Become a Creator today!Start creating today - Share your story with the world!
Start for free
00:00:00
00:00:01
Karla Silva - Do “off-line para o on-line” – Conectando Empreendedorismo, Negócios e Liderança às Redes Sociais. image

Karla Silva - Do “off-line para o on-line” – Conectando Empreendedorismo, Negócios e Liderança às Redes Sociais.

Papo de Heads
Avatar
97 Plays1 year ago

Neste episódio, vamos falar sobre a importância de você levar a sua vida do "do off-line para o on-line" - Conectando Empreendedorismo, Negócios e Liderança às Redes Sociais.

Neste mundo BANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível), o qual estamos vivendo em uma era de mudanças rápidas, um mundo onde cada dia nos apresenta novas oportunidades e desafios.

A tecnologia e as redes sociais se tornaram a espinha dorsal da nossa sociedade, conectando pessoas, negócios e ideias de maneiras que nunca imaginamos.

E para explorarmos esse tema, convidamos uma profissional incansável, que desde cedo aprendeu sobre essa importância e hoje se destaca neste meio @karlasilva_official

Transcript

Introdução: Papo de Reds

00:00:03
Speaker
Bem vindo ao nosso podcast Papo de Reds. Se você está buscando temas como liderança, inovação, desenvolvimento profissional e uma visão privilegiada do universo dos Reds, esse é o podcast ideal para você. Eu sou Poliana Gunning e esta é minha esposa Monique Gunning.
00:00:22
Speaker
Juntas, queremos trazer para vocês insights valiosos, histórias inspiradoras e dicas práticas para impulsionar sua carreira e gestão.

Transição do Offline para o Online

00:00:33
Speaker
No podcast de hoje, vamos falar sobre a importância de você levar a sua vida do offline para o online.
00:00:40
Speaker
conectando empreendedorismos, negócios e liderança às redes sociais. Neste mundo bunny, um mundo frágil, ansioso, não linear e totalmente incompreensível, estamos vivendo em uma era de mudanças super rápidas.

Conexões Tecnológicas e Desafios Sociais

00:00:59
Speaker
um mundo onde cada dia nos apresenta novas oportunidades e desafios. A tecnologia e as redes sociais se tornaram a espinha dorsal da nossa sociedade, conectando pessoas, negócios e ideias de maneiras que nunca imaginamos. Então, para explorarmos esse tema, convidamos uma profissional incansável e que desde cedo aprendeu sobre essa importância.

Entrevista com Carla Silva

00:01:27
Speaker
a nossa querida Carla Silva. Olá Carla, seja muito bem-vinda ao Papo de Reds. É uma honra-la conosco. Nós admiramos demais você e o seu trabalho.
00:01:39
Speaker
E tenho certeza que, para quem estiver ouvindo, a nossa conversa será muito enriquecedora. Obrigada, meninas. Eu quem agradeço essa oportunidade me sinto honrada, privilegiada e emocionada aqui com toda essa abertura. Carla Silva é influenciadora digital, co-founder da BK Store, fundadora da Silva Arquitetos Associadas e vice-presidente da Alminvest.
00:02:04
Speaker
que é uma associação nacional de lojistas multimarcas de moda do Brasil. Carla, a sua vida profissional começou muito cedo,

Desafios e Oportunidades de Carla Silva

00:02:13
Speaker
né? E desde o início, você tem aquele olhar super apurado para o que é bonito, para o que é belo, para a moda, para o luxo, para o glamour. Então, conta pra gente como começou a sua jornada como empreendedora e qual foram os seus primeiros passos.
00:02:30
Speaker
Bom, eu comecei como a maioria dos brasileiros, empreendendo por necessidade. E se eu pudesse escolher, eu não faria isso novamente, na verdade. Quando eu cursei a administração de empresas na UFSC, eu tinha muita vontade de aplicar todo esse conteúdo dentro da empresa onde eu trabalhava. Eu comecei aos 16 anos na empresa dos meus pais.
00:02:54
Speaker
Então eu queria muito que meu pai essa oportunidade para que eu aplicasse de forma prática toda a teoria aprendida na universidade. Mas eu hoje vejo que meu pai se sentiu muito ameaçado, de forma, claro, impensada, sem intenção. E ele me chamava de pirralha, metida, que agora eu queria dizer que sabia tudo. Então eu decidi procurar um emprego.
00:03:19
Speaker
E eu foquei em trabalhar e buscar uma empresa que fosse grande, uma empresa importante no Brasil e sim colocar em prática, que eu não tinha essa compreensão dentro da empresa dos meus pais.

Jornada Empreendedora de Carla

00:03:34
Speaker
E a minha experiência foi péssima, eu nem sei se eu posso contar aqui o nome da empresa que eu trabalhei e a experiência que eu tive. Foi muito importante ter esse outro lado onde eu achava que aquela fantasia toda de uma grande empresa
00:03:46
Speaker
e logo eu pedi demissão em 10 meses de cargo. E quando meus pais quebraram, eu tinha pedido a demissão da empresa e eu tive que me virar, porque a gente ficou realmente sem absolutamente nada. E eu fiz personal organizer, eu montei uma empresa que fazia lembrancinha para as empresas presentearem, tive sorveteria, enfim, até chegar ao escritório de arquitetura, que eu tenho hoje 23 anos.
00:04:14
Speaker
E a gente sabe, Carla, que história incrível. E a gente que você foi uma das pioneiras nas redes sociais. Você vem muito tempo fazendo isso. Você teve esse insight do momento certo, da hora certa, de saber que era algo que tinha um canal muito importante.
00:04:36
Speaker
até puxando para esse mundo online da Carla Silva, esse mundo das redes sociais, nós entendemos assim, hoje é muito claro a importância de estarmos sempre conectados, analisando como as redes sociais transformam as nossas vidas e todo o nosso redor, Carla? São ferramentas assim que, além de nos manter atualizados, eles também hoje moldam a forma como nós interagimos.
00:05:00
Speaker
como nós aprendemos e como nós empreendemos também. Então, Carla, como foi esse start para você? Como que você entendeu a importância de estar presente nas redes sociais e, principalmente, a importância para o seu negócio e para os profissionais que trabalham com você de ver a Carla Silva tão presente nas redes sociais?
00:05:25
Speaker
Bom, eu comecei, acho que no Orkut, e usava realmente de forma muito pessoal, e logo que o Instagram iniciou, o Instagram tem essa data de fundação de 2010, mas a rede mesmo em si, que as pessoas migraram, foi em 2012, bem início de 2012, onde eu fazia parte da rede, e não eu como pessoa física, mas eu abria as contas das duas empresas que eu
00:05:54
Speaker
administrava na época que é o Instituto de Arquitetura e a minha boutique feminina BK. Então eu procurava seguir, eu sempre digo que eu fico mirando onde eu quero chegar, então o meu olhar sempre está na frente, por isso às vezes eu sou uma pessoa meio incompreendida, mas eu estou olhando na frente o que as pessoas estão fazendo, que são referências para mim,
00:06:15
Speaker
Porque eu vejo que o problema das pessoas é elas não olharem o negócio delas na frente. Eu olhava na frente o que eu podia fazer com as redes sociais, não ficava muito de olho nisso, organizava minha vida de forma que eu pudesse executar isso tudo.
00:06:35
Speaker
Mas eu tinha um modelo de negócios antigo aplicado ao novo que era o Instagram. Então na boutique eu tinha um modelo, um fotógrafo e uma equipe toda onde eu fazia as fotos e postava essas fotos no Instagram.
00:06:51
Speaker
E aí, de 2012 para 2013, o Instagram não virava para mim, sabe? Ele continuava sendo, assim, uma rede social onde eu estava postando e eu não conseguia sentir o retorno. Mas eu tinha em mente, cara, o Instagram vai bombar. Esse é o novo meu modelo. Como que faz para dar certo? E o que não dava? Em um ano, investindo com fotos profissionais, não dava certo.
00:07:16
Speaker
E a minha irmã, instintivamente, foi que, eu acho que, eu digo que ela que é responsável por eu ter me transformado hoje no que eu sou, porque ela falou, Carla, chega, minha irmã é sócia da BK, e ela falou, chega, eu não quero mais investir em modelo fotógrafo, esse negócio não certo.
00:07:35
Speaker
Eu falava bianca, mas dizem que o Instagram é o futuro, né? Mas olha, não vou mais botar dinheiro porque não dando resultado. Então, assim, por que tu não faz igual aquela tal de Tassia Naves e faz o look do dia? Daí eu falei, o quê? Não. Gente, eu tenho 39 anos. Mô, de verdade.
00:07:57
Speaker
E ficou aquela, assim, uma disposição bem no meio da loja. Ela falando isso, eu dizia que eu não ia pro Provador fazer foto de jeito nenhum. Ela assim, pode se dar uma chance? Eu falei, bom. E eu lembro da cena. Bianca Visionária. Bianca Visionária, é. Eu lembro da cena, do Provador, a roupa que eu tava. E eu fiz aquela foto extremamente envergonhada. Foi totalmente...

Iniciando Projetos e Superando Medos

00:08:25
Speaker
sem pensamento de querer autopromoção, porque tudo que as pessoas viram em mim era uma autopromoção, né. E não deu 30 minutos, parou o primeiro carro na frente da loja e falou que era o look da Carla. E eu falei, uau!
00:08:42
Speaker
Deu certo. Sendo assim, vou continuar fazendo, né? Olha, Carla, você tocou num assunto aqui a importância de começar, né? Na semana passada eu tava dando uma mentoria e a mentorada falou assim, pô, eu tenho essa ideia faz quatro anos e é super legal e agora eu vejo que todo mundo andou, conseguiu fazer
00:09:04
Speaker
Pois é. Então a importância de começar. Muitas vezes a gente tem a ideia, às vezes a gente tem a solução para uma dor, mas é o por timidez, ou aquele negócio como você falou, eu estou aqui, às vezes estou fazendo algo e não estou dando resultado, ou estou muito à frente do tempo, porque tem isso também. quando você começou, possivelmente muita gente olhava e falava, essa mulher é doida?
00:09:32
Speaker
aqui gravando no Instagram, fazendo muita coisa. Mas, enfim, a importância é de começar. E quando você tem um objetivo, quando você tem um propósito ou um projeto, começar. Então, e eu falava pra ela, né, olha, se você tivesse começado atrás quatro anos, enfim. E pensando em tudo aquilo que você me disse, né, a gente fica pensando, a Carla é mãe, a Carla é empresária, é empreendedora,
00:10:00
Speaker
Tem a empresa de arquitetura, enfim, tudo que foi divulgado que você faz aqui.

Equilibrando Vida Profissional e Pessoal

00:10:05
Speaker
Como é que equilibra o teu tempo? Como que gerencia todos esses pratinhos entre conteúdo, redes sociais, liderança na empresa, maternidade, enfim. Como é que você faz a tua gestão do tempo, Carla?
00:10:18
Speaker
Então, Pauli, eu quero até voltá-la, a pergunta anterior, porque tem dois fatos engraçados pra contar. Porque um que foi que quando deu resultado na mesma hora, eu falei, bom, eu vou continuar, né? E aí, naquele mês, resultado 30% no aumento de faturamento.
00:10:37
Speaker
30%, então isso é um dado bem relevante. Eu fiz porque deu certo. Então, a minha irmã tinha razão. As pessoas não querem mais aquele modelo de negócio da roupa, da modelo. As pessoas querem... Ali a gente viu a virada da necessidade do real life, da gente ver a roupa no corpo da pessoa, da pessoa normal, de um corpo real e não de um modelo super magra. Aqueles modelos de beleza que são de passarela e de fotografia para revista.
00:11:08
Speaker
E aí, o outro fato que foi muito triste foi que o meu escritório de arquitetura foi caindo, o movimento, caindo, caindo, caindo. A gente está falando de 2013, eu casei em 2016, eu lembro que eu casei, estava super feliz que eu ia casar, mas eu estava tão triste que o meu escritório, o movimento, começou a cair. E aí, me gravou a data de 2016. E eu pensei,
00:11:34
Speaker
Se deu certo para becar, por que eu não aplico a mesma fórmula na decoração? E eu comecei a virar influenciadora do meu próprio escritório. Comecei a mostrar os bastidores, comecei a mostrar os projetos, que até então eu postava uma foto. E o escritório começou a crescer, crescer, crescer, crescer e voltou. Então assim, a fórmula é válida
00:11:56
Speaker
Eu acredito que para qualquer segmento, sabe? É que é aquilo que tu falou, Polly. Tem que começar. Não tem hora certa, momento certo. Começar e tocar adiante, né? Legal.
00:12:11
Speaker
E eu aproveitei esse mesmo gancho porque eu gostava muito, o Tiago morava em São Paulo, eu morava em Florianópolis e a gente revezava os finais de semana, mas os nossos finais de semana em São Paulo a gente adorava fazer caminhada, mas não no parque, a gente caminhava pelos bairros de São Paulo, porque eu adorava ver as casas que estavam abertas em exposição,
00:12:34
Speaker
Adorava visitar os apartamentos modelo. E eu entrava e começava a gravar dentro do meu perfil de arquitetura os apartamentos modelos, as casas abertas à venda. E eu sentia o pessoal engajando com aquele conteúdo. E eu montei um projeto do mercado imobiliário.
00:12:51
Speaker
vida real mesmo. E eu vi ali uma cena azul de falta de influenciadora no mercado imobiliário. Então, todo mundo achava que eu queria ser influenciadora de modo ou influenciadora de lifestyle para fazer unboxing. Isso não tem nada a ver comigo, de abrir uma caixa e mostrar uma bolsa. Eu acho que a diferença do meu potencial como influenciadora digital
00:13:12
Speaker
ele vem da vida real de uma pessoa que realmente trabalha na área, então realmente mostra autoridade na moda, como empresária, no escritório de arquitetura, projetando, e hoje no mercado imobiliário, potencializando as vendas dos imóveis.

Transição para o Mercado Imobiliário

00:13:27
Speaker
Então esse projeto do mercado imobiliário, como influenciadora, nasceu em 2018,
00:13:31
Speaker
Eu deixei ele até 2019 na gaveta, em setembro de 2019 eu fiz o lançamento dele, e por sorte minha, e eu sei que foi muito triste a pandemia, mas a pandemia potencializou demais os meus negócios no mercado imobiliário, e eu comecei a crescer muito nisso, e é isso, mais uma rede onde eu me comunico, e espero o ano que vem, que é o projeto para 2024, eu ter o meu canal no mercado imobiliário.
00:14:01
Speaker
Mas conta pra gente aí, como é que você equilibra tudo isso? Vamos lá. Então, no início, na BK, principalmente, eu guardava as quartas-feiras, que era dia do futebol. Toda quarta-feira eu tinha futebol, então eu levava toda a quarta-feira tudo pra minha casa. Eu gostava de tirar a roupa daquela cena de loja e trazer ela pro loft. Então, as quartas-feiras eu fazia praticamente 80 looks.
00:14:29
Speaker
Eu passava a madrugada toda trabalhando e eu deixava o conteúdo pronto pra toda semana. Então a organização do tempo é isso, né? Eu via que nas quartas-feiras eu podia fazer isso e que eu estaria liberada porque o meu trabalho da BKA, além da curadoria da moda, além de cuidar do CRM,
00:14:49
Speaker
eu era a própria modelo, então eu organizei a minha vida para um dia da semana CBK e todo o restante eu ser outra pessoa. Mas eu sempre disse assim, ó, é muito fácil porque eu não tenho filho, né, meu marido mora em São Paulo, então eu tenho realmente muito tempo para mim naquela época, né.
00:15:07
Speaker
Então, eu não tinha realmente nem a intenção de ter filho, sabe? Mas tudo deu certo. E hoje? Como é que está essa agenda, Carla? Com nós, querida Artur aí. E aí, quando veio o filho, e eu sei que vocês sabem do que eu estou falando, até, vou te falar que até enquanto eu tive a Rose, a babá, a nossa grande babá... A encantadora.
00:15:34
Speaker
A minha vida como mãe foi muito mais simples porque eu tinha as noites de sono, então eu conseguia ter um ritmo normal de trabalho, praticamente normal de trabalho, quando o Arthur nasceu. Que é a famosa rede de apoio, Carla, a importância da rede de apoio para esse momento de vida.
00:15:55
Speaker
Verdade, verdade. E assim, quando a Tia Rose foi embora na Sababá, eu senti a dificuldade realmente da organização do tempo ainda de forma muito relevante. E eu tentava trabalhar, depois que eu fazia o Arthur dormir, mas o meu coração, assim, o batimento cardíaco, sabe, eu senti meu batimento cardíaco fraco, assim, em estado de descanso mesmo.
00:16:24
Speaker
e eu tentava fazer ele dormir e voltava para fazer no computador para poder projetar, porque eu gosto de projetar num horário onde eu não tenha interferência de ligações e WhatsApp e tudo mais, então eu sempre projetei a noite para durante o dia ter as minhas atividades. E eu não conseguia mais fazer isso, e eu fiquei um tempo perdida, com o tempo perdida e atrapalhada, porque é isso que a gente fica.
00:16:48
Speaker
Então eu resolvi dormir com ele. Ele foi dormir, eu também vou dormir, então nosso horário começou a mudar. E eu falei, vou começar a acordar às cinco da manhã ao invés de trabalhar à noite, eu acordo cedo.
00:17:05
Speaker
E vai dar tudo certo. E realmente, a organização do tempo é uma coisa muito importante. Então eu comecei a perceber que eu conseguiria fazer isso, que num outro horário. A gente vai se adaptando. E ainda assim, em cinco da manhã, estava tarde para mim, em um determinado momento.
00:17:22
Speaker
E aproveitei que a pediada da doutora falou, Arthur precisa, 9 horas da noite, no máximo, estar dormindo. E ele estava dormindo às 10h. Então eu antecipei para as 9h esse horário, eu também comecei a dormir mais cedo.

Escolha de Parceiros e Autenticidade

00:17:35
Speaker
E agora hoje eu acordo 4h da manhã, então tipo, 4h da manhã eu começo, faço a minha oração, vou projetar, 6h30 é personal,
00:17:42
Speaker
8 horas eu sentada tomando, terminando meu café da manhã, e eu acho que eu ganhei muito tempo, muito tempo mesmo, e dormindo 7 horas, que eu acho que é um bom horário de sono, assim. Uma boa autoridade. Carla, você é um exemplo de disciplina, né? Porque eu acho que no final tudo isso é disciplina. Então, parabéns, porque isso é inspirador pra quem está nos ouvindo.
00:18:08
Speaker
E Carla, quanto mais a gente faz, mais aparece. E assim, quanto mais a gente resultado, você fazendo esse trabalho incrível e empresas parceiras começam a entender que você traz resultado, a gente começa a ser procurado por parceiros ou patrocinadores. E hoje nós estamos vendo nesse mundo que tem bastante gente querendo ir para esse caminho, de ter a oportunidade de representar marcas, de ser patrocinado,
00:18:36
Speaker
ou até mesmo pensando para quem é empreendedor, para quem é empresário, de ter a sua marca, de ter sua empresa com essa notoriedade, de também crescer com parcerias. Então você que passou por muito disso, que conselho você daria para quem está começando para aprender? Olha que importante, a selecionar os parceiros, não é aquele negócio que ela diz assim, eu quero dinheiro a qualquer custo, eu quero crescer a qualquer custo. Como é que você hoje seleciona seus parceiros?
00:19:03
Speaker
Isso está muito linkado até com a pergunta anterior, porque começa pelo nosso tempo. A gente tem um tempo limitado, então a gente não pode fazer qualquer coisa, muito menos tudo por dinheiro. Então eu procuro selecionar e não fugir nada do que está relacionado ao meu lifestyle. Então eu realmente mostro o que eu acredito, o que eu faço, o que eu amo, o que eu consigo realmente encaixar dentro do meu dia a dia. Sei que isso seja até um peso.
00:19:29
Speaker
Porque é muito difícil parar a tua rotina para falar de shampoo, por exemplo. Não faria o menor sentido, não tem nenhum problema capilar para que isso pudesse envolver. Mas então eu faço o que realmente cabe. Então eu posso falar de laboratório médico, que eu sempre falo de saúde, é uma coisa muito presente. Inclusive eu falei de saúde, as meninas falam de laboratório, de Santa Luzia.
00:19:52
Speaker
ao automóvel, que eu acho que faz sentido com a casa que eu procuro mostrar, que eu acho que é uma curadoria e acho que é uma escolha interessante para quem está comprando imóvel. Então, tudo isso que está relacionado, que realmente eu estou, quando eu escolho a roupa, essa semana eu gravei numa casa no Cacopé.
00:20:11
Speaker
Eu escolhi a roupa ideal para aquela casa, então ali eu posso falar de BK. Eu escolhi a louça que eu servi na hora do cafezinho, então ali eu pude falar de Tânia Bulhões. Então tudo isso que realmente eu consigo encaixar dentro do cenário que eu estou vivendo. Que faz sentido para o propósito, né? Eu acho que fica muito claro isso para que todos que estão começando coloquem coisas que façam sentido no seu propósito. É, e que tu sempre falou
00:20:40
Speaker
É uma coisa que sempre está falando mesmo, não é? De repente agora a pessoa começa a falar, sei lá, sobre avião. Bem, Carla, fica muito claro que a tecnologia digital está transformando em muitos aspectos a vida, os negócios, a sociedade, à medida que as pessoas consomem mais a internet.
00:21:03
Speaker
e a ampla variedade de conteúdos e informações. Quais são as tendências atuais nas mídias sociais e no marketing digital que você acha importante para os influenciadores e empreendedores? Conta para a gente, Carla.
00:21:20
Speaker
Eu acho que ela não mudou em nada desde o início. O propósito da mídia social, dessas redes sociais, na minha opinião, eles continuam o mesmo, sabe? Que é a tua rede, ela começa a crescer quando você mostra a verdade, quando você é autêntica e quando
00:21:39
Speaker
Claro, de forma agora não mais amadora, de um início, mas de forma estratégica, você pensa no que vai falar, no que vai mostrar. Então, para mim, é verdade a autenticidade, estratégia e observação. Eu acho que aqui é muito dinâmico, então também permite testes. O que é bom, porque você rapidamente consegue virar curva do caminho e trocar rápido. Então, a rede social é muito pequena por causa disso.
00:22:08
Speaker
Não é rápido, né? Você consegue... Você sente rápido o resultado, exatamente. Então, assim, como influenciadora, verdade, intensidade, estratégia, observação são os meus conselhos, né? Aquele negócio de comprar seguidores para te mostrar uma pessoa relevante na rede.
00:22:26
Speaker
Não funciona, né? Tem gente que monta grupo de WhatsApp e vai adicionando um monte de gente, tentaram me adicionar, inclusive, e falar, toda vez que tu postar, tu põe aqui no grupo, todo mundo entra no teu perfil, like, comenta.
00:22:42
Speaker
Então assim, nada disso converte na hora que você realmente vai vender, porque isso pode até atrair patrocinadores, pode atrair empresas no momento em que eles olham os seus dados, que têm bastante likes e bastante comentários.
00:22:58
Speaker
Mas na hora que tu for entregar o teu trabalho, ele não gerou, ele não converteu, ele não vendeu. Então isso é muito claro na rede social que é um castelo de areia. pra perceber, sabe? Mas muitas empresas, porque ao mesmo tempo que é um local onde as pessoas conseguem inventar muito, criar muito,
00:23:23
Speaker
tentar mostrar alguma coisa que realmente não...
00:23:28
Speaker
Isso. E uma outra coisa que hoje também acho muito relevante é o tráfego pago, querendo ou não. Se tu não colocar um dinheirinho ali, falo em empresas, a tua conta não é entregue, o Instagram tinha uma hora que ele tinha que monetizar tudo isso, e o tráfego pago está aí. Tem coisas para mudar, mas ainda não para ser considerada. O que eu acho bem legal da Carla,
00:23:58
Speaker
é que, claro, nós temos essa proximidade e quem está nos ouvindo para entender. Então, a gente conhece a Carla de uma maneira pessoal, somos amigas, mas a Carla tem essa verdade, porque você vai encontrar a Carla na rua às 5 horas da tarde, ela vai estar linda, maquiada, do mesmo jeito que ela gravou o dia inteiro. Então, ela é real. Essa é a Carla, é diferente.
00:24:21
Speaker
E às vezes a gente até comenta, a pessoa está linda na internet fazendo altos vídeos, mas essa não é a pessoa, isso não é real, isso não acontece com ela. Esse não é o padrão de vida, esse não é o que acontece e a Carla é real.
00:24:37
Speaker
E outro ponto que você colocou aí, que eu acho que ficou muito interessante para quem está ouvindo, é planejamento. Porque você fazendo tudo isso, você também para aquele tempo para se planejar, para desenvolver. Eu escolhi a roupa, vou fazer a curadoria, mas existe um planejamento gigante por trás disso tudo.
00:24:59
Speaker
Muito interessante a tua contribuição, Carla. Obrigada. Eu que agradeço. Quando eu falo que eu organizo um dia... Eu até não falei, acabei esquecendo de comentar. Eu tiro um dia para gravar tudo, por semana.
00:25:14
Speaker
que o dia de gravar não é o dia que eu planejo, então cinco dias antes eu deixei tudo planejado. Eu tenho que buscar roupa não sei aonde, cápsulas da Ione, que eu tenho que deixar o carro planejado, o dia que o motorista vai entregar o carro.
00:25:31
Speaker
Então, assim, tem tudo isso que é feito antes, e eu tiro um dia pra gravar, então nesse dia eu procuro não ser o dia que eu levo Arthur na escola, sabe, eu tiro o dia pra ficar focada nisso, então eu não atendo o telefone, é a organização do tempo que a gente foi naquela pergunta atrás, né.
00:25:50
Speaker
Sabe, Carla, quando eu estou com os líderes em mentoria, em consultoria, falo muito sobre a importância de você estar nas redes sociais, para os líderes também. Até rede social interna de empresa, sabe, Carla? Poxa, fui viajar...
00:26:06
Speaker
fui na unidade, longe, em outro estado, que eu não vou sempre. Faço questão de postar uma foto que eu estive com as pessoas nas minhas redes sociais, as pessoas olham, as pessoas se sentem valorizadas. É incrível o retorno que se tem. Mas o que eu mais escuto
00:26:25
Speaker
É quando eu falo sobre essa importância e que as pessoas têm que colocar as suas fotos nas redes sociais, justamente também nesses momentos, as pessoas falam assim, ah, mas eu não estou bem vestida, não estou bem maquiada, minha unha está lascada, eu não falei corretamente, eu tenho vergonha.
00:26:41
Speaker
Então, isso hoje, e eu tenho certeza que você está ouvindo e pensou isso, é a vergonha do errar, a vergonha de não estar 100%. O que eu mais escuto assim, eu sou muito perfeccionista, eu não consigo me entregar se eu fizer alguma coisa errada, o que as pessoas vão pensar de mim? Então Carla, como que você lida com isso, conta para essas pessoas,
00:27:06
Speaker
que você passou por isso, que nem sempre você está maquiada, que isso faz parte. E também, até uma curiosidade, se você tem críticas, e como você lida com elas? Eu digo que eu tenho uma autoestima super trabalhada, elevadíssima, porque eu realmente não me abalo com críticas, mas eu sei que... Esse foi o meu jeito, sempre desde pequena fui assim.
00:27:36
Speaker
Mas as pessoas realmente se abalam muito com isso. Mas temos ditado que diz, antes feito do que bem feito. O negócio é fazer, se for stories daqui a 24 horas ele fora do ar, depois mais tarde se não fizer sentido você apaga isso do feed.
00:27:53
Speaker
um ano e pouco atrás ainda usava filtro, hoje eu acho ridículo, eu me acho ridícula olhando aqueles vídeos com filtro, mas eu não apago meu passado, ele lá, ele fez sentido aquele momento, eu tentando cada vez mais tirar a maquiagem do meu rosto, tentando botar menos, e isso a gente vai aprendendo com o amadurecimento, porque não é nada disso que faz vender mais ou faz vender menos, né?
00:28:17
Speaker
o que está dentro da minha verdade, a gente falando de verdade, falando de autenticidade, a gente vai aprendendo aos poucos. Eu, com 29 anos, eu nunca tinha me maquiado. Eu comecei a me maquiar, digo que velha, com 30 anos. Eu comecei a me maquiar com 29 anos. Eu saí de cabelo molhado e eu não me importava com isso. Então, assim, eu acho que a gente tem que parar de se importar muito com o que o outro vai pensar.
00:28:43
Speaker
Eu, meu Deus, eu recebi muitas críticas. A primeira delas foi o que a dona da loja está fazendo postando fotos da roupa. Daí eu sempre tive uma resposta, falei, é tu que está pagando a minha conta? Não, né?
00:28:58
Speaker
Você não sabe, e essas mesmas pessoas que me criticaram naquela época, elas ficam dançando no carro e gravando ela dançando no carro. Então tipo, oi, sabe, o que ela agregando dançando no carro, fazendo uns stories, fazendo isso? Nada. E eu sempre digo, se ajudou uma pessoa, pra mim, de tudo valeu a pena, né? recebi crítica do dedão no meu pé, que eu achava ele medo, e hoje nem acho mais ele tão feio assim. Não. Que a gente vai sempre... Eu acredito.
00:29:25
Speaker
Sim! Então, assim, eu realmente não me importo, sabe, com o que as pessoas vão falar, mas vi coisas muito cruéis, né? A minha irmã foi atacada e ela odiava aparecer, ela é minha sócia na loja, e hoje, eu conversando e trabalhando-se com ela, ela talvez sente menos essa pressão, mas ela foi judeada, então as pessoas realmente
00:29:54
Speaker
Quando uma cara à tapa, tem que estar preparada para receber. Eu até às vezes digo que isso me alavanca, sabe? Como se fosse um xilingue, ela me puxa para trás e depois o meu salto é mais alto.
00:30:09
Speaker
ao invés de me dar mais força. Infelizmente, estamos chegando ao final do nosso episódio. Muito bom. Entendo... falei demais. Entendo que ficou super claro a importância que estamos vivendo neste mundo de transição, de algumas atividades, interações ou processos que tradicionalmente ocorriam no mundo físico, offline, para o ambiente digital online.
00:30:35
Speaker
Isso implica a mudança de práticas ou até a migração de ações do mundo real para internet ou outros ambientes digitais. E é um caminho, obviamente, sem volta e nunca é tarde. De novo, vou repetir, nunca é tarde para começar. Comece. Então, Carla, compartilha conosco alguns insights sobre construir uma comunidade de seguidores engajados nessas redes sociais,
00:31:05
Speaker
E dicas para aquelas pessoas, para aquelas influenciadores que estão começando e querem ter sucesso nessa carreira, assim como você. É não que é tarde, isso é uma verdade. E outra coisa, aquele influenciador que começou comigo em 2012, provavelmente alguns deles nem mais estão na minha rede, porque o Instagram, a rede social, as mídias sociais, ela é um telly story.
00:31:33
Speaker
A ser um Telling Story é a história da tua vida sendo contada. A nossa vida é dinâmica, ela vai mudando. Então, quando eu comecei atrás, eu era uma dona de loja com um escritório de arquitetura.
00:31:46
Speaker
depois eu virei uma pessoa engajadíssima para engravidar, então eu comecei a contar a história do todo o processo para engravidar, e eu sei que naquele momento foi muito importante, e eu sentive muitas mães a fazerem inseminação, e foi incrível eu receber tanto carinho. Depois eu virei mãe, e eu tive outra conexão, então muitas pessoas não gostavam mais de ouvir aquela minha história com a minha mãe, tudo bem, ela vai procurar outra rede que fale de arquitetura ou de moda,
00:32:15
Speaker
e eu conquistando novas mães. Agora eu falando de mercado imobiliário também, então conectando outras redes, trazendo e outras pessoas estão saindo, então é cíclico porque ela é dinâmica, né? Então assim, não se compare, tá? Nunca se compare a ninguém, persista insistentemente, mesmo que você tenha desistido
00:32:37
Speaker
Assim, assumido não quero mais, insista mais um pouco. Consuma todo o conteúdo das pessoas, empresas que são sucesso. Assiduidade e constância. Receba os haters como insights e alavancas para crescer. E por último, eu acho que você deveria responder a todas as perguntas você mesmo, porque você tem que conhecer a sua audiência. É isso, meninas.
00:33:04
Speaker
Uau! Incrível, Carla! Muito obrigada, gratidão de coração por compartilhar os seus insights super valiosos aqui conosco. Eu que agradeço, admiradora de vocês.
00:33:19
Speaker
Obrigada, obrigada. E é isso, gente. Fique ligado, porque o futuro está aí. A tecnologia é algo que está presente nas nossas vidas. Então, se você deseja entender como essas mudanças no mundo estão moldando o nosso caminho e tirar o máximo proveito dessa revolução digital, não deixe de sempre ouvir os nossos episódios e compartilhar com os seus colegas. Convidamos vocês a seguirem o trabalho da Carla Silva. Carla Silva no Instagram, né, Karlan?
00:33:49
Speaker
Carla Silva, underline, official em inglês, oficial em inglês. E conhecer um pouco mais dessa história inspiradora e incansável, eu repito essa palavra, incansável jornada. Temos também um agradecimento especial ao nosso parceiro aqui do podcast, a DVW,
00:34:08
Speaker
que tem mais de 10 anos de atuação, são diversos serviços premium, incluindo consultoria personalizadas para empresa ou profissionais que desejam impulsionar seu marketing pessoal ou empresarial. Para mais informações, acesse dvw.com.br. Gratidão por nos acompanhar e até a próxima!