speaker
Ok. Mas a vantagem disso é porque às vezes eu consigo ouvir e fazer outras tarefas, ou seja, não estou 100% ali a ver. Ok, aquele é o ruído de fundo então. Exatamente, é ruído de fundo. Porque assim, eu gosto de anime, mas realmente para libertar espaço para ver anime ou até para jogar não é muito.
01:47:01
Speaker
O que acontece? Estou na rotina de treinos e coisas, quando eu tenho um tempo livre vou estar deitada para repousar. E eu durmo. Por exemplo, antes que devia fazer o podcast, eu tive a dormir uma cesta, que supostamente era de 30 minutos, foi de duas horas e meia. Ui! para tu vejo o cansaço. O cansaço de semana para semana vai acumulando. Se eu não fizer cesta, vai acumulando.
01:47:28
Speaker
É que eu tenho sorte que o meu treino, quer dizer, agora não, mas durante o inverno, como eu não gosto de andar de bicicleta não roubo, eu faço Zwift. Então, enquanto estou a fazer Zwift, sabes o que é Zwift? Não. Zwift é tipo, estás com aqueles rolos de bicicleta, tens a bicicleta, tiras a roda de trás, mas uma coisa que se melhora. Ah, certo, eu sei.
01:47:46
Speaker
Então isto é ligado ao computador e tu metes o treino no computador e aquilo foi um pouco mais pesado, um pouco mais leve automaticamente. E tu tens uma simulação da estrada no computador ou nem por isso? Sim, sim. É o Zwift é isso. E então, eu às vezes aquilo que é? Aquilo é um bonóil que anda na estrada. Não vou estar ali a olhar para um bonóil que anda na estrada. Às vezes basta saber os intervalos. Está-se bem. Então o que é que eu minto? One Piece ou...
01:48:12
Speaker
Ah, fixe. É fixe, e um gajo vai ouvindo. Sim, que assim, o gajo vai ouvindo. de toda aquela motivação, começa a dar aquelas músicas e caraças. Exato. A mim, o que me acontece, quando eu tenho um cardio numa fase que eu tenho um cardio de grande volume, se for de 40 minutos, eu consigo jogar enquanto vou fazendo esse cardio na bicicleta. Jogar? Por quê? Eu, por último, estava a jogar o Hogwarts Legacy.
01:48:36
Speaker
Ah, não é daqueles jogos que tu tenhas mesmo a... é tipo só... é tipo G? Não. Isto é tipo género de... Sim, é tipo Skyrim.
01:48:50
Speaker
O Skyrim, ok. que a versão da Harry Potter, basicamente. E a ficha? Para caso de tu gostar, basicamente tu descobres que existe a Ancient Magic. Mas este tipo de jogos requer bastante tempo, porque uma missão puxar a outra depois para fazer a parte histórica de fazer. Eu parei de jogar Witcher e o outro, o Ghost of Tsushima, por causa disso. Porque são jogos enormes e pronto, o meu tempo também...
01:49:20
Speaker
ou descansas, ou se não estás sempre ali, bumba, bumba, é treino, é um online coach, é o trabalho, coisa... Um gajo tem outras coisas, se você jogar jogos, pá, não consegue. Exato, exato. Eu precisava de 48 horas por dia. Tu consegues ficar viciado em jogos?
01:49:42
Speaker
Consego. Se for um jogo bastante bom, eu consigo. E aí, seja qualquer breaking, eu consigo jogar. Se for um jogo bastante bom. O último que eu joguei bastante bom foi o remake do Final Fantasy VII. E olha, eu não joguei porque a minha PlayStation estava... A minha PlayStation estava grátis. E eu falei para ele também, para quem tem plus.
01:50:07
Speaker
que a minha Playstation tem um problema quando tu muestres algum jogo e tinha acabado a Kingdom Hearts 3. que tu estava agora a Kingdom Hearts com escutadores daqueles ouvir para eu não ouvir a Playstation porque a Playstation estava... Ah é, tu faz barulho. A minha tem um problema porque o meu namorado ofereceu God of War, o último.
01:50:28
Speaker
Eu gosto do jogo, que sempre que eu estou a jogar, ele coxa para o CD, ou seja, é bastante estressante, tira-te aquela vontade de jogar, por exemplo, pode durar 15 minutos, pode durar 10, pode durar até uma hora, nunca sabes, e às vezes, por exemplo, estás numa batalha contra um boss e de repente
01:50:49
Speaker
O CD é cuspido e começas ali em alhos, vogalhos e pronto. Eu comecei e instalei o 8, foda-se, Final Fantasy 7, 20 anos, não jogava isto, vou meter isto agora. Eu mato o Final Fantasy, eu ligo aquilo.
01:51:09
Speaker
e a pessoa começa a fazer barulho e depois a primeira cutscene, quando acaba a primeira cutscene tipo o Claude salta do combo aí, sabe como é que é? E ele vai começar a primeira parte da missão, o jogo bloqueia completamente assim, ah, ok, ok. Ele nunca passava daí, então, portanto, olha, sabe o que é que fiz? Arranjei um emulador e joguei o Final Fantasy XVII. Olha o que fiz, que descontei. O originel.
01:51:37
Speaker
Existe agora um que eu queria jogar, ainda vai demorar-se, que é o remake do Metal Gear Snake Eater. Do Trias? Sim. Ai, e altamente, isso é fixe. Eles vão fazer o remake. Não sei se queres escutar o trailer, tu tens que ver.
01:51:56
Speaker
E eu agora estou a ver, porque elas não vão fazer remakes de muita coisa. Tipo, vai ser um remake do Avatar, do Last Airbender, no Netflix. Vai, mas é live action ou tudo nem? Live action, live action.
01:52:08
Speaker
É porque o filme nem se quer ver. Eu sou uma das tristes almas que fui ao cinema a gastar dinheiro para ver o filme. Isso, o live action do Dragon Ball também não fui ver. Isso não perdeste nada. O live action do Dragon Ball não é bem.
01:52:28
Speaker
É uma história paralela, basicamente. Não, não. Aquilo não é bem um filme. Aquilo, comparado com uma sanheta, acho que é pior. Fogo. Não, espera. Comparado com um buraco no chão, com uma fossa cética, é pior. Fogo. Imagine uma fossa cética onde cai uma bomba atômica dentro e espalha aquilo tudo. É pior. Pois, sabe, certos filmes que eu olho e quando dizem que é live action,
01:52:58
Speaker
Eu perco a paciência. Eu comecei a ver, mas isso parecia que até estava bom.
01:53:08
Speaker
O que é que tu achaste? Não, não consegui. E também vi um screenshot que havia um live action do Bob Psycho 100 e disse não. E não vou estragar. O meu anime favorito, porque tem um live action, e eu tenho que ver tudo o que existe no meu anime favorito. Pois, pois. Tem um também do Death Note, não sei se... Não, mas tem vários do Death Note. O Death Note tem uns cinco ou seis.
01:53:34
Speaker
Eu ainda não vi. É quando tu vês que é live action, tu não queres estragar aquela expectativa que tu tens dos animes. Porque existem animes que devem permanecer animes e não fazerem live action. Também acho que sim. E eles vão fazer, não sei se viste aquele filme, o anime, mas o filme, que é o Your Name. Kimi no Noah. Não, não conheço esse.
01:54:01
Speaker
Não tens que ver isso. É fecha. Ah, isso é lindo. Tu vais chorar. Por exemplo, olha, de falar de Live Auctions... Isso é tão bom, querem fazer um filme de Hollywood com isso. É capaz de resultar porque não é tanto... Não é tipo estar com Titan em uma coisa assim, estás a perceber? Por isso é que é capaz de resultar. Ok. Falar de Live Auctions. Viste a polêmica da Pequena Sereia, o Live Auctions que fizeram da Disney? Isso, ouviu o trailer. E a Pequena Sereia agora é preta.
01:54:30
Speaker
Eu sempre gostei da Pequena Sereia, fui ver o live action no cinema, o filme está
01:54:39
Speaker
bom, a atriz é lindíssima, mas eu acho que isso é tipo inclusão forçada. É, como tudo. É, o personagem era branco e de repente é preto. Eu acredito. Eu também vi que dias um filme que é baseado numa, você acha que é a Jane Austen? Não. Que é uma escritora que fica que escreveu Pride and Prejudice.
01:55:03
Speaker
Eu ouvi Pride and Prejudice. Esse filme é bonito, tens que ver esse filme. Eu acho que vi. É um filme da época. É com a Kyra Knightley. Eu acho que vi isso pouco tempo, até na Netflix. Esse filme é bastante fixe. Mas pronto, eles fizeram mais um filme da Netflix baseado nisso e está bem fixe,

Inclusividade e Representação em Mídia

01:55:22
Speaker
não sei o quê. que tem tipo essa inclusão forçada, porque não famílias dessa altura aristocratas negras e eles querem...
01:55:31
Speaker
Não necessidade, meu. Querem fazer um filme da época e tão alterando tudo. Mas hoje em dia estão a forçar muita coisa. A nível da sexualidade também, do gênero e essa treta toda. Olha, imagina a tua próxima competição. Chega um gouache com um biquíni. Espero bem que não, Fogo. Eu não...
01:55:59
Speaker
Eu não sou contra, mas acho que é... É tudo muito forçado, estás a perceber? Eu acho que desporto em que, por exemplo, tu não podes estar à espera numa lata de boxe, com um gajo que decide a ser mulher, voltar contra uma mulher que sempre foi mulher. Exato, porque é injusto. O que é que vai acontecer a essa mulher?
01:56:23
Speaker
Geneticamente é injusto porque normalmente os homens, que nascem originalmente homens, são muito mais fortes geneticamente a nível físico e muscular que uma mulher. É que é um plato muito injusto, mas pronto. É a tal coisa. O gajo não vai seguir essas questões. Sim, é exato. Olha, foi altamente. Um gajo depois vai te dar isto, vai publicar. Espero que tenhas gostado. Eu gostei bastante. É fácil falar contigo, sempre foi, por isso.
01:56:52
Speaker
Acho que um gajo começa a devagar, mas também me pergunto... um gajo gasta... e vou continuar a acompanhar.

Promoção de Conteúdo e Cultura Nerd

01:57:00
Speaker
Vocês acompanhem também a Sofia e a evolução. Vamos torcer por ela que ela consiga participar no... e façam o personal training com ela, que a Paula teve frontes para participar na próxima prova. Exatamente. Façam o Paulo, sigam o meu processo, a minha jornada. Sigam aqui também o Paulo.
01:57:21
Speaker
Não sei se ouviu o Nerdland. Não ouvi. Não perdes nada. Da promoção que eu faço. E tu a gravar um podcast. Mas não ouças. É para rir. Aquele eu e os meus irmãos e depois tem o de ciclismo, que é o Carlos. Temos um futebol que anda meio parado, mas um gajo vai ter que fazer do final da época.
01:57:44
Speaker
Por acaso, isso são temáticas que ainda não vou muito à bola, sou sincera. O Nerdland me volta a falarmos do anime, olha, até posso anunciar. O anime é mais coelho. Em um dos próximos episódios vamos falar, olha, até o Arthur, o Arthur joga Dungeons & Dragons todas as semanas, duas vezes por semana. Fixe, fixe. Isso é aquele jogo de cartas, não é? Que tens um tabuleiro.
01:58:07
Speaker
Sim, ele explicou como é que era, tem um episódio sobre isso. E pronto, é nerdland, a gente fala desses tipos de coisas. E o próximo episódio é porque eu acabei de ver o Vinland Saga e disse, toda a gente tem que ver o Vinland Saga. A gente tem que meter o Putin e o Zelensky numa sala a ver o Vinland Saga. Aliás, tantas vezes sem mais anime não criavam tantos problemas.
01:58:32
Speaker
sei.-se pedir ao Luffy para ver aqui e dar uma porrada no pessoal todo. Vai sair o livro lá, a action disso, sabes? O One Piece. Sim, é das coisas que eu também tenho medo muito assim. Pois. Eu vi o trânsito e fiquei... Olha, sabes como é que eu consegui ver o One Piece? Eu vi o One Piece a mil episódios no ano. Foi, foi o que foi. A andar de bicicleta, ia ver.
01:58:57
Speaker
Ah, olha porreiro. É que ele deve ter 25, 30 minutos cada episódio. Sim, eu tenho que... Porque aquilo tem... Pronto, isto é outra parte. Mas aquilo tem aqueles entres, e depois tem o resumo do episódio, ou seja, o episódio... Cada episódio tem no fundo 15 minutos. Sim, tu cortas...
01:59:16
Speaker
Normalmente agora, quando eu era mais nova, eu tinha que vir as filas de todos. Agora eu salto essa parte toda e salto aqui. O Noruto era bem pior. O Noruto esquece. Eu agora não gosto muito do Noruto, honestamente. Eu deixei de vir o Noruto quando o Azuma morreu.
01:59:37
Speaker
Oh, não viste até o fim, então? Não, não, não. Acho que eu me deixo... Ficou uma das pessoas a favorito e tu deixaste de ver, foi? Não, não, não. Depois a vida aconteceu e o Naruto ficou para trás. Então tu não sabes como é que o Naruto ganha o gajo que matou o Asuma?
01:59:53
Speaker
Ou como é que o Shikamaru ganhou, o gajo que ganhou... não, eu tenho que ver isso com... Foi boa, fichas das batalhas mais fichas, olha. Eu tenho que ver onde é que fiquei, para tu veres. É que o Naruto faz o Rasen Shuriken. Um dia eu vou voltar e verificar. Eu nem posso ver essas coisas que eu comecei aqui do nada.
02:00:15
Speaker
FUTOM! Não é assim? Eu acho que é assim. É a banda sonora. Olha para ali, porque eu vou ter que fazer agora...
02:00:26
Speaker
uma refeição para não atrasar as coisas. Sim, senhores. Olha, fui boa da festa, Soia. E depois eu publico isto tudo. E vou-teitar um potassim. Sim, claro. E depois a gente... e depois eu publico. Ok, pronto. Olha, um grande abraço. Muito obrigado, tudo bom. Beijinhos e cumprimentos à família. E exatamente cumprimentos para a tua família também. A gente quase disse ao mesmo tempo. E depois uma vez que for à ilha é para a gente se encontrar. Está bem, está bem. Da última vez é por causa dos meus horários.
02:00:55
Speaker
Como eu tenho muita coisa... Tenho sempre qualquer coisa a fazer. Sempre qualquer coisa a se passar. Sempre o que pode. Sim, senhora. Pronto. Olha, grande abraço. Está tudo bom, obrigado. Tchau, tchau. Tchau, tchau.