Aviso e introdução do patrocínio
00:00:01
Speaker
Avisem-me, o programa que se segue pode conter linguagem ordinária e ou verbalmente agressiva, que pode ferir as suscetibilidades dos ouvidos mais paníscas. Obrigado. Este programa conta com o apoio de X-Muse. Powering your dreams.
Conversas sobre o clima e motivação no trabalho
00:00:19
Speaker
Hello there, and welcome to the PDC Podcast.
00:00:22
Speaker
Estás por coelho, Carlos? Estou andando na arvore, sempre por coelho. Estás com força no pedaço? Não muito até o momento, mas... Estás com muito trabalho, caras? Não muito trabalho, às vezes falta a vontade. Por causa de trabalhar? Se calhar, não sei. O calor não cai, mas acaba. Estás sentindo calor aí? A temperatura não baixa.
00:00:45
Speaker
É 27, 28, durante a noite não abaixa dos 22. Isso é desgaste continuado, porque na hora de descansar a pão curto não arrefece e depois no dia seguinte tens desgaste acumulado, isso é natural. Desgaste acumulado de meses. De meses, isso é stress durante o trauma.
00:01:05
Speaker
Nem sequer a próxima hora. É durante. Não é antes, nem depois. É durante. O gajo não sai do calor. Isso é como subir o Anglírio, é stress durante o trauma.
Ciclismo: táticas e transmissão de eventos
00:01:20
Speaker
Não sei. Se calhar o Solaire, por ser que o Solaire antes morreu. Isso é para de que pedacinho. Esse fio é a jogada do One. Esse fio é a jogada do One, carasso.
00:01:35
Speaker
É impossível falar de ciclismo e não falar das táticas fantásticas do Salé. Sim. Opa, espetáculo.
00:01:42
Speaker
Ah pá, eu fiz aqui um apanhadozinho das coisas que a gente tem de falar e agora temos de falar sempre neste sotaque porque eu comecei a falar agora, agora temos de falar sempre assim. E não consigo. Não consegues? Não dá, não dá. O Corliss é o anti-stocks, caras. Sim senhor, espalhe. Fala o guarderista, não precisa falar o teu línguo. A stock.
00:02:06
Speaker
Ah pá, tu não tens muito saco-maderenço? Não tenho muito. Ah pá, és do Coniço, não tens? Achei que estava aí automaticamente, caras, não pode ser. Pois não, não vejo, é automática. Se é automático... Ah pá, sim senhores. Olha, como é que é? Vamos falar primeiro de anotócias? Ah vá-se falar de anotócias depois da volta.
00:02:31
Speaker
Eu acho que era até que acabamos a volta. Começaram a acabar com a Vuelta? Não, não, começaram. Ordem cronóstica dos acontecimentos, não é? Então começa-se pela Vuelta.
00:03:06
Speaker
Carlos, olha, posso começar a falar... A gente se calhar não fala muito deste nos outros, mas se calhar acho que é uma coisa que a gente devia de...
00:03:15
Speaker
de abordar um pedacinho, como é que é a experiência de ver a volta, ou de ver uma grande volta, ou de ver uma prova, porque eu acho que, não sei, deve ter uma mesma experiência que eu, ah, diferencia muito de umas provas para as outras, e esta volta, apá,
00:03:32
Speaker
Tem aquelas coisas típicas, como acontece no giro e na volta à França. Tem aquelas alturas em que se calhar tem coisas mais importantes a conter, mas eles querem filmar lá o francês, ou o espanhol, ou o italiano. Que se é aquelas coisas típicas, pronto, acho que compreende. Os gajos são franceses, espanhóis e italientes são basicamente os países mais arrogantes do planeta. Os gajos têm que pensar nos deles, não é?
00:03:57
Speaker
Mas depois tem cenas ridículas que é tipo, tu não conseguires. E isso é para quem acompanha em casa. Eu pessoal, e aqui há dias até estava a ver um vídeo a dizer, ah, ver o ciclismo em casa é muito melhor do que ver ao vivo porque tu só vejo os gajos a passar e acabou.
00:04:12
Speaker
Mas escalhar em casa às vezes vai bater ao mesmo, porque tu estás a ver os gajos ali, mas tu não... Aqueles dados de GPS são todos completamente errados. Sim, sim, é verdade. Apá, é daquelas coisas que tipo, tu vês um gajo a ganhar 30 segundos em 2 minutos ou... Apá, é daquelas coisas... Apá, não vês os sprints intermedes, os sprints finais mal filmados...
00:04:42
Speaker
Ou então, nem sequer uma etapa que tem montanha desde o início, não filmam, não estão atrás de meter a etapa do início, e uma etapa completamente plana, que não acontece nada, nem sequer filmam tudo do início ao fim, tu estás ali a adormecer a etapa toda. Aconteceu tudo nesta volta.
Atualizações e desafios da Vuelta a España
00:05:04
Speaker
Ah pá, e carnes, falar logo, já que falaste a ordem cronológica, como é que começou? Começou com um contra-reloj de equipas, que tinha tudo para ser espetacular, mas foi espetacular por outras razões, porque estava a chover e bem, como se não estasse a chuva.
00:05:26
Speaker
Os últimos equipes que partiram já chegaram praticamente de noite. Portanto, um circuito de estrada, com três relógios de equipa, com flash por todo o lado, de noite. É mais acelerado. Um panemónio. Quer dizer, tinha tudo para correr bem, em Barcelona e o caralho. Sim, sim, exatamente. Mas pronto.
00:05:46
Speaker
Tiveram lá que fazer muita lança, sim. Depois lá, o pessoal a reclamar, mas... O pessoal às vezes, se calhar, não liga tanto. Só se for o Raimo, que mesmo assim... Faz parte, já se sabe, quando dá reclama também não está bem.
00:06:01
Speaker
Mas por exemplo um gajo também tem que falar das coisas que correram bem, que foi... Lá uns gajos que queriam protestar a prova. Acho que foi na quarta etapa. Foi... Tentaram deitar óleo para a estrada. Sem, quarta, quinta, prima, sem. Exatamente. E a polícia apanhou os gajos já. Mas sabes o que? Essa cena... O pessoal pode pesquisar esta notícia. E é uma grande polícia de surpresa. É verítica, é verítica.
00:06:25
Speaker
Ok, mas tipo, até que ponto é que isto não foi uma cena exagerada só para pagar um pedaço da imagem que veio das etapas anteriores, inclusive aquela cena da contrarlogia e a cena da segunda etapa que foi tipo... Como é que foi na segunda etapa? Aqui já não sequer me lembro.
00:06:45
Speaker
Eles naturalizaram, não foi, mas depois tinha o seprento na mesma e contava pontes na mesma. Sim, sim. Portanto tinha uma subida e depois uma descida mesmo no final. E eles então tomaram os tempos no topo. Sim, mas estava temporal.
00:07:04
Speaker
Tava temporal, exatamente. Mas, portanto, não houve a luta de homens pela geral, não é? Só uns malucos que foram para a frente para lutar pela ETA, mas depois não se sabia se ia haver bonificações ou não. O que é que a organização quis dizer com isso? Os gajos da geral, nós temos que proteger, mas os outros que se lixem. Sim, e daí havia isso. Porque assim, se é para proteger os ciclistas, é para proteger todos, não é? Só aqueles que vão lutar pela geral.
00:07:34
Speaker
Opa, mas é que eu me digo, já aconteceu no mountain bike, e por acaso houve uma prova que foi, que é até de problema, que é recentemente, que foi os anularam a prova dos juniors, que ia estar mal tempo e não sei o quê.
00:07:50
Speaker
E a razão era porque se tivesse mal tempo e podia acontecer mais acidentes, era... Se está mal tempo e há um acidente, não há possibilidade, por causa do mal tempo, que um helicóptero venha buscar os ciclistas à montanha. E era difícil. Não havia sido feito um caminho de acesso.
00:08:11
Speaker
para, por exemplo, alguma ambulância naquelas motos de 4x4. Sim, sim. E, tipo, isso não era só nas que era de fazer antes, tipo, naquelas... Isso é um mal planilhamento. Como algumas coisas nesta volta à Espanha, nesse caso, também foi um pouco mal planilhamento, tipo, ok, lá o organizador disse sobre o contrarreloj e não posso
00:08:34
Speaker
e nem posso dizer a chuva para parar na hora da contrarroja. Mas pode-se planear o contrarroja mais cheio, porque eu acho que eles não se importavam de fazer a chuva. O problema não foi a chuva, não beneficia os ciclistas, beneficia um bocadinho de espetáculo, para quem via sempre
00:08:52
Speaker
Há quem gosta de ver-se popes. Sim, sim, sim. E houve um coitado da Ineos, que era quem era o ciclista. Ah, o Lawrence da Plus? Lawrence da Plus, exatamente. E ele partia a Anka? Eu partia a Anka. Acho que sim, acho que sim. E houve uma equipa que caiu toda? Houve, houve uma ou duas. Agora, assim, de repente, não estou a lembrar, mas houve, sim.
00:09:17
Speaker
E o mais impressionante foi a Movistar. Foi a única coisa que a Movistar fez que prestou. Por isso que eu penso que isto foi de propósito. Porque eles ficaram a 5 décimas do primeiro lugar. A Movistar ficou... Ou a 5 segundos. Foi com o mesmo tempo, mas deve ter sentido a diferença das décimas.
00:09:36
Speaker
E é a meia-segunda da equipa da Giant, como é que é? Da DSM? Foi a DSM, fez o melhor tempo. Foi, foi a DSM. Não é Giant, acho que é Scout. É Scout. E eles tiveram muito melhores condições, mas pronto. Sim, quem partiu primeiro para...
00:09:54
Speaker
A chuva parecia que estava ligeiramente... Eu acho que foi menos no início. E depois estava claro,
Dinâmicas de equipes e vitórias inesperadas
00:10:01
Speaker
portanto. E claro, tu vejo a pista, tu vejo o deck com as poças d'água, é muito mais... Ou como faz mais confusão. O facto de estar escuro, molhado, e com aqueles flashs todos, porque quem vê os flashs eram os luzes dos carros...
00:10:18
Speaker
Não sei se já andas estar à noite à chuva de bicicleta. Já andei à noite e já andei com a chuva. Nunca os dois juntos. Já andei e é um terror. Tu fiques com medo. Então se está escuro. E para já, quando está escuro, eu ando mais devagar automaticamente.
00:10:40
Speaker
Mas pronto, a organização da volta não vale nada. Sim, mas o pior, já que estamos a falar desses episódios, o pior de todos foi, já não sei qual é que foi a etapa, mas foi uma etapa que acabava em alto e que eles tentaram que tinha havido uma...
00:11:01
Speaker
Tinha lama no meio do percurso. Lá de uma zona que estava muito cheia. Vou lembrar-te desse episódio. Foi o do João Almeida que decidiu atacar. Exatamente. Fui nessa etapa mesmo. Fui na etapa... Tinha isso restado. Fui na etapa 9.
00:11:18
Speaker
Eu não entendo muito bem, porque é que eles então neutralizaram essa etapa? Nós neutralizaram porque chegaram à conclusão que não havia condições de segurança para fazer o final de etapa. E então aqui foi mesmo, vamos neutralizar para todos, porque acho que não houve luta pela...
00:11:33
Speaker
Houve, houve. Não, fui igual à Segunda, porque o pessoal lá atacaram. Os gajos da Geralik, tipo, os times já não contavam. Daí para a frente. Só que fui descendido mesmo à última da hora e fizeram uma meta virtual com... Lá onde o Joãozinho chegou em primeira. Exatamente. Ele ganhou tempo nessa etapa. Sim, e nessa etapa tivemos, direito, uma imagem bonita do João Médio e o Rico está na meta, gente.
00:11:55
Speaker
Ah, pois foi, pois foi, pois foi, os Ascaros ao mesmo tempo. Portanto, o cuidado de tudo foi... Está bem grande, está bem grande. Está bem grande, é verdade. Sim, senhores. Vais falar dos protagonistas, porque isto é que acontecem bastantes coisas nesta volta. A nível da luta... Edict.
00:12:16
Speaker
Antes de falarmos daquela coisa da Yombo, eu penso que o facto de o Remco e o João Zeng na mesma etapa terem tido aqueles problemas, cada um o seu problema, o Remco ainda é uma encóctica, parece que nem eles sabem o que aconteceu, o João Zeng estava doente,
00:12:32
Speaker
Se eles não tivessem perdido tanto tempo aí, eu acho que tem quase certeza que o Sep que eles não ganhava a volta. Ia ser alguém da Yombo, de certeza. A Yombo ganhava na mesma, mas provavelmente o Sep que ia ter de trabalhar. Não sei se é o facto de trabalhar. Eles iam investir em detalhes abaixo.
00:12:54
Speaker
E um sacriféu para algum ataque do... e eu acho que o mais forte no fundo da equipa era mesmo o Jonas, na minha opinião. Sim, também fiquei com essa ideia. O que tinha aquilo mais bem preparado era o Rollins, mas não mostrou ser o que estava mais bem preparado.
00:13:11
Speaker
Não, ele se calhar era mais forte que o Cusso, só se fosse atacar, mas o Jonas acho que era o mais forte deles todos. Até porque naquela etapa em que o Jonas primeiro ataca naquele dia que ele quer chegar em 1º e pronto, ele descontrolou-se, lá ganhou demais tempo porque olhei muito perto.
00:13:31
Speaker
Mas pronto. Mas eu penso que o Ionas nem queria deixar o Cusco. Eu penso que foi mesmo no outro a seguir, no Angliro, onde o Hogwarts ataca, em que o Ionas vai atrás dele. E eu acho que o Ionas diz qualquer coisa neste sentido assim, do género. Pronto. E eu não queria que o Cusco perdesse a camisola vermelha porque um de nós estava a atacar.
00:13:55
Speaker
Sim, sim. E por isso que eu fui atrás do rolox. Eu fui atrás do rolox mas fiquei ali naquela tipo... e agora? Vou? Fique? Sabe o que é que isso fez-me lembrar? Fez-me lembrar quando o Pogacar ataca naquelas primeiras etapas do turno, e ele quer garantir que o Van Aert tem hipótese de lutar por aquelas etapas, então ele vai atrás do Pogacar, apanha-o e só fica na roda dele. E a partir daí o Pogacar, sabe, ou puxa e vai com o Ionas atrás,
00:14:22
Speaker
ou então não deixa de trabalhar e pronto deixam apanhados a seguir outra vez. Sim, é um cenário semelhante. Sim, e eu penso que foi uma coisa desse gênero. Porque, ah pá, o Jonas, eu penso que ele não se importava de dar a vitória ao Cus. O Hogwarts estava assim...
00:14:38
Speaker
O Roger, ele não é humano, não é o facto de não ser um gajo que está ali para assustar os outros, mas é que ele entra em modo de compissão e esquece, não há amigos, não há nada.
00:14:56
Speaker
Mas eu também fiquei contente que o Cuso ganhasse. Eu achei irônica, é a história mais irônica que existe, que é o pessoal todo, ai o Cuso vai fazer a grande volta este ano. Os mesmos gajos que diziam, ele não devia parar a lei, deixem o homem descansar. Os aeróis mas estão a dizer, deixem-o ganhar.
00:15:19
Speaker
Olha, eu disse e tu gravaste isso, Álvaro, um screenshot que eu não acreditava que nem ele, nem o Leni Martinez ganhasse, mas ainda bem que estava enganado.
00:15:30
Speaker
Sim, apá, mas ele no fundo... Tipo, ele mereceu... O Ornard fez um vídeo... Não sei se viste. Vem quase todos. Porque o Ornard fez o mesmo grande, só a dizer... A Yombo tem que trabalhar para ele, porque ele é que está com a camisola vermelha, não sei o quê. E ele merece porque... E ele tem razão. Só há um gregario de luxo,
00:15:56
Speaker
que tem neste momento quer dizer não acho que só com esta teoria o Cusso superou que é o Jezevedo teve nas sete teórias do não mentira em 6 das sete teórias do Lance Armstrong como o último lançador ok e o Cusso é uma coisa o Cusso também teve em todas as teórias de grandes voltas da Yombo o Gregório de Lisbo sempre foi o Cusso
00:16:26
Speaker
No fundo, nós não sabemos qual um bom é que ele era no contrarreloj, porque ele nunca teve de fazer nada para ser bom no contrarreloj. Até tu vejo a posição dele neste contrarreloj, que ele até defendeu-se bastante bem, foi o contrarreloj da vida dele. E quando vi aquele contrarreloj, vi que ele não perdeu assim em grande tempo. Acho que ele não fez melhor que o Vingagarde.
00:16:45
Speaker
É provável. Isso foi na etapa 10. Não, ele fez mais 11 segundos com o Vingard. Não é nada mal. Este é um gajo que destrói toda a gente na volta à França no contrarrojo bastante mais curto. Exatamente. Ele, por exemplo, ficou à frente de 5 questas como o Sobreiro, que é um bom contralogista.
00:17:09
Speaker
Ele faz um bom contra-relogio, e a partir do momento é que ele faz aquele contra-relogio. E penso, ok, se ele consegue se manter nas montanhas, a equipa tem mais a que protegê-lo. Mas o Roglic, pronto, o Roglic só tentou... E eu penso que depois dessa etapa que o Roglic ataca... É a do Angleroo? É a do Angleroo. E depois dessa etapa, eles já estavam a levar tanto na cabeça de todo o lado, toda a gente a dizer, esta equipa tem que proteger o Kuzo, não sei o quê...
00:17:37
Speaker
que eu pensei que a Horda veio de cima e eles não fizeram mais nenhuma cena dessas a seguir. Podiam atacá-lo, mas era uma imagem meia. Já tinha uma garantia de quem é o vencer a volta às pernas. É isso, só vai-se alguém com hipóteses de outras equipas, com hipóteses de atacar e de fazer mousa. Mas não havia, estavam tão à frente de toda a gente.
00:18:06
Speaker
que não havia necessidade destas coisas todas. Apesar de também por um lado achar, pronto, que ele também tem que mostrar que merece. Só que ele contra relógio e como se defendeu esse aqui na montanha, dos próprios colegas dele, mostra como ele mereceu, na minha opinião. E penso que quem seguiu esta volta, viu que ninguém lhe ofereceu
00:18:32
Speaker
a volta. Oh não! Faltou-se trabalhar e... Teve que voltar com um pouco de agente. Até com os próprios colegas da equipe. Portanto, na opinião do PDC Podcasts e a força do pedalo, opinião unânime, até porque somos só duas e estamos as duas de acordo, ele morceu. Morceu, morceu. E olha, morceu tão bem que até teve dito uma bicicleta espetadora.
00:18:58
Speaker
Tá bem, fixe. É um S5, mas devido ser a RS. Ou a R5. Que é a de montanha. Então deviam dar-lhe um conjunto. É P5, é R5 e é S5.
00:19:13
Speaker
Todas as vermelhinhas. Todas as vermelhinhas com o símbolo de Gicicus. Gicicus. Aquele merchandising podia ser mais barato, fonex, cara. Foram 40 euros por uma t-shirt. Foda-se. E disse que eu vou falar do equipamento. Já viste o equipamento deles? Eu tinha então 90. Não, acho que eu senti 40. Ah, mas é o FOTO. O FOTO aerodinâmico.
00:19:32
Speaker
Não sei se é a foto aerodinâmica, sei se é a mesma de Jersey Oficial. A específica da camisola vermelha. Com as três curas. Não, não. Acho que é a camisola vermelha, mas vou confirmar isso. É ver se está num AliExpress e pronto.
00:19:50
Speaker
O problema do Aline Express é que tu já teve a pesquisar lá camiselas e o pessoal lhe dizia que manda vir uma S e vem uma XL... Ah pá, depende, se tens que ir cá as lojas têm melhor reputação. Eu até hoje ainda não tive problema. Quer dizer... Eu ainda não mandei vir roupa de lá. Roupa também não mandei... Ah, mandei sim, mandei vir umas camiselas. Por acaso bem fixe. Ah, pois tu mandaste o link.
00:20:15
Speaker
Olha, bem fixe. E mandei... tu tens é que ver o... porque aquele é tamanho japonês, o M... Pois... o M deles é o S, não é que isso que... Não, é o M, é o S. E o S é o XS. Ah, pois, tem que ser um acima. Tá, para ti é o M. Não sei, tu usas o mesmo tamanho que eu, que eu uso... eu uso o small. Tem que ficar bem entendido. É, o meu jersey é o small, sim.
00:20:38
Speaker
Portanto, nós somos magrinhos, somos tropadores, caras, estás enraqueados. Pronto, apá, nós já damos a nossa opinião sobre o Iembo. Eu acho que eles, apá, acho que não há tática, não é necessário sequer tática para quando se tem tanto, tanta capacidade física. Sim, e ainda, eu acho que não podemos falar de Iembo.
Desempenho de ciclistas durante a Vuelta
00:21:00
Speaker
Temos de acabar de falar de Iembo sem falar do trabalho espetacular com o fulgador, esqueci o nome dele.
00:21:06
Speaker
Wilco? Não, não. O que o Fart estava a se trabalhar na frente do Plutão. Ah, caramba. O Belga. O holandês. Ah, o Dylan Van Barlen. Não, não, não. O outro. Kraswek. Isso. Não. Kelderman, Kraswek, Attila Valter. O Racing. Robert Racing. O Racing estava. O que estava? O Fart estava a se trabalhar... Ah, eu estou a confundir o Racing com o Kraswek.
00:21:33
Speaker
O Racing não teve tantas lesões nos últimos anos e tantos problemas com isso. Mas ele apareceu aqui em grande forma. Era ele que liderava o Plutão até mesmo até o início das subidas e durante uma boa parte das subidas era ele.
00:21:49
Speaker
Olha, o Kalderman e o Walter também foram importantes em algumas fases. E o Van Barla. O Van Barla, a equipe, é simplesmente, está muito à frente de toda a gente. Chegar a esta altura da época e ter esta prestação, a equipe toda ter esta prestação, acho que é... E se formos ver os sequestros que eles deixaram de fora... Houve, e até agora, no campeonato da Europa, os três gajos que lutaram para ganhar, são três gajos de embo. É verdade.
00:22:18
Speaker
O que é com um gajo? O gajo é demasiado poderoso, e eles ainda querem... para falar daqui é puto... um gajo não se vai adiantar. Mas pronto, queres falar muito assim do Renko? O que é que achaste? O Renko... Fiquei desiludido porque eu achava que ele era o que tinha maiores capacidades de liderar o Dota e o Movismo.
00:22:38
Speaker
Tenho que contar a forma de correr dele. Era aquele seguidor que conseguia abanar a corrida e sacar ali qualquer coisa que, por exemplo, o João Maiden provavelmente não ia conseguir. Sim. Sobem que com os dois, tendo uma união, pah, nunca se sabe. Mas eu penso que sim. Até se tu fureses ver, há uma etapa, a mão daquelas com o ram que eu fiquei para trás e um bom ataque, o ram que eu fiquei um pedacinho para trás, mas depois o ram que eu recupero um pedaço,
00:23:09
Speaker
o Joãozinho passa por ele e ele vai um pedacinho na roda do João, mas depois o João não dispara, ainda vai mais para a frente do que ele. Isto já é depois de ele ter caído e ter se espetado contra a polícia ou contra a sonha que estava lá depois de ele ter ganho a terceira etapa. E eles os dois trabalham ali um pedaço juntos.
00:23:31
Speaker
Porque aquele tipo, não é que eles sejam amigos, é uma coisa assim, mas tipo... O objetivo é também tentar deter o equipe adversário, a equipe mais forte abaixo.
00:23:40
Speaker
Não, se tu vês o João, o João Almeida é um bom gajo-pêio na roda, porque ele vai sempre ao mesmo ritmo. É, mas de quem quiser, quem quiser um ritmo... Quando fomos fazer um style, ver uma coisa assim no género, mandamos uma mensagem ao João Almeida a dizer que precisávamos de alguém para marcar o ritmo. É, a gente amarra uma corda a ele... Vai ser melhor.
00:24:05
Speaker
Não, é até tipo, na etapa do Angliro, o pessoal diz, ah o João Almeida deixa o Ayuso para trás, não, o Ayuso é que foi estúpido, o João Almeida recupera tempo para seguir os gajos no fim. O Ayuso tentou fazer aquilo que não teve capacidade, que era seguir com os homens.
00:24:21
Speaker
E depois a verdade é esta, numa sequência daquelas a cada um percei. Sim. Perceito de inclinação. Não serve nada teres ali uma... Não há aerodinâmica ali. Não há aerodinâmica, não há nada. Não há beneficio aerodinâmico. E eu ainda sequer vou falar aqui do efeito de... Pá, do efeito psicológico de teres ali um sequestro ao lado. Porque tu nem sequer ouvejas que lhe dava tanto no volante.
00:24:40
Speaker
Sim, pois, estás ali. É como quando chegamos a Semaphore. Não sabia nada. Até nessa etapa do Angleroo, o Ayuso vai lá para a frente de nenhum louco a tentar acompanhar os gajos e depois rebenta. O João Almeida vai no mesmo ritmo, do início ao fim.
00:25:02
Speaker
recupera tempo ainda. E ele tipo, o João Madana o deixou para trás. O gajo é que já não conseguia sequer... rebenta o tanto. Já nem sequer o ritmo do João Madana, ele conseguia acompanhar. Foi, foi. Ele ainda se acompanhava à frente dele, mas depois não valia a pena, cara. Mas claro que o Espanhol, sabes como é que é? É ele português, não sei o quê.
00:25:21
Speaker
E o próprio Ayuso às vezes tem uns comentários, também é bastante novo, mas no final da... Houve também uma etapa em que o Fischer Black ataca, no final, sem... Isso foi estúpido! Ele tinha razão em dizermá-lo. Mas eu gostei do comentário do Ayuso, tipo, quando chegaram ao carro perguntaram o que aconteceu. Foda-se! O que é que o Fischer Black estava a fazer ali à fronteira, atrás do vingagardo? Não percebo. Não faz sentido. Não faz sentido nenhum. Eles nessa altura já tinham três homens para geral.
00:25:51
Speaker
Sim, sim. O Fisher Black é o único gregari daquela equipe. Era o gregari. O Vine foi a vida saída.
00:25:59
Speaker
Sim, o que aconteceu ao Vinyl? Que aí... Ele teve uma caída. Para variar. Acho que aqui há mesmo a... A grande causa é o facto de ele ter vindo no mundo virtual. Ou não ter tanta experiência. Experiência também, sim. Mas pronto, há aqui ciclistas que andam nisto há anos e anos no Plutão. Para quem entra mais tarde,
00:26:24
Speaker
Às vezes há pessoal que precisa de ir à bruxa. Há pessoal às vezes que parece que é perseguido, rapaz. E foi assim este ano. O que é que tu achas que aconteceu ao Remco naquela etapa, quando ele foi-se abaixo?
00:26:42
Speaker
É pá, não sei. Eles não explicaram nada. Eu andei a pesquisar e eles não deram nenhuma explicação. Ainda era tão cedo na volta à Espanha.
00:27:00
Speaker
Tipo, ele a seguir parece, tipo, forte. Mas eu acho que isso é um pedaço, uma falácia, porque tipo, no dia a seguir ele faz aquele ataque, ele vai na foga e não sei o quê. Sim, faz basicamente um contrarrelógio. Sim, mas claro que no meio daquele grupo ele é o mais forte deles.
00:27:18
Speaker
E o Plutão sabe que ele está tanto tempo atrasado, não sequer vai se pôr a perseguir, por isso é que ele tem aquela demonstração de força, mas depois, na etapa a seguir, ou uns dias depois, ele tenta fazer a mesma coisa e depois já não tem força para atacar. O que é que ele ganhou? Ele ganhou mais uma etapa a seguir? Ganhou mais de... Foram três, no total, acho.
00:27:35
Speaker
Ele ganhou a Kaila que ele disputou contra a polícia, ou contra a sua irmã. Sim, exatamente. Que ele depois celebra como... é o Godfather. É. É o que o Horner diz, é a celebração do Godfather. Pelo agora que o faz. Depois ele chega à etapa... depois ele tem o Contrarroja ou fica em segundo? Fica em segundo. Depois tem a etapa que ele perde bastante tempo, que é logo num dia a seguir, não é? Não. Etapa...
00:28:01
Speaker
Acho que... Não, não, não. Ainda não é... Não, foi dois dias depois. Duas dias depois, é isso. E aí ele perde tempo e depois então a seguir ele ganha uma. Pois no dia a seguir ele mete outra vez na fuga. Vai novamente para a fuga, é isso. E aí ele já não ganha. E ele tapa com o Rui Costa ganhou. Pois foi, e aí tu vejas, quando o Rui Costa, quando aquele grupo que o Rui Costa ataca, ele tenta ir mas ele já não consegue. Já não tinha capacidade.
00:28:26
Speaker
Portanto, essa é a coisa do Guarani. Ele estava tão forte no dia a seguir. Naquele dia, acho que foi um pedaço que aconteceu ao POG. Não, foi no movimento. Não, foi no movimento. Mas estava falado este ano ou do ano passado? Este ano.
00:28:46
Speaker
No colo do granão, não. No colo do granão fui mesmo gajo. Fui há 12 anos. E este ano fui... Pronto. Naquela etapa em que o foguinho... O segredo contra a relógio rebenta... É porque... E é transportado... É basicamente rabocado pelo soleiro. Sim. I'm fucked. Yeah, tipo...
00:29:08
Speaker
Eu acho que ele não teve tanta preparação, a preparação não foi ideal, até porque o ano dele, pronto, ele teve doente, teve Covid, é normal. Preparou com muito cuidado os campeonatos do ano, sobretudo com a relógio.
00:29:25
Speaker
Portanto, eu penso que... E depois, se calhar, tem algum erro no comer ou uma coisa assim, é suficiente. Pode ter sido, pode ter sido. O facto de eles não terem explicação para isso a seguir, só diz que foi tipo, ah, foi uma fraqueza naquele dia. Sim, exatamente.
00:29:43
Speaker
E isso só pode ser explicado, se calhar, não é por falta de... É que ele não tinha o papel de fazer a preparação melhor. Eu acredito que eles fizeram o melhor que puderam. Sim, tendo em conta o que aconteceu na volta à Itália e depois a pausa que ele teve, a preparação para os campeonatos do mundo, era difícil fazer melhor. Pois. Eu tenho... Isto foi o que eu acho que ele, por mim, foi o que eu disse na altura. Eu acho que eu podia ir à volta à França a fazer isto. Tentar ganhar etapas nas fogas. Sim.
00:30:11
Speaker
E o pessoal sabe que ele não tem equipa para ganhar. Se é para ganhar, ele tem que ser mais forte que os gajos da YUMBO. O Pogacar é tão forte como eles, e pronto, eles têm mais equipa, eles são mais fortes, desgastam a equipa toda da UE, e pronto, o Pogacar fica aí do lado, lixa-se a seguir. No caso dele há uma coisa, ele pode ser, se calhar, quase tão forte como eles,
00:30:38
Speaker
Mas tu não tens até aquela preparação ideal para onde? Não consegues. Porque eles cá tiveram... O Roglic teve um ano todo só para isto. Teve. Fiz o giro e depois fui preparação exclusiva para a moeda.
00:30:54
Speaker
Até porque, eu acredito, na cabeça dele estava... Estas, todas as provas que eu entrei esta ano e ganhei... A época de clássicas deles até não foi assim nada do outro, mas a nível de outras provas, porra, limparam quase tudo. Acho que foi mesmo o Paris Nice que não ganharam. Talvez. E uma outra aí que participou para o Gatscher, uma prova de uma semana.
00:31:21
Speaker
É isso, essas coisas. Portanto, é difícil ir contra esta equipa. Se calhar não é a que tem o maior orçamento, mas em nível de comparação, em nível de desenvolvimento das coisas todas, acho que é a que estão mais... Mas pronto.
00:31:40
Speaker
Mas gostaste de que forma como ele foi tão importante? Sim, ele soube no fundo dar a volta à situação em que estava. E isto não é fácil. Para muitos ciclistas eu conheço simplesmente... Olha, vou tentar ganhar uma ETA para tentar salvar isto. E ele não. O que eu vou tentar é mostrar que vim aqui
00:32:05
Speaker
E que na cabeça dele estava em boa forma e queria mostrar isso. E tipo isso não é... Há muitos gajos que estão aqui na baila, eles querem dizer assim... Pronto, ele afinal não é bom para fazer grandes voltas. Eu acho que isto não quer dizer nada. Não quer dizer nada, claro que não. Não sei como é que isto ganha uma grande volta. Como é que se pode dizer que ele afinal não é bom para uma grande volta? É isso, tipo... Às vezes penso que o pessoal...
00:32:29
Speaker
É que tipo, o jornalismo a nível do ciclismo, aqui na Bailes que é que é o melhor, os gajos são tão autores como os outros jornalistas nos outros sítios. Olha isso, eu vou-se agradecer. Os dois são melhores já. Eu acho que a única coisa de ciclismo é que eles são completamente imparciais, mesmo o Lantern Rouge.
00:32:52
Speaker
E o Horner, mas pronto, o Horner gosta também de ser um metálico inflamatório. Sim, ele às vezes diz aquele que lhe venha algo. O outro lado da moeda, quem teve também problemas nesse dia e depois resolveu e foi, e voltou para manter a geral, foi o Joãozinho.
00:33:13
Speaker
Até porque, eu acho que ele fez bem, sempre que acabou uma grande volta, foi sempre dentro do top 10, portanto. Sim, entrando do oeste seria sempre dentro do top 6, avoiro. Exato. O que é que você achas? É consistência, consistência, consistência. Tu achas que ele devia ter-se sacrificado para ajudar o Ayuz, por assim dizer, e o Soler?
00:33:39
Speaker
Sacificar-se pelo Soler não faz sentido absolutamente nenhum. Não, isso sim. Eu acho que até a própria equipa geriu mala situação. Porque o Soler era uma arma, mas era uma arma daquelas que... Povera seica, porque tu sabias perfeitamente que não teria capacidade para fazer 3 semanas. Nem possível comparar o Soler ao Ocus. Porque o Soler vinha de uma volta à França, onde acabou em grande forma, mas nunca mostrou nada em 3 semanas.
00:34:09
Speaker
Não. E depois é o facto de ele sair dos ciclistas mais burros que existem à face da terra. Tu achas que, por um vaso, por o Joãozinho aqui, me dá assim de parte de falar do Solero. Pronto, é aquela etapa em que o Raimo que ganha, não é? Sim. Ele vai para a frente com o Cataneu. Ah não, é a do Angliru. É a do Angliru. O Raimo que eu segui também é apanhado. É, é apanhado.
00:34:38
Speaker
Mas não me faz sentido, o ramo que já estava na fuga há tanto tempo e só depois partufei é que o Soler... é meio... na minha cabeça é... se fosse eu aí e queria fazer aquilo com o Soler, porquê não acredito que aquilo tenha sido planeado.
00:34:53
Speaker
Eu não acredito que eles tenham chegado ao autocarro de manhã e tenham dito ok, Marc tu vais chegar na terceira montanha aliás na primeira montanha de todas tu vas atacar e vas desde ai sozinho até o Angleroo
00:35:14
Speaker
Amém, tipo, isto não me cabe na cabeça, porque ninguém planeia isto, o pessoal planeia tipo, ok, vamos tentar meter-nos na fuga grande, na fuga do dia, e aguentar o maior tempo possível, porque ninguém ataca sozinho. Na minha cabeça.
00:35:31
Speaker
Pois me lembraram uns ataques, acho que isto até foi antes do podcast, quando o Rui Queosta estava na UAE, houve uma volta à França que a UAE na altura nem sequer tinha pago a tiar nem nada. Era tipo de ataques assim, era com o Gaviria e Sprintos e ataques aqui e acolado, o Rui Queosta e essas coisas assim.
00:35:53
Speaker
e do Ulysses, e há uma volta à França em que o Rui Costa está sempre na foga, e há um dia que o pessoal sabe, ah, está uma foga na frente, e eles sabem, ah, o Rui Costa salta o do Plutão, o que é que a foga faz? Vamos acelerar que a gente não ganha este gajo aqui. Não sei se te lembras de uma etapa que ficou-me na cabeça sempre, que acho que até o quart da equipe vai com ele, para o pai dele dizer, desiste que tu nunca mais vais apanhar, ele ficou ali...
00:36:21
Speaker
Eu fiquei ali sempre a 30 segundos. Sim, sim. Sempre a... Durante quantos quilómetros? Durante vinte e tal quilómetros? Sempre a 30 segundos? E ele... Ah, lhe dar, lhe dar, lhe dar. É que mesmo que ele chegasse ao grupo, ele não ia estar em condições de se quer fazer alguma coisa. Eu falava que não, depois do desgaste desses.
00:36:35
Speaker
E isto foi uma coisa do mesmo género. O sol era taca. Fica ali sempre a 1 minuto, 40 segundos, nunca apanha o catanel e o... Sim, depois no final da subida foi essa a diferença, mais ou menos. Pois. Depois chegaste à parte plana.
00:36:55
Speaker
Ele foi apanhado de mimantes no Anglerill. Não foi? Foi, foi. E depois o quanto tempo é que o perde? Um quarto de hora. É provável. Tenha sido mais até. Mas o que é que é isto?
00:37:11
Speaker
E estava até aquela altura admirado com a performance dele. Exatamente, até ali. Não era só o fato de eu ter estado bem na geral. Eu estava a correr bem, a ajudar o AIUs.
00:37:26
Speaker
Pá, eu estava a fazer tudo direitinho. E eu tentei pesquisar em todo o lado de onde é que veio aquela tática que eu não encontrei. Porque aí eu aí, quando alguma coisa corre bem, está espalhada em todo o lado. Nós fizemos isto assim, nós planeámos assado e não sei o quê. Se calhar também tem um vídeo no YouTube com a reunião da equipa de manhã. Quando fazem estas merdas, niclos, não vejo nada. E claro, não vai ser os jornalistas espanhóis que vão andar a pesquisar isso.
00:37:58
Speaker
Por isso que na Mademéra, com os vons em, sei já pá, isto é cada um por si e vou ao meu ritmo, porque estes gajos são os tontos. Claro, e quer dizer, ele era dupla liderança, ia trabalhar para ninguém.
00:38:14
Speaker
Portanto, ele estava lá, tinha a confiança da equipe, estava a fazer o trabalho dele. Isso não é fosse aquele dia que tanto ele e o Raimco perderam tempo. O João venha aqui a ficar em quarto lugar, aquele que estava mais emocionado. Ah, me preocupava muito pela forma em que o mestrou logo a seguir. Isso, só porque ele ficou doente, com o João que eles anunciaram, ele estava mesmo doente. Sim, já uns dias antes ele tinha passado mal, só que eram etapas mais fáceis de gerir aquela. Exato. Aquela foi feita a um ritmo diabolico.
00:38:42
Speaker
Sim, a Jumbo arrebentou com o pessoal tudo. Completamente. Ah pá, foi uma pena, mas vê como ele ainda conseguiu salvar um top 10. Sim, pontos. Pontos para a IKB. É isso que a UAE gosta, top 10. Ah, pelos vistos, não estão mais interessados nisso. O Ayuso, o que é que tu achaste?
00:39:04
Speaker
É assim, ele é o melhor do resto. E só por isso, já não há muito mais a dizer. Quer dizer, ele ainda é um ciclista bastante novo, o ano passado fez o terceiro lugar, este tem de quarto, mas é um quarto lugar que para mim vale tanto como o terceiro do ano passado. Sim. Ele continua a ser um ciclista, um dos ciclistas mais com maior futuro do ciclismo.
00:39:32
Speaker
Eu acho que a equipe também não ajuda. Taticamente aquela equipe é um desastre.
Estratégias e dinâmicas de equipes de ciclismo
00:39:53
Speaker
Se vem que falam de táticas, a nível da Iambo, os gajos têm tanta confiança nas capacidades deles, que eles fazem táticas de tipo, é como se, a pá, nós somos, é como uma equipa de futebol de CS, a pá, nós somos tão bons que nós vamos jogar com uns avançados, nem sequer vamos de guarda-redo.
00:40:13
Speaker
Às vezes pode ser isso, mas ali há muito planeamento. A nível de preparação dos atletas são os melhores. Houve de facto umas etapas em que cometeram alguns erros.
00:40:26
Speaker
Sim, rapaz. Mas eu acho que eles são daquele tipo de equipa que preferem arriscar, do que... Eles quando veem uma oportunidade preferem arriscar, e depois se calhar tentam compensar. Como aconteceu na volta à França, aquela etapa, depois do Pogacar ter perdido tempo inicialmente, numa etapa a seguir, os gajos atacam, acho que é... Acho que é mesmo no Tourmalet. Talvez. Fui quando eles rebentaram com...
00:40:55
Speaker
que o Jai ainda lê no tourmalet, e eles continuam a atacar na montanha a seguir, e depois no fim quem ficou para trás foi o Jonas. Portanto, aí eles sobreestimaram as capacidades deles e subestimaram o Pogacar.
00:41:13
Speaker
Mas aqui não havia ninguém desse nível. Não havia para isso acontecer. Não havia, não havia. Mas nós estamos à espera de ver este jogo contra um Pogateshara, como eventualmente o João Almeida como principal gregari. E tu curioso para ver, se o João Almeida vai ao tour, se ele vai ser o mesmo gregari? Ah, pois isso é o que vamos ver.
00:41:39
Speaker
Eu acho que sim, para o Pogacar são todos geradores. Para o Pogacar ninguém vai lá para trabalhar para os próprios. Mas eu tenho uma roda de mais confiança, se eu levo o Adam Yates e o Pogacar e o Sivakov... Sim, Sivakov, exatamente.
00:41:57
Speaker
Tem ali três gajos, só saiam-me levar o cusso e o roguelito. Quer dizer, não acho que os três juntos, nem na volta à França, nem na volta à Itália, vão voltar a acontecer. Acho que não vão voltar a fazer. Eu acho que não.
00:42:15
Speaker
E vi que no início pensava, olha, e o Kelderman, que está ali? Acho que é o Kelderman foda-se, mas o Kelderman nunca achava outro. Eu nunca esperava o Kelderman, mas pronto. O resto da geral, tivemos o Masse, não foi? O Masse, sim. Foi o Masse ou foi o Holanda? Primeiro o Holanda e depois o Masse.
00:42:39
Speaker
o Lando Mass, o Soler Procursor, depois tivemos o Vlasov. Ainda houve ali uma discussão Vlasov e o Atta Brooks. Sim, e acho que ele no final, o Atta Brooks no final, até perdeu tempo propostadamente para ficar atrás. Eu fiquei com essa ideia.
00:42:54
Speaker
E não sei porque ele disse qualquer coisa, ele deu uma entrevista e isto foi em holandês, por isso é que eu penso que o pessoal não percebeu muito bem. Porque ele disse qualquer coisa. Ah, eu quero agora, nestas últimas etapas, mostrar-me, mostrar o que é que eu consigo à minha equipe. Porque eles perguntaram-lhe. Fizam essa pergunta sobre o Vlasov. Ele é novo, mas ele não é burro.
00:43:17
Speaker
Eu já ouvi entrevistas dele a falar em inglês e ele está sempre a rir, parece que ele está a levar aquele mesmo... Ele está a manipular a cena toda, o gajo é inteligente nas entrevistas. Não é como o Remco que diz o que vem à cabeça, o Hetbrook se pensa no que diz. E então, ele diz. Ele perguntou assim, o que é que se passa entre tu e o Vlasov?
00:43:41
Speaker
E ele diz assim, oh, nada, isto agora, pronto, temos que tentar obter os do... ambos a melhor classificação possível e não sei o quê. E eu agora só quero mostrar o que é que eu valho à minha equipe. E também às outras. Porque o contrato dele acho que acaba para o ano. É provável, sim. E o de Vlasov também, se eu não me engano.
00:44:10
Speaker
Mas ele é Neo Pro, caras, este é um grande resultado. Ele fez uma... tu tinhas boas esperanças nele, se não me engano, e ele mostrou que... O contrarrojo dele é que não presta para nada. Foi muito mau, mas quando estava em clínia, ele estava... Ele ganhou o Tour de Laveneiro ano passado com uma perna atrás das costas.
00:44:32
Speaker
E por isso... E há uma estatística qualquer que diz que quem tem uma certa... Porque o Tour de Laveneiro é sobre 23. Mas geralmente os que ganham o Tour de Laveneiro e têm menos de 19 anos são aqueles que a seguir vão rebentar com o esquema todo a seguir. Tipo Pogacar e isso. Yohannes... O Yohannes era mais velho. O Ayuz, yeah. Por isso, yeah.
00:45:01
Speaker
Estava só a falar do Landa. O Landa vai para... Vai trabalhar para o Remco? Vai. Ele foi melhor que o Remco nesta volta. Não, ele me quis mostrar. Diz-se, Remco, eu estou aqui para ti. Eu estou aqui para ti. Para você. Não fiquestes seduitos com o mau Vistar e com o Mass, não podes ser, hein?
00:45:24
Speaker
Ou achas que é normal, até que foi bom, ou tendo em conta o que aconteceu no tour ao Mace? Eu acho que nem foi bom, nem foi mal, foi se calhar aquilo que se podia esperar do Mace. Mas eles não... tipo, o Robon Guerreiro mais cheio... Sim, ele teve uma caída. Ia ser um dos homens mais importantes na montanha.
00:45:44
Speaker
Esta equipe, quando esta equipe está em destaque é quando é o Nelson Nolvera ir lá para a frente, caralho? É sempre. Até no próprio Angliru, ele foi... Se não me engano tinha talvez o Einar Rubio e o Nelson Nolvera com o Masse. Ele às vezes consegue trepar melhor que o Rubio. Ele faz de tudo. O Nelson Nolvera é um dos circuitos mais completos do Plutão.
00:46:08
Speaker
E nos contrarrelojos? Nos contrarrelojos é como o João Almeida nas classificações gerais das provas. Há sempre top 10. Fiz top 10 agora outra vez. Temos que contar com ele, carasas. Olha, mas ainda só ao propósito do Aglirio. Eu lembrei-me agora que eu vi as provas no final, as etapas no final do dia, voltava atrás e vi os comentários do aeroporto inglês, que é do GCN.
00:46:35
Speaker
E o McEwan contou que uma vez ele subiu, foi a primeira vez que ele subiu ao Angliro. E ele disse que aprendeu a falar, a dizer-me uma expressão em espanhol. Empurrar, por favor. Empurrar? Empurrar, por favor. Empurrar, por favor.
00:46:53
Speaker
Ah, empurrar, por favor! Isso é porque eu nunca subiu a ribeira da janela. Que é ainda pior. Não, por acaso não é. Não é? O anglerio como é que é? O anglerio é mais curto, mas é muito mais índio.
00:47:13
Speaker
Porque são 13 km a meia... É íngreme, é mais sustentado. Sim, sim. A parte íngreme é mais... Porque aquilo no início não é assim tão íngreme. Não, mas depois tem ali rampas a meia, uma parte a meia. A parte do meio é bastante inclinada. É acima de 20%. É, é. Está bem. Pronto. Não temos na armadilha nenhuma parecida. Parecida, parecida, assim, de repente, não me lembro. Acho que não. Acho que aquela da robeira da janela é a pior de tudo. Sobre o monte, carasas.
00:47:43
Speaker
Mas é mais curto. O monte é mais curto? Eu acho que sim. É mais curto. Não sei o que estás a considerar até onde. Estou a dizer que do funchel até o pictuariéreo, a parte do monte deve ser mais inclinada e na inclinação mais sustentada. Sim, até chegares até o terreno da luta e do terreno da luta até o parque ecológico é sempre bastante inclinado, depois é ligeiro.
00:48:09
Speaker
Sim. É isso que eu quero dizer. Sim, sim, sim. Será que é que comparava-la ao Angliru? Eu acho que o Angliru é uma montanha. É uma montanha. Temos que ir lá. A força no pedal tem que ir lá, caras. Sim, senhores. Ok. O que temos de falar mais? Mais algum destaque, Carlos? O Rui Costa. Claro. Como é que eu me podia esquecer? Rui Costa. Eu gritei nessa ideia, rapaz, mas eu fui estúpido.
00:48:40
Speaker
Foi, foi, foi eu que chamo um sacana. Não, espera, desculpa, não. Um sacana esperto. Não, eu fui esperto e ao mesmo tempo fui tonto. Eu podia ter ganho aquilo sem ser preciso pretear. Sim, sim, sim. Então o primeiro, ele tem ali um tropador.
00:48:58
Speaker
Em vista de colaborar com ele, porque ele de qualquer forma é melhor que ele no sprint. Ele é melhor que o Boutraga no sprint. O Boutraga não trabalhou nada, até porque o Kámena apanhou-lhe os olhos. O Boutraga foi ali, ah, estou quase a me foder, então eu não vou pedalar. Mas depois o Kámena cai e ele não ataca logo. Não ataca e ficou assim olhar para trás como que a gente estava a trabalhar, mas aquilo é tudo jogo psicológico.
00:49:25
Speaker
Não havia necessidade, podia ter ganho aquilo só a atacar, normal. Ele fez-nos frayer para caraças. Mas foi fixe. Foi fixe. Mas não havia necessidade, caraças. Eu ia ficar contente na mesma. E ele ainda tentou asseguir outra vez, aquela imadriolha que foi por pouco, caraças.
00:49:44
Speaker
Formaram ali um grupo de elite. Isto ainda não é a revisão do final de ano, mas quando falámos de Intermaché, eu acho que Intermaché vive muito à costa do Rio e Costa. Este ano o Intermaché foi o Rio e Costa e o resto. O Rio e Maia não fez nada.
00:50:03
Speaker
Nada, nada. Tiveram para aí um ou dois ciclistas nas clássicas, naquelas de início de ano. Sim, o Ruzos. O Gruner Rods e o Ruzos ganham duas cruzes. Até estavam a falar do doping, que veio do nada e começou a ganhar. Também falaram nisso do Riquaosta, que no meio do nada começou a ganhar. O Riquaosta tem um tutorial do doping também. Também já teve. Oh, foi uma suspensãozinha.
00:50:29
Speaker
Fiz uma suspensãozinha, ele e o irmão dele. Já era no tempo do Benfica. Isso era quando eu estava no Benfica com o JSV. Já há muito tempo atrás. Ele era um puto. Mas eu fiquei bastante contente. E eu achei que ele ainda tentou ganhar mais etapas. Tentou antes, tentou depois e depois aquela etapa final. Acho que eu tinha surto tanto numa etapa final.
00:50:55
Speaker
Porra! Foi fixe! Foi fixe! Foi um espetáculo! Quando tu tens Ghana e... Aliás, quando tu tens o Renko numa corrida, sabes que vai haver espetáculo! É fixe! É fixe, caralho! Só voltava ali o Paul Gautier! O Paul Gautier, olha... O Paul Gautier na volta à França foi fazer o mesmo! O Renko Costa também, acho que também participou nessa fuga!
00:51:21
Speaker
da última etapa. No Champs-Élysées? Eu acho que sim. É, é capaz. Sim, o Riquel está a ir à volta à França, é verdade? Foi, foi. Eu tinha essa ideia que ele não foi na última etapa, eu também tinha andado lá na frente. Ele foi ao Gére? Não. Não, não. Fui-es a voltar à França e voltar à Espanha. Ah pá, a Fonex. Sim, sim. O Riquel está ali ainda. Ele ainda vai correr mais um ano? Não. Ele só tinha um ano de contrato só. Ele não tem contrato ainda para o ano. Estão a tentar ali manter-se a Unidas. Estão a tentar...
00:51:48
Speaker
renovar mas estão com alguns problemas de crescer. A galinha dos ovos de ouro que eles estavam à espera não deu as coisas, eu penso que eles também têm quantas patuções é que aqueles gajos têm. Nada vale ter muitos se não der muito dinheiro. O contrato do Rui Costa deve ser dos mais caros da equipe. O problema de mantê-lo é mais nisso.
00:52:12
Speaker
Então agora ele se calhar... Porque eu imagino, quando é que ele ganhava? No UEI era mais de um milhão, era um milhão e meia acho que foi. Acho que a volta desse. E ele foi para ali, eu acredito que ele tenha baixado um pedacinho, mas não deve ser... Sim, ao mesmo momento. Pois, não deve ser menos de um milhão. Ou se não imagina que é tipo 750 ou uma coisa assim, eu vou rosar o meu salário, pronto, mas estou numa equipe onde se calhar tenho mais oportunidades ou não sei o quê. Claro.
00:52:37
Speaker
Agora vocês vão renovar-me, eu é que deves mais pontos este ano, vocês vão renovar-me mas agora tenho que pagar. Sim, pode ser. Ele agora tem mercado, algum ano passado não tinha tanto mercado como até agora. Achas que ele tem mercado? Mercado, acho que sim. O que equipas é que tu achavas que ele podia ir?
00:52:56
Speaker
Fui isso agora de repente, sei lá. Uma equipa de boleteira?
Futuro dos ciclistas e desempenho em sprints
00:53:02
Speaker
Claro, sim. Não vale a pena. Ele está no internship, portanto não vale a pena descer. Olha a paluto. Olha, não era mal pensado. Os mandam o Yuan embora, olha, está aqui um gajo que ganhou, neste ano ganhou mais provas que o Yuan. O Yuan vai sair, não é? Vai sair. Penso que sim. Puxa, ele vai acabar o contrato.
00:53:21
Speaker
Pense que ou o contrato vai acabar ou então eles vão terminar o contrato dele. Acaba bom ano, mas pode ser que sempre. Pense que vão terminar mais cedo porque ele ganha bastante dinheiro. Sim, e tem o arno dele aí portanto. Homem, tem 3 ou 4 melhores kills, o máximo vai em heals e... Um crono não é? Também não.
00:53:40
Speaker
O Krone é falando que está tudo a ter melhor de prestações do que ele. Ele desiste. Ele se não está em posição. Tipo, há gajas que estão um pedacinho atrás, não se prendem, e que puxam ele e depois tentam fazer uma boa classificação. O Arlo fez isso aqui não há muito tempo. Ele vem para aí de 10, meu 10, minha primeira posição e passa aquela gente toda e ganha.
00:54:00
Speaker
Pois, até o Philipson vem muitas vezes de trás, mas o Philipson é outra coisa, é porque ele sabe que ele vem de trás e consegue se meter. Mas o Ewan, tipo, ele se não está em posição para ganhar, ele caga. As vezes é que essas equipas estão assim, a tentar subir ou a tentar não descer do World Tour.
00:54:20
Speaker
Às vezes tipo, não é preciso ganhar as etapas todas ou não é preciso ganhar as corridas todas. Ficar tipo ali, terceiro, quarto, quinto, dá pontos suficientes às vezes para safar. E que se ganhares uma vez no meio dessas vezes todas, pronto, aquela coisa de estar sempre a acumular pontos é que ajuda aqui para estar lá em cima. É ser um altar. Mas, pô, um gajo já está a devagar. Vamos, estamos aqui a falar de sprinters. Já agora, posso falar dos sprinters? A gente disse antes, não havia muito. Não havia, não havia.
00:54:46
Speaker
Por exemplo, olha, eu vi um gajo que se chama Sopa, a gaja não se prende. Já rei Sopa. E não me sabe como é que ele se pode chamar Sopa. Com uma barba daquelas, não convém comer Sopa. É incrível como é que com uma barba daquelas ele consegue se prender a cada velocidade. Carlos, temos de deixar crescer a barba mesmo. Não é muito era de Nemo que não vale a pena.
00:55:07
Speaker
Um gajo já não é muito bom, como uma árvore da cara, acho que é isso. Não, mas acho que o único gajo dos sprinters que ganhou mais de uma vez foi o Groves. Foi, fui o único. O Molano também. O Molano ganhou uma.
00:55:23
Speaker
O Malone só ganhou uma de cada vez, todos os anos. É só pegar o ponto uma vez e depois não passa mais. E ele e o Dainese também. Olha, o Dainese ainda não estava à espera que sequer que ganhasse algo, porque é aquele combo da... Eles agora têm que se preparar para o Jakobson, para o Arthur. Mas o Dainese também teve uma boa vitória. E o Supas, pronto. Mas sprintes esquisitos. Não achaste? Sim, fui, fui. Tendo, se quer só aquele mesmo da vitória do Groves, os outros foram muito estranhos.
00:55:53
Speaker
Porque não havia equipas de sprint, praticamente. A única equipa de sprint era a Alpacino. Sim. O resto era tudo da esquerda. Tinha a Carra Rural, mas não é propriamente uma equipa assim de grande. Por falar na Carra Rural, eu não sei se... O Iuriletel. O Iuriletel ganhou uma etapa hoje na Croácia, cara. Altamente. E viste quem é que ficou aí em... Viviane e Cristof Navon.
00:56:15
Speaker
O Viviano e o Cristófio já estão meio acabados e o Cristófio já está acompanhando a reforma, mas Fónix... 25 anos, acho que ele tem o futuro pela frente. Daqui a 5 anos está na NL. Ele na pista é dos melhores ciclistas que existe. Na estrada ainda pode mostrar isso.
00:56:37
Speaker
Falei agora na Enias, nós não falamos na Enias. Fui um desastre completo, mas os gajos também tiveram azar. Tiveram, tiveram. Fui à caeta na primeira etapa do The Plus. O Thomas também teve problemas físicos.
00:56:52
Speaker
O Tomás me mantém. Eu ouço sempre o podcast dele com o LuCrow. Para já, ele teve um em que o pessoal começou a mandar bocas e não sei para quem vai ler comentários, mas ele desrebobeu. Não sei se ouvieste esse podcast. Tu falaste, mas eu não esquei. Ele desrebobeu. O que você fez na sua vida para falar sobre nós? Nós somos merda, mas temos muita maldade.
00:57:23
Speaker
Eu acho que ele estava mesmo a dizer, tipo, ah, go, go it, go it, não sei, alguma coisa assim. Go do something, go pick up your bike. Have you ever ridden a bike yet? Ele estava mesmo mexendo. Por lá, pronto, não tem razão. O pessoal começam a andar bocas, tipo, não sabem o que é que se passa, mas a Ineos, acho que não houve nada.
00:57:46
Speaker
A vitória do Ghana. E o Ghana a tentar se prender. Exatamente. O Ghana a tentar salvar a equipe. E também a trabalhar para... Houve uma ou duas etapas em que ele vai para a fuga a tentar ajudar o Thomas.
00:58:01
Speaker
Sim, há lá uma em que tu ves que, claramente, o Ghana é o melhor deles dois, ele trabalha para o Thomas, chega aquela altura do Thomas a atacar e o Thomas, tipo, por simplesmente não tem pernas. Não tem. E eu acho que eles estão muito à surpresa naquela coisa da hierarquia, tipo, que é o gajo que vai, que tem que nascer o que...
00:58:20
Speaker
Há correio, dizem que tipo, pronto, o gajo que está numa equipa que não ganhou nenhuma etapa, pronto, só ganhou uma etapa contra a relógio, mas quer ganhar mais alguma coisa. E teve uma das piores grandes voltas dos últimos dez anos. Sim.
00:58:39
Speaker
que eles querem salvar alguma coisa, e tu tens um gajo que está bom, tens outro gajo que tu não sabes se teve quedas e não está bem preparado e tu vejo que ele está à rasca e chega a altura de tentar ganhar uma etapa e tu apostas no gajo que está
00:58:55
Speaker
que está a rasga, porque ele é supostamente o que está mais acima na hierarquia da equipa para a Fonex, assim na seguinte. Eu estou a cometer este ano e depois a questão é essa, é que normalmente as equipas vão voltar à Espanha para tentar salvar aquelas em que não correm tão bem. E foi por isso que eles querem levar alguns ciclistas um bocadinho menos experientes mas que podiam ter melhores resultados, porque estavam pressionados porque podiam ter resultados. Uma equipa com um orçamento da que eles têm que ter resultados.
00:59:25
Speaker
Não posso dizer... Tu olhas para o ano do Thomas... Ovo... É mau? Não, foi mau! O segundo lugar no Giro... E ele ficou 15 segundos. Sim, batido por Hogwarts no contra-reloj. No contra-reloj... E o Hogwarts teve... O Hogwarts teve mesmo a rasca, caraças! A Hogwarts teve ali uma etapa, do... Aquilo João Almeida ganha, que é o curso que carrega o Hogwarts Montanha S.M.
00:59:52
Speaker
Sim, sim, sim. Ah pá, e não sei se é aerodinâmica ali nas montanhas, mas o Cão se meteu o robalo aqui e carregou o gajo até lá sempre. Foi o mesmo. Ah pá, se um gajo estava aqui a se contradizer, estás a perceber por isso que eu disse isto.
01:00:09
Speaker
O que o gajo tinha dito à pedaça, bóis, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não.
01:00:28
Speaker
A volta à França foi mal. Eu nem sei se chegar a uma vitória de tempo. O Peter Kock foi completamente um desastre. O Peter Kock quer ganhar tudo, quer fazer tudo. O que escolhe? O que vai para o mountain bike? Ele ganhar no mountain bike já é o normal. Ele perder é que acontecer alguma desgraça. Portanto, ele devia desconcentrar numa coisa só, mas pronto.
01:00:54
Speaker
E, apá, mas nesta volta também tiveram bastante azar. Olhar para o ano do Thomas e dizer que foi mal porque a volta corre mal, é um injusto. Também ele já não é o mais novo. Sim, já tem 37 anos.
Desafios para ciclistas veteranos como Geraint Thomas
01:01:09
Speaker
E depois é a coisa que nós já dissemos, acho que já vai ser o terceiro ou quarto podcast seguido que a gente diga isto, que é, quando ele ganhou a volta à França,
01:01:20
Speaker
Os botes e a capacidade dos ciclistas eram inferiores hoje em dia. Não foi há tanto tempo, mas estamos a falar de uma geração completamente diferente, a lutar contra homens muito superiores a eles há uns anos atrás.
01:01:40
Speaker
É que estes gajas, hoje em dia, pelo o que eu ouço dizerem, andam a fazer botes e botes porquilho, semelhantes ou se calhar melhores, que o Armstrong fazia com doping. Mas sem doping é com alimentação adequada e com doping legal, por assim dizer. Com treino muito bem definido desde idades muito jovens.
01:02:05
Speaker
Outra coisa, ele fala sempre e tem que perder peso antes das provas. E isso é só, é meio caminho andado para não estar tão bem preparado, para não fazer tantos botos como os outros que ele não consegue. O Venha Guard, ele no máximo ganha 3kg para a época.
01:02:24
Speaker
E ele tem 60 quilos e no instante, se calhar tem facilidade em perder aqueles 3 quilos, ele consegue treinar e comer normal e se calhar ainda melhorar a performance dele. Enquanto que toda a gente sabe quando estás em emagrecer ou se estás a querer perder peso rápido, a tua performance vai baixar. A partir daí...
01:02:47
Speaker
Ele não tem capacidade, a não ser que ele arranje forma de manter um peso em que ele consiga fazer os votos porque ele é um gajo grande, ele tem o quê? 180? Ou mais, o Thomas. Acho que ainda mais. Foi que ele diz que o peso dele de prova é 68 kg.
01:03:15
Speaker
Ah pá, um gajo de 1,83m tipo o Fromo, o Fromo é a mesma coisa. Sim, se quer um pouco mais alto. O Fromo ainda é mais alto que ele, mas é a mesma história. O Fromo, eu lembro-me de ver os vídeos do Fromo, agora já não sequer ligo. Há um ano atrás ainda tinha aquela esperança do Fromo. Não, eu ainda tinha aquela esperança de que o Fromo ia voltar, estás a perceber? Eu esperei um bocadilho, tinha aquela coisa do Fromo.
01:03:39
Speaker
A gente falava e dizia, pode ser que ele volte, mas o que é que ele fazia? Como é alto, para competir na nível de bote, tem que perder bastante peso. Ou seja, ele não está a melhorar a performance física dele, está sempre só a perder peso. E acho que é aí que, tanto num quase como no outro, tu ves porque é que eles não têm chegar à altura das grandes montanhas, das grandes provas,
01:04:05
Speaker
Eu se calhar tenho uma boa performance onde eu mas aqui no outro dia. E depois é preciso ver que também com a idade o tempo de recuperação aumenta bastante. Os mais novos acabam por conseguir recuperar, pelo menos é essa a teoria, não sei se funciona mesmo assim.
01:04:24
Speaker
Eu acho que o mesmo fato de estares a restringir a tua alimentação, a tua recuperação, só a partir daí já está comprometida. E se tu és ainda mais velho que os outros...
01:04:37
Speaker
Menos testosterona, menos hormona de crescimento, pronto. Sabe com a fome, mudamos pior também. A recuperação. Acho que tem tudo a ver umas coisas com as outras. Ainda quero dizer que ele não tem... Mas ele tinha que mudar, se calhar, bastantes coisas. E se calhar já não tem tempo para fazer isso. Mas valeu se concentrar nas clássicas. Acho que...
01:05:01
Speaker
Sim. Era algo que eu podia fazer. Por exemplo, no fundo tu ves o Ghana naquela tapa, ele estava a puxar e o Thomas já não tem o poder para responder,
Inovações em nutrição e tecnologia no ciclismo
01:05:20
Speaker
para fazer um ataque. Já não conseguia. Não, ele está completamente desgastado.
01:05:26
Speaker
Porque ele não tem reservas de glucogênio. Eu não estou aqui armado em sintestes de ciclismo. Porque isso é uma das coisas que o pessoal diz que a Yombo tem já 100% tudo em ordem. Para cada ciclista mandam-o comer para a casa dos ciclistas. Exato, mas um dos patrocinadores deles... Morten.
01:05:55
Speaker
Ai, não. A Yump é outro supermercado. E a Visma? Não é uma tecnológica da Norwegla aqui. Não sei o que é a Visma. É por conta dos patrocinadores deles. É uma empresa de tecnologia artificial que prepara alimentação específica para cada ciclista. Eles têm uma aplicação. É, eles têm um algoritmo que faz isso. Exato, para cada ciclista com os trens. Já ouvi falar disso. É um dos patrocinadores. Eu acho que é o Visma.
01:06:25
Speaker
Não sabia o que era isso. Esse aí é que eles têm também. O apassionador dos elementos, dos gels e das barras e essas cenas deles e os eletroletos é a Morton, olha o que é. Eles têm uma tecnologia patenteada que mais nenhuma equipa tem, que mais nenhuma empresa tem.
01:06:43
Speaker
que é um hidrogelo que passa... é absorvido muito mais rápido que os outros e tem muito mais hidratos de carbono. Portanto, eles não têm que andar como... para já têm que carregar menos porias atrás deles. Não têm que fazer para comer. Não têm que comer em uma coisa. Acho que tem um gelo que acho que tem... ah, pode estar a exagerar, mas acho que 140... Não é hidratos de carbono. Não é 140, é 60.
01:07:11
Speaker
Mas é bastante. Geralmente é aquele gelo de aciso que tu tens. É uns 30 acho eu. A gente tem tipo dubro e é absorvido muito mais rápido. Porque eles têm uma tecnologia de... E depois aquilo não é demasiado açucarado porque aquilo é tudo em água. Ok. Aqueles de aciso, por acaso, não são muito dudos, são bons. Sim, tu tinhas e nós levámos para o grande fundo. Quais são as tu tinhas? As normais ou era aqueles com iso?
01:07:42
Speaker
Eram os normais, os normais. Porque eles têm um que ainda... Mas é o duplo do preço. É uns pretos, não é? Tem eletroltos, tem tipo várias cores. Tem várias cores. Sim, sim, mas eu digo a... A embalagem. A embalagem preta, não é? Olha, já não esquecei. Já não esquecei. Eu sei que eles têm vários, sim, sim. Mas e teve a ver quanto é que custa esses da Morton?
01:08:03
Speaker
Oh, aqui é. Martin, oh, aqui. Oh, e não sei dizer direito o preço, mas um pacote, como tu compras um pacote daqueles da CIS, tipo o triplo do preço da CIS. Aquele pacote é só um sete e é dez euros, acho eu. E tem os pacotes da CIS de trinta, que acho que é sete italeiros.
01:08:30
Speaker
O que é? Estes da Morton é muito mais caro. E depois tem tantas coisas. Mas é só a pronta é isso. Eles vão ao detalhe de tudo. Estão tudo estudados. E as outras equipas, se calhar tem dinheiro mas não...
01:08:51
Speaker
de bicicletas, a coisa é imediatamente evoluiu bastante este ano. Mas pronto, os gajos têm, se calhar, as outras coisas ainda estão mais à frente. Mais do nada saem os tutores, as melhores bicicletas, os melhores ciclistas, depois, táticamente, a coisa não funciona. Se tens o Soler, não há tática. Mesmo para o Gatcher. Mesmo para o Gatcher. Sim.
01:09:13
Speaker
Tu não achas que ele comete erros? Comete. E eu acho que o... Para além de cometer esses erros a meio da prova, eu acho que há um erro de planeamento. Porque se tu queres bater a jumbo, tu não podes ter um pico de forma nas clássicas do Paulinho. Pois. Pois. E depois de estar outra vez para andar. Ele se fez soando, como o Joãozinho fez, que o cara tinha umas... Umas chozes. Sim. Mas que ele era tipo...
01:09:43
Speaker
Pronto, também ganhar a volta a Flandres não é mau, hã? Não é mau, e nós
Encerramento da discussão e reflexões finais
01:09:50
Speaker
gostávamos muito. Isso já é conversa para o último podcast do ano. É melhor deixar isso. Portanto, se deixámos alguma coisa por falar desta volta, não esquecemos de alguma coisa.
01:10:05
Speaker
Então tu tens que revelar os resultados das apostas. Ah, sim. Já coloquei os números, falta só saber o valor final. Posso soar o tambor? Queres que mando o link para ver os números a aparecer? É um zero Excel partilhado. Ah, ok, manda-me. Manda-me pelo WhatsApp.
01:10:32
Speaker
Porque eu já meti tudo, as classificações, os números, só falta fazer a contagem final. Mas eu estou a ver que vamos ter muito mais pontos do que na volta à França, porque acertámos muito mais níveis. Eu estava a ver que estávamos a acertar bastante. Muito, muito, muito. Também só o Kaden Groves. Depois havia uma altura como que era só apostar na Jumbo. Partilhar...
01:11:04
Speaker
Eu gostava de partilhar pelo link. Ah, já vai. Experimente para ver se dá. Mandei agora o link. Já vê, já vê. Vamos ver se dá para abrir.
Discussões sobre pontos e prêmios
01:11:23
Speaker
Já abri, já abri. Estou a ver. Então vou só fazer as contas. Não, não está a fazer contas. Até muito antes.
01:11:38
Speaker
Então, vai ser a soma destes... Com estes... E tu a ver ao vivo tu a fazer as contas. Espetal. Falta alguma coisa. Ah, burro. Acho que só tem qualquer coisa. Soma destes. A primeira clã, não é? A segunda clã.
01:12:10
Speaker
A terceira comanda. 138 pontos. 138 pontos. Porra, eu acho que outra vez foi 38 ou 40. Apá, lindes. E agora que vamos saber... Não sei que sugestão é como está a dar, mas eu não vou confiar. Se cal tem razão. Não.
01:12:40
Speaker
O que está aqui em amanhã amarelo? Ah, essa linha. Eu deixei amarelo nesta coisa já. Sabes aquela etapa em que eu sumar os tempos? Aquela em que a água polêmica. Mas não estamos tão lejeiros por isso. Não conta com o lado.
01:12:58
Speaker
Ei, camalha! Ganhaste, Carlos. Escolhi uma camiselinha depois de dizer quanto é que é. Tá bem, tá bem. Eu já tenho uma escolhida. Já tens uma escolhida? Eu não sei quanto é que é porque vi isso há dias, mas já me lembro de onde é que está. Lá no site do... Posso deixar de dizer qual é que é a camisela, depois eu vou ver o link. É daquele site que me mandaste ver a do Sporting.
01:13:19
Speaker
É uma camisola de 1985-86, do KOM.
01:13:33
Speaker
o trepador, a camisola de trepador aos bolinhas, do Lucho Herrera, do Café Colômbia, acho que é assim o nome do... Queres explicar porque que escolhiste essa? Isto foi uma volta com muita subida, há subidas aqui na madeira, tinha que ser uma camisola dessas e essa tem um significado especial que é na altura dos grandes trepadores.
01:13:58
Speaker
Ah é, e o Lúcio Herrera foi na altura... As bolinhas azuis ou...? Vermelhas, vermelhas. Na altura eram vermelhas. Não tem aquele link. Sim, que a volta, antigamente, até a camisola do vencedor não era vermelha, era dourada. Ah, mas esta não é... Ou seja, é do vencedor das montanhas, mas é da volta à França. Ah, da volta à França. Não havia da volta à Espanha, não encontrei.
01:14:24
Speaker
Essa camisola. Essa camisola é espetacular. Ah, é bonita. Café da Colômbia. E tu gostas de café? Tem o símbolo da Delta. É parecido. É da Lecoq Sportif. Lecoq Sportif. Não é a Delta. E tem a vantagem que um gajo não passa de subir de meio às carras.
01:14:41
Speaker
Olha! Digo que os tamanhos são bons e a qualidade do tecido é boa... Ouviu quandoaste ver o S? O S. Só que a serenda do Sporting é que as cores não estavam a ser em grande cores. É um verde acastanhado. Isso aqui é o verde verde. Tem o Vídeo em baixo. Agora não sei se é deste ou se é de Oficial. Deve ser Oficial, Carlos. Deve ser Oficial. Não sei porque dizes lá... Não, não. Dizes lá por LinkedIn se tem o etiqueta. Ah é?
01:15:12
Speaker
Opa! Opa! Carlos, parabéns, pah! E estava com medo de ganhar! Olha! Fala, isto qualquer um pode ganhar? Eu assim, Fónix, não posso estar sempre a ganhar, vou embora com arroz à falência, caras! Vá
Acidente de ciclista e apoio da comunidade
01:15:26
Speaker
-se falar, olha, só para finalizar, temos aqui algumas notícias.
01:15:34
Speaker
Primeiro que tudo, o Night in Vanuidenk teve uma das coisas mais bizarras que havia acontecido. Então, um dos melhores Domestics do mundo. Um gajo que é quase perfeito a puxar para o Van Arte e para esse pessoal todo. Pois é.
01:15:53
Speaker
Estava aqui com a mulher elevada, estava a sair com a mulher, a mulher que está grávida, estava num semáforo. Aqui mesmo, olha... Somos meio pai de casa, não é? Vimos aqui o pai da minha casa. Para no semáforo, tem um ataque cardíaco, sem crer, põe no acelerador.
01:16:07
Speaker
E o carro vai, batem-se não sei quantos outros carros, ele vai para o hospital, a mulher não teve problema nenhum, ele fazem testes, ele teve necessidades intensives, não por causa do acidente em cima, mas por causa do ataque cardíaco que ele teve.
01:16:25
Speaker
No fundo, parece que o que dizem hoje em dia é que provavelmente ele não vai poder voltar a fazer ciclismo profissional. Sim, porque pelo que vi vão instalar aquelas espécies de macros internos.
01:16:40
Speaker
Como o... como é que é o nome dele? O Sonic Obrelly Sonic Obrelly que ganhou a Paris Roubaix Paris Roubaix é a mais lamaçante da história E, pois pronto, a única coisa boa no meio disto é que dias depois nasceu o filho dele e estava tudo bem, não? Por manhã? No fundo era para ele o mais importante
01:17:02
Speaker
Mas eu acredito que deve ter sido um momento, nem carinho de imaginar. Pode ser que ele consiga contribuir para o ciclismo de outra forma, quem sabe? Sim,
Vitória dedicada e clubes de ciclismo
01:17:17
Speaker
e por exemplo vi uma mensagem, até foi a própria Colo Barella que deixou, a dizer que sabe, apesar de ter sido uma situação diferente, foi em competição,
01:17:28
Speaker
Ele tem noção do que é que ele está a passar e o facto de ter que deixar o ciclismo, mas que há sempre outras formas. Deixou-lhe uma mensagem bonita. Outra coisa que aconteceu foi o Vitor Campanar se faltou a ganhar contra a relógio, mas com um dedicatório especial, porque o tio dele tinha morrido uns dias antes. O tio dele que é o fundador do Café aqui em Antwerp.
01:17:59
Speaker
O Tigo dele é um ciclista ávido, ele estava numa férias, até aquelas férias que muitos belgas fazem, que é ir com um grupo grande de gente, ir para um tal sitio e andar por lá de bicicleta.
01:18:11
Speaker
E ele um dia, o dia de manhã, bateram-lhe a porta, ou não abriam a porta, estava morto. Morreu durante a noite. O homem não era novo, tinha os 70 anos ou o que era. Mas pronto, o Campanart se lá ganhou uma etapa e dediqueu a futeória a ele.
01:18:33
Speaker
E o tal café, o café Mombasa, é onde tem o clube de fãs do Victor Campanart. E é lá que tem vários clubes de ciclismo, tem clubes de ciclismo de mulheres, tem clubes para homens também, de vários níveis. E tem, e também joga na equipa de futsal do café.
01:18:55
Speaker
Ok. Esse é um clube multifacetado. É, é
Especulação sobre fusão de equipes de ciclismo
01:19:02
Speaker
mesmo no centro da Antuérpia, é um café conhecido no Café Mombasa, é mesmo em Borgeralto, no coração da Antuérpia. Não sei se estiveste lá. Deve-se estar. Não sei. Pai, esse nome é estranho.
01:19:13
Speaker
Mas a notícia que anda aqui por o pessoal todo louco é a fusão entre... É possível a fusão. É possível. É como o som goku e o vegeta se fundirem no Dragon Ball. Eu não sei, é pior. Isto é pior que o gojeta ou que o vegeta. Isto é a sudol-visma. Não. A yumbo-quickstep. Não, não. A yumbo vai desaparecer.
01:19:38
Speaker
Mas não é este ano, acho que é pessoal, era só pau... Sim, mas o IUMBO, o nome, desaparece porque eles vão deixar o ciclismo. Sim, mas a ideia que eu tenho era que é só em 2025 que eles precisavam de um. Exatamente, é só em 2025, então ainda tem mais um ano. Agora, se existe uma condição qualquer, que se eles arranjarem um patrocinador antes, pode ir às 15. Ok, ok. Tu achas isto plausível? Não, não, não. Eu acho que... Acho que não vai acontecer.
01:20:08
Speaker
Porque, basicamente, a Jumbo-Visma não precisa disto. A Jumbo-Visma é a equipa, pode ser. A equipa não precisa disto. Temos a dizer que não faltam interessados.
01:20:19
Speaker
É isso. Eu acho estranho. Eles têm de ir buscar outra equipa, têm de ir buscar o patrocínio da Sudol. A Quico sempre está a dizer que tem o patrocínio da Sudol e dizem, ah, não sei o quê. As outras equipas têm mais orçamento que nós. Então uma equipa que tem supostamente mais orçamento que eles vai buscar o patrocínio da Sudol que é menos, um patrocínio mais pequeno do que o que eles tinham originalmente. Não faz sentido. Não faz.
01:20:44
Speaker
E depois, outra, não me digam que a melhor equipa do mundo ganha as três grandes voltas, não tem ninguém que lhes dê o orçamento que eles querem. Não acredito. Não sou eu, mas... O Sporting tem mais orçamento que isto, ou eles querem que o Sporting devia patrocinar os gajos.
01:21:07
Speaker
De certeza que não faltam interessados e... Eu acho que isto até pode trazer mais problemas do que vantagens, sinceramente. E olha, um dos problemas que vem-me à cabeça, mas depois... E só depois pensei melhor nisto, depois de ouvir o podcast do Grant Thomas com o Lucro, em que ele diz... O Renko detesta a Jumbo e a Jumbo detesta o Renko, foi uma coisa assim de agente.
01:21:34
Speaker
Não, eles não se centraram tanto nisso, eles se centraram mais no facto, ok, estas equipas, cada uma tem o quê? 30 ciclistas? Eles vão fazer uma equipa com quantos ciclistas? Ou seja, quantos gajos vão ficar sem trabalho porque eles querem fazer uma super equipa? Ou será que vão fazer duas equipas? Uma equipa só com as super estrelas e uma equipa com os caganetes ao lado?
01:21:55
Speaker
E as outras equipas de desenvolvimento, tanto a YUMBO, como a QUICKSUP tem equipas femininas. Tanto a YUMBO, como a QUICKSUP tem equipas de desenvolvimento de sub-23. O que é que vão fazer esses gajos todos? Desculpa.
01:22:12
Speaker
Então estou. Não, é que eles têm equipas femininas e têm equipas de sub-23 também. E a equipa de... Ai... De gelo, da corrida, como é que se chama? Ah, a Jumbo, de... Sim, sim, sim, sim, sim. S-K-A-T-Z-A. Aquela percepção lundesa. Ah, ok.
01:22:33
Speaker
Como é que os gajos... Não percebo. Não sei... E gostava que acontecesse. Não sei se gostava que acontecesse. Tipo, eu gostava de ver acontecer. Só porque estava curioso para ver. Tipo, se ia ser uma cena fecha.
01:22:51
Speaker
Se ia ser uma cena que ia correr tudo mal, apá, aquela curiosidade de ver uma cena dessas acontecer. Mas é tudo do teu lado e também acredito que não vai dar em nada. Mas se acontecer uma cena malada, é tipo como criarem a Superliga do futebol.
01:23:10
Speaker
Sabe, os adeptos vão... Sabe, adeptos, eles não têm adeptos como as equipas de futebol têm. Só que os gajos vão se meter aí a sair à rua. Êh! Nós não acreditamos nisso, já não é ciclismo, não sei o quê. Ah, mas realmente
Previsões para o Tour de Lombardia e promoção do podcast
01:23:24
Speaker
não estou a ver uma equipa com esses quatro gajos de todo gênero. Enfim. Não me parece possível. Mais as outras clássicas, mais o Bala Felipe, não sei o quê, e o Van Aert. Enfim.
01:23:37
Speaker
A gente não acredita, não é, Carlos? Não, não, não. Só se a mão delas for aqui passar do outro. Sudalvisma. Ok. Pronto. Para terminar, mesmo agora, então... Opa, quem que vai ganhar a Lombardia, Carlos? Para o Gatchar. Para o Gatchar. Opa, e não sei que outros gajos bons é que vão participar, por isso eu vou dizer o Raimco. O Raimco não está muito definido, mas o Raimco vai. O Raimco, yeah. Se ele não se espetar por uma descida abaixo, por uma ravina abaixo, ele vai ganhar.
01:24:08
Speaker
Ok. Ah pá, Carlos, olha, muito obrigado pela tua participação. E todos os ouvintes divulguem o podcast que a gente... Ficamos contentos. Eu acho que o Zencast era obrigu-me a fazer um programa de patrocénios para poder continuar a estar grátis na plataforma. Portanto, pode ser que a gente faça tipo dois sóntimos com este.
01:24:35
Speaker
Mas se vier mais gente, pode ser que se faça mais. Pode ser. Ok. Pronto. E não percam o próximo episódio, porque nós também é onde vamos falar da Lombardia. E da preparação para a próxima época. Na nossa preparação para a próxima época. Exatamente. E rumores de transferências e essas coisas que a gente gosta. Gostei. Não percam o próximo episódio, porque nós também é.