Aviso de linguagem ofensiva
00:00:01
Speaker
Avisem-me, o programa que se segue pode conter linguagem ordinária e ou verbalmente agressiva, que pode ferir as suscetibilidades dos ouvidos mais paníscas. Obrigado. Este programa conta com o apoio de X-Muse. Powering your dreams.
Introdução ao PDC Podcast
00:00:19
Speaker
Hello there, and welcome to the PDC Podcast. I am back.
00:00:28
Speaker
Ela afinal já estava acordada. A minha voz potente acordou pessoal. Ok, empecemos. Isto já está gravando, por isso... Sim, já tenho aqui 26 minutos de conteúdo fantástico. Quem quiser aprender a fazer contas.
00:00:47
Speaker
Não, porque eu nem sequer fizemos contas, fui... fui só dizer os resultados. As contas aparecem a seguir, as contas só se fazem no fim, caraças! É isso, um verdadeiro especialista sabe que isso é verdade. Sim, senhores.
Rotina de ciclismo do Carlos
00:01:00
Speaker
Carlos, bem-vindo ao PdC Podcast. E à força no pedal, tu estás com força no pedal? Todos os dias. Todos os dias? Tu tens andado com frequência? Não, todos os dias não, mas sem...
00:01:11
Speaker
O sábado é sagrado, e depois durante a semana, dependendo da disponibilidade e do tempo, o tempo ou a meteorologia. Tu arranjaste um colega de filha? O quê? Arranjaste um colega de estrada? Ah, tenho, tenho. É um grupo com quem vou às vidas. Às vezes vai um, às vezes vão dois, às vezes vão mais.
00:01:34
Speaker
E tu combinas mesmo com o pessoal, é? Sim, normalmente liga-me o Miguel, ele é dali da somada. Ele liga-me na vez para pronto assim, diz lá o que é que está a planear e a gente combina ali em cima e saímos dali de cima da somada. Olha, boa da Fisch, é porreira. É porreira. É assim a Fisch e vocês já estão a fazer isso há muito tempo.
00:01:53
Speaker
Fui um bocadinho antes do grande fundo. Ah, ok. Foi quando eu acho que cheguei a contar como é que... É aqueles acasos, não é? Aquelas coincidências. Eu conheci-los porque um deles provocou uma queda.
Amizades através do ciclismo
00:02:10
Speaker
Ah, ok, ok. Olha o porro, acontece. E ficaram amigos, muito bem. Sim, sim, foi. Então da próxima vez, já sabes, quando eu chegar a Madeira, o gajo vai pôr esse pessoal a sufrir. Ou não, ou seja, ao contrário. Fiquei contente, porque como disse, um dia deles, um dos com quem vou andar, um dos que já com 68 anos não entram.
00:02:36
Speaker
E ainda anda fixe? Eu sei, olha que ele tem umas pernas que fazem inveja a muito o pessoal ali com 20 e 30. É à prova que fazer exercício que não serve o pessoal. É verdade. Estás a ver aquilo baixou-te quando veres a idade dele. Quem sabe? Quem sabe ainda vai estar em melhores condições do que eu. Ele disse o mesmo, olha, com a sua idade não me importava nada de estar assim nessa forma e nadar aqui até lá. Ah pois é rapaz, mas eu digo o exercício é a melhor mantequemente que existe. É, não há dúvidas.
00:03:03
Speaker
Eu, eu andava... Mas não, mas só a teto de curiosidade, fiquei contente por saber que, para além da idade de saber que ele faz exercício, fiquei contente por descobrir que ele andou a correr juntamente com...
Eventos de ciclismo na Madeira
00:03:15
Speaker
Morte Chagas. Morte Chagas aqui na Madeira. Sim, senhores, isso aqui, andar com esse pessoal, isso é uma experiência que... Ele diz mesmo que a volta à Madeira de hoje em dia é uma amostra, uma vergonha. Na altura dele aqui era que eu queria 8 dias seguidos, acho eu, e era às vezes dias em que havia mais do que uma etapa.
00:03:34
Speaker
Fogo. Ele disse que fazia tipo contra as relógios, sei lá, tipo da Ribeira Brava ao Cancel ou a Santa Cruz. Era uma coisa assim. Fónix? E lembro-me, um é primo e tem um primo que trabalha no aeroporto, o Filipe. Filipe, tu tens de juntar o PDC Podcast, caras, tu tens de juntar a nossa equipe Apogranfonte. Ele era ciclista, sacana? E lembro-me, ele tinha uma...
Equipamento e componentes de ciclismo
00:04:01
Speaker
Não sei como a bicicleta era, mas era cor de rosa. E eu lembro-me dele fazer, tipo uma espécie, o meu tio filmou quando ele entrou na volta a Madara e ele fez o contra-reloj na via da Riaga.
00:04:13
Speaker
Ah, ok. Mas esse eu estou a falar, início dos anos 90, tipo 92, 93... Sim, sim. Ou se calhar muito assim mais tarde. Ele é mais velho que eu. E ele... E ele fazia a volta à madeira. E eu tenho a ideia que isso na altura era uma coisa maior também. Se calhar não, assim, 8 dias. É, o que meu fã foi pouco que teve a ver e pouco me explicaram, a volta à madeira era uma coisa... Aliás, basta ver como o Marco Chagas veio cá a fazer a volta à madeira.
00:04:42
Speaker
E depois fui perdendo algum gozo, até houve a dizem que não houve volta à madeira. Parece que ultimamente tem vindo a aumentar, também nota-se cada vez mais pessoas
Planejamento de rotas em Madeira
00:04:55
Speaker
a praticar ciclismo. Pode ser que daqui a uns anos tenhamos uma volta à madeira, não digo como antigamente, mas com outro nível. Mas falando nisso, na madeira,
00:05:08
Speaker
Tu conseguias fazer uma volta de uma semana com bastante montanha e meter um contrarrelojo lá pelo meio. Ah sim, sim. Sem problemas. Mas até podia fazer um contrarrelojo a começar na pista do aeroporto.
00:05:27
Speaker
Contrarreloj que eu vou indo. Olha, sabes o que é que era um contrarreloj fixe? Olha, começar, não digo, pronto, na pista do aeroporto, mas, começar a Santa Cruz, pela Via Rápida até a Câmara de Lobos. Mas nunca vão fechar a Via Rápida para um contrarreloj. Não estou a dizer que vão alguma vez fazer isso,
Espírito do ciclismo: camaradagem e competição
00:05:45
Speaker
mas era fixe. Ah, sim, sim. O cenário ideal. A Via Rápida e depois tem aquela subidinha no conício, vê se não era uma cena fixe.
00:05:53
Speaker
Era. Claro que era. E é o local ideal para fazer contra relógio, porque não têm as curvas demasiado apertadas e tal. Sim, sim. Eu andei a ver umas coisas, dava para fazer na Madeira. Vê que eu andei ali a ver percursos alternativos para o Gran Fondo. E perdi duas horas a fazer percursos. E num dia fiz quatro itapas que não passavam no mesmo sítio, todas com 100 km.
00:06:22
Speaker
Eu estou a escostar-me a andar umas propostas de etapas. Sim. E depois fiz lá uma que tinha mais de 6mm de... Coisa pouca. Coisa pouca. Mas pronto. Sim, senhores. Olha, é fixe. E gostava que a volta à madeira crescesse e que ficasse uma coisa... Mas eles têm que realmente começar pelos amadores e ir crescendo.
00:06:48
Speaker
É, tem que ser por aí. Porque o problema é ter jovens a participar e essas coisas. Claro. Jovens como o Carlos. Se tomarem como exemplo, e acho que como
Detalhes de equipamentos de ciclismo
00:07:03
Speaker
exemplo o que fizeram com os terrenos aqui na Madeira.
00:07:06
Speaker
Porque hoje em dia não só tens pessoal, desde miedos até já pessoas com alguma idade praticam aquilo e tens competições aí que vem pessoal de tantos países, daí fora há competições, portanto vai apagar naquela... O trail tornou-se popular. O trail hoje em dia é super popular. Até conheço uma pessoa que é o Caterino.
00:07:29
Speaker
que ele começou a fazer trelos aí na Madeira e a orientação e o caroço e agora ele a meia volta vai para a França, para os Alpes, com os trelos de lá.
00:07:45
Speaker
Mas isso deve ser, também, andar a fazer essas viagens e isso deve custar também uma nota em... Nunca acho que consegue fazer pelo mais, porque também o trail não é dos esportes mais caros, penso eu. A nível de material, não há, por exemplo, sitios que são mais caros, não é? Exatamente. A não ser que compre jantes de 1200 euros a 50 euros.
00:08:07
Speaker
Isso só tu aconselhos? Não, mas a gente estava toda arrebentada. Eu vou te explicar uma coisa, foi. Eu já tinha dito na cabeça que não ia comprar mais nada para a bicicleta. Sim, eu já tinha dito. Mas em meia-volta vou ao website e vou vendo só para ver se alguma coisa interessante. E apareceu lá uma gente, Dura Ace C50 2013,
00:08:34
Speaker
Porquê que aquilo tornou-se interessante? Porque para já era para pneus normais e não queria para tubos, tubos é complicado. E depois eram de 50mm tipo as tuas, mas aquela superfície de travagem não era de carbono, era de alumínio, é de alumínio.
00:08:55
Speaker
Por exemplo, se tu tens um pomeu que for e vai numa decarbona e andas... O que aconteceu àquelas gentes foi, a gente a frente está nova, está boa, sem nenhum problema. A gente traz, ele furou-a, quando estava numa descida depois de fazer paralelos, e ele andou lá na descida e aquela... a gente ficou toda amolgada na parte da Alemanha.
00:09:21
Speaker
Se fosse de carbono, aquilo que ficava tudo partido. A gente partia completamente. E ele tinha uma prova dos dias depois, ou que era, comprou outras do race. Tipo, gastou mais de 2000€ no meu agente. Mas tem um certo pessoal que tem a Fónix. Eu acho que as minhas bicicletas tudo agentes. Eu não gastei 2000€ nelas. Isto é mentira. Isto é mentira, mas pronto. Gastei mais.
00:09:49
Speaker
Mas também, aquela bicicleta não gaste aí sequer, gaste aí que fosse mil euros. E
Experiências pessoais e lições de ciclismo
00:09:55
Speaker
ele pôs aquilo à venda, e no dia que eu pus à venda e vi aquilo, já fome que se volou. Então o que é que aquilo tem? Entreteia a gente toda.
00:10:05
Speaker
Claro que aquilo não está perfeito, mas dá conseguir meter um pneu lá. O problema foi que meti uns pneus de flores que eu tenho aqui, que são uns Schwalbe Tubeless. E o problema que esses pneus têm é que são bastante difíceis de instalar. E eu, como sou aquele gajo que gosta de ter as coisas leves, meti uma daquelas câmaras de ar de TPU e qualquer coisa. Aquilo que vou estar o pneu metido e cheio, é mais difícil de forrar que umas de botelho.
00:10:32
Speaker
Mas, quando estás a instalar, basta ter... e tás que ali a rasca para meter um pneu, ou qualquer coisinha, faz ali um freio. E fica o que aconteceu. O pneu da frente está bom, já nem toco mais. O pneu de trás, eu vou daqui a petar-se ver se consigo. E depois, aquilo vinha com uma K7 Ultegra, só a K7, e a K7 está nova.
00:10:55
Speaker
Só a K7 vale mais de 50 euros, o Motegrad 1130. Tipo, só isso vale mais de 50 euros. E fiquei contente de conseguir entretear. Tipo, tu olhas para ela e aquilo não está perfeito. Mas eu ainda não instalei. O que eu noto é que elas são mais largas que as minhas.
00:11:18
Speaker
E o pneu, por exemplo, por isso é que quando estávamos no grande fundo, o Mário... Sim? O Mário estava a dizer, mas os pneus são de 25, parecem de 23, porquê? Porque as minhas gentes são feitas para pneus de 23. Ok, dá aquela ideia que é mais pequeno. Exato, dá aquela ideia que é mais pequeno. Eu agora meti uns pneus de 25, nestas gentes são mais largas, o pneu fica mais arredondado, fica mais quadrado.
00:11:44
Speaker
E parece mais largo. E por acaso, olha, e o que eu quero fazer, eu vou tentar arranjar, tentar meter uma câmera de ar hoje, para depois, amanhã, fazer aqui ao longo do canal, apá, sei lá, uns 10 minutos, uns 5 minutos a 300 botes, com uma gente, e depois fazer com outras e comparar, a ver qual a questão mais rápida. Mas tem que ser no mesmo dia,
00:12:11
Speaker
com as mesmas coisas muito relógicas. Exatamente, porque é que o vento de Vera, se eu for de manhã, tem que ser tipo de manhã, estás a perceber? Sim, sim. Ou à tarde, eu não posso ir de manhã e depois ir à tarde, porque o vento de Vera me dá saudade. E por isso eu... e por isso pronto, vamos ver. Estou curioso, estou curioso por favor. Também agora fiquei curioso para saber os resultados desse.
00:12:32
Speaker
Sim, tenho que ver, mas amanhã... Sabe que eu ando aqui com os jardins e o caraças e se eu conseguir meter a câmara de ar eu vou ter um tempinho para fazer isso amanhã. Se eu não conseguir meter a câmara de ar vai ficar podre. O problema é que tem câmaras de ar, que são as câmaras de ar com as válvulas, não são daquelas mais compridas.
00:12:53
Speaker
Eu consegui encher e a pálvula fica só com a pontinha de fora, então aquilo para encher... Eu vou meter uma de botelha, ver se consegue na janta de trás. Agora que falaste nas câmaras de ar, lembrei-me, fui no outro nico, fui andar a volta de bicicleta, lembrei-me, a meio da viagem que a gente parou, se vejam esta câmara da que eu tenho aqui, aquela que andei a ver do Aligo Supre, se tu me mandaste. Sim.
00:13:19
Speaker
Os caras estão a pensar, o que é isto? E então quando nos pegaram naquele fundo. Tu não imaginas, só substituíras câmaras de ar, tu tiras, apá, são watches grátis. São, são, e watches e peso. Sim, watch porque é mais... Exato, eu tive a pesar, aqui tenho, que é daquelas básicas da Decathlon,
00:13:49
Speaker
120 gramas. E essas são 36? A balança dava-me 33 ou 34 gramas. Se tirares a tampanha, tiras uns 3 gramas. You want some 6 tampanhas? Ah, sei, sei. Não, eu gosto para tampanhas. Sabe o que é que não ponho a tampanha? Porque os profissionais não ponham tampanhas.
00:14:09
Speaker
Se fosse dos que os profissionais fazem. Já tinha de rapar as pernas, essas coisas todas. Um gajo vai falar das cenas todas que o Vinha Garda andou a fazer na bicicleta de contrarreloj dele. A bicicleta de contrarreloj dele acho que é a bicicleta de contrarreloj mais leve de alguma vez concebida, rapaz. É sério? É sério. Eu andei a ver umas coisas, acho que aqui rondava os oito quilos. Quê? Sim.
00:14:38
Speaker
Pô, já apostei com aquele nome do biciclete. Exatamente. Mas já vamos falar desse. Porque agora vamos falar do outro. E depois do fim, se calhar vamos dar umas pinceladas no campeonato também. Não sei se vai até, mas já sei.
Análise detalhada do Tour de France
00:15:09
Speaker
Carlos, o que é que achaste de ter? Comparando com o ano passado, foi melhor ou foi pior? Comparando com o ano passado... Até de determinada altura, foi muito mais ringuido.
00:15:24
Speaker
Sim. Eu esturei o início. Sim. Eu acho que nunca vi... Eu acompanhei a volta à França há muitos, muitos anos. Eu nunca vi um início tão frenético como aquele... As primeiras duas, três... Duas etapas, talvez. Pô, sabe? Mesmo espetacular. A escolha do país básico foi, sem dúvida, uma aposta a ganho. Sim. Eu acho que... Entre isto...
00:15:48
Speaker
E gosto disto. Gosto de um contrarreloj por equipas. Sim. Ou um prólogo. Tu podes fazer. Esta primeira semana foi mesmo espetacular. E depois as nossas previsões cheiram um pedaço à lado. O ritmo foi tão alto e as montanhas tão desgastantes que aquele tipo Van Der Poel e o Quaraça esquecem. Já foram.
00:16:16
Speaker
O que é que eu ia dizer? Vaz-se falar de uma vez lá da batalha principal, que era o Pogacar vingagarde. A luta dos anjos.
00:16:34
Speaker
Tu tavas à espera que o Pogacar tivesse assim... O que é que tavas à espera dele? Eu tenho algum receio, apesar daquele tipo de tapas lhe assentar como uma leva, não é? Que ele tem aquele punch e consegue ganhar segundos, segundos na estrada e segundos nas bonificações.
00:16:54
Speaker
Eu tenho algum receio, como ele teve muito tempo parado, que ele fosse, que começasse a voltar à França em baixo de forma e que fosse perder tempo no início. Mas ele veio mostrar exatamente o contrário. Acabou por acontecer. Acabou por acontecer na verdadeira etapa de montanha, mas naquelas etapas com pequenos tupos, ele defendeu-se bem e até ganhou o segundo ao vingar.
00:17:19
Speaker
Eu acho que com a metade de equipas de parte, Jumbo e eu aí de parte, e pontos ao Pogacar e o Vingagarde, eu acho que o Vingagarde preparou o turn na profissão.
00:17:36
Speaker
Há pá, ele estava calmo, ainda estava... Há pá, qualquer pessoa que cometeu erros, ele cometeu alguns erros em algumas coisas. Sim, sim, sim. Mas nos pontos cruciais e o plano deles resultou na profeção.
00:17:53
Speaker
A cena deles era, opa, vamos para o Pog ir a correr, porque... É a única coisa que eu consigo apontar ao AI, é que eles não ajudaram tanto o Pog a cheirar, porque eles não têm enroladores tão bons. Não tinham, eu acho que só tinha o Mikael Bjerg. E mesmo assim, o Bjerg é uma perna do Van Oydink no fã.
00:18:18
Speaker
Pá, olha que este tunnel tá... o Michael Bergo não... olha que não sei se não fica muito atrás do... ou não? Tá bem, mas... a nível de... não sei se tem a ver com a capacidade dos roladores, tem a ver com a estratégia da equipa, porque eles não conseguem controlar as corridas. As corridas podem controle e depois eles acabam por ter que andar atrás de fugas.
00:18:40
Speaker
Atrás do pusboas. Atrás do pusboas, tipo, a tentar recuperar tempo. Enquanto que as etapas em que a Yombo disse, bem, hoje nós vamos controlar a etapa. Ah pá, nem. Qual foi a etapa? A fuga teve a etapa quase toda, só com 30 segundos de vantagem. Sim, sim. Eu não sei dizer exatamente qual é que foi, mas lembro-me efetivamente disso. E era assim. O pessoal afegia para a frente, pôsinha para trás.
00:19:07
Speaker
E depois, no fim, lá fizeram outra etapa. Não foi naquela etapa em que o Pogacar acaba por ganhar na primeira semana? Pode ter sido, pode ter sido. Mas eles quando queriam agarrar na corrida, pá, não havia... estava controlada, estava nas mãos deles.
00:19:25
Speaker
Apesar de que eles já as vezes não tinham o time, essa etapa em que eles... ...fui a seguir ao col do Mari Blanc, no dia a seguir... ...a etapa do Turmalet, em que eles pensam, nós vamos rebentar com isto e o Pauli vai... ...não vai conseguir safar do Turmalet. Quando eles puxam no Turmalet com o Kuss e usam os gregores todos no Turmalet...
00:19:51
Speaker
Não era Ultima Sweden, não era Ultima. Não era Ultima Sweden, era Penultima. E fica lá o POG e ainda agarrado a eles e dizem, oi, tu vejo mesmo o Vingagarde tipo olhar para trás e dizem, oi, isto não está a correr como eu estava a espera. Pois não.
00:20:05
Speaker
Eu só acho que eles cometeram um erro aí, na minha opinião, a Jumbo. Foi queimar o curso no Turmalet, acho que não havia essa necessidade. Pois, eles podiam ter... ou não souberam ler, ou foram demasiado arrogantes. Eu acho que foi naquela de... vamos tentar ver se o Pogatscher rebita já nesta subida, eu acho que fui um bocado nisso, que até o Vingelgard tentou atacar o Pogatscher no Turmalet. Sim, e depois no subida a seguir, ele ataca,
00:20:33
Speaker
Fica ali a puxar, porque o Pogacar consegue segui-lo, fica ali a puxar a um bom pedaço, porque o Pogacar só... O Pogacar, eu disse isso e continuo a dizer, fui das etapas em que ele foi mais inteligente da carreira dele. Fiz a leitura perfeita de corrida. Na primeira semana, eu às vezes fico a pensar...
00:20:54
Speaker
Há um pouco a semelhança do Vander Polo, às vezes faz coisas assim, tipo, parece que é mesmo só pelo prazer, mas às vezes um gajo parece que usa a más a cabeça com outra coisa. E o Polo Gatchar, o Polo Gatchar tem aquela explosividade, mas até que ponto é que ele gastou a resistência dele? Naqueles ataques todos.
00:21:16
Speaker
Por outro lado, tu podes dizer que ele não se preparou tão bem, não estava por causa da lesão? Sim, sim, sim. Ele teve uma preparação muito longe do ideal para um siglista que vai voltar à França. Aliás, ele só conseguiu ficar em segundo, porque ele apagou a deixar, porque como sequestro normal com esta preparação, já são top 10, eu já ficava muito contento, sinceramente.
Debate sobre ciclistas famosos
00:21:40
Speaker
eu vou dizer uma coisa e parece que... Tu vais pensar que sou um tonto, se calhar. Eu acho que... Mas a corrida ia ser bastante pior. O que eu vou te sugerir é que a corrida ia ser bastante pior. Imagina que o Pogacar queria ganhar a volta ao G, e tu mandavas o Joãozinho para o Turo.
00:22:00
Speaker
O Joãozinho acho que nunca ia perder tanto tempo. Ele é um ciclista que se consegue controlar muito mais, portanto, ele nunca ia perder 5 ou 6 minutos numa etapa. E se calhar no contrarrelógio e abordado de outra forma, ele tem outros problemas. Sim, o contrarrelógio acho que é merece de cometer um erro crasso ao fazer a troca de bicicleta, não é? Mas ele foi o Wank da equipa que trocou de bicicleta. Quando vi, e por acaso estava a acompanhar em dead,
00:22:28
Speaker
E vejo o carro a próximo assim, não acredito. E ele mora bastante tempo. Então eu queria ouvir que perdem muito mais tempo na subida, que elas não justificavam. Mas, porque além de perder o... O tempo da troca, ainda perde tempo depois na própria subida. Para arrancar e... Sim, e mesmo durante a subida, talvez os tempos, e ele estava a perder tempo para o vinguarde.
00:22:52
Speaker
Sim, e penso que... E eu acho que isso é outra... Só para concluir aquela do Joãozinho, eu acho que podia ser bastante aborrecida. Se não ia estar naquela luta... Ou se calhar não, ou se calhar tipo, o que podia acontecer era o que, imagina, turmal é.
00:23:10
Speaker
O Kuzo puxa Jozinho para trás. E depois aos poucos tu vejas, aquilo vai até 30 segundos e depois tu vejas 29, 28. E depois acaba a etapa e ele fica só 3 ou 4 segundos atrás. Não interessa. Quanto ao POG?
00:23:39
Speaker
Aquela coisa que eu ia dizer sobre a bicicleta do... Vingard. Vingard. Aquela bicicleta, e penso, que eles viram tudo e mais alguma coisa para trar, pois, aquela bicicleta. Além do facto de ele estar... Ele fez aquilo quase tudo na posição aerodinâmica. Estou reparado. Sim, sim, sim. É verdade. Tando uma outra parte da subida mais enclinhada.
00:24:02
Speaker
ele vai sempre em posição aerodinâmica da bicicleta. Ganham segundos, só naquela posição tu ganhas muito mais segundos em relação a uma bicicleta de estado. Ele ganha mais tempo ao Pogacar depois da subida do que antes. Sim, até uma parte em que vi uns vídeos do Horner, da volta à França, e ele mostra mesmo um exemplo ali, nessa parte final depois da subida em que tem um plano.
00:24:28
Speaker
Ele mostrava a velocidade que eu jogaria, a velocidade que eu venho guardia, uma coisa ou outra, só por causa da posição na bicicleta.
00:24:34
Speaker
Exato, porque depois daquela parte bastante inclinada, que tem a contagem de montanha, era tipo um falso plano. E depois o que eu penso é que esse dia, essa derrota foi tão grande para o Pogacar, e eu aposto contigo que naquela noite não dormi nada, e por isso é que ele capotou no dia seguinte. Eu acho que há várias...
00:25:00
Speaker
Mas um deles para mim foi a derrota psicológica do contra-reloj. No lugar dele, nesse dia, eu experiência este homem nível baixinho a jogar futsal, só um jogo.
00:25:23
Speaker
Que sei, que tipo, falhei um gol aqui para pedir de alguém, ou cheguei mal, ou uma coisa assim. Ouve, e chego a casa, pode ser 10 da noite e posso estar cansado, e tu ali sempre a macacar, a macacar. Agora imagina o que é numa volta à frente. Isso eu consigo adormecer lá para às 4 da manhã, é uma coisa assim, mesmo que eu tenha que trabalhar um dia a seguir, acho que estás a perceber.
00:25:43
Speaker
Tens de pedir a receita ao Oricosta, que os há dias partilharam aquelas estatísticas daqueles trackers de sudo, de meio do sono, qualidade do sono do Wahoo, e o Oricosta, a qualidade do sono dele, aquilo é, pá, parece um bem boi a dormir. Mas isso agora é em pré-reforma, eu penso que não, quando eu não estava na movistar eu não dormia nem. Isto é a experiência a falar.
00:26:07
Speaker
Eu penso que isso, o pessoal fala da preparação e não sei o que, isso pode ter tudo contribuído, mas naquele dia para ele perder tanto tempo, foi... Fui físico e fui psicológico, fui tudo ao mesmo tempo.
00:26:23
Speaker
Mas pronto, a seguir, ele teve aqueles dois dias daquelas etapas em transição e depois lá ganhou... Depois a parcela em grande forma, na última etapa de montanha. E pronto, e acabou... Acabou a penance, rapaz. Ele limpou um bocadinho a imagem que tinha deixado. Rapaz, limpar? Mas qual a imagem que ele tem que limpar? O que é que ele ainda não ganhou?
00:26:47
Speaker
Ah não, ninguém imagina o que ele tinha deixado nesta volta à França naquela etapa. Ele pode acabar a carreira neste momento e continuar a ser um dos melhores ciclistas dos últimos tempos. Todos os ciclistas, todos os grandes ciclistas passam por isto.
00:27:02
Speaker
Claro, claro. Até o V, o único ciclista que não tinha passado por isto na carreira dele, e que tinha sido um gajo que tinha ganho quase tudo, era o Armstrong. Mas lá, ele tinha que passar por isto, porque se ele voltou da reforma, levaram a malha da contada ao Arilo. E quedas atrás de caídas, que era uma coisa que não queria acontecer aí. Pois é, mas pronto.
00:27:22
Speaker
Qualquer ciclista passa por isto, até o Fram, até o Garen Thomas... O Garen Thomas estava em duas ou três épocas espetaculares, depois desapareceu e voltou agora em grande neve.
00:27:37
Speaker
Exatamente. Mas pronto... O Fénix. O Fénix. O Fénix. O Fénix. O Fénix. O Fénix. O Fénix. O Fénix. O Fénix. O Fénix. O Fénix. O Fénix. O Fénix. O Fénix. O Fénix. O Fénix. O Fénix. O Fénix. O Fénix. O Fénix.
00:28:03
Speaker
Ah, ok. Mas eles parecem que ainda apostam bastante nele. Não, eles têm esperança que ele... e não vai ganhar uma grande volta. Eu garanto que o Tomás não vá dizer que está a esperar que ele melhore para o ano e que vá melhorando até poder estar a um nível de coisa. Sim, sim, sim. É normal que ele... isto foi a primeira grande volta que ele fez depois da queda, não é? É. Então
Avaliação de performances de sprinters
00:28:26
Speaker
é normal que ele daqui para a frente melhore agora.
00:28:30
Speaker
Ele já fez isso uma vez depois de uma grande caída, de um grande problema, se bem que a segunda foi pior, não foi? Foi contra o autocorre. Era para ver quem era o mais forte.
00:28:49
Speaker
Ok. A gente teve... um gajo agora pode falar dos gajos que tiveram a seguir... Os destaques. Os destaques. O primeiro é fácil, não é? Pelo menos os dois. Sim. Quem? Jasper Disaster. Já não é Jasper Disaster. Ok. Tu queres falar já dos prêmios? Eu acho que sim. É o principal destaque pelos dois. Ok. Eu acho que foi uma boa decisão da equipe a apostar nele. Até porque o Vanderpool...
00:29:19
Speaker
mesmo doente, após o serviço de lançador e chegou ao fim da volta à França, acho que sim, e o Jasper é o melhor sprinter do Colombo. Apesar de ser o mais inteligente, eu sei. Não, não, super inteligente. As nutras, né Príncipe? Eu acho que eles são anti-desportivos. Ah, isso é. Eu ali um vídeo que é...
00:29:48
Speaker
Eu ainda não vi o Vito, vi só as imagens. De ele fazer mandar vir com um gajo qualquer que estava a tentar ir para uma fuga. Sim, e nem é só isso. E os gajos tipo, para ganhar uma etapa vale tudo. Ah, sim, sim. Há ali uma etapa em que se não fosse o Philipson tinha levado uma...
00:30:08
Speaker
Um castigo. O Vanderpool leva uma suspensão, não? Mas o Philipson faz uma coisa praticamente idêntica e ainda lhe acontece não. Pois, porque ganha a etapa. É difícil isso. Se tu não provocas uma queda, eles nunca vão castigar ninguém.
00:30:28
Speaker
porque a cena deles é só uma caída, tem que ser castigado. Às vezes há acidentes que ninguém tem culpa, uma caída do caraças e lá culpam o gajo que se calhar ficou também na mão de outro partido e dão-lhe uma penalização. E estes gajos fazem estas cenas bastante perigosas.
00:30:46
Speaker
Podiam-te fazer tipo um aviso. Claro, claro. Ou dizer ok, tu levas um aviso agora e na próxima etapa se fazes uma coisa, és desclassificado. Exatamente. Tipo, quero-te uma moral, como no futebol. São ideias, não sei. Pois. Um gajo também não pode estar ali a tentar controlar os prontos de todos, que é uma coisa... Não, não. Aqui a alguns anos havia um homem muito brilhante que queria ter linhas... Sim, isso era o Bradley Wiggins.
00:31:16
Speaker
Como se fosse possível fazer aquilo e não se printar a Citadel pelo menos para agora. Não sei, o pessoal... Mas há coisas que, pronto, se os comerciários não disserem nada, os gajos continuam a fazer. A não ter cuidado com as sessões. Já melhoramos aqui em relação a alguns anos, não é? Foi preciso haver porcaria, foi preciso quase morrer gente para não terem barrares em condições.
00:31:43
Speaker
mas continuam a haver muitas asneiras. Este que idade é que este rapaz tem? 25? Tu o achas? Ele com 25 anos, com 25 anos, nem o Merckx, nem o Cavendish tinham tantas etapas vencedas na volta à França. Porque estás a me perguntar se eu acho que ele vai bater? Não. Acho que não enxiga aos 20. Não? Então porque... Eu não vejo...
00:32:09
Speaker
Diz-me qual foi o último Sprinter que conseguiu dominar 3 anos seguidos nos últimos 10 anos. Consegui-se para 4 ou 5 etapas de uma volta à França.
00:32:23
Speaker
Eu não me lembro. O Coveneste Escalhar fez isso há alguns anos. Sim, mas isso já foi há alguns anos. O Kytel não conseguiu fazer isso. Fez, mas também acabou a saída da carreira. Mas o Kytel mesmo tem uns ou duas. É provável, sim, sim, sim. E o Pogacar
Reflexões sobre performances de equipes
00:32:42
Speaker
acha que então consegue? O Pogacar, sinceramente, dos siglistas que vejo atualmente, acho que é o ano que caminha para bater o recorde.
00:32:52
Speaker
Eu já tenho, se não me engano, usos e tapas. Sim. Acho que é o Pogacar que tem mais do que o Cavendish, e gosto de tu a confundir-me. Acho que é o Pogacar, com a idade deles, o Cavendish e o Eddie Merrick sem tinham tantas. Ok, ok, é provável. Sempre com 25, 26, já sim, já tinham tantas.
00:33:14
Speaker
O que idade tem? Pogatcher, 24. Dos sprinters, quem é que te surpreendeu além do Philipson? Além do Philipson... O que é que soa do Pedersen? O Pedersen, sim. Não sendo ele propriamente um sprinter puro, não é? Pode ser sempre muito bem nos sprints.
00:33:38
Speaker
O co-card foi bastante consistente, mas também não ganhou nada. Sim, apesar de grandes resultados, foi consistente.
00:33:46
Speaker
E o Jordi Meus! E o Jordi Meus rapaz! Esse ganhou aquela última etapa, mas de resto foi um desastre. Não é um desastre não! Eu fiz 7 na classificação de pontos atrás do Asgrin, do Vingagard e do Pogacar! Se isso não é desastre eu não sei o que será! O Grunweg também, não teve mal, teve bons resultados.
00:34:08
Speaker
Pior que o Jordi, mas... Não, olha o que ele faz. 5º, 4º, 2º, 3º... Mas na classificação de pontos fez pior. Ah, tá bem, tá bem.
00:34:19
Speaker
Não tens razão, Carlos. Mas... Mas... Nos experimentos houve dois que nos eludeiram. Um foi o Jakobson, claramente mal. Apesar de ter tido uma caída, até a caída não fiz nada especial. Sim. E o outro foi o Girmay, estava à espera que ele fizesse outra coisa. Sim, até... Estava à espera que ele fosse melhor a passar pelas montanhas também. Pois, e ele passava. Ele não estava mesmo em forma, ao ponto final.
00:34:47
Speaker
E não sei se é isso, sei que ele não é tão muco como a gente estava a espera. Não, eu lembro, um gajo que faz o que ele fez, primeiro atleta africano a ganhar uma clássica. Não sei, eu estava a espera de mais. Eu também, eu também. O que é que dizia do Ciccone no KOM? O Ciccone mostrou que quando a estado inclina,
00:35:12
Speaker
Ele sabe empurrar a bicicleta. Ah, eu acho que quem demonstrou isso mesmo, e que não estava-se assim à espera que fosse tão bom, foi o Felix Gallo. O Chico Oni conseguia encerrar os pontinhos todos. Ah, ele foi inteligente, a ir para as fogas certas. No início era basicamente quem estava a voltar mais pelos pontos, era... Ai, agora estou me esquecendo o nome. O americano da Education France. O Nelson Paulus, exatamente.
00:35:38
Speaker
E o Tchikone apareceu um bocadinho mais tarde, mas escolheu o... O Tchikone... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O... O...
00:36:08
Speaker
Foi a San Sebastian que ele ganhou. Foi, foi, em 2021. 2021. Ganhou, e sabes como é que foi? Havia uma curva apertada para lá, numa descida, e o GPS dele disse que tinha a curva apertada, ele travou antes dos outros, os outros não travaram, esgotaram-se, e ele ganhou assim. Não, mas ele, por exemplo, este ano tem bons resultados, eu fiz quinto na volta a Flandres, fiz terceiro na Duarte de Orvlander, 7 na Milhão São Reno, quer dizer.
00:36:35
Speaker
Ele é bom em várias coisas, mas não aparece o... Eu acho que o pão não foi isso. Eu acho que o pão não foi lutar pela classificação das montanhas, quando se poderia ter pão e atacar uma ou duas itapas.
00:36:49
Speaker
Normalmente um ciclista que se prepara para a camisola da montanha, que é sempre bom, a gente teve que andar porque ninguém vai de propósito para a montanha. Não, e eu penso que aquilo por acaso, ele vestia a camisola. E a equipa tinha acabado de perder logo na primeira etapa, perde o Carapaz. E pronto, dizes, olha, Paulo, olha, o Carapaz espetou-se, bonzinho, era tu fazer de alguma forma de jeito e manter assim a camisola.
00:37:16
Speaker
Mas ele começa com uma vantagem grande no início e depois o Ciccone acaba com 106 pontos e ele com 27. Ele atacou na primeira semana e depois acabaram 6 piques. Mas pronto, eu também fiquei surpreendido com o Ciccone e cortei bastante a bicicleta dele. Ah, sim, sim. Todas as bolinhas, bastante estrela, todas as bolinhas. Eu gosto muito do equipamento, mas pronto, a bicicleta teve que pular.
00:37:47
Speaker
Não, ele até as cuecas, se ele usasse cuecas debaixo do bib short eram as bolinhas. Até o GPS tem uma capinha e essa capinha era as bolinhas. É sério? Sim, tens de ver.
00:38:06
Speaker
E ele, se calhar, se tivesse tempo, falava com o patrocinador dos ponheiros para meter ponheiros às bolinhas. Eu acho que eles exageraram um bocadinho nesta ano com as bolinhas. Olha... Enquanto vi calções às bolinhas, isso que foda-se, o que é isto? Depois do Evan pelo usar calções brancas... Sim, sim, é verdade.
00:38:30
Speaker
Olha aí o quesito do Felix Gall. Olha, eu penso que a principal surpresa dele está a voltar à França.
00:38:37
Speaker
ou não matem em conta para os próximos anos. Não é francês, mas é austríaco. É austríaco. Está numa equipe à francesa. Estão supostamente naquela equipe, e ele por acaso mandou isso à boca naquele documentário que a gente viu da volta à França. O direito todo esportivo da equipe. Sim. Dizem que eles eram tipo, falam-se muito na FDG, mas a GDZR há um tempo tem tido melhores resultados na volta à França. E é verdade.
00:39:02
Speaker
Não, é mentira. FDJ, este ano, foi... Eles fizeram um ano e décimo primeiro, e eu gosto do pinoa, e o pinoa teve aquela etapa tipo... A consagração. Consagração, mas tipo...
00:39:18
Speaker
No início de uma subida, numa etapa que ele está na fuga, ele pode ganhar a etapa se for um furo esperto. Esquece. Foi ele e os fãs que começaram a puxar por ele e o lado estava... Ou deixou-se levar. Eu sei, eu sei. Foi um momento neto, mas pronto. Eu só sabia que ele ia fazer aquilo que ele estava...
00:39:42
Speaker
Ainda sei, eu acho... Acho mesmo... Desperadeço. Mas foi engraçado. Ele vai se reformar de um 33 anos, não é o mais novo que isso? Ele tem animais para cuidar, ele tem outras perdedas. Mas olha, está aqui... Vê, estes parentes estavam aqui. Te vais me dizer que o Damar não é melhor que o Cocarde? Não é.
00:40:12
Speaker
Não percebes que chegaste, pá. Enfim, aquelas berras que a gente nunca vai perceber. Não, é estupidez, mano. E depois ainda te veram aquela com a Iambo. Não sei se ouves de falar. Ah, sim. Que eles andaram a dizer que... A Iambo, basicamente, chamou-nos de bêbados. Mas olha como... Mas a Iambo não gostou muito.
00:40:34
Speaker
Não, mas olha que aquele gajo da Jumbo, aquele não é o... Aquele gajo é só o gajo que... O trabalho dele, ele é tipo o dono da equipe. Sim, sim. O trabalho dele, ele não percebe nada de ciclismo. Ou percebe. Mas o trabalho dele não é fazer estratégia nem nada. O trabalho dele é... Eu arranjo o dinheiro todo que vocês precisam. E vocês têm que ganhar. Claro. É um tal papel do General Manager.
00:41:00
Speaker
Mas tipo, o gajo está sempre meio... Quando o gajo abre a boca só sai merda. Tu devias de perceber o holandês. É pior que o Lefebvre. Ah é? Desilegante. O Lefebvre ao menos não é desilegante. Sim, sim. Ele nem
Futuro das competições e talentos emergentes
00:41:18
Speaker
sei... Quando a traduzi... Mais umas bocas e isso.
00:41:21
Speaker
Olha, e ele tem tado caladinho? Eu pedi-te... Eu estou a estranhar. Eu pedi-te, opa, o Jakobson, vê... Digo-te, e um gajo até pode falar da Sudol. Francês de G, para mim, das piores equipas. EF, até que começou mais ou menos bem, mas das piores equipas. Arkea, como é que... O Bargüel... Qual foi a equipa que tu disseste que não percebi? A Arkea, andando na Arca. Não vim isso, não vim isso. Vamos falar a volta à França.
00:41:50
Speaker
Tipo, a Arkea foi mesmo tipo onde é que eles já andam. A DSM. Quando é que os gajos... Não percebo a DSM. Não sei se é do Welsford, se é da equipa. Os gajos falham as rotundas todas, meu. Tudo mal planeado.
00:42:09
Speaker
Ah pá, fogo! E tu, é tão aquela que eles estão entrando naquele autódromo, tem uma rotunda antes. Quem é que estava a lançar o suprimento para o Wellsford? Para já o Wellsford nem sequer estava no voo do gajo. O Wellsford nem sequer estava na roda dele. E ele estava a puxar o pelotão todo.
00:42:34
Speaker
Passam a rotunda, tu só vejas, o Wels Verder foi fora de pista, basicamente. Vê-te ser o Nils Eikhoff, acho que é o lançador dele. É, é o Eikhoff. E depois, pronto, eles tiveram o azar que o principal coisa do Zubarda explotou-se. O Zubarda, mesmo até o momento em que explotou-se, não tinha feito nada de especial, estava sempre a ficar para trás. Sim. Por isso, também é uma desgraça.
00:43:01
Speaker
Total Energies. Algumas coisas, mas a Sagania. O Turguiz também às vezes faz bons resultados, mas andou para o seu lado.
00:43:10
Speaker
Eles fizeram umas coisinhas aqui e lá, a gente notou por eles, elas andaram nas fãs, ao menos foi melhor que a Arkaya. Eu no X, por exemplo, teve bem. Eu no X? Primeira vez no Tour? Com o Johansson e o próprio Christophe. Acho que a única equipe, acho que o único ciclista de equipa deles que já tinha feito a volta à França era o Christophe. Sim, é bem provável.
00:43:33
Speaker
Depois a Intermash é tipo o Girmay, como já disseste em pé acho. A Movistar também pronto. Eu penso que a partir do momento que o Masses petou, já ficaram todos tontos da cabeça. Sim, sim. Lá o Jorgensen... O Jorgensen lá tentou duas vezes. Também depois eu fui para a rua.
00:43:55
Speaker
Ah, porque aí na praia na primeira, pronto. E a Quickstep, opa... O Asgreen salvou a equipa, mas... O Asgreen salvou a equipa, mas vê, eu aposto que tu quiseres. Se o Asgreen não tivesse feito aquele primeiro e segundo, naqueles dois dias, e esse tar é que ia dizer, então não valia mais a pena ter levado o Evenpool e o Kuzo e o Tim Merlier. Sim, sim, sim.
00:44:23
Speaker
Então eu tinha razão. Nós chegamos a discutir essa hipótese, para além do event pool, de levar o Merlir, mas... Eu tinha visto o ano inteiro que o Merlir estava mais rápido que o Yakuza, sem dúvida alguma.
00:44:38
Speaker
O Merleiro, quase todos os pretos, ele acho que foi dos poucos este ano que conseguiu bater o Philipson. Aliás, nos últimos anos, o Jakobson ganhou o Philipson, ganhou este ano uma vez e nos últimos anos poucas vezes bateu o Philipson. E a única pessoa que tem mais ou menos tudo dividido entre o Philipson e ele é o Merleiro. Por isso.
00:45:03
Speaker
Ah pá, é Israel, não levaram o fram, mas pronto, lá veio o Michael Woods, safarou o pessoal. Não se pode dizer que é uma má volta à França, uma vitória de etapa, e a vitória é que fui. Tu, quanto a Jacob e a Lotto, ah pá, a Lotto, pronto, uma equipa bastante limitada, o Ewan, pronto, aquela cena. O Campanart, o Ewan. O Campanart foi o campeão das fugas.
00:45:32
Speaker
O combativo dos combativos. E a Jekyll, pronto, Adam Yates, Simon Yates, quarto lugar. E o Grunewagen foi competitivo. O jogo, até para o que lá for, não foram das piores equipas. Não é como nós dizemos. E Neus? Eu não sei o que dizer, se queres te dizer.
00:45:59
Speaker
Correu eu mais ou menos como eu estava a espera, porque tinha dito que achava que o Carlos Rodrigues ia estar pelo top 5, talvez. Mas aconteceu uma coisa que não voltou ano passado. Ele estava bem. Sim, e rebentou-se na outra metade. Pois foi.
00:46:15
Speaker
Aliás, no ano passado, se não me engano, no último dia, ele perdeu uma ou duas posições porque já estava tudo limitado fisicamente. O Cusso, o Cusso também teve azar e o Cusso acaba... Por isso é que o Martin acaba de fazer top 10. Pois foi.
00:46:32
Speaker
Quais foram as equipas que gostaste mais? Já falávamos da G2R, G2R TV, a Trek com o Pedersen e com o Chikona, e com o Skelo Mosa as Doros, eram também bem.
00:46:48
Speaker
E, apá, Kofidis, apá. Não, muito mal. Muito mal? Não foi? Não, é Kofidis, fui espetacular, duas histórias de etapas. Espera, é Kofidis. Estás a confundir com quem? Com a francesa da gente.
00:47:05
Speaker
Tava aqui, todas as ecófias, mas eu tava olhando pra quem que eu tava? Eu tava olhando pra Astana, só pra coer. Ah, Astana, pronto. O Kavan disse, pronto. Foi pena. O Kavan disse, eu acho que se ele não tivesse caído, eu acho que ele podia ter ganho uma etapa. Sim, sim, aprovou. Ele tava a melhorar. E era só isso. Ele ganhava etapa e ia pra casa e não dava a seguir tudo que ele tinha. Exatamente.
00:47:26
Speaker
Mas pronto, é confiado isto, tem aquela feteória da segunda etapa com o Lafayette, mas tem uma feteoria com quem foi, quem é o outro etapa, já não sei se me lembro quem foi. Trácedo, não, o Izaguirre não foi. O Izaguirre era numa fuga, pois foi, pois foi. Foi o Yon ou foi o Gorka? Yon, Yon, Yon.
00:47:45
Speaker
E depois, o Martin ali, como quem não quer a coisa, faz top 10. É sempre assim todos os anos, ele perde tempo e não sei o que, depois vai numa fuga, ganha tempo e aparece no top 10 e ninguém sabe muito nem o que. Ou se é porque ele espeta-se de uma curva e ele faz top 10. Ele está sempre à espera de alguém, da desgraça do Utrecht. Mas ele esteve naquela etapa que o Izaguirre ganha, ele ajuda bastante o Izaguirre. Sim, sim. Na fuga. Agora, também tiveram o Kusumotasindazar, o Egei ainda com a caída.
00:48:13
Speaker
mesmo assim, logo a seguir a ter a amarela também da amarela para fora logo no Turmalê. Eu estava à espera de dar cabo do, eu queria dar cabo do Pog e quem rebenta-se tudo é o Wendley. Mas pronto, a Baraino teve bem também.
00:48:32
Speaker
Se bem que só houve uma coisa da Bahrain, pronto, o Bilbao ganhou uma etapa, o Morrores ganhou uma etapa, o Bilbao faz top 10, que é espetacular, para ele. E o Pouls também ganhou uma etapa. Sim, e o Valdo Pouls já estava aqui, pronto, eles ganharam 3 etapas. A pá, só falta uma coisa, foi o Landa. O Landa já sabe. É que o Landa nem como Gregorio Cervi, pá. Desconhece.
00:48:56
Speaker
Eu penso que acabou... Ele que idade já vai, já vai com 33. Ele que vai acudir à de cabras com o pneu. Já falamos das equipas
Impacto de eventos pessoais nos ciclistas
00:49:11
Speaker
todas? Já, já. As equipas dos ciclistas. Sim, senhores. Mais alguma coisa que tu tenhas apreciado nesta volta à França, Carlos?
00:49:19
Speaker
Não, acho que é a confirmação de que vamos ter uma luta de titãs durante os próximos anos e vamos ver se há mais alguém que se faz juntar à festa. Vamos ter aqui um teaser na Vuelta. O Vingagarde vai à Vuelta com o Roglic. Vamos ter Almeida à Iuso.
00:49:41
Speaker
Sim. E avançou. Mas sabes qual é a diferença? O Aius está melhor que no ano passado, se calhar. Sim, sim, sim. Faz sentido que assim seja. Se bem que ele estava calazado no Unistair. Também, também. E ele andou caladinho, isto é. Porque isso, se calhar, pode ser bom para ele. Pode ser. Ele preparou à partida. Claro que ele dá uma complicação para as coisas, mas ele preparou à medida esta volta às pães. E o João Almeida?
00:50:10
Speaker
Apá, no giro fui um verdadeiro líder de equipa. Sim, sim. E eu melhorou bastante em relação ao ano passado. Agora, ele e o Ayuso não sei como é que vai ser. É bem como você me dizer, a estrada vai decidir. A estrada vai decidir, mas eu acho que o Ayuso, se for na roda do João... Imagina, está no grupo dos favoritos. Ele vai na roda do João Almeida e o João Almeida ali a puxar. E se ele aguenta o ritmo, pode atacar por cima. Ah, sim, sim. E ele tem uma ameaça de ritmo que o João Almeida não tem.
00:50:39
Speaker
É como o Poggy. É a versão 2 do Poggy. E eu penso que ele, a nível de controle da bicicleta, é melhor que o Poggy, a nível de... Sim, ele tecnicamente é pá, ele é de cheiro, é muito ruim. Por isso, ouve, eu não sei, se ele estiver em forma, eu não sei se o Evenpil, o Hogwarts, o Vingagarde é outra história. O Vingagarde é que pode foder o esquema todo. Porque eu pensava...
00:51:08
Speaker
Só no próximo podcast é que vamos fazer a provisão para a Voelvo. E eu já estava ali a dizer, não sei se o Joãozinho vai para ganhar, mas o Ayuso, acho que, porque vai a Tomas, não sei o quê, vamos dizer que é. Pronto, isto é para o próximo podcast, não é para hoje.
00:51:26
Speaker
De forma que estávamos a dizer, isto é um teaser, mas para o ano vai ser ali uma batalha na volta à França. Vai os pesos pesados todos. E gostava que o Thomas não desistisse das grandes notícias. Também gostava de ver ele, acho que ele ainda tem capacidade para dar luto.
00:51:45
Speaker
E penso que foi uma coisa que faltou nesta volta à França, foi alguém se intrometer entre os dois. Aproveitar no fundo a batalha deles para tentar ganhar tempo, mas não havia nenhuma capacidade.
00:52:04
Speaker
Porque o Pogacar vem de uma lesão e recuperando ali a tempo e não sei o quê, para parecer, está 3 minutos melhor que o de ser classificado. Que por acaso é colega da equipe. Sim.
00:52:19
Speaker
Ah pá, mas se não fosse colegas de equipa, se não fosse gregar, se calhar ainda perdia mais tempo. É para bom. Rebentava-se mais. Mas o vingagarde estava em outro nível. Estava mesmo em outro nível. Era outra coisa. Mais da terrestre. A única coisa que faltou foi o Van Arte ganhar uma etapa. Sim.
00:52:38
Speaker
Era capaz de... eu penso que nos últimos dias ele já estava com a cabeça noutro sítio. Eu penso que... e mesmo... e um gajo não falou... não se falou muito nisto. Um gajo fala do Pogo Charter Partido do Pulse, não sei o quê, mas a mulher dele ou a namorada dele teve uma caída no giro, mesmo antes, no GEODÓ, não é? Sim. Mesmo antes, e fez uma conclusão. E eu penso que ela teve uns síntomas assim, bastante coisas. Isso pode estar na cabeça dele também. Também, sim, sim.
00:53:08
Speaker
Talvez ali alguém sofrer com uma lesão grave à tua frente. Ah, isso mais com um bocadinho... Pode mexer um pouquinho ali com as tendas. É a mesma coisa com o Van Aert. Estar ali, metade, a tentar ganhar uma etapa para depois ir para casa, porque a mulher está com o acame muito. E ele foi sempre à hora, a mulher... No dia a seguir. No dia a seguir. Ele chegou lá e ela já estava a mesma...
Encerramento e próximos eventos de ciclismo
00:53:38
Speaker
estava a começar com contração 11 e o telefone lhe disse, olha que se foda isto. Vamos pegar na bicicleta e vamos experimentar até hoje. Vamos pegar na bicicleta, vamos meter no helicóptero no jato privado que é para chegar até para o porto. Estas coisas também têm influência, não é? É claro.
00:53:56
Speaker
E por isso eu penso que o Pogacar este ano, e mesmo assim, o campeão do Coraças, eu apreciei aquela comunicação dos gajos de dizer, Tadei, how are you? E ele, I'm fucked. Ele disse, I'm dead.
00:54:17
Speaker
E ele já estava a esperar que... Por isso é que digo, ele se calhar dormia mal, recuperou mal. Sim, sim. E eu já ouvia, mesmo antes dessa etapa do contrarreloj, eu já ouvia umas etapas em que a cara dele mostrava sinais de que ele já não estava bem. Tava a gastar ali... Ele consegue disfarçar porque é um super atleta.
00:54:34
Speaker
Ah pá, é um gajo bem disposto. É isso. E o pessoal pensa, ah ele está bem, ele está bem. Mas eu penso que essas coisas o Vingagarde não escaparam, eu penso que ele está bem. Claro, são pormenores que estás ali o tempo todo, 5, 4, 5 horas, vais nictando ali algumas coisas.
00:54:52
Speaker
Aquela última etapa antes do contrarrelógio, antes do dia de descanso, em que ele... em que ele tenta atacar, mas depois o... não sei se fia da mota, eles depois chegam juntos. Sim, sim, exatamente que chegam juntos. Tu olhas para ele e ele tem a boca toda esbranquecida, como se estava a ver.
00:55:12
Speaker
Eu fui mesmo tipo, eu estava mesmo de rastos. E o Vingagarde veio ali na roda dele a respirar pelo nariz. Sim, sim, exato. Tu vês o pessoal todo de boca aberta a se matar e o Vingagarde parece estar a fazer meditação.
00:55:32
Speaker
E eu vi até os gajos do Lanterne Rouge a dizerem, ah pá, o POG no contrarrelojo, é no contrarrelojo que ele vai fazer a diferença, não sei o quê. E eu tipo, eu não sei, mas tendo encontrado o contrarrelojo como foi na época passada, e tendo encontrado o estado em que eu o vi e pensei, ei, isto pode ser que não seja assim tão fácil.
00:55:56
Speaker
Ele foi melhor que o terceiro classificado, mas o Vingagarde estava no... Se o Paul Gatchard estava num nível atmosférico, que é o que era, o stratosférico, que o Vingagarde estava em Júpiter, caralho. Pois pronto. Sim, senhores. E para o Anamás, para o Anamás. Está na hora do grande momento, não é?
00:56:22
Speaker
O grande momento. Ah, sim. Apá Deus, cara. O que é que ganhou? É só para acabar. É só para acabar. Vou fazer agora a soma. Portanto, já tenho as pontuações. Falta só fazer a soma dos teus. Portanto, primeira, segunda e terceira coluna. Cada um valor de x. E agora o meu. Falta os tambores.
00:56:53
Speaker
E o vencedor, é? Espera, espera. Posso dar um saco para fazer a shortcatch? Suma. Está dando, está dando de erro aquilo. O que é que se passa? Enganei-me.
00:57:16
Speaker
E com este... Então... O que é que era? Qual é o problema que ele pode dar? Não, eu não escrevi direito. Estava a escrever só uma, mas já está em inglês, que é no Google Docs.
00:57:42
Speaker
E qual escolhe as frácemas da lista que é mais fácil de ser um gajo de 100 anos? 1, 2, 3. Pronto, já tenho os dois valores e agora vou olhar para os valores. Não acredito. Ok, empatamos. A diferença foi 3 pontos. Ai caras, assim que é que é em YouTube. E o vencedor é o Paulo Rodrigues.
00:58:04
Speaker
133, eu fiz 133. Nem pensei qual é o prémio que eu quero. Tu tens de pensar nisso. Não sei, mas olha, é assim, e vou-te dizer então, se tu encontrares uma camisola do Cavendish
00:58:23
Speaker
da HTC, Colômbia, do tempo que ele andava como mascote, e pode ser esse. Senão, uma do Sporting. Do Sporting Ciclismo? Ok. Sim. Tá bem, tá bem, tá bem. Tá certo, vou procurar então. Aquela do Sporting, mas aquela antiga, a antiga do tempo, do jogo que eu costumo.
00:58:42
Speaker
Ok, ok. Já vi uma por aí à venda. Ei caras! Três pontos, caramba! Três pontos, isto é que foi! Foi bom, foi bom. Há aquele pontinho aqui, o pontinho que anda aí, afinal faz diferença.
00:58:54
Speaker
Fiz diferença. Eu penso que foi naquela vez que tu escolhiste o Mahorich e eu fico... Sim senhores, pá. Temos ainda tempo para falar da volta... Já não tenho. Já não tenho. Já está na hora de agendar. Vamos dizer então, quem é que vai ganhar contra a Relógio?
00:59:15
Speaker
Gana. Gana. E eu acho que vai ser o Marraico. Quem é que vai ganhar a prova de estrada? Van Aert. Van Aert. E eu acho que vai ser o Pedersen.
00:59:27
Speaker
Ok. Óbvio, sim senhores. O Pedersen. O Pedersen vai ganhar porque isto é como... quando se vai à Inglaterra à Grã-Bretanha, ele ganha sempre. Não sei se eu ganhei sempre, eu ganhei da última vez. Da última vez estava a mal tempo do Diab, lembras-te quando foi em Yorkshire? Ih, pois fui! Porra!
00:59:50
Speaker
Enfim, sim senhores pá, olha Carlos, boas pedaladas pá. Tá bom, tá bom, parabéns ao vencedor. Parabéns a mim. Ah pá, não conseguia ter vencido visto se não fosse tu a perder.
01:00:09
Speaker
Olha a luta, olha a luta. Beleza, beleza. Pronto, olha, grande abraço, tá? E pô, pessoal, para que o próximo episódio, porque nós também é um, vamos ver se o Carlos acertou no Guana e se eu acertei no Pederson. E vamos fazer a previsão para a Vuelta, que vai ser... Em 26 de Agosto.
01:00:29
Speaker
26 de agosto é à volta, daqui a um mês, daqui a duas, três semanas, daqui a um mês praticamente, estamos a falar. Sim, sim, exato. Sim, sim. Não percam o próximo episódio porque nós também não enforçam no pedal.