Aviso e patrocínio do programa
00:00:01
Speaker
Avisem-me, o programa que se segue pode conter linguagem ordinária e ou verbalmente agressiva, que pode ferir as suscetibilidades dos ouvidos mais paníscas. Obrigado. Este programa conta com o apoio de X-Muse. Powering your dreams.
Introdução ao PDC Podcast
00:00:19
Speaker
Hello there, and welcome to the PDC Podcast.
Configuração técnica e navegação na internet
00:00:32
Speaker
Eu já me disse que está gravando, por isso que está a frente. O canal deles é que está a funcionar. É que está a 5 estrelas. Vem, eu vou fazer outra coisa. Eu vou abrir só aquele... Vê se isto continua a dar normal se eu abrir aqui uma página de internet. Ok. Estás movendo na mesma? Sim, sim. Ah, então está bom. Então quer dizer que eu posso ter o Pro Cycling Stats aqui aberta à minha frente?
00:00:57
Speaker
Isso funciona em segundo plano, faz sentido? Tá fixe. Opa, nunca sabe, às vezes na nossa cabeça faz sentido. Mas as maravilhas da tecnologia...
Clima quente e rotinas de exercícios
00:01:16
Speaker
Epa então, como é que o Thor? Estás fixo? Está tudo bem, tudo anor, com muito calor, mas... É aí, estamos de volta para a segunda hora.
00:01:40
Speaker
Aqui tenho dado a semana toda para cima de 30. Mas eu ando a correr todos os dias, 12 km. Mas logo o que? Logo meiazinha? Olha, fui correndo agora. Ah, foi. 15. Um gosto de atrasperando, também gosto de um trabalho a seguir, por isso vai recuperando, faz um barbecue à noite, recupera a energia toda.
00:02:05
Speaker
Sim, bebes mais água, tens de... Opa, eu ando a beber uns 5 quilos de água por dia. Ah, pois imagino com essa temperatura. É, é assim caraças. E tu, estás andando de bicicleta, tens feito muita coisa? Não, não tenho andado muito de bicicleta. Amanhã talvez. Está demasiado calor. Pô, está terrível. É assim é que se faz os bons trans para no calor. Eu tenho ido ao Bike Park.
00:02:36
Speaker
aqui e um gajo fica tipo mal habituado a subir no pufairo que lá para a server e depois só vai... se bem que isto... se bem que isto chega adentro de ir a descer e depois o gajo fica com os braços uns arrebentados e não... é só sentar-se e põe-te a viagem sim, tem essa parte difícil mas depois
00:03:04
Speaker
Quando estava no domingo e foi o dia inteiro, eu pensava, estou-me aguentando mais ou menos. E quando cheguei ao carro, quase não conseguia agarrar nas chaves com a mão esquerda. Imagine que seja isso que acontece ao pessoal que trabalha com marotossos pneumáticos.
00:03:25
Speaker
Vai ficar o dia de acabar completamente arrebentado. Mas pronto, mas depois passou o pulso que eu me pedasse fraco. Mas fui o dia inteiro. Só parei uma hora e meia para almoçar. Mais ou menos para almoçar. Nem sequer. E comi rápido. E depois apareceu uma outra vez aquele um gajo paga tem que aproveitar.
Campeonato de ciclismo e controvérsias de ranking
00:03:53
Speaker
Ainda é como no aquaparque aqui. Tem que subir, subir, subir. Sim, sim. Também era aqueles miracles de graus no aquaparque. Sim, não é muito a piada, mas foi. Se bem que isto é um pedacinho mais caro que o aquaparque. Mas pronto, apá, não interessa. Ah, sim. Vem Carlos, tu viste o campeonato humano. Gostaste? Ah, vim, vim, fui. Fui um circuito diferente.
00:04:21
Speaker
Tu gostaste de ter várias disciplinas de ciclismo numa só? Ah, sim. Isso acho que é o caminho a seguir. É muito mais fácil. E tu viste outras disciplinas de estrada? Não, só ciclismo de pista. Nunca que vi mais. Ciclocross não deu. Ciclocross é só no inverno? Pois.
00:04:50
Speaker
Não fui só isso. A prova de BTT não acompanhei. Não viste o futebol com bicicletas? Ah, vi que... Não, só vi na internet, ouvi. Não vi. Não sei o que era o Zé que lhe disse, não acompanhei. Mas aquilo é engraçado. E depois tem eu, até pena conseguir ver um jogo inteiro daqui, tem demasiada coisa. Mas depois tem outra que é genástica, em cima da bicicleta.
00:05:17
Speaker
Ah, já sei, já sei, já sei. Ah pá, as fogoas, isso é, isso é, e vejo coisas ali, como é que isto é possível? É que fazem cada maluverismo. É, piruetas e cavalos e, ah pá, são as maradas, são as maradas. Não viste então o downhill, nem o mountain bike também? Agora não, agora para caso de tomar lembrar que não fui em direto, vi foi o final da prova
00:05:43
Speaker
É um quadro da prova, da... da história do... do Pitcock. Não viste o... não... não viste o que usa o... Eu vi o vídeo da... da Caeta. Só vi. O Vander Paul se apertou-se logo. E os rapazes não estão com muita sorte com nós do... do BTT. Mas sabes que houve um... houve tipo uma polémica antes? A propósito de quê? Então, ele suposto... ele e o Pitcock supostamente tinham que começar do fim.
00:06:12
Speaker
Ah, sim, sim. E o Sagan também estava para lá metido. Sim, mas era mais... Quem me beneficiava mais com esse era o Von der Poel, porque ele ia logo para a frente. E ele, supostamente, tem que começar de trás porque ele não fez, este ano, nenhuma prova de mountain bike. Por causa do ranking, não é? Sim, por causa do ranking da estrada, mas... Não, quer dizer, ele não ficou à frente, não começou à frente porque não participou na...
00:06:38
Speaker
nas provas do BT Trip, no nível de ranking, não estava bem convocada, é um coração de género. Sim, mas eles contaram com a classificação da estrada e pareciam começar para a frente. Ah, a estrada entrou. Mas que estúpidas. É, eles alteraram-me no dia antes da prova, alteraram essa regra. E tipo,
Percepção pública dos atletas e influência da mídia
00:07:00
Speaker
a plânica vem daí, porque eles fizeram assim.
00:07:04
Speaker
Não, eu vi na altura que eu vi qualquer coisa mas ninguém muito não sabia que era isso. É, foi isso o problema. Então houve pessoal a reclamar, mas depois não foi. Fui bater ao mesmo porque ele suportou-se logo na primeira curva. Sim. Não servei de nada. O Pito, com algumas noções, que começou meio atrás, não foi? Ele que foi também de lugares, por ali... Sim, sim. Ah, ele... Ele simplesmente...
00:07:32
Speaker
Ele também vê se eu não ganhasse, eu levo tudo por causa daquela prova, se eu não ganhasse. E houve até o Remco na entrevista dele, ele disse... Ah, sei, eu ouvi, por acaso já ouvi essa entrevista. Também podemos falar da entrevista, é bastante importante, acho que... não sei, melhorou a minha agência dele.
00:07:59
Speaker
Eu no outro dia vi um comentário no Twitter que era um gajo a dizer que faz confusão como é que pessoas que odiavam a ouvir entrevista passaram a gostar dele. Não são verdadeiros haters. Um verdadeiro hater não pode ser influenciado pelos tipos de entrevistas. Vai ser piada ao plantão. Eu, de certa forma, limpar um bocado a imagem que às vezes transparência nas entrevistas.
00:08:29
Speaker
Se não estás a dizer, eu aguento por mim. Isso é como tudo. Tão muitos desportoistas e não é preciso ser desportoista, é qualquer coisa. Ele até deu um exemplo, quando foi aquela polêmica do campeonato tomando na Bélgica, que ele diz que na televisão eles cortaram a parte em que ele diz, eu tinha pernas para ganhar a prova,
00:08:58
Speaker
Mas não fazia sentido nesse dia. E eles cortaram a parte que eles dizem não fazia sentido nesse dia. E mais tem a parte que dá polêmica. E depois... E depois mais... E sabe o que é que eu acho esquisito? Claro que não ouves, mas há um podcast que é do At News Blood. O At News Blood é a que pode ser na primeira... É o jornal de português mais famoso da Itabasca, não é? Não é um jornal de português. É um jornal normal que tem uma parte de desporto. Ah, ok.
00:09:27
Speaker
Não há jornais puramente desportivos aqui. É um jornal normal. Tem que ter uma secção de desporto. Ok. Não é que havia sempre as notícias desse news body. Pensei que fosse mesmo um jornal desportivo. Não. É como o Sporza. O Sporza não é um canal só de desporto. É uma secção. É como se o RTP tem uma parte de desporto. E quando há um programa... É como se fosse muito desportivo. É o Sporza.
00:09:58
Speaker
Então pronto, mas o 8 News Blood tem um podcast que é tipo o Lanterne de Rujo, que eles fazem, eles não fazem etapa por etapa, mas fazem, antes de cada grande prova, fazem uma provisão e depois fazem um briefing a seguir do que aconteceu.
Relações profissionais entre ciclistas
00:10:19
Speaker
Como a gente faz?
00:10:20
Speaker
Como nós fazemos, somos macacos de imitação esses gatos. E depois dessa entrevista do Raimco, ele basicamente desmistificou tudo o que se passou com ele e com o João Almeida. Sim, sim. Ele não disse que nós somos os melhores amigos, mas disse que respeitamos um ao outro e não há qualquer tipo de... O que é que o João Almeida sempre disse? Exatamente. Sim, sim. Aliás, eu só estava a dizer aquilo que a gente já pensava que era verdade.
00:10:49
Speaker
Sim, mas o João Almeida, nessa história, na altura, quando perguntaram o João Almeida, a versão dele, o Sercanato também tem aquele resíngue manhoso, que um gajo fica sempre a pensar que tem sempre alguma coisa por trás, quando às vezes não tem, ele tem alguma coisa por trás. Ele tem por não ter aquilo de uma forma... foi isto e acabou-se. Será que foi?
00:11:09
Speaker
Ele não é tão frontal como o Remco, portanto, eles metem assim problemas de forma diferente. O Joel mede pelo o que ele não diz e o Remco por o que ele diz. Exatamente, é mais isso. Mas eu achei piada que depois desta entrevista, é que os jornalistas aqui na Belska não devem perceber inglês, porque ele dá esta entrevista e eu acho que...
00:11:31
Speaker
Nunca vi, é muito raro ter um podcast de uma hora e meia, de uma cena de um perfil tão alto. Sim, normalmente são aquelas entrevistas rápidas. Uma hora e meia não é muito normal.
00:11:47
Speaker
E eles basicamente disseram que quando falaram dessa história, eles já falaram do podcast, que parecia o assunto que eles se calhar não ouviram, mas quando falaram do Remco e do, quando falaram da UAE, estavam a falar do Juan Ayuso e do Joel Mada, e o que é que eles
Qualidade dos participantes em eventos de ciclismo
00:12:09
Speaker
dizem? A única coisa que eles dizem sobre a Emirates que é
00:12:13
Speaker
para já é uma equipa mais importante que a Quicksab, na minha opinião. Então, sim, neste momento é. E o que é que eles dizem? Só porque se eles devassem ir para o Gatchar falavam da equipa toda e analisavam a equipa toda. Mas como é só o Juan Ayuso e o João Almeida dizem? Ah, sim, eles levam o Ayuso e o João Almeida. O que pode acontecer é que o Juan Ayuso venha ali para ganhar, mas o João Almeida, como vai para os objetivos dele, vai acontecer como Mugir,
00:12:42
Speaker
o João Almeida vai entalar o Ayuso como entalar o Remco. E estes gajos não ouvem nada. Isto são os jornalistas respeitados. Pois, quando pessoas dessas dizem isto...
00:13:05
Speaker
Ah pá, é o Bim Voss e o Jan Pieter de Vlieger e esses gajos tipo, respeitados na fauna. Enfim, não interessa.
00:13:17
Speaker
O que é que achaste da prova de trádua? Gostaste? Gostaste do drama? O que é que não pode gostar de uma prova da velas? Com a emoção do início ao fim. Ou ter uma coisa diferente em relação a outros. O que é que a campeonata não é muito normal ter aquele circuito muito fechado. E com o Silva foi o Vale algo mais feio. Mas acho que nomes importantes, não... Assim, de repente, que me recordo. Acho que o Niu era... Acho que não.
00:13:46
Speaker
O quê? A cair e a... E a ser... Sim, sim, sim, sim. Nesse ano é que tipo, naquele circuito, qualquer problema que tu tiveses, tu entalavas-te. A não ser que tu tiveses o Matthew que podes cair, rebentar o sapato e ainda ganhar tempo para o pessoal a seguir. Exato. Se bem que, na minha opinião, ele só ganhou tempo porque eles não tinham rádios. Porque caso eles tivessem rádios, o após que ele era apanhado logo a seguir.
00:14:09
Speaker
Isso é a vantagem de... Eu acho que é uma vantagem. Não houve errados numa prova dessa. E não vou dizer que beneficia, que é bom, que é melhor, que é pior. Eu acho que é o que é. Eu acho que há uma certa... Uma certa importabilidade à prova. É um pouco mais puro. Sim, é. O ciclismo não tem nenhum íntimo assim.
00:14:35
Speaker
Porque eu acho que isso está naquela situação, tipo, o Poggi, tem o Matthew Vanderpool ataca, ok, ele foge. E pronto, o que acontece é que os gajos, tem o Pedersen, o Van Aerts e o Poggi.
00:14:50
Speaker
E eles estão tipo a olhar todos os pós-outros, porque eles sabem... Chegam todos juntos, depois também o Pederson e o Van Arsons têm mais vantagem. Exatamente. Se eles trabalham em conjunto e levam o Poggy a estar lá à frente e o Poggy ataca, lá vai o Poggy fugir à frente deles. Mas o Poggy estava, de qualquer forma, tudo partido. Completamente implementado. Eu acho que... Ele fez de sério mesmo assim.
00:15:20
Speaker
Fez? Fez? Era o segundo. Está certo, está certo, está certo. Mas tipo, a mim surpreende-me. Acontece muitas vezes este, que irreita um pouco, que eles começam a espacular e que não trabalhem para apanhar um gosto. Pois, é que vê-se isso cada vez mais, aquela coisa de, pá, eu não vou ganhar, mas também não ganho.
00:15:46
Speaker
É, mas tem muito a ver, principalmente quando está o Van Aert, que o pessoal tem um pouco medo dele. Mas pronto, olha, foi o que aconteceu e pronto, Vanderpool, mais uma vitória épica para o Vanderpool. E este ano, este ano, tipo, o gajo tem altos e baixos na forma dele, mas... Mas quando ganha, já são dois momentos e o campeonato também.
00:16:14
Speaker
Pois fui, dois monumentos, o Campeonato do Mundo e o Ciclocross. Sim, sim, exatamente. E ainda lançar os esprentes para o Filipe Sando na Rua Passada. O Filipe Sando, sim. Ele fez um trabalho de gregaria, mas não deixa de ser um grande trabalho que ele fez. É tipo, é o Van Arde só que para os esprentes, em vez de ajudar na montanha, mas não é tanta coisa. É mais ou menos isso.
00:16:39
Speaker
Mas os baldas ficaram contentes. Primeiro com a Lotte Copac e ganho nas mulheres. E depois com o Rem com uma fita... Opa, espetacular. Eu acho que é aquele percurso daquilo, se o Ghana não ganhasse aquilo... Se bem o Ghana disse no contra relógio que...
Tecnologia e treinamento no ciclismo
00:17:01
Speaker
Eu tenho que melhorar a aerodinâmica dele. Eu penso que ele finalmente percebeu que o... Está ouvindo o Dan Bingham, o colega dele, o treinador dele. Que foram adversários na pista. Diz? Que foram adversários na pista, na prova de futebol. Tu por acaso viste o vídeo da Ineos sobre ele abater o recorde da hora? Isso aí agora não foi.
00:17:28
Speaker
Foi, está bem fixe. Está ali na lista para ver. É, está bem fixe, é um vídeo que... Espera, isso foi o recorde do... Do Bingham? Do Bingham, ah pois, foi antes do Banner. O do Banner não me interessa ver, porque sei que o gajo é um... Esse não tem interesse nenhum, tu sabes que o gajo tem... Exato, este é mais para, ou seja, toda a preparação que o Banner vale de tecnologia. Este gajo era um ciclista amador. Exatamente.
00:17:58
Speaker
E ele era engenheiro e usou os conhecimentos dele e trabalhou para ter o máximo de vantagem possível. É como o colégio da AGCN. Ele fez uma entrevista e depois foi. Ele fez o Super Aerodynamics.
00:18:20
Speaker
A parte do fato de ser engenheiro e produzir conhecimentos faz-me lembrar um pouco do GCN, que tem um outro amante de química. O Wally. É o Wally, acho que é.
00:18:33
Speaker
Ou não sabia que o Ollie tinha assim... Sim, faz sentido. Ele é bastante inteligente. O gajo é... E ele aproveitou um pouco dos conhecimentos dele, da área que tem, e... E que eu vejo que é um gajo que se vai para outro área e forma como... Como... Olha, eu... É que eu lembro... Não sei se... Houve uma altura que saiu um vídeo sobre o Ollie, como é que ele melhorou... Sim, sim, do FTP... Pronto, ele fala da alimentação e não sei o que é, mas tipo... Mas é...
00:19:01
Speaker
Sim, mas é sempre um contato relativo porque de cada pessoa para a pessoa. Mas, aparte, eu acho que a mensagem que um gajo tem de tirar é que tipo, se um gajo aplicar e tentar melhorar as coisas, tu podes, qualquer pessoa pode atingir um nível relativamente alto ou atingir o seu potencial máximo fazendo as coisas como deve ser e sem... Ele não faz exercícios, ele come normal, ele come...
00:19:25
Speaker
Sim, exatamente. Essa é a mensagem principal. Um gajo não tem que fazer tudo o que o fez, porque eu acho que isso depende de pessoa para pessoa. Mas a parte do treino, dedicar tempo ao treino e aplicar as suas capacidades para melhorar, acho que é inspirador. Mas o Evan Pouf, não ficaste impressionado?
00:19:53
Speaker
com o contra relógio. Sim. Claro. A gente estava sem mais espera que ele... Pronto, nós já sabemos que ele tinha grandes resultados com o contra relógio, mas... Com um contra relógio de 40 e... Quase 50 fechamos, não é?
00:20:08
Speaker
É em 47, bastante longo. Já não é costume ver-se assim contra relógios nas grandes voltas? Acho que no total não teve tantos? Os três contra relógios do Giro juntos não andam tanto espelho? Não, não. E normalmente uma grande volta quando há contra relógio grande é 20 e tal, acho que se chega a 30.
00:20:31
Speaker
Esses contrarrelógios assim de 40, 50 quilómetros eram no tempo do Armstrong que eles faziam isso. Estás a ver? Ah, ok. Já era em outros tempos. Sim, senhores, pá. E o que é que tem por ser no mais? O que é que achaste daquilo, o Joshua Tarley?
00:20:53
Speaker
Eu já sabia que ele tinha grandes resultados no Contra Rolos, fazer pódio... Depois ser honesto, você não sabia quem era esse gajo antes do Contra Rolos? Não, eu já sabia porque ele o ano passado ganhou o Salvo e o reprova... Deve ter sido o 23º do Contra Rolos, que é campeão do mundo. Não, o Júnior. O Júnior. Pois foi o Júnior, é esse que o Júnior. Ele tem 109 anos!
00:21:15
Speaker
Não, mas eu lembro do ano passado que eu acompanhei um bocadinho as provas de gêneros e não mudou o nome. Já me lembro. Porque estava lá em Português também, estava para fazer bons resultados, não era? Quer dizer, estava o António Morgado, mas era no Prova de Strava, não era no Contra-Velojo. Ah, ok. Mas como acompanhei a resultados tanto de um como de outro, o nome dele só tomou atenção. E depois vi que disse que ele era um animal. Com quase 2 metros, 2 metros e 90 centímetros.
00:21:43
Speaker
ele ainda maior, ele ainda maior que o Guarna, cara. Vem ainda bem que falaste o Morgodeo, íamos ficando sem que o Guarna... Ah, tínhamos de falar. ...fazemos uma melhor linha. Nos anos seguintes. Ias como os vintes. Falta aquele francês, rapaz, faltou pouco. Se eles trabalhassem um pedacinho melhor, aquilo era... Mas é uma situação parecida à outra. Pois foi, porque eles sabiam todos que se eles trabalhassem o Morgodeo ia batê-los no soprano.
00:22:12
Speaker
Sim, era muito provável. Tinha o italiano, não o italiano, o de francês que estava a poupar-se. Vinha lá, mas o sprint não ia... pronto, ia ter o mais poupado, mas não tinha o melhor sprint. Mas era um grupo grande, quantos é que eram? 5 ou 6? Sim, acho que sim.
00:22:34
Speaker
Mas pronto, também são putos. O que é que você vai fazer? Sim, sim. Não, mas ele mostrou mais um novo... e já agora já é oficial, não é? Já tem contrato com o Emirates. Por 4 a 5 anos. O Morgan. Achas que ele vai agora já fazer algumas provas importantes ou...? Mas tem uma equipa tão boa que... Ele pode entrar numa outra. Não digo não.
00:23:02
Speaker
Não, mas já fiz as grandes voltas, mas provas de matemática... Ele já fez um ano de sub-23, no fundo... Já, já, já. Fui a este tempo, claro. A Axiom. Sim, sim. Exatamente.
Mudanças de equipe e lista de participantes da Vuelta
00:23:16
Speaker
Faltou da Bairrada para Axiom, e deu logo o soco para a Pé-Méretes. E na entrevista do Ray, porque ele disse que estava perto para a Axiom, só que a seguir... Puxou ele falando isto.
00:23:31
Speaker
Ah, e quem ajudou muito foi o... Como é que se chama? O Martin? Ele era o olhar para ver como as coisas ligam-se umas às outras. O gajo era só ter o olhar da coisa, do quicksaps. Fala, sem mesmo orar. Não, mas foi ele que descobri alguns dos talentos do GD.
00:23:53
Speaker
Mas nota-se, nota-se que então, vê, o Remco tá na QuickSap já há quanto tempo? Uns 5, 6 anos talvez? Sei que ele é novo, mas acho que há a volta desse. Vê que a OEI melhorou depois dessa altura. Foi quando ele deixou de ser o olheiro da QuickSap e foi para a OEI ser direto o desportivo, que a OEI melhorou.
00:24:22
Speaker
Sim, e depois com o Pogacar eles então atingiram o trineiro. Sim, sim, o Pogacar já estava lá, penso eu, ou foi ele que foi buscar o Pogacar? Isso já não é questão. Não é uma boa questão. Eu vou ter ido para lá em 2019, 2019, talvez. Porque o Pogacar já não estava lá com o Rui Costa, na altura do Chris Orner. Eu acho que não. Não? Ele foi para a Emirates em 2019, acho que foi.
00:24:49
Speaker
Ok. Eu vou fazer uma pesquisa rápida, mas eu acho que... Em 2008 eu estava numa equipa da Jovenia, de Liobliana, não sei quantos anos, e em 2019 eu vou para a Emirates. Ok. É isso. Agora, se o outro já estava lá ou não, não vou gostar, o Mati. Mas acho que sim. Em 2019, certeza que eu já estava lá. Em 2019, certeza.
00:25:17
Speaker
Bem, e 2008 penso que também. Capaz, mas foi nessa altura que a Emirates começou a melhorar. Sim, sim, depois dão um solto. Sim, senhores pá. Devo-vos falar do tema do podcast que a Lavuel está em Espanha. 2023. Tu viste a sessão a que te mandei sobre a qualidade dos participantes?
00:25:46
Speaker
Eu abri o link, mas não havia notícia. Sim, porque não é uma notícia, é uma estatística do PCS. Ah, já sei o que é. Já estou a ver aqui, já tenho. É a volta à França, que é o penalti do mundo, para as provas com maior nível de qualidade atleta.
00:26:09
Speaker
Tipo, basicamente sabes que um gajo está a dizer, temos aqui a qualidade dos participantes da Vuelta. É melhor do que a qualidade dos participantes da Vuelta à França e não sei o quê. Um gajo está a dizer que muita gente está a dizer que está aqui um goze de luxe e pronto, estatisticamente não é. É bastante pior.
00:26:34
Speaker
Sim, mas espera, mas a voltar a Espanha todo este ano a sequer aparece aqui? Não, porque ainda é provisoriamente. Mas provisoriamente está pior que a lista do ano passado. Ah, ok. Mas eu penso que não estão as equipas todas metidas. Mas isto é uma explicação bastante fácil, é porque para voltar à França, aquelas equipas satélites que vão a voltar à França. Sim. Estão as convidadas?
00:27:04
Speaker
Diz, as convidadas têm um wildcard, geralmente são tipo, por exemplo, uma que contribui bastante para a qualidade dos participantes é a loto, a loto desse amigo e acho que a loto dele. E é ele, talvez, não sei se convideu também.
00:27:23
Speaker
E é Israel, sim, mas depois aquelas equipas francesas tipo Arkeia e isso, são melhores, por exemplo, no giro, que as equipas italianas que são convidadas e são melhores que as equipas espanholas que são convidadas tipo aquela... A Carrera Rural, a Burgos... A Carrera Rural e a Burgos, é. Portanto, a explicação está aí, por isso é que... Sim, faz sentido.
00:27:48
Speaker
E se formos ver... E a nível dos sprinters, não é? Os sprinters são sequências para muitos pontos. E ninguém só a OBI é que praticamente manda um sprinter. Não se esqueça, vamos falar de sprinters nesta provisão. Acho-lhes que vale a pena. Sabe como é que os do GCN, vi por acaso o vídeo, não se fazem da provisão.
00:28:14
Speaker
Quando chegou a parte dos sprinters, eles meteram o som do vinte a passar e ficaram assim calados. Isso não é muito a dizer. Por acaso, está engraçado. Aí encontraem 3 ou 4 ineducações sprinters de tudo. Não, o único sprinter que está ali que é o mesmo sprinter daqueles sprinters que estão a expensas, é pá, isto é o mesmo sprinter, é o Molano. Tem o Pedden Groves.
00:28:39
Speaker
O Caden Grove também, pronto, tem o Mulan e o Caden Grove. Sim, depois são estúdios, depois tem só o Dainese, que não é disponível, mas também o Hippocard, que não é propriamente um Sprinter perno. Mesmo assim? Não encontrei mais. E só tem praticamente uma ETA para os sprints? Uma ou duas, porque aqui é a chegada
00:29:08
Speaker
A chegada final não se esqueceu da quê? Da professora em Madrinha? Madrinha. Madrinha. E acho que a etapa 19 também. Ou seja, isso é o mesmo no fim. Eu sei que para chegar as poderes chegadas em alto ou as novas chegadas em alto
00:29:28
Speaker
Depois tem uma para lá que não é considerado chegada em alto, porque depois de uma montanha boa de alocheada, hoje tem de ser 2km, por isso não é chegada em alto. Sim, sim, é um bocado esse. Eles têm de passar essas montanhas todas para então poder ter uma etapa à frente. E se calhar até vão usar etapas que já não vêm de uma equipa, para
Funções dos ciclistas nas equipes
00:29:49
Speaker
controlar... Não percebo porquê que a Soudal QuickSap não leva o Iacopso nem tal.
00:29:56
Speaker
Não, não, não, não. Não vale a pena. Mas eu percebo. Eu ao início não tinha visto muito bem o perfil dos teatros. E como que tem esse foco? Não é isso que não leva um merlier. Isso não leva uma sequência. Está aqui alguma coisa que não estava a escapar.
00:30:13
Speaker
Depois de ferver eu vou ferver isso. Não, já percebi. Cuidado nas frentes. Sim, mas eles... Um gajo até pode começar aí pela quickstep, porque já falamos do Ramco, e o Ramco vai ali para ganhar e ele parece que está em boa forma. É a equipa que os leva, não é? Nada do que eu estava a esperar. Mas o que achas que é pior ou melhor? Opa, eu acho que é pior. Eu estava a esperar que eles levassem o Van Builder.
00:30:39
Speaker
Sim, sim. O Vando Velder acho que já me parece que há ali problemas do... Ele já vai dizer que é muito novo para o segredo Ari. O que ele queria dizer...
00:30:57
Speaker
Com a idade que tem, ele sente que ainda pode ter a oportunidade de andar cá já, se não quiser se agregar. Era uma coisa assim. Olha, se queres que eu te diga, eu, se fosse o Vão Wilder, eu resignava mais significativamente, porque ele nunca vai ganhar. Pois não. Nem sequer uma prova de uma semana. Quanto mais uma grande volta, ele nunca vai ganhar. Já viste contra quem é que ele tem que competir? Não tem. Não tem. Não tem.
00:31:28
Speaker
Ele é tipo... O que é que um gajo pode comparar o gajo? Ele é tipo aquele ciclista que é bonzinho em tudo. Pronto, ele é bom trepador. Mas ele não se destaca em nada. Ele não é o melhor trepador que o Remco. Não, não, não. Quantos muito estão ao mesmo nível.
00:31:49
Speaker
Mas não é melhor, não. Não é melhor do contrarrelógio, não é melhor da explosividade, não é melhor em mais nenhuma das outras coisas. E depois, ele tem, sabes que ele teve, ele tem uma coisa com o Rame que falou, e ainda bem que ele disse isso.
00:32:04
Speaker
Sobre a caída dele, que ele seguiu durante uns tempos com medo das descidas. Ele arranjou uma forma de dar a volta a isso. Arranjar ali uma estratégia para estar na roda, mas não estar muito perto e ter cuidado.
00:32:23
Speaker
Mas eu acredito que nem todos os ciclistas conseguem fazer isso tão facilmente como eu fiz. Claro, para nós aqui é um trauma psíquico para sempre. Pronto, e o Van Wilder? Ele teve, logo a seguir ao Reimco, teve também uma queda bastante grave, acho que não conseguia abrir a boca para comer e nem nada, teve a mandíbula partida e tudo.
00:32:51
Speaker
E fui uma caída, fui a Quickstep, fui a caída do Raimco, fui a do Jacobson e depois fui ao contrário. Primeiro fui o Jacobson, depois fui o Raimco. É capaz de ter sido, eu estou a ver, porque em 2020 o Mundo terminou a primeira etapa da volta à Espanha. Pode ter sido aqui.
00:33:09
Speaker
Acho que foi mais ou menos isso. E pronto, o facto das capacidades dele nascer em top top, e depois ele ainda tem essa co-desvante, ele devia-se resignar essa espécie de sep-curse, em vez de... Porque vê, um gajo fala, por exemplo, o sep-curse é um bom exemplo,
00:33:31
Speaker
Ou o Jezeved, são ambos bons exemplos, gajos que eram super gregarios, coisa que o Van Wilder também não é. Não é que ele seja o melhor jogador que os outros. Mas quando tiverem oportunidade de lutar para ganhar uma coisa, não conseguem, não ganham. Não têm a capacidade de conseguir assumir aquela liderança.
00:34:03
Speaker
Não digo que seja uma coisa que ninguém perceba o que é, mas é mais a resistência, a capacidade de recuperação, a capacidade de se calhar mental de gerir aquela pressão, porque quando tu és gregario, a única pressão que tu tens é fazer o teu trabalho e depois passas a batata quente literalmente ali ao líder.
00:34:30
Speaker
Mas pronto, de qualquer forma. Olhando para o resto da equipa, tu tens o Van Wilder, que é, se calhar, tirando o rank, o melhor trepador da equipa. Também tenho o Jan Hirt, em boa forma. Em boa forma, também anda bem nas montanhas. Mas também não vai o Alaphilippe? Não. O que mais me surpreende é o...
00:34:57
Speaker
O Lampard, o Yves Lampard não era, que eu acho que era tipo aquele... eu acho que eu achava que era o mesmo tipo o braço direto. O Lampi, como se chama o... o gajo do Waffert.
00:35:12
Speaker
Farmer Sanford Bunger. E, apá, surpreendo num pedacinho, mas pronto, apá, eles nem levam o Mauro Schmitz, elas vão ser uns gajos assim meio esquisitos. Mas pronto, apá. Sim, sim, sim. Comparando com os ajudantes da Yom Bovizma, até faz interesse.
00:35:33
Speaker
Estás a comparar o Real Madrid com o Nacional de Madeira, cara. É quase isso. A Yombo está, até penso eu, a nível de Gregários superior à IOE também. Ah sim, sem dúvida.
00:35:51
Speaker
E eu acho que a nível de... tanto que eles veem, é a arrogância do diretor desportivo deles. Não, isso não é o diretor desportivo, ele é o... Sim, sim. Talvez o diretor do DS. O DS, os gajos não falam assim tanto, arrogantes, os gajos não... Mas o gajo que comenta o dinheiro lá dentro, que gere, é básico que é muito...
00:36:18
Speaker
É o General Manager, mas ele não tem que ter conhecimento. O General Manager tem que custar do ciclismo e gerir as coisas de forma que haja dinheiro para que os outros possam trabalhar da mesma forma. Exatamente. E não se meter no trabalho de quem está a baixo. Mas o gajo tem a audácia durante a volta à França de mandar bocas ao francês. Pois é. Mas ele tem razão. O Balcol é...
00:36:49
Speaker
piora a tua performance, tá provado? Pronto, aquilo é um jogo psicológico, mas a ser verdade, aquilo é de uma falta de personalismo, uma coisa... Mas não tem necessidade de fazer jogo psicológico com a França SDG? Não tem, se não se for um adversário direito, pronto, não é bonito, mas eu até podia perceber, agora com a FDG...
00:37:10
Speaker
Tipo, isso é mesmo só aquela de mandar a bocunha, tipo. Pois pronto, de qualquer forma. Onde é que nós ia? Quickstep, como é que os gajos vão então, tendo em conta isto que nós dissemos de, mesmo que tivessem a equipa no máximo, não chegavas com aquel ganhares da Iumbo e das outras para ganhar. Mas, tal como é que o Remco pode ganhar? Essa é a ronda.
00:37:39
Speaker
Não tem aqui grandes iveldes. Tu achas que ele... Sim, eles não vão meter o combo aí à frente. Não, porque não tem. Não tem, mas não podem fazer. Mas tu achas que ele tem que fazer tipo Pogacar na volta à França em 2020? Só pode acontecer. E tem ali uma... Não sei, eu olhando para o perfil... Não é fácil.
00:38:08
Speaker
Tu achas que, porque estas etapas são assim, todas as ondas a separar, e depois que este pessoal volta a Espanha, às vezes faz as coisas mesmo para o pessoal ficar sem vontade de participar, ou não, que eu já sei? Sim, sim, sim. Porque tem etapas bastante duras, não é? Muito, muito, muito duras. Tu achas que isto está mais ao jeito do Sr. Hogwarts? Sim.
00:38:40
Speaker
Não só para aquelas etapas mais duras, olhando até para aquelas com o final em tu, a partir daí vai ficar ali muitos pontos de musicação. Sim, ele está no tipo que parece que...
00:38:59
Speaker
Sabe, é o matanus do Carassas ou Hogwarts, porquê? Porque o gajo, ele está sempre na mama e pôs, faz uma poker face do Carassas e ataca sempre no momento para ganhar as bonificações. Eu acho que ele é, neste momento, ele é o extreminador e placável do ciclismo.
Desempenho de Vingegaard e estratégia da Quickstep
00:39:19
Speaker
Pois é, só falta eu se queimar todo, ficar-me só white do esqueleto e ter aqueles olhos vermelhos, assim, a mandar laser.
00:39:29
Speaker
É que foi incrível. Ele ganhou tudo do que participou este ano. Tudo, tudo. Agora tem pressão de ir cá. Caralho. E ele leva, claro, o live. E se for ver se vai ser bom ou se vai ser mal, está ali um jaunas.
00:39:46
Speaker
Naquela equipe. Só o tempo é que mostrasse a resposta. Porque eles têm o Primoz e o Jonas. Sim, é uma boa liderança. Eu estou a dizer o Primoz e o Jonas como se eu já conhecesse, é os meus melhores amigos. Mas depois levam o Sepp Kuss. A apressar a grava no volta deste ano.
00:40:08
Speaker
É de ser a grande volta do Águila. Ele só faz isso, é só para o... Ele tem que ter o mínimo de quilómetros. Tu não percebes, tá? Ele é o mínimo de quilómetros. Coitado. Mas é o meu Calderman? Só pelo uso. O Calderman, sim, sim. O Tiz Benut vai? Vai. O Tiz Benut não vai. É o Calderman, Dylan Van Barler... Mas vai o Valter? Atira o Valter, Racing e... O Trotnik. E o Jan Trotnik.
00:40:37
Speaker
Tipo. Apá, só falta o Van Arte aí, caras. É que o Van Arte nem se quer ver aqui. O Van Arte está agora... Ele não está em condições de participar, que ele não dorme neste momento. É que lógicas. Não, ele está com os horários todos trocados, só dorme uma hora por noite. Cuidado. Apá, é a tal coisa. Eu aí!
00:41:05
Speaker
Nós vamos falar um pouco mais do A.I. que os doutores esbalhados falaram, porque eles são autórios. Sim, o A.I. é só muito cedo de uma hora. O Ivo não vai participar. Ah, então? Eu acho que tem algum problema físico. O Ivo já foi substituído por o Damian Navarro. Ah, ok. O patriota do... Porque o seu irmão dele não estivesse lá e eles nem tinham que anunciar. Era só trocouro. Ah, sim. Mas como estão depois os doutores, é verdade.
00:41:36
Speaker
Então vamos ver... Então, olha, pronto. Esse é o Novak. Não sei, eu acho que não é tão bom como o Waze. São coisas diferentes. O Waze tem mais facilidade na montanha. O outro era o Yvon Contrarolgista. E no Contrarolg para equipas?
00:41:58
Speaker
e não controlas para equipas. É logo a primeira etapa, olha que eles podem não ganhar a volta aí, mas pode-se perder. Podem perder muito tempo, sobretudo para a Iambuva isso. Isso depois dependo, claro, das táticas deles. Sim, senhores, pá. Nós fazemos um percurso um bocado técnico. O que é que tu achas da equipa?
00:42:25
Speaker
É uma equipa equilibrada, tem alguma juventude, tem uma coisa que se calhar não é muito normal, uma equipa que ganha uma grande volta, que é ter um Super Inter.
00:42:38
Speaker
Da mesma forma que tiveram no giro. E não me parecem ter o mais correto, mas pronto. Por que tu achas que eles fazem isso? As outras equipas, como nós já dissemos, nem sequer levam sprinters. Por que tu achas que eles fazem isso? Não me percebo. Não faz sentido. Mas elas estão aos poucos a cortar os sprinters daqui. O ano já não vale. Oh, sim. Mas eles não vão buscar o outro, se calhar? Penso que não.
00:43:10
Speaker
Ah pá, é a tal cena. O pessoal hoje... Mas é, eles... Claro que se o Paulo Guedes não quer sprinters na equipe, eles querar fazem tudo com o Paulo Guedes. Sim, e na volta à França não faz sentido os vários sprinters. Ah pois, outras ainda consigo perceber. Pronto, tem sprinters que... que já têm algum no contrato, não sei qual é que é a escolha, mas que... que vão a uma grande volta para o Zinho. Sim. Agora na volta à França... não pode ser, não pode ser. Sim, sim.
00:43:40
Speaker
Opa, que outros gajos... O que é que tu achas aí na equipa que os possam fazer? Já sabemos que o João Almeida já fez o giro. E fez terceira. O baiu vem-se de uma época quase meio bem esquisita, que ele não estava assim... Sim, ele teve um problema físico e estava bastante parado. Mas, por outro lado, o único ciclista que vai, ele está pela geral. Eu estou aqui na Vuelta, que não tem uma grande volta este ano.
00:44:07
Speaker
Sim. Se pode ser algo a favor dele na última semana. Pense que pode ser algo. Vamos lá ver como é que as coisas vão acontecer, mas pode ser um ponto positivo. E o que mostrou ano passado é que é sim que isto é que podem ganhar uma grande volta. Mas pronto, é ele e o João Almeida, acho que é dupla liderança. Eu acho que os podem pelo menos o pódio garantir, mas ganhar vai ser complicado. É, é muito complicado.
00:44:37
Speaker
É muito complicado porque os gajos da Iembo levam, quer dizer, um gajo que nunca sabe, o Iao nosso pode estar em má forma, pode estar festejado demasiado. Ele não fez uma preparação propriamente dita para voltar a Espanha. Quando fez a volta à França, descansou, treinou e vai fazer-lo voltar a Espanha. E que a parte dos principais nomes, depois do Stover aqui, dos principais nomes, ele é o único que fez isso.
00:45:02
Speaker
os outros são todos de giro, giro-volta. Sim, incluindo Guarante e... Sim, Guarante, Hogwarts ou a meia da questão. Sim, mas o, por exemplo, o Henrique Mass está aí tipo... porque ele não fez o giro, mas também... Na primeira etapa. Sim, ele esteve na volta à França, mas é como se não tivesse lá. É mais ou menos isso, que fantasma.
00:45:31
Speaker
Ok, então o que é que tu, as equipas que podem tentar assim, defraudar os planos da IUMBO, porque um gajo não sei, da nossa perspectiva, que eu acho que é da mesma perspectiva que eu, se a IUMBO não ganha isto, acho que é um desastre.
00:45:47
Speaker
Tendo em conta o nível da equipe, a vontade da missão que eles têm de limpar as três voltas deste ano, toda a preparação que deram para a volta, não ganham. Não tem duas grandes voltas deste ano, mas acho que é um golpe de ornesto.
00:46:08
Speaker
Sim, sim. Eles vêm em ilus, parece que fizeram tudo para limpar tudo este ano. Que outras equipas, que outros gajos que tu achas que podem interferir nos planos deles? E tu me lembrar assim, de repente, um gajo já falou do Mass, mas é uma grande encolagem. Para além do Evan Poole, o Mike D'Ayuso, não é? Sim. E o Thomas. E o Thomas. O que é que achas dessa equipa da Ineos? Os gajos levam também uma equipa curiosa.
00:46:38
Speaker
Sim, tem uma equipe equilibrada para a Montagne, com o Thomas como principal líder e depois tem o Aaron Zeman, que também pode fazer um bom resultado na Jorol. Tem o Bernal, que não estava à espera, depois vou fazer a volta à França. Estou a fazer mais uma grande volta.
00:46:55
Speaker
Sim. O... o... o... o... o... o... O Garaito... o... o... O... o... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O
00:47:24
Speaker
Mas pronto, a que eu vou ser escolhido foi o Kim Heyduk e o Bernal, mas acho que eles próprios questionam-se do podcast, não sei se já ouviste, eles a dizerem o que é que o Bernal está ali a fazer, mas pronto.
00:47:42
Speaker
É um bocado estranho, eu também fiquei assim um bocado surpreendido, tendo em conta que ele veio de uma usão grave e que já vem com o governo de volta à França, não sei. Ele deve estar a dar indicações do que está a evoluir a nível de forma e que... não sei, estou curioso. Mas é para segregar e... Sim, ele não vai para aqui, segregar e se as coisas não correm bem, na geral ele pode tomar os deputados e tapas. O Sevakov não vai, o Sevakov não vai e eu acho que é castigo.
00:48:11
Speaker
É capaz. Também já tenho contado a assinata com a Emirates. Com a Emirates, é. Porque o Sivakov, enquanto se não as dormaste, tinha que estar aí. Ah, sim, sim. Sem dúvida.
00:48:24
Speaker
Mas pronto, opa, cá se fazem, cá se pagam, caralho. É isso. Também, se o meu melhor defesa central fosse para o Benfica, também não podia ser, caralho. É a tal cena. Sim, senhores, então achas que o Tomás vai estar ali perto da teoria como teve no giro, ou não acreditas muito?
00:48:47
Speaker
Eu também já não tenho nota, porque nós estávamos num quadro pior do que o que está acontecendo hoje, é por causa dos resultados do Atlantis, não
Desafios da rota da Vuelta e previsões de vencedores
00:48:54
Speaker
é? Ficou lá e faz aqui, de repente. Nós também construímos os planos ao jogozinho. Sim, eu acho que o Tomas é assim, se ele não se partir faz top 5, certez. Sim.
00:49:09
Speaker
E depois daí, a pátria 5 pode ser a quinta, quarta, terceira. O Carlos Rodrigues também vai? Não vai, não vai. É porque vai para uma oposição. Não sei porque... Não vai, acho que não. Já ouvi os rumores de que parece que a INEOS vai renovar, digamos. Não é bem renovar porque eles já têm um pré-contrato assim, eles acham que vão ter de pagar pelo que quer. É um bocado estranho, mas acho que eles arrependerão se ele vai continuar daqui.
00:49:37
Speaker
Ok. Umas, não acreditas muito? Eu acho que psicologicamente está afetado. Isso pode ser bom, eu acho que pode ser muito mal. Esses espelhos no coração são todos bastante sensíveis, caramba. É só a opinião que eu tenho. É porque esta ano os resultados dele são um bocado... Não são muito bons.
00:50:04
Speaker
Nós também não fizemos a volta à França, não sabes o que é que podia acontecer. Podíamos estar aqui a falar do terceiro classificado da volta à França, por exemplo. Podíamos, podíamos. Mas esta volta à Espanha encaixa no perfil dele. Ok. Isso é o meu vantagem. Ah pá, estamos a descansar de alguém? O que é que tu achas? A nível de sequestras para geral. Só que não, o Vlasov, por exemplo. Não, o Vlasov. Ah sim, olha.
00:50:35
Speaker
Eu acredito mais no Vlasov ou no Atobrux? Vlasov, sim. Achas que sim? O outro pode me surpreender. Eu digo o outro porque ele é um nome muito complicado de dizer. Eu não sei. Dian Atobrux. Dian Atobrux. É o primeiro de ele. E ele tem tudo para fazer grandes resultados nos próximos anos. Já vai em CG.
00:51:04
Speaker
No ano passado o Carlos Rodrigues e o Aiu se apresentaram a sua legislação. O que eu vi dele este ano, eu não estou a dizer que ele vai fazer top 10 ou uma coisa assim, mas eu penso que naquelas etapas de montanha pelo menos vai estar ali a tentar-se agarrar, nem que seja para ajudar o Vlasov,
00:51:28
Speaker
O Vaz ao outro lado. O Vaz ao outro lado. O Vaz ao outro lado. O Vaz ao outro lado. O Vaz ao outro lado. O Vaz ao outro lado. O Vaz ao outro lado.
00:51:52
Speaker
Já aconteceu tantas vezes que já começa a duvidear um pouco da capacidade dele para baixas grandes voltas. Pois. Não é receio, mas pronto, é uma coisa que eu acho que se calhar não vai acontecer qualquer coisa à meio.
00:52:13
Speaker
Mas pronto, se senhores... Olha, então... Acho que não nos esquecemos de ninguém. Se a gente esquece de alguém, vai, não sei... Tem, depois de outros, os nomes que a bardeira e o Dambam. E o Bandam? Sim, é o maior congregado do evento. Sim, isso ainda estamos para ver, se isso vai ser mesmo assim. Sim. Ok, queres arriscar um top 3?
00:52:41
Speaker
Top 3? Pode ser. Roglic, Evan Poole e Almeida. Ah, então é o Jonas Top 3. Tem alguns receios. E eu? Realmente eu acho, ou o Jonas ganha ou ele nem sequer faz Top 10. Pode ser, não sei.
00:53:09
Speaker
Isso eu posso contrariar. Eu acho que o Joãozinho vai ganhar. E que o Jonas vai ficar em segundo, porque vai perder tempo no contra-reloj. Não sei como. E o Remco vai ficar em terceiro. Diz, diz. O Remco vai ficar em terceiro. Ok. Ok. Tá bem. Tanto o João Meda... Vamos fazer as nossas propostas como da outra vez, não é?
00:53:35
Speaker
Ah sim, sim, vou preparar o... aliás não preciso preparar o exercício que ele já está preparado, é só copiar a base e fazermos as apostas na véspera. São 21h, quando é que começa? Amanhã? Depois da manhã? Em dia 26, sábado. Sábado, ok. Já posso dizer que o contra-rosca que vai ganhar vai ser a Jumbo, em segundo vai ficar a Quickstep e em terceiro a Wei.
00:54:05
Speaker
Eu não sei se é o que fica logo em segundas. Eu sou um bom jogo contra relógio. Isso é verdade. E também anteio em grande concluência. Mas... A Bora também é boa no contra relógio. Pois é, eu pensei na Bora porque ela chegou a nível de equipe em Ineos também. Muitas coisas. Pois, em Ineos a verdade, olha... Eles levam o Ghana. Eles levam o Ghana. É isso aí, o Ghana vai.
00:54:33
Speaker
Eu acho que ninguém bate aí um bom no contra roxo, mas aí news pode dê-lo. Sim, se bem que no início do ano até parecia que eles estavam a ficar um tosso para trás a nível de resultados em contra roxo, mas eu penso que o Jonas a seguir vai rebentar com isso tudo no volta à França. Jonas e Rollie True.
00:54:56
Speaker
Sim, é o campeão Olímpico de contrarreloj e o pessoal tudo esquece, como o Jonas é bom no contrarreloj, é incrível. Basta ver o que eu fiz na volta à França. Eu acho que ele só não ganhou mais o contrarreloj, porque com Deus ele basicamente ofereceu a futura e ao Van Aarde. Exatamente. Mas pronto, sim senhores. Olha Carlos, acho que não temos mais nada a dizer.
00:55:21
Speaker
Não. Não. Vai ser uma grande volta à Espanha. Ah, só falar dos dois, que é o Rui Costa, o Rui Guerreiro. Quem é que tem mais? Não sou o Nauvero. Não sou o Nauvero, o Rui Alveira e o João Meda. Ah, o António Carvalho. Não, não é o António Carvalho. É o gajo da Coffee Dish, agora esqueci-me do nome dele. É o André Carvalho, André Carvalho.
00:55:46
Speaker
Ok. Olha, e está abrindo agora o Tour de Lavenir com o Morgado e com... Pois é, o Tavares e companhia ilimitada. Estou curioso. A patelha é a onde que o... Espero que façam alguma coisa nas montanhas. Eu acho que eles iam ter uma etapa de montanha agora. Amanhã é a subida do Tour de Malé. Não, não é o Tour de Malé. Obisque? Não, isar. Isolar.
00:56:16
Speaker
Acho que é isso, acho que é isso. Só para finalizar, que um gajo assim não falou assim muito. E até aqui, este ano, temos a subida mítica do Angliro.
00:56:29
Speaker
Por isso, eu sei, é difícil, aquela subida é bastante difícil, com inclinações bastante altas, pois tem aquelas, eles falam no Lanterne Rouge, eles falam tipo, um gajo olha pouco filho das etapas, mas um gajo não tem bem a noção, porque muitas daquelas subidas tem rampas, pelo meio, que chega tipo a 20 e depois volta tipo a... Tem, tem, tem. Tem tecidas a meio, portanto sobe os 10, depois volta a subir, com tecidas a fim.
00:56:58
Speaker
É, e depois tu não percebes muito bem isso quando olhas para os processos. Não. Mas é aí que tem vantagem quem conhece aquelas zonas. Sim, porque sabem que podem atacar em determinados momentos. É isso. O Roglic imagina que andou ali naquela zona a treinar durante uns tempos. É, por bom. Já tem três grandes voetas. Vamos esquecer isso.
00:57:27
Speaker
Pus? Fazer o Tietrack. Tietrack. Isso aqui hoje. Olha Carlos, obrigado por estar aqui. Não perco o próximo episódio depois da volta, porque nós também não vamos perder. E forçamos lá. Sempre. Sempre. Posso mandar o crack parar isso.