No episódio de hoje, a entrevistada é Rosa Flor, (instagram), natural de Araguatins/TO, atualmente imigrante em Mendoza/Argentina. Uma conversa sobre como ela passou por um processo de reconhecimento identitário durante a adolescência, e como a escolha do seu curso de graduação a levou conhecer e entender o mundo pelas suas próprias lentes. A professora contou como se aproximou de movimentos sociais/políticos e de militância para conseguir achar respostas para questões de identidade racial.
Na entrevista, Rosa Flor contou como a falta de referências em sua vida a levou a pesquisar mais a fundo sobre o projeto de disseminação da população africana e afro-diaspórica por meio de processos de apagamento histórico-cultural.
Tendo cargos que passaram de empregada doméstica a modelo fotográfica, a docente passou a ver beleza na estética negra. Ela contou como as experiências em todas as profissões que já teve a fizeram entender as dinâmicas estruturais e sistemáticas do racismo.
Uma entrevista enriquecedora e que mostra a construção de uma outra narrativa sobre a identidade racial e territorial da américa latina.
Esse episódio foi patrocinado por Tagarela Migration, uma agência de confiança em processos de imigração para a Austrália, sigam no instagram @tagarela_aus
---
Lupa Cultural:
Luanda, artista afro argentina - @luandafro
Nekki, artista afro chilena - @nekki_oficial
Susana Baca, artista afro peruana - @susana_baca_oficial
The Hair Tales, série documental na Netflix, @netflixanz
---
---
Email: mulheresimigrantespod@gmail.com
Instagram: @mulheresimigrantespod & @bah_
Facebook: @mulheresimigrantespod
Twitter: @mulherespodcast
YouTube: Mulheres Imigrantes Podcast
TikTok: @mulheresimigrantespod
---
Apoie nosso podcast no buymeacoffee.com/mulheresimi
---
Este podcast é uma produção independente, realizado e idealizado por Barbara dos Santos